COMENDA DO MÉRITO DeMOLAY

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COMENDA DO MÉRITO DeMOLAY"

Transcrição

1 COMENDA DO MÉRITO DeMOLAY O Grande Mestre do Supremo Conselho poderá conferir a qualquer pessoa a Comenda do Mérito DeMolay por relevantes serviços prestados a Ordem. A comenda deverá ser acompanhada de um Diploma assinado por ele em conjunto com o Grande Secretário.

2 MEDALHA DE APREÇO Um Grande Mestre Estadual poderá conferir a qualquer pessoa que tenha mais de vinte e um anos de idade a Medalha DeMolay de Apreço por serviços relevantes à Ordem ou a um Capítulo de sua jurisdição. A medalha deverá ser acompanhada de um Diploma assinado por ele em conjunto com o Grande Secretário.

3 CHAVE DE HONRA PARA CONSULTORES A Chave de Honra para Consultores é um prêmio conferido anualmente pelo Supremo Conselho a um membro do Conselho Consultivo de um Capítulo que tenha cumprido uma série de importantes quesitos que colaboram para o desenvolvimento do Capítulo. Este prêmio serve como um incentivo para que o Conselho Consultivo se organize e cumpra de modo satisfatório com o seu principal dever: acompanhar e ajudar no desenvolvimento do Capítulo. O Conselho Consultivo deve preencher, completamente, os seguintes quesitos: 1. Os formulários de nomeação do Conselho Consultivo devem ser recebidos no prazo no escritório do Grande Secretário Estadual. 2. No fim do ano, a quantidade de membros regulares deve ultrapassar a quantidade de membros regulares do Ano DeMolay anterior. 3. A quantidade de membros iniciados no Ano DeMolay deve ser igual ou exceder a quantidade de membros iniciados no Ano DeMolay anterior. 4. O Conselho Consultivo do Capítulo que preencher todos quesitos deverá preencher o formulário 05, que é conseguido no site do Supremo Conselho, e enviá-lo ao Grande Secretário Estadual que confirmará o cumprimento das exigências e o remeterá ao Supremo Conselho. Somente um Consultor poderá receber o prêmio. O Consultor do Capítulo que geralmente age como o homem do contato" tem a maior responsabilidade pelo gerenciamento do Capítulo e pelo programa de desenvolvimento e, por isso, na maioria dos Capítulos ele receberá a Chave de Honra para Consultores. Em certos casos, algum outro membro do Conselho Consultivo pode ser intitulado a receber este prêmio. Se a uma mesma pessoa é atribuída mais de uma chave, uma estrela é adicionada para cada prêmio sucessivo. Somente uma chave pode ser dada por ano a cada Capítulo. O Grande Secretário Estadual, após receber o formulário e verificar a correta elegibilidade do Consultor indicado, deverá assinar o formulário e enviar ao Supremo Conselho para a emissão do certificado e da jóia. Ao receber o formulário endossado pelo Grande Secretário Estadual o Supremo Conselho publicará o nome do agraciado na Galeria de Honra que está em seu site. Em caso de dúvidas entre em contato com o Supremo Conselho.

4 CHAVE DE ZOROBABEL A Chave de Zorobabel é um prêmio criado com a finalidade de encorajar/reconhecer aquele que se esforçou para o estabelecimento de um no novo Capítulo ou para a reabertura de um Capítulo fechado. O agraciado pode ser um membro de um Conselho Consultivo de um Capítulo ativo ou mesmo um exmembro de um Conselho Consultivo, um DeMolay, Legionário, um Chevalier, ou um sênior DeMolay. Somente uma chave pode ser concedida por Capítulo restabelecido ou aberto. O Conselho Consultivo do novo (ou do restituído) Capítulo, incentivado pelo Grande Mestre Estadual, deverá preencher o formulário de indicação que deverá conter o nome do grande responsável pela abertura ou reabertura do Capítulo. Ao receber o formulário de nomeação o Grande Mestre Estadual deverá enviá-lo ao Supremo Conselho para a emissão do certificado e da jóia. Um pouco de história: Zorobabel foi um personagem bíblico, do antigo testamento, que é lembrado por ter liderado o primeiro grupo de judeus exilados que se encontravam sob cativeiro babilônico. Ao se livrarem do cativeiro eles se estabeleceram em Jerusalém para reativar a construção do templo de Salomão. Este líder enfrentou uma paralisação que durava mais de dez anos, por isso esse nome foi escolhido como prêmio para aquele que ajudar a reativar um Capítulo desativado. O Grande Secretário Estadual, após receber o formulário e enviá-lo ao Supremo Conselho para a emissão do certificado e da jóia. Ao receber o formulário endossado pelo Grande Secretário Estadual o Supremo Conselho publicará o nome do agraciado na Galeria de Honra que está em seu site. Em caso de dúvidas entre em contato com o Supremo Conselho.

5 CHAVE DE HONRA AZUL CHAVE DE HONRA VERDE A Chave de Honra Azul é um prêmio que serve para reconhecer aquele que assina a primeira linha da petição de dez membros iniciados pelo Capítulo. O membro merece este reconhecimento visto que, como indicante ele é, de certa forma, o responsável pelo progresso do novo membro na Ordem DeMolay. Ser um entusiasta é um mérito que deve ser reconhecido. Mas fique tranqüilo. Estas petições não precisam ser feitas de uma só vez ou em um só ano, serão contadas todas as petições de sua vida como DeMolay. A Chave de Honra Azul será conferida somente a um membro ativo do Capítulo ou para um sênior DeMolay que tenha o Certificado de Sênior DeMolay. Um membro ativo que assinar na primeira linha de menos de dez petições antes de alcançar sua maioridade pode completar a lista depois da maioridade, desde que possua um Certificado de Sênior DeMolay. Ao verificar que um membro é elegível a Chave de Honra Azul, o Supremo Conselho o comunicará para que este preencha o formulário 07 e o envie com o valor da jóia. As petições que não trouxerem preenchidas o nome do indicante serão automaticamente consideradas como garantidas pelo Supremo Conselho e não poderão ser reivindicadas por qualquer membro. O Supremo Conselho considerará para este prêmio as indicações realizadas a partir de julho de dois mil e nove. Por isso preencha cuidadosamente o cadastro de iniciação colocando o código do Cartão DeMolay do indicante. A Chave de Honra Verde segue as mesmas regras, porém aplicadas aos Priorados. Ao receber o formulário preenchido pelo membro o Supremo Conselho emitirá a jóia e publicará o nome do agraciado na Galeria de Honra que está em seu site. Em caso de dúvidas procure o Supremo Conselho.

6 MEDALHA DO FUNDADOR, POR ASSOCIAÇÃO A Medalha do Fundador, por associação, é conferida pelo Supremo Conselho para aquele que assinar a primeira linha de cinco petições aceitas pelo Capítulo. O membro merece este reconhecimento visto que, como indicante ele é, de certa forma, o responsável pelo progresso do novo membro na Ordem DeMolay. Ser um entusiasta é um mérito que deve ser reconhecido. Mas fique tranqüilo. Estas petições não precisam ser feitas de uma só vez ou em um só ano, serão contadas todas as petições de sua vida como DeMolay. A Medalha do Fundador é conferida somente para um membro ativo do Capítulo ou para um sênior DeMolay que tenha o Certificado de Sênior DeMolay. Um membro ativo que assinar na primeira linha de menos de cinco petições antes de alcançar sua maioridade pode completar a lista depois da maioridade, desde que possua um Certificado de Sênior DeMolay. O mesmo que reivindicou o recebimento da Medalha do Fundador também poderá reivindicar outros prêmios por incentivar a iniciação. Ao verificar a elegibilidade de um DeMolay à Medalha do Fundador, por associação, o Supremo Conselho o comunicará para que este preencha o formulário 12 e o envie com o valor da jóia. As petições que não trouxerem preenchidas o nome do indicante serão automaticamente garantidas pelo Supremo Conselho e não poderão ser reivindicadas por qualquer membro. O Supremo Conselho considerará para este prêmio as indicações realizadas a partir de julho de dois mil e nove. Ao receber o formulário o Supremo Conselho publicará o nome do agraciado na Galeria de Honra que está em seu site. Em caso de dúvidas entre em contato com o Supremo Conselho.

7 PRÊMIOS POR TEMPO DE INICIAÇÃO O que são? Os Prêmios de Dez ou Vinte e Cinco de Iniciado são indicado para homenagear aqueles membros da Ordem DeMolay por sua lealdade e dedicação pela Ordem DeMolay pelos anos que correspondem ao seu tempo de iniciado. Lembre-se: o membro indicado deverá possuir um certificado de Sênior DeMolay, emitido pelo Supremo Conselho. Para requisitar o prêmio o Capítulo deverá preencher o formulário 13 e então enviá-lo ao Supremo Conselho que ao receber o formulário emitirá a jóia, o certificado e publicará o nome do agraciado na Galeria de Honra que está em seu site. Em caso de dúvidas entre em contato com o Supremo Conselho.

8 PRÊMIO POR SERVIÇOS NOTÁVEIS O propósito do Prêmio por Serviços Notáveis é reconhecer os DeMolays que têm dado valiosas contribuições nos campos da religião, da educação, do lar, das atividades cívicas e das atividades DeMolay. Este marcante prêmio foi estabelecido em 1959 pelo Supremo Conselho Internacional. Cada Consultor de Capítulo pode indicar um DeMolay que achar que é digno deste reconhecimento. O formulário de recomendação, preenchido pelo Conselho Consultivo, acompanhado de um resumo das realizações do membro e de uma avaliação feita por pessoas distintas da comunidade, deverá ser enviado ao Grande Mestre Estadual. Depois de recebidas as recomendações pelos Capítulos da jurisdição, o Grande Mestre Estadual poderá escolher um vencedor a cada seis meses. Após escolher o vencedor o Grande Mestre deverá encomendar no Supremo Conselho a jóia e o certificado do Prêmio por Serviços Notáveis preenchendo o formulário 14. O Supremo Conselho ao receber o formulário emitirá a jóia, o certificado e publicará o nome do agraciado na Galeria de Honra que está em seu site. Em caso de dúvidas entre em contato com o Supremo Conselho.

9 GUILDA DO AVENTAL DE COURO (CONSULTOR DO ANO) O Prêmio de Consultor do Ano é destinado a dar o reconhecimento a um único consultor de Capítulo que, no ano anterior, fez notáveis contribuições para o crescimento e para o sucesso do Capítulo. O Consultor escolhido deve ser um que exemplifica os ideais e preceitos da Ordem DeMolay em sua vida diária, bem como no seu trabalho com os jovens da Ordem DeMolay. A seleção do Consultor do Ano ficará a critério do Grande Mestre de Estado e pode ser concedida apenas uma vez por ano em sua jurisdição. Após escolher o agraciado o Grande Mestre deverá preencher o formulário 15 e encaminhá-lo ao Supremo Conselho que ao receber o formulário emitirá a jóia, o certificado e publicará o nome do agraciado na Galeria de Honra que está em seu site. Em caso de dúvidas entre em contato com o Supremo Conselho.

10 PMC - PRÊMIO POR SERVIÇO MERITÓRIO PICC - PRÊMIO POR SERVIÇO MERITÓRIO O Prêmio por Serviço Meritório de Past Mestre Conselheiro - criado pelo próprio Tio Land - serve para estimular a eficiência na administração do Capítulo. Todos os quesitos aplicam-se também ao Past Ilustre Comendador Cavaleiro que deseja qualificar-se ao prêmio. Veja um resumo dos quesitos necessários: 1. Antes de sua instalação o Mestre Conselheiro deverá memorizar sua parte no Ritual do Trabalho Secreto. 2. Ele deverá apresentar e distribuir, antes de sua instalação, um planejamento impresso de todos os eventos e datas para o seu mandato. 3. No início de seu mandato, o Mestre Conselheiro deverá enviar uma carta para o Supremo Conselho, declarando sua intenção de qualificar-se ao prêmio. Antes do término de seu mandato, o Mestre Conselheiro deve: a) Providenciar que os Times de Grau exemplifiquem ambos os graus da Ordem de memória e que todas as cerimônias do Ritual dos Trabalhos Secretos sejam feitas de memória por todos os oficiais. b) Iniciar pelo menos quatro novos membros. c) Realizar pelo menos um trabalho social, um trabalho cívico, um serviço maçônico, uma competição esportiva e um evento para arrecadar fundos. d) Realizar pelo menos uma observância pública de cada Dia Obrigatório que cair durante seu mandato. e) Estabelecer um programa que aumente ou mantenha um alto nível de freqüência dos membros ativos nas reuniões. f) Comunicar a iniciação e elevação que ocorrerem durante o seu mandato ao Grande Conselho Estadual, com pagamento integral, no prazo de até dez dias após a conferência do Grau. E ainda deverá observar para que o registro do Conselho Consultivo do Capítulo chegue ao Supremo Conselho antes do vencimento, se este cair em seu mandato. 4. Até o término do seu mandato no cargo deverá enviar uma carta ao Supremo Conselho resumindo seu mandato e explicando o que foi feito sobre os itens citados acima. Além disso, ele deve fazer uma análise do planejamento impresso, enviado anteriormente. Após cumprir todos estes quesitos o Supremo Conselho emitirá a jóia e o certificado e ainda publicará o nome do Past Mestre Conselheiro na Galeria de Honra, que está em seu site. Consulte o regulamento completo do prêmio. Faça o download da Relação de Prêmios do Supremo Conselho que está em seu site e em caso de dúvidas faça contato.

11 PRÊMIO DE REPRESENTANTE DeMOLAY O Prêmio de Representante DeMolay é a mais alta condecoração de auto-realização que um DeMolay pode receber. O prêmio significa que o membro foi analisado em seus pontos fortes e também em seus pontos de melhoria nos campos do conhecimento e das habilidades. É esperado que cada DeMolay possa avaliar o seu progresso nos campos da saúde mental, física, social, econômica e da evolução espiritual através do programa R.D., reconhecendo assim, as áreas em que ele tem feito progressos satisfatórios, bem como aquelas áreas que necessitam de maior empenho. O programa inclui não só as atividades oficiais das quais participam todos os membros do Capítulo, mas também uma grande variedade de atividades que afetam grandes ou pequenos grupos de DeMolays bem como membros individuais. Tornar-se um R.D. é basear-se no hábito do autodesenvolvimento, do conhecimento e da prática da boa cidadania em casa, na comunidade, na nação e no mundo de um modo geral. Um DeMolay deve ter no mínimo seis meses de iniciado na época em que seu formulário de Representante DeMolay for enviado ao Supremo Conselho. Um Sênior DeMolay é elegível ao Prêmio de R.D. se mostrar-se interessado e ativo nos trabalhos da Ordem. Ao receber o formulário 22 o Supremo Conselho realizará uma avaliação e se o membro for aprovado terá o seu nome publicado na Galeria de Honra e receberá a jóia e o certificado. Em caso de dúvidas entre em contato com o Supremo Conselho.

12 PRÊMIO TIRANDO O CHAPÉU O Prêmio Tirando o Chapéu é um prêmio destinado a homenagear qualquer pessoa que tenha prestado um serviço notável a um Capítulo DeMolay. Este serviço poderá ser em qualquer área relacionada com as atividades do Capítulo. O Prêmio é constituído por um pin, um cartão e um certificado e os Capítulos podem dar tantos quantos desejarem e são os únicos juízes de quem os receberá. Entre em contato com o Supremo Conselho em caso de dúvidas

INVESTIDURA CRUZ DE HONRA

INVESTIDURA CRUZ DE HONRA INSTRUÇÕES GERAIS O Altar, os assentos e os postos dos Oficiais e as cadeiras para os membros devem ser arrumados de acordo com a Sala Capitular indicada no Diagrama 1. A cerimônia será apresentada toda

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS CONDUTORES DA TOCHA OLÍMPICA RIO 2016

PERGUNTAS E RESPOSTAS CONDUTORES DA TOCHA OLÍMPICA RIO 2016 PERGUNTAS E RESPOSTAS CONDUTORES DA TOCHA OLÍMPICA RIO 2016 1. Quando se dará o início da indicação de condutores? O início se dará às 10h00 do dia 10 de setembro de 2015. 2. Posso me indicar para ser

Leia mais

GABINETE ESTADUAL Ordem DeMolay para o Estado de Minas Gerais 2014/2015 Minas Gerais, Juntos por você, Juntos pela Ordem DeMolay

GABINETE ESTADUAL Ordem DeMolay para o Estado de Minas Gerais 2014/2015 Minas Gerais, Juntos por você, Juntos pela Ordem DeMolay Edital 001/2014-2015 Projeto Capítulo 7 Estrelas. Aos Capítulos Regulares jurisdicionados ao Grande Conselho da Ordem DeMolay para o Estado de Minas Gerais; 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS Com os mesmos princípios

Leia mais

Manual Arkos Administrador

Manual Arkos Administrador Manual Arkos Administrador Este manual é para administradores de escolas e explica o passo-a-passo do cadastro de uma escola com seus professores, turmas e alunos no portal. Não deixe de assistir também

Leia mais

FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 0 ÍNDICE NATUREZA E FINALIDADE 2 COORDENAÇÃO DOS CURSOS 2 COORDENAÇÃO DIDÁTICA 2 COORDENADOR DE CURSO 2 ADMISSÃO AOS CURSOS 3 NÚMERO

Leia mais

EDITAL DESAFIO. Conferência Mapa Educação

EDITAL DESAFIO. Conferência Mapa Educação EDITAL DESAFIO Conferência Mapa Educação 1 APRESENTAÇÃO O Movimento Mapa Educação é um movimento que tem como objetivo engajar o jovem no debate nacional para uma educação de maior qualidade. Na nossa

Leia mais

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL. Departamento Regional de São Paulo. Escola SENAI Hessel Horácio Cherkassky

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL. Departamento Regional de São Paulo. Escola SENAI Hessel Horácio Cherkassky SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL Departamento Regional de São Paulo GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO GUIA DO ALUNO Cubatão SP SUMÁRIO página 1. O QUE É ESTÁGIO SUPERVISIONADO?

Leia mais

2.1 Fazer um justo reconhecimento a todos os alunos e professores que contribuem no empenho em ações que resultem em um mundo melhor;

2.1 Fazer um justo reconhecimento a todos os alunos e professores que contribuem no empenho em ações que resultem em um mundo melhor; REGULAMENTO 3º Prêmio UniBH de Sustentabilidade 1 CARACTERIZAÇÃO 1.1 O Prêmio UniBH de Sustentabilidade tem o propósito de identificar, reconhecer, valorizar e premiar os esforços dos alunos e dos professores

Leia mais

MANUAL SISTEMA DE GESTÃO DA CARREIRA DE EPPGG

MANUAL SISTEMA DE GESTÃO DA CARREIRA DE EPPGG MANUAL SISTEMA DE GESTÃO DA CARREIRA DE EPPGG O Núcleo de Gestão da Carreira de EPPGG e a DRH/SEPLAG disponibilizam a partir de setembro de 2013 o acesso a todos os EPPGG s ao SISTEMA DE GESTÃO DA CARREIRA

Leia mais

Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento

Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento Introdução O presente documento descreverá de forma objetiva as principais operações para abertura e consulta de uma solicitação ao Setor de Desenvolvimento

Leia mais

1ª CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MIGRAÇÕES E REFÚGIO. Maio 2014 - São Paulo, Brasil PASSO A PASSO PARA CONFERÊNCIAS LIVRES COMIGRAR

1ª CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MIGRAÇÕES E REFÚGIO. Maio 2014 - São Paulo, Brasil PASSO A PASSO PARA CONFERÊNCIAS LIVRES COMIGRAR 1ª CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MIGRAÇÕES E REFÚGIO Maio 2014 - São Paulo, Brasil PASSO A PASSO PARA CONFERÊNCIAS LIVRES COMIGRAR MINISTRO DE ESTADO DA JUSTIÇA José Eduardo Cardozo SECRETARIA EXECUTIVA Márcia

Leia mais

Passe Jovem no SVE KIT INFORMATIVO PARTE 2 PASSE JOVEM NO SVE. Programa Juventude em Acção

Passe Jovem no SVE KIT INFORMATIVO PARTE 2 PASSE JOVEM NO SVE. Programa Juventude em Acção PASSE JOVEM NO SVE Programa Juventude em Acção KIT INFORMATIVO Parte 2 Maio de 2011 1. O SVE como experiência de aprendizagem Ser um voluntário do SVE é uma valiosa experiência pessoal, social e cultural,

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIOS. Lei de estágio 11.788/08

MANUAL DE ESTÁGIOS. Lei de estágio 11.788/08 MANUAL DE ESTÁGIOS Lei de estágio 11.788/08 O QUE É ESTÁGIO O estágio tem por finalidade proporcionar a complementação da formação acadêmica e permite que o estudante tenha acesso ao campo de sua futura

Leia mais

Cartão de aspirante a líder de Aventureiros

Cartão de aspirante a líder de Aventureiros Orientações Gerais 1. CANDIDATO: O Candidato a Líder poderá iniciar os requisitos da Classe após receber uma recomendação escrita da comissão da sua igreja. 2. PROVA: Todo candidato a Líder deverá fazer

Leia mais

Programa Intel Educar Tutorial: Ferramenta de Classificação Visual

Programa Intel Educar Tutorial: Ferramenta de Classificação Visual Copyright 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Página 1 de 17 TUTORIAL: FERRAMENTA DE CLASSIFICAÇÃO VISUAL ÍNDICE 1. Acessando a ferramenta... 3 2. Como se cadastrar... 4 3. Usando a

Leia mais

BOLSA LUÍS LOBATO_12/13

BOLSA LUÍS LOBATO_12/13 BOLSA LUÍS LOBATO_12/13 Regulamento Sobre Luís Lobato Luís Lobato nasce a 3 de Outubro do ano de 1968, no Barreiro. Desde cedo, investiu na formação na área do Design e mais tarde, na área da Multimédia.

Leia mais

Prémio Santander Totta / Universidade Nova de Lisboa, de Jornalismo Económico. Regulamento

Prémio Santander Totta / Universidade Nova de Lisboa, de Jornalismo Económico. Regulamento Prémio Santander Totta / Universidade Nova de Lisboa, de Jornalismo Económico Regulamento Considerando que se mostra da maior relevância: a) Reconhecer e premiar a excelência de trabalhos jornalísticos

Leia mais

PRÊMIO DE JORNALISMO LUÍS CRUZ DE VASCONCELOS

PRÊMIO DE JORNALISMO LUÍS CRUZ DE VASCONCELOS PRÊMIO DE JORNALISMO LUÍS CRUZ DE VASCONCELOS A Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Ceará (OAB-CE), lança o Prêmio de Jornalismo Luís Cruz de Vasconcelos, que tem o objetivo de estimular a publicação

Leia mais

ICANN COMUNIDADE AT-LARGE. Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números POLÍTICA SOBRE VIAGENS DA AT-LARGE

ICANN COMUNIDADE AT-LARGE. Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números POLÍTICA SOBRE VIAGENS DA AT-LARGE ICANN PT AL/2007/SD/4.Rev1 ORIGINAL: inglês DATA: 6 de junho de 2007 STATUS: FINAL Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números Série de documentos 2007 - Propostas para a equipe COMUNIDADE

Leia mais

BRASCAN RESIDENTIAL PROPERTIES S.A. PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES

BRASCAN RESIDENTIAL PROPERTIES S.A. PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES BRASCAN RESIDENTIAL PROPERTIES S.A. PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES SUMÁRIO PLANO DE OPÇÃO PARA AÇÃO... 3 SEÇÃO 1. DISPOSIÇÃO GERAL... 3 1.1 Propósito... 3 1.2 Administração... 3 1.3 Interpretação...

Leia mais

SAG SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA GESTÃO 2013

SAG SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA GESTÃO 2013 INFORMAÇÕES AOS COMITÊS E FRANQUEADOS Este material tem o objetivo de fornecer aos comitês regionais e setoriais do PGQP, e a seus franqueados, informações atualizadas sobre o SAG 2013 e orientações para

Leia mais

Portaria nº 126 de 12 de março de 2014 DOU 13.03.14

Portaria nº 126 de 12 de março de 2014 DOU 13.03.14 Portaria nº 126 de 12 de março de 2014 DOU 13.03.14 Sistema Eletrônico de Informações SEI O que é o SEI? SEI Sistema Eletrônico de Informações é a plataforma adotada pelo Ministério das Comunicações para

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

Manual Arkos Secretaria de Educação

Manual Arkos Secretaria de Educação Manual Arkos Secretaria de Educação 1) Sobre Arkos O portal Arkos foi inspirado por uma das mais bem sucedidas iniciativas educacionais da Europa incentivando milhões de alunos a lerem mais. A ideia básica

Leia mais

ACMS ADVENTIST CHURCH MANAGEMENT SYSTEM. Sistema Adventista de Gerenciamento de Igrejas

ACMS ADVENTIST CHURCH MANAGEMENT SYSTEM. Sistema Adventista de Gerenciamento de Igrejas ACMS ADVENTIST CHURCH MANAGEMENT SYSTEM Sistema Adventista de Gerenciamento de Igrejas ACMS ACESSO: www.acmsnet.org Informe seu usuário e senha: Se tiver algum problema com seu acesso, entre em contato

Leia mais

Procedimento para Peticionamento Manual na REBLAS:

Procedimento para Peticionamento Manual na REBLAS: Procedimento para Peticionamento Manual na REBLAS: Caso a empresa já esteja cadastrada no Portal da ANVISA, seguir os passos abaixo. Caso contrário, verificar o Procedimento para Cadastro de Empresas,

Leia mais

e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica

e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica Página1 e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página2 Índice 1. Safeweb e-nota G... 03 2. O que é NF-e?... 04 3. O que é CT-e?... 05

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO INTERNACIONAL DE VÍDEO MINHA CIDADE, MEU PATRIMÔNIO MUNDIAL

REGULAMENTO DO CONCURSO INTERNACIONAL DE VÍDEO MINHA CIDADE, MEU PATRIMÔNIO MUNDIAL REGULAMENTO DO CONCURSO INTERNACIONAL DE VÍDEO MINHA CIDADE, MEU PATRIMÔNIO MUNDIAL A OCPM Organização das Cidades Patrimônio Mundial está promovendo um concurso internacional de vídeo, intitulado Minha

Leia mais

Seleção de estudantes a serem recomendados para Bolsa de Estudos Institutos Confúcio

Seleção de estudantes a serem recomendados para Bolsa de Estudos Institutos Confúcio UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO CONFÚCIO Direção Av. Bento Gonçalves, 9500 Prédio 43606 CEP: 91540-000 Porto Alegre RS Brasil Porto Alegre, 10 de abril de 2014. Edital 01/2014/IC Seleção

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL AQUISIÇÃO / QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES

PROCEDIMENTO OPERACIONAL AQUISIÇÃO / QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES Histórico de Revisões Rev. Modificações 01 30/04/2007 Primeira Emissão 02 15/06/2009 Alteração de numeração de PO 7.1 para. Alteração do título do documento de: Aquisição para: Aquisição / Qualificação

Leia mais

Manual do Sistema para abertura de curso de extensão pelos docentes EACH - USP

Manual do Sistema para abertura de curso de extensão pelos docentes EACH - USP Manual do Sistema para abertura de curso de extensão pelos docentes EACH - USP 1.INTRODUÇAO...... 3 2.ONDE CONSEGUIR INFORMAÇÔES?... 4 Normas USP... 4 Site EACH...4 Sistema de atendimento da Comissão de

Leia mais

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!!

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!! Apresentação Este manual é uma orientação para os participantes de cursos no ambiente Moodle do INSTITUTO PRISMA. Tem como objetivo orientar sobre as ações básicas de acesso e utilização do ambiente virtual

Leia mais

O que esperar do SVE KIT INFORMATIVO PARTE 1 O QUE ESPERAR DO SVE. Programa Juventude em Acção

O que esperar do SVE KIT INFORMATIVO PARTE 1 O QUE ESPERAR DO SVE. Programa Juventude em Acção O QUE ESPERAR DO SVE Programa Juventude em Acção KIT INFORMATIVO Parte 1 Maio de 2011 Introdução Este documento destina-se a voluntários e promotores envolvidos no SVE. Fornece informações claras a voluntários

Leia mais

REGULAMENTO PROJETO 80. Introdução

REGULAMENTO PROJETO 80. Introdução REGULAMENTO PROJETO 80 Introdução A Agência Portuguesa do Ambiente (APA), a Direção-Geral da Educação (DGE), a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), o Instituto Português do Desporto e

Leia mais

Receber intimações: poderão receber intimações em processos eletrônicos nos quais estejam vinculados.

Receber intimações: poderão receber intimações em processos eletrônicos nos quais estejam vinculados. INTRODUÇÃO O tribunal de Justiça de Santa Catarina, em um processo de evolução dos serviços disponíveis no portal e-saj, passa a disponibilizar a peritos, leiloeiros, tradutores e administradores de massas

Leia mais

e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Controladoria-Geral da União

e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Controladoria-Geral da União e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Sumário 1. Acesso ao sistema... 3 2. Funcionalidades do sistema... 5 3. Como tratar manifestações... 14 3.1 Detalhar...

Leia mais

Manual Passo a Passo

Manual Passo a Passo Manual Passo a Passo 2015 ACESSO SELEÇÃO DE RA SELEÇÃO DO PRODUTO CARRINHO DE COMPRAS FECHAR PEDIDO ENDEREÇO DE ENTREGA TIPO DE FRETE INFORMAÇÃO DE PAGAMENTO PAGAMENTO CARTÃO DE CRÉDITO PAGAMENTO BOLETO

Leia mais

TUTORIAL FERRAMENTA DE PRÉ-AGENDAMENTO ONLINE. MAPLO

TUTORIAL FERRAMENTA DE PRÉ-AGENDAMENTO ONLINE. MAPLO TUTORIAL FERRAMENTA DE PRÉ-AGENDAMENTO ONLINE. MAPLO Carta de Apresentação Prezados Parceiros, A Maplo traz uma inovação em seu atendimento, com o intuito de facilitar o processo de pré-matrícula em nossos

Leia mais

Ref.: Procedimentos de alteração dos Fundos de Investimento cadastrados na Base de Dados da ANBIMA.

Ref.: Procedimentos de alteração dos Fundos de Investimento cadastrados na Base de Dados da ANBIMA. São Paulo, 08 de Setembro de 2010. Comunicado N 013/10 Ref.: Procedimentos de alteração dos Fundos de Investimento cadastrados na Base de Dados da ANBIMA. Prezados (as) Srs (as)., Desde Agosto de 2006,

Leia mais

B. Norma de Reembolso de Despesas do Governador de Distrito

B. Norma de Reembolso de Despesas do Governador de Distrito Anexo B B. Norma de Reembolso de Despesas do Governador de Distrito Os governadores de distrito podem requisitar reembolso das atividades a seguir. Todas as viagens devem ser feitas da forma mais econômica

Leia mais

REGULAMENTO PROJETO 80. Introdução

REGULAMENTO PROJETO 80. Introdução REGULAMENTO PROJETO 80 Introdução A Agência Portuguesa do Ambiente (APA), a Direção Geral de Educação (DGE), o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), a Quercus, e o Green Project Awards (GPA),

Leia mais

BOLSA PDSE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR

BOLSA PDSE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR Program a de Pós-Graduação em Enfermagem SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE BOLSA PDSE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR

Leia mais

Guia de Preenchimento Cadastro de Operadores

Guia de Preenchimento Cadastro de Operadores Guia de Preenchimento Cadastro de Operadores Data 07/2013 SUMÁRIO I. Introdução... 3 1. Sistema Cadastro de Operadores... 3 2. Código ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas Negociação de Instrumentos

Leia mais

Treinamento de. Linx Pos

Treinamento de. Linx Pos Treinamento de caixa Linx Pos Será instalados no terminal da loja, o ícone, conforme imagem abaixo: Linx POS ÍNDICE Abertura de caixa e leitura X Lançamentos Cancelamento de itens Consulta preços no ato

Leia mais

Planejamento e Execução de Treinamentos

Planejamento e Execução de Treinamentos Aprovado por Comitê da Qualidade Analisado criticamente por Chefe do Departamento 1 OBJETIVOS Esta instrução tem como objetivo orientar os colaboradores do Departamento de Inovação Tecnológica para planejar,

Leia mais

Ferramenta de Pré-agendamento Online Tutorial de Utilização para Usuários TUTORIAL P R É A G E N D A M E N T O O N L I N E.

Ferramenta de Pré-agendamento Online Tutorial de Utilização para Usuários TUTORIAL P R É A G E N D A M E N T O O N L I N E. TUTORIAL P R É A G E N D A M E N T O O N L I N E. P á g i n a 1 26 Carta de Apresentação Prezados Parceiros, A SEED Business Group traz uma inovação em seu atendimento, com o intuito de facilitar o processo

Leia mais

C A R T Ã O L Í D E R J. A. Este documento não substitui o Cartão de Classes de Líder Jovem da Divisão Sul Americana

C A R T Ã O L Í D E R J. A. Este documento não substitui o Cartão de Classes de Líder Jovem da Divisão Sul Americana C A R T Ã O L Í D E R J. A. Este documento não substitui o Cartão de Classes de Líder Jovem da Divisão Sul Americana CLASSES DE LIDERANÇA JOVEM As classes de Liderança Jovem são oferecidas a jovens Adventistas,

Leia mais

Manual do Almoxarifado SIGA-ADM

Manual do Almoxarifado SIGA-ADM Manual do Almoxarifado SIGA-ADM DIRETORIA DE GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO(DGTI) MARÇO/2012 Requisição de Almoxarifado Requisições O sistema retornará a tela do menu de Administração. Nela selecione

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE FISIOTERAPIA Junho/2011 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES As atividades complementares são prática acadêmicas

Leia mais

05 - Como faço para acessar um curso no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle/UFGD.

05 - Como faço para acessar um curso no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle/UFGD. DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE CURSOS DE CAPACITAÇÃO 01 - O que é o Plano Anual de Capacitação? O Plano Anual de Capacitação tem como norteador o Decreto 5.707/06 que institui a Política e as Diretrizes para

Leia mais

Como funciona o site treinamento técnico ON-LINE?

Como funciona o site treinamento técnico ON-LINE? Manual do Usuário INSTRUÇÕES PARA UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO ON LINE A ATIC Tecnologia do Brasil Ltda. com o objetivo de atender aos seus diversos clientes, oferece treinamentos EAD - Educação a Distância

Leia mais

Regimento Interno da Comissão de Avaliação e Gestão de Projetos de Pesquisa e Inovação - CAGPPI

Regimento Interno da Comissão de Avaliação e Gestão de Projetos de Pesquisa e Inovação - CAGPPI Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Câmpus Farroupilha Regimento Interno da Comissão de Avaliação

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE REALIZAÇÃO DO PROCESSO DE HOMOLOGAÇÃO DE MATERIAIS DE FORNECEDORES NA COPASA

PROCEDIMENTOS DE REALIZAÇÃO DO PROCESSO DE HOMOLOGAÇÃO DE MATERIAIS DE FORNECEDORES NA COPASA PROCEDIMENTOS DE REALIZAÇÃO DO PROCESSO DE HOMOLOGAÇÃO DE MATERIAIS DE FORNECEDORES NA COPASA 1 Solicitação de Abertura do Processo de Homologação 1.1 Os fornecedores interessados em ter seus materiais

Leia mais

2ª EDIÇÃO DO PRÊMIO MULHER DE NEGÓCIOS DE CAIEIRAS REGULAMENTO

2ª EDIÇÃO DO PRÊMIO MULHER DE NEGÓCIOS DE CAIEIRAS REGULAMENTO REGULAMENTO Este Regulamento estabelece normas, condições e diretrizes para a realização da II Edição do Prêmio Mulher de Negócios de Caieiras, promovido pela Prefeitura Municipal de Caieiras, Secretaria

Leia mais

FACULDADE ARAGUAIA GUIA PRONATEC. Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego A V E N I D A T - 10 Nº1047 S E T O R B U E N O

FACULDADE ARAGUAIA GUIA PRONATEC. Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego A V E N I D A T - 10 Nº1047 S E T O R B U E N O FACULDADE ARAGUAIA GUIA PRONATEC Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego 2014 A V E N I D A T - 10 Nº1047 S E T O R B U E N O Prezado(a) aluno(a), Prezado (a) aluno (a), Você agora faz

Leia mais

ESTATUTO DO CONSELHO DO PROJETO VIVATIVA

ESTATUTO DO CONSELHO DO PROJETO VIVATIVA ESTATUTO DO CONSELHO DO PROJETO VIVATIVA I CONCEITO E FINALIDADE a) o Conselho é associação livre de voluntários com a finalidade de organizar ações de cunho sócio/cultural/ambiental, pelos meios que os

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE NUTRIÇÃO COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE PROJETOS DE ENSINO E EXTENSÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE NUTRIÇÃO COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE PROJETOS DE ENSINO E EXTENSÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE NUTRIÇÃO COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE PROJETOS DE ENSINO E EXTENSÃO 1. FLUXO DOS PROJETOS DE ENSINO 1.1. Para submissão de projeto 1.1.1. O professor coordenador

Leia mais

SE Brasília/DF Jan./2013 24.000 ex. 10,5x29,7cm Editora MS/CGDI/SAA OS 2013/0124

SE Brasília/DF Jan./2013 24.000 ex. 10,5x29,7cm Editora MS/CGDI/SAA OS 2013/0124 1 12 SE Brasília/DF Jan./2013 24.000 ex. 10,5x29,7cm Editora MS/CGDI/SAA OS 2013/0124 SE Brasília/DF Jan./2013 24.000 ex. 10,5x29,7cm Editora MS/CGDI/SAA OS 2013/0124 12 Em 2013, o registro de dados no

Leia mais

MEIO AMBIENTE E CIDADANIA

MEIO AMBIENTE E CIDADANIA REGULAMENTO A Universidade Comunitária da Região de Chapecó, em conjunto com a Caixa Econômica Federal, abre inscrições para 6º Prêmio Unochapecó/Caixa de Jornalismo Ambiental 2014 e dá outras providências.

Leia mais

BOLSA LUÍS LOBATO REGULAMENTO

BOLSA LUÍS LOBATO REGULAMENTO BOLSA LUÍS LOBATO REGULAMENTO CANDIDATURAS ATÉ 31 DE MAIO DE 2015 SOBRE LUÍS LOBATO Luís Lobato nasce a 3 de Outubro do ano de 1968, no Barreiro. Desde cedo, investiu na formação na área do Design e mais

Leia mais

8ª COPA BRASIL DE FUTSAL DOS SURDOS MANAUS AMAZONAS. 16 a 19 de Julho de 2015

8ª COPA BRASIL DE FUTSAL DOS SURDOS MANAUS AMAZONAS. 16 a 19 de Julho de 2015 REGULAMENTO GERAL CAPÍTULO 1 DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS Artigo 1º. Este regulamento é o documento composto conjunto das disposições que regem a à Oitava Edição da Copa Brasil de Futsal dos Surdos Manaus/AM,

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAZONAS ESPECIALIZAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO EM SOFTWARE LIVRE CONCEITOS E PROJETOS DE BANCO DE DADOS E SQL

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAZONAS ESPECIALIZAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO EM SOFTWARE LIVRE CONCEITOS E PROJETOS DE BANCO DE DADOS E SQL O trabalho consiste na resolução de um exercício e na confecção de um relatório. 17/10/2005 é o último dia para entrega. O trabalho deverá entregue impresso e o seu conteúdo gravado numa mídia. O formato

Leia mais

PRÊMIO ADELMO GENRO FILHO DE PESQUISA EM JORNALISMO 8ª EDIÇÃO 2013

PRÊMIO ADELMO GENRO FILHO DE PESQUISA EM JORNALISMO 8ª EDIÇÃO 2013 PRÊMIO ADELMO GENRO FILHO DE PESQUISA EM JORNALISMO 8ª EDIÇÃO 2013 REGULAMENTO I - DO PRÊMIO Art. 1º - A Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) concederá, anualmente, o Prêmio Adelmo

Leia mais

CAPÍTULO 2 OPERAÇÃO E CONTROLE

CAPÍTULO 2 OPERAÇÃO E CONTROLE 2.1 Operação e Controle CAPÍTULO 2 OPERAÇÃO E CONTROLE Este capítulo é composto por quatro ferramentas: O foco principal do Leankeep é facilitar os processos para os operadores e mantenedores dos sistemas.

Leia mais

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Sumário Objetivos do Blog... 2 Log-in... 3 Esqueci minha senha... 4 Utilizando o Blog... 5 Encontrando seu Blog... 5 Conhecendo o

Leia mais

ANÚNCIO DA 1as OLIMPÍADAS DO CONHECIMENTO DA OIE PARA AS AMÉRICAS

ANÚNCIO DA 1as OLIMPÍADAS DO CONHECIMENTO DA OIE PARA AS AMÉRICAS ANÚNCIO DA 1as OLIMPÍADAS DO CONHECIMENTO DA OIE PARA AS AMÉRICAS Conhecimento além das fronteiras Você é estudante de Veterinária matriculado e cursando alguma Faculdade de Medicina Veterinária de um

Leia mais

CERIMÔNIA DE INSTALAÇÃO DO MESTRE CONSELHEIRO REGIONAL

CERIMÔNIA DE INSTALAÇÃO DO MESTRE CONSELHEIRO REGIONAL CERIMÔNIA DE INSTALAÇÃO DO MESTRE CONSELHEIRO REGIONAL uma cerimônia aberta emitida pelo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil Primeira Edição 2012 CERIMÔNIA DE INSTALAÇÃO

Leia mais

Em 2013, o registro de dados no SIOPS passará a ser obrigatório.

Em 2013, o registro de dados no SIOPS passará a ser obrigatório. Em 2013, o registro de dados no SIOPS passará a ser obrigatório. Fique atento aos procedimentos e prazos estabelecidos pela Lei para declaração de despesas com saúde. art certificado digital-siops-10,5x29,7.indd

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSAS SANTANDER TOP UK. Apresentação. Objetivo do programa

PROGRAMA DE BOLSAS SANTANDER TOP UK. Apresentação. Objetivo do programa PROGRAMA DE BOLSAS SANTANDER TOP UK Apresentação O Programa Top UK, está com inscrições abertas para alunos de graduação. Em parceria com o Santander Universidades UK, será realizado um programa exclusivo

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA ESTÁGIOS

MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA ESTÁGIOS MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA ESTÁGIOS Lei de estágio 11.788/08 O estágio tem por finalidade proporcionar a complementação da formação acadêmica e permite que o estudante tenha acesso ao campo de sua futura

Leia mais

Secretaria de Estado da Fazenda Guia prático para emissão de Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e)

Secretaria de Estado da Fazenda Guia prático para emissão de Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) Secretaria de Estado da Fazenda Guia prático para emissão de Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) Para dar mais agilidade e segurança à administração tributária, os Estados brasileiros, o Distrito

Leia mais

Projeto Você pede, eu registro.

Projeto Você pede, eu registro. Projeto Você pede, eu registro. 1) IDENTIFICAÇÃO 1.1) Título do Projeto: Você pede eu registro. 1.2) Equipe responsável pela coordenação do projeto: Pedro Paulo Braga Bolzani Subsecretario de TI Antonio

Leia mais

MANUAL DO INGRESSANTE Matrícula Online. www.ingresso.ufu.br/sistemas/matriculaonline

MANUAL DO INGRESSANTE Matrícula Online. www.ingresso.ufu.br/sistemas/matriculaonline MANUAL DO INGRESSANTE Matrícula Online www.ingresso.ufu.br/sistemas/matriculaonline 1 Se você nunca acessou o sistema de matrícula, clique em: Não sei a senha 2 Digite seu CPF e clique em Pesquisar que

Leia mais

SISTEMA GERAL DE GRADUAÇÃO

SISTEMA GERAL DE GRADUAÇÃO SISTEMA GERAL DE GRADUAÇÃO Sumário PágINA 3 INTRODUÇÃO PágINA 4 SISTEMA GERAL DE GRADUAÇÃO ANEXO Sugestão de sistema de graus para praticantes entre 4 e 15 anos Com o intuito de mais uma vez uniformizar

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS CRA

PERGUNTAS E RESPOSTAS CRA PERGUNTAS E RESPOSTAS CRA 1. O que é a CRA? A CRA é a Central de Relacionamento com o Aluno. Um departamento criado para atender às solicitações acadêmicas e financeiras, através de diversificados canais

Leia mais

Grupo de Apoio Manual de Usuário 09/05/2011 FAPESP

Grupo de Apoio Manual de Usuário 09/05/2011 FAPESP Grupo de Apoio Manual de Usuário FAPESP Conteúdo Introdução... 3 Manutenção de usuários de apoio... 3 Acesso à funcionalidade... 3 Inclusão de novo usuário... 4 Exclusão de usuários... 8 Acompanhar PC...

Leia mais

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES FEITAS PELO ALUNO. 1. O que são as Atividades Complementares de Ensino do NED-ED?

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES FEITAS PELO ALUNO. 1. O que são as Atividades Complementares de Ensino do NED-ED? PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES FEITAS PELO ALUNO 1. O que são as Atividades Complementares de Ensino do NED-ED? O Centro Universitário de Goiás (Uni-Anhangüera) estabeleceu no início letivo de 2006 que todo

Leia mais

MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES

MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES Nome dos autores: Gislaine Biddio Rangel¹; Ana Beatriz Araujo Velasques². 1 Aluna do Curso

Leia mais

Portal Acta. Tutorial para avaliador TUTORIAL AVALIADOR:

Portal Acta. Tutorial para avaliador TUTORIAL AVALIADOR: TUTORIAL AVALIADOR: O processo de Avaliação é dividido em seis passos, que guiam o Avaliador durante o processo de Avaliação. Passo 1 O Avaliador deve primeiramente informar o Editor de Seção se está disponível

Leia mais

MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA

MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA MANUAL DO ALUNO PARA ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Conteúdo Tela de acesso... 4 Dados de Cadastro... 5 Dados cadastrais...

Leia mais

Escritório Virtual Administrativo

Escritório Virtual Administrativo 1 Treinamento Módulos Escritório Virtual Administrativo Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual e módulo Administrativo do sistema Office 2 3 1. Escritório

Leia mais

Implantação de ERP com sucesso

Implantação de ERP com sucesso Implantação de ERP com sucesso Implantação de ERP com sucesso, atualmente ainda é como um jogo de xadrez, você pode estar pensando que está ganhando na implantação, mas de repente: Check Mate. Algumas

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES ESTÁGIO

PERGUNTAS FREQUENTES ESTÁGIO 1 PERGUNTAS FREQUENTES ESTÁGIO 1. O que é estágio? É um período de aprendizado para o futuro profissional, permitindo a integração da formação à prática. O estágio proporciona a aplicação dos conhecimentos

Leia mais

APRESENTAÇÃO CINANIMA JÚNIOR. Programas: Crianças, Adolescentes e Jovens

APRESENTAÇÃO CINANIMA JÚNIOR. Programas: Crianças, Adolescentes e Jovens APRESENTAÇÃO CINANIMA JÚNIOR Programas: Crianças, Adolescentes e Jovens O CINANIMA JÚNIOR é uma iniciativa que decorre anualmente na sequência do Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho

Leia mais

INSCRIÇÃO ON- LINE A PARTIR DE 2015 INDICADO PARA ATLETAS E ASSOCIAÇÕES

INSCRIÇÃO ON- LINE A PARTIR DE 2015 INDICADO PARA ATLETAS E ASSOCIAÇÕES INSCRIÇÃO ON- LINE A PARTIR DE 2015 INDICADO PARA ATLETAS E ASSOCIAÇÕES 2015 ABMN Escrito por Julian Romero jromero@abmn.org.br Revisão: 9 February 2015 CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA ACESSO ATRAVÉS DE MATRÍCULA

Leia mais

BETA CONTROLE DE GUINCHO Copyright Peris Consultoria Empresarial Ltda

BETA CONTROLE DE GUINCHO Copyright Peris Consultoria Empresarial Ltda BETA CONTROLE DE GUINCHO Copyright Peris Consultoria Empresarial Ltda O SISTEMA O sistema de controle de guincho foi desenvolvido para ser utilizado pelas empresas que prestam serviços de guincho, bem

Leia mais

EB-5 GREEN CARD PARA INVESTIDORES

EB-5 GREEN CARD PARA INVESTIDORES Mude-se para os EUA Hoje! PORT EB-5 GREEN CARD PARA INVESTIDORES Todas as pessoas conhecem clientes, amigos ou parentes que possuem o desejo de se mudar para os Estados Unidos, especialmente para a Flórida.

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 2, DE 25 DE JUNHO DE 2012

RESOLUÇÃO Nº 2, DE 25 DE JUNHO DE 2012 RESOLUÇÃO Nº 2, DE 25 DE JUNHO DE 2012 Estabelece normas para realização, execução e avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no Curso de Engenharia Agronômica da Universidade Federal de São João

Leia mais

SINEPE-ES em Ação REGULAMENTO

SINEPE-ES em Ação REGULAMENTO SINEPE-ES em Ação REGULAMENTO 1. Objetivos da Diplomação e Premiação A diplomação SINEPE-ES em Ação é uma iniciativa do Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Estado do Espírito Santo SINEPE/ES,

Leia mais

Prémio Santander Totta / Universidade Nova de Lisboa, de Jornalismo Económico. Regulamento

Prémio Santander Totta / Universidade Nova de Lisboa, de Jornalismo Económico. Regulamento Prémio Santander Totta / Universidade Nova de Lisboa, de Jornalismo Económico Regulamento Considerando que se mostra da maior relevância: a) Reconhecer e premiar a excelência de trabalhos jornalísticos

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC REGULAMENTO DO ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS E NÃO- OBRIGATÓRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNISC

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC REGULAMENTO DO ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS E NÃO- OBRIGATÓRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNISC UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC REGULAMENTO DO ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS E NÃO- OBRIGATÓRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNISC CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º O presente Regulamento

Leia mais