Leitura e Estudo O Grande Conflito Fichas para o culto familiar.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Leitura e Estudo O Grande Conflito Fichas para o culto familiar."

Transcrição

1 Leitura e Estudo O Grande Conflito Fichas para o culto familiar. Introdução: Estas fichas para o culto familiar inserem-se no modelo apresentado no Plano Sistemático de Visitação, compreendendo, um momento de leitura, estudo e oração pessoal (15 minutos), e um segundo período de partilha em família (mais 15 minutos). Recomenda-se que estes dois períodos sejam separados durante o dia, constituindo parte da meditação pessoal e do culto familiar. Materiais utilizados: Para as meditações, serão utilizados a Bíblia, o livro de E. G. White O Grande Conflito (Versão editada pela Publicadora Servir) e o livro de Sally Pierson Dillon O Grande Conflito, Porquê? (Publicadora Servir) com o respectivo caderno de actividades. Outros materiais simples e acessíveis serão utilizados pontualmente para as actividades com as crianças. Indicação dos parágrafos: Para atingir o objectivo de estudar um capítulo durante a semana, torna-se necessário dividir cada página em parágrafos. Considera-se como primeiro parágrafo de uma página, o texto que transita da página anterior. A abreviatura para parágrafo é o cardinal: #. Por exemplo: #4 p. 23 4º parágrafo da página 23. Tarefas sistematicamente indicadas nas fichas de culto familiar: Leitura e estudo pessoal Perguntas para interiorizar a leitura diária e fazer a sua aplicação pessoal. Texto bíblico sugestivo para uma meditação pessoal, retirado da leitura diária. Actividades para as crianças relacionadas com o tema e a leitura diária. Partilha da ideia de um parágrafo considerado mais significativo e reflexão em família. pessoal ou em família sobre o tema da meditação diária e partilha de outros motivos de oração.

2 Leitura e Estudo O Grande Conflito - Capítulo 5 1º dia A primeira tradução da Bíblia em Inglês Leitura e estudo pessoal. Página Que acontecimento preparou o caminho para a reforma? (#2, p.73). O que é que esse acontecimento indicava? 2. Qual foi o grande contributo de Wycliffe para a reforma do relacionamento com Deus? (#2 e #3, p.74). Explica porquê? 3. Como a Bíblia era copiada à mão e escasseava, o que é que muitas famílias faziam em muitos casos? (#4, p.74). O que é que isto me diz pessoalmente? 4. Depois deste estudo, qual é a minha decisão que quero apresentar a Deus pedindo-lhe a sua ajuda? (Lembrar: Plano 777). Salmo 119: A Luz da Bíblia. Colocar uma lanterna em cima da Bíblia. Com as luzes apagadas, fazer um percurso (ex. ir buscar um objecto que está no quarto) segurando a Bíblia com as duas mãos e sem deixar cair a lanterna acesa. Explorar a metáfora da luz e a Bíblia. Leitura e Estudo O Grande Conflito - Capítulo 5 2º dia A perseverança da verdade face à oposição. Leitura e estudo pessoal. Páginas Quais eram os riscos que Wycliffe enfrentava pela defesa da fé evangélica? (#5 e #6, p. 75). Que inspiração retiro deste testemunho de fé? 2. O que é que Wycliffe considerava ser o corpo de toda a lei de Deus? (#5, p.76). 3. Depois deste estudo, qual é a minha decisão que quero apresentar a Deus pedindo-lhe a sua ajuda? (Lembrar: Plano 777). Actos 8: O Jesus do Antigo e do Novo Testamento. Fazer a leitura de Isaías 7:13,14 Mateus 1: Fazer uma mímica destes dois acontecimentos e explicar que Jesus é o centro da profecia e da Bíblia.

3 Leitura e Estudo O Grande Conflito - Capítulo 5 3º dia A fonte de toda reforma cristã. Leitura e estudo pessoal. Página 77, Aonde teve origem o movimento de reforma iniciado por Wycliffe? (#2, p. 78). 2. Qual é o único intérprete da bíblia? (#2, p. 78). O que é que estas duas respostas me dizem a respeito da minha necessidade de reforma? 3. Depois deste estudo, qual é a minha decisão que quero apresentar a Deus pedindo-lhe a sua ajuda? (Lembrar: Plano 777). II Pedro 1: A Bíblia na nossa língua. Pedir para ler o texto para reflexão numa versão da Bíblia em língua estrangeira não conhecida (ex. alemão ou russo - recorrer à Internet se necessário) e perguntar o significado. Seguidamente ler o mesmo texto em versões diferentes da Bíblia em português. Explicar os aspectos ligados com a tradução da Bíblia (wikipédia). Leitura e Estudo O Grande Conflito - Capítulo 5 4º dia Espalhado pelo mundo. Leitura e estudo pessoal. Páginas Qual é o efeito que o estudo da Bíblia tem sobre o Homem? (#1, p. 79). 2. Qual foi a sentença que caiu sobre Wycliffe, mesmo depois da sua morte. Qual foi o legado da sua vida, exemplificado nesta sentença? (#3, p. 80)). 3. Depois deste estudo, qual é a minha decisão que quero apresentar a Deus pedindo-lhe a sua ajuda? Poderemos organizar uma missionária a uma das pessoas por quem estamos a orar, e seguir assim no testemunho de Wycliffe? Salmo 119: Desafiar os mais novos a organizarem em casa uma exposição sobre a Bíblia, segundo a sua criatividade. Pedir-lhes para fazerem a visita guiada à exposição preparada por eles.

4 Leitura e Estudo O Grande Conflito - Capítulo 6 5º dia O Reformador João Huss. Leitura e estudo pessoal. Páginas. 81 a 83 (#3). 1. Quais as decisões tomadas por Gregório VII que atentavam contra a Palavra de Deus? (#1, p. 81). 2. Quais foram, as responsabilidades assumidas por Huss na sociedade do seu tempo? Que testemunho nos transmite a respeito da escolha em seguir a fidelidade a Deus correndo riscos de perder os privilégios justamente adquiridos? (#2, p. 82). 3. Qual foi o impacto sobre Huss, da reflexão perante os dois quadros expostos pelos dois estrangeiros em Praga? (#3, p. 83). 4. Depois deste estudo, qual é a minha decisão pessoal que quero apresentar a Deus pedindo-lhe a Sua ajuda? Continuar a orar segundo o plano 777. II Coríntios 13:8. Leitura do Grande Conflito Porquê?, pp Qual é o aspecto que achaste mais importante nesta história? Leitura e Estudo O Grande Conflito - Capítulo 6 6º dia O apoio mútuo de Jerónimo e Huss. Leitura e estudo pessoal. Páginas 83 (#4) a 86 (#1). 1. O que representava naquela época uma interdição papal? (#2, p. 84). 2. Qual era o conflito intelectual e espiritual de Huss perante a autoridade da igreja (#1, p. 85). 3. Qual foi a importância da acção em parceria de Jerónimo e Huss? Que lições podemos retirar deste exemplo? (#3, p. 85). 4. Depois deste estudo, qual é a minha decisão que quero apresentar a Deus pedindo-lhe a sua ajuda? (Fazer o ponto de situação em relação ao Plano 777). Mateus 11:29. Leitura do Grande Conflito Porquê?, pp Quais foram os dois acontecimentos profetizados por Jesus?

5 Leitura e Estudo O Grande Conflito - Capítulo 6 7º dia Confiança incondicional em Deus. Leitura e estudo pessoal. Páginas 86 (#2) a 88 (#3). 1. Qual era a condição da liderança romana no tempo de Huss? Qual o problema que este facto histórico coloca a respeito da crença da infalibilidade papal? (#2, p. 86). 2. Qual era a certeza manifestada por Huss na carta que escreveu aos seus amigos antes de se deslocar a Constança? (#3, 1ª frase, p. 87). 3. Qual foi a confissão de Huss, revelada numa carte escrita a um seu amigoum expadre?(#1, p. 88). 4. Depois deste estudo, qual é a minha decisão pessoal que quero apresentar a Deus pedindo-lhe a Sua ajuda? Salmo 25:1-5. Faz o exercício John Huss no caderno de actividades O Grande Conflito, Porquê? (pp. 15). Leitura e Estudo O Grande Conflito - Capítulo 6 8º dia Não temerei mal algum... Leitura e estudo pessoal. Páginas 88 (#4) a 91 (#1). 1. Qual era a confiança de Huss enquanto estava na prisão a aguardar a sua execução? (#3, p. 89). 2. Qual foi o sonho que impressionou Huss na véspera da sua morte? O que representava? (#4, p. 89). 3. Qual foi a atitude de Huss no momento da sua morte através do fogo? (#3, p. 90).Qual é a lição pessoal que retiro deste testemunho? 4. Depois deste estudo, qual é a minha decisão que quero apresentar a Deus pedindo-lhe a sua ajuda? Continuar a orar segundo o plano 777. Salmo 23:4-6. Escreve em pequenos cubos ou caixas, as maiores dificuldades que um crente sente hoje em dia para viver a sua fé. Depois constrói uma torre. Pede a Deus que te ajude a vencer esses obstáculos. Derruba a torre de obstáculos, lembrando-te que Deus está contigo.

6 Leitura e Estudo O Grande Conflito - Capítulo 6 9º dia Da hesitação à confiança absoluta em Deus. Leitura e estudo pessoal. Páginas 91 (#2) a 93 (#4). 1. Qual foi o resultado da execução de João Huss? (#2, p. 91). 2. Qual foi a primeira atitude de Jerónimo perante os seus acusadores? A que conclusão chegou, a respeito do caminho que estava a tomar? (#3, p. 91). 3. Qual foi então o testemunho que deixou? (#3, p. 93). 4. Depois deste estudo, qual é a minha decisão pessoal que quero apresentar a Deus pedindo-lhe a Sua ajuda? Mateus 10: O meu maior medo. Escreve numa folha de papel qual é o teu maior medo. Pede A um dos teus pais que traga uma vela acesa. Dá-lhe a folha que escreveste, dobrada, para que seja queimada no fogo. Lembra-te que quando passamos por uma prova de fogo, Jesus ajuda-nos para que o nosso medo seja consumido. Leitura e Estudo O Grande Conflito - Capítulo 6 10º dia Tradições humanas e a Palavra Divina. Leitura e estudo pessoal. Páginas 93 (#5) a 96 (#1). 1. Segundo Jerónimo, porque razão o clero romano tinha condenado Wycliffe e Huss? (#1, p.94). 2. Qual era a opinião das autoridades eclesiásticas romanas em relação à interpretação das Escrituras? (#6 e #7, p. 94). 3. Qual foi o último testemunho de fé deixado por Jerónimo perante a sua execução? (#9, p. 94 e #1, p. 95). Depois deste estudo, qual é a minha decisão que quero apresentar a Deus pedindo-lhe a sua ajuda? Continuar a orar segundo o plano 777. Marcos 7:7-13. Palavra de Deus ou Palavra de Homem? Com a ajuda dos pais escrever numa folha o que os homens dizem sobre Deus, a Salvação e a lei de Deus e numa outra folha o que a Bíblia diz a esse respeito. Qual das opiniões é que nos dá mais Paz? Qual dos dois caminhos decides seguir?

7 Leitura e Estudo O Grande Conflito - Capítulo 6 11º dia Vitória no meio do fogo. Leitura e estudo pessoal. Páginas 96 (#2) a Como se sentiu o poder divino durante os ataques das cruzadas papais contra os hussitas? (#1, p. 97). 2. Quais foram as quatro condições de paz estabelecidas pelos hussitas? Como é que estas condições foram deturpadas pelas autoridades papais? (#2, p. 97). 3. Qual foi o resultado dos testemunhos destes homens de fé na Boémia para a reforma evangélica? (#5, p. 98). Depois deste estudo, qual é a minha decisão pessoal que quero apresentar a Deus pedindo-lhe a Sua ajuda? Continuar a orar segundo o plano 777. Salmo 53:5. Mensagem numa garrafa. As cinzas de Huss e de Jerónimo foram lançadas ao rio e levadas ao mar. Simbolizam a mensagem da reforma que foi levada a todo o mundo. Escreve uma mensagem sobre o amor de Deus, coloca-a dentro de uma garrafa, fecha-a e lança ao rio ou ao mar. Ora para que alguém a encontre. Leitura e Estudo O Grande Conflito - Capítulo 7 12º dia A Vida de Lutero: Influências de infância. Leitura e estudo pessoal. Páginas 99 a Qual foi o testemunho de comunhão com Deus deixado pelo pai de Lutero a seu filho? (#4, p.99). 2. Qual era a necessidade para com Deus que Lutero sentia no seu coração? (#5, p.100). 3. Depois deste estudo, qual é a minha decisão que quero apresentar a Deus pedindo-lhe a sua ajuda? Continuar a orar segundo o plano 777. Provérbios 22:6. Leitura do Grande Conflito Porquê?, pp (final do 2º parágrafo). Qual é o aspecto que achaste mais importante nesta história?

8 Leitura e Estudo O Grande Conflito - Capítulo 7 13º dia O Justo viverá da Fé. Leitura e estudo pessoal. Páginas 102 a 104 (#3). 1. Quando Lutero se sentiu perdido, qual foi o conselho que o seu amigo Staupitz, lhe deu? (#1, p. 102). 2. Qual foi o grande dilema de Lutero em relação ao meio da salvação da humanidade? (#2, p. 103). 3. Qual foi o voto solene feito por Lutero? (#4 p. 103). Depois deste estudo, qual é a minha decisão pessoal que quero apresentar a Deus pedindo-lhe a Sua ajuda? Romanos 1:17. Leitura do Grande Conflito Porquê?, pp. 43 (3 º parágrafo) a p. 45. Qual é o aspecto que achaste mais importante nesta história? Leitura e Estudo O Grande Conflito - Capítulo 7 14º dia Justificados gratuitamente pela Sua Graça. Leitura e estudo pessoal. Páginas 104 (#4) a 107 (#3). 1. Qual era o infame tráfico estabelecido na igreja no tempo de Lutero? (#2, p.105). 2. Qual é o único meio para salvar o pecador? (#2, p.106). 3. O que é que mostravam as 95 teses de Lutero? (#4, p.106). 4. Depois deste estudo, qual é a minha decisão que quero apresentar a Deus pedindo-lhe a sua ajuda? (Fazer o ponto de situação em relação ao Plano 777). Romanos 3: Faz o exercício Pregado a uma Porta no caderno de actividades (p. 16).

9 Leitura e Estudo O Grande Conflito - Capítulo 7 15º dia A reforma da fé. Leitura e estudo pessoal. Páginas 107 (#4) a 110 (#4). 1. Quais foram as indicações que Lutero deu a um amigo a respeito da forma como atingir a compreensão das Escrituras? (#3, p.108). 2. Quais foram os efeitos imediatos dos ensinos de Lutero na Alemanha? (#2, p.109). 3. Depois deste estudo, qual é a minha decisão pessoal que quero apresentar a Deus pedindo-lhe a Sua ajuda? Continuar a orar segundo o plano 777. Romanos 10:17. Faz o exercício Castelo Forte no caderno de actividades (p. 17). Leitura e Estudo O Grande Conflito - Capítulo 7 16º dia Mais importa obedecer a Deus do que aos homens. Leitura e estudo pessoal. Páginas 110 (#5) a 113 (#5). 1. Qual era o contraste entre a atitude de Lutero e do representante do papa no encontro de Augsburgo? (#4, p.112). 2. Qual foi a base da defesa de Lutero? (#3, p.113). 3. Qual era o sentimento de Frederico (o príncipe eleitor) a respeito da necessidade de reforma? (#5, p. 113). 4. Depois deste estudo, qual é a minha decisão que quero apresentar a Deus pedindo-lhe a sua ajuda? Actos 5:29. Procura com a ajuda dos teus pais, uma história que fale da importância da obediência ou do perigo da desobediência. Porque razão é importante obedecer aos pais? O que é obedecer a Deus? Pede ajuda a Jesus para seres obediente.

10 Leitura e Estudo O Grande Conflito - Capítulo 7 17º dia Aquele que perseverar até ao fim será salvo. Leitura e estudo pessoal. Páginas 113 (#6) a 116 (#4). 1. Quais os motivos que levam a crer que a obra reformadora de Lutero não triunfaria? (#3, p. 116). 2. Qual foi a reacção de Lutero perante as ameaças?(#4, p.116). 3. Depois deste estudo, qual é a minha decisão pessoal que quero apresentar a Deus pedindo-lhe a Sua ajuda? (Fazer o ponto de situação em relação ao Plano 777). Mateus 10:22. Compreeender o que é uma Reforma. Procura num dicionário o que significa a palavra Reforma. Reforma é uma mudança de atitude e de prática provocada por uma nova consciencialização. Pensa em algo na tua vida que queres reformar. Explica porquê e pede ajuda a Deus em oração. Leitura e Estudo O Grande Conflito - Capítulo 7 18º dia Oposição à Palavra de Deus. Leitura e estudo pessoal. Páginas 116 (#5) a Qual é a parte que cabe aos que Deus utiliza para apresentar verdades especialmente aplicáveis ao seu tempo? (#4, p. 117). 2. Qual é a mesma disposição que existe hoje em relação às verdades bíblicas que também existia no tempo de Lutero? (#4, p.117) 3. Depois deste estudo, qual é a minha decisão que quero apresentar a Deus pedindo-lhe a sua ajuda? João 15: As minhas teses da reforma para os dias de hoje. De acordo com o que sabes a respeito dos ensinos bíblicos, escreve numa folha uma lista de ideias para uma reforma da espiritualidade ou da relação com Deus. Afixa esta lista na porta do teu quarto. Pede ajuda a Deus para efectuares esta reforma.

11 Leitura e Estudo O Grande Conflito - Capítulo 8 19º dia Pequeninos aos olhos do mundo, mas grandes aos olhos de Deus. Leitura e estudo pessoal. Páginas 119 a 121 (#6). 1. Qual foi a intenção e a confiança de Martinho Lutero ao dirigir-se para a Dieta de Worms? (#1, p.120). 2. Qual foi a argumentação e a intenção de Aleandro o delegado papal? (#5, p.121). Que lições retiramos destes factos para nós hoje? (#6, p. 121). 3. Depois deste estudo, qual é a minha decisão pessoal que quero apresentar a Deus pedindo-lhe a Sua ajuda? Continuar a orar segundo o plano 777. Mateus 5: Leitura do Grande Conflito Porquê?, pp. 47 a 48 (final do 3º parágrafo). Qual é o aspecto que achaste mais importante nesta história? Leitura e Estudo O Grande Conflito - Capítulo 8 20º dia A renovação do entendimento. Leitura e estudo pessoal. Páginas 121 (#7) (#2). 1. Quando terminou a Reforma? (#7, p. 121 e #1, p. 122). O que quer isto dizer para mim? 2. Quem estava presente na Dieta de Worms, dirigindo os pensamentos e os discursos dos nobres como o Duque Jorge da Saxónia? (#1, p.123). 3. Qual foi a certeza e o pedido de oração que Lutero partilhou com os amigos? (#4, p.123). 4. Depois deste estudo, qual é a minha decisão que quero apresentar a Deus pedindo-lhe a sua ajuda? Romanos 12:1-2. Leitura do Grande Conflito Porquê?, pp.48 (4º parágrafo). Qual é o aspecto que achaste mais importante nesta história?

12 Leitura e Estudo O Grande Conflito - Capítulo 8 21º dia Para mim, o viver é Cristo Leitura e estudo pessoal. Páginas 124 (#3) a 127 (#1). 1.O que Lutero indicou como sendo o único meio de obter a vida eterna? (#4, p.124). 2.Segundo as palavras de Lutero, com apoio bíblico, como se manifesta a verdadeira fé? (#1, p. 125). 3. O que aconteceu a Lutero ao contemplar a Cristo pela fé? (#2, p. 125). Depois deste estudo, qual é a minha decisão pessoal que quero apresentar a Deus pedindo-lhe a Sua ajuda? (Fazer o ponto de situação em relação ao Plano 777 ). Filipenses 1: Faz o exercício Árvore da Família cristã no caderno de actividades O Grande Conflito, Porquê? (p. 18). Leitura e Estudo O Grande Conflito - Capítulo 8 22º dia Castelo Forte e Fortaleza. Leitura e estudo pessoal. Páginas 127 (#2) a 130 (#1). 1. Qual foi a imensa revolução manifesta na Dieta de Worms em consequência da acção de Lutero? (#4, p.46). 2. O que é que a Providência omnisciente permitiu a Lutero compreender? Com que finalidade? (#5, p.128). 3. Como é que Lutero encontrou a Paz e a segurança que precisava? (#1, p. 129). 4. Depois deste estudo, qual é a minha decisão que quero apresentar a Deus pedindo-lhe a sua ajuda? Salmo 46. Procura com a ajuda dos teus pais, a história do hino Castelo Forte escrito por Martinho Lutero ( Lê a letra deste hino no Hinário Adventista, hino, nº 33. O que é que mais te impressionou nesta letra? Cantemos juntos. (Ficha em:

13 Leitura e Estudo O Grande Conflito - Capítulo 8 23º dia Quando a consciência é um guia fiável. Leitura e estudo pessoal. Páginas 130 (#2) a 133 (#1). 1. A quem submetia Lutero a sua consciência? (#1, p.131). 2. Quem é que tinha falado através do testemunho de Lutero? (#2, p.132). 3. Depois deste estudo, qual é a minha decisão pessoal que quero apresentar a Deus pedindo-lhe a Sua ajuda? Continuar a orar segundo o plano 777. Actos 24: Decisões com Deus. Comprar uma revista ou um jornal do dia e recortar os artigos ou as notícias espalhando-as pelo chão. Fazer uma escolha das notícias que retratam decisões aprovadas por Deus. Explicar as decisões que Deus queria que fossem tomadas para evitar as notícias que retratam acções reprovadas por Deus. Leitura e Estudo O Grande Conflito - Capítulo 8 24º dia Responsabilidade perante a Luz da Palavra de Deus. Leitura e estudo pessoal. Páginas 133 (#2) a 135 (#4). 1. Porque razão muitas pessoas ainda hoje recusam a aceitar maior luz que o Senhor lhes envia? (#2, p.134). 2. Qual é a nossa responsabilidade em relação à luz da Palavra com que Deus nos ilumina? (#2, p.134). 3. Depois deste estudo, qual é a minha decisão que quero apresentar a Deus pedindo-lhe a sua ajuda? Hebreus 10: Notícia do reformador. Escreve uma notícia para um jornal informando sobre o acontecimento do julgamento de Lutero. (Relembra com os teus pais os factos da sua vida). Indica o que realças do testemunho da sua vida.

14 Leitura e Estudo O Grande Conflito - Capítulo 8 25º dia A vitória pela sujeição a Deus. Leitura e estudo pessoal. Páginas 135 (#5) a Qual foi o efeito da sujeição de Lutero a Deus? (#2, #4, p.136). 2. O Senhor deixou Lutero sozinho perante os seus acusadores? Qual foi o meio que Deus utilizou para preservar a vida e o ministério deste reformador? (#3, p.137). 3. Além da protecção, qual foi o maior benefício deste seu isolamento? (#2, p. 138). 4. Depois deste estudo, qual é a minha decisão pessoal que quero apresentar a Deus pedindo-lhe a Sua ajuda? Continuar a orar segundo o plano 777. Tiago 4:6-10. Lutero perante o tribunal de Worms. Visionar ou retirar do Youtube o filme de 2,20 minutos Trecho editado do filme Lutero : O que te impresiona na atitude de Lutero? Leitura e Estudo O Grande Conflito - Capítulo 9 26º dia A humildade de Ulrich Zwínglio. Leitura e estudo pessoal. Páginas 143 a 144 (#3). 1. Que tipo de pessoas quer Deus utilizar para atingir grandes resultados? (#1, p.143). 2. Quais eram as características do menino Zwínglio? (#3, p. 144). 3. Depois deste estudo, qual é a minha decisão que quero apresentar a Deus pedindo-lhe a sua ajuda? I Samuel 3:9-10. Leitura do Grande Conflito Porquê?, pp (#5). Quais eram os temas preferidos das pregações de Zwínglio? O que costumas pensar cobre estes assuntos?

15 Leitura e Estudo O Grande Conflito - Capítulo 9 27º dia Pela revelação de Jesus Cristo... Leitura e estudo pessoal. Páginas 144 (#4) 146 (#2). 1. Que palavras foram para Zwínglio como o primeiro raio de luz que precede a aurora (#4, p. 144). 2. Quais foram as regras que Zwínglio estabeleceu para o estudo da Bíblia? (#1, p.145). Qual é a relação que tenho neste momento com a Bíblia? 3. Depois deste estudo, qual é a minha decisão pessoal que quero apresentar a Deus pedindo-lhe a Sua ajuda? (Fazer o ponto de situação em relação ao Plano 777). Gálatas 1:8-12. Leitura do Grande Conflito Porquê?, pp.53 (#6 a 53). O que é que mais gostaste na história deste reformador suíço? Leitura e Estudo O Grande Conflito - Capítulo 9 28º dia Testemunhar da Verdade que nos transformou. Leitura e estudo pessoal. Páginas 146 (#3) 147 (#4). 1. Qual era a atitude daqueles que tinham recebido esta nova luz que lhes dava finalmente paz? (#4, p.146). Pense na existência e no tipo de testemunho que tem dado sobre Jesus Cristo. 2. Qual era o método de acção que Zwínglio se propusera adoptar para o seu ministério? (#4, p.147). 3. Depois deste estudo, qual é a minha decisão que quero apresentar a Deus pedindo-lhe a sua ajuda? Continuar a orar segundo o plano 777. Lucas 8:38,39. Faz o exercício O Herói de Deus na Suíça no caderno de actividades O Grande Conflito, Porquê? (p. 19).

Lição 4. Usando a Bíblia. A importância da Bíblia na sua vida: É muito importante que um novo cristão estabeleça o

Lição 4. Usando a Bíblia. A importância da Bíblia na sua vida: É muito importante que um novo cristão estabeleça o Livro 1 página 28 Lição 4 Usando a Bíblia A importância da Bíblia na sua vida: É muito importante que um novo cristão estabeleça o hábito de ler regularmente a Bíblia. É uma fonte de bênção, inspiração,

Leia mais

Lição 01 O propósito eterno de Deus

Lição 01 O propósito eterno de Deus Lição 01 O propósito eterno de Deus LEITURA BÍBLICA Romanos 8:28,29 Gênesis 1:27,28 Efésios 1:4,5 e 11 VERDADE CENTRAL Deus tem um propósito original e eterno para minha vida! OBJETIVO DA LIÇÃO Que eu

Leia mais

Lição 9 Completar com Alegria

Lição 9 Completar com Alegria Lição 9 Completar com Alegria A igreja estava cheia. Era a época da colheita. Todos tinham trazido algo das suas hortas, para repartir com os outros. Havia muita alegria enquanto as pessoas cantavam louvores

Leia mais

A ESPERANÇA QUE VEM DO ALTO. Romanos 15:13

A ESPERANÇA QUE VEM DO ALTO. Romanos 15:13 A ESPERANÇA QUE VEM DO ALTO Romanos 15:13 - Ora o Deus de esperança vos encha de toda a alegria e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo. Só Deus pode nos dar uma

Leia mais

Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund*

Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund* 1 Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund* 1. Suporte para lideranças Discuta que ajuda os líderes podem necessitar para efetuar o seu papel efetivamente. Os seguintes podem fornecer lhe algumas idéias:

Leia mais

Como levar alguém a Jesus Cristo usando o Cubo Evangelístico (Use as setas do cubo para ajudá-lo a abrir as figuras)

Como levar alguém a Jesus Cristo usando o Cubo Evangelístico (Use as setas do cubo para ajudá-lo a abrir as figuras) Como levar alguém a Jesus Cristo usando o Cubo Evangelístico (Use as setas do cubo para ajudá-lo a abrir as figuras) Mostre o "Homem em Pecado" separado de Deus Esta luz (aponte para o lado direito) representa

Leia mais

Objetivo: Compreender o que é a Bíblia e como foi organizada.

Objetivo: Compreender o que é a Bíblia e como foi organizada. Capítulo 1: A Bíblia e Como ela foi Organizada Objetivo: Compreender o que é a Bíblia e como foi organizada. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção

Leia mais

18 Estudos Bíblicos para Evangelismo e Discipulado

18 Estudos Bíblicos para Evangelismo e Discipulado LIÇÃO 1 - EXISTE UM SÓ DEUS 18 Estudos Bíblicos para Evangelismo e Discipulado A Bíblia diz que existe um único Deus. Tiago 2:19, Ef. 4 1- O Deus que Criou Todas as coisas, e que conduz a sua criação e

Leia mais

Lição Um. Um Novo Princípio. O Poder Transformador de Cristo

Lição Um. Um Novo Princípio. O Poder Transformador de Cristo Livro 1 página 4 Lição Um Um Novo Princípio O Poder Transformador de Cristo Da Palavra de Deus: Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo

Leia mais

Lição 8 Trabalhar com Líderes

Lição 8 Trabalhar com Líderes Lição 8 Trabalhar com Líderes Já havia mais de um ano que o António se tornara membro da sua igreja. Ele tinha aprendido tanto! Começou a pensar nos líderes da igreja que o tinham ajudado. Pensava naqueles

Leia mais

QUEM ANUNCIA AS BOAS NOVAS COOPERA COM O CRESCIMENTO DA IGREJA. II Reunião Executiva 01 de Maio de 2015 São Luís - MA

QUEM ANUNCIA AS BOAS NOVAS COOPERA COM O CRESCIMENTO DA IGREJA. II Reunião Executiva 01 de Maio de 2015 São Luís - MA QUEM ANUNCIA AS BOAS NOVAS COOPERA COM O CRESCIMENTO DA IGREJA II Reunião Executiva 01 de Maio de 2015 São Luís - MA At 9.31 A igreja, na verdade, tinha paz por toda Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se

Leia mais

Nesta nova série Os Discursos de Jesus vamos aprofundar as Palavras de Jesus :- seus discursos, suas pregações e sermões. Ele falou aos seus

Nesta nova série Os Discursos de Jesus vamos aprofundar as Palavras de Jesus :- seus discursos, suas pregações e sermões. Ele falou aos seus Nesta nova série Os Discursos de Jesus vamos aprofundar as Palavras de Jesus :- seus discursos, suas pregações e sermões. Ele falou aos seus apóstolos na intimidade, falou a um grupo maior que se aproximava

Leia mais

COMO PREPARAR E COMUNICAR SEU TESTEMUNHO PESSOAL

COMO PREPARAR E COMUNICAR SEU TESTEMUNHO PESSOAL COMO PREPARAR E COMUNICAR SEU TESTEMUNHO PESSOAL O objetivo desta mensagem é motivar e equipar você a preparar e usar seu testemunho ao compartilhar sua fé com outros. Esta lição ajudará você a: 1. Conhecer

Leia mais

Assunto: Estudo das várias leis que estavam em operação no tempo de Cristo. 1) Lei Romana = Lei que os cidadãos obedeciam

Assunto: Estudo das várias leis que estavam em operação no tempo de Cristo. 1) Lei Romana = Lei que os cidadãos obedeciam Lição 1 Leis no tempo de Cristo Assunto: Estudo das várias leis que estavam em operação no tempo de Cristo 1) Lei Romana = Lei que os cidadãos obedeciam 2) Lei Civil do A.T. = Tinha a ver com os costumes

Leia mais

Obedecer a Deus, Honrar aos pais e viver bem!

Obedecer a Deus, Honrar aos pais e viver bem! Obedecer a Deus, Honrar aos pais e viver bem! Obedecer. Palavra fácil de entender, mas muitas vezes difícil de colocar em prática. Principalmente quando não entendemos ou concordamos com a orientação dada.

Leia mais

Jo 15.2 = Toda vara em mim que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.

Jo 15.2 = Toda vara em mim que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. A Responsabilidade dos Filhos de Deus Texto Base: 1º João 2.6 = Aquele que diz que está nele também deve andar como ele andou. Introdução: O nosso dever é andar como Ele (Jesus) andou.. Todos que O aceitam

Leia mais

DOUTRINAS BÁSICAS DA VIDA CRISTÃ

DOUTRINAS BÁSICAS DA VIDA CRISTÃ EBD DOUTRINAS BÁSICAS DA VIDA CRISTÃ DOUTRINAS BÁSICAS DA VIDA CRISTÃ OLÁ!!! Sou seu Professor e amigo Você está começando,hoje, uma ETAPA muito importante para o seu CRESCIMENTO ESPIRITUAL e para sua

Leia mais

Lição 3 O Plano de Deus Para os Obreiros

Lição 3 O Plano de Deus Para os Obreiros Lição 3 O Plano de Deus Para os Obreiros O António estudou as razões por que os crentes da Igreja primitiva se reuniam. Observou que muitos tipos de necessidades reuniam os crentes a necessidade de ensino,

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA A IMPORTÂNCIA DAS OBRAS DE FÉ William Soto Santiago Cayey Porto Rico 16 de Março de 2011 Reverendo William Soto Santiago, Ph. D. CENTRO DE DIVULGAÇÃO DO EVANGELHO DO REINO http://www.cder.com.br E-mail:

Leia mais

Lição 1 - Apresentando o Evangelho Texto Bíblico Romanos 1.16,17

Lição 1 - Apresentando o Evangelho Texto Bíblico Romanos 1.16,17 Lição 1 - Apresentando o Evangelho Texto Bíblico Romanos 1.16,17 Paulo escreveu uma carta à Igreja de Roma, mas não foi ele o instrumento que Deus usou para fazer acontecer uma Agência do Reino de Deus

Leia mais

Crendo em Deus, Conhecendo-o de verdade. Aula 01/02/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Crendo em Deus, Conhecendo-o de verdade. Aula 01/02/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Crendo em Deus, Conhecendo-o de verdade Aula 01/02/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Crendo em Deus Pesquisa do IBGE (censo 2010) aponta que 92% dos brasileiros creem em Deus ou em um espírito

Leia mais

Personal Commitment Guide. Guia de Compromisso Pessoal

Personal Commitment Guide. Guia de Compromisso Pessoal Personal Commitment Guide Guia de Compromisso Pessoal Nome da Igreja ou Evento Nome do Conselheiro Telefone 1. Salvação >Você já atingiu um estágio na vida em que você tem a certeza da vida eterna e que

Leia mais

CRISTO EM TI A MANIFESTAÇÃO DA GLÓRIA

CRISTO EM TI A MANIFESTAÇÃO DA GLÓRIA CRISTO EM TI A MANIFESTAÇÃO DA GLÓRIA INTRODUÇÃO Irmãos! A bíblia nos ensina que Deus nos chama a realizar, a ser, a conhecer e a alcançar muitas coisas, tais como, realizar a obra de Deus, a ser santos,

Leia mais

Apostila de Fundamentos. Arrependimento. Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados...

Apostila de Fundamentos. Arrependimento. Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados... Apostila de Fundamentos Arrependimento Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados... (Atos 3:19) A r r e p e n d i m e n t o P á g i n a 2 Arrependimento É muito importante

Leia mais

Diferença entre a Bíblia Católica e a Protestante

Diferença entre a Bíblia Católica e a Protestante Diferença entre a Bíblia Católica e a Protestante Hugo Goes A Bíblia é formada por duas partes: o Antigo Testamento e o Novo Testamento. Em relação ao Novo Testamento, não há nenhuma diferença entre a

Leia mais

Naquela ocasião Jesus disse: "Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos

Naquela ocasião Jesus disse: Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos As coisas encobertas pertencem ao Senhor, ao nosso Deus, mas as reveladas pertencem a nós e aos nossos filhos para sempre, para que sigamos todas as palavras desta lei. Deuteronômio 29.29 Naquela ocasião

Leia mais

Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo

Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo 4ª Semana Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo I- CONECTAR: Inicie o encontro com dinâmicas que possam ajudar as pessoas a se conhecer e se descontrair para o tempo que terão juntas. Quando

Leia mais

Curso de Discipulado

Curso de Discipulado cidadevoadora.com INTRODUÇÃO 2 Este curso é formado por duas partes sendo as quatro primeiras baseadas no evangelho de João e as quatro últimas em toda a bíblia, com assuntos específicos e muito relevantes

Leia mais

A Palavra de Deus. - É na Palavra de Deus que o homem encontra o conhecimento a respeito da Vida, de onde viemos e onde vamos viver a eternidade.

A Palavra de Deus. - É na Palavra de Deus que o homem encontra o conhecimento a respeito da Vida, de onde viemos e onde vamos viver a eternidade. A Palavra de Deus 2 Timóteo 3:16-17 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. 17 E isso

Leia mais

O povo da graça: um estudo em Efésios # 34 Perseverando com graça - Efésios 6.18-24

O povo da graça: um estudo em Efésios # 34 Perseverando com graça - Efésios 6.18-24 Perseverando com graça Efésios 6.18-24 O povo da graça: um estudo em Efésios # 34 18 Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem

Leia mais

Juniores aluno 7. Querido aluno,

Juniores aluno 7. Querido aluno, Querido aluno, Por acaso você já se perguntou algumas destas questões: Por que lemos a Bíblia? Suas histórias são mesmo verdadeiras? Quem criou o mundo? E o homem? Quem é o Espírito Santo? Por que precisamos

Leia mais

Sumário. Prefácio...3. 1. As evidências da ressurreição de Cristo...5. 2. Se Jesus está vivo, onde posso encontrá-lo?...15

Sumário. Prefácio...3. 1. As evidências da ressurreição de Cristo...5. 2. Se Jesus está vivo, onde posso encontrá-lo?...15 1 Sumário Prefácio...3 1. As evidências da ressurreição de Cristo...5 2. Se Jesus está vivo, onde posso encontrá-lo?...15 Comunidade Presbiteriana Chácara Primavera Ministério de Grupos Pequenos Março

Leia mais

Leitura e Estudo O Grande Conflito Fichas para o culto familiar.

Leitura e Estudo O Grande Conflito Fichas para o culto familiar. Leitura e Estudo O Grande Conflito Fichas para o culto familiar. Introdução: Estas fichas para o culto familiar inserem-se no modelo apresentado no Plano Sistemático de Visitação, compreendendo, um momento

Leia mais

O seu conceito das religiões é como o seguinte quadro?

O seu conceito das religiões é como o seguinte quadro? ...as religiões? Sim, eu creio que sim, pois não importa a qual religião pertença. O importante é apoiar a que tem e saber levá-la. Todas conduzem a Deus. Eu tenho minha religião e você tem a sua, e assim

Leia mais

SAMUEL, O MENINO SERVO DE DEUS

SAMUEL, O MENINO SERVO DE DEUS Bíblia para crianças apresenta SAMUEL, O MENINO SERVO DE DEUS Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Lyn Doerksen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

CATEQUESE 1 Estamos reunidos de novo. CATEQUESE 1 Estamos reunidos de novo

CATEQUESE 1 Estamos reunidos de novo. CATEQUESE 1 Estamos reunidos de novo CATEQUESE 1 Estamos reunidos de novo Tens uma tarefa importante para realizar: 1- Dirige-te a alguém da tua confiança. 2- Faz a pergunta: O que admiras mais em Jesus? 3- Regista a resposta nas linhas.

Leia mais

Como Estudar a Bíblia

Como Estudar a Bíblia Como Estudar a Bíblia Caderno de Estudos Por David Batty Estudos em Grupo Para Novos Cristãos 2 Direitos Reservados 2003 Comitê Acadêmico do Teen Challenge Internacional, EUA. Todos os direitos, incluindo

Leia mais

Mas isso irá requerer uma abordagem pessoal, persistente, muita oração e uma ferramenta poderosa para nos ajudar a fazer isso!

Mas isso irá requerer uma abordagem pessoal, persistente, muita oração e uma ferramenta poderosa para nos ajudar a fazer isso! 2015 NOSSO CONTEXTO GLOBAL: Quase 3 bilhões de pessoas online Quase 2 bilhões de smartphones 33% de toda a atividade online é assistindo a vídeos BRAZIL: Mais de 78% dos jovens (15-29) usam internet. São

Leia mais

Igreja Batista Itacuruçá ESTAÇÃ ÇÃO DO EVANGELISMO

Igreja Batista Itacuruçá ESTAÇÃ ÇÃO DO EVANGELISMO Igreja Batista Itacuruçá ESTAÇÃ ÇÃO DO EVANGELISMO ORIENTAÇÕES GERAIS Bem-vindos à nova estação dos GFs: a estação do evangelismo! Nesta estação queremos enfatizar pontos sobre nosso testemunho de vida

Leia mais

ESTUDOS PARA AS CÉLULAS AS SETE VERDADES ESSÊNCIAIS DO EVANGELHO

ESTUDOS PARA AS CÉLULAS AS SETE VERDADES ESSÊNCIAIS DO EVANGELHO 1 ESTUDOS PARA AS CÉLULAS AS SETE VERDADES ESSÊNCIAIS DO EVANGELHO LIÇÃO Nº 01 DIA 16/06/2014 INTRODUÇÃO: Vamos começar uma nova série de estudos em nossas células. Esta será uma série muito interessante

Leia mais

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA 1 Dois Pais Espirituais Lição 1 (volte para as páginas 4, 5 e 6) Durante a história, Deus tem dado todo individo uma chance para aceitar o seu eterno plano da salvação. É triste, muitas pessoas tem rejeitado

Leia mais

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL ESTUDO 3 MILAGRES DE JESUS

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL ESTUDO 3 MILAGRES DE JESUS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL ESTUDO 3 MILAGRES DE JESUS JESUS ACALMA AS TEMPESTADES MATEUS 8:23-27; 14:22-33; MARCOS 4:35-41 OS MILAGRES: R E L E M B R A N D O - São ricos em significados (nos acorda dos milagres

Leia mais

Compartilhando a Sua Fé

Compartilhando a Sua Fé Livrinho 2 Pàgina 4 Lição Um Compartilhando a Sua Fé O Propósito desta Lição Agora que você descobriu a alegria de pecados perdoados e de uma nova vida em Cristo, sem dúvida quer que os seus familiares

Leia mais

Predestinação. Aula 15/06/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Predestinação. Aula 15/06/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Aula 15/06/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira S S O homem é pecador Romanos 3:9-18 S Pecadores merecem a morte Genesis 2:17, Romanos 6:23 S Portanto, se é para Deus ser justo e dar somente o que

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta O PEQUENO DE GIDEÃO

Bíblia para crianças. apresenta O PEQUENO DE GIDEÃO Bíblia para crianças apresenta O PEQUENO EXÉRCITO DE GIDEÃO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; e Ele passou a ensiná-los dizendo... Mateus 5.

Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; e Ele passou a ensiná-los dizendo... Mateus 5. Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; e Ele passou a ensiná-los dizendo... Mateus 5.1-2 E na minha nação excedia em judaísmo a muitos da minha

Leia mais

UMA LISTA DOS NUNCA MAIS CONFESSAREI

UMA LISTA DOS NUNCA MAIS CONFESSAREI UMA LISTA DOS NUNCA MAIS CONFESSAREI Não há nada mais poderoso que uma decisão, pois esta te colocará em um mundo novo. (Lucas Márquez) VINTE CONFISSÕES NEGATIVAS QUE VOCÊ DEVE CANCELAR EM SUA VIDA 1)

Leia mais

1ª Leitura - Gn 2,7-9; 3,1-7

1ª Leitura - Gn 2,7-9; 3,1-7 1ª Leitura - Gn 2,7-9; 3,1-7 Criação e pecado dos primeiros pais. Leitura do Livro do Gênesis 2,7-9; 3,1-7 7 O Senhor Deus formou o homem do pó da terra, soprou-lhe nas narinas o sopro da vida e o homem

Leia mais

Honestidade e Respeito Justiça e Paz Amizade e Verdade Determinação e Responsabilidade Gratidão e Disciplina Gentileza e Obediência Integridade e

Honestidade e Respeito Justiça e Paz Amizade e Verdade Determinação e Responsabilidade Gratidão e Disciplina Gentileza e Obediência Integridade e Honestidade e Respeito Justiça e Paz Amizade e Verdade Determinação e Responsabilidade Gratidão e Disciplina Gentileza e Obediência Integridade e Honra PERCA E INVERSÃO DE VALORES: Um Tema antigo! Ai dos

Leia mais

Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. (João 3:3).

Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. (João 3:3). Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. (João 3:3). O capítulo três do Evangelho de João conta uma história muito interessante, dizendo que certa noite

Leia mais

A Bíblia realmente afirma que Jesus

A Bíblia realmente afirma que Jesus 1 de 7 29/06/2015 11:32 esbocandoideias.com A Bíblia realmente afirma que Jesus Cristo é Deus? Presbítero André Sanchez Postado por em: #VocêPergunta Muitas pessoas se confundem a respeito de quem é Jesus

Leia mais

DAVI, O REI (PARTE 1)

DAVI, O REI (PARTE 1) Bíblia para crianças apresenta DAVI, O REI (PARTE 1) Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem

Leia mais

O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO

O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO Vós ouviste o que vos disse: Vou e retorno a vós. Se me amásseis, ficaríeis alegres por eu ir para o Pai, porque o Pai é maior do que eu. João

Leia mais

Catequese sobre José O pai adoptivo de Jesus

Catequese sobre José O pai adoptivo de Jesus Catequese sobre José O pai adoptivo de Jesus S. José modelo e protector de todos os pais materialdecatequese.webnode.pt 1 A terra de José (Mapa) O seu país era a Palestina e a aldeia onde morava chamava-se

Leia mais

KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 18-11-15

KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 18-11-15 KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 18-11-15 A ORAÇÃO MANISFESTA O PODER DE DEUS ATRAVÉS DE MIM Princípio: Quando eu oro, o poder de Deus se manifesta através de mim! Versículo: Ora, àquele que é poderoso para fazer

Leia mais

MOISÉS NO MONTE SINAI Lição 37

MOISÉS NO MONTE SINAI Lição 37 MOISÉS NO MONTE SINAI Lição 37 1 1. Objetivos: Ensinar que quando Moisés aproximou-se de Deus, os israelitas estavam com medo. Ensinar que hoje em dia, por causa de Jesus, podemos nos sentir perto de Deus

Leia mais

IIIDomingo Tempo Pascal- ANO A «..Ficai connosco, Senhor, porque o dia está a terminar e vem caindo a noite

IIIDomingo Tempo Pascal- ANO A «..Ficai connosco, Senhor, porque o dia está a terminar e vem caindo a noite Ambiente: Os comentadores destacaram, muitas vezes, a intenção teológica deste relato. Que é que isto significa? Significa que não estamos diante de uma reportagem jornalística de uma viagem geográfica,

Leia mais

ENCONTRO COM A PALAVRA

ENCONTRO COM A PALAVRA CURSO BÍBLICO INTERNACIONAL ENCONTRO COM A PALAVRA O EVANGELHO DE JOÃO (VERSÍCULO POR VERSÍCULO) (Capítulos 1-10) Apostilas 23, 24 e 25 PR. DICK WOODWARD Toda glória e honra ao Senhor nosso Deus! Este

Leia mais

O PODER ESPIRITUAL E O SOBRENATURAL Por David Batty

O PODER ESPIRITUAL E O SOBRENATURAL Por David Batty O PODER ESPIRITUAL E O SOBRENATURAL Por David Batty CADERNO DE ESTUDO Estudos em Grupo Para Novos Cristãos O PODER ESPIRITUAL E O SOBRENATURAL Caderno de Estudo Primeira Edição em Português Por David Batty

Leia mais

Jesus, o Filho de Deus

Jesus, o Filho de Deus JESUS, O FILHO DE DEUS 43 4 Jesus, o Filho de Deus No coração do cristianismo reside a verdade de que Jesus o Cristo é o Filho de Deus. Cristo é o centro da nossa religião. Ele é a fundação da nossa fé

Leia mais

www.projeto-timoteo.org 2ª edição Como Viver a Plenitude de Deus Projeto Timóteo Apostila do Aluno

www.projeto-timoteo.org 2ª edição Como Viver a Plenitude de Deus Projeto Timóteo Apostila do Aluno Como Viver a Plenitude de Deus Projeto Timóteo 1 Apostila do Aluno Como Viver a Plenitude de Deus Projeto Timóteo Coordenador do Projeto Dr. John Barry Dyer Equipe Pedagógica Marivete Zanoni Kunz Tereza

Leia mais

Se Jesus ressuscitou, onde estão as testemunhas?

Se Jesus ressuscitou, onde estão as testemunhas? Se Jesus ressuscitou, onde estão as testemunhas? 1 Coríntios 15.1-11 1. Irmãos, quero lembrar-lhes o evangelho que lhes preguei, o qual vocês receberam e no qual estão firmes. 2. Por meio deste evangelho

Leia mais

Grandes Santos de Deus.

Grandes Santos de Deus. Grandes Santos de Deus. Grupo de da IBRVN 2010 2010 John Wyckliff (1320 31 /12/1384) A estrela Matutina da Reforma. Valoroso campeão da Verdade! Foi professor da Universidade de Oxford, teólogo e reformador

Leia mais

Discipulado tem custo

Discipulado tem custo Discipulado tem custo Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir? (Lc 14:28) OBJETIVO Motivar o estudante

Leia mais

Estudo 17 Testemunhar a Cristo: um desafio diário. Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406

Estudo 17 Testemunhar a Cristo: um desafio diário. Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406 Estudo 17 Testemunhar a Cristo: um desafio diário Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406 Roteiro 1- Introdução 2- Fundamento Bíblico 3- Conclusão 1. Introdução Voce entende por que é importante

Leia mais

sinal de tristeza. Sinal de morte!

sinal de tristeza. Sinal de morte! CULTO FAMÍLIA: Reflexão sobre a morte e o luto Acreditamos que todos nós já sofremos a perda de alguém, seja familiar, amigo, vizinho ou apenas conhecido. Nos sentimos impotentes, indefesos, medrosos diante

Leia mais

Excursionista Nome: Unidade: Geral 1. Ter no mínimo 14 anos de idade. Cole aqui sua copia de identidade. Excursionista. Desbravador Unidade 1

Excursionista Nome: Unidade: Geral 1. Ter no mínimo 14 anos de idade. Cole aqui sua copia de identidade. Excursionista. Desbravador Unidade 1 Excursionista Nome: Unidade: Geral 1. Ter no mínimo 14 anos de idade. Cole aqui sua copia de identidade 2. Ser membro ativo do Clube de Desbravadores. Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez R

Leia mais

Lição 11. Batismo nas águas. Comuidade Ev. Amanhecer com Jesus QUESTIONAMENTOS: O batismo salva? O batismo como mandamento

Lição 11. Batismo nas águas. Comuidade Ev. Amanhecer com Jesus QUESTIONAMENTOS: O batismo salva? O batismo como mandamento Lição 11 Batismo nas águas Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e

Leia mais

PRÓLOGO. #21diasdeamor. DEUS É AMOR 1 João 4:8

PRÓLOGO. #21diasdeamor. DEUS É AMOR 1 João 4:8 PRÓLOGO DEUS É AMOR 1 João 4:8 Quando demonstramos amor, estamos seguindo os passos de Jesus. Ele veio para mostrar ao mundo quem Deus é. Da mesma maneira, temos a missão de mostrar ao mundo que Deus é

Leia mais

A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ

A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ JESUS E TENTADO NO DESERTO Volume 4 Escola: Nome : Professor (a): Data : / / 11 7) PERGUNTAS: 1. Depois de ser batizado, onde Jesus foi guiado pelo espírito? 2. Quem

Leia mais

ESTUDOS NO EVANGELHO DE JOÃO

ESTUDOS NO EVANGELHO DE JOÃO ESTUDOS NO EVANGELHO DE JOÃO ESTUDO 1 NOVA VIDA O presente curso ajudará você a descobrir fatos da Palavra de Deus, fatos os quais você precisa para viver a vida em toda a sua plenitude. Por este estudo

Leia mais

E quando Deus diz não?

E quando Deus diz não? E quando Deus diz não? 1 Cr 17:1-27 Como é ruim ouvir um não! Enquanto ouvimos sim, enquanto as coisas estão acontecendo ao nosso favor, enquanto Deus está aprovando ou permitindo o que fazemos, enquanto

Leia mais

PERGUNTAS & RESPOSTAS - FONTE ESTUDOS BÍBLICOS 2015

PERGUNTAS & RESPOSTAS - FONTE ESTUDOS BÍBLICOS 2015 PERGUNTAS & RESPOSTAS - FONTE ESTUDOS BÍBLICOS 2015 1) A Cruz era um instrumento de execução. Para os romanos, que tipo de pessoa era executado na cruz? E para os judeus? Resposta: Os romanos a usavam

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta O SÁBIO REI

Bíblia para crianças. apresenta O SÁBIO REI Bíblia para crianças apresenta O SÁBIO REI SALOMÃO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem

Leia mais

Pr. Patrick Robert Briney Mission Boulevard Baptist Church. A Série das Verdades do Evangelho (caderno 4) God is the Answer

Pr. Patrick Robert Briney Mission Boulevard Baptist Church. A Série das Verdades do Evangelho (caderno 4) God is the Answer Pr. Patrick Robert Briney Mission Boulevard Baptist Church Deus é a Resposta A Série das Verdades do Evangelho (caderno 4) God is the Answer Tradução Pr. Anastácio Pereira de Sousa Primeira Igreja Batista

Leia mais

Disciples of Christ Church Ministerio vida com vida Israel Costa 1

Disciples of Christ Church Ministerio vida com vida Israel Costa 1 Disciples of Christ Church Ministerio vida com vida Israel Costa 1 MANTO QUE TRAZ DE VOLTA O QUE FOI PERDIDO. Orou Eliseu e disse: Jeová, abre os seus olhos, para que veja. Abriu Jeová os olhos do moço,

Leia mais

LIDERANÇA ESPIRITUAL

LIDERANÇA ESPIRITUAL LIDERANÇA ESPIRITUAL Líder é uma pessoa que Deus usa para influenciar outras pessoas... Líderes são pessoas comuns, mas usadas por Deus... (Richard Blackaby) O sucesso da liderança espiritual depende da

Leia mais

Educação de Filhos de 0 a 5 anos. Edilson Soares Ribeiro Cláudia Emília Ribeiro 31/03/2013

Educação de Filhos de 0 a 5 anos. Edilson Soares Ribeiro Cláudia Emília Ribeiro 31/03/2013 Educação de Filhos de 0 a 5 anos Edilson Soares Ribeiro Cláudia Emília Ribeiro 31/03/2013 Bom dia! Aula 4 Nosso Objetivos Educando Filhos segundo a Vontade de Deus Desenvolvimento da criança Influências

Leia mais

O líder influenciador

O líder influenciador A lei da influência O líder influenciador "Inflenciar é exercer ação psicológica, domínio ou ascendências sobre alguém ou alguma coisa, tem como resultado transformações físicas ou intelectuais". Liderança

Leia mais

No princípio era aquele que é a Palavra... João 1.1 UMA IGREJA COM PROPÓSITOS. Pr. Cristiano Nickel Junior

No princípio era aquele que é a Palavra... João 1.1 UMA IGREJA COM PROPÓSITOS. Pr. Cristiano Nickel Junior No princípio era aquele que é a Palavra... João 1.1 UMA IGREJA COM PROPÓSITOS Pr. Cristiano Nickel Junior O propósito é que a Igreja seja um exército com bandeiras Martyn Lloyd-Jones No princípio era aquele

Leia mais

Todos Batizados em um Espírito

Todos Batizados em um Espírito 1 Todos Batizados em um Espírito Leandro Antonio de Lima Podemos ver os ensinos normativos a respeito do batismo com o Espírito Santo nos escritos do apóstolo Paulo, pois em muitas passagens ele trata

Leia mais

Músicos, Ministros de Cura e Libertação

Músicos, Ministros de Cura e Libertação Músicos, Ministros de Cura e Libertação João Paulo Rodrigues Ferreira Introdução Caros irmãos e irmãs; escrevo para vocês não somente para passar instruções, mas também partilhar um pouco da minha experiência

Leia mais

Os Legados da Reforma Protestante. Sobre o Indivíduo 2/9

Os Legados da Reforma Protestante. Sobre o Indivíduo 2/9 Os Legados da Reforma Protestante Sobre o Indivíduo 2/9 Criado por Pedro Siena Neto em 03/2015 O legado da reforma sobre o indivíduo o trabalho a comunidade a intervenção divina a educação a economia o

Leia mais

OBJETIVO Mostrar ao estudante da palavra de Deus que estamos em guerra; apresentar-lhe nosso inimigo, nossas armas e a maneira de nos comportarmos nessa guerra. TEXTO BÁSICO Finalmente, fortaleçam-se no

Leia mais

Um de seus principais objetivos como professor(a) da Escola Dominical é incentivar os jovens a aprender como estudar

Um de seus principais objetivos como professor(a) da Escola Dominical é incentivar os jovens a aprender como estudar Atividades de Aprendizado Atividades para as aulas da Escola Dominical APRENDIZADO do EVANGELHO Um de seus principais objetivos como professor(a) da Escola Dominical é incentivar os jovens a aprender como

Leia mais

O relacionamento amoroso em «ARRET»

O relacionamento amoroso em «ARRET» O relacionamento amoroso em «ARRET» ARRET - O Diário da Viagem (2009) de J. A. Dal Col J. A. Dal Col ganhou motivação e inspiração para escrever a sua visão utópica do mundo (ARRET nome do nosso planeta

Leia mais

A Família que Vence 1

A Família que Vence 1 A Família que Vence 1 Requisitos para Vencer Quem é meu inimigo A quem obedeço Comprometimento Treinamento Espírito de Prontidão Vigilância Fé 2 Ameaças à Família Mudança no Conceito de Família A Emancipação

Leia mais

COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE

COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE 23 3 COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE Por que você deve dar este estudo Nas duas semanas anteriores, conversamos sobre dois aspectos de nossa missão comunitária que envolve: (a) olhar para

Leia mais

Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens. (1 Timóteo 2:1)

Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens. (1 Timóteo 2:1) Ministério de Intercessão A Intercessão e a Batalha Espiritual Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens. (1 Timóteo 2:1) O que é Intercessão?

Leia mais

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo.

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Sonhos Pessoas Para a grande maioria das pessoas, LIBERDADE é poder fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Trecho da música: Ilegal,

Leia mais

DESENVOLVENDO MEMBROS MADUROS

DESENVOLVENDO MEMBROS MADUROS DESENVOLVENDO MEMBROS MADUROS Movendo Pessoas da Congregação para os Comprometidos para que não mais sejamos como meninos Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.

Leia mais

BASES DA CONVERSÃO CRISTÃ E DO DISCIPULADO

BASES DA CONVERSÃO CRISTÃ E DO DISCIPULADO BASES DA CONVERSÃO CRISTÃ E DO DISCIPULADO O que é uma pessoa cristã? É a pessoa que acredita que o Deus vivo é revelado em e por meio de Jesus Cristo, que aceita Jesus Cristo como Senhor e Salvador, que

Leia mais

CARTA INTERNACIONAL. Indice:

CARTA INTERNACIONAL. Indice: CARTA INTERNACIONAL Indice: Introdução. I. Equipas de Jovens de Nossa Senhora II. A equipa III. As funções na equipa IV. A vida em equipa V. Abertura ao mundo, compromisso VI. O Movimento das E.J.N.S.

Leia mais

Deus está implantando o Seu Reino aqui na Terra e Ele tem deixado bem claro qual é a visão dele para nós:

Deus está implantando o Seu Reino aqui na Terra e Ele tem deixado bem claro qual é a visão dele para nós: Visão do MDa Na visão do MDA, é possível à Igreja Local ganhar multidões para Jesus sem deixar de cuidar bem de cada cristão é o modelo de discipulado um a um em ação. O MDA abrange diversos fatores desenvolvidos

Leia mais

Você se lembra das três palavras abordadas na lição anterior: Revelação, inspiração e iluminação?

Você se lembra das três palavras abordadas na lição anterior: Revelação, inspiração e iluminação? A BÍBLIA Parte 2 Objetivo para mudança de vida: Dar ao estudante um senso profundo e duradouro de confiança em sua capacidade de entender a Bíblia. Capacidade esta que lhe foi dada por Deus. Você se lembra

Leia mais

Relacionamento com Deus

Relacionamento com Deus Relacionamento com Deus Apocalipse 3:14-19 Lucas 11 Mateus 6 Pra Ivonne Muniz Junho 2014 Apocalipse 3:14-19 E ao anjo da igreja de Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o

Leia mais

Judith Sonja Garbers, Psicóloga Jörg Garbers, Mestre de Teologia

Judith Sonja Garbers, Psicóloga Jörg Garbers, Mestre de Teologia Judith Sonja Garbers, Psicóloga Jörg Garbers, Mestre de Teologia C.G.Jung: Espiritualidade Conforme Jung o ser humano desenvolve primeiro uma identidade pessoal, descobre quem é, o que gosta, qual é seu

Leia mais

Sempre Abundantes. IDE Curso E1 - Células. Lição 6 Multiplicando a sua célula

Sempre Abundantes. IDE Curso E1 - Células. Lição 6 Multiplicando a sua célula Sempre Abundantes IDE Curso E1 - Células Multiplicando a sua célula Vídeo: não desista agora! 2 Que lições aprendemos com este vídeo? Grupos de 4 a 6 pessoas Conversem sobre o vídeo e formulem duas lições

Leia mais

Prezados pais de: a desenvolver o hábito da oração. Lembre-se: é chegado o momento de buscarmos, ainda mais, a presença de Deus através da oração

Prezados pais de: a desenvolver o hábito da oração. Lembre-se: é chegado o momento de buscarmos, ainda mais, a presença de Deus através da oração Prezados pais de: O tema deste trimestre trata sobre a oração, enfatizando às crianças que Deus sempre ouve e responde as nossas súplicas. Você está orando por alguma coisa? Deus responderá. Ele pode dizer

Leia mais

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele O Plantador e as Sementes Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele sabia plantar de tudo: plantava árvores frutíferas, plantava flores, plantava legumes... ele plantava

Leia mais