CERIMÔNIAS PÚBLICAS O NOVO MONITOR E AS NOVAS CERIMÔNIAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CERIMÔNIAS PÚBLICAS O NOVO MONITOR E AS NOVAS CERIMÔNIAS"

Transcrição

1 CERIMÔNIAS PÚBLICAS O NOVO MONITOR E AS NOVAS CERIMÔNIAS KELVIN MOREIRA COMISSÃO NACIONAL DE R ITUAL E LITURGIA - SCODRFB

2 O APRESENTADOR Kelvin Moreira, ID 41381; Past MC-PSM do Capítulo Fé e Equilíbrio Nº 68/777 GCE-SP/SCODRFB; Mestre Conselheiro Regional da 1ª Região Administrativa do GCE-SP; Membro da Turma 2016/2017 do Grande Capítulo do Estado de São Paulo; Membro da Turma 2016/2017 do Supremo Capítulo; Membro da Turma 2017/2018 do Supremo Capítulo; Consultor de Ritualística do Gabinete Estadual de São Paulo 2017/2018; Membro da Comissão Nacional de Ritual e Liturgia 2017/2019.

3 CERIMÔNIAS PÚBLICAS ONDE ENCONTRAR? As Cerimônias Públicas são textos disponibilizados pelo Supremo Conselho por meio do Sistema de Administração DeMolay, o SisDM, para utilização oficial de todos os corpos da Ordem DeMolay brasileira com o intuito de apresentar nossos princípios, causas e objetivos a nossos familiares e amigos; Podem ser acessadas via aba Downloads; O novo Monitor de Cerimônias Públicas completo está disponível gratuitamente na versão PDF; Ao todo foram revisadas 30 Cerimônias e criadas 2 adaptações para o singular (Representante DeMolay e Cerimônia da Maioridade).

4 Cerimônias Públicas Onde Encontrar? Basta verificar todo o conteúdo em: nteudo?categoria=6.

5 AS CERIMÔNIAS TRADUZIDAS - DI As Cerimônias originais escritas na época da fundação da Ordem DeMolay, bem como posteriormente, foram preservadas pelo DeMolay International e a Comissão Nacional de Ritual e Liturgia foi responsável pela tradução fiel e adaptação de movimentação dos textos; : - Demais Cerimônias: 1. Cerimônia das Nove Horas; 8. Cerimônia de Investidura Chevalier (1926); 2. Cerimônia de Instalação dos Oficiais; 3. Cerimônia Fúnebre; 4. Cerimônia em Memória para Adultos; 5. Cerimônia de Maioridade; 6. Cerimônia de Recepção de Grande Mestre; 7. Cerimônia de Investidura à Legião de Honra; 9. Cerimônia de Investidura na Cruz de Honra 10. Cerimônia de Instalação do CC; 11. Cerimônia de Representante DeMolay; 12. Cerimônia de Apresentação de Visitantes; 13. Cerimônia da Luz; 14. Cerimônia das Flores.

6 AS CERIMÔNIAS BRASILEIRAS 1. Cerimônia do Abraço; 2. Cerimônia de Apresentação de Visitante Ilustre; 3. Tributo aos Maçons; 4. Cerimônia de Instalação de Clube de Mães e Amigos; 5. Abertura e Encerramento de Cerimônias Públicas; 6. Abertura e Encerramento de Congressos DeMolay; 7. Instalações do SCODRFB, MCNs, GCEs, MCEs, OEs e MCRs.

7 O NOVO MONITOR DE CERIMÔNIAS PÚBLICAS

8 INSTRUÇÕES GERAIS PARA TODAS AS CERIMÔNIAS PÚBLICAS Linguagem (Gênero, pessoa e número) Alteração do tempo verbal; Aparatos necessários Arrumação da sala similar à arrumação para Cerimônias Secretas, com exceção da Coroa da Juventude, dentre os itens obrigatórios; Movimentação e Conduta na Sala Capitular Sempre seguir as linhas de movimentações e protocolos tidos para Cerimônias Secretas (Transmissão da palavra e batidas de malhete) ; Cerimônias não autorizadas e modificações; Apêndices e Diagramas (A-Glossário, B-Músicas e C-Diagramas).

9 AS PRINCIPAIS MUDANÇAS MARCADOR DE PÁGINAS DA BÍBLIA É comum chegar a diferentes Capítulos e em cada um encontrar o marcador de páginas num lugar diferente. Alguns colocam ao lado da Bíblia antes de abri-la, outros colocam sobre a capa da Bíblia até colocar sobre as páginas abertas. O correto é o marcador dentro da Bíblia estando ela aberta ou fechada.

10 CASTIÇAIS AS PRINCIPAIS MUDANÇAS O Capítulo tem um jogo de sete castiçais com uma vela para cada; Ousodotermocandelabro portantoéimpróprio.

11 LINGUAGEM Uso do Imperativo; Tradução Aprimorada; Nova Revisão Gramatical. AS PRINCIPAIS MUDANÇAS IRMÃO CAPELÃO, GUIE-NOS EM ORAÇÃO.

12 AS PRINCIPAIS MUDANÇAS HINO À BANDEIRA OPCIONAL Abertura e Encerramento de Cerimônias Públicas

13 DESTACANDO CERIMÔNIAS Em razão de serem mais de 30 Cerimônias Públicas no Monitor, somente as mudanças mais expressivas serão comentadas, estando a Comissão via ticket e disponível para tirar qualquer dúvida; Cerimônias em destaque: 1. Abertura e Encerramento de Cerimônias Públicas; 2. Abertura e Encerramento de Congressos DeMolay; 3. Cerimônias de Instalação de Oficiais, MCN e MCNA e CC; 4. Investidura Chevalier; 5. Investidura à Legião de Honra; 6. Investidura à Cruz de Honra; 7. Cerimônia da Maioridade; 8. Cerimônias da Ordem dos Escudeiros.

14 ABERTURA E ENCERRAMENTO DE CERIMÔNIAS PÚBLICAS Logo após todos os oficiais terem se dirigido aos seus postos e o Mestre Conselheiro tê-los ordenado a sentar via malhete, a nota explicativa que recomendava a explicação das batidas do malhete foi transformada em fala; Hino à Bandeira Opcional; Melhoria de redação em diversos trechos da Cerimônia como em: Em todas as crises da história dessa nação nós convocamos nossos jovens e, graças a Deus, eles nunca deixaram de responder. Melhoria nas notas explicativas: 1. Postura diante da condução da Bandeira; 2. Orações; 3. Saída.

15 ABERTURA E ENCERRAMENTO DE CONGRESSOS DeMOLAY Fala para recepção para o Oficial Presidente e o Grande Mestre Estadual/Distrital ou Nacional incluída; Nota explicativa para montagem da Mesa Diretora mais clara e abrangente; Apresentação das Bandeiras oficiais extras para conduzirem Bandeiras de Estados e Municípios foram regulamentados bem como adição opcional dos Hinos Estaduais; Melhoria nas notas explicativas: 1. Postura diante da condução da Bandeira; 2. Orações; 3. Encerramento do Congresso, Premiações e Palavra (Conformidade com a SI-08); 4. Saída.

16 CERIMÔNIA DE INSTALAÇÃO DE OFICIAIS Cerimônia de Instalação X Cerimônia de Posse dos Oficiais Linhas de Movimentação a serem obedecidas; Esta é a Cerimônia Oficial e nada pode ser acrescido ou suprimido sem que tal supressão ou acréscimo esteja previsto no Ritual; Lugar dos Oficiais a serem instalados: 4 opções; Oficiais Instaladores: Entrada diferenciada, adequação à original A D G J. Oficiais a serem instalados já entram de capa e Joia, os oficiais instaladores entram somente trajados como DeMolays ativos de forma que não repassam veste alguma para os oficiais a serem instalados, podem usar colares próprios.

17 CERIMÔNIA DE INSTALAÇÃO DE OFICIAIS O Oficial Instalador poderá dividir a Instalação com os demais Instaladores de forma que todos participem. Condução dos oficiais J K S S V T Q Q F C C D E E H S Q I J pelo MCer. de cada oficial a seu posto; Condução de mais de um oficial em fila indiana; O Oficial Instalador poderá passar a palavra para que outra pessoa dite o juramento do Mestre Conselheiro, sempre feito de cor e no ponto O;

18 CERIMÔNIA DE INSTALAÇÃO DE OFICIAIS A Instalação poderá dar-se tanto se iniciando pelo Mestre Conselheiro, como pelos Preceptores. A passagem do colar poderá ser feita ou após o juramento do Mestre Conselheiro ou após sua instalação em seu posto; Em ambos os casos, somente o oficial instalador passa de seus próprios ombros o colar ao Mestre Conselheiro Eleito; O Oficial Instalador não precisa ser necessariamente um Past Mestre Conselheiro ou uma autoridade titular; Capítulo sob juramento de acordo com a determinação do GME.

19 CERIMÔNIA DE INSTALAÇÃO DE CONSELHO CONSULTIVO Instalação dos membros que compõem o Conselho Consultivo de um Capítulo; Condução delegada para o GME ou seu devido representante (OEs, membros de diretoria executiva do GCE); Tomada do Juramento: 2 opções 1. Tomarem em silêncio; 2. Consultores tomando em repetição ao Oficial Presidente.

20 CERIMÔNIA DE INSTALAÇÃO DE MESTRE CONSELHEIRO ESTADUAL/NACIONAL Alterações análogas para estadual e nacional; a Cerimônia de Instalação a nível Inclusão do Mestre de Cerimônias como oficial obrigatório; Regulamentação do acompanhamento dos eleitos pelos estandartes de seus respectivos Grandes Conselhos ou pelas bandeiras de seus estados (ou dos Capítulos no caso de MCE/MCD); Juramento mais enxuto; Sagração antes da entrega do colar tida como opcional, assim como a assessoria dos Pasts-MCNs e Pasts-MCNAs.

21 INVESTIDURA CHEVALIER Feita por Chevaliers ou designados; Feita pela Corte; Entrada e condução (O caso da escolta com espadas); Memorizada Exceção (Salmo 91 após a apresentação dos designados para a Investidura); Novidade: Saída opcional.

22 INVESTIDURA À LEGIÃO DE HONRA Feita por Legionários e designados e ou DeMolays ativos (Preceptores); Presidida pelo GME ou GMN ou por um legionário designado regularmente constituído para tal função; Performance de cor; Profunda adequação de tradução contrato para asseguro durante o juramento; Novidade: Saída opcional.

23 INVESTIDURA À CRUZ DE HONRA A Cruz de Honra é uma honraria voltada a reconhecer um mínimo de três anos de trabalhos meritórios em favor de um Conselho Consultivo ou Grande Conselho, um por ano; Conduzida pelo MC do Capítulo; Presença de um GME/GMD ou GMN ou seus representantes para a concessão da patente ao Consultor; Sem profundas mudanças, apenas adequação gramatical; Requisitos: 3 anos ininterruptos de trabalhos; enviar o formulário à CNHP 60 dias antes da data da Concessão

24 CERIMÔNIA DA MAIORIDADE Regulariza o Sênior DeMolay sempre com o Certificado de Sênior DeMolay sendo performada de memória; Movimentos de Solo a serem obedecidos como de costume Oficiais requeridos são os mesmos da instalação; Extensas mudanças na tradução e adequação gramatical; Sempre ser executada por DeMolays ativos.

25 CERIMÔNIAS DA ORDEM DOS ESCUDEIROS 1. Cerimônia em Homenagem à Bandeira Nacional; 2. Cerimônia do Dia dos Pais; 3. Cerimônia do Dia das Mães; Emblema do DI para a Ordem dos Escudeiros Revisão para entrar em conformidade com a 2ª Edição do Ritual: 1. Mudança de referência; 2. Adequação de movimentação; 3. Adequação na cessão da palavra (diminuir tempo de Cerimônia) Emblema brasileiro para a Ordem dos Escudeiros

26 Pouca utilização VALE A PENA COMENTAR 1. Apresentação de Visitantes Ilustres (SI-11); 2. Tributo aos Maçons; 3. Cerimônia de Memória para Adultos Cerimônia Fúnebre Em Memória; 4. Recepção de Grande Mestre; 5. Cerimônia da Luz (Não Luzes); Ponto O O ponto esquecido. Execução das Cerimônias

27 Cerimônias recém-traduzidas via divulgação do DeMolay International; AS NOVAS CERIMÔNIAS São elas: 1. Pin de Membro DeMolay; 2. Cerimônia dos Pais; 3. Uma lição histórica; 4. Cerimônia do Emblema; 5. Tributo às Mães (Anexa à Cerimônia das Flores). Cerimônias de carácter informativo, de construção e apresentação objetivos.

28 INSIDE THE CNRL Como funciona o processo de revisão/tradução? Quais e quantos são os membros designados para essa tarefa? É aprova de erros?

29 Respondendo Dúvidas KELVIN MOREIRA COMISSÃO NACIONAL DE R ITUAL E LITURGIA - SCODRFB

30 Obrigado! KELVIN MOREIRA R I T UAL@DEMOLAYBRASIL.ORG.BR COMI SSÃO N ACIONAL D E R I T UAL E L I T URGIA - SCODRFB

Supremas Instruções 11 a 19

Supremas Instruções 11 a 19 Supremas Instruções 11 a 19 KELVIN MOREIRA COMISSÃO NACIONAL DE R ITUAL E LITURGIA - SCODRFB O APRESENTADOR Kelvin Moreira, ID 41381; Past MC-PSM do Capítulo Fé e Equilíbrio Nº 68/777 GCE-SP/SCODRFB; Mestre

Leia mais

Supremas Instruções EULER GAMA C OMI S SÃO N A C I ON A L D E R I T UA L E L I T URGI A - S CODR FB

Supremas Instruções EULER GAMA C OMI S SÃO N A C I ON A L D E R I T UA L E L I T URGI A - S CODR FB Supremas Instruções EULER GAMA COMISSÃO NACIONAL DE R ITUAL E LITURGIA - SCODRFB SUPREMAS INSTRUÇÕES O que são? Art. 20 do RG; Quem as produz? Quem as ratifica? SUPREMAS INSTRUÇÕES https://sis.demolaybrasil.org.br/

Leia mais

Supremas Instruções MAYKEL DASSI C OMI S SÃO N A C I ON A L D E R I T UA L E L I T URGI A - S CODRFB

Supremas Instruções MAYKEL DASSI C OMI S SÃO N A C I ON A L D E R I T UA L E L I T URGI A - S CODRFB Supremas Instruções MAYKEL DASSI COMISSÃO NACIONAL DE R ITUAL E LITURGIA - SCODRFB SUPREMAS INSTRUÇÕES O que são? Art. 20 do RG; Quem as produz? Quem as ratifica? SUPREMAS INSTRUÇÕES https://sis.demolaybrasil.org.br/

Leia mais

Supremas Instruções PEDRO GABRIEL C OMI S SÃO N A C I ON A L D E R I T UA L E L I T URGI A - S CODR FB

Supremas Instruções PEDRO GABRIEL C OMI S SÃO N A C I ON A L D E R I T UA L E L I T URGI A - S CODR FB Supremas Instruções PEDRO GABRIEL COMISSÃO NACIONAL DE R ITUAL E LITURGIA - SCODRFB SUPREMAS INSTRUÇÕES O que são? Art. 20 do RG; Quem as produz? Quem as ratifica? SUPREMAS INSTRUÇÕES https://sis.demolaybrasil.org.br/

Leia mais

Investidura em Honrarias

Investidura em Honrarias Investidura em Honrarias MAYKEL DASSI COMISSÃO NACIONAL DE R ITUAL E LITURGIA - SCODRFB Legião de Honra Quem pode ser investido? - Legião de Honra Ativa Ser um Sênior DeMolay; Possuir 30 (trinta) anos

Leia mais

Supremas Instruções EDUARDO CACERE

Supremas Instruções EDUARDO CACERE Supremas Instruções EDUARDO CACERE COMISSÃO NACIONAL DE RITUAL E LITURGIA - S CODRFB SUPREMAS INSTRUÇÕES O que são? Art. 20 do RG; Quem as produz? Quem as ratifica? SUPREMAS INSTRUÇÕES https://sis.demolaybrasil.org.br/

Leia mais

Cerimônia de Instalação dos Oficiais

Cerimônia de Instalação dos Oficiais Cerimônia de Instalação PEDRO MUSSIO COMISSÃO NACIONAL DE R ITUAL E LITURGIA - SCODRFB O apresentador Pedro Mussio Alencar de Barros Branco, ID 2558 Past MC-PSM do Capítulo Ismar Nascimento da Silva N

Leia mais

RITUAL ABERTURA E ENCERRAMENTO

RITUAL ABERTURA E ENCERRAMENTO RITUAL ABERTURA E ENCERRAMENTO UMA REUNIÃO DEMOLAY E SUAS DIVISÕES Abertura Procedimento Parlamentar Encerramento vestimentas OFICIAIS: Capas (único nó) Joias (medidas oficiais) Decoro Diagrama Entrando

Leia mais

Quase tudo sobre a Ordem dos Escudeiros"

Quase tudo sobre a Ordem dos Escudeiros Quase tudo sobre a Ordem dos Escudeiros" POR: LEONARDO ALVES DIAS MEMBRO DA COMISSÃO NACIONAL PARA ORDEM DOS ESCUDEIROS SCODRFB SUBCOMISSÃO DE ORIENTAÇÃO RITUALÍSTICA COORDENADOR ESTADUAL PARA A ORDEM

Leia mais

Abertura, Manual da Ordem do Dia e Encerramento

Abertura, Manual da Ordem do Dia e Encerramento Abertura, Manual da Ordem do Dia e Encerramento Partes de uma Reunião DeMolay Abertura Procedimento Parlamentar Encerramento Vestimenta Seniores e Maçons (SI 01); Oficiais: Capas (Apenas um nó); Joias

Leia mais

Gabinete Nacional. Gestão SCODRFB Cultivando Sonhos. MCE - SP Abner Edwin Perico

Gabinete Nacional. Gestão SCODRFB Cultivando Sonhos. MCE - SP Abner Edwin Perico Gabinete Nacional Gestão 2018-2019 SCODRFB Cultivando Sonhos MCE - SP Abner Edwin Perico 1 Introdução à CNIE O prêmio de Past Mestre Conselheiro por Serviços Meritórios Quaisquer dúvidas podem ser sanadas

Leia mais

SUPREMA INSTRUÇÃO 021 USO DE COLARES E COMENDAS

SUPREMA INSTRUÇÃO 021 USO DE COLARES E COMENDAS 2011 SI-021 SUPREMA INSTRUÇÃO 021 USO DE COLARES E COMENDAS A Comissão de Ritual e Liturgia do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil, no cumprimento de seus deveres e

Leia mais

CERIMÔNIA DE INSTALAÇÃO DO MESTRE CONSELHEIRO REGIONAL

CERIMÔNIA DE INSTALAÇÃO DO MESTRE CONSELHEIRO REGIONAL CERIMÔNIA DE INSTALAÇÃO DO MESTRE CONSELHEIRO REGIONAL uma cerimônia aberta emitida pelo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil Primeira Edição 2012 CERIMÔNIA DE INSTALAÇÃO

Leia mais

INSTALAÇÃO MESTRE CONSELHEIRO ESTADUAL

INSTALAÇÃO MESTRE CONSELHEIRO ESTADUAL INSTRUÇÕES GERAIS O candidato deve ser orientado de antemão sobre como deverá agir. O Mestre Conselheiro Estadual e Mestre Conselheiro Estadual Adjunto a serem investidos, não deverão portar nenhum tipo

Leia mais

Decreto Nº.001/ , de 28 de abril de 2017

Decreto Nº.001/ , de 28 de abril de 2017 Decreto Nº.001/2017-2019, de 28 de abril de 2017 Dispõe sobre a normatização das taxas, prazos e demais orientações sobre procedimentos e pagamentos às Organizações Filiadas Jurisdicionadas ao GCE-PA.

Leia mais

INFORMATIVO COMISSÃO DE HONRARIAS E PRÊMIOS

INFORMATIVO COMISSÃO DE HONRARIAS E PRÊMIOS INFORMATIVO COMISSÃO DE HONRARIAS E PRÊMIOS Este material tem por objetivo explicar os procedimentos e requisitos de todas as honrarias e prêmios da Ordem DeMolay. DENIFIÇÕES PRÊMIO Um prêmio é um reconhecimento

Leia mais

INSTALAÇÃO GRANDE MESTRE ESTADUAL

INSTALAÇÃO GRANDE MESTRE ESTADUAL INSTRUÇÕES GERAIS Os investidos devem ser orientados de antemão sobre como deverá agir. O Grande Mestre Estadual, Grande Mestre Estadual Adjunto e Segundo Grande Mestre Estadual Adjunto a serem instalados,

Leia mais

CERIMÔNIA DO DIA DOS PAIS

CERIMÔNIA DO DIA DOS PAIS CERIMÔNIA DO DIA DOS PAIS ORDEM DOS ESCUDEIROS DA TÁVOLA REDONDA uma cerimônia aberta emitida pelo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil Primeira Edição 2011 CERIMÔNIA

Leia mais

CERIMÔNIA DO DIA DAS MÃES

CERIMÔNIA DO DIA DAS MÃES CERIMÔNIA DO DIA DAS MÃES ORDEM DOS ESCUDEIROS DA TÁVOLA REDONDA uma cerimônia aberta emitida pelo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil Primeira Edição 2011 CERIMÔNIA

Leia mais

Prêmio DeMolay de Alma

Prêmio DeMolay de Alma Prêmio DeMolay de Alma Instituído no dia 17 de Agosto de 2017 pelo Decreto N.º 002/2017-2019, o Prêmio DeMolay de Alma tem como objetivo estimular, reconhecer e valorizar os maçons que acompanham os trabalhos

Leia mais

RECEPÇÃO GRANDE MESTRE ESTADUAL

RECEPÇÃO GRANDE MESTRE ESTADUAL INSTRUÇÕES GERAIS O Altar, os assentos e os postos dos Oficiais e as cadeiras para os membros devem ser arrumados de acordo com a Sala Capitular indicada no Diagrama 1. Esta cerimônia é feita apenas para

Leia mais

COMPROMISSO PRESIDENCIAL ALUMNI

COMPROMISSO PRESIDENCIAL ALUMNI INSTRUÇÕES GERAIS O Altar, os assentos e os postos dos Oficiais e as cadeiras para os membros devem ser arrumados de acordo com a Sala Capitular indicada no Diagrama 1. A posse do idente de Colégio (ou

Leia mais

GABINETE ESTADUAL DA ORDEM DEMOLAY PARA O ESTADO DE MINAS GERAIS GESTÃO 2017/2018 Liderar pelo exemplo

GABINETE ESTADUAL DA ORDEM DEMOLAY PARA O ESTADO DE MINAS GERAIS GESTÃO 2017/2018 Liderar pelo exemplo EDITAL N 004/2017-2018 Dispõe sobre as normas da Jornada Estadual de Conhecimentos e Time Estadual de Oficiais BRIAN PHILIPE BELMIRO DE SOUSA e THIAGO COTTA DE FREITAS, no uso de suas atribuições que lhes

Leia mais

PROJETO GRANDE CAPÍTULO DE GOIÁS

PROJETO GRANDE CAPÍTULO DE GOIÁS Edital nº 06/2016-17 Goiânia, 15 de março de 2017 PROJETO GRANDE CAPÍTULO DE GOIÁS O Gabinete Estadual para o Estado de Goiás, através de seu Mestre Conselheiro Estadual, Igor Reis e Mestre Conselheiro

Leia mais

Parecer Nº.001/ , de 5 de junho de 2017.

Parecer Nº.001/ , de 5 de junho de 2017. Parecer Nº.001/2017-2019, de 5 de junho de 2017. Dispõe sobre o procedimento eleitoral e as condições de elegebilidade e voto para as Eleições dos Capítulos Jurisdicionadas ao GCE-PA, bem como os prazos

Leia mais

REGULAMENTO DO CAPÍTULO PADRÃO 2014 GRANDE CAPÍTULO DO ESTADO DE RONDÔNIA

REGULAMENTO DO CAPÍTULO PADRÃO 2014 GRANDE CAPÍTULO DO ESTADO DE RONDÔNIA REGULAMENTO DO CAPÍTULO PADRÃO 2014 GRANDE CAPÍTULO DO ESTADO DE RONDÔNIA O QUE É? O Capítulo Padrão, instituído pela Diretoria Executiva do Grande Capítulo do Estado de Rondônia, é um prêmio de reconhecimento

Leia mais

Tabela de Preços e Produtos LOJA DEMOLAY

Tabela de Preços e Produtos LOJA DEMOLAY demolay.org.br - LOJA DEMOLAY demolay.org.br - LOJA DEMOLAY Tabela de Preços e Produtos LOJA DEMOLAY Materiais Descritos Preço unid ADESIVO - Brasões da Ordem DeMolay R$ ADESIVO - Ploter Brasão DeMolay

Leia mais

EDITAL N.º 01/

EDITAL N.º 01/ QUIZ DeMOLAY 2016 EDITAL N.º 01/2015-2016 GABRIEL FERNANDO MUNARO e GUILHERME RAMOS DE OLIVEIRA, no uso de suas atribuições que lhe são conferidas na qualidade de dirigentes do Gabinete Estadual do Grande

Leia mais

Manual para Fundação de Capítulos

Manual para Fundação de Capítulos Manual para Fundação de Capítulos CONTEÚDO CONTEÚDO... 2 O QUE É A ORDEM DEMOLAY?... 3 NO QUE SE BASEIA A ORDEM DEMOLAY?... 3 COMO FUNDAR UM CAPÍTULO DEMOLAY?... 4 CONSIGA UM CORPO PATROCINADOR... 4 ESCOLHA

Leia mais

Edital Nº 002 GCE , de 03 de abril de 2018

Edital Nº 002 GCE , de 03 de abril de 2018 Edital Nº 002 GCE 2015-2017, de 03 de abril de 2018 DISPÕE SOBRE OS ATOS ATINENTES À ELEIÇÃO E INSTALAÇÃO DE MESTRES CONSELHEIROS ESTADUAL E ADJUNTO DO PARÁ - GESTÃO 2018. Ulysses Cabette Nooblath, Grande

Leia mais

Projetos GCE-RS

Projetos GCE-RS Projetos GCE-RS 2015-2016 VIII ELOD-RS FARROUPILHA 2016 PROJETOS GCE-RS 2015-2016 Site Área restrita e outros DeMolay -RS Hall da Fama Manual GCE-RS para Capítulos Apadrinhamento Capitular Programa Gravata

Leia mais

REPRESENTANTE DEMOLAY

REPRESENTANTE DEMOLAY INSTRUÇÕES GERAIS O Altar, os assentos e os postos dos Oficiais e as cadeiras para os membros devem ser arrumados de acordo com a Sala Capitular indicada no Diagrama 1. Recomenda-se que esta cerimônia

Leia mais

HONRARIAS E PRÊMIOS DA ORDEM DeMOLAY

HONRARIAS E PRÊMIOS DA ORDEM DeMOLAY HONRARIAS E PRÊMIOS DA ORDEM DeMOLAY Este material tem por objetivo regulamentar e explicar os procedimentos e requisitos de todas as honrarias e prêmios da Ordem DeMolay. DEFINIÇÕES HONRARIA PRÊMIO uma

Leia mais

GABINETE ESTADUAL DA ORDEM DEMOLAY PARA O ESTADO DE MINAS GERAIS GESTÃO 2017/2018 Liderar pelo exemplo

GABINETE ESTADUAL DA ORDEM DEMOLAY PARA O ESTADO DE MINAS GERAIS GESTÃO 2017/2018 Liderar pelo exemplo EDITAL Nº 001 2017/2018 Dispõe sobre as normas do Prêmio Hospitaleiro de Ouro BRIAN PHILIPE BELMIRO DE SOUSA e THIAGO COTTA DE FREITAS no uso das atribuições que lhes são conferidas na qualidade de Mestre

Leia mais

Edital Nº 007 GCE , de 1º de março de 2017

Edital Nº 007 GCE , de 1º de março de 2017 Edital Nº 007 GCE 2015-2017, de 1º de março de 2017 DISPÕE SOBRE OS ATOS ATINENTES À ELEIÇÃO E POSSE DE MESTRE CONSELHEIRO ESTADUAL E ADJUNTO DO PARÁ - GESTÃO 2017-2018. Patrick Roberto Guido Carvalho,

Leia mais

GABINETE ESTADUAL DA ORDEM DEMOLAY PARA O ESTADO DE MINAS GERAIS GESTÃO 2017/2018 Liderar pelo exemplo

GABINETE ESTADUAL DA ORDEM DEMOLAY PARA O ESTADO DE MINAS GERAIS GESTÃO 2017/2018 Liderar pelo exemplo EDITAL Nº 002 2017/2018 Dispõe sobre as normas do PrêmioChave de Ouro BRIAN PHILIPE BELMIRO DE SOUSA e THIAGO COTTA DE FREITAS no uso das atribuições que lhes são conferidas na qualidade de Mestre Conselheiro

Leia mais

ABERTURA E ENCERRAMENTO DE CERIMÔNIAS PÚBLICAS DA ORDEM DeMOLAY

ABERTURA E ENCERRAMENTO DE CERIMÔNIAS PÚBLICAS DA ORDEM DeMOLAY ABERTURA E ENCERRAMENTO DE CERIMÔNIAS PÚBLICAS DA ORDEM DeMOLAY uma cerimônia aberta emitida pelo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil Primeira Edição 2013 ABERTURA E

Leia mais

Cerimônia Especial de Apresentação da Ordem DeMolay

Cerimônia Especial de Apresentação da Ordem DeMolay Partes exigidas Cerimônia Especial de Apresentação da Ordem DeMolay - Mestre Conselheiro (MC) - 1º Conselheiro (1ºC) - 2º Conselheiro (2ºC) - Mestre de Cerimônias (MCer) - Capelão (Cap) - 1º Diácono (1ºD)

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL

REGULAMENTO ELEITORAL REGULAMENTO ELEITORAL TÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º Voto. Toda liderança DeMolay, em qualquer esfera, será eleita mediante o voto secreto daqueles que reúnam qualificações para eleger o representante

Leia mais

TESOURARIA EXECUTIVA Gestão Grande Mestre Estadual: Marcelo Victor Leal Barbosa Tesoureiro Executivo: Joaquim Brasil de Lima Filho

TESOURARIA EXECUTIVA Gestão Grande Mestre Estadual: Marcelo Victor Leal Barbosa Tesoureiro Executivo: Joaquim Brasil de Lima Filho TESOURARIA EXECUTIVA Gestão 2012 2013 Grande Mestre Estadual: Marcelo Victor Leal Barbosa Tesoureiro Executivo: Joaquim Brasil de Lima Filho Relatório Financeiro Prévio Desde o primeiro dia de gestão Até

Leia mais

ORDEM DeMOLAY. Guia de Premiações

ORDEM DeMOLAY. Guia de Premiações ORDEM DeMOLAY Guia de Premiações Este Guia de Premiações é de propriedade do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil. Não é permitido fazer cópias. Esta edição foi preparada

Leia mais

Grande Capítulo do Estado de Minas Gerais

Grande Capítulo do Estado de Minas Gerais Grande Capítulo do Estado de Minas Gerais Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil DeMolay MANUAL DE EVENTOS DA ORDEM DEMOLAY Copyright 2013, Ordem DeMolay de Minas Gerais. 2 ORDEM DeMOLAY Este

Leia mais

CURSOS PROEJA, PROEJA FIC, FIC, MULHERES MIL, TÉCNICOS INTEGRADOS, CONCOMITANTE e SUBSEQUENTES (PRESENCIAIS, EAD E PRONATEC) DO CAMPUS BARBACENA

CURSOS PROEJA, PROEJA FIC, FIC, MULHERES MIL, TÉCNICOS INTEGRADOS, CONCOMITANTE e SUBSEQUENTES (PRESENCIAIS, EAD E PRONATEC) DO CAMPUS BARBACENA Barbacena CURSOS PROEJA, PROEJA FIC, FIC, MULHERES MIL, TÉCNICOS INTEGRADOS, CONCOMITANTE e SUBSEQUENTES (PRESENCIAIS, EAD E PRONATEC) DO CAMPUS BARBACENA CAPÍTULO I DO OBJETIVO Art. 1º. O presente regulamento

Leia mais

CERIMONIAL CONGRESSO ESTADUAL

CERIMONIAL CONGRESSO ESTADUAL INSTRUÇÕES GERAIS Este cerimonial se divide em duas partes, a parte informal (abertura oficial do evento) e a parte formal (posse das Lideranças eleitas e encerramento do evento). Visa oficializar o cerimonial

Leia mais

CAPÍTULO I CAPÍTULO II

CAPÍTULO I CAPÍTULO II NORMAS DA COLAÇÃO DE GRAU E CERIMONIAL DE FORMATURA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFCSPA Do ato CAPÍTULO I Art. 1 A Colação de Grau da UFCSPA é o ato oficial, de caráter obrigatório, público e solene do Conselho

Leia mais

CERIMÔNIA DA MAIORIDADE

CERIMÔNIA DA MAIORIDADE CERIMÔNIA DA MAIORIDADE uma cerimônia aberta emitida pelo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil Terceira Edição 2011 CERIMÔNIA DA MAIORIDADE Esta cerimônia é destinada

Leia mais

Manual do formando CET-FAESA

Manual do formando CET-FAESA Manual do formando CET-FAESA 2 FACULDADE DE TECNOLOGIA FAESA (CET-FAESA) 1. APRESENTAÇÃO 2. A FORMATURA 3. CRONOGRAMA DA COLAÇÃO DE GRAU 4. INTEGRANTES DA CERIMÔNIA DE COLAÇÃO DE GRAU E SUAS RESPECTIVAS

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSUN Nº 17/2000. Dispõe sobre colação de grau.

RESOLUÇÃO CONSUN Nº 17/2000. Dispõe sobre colação de grau. RESOLUÇÃO CONSUN Nº 17/2000 Dispõe sobre colação de grau. O Conselho Universitário, no uso de suas atribuições e considerando: a) o disposto no Regimento Geral, artigo 113 e respectivos parágrafos; b)

Leia mais

FUNCIONAMENTO DO CONGRESSO SUGESTÃO DE ROTEIRO DETALHADO. Reunião de Planejamento do funcionamento da Federação ao longo do ano de exercício;

FUNCIONAMENTO DO CONGRESSO SUGESTÃO DE ROTEIRO DETALHADO. Reunião de Planejamento do funcionamento da Federação ao longo do ano de exercício; Serra, 29 de setembro de 2012. I) Preparação: FUNCIONAMENTO DO CONGRESSO SUGESTÃO DE ROTEIRO DETALHADO (DIRETORIA) Definir uma possível data para a realização do Congresso quando da Reunião de Planejamento

Leia mais

COLAÇÃO DE GRAU OFICIAL DO CENTRO UNIVERSITÁRIO EURO AMERICANO UNIEURO (FORMANDOS - 2º Semestre/2017) ASSINATURA DE ATA DA COLAÇÃO DE GRAU

COLAÇÃO DE GRAU OFICIAL DO CENTRO UNIVERSITÁRIO EURO AMERICANO UNIEURO (FORMANDOS - 2º Semestre/2017) ASSINATURA DE ATA DA COLAÇÃO DE GRAU COLAÇÃO DE GRAU OFICIAL DO CENTRO UNIVERSITÁRIO EURO AMERICANO UNIEURO (FORMANDOS - 2º Semestre/2017) ASSINATURA DE ATA DA COLAÇÃO DE GRAU DE 20 A 22 DE DEZEMBRO DE 2017, DAS 9H ÀS 20H NA UNIDADE DE ORIGEM

Leia mais

CERIMÕNIA DE CORPO PRESENTE

CERIMÕNIA DE CORPO PRESENTE INSTRUÇÕES GERAIS O Altar, os assentos e os postos dos Oficiais e as cadeiras para os membros devem ser arrumados de acordo com a Sala Capitular indicada no Diagrama 1. Esta Cerimônia é pública, destinada

Leia mais

WEBNÁRIO 07/03/2018 CLUBE DE MÃES E AMIGOS

WEBNÁRIO 07/03/2018 CLUBE DE MÃES E AMIGOS WEBNÁRIO 07/03/2018 CLUBE DE MÃES E AMIGOS O QUE VAI SER TRATADO Contextualização Para que serve a Ordem DeMolay? Escudo Finalidade e funções de um Clube de Mães e Amigos Organização/Atividades/sugestões/

Leia mais

Edital Nº 009 GCE , de 1º de março de 2017

Edital Nº 009 GCE , de 1º de março de 2017 Edital Nº 009 GCE 2015-2017, de 1º de março de 2017 DISPÕE E NORMATIZA ATOS ATINENTES À ELEIÇÃO E POSSE DE GRANDE MESTRE ESTADUAL E ADJUNTO DO PARÁ - GESTÃO 2017-2019. PATRICK ROBERTO GUIDO CARVALHO, Grande

Leia mais

ABERTURA E ENCERRAMENTO CERIMÔNIA PÚBLICA

ABERTURA E ENCERRAMENTO CERIMÔNIA PÚBLICA INSTRUÇÕES GERAIS O Altar, os assentos e os postos dos Oficiais e as cadeiras para os membros devem ser arrumados de acordo com a Sala Capitular indicada no Diagrama 1. Uma Cerimônia Pública deve ser apresentada

Leia mais

Palmas, 05 de dezembro de 2016 Ofício Circular nº 001/ Assunto: Composição do Conselho Consultivo da Ordem DeMolay para o ano de 2017.

Palmas, 05 de dezembro de 2016 Ofício Circular nº 001/ Assunto: Composição do Conselho Consultivo da Ordem DeMolay para o ano de 2017. Palmas, 05 de dezembro de 2016 Ofício Circular nº 001/2016-2018 Aos Veneráveis Mestres das AA.. e RR.. LL.. MM.. jurisdicionadas à M.. R.. Grande Loja Maçônica do Estado do Tocantins. Assunto: Composição

Leia mais

Cerimônia de Instalação de Posse do Conselho Consultivo

Cerimônia de Instalação de Posse do Conselho Consultivo Cerimônia de Instalação de Posse do Conselho Consultivo Partes exigidas - Presidente do Corpo Patrocinador (PRES) - Oficial Instalador (OI) - Capelão Instalador (CapI) - Mestre de Cerimônias Instalador

Leia mais

COLAÇÃO DE GRAU OFICIAL DO CENTRO UNIVERSITÁRIO EURO AMERICANO - UNIEURO (FORMANDOS - 2º Semestre/2018) ASSINATURA DE ATA

COLAÇÃO DE GRAU OFICIAL DO CENTRO UNIVERSITÁRIO EURO AMERICANO - UNIEURO (FORMANDOS - 2º Semestre/2018) ASSINATURA DE ATA COLAÇÃO DE GRAU OFICIAL DO CENTRO UNIVERSITÁRIO EURO AMERICANO - UNIEURO (FORMANDOS - 2º Semestre/2018) ASSINATURA DE ATA 19 E 20 DE DEZEMBRO DE 2018 - DAS 9H ÀS 20H Na unidade de origem. LOCAIS: UNIDADE

Leia mais

INSTRUÇÕES GERAIS CARGOS REQUERIDOS EQUIPAMENTO NECESSÁRIO

INSTRUÇÕES GERAIS CARGOS REQUERIDOS EQUIPAMENTO NECESSÁRIO INSTRUÇÕES GERAIS O Altar, os assentos e os postos dos Oficiais e as cadeiras para os membros devem ser arrumados de acordo com a Sala Capitular indicada no Diagrama 1. Esta Cerimônia é recomendada como

Leia mais

CAPÍTULO I DO OBJETIVO CAPÍTULO II DA SOLENIDADE SIMBÓLICA DE ENCERRAMENTO DE CURSO

CAPÍTULO I DO OBJETIVO CAPÍTULO II DA SOLENIDADE SIMBÓLICA DE ENCERRAMENTO DE CURSO REGULAMENTO PARA A ENTREGA DOS CERTIFICADOS DE CONCLUSÃO DOS CURSOS PROEJA, PROEJA FIC, FIC, MULHERES MIL, TÉCNICOS INTEGRADOS, CONCOMITANTE e SUBSEQUENTES (PRESENCIAIS, EAD, PRONATEC) DO CÂMPUS BARBACENA

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO 2º SEMESTRE DA GESTÃO DO GRANDE CAPÍTULO DO ESTADO DE RONDÔNIA

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO 2º SEMESTRE DA GESTÃO DO GRANDE CAPÍTULO DO ESTADO DE RONDÔNIA RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO 2º SEMESTRE DA GESTÃO 2014-2015 DO GRANDE CAPÍTULO DO ESTADO DE RONDÔNIA Buscando sempre o crescimento e o desenvolvimento da Ordem DeMolay do Estado de Rondônia, a Gestão 2014-2015,

Leia mais

Apresentção:Eduardo Cacere Comissão Nacional de Ritual e Liturgia SUPREMO CONSELHO DA ORDEM DEMOLAY PARA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

Apresentção:Eduardo Cacere Comissão Nacional de Ritual e Liturgia SUPREMO CONSELHO DA ORDEM DEMOLAY PARA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Apresentção:Eduardo Cacere Comissão Nacional de Ritual e Liturgia SUPREMO CONSELHO DA ORDEM DEMOLAY PARA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Nosso Ritual Seu Simbolismo e Significado Porque fazemos o que fazemos,

Leia mais

REGULAMENTO DAS ORGANIZAÇÕES AFILIADAS

REGULAMENTO DAS ORGANIZAÇÕES AFILIADAS REGULAMENTO DAS ORGANIZAÇÕES AFILIADAS PREÂMBULO O Grande Conselho da Ordem DeMolay para o Estado da Bahia, filiado ao Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil, doravante

Leia mais

COMISSÃO ESTADUAL DE EVENTOS

COMISSÃO ESTADUAL DE EVENTOS REGULAMENTO GERAL COMISSÃO ESTADUAL DE EVENTOS GRANDE CONSELHO DA ORDEM DEMOLAY PARA O ESTADO DA BAHIA GESTÃO 2018-2020 I COPA LIBERTALAND DE FUTSAL REGULAMENTO GERAL Capítulo I Normas Gerais Art. 1º -

Leia mais

REGULAMENTO DAS SOLENIDADES DE FORMATURA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO UGB. Capítulo I. Das Disposições Gerais

REGULAMENTO DAS SOLENIDADES DE FORMATURA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO UGB. Capítulo I. Das Disposições Gerais CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE Credenciado pela Portaria Nº 1.920 de 03/06/2005, publicado no D.O.U. 06/06/2005, com limite territorial de atuação circunscrito aos municípios de Volta Redonda, Nova

Leia mais

NORMAS PARA AS COLAÇÕES DE GRAU DA UFG

NORMAS PARA AS COLAÇÕES DE GRAU DA UFG SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERALDE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO NORMAS PARA AS COLAÇÕES DE GRAU DA UFG I - DO ATO 1. As cerimônias de colação de grau serão presididas pelo Reitor ou pelo

Leia mais

MANUAL DOS FORMANDOS

MANUAL DOS FORMANDOS MANUAL DOS FORMANDOS Em nome de todos que compõe o IESFAVI manifestamos a nossa satisfação, desejando neste momento tão importante, muito sucesso e grandes realizações no âmbito pessoal e profissional

Leia mais

MANUAL DE SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU

MANUAL DE SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU Faculdade de Tecnologia de Garça - "Deputado Julio Julinho Marcondes de Moura" MANUAL DE SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GARÇA 2017 SUMÁRIO 1.OBJETIVOS... 3 1.1 Geral... 3 1.2

Leia mais

Presidência da República CASA CIVIL COORDENAÇÃO DA EQUIPE DE TRANSIÇÃO DE GOVERNO PORTARIA Nº 2, DE 8 DE NOVEMBRO DE 2018

Presidência da República CASA CIVIL COORDENAÇÃO DA EQUIPE DE TRANSIÇÃO DE GOVERNO PORTARIA Nº 2, DE 8 DE NOVEMBRO DE 2018 ANACEU - Associação Nacional dos Centros Universitários SCS, Quadra 7, Bloco A nº 100 - Salas 805 e 807 Edifício Torre do Pátio Brasil. Brasília - DF - CEP: 70.307-901 Telefones: (61) 3321-5535 / 3322-9408

Leia mais

REGULAMENTO ARRASTÃO NACIONAL DA SOLIDARIEDADE 2017

REGULAMENTO ARRASTÃO NACIONAL DA SOLIDARIEDADE 2017 REGULAMENTO ARRASTÃO NACIONAL DA SOLIDARIEDADE 2017 1. APRESENTAÇÃO Este regulamento trata do Arrastão Nacional da Solidariedade 2017, promovido pelo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, por

Leia mais

Calendário oficial da gestão 2013/2. Agosto.

Calendário oficial da gestão 2013/2. Agosto. Calendário oficial da gestão 2013/2. Legenda: Dias obrigatórios. Prazos. Dias Comuns. Eventos organizados pelo Capítulo. Agosto. Dia 4 de Agosto: Reunião Rituálistica. - Abertura das comissões e à adesão

Leia mais

Fundação de Capítulos

Fundação de Capítulos Manual para Fundação de Capítulos DeMolay Supremo Coselho da Ordem DeMolay Para o Brasil CONTEÚDO CONTEÚDO... 2 O QUE É A ORDEM DEMOLAY?... 3 NO QUE SE BASEIA A ORDEM DEMOLAY?... 3 COMO FUNDAR UM CAPÍTULO

Leia mais

MANUAL DE COLAÇÕES DE GRAU DO SETOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

MANUAL DE COLAÇÕES DE GRAU DO SETOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ MANUAL DE COLAÇÕES DE GRAU DO SETOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CURITIBA 2018 1. APRESENTAÇÃO Para os estudantes de ensino superior, a outorga de grau representa

Leia mais

14 a 24 de fevereiro de 2013

14 a 24 de fevereiro de 2013 Seletiva Nacional da Equipe Brasileira de Vela 2013 Campeonato Sul-americano de RS:X 14 a 24 de fevereiro de 2013 Classes convidadas: 49er (Masculino) 49er FX (Feminino) Finn (Masculino) 470 (Feminino)

Leia mais

Guia Introdutório à Cavalaria

Guia Introdutório à Cavalaria Guia Introdutório à Cavalaria Grau de Nobre Cavaleiro GRANDE CONSELHO DA ORDEM DeMOLAY PARA O ESTADO DE GOIÁS Guia Introdutório à Cavalaria Este livro é de propriedade do Grande Conselho da Ordem DeMolay

Leia mais

INVESTIDURA CRUZ DE HONRA

INVESTIDURA CRUZ DE HONRA INSTRUÇÕES GERAIS O Altar, os assentos e os postos dos Oficiais e as cadeiras para os membros devem ser arrumados de acordo com a Sala Capitular indicada no Diagrama 1. A cerimônia será apresentada toda

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 001 / 2013 RESOLVE. Art. 1º Normatizar as cerimônias de formatura na Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu VIZIVALI.

RESOLUÇÃO Nº. 001 / 2013 RESOLVE. Art. 1º Normatizar as cerimônias de formatura na Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu VIZIVALI. RESOLUÇÃO Nº. 001 / 2013 Normatiza as cerimonias de formaturas na Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu VIZIVAL. A DIRETORA DA FACULDADE VIZINHANÇA VALE DO IGUAÇU - VIZIVALI, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CAPÍTULO JUIZ DE FORA Nº33 GRANDE CAPÍTULO DO ESTADO DE MINAS GERAIS SUPREMO CONSELHO DA ORDEM DEMOLAY PARA O BRASIL

REGIMENTO INTERNO DO CAPÍTULO JUIZ DE FORA Nº33 GRANDE CAPÍTULO DO ESTADO DE MINAS GERAIS SUPREMO CONSELHO DA ORDEM DEMOLAY PARA O BRASIL REGIMENTO INTERNO DO CAPÍTULO JUIZ DE FORA Nº33 GRANDE CAPÍTULO DO ESTADO DE MINAS GERAIS SUPREMO CONSELHO DA ORDEM DEMOLAY PARA O BRASIL Capítulo I DOS MEMBROS, SEUS DEVERES E DIREITOS Art. 1º O Capítulo

Leia mais

VOUCHER DEMOLAY. Página 1

VOUCHER DEMOLAY. Página 1 VOUCHER DEMOLAY Página 1 Janeiro-2019 SUMÁRIO 1. O que é Voucher DeMolay?... 3 2. A NECESSIDADE... 4 3. COMPETÊNCIAS & AÇÕES... 5 4. RESULTADOS IMEDIATOS... 6 5. PASSO A PASSO PARA CRIAÇÃO DE VOUCHERS...

Leia mais

CERIMÔNIA DO DIA DAS MÃES

CERIMÔNIA DO DIA DAS MÃES CERIMÔNIA DO DIA DAS MÃES ORDEM DOS ESCUDEIROS DA TÁVOLA REDONDA uma cerimônia aberta emitida pelo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil Primeira Edição 2011 CERIMÔNIA

Leia mais

Edital do IV Torneio Alagoano de Ritualística

Edital do IV Torneio Alagoano de Ritualística Edital do IV Torneio Alagoano de Ritualística Edital nº 03/2017 Maceió AL JÓSE ORLANDO COSTA DO NASCIMENTO JUNIOR e GUILHERME RODRIGUES DE OLIVEIRA ALMEIDA no uso das atribuições que lhe são conferidas

Leia mais

EDITAL n 03/2018 DA FEDERAÇÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE ENGENHARIA QUÍMICA EDITAL DE APOIO À REALIZAÇÃO DE EVENTOS ACADÊMICOS

EDITAL n 03/2018 DA FEDERAÇÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE ENGENHARIA QUÍMICA EDITAL DE APOIO À REALIZAÇÃO DE EVENTOS ACADÊMICOS São Carlos, 06 de março de 2018 EDITAL n 03/2018 DA FEDERAÇÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE ENGENHARIA QUÍMICA EDITAL DE APOIO À REALIZAÇÃO DE EVENTOS ACADÊMICOS A Federação Nacional dos Estudantes de Engenharia

Leia mais

INSTRUÇÃO DE SERVIÇO N. 01/ PROGRAD

INSTRUÇÃO DE SERVIÇO N. 01/ PROGRAD INSTRUÇÃO DE SERVIÇO N. 01/2015 - PROGRAD Súmula: Regulamenta o Cerimonial de Colação de Grau dos cursos de graduação da UENP. CONSIDERANDO a solicitação das Direções de Campus em reunião do Conselho de

Leia mais

Cerimônia de Investidura e Posse de Oficiais do Capítulo DeMolay

Cerimônia de Investidura e Posse de Oficiais do Capítulo DeMolay Cerimônia de Investidura e Posse de Oficiais do Capítulo DeMolay É uma cerimônia pública que poderá ser ampliada com complementos apropriados, tais como; seleções musicais, discursos e apresentação de

Leia mais

CERIMÔNIA DE INSTALAÇÃO DO MESTRE CONSELHEIRO REGIONAL

CERIMÔNIA DE INSTALAÇÃO DO MESTRE CONSELHEIRO REGIONAL CERIMÔNIA DE INSTALAÇÃO DO MESTRE CONSELHEIRO REGIONAL uma cerimônia aberta emitida pelo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil Primeira Edição 2012 CERIMÔNIA DE INSTALAÇÃO

Leia mais

GRAU DE GRÃ CRUZ DA CAVALARIA

GRAU DE GRÃ CRUZ DA CAVALARIA ILUSTRE RITO DA CAVALARIA DO BRASIL Ritual do Grau de Editado pelo SUPREMO CONSELHO DA ORDEM DEMOLAY PARA O BRASIL Esta tradução, elaborada pelo Irmão Hugo Roberto Lima Ramírez, sob os auspícios do Supremo

Leia mais

CONSELHO UNIVERSITÁRIO

CONSELHO UNIVERSITÁRIO CONSELHO UNIVERSITÁRIO R E S O L U Ç Ã O nº. 001/2009 Regulamenta a Colação de Grau e o Cerimonial de Formatura dos Cursos de Graduação da UFCSPA. A Reitoria da Fundação Universidade Federal de Ciências

Leia mais

EDITAL 001 CERTIFICADO DE REFERÊNCIA NACIONAL 2011/2012

EDITAL 001 CERTIFICADO DE REFERÊNCIA NACIONAL 2011/2012 EDITAL 001 CERTIFICADO DE REFERÊNCIA NACIONAL 2011/2012 - CAPÍTULOS - Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil Gabinete Nacional da Ordem DeMolay 2011/2012 Certificado de

Leia mais

S A N T I A G O MANUAL DO FORMANDO

S A N T I A G O MANUAL DO FORMANDO S A N T I A G O MANUAL DO FORMANDO APRESENTAÇÃO Conforme Art. 62 do Regimento Geral da, a Colação de Grau é um ato oficial realizado em sessão solene e pública, de caráter obrigatório, em dia e horário,

Leia mais

Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil. Gabinete Nacional da Liderança Juvenil. Secretaria Nacional de Filantropia

Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil. Gabinete Nacional da Liderança Juvenil. Secretaria Nacional de Filantropia Edital N 006 2014/2015 - Arrastão Nacional da Solidariedade 2015 CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares Art. 1º Este edital trata do Arrastão Nacional da Solidariedade 2015, a ser realizado pelo / Supremo

Leia mais

DIA DO DESBRAVADOR. Trecho do Manual Administrativo do Clube de Desbravadores Capítulo 4 pp. 181 a 184

DIA DO DESBRAVADOR. Trecho do Manual Administrativo do Clube de Desbravadores Capítulo 4 pp. 181 a 184 DIA DO DESBRAVADOR Trecho do Manual Administrativo do Clube de Desbravadores Capítulo 4 pp. 181 a 184 4.10.3. Este é um dia especial e não apenas uma cerimônia, embora o programa da Escola Sabatina, o

Leia mais

Normas para Sessão Solene de Colação de Grau da. Faculdade São Luís de França

Normas para Sessão Solene de Colação de Grau da. Faculdade São Luís de França Normas para Sessão Solene de Colação de Grau da Faculdade São Luís de França Data da Colação de Grau: (fevereiro ou agosto, dia de sábado) UNIFICADA, ou seja, todos os cursos da instituição juntos. I.

Leia mais

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL LUTERANA BOM JESUS/IELUSC RESOLUÇÃO CES Nº 11/2012

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL LUTERANA BOM JESUS/IELUSC RESOLUÇÃO CES Nº 11/2012 ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL LUTERANA BOM JESUS/IELUSC RESOLUÇÃO CES Nº 11/2012 Revoga a Resolução n 02/09. Dispõe sobre a Regulamentação de Colação de Grau. A Câmara de Ensino Superior do Instituto Superior

Leia mais

São Paulo, 31 de outubro de Prezado(a) Associado(a)

São Paulo, 31 de outubro de Prezado(a) Associado(a) São Paulo, 31 de outubro de 2008. Prezado(a) Associado(a) Assuntos: 1) Eleições gerais para renovação de 09 (nove) membros do Conselho de Administração; 2) Eleições gerais para renovação dos 03 (três)

Leia mais

3. REGRAS PARA ESTRUTURAÇÃO DOS RESUMOS:

3. REGRAS PARA ESTRUTURAÇÃO DOS RESUMOS: EDITAL DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS O Centro Acadêmico Doutor Alcenor Almeida (CAMAA) do Uninovafapi torna público o presente edital de submissão de trabalhos científicos, visando à seleção de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CONSELHO DE GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO CGRAD 23/11, DE 26 DE AGOSTO DE 2011

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CONSELHO DE GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO CGRAD 23/11, DE 26 DE AGOSTO DE 2011 RESOLUÇÃO CGRAD 23/11, DE 26 DE AGOSTO DE 2011 Aprova o Regulamento da Solenidade de Colação de Grau dos Cursos Superiores de Graduação do CEFET-MG. A PRESIDENTE DO DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

Leia mais

SEICHO-NO-IE DO BRASIL

SEICHO-NO-IE DO BRASIL Maio Programa do dia 1º de Maio Foco: Explicação e Prática da Meditação Shinsokan de Oração Mútua 09h10 Palavras de boas vindas -5 09h15 Explicação da Prática da Meditação Shinsokan de Oração Mútua 40

Leia mais

BRASIL AUDIOVISUAL INDEPENDENTE - BRAVI. Informações Institucionais e Meios de Comunicação

BRASIL AUDIOVISUAL INDEPENDENTE - BRAVI. Informações Institucionais e Meios de Comunicação BRASIL AUDIOVISUAL INDEPENDENTE - BRAVI Informações Institucionais e Meios de Comunicação AFILIAÇÃO CATEGORIAS - MENSALIDADES O estatuto da associação (art. 5º) estabelece que a empresa ou instituição

Leia mais

ÍNDICE INTRODUÇÃO...04

ÍNDICE INTRODUÇÃO...04 Manual de Práticas Capitulares GUIA DO MESTRE CONSELHEIRO Comissão de Ritual, Liturgia e Joias ORDEM DEMOLAY 1ª EDIÇÃO 2014 Versão 1.0 - Virtual Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil DeMolay

Leia mais