FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE CUIABÁ FMUNIC LOFT- LIGA DE OFTALMOLOGIA DE CUIABÁ. ESTATUTO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE CUIABÁ FMUNIC LOFT- LIGA DE OFTALMOLOGIA DE CUIABÁ. ESTATUTO"

Transcrição

1 FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE CUIABÁ FMUNIC LOFT- LIGA DE OFTALMOLOGIA DE CUIABÁ. ESTATUTO CAPÍTULO I Da denominação, constituição, sede e foro, natureza, jurisdição, duração e fins. Art. 1 - A Liga de Oftalmologia LOFT, é uma organização acadêmica com a participação e orientação de professores da área médica, subordinada ao Núcleo de Ligas Acadêmicas do Centro Acadêmico João Alberto Novis NLACAJAN. Art. 2º - Processo de reativação, em 2017, pelos seguintes membros: Acadêmicos: Alex Goulart Aline D. Braga Carolina B. Zago Diego Antonio Guilherme H. Lazaron Paula lacerda Docente Coordenadore: Dr. José Procópio Da Silva Filho Docentes orientadores: Medicos oftalmologistas conveniados ao HGU ou ao HPSMC. Docentes convidados: Médicos convidados no decorrer das atividades da Liga. Art. 3º - A LOFT tem como sede a FMUNIC MT, situada na Avenida Beira Rio, número 3100, Bairro Jardim Europa. Outros locais adicionais poderão ser definidos pelo Coordenador e pela Diretoria Acadêmica.

2 Art. 4º - A LOFT tem como objetivos: a) Atividades didáticas: aulas para os alunos integrantes da Liga, aulas ministradas por professores especialistas, seminários feitos pelos alunos e/ou atividades de treinamento prático para a realização de procedimentos. b) Prestação de serviços: atendimento do paciente no ambulatório, no pré e pósoperatório e/ou realização de procedimentos para os pacientes da Liga, de acordo com a necessidade. c) Extensão: processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissolúvel e viabiliza a relação transformadora entre a liga e a sociedade. Art. 5º - As Ligas Acadêmicas têm como função: contribuir para o atendimento e promoção de saúde à comunidade; estabelecer um espaço que propicie o aprimoramento da formação técnico-científico e humanístico dos estudantes da Graduação; congregar acadêmicos da Graduação, pós-graduandos, docentes e profissionais da área da saúde em atividades interdisciplinares; produzir conhecimentos relevantes frente às demandas sociais contemporâneas. Art. 6º - A LOFT não tem personalidade jurídica e é subordinada ao Núcleo de Ligas do CAJAN, a quem prestará contas de sua administração, trabalhos, atividades e finanças. Parágrafo único A LOFT, embora não possua personalidade jurídica fará a administração funcional e financeira dos recursos arrecadados a qualquer título, aplicandoos sempre em benefício de seus serviços, de suas atividades e de seus membros. Art. 7º - A LOFT tem prazo de duração indeterminado. 1. Diretoria; 2. Docentes Colaboradores; 3. Assembléia Geral; 4. Núcleo das Ligas Acadêmicas/CAJAN; CAPÍTULO II Dos órgãos e suas finalidades Da Diretoria Art. 8 º - O órgão máximo da LOFT é composto por 5 membros da diretoria juntamente com os coordenadores gerais: I. Presidente; II. Secretario; III. Tesoureiro; IV. Diretor científico;

3 Do Diretor Científico Art. 9 º - Será compromisso do Diretor Científico: I. Elaboração de temas para seminários / palestras de reciclagem em conjunto com os profissionais colaboradores; em um prazo máximo de 30 (trinta) dias após a posse; II. Coordenar e responder pela produção científica dos núcleos de estudo; Da Presidência Art. 10 º - Será compromisso do Presidente: I. Assessorar o Coordenador Geral em suas atividades. II. Apresentar ao Coordenador sugestões de atividades/eventos que venham satisfazer aos interesses comuns dos membros da LIGA. III. Apresentar ao Coordenador propostas de viabilização prática das IV. sugestões referidas no parágrafo anterior. Executar as propostas previamente apresentadas e aprovadas pelo Coordenador Geral. V. Coordenar e supervisionar TODAS as atividades dos Membros da Diretoria. VI. Representar, ao lado do Coordenador Geral, a LIGA nos mais variados âmbitos. VII. Apreciar e julgar fatos relacionados a todos os membros da LIGA. VIII. Fazer cumprir as normas do Estatuto da LIGA. IX. Assinar, juntamente com os membros supracitados, as emissões de certificados e documentos oficiais, constando participações acadêmicas na LIGA, a fim de torná-las válidas. X. O Diretor tem o dever de orientar e responder pelos assuntos de interesse da LIGA e representar os acadêmicos integrantes desta perante o Núcleo de Ligas Acadêmicas, assim como frente a outras entidades igualmente importantes. XI. O Diretor será assistido e supervisionado pelos demais membros da Diretoria em suas tarefas. XII. Coordenação geral dos membros da LOFT e das atividades por eles exercidas em nome desta; XIII. Coordenar e responder pela montagem de Programa para Admissão à LOFT e demais cursos promovidos pela mesma Da Secretaria Art. 11 º - Será compromisso do Secretário: I. Assessorar o Presidente em suas atividades. II. Substituir o Presidente em caso de ausência temporária ou permanente do mesmo. III. O Secretário será supervisionado pelos demais membros da Diretoria em suas tarefas.

4 IV. Divulgar eventos relacionados à LOFT; VI. Registrar, em atas, portarias, documentos, relatórios, as decisões e atividades da LOFT; VII. Controlar as faltas dos acadêmicos da LOFT; VIII. Comunicar aos acadêmicos da Diretoria quanto a reuniões desta classe. IX. O Secretário-Geral será supervisionado pelos demais membros da Diretoria em suas tarefas. Da Tesouraria Art. 12 º - Será compromisso da Tesouraria: I. Manter o equilíbrio financeiro da LOFT; II. Fazer o levantamento e controle do patrimônio da LOFT; III. Obter recursos através de patrocínios, doações, contribuições, atividades da LOFT. IV. Apresentar o balanço das contas da LOFT regularmente em Assembléias Gerais; IV. O Tesoureiro será supervisionado pelos demais membros da Diretoria em suas tarefas. Dos Docentes Colaboradores Art. 13 º - Os docentes colaboradores serão convidados pela LOFT e suas atividades serão definidas pela Coordenadoria-Geral. Da Assembléia Geral Art. 14 º - A Assembléia Geral é o acontecimento da LOFT de funções deliberativas e normativas, dela fazendo parte todos os membros participantes da LOFT. Art. 15 º - Compete à Assembléia Geral: I. Aprovar nomes indicados ao cargo da Diretoria; II. Elaborar, modificar, consolidar e aprovar as reformas de sua organização; III. Divulgar e esclarecer as diretrizes do programa a ser executado pela Diretoria; III. Apreciar e julgar em última instância os fatos relacionados com a Diretoria; IV. Parágrafo Único: A Assembléia Geral tem autonomia para julgar qualquer membro da Liga, podendo desligá-lo da Diretoria, bem como desta, sendo necessária aprovação com dois terços dos votos dos presentes na reunião convocada e ratificada pelo NLA/CAJAN. Art. 16 º - As Assembléias Gerais Ordinárias serão convocadas semestralmente, sendo a data precisa fixada pela Diretoria.

5 I. Realizar-se-á o balanço das atividades da LOFT; II. Entregar-se-á os certificados semestrais pelo convênio LOFT CAJAN; Art. 17 º - As Assembléias Gerais Extraordinárias serão convocadas pela Diretoria em exercício ou mediante solicitação, por escrito e com assinatura de dois terço dos membros da LOFT. A convocação deverá ser feita mediante portaria, com antecedência mínima de 2 (dois) dias. Art. 18 º - As votações processar-se-ão por voto aberto, cabendo a cada participante o direito a um único voto. NÃO SERÁ PERMITIDO VOTO POR PROCURAÇÃO. Art. 19 º - O quorum mínimo da Assembléia Geral é de dois terços do total de membros da LOFT. Art. 20 º - As decisões serão tomadas e aprovadas pela maioria simples dos votos, ou seja, metade mais 1 (um) dos presentes na respectiva Assembléia. No caso de empate, a decisão caberá à Coordenadoria Geral, através de voto aberto. CAPÍTULO III Do Patrimônio Art. 21 º - Será compromisso da Diretoria em gestão: I. O zelo e a manutenção dos bens móveis e imóveis que estiverem sob custódia da LOFT; II. Será proibido o uso desses bens para fins que não sejam as atividades da Liga; III. Penalizar qualquer ato de vandalismo ou desrespeito a esses bens de acordo com o Estatuto vigente; CAPÍTULO IV De seus membros e do funcionamento: Art. 22 º - São membros da LOFT acadêmicos matriculados regularmente no Curso de Medicina da Universidade de Cuiabá. Parágrafo I A LOFT comportará um número máximo total de 10 (dez) acadêmicos, incluindo os membros da Diretoria. Parágrafo II Será condição essencial para ser membro da LOFT cursar ou ter concluído a disciplina de Tópicos Especiais em Clínica Cirúrgica e estar cursando do oitavo ao décimo segundo período. Art. 23 º - Quanto ao certificado de membro oficial:

6 I. Só terão direito ao certificado de participação como membro ativo da LOFT, os membros que permanecerem um período mínimo semestral correspondente as atividades, desde que atenda as exigências do Cap. IX. Esse certificado será emitido em conjunto com CAJAN. Parágrafo único: A LOFT também emitirá certificados para atividades como campanhas / palestras comunitárias e cursos. Art. 24 º - Quanto à admissão de novos membros: I. A LOFT abrirá inscrição semestralmente, quando do reinício das aulas, para acadêmicos da FMUNIC que preencherem os pré-requisitos citados no parágrafo II, artigo 22 do capítulo IV. II. A seleção dos novos ligantes será realizada mediante concurso previamente definido em portaria e amplamente divulgado entre os acadêmicos da FMUNIC. Todas as informações relacionadas ao processo de admissão serão divulgadas previamente à realização deste. III. Caso um membro da LOFT (inclusive membros da Diretoria) renuncie à sua vaga na mesma, caberá à Diretoria da LOFT decidir quanto à necessidade, viabilidade e critérios para preenchimento da mesma. IV. Todos os ligantes selecionados deverão cumprir integralmente todas as atividades para ele definidas pela LOFT. Art. 25 º - A LOFT funcionará em horário extracurricular nas dependências do Hospital Geral Universitário, Hospital Pronto Socorro Municipal de Cuiabá e outras eventuais localidades conveniadas. I. A Diretoria da LOFT se reunirá com a freqüência que julgar necessária, com horário e data a serem combinados; II. Qualquer membro da Diretoria terá autonomia para a convocação de reuniões extra oficiais da mesma para resolução de assuntos pendentes. CAPÍTULO V Do Código Disciplinar: Art. 26 º - Os integrantes da LOFT devem respeitar e cumprir as disposições do presente estatuto. Parágrafo Único - O membro que não cumprir com suas atribuições e responsabilidades na LOFT, se não apresentar à Diretoria da LOFT justificativa justa, perderá o direito à vaga de membro da LOFT. Art. 27 º - Os serviços prestados pelos acadêmicos não serão remunerados sendo, portanto, prestados voluntariamente.

7 Art. 28 º - Os atrasos nas atividades superiores a 15 (quinze) minutos serão considerados faltas. Art. 29 º - Não será permitida falta nas atividades da LOFT (seminários, reuniões de grupo, etc). Art. 30 º - A falta não justificada às atividades da LOFT será considerada motivo para desligamento automático a LOFT sem direito ao certificado de membro efetivo. Art. 31 º - Os acadêmicos e todos os membros da LOFT deverão manter, durante o serviço, a ordem e a disciplina necessários para o seu bom funcionamento. Art. 32 º - Os acadêmicos participantes da LOFT, em todas as atividades desta, deverão respeitar e cumprir a Ética Médica. Art. 33 º - Os integrantes da LOFT deverão permanecer nas atividades durante todo o período determinado para a realização das mesmas. Art. 34 º - Os materiais que forem utilizados em atividades ou constituírem patrimônio da Liga deverão ser manuseados com o máximo de cuidado. Art. 35 º - O material de propriedade da LOFT não poderá ser retirado sem prévia autorização da Diretoria. Art. 36 º - Os casos omissos por este estatuto serão julgados pela Diretoria, reservando a ela toda autoridade, soberania e responsabilidade. CAPÍTULO VI Das Alterações do Estatuto: Art. 37º - A inserção e/ou retirada de artigos, incisos ou parágrafos deste Estatuto poderão ser realizados. Para isto, será necessária a convocação de uma Assembléia Geral Extraordinária, durante a qual a proposta será exposta e votada. A modificação somente será efetuada com dois terços dos votos. Art. 38º - A substituição completa deste Estatuto ocorrerá conforme procedimentos do artigo anterior, mas com apresentação de um novo Estatuto e aprovada em unanimidade. Art. 39º - As alterações deste estatuto devem passar pela aprovação do NLA. CAPÍTULO VII Das eleições Art. 40º A LOFT será reativada pela atual comissão organizadora: Alex Goulart

8 Aline D. Braga Carolina B. Zago Diego Antonio Guilherme H. Lazaron Paula Lacerda Art. 41º Os acadêmicos participantes da Diretoria permanecerão no cargo até a eleição da diretoria seguinte. Art. 42º - As eleições para a Diretoria da LOFT serão realizadas anualmente no mês de Junho, seguindo as respectivas normas: A Diretoria em gestão deverá divulgar a data da eleição, que ocorrerá durante a última Assembléia Ordinária, através de uma portaria com 15 (quinze) dias de antecedência; Os acadêmicos participantes da Diretoria permanecerão no cargo até a eleição da diretoria seguinte. NÃO SERÁ PERMITIDO VOTO POR PROCURAÇÃO. A definição da nova Diretoria será dada pela maioria simples do total de votos da eleição. Os resultados da votação deverão ser divulgados no período máximo de uma semana. CAPÍTULO VIII Da Programação e Funcionamento da Liga Art. 43º A programação básica da Liga consiste de: 1. Encontro semanal da comissão organizadora da Liga e seus membros filiados, no qual haverá palestras de professores organizadores e convidados, apresentação e discussão de casos clínicos; 2. Reunião semanal onde se discutirá os rumos da organização bem como os trabalhos a serem desenvolvidos pela Liga; 3. Acompanhamento de um cirurgião por acadêmicos membros da Liga. 4. Desenvolvimento por acadêmicos de trabalho científico de revisão, estatística ou estudo de caso, tendo como orientadores os professores integrantes da comissão organizadora da Liga; Art. 44º O funcionamento da Liga dar-se-á da seguinte maneira: A - Parte Prática:

9 1. Serão desenvolvidas atividades nos Centros Cirúrgicos dos seguintes hospitais, junto aos médicos oftalmologistas do serviço: Hospital Geral Universitário, Hospital Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, Hospital de Olhos dd Cuiabá; 2. Participação de trabalhos científicos; 3. Realização de campanhas; 4. Orientação da comunidade visando melhorar a morbi-mortalidade. B - Parte Teórica: Aulas ministradas semanalmente: 1. Aulas ministradas sob o temático pelo grupo docente convidado; 2. Discussão de trabalhos científicos; 3. Projetos de extensão. Art. 45º- Carga horaria total da liga 60 horas 1. Quanto ao conteúdo teórico: 30 horas; 2. Quanto ao conteúdo prático: 30 horas; CAPÍTULO IX Da Carga Horária da Liga Art. 46º- Para a recebimento do certificado após a conclusão do período de atividades da liga, faz-se necessária a presença do ligante em, pelo menos, 75% carga horária teórica e em 100% das atividades práticas.

10 Adesão à Liga de Oftalmologia de Cuiabá - LOFT Dr. José Procópio Da Silva Filho Coordenador: Membros (reativação 2017): Alex Goulart Aline D. Braga Carolina B. Zago Diego Antonio Guilherme H. Lazaron Paula Lacerda Cuiabá-MT 23 de Fevereiro de 2017

FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE CUIABÁ - FMUNIC LIGA DE CIRURGIA DO APARELHO DIGESTIVO. ESTATUTO

FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE CUIABÁ - FMUNIC LIGA DE CIRURGIA DO APARELHO DIGESTIVO. ESTATUTO FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE CUIABÁ - FMUNIC LIGA DE CIRURGIA DO APARELHO DIGESTIVO. ESTATUTO CAPÍTULO I Da denominação, constituição, sede e foro, natureza, jurisdição, duração e fins. Art.

Leia mais

ESTATUTO NORMATIVO E REGULADOR DA LIGA DE ENVELHECIMENTO DO MATO GROSSO

ESTATUTO NORMATIVO E REGULADOR DA LIGA DE ENVELHECIMENTO DO MATO GROSSO Índice Índice-----------------------------------------------------------------------------------------------01 Capitulo 1 Da constituição, Objetivos e da vinculação-----------------------------02 Capitulo

Leia mais

MODELO DE ESTATUTO. ESTATUTO DA LIGA DE MEDICINA INTENSIVA DA Capítulo I - DA NATUREZA E FINALIDADE

MODELO DE ESTATUTO. ESTATUTO DA LIGA DE MEDICINA INTENSIVA DA Capítulo I - DA NATUREZA E FINALIDADE MODELO DE ESTATUTO ESTATUTO DA LIGA DE MEDICINA INTENSIVA DA Capítulo I - DA NATUREZA E FINALIDADE Artigo 1º - A LIGA ACADÊMICA DE MEDICINA INTENSIVA DA, doravante denominada LIGAMI, fundada no dia de

Leia mais

ESTATUTO DA LIGA DE INFECTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (LINFU)

ESTATUTO DA LIGA DE INFECTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (LINFU) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CCBS DMed CMed CAMSA Liga de Infectologia da UFSCar Via Washington Luís, km 235 Caixa Postal 676 13565-905 São Carlos SP Brasil E-mail: linfu.ufscar@gmail.com ESTATUTO

Leia mais

ESTATUTO DA LIGA ACADÊMICA DE NUTROLOGIA. Capítulo I - DA NATUREZA E FINALIDADE

ESTATUTO DA LIGA ACADÊMICA DE NUTROLOGIA. Capítulo I - DA NATUREZA E FINALIDADE ESTATUTO DA LIGA ACADÊMICA DE NUTROLOGIA Capítulo I - DA NATUREZA E FINALIDADE Artigo 1º - A LIGA ACADÊMICA DE NUTROLOGIA (LANutro) fundada no dia 25 de agosto de 2014, é uma entidade sem fins lucrativos,

Leia mais

ESTATUTO DA LIGA ACADÊMICA DE ONCOLOGIA DO PIAUÍ (LAO-PI) Capítulo I Da liga e seus fins

ESTATUTO DA LIGA ACADÊMICA DE ONCOLOGIA DO PIAUÍ (LAO-PI) Capítulo I Da liga e seus fins ESTATUTO DA LIGA ACADÊMICA DE ONCOLOGIA DO PIAUÍ (LAO-PI) Capítulo I Da liga e seus fins Artigo 1 o : A Liga Acadêmica de Oncologia do Piauí, doravante denominada LAO-PI, é um órgão vinculado ao Curso

Leia mais

ESTATUTO DO GRUPO DO LEITE UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CAPÍTULO I - DOS OBJETIVOS

ESTATUTO DO GRUPO DO LEITE UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CAPÍTULO I - DOS OBJETIVOS ESTATUTO DO GRUPO DO LEITE UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CAPÍTULO I - DOS OBJETIVOS Art.1 - O GRUPO DO LEITE, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), entidade civil, apartidária, sem fins lucrativos,

Leia mais

ESTATUTO CAPÍTULO I. Da Fundação, Denominação, Duração, Filiação e Sede CAPÍTULO II. Das Finalidades

ESTATUTO CAPÍTULO I. Da Fundação, Denominação, Duração, Filiação e Sede CAPÍTULO II. Das Finalidades ESTATUTO CAPÍTULO I Da Fundação, Denominação, Duração, Filiação e Sede Art. 1ₒ - A Liga Acadêmica Universitária de saúde pública veterinária-lavesp,é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos,

Leia mais

ESTATUTO CAPÍTULO I. Da Fundação, Denominação, Duração, Filiação e Sede CAPITULO II. Das Finalidades

ESTATUTO CAPÍTULO I. Da Fundação, Denominação, Duração, Filiação e Sede CAPITULO II. Das Finalidades ESTATUTO CAPÍTULO I Da Fundação, Denominação, Duração, Filiação e Sede Art. 1ₒ - A Liga Acadêmica Universitária de Enfermagem em Saúde Comunitária, nesse estatuto representada por LAESC, fundada em X de

Leia mais

ESTATUTO CAPÍTULO I. Da Fundação, Denominação, Duração, Filiação e Sede

ESTATUTO CAPÍTULO I. Da Fundação, Denominação, Duração, Filiação e Sede ESTATUTO CAPÍTULO I Da Fundação, Denominação, Duração, Filiação e Sede Art. 1 - A Liga Acadêmica Universitária de Medicina Tropical e Infectologia, nesse estatuto representada por LAMTI, fundada em 09

Leia mais

REGULAMENTO DO COLEGIADO DE CURSO CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADES

REGULAMENTO DO COLEGIADO DE CURSO CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADES REGULAMENTO DO COLEGIADO DE CURSO CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADES Art. 1º O Colegiado de Curso é órgão consultivo, normativo, de planejamento acadêmico e executivo, para os assuntos de política de

Leia mais

ESTATUTO DA LIGA ACADÊMICA DE NEUROLOGIA E NEUROCIRURGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

ESTATUTO DA LIGA ACADÊMICA DE NEUROLOGIA E NEUROCIRURGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA ESTATUTO DA LIGA ACADÊMICA DE NEUROLOGIA E NEUROCIRURGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Capítulo I Da liga e seus fins. Artigo 1. A Liga Acadêmica de Neurologia e Neurocirurgia (L.A.N.Nc.) tem

Leia mais

REGULAMENTO DO COLEGIADO DE CURSO DA FACULDADE FAMETRO. TÍTULO I DA NATUREZA E DAS FINALIDADES CAPÍTULO I - Da Natureza e das Finalidades

REGULAMENTO DO COLEGIADO DE CURSO DA FACULDADE FAMETRO. TÍTULO I DA NATUREZA E DAS FINALIDADES CAPÍTULO I - Da Natureza e das Finalidades REGULAMENTO DO COLEGIADO DE CURSO DA FACULDADE FAMETRO TÍTULO I DA NATUREZA E DAS FINALIDADES CAPÍTULO I - Da Natureza e das Finalidades Art. 1º - O Colegiado de Curso é órgão normativo, deliberativo,

Leia mais

UNIÃO DAS INSTITUIÇÕES DE SERVIÇOS, ENSINO E PESQUISA LTDA. REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE COLEGIADO DE CURSO

UNIÃO DAS INSTITUIÇÕES DE SERVIÇOS, ENSINO E PESQUISA LTDA. REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE COLEGIADO DE CURSO UNIÃO DAS INSTITUIÇÕES DE SERVIÇOS, ENSINO E PESQUISA LTDA. REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE COLEGIADO DE CURSO São Paulo 2011 TÍTULO I DA NATUREZA E DAS FINALIDADES CAPÍTULO I Da Natureza e das Finalidades

Leia mais

ESTATUTO DA LIGA ACADÊMICA DE GASTROENTEROLOGIA E HEPATOLOGIA CAPÍTULO I DEFINIÇÃO, DA SEDE E DO FORO

ESTATUTO DA LIGA ACADÊMICA DE GASTROENTEROLOGIA E HEPATOLOGIA CAPÍTULO I DEFINIÇÃO, DA SEDE E DO FORO ESTATUTO DA LIGA ACADÊMICA DE GASTROENTEROLOGIA E HEPATOLOGIA CAPÍTULO I DEFINIÇÃO, DA SEDE E DO FORO Art. 1º: A Liga Acadêmica de Gastroenterologia e Hepatologia é uma associação civil sem fins lucrativos,

Leia mais

LIGA ACADÊMICA DE PNEUMOLOGIA ESTATUTO

LIGA ACADÊMICA DE PNEUMOLOGIA ESTATUTO LIGA ACADÊMICA DE PNEUMOLOGIA ESTATUTO CAPÍTULO I DENOMINAÇÃO, SEDE, FORO E DURAÇÃO Art. 1º A Liga Acadêmica de Pneumologia LAP é uma associação civil sem fins lucrativos, com duração ilimitada e organizada

Leia mais

Liga de Neurologia Cognitiva e Comportamental (LiNCC)

Liga de Neurologia Cognitiva e Comportamental (LiNCC) Estatuto Capítulo I - Título, sede. Liga de Neurologia Cognitiva e Comportamental (LiNCC) Capítulo II - Finalidades da Liga de Neurologia Cognitiva e Comportamental. Capítulo III - Dos membros: direitos;

Leia mais

REGULAMENTO DO COLEGIADO DO CURSO DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

REGULAMENTO DO COLEGIADO DO CURSO DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS TELÊMACO BORBA REGULAMENTO DO COLEGIADO DO CURSO DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Telêmaco

Leia mais

ESTATUTO OFICIAL DA LIGA INTERDISCIPLINAR DA SAÚDE DA MULHER (LISAM) CAPÍTULO I DEFINIÇÃO DA SEDE E DO FORO

ESTATUTO OFICIAL DA LIGA INTERDISCIPLINAR DA SAÚDE DA MULHER (LISAM) CAPÍTULO I DEFINIÇÃO DA SEDE E DO FORO ESTATUTO OFICIAL DA LIGA INTERDISCIPLINAR DA SAÚDE DA MULHER (LISAM) CAPÍTULO I DEFINIÇÃO DA SEDE E DO FORO Art. 1º - A Liga Interdisciplinar da Saúde da Mulher é uma associação civil sem fins lucrativos,

Leia mais

ESTATUTO DAS LIGAS ACADÊMICAS Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários

ESTATUTO DAS LIGAS ACADÊMICAS Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários ESTATUTO DA LIGA ACADÊMICA DE GASTROENTEROLOGIA - LIGASTRO - Capítulo I Da Natureza e Finalidade Art. 1º. A Liga de Liga do Sistema Digestório é uma entidade sem fins lucrativos, com duração ilimitada,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 05/2009

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 05/2009 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 05/2009 Aprova o novo Regimento do Instituto de Macromoléculas Professora Eloísa Mano da UFRJ. O Conselho Universitário da Universidade

Leia mais

ESTATUTO DO NÚCLEO DE ESTUDO EM CAFEICULTURA (NECAFÉ)

ESTATUTO DO NÚCLEO DE ESTUDO EM CAFEICULTURA (NECAFÉ) 1 ESTATUTO DO NÚCLEO DE ESTUDO EM CAFEICULTURA (NECAFÉ) Capítulo I - Da Natureza e Finalidade ART. 1º - O NECAFÉ é uma entidade sem fins lucrativos, com duração ilimitada, sob a supervisão da Diretoria

Leia mais

REGULAMENTO DO COLEGIADO DE CURSO CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADES

REGULAMENTO DO COLEGIADO DE CURSO CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADES REGULAMENTO DO COLEGIADO DE CURSO CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADES Art. 1º O Colegiado de Curso é órgão consultivo, normativo, de planejamento acadêmico e executivo, para os assuntos de política de

Leia mais

ESTATUTO DA LIGA RENAL DA FURB CAPÍTULO I DEFINIÇÃO, DA SEDE E DO FORO

ESTATUTO DA LIGA RENAL DA FURB CAPÍTULO I DEFINIÇÃO, DA SEDE E DO FORO ESTATUTO DA LIGA RENAL DA FURB CAPÍTULO I DEFINIÇÃO, DA SEDE E DO FORO Art. 1º: A Liga Renal é uma associação civil sem fins lucrativos, com duração ilimitada e organizada por acadêmicos da Universidade

Leia mais

NESC/UFG NÚCLEO DE ESTUDOS EM SAÚDE COLETIVA

NESC/UFG NÚCLEO DE ESTUDOS EM SAÚDE COLETIVA REGIMENTO CAPÍTULO I DA PERSONALIDADE, AUTONOMIA E SEDE Art. 1º O Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva é uma entidade de trabalho interdisciplinar, sem fins lucrativos, com finalidades científicas na área

Leia mais

ESTATUTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS EM OLERICULTURA-NEOL. Capítulo I. Da Natureza e Finalidade

ESTATUTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS EM OLERICULTURA-NEOL. Capítulo I. Da Natureza e Finalidade ESTATUTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS EM OLERICULTURA-NEOL Capítulo I Da Natureza e Finalidade ART. 1º - O NEOL é uma entidade sem fins lucrativos, com duração ilimitada, sob a supervisão da da Universidade José

Leia mais

ESTATUTO DAS LIGAS ACADÊMICAS Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários

ESTATUTO DAS LIGAS ACADÊMICAS Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA ACADÊMICA JOSÉ ROBERTO PAOLIELLO Capítulo I Da Natureza e Finalidade ART. 1º O A.A.A.J.R.P. é uma entidade sem fins lucrativos, com duração ilimitada, sob a supervisão da

Leia mais

ESTATUTO DA LIGA DE ODONTOLOGIA DO TRABALHO-(LOT)

ESTATUTO DA LIGA DE ODONTOLOGIA DO TRABALHO-(LOT) 1 ESTATUTO DA LIGA DE ODONTOLOGIA DO TRABALHO-(LOT) Capítulo I - Da Natureza e Finalidade ART. 1º - A LOT é uma entidade sem fins lucrativos, com duração ilimitada, sob a supervisão da Diretoria de Extensão

Leia mais

ESTATUTO NORMATIVO E REGULAMENTADOR DA LIGA ACADÊMICA DE NEUROLOGIA E NEUROCIRURGIA DO INSTITUTO DE NEUROLOGIA DE CURITIBA

ESTATUTO NORMATIVO E REGULAMENTADOR DA LIGA ACADÊMICA DE NEUROLOGIA E NEUROCIRURGIA DO INSTITUTO DE NEUROLOGIA DE CURITIBA ESTATUTO NORMATIVO E REGULAMENTADOR DA LIGA ACADÊMICA DE NEUROLOGIA E NEUROCIRURGIA DO INSTITUTO DE NEUROLOGIA DE CURITIBA Capítulo I - Da Fundação, Sede, Denominação, Finalidade e Filiação Artigo 1º -

Leia mais

ESTATUTO DO CENTRO ACADÊMICO DO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO TRILÍNGUE DA UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL - CAMPUS CANOAS TÍTULO I

ESTATUTO DO CENTRO ACADÊMICO DO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO TRILÍNGUE DA UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL - CAMPUS CANOAS TÍTULO I ESTATUTO DO CENTRO ACADÊMICO DO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO TRILÍNGUE DA UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL - CAMPUS CANOAS TÍTULO I DO CENTRO ACADÊMICO DO SECRETARIADO EXECUTIVO TRILÍNGUE Art. 1 O Centro

Leia mais

LIGAMI-CUIABÁ. Capítulo I DA NATUREZA E FINALIDADE

LIGAMI-CUIABÁ. Capítulo I DA NATUREZA E FINALIDADE ESTATUTO DA LIGA ACADÊMICA DE MEDICINA INTENSIVA DA UNIVERSIDADE DE CUIABÁ LIGAMI-CUIABÁ Capítulo I DA NATUREZA E FINALIDADE Artigo 1. A LIGA ACADÊMICA DE MEDICINA INTENSIVA DA UNIVERSIDADE DE CUIABÁ,

Leia mais

Liga Pernambucana de Neurocirurgia

Liga Pernambucana de Neurocirurgia Liga Pernambucana de Neurocirurgia Estatuto da Liga Pernambucana de Neurocirurgia (LPN) Capítulo I - Da Natureza e Finalidade Artigo 1. A Liga Pernambucana de Neurocirurgia, fundada em 20 de agosto de

Leia mais

LAEGO FAT Liga Acadêmica de Enfermagem Ginecológica e Obstétrica

LAEGO FAT Liga Acadêmica de Enfermagem Ginecológica e Obstétrica LAEGO FAT Liga Acadêmica de Enfermagem Ginecológica e Obstétrica ESTATUTO DA LIGA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM DA FACULDADE ANISIO TEIXEIRA FEIRA DE SANTANA-BA LIGA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM GINECOLÓGICA E OBSTÉTRICA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE ENFERMAGEM REGULAMENTO DO COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE ENFERMAGEM REGULAMENTO DO COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE ENFERMAGEM REGULAMENTO DO COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM JUIZ DE FORA, JULHO DE 2014 REGULAMENTO DO COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 085/2010-COU, DE 9 DE JULHO DE 2010.

RESOLUÇÃO Nº 085/2010-COU, DE 9 DE JULHO DE 2010. RESOLUÇÃO Nº 085/2010-COU, DE 9 DE JULHO DE 2010. Aprova a criação e o Regulamento do Núcleo de Formação Docente e Prática de Ensino (Nufope), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

REGULAMENTO DO COLEGIADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CEUNES -UFES

REGULAMENTO DO COLEGIADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CEUNES -UFES REGULAMENTO DO COLEGIADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CEUNES -UFES CAPÍTULO I - DA DEFINIÇÃO, NATUREZA E COMPOSIÇÃO Art. 1º. O colegiado de Curso é um órgão consultivo e deliberativo

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO DEPARTAMENTO DE CIRURGIA

REGIMENTO INTERNO DO DEPARTAMENTO DE CIRURGIA REGIMENTO INTERNO DO DEPARTAMENTO DE CIRURGIA O presente Regimento tem por objetivo disciplinar o funcionamento do Departamento de Cirurgia (VCI) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ)

Leia mais

ESTATUTO DE NÚCLEOS Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários

ESTATUTO DE NÚCLEOS Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários ESTATUTO DO ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA DA AGRONOMIA JOSÉ MESSIAS MIRANDA A.A.A.J.M.M. Capítulo I - Da Natureza e Finalidade ART. 1º - A A.A.A.J.M.M. é uma entidade sem fins lucrativos, com duração ilimitada,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CUIABÁ FACULDADE DE ECONOMIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CUIABÁ FACULDADE DE ECONOMIA Regimento do Núcleo de Pesquisas Econômicas e Socioambiental da Faculdade de Economia - NUPES Capitulo I Da Finalidade Art. 1º - Núcleo de Pesquisas Econômicas e Socioambiental da Faculdade de Economia

Leia mais

ESCOLA TÉCNICA DO VALE DO ITAJAÍ ETEVI Reconhecida pela SED/SC Portaria 390/86 e 233/88

ESCOLA TÉCNICA DO VALE DO ITAJAÍ ETEVI Reconhecida pela SED/SC Portaria 390/86 e 233/88 ESCOLA TÉCNCA DO VALE DO TAJAÍ ETEV Reconhecida pela SED/SC Portaria 390/86 e 233/88 GRÊMO ESTUDANTL ETEV CAPÍTULO 1 Da Denominação, Sede, Fins e Duração Art. 1 o - O Grêmio Estudantil da ETEV, assim denominado,

Leia mais

Liga de Imunologia Aplicada da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (LIA-FAMED-UFU)

Liga de Imunologia Aplicada da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (LIA-FAMED-UFU) Liga de Imunologia Aplicada da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (LIA-FAMED-UFU) ESTATUTO TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 A Liga de Imunologia Aplicada da Faculdade

Leia mais

REGULAMENTO DO GRUPO DE ESTUDOS EM EQUINOS (GEEqui-FMVA) DA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA DO CÂMPUS DE ARAÇATUBA/UNESP DOS OBJETIVOS

REGULAMENTO DO GRUPO DE ESTUDOS EM EQUINOS (GEEqui-FMVA) DA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA DO CÂMPUS DE ARAÇATUBA/UNESP DOS OBJETIVOS REGULAMENTO DO GRUPO DE ESTUDOS EM EQUINOS (GEEqui-FMVA) DA DO CÂMPUS DE ARAÇATUBA/UNESP DOS OBJETIVOS Art. 1. Grupo de Estudo em Equinos (GEEqui-FMVA), da Faculdade de Medicina Veterinária do Câmpus de

Leia mais

ESTATUTO DO PROJETO DE EXTENSÃO MEDICINA LEGAL E PATOLOGIA HUMANA. Capítulo I Da Natureza e Finalidade

ESTATUTO DO PROJETO DE EXTENSÃO MEDICINA LEGAL E PATOLOGIA HUMANA. Capítulo I Da Natureza e Finalidade ESTATUTO DO PROJETO DE EXTENSÃO MEDICINA LEGAL E PATOLOGIA HUMANA Capítulo I Da Natureza e Finalidade ART. 1º - O Projeto de Extensão Medicina Legal e Patologia Humana é uma entidade sem fins lucrativos,

Leia mais

TÍTULO I DA ESTRUTURA ADMINISTRATIVA

TÍTULO I DA ESTRUTURA ADMINISTRATIVA Resolução n 016/2009-CUni Aprova a reformulação do Regimento Interno do Instituto de Geociências IGeo/ UFRR. A VICE-REITORA DA NO EXERCÍCIO DA PRESIDÊNCIA DO CUNi, no uso de suas atribuições legais e estatutárias,

Leia mais

ESTATUTO DA LIGA Empreendedora Universitária da Unifenas L.E.U. Unifenas

ESTATUTO DA LIGA Empreendedora Universitária da Unifenas L.E.U. Unifenas 1 ESTATUTO DA LIGA Empreendedora Universitária da Unifenas L.E.U. Unifenas Capítulo I - Da Natureza e Finalidade ART. 1º - A LEU Unifenas é uma entidade sem fins lucrativos, com duração ilimitada, sob

Leia mais

Art. 1º Aprovar o Regimento Interno do Departamento de Engenharia de Biossistemas DEPEB, anexo a esta Resolução.

Art. 1º Aprovar o Regimento Interno do Departamento de Engenharia de Biossistemas DEPEB, anexo a esta Resolução. RESOLUÇÃO N o 035, de 6 de outubro de 2008. Aprova Regimento Interno do Departamento de Engenharia de Biossistemas DEPEB. O PRESIDENTE DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI

Leia mais

ESTATUTO DE NÚCLEOS Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários

ESTATUTO DE NÚCLEOS Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários ESTATUTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS EM FELINOS DA UNIFENAS CAPÍTULO I - Da Natureza, Finalidade e atribuições ART. 1º - O NÚCLEO DE ESTUDOS EM FELINOS, da UNIFENAS, que de oro em diante passa a denominar-se

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II DAS ATRIBUIÇÕES DO COLEGIADO

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II DAS ATRIBUIÇÕES DO COLEGIADO REGULAMENTO DO COLEGIADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO DO IF BAIANO CAMPUS SENHOR DO BONFIM (Aprovado pela reunião de Colegiado do curso de Licenciatura em Ciências da Computação em

Leia mais

Liga Acadêmica de Clínica Médica da UFSCar (LACMU) Estatuto Social

Liga Acadêmica de Clínica Médica da UFSCar (LACMU) Estatuto Social Liga Acadêmica de Clínica Médica da UFSCar (LACMU) Estatuto Social Capítulo I: Da Definição, sede e foro: Artigo 1º. A Liga Acadêmica de Clínica Médica da UFSCar, denominada também pela sigla LACMU, é

Leia mais

ESTATUTO DAS LIGAS ACADÊMICAS Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários

ESTATUTO DAS LIGAS ACADÊMICAS Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários ESTATUTO DA LIGA ACADÊMICA DE OTORRINOLARINGOLOGIA UNIFENAS (OTOLIGA) Capítulo I - da Liga e seus fins. Art. 1 - Pelo presente estatuto, fica constituída a Liga de Otorrinolaringologia, denominada OTOLIGA,

Leia mais

UNEMAT - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAEPA - CENTRO ACADÊMICO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO AGROINDUSTRIAL

UNEMAT - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAEPA - CENTRO ACADÊMICO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO AGROINDUSTRIAL UNEMAT - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAEPA - CENTRO ACADÊMICO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO AGROINDUSTRIAL ESTATUTO CAPÍTULO I DA ENTIDADE ART. 1º. O Centro Acadêmico de Engenharia de Produção Agroindustrial,

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO REGIMENTO INTERNO DO FÓRUM PERMANENTE DOS CURSOS TÉCNICOS DO IFPE RECIFE, 2014 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA

Leia mais

REGIMENTO DE CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CAPÍTULO I DA INTRODUÇÃO

REGIMENTO DE CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CAPÍTULO I DA INTRODUÇÃO REGIMENTO DE CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CAPÍTULO I DA INTRODUÇÃO Art. 1 O presente regimento disciplina a organização e o funcionamento do Curso de Licenciatura em Matemática Campus Arraias da

Leia mais

ESTATUTO DA LIGA ACADÊMICA INTERDISCIPLINAR DE OTORRINOLARINGOLOGIA E CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO - LAIO

ESTATUTO DA LIGA ACADÊMICA INTERDISCIPLINAR DE OTORRINOLARINGOLOGIA E CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO - LAIO ESTATUTO DA LIGA ACADÊMICA INTERDISCIPLINAR DE OTORRINOLARINGOLOGIA E CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO - LAIO CAPÍTULO I DEFINIÇÃO, DA SEDE E DO FORO Art. 1º: A Liga Acadêmica Interdisciplinar de Otorrinolaringologia

Leia mais

REGULAMENTO DE MONITORIA. CAPÍTULO I Das Considerações Preliminares

REGULAMENTO DE MONITORIA. CAPÍTULO I Das Considerações Preliminares F a c u l d a d e d e R e a b i l i t a ç ã o d a A S C E - F R A S C E REGULAMENTO DE MONITORIA CAPÍTULO I Das Considerações Preliminares Art.1º A Monitoria constitui-se em mais um espaço de aprendizagem

Leia mais

DEPARTAMENTO SETORIAL DAS EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇO DA ACIA - DEPS

DEPARTAMENTO SETORIAL DAS EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇO DA ACIA - DEPS DEPARTAMENTO SETORIAL DAS EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇO DA ACIA - DEPS REGULAMENTO CAPITULO I DA CONSTITUIÇÃO, DENOMINAÇÃO, SEDE, PRAZO DE DURAÇÃO, AREA DE AÇÃO E UTILIZAÇÃO ART. 1º - Fica instituído,

Leia mais

FACULDADE MACHADO DE ASSIS PORTARIA N 1.190, DE 16 DE OUTUBRO DE 1998

FACULDADE MACHADO DE ASSIS PORTARIA N 1.190, DE 16 DE OUTUBRO DE 1998 FACULDADE MACHADO DE ASSIS PORTARIA N 1.190, DE 16 DE OUTUBRO DE 1998 REGULAMENTO DOS COLEGIADOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE MACHADO DE ASSIS SEÇÃO I Do Conceito do Colegiado de Curso Art. 1º

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N 01/2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N 01/2013 RESOLUÇÃO N 01/2013 Estabelece o Regimento do Hospital Veterinário Universitário da UNIVASF. O DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias

Leia mais

ESTATUTO DA LIGA ACADÊMICA DE OTORRINOLARINGOLOGIA & CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO - LOTHOS

ESTATUTO DA LIGA ACADÊMICA DE OTORRINOLARINGOLOGIA & CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO - LOTHOS Imperatriz, 05 de abril de 2017 Capítulo I: Definição: Artigo 1º. A Liga Acadêmica de Otorrinolaringologia & Cirurgia de Cabeça e Pescoço LOTHOS, é uma entidade sem fins lucrativos, suprapartidária, com

Leia mais

REGULAMENTO DE COLEGIADO DE CURSO FACULDADE CNEC ILHA DO GOVERNADOR. Página 1 de 8

REGULAMENTO DE COLEGIADO DE CURSO FACULDADE CNEC ILHA DO GOVERNADOR. Página 1 de 8 REGULAMENTO DE COLEGIADO DE CURSO FACULDADE CNEC ILHA DO GOVERNADOR Página 1 de 8 2016 Sumário CAPÍTULO I... 3 DA NATUREZA E DAS FINALIDADES... 3 CAPÍTULO II... 3 DA CONSTITUIÇÃO E DAS ATRIBUIÇÕES... 3

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG COLEGIADO DA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 38, DE 16 DE MAIO DE 2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG COLEGIADO DA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 38, DE 16 DE MAIO DE 2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG Pró-Reitoria de Graduação Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 - Alfenas/MG - CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1329 Fax: (35) 3299-1078 grad@unifal-mg.edu.br

Leia mais

REGIMENTO DO LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (LABEC) DO CENTRO DE EDUCAÇÃO - UFES

REGIMENTO DO LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (LABEC) DO CENTRO DE EDUCAÇÃO - UFES REGIMENTO DO LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (LABEC) DO CENTRO DE EDUCAÇÃO - UFES TÍTULO I DA INSTITUIÇÃO E DOS SEUS FINS Art. 1 O Laboratório de Educação em Ciências (LABEC) é um órgão do Centro de

Leia mais

PORTARIA INTERMINISTERIAL No , DE 11 DE NOVEMBRO DE 2010

PORTARIA INTERMINISTERIAL No , DE 11 DE NOVEMBRO DE 2010 PORTARIA INTERMINISTERIAL No- 1.320, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2010 Dispõe sobre a estrutura, organização e funcionamento da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde - CNRMS. O MINISTRO DE

Leia mais

CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA PARAÍBA C O S E M S - P B REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA PARAÍBA C O S E M S - P B REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA PARAÍBA C O S E M S - P B REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Artigo 1º - Este Regimento regula a constituição, o funcionamento e a

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE MONITORIA. CAPÍTULO I Do Conceito de Monitoria

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE MONITORIA. CAPÍTULO I Do Conceito de Monitoria REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE MONITORIA CAPÍTULO I Do Conceito de Monitoria Art. 1º - Entende-se por Monitoria, uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integrada

Leia mais

ESTATUTO DAS LIGAS ACADÊMICAS Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários

ESTATUTO DAS LIGAS ACADÊMICAS Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários ESTATUTO DA LIGA DE ODONTOLOGIA RESTAURADORA ESTÉTICA - LORE Capítulo I - Da Natureza e Finalidade ART. 1º - A LORE é uma entidade sem fins lucrativos, com duração ilimitada, sob a supervisão da da Universidade

Leia mais

ESTATUTO DA LIGA DE DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

ESTATUTO DA LIGA DE DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ESTATUTO DA LIGA DE DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA TÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º A Liga de, constituída através de ata datada de de de 20 e aprovada pelo

Leia mais

REGULAMENTO DO GRUPO DE ESTUDOS EM Animais Silvestres e Exóticos Gease DA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA DO CÂMPUS DE ARAÇATUBA/UNESP CAPÍTULO I

REGULAMENTO DO GRUPO DE ESTUDOS EM Animais Silvestres e Exóticos Gease DA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA DO CÂMPUS DE ARAÇATUBA/UNESP CAPÍTULO I REGULAMENTO DO GRUPO DE ESTUDOS EM Animais Silvestres e Exóticos Gease DA DO CÂMPUS DE ARAÇATUBA/UNESP DEFINIÇÃO, NATUREZA E FINALIDADE CAPÍTULO I Art. 1. Grupo de Estudo em Animais Silvestres e Exóticos

Leia mais

Estatuto Oficial da Liga Acadêmica de Clínica Médica da Universidade Federal de Viçosa LACM-UFV

Estatuto Oficial da Liga Acadêmica de Clínica Médica da Universidade Federal de Viçosa LACM-UFV LIGA ACADÊMICA DE CLÍNICA MÉDICA UFV - 2011 UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE MEDICINA E ENFERMAGEM LIGA ACADÊMICA DE CLÍNICA MÉDICA Campus Universitário

Leia mais

Estatuto Hemodinâmica

Estatuto Hemodinâmica Estatuto Hemodinâmica CAPÍTULO I Do Departamento, sua organização e finalidade Art. 1º - O Departamento de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista da Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul (SBC/RS),

Leia mais

SECRETARIA DE ÓRGÃOS COLEGIADOS RESOLUÇÃO Nº 03/2008

SECRETARIA DE ÓRGÃOS COLEGIADOS RESOLUÇÃO Nº 03/2008 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA SECRETARIA DE ÓRGÃOS COLEGIADOS Campus Universitário Viçosa, MG 36570-000 Telefone: (31) 3899-2127 - Fax: (31) 3899-1229 - E-mail: soc@ufv.br RESOLUÇÃO

Leia mais

ESTATUTO DA LIGA INTERDISCIPLINAR DE ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA CAPÍTULO I DEFINIÇÃO, DA SEDE E DO FORO

ESTATUTO DA LIGA INTERDISCIPLINAR DE ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA CAPÍTULO I DEFINIÇÃO, DA SEDE E DO FORO ESTATUTO DA LIGA INTERDISCIPLINAR DE ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA CAPÍTULO I DEFINIÇÃO, DA SEDE E DO FORO Art. 1º: A Liga Interdisciplinar de Endocrinologia e Metabologia, também denominada LIEM, é uma

Leia mais

Estatuto da Associação Mães que Oram Pelos Filhos Arquidiocese de Vitoria/ES AM0

Estatuto da Associação Mães que Oram Pelos Filhos Arquidiocese de Vitoria/ES AM0 Estatuto da Associação Mães que Oram Pelos Filhos Arquidiocese de Vitoria/ES AM0 Capítulo I DA DENOMINAÇÃO, NATUREZA, SEDE, FINS E DURAÇÃO Art. 1º. A Associação de Mães que oram pelos Filhos doravante

Leia mais

PROPOSTA DE ESTATUTO DA NAPA CPII

PROPOSTA DE ESTATUTO DA NAPA CPII PROPOSTA DE ESTATUTO DA NAPA CPII ESTATTUTO DA NOVA ASSOCIAÇÃO DE PAIS, MÃES E RESPONSÁVEIS DE ALUNOS E ALUNAS DO COLÉGIO PEDRO II -CAMPI SÃO CRISTÓVÃO - NAPA CPII CAPÍTULOI Da Denominação, da Natureza,da

Leia mais

Estatuto da Associação Mães que Oram Pelos Filhos Arquidiocese de Vitoria/ES - AMOF-AVES

Estatuto da Associação Mães que Oram Pelos Filhos Arquidiocese de Vitoria/ES - AMOF-AVES Estatuto da Associação Mães que Oram Pelos Filhos Arquidiocese de Vitoria/ES - AMOF-AVES Capítulo I DA DENOMINAÇÃO, NATUREZA, SEDE, FINS E DURAÇÃO Art. 1º. A Associação de Mães que oram pelos Filhos doravante

Leia mais

PORTARIA ITP.0002/2018, DE 03 DE JANEIRO DE 2018

PORTARIA ITP.0002/2018, DE 03 DE JANEIRO DE 2018 PORTARIA ITP.0002/2018, DE 03 DE JANEIRO DE 2018 O DIRETOR GERAL DO CÂMPUS ITAPETININGA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO, no uso de suas atribuições legais, e considerando

Leia mais

Universidade Federal de São Paulo Comissão de Capacitação dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação REGIMENTO INTERNO

Universidade Federal de São Paulo Comissão de Capacitação dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação REGIMENTO INTERNO Universidade Federal de São Paulo Comissão de Capacitação dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação REGIMENTO INTERNO 2012 CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1º - A Comissão de Capacitação dos Servidores

Leia mais

Sociedade Brasileira de História da Ciência. Estatuto

Sociedade Brasileira de História da Ciência. Estatuto Sociedade Brasileira de História da Ciência Estatuto Art. 1 A SOCIEDADE BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA (SBHC), fundada na cidade de São Paulo, estado de São Paulo, em 16 de dezembro de 1983, é uma associação

Leia mais

Regimento do Colegiado do Curso de Bacharelado em Zootecnia

Regimento do Colegiado do Curso de Bacharelado em Zootecnia Regimento do Colegiado do Curso de Bacharelado em Zootecnia MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS REGIMENTO DO COLEGIADO DO CURSO DE BACHARELADO EM ZOOTECNIA CAPÍTULO I Das Atribuições

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA CURSO DE TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA CURSO DE TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA CURSO DE TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES Diretório Acadêmico do Curso de Tecnologia em Redes de Computadores ESTATUTO DO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO CENTRO ACADÊMICO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO CENTRO ACADÊMICO Estatuto do Centro Acadêmico do Curso de PEDAGOGIA Capítulo I - Da Entidade Art. 1º O Centro Acadêmico, é o órgão de representação estudantil do curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Espírito

Leia mais

ESTATUTO CONSELHO REGIONAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA AMSOP MICROREGIÃO DE FRANCISCO BELTRÃO CAPITULO I

ESTATUTO CONSELHO REGIONAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA AMSOP MICROREGIÃO DE FRANCISCO BELTRÃO CAPITULO I 1 ESTATUTO CONSELHO REGIONAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA AMSOP MICROREGIÃO DE FRANCISCO BELTRÃO CAPITULO I Da Denominação, Sede, Duração e Área de atuação Artigo 1º. A organização denominada

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO GRUPO DE ESTUDOS EM FISIOPATOLOGIA ANIMAL DA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA DE ARAÇATUBA/UNESP DOS OBJETIVOS

REGULAMENTAÇÃO DO GRUPO DE ESTUDOS EM FISIOPATOLOGIA ANIMAL DA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA DE ARAÇATUBA/UNESP DOS OBJETIVOS REGULAMENTAÇÃO DO GRUPO DE ESTUDOS EM FISIOPATOLOGIA ANIMAL DA DE ARAÇATUBA/UNESP DOS OBJETIVOS Art. 1 o. O Grupo de Estudos em Fisiopatologia Animal (GEFIPA) da Faculdade de Medicina Veterinária do Campus

Leia mais

Estatuto do C.A. Oceanografia UFES

Estatuto do C.A. Oceanografia UFES Estatuto do C.A. Oceanografia UFES Capítulo I - Da Entidade Art. 1º O Centro Acadêmico de Oceanografia, sociedade civil, sem fins lucrativos, apartidária, com sede e foro na cidade de Vitória ES, é o órgão

Leia mais

REGULAMENTO DO GRUPO DE ESTUDOS DE BOVINOS (GEBOV) DA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA DO CÂMPUS DE ARAÇATUBA/UNESP-FMVA DOS OBJETIVOS

REGULAMENTO DO GRUPO DE ESTUDOS DE BOVINOS (GEBOV) DA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA DO CÂMPUS DE ARAÇATUBA/UNESP-FMVA DOS OBJETIVOS REGULAMENTO DO GRUPO DE ESTUDOS DE BOVINOS (GEBOV) DA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA DO CÂMPUS DE ARAÇATUBA/UNESP-FMVA DOS OBJETIVOS Art. 1. Grupo de Estudo de Bovinos, da Faculdade de Medicina Veterinária

Leia mais

Estatuto do Grêmio Livre

Estatuto do Grêmio Livre Estatuto do Grêmio Livre Capítulo 1 Da denominação, sede, fins e duração. Art.1º- O grêmio estudantil (nome do grêmio) da escola (nome da escola) funcionará no referido estabelecimento de ensino com duração

Leia mais

REGULAMENTO DO GRUPO DE ESTUDOS EM PARASITOLOGIA DA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA DO CÂMPUS DE ARAÇATUBA/UNESP DOS OBJETIVOS

REGULAMENTO DO GRUPO DE ESTUDOS EM PARASITOLOGIA DA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA DO CÂMPUS DE ARAÇATUBA/UNESP DOS OBJETIVOS REGULAMENTO DO GRUPO DE ESTUDOS EM PARASITOLOGIA DA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA DO CÂMPUS DE ARAÇATUBA/UNESP DOS OBJETIVOS Art. 1. O Grupo de Estudos em Parasitologia da Faculdade de Medicina Veterinária

Leia mais

fmvz - unesp FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA - CAMPUS DE BOTUCATU DIRETORIA

fmvz - unesp FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA - CAMPUS DE BOTUCATU DIRETORIA PORTARIA DO DIRETOR Nº 24, DE 15 DE MARÇO DE 2004 Regulamento Geral de Grupos de Estudos - GE, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, UNESP, Campus de Botucatu. O Diretor da Faculdade de Medicina

Leia mais

ANEXO I REGULAMENTO DOS COLEGIADOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO

ANEXO I REGULAMENTO DOS COLEGIADOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS RESOLUÇÃO CEPE 21/09, de 9 de julho de 2009. Aprova o Regulamento dos Colegiados de Cursos de Graduação.

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 147-CONSELHO SUPERIOR, de 18 de fevereiro de 2014.

RESOLUÇÃO Nº 147-CONSELHO SUPERIOR, de 18 de fevereiro de 2014. RESOLUÇÃO Nº 147-CONSELHO SUPERIOR, de 18 de fevereiro de 2014. APROVA O REGULAMENTO DOS COLEGIADOS DOS CURSOS SUPERIORES DO IFRR. O PRESIDENTE DO CONSELHO SUPERIOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA

Leia mais

ESTATUTO CAPÍTULO I. Da Fundação, Denominação, Duração, Filiação e Sede CAPITULO II. Das Finalidades

ESTATUTO CAPÍTULO I. Da Fundação, Denominação, Duração, Filiação e Sede CAPITULO II. Das Finalidades ESTATUTO CAPÍTULO I Da Fundação, Denominação, Duração, Filiação e Sede Art. 1ₒ - A Liga Acadêmica Universitária de Buiatria do Vale do São Francisco, nesse estatuto representada por, fundada em 20 de 07

Leia mais

CAPÍTULO IX DA CONSTITUIÇÃO E FUNCIONAMENTO DA DIRETORIA E DOS CONSELHOS

CAPÍTULO IX DA CONSTITUIÇÃO E FUNCIONAMENTO DA DIRETORIA E DOS CONSELHOS CAPÍTULO IX DA CONSTITUIÇÃO E FUNCIONAMENTO DA DIRETORIA E DOS CONSELHOS Art. 28 - A Diretoria Executiva será constituída por: 1. Presidente 2. Vice-Presidente 3. 1º Secretário 4. 2º Secretário 5. 1º Tesoureiro

Leia mais

UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELANO. (UNIFENAS-Alfenas) ESTATUTO DA LIGA DE CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO

UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELANO. (UNIFENAS-Alfenas) ESTATUTO DA LIGA DE CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELANO (UNIFENAS-Alfenas) ESTATUTO DA LIGA DE CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO Capítulo I- da Liga e seus fins. Art. 1- Pelo presente estatuto, fica constituída a Liga de Otorrinolaringologia,

Leia mais

ESTATUTO OFICIAL DA LIGA ACADÊMICA DE CLÍNICA MÉDICA

ESTATUTO OFICIAL DA LIGA ACADÊMICA DE CLÍNICA MÉDICA ESTATUTO OFICIAL DA LIGA ACADÊMICA DE CLÍNICA MÉDICA CAPÍTULO I - DEFINIÇÃO Artigo 1º. A Liga Acadêmica de Clínica Médica (LACM) é uma entidade sem fins lucrativos, com duração ilimitada, organizada pelos

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA Aprovado pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão NUPEX/FIS através da Decisão nº 02/2014 de 20 de fevereiro de 2014. Serra Talhada, 2014 SUMÁRIO CAPÍTULO I DA MONITORIA...

Leia mais

ESTATUTO DO GRÊMIO LIVRE

ESTATUTO DO GRÊMIO LIVRE ESTATUTO DO GRÊMIO LIVRE CAPÍTULO I Da denominação, sede, fins e duração. Art.1º- O grêmio estudantil À DECIDIR do Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia de Santa Catarina, Campus Chapecó

Leia mais