INFORMATIVO COMISSÃO DE HONRARIAS E PRÊMIOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INFORMATIVO COMISSÃO DE HONRARIAS E PRÊMIOS"

Transcrição

1 INFORMATIVO COMISSÃO DE HONRARIAS E PRÊMIOS Este material tem por objetivo explicar os procedimentos e requisitos de todas as honrarias e prêmios da Ordem DeMolay. DENIFIÇÕES PRÊMIO Um prêmio é um reconhecimento dado a um DeMolay ou Maçom devido ao cumprimento de uma meta ou pela realização de um feito. Prêmios de Certificado: Certificado de Avaliação do Clube de Mães, Certificado de Eficiência de Escrivão e Certificado de Serviço de Consultor. Prêmios de Chave: Chave de Honra Azul, Chave de Honra de Consultor e Chave de Zorobabel. Prêmios de Medalha: Medalha de Apreço e Medalha de Bravura. Prêmios Diversos: Barras de Mérito, Prêmio de Consultor do Ano, Prêmio de 25 anos de Ordem DeMolay, Prêmio de Representante DeMolay, Prêmio como Ilustre Comendador Cavaleiro, Prêmio como Mestre Conselheiro e Prêmio por Serviços Relevantes. HONRARIA Uma honraria é dada a uma pessoa em homenagem aos seus trabalhos em prol da Ordem DeMolay. Honrarias da Ordem DeMolay: Legião de Honra Ativa, Legião de Honra Honorária, Cruz de Honra DeMolay e Grau Chevalier; Graus Honoríficos da Ordem da Cavalaria: Comendador da Cavalaria, Grã-Cruz da Cavalaria e Ordem do Manto Prateado.

2 Diferentemente dos prêmios, uma honraria não deve ser entregue a alguém somente pelo cumprimento de seu pré-requisito. É necessário que o merecimento seja o critério mais julgado nesse momento. Para as honrarias, os requisitos são apenas limitações legais, mas o histórico, trabalho e dedicação são os itens que devem realmente ser levados em consideração antes da indicação. As honrarias não se resumem a apenas um reconhecimento, mas são verdadeiras homenagens. A COMISSÃO Qual é a função da Comissão de Honrarias e Prêmios do SCODB? A Comissão verifica e avalia todas as indicações para a concessão de prêmios e honrarias estabelecidas no Regulamento Geral. Além disso, ela é a responsável pela criação e desenvolvimento de novos prêmios e honrarias, desde que aprovados pela Assembleia Geral. Como faço a indicação de honraria ou prêmio para um irmão ou tio? Cada honraria ou prêmio possui uma forma de indicação distinta, seja através do Conselho Consultivo do Capítulo/Convento ou por meio de outras esferas na Ordem, como o Grande Capítulo Estadual. O Regulamento Geral estabelece quais os responsáveis pelas indicações e este informativo visa apresentar tais informações de forma objetiva. Os formulários estão disponíveis em e devem ser encaminhados digitalmente, com todas as assinaturas, para o honrarias@demolay.org.br. AS HONRARIAS A seguir, constam os procedimentos para indicação de cada uma das honrarias DeMolay.

3 A Legião de Honra é a mais alta honraria da Ordem DeMolay. Pode ser concedida a um Sênior DeMolay (Legião de Honra Ativa) e/ou a um Maçom (Legião de Honra Honorária). Diferentemente das demais honrarias, esta se amplia para além de DeMolay, visando homenagear não somente serviços em prol da Ordem, mas principalmente líderes ou destaques em algum campo de empreendimento, na comunidade ou profissão, como um reconhecimento àqueles que são vitoriosos em sua vida fora da Ordem. Ninguém pode pedir para si esta distinção e o indicado não deve ter conhecimento da indicação feita pelo Grande Mestre Estadual. O Grande Mestre Estadual deverá preencher o formulário, juntar depoimentos de duas lideranças adultas e duas lideranças juvenis, anexar toda documentação (formulário e depoimentos), assinar e encaminhar digitalmente à Comissão de Honrarias e Prêmios. Qual a diferença entre Legião de Honra Ativa e Legião de Honra Honorária? A única diferença é que a Legião de Honra Ativa (cordão vermelho) é dada para Seniores DeMolay - mesmo que também sejam Maçons. Enquanto a Legião de Honra Honorária (cordão branco) é destinada aos Maçons que não iniciaram na Ordem DeMolay. Meu Capítulo pode indicar um membro para receber a Legião de Honra? Quem pode indicar a Legião de Honra? Não. Somente o Grande Mestre Estadual ou, na sua inexistência, o Grande Mestre Nacional têm o direito de indicar pessoas que sejam qualificadas. O processo tramita pela Comissão de Honrarias e Prêmios para verificação e depois o Grande Mestre Nacional é responsável, em qualquer caso, pela aprovação final. Há um limite de indicações por ano? Não, não há limites.

4 Requisitos Artigo 839 do RGD. Requisitos Artigo 840 do RGD. A Cruz de Honra é uma distinção honorífica concedida para homenagear excepcionais esforços no serviço adulto para a Ordem DeMolay. Requisitos Artigo 847 do RGD. O Conselho Consultivo, Oficial Executivo Regional ou Grande Mestre Estadual deverão preencher o formulário, juntar depoimentos de uma liderança adulta e uma liderança juvenil, anexar toda documentação (formulário e depoimentos), obter as assinaturas necessárias e encaminhar digitalmente à Comissão de Honrarias e Prêmios.

5 Quem pode indicar membros para receber a Cruz de Honra DeMolay? Estão autorizados a indicar pessoas a Cruz de Honra DeMolay: Presidente do Conselho Consultivo, Oficial Executivo Regional e Grande Mestre Estadual. Uma pessoa não pode indicar a si mesma para a honraria. No caso da indicação ser feita pelo OER ou GME, as assinaturas do Presidente e Consultor do Conselho Consultivo não são necessárias no formulário. Há um limite de indicações por ano? Não, não há limites. O Grau de Chevalier é a maior honraria que um DeMolay Ativo pode receber. O Supremo Conselho poderá conferir este Grau a um DeMolay Ativo ou Sênior que tenha desempenhado serviços notáveis e meritórios em benefício da Ordem DeMolay, sendo um membro conceituado e atuante. Requisitos Artigo 850 do RGD. O Conselho Consultivo deverá preencher o formulário, juntar depoimentos de uma liderança adulta e uma liderança juvenil, anexar toda documentação (formulário e depoimentos), obter as assinaturas necessárias e encaminhar digitalmente à Comissão de Honrarias e Prêmios. Quem pode indicar membros para o Grau de Chevalier? A indicação é feita em sigilo somente pelo Conselho Consultivo do Capítulo do qual o indicado é membro. Quantas indicações um Capítulo pode fazer por ano? É possível a indicação de somente um nome por ano por Capítulo.

6 OS PRÊMIOS DE CERTIFICADO CERTIFICADO DE AVALIAÇÃO DO CLUBE DE MÃES Este Certificado é um reconhecimento ao trabalho feito pelos Clubes de Pais e Mães. O prêmio reconhece a assistência e intangível ajuda dada ao Capítulo. É destinado ao Clube como um todo e não a um membro individual. Requisitos Artigo 856 do RGD. Comoro solicitar? O Conselho Consultivo do Capítulo deverá preencher o formulário, juntar depoimentos de uma liderança adulta e uma liderança juvenil, anexar toda documentação (formulário e depoimentos) e após obter todas as assinaturas, encaminhar digitalmente à Comissão de Honrarias e Prêmios. CERTIFICADO DE EFICIÊNCIA DE ESCRIVÃO Reconhecimento ao trabalho feito pelos Escrivães que cumpriram suas funções frente à secretaria do Capítulo, preparando e entregando no prazo todos os relatórios pertinentes à administração capitular. Requisitos Artigo 857 do RGD. O Conselho Consultivo deverá preencher o formulário, juntar depoimentos de uma liderança adulta e uma liderança juvenil, anexar toda documentação (formulário e depoimentos), obter as assinaturas necessárias e encaminhar digitalmente à Comissão de Honrarias e Prêmios. CERTIFICADO DE CONSULTOR Este Certificado deve ser dado a um Consultor que tenha demonstrado sua dedicação com a Ordem através de serviços contínuos e notáveis como Consultor de um Capítulo da Ordem DeMolay por vários anos. Requisitos Artigo 858 do RGD.

7 O Conselho Consultivo deverá preencher o formulário, juntar depoimentos de uma liderança adulta e uma liderança juvenil, anexar toda documentação (formulário e depoimentos), obter as assinaturas necessárias e encaminhar digitalmente à Comissão de Honrarias e Prêmios. OS PRÊMIOS DE CHAVE Os formulários para os prêmios se encontram em e devem ser encaminhados digitalmente à Comissão de Honrarias e Prêmios através do honrarias@demolay.org.br. Conferida àquele que indicar dez DeMolays iniciados no Capítulo. Estas dez indicações NÃO precisam ser feitas de uma só vez. Serão contadas todas durante a vida DeMolay. Requisitos Artigos 859, 860 e 861 do RGD: Assim que um DeMolay constar como indicante de 10 irmãos no SISDM seu GCE será notificado para que tome as providências necessárias. Conferida ao Consultor que alcançar um crescimento considerável do número de membros do Capítulo em relação ao ano anterior. É permitida somente uma concessão por ano desta comenda.

8 Requisitos Artigos 862, 863 e 864 do RGD: O Conselho Consultivo do Capítulo deverá preencher o formulário que está disponível no site, obter as assinaturas necessárias e encaminhá-lo digitalmente à Comissão de Honrarias e Prêmios através do . Não há necessidade de depoimentos para comprovar os trabalhos. Conferida ao Sênior DeMolay ou Maçom responsável pela fundação e instalação ou reintegração de um Capítulo junto ao SCODB. O objetivo da Chave de Zorobabel é encorajar o estabelecimento de novos Capítulos ou o restabelecimento de Capítulos fechados. Requisitos Artigos 865, 866 e 867: O Oficial Executivo ou o Grande Mestre Estadual deverá preencher o formulário disponível no site, obter as assinaturas necessárias e encaminhá-lo digitalmente à Comissão. Não há necessidade de depoimentos para comprovar os trabalhos. Quantas Chaves de Zorobabel podem ser pedidas por Capítulo? A concessão será limitada a uma Chave de Zorobabel por Capítulo fundado ou reintegrado e poderá ser conferida a apenas uma pessoa. No caso de reintegração de um Capítulo que já possua um membro portador de chave de Zorobabel, poderá o Capitulo ter um segundo indicado para este prêmio. Quem foi Zorobabel? Zorobabel foi um líder israelita mencionado no Antigo Testamento. Ele liderou o retorno do primeiro grupo de Judeus para a Terra Prometida, Jerusalém. Quando chegou ao seu destino, trabalhou pela reconstrução do Templo de Salomão, cujas atividades estavam interrompidas há cerca de dez anos.

9 Um Oficial Executivo Regional poderá conferir a Medalha do Apreço um Sênior por serviços relevantes a sua Região e à Ordem DeMolay. Requisitos Artigo 868 do RGD. O Oficial Executivo Regional deverá preencher o formulário, juntar depoimentos de uma liderança adulta e uma liderança juvenil, anexar toda documentação (formulário e depoimentos), obter as assinaturas necessárias e encaminhar digitalmente à Comissão de Honrarias e Prêmios. Conferida ao DeMolay, Ativo ou Sênior, que tenha agido de modo a salvar a vida do próximo até mesmo colocando sua vida em risco ou de forma heroica. Requisitos Artigo 870 do RGD. O Conselho Consultivo deverá preencher o formulário, anexar toda documentação (formulário e depoimentos), obter as assinaturas necessárias e encaminhar digitalmente à Comissão de Honrarias e Prêmios.

10 PRÊMIOS DIVERSOS Destinadas a DeMolays Ativos como reconhecimento de suas realizações em atividades do Capítulo ou por suas realizações em atividades externas. Requisitos Artigo 872 do RGD. O Conselho Consultivo deverá preencher o formulário, juntar dois depoimentos de liderança adulta ou juvenil, anexar toda documentação (formulário e depoimentos), obter as assinaturas necessárias e encaminhar digitalmente à Comissão de Honrarias e Prêmios. O Prêmio de Consultor do Ano, também chamado de Guilda do Avental de Couro, é destinado a homenagear um consultor do Capítulo por notável contribuição para o crescimento e sucesso do Capítulo. O Consultor escolhido deve exemplificar os ideais e preceitos da Ordem DeMolay em sua vida diária. Requisitos Artigo 873 do RGD. O Oficial Executivo Regional deverá preencher o formulário, juntar depoimentos de uma liderança adulta e uma liderança juvenil, anexar toda documentação (formulário e depoimentos), obter as assinaturas necessárias e encaminhar digitalmente à Comissão de Honrarias e Prêmios.

11 Destinado aos Seniores DeMolays por reconhecimento aos 25 anos de sua Iniciação na Ordem DeMolay. Requisitos Artigo 874 do RGD. O membro que estiver regular no 25º ano de Ordem DeMolay receberá de forma gratuita do SCODB o diploma do prêmio e o pin de 25 anos de Ordem DeMolay. Não há necessidade de preencher formulário. É mais alta condecoração de conquista própria que um DeMolay pode receber. O RD significa que o DeMolay analisou suas fraquezas e suas habilidades, conhecimentos e perícias, bem como pôde reconhecer as áreas nas quais ele tenha feito progresso suficiente assim como as áreas que necessitam de mais ênfase. Tornar-se um RD tem por base o desenvolvimento próprio de um jovem, o conhecimento e a prática de boa cidadania, no lar, na comunidade, na nação e no mundo em geral. Em outras palavras é a prática das sete virtudes no dia a dia de cada DeMolay. Requisitos Artigos 875 e 876 do RGD. A indicação parte do DeMolay Ativo e não do Conselho Consultivo. Qualquer DeMolay Ativo poderá solicitar este prêmio para si mesmo. Ele deverá preencher o formulário disponibilizado no site, anexar toda documentação solicitada, obter as assinaturas necessárias e encaminhar digitalmente à Comissão de Honrarias e Prêmios.

12 Existe cerimônia para entrega? O Representante DeMolay é o único dos Prêmios que possui uma cerimônia própria para sua entrega. A cerimônia pode ser encontrada no site do SCODB, no Monitor de Cerimônias Públicas, dentro da área da Comissão de Ritual, Liturgia e Joias. Prêmio concedido pelos relevantes serviços prestados pelo Ilustre Comendador Cavaleiro durante sua gestão. A homenagem pode ser realizada ao final ou após o término da administração. Requisitos Artigo 877 do RGD. O Conselho Consultivo do Convento deverá preencher o formulário, juntar dois depoimentos de liderança adulta ou juvenil, anexar toda documentação (formulário e depoimentos), obter as assinaturas necessárias e encaminhar digitalmente à Comissão de Honrarias e Prêmios. Prêmio concedido pelos relevantes serviços prestados pelo Mestre Conselheiro durante sua gestão. A homenagem pode ser realizada ao final ou após o término da administração. Requisitos Artigo 878 do RGD. O Conselho Consultivo deverá preencher o formulário, juntar dois depoimentos de liderança adulta ou juvenil, anexar toda documentação (formulário e depoimentos), obter as assinaturas necessárias e encaminhar digitalmente à Comissão de Honrarias e Prêmios.

13 O Prêmio Tirar o Chapéu é destinado a homenagear qualquer pessoa, homem ou mulher, filiado ou não à Ordem DeMolay, que tenha prestado serviços notáveis ao Capítulo. O Prêmio é constituído por um pin e um certificado. Os Capítulos podem dar tantos quantos desejarem e são os únicos juízes de quem os receberá. Requisitos I- Ter praticado notáveis serviços a um Capítulo da Ordem DeMolay. Quem pode realizar indicações ao prêmio Tirar o Chapéu? Está autorizado a realizar indicação ao prêmio somente os Mestre Conselheiros, com ratificação do Presidente do Conselho Consultivo. Qual o procedimento para indicação? O Mestre Conselheiro deverá preencher o formulário e encaminhar digitalmente à Comissão de Honrarias e Prêmios, sem necessidade de passar pelo Grande Capítulo Estadual. Todas as solicitações feitas pelo Capítulo serão homologadas pela Comissão. O Mestre Conselheiro deverá preencher o formulário, recolher a assinatura do Presidente do Conselho Consultivo, e encaminhar digitalmente à Comissão de Honrarias e Prêmios, sem a necessidade de passar pelo Grande Capítulo Estadual. Todas as solicitações feitas pelo Capítulo serão homologados pela Comissão.

14 OS GRAUS HONORÍFICOS DA ORDEM DA CAVALARIA Homenagem a Cavaleiros que prestaram serviços meritórios e marcantes por seu Convento. Os Cavaleiros indicados a este grau devem sempre terem se empenhado e lutado pelo seu Convento. Requisitos Artigo 657, inciso I do RGD. O Conselho Consultivo ou Oficial Executivo Regional deverá preencher o formulário, juntar depoimentos de uma liderança adulta e uma liderança juvenil, anexar toda documentação (formulário e depoimentos), obter as assinaturas necessárias e encaminhar digitalmente à Comissão de Honrarias e Prêmios. Quem pode indicar membros para receber o Comendador da Cavalaria? Estão autorizados a indicar pessoas a Comendador da Cavalaria: Presidente do Conselho Consultivo do Convento e Oficial Executivo Regional. No caso da indicação ser feita pelo OER, as assinaturas do Presidente e Consultor do Conselho Consultivo não são necessárias no formulário. Há um limite de indicações por ano? Sim. Somente um Comendador da Cavalaria por ano por Convento. A Grã-Cruz da Cavalaria é um reconhecimento aos Cavaleiros que desempenharam serviços meritórios pela Cavalaria em todo o estado. Podem também ser considerados trabalhos pela Cavalaria estadual os trabalhos pelo Conselho Estadual da Cavalaria.

15 Requisitos Artigo 657, inciso II do RGD. O Grande Mestre Estadual deverá preencher o formulário, juntar depoimentos de uma liderança adulta e uma liderança juvenil, anexar toda documentação (formulário e depoimentos), obter as assinaturas necessárias e encaminhar digitalmente à Comissão de Honrarias e Prêmios. As indicações a Grã-Cruz da Cavalaria também podem ser feitas pelo Presidente da Comissão de Organizações Filiadas e Paralelas do SCODB. Pronome de tratamento Os Cavaleiros da Grã-Cruz da Cavalaria são designados pelo pronome Lorde nos eventos da Ordem da Cavalaria, em substituição ao Sir. O mais alto grau do Ilustre Rito da Cavalaria do Brasil. Destinado aos Cavaleiros e Maçons reais defensores da Causa Cavalaria em todos os seus níveis, sendo considerados verdadeiramente Mestres da Nobreza e Protetores da Ordem. Por ser o mais alto grau da Cavalaria, deve ser concedido somente àqueles que destinaram grandes esforços durante sua caminhada DeMolay à Ordem da Cavalaria. Requisitos Artigo 657, inciso III do RGD. O Grande Mestre Estadual deverá preencher o formulário, juntar depoimentos de duas lideranças adultas e duas lideranças juvenis, anexar toda documentação (formulário e depoimentos), assinar e encaminhar digitalmente à Comissão de Honrarias e Prêmios. Pronome de tratamento Ao ser investido na Ordem do Manto Prateado, também é concedido ao Cavaleiro todos os demais graus do Ilustre Rito da Cavalaria do Brasil, incluindo, dessa forma o Grã-Cruz da Cavalaria. Por esse motivo, os Cavaleiros do Manto Prateado também são designados pelo pronome Lorde nos eventos da Ordem da Cavalaria.

16 PERGUNTAS FREQUENTES Meu Capítulo pode criar um prêmio ou honraria? Não, nenhuma outra Honraria ou Prêmio previsto no Regulamento Geral poderá ser criado por qualquer um dos órgãos ou organizações filiadas e paralelas do SCODB; Há necessidade de enviar o formulário físico de indicação por correio para a sede do SCODB? Não. O formulário deverá ser enviado digitalmente para o da Comissão de Honrarias e Prêmios. O formulário deve ser impresso e preenchido a caneta ou digitalmente? O melhor é que seja preenchido virtualmente. Se vier preenchido a caneta não será recusado, mas preferimos que seja preenchido pelo computador. Os formulários são fornecidos em um formato de pdf que permite edição nos campos de preenchimento. Somente as assinaturas deve ser de punho e não podem ser digitalizadas. Caso eu preencha o formulário digitalmente, como consigo as assinaturas, uma vez que estas não podem ser digitais? Basta preencher todos os dados no pdf editável, imprimir o formulário, colher as assinaturas, digitalizar o formulário assinado e enviá-lo por . Se não deu tempo da Comissão de Honrarias analisar uma indicação ou da Secretaria do SCODB emitir o Decreto, pode haver Concessão de Honraria ou Prêmio? Não. Somente honrarias e prêmios devidamente homologados pela Comissão de Honrarias e Prêmios e com decretos emitidos pela Secretaria do SCODB são autorizadas. Caso contrário, serão consideradas nulas e os envolvidos poderão ser processados. Além do Grau Chevalier, alguns Prêmios só podem ter uma indicação por ano. Isso significa que para indicar um Irmão tem que esperar 12 meses após a outra indicação? Errado. Neste caso funciona da seguinte maneira: uma indicação no ano de 2015 (do dia 01 de janeiro a 31 de dezembro), uma indicação no ano de 2016 (do dia 01 de janeiro a 31 de dezembro).

17 Então se meu Conselho Consultivo quiser indicar um Irmão ao Grau Chevalier em dezembro de 2014 e outro em janeiro de 2015 e fazer as duas concessões juntas, pode? Sim, sem problemas. Uma indicação será considerada para 2014 e a outra para Já que o GMN pode indicar qualquer Honraria/Prêmio, o que acontece se ele indicar um membro de um Capítulo que já tenha indicado um Chevalier pro ano? Pode haver duas neste caso? Não. Se a honraria foi emitida pela Secretaria do SCODB, porém o Decreto e o Diploma ainda não chegaram, pode fazer a Concessão? Sim, pode. Mas neste caso deve-se procurar a Comissão de Honrarias e Prêmios que enviará o Decreto e Diploma digitalmente para que imprimam e realizem a Concessão.

HONRARIAS E PRÊMIOS DA ORDEM DeMOLAY

HONRARIAS E PRÊMIOS DA ORDEM DeMOLAY HONRARIAS E PRÊMIOS DA ORDEM DeMOLAY Este material tem por objetivo regulamentar e explicar os procedimentos e requisitos de todas as honrarias e prêmios da Ordem DeMolay. DEFINIÇÕES HONRARIA PRÊMIO uma

Leia mais

Prêmio DeMolay de Alma

Prêmio DeMolay de Alma Prêmio DeMolay de Alma Instituído no dia 17 de Agosto de 2017 pelo Decreto N.º 002/2017-2019, o Prêmio DeMolay de Alma tem como objetivo estimular, reconhecer e valorizar os maçons que acompanham os trabalhos

Leia mais

Investidura em Honrarias

Investidura em Honrarias Investidura em Honrarias MAYKEL DASSI COMISSÃO NACIONAL DE R ITUAL E LITURGIA - SCODRFB Legião de Honra Quem pode ser investido? - Legião de Honra Ativa Ser um Sênior DeMolay; Possuir 30 (trinta) anos

Leia mais

ORDEM DeMOLAY. Guia de Premiações

ORDEM DeMOLAY. Guia de Premiações ORDEM DeMOLAY Guia de Premiações Este Guia de Premiações é de propriedade do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil. Não é permitido fazer cópias. Esta edição foi preparada

Leia mais

COMENDA DO MÉRITO DeMOLAY

COMENDA DO MÉRITO DeMOLAY COMENDA DO MÉRITO DeMOLAY O Grande Mestre do Supremo Conselho poderá conferir a qualquer pessoa a Comenda do Mérito DeMolay por relevantes serviços prestados a Ordem. A comenda deverá ser acompanhada de

Leia mais

REGULAMENTO DO CAPÍTULO PADRÃO 2014 GRANDE CAPÍTULO DO ESTADO DE RONDÔNIA

REGULAMENTO DO CAPÍTULO PADRÃO 2014 GRANDE CAPÍTULO DO ESTADO DE RONDÔNIA REGULAMENTO DO CAPÍTULO PADRÃO 2014 GRANDE CAPÍTULO DO ESTADO DE RONDÔNIA O QUE É? O Capítulo Padrão, instituído pela Diretoria Executiva do Grande Capítulo do Estado de Rondônia, é um prêmio de reconhecimento

Leia mais

Decreto Nº.001/ , de 28 de abril de 2017

Decreto Nº.001/ , de 28 de abril de 2017 Decreto Nº.001/2017-2019, de 28 de abril de 2017 Dispõe sobre a normatização das taxas, prazos e demais orientações sobre procedimentos e pagamentos às Organizações Filiadas Jurisdicionadas ao GCE-PA.

Leia mais

Edital para Solicitação e Concessão do Distintivo de Reconhecimento Rotaract Brasil

Edital para Solicitação e Concessão do Distintivo de Reconhecimento Rotaract Brasil Edital para Solicitação e Concessão do Distintivo de Reconhecimento Rotaract Brasil Organização Multidistrital de Informações de Rotaract Club s Rotaract Brasil I DA DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º O Distintivo

Leia mais

Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil. Gabinete Nacional da Liderança Juvenil. Secretaria Nacional de Filantropia

Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil. Gabinete Nacional da Liderança Juvenil. Secretaria Nacional de Filantropia Edital N 006 2014/2015 - Arrastão Nacional da Solidariedade 2015 CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares Art. 1º Este edital trata do Arrastão Nacional da Solidariedade 2015, a ser realizado pelo / Supremo

Leia mais

Grande Capítulo do Estado de Minas Gerais

Grande Capítulo do Estado de Minas Gerais Grande Capítulo do Estado de Minas Gerais Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil DeMolay MANUAL DE EVENTOS DA ORDEM DEMOLAY Copyright 2013, Ordem DeMolay de Minas Gerais. 2 ORDEM DeMOLAY Este

Leia mais

Supremas Instruções PEDRO GABRIEL C OMI S SÃO N A C I ON A L D E R I T UA L E L I T URGI A - S CODR FB

Supremas Instruções PEDRO GABRIEL C OMI S SÃO N A C I ON A L D E R I T UA L E L I T URGI A - S CODR FB Supremas Instruções PEDRO GABRIEL COMISSÃO NACIONAL DE R ITUAL E LITURGIA - SCODRFB SUPREMAS INSTRUÇÕES O que são? Art. 20 do RG; Quem as produz? Quem as ratifica? SUPREMAS INSTRUÇÕES https://sis.demolaybrasil.org.br/

Leia mais

Supremas Instruções EULER GAMA C OMI S SÃO N A C I ON A L D E R I T UA L E L I T URGI A - S CODR FB

Supremas Instruções EULER GAMA C OMI S SÃO N A C I ON A L D E R I T UA L E L I T URGI A - S CODR FB Supremas Instruções EULER GAMA COMISSÃO NACIONAL DE R ITUAL E LITURGIA - SCODRFB SUPREMAS INSTRUÇÕES O que são? Art. 20 do RG; Quem as produz? Quem as ratifica? SUPREMAS INSTRUÇÕES https://sis.demolaybrasil.org.br/

Leia mais

REGULAMENTO ARRASTÃO NACIONAL DA SOLIDARIEDADE 2017

REGULAMENTO ARRASTÃO NACIONAL DA SOLIDARIEDADE 2017 REGULAMENTO ARRASTÃO NACIONAL DA SOLIDARIEDADE 2017 1. APRESENTAÇÃO Este regulamento trata do Arrastão Nacional da Solidariedade 2017, promovido pelo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, por

Leia mais

I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS EDITAL 01/2017-18 I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º O Distintivo de Reconhecimento da Rotaract Brasil é uma homenagem concedida a rotaractianos que prestam ou prestaram relevantes serviços em prol do programa

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HIPISMO DIRETRIZES DE JUIZES E OFICIAIS DE SALTO CBH 2009

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HIPISMO DIRETRIZES DE JUIZES E OFICIAIS DE SALTO CBH 2009 DIRETRIZES DE JUIZES E OFICIAIS DE SALTO CBH 2009 A Confederação Brasileira de Hipismo está organizando as Diretrizes de Juízes e Oficiais de Salto no âmbito Nacional devidamente aprovada pelo Diretor

Leia mais

Supremas Instruções MAYKEL DASSI C OMI S SÃO N A C I ON A L D E R I T UA L E L I T URGI A - S CODRFB

Supremas Instruções MAYKEL DASSI C OMI S SÃO N A C I ON A L D E R I T UA L E L I T URGI A - S CODRFB Supremas Instruções MAYKEL DASSI COMISSÃO NACIONAL DE R ITUAL E LITURGIA - SCODRFB SUPREMAS INSTRUÇÕES O que são? Art. 20 do RG; Quem as produz? Quem as ratifica? SUPREMAS INSTRUÇÕES https://sis.demolaybrasil.org.br/

Leia mais

CERIMÔNIAS PÚBLICAS O NOVO MONITOR E AS NOVAS CERIMÔNIAS

CERIMÔNIAS PÚBLICAS O NOVO MONITOR E AS NOVAS CERIMÔNIAS CERIMÔNIAS PÚBLICAS O NOVO MONITOR E AS NOVAS CERIMÔNIAS KELVIN MOREIRA COMISSÃO NACIONAL DE R ITUAL E LITURGIA - SCODRFB O APRESENTADOR Kelvin Moreira, ID 41381; Past MC-PSM do Capítulo Fé e Equilíbrio

Leia mais

Sistema de Graduação CBLP - REGRAS

Sistema de Graduação CBLP - REGRAS CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE LUTAS PROFISSIONAIS Fundada em Niterói, Rio de Janeiro no dia 06 de janeiro de 2013. Sistema de Graduação CBLP - REGRAS Artigo 1º - DAS FAIXAS E SUAS IDADES CORRESPONDENTES Branca:

Leia mais

Projetos GCE-RS

Projetos GCE-RS Projetos GCE-RS 2015-2016 VIII ELOD-RS FARROUPILHA 2016 PROJETOS GCE-RS 2015-2016 Site Área restrita e outros DeMolay -RS Hall da Fama Manual GCE-RS para Capítulos Apadrinhamento Capitular Programa Gravata

Leia mais

Tabela de Preços e Produtos LOJA DEMOLAY

Tabela de Preços e Produtos LOJA DEMOLAY demolay.org.br - LOJA DEMOLAY demolay.org.br - LOJA DEMOLAY Tabela de Preços e Produtos LOJA DEMOLAY Materiais Descritos Preço unid ADESIVO - Brasões da Ordem DeMolay R$ ADESIVO - Ploter Brasão DeMolay

Leia mais

Sistema de Solicitação de Certidões

Sistema de Solicitação de Certidões Sistema de Solicitação de Certidões Manual do Usuário (Solicitante) Versão 2017.1 Índice 1. ACESSO COM CERTIFICADO DIGITAL... 4 2. CADASTRO NO SISTEMA... 6 3. ESQUECI MINHA SENHA... 7 4. ACESSO AO SISTEMA...

Leia mais

Comprovar Ressarcimento de Plano de Saúde

Comprovar Ressarcimento de Plano de Saúde UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG PRÓ-REITORIA DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS - PROGEP DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS - DIGEP COORDENAÇÃO DE CONCESSÕES E REGISTROS - CCR Av. Itália km 8

Leia mais

Gabinete Nacional. Gestão SCODRFB Cultivando Sonhos. MCE - SP Abner Edwin Perico

Gabinete Nacional. Gestão SCODRFB Cultivando Sonhos. MCE - SP Abner Edwin Perico Gabinete Nacional Gestão 2018-2019 SCODRFB Cultivando Sonhos MCE - SP Abner Edwin Perico 1 Introdução à CNIE O prêmio de Past Mestre Conselheiro por Serviços Meritórios Quaisquer dúvidas podem ser sanadas

Leia mais

Supremas Instruções 11 a 19

Supremas Instruções 11 a 19 Supremas Instruções 11 a 19 KELVIN MOREIRA COMISSÃO NACIONAL DE R ITUAL E LITURGIA - SCODRFB O APRESENTADOR Kelvin Moreira, ID 41381; Past MC-PSM do Capítulo Fé e Equilíbrio Nº 68/777 GCE-SP/SCODRFB; Mestre

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DOS REPRESENTANTES COMERCIAIS NO ESTADO DA BAHIA CORE-BA. Relação de Serviços e Prazos de Atendimento

CONSELHO REGIONAL DOS REPRESENTANTES COMERCIAIS NO ESTADO DA BAHIA CORE-BA. Relação de Serviços e Prazos de Atendimento Relação de Serviços e Prazos de Atendimento Registros Presencial: 02-dias (certidão) e 15 dias (carteirinha ou certificado). Certidões Imediata Alteração contratual 05 dias úteis Cancelamento de Registro

Leia mais

Município de Alcobaça

Município de Alcobaça Processamento de Registo de Utilizadores nos Serviços Online Descrição do Serviço Permite efetuar o registo de um utilizador para aceder à área reservada da plataforma de serviços online do Município.

Leia mais

MANUAL DE USO DO CONTRIBUINTE

MANUAL DE USO DO CONTRIBUINTE NFSE- CONTRIBUINTE MANUAL DE USO DO CONTRIBUINTE 1 NFSE- CONTRIBUINTE MANUAL DE USO DO CONTRIBUINTE A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFSe-Municipal) é um documento fiscal emitido no site da própria

Leia mais

GABINETE ESTADUAL DA ORDEM DEMOLAY PARA O ESTADO DE MINAS GERAIS GESTÃO 2017/2018 Liderar pelo exemplo

GABINETE ESTADUAL DA ORDEM DEMOLAY PARA O ESTADO DE MINAS GERAIS GESTÃO 2017/2018 Liderar pelo exemplo EDITAL Nº 001 2017/2018 Dispõe sobre as normas do Prêmio Hospitaleiro de Ouro BRIAN PHILIPE BELMIRO DE SOUSA e THIAGO COTTA DE FREITAS no uso das atribuições que lhes são conferidas na qualidade de Mestre

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE GESTÃO DOCUMENTAL 2015/2

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE GESTÃO DOCUMENTAL 2015/2 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE ENSINO Rodovia ES-010, Km 6,5 Manguinhos 29173-087 Serra ES 27 3348-9204 CENTRO DE REFERÊNCIA EM FORMAÇÃO E EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Leia mais

R E G U L A M E N T O

R E G U L A M E N T O 28/03/2018 AVISO DE RETIFICAÇÃO: a Direção do CPP-Limeira comunica que o prazo para inscrições no Concurso Limeira Em Patchwork 2018 foi estendido em uma semana. Agora a data limite para enviar a ficha

Leia mais

Instruções Incentivo à Qualificação

Instruções Incentivo à Qualificação Instruções Incentivo à Qualificação Trâmites: 1) Para servidores da UFG lotados fora do Hospital das Clínicas-HC - O interessado abre o processo de Incentivo à Qualificação no SEI (denominado Pessoal:

Leia mais

RESOLVE: RESOLUÇÃO N 07/17 CEPE

RESOLVE: RESOLUÇÃO N 07/17 CEPE RESOLUÇÃO N 07/17 CEPE Estabelece normas para reconhecimento de diplomas de pósgraduação stricto sensu (mestrado e doutorado) expedidos por estabelecimentos estrangeiros de ensino superior no âmbito da

Leia mais

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA FACULDADE DE TECNOLOGIA NILO DE STÉFANI - JABOTICABAL. Manual do Estagiário

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA FACULDADE DE TECNOLOGIA NILO DE STÉFANI - JABOTICABAL. Manual do Estagiário CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA FACULDADE DE TECNOLOGIA NILO DE STÉFANI - JABOTICABAL Manual do Estagiário 2º Semestre de 2018 Sumário 1 Informações gerais... 3 2 Anexo I... 5 TERMO

Leia mais

1º PASSO: Procedimentos para Cadastro de Usuário Externo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI)

1º PASSO: Procedimentos para Cadastro de Usuário Externo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) 1º PASSO: Procedimentos para Cadastro de Usuário Externo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) Obrigatório para quem não possui acesso ao SEI 1) Acessar o link: https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_logar&acao_origem=usu

Leia mais

MEDALHA DE HONRA AO MÉRITO EM INOVAÇÃO AGROPECUÁRIA REGULAMENTO CAPÍTULO I DA FINALIDADE

MEDALHA DE HONRA AO MÉRITO EM INOVAÇÃO AGROPECUÁRIA REGULAMENTO CAPÍTULO I DA FINALIDADE MEDALHA DE HONRA AO MÉRITO EM INOVAÇÃO AGROPECUÁRIA REGULAMENTO CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1º A Medalha de Honra ao Mérito em Inovação Agropecuária, instituída pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia,

Leia mais

FACULDADE DE MEDICINA DO ABC

FACULDADE DE MEDICINA DO ABC FMABC PROCESSO SELETIVO BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Vigência: 2018-2019 INSCRIÇÕES Período: de 02 de Maio a 15 de Junho de 2018 A inscrição se dá por meio de preenchimento de formulário específico,

Leia mais

Tutorial para Solicitação de Incentivo à Qualificação no SEI

Tutorial para Solicitação de Incentivo à Qualificação no SEI Tutorial para Solicitação de Incentivo à Qualificação no SEI Para solicitar o Incentivo à Qualificação, o processo deverá ser aberto no SEI (www.sei.ufrgs.br), utilizando o login do requerente (servidor

Leia mais

Atualização Profissional Modalidade: Proposição Crea-RS Proposição Entidades de Classe

Atualização Profissional Modalidade: Proposição Crea-RS Proposição Entidades de Classe APÊNDICE 04 TIPO DE PROCESSO: PAP Programa de Atualização Profissional Modalidade: Proposição Crea-RS Proposição Entidades de Classe Versão Fevereiro/2017 DESCRIÇÃO DO TIPO DE PROCESSO NOME DO TIPO DE

Leia mais

FORMALIZAÇÃO DOS ESTÁGIOS NA GRADUAÇÃO

FORMALIZAÇÃO DOS ESTÁGIOS NA GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO Coordenação de Ensino de Graduação/CEG Gerência de Estágio e Mobilidade Acadêmica/GEMOB FORMALIZAÇÃO

Leia mais

CHAMADA PARA SELEÇÃO PÚBLICA - 3/2013

CHAMADA PARA SELEÇÃO PÚBLICA - 3/2013 CHAMADA PARA SELEÇÃO PÚBLICA - 3/2013 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE - EPSJV (EXCLUSIVO PARA CANDIDATOS ESTRANGEIROS) 1. ORIENTAÇÕES GERAIS A Fundação Oswaldo

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SEI SOLICITAÇÃO DE PAGAMENTO SUBSTITUIÇÃO DE FUNÇÃO V1. Atualizado em

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SEI SOLICITAÇÃO DE PAGAMENTO SUBSTITUIÇÃO DE FUNÇÃO V1. Atualizado em MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SEI SOLICITAÇÃO DE PAGAMENTO SUBSTITUIÇÃO DE FUNÇÃO V1. Atualizado em 04.06.18 SUMÁRIO Manual Passo Atividade Página(s) Manual Simplificado 1 Entrar no SEI 2 2 Iniciar Novo Processo

Leia mais

PROGRAMA DE PESQUISADOR COLABORADOR FCFRP/USP

PROGRAMA DE PESQUISADOR COLABORADOR FCFRP/USP Abaixo está a relação da documentação obrigatória para inclusão no Programa de Pesquisador Colaborador da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto USP. Favor verificar para qual modalidade

Leia mais

Instruções Progressão por Capacitação

Instruções Progressão por Capacitação Instruções Progressão por Capacitação Trâmites: 1) Para servidores da UFG lotados fora do Hospital das Clínicas-HC - O interessado abre o processo de Progressão por Capacitação no SEI (denominado Pessoal:

Leia mais

Manual de Apoio. Cadastro de Solicitação de Licenciamento Ambiental. Versão Janeiro /01/ :43

Manual de Apoio. Cadastro de Solicitação de Licenciamento Ambiental. Versão Janeiro /01/ :43 Manual de Apoio Cadastro de Solicitação de Licenciamento Ambiental Versão Janeiro.0 07 4/0/07-09:43 SOL - Solicitação Online de Licenciamento O empreendedor cadastra uma solicitação no SOL incluindo: Entrada

Leia mais

INFORMA ANO XVI Nº247

INFORMA ANO XVI Nº247 INFORMA ANO XVI 09.12.2008 Nº247 Declaração sobre Ocupação Pública Relevante deve ser preenchida e devolvida à Fundação Recentemente você recebeu uma correspondência da REAL GRANDEZA sobre a Declaração

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E/OU TECNOLÓGICA (PIVICT) Edição Edital nº 08/2019

PROGRAMA INSTITUCIONAL VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E/OU TECNOLÓGICA (PIVICT) Edição Edital nº 08/2019 PROGRAMA INSTITUCIONAL VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E/OU TECNOLÓGICA (PIVICT) Edição 2019-1 Edital nº 0/2019 A Diretoria do Câmpus Salto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de

Leia mais

Sumário 1. OBJETIVOS DO PROGRAMA INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/FAPEMIG... 1

Sumário 1. OBJETIVOS DO PROGRAMA INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/FAPEMIG... 1 Sumário 1. OBJETIVOS DO PROGRAMA... 1 2. INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/FAPEMIG... 1 2.1. OBRIGAÇÕES DO PROFESSOR ORIENTADOR DE BOLSISTA... 1 2.2. OBRIGAÇÕES DO ESTUDANTE

Leia mais

NORMA PARA ALTERAÇÃO DE REGIME DE TRABALHO DO DOCENTE PERTENCENTE À CARREIRA DE MAGISTÉRIO SUPERIOR NA UNIFEI

NORMA PARA ALTERAÇÃO DE REGIME DE TRABALHO DO DOCENTE PERTENCENTE À CARREIRA DE MAGISTÉRIO SUPERIOR NA UNIFEI NORMA PARA ALTERAÇÃO DE REGIME DE TRABALHO DO DOCENTE PERTENCENTE À CARREIRA DE MAGISTÉRIO SUPERIOR NA UNIFEI 1 Norma para alteração de regime de trabalho do docente pertencente à carreira de Magistério

Leia mais

ROTEIRO ORIENTATIVO MANUSEIO DO SISTEMA PARA A SOLCITAÇÃO DE RECURSOS

ROTEIRO ORIENTATIVO MANUSEIO DO SISTEMA PARA A SOLCITAÇÃO DE RECURSOS ROTEIRO ORIENTATIVO Os Conselhos da Comunidade aptos a receber os novos recursos das Prestações Pecuniárias deverão seguir as orientações abaixo, visando ter acesso facilitado no manuseio das rotinas do

Leia mais

Para concorrer em qualquer das categorias do Prêmio Blink de Criação para Rádio, o

Para concorrer em qualquer das categorias do Prêmio Blink de Criação para Rádio, o A. Categorias Profissionais e Universitária Para concorrer em qualquer das categorias do Prêmio Blink de Criação para Rádio, o spot ou jingle, deverá ter sido veiculado na Rádio Blink 102, a partir do

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL 01/2017 Monitoria na Graduação da PUC-SP A Pró-Reitora de Graduação (PROGRAD) da PUC/SP torna público, por meio do presente Edital, processo de seleção para monitores em disciplinas dos cursos de

Leia mais

f) Após a seção, o orientador deverá devolver a pasta na secretaria, com os documentos

f) Após a seção, o orientador deverá devolver a pasta na secretaria, com os documentos ORIENTAÇÕES GERAIS PARA QUALIFICAÇÕES E DEFESAS Os procedimentos e normas para composição de comissão julgadora serão os mesmos para banca de qualificação e defesa. Antes de iniciar o preenchimento, salve

Leia mais

REGULAMENTO DAS DISTINÇÕES HONORIFICAS DA UNIÃO DAS FREGUESIAS DE ALMARGEM DO BISPO, PÊRO PINHEIRO E MONTELAVAR

REGULAMENTO DAS DISTINÇÕES HONORIFICAS DA UNIÃO DAS FREGUESIAS DE ALMARGEM DO BISPO, PÊRO PINHEIRO E MONTELAVAR REGULAMENTO DAS DISTINÇÕES HONORIFICAS DA UNIÃO DAS FREGUESIAS DE ALMARGEM DO BISPO, PÊRO PINHEIRO E MONTELAVAR ANO DE 2015 REGULAMENTO DAS DISTINÇÕES HONORIFICAS DA UNIÃO DAS FREGUESIAS DE ALMARGEM DO

Leia mais

CONDECORAÇÕES E RECOMPENSAS. Resolução 001/2004 e Resolução 001/2005 da União dos Escoteiros do Brasil

CONDECORAÇÕES E RECOMPENSAS. Resolução 001/2004 e Resolução 001/2005 da União dos Escoteiros do Brasil CONDECORAÇÕES E RECOMPENSAS Resolução 001/2004 e Resolução 001/2005 da União dos Escoteiros do Brasil Recompensas e Categorias As recompensas e condecorações têm sido usadas pela UEB, como forma de agradecimento,

Leia mais

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola SigFormação Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados Manual do Usuário/Escola 2018 Sumário CADASTRO DE USUÁRIO... 3 LOGIN E CADASTRO DA FORMAÇÃO... 5 ENVIO DO PROJETO FORMAÇÃO...

Leia mais

MEDALHA DE HONRA AO MÉRITO EM INOVAÇÃO AGROPECUÁRIA REGULAMENTO 2016 CAPÍTULO I DA FINALIDADE

MEDALHA DE HONRA AO MÉRITO EM INOVAÇÃO AGROPECUÁRIA REGULAMENTO 2016 CAPÍTULO I DA FINALIDADE MEDALHA DE HONRA AO MÉRITO EM INOVAÇÃO AGROPECUÁRIA REGULAMENTO 2016 CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1º A Medalha de Honra ao Mérito em Inovação Agropecuária, instituída pela Embrapa Recursos Genéticos e

Leia mais

CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA

CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA ASSUNTO Cartões de Identificação dos Magistrados Judiciais DATA: 16-07-2014 Circular n.º 9/2014 Exmo(a) Senhor(a) Juiz(a) Conselheiro(a) Exmo(a) Senhor(a) Juiz(a) Desembargador(a) Exmo(a) Senhor(a) Juiz(a)

Leia mais

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Departamento Regional Rua Felipe Schmidt, 785, Centro CEP Florianópolis/SC Tel.

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Departamento Regional Rua Felipe Schmidt, 785, Centro CEP Florianópolis/SC Tel. Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Departamento Regional Rua Felipe Schmidt, 785, Centro CEP 88010-020 Florianópolis/SC Tel.: 48 3251 0515 www.sc.senac.br VI CONCURSO LITERÁRIO REDE DE BIBLIOTECAS

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 08/2014

RESOLUÇÃO Nº 08/2014 RESOLUÇÃO Nº 08/2014 O Presidente da Federação Catarinense de Municípios FECAM, HUGO LEMBECK, Prefeito de Taió, atendendo ao disposto no Estatuto Social, RESOLVE: CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 1 Estabelecer

Leia mais

POP s. POP 12.1 Usuário Externo. (Procedimento Operacional Padrão) Versão 01, Fev/2018.

POP s. POP 12.1 Usuário Externo. (Procedimento Operacional Padrão) Versão 01, Fev/2018. POP s (Procedimento Operacional Padrão) POP 12.1 Usuário Externo Versão 01, Fev/2018. I. Apresentação O objetivo deste manual é orientar o usuário externo do SEI da UFPel a se cadastrar, acessar, recuperar

Leia mais

FAQ PERGUNTAS FREQUENTES

FAQ PERGUNTAS FREQUENTES FAQ PERGUNTAS FREQUENTES Edital BIC UFRGS 2017-2018 Edital PIBIC CNPq UFRGS 2017-2018 Edital PIBIC-AF CNPq UFRGS 2017-2018 Edital PROBIC FAPERGS 2017-2018 Edital BIC MULTIDISCIPLINAR 2017-2018 1 - Quem

Leia mais

01. Qual o Local e horário de funcionamento da Coordenação de Estágios e Relações Empresarias da Reitoria do IFPB?

01. Qual o Local e horário de funcionamento da Coordenação de Estágios e Relações Empresarias da Reitoria do IFPB? Perguntas Frequentes 01. Qual o Local e horário de funcionamento da Coordenação de Estágios e Relações Empresarias da Reitoria do IFPB? A Coordenação de Estágio e Relações Empresariais é o setor da Pró-Reitoria

Leia mais

Como solicitar Diárias e Passagens Setor de Ciências da Saúde

Como solicitar Diárias e Passagens Setor de Ciências da Saúde Como solicitar Diárias e Passagens Setor de Ciências da Saúde 1 Importante! Observar antes da abertura do processo O Proposto é servidor da UFPR? SIM Abrir processo normalmente, conforme próximas orientações

Leia mais

PROGRAMA PÓS-VIDA 2017

PROGRAMA PÓS-VIDA 2017 PROGRAMA PÓS-VIDA 2017 1) PROGRAMA PÓS-VIDA: É um produto que oferece o serviço de assistência funeral, desenvolvido pela AMBEP TurSeguros para a AMBEP Associação, operado, e m t o d o o B r a s i l, p

Leia mais

Programa Fluxo Contínuo de Mobilidade Acadêmica para Alunos de Graduação

Programa Fluxo Contínuo de Mobilidade Acadêmica para Alunos de Graduação Programa Fluxo Contínuo de Mobilidade Acadêmica para Alunos de Graduação Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional Profª Maria Lage Porque fazer Mobilidade Acadêmica??? Porque fazer

Leia mais

I EDITAL DE CREDENCIAMENTO DE AVALIADORES CERNE 2017

I EDITAL DE CREDENCIAMENTO DE AVALIADORES CERNE 2017 1. APRESENTAÇÃO I EDITAL DE CREDENCIAMENTO DE AVALIADORES CERNE 2017 A Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC), com sede na cidade de Brasília, no SCN, quadra

Leia mais

GABINETE ESTADUAL DA ORDEM DEMOLAY PARA O ESTADO DE MINAS GERAIS GESTÃO 2017/2018 Liderar pelo exemplo

GABINETE ESTADUAL DA ORDEM DEMOLAY PARA O ESTADO DE MINAS GERAIS GESTÃO 2017/2018 Liderar pelo exemplo EDITAL Nº 002 2017/2018 Dispõe sobre as normas do PrêmioChave de Ouro BRIAN PHILIPE BELMIRO DE SOUSA e THIAGO COTTA DE FREITAS no uso das atribuições que lhes são conferidas na qualidade de Mestre Conselheiro

Leia mais

Edital Nº 002 GCE , de 03 de abril de 2018

Edital Nº 002 GCE , de 03 de abril de 2018 Edital Nº 002 GCE 2015-2017, de 03 de abril de 2018 DISPÕE SOBRE OS ATOS ATINENTES À ELEIÇÃO E INSTALAÇÃO DE MESTRES CONSELHEIROS ESTADUAL E ADJUNTO DO PARÁ - GESTÃO 2018. Ulysses Cabette Nooblath, Grande

Leia mais

Auxílio a Grupos e Núcleos de Pesquisa (AuxGP-PUCSP) - 1 semestre de 2018

Auxílio a Grupos e Núcleos de Pesquisa (AuxGP-PUCSP) - 1 semestre de 2018 EDITAL PIPEq 3701/2018 A Reitoria da PUC/SP torna público, por meio do presente Edital, processo de seleção para Auxílio a Grupos e Núcleos de Pesquisa, com vigência em 2018. 1. Finalidade Apoiar a pesquisa

Leia mais

MANUAL DO DOCUMENTO EXTERNO DO SEI V01-29/10/2018. O que é um documento externo no SEI? Como incluir um documento externo em um processo do SEI?

MANUAL DO DOCUMENTO EXTERNO DO SEI V01-29/10/2018. O que é um documento externo no SEI? Como incluir um documento externo em um processo do SEI? 1 MANUAL DO DOCUMENTO EXTERNO DO SEI V01-29/10/2018 O que é um documento externo no SEI? Todo o documento já existente em formato digital ou aquele produzido a partir da digitalização de um documento em

Leia mais

I FILIAÇÃO / INSCRIÇÃO

I FILIAÇÃO / INSCRIÇÃO C O M U N I C A D O O F I C I A L D I R E Ç Ã O N º : 0 0 2 d e 03. j u l h o. 2 0 1 7 P a r a c o nhe c i me nt o d o s S ó c i o s O r d i ná r i o s e d e ma i s i nt e r e s s a d o s s e c o m uni

Leia mais

TIPO DE PROCESSO: CONSULTA EXTERNA ESPECIAL

TIPO DE PROCESSO: CONSULTA EXTERNA ESPECIAL Padrão Operacional Base TIPO DE PROCESSO: CONSULTA EXTERNA ESPECIAL Modalidades: (A) Órgãos ligados ao Judiciário (Federal e ) (B) Órgãos ligados aos Ministérios Públicos (Federal e ) (C) Órgãos ligados

Leia mais

Processo de Banca Final de Tese/Dissertação - Stricto Sensu

Processo de Banca Final de Tese/Dissertação - Stricto Sensu Análise de Requisito Proposta de Banca Instruções & Observações Convites Atas Atualização de Conceitos Agradecimentos de Certificados Processo de Banca Final de Tese/Dissertação - Stricto Sensu ANÁLISE

Leia mais

COMUNICADO AOS MESTRANDOS COM PRAZO FINAL EM 03/08/2015 E AOS DOUTORANDOS COM PRAZO FINAL EM 09/08/2015

COMUNICADO AOS MESTRANDOS COM PRAZO FINAL EM 03/08/2015 E AOS DOUTORANDOS COM PRAZO FINAL EM 09/08/2015 COMUNICADO AOS MESTRANDOS COM PRAZO FINAL EM 03/08/2015 E AOS DOUTORANDOS COM PRAZO FINAL EM 09/08/2015 BANCAS DE DEFESA DEPÓSITO DEFINITIVO - REGULAMENTO ANTIGO I. Para o MESTRADO Data-limite para a realização

Leia mais

PROCEDIMENTOS DAS DISCIPLINAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS EAD DE LICENCIATURA

PROCEDIMENTOS DAS DISCIPLINAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS EAD DE LICENCIATURA PROCEDIMENTOS DAS DISCIPLINAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS EAD DE LICENCIATURA (LETRAS, HISTÓRIA, MATEMÁTICA E PEDAGOGIA) 1 - Diretrizes Gerais As disciplinas de Estágio Supervisionado contemplam

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ASSINATURA DE TERMO ELETRÔNICO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ASSINATURA DE TERMO ELETRÔNICO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO Universidade de Brasília UnB Decanato de Ensino de Graduação DEG Diretoria de Acompanhamento e Integração Acadêmica DAIA Coordenação de Desenvolvimento Acadêmico e Profissional - CDAP ORIENTAÇÕES GERAIS

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA HOMOLOGAÇÃO DA DEFESA (PÓS-DEFESA)

PROCEDIMENTOS PARA HOMOLOGAÇÃO DA DEFESA (PÓS-DEFESA) PROCEDIMENTOS PARA HOMOLOGAÇÃO DA DEFESA (PÓS-DEFESA) Este roteiro não dispensa a leitura da Norma Complementar Nº007 (05/09/202) e do Regimento Interno do PPGEP-S Os procedimentos anteriores à Defesa

Leia mais

Aprovação: CM em / AM em Alteração: CM em / AM em REGULAMENTO DAS DISTINÇÕES HONORÍFICAS

Aprovação: CM em / AM em Alteração: CM em / AM em REGULAMENTO DAS DISTINÇÕES HONORÍFICAS REGULAMENTO DAS DISTINÇÕES HONORÍFICAS Aprovação: CM em 1999.06.07 / AM em 1999.06.21 Alteração: CM em 2007.09.19 / AM em 2007.09.28 1 CAPÍTULO l DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1. A criação e concessão de distinções

Leia mais

EDITAL PARA RECEPÇÃO DE PROJETOS

EDITAL PARA RECEPÇÃO DE PROJETOS EDITAL PARA RECEPÇÃO DE PROJETOS 2018-2019 São Paulo, 02 de janeiro de 2018. Nos termos regimentais e conforme os procedimentos administrativos do Plano Missionário Cooperativo () informamos aos concílios

Leia mais

MESTRADO PROFISSIONAL EM TECNOLOGIA DE IMUNOBIOLÓGICOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO Stricto sensu TECNOLOGIA DE IMUNOBIOLÓGICOS

MESTRADO PROFISSIONAL EM TECNOLOGIA DE IMUNOBIOLÓGICOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO Stricto sensu TECNOLOGIA DE IMUNOBIOLÓGICOS MESTRADO PROFISSIONAL EM TECNOLOGIA DE IMUNOBIOLÓGICOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO Stricto sensu TECNOLOGIA DE IMUNOBIOLÓGICOS CHAMADA PÚBLICA PARA PROVA DE SELEÇÃO_TURMA MPTI2019 A Coordenação do Programa

Leia mais

REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DAS DISTINÇÕES HONORÍFICAS

REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DAS DISTINÇÕES HONORÍFICAS REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DAS DISTINÇÕES HONORÍFICAS Artigo 1º OBJECTO 1 O presente regulamento estabelece o regime de atribuição das distinções honoríficas da Federação Portuguesa de Atletismo (adiante

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL 03/2017 Monitoria na Graduação da PUC-SP A Pró-Reitora de Graduação (PROGRAD) da PUC-SP torna público, por meio do presente Edital, processo de seleção para monitores em disciplinas dos cursos de

Leia mais

URL de Acesso: ou Preencher no topo (faixa azul) seu CIM e Senha.

URL de Acesso:   ou   Preencher no topo (faixa azul) seu CIM e Senha. Página 1 de 10 Manual WebControl Cadastro e Acompanhamento de Candidatos URL de Acesso: http://www.gobmt.org.br ou http://webcontrol.gobmt.org.br Preencher no topo (faixa azul) seu CIM e Senha. Caso o

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 043/2016, DE 28 DE JUNHO DE Dispõe sobre a Criação e Concessão de Títulos Honoríficos.

RESOLUÇÃO Nº 043/2016, DE 28 DE JUNHO DE Dispõe sobre a Criação e Concessão de Títulos Honoríficos. Conselho Superior Avenida Vicente Simões, 1111 Bairro Nova Pouso Alegre 37550-000 - Pouso Alegre/MG Fone: (35) 3449-6150/E-mail: reitoria@ifsuldeminas.edu.br RESOLUÇÃO Nº 043/2016, DE 28 DE JUNHO DE 2016.

Leia mais

TUTORIAL PARA SOLICITAÇÃO AO PROGRAMA DE AUXÍLIO À PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS SOLICITAÇÃO INDIVIDUAL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD

TUTORIAL PARA SOLICITAÇÃO AO PROGRAMA DE AUXÍLIO À PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS SOLICITAÇÃO INDIVIDUAL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD TUTORIAL PARA SOLICITAÇÃO AO PROGRAMA DE AUXÍLIO À PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS SOLICITAÇÃO INDIVIDUAL - PROGRAD AGOSTO DE 2016 Sumário 1 - Da solicitação...3 1.1 - Minha UFOP...3 1.2 - Sistema de solicitação

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01 DE 27 DE OUTUBRO DE 2011 Assunto: Concessão de Diárias e Passagens Aéreas

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01 DE 27 DE OUTUBRO DE 2011 Assunto: Concessão de Diárias e Passagens Aéreas SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Caxias do Sul INSTRUÇÃO

Leia mais

PRÊMIO OAB-GO DE JORNALISMO EDITAL 1. DOS OBJETIVOS DO PRÊMIO

PRÊMIO OAB-GO DE JORNALISMO EDITAL 1. DOS OBJETIVOS DO PRÊMIO PRÊMIO OAB-GO DE JORNALISMO EDITAL 1. DOS OBJETIVOS DO PRÊMIO O Prêmio OAB-GO de Jornalismo é um concurso jornalístico instituído pela Seção de Goiás da Ordem dos Advogados do Brasil para premiar matérias

Leia mais

NÚCLEO DE DRAMATURGIA FIRJAN SESI EDITAL PARA FORMAÇÃO DA QUINTA TURMA (2019)

NÚCLEO DE DRAMATURGIA FIRJAN SESI EDITAL PARA FORMAÇÃO DA QUINTA TURMA (2019) NÚCLEO DE DRAMATURGIA FIRJAN SESI EDITAL PARA FORMAÇÃO DA QUINTA TURMA (2019) O Serviço Social da Indústria, Departamento Regional do Rio de Janeiro, abre inscrições para o processo de seleção de autoras

Leia mais

HONRA AO MÉRITO ODONTOLÓGICO CATARINENSE

HONRA AO MÉRITO ODONTOLÓGICO CATARINENSE HONRA AO MÉRITO ODONTOLÓGICO CATARINENSE REGIMENTO INTERNO TÍTULO I DA HONRARIA Art. 1º. O Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina institui honraria as pessoas que tenham prestado relevantes

Leia mais

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Departamento Regional Rua Felipe Schmidt, 785, Centro CEP Florianópolis/SC Tel.

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Departamento Regional Rua Felipe Schmidt, 785, Centro CEP Florianópolis/SC Tel. Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Departamento Regional Rua Felipe Schmidt, 785, Centro CEP 88010-020 Florianópolis/SC Tel.: 48 3251 0515 www.sc.senac.br V CONCURSO LITERÁRIO REDE DE BIBLIOTECAS

Leia mais

MATRÍCULA ALUNOS INGRESSANTES PROGRAMA EM BIOCIÊNCIA ANIMAL DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

MATRÍCULA ALUNOS INGRESSANTES PROGRAMA EM BIOCIÊNCIA ANIMAL DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA MATRÍCULA ALUNOS INGRESSANTES PROGRAMA EM BIOCIÊNCIA ANIMAL ATENÇÃO: - O da FZEA solicita um prazo de 5 (cinco) dias úteis após a entrega da documentação da matrícula para que as informações sejam cadastradas

Leia mais

1º PASSO: Procedimentos para Cadastro de Usuário Externo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI)

1º PASSO: Procedimentos para Cadastro de Usuário Externo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) 1º PASSO: Procedimentos para Cadastro de Usuário Externo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) Obrigatório para quem não possui acesso ao SEI 1) Acessar o link: https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_logar&acao_origem=usu

Leia mais

POP s. Pop 10.1 Encaminhamento de Notas Fiscais para Pagamento. (Procedimento Operacional Padrão) Versão 01, Fev/2018.

POP s. Pop 10.1 Encaminhamento de Notas Fiscais para Pagamento. (Procedimento Operacional Padrão) Versão 01, Fev/2018. POP s (Procedimento Operacional Padrão) Pop 10.1 Encaminhamento de Notas Fiscais para Pagamento Versão 01, Fev/2018. 10 Orientações sobre tramitação de notas fiscais no SEI: * Material de Consumo e Serviços

Leia mais

CHECK LIST SOLICITANDO ESTÁGIO PÓS-DOUDORADO NA UFSC

CHECK LIST SOLICITANDO ESTÁGIO PÓS-DOUDORADO NA UFSC CHECK LIST SOLICITANDO ESTÁGIO PÓS-DOUDORADO NA UFSC Documentos que devem ser anexados ao processo para efetivação da matrícula do Pós-Doc, de acordo com a Resolução Normativa nº 36/CUn/2013 e Memorando

Leia mais

FUPAC Fundação Presidente Antônio Carlos Rodovia MG 338 Km 012 Colônia Rodrigo Silva - Barbacena / MG CEP:

FUPAC Fundação Presidente Antônio Carlos Rodovia MG 338 Km 012 Colônia Rodrigo Silva - Barbacena / MG CEP: Passo a Passo PRA VALER IDEAL INVEST CADASTRO O aluno deverá acessar o site www.creditouniversitario.com.br e clicar em CADASTRE-SE. O aluno deverá preencher todos os dados solicitados pelo PRAVALER. PRÉ-REQUISITOS

Leia mais

MEIOS ELETRÔNICOS.

MEIOS ELETRÔNICOS. MEIOS ELETRÔNICOS www.trilhante.com.br Introdução Em linhas gerais, corregedoria pode ser considerada a instituição governamental a quem cabe corrigir os erros e os abusos de autoridades judiciárias e

Leia mais

REGULAMENTO DAS ORGANIZAÇÕES AFILIADAS

REGULAMENTO DAS ORGANIZAÇÕES AFILIADAS REGULAMENTO DAS ORGANIZAÇÕES AFILIADAS PREÂMBULO O Grande Conselho da Ordem DeMolay para o Estado da Bahia, filiado ao Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil, doravante

Leia mais