FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO"

Transcrição

1 FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos

2

3 Infraestrutura de TI Laudon e Laudon (2010, p. 104) afirmam que as empresas norte-americanas gastam cerca de 2 trilhões de dólares por ano com sistemas de informação e computação. O principal motivo é que os sistemas de informação tornaram-se indispensáveis para as empresas que enfrentam um mercado tão competitivo como o atual. A infraestrutura de TI é composta por cinco componentes: Infraestrutura de TI 1. Hardware 2. Software 3. Gerenciamento de dados 4. Redes e telecomunicações 5. Serviços de tecnologia

4 Hardware Consiste de toda tecnologia utilizada para processamento computacional e entrada armazenamento saída de dados: Infraestrutura de Hardware Mainframes Servidores Minicomputadores Computadores pessoais Notebooks e laptops Netbooks e tablets (PDA s) Coletores de dados Meios físicos p/ armazenamento de dados

5 Hardware Tipos de Computadores Computadores pessoais: As necessidades computacionais das empresas vão definir o(s) tipo(s) de computador(es) a serem utilizados. Empresas pequenas (Small Office Home Office SOHO) prescindem de grandes investimentos em hardware. Em geral, computadores pessoais (PC s), associados a dispositivos portáteis são suficientes. Empresas do segmento SOHO geralmente não necessitam de servidores dedicados. Minicomputadores: Alguns tipos de empresas necessitam de computadores com elevado poder de processamento. Neste caso, computadores pessoais com configurações reforçadas ou até mesmo minicomputadores, conhecidos como workstations ou estações de trabalho, são necessários. Os minicomputadores não diferem muito dos desktops em termos de tamanho físico, mas são capazes de realizar uma quantidade enorme de cálculos em um tempo extremamente reduzido.

6 Hardware Tipos de Computadores Servidores: Empresas médias e grandes tem maiores necessidades computacionais. Em geral, possuem vários computadores trabalhando em rede. Além disso, quando trabalham com grandes quantidades de dados ou se mantém sites na Web, necessitam de servidores. Vários tipos de computadores podem ser utilizados como servidores, desde PC s com configurações reforçadas, workstations, até computadores de grande porte (mainframes). Mainframes: São também conhecidos como plataforma alta, e constituem-se de computadores com muita capacidade de processamento, mas sobretudo, com extraordinária capacidade de armazenamento. O fato de serem muito caros torna o seu custo proibitivo para a maioria das empresas. Está se tornando comum a migração da plataforma alta para a plataforma baixa (PC s e workstations funcionando em conjunto).

7 Hardware Tipos de Computadores Supercomputadores: Algumas empresas e instituições de pesquisa civil e militar necessitam de um poder de processamento impressionante. Este é o caso dos supercomputadores. Os servidores baseados em PC s começam custando cerca de $10 mil (dez mil dólares). As workstations começam custando cerca de $50 mil. Os mainframes mais baratos começam em $5 milhões. Supercomputadores são construídos para projetos específicos, e geralmente, não tem preços divulgados. O K Computer Sparc 64 VIIIfx 2.0 GHz Tofu Interconnect, supercomputador mais rápido do mundo em 2011, custou $1,3 bilhões aos cofres do governo japonês. É utilizado para pesquisas de climatologia (previsão de clima, simulação de terremotos, maremotos e outros fenômenos climáticos). Supercomputadores são utilizados em análises climáticas, prospecção de petróleo, pesquisas de sequenciamento genético, projeto de armas, etc.

8 Hardware - Tecnologias Computação em grade: Quando um conjunto de computadores geograficamente distantes são conectados em uma única rede, obtém-se um supercomputador virtual, que conta com a capacidade combinada de todos os computadores desta grade (grid computing). Tecnologias de computação em rede: Em relação ao tipo de processamento, podemos ter processamento centralizado, descentralizado e distribuído. No processamento centralizado, o processamento é feito no servidor, e os resultados do processamento são acessados pelas máquinas remotas. No processamento descentralizado, o processamento é realizado em cada máquina, sem a necessidade de se reportar a um servidor central. No processamento distribuído, cada máquina processa separadamente, mas os resultados desse processamento devem ser comunicados a um servidor central.

9 Hardware - Tecnologias Tecnologias de armazenamento, entrada e saída: A grande quantidade de informações produzida pelas empresas necessita de uma tecnologia adequada para armazenamento. Nos computadores, esta tecnologia é conhecida como memória secundária. A memória secundária atualmente utiliza dispositivos de armazenamento em meio magnético (discos rígidos, fitas magnéticas), em meio óptico (CD s, DVD s e BD s) e dispositivos de armazenamento em estado sólido (cartões de memória, pen-drives, etc). Para suprir as necessidades de armazenamento crescentes, muitas empresas recorreram às redes de armazenamento de dados (Storage Area Network SAN s). Os dispositivos de entrada são aqueles que recolhem dados do mundo real e os converte em formato eletrônico. Os dispositivos de saída são aqueles que apresentam ao mundo real os dados que foram processados e transformados em informações.

10 Hardware - Tendências Atualmente existem seis tendências computacionais relacionadas com o hardware: 1. Computação móvel emergente 2. Nanotecnologia Tendências contemporâneas em Hardware 3. Computação em nuvem 4. Computação autônoma 5. Virtualização 6. Processadores multinúcleo

11 Hardware Tendências Computação móvel emergente: Novas plataformas computacionais móveis estão surgindo a todo momento. Dispositivos móveis como o iphone, o BlackBerry e os smartphones acabaram assumindo muitas funções dos antigos PDA s e handhelds. O poder de processamento das novas plataformas móveis aumentou, fazendo com que um volume cada vez maior de computação empresarial tenha migrado para estas plataformas móveis. Notebooks cada vez menores (netbooks), cada vez mais potentes e com maior autonomia de bateria (ultrabooks) são os motores da nova economia. O escritório de trabalho agora é móvel. Nanotecnologia: Os processadores ficam cada vez mais rápidos, menores e eficientes. Agora a tecnologia está chegando ao nível de moléculas individuais. Estamos no limiar de uma nova maneira de se produzir microprocessadores.

12 Hardware - Tendências Computação em nuvem: Este termo corresponde a um modelo de computação em que usuários e empresas obtém recursos computacionais a partir da Internet ( A nuvem ). Ela é composta por três tipos diferentes de serviços: 1. Infraestrutura em nuvem como serviço: Nesta modalidade, os clientes utilizam processamento, armazenamento, redes e outros recursos computacionais fornecidos por provedores de serviços de nuvem. 2. Plataforma em nuvem como serviço: Nesta modalidade os clientes utilizam a infraestrutura e as ferramentas de programação hospedadas no provedor de serviços para desenvolverem suas próprias aplicações. 3. Software em nuvem como serviço: Aqui os clientes utilizam o software hospedado pelo provedor de serviços, conhecidos como aplicativos on-line.

13 Hardware - Tendências Vantagens da computação em nuvem As empresas não precisam fazer grandes investimentos em infraestrutura de TI. Computação sob demanda (a empresa paga por aquilo que ela utiliza). Desvantagens da computação em nuvem Segurança (a responsabilidade e o controle sobre os dados da empresa fica a cargo do provedor de serviços). Confiabilidade e disponibilidade do sistema também dependem do provedor.

14 Hardware - Tendências Computação autônoma: Hoje muitos programas baixam atualizações automáticas pela Internet, se auto-configuram e permitem que os softwares funcionem sempre com uma versão atualizada, com menor possibilidade de falhas. Este conceito deverá ser aplicado também ao hardware. Um computador que detecte mal funcionamento de algum hardware repassaria automaticamente ao sistema de manutenção o defeito e, se possível, repassaria também sua carga de trabalho para um outro computador em perfeitas condições. Virtualização e processadores multinúcleo: Cerca de 2% de toda energia elétrica produzida nos EUA é gasta em processamento de dados. Uma vez que os processadores são sub-utilizados (10 a 15%), usar a virtualização de servidores em processadores multinúcleo é a solução para aumentar a eficiência de computação (60 a 70%) sem gastar muita energia.

15 Software - Sistemas O hardware é inútil sem o software. É o software que fornece instruções que dizem aos computadores e periféricos o que deve fazer. Sob o ponto de vista conceitual, existem dois tipos de software: os de sistemas e os de aplicativos. Software de sistema operacional: É o principal programa em uso em um computador, pois ele funciona como interface entre o usuário e a máquina, e como interface entre outros programas (aplicativos) e a máquina. Sob o ponto de vista teórico, é incorreto chamar um sistema operacional de programa. Na verdade, o SO é um conjunto de programas que inclui o sistema, os tradutores de linguagens e os programas utilitários (programas que dão suporte para o SO). Os sistemas operacionais atuais utilizam cada vez mais recursos gráficos conhecidos como GUI (Graphical User Interface Interface Gráfica de Usuário).

16 Software - Sistemas Principais SO s de PC s, servidores e dispositivos móveis: Windows XP Windows Vista Windows 7 Windows 8 Windows Server 2003 Windows Server 2008 UNIX e congêneres (AIX, SCO Xenix) Linux e congêneres (OS4, Red Hat, Debian, Slackware, Mandriva, Mandrake, Knoppix, Ubuntu, Kurumin, Suse, etc). Mac OS X Windows Mobile IOS/iPhone/iPad Android Symbian Palm OS

17 Software Visão dos principais SO s Windows 7: Versão atual (2012) SO da Microsoft mais utilizado em computadores pessoais do mundo. Veio substituir as versões Vista e XP, mas deverá já está sendo substituído pelo Windows 8. Possui uma interface gráfica intuitiva e fácil de usar. Atualmente é um SO bem estável (em comparação com versões anteriores), com diversas versões: Starter e Home Basic (para computadores caseiros com configurações básicas), Home Premium (para computadores caseiros com configurações mais robustas), Professional e Ultimate (para computadores com configurações de hardware mais avançadas, especialmente no mercado corporativo). As duas últimas versões permitem que o computador utilize mais recursos de rede. Com exceção das versões Starter e Home Basic, todas as outras possuem opção de trabalhar com 32 ou 64 bits. É um sistema pago, cujo custo varia de cerca de R$285,00 (Home Basic) a R$ 600,00 (Ultimate).

18 Software Visão dos principais SO s Windows Server 2008: É o SO da Microsoft para servidores corporativos. Atualmente é um sistema estável e robusto. Possui três versões principais: a Standard Edition (dá suporte a até 4 processadores e 32 GB de RAM na versão de 64 bits), a Enterprise Edition (dá suporte a até 8 processadores e 2 TB de RAM na versão de 64 bits), e a Datacenter Edition (dá suporte a até 64 processadores e 2 TB de RAM na versão de 64 bits). Existe uma quarta versão mais simples, exclusiva para Web Server. É um sistema pago, cujo custo varia de acordo com a versão e o número de licenças de acesso para clientes. A versão mais barata custa cerca de R$2500,00 (Standard Edition com 5 licenças) e a mais cara cerca de R$9000,00 (Datacenter Edition com 25 licenças). As empresas que necessitarem de mais licenças de acesso, podem adquiri-las separadamente. A versão Web Server custa cerca de R$1000,00 e não necessita de licença de acesso.

19 Software Visão dos principais SO s UNIX: É um sistema operacional extremamente robusto, estável e confiável, desenvolvido no final da década de 60 a partir de um padrão chamado POSIX (Portable Operating System Interface). O nome UNIX pertence a um consórcio formado por diversas empresas de informática. Ao contrário do Windows Server, que nasceu como um SO de interface gráfica, o UNIX é um sistema de linhas de comando, com possibilidade de usar interfaces gráficas diversas. É um sistema que possui versões pagas e gratuitas, usadas desde em celulares a mainframes e até supercomputadores. Alguns dos sistemas derivados do UNIX são: BSD (Berkeley Software Distribution), com diversas versões gratuitas (FreeBSD, Open BSD e NetBSD), o Solaris (da Sun), o AIX (da IBM), o HP-UX (da Hewlett Packard), o Xenix (da Santa Cruz Operation SCO), o Linux (e suas mais de 200 distribuições), o MAC OS-X e alguns SO s de celulares (WebOS, ChromeOS e Android).

20 Software Visão dos principais SO s Linux: É um sistema operacional robusto, estável e confiável, desenvolvido por um hacker finlandês chamado Linus Torvalds a partir do Minix (versão simplificada do Unix). É um SO gratuito voltado principalmente para o mercado de servidores. Possui numerosas distribuições e boas interfaces gráficas (p. ex., Gnome e KDE). Algumas das distribuições do Linux são mais adequadas a principiantes, sendo o caso, por exemplo, da Ubuntu, da Kurumin, da Mandrake e da Knoppix. Outras distribuições são foram desenvolvidas para o mercado corporativo de servidores. Este é o caso das distribuições Red Hat, Suse, Gentoo, Debian e a Slackware. Apesar de ser um software livre, a configuração e manutenção de servidores requer um conhecimento técnico profundo e muito especializado, e, por isso, caro. Existe um aplicativo para o SO Linux chamado SAMBA, que transforma o Linux em um servidor de arquivos do Windows.

21 Software Visão dos principais SO s Mac OS X: É um sistema operacional desenvolvido exclusivamente para computadores Mac da Apple. Este SO combina um núcleo Unix (chamado Darwin) com uma poderosa GUI desenvolvida pela Apple chamada de Aqua. Possui numerosas versões que foram evoluindo em praticidade, funcionalidade e poder. Todas as versões possuem nomes de grandes felinos: Cheetah (10.0), Puma (10.1), Jaguar (10.2), Panther (10.3), Tiger (10.4), Leopard (10.5), Snow Leopard (10.6), Lion (10.7), Mountain Lion (10.8). Esta última versão, lançada em 2012, foi a primeira chamada oficialmente de OS- X e não mais Mac OS-X, e contém funcionalidades que vieram de plataformas móveis da Apple, especificamente, do ios. Android: É um sistema operacional para plataformas móveis (PDA s, smartphones e similares) derivado do Linux.

22 Software Aplicativos Aplicativos são programas que rodam em computadores. Podem ser de linguagens de programação e ferramentas de produtividade a até jogos. Para as empresas, os principais aplicativos que interessam são: Softwares aplicativos para empresas 1. Linguagens de programação 2. Gerenciadores de bancos de dados 3. Processadores de texto 4. Planilhas eletrônicas 5. Recursos gráficos de apresentação 6. Aplicativos para a WEB 7. Serviços para a WEB 8. Suíte de aplicativos

23 Software Aplicativos Linguagens de programação: Permitem escrever programas para os mais diversos fins. As principais são: C, C++, Pascal, Cobol, Clipper, Visual Basic.NET, Delphi, SQL, PHP, Java, etc. Gerenciadores de bancos de dados: São programas que permitem armazenar, criar listas, manipular e combinar informações. Existem versões pagas e gratuitas. Os principais são: Oracle, MySQL, PostgreSQL, MS SQL Server, Sybase, Firebird, MS Access, MS Visual Foxpro. Processadores de textos: São programas que permitem criar, armazenar e editar textos nos mais diversos formatos, de maneira eletrônica. Os principais são: MS Word, Wordperfect, Adobe InDesign e o QuarkXpress.

24 Software Aplicativos Planilhas eletrônicas: Permitem criar tabelas de dados em que podem ser usadas em modelagens de dados e simulações. É um software que permite criar gráficos com muita facilidade. O principal programa de planilha hoje é os MS Excel. Recursos gráficos para apresentação: São programas que permitem que os usuários criem apresentações gráficas de alta qualidade. Os principais programas de apresentação eletrônica são o MS PowerPoint e o Lotus Freelance Graphics. Entretanto, começaram a surgir opções on-line, com recursos bastante interessantes. Um destes aplicativos é o Prezi. É totalmente gratuito, intuitivo e versátil. Para rodá-lo, você necessita apenas de uma conexão com a Internet.

25 Software Aplicativos Aplicativos para a WEB: São aplicativos utilizadas para visualizar páginas ou produzir ferramentas de produtividade utilizando páginas (de Intranet, Extranet ou Internet). Entre os aplicativos de visualização temos os navegadores (ou browsers). Os principais são o Internet Explorer (da Microsoft), o Firefox (da Mozilla Foundation), o Chrome (da Google) e o Safari (da Apple). Entre os aplicativos principais para produção de ferramentas de produtividade para a Web, temos o HTML (Hyper Text Markup Language), o Java (linguagem de programação gratuita), o Ajax (Asynchronous JavaScript and XML), o PHP (Hypertext Pre-processor - linguagem de programação gratuita) e o ASP (Active Server Pages plataforma paga para linguagens de programação).

26 Software Aplicativos Serviços para a WEB: Também conhecidos como Web Services, são um conjunto de softwares que trocam informações entre si usando padrões universais de comunicação. A tecnologia básica usada para serviços da Web é uma linguagem de programação chamada XML (extensible Markup Language), criada pelo W3C (World Wide Web Consortium). Os grandes fornecedores de software geralmente oferecem ferramentas e plataformas para desenvolvimento de aplicativos utilizando serviços Web. É o caso da IBM com a sua plataforma WebSphere e a Microsoft com a sua plataforma Microsoft.NET (pronuncia-se Microsoft Dot Net). Estes serviços hoje serão base para a Web Semântica).

27 Software Aplicativos Suítes de software: Do inglês Software Suite, são conjuntos de programas para automatizar a maioria das tarefas de escritório. Em geral, possui um editor de textos, planilha eletrônica, um software de apresentação eletrônica, uma agenda eletrônica e um programa para gerenciamento de e- mails. Não raro, possui um programa para gerenciamento de bancos de dados. Os principais representantes são: o Microsoft Office (em 5 versões Home and Student, Home and Business, Standard Edition, Professional e Professional Plus), uma suite paga cujo preço varia de acordo com a versão e o número de licenças, o Star Office (da Sun), uma suíte paga de baixo custo, e o Open Office (também da Sun), uma versão gratuita, a Libre Office, também gratuita e com versões para diversos idiomas (BrOffice, por exemplo). Ainda temos a Apple, que oferece o Apple iwork e a interface gráfica KDE do Linux, que oferece o KOffice (gratuito).

28 Software Aplicativos Componentes do Microsoft Office: Excel: Planilha eletrônica (em todas as versões: HS, HB, S, P, PP). OneNote: Ferramenta de coleta de informações (HS, HB, S, P, PP). PowerPoint: Software de apresentação eletrônica (HS, HB, S, P, PP). Word: Editor de textos (HS, HB, S, P, PP). Outlook: Gerenciamento de s (HB, S, P, PP). Publisher: Software de elaboração de layouts (S, P, PP). Access: Gerenciador de banco de dados (P, PP). Infopath: Ferramenta para desenvolver dados em XML (PP). SharePoint Workspace: Ferramenta para coordenação de trabalho e desenvolvimento (PP).

29 Software Aplicativos Componentes do Open Office e Libre Office (Br Office): Calc: Planilha eletrônica. Draw: Ferramenta para desenho semelhante ao CorelDraw. Impress: Software de apresentação eletrônica. Writer: Editor de textos. Math: Editor de fórmulas matemáticas, semelhante ao MS Equation Editor. Base: Gerenciador de banco de dados. Componentes do iwork: Numbers: Planilha eletrônica. Keynote: Software de apresentação eletrônica. Pages: Editor de textos.

30 Componentes do KOffice: Software Aplicativos K Spread: Planilha eletrônica. Karbon 14: Ferramenta para desenho semelhante ao CorelDraw. K Presenter: Software de apresentação eletrônica. K Word: Editor de textos. K Formula: Editor de fórmulas matemáticas, semelhante ao MS Equation Editor. Kexi: Gerenciador de banco de dados. Krita: Editor de imagens, semelhante ao Photoshop. Kivio: Editor de diagramas. KPlato: Aplicativo para gestão de projetos. OBS: Já existe uma versão do KOffice para o Windows.

31 Software Tendências Atualmente existem duas tendências fortes em software: 1. Softwares de código aberto: É uma tendência que surgiu em Geralmente é desenvolvido por uma comunidade de programadores ao redor do mundo, que disponibilizam seus programas aos usuários em vários tipos de licença. A mais comum é a General Public License (GPL), que se baseia em quatro pilares: 1)Liberdade para executar o programa para qualquer propósito; 2)Liberdade para estudar o prohgrama e adaptá-lo para suas necessidades; 3)Liberdade para redistribuir cópias do programa, ajudando o próximo; 4)Liberdade para aperfeiçoar o programa e liberar seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie. No caso da GPL, o acesso ao código fonte (ou seja, código aberto) é pré-requisito para os três últimos pilares. Os programas do tipo freeware e shareware não pertencem a esta tendência.

32 Software Tendências 2. Ferramentas e serviços baseados na nuvem: Em um passado não muito distante, comprava-se software que vinham em caixas com manual, disquetes (ou CD s e DVD s). Hoje é mais provável que você baixe o programa do site do fabricante e adquira a licença de uso. Muitos serviços hoje são disponibilizados pela Internet por grandes empresas como o Google e a Microsoft. Duas tendências que estão surgindo na nuvem hoje são os mashups e os widgets. Obtém-se um mashup quando se combina recursos de dois ou mais aplicativos on-line para criar uma espécie de software híbrido. Por exemplo, o ZipRealty usa o Google Maps, combinando com dados da comunidade imobiliária on-lione Zillow.com para exibir uma listagem completa de imobilárias, em forma de mapa, para qualquer código postal dos EUA. Um widget é um pedaço de código de software que permite um usuário incluir informações em outra página ou site. Por exemplo, o Atom do iphone envia notícias do Google para o seu iphone. Já o Yahoo! Weather exibe previsão do tempo em seu computador ou celular.

33 Bibliografia consultada CAMPOS, Augusto. O que é uma distribuição Linux. BR-Linux.org. Disponível em: < Acesso em: 20 out MICROSOFT. Compare o Windows 7. Disponível em: < Acesso em: 20 out MICROSOFT. Microsft Server and Cloud Plataform. Disponível em: < r2-editions.aspx>. Acesso em: 10 out LAUDON, Kenneth; LAUDON, Jane. Sistemas de informação gerencial. 9. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, UNIX. Wikipedia. Disponível em: < Acesso em: 20/10/2012.

Administração de Sistemas de Informação Gerenciais

Administração de Sistemas de Informação Gerenciais Administração de Sistemas de Informação Gerenciais UNIDADE III: Infraestrutura de Tecnologia da Informação Atualmente, a infraestrutura de TI é composta por cinco elementos principais: hardware, software,

Leia mais

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

NOÇÕES DE INFORMÁTICA OFICINA DA PESQUISA NOÇÕES DE INFORMÁTICA Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br TIPOS DE SOFTWARE A partir das informações já vistas em

Leia mais

No mercado atual, podemos encontrar vários tipos de sistemas operacionais que fazem parte das seguintes classes:

No mercado atual, podemos encontrar vários tipos de sistemas operacionais que fazem parte das seguintes classes: Módulo 4 Sistema Operacional Sistemas Operacionais Neste módulo falaremos sobre alguns sistemas operacionais existentes no mercado, suas características, e conheceremos o básico das redes de computadores.

Leia mais

Universidade Federal de Goiás. Alexandre Ferreira de Melo CERCOMP / UFG

Universidade Federal de Goiás. Alexandre Ferreira de Melo CERCOMP / UFG Universidade Federal de Goiás Ubuntu Desktop Alexandre Ferreira de Melo CERCOMP / UFG Conpeex / 2010 Agenda Introdução Conceitos Categorias de Software História do Linux Arquitetura do Linux Ubuntu Projeto

Leia mais

Infra estrutura da Tecnologia da Informação

Infra estrutura da Tecnologia da Informação Infra estrutura da Tecnologia da Informação Capítulo 3 Adaptado do material de apoio ao Livro Sistemas de Informação Gerenciais, 7ª ed., de K. Laudon e J. Laudon, Prentice Hall, 2005 CEA460 Gestão da Informação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS INCUBADORA DE EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS PROJETO TELECENTROS COMUNITÁRIOS APPEL MICROSOFT LINUX GOOGLE É um controlador

Leia mais

Sistemas de Informações Gerenciais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Sistemas de Informações Gerenciais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Sistemas de Informações Gerenciais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Capítulo 4 Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software 2 1 OBJETIVOS

Leia mais

Material 5 Administração de Recursos de HW e SW. Prof. Edson Ceroni

Material 5 Administração de Recursos de HW e SW. Prof. Edson Ceroni Material 5 Administração de Recursos de HW e SW Prof. Edson Ceroni Desafios para a Administração Centralização X Descentralização Operação interna x Outsourcing Hardware Hardware de um Computador Armazenamento

Leia mais

Prof. Ricardo Beck Noções de Informática Professor: Ricardo Beck

Prof. Ricardo Beck Noções de Informática Professor: Ricardo Beck Noções de Informática Professor: Ricardo Beck Prof. Ricardo Beck www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 5 Noções de Informática SISTEMA OPERACIONAL Software O hardware consiste nos equipamentos que compõe

Leia mais

16:21:50. Introdução à Informática com Software Livre

16:21:50. Introdução à Informática com Software Livre 16:21:50 Introdução à Informática com Software Livre 1 16:21:50 Hardware & Software 2 16:21:50 Hardware Hardware é a parte física de um computador, é formado pelos componentes eletrônicos, como por exemplo,

Leia mais

ISHIFT: Informação em Movimento

ISHIFT: Informação em Movimento ISHIFT: Informação em Movimento Contato: www.ishift.com.br +55 51 32798159 contato@ishift.com.br Somos uma empresa completa de produtos e serviços ligados à tecnologia, que procura apresentar soluções

Leia mais

Sistemas de Informação

Sistemas de Informação Sistemas de Informação Prof. M.Sc. Diego Fernandes Emiliano Silva diego.femiliano@gmail.com Agenda Infraestrutura de TI Infraestrutura de TI: hardware Infraestrutura de TI: software Administração dos recursos

Leia mais

Que tipo de arranjo de computadores e processamento computacional traria o maior benefício para a organização?

Que tipo de arranjo de computadores e processamento computacional traria o maior benefício para a organização? Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Administração Tecnologia e Sistemas de Informação - 08 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti

Leia mais

TEORIA GERAL DE SISTEMAS

TEORIA GERAL DE SISTEMAS TEORIA GERAL DE SISTEMAS Infraestrutura de TI: oferece a plataforma para suporte de todos os sistemas de informação na empresa. Hardware Software Componentes da infraestrutura Tecnologia de gestão de dados

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS DE HARDWARE E SOFTWARE

ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS DE HARDWARE E SOFTWARE ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS DE HARDWARE E SOFTWARE 1 OBJETIVOS 1. Qual é a capacidade de processamento e armazenagem que sua organização precisa para administrar suas informações e transações empresariais?

Leia mais

Como é o desenvolvimento de Software?

Como é o desenvolvimento de Software? Como é o desenvolvimento de Software? Fases do Desenvolvimento Modelo Cascata Define atividades seqüenciais Outras abordagens são baseadas nesta idéia Especificação de Requisitos Projeto Implementação

Leia mais

São programas de computador utilizados para realizar diversas tarefas É a parte lógica do computador, o que faz o computador realmente funcionar.

São programas de computador utilizados para realizar diversas tarefas É a parte lógica do computador, o que faz o computador realmente funcionar. São programas de computador utilizados para realizar diversas tarefas É a parte lógica do computador, o que faz o computador realmente funcionar. Quais são eles? Vários outros programas 1 Sistema Básico

Leia mais

Informática Software. Prof. Marcos André Pisching, M.Sc.

Informática Software. Prof. Marcos André Pisching, M.Sc. Informática Software Prof. Marcos André Pisching, M.Sc. Objetivos Definir e classificar os principais tipos de softwares Básico Aplicativos Software Categorias Principais de Software Básico Chamado de

Leia mais

Professor: Roberto Franciscatto. Curso: Engenharia de Alimentos 01/2010 Aula 3 Sistemas Operacionais

Professor: Roberto Franciscatto. Curso: Engenharia de Alimentos 01/2010 Aula 3 Sistemas Operacionais Professor: Roberto Franciscatto Curso: Engenharia de Alimentos 01/2010 Aula 3 Sistemas Operacionais Um conjunto de programas que se situa entre os softwares aplicativos e o hardware: Gerencia os recursos

Leia mais

06/06/2013. O que é Software de Sistema? Sistema Operacional (SO) Tipos de Software de Sistema. Fatia de Mercado :: SO Desktop

06/06/2013. O que é Software de Sistema? Sistema Operacional (SO) Tipos de Software de Sistema. Fatia de Mercado :: SO Desktop 2 O que é Software de Sistema? SOFTWARES DE SISTEMA Introdução à Microinformática Softwares base para utilização do computador Podem ter as seguintes funções: Operar e controlar hardware Prover plataforma

Leia mais

Quais os principais pacotes de softwares aplicativos para automação de escritório, quais os seus mantenedores e qual a sua participação no mercado?

Quais os principais pacotes de softwares aplicativos para automação de escritório, quais os seus mantenedores e qual a sua participação no mercado? Quais os principais pacotes de softwares aplicativos para automação de escritório, quais os seus mantenedores e qual a sua participação no mercado? Professor: Luciano Matéria: Informática Trabalho apresentado

Leia mais

CONCEITOS INICIAIS. Agenda A diferença entre páginas Web, Home Page e apresentação Web;

CONCEITOS INICIAIS. Agenda A diferença entre páginas Web, Home Page e apresentação Web; CONCEITOS INICIAIS Agenda A diferença entre páginas Web, Home Page e apresentação Web; O que é necessário para se criar páginas para a Web; Navegadores; O que é site, Host, Provedor e Servidor Web; Protocolos.

Leia mais

Software Livre. Acesso ao código fonte Alterar o código fonte Redistribuir Utilizar como desejar

Software Livre. Acesso ao código fonte Alterar o código fonte Redistribuir Utilizar como desejar Software Livre Acesso ao código fonte Alterar o código fonte Redistribuir Utilizar como desejar Linux Licença GPL (Licença Pública Geral) Linux Licença GPL (Licença Pública Geral) - A liberdade de executar

Leia mais

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS SISTEMAS DISTRIBUÍDOS Cluster, Grid e computação em nuvem Slide 8 Nielsen C. Damasceno Introdução Inicialmente, os ambientes distribuídos eram formados através de um cluster. Com o avanço das tecnologias

Leia mais

Windows 2008 Server. Windows 2008 Server IFSP Boituva Prof. Sérgio Augusto Godoy. www.profsergiogodoy.com sergiogutogodoy@hotmail.

Windows 2008 Server. Windows 2008 Server IFSP Boituva Prof. Sérgio Augusto Godoy. www.profsergiogodoy.com sergiogutogodoy@hotmail. Windows 2008 Server IFSP Boituva Prof. Sérgio Augusto Godoy www.profsergiogodoy.com sergiogutogodoy@hotmail.com Windows 2008 Server Construído sob o mesmo código do Vista Server Core (Instalação somente

Leia mais

Introdução ao Processamento de Dados (IPD)

Introdução ao Processamento de Dados (IPD) Universidade Federal de Pelotas Instituto de Física e Matemática Departamento de Informática Introdução ao Processamento de Dados (IPD) Estrutura da Apresentação Conceitos Básicos Processamento de Dados

Leia mais

FTIN Formação Técnica em Informática. Sistema Operacional Proprietário Windows Prof. Walter Travassos

FTIN Formação Técnica em Informática. Sistema Operacional Proprietário Windows Prof. Walter Travassos FTIN Formação Técnica em Informática Sistema Operacional Proprietário Windows Prof. Walter Travassos Aula 01 SISTEMA OPERACIONAL PROPRIETÁRIO WINDOWS Competências do Módulo Instalação e configuração do

Leia mais

Laudon & Laudon Essentials of MIS, 5th Edition. Pg. 6.1

Laudon & Laudon Essentials of MIS, 5th Edition. Pg. 6.1 Laudon & Laudon Essentials of MIS, 5th Edition. Pg. 6.1 6 OBJETIVOS OBJETIVOS ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS DE HARDWARE E SOFTWARE 6.1 2003 by Prentice Hall Qual é a capacidade de processamento e armazenagem

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS DE HARDWARE E SOFTWARE

ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS DE HARDWARE E SOFTWARE Capítulo 6 ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS DE HARDWARE E SOFTWARE 6.1 2003 by Prentice Hall OBJETIVOS Qual é a capacidade de processamento e armazenagem que sua organização precisa para administrar suas informações

Leia mais

Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software

Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software Capítulo 4 Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software 4.1 2007 by Prentice Hall Infra-Estrutura de TI: Hardware Componentes da Infra-Estrutura Hardware Software Tecnologia de gerenciamento de dados Tecnologia

Leia mais

Informatica Báica: Aplicativos de escritório

Informatica Báica: Aplicativos de escritório Informatica Báica: Aplicativos de escritório Instrutores Isail Danilo Arisneuza Aula 4 Aplicativos de escritórios O que são aplicativos de escritório? São todos os aplicativos voltados para os trabalhos

Leia mais

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho vi http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Administração de Redes de Computadores Resumo de Serviços em Rede Linux Controlador de Domínio Servidor DNS

Leia mais

4 Estrutura do Sistema Operacional. 4.1 - Kernel

4 Estrutura do Sistema Operacional. 4.1 - Kernel 1 4 Estrutura do Sistema Operacional 4.1 - Kernel O kernel é o núcleo do sistema operacional, sendo responsável direto por controlar tudo ao seu redor. Desde os dispositivos usuais, como unidades de disco,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS INCUBADORA DE EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS PROJETO TELECENTROS COMUNITÁRIOS GOOGLE MICROSOFT LINUX APPLE Existem vários pacotes

Leia mais

Software que fornece uma interface entre o computador e o usuário. É uma coleção de programas que:

Software que fornece uma interface entre o computador e o usuário. É uma coleção de programas que: SISTEMA OPERACIONAL Sistema Operacional Software que fornece uma interface entre o computador e o usuário. É uma coleção de programas que: inicializa o hardware do computador controla os dispositivos Gerencia

Leia mais

MINICURSO WINDOWS SERVER 2008 UTILIZANDO O VMWARE PLAYER

MINICURSO WINDOWS SERVER 2008 UTILIZANDO O VMWARE PLAYER MINICURSO WINDOWS SERVER 2008 UTILIZANDO O VMWARE PLAYER TÁSSIO JOSÉ GONÇALVES GOMES tassiogoncalvesg@gmail.com MINICURSO WINDOWS SERVER 2008 TÁSSIO GONÇALVES - TASSIOGONCALVESG@GMAIL.COM 1 CONTEÚDO Arquitetura

Leia mais

FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 01. Prof. André Lucio

FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 01. Prof. André Lucio FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 01 Prof. André Lucio Competências do modulo Introdução ao sistema operacional Windows Instalação e configuração do sistema

Leia mais

Noções de Software. André Aziz (andreaziz.ufrpe@gmail.com) Francielle Santos (francielle.ufrpe@gmail.com)

Noções de Software. André Aziz (andreaziz.ufrpe@gmail.com) Francielle Santos (francielle.ufrpe@gmail.com) Noções de Software André Aziz (andreaziz.ufrpe@gmail.com) Francielle Santos (francielle.ufrpe@gmail.com) Noções de Software; Sistemas Operacionais: Evolução; Conceitos Básicos; Tipos; Exemplos. DEINFO/UFRPE

Leia mais

GIS Cloud na Prática. Fabiano Cucolo 26/08/2015

GIS Cloud na Prática. Fabiano Cucolo 26/08/2015 GIS Cloud na Prática Fabiano Cucolo 26/08/2015 Um pouco sobre o palestrante Fabiano Cucolo fabiano@soloverdi.com.br 11-98266-0244 (WhatsApp) Consultor de Geotecnologias Soloverdi Engenharia www.soloverdi.com.br.

Leia mais

Universo Online S.A 1

Universo Online S.A 1 Universo Online S.A 1 1. Sobre o UOL HOST O UOL HOST é uma empresa de hospedagem e serviços web do Grupo UOL e conta com a experiência de mais de 15 anos da marca sinônimo de internet no Brasil. Criado

Leia mais

Informática. Informática. Valdir

Informática. Informática. Valdir Informática Informática Valdir Questão 21 A opção de alterar as configurações e aparência do Windows, inclusive a cor da área de trabalho e das janelas, instalação e configuração de hardware, software

Leia mais

FundamentosemInformática

FundamentosemInformática FundamentosemInformática 04 Software Conteúdo Conceito de Software Classificação de Softwares Conceito de Sistema Operacional(S.O.) FunçõesBásicasdeumS.O. um Arquivos Atributos Diretórios 1 -Conceitos

Leia mais

Resumo. Prof. Alejandro - Introdução à Sistemas Operacionais Resumo Informativo, complemente o material assistindo as Aulas 19/08/2015 1

Resumo. Prof. Alejandro - Introdução à Sistemas Operacionais Resumo Informativo, complemente o material assistindo as Aulas 19/08/2015 1 Resumo 19/08/2015 1 1. Tipos de Software 2. Introdução aos Sistemas Operacionais 3. Os Arquivos 4. Funções do Sistema Operacional 5. Programas Utilitários do Sistema Operacional 6. Termos Básicos 7. Tipos

Leia mais

GESTÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS II

GESTÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS II GESTÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS II Servidores Definição Servidores História Servidores Tipos Servidores Hardware Servidores Software Evolução do Windows Server Windows Server 2003 Introdução Windows Server

Leia mais

LINUX. Lapro I Profa. Fernanda Denardin Walker. - Aula 2 - Material adaptado de: Isabel Mansour, Marcia Moraes e Silvia Moraes SISTEMA OPERACIONAL

LINUX. Lapro I Profa. Fernanda Denardin Walker. - Aula 2 - Material adaptado de: Isabel Mansour, Marcia Moraes e Silvia Moraes SISTEMA OPERACIONAL LINUX Lapro I Profa. Fernanda Denardin Walker - Aula 2 - Material adaptado de: Isabel Mansour, Marcia Moraes e Silvia Moraes SISTEMA OPERACIONAL Para que o computador funcione e possibilite a execução

Leia mais

Aula 01. Introdução ao Linux

Aula 01. Introdução ao Linux Aula 01 Introdução ao Linux Introdução Objetivos aprender a usar um novo sistema aprender a usar uma nova interface Como no Windows navegar pela internet (e-mails, facebook, etc) criar pastas e arquivos

Leia mais

APRESENTAÇÃO GRAVITYZONE BUSINESS SECURITY

APRESENTAÇÃO GRAVITYZONE BUSINESS SECURITY APRESENTAÇÃO GRAVITYZONE BUSINESS SECURITY 1 A solução GravityZone Business Security O Bitdefender GravityZone Business Security é um serviço desenvolvido pela Bitdefender dedicado à simplicidade e flexibilidade

Leia mais

Introdução à Informática. Aula 04. Sistemas Operacionais Aplicativos e Utilitários Transmissão e meios de transmissão de dados. Prof.

Introdução à Informática. Aula 04. Sistemas Operacionais Aplicativos e Utilitários Transmissão e meios de transmissão de dados. Prof. Aula 04 Sistemas Operacionais Aplicativos e Utilitários Transmissão e meios de transmissão de dados Sistema Operacional Um conjunto de programas que se situa entre os softwares aplicativos e o hardware:

Leia mais

Computação nas Nuvens

Computação nas Nuvens Computação nas Nuvens TÓPICOS Introdução Internet: O fundamento principal O que é Computação em Nuvens Vantagens Dúvidas Corrida pela tecnologia Trabalhos Futuros Conclusão Referências 2 TÓPICOS Introdução

Leia mais

Infraestrutura de tecnologia da informação

Infraestrutura de tecnologia da informação Infraestrutura de tecnologia da informação slide 1 4.1 Copyright 2011 Pearson Education, Inc. publishing as Prentice Hall Infraestrutura de TI da Cars.com impulsiona rápido crescimento do negócio Problema:

Leia mais

Aula 04. Prof Wesley Sathler www.wesleysathler.webnode.com.br

Aula 04. Prof Wesley Sathler www.wesleysathler.webnode.com.br Aula 04 Prof Wesley Sathler www.wesleysathler.webnode.com.br Atualmente existe uma enorme quantidade de softwares (ou programas, ou sistemas de software) disponíveis para diversas finalidades. Desde o

Leia mais

Informática I. Aula 25. http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Baseada no Capítulo 2 do Livro Introdução a Informática Capron e Johnson

Informática I. Aula 25. http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Baseada no Capítulo 2 do Livro Introdução a Informática Capron e Johnson Informática I Aula 25 Baseada no Capítulo 2 do Livro Introdução a Informática Capron e Johnson http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 25-12/07/06 1 Ementa Histórico dos Computadores Noções de

Leia mais

A computação na nuvem é um novo modelo de computação que permite ao usuário final acessar uma grande quantidade de aplicações e serviços em qualquer

A computação na nuvem é um novo modelo de computação que permite ao usuário final acessar uma grande quantidade de aplicações e serviços em qualquer A computação na nuvem é um novo modelo de computação que permite ao usuário final acessar uma grande quantidade de aplicações e serviços em qualquer lugar e independente da plataforma, bastando para isso

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação Gerenciais

Administração de Sistemas de Informação Gerenciais Administração de Sistemas de Informação Gerenciais UNIDADE III: Infraestrutura de Tecnologia da Informação Atualmente, a infraestrutura de TI é composta por cinco elementos principais: hardware, software,

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL & SOFTWARE LIVRE

SISTEMA OPERACIONAL & SOFTWARE LIVRE Curso Técnico em Redes de Computadores Disciplina de Sistemas Operacionais Livres SISTEMA OPERACIONAL & SOFTWARE LIVRE Professora: Juliana Cristina dos Santos E-mail: professora@julianacristina.com Site:

Leia mais

Serviços de produtividade de nuvem hospedados pela Microsoft Ferramentas de qualidade empresarial a um preço acessível Sempre atualizado Office,

Serviços de produtividade de nuvem hospedados pela Microsoft Ferramentas de qualidade empresarial a um preço acessível Sempre atualizado Office, Serviços de produtividade de nuvem hospedados pela Microsoft Ferramentas de qualidade empresarial a um preço acessível Sempre atualizado Office, email, compartilhamento de documentos, videoconferência

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA. Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos cpgcarlos@yahoo.com.br www.oficinadapesquisa.com.

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA. Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos cpgcarlos@yahoo.com.br www.oficinadapesquisa.com. FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos cpgcarlos@yahoo.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Objetivos: Ao final desta unidade, o aluno deverá

Leia mais

Armazenamento em nuvem é feito em serviços que poderão ser acessados de diferentes lugares, a qualquer momento e utilizando diferentes dispositivos,

Armazenamento em nuvem é feito em serviços que poderão ser acessados de diferentes lugares, a qualquer momento e utilizando diferentes dispositivos, Nuvem cloud Armazenamento em nuvem é feito em serviços que poderão ser acessados de diferentes lugares, a qualquer momento e utilizando diferentes dispositivos, não havendo necessidade de armazenamento

Leia mais

Principais Sistemas Operacionais. Prof. Fernando Nakayama de Queiroz

Principais Sistemas Operacionais. Prof. Fernando Nakayama de Queiroz Principais Sistemas Operacionais Prof. Fernando Nakayama de Queiroz Principais S.O. Unix Linux Windows Mac OS Microsoft Windows Criado por Bill Gates e Paul Allen em 1985. Sistema proprietário (pago).

Leia mais

TEMA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO -Tipos de SI e Recursos de Software parte2. AULA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PROFa. ROSA MOTTA

TEMA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO -Tipos de SI e Recursos de Software parte2. AULA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PROFa. ROSA MOTTA TEMA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO -Tipos de SI e Recursos de Software parte2 AULA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PROFa. ROSA MOTTA CONTEÚDO DA AULA Tipos de Software Serviços Web Tendências 2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Leia mais

acesse: vouclicar.com

acesse: vouclicar.com Transforme como sua empresa faz negócios, com o Office 365. Vouclicar.com A TI chegou para as pequenas e médias empresas A tecnologia é hoje o diferencial competitivo que torna a gestão mais eficiente,

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS.

MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS. PROGRAMA EMBRAPA DE MELHORAMENTO DE GADO DE CORTE MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS. MANUAL DE INSTALAÇÃO: 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS DE HARDWARE E SOFTWARE

ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS DE HARDWARE E SOFTWARE 6 ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS DE HARDWARE E SOFTWARE OBJETIVOS Qual é a capacidade de processamento e armazenagem que sua organização precisa para administrar suas informações e transações empresariais?

Leia mais

Informática - Prof. Frank Mattos

Informática - Prof. Frank Mattos Informática - Prof. Frank Mattos Q298262 1. Por padrão, a lixeira do Windows 7 ocupa uma área correspondente a 10% do espaço em disco rígido do computador. Impressionante como essa informação está muito

Leia mais

Administration Kit. Parte de Kaspersky Business Space Security Kaspersky Enterprise Space Security Kaspersky Total Space Security

Administration Kit. Parte de Kaspersky Business Space Security Kaspersky Enterprise Space Security Kaspersky Total Space Security Administration Kit Parte de Kaspersky Business Space Security Kaspersky Enterprise Space Security Kaspersky Total Space Security O Kaspersky Administration Kit é uma ferramenta de administração centralizada

Leia mais

software livre: a tecnologia que liberta!

software livre: a tecnologia que liberta! software livre: a tecnologia que liberta! conteúdo original de www.cachorrosurtado.blogspot.com www.escolaep.blogspot.com copyleft 2010 (((SLIDE 01))) RELEMBRANDO O CONCEITO DE SOFTWARE SOFTWARE é o mesmo

Leia mais

EVOLUÇÃO DOS SIST. DE COMPUTAÇÃO DÉC. DE 50 E 60

EVOLUÇÃO DOS SIST. DE COMPUTAÇÃO DÉC. DE 50 E 60 INTRODUÇÃO REDES EVOLUÇÃO DOS SIST. DE COMPUTAÇÃO DÉC. DE 50 E 60 Computadores eram máquinas grandes e complexas, operadas por pessoas altamente especializadas; Não havia interação direta entre usuários

Leia mais

I N F O R M Á T I C A. Sistemas Operacionais Prof. Dr. Rogério Vargas Campus Itaqui-RS

I N F O R M Á T I C A. Sistemas Operacionais Prof. Dr. Rogério Vargas Campus Itaqui-RS I N F O R M Á T I C A Sistemas Operacionais Campus Itaqui-RS Sistemas Operacionais É o software que gerencia o computador! Entre suas funções temos: inicializa o hardware do computador fornece rotinas

Leia mais

CA Access Control for Virtual Environments

CA Access Control for Virtual Environments PERGUNTAS FREQUENTES for Virtual Environments Outubro de 2011 Dez principais perguntas 1. O que é o for Virtual Environments?... 2 2. Quais são os principais benefícios do for Virtual Environments?...

Leia mais

Requisitos de Sistema Impressão Comerciale Editorial

Requisitos de Sistema Impressão Comerciale Editorial Impressão Comerciale Editorial OneVision Software AG Sumário Asura 10.2, Asura Pro 10.2, Garda 10.2...2 PlugBALANCEin 10.2, PlugCROPin 10.2, PlugFITin 10.2, PlugRECOMPOSEin 10.2, PlugSPOTin10.2,...2 PlugTEXTin

Leia mais

TELEFONIA E SOLUÇÕES CLOUD

TELEFONIA E SOLUÇÕES CLOUD PROPOSTA: TELEFONIA E SOLUÇÕES CLOUD EMPRESA: SCRIBE INFORMÁTICA LTDA DATA: 21 de Janeiro de 2014 A/C SRº JEAN 1 / 10 SOLUÇÃO DE TELEFONIA INTEGRADA O objetivo dessa proposta é apresentar os diferenciais

Leia mais

Aula 2. Objetivo: Saber qual a funcionalidade de um sistema operacional de rede.

Aula 2. Objetivo: Saber qual a funcionalidade de um sistema operacional de rede. Aula 2 Objetivo: Saber qual a funcionalidade de um sistema operacional de rede. Sistema Operacional de Rede Definição: Conjunto de módulos que ampliam as tarefas dos sistemas operacionais locais, complementando-os

Leia mais

Interface gráfica. Figura 1: MS DOS

Interface gráfica. Figura 1: MS DOS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sergipe IFS Campus Glória Professora: Jamille Madureira Informática Básica Sistemas Operacionais Sistema operacional é um programa que gerencia o hardware

Leia mais

FACILIDADES DE COLABORAÇÃO

FACILIDADES DE COLABORAÇÃO MICROSOFT OFFICE 365 FACILIDADES DE COLABORAÇÃO Março 2012 A CLOUD365 estabeleceu acordos estratégicos com os principais fornecedores de TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação), entre os quais destacamos

Leia mais

TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO : HARDWARE

TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO : HARDWARE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS CATU TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO : HARDWARE Profª. Eneida Alves Rios A consideração

Leia mais

SERVIDORES REDES E SR1

SERVIDORES REDES E SR1 SERVIDORES REDES E SR1 Rio de Janeiro - RJ HARDWARE Você pode instalar um sistema operacional para servidores em qualquer computador, ao menos na teoria tudo irá funcionar sem grandes dificuldades. Só

Leia mais

Aplicativos de Escritório. ConectivaOffice. ConectivaOffice Calc

Aplicativos de Escritório. ConectivaOffice. ConectivaOffice Calc 1 Pós Graduação em Projeto e Gerencia de Redes de Computadores Sistemas Operacionais de Redes I - Linux Prof.: Nelson Monnerat Aplicativos de Escritório e Internet 1 Sistemas Operacionais de Redes I -

Leia mais

Parceiro Oficial de Soluções Zimbra no Brasil

Parceiro Oficial de Soluções Zimbra no Brasil Apresentação A Vantage TI conta uma estrutura completa para atender empresas de todos os segmentos e portes, nacionais e internacionais. Nossos profissionais dedicam-se ao desenvolvimento e criação de

Leia mais

Portabilidade da Linha RM Versão 11.40.0

Portabilidade da Linha RM Versão 11.40.0 Portabilidade da Linha RM Versão 11.40.0 Conteúdo Portabilidade para Servidor de Banco de Dados... 3 Níveis de Compatibilidade entre Bancos de Dados... 5 Portabilidade para Servidor de Aplicação... 6 Portabilidade

Leia mais

O QUE É O ZIMBRA? CONFIGURAÇÃO, IMPLANTAÇÃO E SUPORTE

O QUE É O ZIMBRA? CONFIGURAÇÃO, IMPLANTAÇÃO E SUPORTE O QUE É O ZIMBRA? Zimbra é uma solução corporativa de e-mail, calendário e colaboração criado para a nuvem. Com uma interface web totalmente redesenhada, o Zimbra oferece, atualmente, a experiência com

Leia mais

Sistema Operacional LINUX

Sistema Operacional LINUX SISTEMA OPERACIONAL Sistema Operacional LINUX Para que o computador funcione e possibilite a execução de programas é necessária a existência de um sistema operacional. O sistema operacional é uma camada

Leia mais

Pré-Requisitos do Software Themis Pré-Requisitos do Software Themis

Pré-Requisitos do Software Themis Pré-Requisitos do Software Themis Pré-Requisitos do Software Themis Pré-Requisitos do Software Themis 1. Pré-requisitos para Servidores - até 2 licenças: 1.1 Plano Básico: Processador: 3.0 GHz ou superior. Recomenda-se 3.2 GHz Dual-Core.

Leia mais

02. A extensão padrão para arquivos de áudio digital no ambiente Windows é:

02. A extensão padrão para arquivos de áudio digital no ambiente Windows é: Prova sobre informática para concursos. 01 A definição de Microcomputador é: a) Equipamento com grade capacidade de memória principal (256 Megabytes), vários processadores, alta velocidade de processamento.

Leia mais

INTERNET HOST CONNECTOR

INTERNET HOST CONNECTOR INTERNET HOST CONNECTOR INTERNET HOST CONNECTOR IHC: INTEGRAÇÃO TOTAL COM PRESERVAÇÃO DE INVESTIMENTOS Ao longo das últimas décadas, as organizações investiram milhões de reais em sistemas e aplicativos

Leia mais

Classificação de SO (Sistemas Operacionais) Técnico de Informática 2º. Módulo Profa. Madalena Pereira da Silva madalena.silva@ifsc.edu.

Classificação de SO (Sistemas Operacionais) Técnico de Informática 2º. Módulo Profa. Madalena Pereira da Silva madalena.silva@ifsc.edu. Classificação de SO (Sistemas Operacionais) Técnico de Informática 2º. Módulo Profa. Madalena Pereira da Silva madalena.silva@ifsc.edu.br Agenda Classificação de SO quanto a: Interface Processamento Tarefas

Leia mais

Laboratório de Redes de Computadores e Sistemas Operacionais

Laboratório de Redes de Computadores e Sistemas Operacionais Laboratório de Redes de Computadores e Sistemas Operacionais Linux: Introdução Fabricio Breve Introdução O que é Linux? Uma versão do UNIX (re-implementação do padrão POSIX) Principais diferenciais: Gratuito

Leia mais

Para existência de um sistema de informação, fazem-se necessários três componentes, são eles:

Para existência de um sistema de informação, fazem-se necessários três componentes, são eles: RESUMO Um sistema de informação é composto de três componentes, Hardware, Software e Peopleware. Para quantificar a memória do equipamento é utilizado um sistema de medida, ou seja, o byte, que significa

Leia mais

b) Estabilizador de tensão, fonte no-break, Sistema Operacional, memória principal e memória

b) Estabilizador de tensão, fonte no-break, Sistema Operacional, memória principal e memória CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA SISUTEC DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO PROF.: RAFAEL PINHEIRO DE SOUSA ALUNO: Exercício 1. Assinale a opção que não corresponde a uma atividade realizada em uma Unidade

Leia mais

Informática. Jamille Silva Madureira

Informática. Jamille Silva Madureira Informática Jamille Silva Madureira Conceitos de sistemas operacionais Sistemas Operacionais Atuais Desktop: Windows 7 e 8; Linux; Mac OS. Dispositivos Móveis: Windows Mobile; Android; iphone OS. Desktop

Leia mais

Escolha seu serviço Cloud O melhor do Cloud

Escolha seu serviço Cloud O melhor do Cloud Escolha seu serviço Cloud O melhor do Cloud CAPA Comparamos os melhores serviços de Cloud Computing do Brasil em três categorias de ofertas. Leia e descubra qual é o mais adequado para suas necessidades.

Leia mais

UM NOVO CONCEITO EM HOSPEDAGEM DE DOMÍNIO

UM NOVO CONCEITO EM HOSPEDAGEM DE DOMÍNIO www.origy.com.br UM NOVO CONCEITO EM HOSPEDAGEM DE DOMÍNIO CARACTERÍSTICAS: E-MAIL IMAP * Acesso simultâneo e centralizado, via aplicativo, webmail e celular/smartphone * Alta capacidade de armazenamento

Leia mais

Princípios de TI - Computadores. Sistema Operacional. CECOMP Colegiado de Engenharia da Computação. Prof. Fábio Nelson. Slide 1

Princípios de TI - Computadores. Sistema Operacional. CECOMP Colegiado de Engenharia da Computação. Prof. Fábio Nelson. Slide 1 Sistema Operacional Slide 1 Sistema Operacional Um conjunto de programas que se situa entre os softwares aplicativos e o hardware: Gerencia os recursos do computador (CPU, dispositivos periféricos). Estabelece

Leia mais

Unidade IV ADMINISTRAÇÃO DE BANCO DE DADOS. Software livre se refere à liberdade dos usuários com relação ao software, mais precisamente:

Unidade IV ADMINISTRAÇÃO DE BANCO DE DADOS. Software livre se refere à liberdade dos usuários com relação ao software, mais precisamente: ADMINISTRAÇÃO DE BANCO DE DADOS Unidade IV DEFINIR A MELHOR SOLUÇÃO DE BANCO DE DADOS PARA AS NECESSIDADES DA EMPRESA.1 O uso das tecnologias.1.1 O software livre 1 A tecnologia de banco de dados, assim

Leia mais

Portabilidade da Linha RM Versão 11.20.0

Portabilidade da Linha RM Versão 11.20.0 Portabilidade da Linha RM Versão 11.20.0 Conteúdo Portabilidade para Servidor de Banco de Dados... 3 Níveis de Compatibilidade entre Bancos de Dados... 5 Portabilidade para Servidor de Aplicação... 6 Portabilidade

Leia mais

Informática I. Aula 19. http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 19-20/11/06 1

Informática I. Aula 19. http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 19-20/11/06 1 Informática I Aula 19 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 19-20/11/06 1 Ementa Histórico dos Computadores Noções de Hardware e Software Microprocessadores Sistemas Numéricos e Representação

Leia mais

SOFTWARE LIVRE. Fábio Rodrigo Barby Informática - IFPR

SOFTWARE LIVRE. Fábio Rodrigo Barby Informática - IFPR SOFTWARE LIVRE Fábio Rodrigo Barby Informática - IFPR Software Livre x Software Proprietário Software Proprietário O que é? Copyright; Cópia é proibida; Redistribuição é proibida; Modificação é proibida;

Leia mais

1. CAPÍTULO COMPUTADORES

1. CAPÍTULO COMPUTADORES 1. CAPÍTULO COMPUTADORES 1.1. Computadores Denomina-se computador uma máquina capaz de executar variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Os primeiros eram capazes

Leia mais