Tópicos em Sistemas de

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tópicos em Sistemas de"

Transcrição

1 Tópicos em Sistemas de Computação Adriano Mauro Cansian Protocolos Multimídia (Parte 2)

2 RTP Real-Time Protocol

3 Real-Time Protocol (RTP) RTP especifica uma estrutura de pacotes que transportam dados de áudio e vídeo: RFC Pacote RTP oferece: Identificação do tipo de carga. Numeração da seqüência de pacotes. Marcas de tempo. RTP roda nos sistemas terminais. Os pacotes RTP são encapsulados em segmentos UDP. Interoperabilidade: se duas aplicações de telefonia IP usam RTP, então elas podem ser capazes de trabalhar juntas.

4 RTP roda sobre UDP As bibliotecas do RTP fornecem uma interface de camada de transporte, que estendem o UDP: Número de portas, endereços IP. Verificação de erros dentro dos segmentos. Identificação do tipo de carga. Numeração da seqüência de pacotes. Marcas de tempo. Aplicação camada de transporte Enlace Física

5 RTP: Exemplo C id i 64 kb O cabeçalho RTP indica o tipo de codificação de áudio em cada pacote. Considere enviar 64 kbps de voz codificada em PCM sobre RTP. A aplicação reúne dados codificados em blocos, por exemplo, a cada 20 ms = 160 bytes por bloco. O bloco de áudio, junto com o cabeçalho RTP forma o pacote RTP, que é encapsulado num segmento UDP. Pois os transmissores podem mudar a codificação durante a conferência. O cabeçalho RTP também contém números de seqüência e marcas de tempo.

6 RTP não fornece QoS RTP não fornece nenhum mecanismo para assegurar a entrega dos pacotes no tempo correto, nem fornece outras garantias de qualidade de serviço. O encapsulamento RTP é visto apenas nos sistemas finais: ele não é percebido pelos roteadores intermediários. Roteadores fornecem o serviço de melhor-esforço tradicional da Internet. Eles não fazem nenhum esforço especial para assegurar que os pacotes RTP cheguem no destino no momento correto. A fim de fornecer QoS para uma aplicação, a Internet deve prover um mecanismo, tal como o RSVP,,para que a aplicação possa reservar recursos da rede. Será discutido mais adiante

7 Fluxos RTP (1) RTP permite atribuir i a cada fonte o seu próprio fluxo de pacotes RTP independente. Por exemplo, uma câmera ou um microfone. Para uma videoconferência entre 2 participantes, 4 fluxos RTP poderiam ser abertos: Dois fluxos para transmitir o áudio. Dois fluxos para o vídeo. Um deles em cada direção.

8 Fluxos RTP (2) Contudo, algumas técnicas de codificação populares, incluindo MPEG1 e MPEG2, reúnem o áudio e o vídeo num único fluxo durante o processo de codificação. Quando o áudio e o vídeo são reunidos pelo codificador, então apenas um fluxo RTP é gerado, em cada direção.

9 Header RTP (1) unesp - IBILCE - SJRP Tipo de Carga Número de Seqüência Marca de tempo Identificador sincronismo fonte campos de miscelânias Cabeçalho RTP (desenho do header não está em escala) Tipo de Carga (7 bits): Usado para indicar o tipo de codificação que está sendo usado no momento. Se um transmissor muda o tipo de codificação durante uma conferência, o transmissor informa o receptor através deste campo de tipo de carga. Tipo de carga 0: PCM mu-law, 64 Kbps Tipo de carga 3, GSM, 13 Kbps Tipo de carga 7, LPC, 2.4 Kbps Tipo de carga 26, Motion JPEG Tipo de carga 31. H.261 Tipo de carga 33, MPEG2 video Número de Seqüência (16 bits): O número de seqüência é incrementado de um a cada pacote RTP enviado. Pode ser usado para detectar perdas de pacotes, e para recuperar a seqüência de pacotes.

10 Header RTP (2) (desenho do header não está em escala) Tipo de Carga Número de Identificador campos de Marca de tempo Seqüência sincronismo fonte miscelânias Cabeçalho RTP Campo de marca de tempo (32 bits). Reflete o instante de amostragem do primeiro byte no pacote de dados RTP. O receptor pode usar esta marca de tempo para remover o jitter do pacote, e para obter o sincronismo de reprodução. Campo SSRC (identificador de sincronismo fonte) (32 bits). Identifica a fonte do fluxo RTP. Cada fluxo numa sessão RTP deve ter um SSRC distinto.

11 Header RTP (3) A marca de tempo é derivada do relógio de amostragem no transmissor. Para áudio: o relógio de marca de tempo incrementa de 1 a cada intervalo de amostragem age Por exemplo: incrementa de 1 a cada 125 µs para uma taxa de amostragem de 8 KHz 1 / 8000 (1/s) = 125 µs Se a aplicação de áudio gera blocos contendo 160 amostras codificadas, então a marca de tempo do RTP aumenta de 160 para cada pacote RTP quando a fonte está ativa. O relógio de marca de tempo continua a aumentar numa taxa constante, mesmo quando a fonte está inativa. Tipo de Carga Número de Seqüência Marca de tempo Identificador sincronismo fonte campos de miscelânias Cabeçalho RTP

12 RTCP Real-Time Control Protocol

13 Real-Time Control Protocol (RTCP) Atua em conjunto com o RTP. Cada participante de uma sessão RTP transmite, periodicamente, pacotes de controle RTCP para todos os outros participantes. Cada pacote RTCP contém relatórios do transmissor e/ou do receptor, que são úteis para a aplicação. As estatísticas incluem o número de pacotes enviados, número de pacotes perdidos, variação de atraso entre chegadas, dentre outras informações.

14 Real-Time Control Protocol (RTCP) Informação de realimentação (feedback) para a aplicação. Pode ser usada para controle do desempenho, e para fins de diagnósticos. Por exemplo, o transmissor pode alterar suas transmissões a partir destas informações de realimentação.

15 Tipos de pacotes RTCP Pacotes de relatório do receptor: % de pacotes perdidos; Último número de seqüência; Variância média do atraso entre chegadas. Pacotes de relatório do transmissor: SSRC do fluxo RTP; Tempo corrente; Número de pacotes enviados; Número de bytes enviados. Pacotes de descrição da fonte: Endereço de do transmissor; Nome do transmissor; SSRC do fluxo RTP associado. Estes pacotes fornecem um mapeamento entre o SSRC e o nome do usuário ou do host.

16 Sincronização de Fluxos (1) ORTCP pode ser usado para sincronizar i diferentes fluxos de mídia numa sessão RTP. Por exemplo: Considere uma aplicação de videoconferência para a qual cada transmissor gera um fluxo RTP para áudio, e um para vídeo. As marcas de tempo nestes pacotes são vinculadas aos relógios (clocks) de amostragem de vídeo e de áudio, mas não são vinculadas a um relógio de tempo real (isto é, a um relógio físico real).

17 Sincronização de Fluxos (2) Cada pacote sender-report d RTCP contém, para o último pacote gerado no fluxo RTP associado: A marca de tempo do pacote RTP e O instante de tempo real no qual o pacote foi criado. Desta forma o pacote RTCP sender-report associa o relógio de amostragem com o relógio de tempo real. Receptores podem usar esta associação para sincronizar a reprodução de áudio e de vídeo.

18 Controle de Banda do RTCP (1) ORTCP procura limitar it seu tráfego a 5% da banda passante da sessão. Por exemplo: suponha que existe um transmissor enviando vídeo com uma taxa de 2 Mbps (2000 Kbps). ) Então o RTCP procura limitar seu tráfego total em 100 Kbps. O protocolo oferece 75% desta taxa, para os receptores (no exemplo:75 kbps) Oferece os 25% restantes da taxa para o transmissor (no exemplo: 25 kbps).

19 Controle de Banda do RTCP (2) Os 75 % dedicados di d aos receptores são divididos idid de forma igual entre todos eles. Assim, no nosso exemplo: Se existem R receptores, cada receptor consegue enviar tráfego RTCP a uma taxa de 75/R kbps O transmissor envia tráfego RTCP a uma taxa de 25 kbps. Cada participante p (transmissor ou receptor) determina o período de transmissão de pacotes RTCP dinamicamente calculando o tamanho médio do pacote (durante toda a sessão), e dividindo o tamanho médio do pacote RTCP pela sua taxa alocada.

20 Protocolos de Voice over IP

21 Relacionamento Tradicional Redes de voz e dados d unesp - IBILCE - SJRP

22 Relação entre switches (C4 & C5) unesp - IBILCE - SJRP Transmissão da Voz Transmissão de Sinalização SCP SS7 Network STP Rede ATM Central Class 4 Central Class 4 Cada Canal de Voz = 4000Hz de Banda 4000Hz Digitalizados = 1 PCM = 64kbps = G.711

23 Descrição dos CODECs de voz - Padrões ITU (1) CODECs tipo WAVEFORM (menor delay,, maior banda) G.711 PCM das frequências de voz G.726 ADPCM (Adaptative p Differential PCM) ) CODECS tipo Analysis-by-Synthesis (ABS) (maior delay,, menor banda) G.728 Low-Delay CELP (LD-CELP) G Algebraic Code-Excited d Linear Prediction (ACELP) G.729 Codificador de voz a 8Kbps G.729 Annex A (Reduz complexidade) G.729 Annex B G.729 Annex D G.729 Annex E

24 Descrição dos CODECs de voz - Padrões ITU (2) CODECS WAVEFORM Padrão Banda G Kbps G ,24,32,40Kbps Delay MOS 0.125ms ms 4.2 CODECS CS Analysis-by-Synthesis (ABS) Padrão Banda G Kbps G Kbps G ,6.3Kbps Delay MOS 25ms 2.5ms ms ms 3.5 MOS = (Mean Opinion Score) 5 : profissional 2 : inteligível 1 : problemas de inteligibilidade

25 Descrição dos meios de transmissão Rede de Transporte Predominante em tecnologia ATM 1x DS0 = 1 PCM = 64Kbps = 1 Canal de Voz OC level Signal level Sonet/STS SDH/STMDSO s OC Mbps STS OC Mbps STS-3 STM OC Mbps STS-12 STM OC Gbps STS-48 STM OC Gbps STS-192 STM OC Gbps STS

26 Evolução das aplicações de comunicação

27 O que é VoIP? VoIP = Voice over IP. Transmissão de VOZ através de um meio de transmissão de rede de dados, usando os protocolos do padrão TCP/IP. Porque Usar VoIP? Redução da banda de transmissão (compressão da voz). Melhor utilização da infra-estrutura de transmissão Voz, dados e imagem. Menor custo de Equipamentos e Infra-estrutura. Integração de Aplicações de dados e voz. Configuração Simplificada da Rede de Transmissão. Menores custos de Transmissão (geralmente usam DWDM) )

28 Modelo de telefonia em rede Componentes críticos do sistema de Telefonia em Rede: 1) Protocolos de transmissão da VOZ. 2) Protocolos de sinalização. VOZ Transmissão de Voz Sinalização VOZ REDE de Dados

29 Modelo VoIP - Protocolos de Transmissão RTP/RTCP RTP/RTCP UDP IP Datalink Physical REDE TCP/IP UDP IP Datalink Physical RTP/RTCP: Protocolos de Transmissão em Tempo Real de Dados Operam sobre UDP (não orientado a conexão). CODEC s: G711: 64Kbps / Modem, voz, fax G729A: 9Kbps / Modem, voz, fax G723.1: 5.3Kbps / Modem, voz, fax

30 Modelo VoIP - Protocolos de sinalização H323, SIP MGCP, Megaco TCP / UDP IP Datalink Physical REDE TCP/IP H323, SIP MGCP, Megaco TCP / UDP IP Datalink Physical Protocolos Ponto-a-Ponto: - H.323 -SIP Protocolos de Controle de Gateways (Mestre/Escravo): - MGCP. - H.248 (MEGACO).

31 H.323

32 H.323 Visão geral Terminal H.323 Codificação H. 323 Gatekeeper Gateway Codecs de áudio Codecs de Vídeo

33 Visão Geral do H.323 (1) Base para conferência de áudio e de vídeo, através de redes TCP/IP. Tem como objetivo a comunicação de tempo real (ao invés de sob demanda ) Recomendação guarda-chuva do ITU-T. T Escopo amplo: Equipamentos isolados (telefones IP). Aplicações em PCs (softwares diversos). Conferências ponto-a-ponto e multiponto.

34 Visão Geral do H.323 (2) A especificação H.323 inclui: i Como os equipamentos terminais fazem e recebem chamadas. Como os equipamentos terminais negociam codificações comuns de áudio e vídeo. Como os blocos de áudio e vídeo são encapsulados e enviados para a rede. Como o áudio e o vídeo são sincronizados entre si. Como os equipamentos terminais se comunicam com seus respectivos gatekeepers. Como os telefones IP e os telefones PSTN/ISDN convencionais se comunicam. PSTN = Public Service Telephone Network (é a a rede telefônica convencional comutada, ou sistema legado ). ISDN = Integrated Service Digital Network (telefonia digital ou rede de serviços digitais integrada, disponível em algumas localidades no Brasil).

35 Visão Geral do H.323 (3) Internet MS Netmeeting NetSpeak WebPhone Telefone "Ethernet" Todos os terminais suportando H.323 Chamadas telefônicas. Chamadas de vídeo. Conferências. Quadros brancos Compartilhamento de informações de telas em tempo real.

36 Visão Geral do H.323 (4) Gatekeeper Internet Gateway PSTN H.323 SS7, Inband

37 Visão Geral do H.323 (5) Fluxo de mídia: é transportadot em RTP e controlado por RTCP RTP carrega a mídia. RTCP carrega informações de estado (status) e controle. RTP/RTCP em transporte não confiável, sob UDP. Sinalização: é transportada confiável, sob TCP RAS: Protocolo de registro, admissão e estado. Q.931: Protocolo de call setup (estabelecimento de chamada) e finalização. H.245 : Protocolo de capacidades de troca. Faz o controle fora-da-banda para controlar a mídia entre os terminais H.323.

38 Terminais H.323 devem suportar: G.711 : padrão do ITU para compressão de voz RTP : protocolo para encapsular blocos de dados de mídia em pacotes H.245 : Protocolo de controle fora-dabanda para controlar a mídia entre os terminais H.323. E conforme já mencionado: Q.931: Protocolo de sinalização para estabelecer e encerrar chamadas. RAS : Protocolo Registration / Admission / Status Protocolo de canal - Protocolo para comunicação com o gatekeeper (se um gatekeeper estiver presente)

39 Terminal H.323

40 H.323 é formado pelos seguintes protocolos: (Fonte: protocols com/pbook/h323 htm) DVB Digital Video Broadcasting H.225 Covers narrow-band visual telephone services H.225 Annex G H.235 Security and authentication H.245 Negotiates channel usage and capabilities H Series defines Supplementary Services for H.323 H Call Transfer supplementary service for H.323 H Call diversion supplementary service for H.323 H Call Hold supplementary service H Call Park supplementary service H Call Waiting supplementary service H Message Waiting Indication supplementary service H Calling Party Name Presentation supplementary service H Completion of Calls to Busy Subscribers supplementary service H Call Offer supplementary service H Call Intrusion supplementary service H ANF-CMN supplementary service H.261 Video stream for transport using the real-time transport H.263 Bitstream in the Real-time Transport Protocol Q.931 manages call setup and termination RAS Manages registration, admission, status RTCP RTP Control protocol RTP Real-Time Transport T.38 IP-based fax service maps T.125 Multipoint Communication 2009 Adriano Service Mauro Cansian Protocol (MCS).

41 A arquitetura do H.323 Aplications Audio/Video Terminal / Application Control Codecs Audio/Video RTP RTCP H H H.245 Ras Call Control Signaling Signaling Signaling UDP TCP IP

42 Composição da família de protocolos H.323

43 Codificação H.323 Áudio: Terminais H.323 devem suportar obrigatoriamente o padrão G.711, para compressão de voz e transmissão a 56/64 kbps. H.323 também está considerando exigir a codificação G.723 = G.723.1, que opera a 5.3/6.3 kbps. Protocolos opcionais: G.722, G.728, G.729 Vídeo: Capacidades de vídeo para um terminal H.323 são opcionais. Qualquer terminal H.323 com capacidade de vídeo deve suportar o formato QCIF H.261 (176x144 pixels). O suporte a outros esquemas da recomendação H.261 é opcional: CIF, 4CIF e 16CIF. H.261 é usado com canais de comunicação cuja taxa de transmissão é múltipla de 64 kbps.

44 Gerando fluxo de pacotes de áudio no H.323 Fonte de áudio Codificação: G.711 ou G Encapsulamento de pacote RTP Porta UDP Internet ou Gatekeeper

45 Canal de Controle H.245 Ofl fluxo H.323 pode conter Pi Principais i i tarefas: múltiplos canais para Abrir e fechar canais de diferentes tipos de mídia. mídia. Existe um canal de Troca de informações controle H.245 por sessão de capacidades: H.323 Exemplo: antes de enviar dados os O canal de controle H.245 terminais devem é um canal confiável concordar sobre o (TCP) que transporta t algoritmo de codificação mensagens de controle. Nota: H.245 para conferência multimídia é análogo ao RTSP para mídia contínua armazenada.

46 Fluxos de Informação Canal de Controle de Chamada Canal de sinalização de Chamada Terminal H.323 Canal de Controle de Mídia Terminal H.323 Canal RAS H.323 Gatekeeper Canal a de Mídia 1 Canal de Mídia 2 TCP UDP

47 Gatekeeper (1) O gatekeeper é opcional. term minais H Route r Internet RAS Gatekeeper LAN = Zona Pode oferecer aos terminais: * Tradução de endereços fone para endereços IP. * Gerenciamento de banda-passante: pode limitar o total de banda-passante consumida pelas conferências de tempo real. Opcionalmente, as chamadas H.323 podem ser roteadas através do gatekeeper. Pode ser conveniente para bilhetagem (cobrança). É utilizado protocolo RAS (sobre TCP) para comunicação entre terminal e o gatekeeper.

48 Gatekeeper (2) Terminal H.323 deve registrar-se com o gatekeeper da sua zona. Quando a aplicação H.323 é chamada no terminal, o terminal usa o RAS para enviar seu endereço IP e apelido (alias) do usuário ao gatekeeper. Se o gatekeeper está presente numa zona, cada terminal da zona deve contacta-lo para pedir permissão para realizar uma chamada.

49 Gatekeeper (3) Uma vez que o usuário ái obtém a permissão, o terminal pode enviar ao gatekeeper um endereço de , um nome de referência (alias) ou uma extensão de telefone. O gatekeeper translada o nome de referência num endereço IP. Se necessário, o gatekeeper poderá consultar outros gatekeepers em outras zonas para resolver um endereço IP. O processo varia entre os diferentes fornecedores e fabricantes.

50 Gateway É a ponte entre a zona IP e as redes públicas de telefonia (PSTN ou ISDN). Terminais se comunicam com gateways usando protocolos H.245 e Q.931. PSTN Termi inais H.323 Gateway Router Internet RAS Gatekeeper LAN = Zona

51 Esquema de roteamento e sinalização (Q.931/H.245) unesp - IBILCE - SJRP

52 CODECs de áudio CODEC Bandwidth MOS Complexidade Packetização ç [kbit/s] [MIPS] (tamanho) [ms] G G.721 (ADPCM) GSM G G / MOS (Mean Opinion Score) Qualidade comercial interlocutor reconhecível intelegível problemas de inteleg. MOS (Mean Opinion Score)

53 Codecs de Vídeo H.261 (p x 64 kbit/s) Vídeo sobre ISDN Resoluções : QCIF, CIF H.263 (< 64 kbit/s) Comunicação de baixa taxa de bits. Resoluções: SQCIF, QCIF, CIF,4CIF, 16CIF. SQCIF (128 x 96) QCIF (176 x 144) CIF (352 x 288) 4CIF (704 x 576) 16CIF (1408 x 1152)

54 SIP Session Initiation Protocol

55 Session Initiation Protocol (SIP) Utiliza áudio codecs (G.711, G.723.1, G.729, etc.) para comprimir e descomprimir mídia. Fluxos de mídia transportados em RTP / RTCP RTP carrega fluxo de mídia real. RTCP carrega informações de estado e controle. RTP/RTCP via transporte não confiável em UDP. Sinalização transportada também sobre UDP SIP utiliza mecanismo de mensagens para estabelecimento de sessões. SAP Session Announcement Protocol. SDP Linguagem estruturada para descrição de sessões.

56 A arquitetura do SIP Conference Applications Aplications Audio/Video SDP Codecs Audio/Video RTCP SAP SIP HTTP RTP UDP TCP IP

57 Elementos do SIP (1) UA - User Agent UA Client : cria as chamadas UA Server : aguarda novas chamadas Existem implementações de Hardware e Software Hardware = Chamado de IP phone Software = Chamado de soft(ware) phone IP phone soft(ware) phone

58 Elementos do SIP (2) SIP Proxy Server Chamado de RCS - Relays Call Signaling Atua tanto como cliente e servidor SIP Redirect Server Redireciona as chamadas para outros servidores, caso necessário. ái SIP Registrar Server Aceita requisições de registro dos clientes. Mantém informações dos usuários, relativas a localização física.

59 Arquitetura SIP - Proxy Server SIP Proxy SIP SIP VOZ RTP/RTCP VOZ REDE TCP/IP

60 Funcionalidades distribuídas Extensibilidade: Possibilidade de incorporar diversas aplicações ao sistema de telefonia.

61 Comparação SIP x H.323 (1)

62 Comparação SIP x H.323 (2) (com relação à escalabilidade) H.323: Interação entre múltiplos l subprotocolos o torna muito complexo. Os servidores são statefull saeu nas versões 1 e 2. H.323 V.3 é muito mais complexo. SIP: SIP e SDP são menos complicados. Servidores podem ser stateless.

63 Comparação SIP x H.323 (3) (Facilidade de Implementação) unesp - IBILCE - SJRP H.323 Mensagens H.323 são binárias. São codificadas usando ASN.1 São necessários decodificadores especiais (parsers) para mapear em formato legível. SIP Mensagens são em formato texto (inclusive suportando Unicode). Facilmente implementado em Perl, Tcl, Java, etc Debugging é fácil: tcpdump, ngrep, netcat, etc

64 Sumário comparação SIP x H.323 H.323 Desenvolvimento iniciado há mais tempo. Mensagens mais curtas. Mais complexo. Geralmente custo menor. Muitas opções disponíveis (várias freeware) ) SIP Escalabilidade. Extensibilidade. Menor complexidade. Facilidade de implementação. Customização Controle de chamadas por terceiros.

e Protocolos de Streaming Aplicações Multimídia Multimídia Aplicações jitter Variação de retardo Efeito do jitter

e Protocolos de Streaming Aplicações Multimídia Multimídia Aplicações jitter Variação de retardo Efeito do jitter Departamento de Engenharia de Telecomunicações - UFF e Protocolos de Streaming Profa. Débora Christina Muchaluat Saade deborams@telecom.uff.br multimídia (mídia contínua) Sensíveis ao retardo e variação

Leia mais

Protocolos Multimídia na Internet

Protocolos Multimídia na Internet Parte 2 Transporte de Mídia Redes de Computadores II Tópicos em Sistemas de Computação Prof. Dr. Adriano Mauro Cansian adriano@acmesecurity.org Veremos: RTP Real-Time Protocol RTCP Real-Time Control Protocol

Leia mais

Protocolos Multimídia na Internet

Protocolos Multimídia na Internet Parte 2 Transporte de Mídia Tópicos em Sistemas de Computação Prof. Dr. Adriano Mauro Cansian adriano@acmesecurity.org Protocolos para transportar mídia Protocolos de aplicação Prof. Dr. Adriano Mauro

Leia mais

Aplicações Multimídia Distribuídas

Aplicações Multimídia Distribuídas Departamento de Engenharia de Telecomunicações - UFF Aplicações Multimídia Distribuídas Profa. Débora Christina Muchaluat Saade debora@midiacom.uff.br 1 Aplicações Multimídia Distribuídas Videoconferência

Leia mais

Transporte Multimídia em Redes. Transporte Multimídia em Redes. Transmissão multimídia em tempo real. Categorias dos protocolos

Transporte Multimídia em Redes. Transporte Multimídia em Redes. Transmissão multimídia em tempo real. Categorias dos protocolos Transporte Multimídia em Redes Transporte Multimídia em Redes A transmissão multimídia requer que garantias diversas de Qualidade de Serviço (QoS) sejam estabelecidas e mantidas para que se atendam aos

Leia mais

TELEFONIA IP. Fernando Rodrigues Santos

TELEFONIA IP. Fernando Rodrigues Santos TELEFONIA IP Fernando Rodrigues Santos fernando.rodrigues@ifsc.edu.br 2016-1 O ITU-T definiu a (ITU H.323) com o objetivo principal de padronizar a transmissão de dados em sistemas de conferência audiovisual

Leia mais

H.323 E SIP - COMPARATIVO

H.323 E SIP - COMPARATIVO Escola de Engenharia Universidade Federal Fluminense Fundamentos de Sistemas Multimídia H.323 E SIP - COMPARATIVO Aluno: Jean Seidi Ikuta Niterói / Dezembro de 2006 AGENDA Conceitos Básicos do H.323 Conceitos

Leia mais

Sistemas Multimídia. Sistemas Computacionais para Processamento Multimídia. Parte 1

Sistemas Multimídia. Sistemas Computacionais para Processamento Multimídia. Parte 1 INF-207 Sistemas Computacionais para Processamento Multimídia Sistemas Multimídia Aula 04 Redes Multimídia Parte 1 2 Q-20102010 Prof. Roberto Jacobe (roberto.jacobe@gmail.com) Prof. Marcelo Z. do Nascimento

Leia mais

Protocolos para transportar mídia

Protocolos para transportar mídia Parte 2 Protocolos para transportar mídia Prof. Dr. Adriano Mauro Cansian adriano@acmesecurity.org Adriano César Ribeiro (estagiário docente) adrianoribeiro@acmesecurity.org Tópicos em Sistemas de Computação

Leia mais

REDES II. e Heterogêneas. Prof. Marcos Argachoy

REDES II. e Heterogêneas. Prof. Marcos Argachoy Convergentes e Heterogêneas Prof. Marcos Argachoy REDES CONVERGENTES Cont./ Convergência Refere-se a redução para uma única conexão de rede, fornecendo todos os serviços, com conseqüente economia de escala.

Leia mais

SSC-144. Redes de Alto Desempenho Multimídia em Redes 1

SSC-144. Redes de Alto Desempenho Multimídia em Redes 1 SSC-144 Redes de Alto Desempenho 2010 Multimídia em Redes 1 Nas aulas passadas: Sinais Áudio Vídeo Formatos Padrões Caracterização para especificação de demanda de armazenamento e transmissão em redes

Leia mais

Áudio digital - áudio de fluxo

Áudio digital - áudio de fluxo Áudio digital - áudio de fluxo Modo simples de áudio de fluxo (fonte: Tanenbaum) Problema: arquivo tem de ser baixado antes de iniciar a reprodução do áudio Solução: Uso de um metarquivo Áudio digital

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Prof. Marcelo Gonçalves Rubinstein Programa de Pós-Graduação em Engenharia Eletrônica Faculdade de Engenharia Universidade do Estado do Rio de Janeiro Ementa Introdução a Redes de

Leia mais

Família de protocolos H.323

Família de protocolos H.323 Família de protocolos H.323 Carlos Gustavo A. da Rocha Histórico Grupo de trabalho ITU-T formado em maio de 1995 Objetivo: Provide a mechanism for transporting multimedia applications over LANs Versão

Leia mais

TELEFONIA SOBRE IP. Pedro Alvarez Ricardo Batista

TELEFONIA SOBRE IP. Pedro Alvarez Ricardo Batista TELEFONIA SOBRE IP Pedro Alvarez - 58047 Ricardo Batista - 58089 ÍNDICE Introdução Características dos sinais de voz CODECS de voz Protocolos em VoIP Estrutura da rede VoIP Qualidade de serviço Comparação

Leia mais

Aplicações Multimídia sobre Redes

Aplicações Multimídia sobre Redes Redes Multimídia 2016.2 Aplicações Multimídia sobre Redes Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet Turma: TEC.SIS.4T Redes Multimídia Conteúdo Programático :: 1 a Unidade 1. Aplicações multimídia

Leia mais

Qualidade de Serviço para Aplicações de Videoconferência sobre Redes IP. São Paulo, 11 de Maio de 2003

Qualidade de Serviço para Aplicações de Videoconferência sobre Redes IP. São Paulo, 11 de Maio de 2003 Qualidade de Serviço para Aplicações de Videoconferência sobre Redes IP São Paulo, 11 de Maio de 2003 Autores Jorge Wada Ricardo Castro Sergio Molina Professor Prof. Dr. Volnys Bernal Agenda Introdução

Leia mais

Comparação do protocolo do gateway de voz MGCP e de H.323

Comparação do protocolo do gateway de voz MGCP e de H.323 Comparação do protocolo do gateway de voz MGCP e de H.323 Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções H.323 MGCP Informações Relacionadas Introdução O H.323 e o Media

Leia mais

Planeamento e Projecto de Redes. Capítulo 2. Serviços em Telecomunicações

Planeamento e Projecto de Redes. Capítulo 2. Serviços em Telecomunicações Planeamento e Projecto de Redes Capítulo 2 Serviços em Telecomunicações João Pires Planeamento e Projecto de Redes (09/10) 61 Serviços Objectivo das redes de Telecomunicações: fornecer serviços aos clientes

Leia mais

04.01 Transporte IP. Redes de Serviços e Comunicações Multimédia RSCM/ISEL-DEETC-SRC/2004 1

04.01 Transporte IP. Redes de Serviços e Comunicações Multimédia RSCM/ISEL-DEETC-SRC/2004 1 04.01 Transporte IP Redes de Serviços e Comunicações Multimédia RSCM/ISEL-DEETC-SRC/2004 1 Introdução Internet é utilizada para a transmissão fiável de dados sem requisitos de atraso O TCP predomina nestas

Leia mais

UMG 50. Principais Características. Aplicações Típicas. Visão Geral USER MEDIA GATEWAY E1 E VOIP. Do tamanho da sua empresa

UMG 50. Principais Características. Aplicações Típicas. Visão Geral USER MEDIA GATEWAY E1 E VOIP. Do tamanho da sua empresa USER MEDIA GATEWAY E1 E VOIP Principais Características Aplicações Típicas E1 modular: 10 canais E1 Expansão a cada 5 canais adquiridos por licença adicional Máximo de 30 canais (1 link E1) Até 10 registros

Leia mais

Prof. Dr. Valter Roesler: Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Prof. Dr. Valter Roesler: Universidade Federal do Rio Grande do Sul Prof. Dr. Valter Roesler: roesler@inf.ufrgs.br Universidade Federal do Rio Grande do Sul Latência Tempo entre o início de um evento e o momento que ele se torna perceptível no destino Ex: filmar um relógio

Leia mais

Capítulo 6: Redes Multimídia

Capítulo 6: Redes Multimídia Redes Multimídia transparências baseadas no livro Computer Networking: A Top-Down Approach Featuring the Internet James Kurose e Keith Ross http://occawlonline.pearsoned.com/bookbind/pubbooks/kurose-ross1/

Leia mais

VOIP. Voz sobre Protocolo de Internet Transforma sinais de áudio analógicos em digitais Principal vantagem é chamadas telefônicas grátis

VOIP. Voz sobre Protocolo de Internet Transforma sinais de áudio analógicos em digitais Principal vantagem é chamadas telefônicas grátis Beatriz Vieira VOIP Voz sobre Protocolo de Internet Transforma sinais de áudio analógicos em digitais Principal vantagem é chamadas telefônicas grátis VOIP Surgiu ainda no início da década de 1990 Se tornou

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES Unidade 5 Camada de Transporte e Aplicação. Luiz Leão

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES Unidade 5 Camada de Transporte e Aplicação. Luiz Leão Unidade 5 Camada de Transporte e Aplicação Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 5.1 Protocolo UDP 5.2 Protocolo TCP 5.3 Principias Protocolos de Aplicação 5.3.1 SMTP

Leia mais

Níkolas Timóteo Paulino da Silva Redes de Computadores I ADS 2ºTermo

Níkolas Timóteo Paulino da Silva Redes de Computadores I ADS 2ºTermo Níkolas Timóteo Paulino da Silva Redes de Computadores I ADS 2ºTermo 1) Desenhe duas redes com 7 e 8 computadores e defina a configuração IP de cada máquina com classe B e C, respectivamente. REDE A (7

Leia mais

Telefonia IP. Voz sobre IP. Prof. Emerson Ribeiro de Mello. Instituto Federal de Santa Catarina IFSC

Telefonia IP. Voz sobre IP. Prof. Emerson Ribeiro de Mello. Instituto Federal de Santa Catarina IFSC Telefonia IP Voz sobre IP Prof. Emerson Ribeiro de Mello Instituto Federal de Santa Catarina IFSC campus São José mello@ifsc.edu.br http://docente.ifsc.edu.br/mello/tip 10 de março de 2017 1/75 Voz sobre

Leia mais

Data and Computer Network Endereçamento IP

Data and Computer Network Endereçamento IP Endereçamento IP P P P Prof. Doutor Félix Singo Camadas do TCP/IP Data and Computer Network Aplicação: Camada mais alta Protocolos de Aplicações clientes e servidores HTTP, FTP, SMTP, POP Transporte: Estabelece

Leia mais

Ideal para conversão das chamadas analógicas para 2 portas de redes Ethernet. VoIP, utilizando toda a rede e aparelhos analógicos FXS 24 canais VoIP

Ideal para conversão das chamadas analógicas para 2 portas de redes Ethernet. VoIP, utilizando toda a rede e aparelhos analógicos FXS 24 canais VoIP USER MEDIA GATEWAY FXS E VOIP Principais Características Aplicações Típicas 24 canais FXS Ideal para conversão das chamadas analógicas para 2 portas de redes Ethernet VoIP, utilizando toda a rede e aparelhos

Leia mais

Telefonia Fixa e VOIP NGN. Prof. Marco Cazarotto

Telefonia Fixa e VOIP NGN. Prof. Marco Cazarotto Telefonia Fixa e VOIP NGN Prof. Marco Cazarotto NGN Next Generation Network Uma rede de dados convergente, onde as operadoras utilizam sua rede (backbones, acesso DSL, etc.), para não somente prover transporte

Leia mais

Capítulo 7. A camada de aplicação

Capítulo 7. A camada de aplicação Capítulo 7 A camada de aplicação slide 1 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. Computer Networks, Fifth Edition by Andrew Tanenbaum and David Wetherall, Pearson Education-Prentice Hall,

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Camada de Transporte Antonio Alfredo Ferreira Loureiro loureiro@dcc.ufmg.br Departamento de Ciência da Computação Universidade Federal de Minas Gerais UFMG/DCC Redes de Computadores

Leia mais

PTC Aula Princípios das aplicações de rede 2.2 A Web e o HTTP. (Kurose, p ) (Peterson, p ) 21/03/2017

PTC Aula Princípios das aplicações de rede 2.2 A Web e o HTTP. (Kurose, p ) (Peterson, p ) 21/03/2017 PTC 3450 - Aula 05 2.1 Princípios das aplicações de rede 2.2 A Web e o HTTP (Kurose, p. 62-73) (Peterson, p. 425-444) 21/03/2017 Muitos slides adaptados com autorização de J.F Kurose and K.W. Ross, All

Leia mais

AULA 3 - REDES. Prof. Pedro Braconnot Velloso

AULA 3 - REDES. Prof. Pedro Braconnot Velloso AULA 3 - REDES Prof. Pedro Braconnot Velloso Resumo da última aula Começo da Internet Princípios básicos Comutação pacotes x circuitos Protocolos Arquitetura em camadas Arquitetura TCP/IP APLICAÇÃO TRANSPORTE

Leia mais

Protocolo de transporte em tempo-real (Real- Time Transport Protocol) Definido na RFC 3350 Normalmente usado sobre o UDP Serviços

Protocolo de transporte em tempo-real (Real- Time Transport Protocol) Definido na RFC 3350 Normalmente usado sobre o UDP Serviços RTP Protocolo de transporte em tempo-real (Real- Time Transport Protocol) Definido na RFC 3350 Normalmente usado sobre o UDP Serviços Identificação do tipo de carga útil (mídia) Números de sequência Estampa

Leia mais

Modelo de Camadas. Redes de Computadores

Modelo de Camadas. Redes de Computadores Modelo de Camadas Redes de Computadores Sumário Visão Geral de uma Rede de Computadores Protocolos Modelo de Camadas Porque utilizar Tipos de Modelos de Referência Modelo de Referência ISO/OSI Histórico

Leia mais

Ideal para roteamento de chamadas entre filial x matriz 1 link E1, com 30 canais

Ideal para roteamento de chamadas entre filial x matriz 1 link E1, com 30 canais USER MEDIA GATEWAY COM 4 ETHERNET GIGA Principais Características Aplicações Típicas 4 portas de redes Ethernet Ideal para roteamento de chamadas entre filial x matriz 1 link, com 30 canais por rede IP.

Leia mais

Ideal para conversão das chamadas analógicas para 2 portas de redes Ethernet. VoIP, utilizando toda a rede e aparelhos analógicos FXS 24 canais VoIP

Ideal para conversão das chamadas analógicas para 2 portas de redes Ethernet. VoIP, utilizando toda a rede e aparelhos analógicos FXS 24 canais VoIP USER MEDIA GATEWAY FXS E VOIP Principais Características Aplicações Típicas 24 canais FXS Ideal para conversão das chamadas analógicas para 2 portas de redes Ethernet VoIP, utilizando toda a rede e aparelhos

Leia mais

Ideal para roteamento de chamadas entre filial x matriz Cancelamento de eco

Ideal para roteamento de chamadas entre filial x matriz Cancelamento de eco USER MEDIA GATEWAY E VOIP Principais Características Aplicações Típicas 1 link com 30 canais Ideal para roteamento de chamadas entre filial x matriz Cancelamento de eco por rede IP. Suporte SNMP e CDR

Leia mais

01 - Introdução. Redes de Serviços e Comunicações Multimédia RSCM/ISEL-DEETC-SRC/2004 1

01 - Introdução. Redes de Serviços e Comunicações Multimédia RSCM/ISEL-DEETC-SRC/2004 1 01 - Introdução Redes de Serviços e Comunicações Multimédia RSCM/ISEL-DEETC-SRC/2004 1 Como comunicar eficientemente? Visual Som Textual Fala Quais os problemas inerentes à entrega de informação multimédia

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Camada de Transporte Parte I Prof. Thiago Dutra Agenda n Parte I n Introdução n Protocolos de Transporte Internet n Multiplexação e n UDP n Parte II n TCP

Leia mais

Arquiteturas de Redes de Computadores Os Modelos RM-OSI e TCP/IP. Prof. M.e Helber Wagner da Silva

Arquiteturas de Redes de Computadores Os Modelos RM-OSI e TCP/IP. Prof. M.e Helber Wagner da Silva Arquiteturas de Redes de Computadores Os Modelos RM-OSI e TCP/IP Prof. M.e Helber Wagner da Silva helber.silva@ifrn.edu.br 1 Arquiteturas de Protocolos de Redes de Computadores Rede de computadores Sistema

Leia mais

Voz sobre IP VoIP. Redes Multimídia. Prof. Emerson Ribeiro de Mello. Instituto Federal de Santa Catarina IFSC.

Voz sobre IP VoIP. Redes Multimídia. Prof. Emerson Ribeiro de Mello. Instituto Federal de Santa Catarina IFSC. Voz sobre IP VoIP Redes Multimídia Prof. Emerson Ribeiro de Mello Instituto Federal de Santa Catarina IFSC campus São José mello@ifsc.edu.br 09 de novembro de 2011 1 / 80 Sumário 1 Introdução 2 Protocolos

Leia mais

Protocolo de transporte em tempo-real (Real- Time Transport Protocol) Definido na RFC 3350 Normalmente usado sobre o UDP Serviços

Protocolo de transporte em tempo-real (Real- Time Transport Protocol) Definido na RFC 3350 Normalmente usado sobre o UDP Serviços RTP Protocolo de transporte em tempo-real (Real- Time Transport Protocol) Definido na RFC 3350 Normalmente usado sobre o UDP Serviços Identificação do tipo de carga útil (mídia) Números de sequência Estampa

Leia mais

Desempenho de Redes de Computadores. Ricardo Couto A. da Rocha 2015

Desempenho de Redes de Computadores. Ricardo Couto A. da Rocha 2015 Desempenho de Redes de Computadores Ricardo Couto A. da Rocha 2015 Parâmetros de Desempenho Largura de Banda (bandwidth) Throughput Latência Jitter Escalabilidade parâmetro típico de sistemas distribuídos

Leia mais

UMG MODULAR 300. Aplicações Típicas. Principais Características. Visão Geral USER MEDIA GATEWAY E1, VOIP, GSM, FXS AND FXO

UMG MODULAR 300. Aplicações Típicas. Principais Características. Visão Geral USER MEDIA GATEWAY E1, VOIP, GSM, FXS AND FXO USER MEDIA GATEWAY E1, VOIP, GSM, FXS AND FXO Principais Características Aplicações Típicas Modular, de acordo com o cenário que será utilizado 2 portas Ethernet Giga 10 contas SIP + quantidade máxima

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Prof. Marcelo Gonçalves Rubinstein Programa de Pós-Graduação em Engenharia Eletrônica Faculdade de Engenharia Universidade do Estado do Rio de Janeiro Ementa Introdução a Redes de

Leia mais

Faculdade de Engenharia da Computação

Faculdade de Engenharia da Computação Faculdade de Engenharia da Computação Disciplina Redes de Computadores - II Protocolo de Comunicação de Dados (Parte-I) Prof. Wagner dos Santos C. de Jesus www1.univap.br/wagner/ec.html 1 Conceito de transmissão

Leia mais

Videoconferência para EAD e requisitos de QoS. Videoconferência no ensino à distância

Videoconferência para EAD e requisitos de QoS. Videoconferência no ensino à distância Videoconferência para EAD e requisitos de QoS Liane Tarouco Pós-Graduação Informática na Educação Pós-Graduação Ciência da Computação UFRGS Videoconferência no ensino à distância Comunicação visual + Suporte

Leia mais

UMG MODULAR 300. Aplicações Típicas. Principais Características. Visão Geral USER MEDIA GATEWAY E1, VOIP, GSM, FXS AND FXO

UMG MODULAR 300. Aplicações Típicas. Principais Características. Visão Geral USER MEDIA GATEWAY E1, VOIP, GSM, FXS AND FXO USER MEDIA GATEWAY E1, VOIP, GSM, FXS AND FXO Principais Características Aplicações Típicas Modular, de acordo com o cenário que será utilizado 2 portas Ethernet Giga 10 contas SIP + quantidade máxima

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA Módulo A REDES DE COMPUTADORES Modelos de Referência em Arquitetura de Redes SIGA O MODELO Um modelo de referência ajuda a entender como dois dispositivos interconectados se

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com BENEFÍCIOS MODELO OSI Menor complexidade; Interfaces padronizadas; Interoperabilidade entre

Leia mais

UMG FXS 240. Principais características. Aplicações típicas. Modelos. Visão Geral USER MEDIA GATEWAY FXS E VOIP

UMG FXS 240. Principais características. Aplicações típicas. Modelos. Visão Geral USER MEDIA GATEWAY FXS E VOIP USER MEDIA GATEWAY FXS E VOIP Principais características 24 canais FXS Suporte a chamadas VoIP (SBC)* Cancelamento de eco Failover de rotas Suporte SNMP CDR personalizável Design clean e facilidade de

Leia mais

Cisco PGW2200 e SEU Softswitch DTMF fora da banda para o SORVO e o H.323

Cisco PGW2200 e SEU Softswitch DTMF fora da banda para o SORVO e o H.323 Cisco PGW2200 e SEU Softswitch DTMF fora da banda para o SORVO e o H.323 ID do Documento: 49923 Atualizado em: fevereiro 02, 2006 Transferência PDF Imprimir Feedback Produtos Relacionados Controle de sinalização

Leia mais

3.1) Diga o que é uma transmissão síncrona e uma transmissão assíncrona. 3.2) Qual a principal diferença entre codificação banda básica e modulação?

3.1) Diga o que é uma transmissão síncrona e uma transmissão assíncrona. 3.2) Qual a principal diferença entre codificação banda básica e modulação? 3 a. Lista Redes de Comunicações I pg. 1/5 UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO REDES DE COMUNICAÇÕES 1 Prof. Flávio Alencar 3 a. LISTA (Assuntos: Dados, Sinais e Transmissão, Características do Meio,

Leia mais

Protocolos da camada aplicação

Protocolos da camada aplicação Protocolos da camada aplicação Definem como processos de uma aplicação trocam mensagens Mais especificamente definem Tipos de mensagens trocadas Sintaxe dos vários tipos de mensagens Ex.: campos Semântica

Leia mais

Protocolos Multimídia. Alunos: Roberto Schemid Rafael Mansano

Protocolos Multimídia. Alunos: Roberto Schemid Rafael Mansano Alunos: Roberto Schemid Rafael Mansano Exemplos de Aplicações Multimídia Mídia Armazenada: conteúdo gravado e armazenado play/pause/rewind/forward Streaming : vê o conteúdo enquanto baixa o arquivo evita

Leia mais

Modelo de Referência OSI

Modelo de Referência OSI Modelo de Referência Revisão: OSI Prof. Esp. Thiago José Lucas thiago@fatecourinhos.edu.br Fundamentos básicos Classificação das redes LAN, MAN, WAN, CAN, PAN, WLAN (...) Anel, estrela, barramento (...)

Leia mais

Tecnologias de Rede de Acesso e CORE

Tecnologias de Rede de Acesso e CORE Tecnologias de Rede de Acesso e CORE 3º Ano / 1º Semestre 2017 lvilanculos@up.ac.mz Curso de Informática Docente: Luís Vilanculos 1 Sinal Analógico Sinal analógico é uma Onda Eletromagnética cuja a sua

Leia mais

O Multi Protocol Label Switching é um mecanismo de transporte de dados pertencente à família das redes de comutação de pacotes. O MPLS é padronizado

O Multi Protocol Label Switching é um mecanismo de transporte de dados pertencente à família das redes de comutação de pacotes. O MPLS é padronizado O Multi Protocol Label Switching é um mecanismo de transporte de dados pertencente à família das redes de comutação de pacotes. O MPLS é padronizado pelo IETF (Internet Engineering Task Force) através

Leia mais

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito RM-OSI: Modelo de Referência www.labcisco.com.br ::: shbbrito@labcisco.com.br Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Quando surgiram as redes de computadores havia um grande problema de compatibilidade entre

Leia mais

Arquitetura SIP. Dr. Daniel G. Costa

Arquitetura SIP. Dr. Daniel G. Costa Arquitetura SIP danielgcosta@uefs.br Comunicações Multimídia Áudio, imagem e vídeo Codecs multimídia Protocolos Comunicações Multimídia Áudio, imagem e vídeo Codecs multimídia Protocolos Arquitetura SIP

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA 1. O modelo de referência OSI (Open Systems Interconnection) baseia-se no conceito de camadas sobrepostas, onde cada camada executa um conjunto bem definido de funções. Relacione cada uma das camadas do

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA 1. O modelo de referência OSI (Open Systems Interconnection) baseia-se no conceito de camadas sobrepostas, onde cada camada executa um conjunto bem definido de funções. Relacione cada uma das camadas do

Leia mais

Mestrado Profissional em Computação. Uece-IFCE. Disciplina: Protocolos

Mestrado Profissional em Computação. Uece-IFCE. Disciplina: Protocolos Mestrado Profissional em Computação Uece-IFCE Disciplina: Protocolos Chico Anysio Óleo sobre tela 60x40 cm T Tempo de Propagação Estabelecimento da Conexão Tempo de Transmissão Mensagem Transmissão da

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores s de Computadores Prof. Macêdo Firmino Modelo TCP/IP e OSI Macêdo Firmino (IFRN) s de Computadores Setembro de 2011 1 / 19 Modelo de Camadas Para que ocorra a transmissão de uma informação entre o transmissor

Leia mais

Política de uso: Serviço de Videoconferência. DAGSer Diretoria Adjunta de Gestão de Serviços

Política de uso: Serviço de Videoconferência. DAGSer Diretoria Adjunta de Gestão de Serviços Política de uso: Serviço de Videoconferência DAGSer Diretoria Adjunta de Gestão de Serviços Outubro de 2016 Sumário 1. Apresentação... 3 2. Definições... 3 3. Público alvo... 4 4. Agendamento... 4 5. Gravação...

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS DE REDE

SISTEMAS OPERACIONAIS DE REDE ESPECIALIZAÇÃO EM REDES E COMPUTAÇÃO DISTRIBUÍDA 2011/1 Edital 005/2011 PROVA OBJETIVA Página 1 de 5 SISTEMAS OPERACIONAIS DE REDE Questão 01 Qual a função de um servidor DNS (Domain Name System)? a) Servir

Leia mais

Redes Multimídia. SSC0545 Redes de Alto Desempenho

Redes Multimídia. SSC0545 Redes de Alto Desempenho Redes Multimídia SSC0545 Redes de Alto Desempenho Prof. Jó Ueyama slide 1 Multimídia e qualidade de serviços: o que é? aplicações de multimídia: áudio e vídeo de rede ( mídia contínua ) QoS rede oferece

Leia mais

Qualidade de Serviços em Redes IP. Edgard Jamhour

Qualidade de Serviços em Redes IP. Edgard Jamhour Qualidade de Serviços em Redes IP Tipos de Comutação e Qualidade de Serviço slot de tempo = canal...... 1 2 N 1 2 N...... quadro... circuito sincronismo de quadro cabeçalho dados... t pacote Medidas de

Leia mais

TELEFONIA VOIP. Prof. Marco Cazarotto

TELEFONIA VOIP. Prof. Marco Cazarotto TELEFONIA VOIP Prof. Marco Cazarotto Telecomunicação Atual Rede de Dados Atual Hierarquia do Sistema VoIP Motivação Redução nos custos; Evolução do comércio eletrônico; Novos serviços com aplicações avançadas;

Leia mais

Redes TCP/IP. Prof. M.Sc. Alexandre Fraga de Araújo. INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Campus Cachoeiro de Itapemirim

Redes TCP/IP. Prof. M.Sc. Alexandre Fraga de Araújo. INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Campus Cachoeiro de Itapemirim Redes TCP/IP alexandref@ifes.edu.br Camada de Transporte 2 Camada de Transporte Função: Fornecer comunicação lógica entre processos de aplicação em diferentes hospedeiros. Os protocolos de transporte são

Leia mais

Empresas com PABX tradicional que precisam rotear 3 portas para uso com redes VoIP

Empresas com PABX tradicional que precisam rotear 3 portas para uso com redes VoIP USER MEDIA GATEWAY COM 4 ETHERNET GIGABIT Principais características Aplicações típicas 4 portas de redes Gigabit Ethernet: Empresas com PABX tradicional que precisam rotear 3 portas para uso com redes

Leia mais

Transmissão de Voz em Redes de Dados (VoIP)

Transmissão de Voz em Redes de Dados (VoIP) Transmissão de Voz em Redes de Dados (VoIP) Telefonia Tradicional PBX Telefonia Pública PBX Rede telefônica tradicional usa canais TDM (Time Division Multiplexing) para transporte da voz Uma conexão de

Leia mais

Operadora de telefonia VoIP simultâneas, com possiblidade de expansão. Ambiente corporativo Expansão a cada 5 chamadas simultâneas, adquiridas

Operadora de telefonia VoIP simultâneas, com possiblidade de expansão. Ambiente corporativo Expansão a cada 5 chamadas simultâneas, adquiridas USER MEDIA GATEWAY DE BAIXO CUSTO Principais características Aplicações típicas Link E1/T1 modular: vendido com 10 chamadas Operadora de telefonia VoIP simultâneas, com possiblidade de expansão Ambiente

Leia mais

Aplicações Multimídia Distribuídas. Aplicações Multimídia Distribuídas. Introdução. Introdução. Videoconferência. deborams@telecom.uff.br H.

Aplicações Multimídia Distribuídas. Aplicações Multimídia Distribuídas. Introdução. Introdução. Videoconferência. deborams@telecom.uff.br H. Departamento de Engenharia de Telecomunicações - UFF Aplicações Multimídia Distribuídas Aplicações Multimídia Distribuídas Videoconferência Padrão H.323 - ITU Padrão - IETF Profa. Débora Christina Muchaluat

Leia mais

Protocolo ATM. Prof. Marcos Argachoy

Protocolo ATM. Prof. Marcos Argachoy REDES II Protocolo Prof. Marcos Argachoy Perfil desse tema Características Componentes Tipos de Serviço CoS / QoS Modelo de camadas Formato da Célula Redes - Asynchronous Transfer Mode O é uma tecnologia

Leia mais

Lista de Exercícios. Camada de Enlace de Dados

Lista de Exercícios. Camada de Enlace de Dados Lista de Exercícios Camada de Enlace de Dados 1. Um pacote de uma camada superior de redes é dividido em 10 quadros, e cada quadro tem 80% de chances de chegar sem danos. Se o protocolo de enlace de dados

Leia mais

Protocolo PPP. Principais Componentes: Método para encapsular datagramas em enlaces seriais (Substitui o SLIP). Link Control Protocol (LCP)

Protocolo PPP. Principais Componentes: Método para encapsular datagramas em enlaces seriais (Substitui o SLIP). Link Control Protocol (LCP) Protocolo PPP 1 Protocolo PPP Substitui o protocolo SLIP Em Enlaces Seriais Conexões Síncronas e Assíncronas Controle da configuração de enlace Permite endereços IP dinâmicos Multiplexação de protocolos

Leia mais

Redes de Computadores I

Redes de Computadores I Redes de Computadores I Prof.ª Inara Santana Ortiz Aula 3 Protocolos de Comunicação Protocolos de Comunicação Protocolos de Comunicação Para que ocorra a transmissão de uma informação entre o transmissor

Leia mais

PROTOCOLOS DE COMUNICAÇÃO

PROTOCOLOS DE COMUNICAÇÃO PROTOCOLOS DE COMUNICAÇÃO 3º ANO / 2º SEMESTRE 2014 INFORMÁTICA avumo@up.ac.mz Ambrósio Patricio Vumo Computer Networks & Distribution System Group Serviços de Transporte na Internet Arquitectura TCP/IP

Leia mais

Redes de Computadores MPLS. Multiprotocol Label Switching. Gustavo Henrique Martin G. Miassi

Redes de Computadores MPLS. Multiprotocol Label Switching. Gustavo Henrique Martin G. Miassi I n t e r c o n e x ã o e Tr a n s p o r t e d e Redes de Computadores MPLS Multiprotocol Label Switching Gustavo Henrique Martin G. Miassi História do MPLS Entre meados e o final de 1996, os artigos de

Leia mais

Integração IP/ATM. Características das redes atuais

Integração IP/ATM. Características das redes atuais Integração IP/ Msc. Marcelo Zanoni Santos Msc. Adilson Guelfi Msc. Frank Meylan Características das redes atuais Ethernet, Fast Ethernet, Token Ring, FDDI etc Não orientadas a conexão Unidade de transmissão

Leia mais

Redes de Computadores I Internet - Conceitos

Redes de Computadores I Internet - Conceitos Redes de Computadores I Internet - Conceitos Prof. Luís Rodrigo lrodrigo@lncc.br http://lrodrigo.lncc.br 2009/1 v1-2009.03.11 Parte I: Introdução Visão Geral: O que é a Internet O que é um protocolo? Bordas

Leia mais

UNINGÁ UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR INGÁ FACULDADE INGÁ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ERINALDO SANCHES NASCIMENTO O MODELO TCP/IP

UNINGÁ UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR INGÁ FACULDADE INGÁ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ERINALDO SANCHES NASCIMENTO O MODELO TCP/IP UNINGÁ UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR INGÁ FACULDADE INGÁ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ERINALDO SANCHES NASCIMENTO O MODELO TCP/IP MARINGÁ 2014 SUMÁRIO 2 O MODELO TCP/IP...2 2.1 A CAMADA DE ENLACE...2

Leia mais

Redes de Computadores II. Módulo 1 Introdução e a camada de enlace

Redes de Computadores II. Módulo 1 Introdução e a camada de enlace Redes de Computadores II Módulo 1 Introdução e a camada de enlace 1 Comunicação de Dados e Redes de Computadores O problema fundamental da comunicação é reproduzir em um ponto exatamente ou aproximadamente

Leia mais

Comunicação de Dados II

Comunicação de Dados II Comunicação de Dados II Tecnologia em Redes de Computadores IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes Prof. Kleber Rezende kleber.rezende@ifsuldeminas.edu.br Interligação em Redes Acomoda distintas tecnologias

Leia mais

Redes de Computadores e a Internet Kurose. Prof. Rone Ilídio da Silva DTECH-CAP-UFSJ

Redes de Computadores e a Internet Kurose. Prof. Rone Ilídio da Silva DTECH-CAP-UFSJ Redes de Computadores e a Internet Kurose Prof. Rone Ilídio da Silva DTECH-CAP-UFSJ Itens do Livro Capítulo 1 Redes de Computadores e a Internet 1.1 O que é a Internet? 1.1.1 Uma descrição dos componentes

Leia mais

ObjectWeb - Wiki - Dev - XotCodec

ObjectWeb - Wiki - Dev - XotCodec CODEC X.25 over TCP/IP (XOT) Functional Specification and Design CODEC X.25 over TCP/IP (XOT) Functional Specification and Design Autor(es): Rafael Marins Propósito O principal objetivo do componente CODEC

Leia mais

Sinalização. Sistemas Telefônicos - Prof.: Charles Casimiro. Charles Iury Oliveira Martins - Vinícius Colares do Vale. 3 de outubro de 2007

Sinalização. Sistemas Telefônicos - Prof.: Charles Casimiro. Charles Iury Oliveira Martins - Vinícius Colares do Vale. 3 de outubro de 2007 Sistemas Telefônicos - Prof.: Charles Casimiro 3 de outubro de 2007 Sumário 1 Introdução 2 CAS 3 CCS Sumário 1 Introdução 2 CAS 3 CCS Introdução Para uma rede de Telecomunicações operar de forma a responder

Leia mais

PROFESSOR: Bruno pontes ALUNAS: BRUNA SERRA BIANCA SOUZA Índice

PROFESSOR: Bruno pontes ALUNAS: BRUNA SERRA BIANCA SOUZA Índice PROFESSOR: Bruno pontes ALUNAS: BRUNA SERRA BIANCA SOUZA Índice Introdução Desenvolvimento Conclusão Bibliografia Introdução A sigla QOS significa qualidade de serviço, a qualidade de serviço em redes

Leia mais

Modelo OSI x Modelo TCP/IP

Modelo OSI x Modelo TCP/IP Modelo OSI x Modelo TCP/IP OSI TCP/IP 7 Aplicação 6 Apresentação 5 Aplicação 5 Sessão 4 3 2 1 Transporte 4 Transporte Rede 3 Internet Enlace 2 Link de dados Física 1 Física Modelo de Referência OSI/ISO

Leia mais

APOSTILA. Preparatório Concurso Engenheiro de Telecomunicações TRANSPETRO 2018

APOSTILA. Preparatório Concurso Engenheiro de Telecomunicações TRANSPETRO 2018 APOSTILA Preparatório Concurso Engenheiro de Telecomunicações TRANSPETRO 2018 1 1 TELEFONIA E VIDEOCONFERÊNCIA... 7 1.1 IP H323, SIP e VoIP.... 7 1.1.1 Arquitetura H.323... 7 1.1.2 SIP (Session Initiation

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA 1. A arquitetura TCP/IP possui diferentes protocolos organizados em uma estrutura hierárquica. Nessa arquitetura, exemplos de protocolos das camadas de Rede, Transporte e Aplicação, são, respectivamente,

Leia mais

Rede de computadores Protocolos UDP. Professor Carlos Muniz

Rede de computadores Protocolos UDP. Professor Carlos Muniz Rede de computadores Professor Carlos Muniz User Datagram Protocol O User Datagram Protocol (UDP) é um protocolo simples da camada de transporte. Ele é descrito na RFC 768 [1] e permite que a aplicação

Leia mais