WEBNÁRIO 07/03/2018 CLUBE DE MÃES E AMIGOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "WEBNÁRIO 07/03/2018 CLUBE DE MÃES E AMIGOS"

Transcrição

1 WEBNÁRIO 07/03/2018 CLUBE DE MÃES E AMIGOS

2

3 O QUE VAI SER TRATADO Contextualização Para que serve a Ordem DeMolay? Escudo Finalidade e funções de um Clube de Mães e Amigos Organização/Atividades/sugestões/ experiências Novidades no Supremo para Clube de Mães e Amigos

4 Primeiro vou me apresentar: Olá, meu nome é Regina Gioconda de Andrade, sou psicóloga, mestre em educação e doutora em psicologia, coordenadora e professora de um curso de psicologia em Presidente Prudente. Em 2014 participei da reativação do clube de mães Amor e Trabalho do qual faço parte, e fui presidente no primeiro semestre de 2017, quando meu filho Igor Andrade Brito foi Mestre Conselheiro.

5 Igor ingressou no Demolay em 2011, e em meados de 2014 ele viajou e ficou um ano fora do Brasil. Um dos pedidos dele antes da viagem foi que eu e o pai dele (tio Brito) não nos afastássemos da Ordem. E assim fizemos... Compensávamos a saudade de nosso filho junto aos sobrinhos do Capitulo.

6 Participávamos ativamente das atividades e eventos e logo comecei a ser convidada para falar sobre Clube de Mães na nossa região. Atualmente fui designada como coordenadora de clube de Mães para o Estado de São Paulo.

7 HISTÓRIA Em janeiro de 1919, Frank Sherman Land recebeu uma ligação de um Maçom que pedia a Land que recebesse, como pupilo, um jovem órfão de pai que precisava de um emprego de meio expediente e orientações. O moço em questão chamava-se Louis Gordon Lower, tinha 17 anos e ajudava a mãe a manter a família depois da partida do pai.

8 HISTÓRIA A experiência de interação entre os dois foi excelente. Então, Frank Land, pensou em reunir outros jovens (nessa situação ou não) colocando-os em um grupo onde eles tivessem que planejar, organizar e executar atividades de diferentes naturezas para os preparar para a vida adulta. Ou seja, o trabalho administrativo de planejar, organizar e executar é base prática do grupo.

9 ESCOLHA DO NOME O passo seguinte foi escolher um nome para este clube. Uma enxurrada de nomes apareceu e nenhum consenso foi atingido até que o nome e a História de Jacques DeMolay, cavaleiro francês da Idade Média, que exemplificou a fidelidade e lealdade com o seu comportamento de preservar seus amigos da morte.

10 Os princípios Aliado a esse trabalho de administrar o grupo os DeMolays têm também o trabalho de ritual. O trabalho de ritual é a base filosófica da Ordem DeMolay. Durante a Cerimônia de Iniciação os novos membros são apresentados aos preceitos básicos da Ordem que, para o nosso Fundador, são as características básicas dos homens de bem: amar os pais, crer em Deus, ser educado, ter amigos, ser responsável, ser sincero e puro e obedecer às leis.

11 Para que serve a Ordem DeMolay? A Ordem DeMolay é uma organização fraternal, de cunho educacional e filosófico, que visa preparar os jovens para a vida adulta dando a eles lições de como conduzir suas vidas e dando-lhes lições de como realizar atividades cotidianas de um adulto que incluem administrar sua vida pessoal, financeira, em sociedade e outras... Em resumo, pretendemos com todas essas ações criar bons cidadãos, que respeitam as leis, que convivem em harmonia com a sociedade, que auxiliam o próximo em suas necessidades básicas e educacionais e que, por meio do exemplo, sirvam como modelo a ser seguido por todos os jovens.

12 Para que serve a Ordem DeMolay? Ou, nas palavras do Primeiro Diácono na Cerimônia de Iniciação: O grande objetivo de nossa Ordem é ensinar e praticar as virtudes que nos levam a uma vida pura, reta, patriótica e reverente, como a melhor preparação para a maioridade da qual nos aproximamos. Nós procuramos, sinceramente, ser melhores filhos, melhores irmãos e melhores amigos, para que, ao chegarmos aos anos da maioridade, possamos ser melhores homens.

13 A ORDEM DEMOLAY Família DeMolays (membros) Capítulo Loja (Tios)

14 ORGANOGRAMA DeMolay Internac ional Suprem o Conselh o Grande Conselh o Conselh o Consulti vo Gabinet e Nacional Gabinet e Estadual Capítulo s DeMolay

15 EXISTE DIFERENÇA DESTES ESCUDOS?

16 SIGNIFICADO DO ESCUDO O escudo é em formato de coração, demonstrando a afeição que as Mães sentem pela Ordem DeMolay e seus membros.

17 SIGNIFICADO DO ESCUDO A coroa de louros, colocada em cada lado do escudo, são símbolos da apreciação que todos os DeMolays sentem em seus corações por suas queridas Mães.

18 SIGNIFICADO DO ESCUDO Os 10 rubis ou pérolas colocados na coroa de louros representam os fundadores da Ordem DeMolay, Frank S. Land, e os nove originais DeMolays.

19 SIGNIFICADO DO ESCUDO No design do escudo está inserida a Cruz de Malta, o grande símbolo das Cruzadas cujo dever era o de proteger os Peregrinos Cristãos que percorriam o caminho até Jerusalém.

20 SIGNIFICADO DO ESCUDO Isto nos recorda o espírito protetor que todas as Mães asseguram aos seus Filhos DeMolays - Peregrinos na grande aventura da vida.

21 SIGNIFICADO DO ESCUDO As 10 estrelas representam a esperança. Este número alude as Sete Virtudes Cardeais da Ordem DeMolay e seus 3 Princípios - Amor à Deus, Amor à Família e o Amor à Pátria.

22 7 VIRTUDES

23 3 Princípios Amor à Deus, Amor à Família e o Amor à Pát

24 SIGNIFICADO DO ESCUDO A lua crescente nos recorda que é a lua em seu primeiro quarto que nos dá a promessa das benesses que virão.

25 SIGNIFICADO DO ESCUDO Torna-se o símbolo dos anos da juventude com suas promessas de grandes realizações. Estas realizações brilham assim como a estrela da manhã que se encontra inseridas no centro do quarto crescente.

26 SIGNIFICADO DO ESCUDO As espadas cruzadas representam a força. O emblema inteiro é encabeçado por um elmo gracioso, representando a cavalaria, e a coroa da rainha.

27 FINALIDADE DO CLUBE DE MÃES A finalidade do Clube de Mães é de cooperar e auxiliar o Conselho Consultivo do Capítulo em promover o crescimento do Capítulo e de seus membros, servir ao Capítulo e aumentar o interesse de cada jovem pela Ordem DeMolay.

28 QUAIS FUNÇÕES DESEMPENHA UM CLUBE DE MÃES? 1. Encorajar os DeMolays a se fazerem presentes nas reuniões do Capítulo ; 2. Estimular o interesse dos jovens por atividades educacionais, culturais, filantrópicas e de lazer; 3. Ajudar na obtenção e pelo zelo dos materiais do Capítulo, como: a) Capas b) Velas c) Bandeira Nacional d) Coroa

29 QUAIS FUNÇÕES DESEMPENHA UM CLUBE DE MÃES? 4. Patrocinar medalhas e troféus para eventuais competições esportivas, intelectuais etc; 5. Ajudar na organização de cerimonias públicas; 6. Preparar lanches, almoços ou jantares ao fim de cerimonias publicas ou ordinárias do Capítulo; 7. Prestar atenção especial a os DeMolay que estejam enfermos, morando sozinhos, fora, ou ainda, prestando serviço militar, dentre outras diversas funções que podem ser atribuídas ao Clube, estando em seu regimento. 8. Ajudar nas atividades previstas no Guia de Planejamento de Atividades Capitulares

30 Financeiro A) Os Clubes não necessitam de CNPJ ou dotação orçamentária própria. Afinal o nosso foco deve ser sempre o Capítulo; B) As atividades de arrecadação devem ser as mesmas do Capitulo.

31 Organização do clube Aprovação do Conselho Obter contato dos membros do Clube Cadastrar no SISDM Utilizar o Guia do clube de mães e amigos

32 Organização Atividades Sugestões Experiências

33

34

35 DESFILE 7 DE SETEMBRO

36 ALMOÇO DE INICIAÇÃO

37 Palestra para famílias dos iniciáticos

38

39 Chevalier

40

41

42 Posse do MC

43 Posse do Conselho Consultivo

44 Posse do Clube de Mães e amigos Amor e Trabalho

45 INDICADORES DEFINIDOS PELO SUPREMO CONSELHO ATIVIDADE Realização de Iniciação Registrar iniciações no prazo Registrar elevações no prazo Número de Iniciados Número de Elevados Regularidade Anual Participação na Campanha de Excelência Conclusão na Campanha de Excelência DESCRIÇÃO Realizar e registrar a realização das Cerimônias de Iniciação e Elevação no primeiro e segundo semestre; A média em dias entre a iniciação e o cadastro deve ser de até 20 dias; A iniciação de 8 (oito) membros por Capítulo da Jurisdição; A elevação de 6 (seis) membros por Capítulo da Jurisdição; Realizar o pagamento e envio dos pacotes referente anuidade do Capítulo e do Conselho Consultivo; Providenciar a inscrição do Capítulo no CNIE(Campanha Nacional de Incentivo a Excelência) O Capítulo preencher todos os requisitos da CNIE(Campanha Nacional de Incentivo a Excelência)

46 CAMPANHA NACIONAL DE INCENTIVO A EXCELÊNCIA ATIVIDADE DESCRIÇÃO Planejamento Deve-se preencher o modelo de planejamento disponibilizado no Sistema do Supremo Conselho e entregar para todos os membros do Capítulo e Conselho Consultivo; Oficio de Nomeação dos Oficiais O Mestre Conselheiro deve nomear os oficiais que servirão o Capítulo durante o primeiro semestre Oficio de nomeação das Comissões Capitulares Calendário Dia de Devoção Dia Em Memória a Jacques DeMolay É dever do Mestre Conselheiro, nomear não somente sua equipe ritualística, mas sim sua equipe de membros de comissões do Capítulo O calendário será o que os Membros do Capítulo (DeMolay s) e Conselho Consultivo terão para organizarem-se na participação das atividades Capitulares No Dia de Devoção, é dever dos membros de cada Capítulo DeMolay frequentar alguma igreja em grupo No dia em Memória a Jacques DeMolay (reunião mais próxima do dia 18 de março), será o dever de cada Capítulo organizar um programa em memória e honra ao Herói Mártir Jacques DeMolay.

47 CAMPANHA NACIONAL DE INCENTIVO A EXCELÊNCIA ATIVIDADE DESCRIÇÃO Dia Das Mães Arrecadação de Fundos Atividade Esportiva Concessão de Graus Trabalho com a Maçonaria No dia das mães é dever de cada Capítulo realizar uma reunião especial à qual as mães serão convidadas a participar e na qual serão devidamente homenageadas. Deve realizar alguma atividade para arrecadar fundos para o Capítulo. Deve realizar uma atividade esportiva entre os membros do Capítulo. Deve-se ser concedido os Graus Iniciático e DeMolay durante o mandato Deve ser realizada uma atividade em parceira com a maçonaria, onde o Capítulo planeje, organize e execute algo em conjunto com uma Loja Patrocinadora. Programa de Incentivo a Frequência Trabalho Social Trabalho Cívico Ano DeMolay Deve desenvolver alguma atividade que incentive a participação dos membros nas reuniões do Capítulo. Deve ser realizada uma atividade de assistência social. Realizar uma atividade que envolva a comunidade sobre a educação cívica. Realizar uma atividade que envolva a comunidade relacionado ao tema anual

48 PRINCIPAIS DESAFIOS Ajudar os jovens sem fazer o que deve ser feito em seu lugar. Incentivar a participação das Mães. Criar e manter um clima de harmonia. Lidar com a autoridade do Conselho, cumprindo com as questões hierárquicas.

49 IDENTIDADE CLUBE DE MÃES E AMIGOS

50

51 CERIMONIA Atualmente existe a Cerimônia de Posse dos Clubes de Mães e Amigos. O Ritual deve ser usado de forma correta e sem alterar o seu texto. Afinal o Ritual é um dos maiores ícones da Ordem DeMolay e deve ser seguido fielmente.

52 DECRETO N 010/ , DE 10 DE JANEIRO DE 2018 DECRETA: Art. 1º Instituir os Prêmios Ágape, Meu Exemplo e Preceptor Herói. 1º - Os Prêmios são compostos pelos seguintes requisitos: I - Prêmio Ágape: a) Destinado a membros do Clube de Mães e Amigos que devem: 1. ter desempenhado serviços notáveis em benefício da Ordem DeMolay; e 2. estar devidamente registrado no SCODRFB.

53 Indicação de leitura:

54

55 OBRIGADA!!!!!!!!!!!

56 #orgulhodesermaedemolay

Processo de Sindicância Unificado

Processo de Sindicância Unificado 1 Fundado outubro Filiado ao Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil em 23 de de 2004 Processo de Sindicância Unificado Candidato: 1 PETIÇÃO DE INICIAÇÃO 1. NÃO AMASSE,

Leia mais

Gabinete Nacional. Gestão SCODRFB Cultivando Sonhos. MCE - SP Abner Edwin Perico

Gabinete Nacional. Gestão SCODRFB Cultivando Sonhos. MCE - SP Abner Edwin Perico Gabinete Nacional Gestão 2018-2019 SCODRFB Cultivando Sonhos MCE - SP Abner Edwin Perico 1 Introdução à CNIE O prêmio de Past Mestre Conselheiro por Serviços Meritórios Quaisquer dúvidas podem ser sanadas

Leia mais

REGULAMENTO DO CAPÍTULO PADRÃO 2014 GRANDE CAPÍTULO DO ESTADO DE RONDÔNIA

REGULAMENTO DO CAPÍTULO PADRÃO 2014 GRANDE CAPÍTULO DO ESTADO DE RONDÔNIA REGULAMENTO DO CAPÍTULO PADRÃO 2014 GRANDE CAPÍTULO DO ESTADO DE RONDÔNIA O QUE É? O Capítulo Padrão, instituído pela Diretoria Executiva do Grande Capítulo do Estado de Rondônia, é um prêmio de reconhecimento

Leia mais

Prêmio DeMolay de Alma

Prêmio DeMolay de Alma Prêmio DeMolay de Alma Instituído no dia 17 de Agosto de 2017 pelo Decreto N.º 002/2017-2019, o Prêmio DeMolay de Alma tem como objetivo estimular, reconhecer e valorizar os maçons que acompanham os trabalhos

Leia mais

Quase tudo sobre a Ordem dos Escudeiros"

Quase tudo sobre a Ordem dos Escudeiros Quase tudo sobre a Ordem dos Escudeiros" POR: LEONARDO ALVES DIAS MEMBRO DA COMISSÃO NACIONAL PARA ORDEM DOS ESCUDEIROS SCODRFB SUBCOMISSÃO DE ORIENTAÇÃO RITUALÍSTICA COORDENADOR ESTADUAL PARA A ORDEM

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA OS CLUBE DE MÃES E AMIGOS DA ORDEM DEMOLAY NO ÂMBITO DO GRANDE CONSELHO DO ESTADO DO PARANÁ.

ORIENTAÇÕES PARA OS CLUBE DE MÃES E AMIGOS DA ORDEM DEMOLAY NO ÂMBITO DO GRANDE CONSELHO DO ESTADO DO PARANÁ. ORIENTAÇÕES PARA OS CLUBE DE MÃES E AMIGOS DA ORDEM DEMOLAY NO ÂMBITO DO GRANDE CONSELHO DO ESTADO DO PARANÁ. Preâmbulo: Apoiados na primeira das virtudes de nossa amada Ordem e no espírito de fraternidade,

Leia mais

Supremas Instruções PEDRO GABRIEL C OMI S SÃO N A C I ON A L D E R I T UA L E L I T URGI A - S CODR FB

Supremas Instruções PEDRO GABRIEL C OMI S SÃO N A C I ON A L D E R I T UA L E L I T URGI A - S CODR FB Supremas Instruções PEDRO GABRIEL COMISSÃO NACIONAL DE R ITUAL E LITURGIA - SCODRFB SUPREMAS INSTRUÇÕES O que são? Art. 20 do RG; Quem as produz? Quem as ratifica? SUPREMAS INSTRUÇÕES https://sis.demolaybrasil.org.br/

Leia mais

VOUCHER DEMOLAY. Página 1

VOUCHER DEMOLAY. Página 1 VOUCHER DEMOLAY Página 1 Janeiro-2019 SUMÁRIO 1. O que é Voucher DeMolay?... 3 2. A NECESSIDADE... 4 3. COMPETÊNCIAS & AÇÕES... 5 4. RESULTADOS IMEDIATOS... 6 5. PASSO A PASSO PARA CRIAÇÃO DE VOUCHERS...

Leia mais

HONRARIAS E PRÊMIOS DA ORDEM DeMOLAY

HONRARIAS E PRÊMIOS DA ORDEM DeMOLAY HONRARIAS E PRÊMIOS DA ORDEM DeMOLAY Este material tem por objetivo regulamentar e explicar os procedimentos e requisitos de todas as honrarias e prêmios da Ordem DeMolay. DEFINIÇÕES HONRARIA PRÊMIO uma

Leia mais

Investidura em Honrarias

Investidura em Honrarias Investidura em Honrarias MAYKEL DASSI COMISSÃO NACIONAL DE R ITUAL E LITURGIA - SCODRFB Legião de Honra Quem pode ser investido? - Legião de Honra Ativa Ser um Sênior DeMolay; Possuir 30 (trinta) anos

Leia mais

Manual para Fundação de Capítulos

Manual para Fundação de Capítulos Manual para Fundação de Capítulos CONTEÚDO CONTEÚDO... 2 O QUE É A ORDEM DEMOLAY?... 3 NO QUE SE BASEIA A ORDEM DEMOLAY?... 3 COMO FUNDAR UM CAPÍTULO DEMOLAY?... 4 CONSIGA UM CORPO PATROCINADOR... 4 ESCOLHA

Leia mais

EDITAL 001 CERTIFICADO DE REFERÊNCIA NACIONAL 2011/2012

EDITAL 001 CERTIFICADO DE REFERÊNCIA NACIONAL 2011/2012 EDITAL 001 CERTIFICADO DE REFERÊNCIA NACIONAL 2011/2012 - CAPÍTULOS - Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil Gabinete Nacional da Ordem DeMolay 2011/2012 Certificado de

Leia mais

Fundação de Capítulos

Fundação de Capítulos Manual para Fundação de Capítulos DeMolay Supremo Coselho da Ordem DeMolay Para o Brasil CONTEÚDO CONTEÚDO... 2 O QUE É A ORDEM DEMOLAY?... 3 NO QUE SE BASEIA A ORDEM DEMOLAY?... 3 COMO FUNDAR UM CAPÍTULO

Leia mais

Supremas Instruções MAYKEL DASSI C OMI S SÃO N A C I ON A L D E R I T UA L E L I T URGI A - S CODRFB

Supremas Instruções MAYKEL DASSI C OMI S SÃO N A C I ON A L D E R I T UA L E L I T URGI A - S CODRFB Supremas Instruções MAYKEL DASSI COMISSÃO NACIONAL DE R ITUAL E LITURGIA - SCODRFB SUPREMAS INSTRUÇÕES O que são? Art. 20 do RG; Quem as produz? Quem as ratifica? SUPREMAS INSTRUÇÕES https://sis.demolaybrasil.org.br/

Leia mais

CERIMÔNIAS PÚBLICAS O NOVO MONITOR E AS NOVAS CERIMÔNIAS

CERIMÔNIAS PÚBLICAS O NOVO MONITOR E AS NOVAS CERIMÔNIAS CERIMÔNIAS PÚBLICAS O NOVO MONITOR E AS NOVAS CERIMÔNIAS KELVIN MOREIRA COMISSÃO NACIONAL DE R ITUAL E LITURGIA - SCODRFB O APRESENTADOR Kelvin Moreira, ID 41381; Past MC-PSM do Capítulo Fé e Equilíbrio

Leia mais

Calendário oficial da gestão 2013/2. Agosto.

Calendário oficial da gestão 2013/2. Agosto. Calendário oficial da gestão 2013/2. Legenda: Dias obrigatórios. Prazos. Dias Comuns. Eventos organizados pelo Capítulo. Agosto. Dia 4 de Agosto: Reunião Rituálistica. - Abertura das comissões e à adesão

Leia mais

INFORMATIVO COMISSÃO DE HONRARIAS E PRÊMIOS

INFORMATIVO COMISSÃO DE HONRARIAS E PRÊMIOS INFORMATIVO COMISSÃO DE HONRARIAS E PRÊMIOS Este material tem por objetivo explicar os procedimentos e requisitos de todas as honrarias e prêmios da Ordem DeMolay. DENIFIÇÕES PRÊMIO Um prêmio é um reconhecimento

Leia mais

Projetos GCE-RS

Projetos GCE-RS Projetos GCE-RS 2015-2016 VIII ELOD-RS FARROUPILHA 2016 PROJETOS GCE-RS 2015-2016 Site Área restrita e outros DeMolay -RS Hall da Fama Manual GCE-RS para Capítulos Apadrinhamento Capitular Programa Gravata

Leia mais

MANUAL DO CLUBE DE PAIS & MÃES

MANUAL DO CLUBE DE PAIS & MÃES MANUAL DO CLUBE DE PAIS & MÃES Grande Capítulo do Estado de São Paulo - 2016 - MANUAL DO CLUBE DE PAIS & MÃES Grande Capítulo do Estado de São Paulo - 2016 - MANUAL DO CLUBE DE PAIS & MÃES ÍNDICE CAPÍTULO

Leia mais

Decreto Nº.001/ , de 28 de abril de 2017

Decreto Nº.001/ , de 28 de abril de 2017 Decreto Nº.001/2017-2019, de 28 de abril de 2017 Dispõe sobre a normatização das taxas, prazos e demais orientações sobre procedimentos e pagamentos às Organizações Filiadas Jurisdicionadas ao GCE-PA.

Leia mais

Apresentção:Eduardo Cacere Comissão Nacional de Ritual e Liturgia SUPREMO CONSELHO DA ORDEM DEMOLAY PARA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

Apresentção:Eduardo Cacere Comissão Nacional de Ritual e Liturgia SUPREMO CONSELHO DA ORDEM DEMOLAY PARA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Apresentção:Eduardo Cacere Comissão Nacional de Ritual e Liturgia SUPREMO CONSELHO DA ORDEM DEMOLAY PARA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Nosso Ritual Seu Simbolismo e Significado Porque fazemos o que fazemos,

Leia mais

Supremas Instruções 11 a 19

Supremas Instruções 11 a 19 Supremas Instruções 11 a 19 KELVIN MOREIRA COMISSÃO NACIONAL DE R ITUAL E LITURGIA - SCODRFB O APRESENTADOR Kelvin Moreira, ID 41381; Past MC-PSM do Capítulo Fé e Equilíbrio Nº 68/777 GCE-SP/SCODRFB; Mestre

Leia mais

Supremas Instruções EULER GAMA C OMI S SÃO N A C I ON A L D E R I T UA L E L I T URGI A - S CODR FB

Supremas Instruções EULER GAMA C OMI S SÃO N A C I ON A L D E R I T UA L E L I T URGI A - S CODR FB Supremas Instruções EULER GAMA COMISSÃO NACIONAL DE R ITUAL E LITURGIA - SCODRFB SUPREMAS INSTRUÇÕES O que são? Art. 20 do RG; Quem as produz? Quem as ratifica? SUPREMAS INSTRUÇÕES https://sis.demolaybrasil.org.br/

Leia mais

SUPREMA INSTRUÇÃO 021 USO DE COLARES E COMENDAS

SUPREMA INSTRUÇÃO 021 USO DE COLARES E COMENDAS 2011 SI-021 SUPREMA INSTRUÇÃO 021 USO DE COLARES E COMENDAS A Comissão de Ritual e Liturgia do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil, no cumprimento de seus deveres e

Leia mais

INSTALAÇÃO GRANDE MESTRE ESTADUAL

INSTALAÇÃO GRANDE MESTRE ESTADUAL INSTRUÇÕES GERAIS Os investidos devem ser orientados de antemão sobre como deverá agir. O Grande Mestre Estadual, Grande Mestre Estadual Adjunto e Segundo Grande Mestre Estadual Adjunto a serem instalados,

Leia mais

RECEPÇÃO GRANDE MESTRE ESTADUAL

RECEPÇÃO GRANDE MESTRE ESTADUAL INSTRUÇÕES GERAIS O Altar, os assentos e os postos dos Oficiais e as cadeiras para os membros devem ser arrumados de acordo com a Sala Capitular indicada no Diagrama 1. Esta cerimônia é feita apenas para

Leia mais

ORDEM DeMOLAY. Guia de Premiações

ORDEM DeMOLAY. Guia de Premiações ORDEM DeMOLAY Guia de Premiações Este Guia de Premiações é de propriedade do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil. Não é permitido fazer cópias. Esta edição foi preparada

Leia mais

GABINETE ESTADUAL DA ORDEM DEMOLAY PARA O ESTADO DE MINAS GERAIS GESTÃO 2017/2018 Liderar pelo exemplo

GABINETE ESTADUAL DA ORDEM DEMOLAY PARA O ESTADO DE MINAS GERAIS GESTÃO 2017/2018 Liderar pelo exemplo EDITAL N 004/2017-2018 Dispõe sobre as normas da Jornada Estadual de Conhecimentos e Time Estadual de Oficiais BRIAN PHILIPE BELMIRO DE SOUSA e THIAGO COTTA DE FREITAS, no uso de suas atribuições que lhes

Leia mais

Edital Nº 002 GCE , de 03 de abril de 2018

Edital Nº 002 GCE , de 03 de abril de 2018 Edital Nº 002 GCE 2015-2017, de 03 de abril de 2018 DISPÕE SOBRE OS ATOS ATINENTES À ELEIÇÃO E INSTALAÇÃO DE MESTRES CONSELHEIROS ESTADUAL E ADJUNTO DO PARÁ - GESTÃO 2018. Ulysses Cabette Nooblath, Grande

Leia mais

SUPREMO CONSELHO DA ORDEM DeMOLAY PARA O BRASIL GRANDE CAPÍTULO ESTADUAL DO PARANÁ ESTATUTO SOCIAL DO GABINETE ESTADUAL DA LIDERENÇA JUVENIL DO PARANÁ

SUPREMO CONSELHO DA ORDEM DeMOLAY PARA O BRASIL GRANDE CAPÍTULO ESTADUAL DO PARANÁ ESTATUTO SOCIAL DO GABINETE ESTADUAL DA LIDERENÇA JUVENIL DO PARANÁ SUPREMO CONSELHO DA ORDEM DeMOLAY PARA O BRASIL GRANDE CAPÍTULO ESTADUAL DO PARANÁ ESTATUTO SOCIAL DO GABINETE ESTADUAL DA LIDERENÇA JUVENIL DO PARANÁ TÍTULO I Da Finalidade Art. 1º Art. 2º O Estatuto

Leia mais

RITUAL ABERTURA E ENCERRAMENTO

RITUAL ABERTURA E ENCERRAMENTO RITUAL ABERTURA E ENCERRAMENTO UMA REUNIÃO DEMOLAY E SUAS DIVISÕES Abertura Procedimento Parlamentar Encerramento vestimentas OFICIAIS: Capas (único nó) Joias (medidas oficiais) Decoro Diagrama Entrando

Leia mais

CERIMÕNIA DE CORPO PRESENTE

CERIMÕNIA DE CORPO PRESENTE INSTRUÇÕES GERAIS O Altar, os assentos e os postos dos Oficiais e as cadeiras para os membros devem ser arrumados de acordo com a Sala Capitular indicada no Diagrama 1. Esta Cerimônia é pública, destinada

Leia mais

Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil. Gabinete Nacional da Liderança Juvenil. Secretaria Nacional de Filantropia

Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil. Gabinete Nacional da Liderança Juvenil. Secretaria Nacional de Filantropia Edital N 006 2014/2015 - Arrastão Nacional da Solidariedade 2015 CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares Art. 1º Este edital trata do Arrastão Nacional da Solidariedade 2015, a ser realizado pelo / Supremo

Leia mais

Grande Capítulo do Estado de Minas Gerais

Grande Capítulo do Estado de Minas Gerais Grande Capítulo do Estado de Minas Gerais Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil DeMolay MANUAL DE EVENTOS DA ORDEM DEMOLAY Copyright 2013, Ordem DeMolay de Minas Gerais. 2 ORDEM DeMOLAY Este

Leia mais

PROJETO CAPÍTULO SOLIDÁRIO A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana.

PROJETO CAPÍTULO SOLIDÁRIO A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana. PROJETO CAPÍTULO SOLIDÁRIO 2016 A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana. (Franz Kafka) EDITAL N.º 03/2015-2016 GABRIEL FERNANDO MUNARO e GUILHERME RAMOS DE OLIVEIRA,

Leia mais

Edital Nº 007 GCE , de 1º de março de 2017

Edital Nº 007 GCE , de 1º de março de 2017 Edital Nº 007 GCE 2015-2017, de 1º de março de 2017 DISPÕE SOBRE OS ATOS ATINENTES À ELEIÇÃO E POSSE DE MESTRE CONSELHEIRO ESTADUAL E ADJUNTO DO PARÁ - GESTÃO 2017-2018. Patrick Roberto Guido Carvalho,

Leia mais

Supremas Instruções EDUARDO CACERE

Supremas Instruções EDUARDO CACERE Supremas Instruções EDUARDO CACERE COMISSÃO NACIONAL DE RITUAL E LITURGIA - S CODRFB SUPREMAS INSTRUÇÕES O que são? Art. 20 do RG; Quem as produz? Quem as ratifica? SUPREMAS INSTRUÇÕES https://sis.demolaybrasil.org.br/

Leia mais

INSTALAÇÃO MESTRE CONSELHEIRO ESTADUAL

INSTALAÇÃO MESTRE CONSELHEIRO ESTADUAL INSTRUÇÕES GERAIS O candidato deve ser orientado de antemão sobre como deverá agir. O Mestre Conselheiro Estadual e Mestre Conselheiro Estadual Adjunto a serem investidos, não deverão portar nenhum tipo

Leia mais

GUIA DEMOLAY RESPOSTAS ÀS PERGUNTAS FREQUENTES

GUIA DEMOLAY RESPOSTAS ÀS PERGUNTAS FREQUENTES SUPREMO CONSELHO DA ORDEM DEMOLAY PARA O BRASIL GUIA DEMOLAY RESPOSTAS ÀS PERGUNTAS FREQUENTES Comissão Nacional de Comunicação INTRODUÇÃO Então quer dizer que seu filho gostaria de ingressar na Ordem

Leia mais

Palmas, 05 de dezembro de 2016 Ofício Circular nº 001/ Assunto: Composição do Conselho Consultivo da Ordem DeMolay para o ano de 2017.

Palmas, 05 de dezembro de 2016 Ofício Circular nº 001/ Assunto: Composição do Conselho Consultivo da Ordem DeMolay para o ano de 2017. Palmas, 05 de dezembro de 2016 Ofício Circular nº 001/2016-2018 Aos Veneráveis Mestres das AA.. e RR.. LL.. MM.. jurisdicionadas à M.. R.. Grande Loja Maçônica do Estado do Tocantins. Assunto: Composição

Leia mais

Ninguém é tão pobre que nada possa dar, e ninguém é tão rico que não precise receber. (Álvaro G. Loregian)

Ninguém é tão pobre que nada possa dar, e ninguém é tão rico que não precise receber. (Álvaro G. Loregian) Ninguém é tão pobre que nada possa dar, e ninguém é tão rico que não precise receber. (Álvaro G. Loregian) PROJETO: Confraternização e possível Atividade Social pelos Seniores DeMolays no Dia Nacional

Leia mais

Gabinete Estadual de Goiás1 GUIA PARA FORMAÇÃO CLUBE DE MÃES E PARENTES

Gabinete Estadual de Goiás1 GUIA PARA FORMAÇÃO CLUBE DE MÃES E PARENTES Gabinete Estadual de Goiás1 Goiás GUIA PARA FORMAÇÃO CLUBE DE MÃES E PARENTES Gabinete Estadual de Goiás Gestão 2012 / 2013 Gabinete Estadual de Goiás2 Este guia tem por finalidade auxiliar o capítulo

Leia mais

EDITAL N.º 01/

EDITAL N.º 01/ QUIZ DeMOLAY 2016 EDITAL N.º 01/2015-2016 GABRIEL FERNANDO MUNARO e GUILHERME RAMOS DE OLIVEIRA, no uso de suas atribuições que lhe são conferidas na qualidade de dirigentes do Gabinete Estadual do Grande

Leia mais

Parecer Nº.001/ , de 5 de junho de 2017.

Parecer Nº.001/ , de 5 de junho de 2017. Parecer Nº.001/2017-2019, de 5 de junho de 2017. Dispõe sobre o procedimento eleitoral e as condições de elegebilidade e voto para as Eleições dos Capítulos Jurisdicionadas ao GCE-PA, bem como os prazos

Leia mais

Edital Nº 009 GCE , de 1º de março de 2017

Edital Nº 009 GCE , de 1º de março de 2017 Edital Nº 009 GCE 2015-2017, de 1º de março de 2017 DISPÕE E NORMATIZA ATOS ATINENTES À ELEIÇÃO E POSSE DE GRANDE MESTRE ESTADUAL E ADJUNTO DO PARÁ - GESTÃO 2017-2019. PATRICK ROBERTO GUIDO CARVALHO, Grande

Leia mais

Supremo Grande Capítulo de Maçons do Real Arco do Brasil PROJETO 1º ENCONTRO LATINO AMERICANO DE LITURGIA E RITUALÍSTICA DE MAÇONS DO REAL ARCO

Supremo Grande Capítulo de Maçons do Real Arco do Brasil PROJETO 1º ENCONTRO LATINO AMERICANO DE LITURGIA E RITUALÍSTICA DE MAÇONS DO REAL ARCO PROJETO 1º ENCONTRO LATINO AMERICANO DE LITURGIA E RITUALÍSTICA DE MAÇONS DO REAL ARCO INTRODUÇÃO A maçonaria é uma das Instituições mais antigas do mundo e, desde seus primórdios, é constituída por homens

Leia mais

Prefeitura Municipal de Firmino Alves publica:

Prefeitura Municipal de Firmino Alves publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 1041 Prefeitura Municipal de publica: Decreto, Nº 012 de 18 de Março de 2019 - Dispõe sobre a nomeação dos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Leia mais

Tabela de Preços e Produtos LOJA DEMOLAY

Tabela de Preços e Produtos LOJA DEMOLAY demolay.org.br - LOJA DEMOLAY demolay.org.br - LOJA DEMOLAY Tabela de Preços e Produtos LOJA DEMOLAY Materiais Descritos Preço unid ADESIVO - Brasões da Ordem DeMolay R$ ADESIVO - Ploter Brasão DeMolay

Leia mais

ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA SECRETARIADO DE PASTORAL REGIMENTO DAS ASSEMBLÉIAS ARQUIDIOCESANAS

ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA SECRETARIADO DE PASTORAL REGIMENTO DAS ASSEMBLÉIAS ARQUIDIOCESANAS ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA SECRETARIADO DE PASTORAL REGIMENTO DAS ASSEMBLÉIAS ARQUIDIOCESANAS CAPÍTULO I: DA NATUREZA ART. 1 - A Assembléia Arquidiocesana é uma porção da Igreja - Leigos, Religiosos, Padres,

Leia mais

REGULAMENTO DAS ORGANIZAÇÕES AFILIADAS

REGULAMENTO DAS ORGANIZAÇÕES AFILIADAS REGULAMENTO DAS ORGANIZAÇÕES AFILIADAS PREÂMBULO O Grande Conselho da Ordem DeMolay para o Estado da Bahia, filiado ao Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil, doravante

Leia mais

REGIMENTO DAS ASSEMBLÉIAS ARQUIDIOCESANAS

REGIMENTO DAS ASSEMBLÉIAS ARQUIDIOCESANAS 1 REGIMENTO DAS ASSEMBLÉIAS ARQUIDIOCESANAS CAPÍTULO I: DA NATUREZA ART. 1 - A Assembléia Arquidiocesana é uma porção da Igreja - Leigos, Religiosos, Padres, Bispos - representantes das seis Regiões Episcopais

Leia mais

Cerimônia de Instalação de Posse do Conselho Consultivo

Cerimônia de Instalação de Posse do Conselho Consultivo Cerimônia de Instalação de Posse do Conselho Consultivo Partes exigidas - Presidente do Corpo Patrocinador (PRES) - Oficial Instalador (OI) - Capelão Instalador (CapI) - Mestre de Cerimônias Instalador

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CAPÍTULO JUIZ DE FORA Nº33 GRANDE CAPÍTULO DO ESTADO DE MINAS GERAIS SUPREMO CONSELHO DA ORDEM DEMOLAY PARA O BRASIL

REGIMENTO INTERNO DO CAPÍTULO JUIZ DE FORA Nº33 GRANDE CAPÍTULO DO ESTADO DE MINAS GERAIS SUPREMO CONSELHO DA ORDEM DEMOLAY PARA O BRASIL REGIMENTO INTERNO DO CAPÍTULO JUIZ DE FORA Nº33 GRANDE CAPÍTULO DO ESTADO DE MINAS GERAIS SUPREMO CONSELHO DA ORDEM DEMOLAY PARA O BRASIL Capítulo I DOS MEMBROS, SEUS DEVERES E DIREITOS Art. 1º O Capítulo

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ENTRE RIOS - BA

PREFEITURA MUNICIPAL DE ENTRE RIOS - BA Ano III Edição n 37 Prefeitura Municipal de Entre Rios publica: LEI COMPLEMENTAR Nº 032/2019 Tv. Sen. Eduardo Veloso, Entre Rios - BA Tel.: (75) 3420-3331 Gestor (a): Elizio Fernandes Rodrigues Simões

Leia mais

EMBLEMAS DOS DESBRAVADORES

EMBLEMAS DOS DESBRAVADORES - 1 - EMBLEMAS DOS DESBRAVADORES O Clube de Desbravadores é um programa mundial, organizado e dirigido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia. Oferece um amplo ciclo de aprendizado experimental para os juvenis

Leia mais

REGULAMENTO ARRASTÃO NACIONAL DA SOLIDARIEDADE 2017

REGULAMENTO ARRASTÃO NACIONAL DA SOLIDARIEDADE 2017 REGULAMENTO ARRASTÃO NACIONAL DA SOLIDARIEDADE 2017 1. APRESENTAÇÃO Este regulamento trata do Arrastão Nacional da Solidariedade 2017, promovido pelo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, por

Leia mais

Abertura, Manual da Ordem do Dia e Encerramento

Abertura, Manual da Ordem do Dia e Encerramento Abertura, Manual da Ordem do Dia e Encerramento Partes de uma Reunião DeMolay Abertura Procedimento Parlamentar Encerramento Vestimenta Seniores e Maçons (SI 01); Oficiais: Capas (Apenas um nó); Joias

Leia mais

I MOSTRA CNEC DE SUSTENTABILIDADE EDITAL

I MOSTRA CNEC DE SUSTENTABILIDADE EDITAL I MOSTRA CNEC DE SUSTENTABILIDADE EDITAL 1. DA I MOSTRA CNEC DE SUSTENTABILIDADE A Mostra CNEC de Sustentabilidade é uma das atividades comemorativas dos 75 anos da CNEC, que consiste na exposição de projetos

Leia mais

ORDEM DeMOLAY. Guia do Novo Membro

ORDEM DeMOLAY. Guia do Novo Membro BRASIL ORDEM DeMOLAY Guia do Novo Membro Este Guia para novos Membros é de propriedade do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil. Não é permitido fazer cópias. Esta edição

Leia mais

GABINETE ESTADUAL DA ORDEM DEMOLAY PARA O ESTADO DE MINAS GERAIS GESTÃO 2017/2018 Liderar pelo exemplo

GABINETE ESTADUAL DA ORDEM DEMOLAY PARA O ESTADO DE MINAS GERAIS GESTÃO 2017/2018 Liderar pelo exemplo EDITAL Nº 002 2017/2018 Dispõe sobre as normas do PrêmioChave de Ouro BRIAN PHILIPE BELMIRO DE SOUSA e THIAGO COTTA DE FREITAS no uso das atribuições que lhes são conferidas na qualidade de Mestre Conselheiro

Leia mais

TÍTULO I TÍTULO II TÍTULO III

TÍTULO I TÍTULO II TÍTULO III REGULAMENTO GERAL DO GRANDE CAPÍTULO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DA ORDEM DEMOLAY PARA O BRASIL GCERJ TÍTULO I PREÂMBULO Artigo 1º O Grande Capítulo do Estado do Rio de Janeiro da Ordem DeMolay para o

Leia mais

PETS - SEMINÁRIO DE TREINAMENTO DE PRESIDENTES ELEITOS

PETS - SEMINÁRIO DE TREINAMENTO DE PRESIDENTES ELEITOS ROTARY INTERNATIONAL Distrito 4600 ANO ROTÁRIO 2015/2016. Gov. ANTONIO CUSTODIO FILHO PETS - SEMINÁRIO DE TREINAMENTO DE PRESIDENTES ELEITOS São José dos Campos, 14 de Março de 2015. VOCE COMO PRESIDENTE.

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo Faculdade de Tecnologia SENAI Conde José Vicente de Azevedo REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2014 Faculdade

Leia mais

MANUAL EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA UNIFENAS Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários

MANUAL EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA UNIFENAS Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários MANUAL EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA UNIFENAS Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários 2016 1 SETOR DE EXTENSÃO 1.1 Educação Continuada 1.2 Projetos de Extensão 1.3 Apoio às Atividades Acadêmicas 1.4 Integração

Leia mais

Boletim Ordem DeMolay Unida da Serra - RS

Boletim Ordem DeMolay Unida da Serra - RS B.O.D.U S 01.06.2016 Volume 1, edição 1 Boletim da Ordem DeMolay Unida da Serra Gaúcha Nesta edição: Olá Irmãos DeMolays! União, Fraternidade e Trabalho! Novos Membros Calendários Hospitalaria Unida da

Leia mais

EBOOK. Dicionário dos Pequenos Grupos

EBOOK. Dicionário dos Pequenos Grupos EBOOK Dicionário dos Pequenos Grupos Índice Introdução 03 A - C 04 D - I 05 J - N 06 O - Q 07 R - S 08 T - Z 09 2 Introdução Grupo piloto? Supervisor? Anfitrião? Quem está interessado em implantar pequenos

Leia mais

COMENDA DO MÉRITO DeMOLAY

COMENDA DO MÉRITO DeMOLAY COMENDA DO MÉRITO DeMOLAY O Grande Mestre do Supremo Conselho poderá conferir a qualquer pessoa a Comenda do Mérito DeMolay por relevantes serviços prestados a Ordem. A comenda deverá ser acompanhada de

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR N 020/2013. Faço saber que a Câmara Municipal aprovou e, eu Prefeito Municipal, sanciono a seguinte Lei Complementar:

LEI COMPLEMENTAR N 020/2013. Faço saber que a Câmara Municipal aprovou e, eu Prefeito Municipal, sanciono a seguinte Lei Complementar: LEI COMPLEMENTAR N 020/2013 SÚMULA: Altera os Anexos I, II e VII da Lei Complementar nº 017, de 08 de março de 2013 e cria cargos para atendimento ao Programa de Acolhimento Institucional Casa Lar, vinculado

Leia mais

Edital do IV Torneio Alagoano de Ritualística

Edital do IV Torneio Alagoano de Ritualística Edital do IV Torneio Alagoano de Ritualística Edital nº 03/2017 Maceió AL JÓSE ORLANDO COSTA DO NASCIMENTO JUNIOR e GUILHERME RODRIGUES DE OLIVEIRA ALMEIDA no uso das atribuições que lhe são conferidas

Leia mais

O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República (AR) dirigida aos jovens do 2.º e do 3.ºciclos do ensino básico e do

O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República (AR) dirigida aos jovens do 2.º e do 3.ºciclos do ensino básico e do O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República (AR) dirigida aos jovens do 2.º e do 3.ºciclos do ensino básico e do ensino secundário Quem orienta este programa na Escola?

Leia mais

PROJETO CAPÍTULO SUSTENTÁVEL Pensar em sustentabilidade é pensar na família, no próximo e em você mesmo. (Djalma Moura)

PROJETO CAPÍTULO SUSTENTÁVEL Pensar em sustentabilidade é pensar na família, no próximo e em você mesmo. (Djalma Moura) PROJETO CAPÍTULO SUSTENTÁVEL 2016 Pensar em sustentabilidade é pensar na família, no próximo e em você mesmo. (Djalma Moura) EDITAL N.º 02/2015-2016 GABRIEL FERNANDO MUNARO e GUILHERME RAMOS DE OLIVEIRA,

Leia mais

Sociedade Brasileira de História da Ciência. Estatuto

Sociedade Brasileira de História da Ciência. Estatuto Sociedade Brasileira de História da Ciência Estatuto Art. 1 A SOCIEDADE BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA (SBHC), fundada na cidade de São Paulo, estado de São Paulo, em 16 de dezembro de 1983, é uma associação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - UFFS CAMPUS CHAPECÓ OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DO OESTE CATARINENSE

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - UFFS CAMPUS CHAPECÓ OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DO OESTE CATARINENSE UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - UFFS CAMPUS CHAPECÓ OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DO OESTE CATARINENSE Chapecó (SC), 24 de maio de 2018 Ofício circular 001 / Olimpíada Regional de Matemática - UFFS /

Leia mais

Regulamento do Conselho Municipal da Juventude do Concelho de Lagoa - Açores

Regulamento do Conselho Municipal da Juventude do Concelho de Lagoa - Açores Regulamento do Conselho Municipal da Juventude do Concelho de Lagoa - Açores PREÂMBULO As políticas públicas dirigidas à juventude assumem nos dias de hoje uma transversalidade indiscutível. O estabelecimento

Leia mais

LOJAS DA GLEMT FAZEM A ALEGRIA DAS CRIANÇAS CARENTES

LOJAS DA GLEMT FAZEM A ALEGRIA DAS CRIANÇAS CARENTES Jornal Informativo da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso - (GLEMT) - Reg. Abim 071-J - Ano XIV - nº 78 - Out-Nov-Dez-2016 - Cuiabá - MT - Brasil LOJAS DA GLEMT FAZEM A ALEGRIA DAS CRIANÇAS CARENTES

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR ACADEMIA BOMBEIRO MILITAR PLANO DE AÇÃO N. 025/2014 ABM

SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR ACADEMIA BOMBEIRO MILITAR PLANO DE AÇÃO N. 025/2014 ABM SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR ACADEMIA BOMBEIRO MILITAR PLANO DE AÇÃO N. 025/2014 ABM JOGOS INTERNOS DA ACADEMIA BOMBEIRO MILITAR 2ª EDIÇÃO - ABM/2014 1. FINALIDADE

Leia mais

Professor Jaime Arturo Ramírez Presidente do Conselho Universitário

Professor Jaime Arturo Ramírez Presidente do Conselho Universitário RESOLUÇÃO N o 02/2015, DE 31 DE MARÇO DE 2015 Estabelece o Regimento do Centro Esportivo Universitário, reeditando, com alterações, a Resolução n o 13/1993, de 02 de setembro de 1993. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA MULHER

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA MULHER CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA MULHER - REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DA NATUREZA FINALIDADE e SEDE Art. 1º - O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher CMDM, é órgão de caráter deliberativo, consultivo,

Leia mais

Regimento Interno Conselho de Consumidores Bandeirante Energia S.A.

Regimento Interno Conselho de Consumidores Bandeirante Energia S.A. Regimento Interno Conselho de Consumidores Bandeirante Energia S.A. 1. Da Natureza e Objetivo 1.1. O Conselho de Consumidores da área de concessão da Bandeirante Energia S.A. é um órgão sem personalidade

Leia mais

Escola: Nome: Nº: Turma:

Escola: Nome: Nº: Turma: Escola: Nome: Nº: Turma: Skimming e scanning Skimming e scanning são duas técnicas de leitura de textos. Utilizamos frequentemente estas duas técnicas em conjunto para poupar tempo na identificação, localização

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 46/2012

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 46/2012 RESOLUÇÃO Nº 46/2012 O DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, CONSIDERANDO o que consta do Processo nº 22.836/2010-66 CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS

Leia mais

C.N.E.- Corpo Nacional de Escutas Agrupamento Belas. Grupo Explorador nº 129

C.N.E.- Corpo Nacional de Escutas Agrupamento Belas. Grupo Explorador nº 129 C.N.E.- Corpo Nacional de Escutas Agrupamento 1128 - Belas Grupo Explorador nº 129 A honra do Escuta inspira confiança Dar a palavra de escuta, consiste em não mentir, ser fiel à promessa, agir quando

Leia mais

Guia Introdutório à Cavalaria

Guia Introdutório à Cavalaria Guia Introdutório à Cavalaria Grau de Nobre Cavaleiro GRANDE CONSELHO DA ORDEM DeMOLAY PARA O ESTADO DE GOIÁS Guia Introdutório à Cavalaria Este livro é de propriedade do Grande Conselho da Ordem DeMolay

Leia mais

REGULAMENTO - DESAFIO NACIONAL DE FILANTROPIA

REGULAMENTO - DESAFIO NACIONAL DE FILANTROPIA REGULAMENTO - DESAFIO NACIONAL DE FILANTROPIA CERTIFICAÇÃO: CAPÍTULO FILANTROPIA NOTA 10 1. SOBRE O DESAFIO NACIONAL DE FILANTROPIA O Desafio Nacional de Filantropia (DNF), segunda edição, é baseado no

Leia mais

VIII JOGOS DE INTEGRAÇÃO APCEF/MG

VIII JOGOS DE INTEGRAÇÃO APCEF/MG VIII JOGOS DE INTEGRAÇÃO APCEF/MG - 2019 REGULAMENTO GERAL I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º Este regulamento é o conjunto das disposições que regem a 8ª edição dos Jogos de Integração da APCEF/MG. Art.

Leia mais

REGIÃO GRANDE RIO DE NATAÇÃO TEMPORADA 2016

REGIÃO GRANDE RIO DE NATAÇÃO TEMPORADA 2016 REGIÃO GRANDE RIO DE NATAÇÃO TEMPORADA 2016 OBJETIVO: Os Eventos de Natação da Região Grande Rio, tem por objetivo principal dar continuidade ao desenvolvimento do Esporte Aquático em toda Região, com

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 34, de 22 de novembro de 2006.

RESOLUÇÃO Nº. 34, de 22 de novembro de 2006. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO RIO GRANDE DO NORTE CONSELHO DIRETOR RESOLUÇÃO Nº. 34, de 22 de novembro de 2006. O CONSELHO DIRETOR DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

Leia mais

ESTATUTO CONSELHO DA MULHER EXECUTIVA DE UBIRATÃ. Capitulo I. Denominação e criação

ESTATUTO CONSELHO DA MULHER EXECUTIVA DE UBIRATÃ. Capitulo I. Denominação e criação ESTATUTO CONSELHO DA MULHER EXECUTIVA DE UBIRATÃ. Capitulo I. Denominação e criação Artigo 1º. O Conselho da Mulher Executiva a Associação Comercial e Empresarial de Ubiratã, é um órgão de expressão da

Leia mais

Faço saber que a Câmara Municipal, em sessão de de de 197, decretou e eu promulgo a seguinte Lei:

Faço saber que a Câmara Municipal, em sessão de de de 197, decretou e eu promulgo a seguinte Lei: PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO LEGISLAÇÃO LEI 8.204, de 13 de janeiro de 1975 Dispõe sobre a criação da Secretaria Municipal de Cultura, e dá outras providências. MIGUEL COLASUONNO, Prefeito do Município

Leia mais

CERIMÔNIA DO DIA DOS PAIS

CERIMÔNIA DO DIA DOS PAIS CERIMÔNIA DO DIA DOS PAIS ORDEM DOS ESCUDEIROS DA TÁVOLA REDONDA uma cerimônia aberta emitida pelo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil Primeira Edição 2011 CERIMÔNIA

Leia mais

- REGIMENTO INTERNO. Secretaria de Esportes e Lazer. Leis nº 6.529/05 e nº 6.551/06, Decretos nº /06, nº /06 e nº 16.

- REGIMENTO INTERNO. Secretaria de Esportes e Lazer. Leis nº 6.529/05 e nº 6.551/06, Decretos nº /06, nº /06 e nº 16. - REGIMENTO INTERNO Secretaria de Esportes e Lazer Leis nº 6.529/05 e nº 6.551/06, Decretos nº 12.660/06, nº 12.979/06 e nº 16.385/15 I - Secretaria Executiva: - auxiliar e assessorar o Secretário Municipal

Leia mais

B2W COMPANHIA DIGITAL REGIMENTO INTERNO DOS COMITÊS DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO. Objetivo

B2W COMPANHIA DIGITAL REGIMENTO INTERNO DOS COMITÊS DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO. Objetivo B2W COMPANHIA DIGITAL REGIMENTO INTERNO DOS COMITÊS DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO Objetivo Artigo 1º. O Conselho de Administração da B2W Companhia Digital ("Companhia") deve ser assessorado pelos seguintes

Leia mais

Candidatura à Mestre Conselheiro Estadual Adjunto da Paraíba

Candidatura à Mestre Conselheiro Estadual Adjunto da Paraíba Candidatura à Mestre Conselheiro Estadual Adjunto da Paraíba 2016-2017 1- MOTIVAÇÃO Meus irmãos, Há cinco anos faço parte da Ordem DeMolay, incrível instituição fraternal de princípios que transformaram

Leia mais

ESTATUTO DA LOJA FRATERNIDADE

ESTATUTO DA LOJA FRATERNIDADE ESTATUTO DA LOJA FRATERNIDADE CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, OBJETO, SEDE E FORO. Art. 1º - Pelo presente instrumento particular fica consolidado o Estatuto da associação civil sem fim econômico, qualificável

Leia mais

CERIMÔNIA DE INSTALAÇÃO DO MESTRE CONSELHEIRO REGIONAL

CERIMÔNIA DE INSTALAÇÃO DO MESTRE CONSELHEIRO REGIONAL CERIMÔNIA DE INSTALAÇÃO DO MESTRE CONSELHEIRO REGIONAL uma cerimônia aberta emitida pelo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil Primeira Edição 2012 CERIMÔNIA DE INSTALAÇÃO

Leia mais

EDITAL DE BOLSAS DE PRÉ-INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (PIBIC-EM) 2016/2017

EDITAL DE BOLSAS DE PRÉ-INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (PIBIC-EM) 2016/2017 EDITAL PIBIC-EM USP 2016/2017 A Pró-Reitoria de Pesquisa e o Comitê Institucional do Programa de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Universidade de São Paulo,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS FACULDADE DE MEDICINA REGIMENTO INTERNO DO NÚCLEO DE SAÚDE PÚBLICA (NUSP) CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS FACULDADE DE MEDICINA REGIMENTO INTERNO DO NÚCLEO DE SAÚDE PÚBLICA (NUSP) CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS FACULDADE DE MEDICINA REGIMENTO INTERNO DO NÚCLEO DE SAÚDE PÚBLICA (NUSP) CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares Art. 1º. O presente Regimento tem por finalidade disciplinar

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE CATAGUASES

CÂMARA MUNICIPAL DE CATAGUASES LEI Nº 3.764/2009 Autoria: MESA DIRETORA DA CÂMARA Altera dispositivos e anexos da Lei Municipal nº 3.245, de 06 de novembro de 2003, que Dispõe sobre a Reorganização da Câmara Municipal de Cataguases

Leia mais

Prefeitura da Estância de Atibaia

Prefeitura da Estância de Atibaia Prefeitura da Estância de Atibaia 2 REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO - CMI, de Atibaia/SP Capítulo I DA NATUREZA Art. 1 - O presente Regimento define, explicita e regulamenta as atividades,

Leia mais