O dever da rebeldia. Teresa Costa d Amaral. O IBDD fez uma revolução na minha vida, Andrea Machado nos escreveu emocionada em setembro.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O dever da rebeldia. Teresa Costa d Amaral. O IBDD fez uma revolução na minha vida, Andrea Machado nos escreveu emocionada em setembro."

Transcrição

1

2 O dever da rebeldia Teresa Costa d Amaral O IBDD fez uma revolução na minha vida, Andrea Machado nos escreveu emocionada em setembro. Esse é o sentido da existência do IBDD, o melhor reconhecimento de que nossa missão vem sendo cumprida no que tem de mais nobre, ser capaz de provocar o desejo de cidadania em cada pessoa com deficiência que nos procura foi um bom ano. Um ano, como todos, de lutas e conquistas, mas um ano em que definitivamente o IBDD mudou para melhor. Foi a mudança dos 7 anos. Somos hoje, mais do que nunca, uma instituição administrada com eficiência do ponto de vista de política social e de autonomia administrativa e financeira. Os desafios foram muitos. E a equipe do IBDD soube construir a cada dia um novo momento para aperfeiçoar estratégias de trabalho com a pessoa com deficiência e com as empresas e instituições parceiras. A metodologia IBDD foi em 2006 minuciosamente discutida e desenhada, fechando um ciclo de criação e amadurecimento e preparando mais uma rodada de crescimento.

3 Nossas três áreas programáticas, Defesa de Direitos, Trabalho e Esporte, se consolidaram, ultrapassando metas qualitativas e quantitativas, atendendo a demandas inesgotáveis e recursos financeiros controlados. Vencia a cada dia nossa persistência. Conseguimos desenhar definitivamente a atuação de transversalidade da área de Apoio à Pessoa, o que tem enorme significado porque é ela que dá sentido à nossa proposta engajada de trabalho. Começamos agora a preparar nossa resposta para a instigante demanda de sermos brasileiros, de estarmos presentes em outras cidades, de iniciarmos outras aventuras de mudança e liderança. Conseguimos sim crescer, atender mais, atender bem. Fomos capazes de enfrentar o desafio de construir política social e cidadania nesse momento de perplexidade pelo qual o país passa. Tocamos vidas, mudamos vidas, construímos juntos. Minha gratidão a cada um dos milhares que procuraram e que apoiaram nosso trabalho. Prometo continuar a exercer a cada dia o dever da rebeldia ensinado por meu pai.

4 Prêmios Forbes - concedido a Teresa Costa d Amaral, escolhida como mulher mais influente do Brasil no Terceiro Setor em GDN - o Prêmio Global Development Network classificou o projeto institucional do IBDD entre os dez finalistas mundiais de Prêmio Empreendedor Social / concedido pela Fundação Schwab e pelo jornal Folha de São Paulo aos líderes de organizações que desenvolvam projetos para a melhoria de vida de pessoas discriminadas. Teresa Costa d Amaral foi a 3ª colocada. Top Social o projeto de Esporte apoiado pela Petrobras foi premiado pelo Instituto ADVB de Responsabilidade Social (IRES). Prêmio Bem Eficiente premia a eficiência e a seriedade das instituições para atrair maior atenção e empenho do setor privado à causa social. Empreendedores do Novo Brasil / prêmio especial Empreendedor Social recebido por Teresa Costa d Amaral, iniciativa da revista Você S.A. e da Endeavor Brasil. Líderes Sociais do Brasil / Teresa Costa d Amaral foi eleita como um dos 20 Líderes Sociais do Brasil de 2002 pela Gazeta Mercantil e associados do Instituto Ethos e da Ashoka Empreendedores Sociais. Ashoka-McKinsey - Prêmio em 2002 pelo melhor plano de negócios para o desenvolvimento de Serviços de Terceirização de Mão-de-Obra. OAB/RJ - a Comissão dos Direitos Humanos e Assistência Jurídica conferiu certificado de honra ao mérito ao IBDD, em 2002.

5 Perfil das pessoas atendidas Por raça Por renda familiar Por gênero 51% 73% Pretos Mais de 3 e pardos salários-mínimos 64% Homens 49% Brancos 27% De 1 a 3 salários-mínimos 36% Mulheres Por renda individual 80% De 1 a 3 salários-mínimos 29% Ensino fundamental Por escolaridade 51% Ensino médio 23% Imprensa Chegam ao IBDD por 47% Amigos 20% Mais de 3 salários-mínimos 20% Ensino superior completo e incompleto 16% Entidades 14% Outros "Somos uma instituição administrada com eficiência do ponto de vista de política social e de autonomia administrativa e financeira." 44% Não se sentiram discriminados Percepção da discriminação 56% Já se sentiram discriminados 6% Outros estados Por local de residência 94% Estado do Rio de Janeiro

6 Apoio à Pessoa Transtornados com o tratamento que lhes foi dispensado por um despachante de ônibus, Robson Henrique de Vasconcelos e sua mãe procuraram o IBDD. Robson é uma pessoa com deficiência visível, pois usa muletas e é colostomizado. Ele e a mãe precisam cruzar a cidade três vezes por semana para tratamento e, pela segunda vez em quinze dias, foram impedidos de viajar porque o cartão de gratuidade não passou pelo validador. Para não se atrasar outra vez para a fisioterapia, procuraram o despachante, que lhes disse: Vocês que são de comunidade e de raça escura gostam de bater boca. Depois de recorrerem à PM e irem a uma delegacia, ouviram do escrivão que estavam querendo se dar bem e ganhar dinheiro em cima da empresa e que era bom irem embora e esquecerem isso. O IBDD intercedeu junto à empresa de ônibus, que se comprometeu a não mais barrá-lo; junto à delegacia, que registrou a ocorrência e se comprometeu a levar o caso adiante na justiça criminal; e junto à Promotoria de Proteção à Pessoa Portadora de Deficiência. Além disso, Robson foi orientado a recorrer por danos morais na Justiça e a retirar a segunda via do cartão na Prefeitura, recebendo toda a assistência do Instituto nesse processo. Continuando a ser atendido pelo IBDD e ciente de sua cidadania, ele agora enfrenta as barreiras fortalecido, como demonstra sua atitude quando foi retirar a segunda via do cartão e sofreu resistência da funcionária pública em atendê-lo: chamou a Polícia e o atendimento aconteceu.

7 Mercado de Trabalho Marcus Vinícius Teixeira Martins, deficiente físico, 45 anos, casado, estava desempregado há mais de um ano. Com baixa auto-estima, Marcus procurou o IBDD para ver se conseguia emprego. Apesar da urgência em ganhar alguma coisa, foi convencido a fazer o curso de informática, pois tinha formação de nível médio na área financeira. Enquanto estudava, recebeu uma oferta de emprego que não o satisfez. Com o apoio da família, decidiu continuar aprendendo. Depois da informática, participou da Orientação Profissional. Por conta de seu ótimo aproveitamento e de sua postura profissional, foi encaminhado para concorrer a uma vaga de auxiliar jurídico. Para surpresa geral, a empresa avaliou que ele não correspondia ao perfil do cargo e o empregou como assistente financeiro.

8 Colocação no mercado de trabalho 451 profissionais com deficiência empregados indicações de mão-de-obra para o mercado de trabalho. Formação profissional 37% dos alunos que concluíram nossos cursos em 2006 estão trabalhando. 98% dos alunos consideram o Centro de Formação ótimo/bom. Evasão 11% foi a evasão dos matriculados nos cursos, sendo, na maioria das vezes, porque o aluno conquistou uma oportunidade de trabalho. "Começamos agora a preparar nossa resposta para a instigante demanda de sermos brasileiros, de estarmos presentes em outras cidades."

9 População com deficiência no Brasil Segundo estimativa da ONU, 10% da população brasileira tem algum tipo de deficiência. 18 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência. 5% Deficientes mentais 2% Deficientes físicos 2% Deficientes auditivos 0,5% Deficientes visuais "Conseguimos crescer, atender mais, atender bem. Fomos capazes de construir política social e cidadania nesse momento de perplexidade." 20% da população brasileira está direta ou indiretamente envolvida com a temática, considerando familiares, amigos e profissionais. 18 MILHÕES... é mais que a população do estado do Rio de Janeiro: 15,4 milhões (estimativa em 2005) 0,5% Deficientes múltiplos é mais que a população de Portugal: 10,5 milhões (em 2005)

10 Evolução de atendimentos do IBDD centímetros de informações de utilidade pública sobre pessoas com deficiência veiculadas na mídia impressa ATENDIMENTOS REALIZADOS A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: pessoais (32%) indicações de mão-de-obra (12%) à distância ( e/ou telefone) DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA ATENDIDAS EM 2006: foram atendidas na sede do IBDD (48%) NOS 662 ATENDIMENTOS REALIZADOS A 180 EMPRESAS: vagas foram analisadas (2,6 candidatos/vagas) procuraram o IBDD pela primeira vez, ou seja 10,62 novos beneficiários por dia % trabalho profissionais com deficiência foram indicados O que os beneficiários buscam no IBDD 16% informações sobre gratuidade de transporte 15% cursos 9% defesa de direitos 4% informações sobre benefícios 3% prática esportiva Desempenho no esporte Medalhas paraolímpicas conquistadas entre 1998 e de ouro 4 de prata

11 Único centro de defesa especializado na defesa dos direitos da pessoa com deficiência Processos 279 processos judiciais patrocinados, representando um crescimento de: 65% em relação ao ano anterior Novos processos 95 novos processos abertos em 2006, dos quais: 21% tratam de situações de discriminação 30% atacam a ineficácia de políticas públicas Processos encerrados 37 processos judiciais encerrados em 2006, com: 98% de sucesso para as pessoas com deficiência "Atender, verdadeiramente atender, significa tocar com humildade a humilhação. Ser uma instituição diferente é fazer diferença nas vidas de pessoas reais."

12 Defesa de Direitos O IBDD conseguiu liminar que obrigou o tratamento de criança com Fructosemia, Hannah Pelaio, em plano de saúde particular, com direito à internação sempre que necessário. Hannah tem três anos de idade e a Fructosemia é um erro inato do metabolismo capaz de provocar deficiências neurológicas e fisiológicas ou mesmo a morte. Sua mãe, Cristiane, passado o susto inicial, iniciou a luta pelo tratamento, de altíssimos custos relacionados a uma alimentação sem açúcares e com monitoramento constante do quadro metabólico. Quando procurei o IBDD, a situação dela era grave. Meu plano de saúde se negava a oferecer tratamento, alegando o princípio da doença pré-existente, diz Cristiane. O argumento para obter a liminar que obrigou o plano de saúde a atender Hannah de forma apropriada foi a alegação de que o caráter genético da sua condição não se encaixa na classificação de doença préexistente.

13 Esportes O menino arteiro Antonio Tenório da Silva, aos sete anos foi levado ao judô pelo pai, que viu na prática do esporte uma maneira de administrar a grande agitação do filho. Aos 13 anos, quando brincava com um estilingue em São Bernardo do Campo, São Paulo, onde nasceu, Tenório ficou cego do olho esquerdo. Seis anos depois, trabalhando como coordenador de segurança de shopping, Tenório teve uma infecção alérgica que provocou o descolamento da retina do olho direito, fazendo com que perdesse totalmente a visão. Me sinto como um gigante, indo representar meu país, diz o campeão depois de ganhar medalhas de ouro em três Paraolimpíadas. Atualmente Tenório dedica cerca de quatro horas diárias ao treinamento.

14 Quadro de medalhas de 2006 Nacionais Ouro Prata Bronze Internacionais Ouro Bronze Parapan O IBDD é o clube com o maior número de atletas pré-selecionados para os Jogos Parapan-americanos. JUDÔ PARA CEGOS Antonio Tenório da Silva Eduardo Paes Barreto Amaral Elmo Mamede Carvalho Vaz Lourdes Maria Silva de Souza Renata Carvalho Quintão Roberto Nunes da Paixão FUTEBOL DE 7 PARA PC Adriano Biggi da Costa Edivaldo Candido Alves José Carlos Monteiro Guimarães Thiago Carneiro da Silva NATAÇÃO Andre Brasil Esteves José Afonso Medeiros Atletas de destaque Recorde mundial na natação com o atleta André Brasil, nas provas de 50 e 100 metros livres borboleta. Antônio Tenório, judoca, conquistou o título de melhor atleta paraolímpico masculino de Convocados Dos14 convocados para a seleção brasileira de Futebol de Sete: 9são atletas do IBDD "O tempo das intenções e promessas passou, o dos sonhos não. É quase nada o que o Estado faz. Não esperar, porque não acontece. Fazer, com a esperança ativa do IBDD, é um compromisso de luta."

15 Um desejo de futuro, que virá Marcio Tavares d Amaral O Relatório foi lido. Gráficos dizem dos sucessos. Números apontam as dimensões do atendimento. E atendimento não é apenas receber pessoas. É entrar com elas em suas vidas, ouvi-las, a elas e às suas vidas, tão freqüentemente mudas e invisíveis, humilhadas. Atender, verdadeiramente atender, significa tocar com humildade a humilhação, não lhe apontar o dedo, pôr sobre ela mãos carinhosas, mas firmes. Intervir? Melhor: ir junto. Esses números são portanto mais do que dimensões. São compromissos. São conquistas das pessoas que nos procuram e, por elas, de nós mesmos, cada vez mais próximos dos nossos sonhos. Ser uma instituição diferente também é isso: fazer diferença na vida, nas vidas de pessoas reais. O Relatório foi lido. Aqui se encerra. Foi bom lê-lo, porque foi bom fazer as coisas que ele relata. São coisas de verdade. Passaram do tempo das intenções e promessas. Já há muito passaram. Mas quanto mais se avança, mais se olha para os dados frios e se tem o direito de dizer: foi feito! Esses dados têm nome, nós os conhecemos e mostramos, mostramo-los às pessoas que os portam: são parceiras da nossa aventura. São o coração do nosso Relatório. Bastavam esses nomes. Pusemos mais. O tempo das intenções e promessas passou. O tempo dos sonhos não. É pouco dizer que nem tudo está feito. É demais dizer que nada se fez. Mas para a denúncia desse nada é grande a tentação. É nada, é quase nada, o que o Estado faz. É quase nada, é tão pouca a consciência que se tem. Vai despertando aqui e ali. São fogos na noite. Ainda não iluminam. Mas dão sinais. Por isso o tempo dos sonhos é o tempo da esperança. Não esperar, simplesmente, porque não acontece. Fazer, com a convicção de ser justo e verdadeiro: essa é a carne da esperança. A esperança ativa do IBDD é todo um forte compromisso de luta. É um desejo de futuro. Que virá. Leu-se o Relatório. Pode ser fechado agora. Isto é o que passou. Nossos olhos já estão abertos para a alma do amanhã. Começa agora.

16 CONSELHO CONSULTIVO Alexandre Aguiar Cardoso, Antônio Rangel Torres Bandeira, Carlos Eduardo Bulhões Pedreira, Carlos Lessa, Eurico Carvalho da Cunha, Helio Mattar, José Luiz Fiori, José Pedro Rodrigues, José Roberto Peixoto, José Sarney, Marcos Sá Corrêa, Merval Soares Pereira Filho, Pedro Pulen Parente, Pedro Pereira da Silva Costa, Ricardo Henriques, Rosiska Darcy de Oliveira,Vera Cordeiro. CONSELHO FISCAL Carlos Tavares d Amaral, Roberto Fendt, Sérgio Horovitz. Suplentes: Antonio Aguirre, Neder Izaac. DIRETORIA E SUPERINTENDÊNCIA Presidente: Marcio Tavares d Amaral Diretor Administrativo: Armando Braga Neto Diretor de Comunicação: Celso Japiassu Diretor de Política Social: Tjerk Franken Superintendente: Teresa Costa d Amaral Parcerias Hering Ashoka Avina Vitae Furnas Cedae Petrobras Merck Lafarge Petroflex O Globo TV Globo Senai Senac

17 RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE 2006 DADOS DA INSTITUIÇÃO Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência Rua Artur Bernardes, nº 26 Loja A, Catete Rio de Janeiro / RJ - CEP Tel./Fax: (21) ibdd@ibdd.org.br Site: DADOS DE REGISTROS, CERTIFICADOS, CONTABILIDADE E AUDITORIA CNPJ: / Insc. Municipal: CNAS Filantropia Resolução 171 de 25/10/01 Registro CNAS: /97-86 Utilidade Pública Federal: Decreto Presidencial de 14/01/2000 Utilidade Pública Estadual: Lei 3249/99 Utilidade Pública Municipal: Lei 3495/03 Registro 0225/99 no Conselho Municipal de Assistência Social, Rio de Janeiro Contador: FSA Network, contador responsável Levi de Oliveira, CRC- RJ 31950/0-9 Auditoria: ACAL Contabilidade e Auditoria S/S Registro Civil de Pessoas Jurídicas do Rio de Janeiro sob o n , no Livro A - 39

relatório anual do IBDD 2010 Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência

relatório anual do IBDD 2010 Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência relatório anual do IBDD 2010 Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência relatório anual do IBDD 2010 Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência empresas e entidades que

Leia mais

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no encontro com a delegação de atletas das Paraolimpíadas de Atenas-2004

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no encontro com a delegação de atletas das Paraolimpíadas de Atenas-2004 , Luiz Inácio Lula da Silva, no encontro com a delegação de atletas das Paraolimpíadas de Atenas-2004 Palácio do Planalto, 14 de outubro de 2004 Meu querido companheiro Agnelo Queiroz, ministro de Estado

Leia mais

ações de cidadania Atendimento direto ECE-SP recebe a comunidade com equipe qualificada e atividades orientadas Revista Linha Direta

ações de cidadania Atendimento direto ECE-SP recebe a comunidade com equipe qualificada e atividades orientadas Revista Linha Direta ações de cidadania Atendimento direto ECE-SP recebe a comunidade com equipe qualificada e atividades orientadas Valéria Araújo Quando crianças, adolescentes, jovens e familiares do distrito da Brasilândia

Leia mais

FORMAÇÃO DE JOGADORES NO FUTEBOL BRASILEIRO PRECISAMOS MELHORAR O PROCESSO? OUTUBRO / 2013

FORMAÇÃO DE JOGADORES NO FUTEBOL BRASILEIRO PRECISAMOS MELHORAR O PROCESSO? OUTUBRO / 2013 FORMAÇÃO DE JOGADORES NO FUTEBOL BRASILEIRO PRECISAMOS MELHORAR O PROCESSO? OUTUBRO / 2013 Recentemente, escrevi uma crônica cujo texto apresentava algumas possíveis causas para que o processo de formação

Leia mais

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para QUAL NEGÓCIO DEVO COMEÇAR? No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para então definir seus objetivos e sonhos.

Leia mais

Nome e contato do responsável pelo preenchimento deste formulário: Allyson Pacelli (83) 88252115 e Mariana Oliveira.

Nome e contato do responsável pelo preenchimento deste formulário: Allyson Pacelli (83) 88252115 e Mariana Oliveira. Dados da empresa PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado Razão Social: Capacita Empreendimentos Educacionais Nome Fantasia: SOS Educação Profissional

Leia mais

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Serviço de Rádio Escuta da Prefeitura de Porto Alegre Emissora: Rádio Guaíba Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Data: 07/03/2007 14:50 Programa: Guaíba Revista Apresentação:

Leia mais

Lucas Liberato Coaching Coach de Inteligência Emocional lucasliberato.com.br

Lucas Liberato Coaching Coach de Inteligência Emocional lucasliberato.com.br Script de Terapia de Liberação Emocional (EFT) para desfazer crenças relativas aos clientes que você merece ter. Eu não consigo atrair clientes dispostos a pagar preços altos A Acupuntura Emocional é uma

Leia mais

Nº 3 - Nov/14 TRABALHO COMUNITÁRIO

Nº 3 - Nov/14 TRABALHO COMUNITÁRIO ! Nº 3 - Nov/14 o ã ç n e t a A T S PRE TRABALHO COMUNITÁRIO Apresentação Esta nova edição da Coleção Presta Atenção! apresenta pontos importantes para a implantação de projetos e programas de base comunitária.

Leia mais

10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais

10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais http://aguiavirtual.com.br/ Por Tiago Bastos 1 10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais Ao longo dos últimos 4 anos, venho trabalhando na internet de forma profissional. Já errei muito e acertei

Leia mais

CONFLITO DE SER MÃE EMPREENDEDORA

CONFLITO DE SER MÃE EMPREENDEDORA 1 CONFLITO DE SER MÃE EMPREENDEDORA Quando nos tornamos mãe, sem dúvida nenhuma é a melhor coisa desse mundo. Nossos filhos nascem, curtimos muito eles, nos dedicamos exclusivamente e chega uma hora que

Leia mais

CARTILHA DE ORIENTAÇÃO AO TRABALHADOR

CARTILHA DE ORIENTAÇÃO AO TRABALHADOR CARTILHA DE ORIENTAÇÃO AO TRABALHADOR TRABALHADOR Justiniano de Oliveira França APRESENTAÇÃO A Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria

Leia mais

Gtp+ PROGRAMAS E PROJETOS Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo (GTP+) Fundação em 2000, Recife-PE O Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo é a única ONG da Região Nordeste do Brasil coordenada

Leia mais

QUANDO TODO MUNDO JOGA JUNTO, TODO MUNDO GANHA!

QUANDO TODO MUNDO JOGA JUNTO, TODO MUNDO GANHA! QUANDO TODO MUNDO JOGA JUNTO, TODO MUNDO GANHA! NOSSA VISÃO Um mundo mais justo, onde todas as crianças e todos os adolescentes brincam, praticam esportes e se divertem de forma segura e inclusiva. NOSSO

Leia mais

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates 1º ano do Ensino Fundamental I O que você gosta de fazer junto com a sua mã e? - Dançar e jogar um jogo de tabuleiro. - Eu gosto de jogar futebol

Leia mais

Eventos esperados para 2014. Veja quais as mudanças te esperam para o ano de 2014. COPA 2014 Como esse evento influenciará a rotina dos alunos.

Eventos esperados para 2014. Veja quais as mudanças te esperam para o ano de 2014. COPA 2014 Como esse evento influenciará a rotina dos alunos. Veja quais as mudanças te esperam para o ano de 2014. 2014 COPA 2014 Como esse evento influenciará a rotina dos alunos. Eventos esperados para 2014. E mais: Eventos, projetos e ações específicas de cada

Leia mais

Mas isso irá requerer uma abordagem pessoal, persistente, muita oração e uma ferramenta poderosa para nos ajudar a fazer isso!

Mas isso irá requerer uma abordagem pessoal, persistente, muita oração e uma ferramenta poderosa para nos ajudar a fazer isso! 2015 NOSSO CONTEXTO GLOBAL: Quase 3 bilhões de pessoas online Quase 2 bilhões de smartphones 33% de toda a atividade online é assistindo a vídeos BRAZIL: Mais de 78% dos jovens (15-29) usam internet. São

Leia mais

Terra de Gigantes 1 APRESENTAÇÃO

Terra de Gigantes 1 APRESENTAÇÃO Terra de Gigantes Juliana de MOTA 1 Alexandre BORGES Carolina de STÉFANI Emilia PICINATO João Paulo OGAWA Luara PEIXOTO Marco Antônio ESCRIVÃO Murilo ALVES Natália MIGUEL Orientado pelos docentes: João

Leia mais

país. Ele quer educação, saúde e lazer. Surge então o sindicato cidadão que pensa o trabalhador como um ser integrado à sociedade.

país. Ele quer educação, saúde e lazer. Surge então o sindicato cidadão que pensa o trabalhador como um ser integrado à sociedade. Olá, sou Rita Berlofa dirigente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Brasil, filiado à Contraf e à CUT. Quero saudar a todos os trabalhadores presentes e também àqueles que, por algum motivo, não puderam

Leia mais

REGULAMENTO DA INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES DA 14ª OFICINA DE PRODUÇÃO DE VÍDEO GERAÇÃO FUTURA

REGULAMENTO DA INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES DA 14ª OFICINA DE PRODUÇÃO DE VÍDEO GERAÇÃO FUTURA REGULAMENTO DA INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES DA 14ª OFICINA DE PRODUÇÃO DE VÍDEO GERAÇÃO FUTURA O Canal Futura acredita que a juventude brasileira tem um importante papel a desempenhar

Leia mais

Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro.

Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro. Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro. www.accenture.com.br/carreiras www.facebook.com/accenturecarreiras www.twitter.com/accenture_vagas Quem somos A Accenture é uma

Leia mais

Tendo isso em conta, o Bruno nunca esqueceu que essa era a vontade do meu pai e por isso também queria a nossa participação neste projecto.

Tendo isso em conta, o Bruno nunca esqueceu que essa era a vontade do meu pai e por isso também queria a nossa participação neste projecto. Boa tarde a todos, para quem não me conhece sou o Ricardo Aragão Pinto, e serei o Presidente do Concelho Fiscal desta nobre Fundação. Antes de mais, queria agradecer a todos por terem vindo. É uma honra

Leia mais

Ituran: compromisso com a qualidade de vida

Ituran: compromisso com a qualidade de vida Ituran: compromisso com a qualidade de vida INTRODUÇÃO: O mercado de rastreadores veiculares começou a crescer verdadeiramente no início dessa década. Curiosamente, é nesse mesmo momento que aumenta definitivamente

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 38 Discurso na cerimónia do V Encontro

Leia mais

GANHE R$50.000,00 POR MÊS!!

GANHE R$50.000,00 POR MÊS!! GANHE R$50.000,00 POR MÊS!! Incrivel método para ganhar esse dinheiro todo mês www.jrceducprof.com.br (65)3637-8918 www.joserobertocesario.com.br/ganhe50milreaispormes.htm PROJETO: Além do mais, com este

Leia mais

MUDANÇA E OPORTUNIDADES

MUDANÇA E OPORTUNIDADES CRISES: GESTÃO DA MUDANÇA E OPORTUNIDADES PARCEIROS DO BEM: O VALOR DO VOLUNTARIADO LEI DE GERSON O IMPORTANTE PAPEL DE CADA UM DE NÓSN Nossa Responsabilidade Nosso Legado Nossa Liderança NOSSA RESPONSABILIDADE

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS ALCIDES DE SOUZA JUNIOR, JÉSSICA AMARAL DOS SANTOS, LUIS EDUARDO SILVA OLIVEIRA, PRISCILA SPERIGONE DA SILVA, TAÍS SANTOS DOS ANJOS ACADÊMICOS DO PRIMEIRO ANO DE

Leia mais

Os 6 Passos Para Você Vender Consultoria em Vendas Online Através de Palestras Online

Os 6 Passos Para Você Vender Consultoria em Vendas Online Através de Palestras Online Os 6 Passos Para Você Vender Consultoria em Vendas Online Através de Palestras Online Palestra online é uma das maneiras mais simples, rápida e eficiente de vender serviço 01 - Recebem elogios mas não

Leia mais

O CAMINHO PARA REFLEXÃO

O CAMINHO PARA REFLEXÃO O CAMINHO PARA REFLEXÃO a 3 Semana EMPREENDER É DAR A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A SOCIEDADE No mudo dos negócios existe a diferença visível do acomodado que nunca quer aprender a mesma coisa duas vezes e o

Leia mais

A hora é agora! Vamos juntos alcançar um verdadeiro legado social.

A hora é agora! Vamos juntos alcançar um verdadeiro legado social. A hora é agora! Vamos juntos alcançar um verdadeiro legado social. 2013 foi ótimo! Mas, 2014 está sendo ainda melhor. Um ano de oportunidades, transformações... Mais uma chance de fazer melhor e com excelência!

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Seção: Entrevista Pág.: www.catho.com.br SABIN: A MELHOR EMPRESA DO BRASIL PARA MULHERES Viviane Macedo Uma empresa feita sob medida para mulheres. Assim

Leia mais

Passaram 100 anos AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANTO ANTÓNIO. Língua Portuguesa

Passaram 100 anos AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANTO ANTÓNIO. Língua Portuguesa AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANTO ANTÓNIO Língua Portuguesa Passaram 100 anos 5 10 15 20 25 Cem anos passaram sobre o dia em que nasceu o Futebol Clube Barreirense. O passar do tempo permite-nos hoje olhar

Leia mais

30/07/2009. Entrevista do Presidente da República

30/07/2009. Entrevista do Presidente da República Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em conjunto com a presidente do Chile, Michelle Bachelet, após encerramento do seminário empresarial Brasil-Chile

Leia mais

Relatório de Atividades Maio e Junho

Relatório de Atividades Maio e Junho Relatório de Atividades Maio e Junho ANA LISE MENSAL MAIO/JUNHO Devido a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 o horário do Projeto Construindo o Saber Pré Vestibular durante a semana foi modificado (16h50min

Leia mais

MOTIVAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL

MOTIVAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL MOTIVAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL Eduardo Bianchi MOTIVAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL Primeira Edição São Paulo 2012 Sumário A Importância da Motivação...7 As Formas de Manifestação da Motivação...9 As Causas

Leia mais

Situação Financeira Saúde Física

Situação Financeira Saúde Física Um dia um amigo me fez uma séria de perguntas, que me fez refletir muito, e a partir daquele dia minha vida vem melhorando a cada dia, mês e ano. Acreditando que todos temos um poder interno de vitória,

Leia mais

O seu clube de vantagens

O seu clube de vantagens O seu clube de vantagens O que é a PeopleClub? É um clube de vantagens voltado para o consumo organizado que oferece: descontos, bônus em dinheiro e prêmios aos consumidores fiéis à rede de lojas credenciadas.

Leia mais

Condições de vida das pessoas com deficiência no Brasil

Condições de vida das pessoas com deficiência no Brasil Condições de vida das pessoas com deficiência no Brasil Relatório de Pesquisa de Opinião Pública Nacional Metodologia Pesquisa de opinião pública tipo quantitativa Universo: Cadastro de pessoas do IBDD

Leia mais

ESPORTE NÃO É SÓ PARA ALGUNS, É PARA TODOS! Esporte seguro e inclusivo. Nós queremos! Nós podemos!

ESPORTE NÃO É SÓ PARA ALGUNS, É PARA TODOS! Esporte seguro e inclusivo. Nós queremos! Nós podemos! ESPORTE NÃO É SÓ PARA ALGUNS, É PARA TODOS! Esporte seguro e inclusivo. Nós queremos! Nós podemos! Documento final aprovado por adolescentes dos Estados do Amazonas, da Bahia, do Ceará, do Mato Grosso,

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 41 Discurso na cerimónia de celebração

Leia mais

Transformando serviços automotivos: o caso de pneus

Transformando serviços automotivos: o caso de pneus Transformando serviços automotivos: o caso de pneus Alexandre Cardoso A Garra Pneus é uma revenda de pneus com prestação de serviços de alinhamento, balanceamento e desempeno de rodas. Fundada em 1994,

Leia mais

Por que ouvir a sua voz é tão importante?

Por que ouvir a sua voz é tão importante? RESULTADOS Por que ouvir a sua voz é tão importante? Visão Tokio Marine Ser escolhida pelos Corretores e Assessorias como a melhor Seguradora pela transparência, simplicidade e excelência em oferecer soluções,

Leia mais

Antes de tudo... Obrigado!

Antes de tudo... Obrigado! Antes de tudo... Obrigado! Eu, Luiz Felipe S. Cristofari, agradeço por ter baixado esse PDF. Criei esse material para ajudar você a ter mais sucesso com suas ideias na internet e fico muito feliz quando

Leia mais

IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MULHERES DE PORTO ALEGRE

IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MULHERES DE PORTO ALEGRE IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MULHERES DE PORTO ALEGRE Diagnóstico e Desafios 11 e 12 de setembro de 2009 Políticas Públicas e o Orçamento em Porto Alegre Mulheres no Orçamento Participativo:

Leia mais

coleção Conversas #19 - fevereiro 2015 - Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #19 - fevereiro 2015 - Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. coleção Conversas #19 - fevereiro 2015 - Eu posso dizer para "NÃO" filho? meu Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora AfroReggae nasceu

Leia mais

E-book Grátis Como vender mais?

E-book Grátis Como vender mais? E-book Grátis Como vender mais? Emissão: 27/01/2015 Responsável: Luiz Carlos Becker Filho Cargo: Diretor Executivo E-book Grátis Como vender mais? Esse conteúdo pode realmente lhe ajudar: Premissas: Olá,

Leia mais

Introdução. Bom, mas antes de começar, eu gostaria de me apresentar..

Introdução. Bom, mas antes de começar, eu gostaria de me apresentar.. Introdução O que você faria se descobrisse um método, altamente lucrativo que te permite trabalhar exclusivamente pela internet? Um método que você pode trabalhar aonde quiser e quando quiser, usando apenas

Leia mais

ÁREA A DESENVOLVER. Formação Comercial Gratuita para Desempregados

ÁREA A DESENVOLVER. Formação Comercial Gratuita para Desempregados ÁREA A DESENVOLVER Formação Comercial Gratuita para Desempregados Índice 8. Sobre nós 7. Como pode apoiar-nos 6. Datas de realização e inscrição 5. Conteúdos Programáticos 4. Objectivos 3. O Workshop de

Leia mais

coleção Conversas #14 - outubro 2014 - e r r Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #14 - outubro 2014 - e r r Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. não Eu Não r que o f existe coleção Conversas #14 - outubro 2014 - a z fu e r tu r uma fa o para c ul m d im ad? e. Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção

Leia mais

coleção Conversas #22 - maio 2015 - Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #22 - maio 2015 - Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. coleção Conversas #22 - maio 2015 - assistente social. agora? Sou E Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora AfroReggae nasceu com o desejo

Leia mais

P/1 Seu Ivo, eu queria que o senhor começasse falando seu nome completo, onde o senhor nasceu e a data do seu nascimento.

P/1 Seu Ivo, eu queria que o senhor começasse falando seu nome completo, onde o senhor nasceu e a data do seu nascimento. museudapessoa.net P/1 Seu Ivo, eu queria que o senhor começasse falando seu nome completo, onde o senhor nasceu e a data do seu nascimento. R Eu nasci em Piúma, em primeiro lugar meu nome é Ivo, nasci

Leia mais

Empreendedorismo. - Abordagem e conceitos - Conceitos de Formação de Empreendedorismo

Empreendedorismo. - Abordagem e conceitos - Conceitos de Formação de Empreendedorismo Empreendedorismo - Abordagem e conceitos - Conceitos de Formação de Empreendedorismo Empreendedorismo O que é? Empreendedorismo Definição (1) O conceito "Empreendedorismo" foi popularizado pelo economista

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 11 Pronunciamento sobre a questão

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

Quem mais torce, incentiva, acompanha e

Quem mais torce, incentiva, acompanha e Capa esporte de pai para filho Edgard Rondina, o filho Felipe e uma paixão em comum: velejar no Lago Paranoá Por Leane Ribeiro Quem mais torce, incentiva, acompanha e muitas vezes até sofre com a carreira

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 13 Discurso na solenidade de abertura

Leia mais

5 Conversas à volta da Motivação

5 Conversas à volta da Motivação 5 Conversas à volta da Motivação SOFRE DA SÍNDROME DO CACHORRINHO? 2 Que limites impõe a si próprio? 1 Um#dos#problemas#que#mais#encontro#nas#vendas#de#hoje#em#dia#quando#trabalho#com# as#equipas#em#termos#de#formação#e#coaching#comercial#tem#a#ver#com#a#síndrome#do#

Leia mais

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira?

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? - Tem alguém com quem você gostaria de fazer contato? - Porque você não o fez até agora? - Por que é importante aprender a fazer esses contatos?

Leia mais

O SAMPAIO CORRÊA É O TIME DO MOMENTO A CAMISA DE CLUBE MAIS USADA NO MARANHÃO É A DO SAMPAIO A MARCA MAIS FORTE DO ESTADO

O SAMPAIO CORRÊA É O TIME DO MOMENTO A CAMISA DE CLUBE MAIS USADA NO MARANHÃO É A DO SAMPAIO A MARCA MAIS FORTE DO ESTADO 1 2 O SAMPAIO CORRÊA É O TIME DO MOMENTO Com sede em São Luís, capital do Maranhão, o Sampaio Corrêa é um dos clubes de futebol mais populares do Norte/Nordeste. E que se fortaleceu muito nos últimos anos

Leia mais

Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro/SASERJ. Tel/fax : 21-25333030 email: saserj@saserj.org.br WWW.saserj.org.

Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro/SASERJ. Tel/fax : 21-25333030 email: saserj@saserj.org.br WWW.saserj.org. Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro/SASERJ Rua Evaristo da Veiga 45, sala 1103/ Centro Tel/fax : 21-25333030 email: saserj@saserj.org.br WWW.saserj.org.br HISTÓRIA DO SASERJ:

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

Trabalho em grupo: modelos de deficiência 1/5

Trabalho em grupo: modelos de deficiência 1/5 1/5 Objetivo Esta ferramenta foi criada para melhorar os conhecimentos dos participantes a respeito dos modelos de deficiência e ajudar na compreensão de como esses modelos afetam a percepção e o comportamento

Leia mais

Professor BÓRIS em O DIREITO DE SER CRIANÇA

Professor BÓRIS em O DIREITO DE SER CRIANÇA Professor BÓRIS em O DIREITO DE SER CRIANÇA AUTORA Luciana de Almeida COORDENAÇÃO EDITORIAL Sílnia N. Martins Prado REVISÃO DE TEXTO Katia Rossini PROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃO Linea Creativa ILUSTRAÇÕES

Leia mais

HISTÓRIAREAL. Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada. Rodrigo Pinto. Microsoft

HISTÓRIAREAL. Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada. Rodrigo Pinto. Microsoft HISTÓRIAREAL Rodrigo Pinto Microsoft Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada Com a enorme quantidade de informação, o funcionário perde o controle do que é prioritário para

Leia mais

5 Poderosos Gatilhos Mentais

5 Poderosos Gatilhos Mentais ebook 5 Poderosos Gatilhos Mentais DESCUBRA COMO GERAR CONFIANÇA, CREDIBILIDADE E INTIMIDADE COM OS SEUS CLIENTES DE MANEIRA RÁPIDA E EFETIVA Gatilho 1 Gatilhos Mentais O que são Gatilhos Mentais? Gatilhos

Leia mais

Patrocínio Institucional Parceria Apoio

Patrocínio Institucional Parceria Apoio Patrocínio Institucional Parceria Apoio InfoReggae - Edição 71 A Gestão Social no Brasil 13 de Fevereiro de 2015 O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura

Leia mais

Pesquisa de Opinião Pública Nacional. Associação dos Magistrados Brasileiros AMB Voto, Eleições e Corrupção Eleitoral

Pesquisa de Opinião Pública Nacional. Associação dos Magistrados Brasileiros AMB Voto, Eleições e Corrupção Eleitoral Pesquisa de Opinião Pública Nacional Associação dos Magistrados Brasileiros AMB Voto, Eleições e Corrupção Eleitoral Julho de 2008 Roteiro I. Metodologia II. III. IV. Eleições e Política Corrupção eleitoral

Leia mais

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Alexandre da Silva França. Eu nasci em 17 do sete de 1958, no Rio de Janeiro. FORMAÇÃO Eu sou tecnólogo em processamento de dados. PRIMEIRO DIA

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

coleção Conversas #6 Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça.

coleção Conversas #6 Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça. coleção Conversas #6 Eu Posso com a s fazer próprias justiça mãos? Respostas para algumas perguntas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora AfroReggae nasceu com o desejo

Leia mais

Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing

Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Conteúdo A chegada da internet e a mudança no comportamento das pessoas Novo modelo de concorrência

Leia mais

Ensino Fundamental I. Como ajudar as crianças (6 a 8 anos) em seus conflitos?

Ensino Fundamental I. Como ajudar as crianças (6 a 8 anos) em seus conflitos? Ensino Fundamental I Como ajudar as crianças (6 a 8 anos) em seus conflitos? 2015 Objetivo da reunião Este encontro tem o objetivo de comunicar mais claramente as ações desenvolvidas pela escola e favorecer

Leia mais

Associação Lar do Neném

Associação Lar do Neném Criança Esperança 80 Associação Lar do Neném Recife-PE Marília Lordsleem de Mendonça Abraço solidário Todas as crianças são de todos : esse é o lema do Lar do Neném, uma instituição criada há 26 anos em

Leia mais

Tema do Projeto: REMUNERAÇÃO IGUAL PARA HOMENS E MULHERES

Tema do Projeto: REMUNERAÇÃO IGUAL PARA HOMENS E MULHERES Federação de Associações de Mulheres de Negócios do Brasil CNPJ- 32901555/0001-09 Nome do Projeto: TRABALHO IGUAL. SALÁRIO IGUAL Tema do Projeto: REMUNERAÇÃO IGUAL PARA HOMENS E MULHERES Nome das Organizações

Leia mais

Aprenda a Tirar Vantagem da 2º Maior Ferramenta de Buscas do Mundo!

Aprenda a Tirar Vantagem da 2º Maior Ferramenta de Buscas do Mundo! Aprenda a Tirar Vantagem da 2º Maior Ferramenta de Buscas do Mundo! Usar o Youtube profissionalmente é o upgrade que o seu negócio precisa para alavancar e obter muito mais vendas, contatos e visitas!

Leia mais

O sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã

O sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã Com certeza, esse final de século XX e começo de século XXI mudarão nossas vidas mais do que elas mudaram há 30-40 anos atrás. É muito difícil avaliar como será essa mudança, mas é certo que ela virá e

Leia mais

Compreendendo a dimensão de seu negócio digital

Compreendendo a dimensão de seu negócio digital Compreendendo a dimensão de seu negócio digital Copyright 2015 por Paulo Gomes Publicado originalmente por TBI All New, São Luís MA, Brasil. Editora responsável: TBI All New Capa: TBIAllNew Todos os direitos

Leia mais

VOLUNTARIADO E CIDADANIA

VOLUNTARIADO E CIDADANIA VOLUNTARIADO E CIDADANIA Voluntariado e cidadania Por Maria José Ritta Presidente da Comissão Nacional do Ano Internacional do Voluntário (2001) Existe em Portugal um número crescente de mulheres e de

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

Educação Financeira se aprende na Escola?

Educação Financeira se aprende na Escola? Educação Financeira se aprende na Escola? Você é previdente e pensa que o futuro é consequência das escolhas do presente? Missão DSOP Educação Financeira Disseminar a educação financeira no Brasil e no

Leia mais

Mas elas não querem ser felizes nem ter sucesso, mas também nem vão para a atitude de ação.

Mas elas não querem ser felizes nem ter sucesso, mas também nem vão para a atitude de ação. T.B.C. Tirar a BUNDA da Cadeira em 2015 Na verdade fiquei por um tempo pensando qual seria o melhor título para este artigo, pois estava entre: as pessoas/empresas não querem ser felizes nem ter sucesso,

Leia mais

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por ocasião da visita à Comunidade Linha Caravaggio

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por ocasião da visita à Comunidade Linha Caravaggio Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por ocasião da visita à Comunidade Linha Caravaggio Chapecó-SC, 23 de junho de 2006 Presidente: É um programa, talvez

Leia mais

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Brasília-DF, 30 de outubro de 2006 Jornalista Ana Paula Padrão: Então vamos às perguntas, agora ao vivo, com

Leia mais

Plataforma dos Centros Urbanos

Plataforma dos Centros Urbanos Plataforma dos Centros Urbanos O que é a Plataforma dos Centros Urbanos? É uma iniciativa nacional de articulação, fortalecimento e desenvolvimento de políticas públicas, programas e ações voltados para

Leia mais

CENÁRIO 23/02 a 24/02/2012

CENÁRIO 23/02 a 24/02/2012 CENÁRIO 23/02 a 24/02/2012 1. Data: 23/02/2012 Entidade: Residência Parceiro: José Raimundo da Silva Teixeira Função/Profissão: Comerciante Município/Estado: Rio de Janeiro/RJ Programa: LAMSA - Diagnóstico

Leia mais

Homens. Inteligentes. Manifesto

Homens. Inteligentes. Manifesto Homens. Inteligentes. Manifesto Ser homem antigamente era algo muito simples. Você aprendia duas coisas desde cedo: lutar para se defender e caçar para se alimentar. Quem fazia isso muito bem, se dava

Leia mais

A criança e as mídias

A criança e as mídias 34 A criança e as mídias - João, vá dormir, já está ficando tarde!!! - Pera aí, mãe, só mais um pouquinho! - Tá na hora de criança dormir! - Mas o desenho já tá acabando... só mais um pouquinho... - Tá

Leia mais

Projeto Cultura Empreendedora

Projeto Cultura Empreendedora Estimular o empreendedorismo em todos os níveis de ensino Projeto Apresentação A geração de empregos no Brasil, principalmente nas regiões mais carentes, depende do Setor Público, sendo as prefeituras

Leia mais

Veículo: Editoria: Seu Bolso Dez Minutos

Veículo: Editoria: Seu Bolso Dez Minutos Editoria: Seu Bolso Dez Minutos Concursos devem oferecer 1,9 mil vagas 06 Editoria: Cidade Jornal Agora Dia de Luta Contra a Tuberculose terá programação especial (X) Press-release da assessoria de imprensa

Leia mais

CartilhaEscola_Final.qxp:escola 9/16/08 6:23 PM Page 1

CartilhaEscola_Final.qxp:escola 9/16/08 6:23 PM Page 1 CartilhaEscola_Final.qxp:escola 9/16/08 6:23 PM Page 1 CartilhaEscola_Final.qxp:escola 9/16/08 6:23 PM Page 2 1 2 3 VISITEM A ESCOLA DE SEUS FILHOS SEMPRE QUE PUDEREM. CONVERSEM COM OS PROFESSORES. PERGUNTEM

Leia mais

COACHING: PARCERIA PARA O SUCESSO COM VINÍCIUS MATOS

COACHING: PARCERIA PARA O SUCESSO COM VINÍCIUS MATOS COACHING: PARCERIA PARA O SUCESSO COM VINÍCIUS MATOS Nosso grande medo não é o de que sejamos incapazes. Nosso maior medo é que sejamos poderosos além da medida. É nossa luz e não nossa escuridão, que

Leia mais

Fantástico mostra o que aconteceu com as empresas e com as pessoas mostradas na reportagem há um ano.

Fantástico mostra o que aconteceu com as empresas e com as pessoas mostradas na reportagem há um ano. Fantástico mostra o que aconteceu com as empresas e com as pessoas mostradas na reportagem há um ano. Reportagem que chocou o país completou um ano esta semana. O Fantástico mostra o que aconteceu com

Leia mais

Família. Escola. Trabalho e vida econômica. Vida Comunitária e Religião

Família. Escola. Trabalho e vida econômica. Vida Comunitária e Religião Família Qual era a profissão dos seus pais? Como eles conciliavam trabalho e família? Como era a vida de vocês: muito apertada, mais ou menos, ou viviam com folga? Fale mais sobre isso. Seus pais estudaram

Leia mais

Você já pensou em como realizar os seus sonhos?

Você já pensou em como realizar os seus sonhos? Você já pensou em como realizar os seus sonhos? Sua escola adota o Programa DSOP de Educação Financeira nas Escolas Etapas do Programa : Curso de Educação Financeira; Capacitação Pedagógica; Palestra para

Leia mais

Vamos fazer um mundo melhor?

Vamos fazer um mundo melhor? Vamos fazer um mundo melhor? infanto-junvenil No mundo em que vivemos há quase 9 milhões de espécies de seres vivos, que andam, voam, nadam, vivem sobre a terra ou nos oceanos, são minúsculos ou enormes.

Leia mais

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS www.empreende.com.br emp@empreende.com.br FAZENDO ACONTECER Programa de ensino de empreendedorismo inovador em nível mundial, desenvolvido

Leia mais