ARDUINO E MATLAB PARA FINS DIDÁTICOS EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA: UM MÉTODO DE MELHORIA NO APRENDIZADO DA MATEMÁTICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ARDUINO E MATLAB PARA FINS DIDÁTICOS EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA: UM MÉTODO DE MELHORIA NO APRENDIZADO DA MATEMÁTICA"

Transcrição

1 ARDUINO E MATLAB PARA FINS DIDÁTICOS EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA: UM MÉTODO DE MELHORIA NO APRENDIZADO DA MATEMÁTICA Alerson V. Costa alersonvc@gmail.com Daniella L. L. S. Andrade dani.dllsa@gmail.com Gabriel B. M. Fernandes gbmfernandes@gmail.com Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) João Pessoa Paraíba Resumo: Este artigo apresenta um método diferenciado para a abordagem do ensino da disciplina de Matemática nas escolas da rede pública. A Matemática é conhecida por ser uma das disciplinas mais difíceis nas escolas e apresenta altos níveis de reprovação. Dessa forma, este projeto descreve como o uso das ferramentas Arduino e Matlab em escolas da rede pública pode ajudar os estudantes a obter um melhor rendimento dentro da sala de aula através de métodos mais didáticos. Palavras-chave: Arduino, Matlab, Matemática, Educação 1. INTRODUÇÃO Nas últimas décadas, o ensino da Matemática sofreu diversas mudanças significativas, variando desde métodos de memorização e mecanização na década de 60, até ao ensino renovado na década de 90, em face de ter-se verificado que não eram nas tarefas de cálculo que os alunos tinham os piores resultados, mas sim nas tarefas de grau mais complexo, que exigiam algum raciocínio, flexibilidade e espírito crítico (SILVA, 2007). No entanto, apesar de todos os avanços já realizados até os anos atuais, a disciplina de Matemática continua sendo considerada uma das matérias mais difíceis dentre as áreas do conhecimento, responsável por altos índices de reprovação dos alunos (SILVA, 2007). A Tabela 1 representa o índice de reprovação no ensino fundamental nas escolas públicas no ano de 2014.

2 Tabela 1 - Índices de reprovação no ensino fundamental. Fonte: Censo Escolar Inep. Ano Reprovação (%) 6º 14,6 7º 12,4 8º 10,3 9º 8,9 Dentre os diversos agentes causadores de reprovações no ensino fundamental estão a gestão das escolas, a situação econômica e social dos alunos e a formação dos docentes. Estes paradigmas ainda são atualmente de difícil solução, colaborando para um mau rendimento do aluno e, consequentemente, um baixo nível intelectual da população mais carente. Outra importante circunstância do baixo rendimento escolar, principalmente em Matemática, deve à uma metodologia pobre em explicações e exemplificações práticas, em que os alunos contam apenas com a teoria apresentada em sala de aula, que muitas vezes não é suficiente para a total compreensão. A cada dia, novas tecnologias são empregadas no auxílio da qualidade do aprendizado. Os avanços dessas tecnologias permitem que os computadores possuam aplicações para o ensino, em que diferentes recursos de mídias são utilizados, visando uma maior clareza na transmissão do conhecimento aos alunos, desta forma, obtendo-se um grau maior interação dos mesmos (BELHOT, 1995). Considerando a grande revolução da Informática, da Automação e das Tecnologias de Informação e Comunicação, o contexto educacional tem exigido grandes mudanças na estrutura escolar para que novas posturas priorizem transformações voltadas para um novo cenário do mundo atual (CAVALCANTE et al, 2014). Diversas pesquisas têm sido vinculadas a este tema e associadas a metodologias didáticas para que o ambiente escolar se torne mais interativo e informatizado objetivando a melhoria na aprendizagem do aluno (JOLY, 2002). Desta forma, este projeto tem como objetivo principal apresentar as plataformas Arduino e Matlab como ferramentas didáticas auxiliadoras para potencializar o aprendizado dos alunos da rede pública na disciplina de Matemática.

3 2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Nesta seção, serão abordados os principais conceitos utilizados neste projeto. 2.1 Detalhamento do problema As dificuldades existentes em relação ao ensino da Matemática, seja em qualquer dos níveis, não são atuais, apresentando-se de diversas formas e graus de complexidade e quase sempre de difícil solução (SILVA, 2007). Entre tais dificuldades, está, há tanto tempo estabelecida, a noção de que a Matemática é chata ou difícil, o que, consequentemente gera um bloqueio dos alunos com a matéria, impossibilitando-a de ser assimilada (SILVEIRA, 2002). O professor também encontra empecilhos no ensino, uma vez que, com a resistência imposta pelo aluno, torna-se complicado fazer com que ele sinta-se seduzido pelo conteúdo (SILVA, 2007). Embora muitos estudos atuais busquem compreender a falha escolar existente no ensino fundamental, sabe-se que este engloba principalmente, dificuldades na escrita e leitura (OLIVEIRA et al, 2008). Nessa direção, os dados obtidos pelo Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (INAF, 2012), do Instituto Paulo Montenegro mostram que durante os últimos 10 anos houve uma redução do analfabetismo absoluto e da alfabetização rudimentar e um incremento do nível básico de habilidades de leitura, escrita e matemática. No entanto, a proporção dos que atingem um nível pleno de habilidades manteve-se praticamente inalterada, em torno de 25%. Dessa forma, o aluno vai acumulando suas dificuldades em Matemática ao longo de sua vida escolar. Outro ponto notável que evidencia tais dificudades pode ser encontrado entre os alunos que se submetem ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). De acordo com o site EBC Agência Brasil, a média na prova do Enem em Matemática foi 467,9 em 2015 e 473,5 em 2014, ficando abaixo de todas as outras disciplinas (TOKARNIA, 2016). 2.2 Plataforma de Prototipagem Eletrônica Arduino O Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica que possui sistemas digitais conectados aos sensores e aos atuadores, e são capazes de medir variáveis no ambiente físico, realizar cálculos numéricos e tomar decisões lógicas no ambiente computacional (ARAUJO et al, 2012). O Arduino está inserido no conceito de hardware e de software livre, e está aberto para uso e contribuição por toda a sociedade. Devido ao fato do Arduino ser open-source, e ser de fácil acesso, existem diversos fóruns na Internet que auxiliam os usuários e os projetistas (ARDUINO, 2016).

4 A plataforma utiliza um Microcontrolador ATMEGA com a função de receber e entregar o fluxo de informações de maneira controlada por uso de software. A plataforma e arquivos são licenciados pela Creative Commons que permite além do uso pessoal, o uso comercial e em obras derivadas, desde que o crédito seja dado ao Arduino e liberação de seus projetos sob a mesma licença (CAVALCANTE et al, 2014). No desenvolvimento do projeto foi utilizada a plataforma Arduino Uno, ilustrada pela Figura 1, que é baseada no microcontrolador ATmega 328, possuindo 14 terminais de entrada/saída (06 podem ser usados como saída PWM), 06 entradas analógicas, um oscilador a cristal de frequência de 16 MHz, uma conexão USB, entre outros detalhes (ARDUINO, 2016). Figura 1 - Placa de prototipagem eletrônica Arduino UNO. Fonte: MATLAB Dentre as principais ferramentas utilizadas na atualidade por cientistas e engenheiros ao redor do mundo está o MATLAB, utilizado em sistemas de segurança automotivas, naves interplanetárias, dispositivos de vigilância de saúde, redes de energia inteligentes e redes celulares. Aplica-se também ao aprendizado de máquina, processamento de sinais, processamento de imagem, visão computacional, comunicações, finanças computacionais, controle de design, robótica, entre outras (MATHWORKS, 2016). Esta plataforma torna-se bastante atrativa por conseguir integrar análise numérica, processamento de sinais cálculo com matrizes, e construção de gráficos em ambiente de fácil utilização, nos quais problemas e soluções são expressos não como na progamação tradicional, mas como são escritos matematicamente (TONINI & SCHETTINO, 2002).

5 3. PROPOSIÇÃO DO MODELO Ao utilizar-se de uma forma prática e gráfica para exemplificar cálculos de uma maneira geral, como equações de primeiro e segundo grau, porcentagem, cálculo de áreas e Geometria, relação entre ângulos e Teorema de Pitágoras, o rendimento dos alunos em Matemática pode ter um aumento significativo. 3.1 Equação de Segundo Grau Uma demonstração da aplicação das ferramentas da abordagem proposta é apresentada aqui, em um exemplo didático simples de uma equação do segundo grau. Usando como exemplo os valores da Equação (1), encontramos como solução = 3 e = -1, valores que são obtidos através da fórmula de Bhaskara, descrita pela Equação (2). (1) (2) Com o sistema elaborado, é possível agora que o estudante aplique o que foi aprendido em sala de aula de uma forma prática. Como mostra a Figura 2, o estudante pode digitar os valores dos coeficientes da Equação (1) no teclado matricial e visualiza-los no display de LCD. Figura 2 - Esquema proposto.

6 Após serem passados os parâmetros, o Arduíno realiza o cálculo e mostra o resultado no display. Além disso, o Arduino também pode informar o valor encontrado para e informar que para um valor menor do que 0, não existem valores reais para equação, ou que quando igual a 0 as duas raízes são iguais ou ainda que se maior do que 0 existem duas raízes distintas e reais ajudando a reforçar o conteúdo aprendido. Com o auxílio do MATLAB, os gráficos da equação seriam plotados e os alunos visualizariam instantaneamente em um computador, por exemplo, uma parábola voltada para cima ou para baixo, ou ainda uma parábola tocando uma uníca vez o eixo x. 3.2 Cálculo de Área e Volume Para um melhor entendimento da teoria de área e volume comumente explicada em sala de aula, os estudantes podem utilizar o teclado matricial como entrada para o valor, por exemplo do raio, para obtenção da área de uma circunferênca e volume de uma esfera, descritos pelas Equações (3) e (4), respectivamente. No display LCD são mostradas estas fórmulas, e no MATLAB, a representação gráfica em escala, como mostra a Figura 3. (3) (4) Figura 3 - Representação gráfica do Matlab do volume de uma esfera. Fonte: /how-to-draw-geosphere-in-matlab

7 4. CONSIDERAÇÕES FINAIS Com o protótipo do projeto uma vez implementado, os autores pretendem trabalhar juntamente com os professores de Matemática de escolas da rede pública da cidade de João Pessoa, para avaliar o desempenho dos alunos. Esse desempenho será medido através da comparação dos resultados obtidos em avaliações antes e depois da aplicação da metodologia do projeto, comprovando, desta forma, a eficácia do método. Os autores também têm a expectativa de que os resultados da disciplina tenham reflexos nos anos posteriores e que além disso, os estudantes despertem o interesse para iniciarem sua vida acadêmica dentro da Engenharia e das Ciências exatas. Por fim, pretende-se dar continuidade ao projeto através da implementação de kits didáticos para a sala de aula, criando, assim, mais uma ferramenta para auxiliar os estudantes a melhor entenderem a disciplina de Matemática. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ARAUJO, I. B. Q. et al. Desenvolvimento de um protótipo de automação predial/residencial utilizando a plataforma de prototipagem eletrônica Arduino. Anais: XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, Cobenge. Belém PA: UFPA, ARDUINO. Disponível em: < Acesso em 30 maio BELHOT, R. V. A informática no ensino. Anais: XXIII Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia, Recife-PE, CAVALCANTE, M.M. et al. A plataforma Arduino para fins didáticos: Estudo de caso com recolhimento de dados a partir do PLX-DAQ. Anais: XXXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Brasília: UNB, INSTITUTO PAULO MONTENEGRO; AÇÃO EDUCATIVA. INAF BRASIL 2011 Principais Resultados. Relatório indicador de analfabetismo funcial Disponível em < Acesso em 15 maio JOLY M. C. R. A.; MARINHO S. P. P. ; RUIZ A. M.; MONTEIRO D. H.; VALENTE J. A.; LOMÔNACO J. F. B.; SILVEIRA M. A. A tecnologia no ensino: Implicações para a Aprendizagem. 1. ed. Casa do Psicólogo MathWorks. MATLAB Overview. Disponível em < Acesso em: 15 jun 2016.

8 OLIVEIRA K. L.; BORUCHOVITCH E.; SANTOS A.A.A. Leitura e desempenho escolar em português e matemática no ensino fundamental. Ribeirão Preto, v. 18, n. 41, p , Dec SILVA, J. A. F. Refletindo sobre as dificuldades de aprendizagem na Matemática: algumas considerações. Disponível em: < Acesso em: 25 maio SILVEIRA, M. R. A. Matemática é difícil : Um sentido pré-constituído evidenciado na fala dos alunos. Disponível em: < em: 15 maio TOKARNIA, M. Médias das provas do Enem 2015 caem; desempenho individual sobe. EBC Agência Brasil. Disponível em < Acesso em: 15 maio Tonini A. M.; Schettino D. N. Matlab para Engenharia. Disponível em < df> Acesso em: 15 jun ARDUINO AND MATLAB FOR TEACHING IN PUBLIC SCHOOLS: AN IMPROVEMENT METHOD OF LEARNING MATH Abstract: This article presents a different method of approach to teaching math in public schools. Math is known for being one of the most difficult subjects in schools, with high levels of fails. Therefore, this project describes how the use of Arduino and Matlab tools in public schools can help students get a better performance in the classroom through more didactic methods. Key-words: Arduino, Matlab, Math, Education

Minicurso de Arduino. Laboratório de Inovação em Sistemas em chip npiti - UFRN

Minicurso de Arduino. Laboratório de Inovação em Sistemas em chip npiti - UFRN Minicurso de Arduino Laboratório de Inovação em Sistemas em chip npiti - UFRN Agenda - 1º dia Motivação Introdução O Arduino, Versões, Clones Noções de eletrônica Corrente, tensão, potência, resistores,

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE PLATAFORMA DE INSTRUMENTAÇÃO UTILIZANDO ARDUÍNO

DESENVOLVIMENTO DE PLATAFORMA DE INSTRUMENTAÇÃO UTILIZANDO ARDUÍNO DESENVOLVIMENTO DE PLATAFORMA DE INSTRUMENTAÇÃO UTILIZANDO ARDUÍNO MATOS, André Carlos Pereira de 1 ; LARQUER, Thiago Resende 2 ; RESUMO: Atualmente os cursos envolvendo a área de elétrica e eletrônica

Leia mais

ROBÓTICA 1 INSTRUTORES: ALEXANDRE MATIAS E THALISSON RODRIGUES

ROBÓTICA 1 INSTRUTORES: ALEXANDRE MATIAS E THALISSON RODRIGUES ROBÓTICA 1 INSTRUTORES: ALEXANDRE MATIAS E THALISSON RODRIGUES QUEM SOMOS? Programa de Educação Tutorial Computando Culturas em Equidade Matias: CONHECENDO OS PROFESSORES Integrante no PET-CoCE desde maio;

Leia mais

GERADOR AUTOMÁTICO DE INDICADORES: Otimização para Automação Industrial

GERADOR AUTOMÁTICO DE INDICADORES: Otimização para Automação Industrial GERADOR AUTOMÁTICO DE INDICADORES: Otimização para Automação Industrial Deleverdi Vieira Neto, Felipe Matheus dos Santos, Marcos Aurélio Fulegato, Rodrigo Aparecido de Andrade. Orientador: Prof. Mestre

Leia mais

Comparação entre Arduino, FPGA, ASIC e SoC

Comparação entre Arduino, FPGA, ASIC e SoC Comparação entre Arduino, FPGA, ASIC e SoC Prof. Odilson Tadeu Valle Instituto Federal de Santa Catarina IFSC Campus São José odilson@ifsc.edu.br 1/22 Conteúdo programático 1 Arduino 2 FPGA 3 ASIC 4 SoC

Leia mais

Introdução ao Arduino

Introdução ao Arduino Projeto Pedagógico do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Introdução ao Arduino Modalidade: presencial Projeto Pedagógico do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Introdução ao Arduino

Leia mais

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico.

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico. A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico. Em um mundo digital, a tecnologia evolui de forma rápida e constante. A cada dia novos equipamentos,

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE INTERFACE GRÁFICA PARA UM SISTEMA DIDÁTICO EM CONTROLE DE PROCESSOS

DESENVOLVIMENTO DE INTERFACE GRÁFICA PARA UM SISTEMA DIDÁTICO EM CONTROLE DE PROCESSOS DESENVOLVIMENTO DE INTERFACE GRÁFICA PARA UM SISTEMA DIDÁTICO EM CONTROLE DE PROCESSOS Ronaldo da Costa Freitas 1 Ágio Gonçalves de Moraes Felipe 2 1 Introdução/ Desenvolvimento O uso da automação nos

Leia mais

Kit didático para controle de velocidade e posição de um motor de corrente contínua

Kit didático para controle de velocidade e posição de um motor de corrente contínua https://eventos.utfpr.edu.br//sicite/sicite2017/index Kit didático para controle de velocidade e posição de um motor de corrente contínua RESUMO Marcos Antonio Ribeiro da Silva marcossilva.2014@alunos.utfpr.edu.br

Leia mais

Automatização de experimentos didáticos utilizando arduino

Automatização de experimentos didáticos utilizando arduino https://eventos.utfpr.edu.br//sicite/sicite2017/index Automatização de experimentos didáticos utilizando arduino RESUMO Marco Antonio de Queiroz Vianna Junior Marcovianna.jr@gmail.com Universidade Tecnológica

Leia mais

Controle de Tensão de Mini Aerogerador e Interface com Plataformas Computacionais Utilizando Arduíno

Controle de Tensão de Mini Aerogerador e Interface com Plataformas Computacionais Utilizando Arduíno Controle de Tensão de Mini Aerogerador e Interface com Plataformas Computacionais Utilizando Arduíno Code: 19.025 F. O. Matos, J. N. Jesus, M. L. Andrade, T. O. Nascimento e G. N. A. Maranhão Universidade

Leia mais

Arduino. Gilmar Aquino

Arduino. Gilmar Aquino Arduino Gilmar Aquino Microcontroladores; O que é o Arduino; Sumário A origem do Arduino; Por que Arduino; Placas; Hardware; Shields; Módulos; Software; Exemplo de aplicação; Dicas, Sites e Livros; Prática.

Leia mais

Curso: Tecnologias educacionais de baixo custo. Conector Ciência:

Curso: Tecnologias educacionais de baixo custo. Conector Ciência: Curso: Tecnologias educacionais de baixo custo. Conector Ciência: www.conecien.com O que é o Arduino? Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre projetada com um microcontrolador

Leia mais

Projeto 01. Adriano Joaquim de Oliveira Cruz Instituto de Matemática UFRJ 2015 Adriano Cruz. 30 de agosto de 2015

Projeto 01. Adriano Joaquim de Oliveira Cruz Instituto de Matemática UFRJ 2015 Adriano Cruz. 30 de agosto de 2015 Projeto 01 Adriano Joaquim de Oliveira Cruz Instituto de Matemática UFRJ 2015 Adriano Cruz 30 de agosto de 2015 1 Introdução Este projeto é baseado no Laboratório 01 do Livro Head First C [2]. A idéia

Leia mais

INFORMAÇÕES GERAIS DO TRABALHO

INFORMAÇÕES GERAIS DO TRABALHO INFORMAÇÕES GERAIS DO TRABALHO Título do Trabalho: Desenvolvimento de Módulo Didático para a Utilização em Plataforma Arduino Autor (es): Marielle Jordane da Silva, Corina Fonseca de Carvalho Macedo, Deborah

Leia mais

Arduino Lab 02 Sensor de luminosidade e display de LCD 16 2

Arduino Lab 02 Sensor de luminosidade e display de LCD 16 2 Arduino Lab 02 Sensor de luminosidade e display de LCD 16 2 Display de LCD 16 2 Neste Lab, iremos descrever como conectar o sensor BH1750FVI, já citado no Lab 01, ao Arduino Micro e à um display. A indicação

Leia mais

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - EAD

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - EAD GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - EAD Com o advento da indústria 4.0, há uma crescente demanda de profisisonais com habilidades de desenvolver dispositivos e softwares para as mais variadas áreas

Leia mais

CONTROLE DE NÍVEL ATRAVÉS DE UMA VÁLVULA ESFÉRICA

CONTROLE DE NÍVEL ATRAVÉS DE UMA VÁLVULA ESFÉRICA CONTROLE DE NÍVEL ATRAVÉS DE UMA VÁLVULA ESFÉRICA Marco Aurélio Lage Duarte 1 Brenda Mendes Lopes 2 Accacio Ferreira dos Santos 3 PALAVRAS-CHAVE: válvula esférica; controle de nível; sintonia PI; Arduino.

Leia mais

Desenvolvimento de um kit didático para o controle de temperatura baseado em uma célula de efeito Peltier

Desenvolvimento de um kit didático para o controle de temperatura baseado em uma célula de efeito Peltier https://eventos.utfpr.edu.br//sicite/sicite2017/index Desenvolvimento de um kit didático para o controle de temperatura baseado em uma célula de efeito Peltier RESUMO Daniel Izumi Katagiri izumi.katagiri@gmail.com

Leia mais

Arduino Básico: As versatilidades desta plataforma na prática

Arduino Básico: As versatilidades desta plataforma na prática Arduino Básico: As versatilidades desta plataforma na prática Apresentação Kleber Rocha Bastos Luan Silva Santana Wellington Assunção Azevedo Graduado em Engenharia de Computação pela FAINOR Graduado em

Leia mais

CURSO DE ROBÓTICA PARA ENSINO MÉDIO

CURSO DE ROBÓTICA PARA ENSINO MÉDIO CURSO DE ROBÓTICA PARA ENSINO MÉDIO Autor (1): José Torres Coura Neto; Co-autor (2): Fernando Costa Fernandes Gomes; Orientador (3): Euler Cássio Tavares de Macêdo (1) Universidade Federal da Paraíba,

Leia mais

Figura 4.2: Matriz Curricular

Figura 4.2: Matriz Curricular Figura 4.2: Matriz Curricular 3660 Fundamentos de Matemática e Estatística Física Eletrônica Algoritmos e Programação Arquitetura de Computadores Metodologias e Técnicas de Computação Engenharia e Sistemas

Leia mais

BENGALA ELETRÔNICA MICROCONTROLADA

BENGALA ELETRÔNICA MICROCONTROLADA BENGALA ELETRÔNICA MICROCONTROLADA Ana Clara Amorim Andrade 1 Júlia Fagundes Gomes 2 Nayôto Saulo Santos Silva 3 Nelson Alexandre Estevão 4 PALAVRAS-CHAVE: inclusão; bengala eletrônica; deficiência visual;

Leia mais

AUTOMAÇÃO DE PORTA COM FECHADURA ELÉTRICA UTILIZANDO CLP ARDUINO E TECNOLOGIA BLUETOOTH 1 INTRODUÇÃO

AUTOMAÇÃO DE PORTA COM FECHADURA ELÉTRICA UTILIZANDO CLP ARDUINO E TECNOLOGIA BLUETOOTH 1 INTRODUÇÃO AUTOMAÇÃO DE PORTA COM FECHADURA ELÉTRICA UTILIZANDO CLP ARDUINO E TECNOLOGIA BLUETOOTH Lucas Martins Zonta¹, Henrique Augusto dos Reis Keese¹, Alexandre Magno de Lima Ferreira¹, William Moreira¹, Ricardo

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR BACHARELADO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO. 1º Período

MATRIZ CURRICULAR BACHARELADO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO. 1º Período MATRIZ CURRICULAR BACHARELADO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO 1º Período Código Disciplina CHT 1 CHP 2 CH Total Pré-requisitos Dados I 40 40 80 - Cálculo I 80-80 - Fundamentos da Computação 40-40 - Fundamentos

Leia mais

1 RESUMO. Palavras-chave: Controle, encoders, motor CC. 2 INTRODUÇÃO

1 RESUMO. Palavras-chave: Controle, encoders, motor CC. 2 INTRODUÇÃO 1 RESUMO Na sociedade moderna se tornou cada vez mais presente e necessário meios de controlar dispositivos levando em consideração precisões maiores e perdas menores. Em diversos cenários o controle de

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO. Smart Relay SISTEMA DE AUTOMAÇÃO POR COMANDO DE VOZ

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO. Smart Relay SISTEMA DE AUTOMAÇÃO POR COMANDO DE VOZ PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO Smart Relay SISTEMA DE AUTOMAÇÃO POR COMANDO DE VOZ CURITIBA 2013 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO

Leia mais

Arduino. Prof. Jener Toscano Lins e Silva

Arduino. Prof. Jener Toscano Lins e Silva Governo do Estado de Pernambuco Secretaria de Educação Secretaria Executiva de Educação Profissional Escola Técnica Estadual Professor Agamemnon Magalhães ETEPAM Introdução ao Arduino Prof. Jener Toscano

Leia mais

MINICURSO: FLIPPED CLASSROOM A SALA DE AULA INVERTIDA EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA

MINICURSO: FLIPPED CLASSROOM A SALA DE AULA INVERTIDA EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA MINICURSO: FLIPPED CLASSROOM A SALA DE AULA INVERTIDA EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA Carlos Roberto Ferreira Universidade Estadual do Centro-Oeste prof.crferreira@gmail.com Resumo: Este minicurso

Leia mais

ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS Resumo ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS Kelli Fernanda Roznowski Göttems - Bolsista, Iniciação Científica - CNPQ d9703196@rla14.pucpr.br

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS - 2017.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: CÁLCULO I Estudo e aplicação de limites. Estudo e aplicação de derivadas. Estudo de soluções de problemas com utilização

Leia mais

ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO Bacharelado. ANEXO I - Matriz Curricular de Disciplinas- Modelo. NÚCLEO (Res CNE 11/2002) Presencial.

ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO Bacharelado. ANEXO I - Matriz Curricular de Disciplinas- Modelo. NÚCLEO (Res CNE 11/2002) Presencial. AXO I Matriz Curricular de Disciplinas Modelo 1º SEMESTRE B.MATTRI.001 Cálculo Diferencial e Integral I B.MATTRI.002 Geometria Analítica B.ENGTRI.003 Desenho Técnico 3 7 2,2 42,7 B.ECPTRI.003 Introdução

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS - 2016.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: CÁLCULO I DISCIPLINA: FÍSICA I Estudo do centro de Massa e Momento Linear. Estudo da Rotação. Estudo de Rolamento, Torque

Leia mais

Scaling Up Inclusion: Robotics, a STEM focused Project. Centro de Formação de Associação de Escolas Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel

Scaling Up Inclusion: Robotics, a STEM focused Project. Centro de Formação de Associação de Escolas Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel Scaling Up Inclusion: Robotics, a STEM focused Project Centro de Formação de Associação de Escolas Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel Alberto Brochado, Eugénio Oliveira, Fernando Coelho Alberto Brochado,

Leia mais

Uso de Dispositivos Móveis no Ensino de Matemática. Fábio E. Kaspar Nº Usp: Ricardo O. Teles Nº Usp:

Uso de Dispositivos Móveis no Ensino de Matemática. Fábio E. Kaspar Nº Usp: Ricardo O. Teles Nº Usp: Uso de Dispositivos Móveis no Ensino de Matemática Fábio E. Kaspar Nº Usp: 7991166 Ricardo O. Teles Nº Usp: 7991444 Sumário Terminologia Introdução Evolução das tecnologias Benefícios da M-learning M-learning

Leia mais

Palavras-chave: Práticas Educativas; matemática; informática; softwares.

Palavras-chave: Práticas Educativas; matemática; informática; softwares. UMA PRÁTICA EDUCATIVA ENTRE A MATEMÁTICA E A INFORMÁTICA: CONSTRUINDO SOFTWARES MATEMÁTICOS COM A PLATAFORMA LAZARUS. Lutiele Machado Godois Instituto Federal Farroupilha- Campus São Borja lutigodois@gmail.com

Leia mais

TREINAMENTO PARA COMPETIÇÕES DE PROGRAMAÇÃO: Estudo de caso nas turmas do técnico em informática integrado do Câmpus Muzambinho RESUMO

TREINAMENTO PARA COMPETIÇÕES DE PROGRAMAÇÃO: Estudo de caso nas turmas do técnico em informática integrado do Câmpus Muzambinho RESUMO TREINAMENTO PARA COMPETIÇÕES DE PROGRAMAÇÃO: Estudo de caso nas turmas do técnico em informática integrado do Câmpus Muzambinho Leonardo S. da COSTA 1 ; Tiago G. BOTELHO 2 RESUMO Competições de programação

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG LEI Nº., DE //00, PUBLICADA NO DOU DE 0//00, SEÇÃO I, PAGS. I - Rua São Luiz Gonzaga, s/n - São Luiz - Formiga - MG - CEP: 0-000 CNPJ: 0../000- Tel: () - - Site: http://www.ifmg.edu.br/formiga Matriz Curricular

Leia mais

Por Sergio Genilson Pfleger PLATAFORMA ROBÓTICA GENÉRICA BASEADA EM ARDUINO.

Por Sergio Genilson Pfleger PLATAFORMA ROBÓTICA GENÉRICA BASEADA EM ARDUINO. Por Sergio Genilson Pfleger PLATAFORMA ROBÓTICA GENÉRICA BASEADA EM ARDUINO. PROBLEMÁTICA: Plataforma Robótica que satisfaça requisitos desejados Problema Asimo - Honda SOLUÇÕES Utilizar o que está disponível

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG LEI Nº., DE //00, PUBLICADA NO DOU DE 0//00, SEÇÃO I, PAGS. I - Rua São Luiz Gonzaga, s/n - São Luiz - Formiga - MG - CEP: 0-000 CNPJ: 0../000- Tel: () - - Site: http://www.ifmg.edu.br/formiga Matriz Curricular

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG LEI Nº., DE //00, PUBLICADA NO DOU DE 0//00, SEÇÃO I, PAGS. I - Rua São Luiz Gonzaga, s/n - São Luiz - Formiga - MG - CEP: 0-000 CNPJ: 0../000- Tel: () - - Site: http://www.ifmg.edu.br/formiga Matriz Curricular

Leia mais

PIBIC/PIBITI/IC Jr Relatório das Atividades de Pesquisa 23ª SEMIC

PIBIC/PIBITI/IC Jr Relatório das Atividades de Pesquisa 23ª SEMIC ATIVIDADES EXECUTADAS PELO BOLSISTA / VOLUNTÁRIO DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Do bolsista: Nome: Carlos Vinícius Machado Caldeira Curso: Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas Eletrônicos Período de vigência

Leia mais

Guia do Projeto MULTÍMETRO DIGITAL

Guia do Projeto MULTÍMETRO DIGITAL ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos PSI - EPUSP PSI 3212 - LABORATÓRIO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS Guia do Projeto 1. Introdução MULTÍMETRO DIGITAL

Leia mais

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA ULBRA Canoas Rio Grande do Sul Brasil. 04, 05, 06 e 07 de outubro de 2017 Minicurso UTILIZAÇÃO DE PLANILHA ELETRÔNICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Leia mais

EXPLORANDO OS RECURSOS DO MICROCONTROLADOR PIC18F4550 E SEU USO EM PRÁTICAS DE LINGUAGEM C

EXPLORANDO OS RECURSOS DO MICROCONTROLADOR PIC18F4550 E SEU USO EM PRÁTICAS DE LINGUAGEM C 5ª Jornada Científica e Tecnológica e 2º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 06 a 09 de novembro de 2013, Inconfidentes/MG EXPLORANDO OS RECURSOS DO MICROCONTROLADOR PIC18F4550 E SEU USO EM PRÁTICAS

Leia mais

UM MODELO EXPERIMENTAL PARA DEMONSTRAR O FUNCIONAMENTO DA LOMBADA ELETRÔNICA UTILIZANDO ARDUINO UNO

UM MODELO EXPERIMENTAL PARA DEMONSTRAR O FUNCIONAMENTO DA LOMBADA ELETRÔNICA UTILIZANDO ARDUINO UNO UM MODELO EXPERIMENTAL PARA DEMONSTRAR O FUNCIONAMENTO DA LOMBADA ELETRÔNICA UTILIZANDO ARDUINO UNO 1 Gabriel Pimenta Carneiro Campelo, 1 Caio César Monteiro de Oliveira Melo, 1,2 Thatyara Freire de Souza

Leia mais

Arduino - Primeiros Passos

Arduino - Primeiros Passos Arduino - Primeiros Passos Por Fábio Souza 06/11/2013 ÍNDICE DE CONTEÚDO 1. Introdução ao Arduino 2. Plataforma de desenvolvimento Arduino 3. Hardware do Arduino 4. Software do Arduino 5. IDE do Arduino

Leia mais

Estrutura. Moderna Plus. Suplementos de Revisão. Caderno do Estudante

Estrutura. Moderna Plus. Suplementos de Revisão. Caderno do Estudante Moderna Plus Estrutura Moderna Plus Livro Texto Portal Caderno do Estudante Suplementos de Revisão Estrutura do Livro Texto Livro texto - Professor No total são três livros que dividem todo o conteúdo

Leia mais

A OPORTUNIDADE DE CAPACITAR A EDUCAÇÃO RELACIONADA À STEAM (CIÊNCIA, TECNOLOGIA, ENGENHARIA, ARTES, MATEMÁTICA) COM SOLUÇÕES BASEADAS NA INTEL

A OPORTUNIDADE DE CAPACITAR A EDUCAÇÃO RELACIONADA À STEAM (CIÊNCIA, TECNOLOGIA, ENGENHARIA, ARTES, MATEMÁTICA) COM SOLUÇÕES BASEADAS NA INTEL A OPORTUNIDADE DE CAPACITAR A EDUCAÇÃO RELACIONADA À STEAM (CIÊNCIA, TECNOLOGIA, ENGENHARIA, ARTES, MATEMÁTICA) COM SOLUÇÕES BASEADAS NA INTEL Criação 2 O QUE É O MOVIMENTO DE CRIADORES? Movimento de Criadores

Leia mais

PARTE I - IDENTIFICAÇÃO

PARTE I - IDENTIFICAÇÃO Serviço Público Federal Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo FORMULÁRIO-SÍNTESE DA PROPOSTA - SIGProj

Leia mais

PLATAFORMA PARA CARACTERIZAÇÃO DE ELEMENTOS SENSORES PIEZORESISTIVOS 1

PLATAFORMA PARA CARACTERIZAÇÃO DE ELEMENTOS SENSORES PIEZORESISTIVOS 1 PLATAFORMA PARA CARACTERIZAÇÃO DE ELEMENTOS SENSORES PIEZORESISTIVOS 1 Carlos Augusto Valdiero 2, André Luciano Rakowiski 3, Luiz Antônio Rasia 4, Antonio Carlos Valdiero 5. 1 Projeto de Pesquisa Institucional

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 5ª. Série Programação Distribuída A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensinoaprendizagem desenvolvido

Leia mais

UMA ABORDAGEM SOBRE O ESTUDO DE FUNÇÕES QUADRÁTICAS USANDO O GEOGEBRA

UMA ABORDAGEM SOBRE O ESTUDO DE FUNÇÕES QUADRÁTICAS USANDO O GEOGEBRA UMA ABORDAGEM SOBRE O ESTUDO DE FUNÇÕES QUADRÁTICAS USANDO O GEOGEBRA José Vinícius do Nascimento Silva 1 Joselito Elias de Araújo 2 R E S U M O: Com os grandes avanços tecnológicos, os educadores estão

Leia mais

Trabalho desenvolvido a partir da experiência de Extensão Universitária no Projeto Física para Todos" da Unijuí. 2

Trabalho desenvolvido a partir da experiência de Extensão Universitária no Projeto Física para Todos da Unijuí. 2 OFICINAS DE ROBÓTICA: UMA ATIVIDADE DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA VINCULADA AO FÍSICA PARA TODOS 1 ROBOTICS WORKSHOPS: A UNIVERSITY EXTENSION ACTIVITY LINKED TO THE PHYSICS FOR ALL Leonardo Armando Frizzo

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS CAMPUS MONTES CLAROS 1 PERÍODO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS CAMPUS MONTES CLAROS 1 PERÍODO 6.4 Matriz Curricular do Curso de Ciência da Computação 6.4.1 Componentes curriculares obrigatórios 1 PERÍODO Teórica Prática Hora-aula Horas Cálculo I 6 2 8 144 120 - Geometria Analítica e Vetores - Dados

Leia mais

Conversor Braile: Um Aporte ao Processo de Alfabetização de Pessoas com Deficiência Visual ELLWANGER, GUSTAVO TEI X EI RA, EM ANUEL Z AGO

Conversor Braile: Um Aporte ao Processo de Alfabetização de Pessoas com Deficiência Visual ELLWANGER, GUSTAVO TEI X EI RA, EM ANUEL Z AGO Conversor Braile: Um Aporte ao Processo de Alfabetização CRI STI NA PALUDO SANTO S, ALEX ANDRE DO S SANTO S RO QUE, CRI STI ANE ELLWANGER, GUSTAVO TEI X EI RA, EM ANUEL Z AGO Roteiro INTRODUÇÃO REFERENCIAL

Leia mais

PRÓTESES MECÂNICAS DE BAIXO CUSTO CONTROLADAS POR ESTÍMULOS MUSCULARES

PRÓTESES MECÂNICAS DE BAIXO CUSTO CONTROLADAS POR ESTÍMULOS MUSCULARES PRÓTESES MECÂNICAS DE BAIXO CUSTO CONTROLADAS POR ESTÍMULOS MUSCULARES Dyorjenes Henrique A. Santos 1 Matheus Delgado de Azevedo 2 Kesley Roberto Ferreira Silva 3 Thiago Magela Rodrigues Dias 4 Adriano

Leia mais

UTILIZANDO UM MICROCONTROLADOR ARDUINO PARA ACIONAR UMA TRAVA ELÉTRICA COM ETIQUETAS RFID.

UTILIZANDO UM MICROCONTROLADOR ARDUINO PARA ACIONAR UMA TRAVA ELÉTRICA COM ETIQUETAS RFID. UTILIZANDO UM MICROCONTROLADOR ARDUINO PARA ACIONAR UMA TRAVA ELÉTRICA COM ETIQUETAS RFID. Vitor Leonardo Pauloski, Giovanir José de Oliveira, Fernando Caetano da Silva, Guilherme Henrique F. Santos. Instituto

Leia mais

UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA ESCOLA SUPERIOR TÉCNICA - ESTEC

UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA ESCOLA SUPERIOR TÉCNICA - ESTEC I. Sistemas de Computação Código - Tipo - Nuclear Nível - 1 Ano - 1º Semestre 1º Créditos - 6 = 150 horas (64 de contacto + 86 de estudo). Curso: Licenciatura em Informática 1. Introdução A disciplina

Leia mais

Manual Técnico Protuino FTDi

Manual Técnico Protuino FTDi Manual Técnico Protuino FTDi Introdução Protuino é uma palavra derivada de Protoboard e Arduino, ou seja, um Arduino montado em uma Protoboard. É uma plataforma educacional que visa ensinar os fundamentos

Leia mais

SUPERVISÃO DE VAZÃO E NÍVEL UTILIZANDO PLATAFORMA ARDUINO

SUPERVISÃO DE VAZÃO E NÍVEL UTILIZANDO PLATAFORMA ARDUINO SUPERVISÃO DE VAZÃO E NÍVEL UTILIZANDO PLATAFORMA ARDUINO 1. INTRODUÇÃO Projetado com um micro controlador Atmel AVR de placa única, o Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE 1. Identificação Instituição Docente Curso Unidade Curricular Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Trindade Geovanne Pereira Furriel Técnico Integrado em Automação Industrial

Leia mais

Introdução. O que é o Arduino?

Introdução. O que é o Arduino? Arduino 2 Introdução O que é o Arduino? Arduino é uma plataforma de desenvolvimento de hardware programável que possui um chip Atmel AVR, o qual pode variar dependendo do modelo do Arduino (podendo nos

Leia mais

Guia do Projeto MULTÍMETRO DIGITAL MICROCONTROLADO

Guia do Projeto MULTÍMETRO DIGITAL MICROCONTROLADO ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos PSI - EPUSP PSI 3212 - LABORATÓRIO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS Guia do Projeto 1. Objetivos MULTÍMETRO DIGITAL

Leia mais

ROBÓTICA LIVRE COM ARDUINO: CONCEITOS MATEMÁTICOS ABORDADOS DE FORMA PRÁTICA E SIGNIFICATIVA

ROBÓTICA LIVRE COM ARDUINO: CONCEITOS MATEMÁTICOS ABORDADOS DE FORMA PRÁTICA E SIGNIFICATIVA ROBÓTICA LIVRE COM ARDUINO: CONCEITOS MATEMÁTICOS ABORDADOS DE FORMA PRÁTICA E SIGNIFICATIVA Aline Mendes Vasco aline.m.vasco@gmail.com Bruno Ribeiro da Costa brcosta.mat@gmail.com Gillys Vieira da Silva

Leia mais

AS NOVAS TECNOLOGIAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA E NA INCLUSÃO DIGIAL

AS NOVAS TECNOLOGIAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA E NA INCLUSÃO DIGIAL AS NOVAS TECNOLOGIAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA E NA INCLUSÃO DIGIAL Geane Ferreira Freitas (1), Belchior Oliveira Trigueiro da Silva (2) ; Sirlene Alves Nunes (3) (1) Universidade

Leia mais

Moderna Plus Matemática

Moderna Plus Matemática Moderna Plus Matemática Estrutura Estrutura do Livro Texto Livro texto No total são três livros que dividem todo o conteúdo de matemática do ensino médio. Partes Cada livro é divido em três partes com

Leia mais

RESUMO. Leonardo de Oliveira Almeida Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

RESUMO. Leonardo de Oliveira Almeida Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, Paraná, Brasil https://eventos.utfpr.edu.br//sei/sei2017 Leonardo de Oliveira Almeida lalmeida@alunos.utfpr.edu.br Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, Paraná, Brasil Simone Nasser Matos snasser@utfpr.edu.br

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG LEI Nº., DE //00, PUBLICADA NO DOU DE 0//00, SEÇÃO I, PAGS. I - Rua São Luiz Gonzaga, s/n - São Luiz - Formiga - MG - CEP: 0-000 Tel: () - - Site: http://www.formiga.ifmg.edu.br Matriz Curricular FGGELET

Leia mais

APLICAÇÃO DO PROJETO PROGRAMAÇÃO, ROBÓTICA E AUTOMAÇÃO

APLICAÇÃO DO PROJETO PROGRAMAÇÃO, ROBÓTICA E AUTOMAÇÃO APLICAÇÃO DO PROJETO PROGRAMAÇÃO, ROBÓTICA E AUTOMAÇÃO Resumo Herick Cardoso Mengue 1 Alan Webber 2 Mauricio de Carvalho 3 Adrina Buendo da Silva 4 Ramon dos Santos Lummertz 5 Vinícius Silveira Magnus

Leia mais

Aluno do curso de graduação em Engenharia Mecânica da UNIJUÍ, bolsista PIBIC/CNPq, 3

Aluno do curso de graduação em Engenharia Mecânica da UNIJUÍ, bolsista PIBIC/CNPq, 3 INTEGRAÇÃO ARDUINO - SIMULINK APLICADA A SENSORES PARA SISTEMAS MECATRÔNICOS 1 ARDUINO - SIMULINK INTEGRATION APPLIED TO SENSORS FOR MECHATRONICS SYSTEMS Giovani Prates Bisso Dambroz 2, Matias Alles Hubert

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 05 ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação

Leia mais

RESULTADO DOS TRABALHOS INSCRITOS PARA II SEMANA DE PESQUISA E EXTENSÃO- CAMPUS TELÊMACO BORBA

RESULTADO DOS TRABALHOS INSCRITOS PARA II SEMANA DE PESQUISA E EXTENSÃO- CAMPUS TELÊMACO BORBA DOS TRABALHOS INSCRITOS PARA II SEMANA DE PESQUISA E EXTENSÃO- CAMPUS TELÊMACO BORBA "ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE FÍSICA: OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS EXPERIMENTAIS DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO ESTADO DO

Leia mais

Apresentação do Curso

Apresentação do Curso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Universidade Federal de Campina Grande Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação Processamento

Leia mais

AVALIAÇÃO DE SOFTWARES EDUCATIVOS PARA O ENSINO DA FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

AVALIAÇÃO DE SOFTWARES EDUCATIVOS PARA O ENSINO DA FÍSICA NO ENSINO MÉDIO AVALIAÇÃO DE SOFTWARES EDUCATIVOS PARA O ENSINO DA FÍSICA NO ENSINO MÉDIO Resumo Vagner Santos da Silva; Erivaldo de Souza Barbosa; Leonardo Cinésio Gomes Universidade Federal da Paraíba, vagner.silva@dcx.ufpb.br

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Sistemas de Informação Disciplina: Arquitetura e Organização de Computadores

PLANO DE APRENDIZAGEM. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Sistemas de Informação Disciplina: Arquitetura e Organização de Computadores PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Sistemas de Informação Disciplina: Arquitetura e Organização de Computadores Código: SIF06 Professor: Erick Barros Nascimento E-mail:

Leia mais

Aula 1 Apresentação e Conceitos Iniciais. Wellington Cássio Faria fb.com/wellingtoncf

Aula 1 Apresentação e Conceitos Iniciais. Wellington Cássio Faria fb.com/wellingtoncf Aula 1 Apresentação e Conceitos Iniciais Formação: Professor: Curso técnico Médio (2o grau) Técnico em Eletrônica Industrial, CEP - Centro de Educação Profissional Tancredo Neves (julho/2010) - concluída.

Leia mais

Projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência 2

Projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência 2 PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO COM AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA 1 TEACHING AND LEARNING PROPOSAL FOR FIRST YEAR HIGH SCHOOL STUDENTS WITH THE HELP OF GEOGEBRA

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO Fundada em 21 de dezembro de 1964 MANTENEDORA DAS FACULDADES DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS, ADMINISTRATIVAS, COMPUTAÇÃO, FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DOM BOSCO, FACULDADE DE ENGENHARIA

Leia mais

Sistema Irrigatório Utilizando Tecnologia Arduino

Sistema Irrigatório Utilizando Tecnologia Arduino Sistema Irrigatório Utilizando Tecnologia Arduino Thiene de Oliveira Santos 1, Tiago Piperno Bonetti 1 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil thiene.oliveira.santos@gmail.com, bonetti@unipar.br

Leia mais

Softwares para Eletrônica

Softwares para Eletrônica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Eletrônicos Projeto de TCC Softwares para Eletrônica

Leia mais

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA ENFATIZANDO O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA COM A LINGUAGEM LOGO

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA ENFATIZANDO O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA COM A LINGUAGEM LOGO VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA ULBRA Canoas Rio Grande do Sul Brasil. 04, 05, 06 e 07 de outubro de 2017 Minicurso ENFATIZANDO O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA COM A LINGUAGEM LOGO Genilton

Leia mais

Arduíno makey makey como tecnologia assistiva para a comunicação alternativa

Arduíno makey makey como tecnologia assistiva para a comunicação alternativa Arduíno makey makey como tecnologia assistiva para a comunicação alternativa Resumo Jorge Charles Kamil Moojen 1, Roberto dos Santos Rabello 1 1 Iceg Universidade de Passo Fundo (UPF) BR 285, Bairro São

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS Habilitação Profissional: TÉCNICO EM MECATRÔNICA

Leia mais

MINICURSO - PLATAFORMA ARDUINO Eixo de Informação e Comunicação Gil Eduardo de Andrade

MINICURSO - PLATAFORMA ARDUINO Eixo de Informação e Comunicação Gil Eduardo de Andrade Introdução MINICURSO - PLATAFORMA ARDUINO Eixo de Informação e Comunicação Gil Eduardo de Andrade A oficina proposta neste documento apresenta conceitos iniciais e intermediários sobre o funcionamento

Leia mais

Ementário das disciplinas do curso de Engenharia da Computação. - Núcleo Básico -

Ementário das disciplinas do curso de Engenharia da Computação. - Núcleo Básico - Ementário das disciplinas do curso de Engenharia da Computação Currículo 6 Criado pelo CDI em 30/05/2016 - Núcleo Básico - NB 019 - Cálculo I CH Teórica 160 CH Prática 00 CH Total 160 cr 8 Funções. Limites.

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA MARCOS VINÍCIUS CARDOSO DE OLIVEIRA LUCAS HENRIQUE LIMA SISTEMA DE COMUNICAÇÃO DE DADOS UTILIZANDO ARDUINO E MÓDULO RF 433 MHz BRASÍLIA 2017 MARCOS VINÍCIUS CARDOSO DE

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG Matriz Curricular FGGELET - Bacharelado em Engenharia Elétrica 0. Disciplinas Obrigatórias FGGELET.0 Álgebra Linear FGGCOMP.0 - Álgebra Linear / FGGMATE.0 - Álgebra Linear FGGELET.00 Cálculo I FGGCOMP.00

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 056, DE 27 DE AGOSTO DE 2015 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG Matriz Curricular FGGELET - Bacharelado em Engenharia Elétrica 00. Disciplinas Obrigatórias FGGELET.00 FGGELET.00 Algoritmos e Programação I Cálculo I 0,00 FGGCOMP.0 - Algoritmos I / FGGELET.0 - Algoritmos

Leia mais

AULA 6 - INTRODUÇÃO AO ARDUINO Revisão de Eletrônica Digital e introdução aos Sistemas Computacionais.

AULA 6 - INTRODUÇÃO AO ARDUINO Revisão de Eletrônica Digital e introdução aos Sistemas Computacionais. AULA 6 - INTRODUÇÃO AO ARDUINO Revisão de Eletrônica Digital e introdução aos Sistemas Computacionais. 6.1 Objetivo: O objetivo desta aula é mostrar aos alunos o que é e como funciona o Arduino e seus

Leia mais

CARACTERÍSTICAS principais

CARACTERÍSTICAS principais Os sensores tornaram-se peças fundamentais à Automação Industrial. Sensores e transdutores destacam-se como importantes componentes que fazem a interface de um sistema automatizado com o ambiente externo.

Leia mais

Computação para química: Programas computacionais como ferramentas didáticas para o ensino-aprendizado da química

Computação para química: Programas computacionais como ferramentas didáticas para o ensino-aprendizado da química Computação para química: Programas computacionais como ferramentas didáticas para o ensino-aprendizado da química FARIAS,Fellipe F. S. (bolsista); SILVA, Philipe D. A. (bolsista); CUNHA, Cláudia O. (professor

Leia mais

PLANO ANUAL DE DEPENDÊNCIA DE MATEMÁTICA FUNDAMENTAL

PLANO ANUAL DE DEPENDÊNCIA DE MATEMÁTICA FUNDAMENTAL GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SEDUC E.E.E.F.M. MARIA ARLETE TOLEDO Rua Ana Néri - n 6361 - fone: 3321 3876 PLANO ANUAL DE DEPENDÊNCIA DE MATEMÁTICA FUNDAMENTAL Não há ramo

Leia mais

Engenharia de Controle e Automação

Engenharia de Controle e Automação ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 2ª Série Cálculo I Engenharia de Controle e Automação A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensinoaprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto

Leia mais

O Excel como ferramenta no ensino aprendizagem das funções matemáticas

O Excel como ferramenta no ensino aprendizagem das funções matemáticas O Excel como ferramenta no ensino aprendizagem das funções matemáticas Albérico Teixeira Canário de Souza¹, Jonas Elan Teixeira Alves² 1 Especialista em Matemática pela UnB Professor do IFRN - alberico.canario@ifrn.edu.br

Leia mais

Capacitação em Tópicos de Matemática para Professores do Ensino Básico

Capacitação em Tópicos de Matemática para Professores do Ensino Básico https://eventos.utfpr.edu.br//sei/sei2017 Capacitação em Tópicos de Matemática para Professores do Ensino Básico RESUMO Jordana Rafaela Sala Colombo jordanacolombo@alunos.utfpr.edu.br Universidade Tecnológica

Leia mais