MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA OPERADOR E CATÁLOGO DE PEÇAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA OPERADOR E CATÁLOGO DE PEÇAS"

Transcrição

1 MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA OPERADOR E CATÁLOGO DE PEÇAS ROÇADEIRA MCP25-Z Série

2 CERTIFICADO DE GARANTIA 1) Este equipamento tem garantia de seis (6) meses, a partir da data do certificado de entrega técnica e inspeção. Esta garantia não terá validade se a primeira via deste certificado não for enviada para a fábrica, totalmente preenchida pelo revendedor e assinado pelo comprador. 2) Os componentes comprados no mercado, não são objetos desta garantia, entretanto a SANTA IZABEL se compromete a encaminhar aos respectivos fabricantes, as peças que apresentarem defeito. 3) A responsabilidade da fábrica, na garantia, é a reposição da peça danificada, sem custo, posto fábrica em São João da Boa Vista, Estado de São Paulo. 4) As peças que apresentarem defeito, no uso normal do equipamento, durante o período de garantia, deverão ser enviadas ao seu revendedor, para avaliação, com todas as informações contidas na ficha de entrega técnica e inspeção, fixa no manual de instruções, principalmente o n. de série do equipamento e a data da entrega técnica. 5) As despesas com a mão-de-obra e transporte para atendimento de assistência técnica no período de garantia, são de responsabilidade do revendedor de origem. Caso a garantia seja negada, estas despesas são de responsabilidade do proprietário. 6) A garantia tornar-se-á nula, quando for constatado que: 6.1) O DEFEITO OU QUEBRA FOR RESULTADO DE USO INADEQUADO OU EM TERRENOS IMPRÓPRIOS. 6.2) DEFEITOS OU QUEBRAS RESULTANTES DE ACIDENTES OPERACIONAIS TAIS COMO: PEDRAS, TOCOS, BURACOS, ETC., ENCONTRADOS DURANTE O TRABALHO. 6.3) INOBSERVÂNCIA DAS INSTRUÇÕES DE MANUTENÇÃO. 6.4) IMPERÍCIA OU INEXPERIÊNCIA DO OPERADOR. 6.5) O EQUIPAMENTO SOFREU REPAROS, MODIFICAÇÕES OU MONTAGEM POR OFICINA NÃO AUTORIZADA. 7) A ocorrência de defeitos de fabricação no período de garantia, não constitui motivo para rescisão de contrato de compra ou financiamento, ou ainda prorrogação de datas de pagamento das prestações. 8) Esta garantia não cobre danos cessantes e não é motivo para indenizações de quaisquer natureza. 9) A empresa reserva o direito de introduzir modificações em seus equipamentos, sem a obrigação de modificar os anteriormente vendidos. SANTA IZABEL Implementos Agrícolas Ltda.

3 CERTIFICADO DE ENTREGA TÉCNICA E INSPEÇÃO ROÇADEIRA NOME DO EQUIPAMENTO... MODELO... NÚMERO DE SÉRIE...ANO DE FABRICAÇÃO... NOME DO COMPRADOR... RUA...N.... CIDADE...EST...CEP... REVENDEDOR... RUA...N.... CIDADE...EST...CEP... NOTA FISCAL N....DATA.../.../... Declaro ter recebido este equipamento em perfeitas condições de funcionamento, juntamente com o respectivo Manual de Instruções. Declaro ainda que estou de acordo com os termos do CERTIFICADO DE GARANTIA contido neste manual..../.../ Proprietário 1ª Via (Fabricante) - 2ª Via (Revenda) - 3ª Via (Comprador)

4

5 CERTIFICADO DE ENTREGA TÉCNICA E INSPEÇÃO ROÇADEIRA NOME DO EQUIPAMENTO... MODELO... NÚMERO DE SÉRIE...ANO DE FABRICAÇÃO... NOME DO COMPRADOR... RUA...N.... CIDADE...EST...CEP... REVENDEDOR... RUA...N.... CIDADE...EST...CEP... NOTA FISCAL N....DATA.../.../... Declaro ter recebido este equipamento em perfeitas condições de funcionamento, juntamente com o respectivo Manual de Instruções. Declaro ainda que estou de acordo com os termos do CERTIFICADO DE GARANTIA contido neste manual..../.../ Proprietário 1ª Via (Fabricante) - 2ª Via (Revenda) - 3ª Via (Comprador)

6

7 CERTIFICADO DE ENTREGA TÉCNICA E INSPEÇÃO ROÇADEIRA NOME DO EQUIPAMENTO... MODELO... NÚMERO DE SÉRIE...ANO DE FABRICAÇÃO... NOME DO COMPRADOR... RUA...N.... CIDADE...EST...CEP... REVENDEDOR... RUA...N.... CIDADE...EST...CEP... NOTA FISCAL N....DATA.../.../... Declaro ter recebido este equipamento em perfeitas condições de funcionamento, juntamente com o respectivo Manual de Instruções. Declaro ainda que estou de acordo com os termos do CERTIFICADO DE GARANTIA contido neste manual..../.../ Proprietário 1ª Via (Fabricante) - 2ª Via (Revenda) - 3ª Via (Comprador)

8 6 ROÇADEIRA SANTA IZABEL - MCP25-Z 0.0) SUMÁRIO: 1.0) Apresentação 2.0) Histórico 3.0) Preparo do trator para acoplar o equipamento 4.0) Acoplamento do equipamento ao trator 5.0) Operação 6.0) Manutenção 7.0) Recomendações Especiais 8.0) Peças de Reposição 1.0) APRESENTAÇÃO: 1.1) Este equipamento foi fabricado com materiais de acordo com a resistência solicitada no trabalho e adequada para cada peça do equipamento. Toda mão-de-obra utilizada na fabricação é especializada e devidamente treinada para cada tipo de serviço. 1.2) O projeto atual deste equipamento é o resultado de longos anos de experiência e desenvolvimento tecnológico no campo. 1.3) Os equipamentos são montados total ou parcialmente para entrega aos revendedores. É obrigação dos mesmos a revisão, montagem quando necessário, lubrificação e entrega técnica do equipamento funcionando perfeitamente. Ao assinar o termo de entrega técnica, preste muita atenção e exija tudo o que for necessário para operar o mesmo com segurança e dentro de sua expectativa de produtividade. 1.4) Todos os requisitos de manutenção e segurança, devem ser minuciosamente explicados pelo revendedor. Exija isto, é o seu direito e é um prérequisito da garantia. 1.5) Toda necessidade de assistência técnica deve ser solicitada ao revendedor, que o atenderá prontamente. 1.6) Reiteramos a importância da leitura detalhada deste manual e passar para seu tratorista uma cópia do mesmo e ou esclarecer todas as suas dúvidas. 1.7) Agradecemos a sua preferência pela compra de nosso equipamento e esperamos que outros equipamentos SANTA IZABEL venham incorporar seu patrimônio, que temos certeza, sempre estará aumentando. Este símbolo indicará, no manual e no equipamento, um sinal de alerta para requisitos especiais de atenção e providências de segurança. 2.0) HISTÓRICO: A Roçadeira Santa Izabel é um equipamento agrícola desenvolvido para utilização em serviços de roçada, limpeza de pomares, cafezais, margens de estradas e cercas, restauração de pastagens, gramados de jardins, campos desportivos e trabalhos similares.

9 Com a simples modificação do acoplamento, ela funciona centralizada com o trator ou deslocada do centro para roçar embaixo de pés de café, de laranja ou qualquer outro arbusto. As instruções contidas neste manual asseguram a melhor utilização da roçadeira para se obter o maior rendimento do trabalho e garantindo a maior vida útil. IMPORTANTE: Como no trabalho da roçadeira está presente elementos giratórios, como os cardans e as facas de corte, ela é um equipamento de operação altamente perigosa. Nunca opere com pessoas por perto. Todos os modelos são fornecidos em duas versões de transmissão: - Com correia: onde estas absorvem qualquer esforço que possa ocorrer entre as facas e a transmissão do trator, tais como: tocos, pedras ou embuchamento das facas onde estas ficam travadas. - Com transmissão direta e limitador de torque entre o cardan e a caixa de engrenagens: neste caso é o limitador que vai absorver o esforço entre as facas e a transmissão. Ele trabalha com dois discos de fricção, comprimidos por molas reguláveis que patinarão quando houver um esforço acima do normal. 3.0) PREPARO DO TRATOR PARA ACOPLAMENTO DA ROÇADEIRA Não é necessário requisitos especiais para acoplar a roçadeira. É aconselhável que o trator trabalhe com os contra-pesos dianteiros, conforme recomendações do fabricante do trator. ATENÇÃO: Lado esquerdo e lado direito, refere-se ao tratorista sentado no assento do trator. 4.0) ACOPLAMENTO DO EQUIPAMENTO AO TRATOR 4.1) Este equipamento é de levante hidráulico. 4.2) O equipamento deverá estar em terreno plano e na posição que permita o acoplamento mais facilmente. 4.3) Dirija o trator em marcha-ré, em reduzida e com baixa aceleração de encontro ao equipamento. 4.4) Os braços inferiores deverão estar baixados e o terceiro ponto levantado. ATENÇÃO: Comece o acoplamento sempre com o braço esquerdo ) Quando estiver próximo ao equipamento, acione a alavanca do controle hidráulico até alinhar a esfera do braço inferior esquerdo com os furos do equipamento. Coloque o pino e sua trava de segurança. 4.6) O próximo engate deve ser o terceiro ponto na torre. Como ele é extensível,

10 8 esta operação será bem fácil. Coloque o pino e sua trava de segurança, fixando assim o terceiro ponto à torre. 4.7) Por último engate o braço inferior direito ao equipamento. Para esta operação, utilize a manivela do braço inferior direito, até alinhar a esfera do braço com o furo do equipamento. Para completar o alinhamento no sentido horizontal, atue no terceiro ponto, trazendo ou afastamento o equipamento do trator. Se esta operação estiver muito difícil, movimente o trator para frente ou para trás, o necessário para o acoplamento. Coloque o pino e sua trava de segurança. 4.8) Nivelamento Transversal: Uma vez acoplado acione o hidráulico para levantar o equipamento mais ou menos 30 cm do solo para verificar o nivelamento transversal, isto é, a estrutura deverá estar na mesma altura do solo em ambos os lados, as distâncias AB devem ser iguais, ver Fig. 1. Para conseguir esta regulagem acione a manivela do braço inferior direito do trator. Fig ) Centralização do equipamento com o trator: Com uma trena verifique a distância CD do aro interno do pneu traseiro até os braços inferiores. Estas distâncias deverão ser iguais. Para conseguir isto acione os estabilizadores dos braços inferiores. Esta operação deverá ser efetuada com o equipamento totalmente levantado. 4.10) Nivelamento longitudinal: Com o equipamento levantado, a parte traseira e a parte dianteira deverá estar na mesma altura do solo. Para conseguir esta operação acione o terceiro ponto do trator, encurtando-o ou alongando-o, ver Fig ) Montagem do cardan: Como os braços inferiores dos diferentes tratores não são iguais, o comprimento A do cardan está dimensionado para o maior, portanto na primeira montagem pode ser necessário fazer uma ajustagem em seu comprimento. Para isso, acione o hidráulico, levantando e abaixando a roçadeira para determinar a posição da menor distância entre a tomada de força e o redutor. Nesta posição, retire as partes macho e fêmea do cardan e acople separadamente cada uma na tomada de força e no redutor. Alinhe as duas partes por fora, verificando os comprimentos que devem estar com 5 a 7cm de folga em ambos os lados, como mostra a

11 figura 2. Caso seja necessário, marcar e cortar um pedaço de cada lado para manter a folga acima indicada. O acoplamento correto das duas partes do cardan deve ser como indicado na fig. 2, isto é, os garfos do cardan na parte do meio devem estar na mesma posição. 5 a 7 cm A 9 5 a 7 cm ATENÇÃO: Toda vez que trocar de trator, principalmente de marcas diferentes, deverá ser verificado o comprimento do cardan. 4.12) Limitador de torque: (Para os modelos com transmissão direta, sem correia; vide desenho A.Z.). - O limitador de torque de discos é interligado entre o cardan e a caixa de engrenagens da roçadeira. Ele absorve qualquer esforço anormal que pode ocorrer durante o trabalho, evitando a quebra das cruzetas ou componentes do trator. Ela sai de fábrica regulada para trabalho normal, sem muito esforço das facas. Se necessário nova regulagem (o limitador está patinando e as facas não giram), solte as contra-porcas do disco e dê um pequeno aperto nas porcas o que ocasionará maior pressão nas molas. Dirija-se ao campo e experimente trabalhar; se as facas ainda não giram, dê um pouco mais de aperto nas molas. Com poucas tentativas você conseguirá a posição ideal de trabalho, com o disco girando firme e as facas cortando normal. Este limitador é a segurança dos cardans e da transmissão do trator, pois quando se encontrar um obstáculo, como: tocos, pedras, etc, ele patinará evitando a quebra. - Da regulagem correta, dependerá a vida dos cardans, pois ela absorverá todos os esforços anormais que acontecer. Portanto: NUNCA APERTE TOTALMENTE AS MOLAS, pois nesta condição o limitador estará travado e tudo se passa como se ele não existisse. - Ao apertar as porcas para pressionar as molas é importante que todas estejam com a mesma pressão. Isto será conseguido com uma chave de torque, com capacidade de zero a três Kgf-m. Se você não tiver esta chave, verifique a altura das molas que devem estar todas iguais. Está é uma maneira aproximada de dar uma pressão mais ou menos igual em todas as molas. Definido a regulagem do limitador, segure firmemente a porca e com outra chave aperte a contra-porca.

12 10 5.0) OPERAÇÃO Antes de iniciar a operação com a roçadeira é importante que seja feito uma revisão geral, verificando todos os itens abaixo descritos e em especial aos de SEGURANÇA: 5.1) CAIXA DE ENGRENAGENS: Verificar as condições do óleo, principalmente se a roçadeira ficou muito tempo parada e ao tempo, pois pode ter havido uma condensação de umidade no seu interior, o que contamina o óleo com água. Neste caso deverá ser trocado. Em condições normais de trabalho, verificar diariamente se não há algum vazamento no redutor. Se isto acontecer, verificar o nível do óleo, conforme indicado no item de manutenção. 5.2) CORREIAS: Elas devem estar tencionadas o suficiente para não patinar quando em operação normal. Note que as correias são também a segurança de trabalho quando as facas encontram uma grande resistência e travam. Nesta condição as correias patinarão, servindo de alerta para o operador parar, vide fig ) LIMITADOR DE TORQUE: Com decorrer do trabalho se o limitador patinar nos trabalhos pesados e o operador não perceber, os discos se desgastam naturalmente, modificando a regulagem, isto é, ele começará patinar sem muito esforço. Neste caso será necessário proceder a uma nova regulagem. 5.4) ALTURA DE CORTE: É definida através da roda guia ou das sapatas laterais. Esta regulagem deve ser de no mínimo 4 cm das lâminas de corte ao solo. 5.5) ROTAÇÃO DAS FACAS: Durante a operação, a rotação da tomada de força deve ser de 540 rpm e constante, sem variação. Para isso consulte o manual do trator para saber qual a rotação do motor que corresponderá pelas 540 rpm da tomada de força. 5.6) CONDIÇÕES DO TRABALHO: Escolha a marcha do trator mais adequada para o trabalho, isto é, se for roçar uma capoeira fechada utilize uma marcha reduzida e regule para uma altura acima de 30 cm; se for roçar um pasto ou um gramado, pode trabalhar em marcha simples e baixa altura de corte. ATENÇÃO: Muito cuidado com depressões do terreno, tocos, pedras ou qualquer outro tipo de irregularidade do local, pois poderá ocorrer acidentes graves com o equipamento, principalmente a quebra das facas.

13 5.7) DESLOCAMENTO LATERAL: Pomares, cafezais e outros tipos de cultura permanente deverá ser montada a roçadeira deslocada lateralmente, permitindo assim a roçada em baixo dos pés das árvores. Nas Roçadeiras SANTA IZABEL não é necessário fazer nenhuma alteração, basta apenas mudar a posição do engate do trator. 5.8) SEGURANÇA: Se você estiver trabalhando com a roçadeira e perceber a aproximação de uma pessoa, pare o trabalho até que a pessoa passe ou chegue até você. Caso contrário o risco de um acidente por arremesso de pedaços de madeira ou qualquer outro objeto é muito grande, podendo até ser fatal. 6.0) MANUTENÇÃO: A manutenção e inspeção do equipamento, somente poderá ser executado por funcionário devidamente qualificado e credenciado pela empresa. NR ) MECÂNICA - CORREIAS: Verificar diariamente a tensão das mesmas. O normal deve ser de 1cm a deflexão ao comprimi-la no centro ver fig. 3. As correias, quando necessário, devem ser todas substituídas, mesmo ao arrebentar uma só. Ao comprá-las verifique se são da mesma marca e mesma série. - PORCAS E PARAFUSOS: Uma vez por semana deverá ser reapertado todas porcas e parafusos. As porcas das facas devem ser verificadas diariamente. - REDUTOR: Recomendamos que sua desmontagem seja feita por mecânico especializado. - FACAS: Mantê-las sempre bem afiadas para aumentar o rendimento do trabalho com um serviço bem feito. A substituição das facas deve ser aos pares, pois uma faca nova e outra desgastada provocará vibração no conjunto todo, dificultando o trabalho. Mesmo nas facas novas verificar que a diferença de peso entre elas é no máximo de 120 gramas. 6.2) LUBRIFICAÇÃO - REDUTOR: Em condições normais de trabalho (contínuo) o óleo deve ser trocado a cada 500 horas. ATENÇÃO: se a roçadeira ficar parada por longo período e ao tempo, pode ocorrer uma condensação de água dentro da caixa, o que contaminará o óleo; neste caso deverá ser trocado independentemente do tempo de uso. Verificar diariamente se não há vazamento. Se isto ocorrer, verificar o nível diariamente e repor o óleo faltante até corrigir o vazamento. - CARDANS E MANCAIS (fig. 4, 5 e 6): Devem ser lubrificados diariamente. Antes de iniciar a lubrificação, limpe muito bem as engraxadeiras com um pano limpo para evitar que a nova graxa empurre poeira para dentro dos rolamentos ou buchas. Se alguma engraxadeira estiver entupida, retire-a para limpar ou substitua a mesma. 11

14 12

15 13 TABELA DE ÓLEOS RECOMENDADOS E SEUS FABRICANTES SHELL - SPIRAX HD 90 PETROBRAS - LUBRAX TRM-5 SAE 90 ESSO - GEAR OIL GX 90 IPIRANGA - IPIRGEROL SP 90 MÓBIL - MOBILUBE HD 90 TEXACO - MULTIGEAR LUBRICANT EP 90 ATLANTIC - ULTRAGEAR OIL SAE 90 BARDAHL - MAXLUB G/P CASTROL - HYPOY EP 90 TABELA DE GRAXAS RECOMENDADAS E SEUS FABRICANTES SHELL - ALVANIA EP 2 PETROBRAS - LUBRAX INDL. GMA 2 EP ESSO - BEACON EP 2 IPIRANGA - ISAFLEX EP 2 MÓBIL - MOBILUX EP 2 TEXACO - MULTIFAK EP 2 ATLANTIC - LITHOLINE EP 2 BARDAHL - MAXLUB G/P CASTROL - EPL GREASE ATENÇÃO: Não se deve misturar óleos ou graxas de fabricantes diferentes. Escolha a marca de sua preferência e não mude freqüentemente. 7.0) CUIDADOS ESPECIAIS 7.1) A Roçadeira SANTA IZABEL somente deverá ser operada por pessoas capacitadas e depois de ter o completo conhecimento do manual de operações. O manejo incorreto poderá resultar em acidentes graves ou fatais. 7.2) Verifique sempre os pinos e contra-pinos, protetores do cardan, correias e principalmente as facas, todos deverão estar ajustados adequadamente. 7.3) Não inicie a operação com a roçadeira SANTA IZABEL quando pessoas estiverem próximas ao trator. 7.4) A roçadeira SANTA IZABEL quando em funcionamento, poderá arremessar pedras, fragmentos de madeira e outros objetos, podendo provocar acidentes graves ou fatais. 7.5) Ao operar a roçadeira SANTA IZABEL próximo a residências, barracões, veículos, rodovias e principalmente pessoas, providencie antes, demarcações, telas protetoras ou a retirada das pessoas do local. 7.6) Evite manobras com a roçadeira SANTA IZABEL com o hidráulico muito elevado. Isto poderá desalinhar o cardan vindo a danificá-lo. 7.7) Em caso de emergência, desligue a tomada de força e pare o trator. 7.8) Somente transporte a roçadeira SANTA IZABEL desligada. 7.9) Não permita que pessoas fiquem sobre a roçadeira SANTA IZABEL em hipótese alguma, bem como não utilize-a como plataforma de transporte. 7.10) Não se aproxime da roçadeira SANTA IZABEL imediatamente após desligar a tomada de força, pois ela é dotada de um sistema de giro livre e as facas permanecem em movimento por mais alguns minutos. 7.11) Ao realizar manutenção na parte inferior da roçadeira, proceda da seguinte maneira:

16 14 - acione a embreagem e desligue a tomada de força. - estacione o trator em lugar apropriado. - espere a parada total das facas e calce a roçadeira mantendo-a erguida. - retire a chave de partida do trator e use o freio de estacionamento. 8.0) PEÇAS DE REPOSIÇÃO 8.1) Montagem da Roçadeira (ver desenhos G.Z e H.Z) 8.1.1) A Roçadeira SANTA IZABEL é fornecida completamente montada para o mercado interno ) Para exportação, ou para facilitar o transporte, a montagem é parcial em subconjuntos conforme abaixo indicados: ) Conjunto da estrutura principal, pos ) Conjunto redutor, pos. 16; e suporte, pos. 12 ou pos ) Conjunto da torre, pos. 5, 6 e 7 ou pos. 5, 6 e ) Conjunto do cardan, pos. 11 ou ) Conjunto da roda guia, pos. 24 ou ) ATENÇÃO: O redutor é fornecido com óleo de acordo com o item de manutenção do manual do operador. Antes de iniciar a operação pela primeira vez, retirar o respiro e verificar o nível de óleo (ver desenhos GZ e HZ). 8.2) Especificações Técnicas 8.2.1) Sistema de Transmissão: ) Por correias em V e caixa de engrenagem com dentes helicoidais, com sistema de giro livre, permitindo que as lâminas girem livremente sem empurrar o trator para frente ) Por limitador de torque e caixa de engrenagem direto sobre o eixo das facas ) Estrutura: Em perfil L resistente, tendo como característica principal a colocação dos reforços na parte superior do chassi, permitindo que a parte inferior fique livre, melhorando o desempenho das lâminas. As chapas de fechamento são ponteadas na estrutura permitindo uma fácil reposição ) Cardan: Com dispositivo de segurança (capa protetora), para diminuir os riscos de acidentes ) Roda Traseira: De aço, com regulagem da altura de corte ) Patins Laterais: Deslizantes e chapa de desgaste substituíveis. 9.0) PEÇAS DE REPOSIÇÃO 9.1) Havendo necessidade de substituir qualquer componente de sua Roçadeira, localize nos desenhos das páginas seguintes qual o Número da Peça desejada. 9.2) Na primeira folha deste catálogo indique: - O modelo de sua roçadeira.

17 - O número de Série da roçadeira. - O Ano de Fabricação. Fornecendo todas informações acima indicadas, com certeza você receberá a peça correta. Se faltar algum desses dados ficará muito difícil garantir o envio da peça correta. Em caso de dúvida o seu revendedor saberá como providenciar o pedido da peça. 15 ANOTAÇÕES:

18 AZ

19 AZ 17

20 AA

21 19 RESPIRO MARCA DO NÍVEL GZ

22 20 MARCA DO NÍVEL RESPIRO HZ

23 RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA 1) Somente pessoas que possuem o completo conhecimento do trator e dos equipamentos SANTA IZABEL, de acordo com os manuais de operação e ou com as normas técnicas oficiais vigentes, devem conduzi-los. O manejo incorreto poderá resultar em acidentes graves ou fatais (NR ). 2) Para engatar os equipamentos SANTA IZABEL, faça manobras com o trator em marcha lenta, em local espaçoso e esteja preparado para acionar os freios. 3) O motor do trator não deve funcionar em locais fechados sem arejamento, devido à toxidade dos gases expelidos. 4) Faça todos os lastreamentos necessários para tracionar equipamentos que os exijam, para operações seguras. 5) Em operações com trator parado, trave os freios de estacionamento e calce as rodas. O operador não pode se afastar de perto do equipamento, enquanto ele estiver em funcionamento (NR ). 6) Todas as peças móveis, como correias, polias, engrenagens, etc. merecem cuidados especiais. 7) Vista roupas e calçados adequados para operar com tratores e equipamentos SANTA IZABEL. Não use paletó ou camisas soltas, principalmente próximo a partes giratórias. 8) Não permita que outras pessoas acompanhem o operador, no trator ou no equipamento. 9) Não efetue regulagens com o equipamento SANTA IZABEL em funcionamento, principalmente aqueles que possuem elementos giratórios. Inspeção, reparos, limpeza e ajustes, só podem ser executados com o equipamento desligado (PARADO) (NR ). 10) Não permita que crianças brinquem sobre, ou próximo ao equipamento SANTA IZABEL em operação, em transporte ou estacionado. 11) A velocidade de operação deve ser cuidadosamente selecionada. 12) Em terrenos inclinados, mantenha a estabilidade do trator sob controle. Se ocorrer início de desequilíbrio, abaixe a aceleração e não levante o equipamento SANTA IZABEL do solo, até que a situação se normalize. 13) As mangueiras dos equipamentos SANTA IZABEL de controle hidráulico, devem ser desconectadas com a pressão do óleo aliviada. Para isso, após parar o trator com o equipamento em local adequado, desligue o motor do trator e acione a alavanca do comando nos dois sentidos, que a pressão se aliviará. 14) Não verifique vazamentos nos circuitos hidráulicos com as mãos; a alta pressão pode provocar lesões; use luvas adequadas. 15) No término do trabalho, os equipamentos SANTA IZABEL, podem ser desengatados e devidamente apoiados no solo ou sobre cavaletes, não devendo ficar suspensos pelo hidráulico do trator. 16) Não transite em rodovias ou estradas pavimentadas, principalmente à noite. Lembre-se, trator é máquina agrícola. Se necessário em pequenos percursos, utilize sinais de alerta e esteja com os faróis e lanternas devidamente acesas. 17) Os equipamentos agrícolas SANTA IZABEL, tais como grades, arados, e outros que possuem elementos ativos e afiados, com bordas cortantes, oferecem riscos de acidentes, mesmo quando não estão operando. Portanto estes devem ser mantidos em local apropriado, devidamente apoiados no solo e impedindo-se o acesso de crianças e pessoas alheias ao manuseio dos mesmos. 18) Para estacionar o trator, desligue o motor, retire a chave do contato, neutralize a ação dos comandos hidráulicos e aplique o freio de estacionamento. SANTA IZABEL Implementos Agrícolas Ltda.

24 SANTA IZABEL Implementos Agrícolas Ltda. Av. Dolores Martins Rubinho, Parque Industrial II CEP São João da Boa Vista - SP Tel./Fax: (19) santaizabel@santaizabel.ind.br 05/ Grass (19)

Manual de Instruções RP - RPCO 1300/1500/1700 ROÇADEIRA PICCIN

Manual de Instruções RP - RPCO 1300/1500/1700 ROÇADEIRA PICCIN Manual de Instruções RP - RPCO 1300/1500/1700 ROÇADEIRA PICCIN ÍNDICE Apresentação...02 Normas de Segurança... 03 Componentes... 06 Especificações Técnicas... 06 Engate...08 Regulagens... 09 Manutenção...

Leia mais

Segurança com retroescavadeira. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho

Segurança com retroescavadeira. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho Segurança com retroescavadeira Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho Retroescavadeira Apenas pessoas que possuem o completo conhecimento do trator e dos implementos devem efetuar

Leia mais

Manual de Instruções e Catálogo de Peças

Manual de Instruções e Catálogo de Peças 1 Manual de Instruções e Catálogo de Peças Mk-GT 800 2 ÍNDICE Apresentação... 03 Normas de Segurança... 04 Componentes... 07 Engate / Montagem... 08 Preparação p/trabalho... 09 Cuidados... 10 Manutenção...11

Leia mais

TEKNIKAO. Balanceadora NK750. Manual de Instruções. São Paulo

TEKNIKAO. Balanceadora NK750. Manual de Instruções. São Paulo Balanceadora Manual de Instruções São Paulo 2013 ÍNDICE Ao Proprietário... 3 Ao Operador... 3 Trabalho com Segurança... 4 Cuidados Especiais... 4 Especificações Técnicas... 6 Dados Técnicos... 6 Dimensões

Leia mais

Maksolo Implementos e Peças Agrícolas Manual Pá Carregadeira. Manual de Instruções e Catálogo de Peças

Maksolo Implementos e Peças Agrícolas Manual Pá Carregadeira. Manual de Instruções e Catálogo de Peças 1 Manual de Instruções e Catálogo de Peças 2 ÍNDICE Apresentação... 03 Normas de Segurança... 04 Componentes... 06 Engate / Regulagens... 07 Operação... 08 Cuidados... 10 Identificação... 11 Certificado

Leia mais

ÍNDICE. 01 - Normas de Segurança... 02 - Componentes... 03 - Especificação Técnicas... 04 - Montagem... 05 - Engate... 06 - Regulagens e Operações...

ÍNDICE. 01 - Normas de Segurança... 02 - Componentes... 03 - Especificação Técnicas... 04 - Montagem... 05 - Engate... 06 - Regulagens e Operações... INTRODUÇÃO Agradecemos a preferência e queremos parabenizá-lo pela excelente escolha que acaba de fazer, ao adquirir um produto Baldan fabricado com a tecnologia AGRI-TILLAGE DO BRASIL INDÚSTRIA E COMÉRCIO

Leia mais

ZJ20U93 Montagem e Operacional

ZJ20U93 Montagem e Operacional www.zoje.com.br ZJ20U93 Montagem e Operacional ÍNDICE 1. Aplicação...2 2. Operação segura...2 3. Cuidados antes da operação...2 4. Lubrificação...2 5. Seleção da agulha e do fio...3 6. A Inserção da agulha...3

Leia mais

ÍNDICE MANUTENÇÃO PREVENTIVA COMO PEDIR PEÇAS DE REPOSIÇÃO

ÍNDICE MANUTENÇÃO PREVENTIVA COMO PEDIR PEÇAS DE REPOSIÇÃO Este manual ajudará você a familiarizar-se com a sua Empilhadeira Manual BYG. Facilitará também, possíveis manutenções periódicas. Recomendamos uma atenção especial para utilização do equipamento, antes

Leia mais

ALISADOR DE CONCRETO MANUAL DO USUÁRIO NAC2. Por favor, leia este Manual com atenção pára uso do equipamento.

ALISADOR DE CONCRETO MANUAL DO USUÁRIO NAC2. Por favor, leia este Manual com atenção pára uso do equipamento. ALISADOR DE CONCRETO MANUAL DO USUÁRIO NAC2 Por favor, leia este Manual com atenção pára uso do equipamento. Aviso Importante Certifique-se de verificar o nível de óleo como é descrito a seguir: 1. Nível

Leia mais

2.2. Antes de iniciar uma perfuração examine se não há instalações elétricas e hidráulicas embutidas ou fontes inflamáveis.

2.2. Antes de iniciar uma perfuração examine se não há instalações elétricas e hidráulicas embutidas ou fontes inflamáveis. 1. Normas de segurança: Aviso! Quando utilizar ferramentas leia atentamente as instruções de segurança. 2. Instruções de segurança: 2.1. Aterramento: Aviso! Verifique se a tomada de força à ser utilizada

Leia mais

Desempenadeiras DPC-4 / DPC-5 MANUAL BÁSICO DO OPERADOR

Desempenadeiras DPC-4 / DPC-5 MANUAL BÁSICO DO OPERADOR Desempenadeiras DPC-4 / DPC-5 MANUAL BÁSICO DO OPERADOR Baldan Máquinas e Equipamentos Ltda Fone: (6) 325-4 - Fax: 325-658 "INFORMAÇÕES TÉCNICAS" Mesas em ferro fundido frezadas muito precisas, com sistema

Leia mais

VARREDEIRA ZE072. Manual de serviço

VARREDEIRA ZE072. Manual de serviço VARREDEIRA ZE072 Manual de serviço A varredeira ZE072 foi desenvolvida para trabalhos na construção civil, de manutenção em estradas, ou locais que necessitem o mesmo sistema de remoção de resíduos. Qualquer

Leia mais

www.cpsol.com.br (11) 4106-3883

www.cpsol.com.br (11) 4106-3883 REGULAGEM DA CORRENTE A tensão da corrente estará correta, quando em temperatura ambiente, a corrente encostar na parte inferior do sabre e ainda puder ser puxada com a mão sobre o mesmo. CORTE DE TORAS

Leia mais

Manual de Usuário. (Y-200, Y-300, Y-400, Y-500, Y-550, Y- 600, Y-700, Y-850, Y-1200, Y-1500 e Y- 2000)

Manual de Usuário. (Y-200, Y-300, Y-400, Y-500, Y-550, Y- 600, Y-700, Y-850, Y-1200, Y-1500 e Y- 2000) AUTOMATIZADORES PARA PORTAS DE ENROLAR IMPORTAÇÃO E SUPORTE TÉCNICO NA INSTALAÇÃO Manual de Usuário (Y-200, Y-300, Y-400, Y-500, Y-550, Y- 600, Y-700, Y-850, Y-1200, Y-1500 e Y- 2000) SAC: 55 + 11 3088

Leia mais

FOGÃO ELÉTRICO. Manual de Instruções SIEMSEN. (0xx) 47 255 2000 LINHA DIRETA

FOGÃO ELÉTRICO. Manual de Instruções SIEMSEN. (0xx) 47 255 2000 LINHA DIRETA Manual de Instruções METALÚRGICA SIEMSEN LTDA. Fone: +55 (0 )47 255 2000 - Fax: +55 (0 )47 255 2020 Rua: Anita Garibaldi, nº 262 - Bairro: São Luiz - CP: 52 CEP: 88351-410 - Brusque - Santa Catarina -

Leia mais

6 Manutenção de Tratores Agrícolas

6 Manutenção de Tratores Agrícolas 6 Manutenção de Tratores Agrícolas 6.1 Introdução Desenvolvimento tecnológico do país Modernização da agricultura Abertura de novas fronteiras agrícolas Aumento no uso de MIA Aumento da produtividade Maiores

Leia mais

Manual Técnico e Certificado de Garantia

Manual Técnico e Certificado de Garantia Parabéns! Você acabou de adquirir um ventilador de teto com luminária, especialmente criado para trazer mais conforto e beleza aos ambientes. Com design diferenciado o Efyx Nauta é pré-montado. Siga todas

Leia mais

MOINHO ALTA ROTAÇÃO E BAIXA ROTAÇÃO

MOINHO ALTA ROTAÇÃO E BAIXA ROTAÇÃO MANUAL DE OPERAÇÕES MOINHO ALTA ROTAÇÃO E BAIXA ROTAÇÃO MI-200 / MI-300 1 - Introdução Leia atentamente o Manual de Instruções, pois nele estão contidas as informações necessárias para o bom funcionamento

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO MANUAL DE INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO 2 IMPORTANTE BMP-PROAR e seus Distribuidores Autorizados advertem que a seleção imprópria, falha ou uso incorreto dos produtos descritos neste manual, podem causar acidentes,

Leia mais

A manutenção preventiva é de suma importância para prolongar a vida útil da máquina e suas partes. Abaixo, algumas dicas de manutenção preventiva:

A manutenção preventiva é de suma importância para prolongar a vida útil da máquina e suas partes. Abaixo, algumas dicas de manutenção preventiva: Manutenção Preventiva e Corretiva de Rosqueadeiras Manual de Manutenção: Preventivo / Corretivo Preventivo: Toda máquina exige cuidados e manutenção preventiva. Sugerimos aos nossos clientes que treinem

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES

MANUAL DE INSTRUÇÕES MANUAL DE INSTRUÇÕES GTS 160 / GTS-H / CCT 200 / CCT-H / GT-H GARFO TRASEIRO DE SILAGEM HIDRÁULICO CAÇAMBA CARREGADEIRA TRASEIRA HIDRÁULICA GUINCHO TRASEIRO HIDRÁULICO - Apresentação - Certificado de garantia

Leia mais

Manual de Instruções e Lista de Peças. Máquina de Costura Industrial Galoneira BC 500-01 CB

Manual de Instruções e Lista de Peças. Máquina de Costura Industrial Galoneira BC 500-01 CB Manual de Instruções e Lista de Peças Máquina de Costura Industrial Galoneira BC 500-01 CB ÍNDICE DETALHES TÉCNICOS, INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA... 01 MONTAGEM MOTOR E ROTAÇÃO DA MÁQUINA... 02 LUBRIFICAÇÃO...

Leia mais

Manual PORTA PLACAS. Rev 00-12/07/2012 pág - 1 de 21

Manual PORTA PLACAS. Rev 00-12/07/2012 pág - 1 de 21 Rev 00-12/07/2012 pág - 1 de 21 Manual PORTA PLACAS Rev 00-12/07/2012 pág - 2 de 21 Índice CERTIFICADO ISO 9001:2008 DESENHO DE OPERAÇÃO MANUAL DE OPERAÇÃO DESENHO DE CONJUNTO TABELAS DIMENSIONAIS Histórico

Leia mais

Rosqueadeiras. Manual de Instruções

Rosqueadeiras. Manual de Instruções Manual de Instruções 2 NOMAQ Roscar/Cortar/Escarear Modelos para tubos de ½ a 6 Modelo NQ-R2 NQ-R2A NQ-R4 NQ-R6 Roscas Tubos 1/2, 3/4, 1, 2 1/2, 3/4, 1, 2 1/2, 3/4, 1, 2, 2.1/2, 4 2.1/2, 4, 5, 6 Roscas

Leia mais

ÍNDICE MANUTENÇÃO PREVENTIVA COMO PEDIR PEÇAS DE REPOSIÇÃO

ÍNDICE MANUTENÇÃO PREVENTIVA COMO PEDIR PEÇAS DE REPOSIÇÃO Este manual ajudará você a familiarizar-se com sua Empilhadeira BYG. Facilitará também, possíveis manutenções periódicas. Recomendamos uma atenção especial para utilização do equipamento, antes mesmo do

Leia mais

1 - AUTOMATIZADOR: Utilizado exclusivamente em portas de enrolar de aço. Existem diversas capacidades e tamanhos. Verifique sempre o peso e o tamanho

1 - AUTOMATIZADOR: Utilizado exclusivamente em portas de enrolar de aço. Existem diversas capacidades e tamanhos. Verifique sempre o peso e o tamanho 1 ME-01 REV00 13 3 1 2 14 9 10 12 4 5 6 7 11 8 1 - AUTOMATIZADOR: Utilizado exclusivamente em portas de enrolar de aço. Existem diversas capacidades e tamanhos. Verifique sempre o peso e o tamanho da porta

Leia mais

Tecnologia em encadernações. www.lassane.com.br

Tecnologia em encadernações. www.lassane.com.br Tecnologia em encadernações www.lassane.com.br Encadernação com Wire-o Anel INÍCIO DA OPERAÇÃO A encadernação com Wire-o - ou duplo anel - proporciona um acabamento superior, além de facilitar o manuseio

Leia mais

FAREX - Com. de Máquinas Ltda. Hydra-Tools Indl. e Coml. Ltda.

FAREX - Com. de Máquinas Ltda. Hydra-Tools Indl. e Coml. Ltda. FAREX - Com. de Máquinas Ltda. Hydra-Tools Indl. e Coml. Ltda. Manual de Instruções Maquina Hidráulica de Curvar Tubos Série CTN-4 A máquina de curvar tubos da série CTN-4, foi desenvolvida para curvar

Leia mais

Manual de Montagem, Operação, Manutenção e Reparo. Engate de Container

Manual de Montagem, Operação, Manutenção e Reparo. Engate de Container Manual de Montagem, Operação, Manutenção e Reparo Engate de Container Março / 2005 O Engate de Container tem como função principal, promover o acoplamento de implementos rodoviários com containers para

Leia mais

E7 Bike de Spinning Manual do Proprietário

E7 Bike de Spinning Manual do Proprietário E7 Bike de Spinning Manual do Proprietário Visão Lista de expandida Peças Nº Nome Tamanho Quant. Nº Nome Tamanho Quant. PORCA SEXTAVADA 34 M2 2 PORCA SEXTAVADA M8 M8 4 M 2 BUCHA PLASTICA 2 ARRUELA M8 35

Leia mais

EVAPORADOR ELIMINADOR DE GOTEJAMENTO

EVAPORADOR ELIMINADOR DE GOTEJAMENTO EVAPORADOR ELIMINADOR DE GOTEJAMENTO Aparelho Bivolt 110v 220v ATENÇÃO: INSTALAR EXTERNAMENTE * Capacidade total em 220v. Em 110v, redução de 50% a 60% na capacidade de evaporação. *Não testar com água

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES

MANUAL DE INSTRUÇÕES MANUAL DE INSTRUÇÕES PTI / PSI PLAINA TRASEIRA PERFURADOR DE SOLO 01 - Apresentação - Certificado de garantia 02 - Componentes: - Plaina Traseira Inroda - Perfurador de Solo Inroda 03 - Normas de Segurança

Leia mais

Este catálogo tem o objetivo de facilitar a identificação dos componentes, agilizando a reposição dos mesmos.

Este catálogo tem o objetivo de facilitar a identificação dos componentes, agilizando a reposição dos mesmos. PARA O USUÁRIO Este catálogo tem o objetivo de facilitar a identificação dos componentes, agilizando a reposição dos mesmos. PARA SOLICITAR AS PEÇAS Entre em contato com nosso representante mais próximo,

Leia mais

Evolução Constante GUIA RÁPIDO ELETRODRIVE

Evolução Constante GUIA RÁPIDO ELETRODRIVE Evolução Constante GUIA RÁPIDO ELETRODRIVE STARA S.A. - INDÚSTRIA DE IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS AV. STARA, 519 CEP 99470-000 - Não-Me-Toque/RS - Brasil Telefone/Fax: (54) 3332-2800 e-mail: stara@stara.com.br

Leia mais

EXAUSTOR MUNTERS MANUAL DE INSTALAÇÃO EXAUSTOR MUNTERS REV.00-11/2012-MI0047P

EXAUSTOR MUNTERS MANUAL DE INSTALAÇÃO EXAUSTOR MUNTERS REV.00-11/2012-MI0047P MANUAL DE INSTALAÇÃO EXAUSTOR MUNTERS REV.00-11/2012-MI0047P 0 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 2 IMPORTANTE... 3 SEGURANÇA... 3 CUIDADOS AO RECEBER O EQUIPAMENTO... 4 1) Instalação dos exaustores... 5 2) Instalação

Leia mais

Manual de Instruções e Termo de Garantia

Manual de Instruções e Termo de Garantia Manual de Instruções e Termo de Garantia 1.Identificação dos itens. 2.Marque na porta a altura do centro da maçaneta (sugestão: 1,10m em relação ao piso). 4.Com auxílio de ferramentas (formão, furadeira,

Leia mais

Manual de instrução. Desempenador de Rodas

Manual de instrução. Desempenador de Rodas Manual de instrução Desempenador de Rodas Apresentação Somos uma empresa voltada no ramo de equipamentos para auto center e borracharia em geral, contamos com uma linha de funcionarios altamente qualificada

Leia mais

CARRETAS TANQUE. Prezado Cliente,

CARRETAS TANQUE. Prezado Cliente, Prezado Cliente, Ao optar pela CARRETA TANQUE CEMAG, esteja convicto de que realmente decidiu pelo melhor implemento em seu gênero. A CARRETA TANQUE CEMAG é produzida dentro de rigorosos padrões de qualidade

Leia mais

MANUAL DE MONTAGEM PLATAFORMAS

MANUAL DE MONTAGEM PLATAFORMAS MANUAL DE MONTAGEM PLATAFORMAS ALTOSUL INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS LTDA Fone /Fax (47) 3533-5330 Rua Presidente Nereu, 1300 Ituporanga-sc - Cep 88400-000 Sumario Sumario... 1 A Empresa... 2 Contatos... 2

Leia mais

Manual de Instruções e Lista de Peças. Máquina de Corte Circular de Tecido 950C

Manual de Instruções e Lista de Peças. Máquina de Corte Circular de Tecido 950C Manual de Instruções e Lista de Peças Máquina de Corte Circular de Tecido 950C 104A 104B Singer é uma marca registrada da The Singer Company Limited ou suas afiliadas. 2009 Copyright The Singer Company

Leia mais

Instruções de Operação. Instruções importantes e avisos de advertência estão retratados na máquina por meio de símbolos:

Instruções de Operação. Instruções importantes e avisos de advertência estão retratados na máquina por meio de símbolos: 1 Instruções de Operação Instruções importantes e avisos de advertência estão retratados na máquina por meio de símbolos: Antes de começar a trabalhar, leia o manual de instruções da máquina. Trabalhe

Leia mais

Pulverizador Agrícola Manual - PR 20

Pulverizador Agrícola Manual - PR 20 R Pulverizador Agrícola Manual - PR 20 Indústria Mecânica Knapik Ltda. EPP CNPJ: 01.744.271/0001-14 Rua Prefeito Alfredo Metzler, 480 - CEP 89400-000 - Porto União - SC Site: www.knapik.com.br vendas@knapik.com.br

Leia mais

Embalagem Breve histórico: Nytron é uma empresa líder no mercado de reposição de polias e tensionadores; Produzindo 306 itens para reposição; Abastece todo mercado nacional,através dos mais importantes

Leia mais

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS Página 1 de 9 Informativo nº 9 VENTILADOR DE MESA 30cm VENTNK1200 ASSUNTO: Lançamento. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS Alimentação: Cor: Potência do aparelho: Consumo de energia: Característica diferencial: Período

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO, OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO SOPRADORES TIPO ROOTS DOSITEC SÉRIE Cutes - CR

MANUAL DE INSTALAÇÃO, OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO SOPRADORES TIPO ROOTS DOSITEC SÉRIE Cutes - CR MANUAL DE INSTALAÇÃO, OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO SOPRADORES TIPO ROOTS DOSITEC SÉRIE Cutes - CR Parabéns por adquirir sopradores roots Dositec, série Cutes - CR, os quais são o resultado de avançado projeto

Leia mais

Este catálogo tem o objetivo de facilitar a identificação dos componentes, agilizando a reposição dos mesmos.

Este catálogo tem o objetivo de facilitar a identificação dos componentes, agilizando a reposição dos mesmos. PARA O USUÁRIO Este catálogo tem o objetivo de facilitar a identificação dos componentes, agilizando a reposição dos mesmos. PARA SOLICITAR AS PEÇAS Entre em contato com nosso representante mais próximo,

Leia mais

CERTIFICADO DE GARANTIA

CERTIFICADO DE GARANTIA CERTIFICADO DE GARANTIA A BALDAN IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS S/A, garante o funcionamento normal do implemento ao revendedor por um período de 6 (seis) meses contados a partir da data de entrega na nota fiscal

Leia mais

Manual de Instruções Aparelho Abdominal

Manual de Instruções Aparelho Abdominal Manual de Instruções Aparelho Abdominal Parabéns, você acabou de adquirir o Aparelho Abdominal! Um produto ideal para você cuidar da sua saúde e do seu corpo no conforto da sua casa. Temos certeza que

Leia mais

ROÇADEIRAS. Manual de Instruções

ROÇADEIRAS. Manual de Instruções ROÇADEIRAS Manual de Instruções PARABÉNS Parabéns por adquirir um implemento com a marca São José Industrial. Temos como missão de trabalho, criar e produzir implementos como este, que garantem benefícios

Leia mais

Instruções para Carrinho de Bebê Multifuncional SONHO

Instruções para Carrinho de Bebê Multifuncional SONHO Instruções para Carrinho de Bebê Multifuncional SONHO Carrinho SONHO Manual Carrinho Sonho- Dardara - 2 as ilustrações são apenas representações. o design e o estilo podem variar. Antes de usar o carrinho,

Leia mais

Rebitador de Rosca DR7-0312 Manual de Operações www.ldr2.com.br

Rebitador de Rosca DR7-0312 Manual de Operações www.ldr2.com.br Rebitador de Rosca DR7-0312 Manual de Operações www.ldr2.com.br 1. DADOS TÉCNICOS Modelo Medida de bicos para rebite de rosca Força de tração Velocidade Pressão de trabalho Peso líquido DR7-0312 M3 M4

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES MÁQUINA DE ENCERAR

MANUAL DE INSTRUÇÕES MÁQUINA DE ENCERAR MANUAL DE INSTRUÇÕES MÁQUINA DE ENCERAR ZV1000A (127V) ZV1000B (220V) Leia atentamente este Manual, antes de usar sua Enceradeira. Guarde-o em local seguro, para futuras consultas. SAC: (11) 5660.2600

Leia mais

MANUAL TÉCNICO JIRAU PASSANTE ELÉTRICO

MANUAL TÉCNICO JIRAU PASSANTE ELÉTRICO MANUAL TÉCNICO SUMÁRIO Introdução 03 Descrição da plataforma 04 Instruções de montagem 08 Informações de segurança 12 INTRODUÇÃO O ANDAIME SUSPENSO ELÉTRICO JIRAU é recomendado para trabalhos em altura

Leia mais

ELIMINADOR MECÂNICO DE SOQUEIRAS

ELIMINADOR MECÂNICO DE SOQUEIRAS ELIMINADOR MECÂNICO DE SOQUEIRAS MANUAL DE INSTRUÇÕES ÍNDICE Normas de Segurança 03 Componentes 06 Especificações Técnicas 07 Engate 08 Regulagens 11 Operações 12 Manutenção 13 Limpeza 18 Garantia 19 Identificação

Leia mais

CARRETA BASCULANTE KHOR

CARRETA BASCULANTE KHOR 1 - INTRODUÇÃO Parabéns; você acaba de adquirir um produto KHOR que é resultado de um projeto sofisticado, onde profissionais com anos de experiência dedicaram horas de trabalho e os mais rigorosos teste.

Leia mais

Aspectos de Segurança - Discos de Corte e Desbaste

Aspectos de Segurança - Discos de Corte e Desbaste Aspectos de Segurança - Discos de Corte e Desbaste Os discos de corte e desbaste são produzidos e controlados com rigor, sendo submetidos a testes internos que objetivam a reprodução da qualidade lote

Leia mais

ESTE SÍMBOLO DE ALERTA INDICA IMPORTANTES ADVERTÊNCIAS DE SEGURANÇA NESTE MANUAL.

ESTE SÍMBOLO DE ALERTA INDICA IMPORTANTES ADVERTÊNCIAS DE SEGURANÇA NESTE MANUAL. INTRODUÇÃO Agradecemos a preferência e queremos parabenizá-lo pela excelente escolha que acaba de fazer, pois você adquiriu um produto fabricado com a tecnologia BALDAN IMPLEMENTOS AGRICOLAS S/A. Este

Leia mais

FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE TRANSMISSÃO:

FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE TRANSMISSÃO: FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE TRANSMISSÃO: 1 - EMBREAGEM 2 - CÂMBIO 3 - DIFERENCIAL 4 - REDUÇÃO FINAL Luiz Atilio Padovan Prof. Eng. Agrônomo 1 EMBREAGEM LOCALIZAÇÃO 1 EMBREAGEM LOCALIZAÇÃO 1 EMBREAGEM LOCALIZAÇÃO

Leia mais

BOMBA SUBMERSÍVEL DE MANGOTE - BWA500 AL

BOMBA SUBMERSÍVEL DE MANGOTE - BWA500 AL BOMBA SUBMERSÍVEL DE MANGOTE - BWA500 AL Página1 VIBRADOR DE IMERSÃO PENDULAR - VIP 38 - VIP 45 10/2014 APLICAÇÃO - As Bombas Submersíveis são utilizadas em esgotamento de água limpa ou suja em valas,

Leia mais

MOVIMENTADOR PARA PORTAS DE ENROLAR

MOVIMENTADOR PARA PORTAS DE ENROLAR MOVIMENTADOR PARA PORTAS DE ENROLAR www.mastertec.ind.br 1 ÍNDICE 1. Recursos:... 3 2. Condições de funcionamento:... 3 3. Características técnicas:... 3 4. Características construtivas:... 3 5. Diagrama

Leia mais

ManualdeInstruções. www.odontomega.com.br

ManualdeInstruções. www.odontomega.com.br ManualdeInstruções MotorOzBlack www.odontomega.com.br Índice 1. Introdução... 2 2. Especificações do produto... 2 3. Nomes das Partes... 3 4. Montando e utilizando o Motor OZ Black... 4 5. Sugestões de

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO RAMPA PNEUMÁTICA RP 045 REVISÃO 00

MANUAL DE OPERAÇÃO RAMPA PNEUMÁTICA RP 045 REVISÃO 00 MANUAL DE OPERAÇÃO RAMPA PNEUMÁTICA RP 045 REVISÃO 00 B12-084 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 2 2. INFORMAÇÕES GERAIS... 3 2.1. DIMENSÕES... 3 2.2. DADOS TÉCNICOS... 3 2.3. ACESSÓRIOS... 3 2.4. OPERAÇÃO... 4

Leia mais

Lista Completa de Peças

Lista Completa de Peças Lista Completa de Peças Carta ao Proprietário Parabéns pela escolha!!! Você adquiriu um dos Equipamentos Paletrans para movimentação de carga, desenvolvido com tecnologia mundial, de fácil manutenção e

Leia mais

Índice. 1. Advertência. 2. Características técnicas. 3. Aplicações. 4. Estrutura. 5. Instruções de uso e operação. 6. Manutenção.

Índice. 1. Advertência. 2. Características técnicas. 3. Aplicações. 4. Estrutura. 5. Instruções de uso e operação. 6. Manutenção. MODELO: BYG AR 1533 Índice 1. Advertência. 2. Características técnicas. 3. Aplicações. 4. Estrutura. 5. Instruções de uso e operação. 6. Manutenção. 7. Diagrama elétrico. 8. Diagrama hidráulico. 9. Peças

Leia mais

www.giosbr.com.br Manual proprietário

www.giosbr.com.br Manual proprietário www.giosbr.com.br Manual do proprietário Takaciclo Importação e Comercio Ltda. Rua olivia Guedes Penteado, 1290 São Paulo - SP - Bairro - Socorro - Cep - 04766-000 Tel:(11) 5548-2488 Fax:(11)5523-6973

Leia mais

Dimensões do corte no piso para a instalação do laço indutivo... 3. Conexões elétricas... 4. Alimentação da placa detectora de massa metálica...

Dimensões do corte no piso para a instalação do laço indutivo... 3. Conexões elétricas... 4. Alimentação da placa detectora de massa metálica... P00000 - Rev. 0 1 Índice Dimensões do corte no piso para a instalação do laço indutivo... 3 Conexões elétricas... 4 Alimentação da placa detectora de massa metálica... 5 Ajustes iniciais... 5 Ajuste de

Leia mais

SAMSUNG ML-3750 (MLT-D305L)

SAMSUNG ML-3750 (MLT-D305L) INSTRUÇÕES DE REMANUFATURA DO CARTUCHO DE TONER SAMSUNG ML-3750 (MLT-D305L) CARTUCHO SAMSUNG MLT-D305L TONER REMANUFATURANDO CARTUCHOS DE TONER SAMSUNG ML-3750 (MLT-D305L) Por Javier González e a equipe

Leia mais

QUALITY FIX DO BRASIL INDÚSTRIA, COMÉRCIO, IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO LTDA. MANUAL DO USUÁRIO CONECTORES QUALITY FIX

QUALITY FIX DO BRASIL INDÚSTRIA, COMÉRCIO, IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO LTDA. MANUAL DO USUÁRIO CONECTORES QUALITY FIX MANUAL DO USUÁRIO CONECTORES QUALITY FIX 1 Sumário Treinamento específico e essencial.... 3 Manutenção, serviço e armazenamento.... 3 Inspeção... 3 Uso... 4 Tempo de vida do Produto.... 4 Garantia... 4

Leia mais

Manual de Montagem, Operação e Manutenção. Aparelho de Levantamento. Série B200

Manual de Montagem, Operação e Manutenção. Aparelho de Levantamento. Série B200 Manual de Montagem, Operação e Manutenção Aparelho de Levantamento Série B200 Português Índice Página 1 Aplicação e características gerais 1 Aplicação e características gerais 3 1.1 Aplicação 3 1.2 Características

Leia mais

EMTV MANUAL DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DESDE 1956

EMTV MANUAL DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DESDE 1956 EMTV Elevador de manutenção telescópico vertical MANUAL DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO ZELOSO DESDE 1956 PREFÁCIO APLICAÇÃO: Este manual contém informações para a operação e manutenção, bem como uma lista ilustrada

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES

MANUAL DE INSTRUÇÕES MANUAL DE INSTRUÇÕES ASPIRADOR DE PÓ 800 W COM CABO TELESCÓPICO Equipamento somente para uso doméstico. Obrigado por escolher um produto com a marca Tramontina. Por favor, leia o Manual de Instruções por

Leia mais

AJUSTADORES AUTOMÁTICOS DE FREIO JUNHO 2012

AJUSTADORES AUTOMÁTICOS DE FREIO JUNHO 2012 AJUSTADORES AUTOMÁTICOS DE FREIO JUNHO 2012 Conheça o funcionamento, diagnóstico e reparo do ajustador de freio automático, um componente primordial para segurança, aplicado em veículos pesados. Que a

Leia mais

Estas informações são importantes para a segurança e eficiência na instalação e operação do aparelho.

Estas informações são importantes para a segurança e eficiência na instalação e operação do aparelho. 0 IMPORTANTE LEIA E SIGA AS SEGUINTES INSTRUÇÕES Estas informações são importantes para a segurança e eficiência na instalação e operação do aparelho. ATENÇÃO Atenção indica uma situação potencialmente

Leia mais

3/4. APOSTILA Normas de Segurança na Operação de Empilhadeiras

3/4. APOSTILA Normas de Segurança na Operação de Empilhadeiras 3/4 APOSTILA Normas de Segurança na Operação de Empilhadeiras Prezados Colaboradores O tema abordado nesta edição é sobre empilhadeiras. Após analisar os relatórios dos acidentes, as informações dos trabalhadores,

Leia mais

Miguel C. Branchtein, Delegacia Regional do Trabalho no Rio Grande do Sul

Miguel C. Branchtein, Delegacia Regional do Trabalho no Rio Grande do Sul DETERMINAÇÃO DE CONDIÇÃO DE ACIONAMENTO DE FREIO DE EMERGÊNCIA TIPO "VIGA FLUTUANTE" DE ELEVADOR DE OBRAS EM CASO DE QUEDA DA CABINE SEM RUPTURA DO CABO Miguel C. Branchtein, Delegacia Regional do Trabalho

Leia mais

03/13 801-09-05 778119 REV.1 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO. Manual de Instruções

03/13 801-09-05 778119 REV.1 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO. Manual de Instruções 03/13 801-09-05 778119 REV.1 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO Manual de Instruções INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha de um produto Philco. Para garantir o melhor desempenho deste produto, ler atentamente as instruções

Leia mais

PLANO DE MANUTENÇÃO. incl. Planos A + B + B1 execução. rotinas + procedimentos FROTA SIM - SISTEMA INTEGRADO DE MANUTENÇÃO

PLANO DE MANUTENÇÃO. incl. Planos A + B + B1 execução. rotinas + procedimentos FROTA SIM - SISTEMA INTEGRADO DE MANUTENÇÃO PLANO DE MANUTENÇÃO C incl. Planos A + B + B1 execução rotinas + procedimentos FROTA OPERAÇÃO URBANA 1) Principais objetivos : Avaliação anual (aproxim.) do estado mecânico do veículo Acertos mecânicos

Leia mais

Aproveitamento de potência de tratores agrícolas *

Aproveitamento de potência de tratores agrícolas * Aproveitamento de potência de tratores agrícolas * 1. Introdução Uma das principais fontes de potência, responsáveis pela alta produção agrícola com significante economia de mão-de-obra, é o trator agrícola.

Leia mais

BICICLETA HORIZONTAL MAGNÉTICA DELUXE

BICICLETA HORIZONTAL MAGNÉTICA DELUXE BICICLETA HORIZONTAL MAGNÉTICA DELUXE MANUAL DO USUÁRIO IMPORTANTE! Por favor, leia todas as instruções cuidadosamente antes de usar este produto. Guarde este manual para referência futura. As especificações

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Banco de Musculação Gonew Scoot 4.0

MANUAL DO USUÁRIO. Banco de Musculação Gonew Scoot 4.0 MANUAL DO USUÁRIO Banco de Musculação Gonew Scoot 4.0 IRSB5.indd 5/7/5 4:33 PM IRSB5.indd 5/7/5 4:33 PM Sumário Informações importantes de segurança Diagrama de vista explodida Lista de peças Instruções

Leia mais

EMBREAGEM ELISEU FIGUEIREDO NETO

EMBREAGEM ELISEU FIGUEIREDO NETO EMBREAGEM ELISEU FIGUEIREDO NETO EMBREAGEM O conjunto embreagem é o componente mecânico, responsável pela transmissão da potência do motor para a caixa de câmbio. A embreagem possui basicamente 3 funções;

Leia mais

Caixa de Comando Sincronizada FRAMAR. Manual do Proprietário e Instruções de Instalação. www.framar.ind.br

Caixa de Comando Sincronizada FRAMAR. Manual do Proprietário e Instruções de Instalação. www.framar.ind.br Caixa de Comando Sincronizada FRAMAR Manual do Proprietário e Instruções de Instalação www.framar.ind.br 1. Introdução A caixa de comando sincronizada Framar é produzida para ser prática e funcional, uma

Leia mais

NIVELADOR DE DOCA DESLIZANTE

NIVELADOR DE DOCA DESLIZANTE PREFÁCIO NIVELADOR DE DOCA DESLIZANTE APLICAÇÃO: Este manual contém informações para a operação e manutenção, bem como uma lista ilustrada de peças do NIVELADOR DOCA de fabricação exclusiva da ZELOSO.

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO E SEGURANÇA. Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial sem autorização Locatec-2012. GUINCHO VELOX e HUCK

MANUAL DE OPERAÇÃO E SEGURANÇA. Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial sem autorização Locatec-2012. GUINCHO VELOX e HUCK MANUAL DE OPERAÇÃO E SEGURANÇA GUINCHO VELOX e HUCK ÍNDICE INTRODUÇÃO... 2 1. INFORMAÇÕES TÉCNICAS... 2 2. PROCEDIMENTOS GERAIS DE SEGURANÇA... 2 2.1. USO DOS GUINCHOS... 3 2.2. LUBRIFICAÇÃO... 3 2.3.

Leia mais

TRILHADEIRA. www.vencedoramaqtron.com.br. Manual de Instrução

TRILHADEIRA. www.vencedoramaqtron.com.br. Manual de Instrução TRILHADEIRA R www.vencedoramaqtron.com.br Manual de Instrução Manual de Instrução - Trilhadeira Componentes Externos Legenda 1 - Correia do alimentador 2 - Polia mestre 3 - Braço do movimento e Tampa de

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO MEGÔMETRO ANALÓGICO SK-1000

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO MEGÔMETRO ANALÓGICO SK-1000 MANUAL DE INSTRUÇÕES DO MEGÔMETRO ANALÓGICO SK-1000 Leia atentamente as instruções contidas neste manual antes de iniciar o uso do instrumento ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 1 2. REGRAS DE SEGURANÇA... 1 3. ESPECIFICAÇÕES...

Leia mais

2. CARACTERÍSTICAS 1. INTRODUÇÃO

2. CARACTERÍSTICAS 1. INTRODUÇÃO 1. INTRODUÇÃO O estabilizador portátil de câmera Tedi Cam é um equipamento de avançada tecnologia utilizado para filmagens de cenas onde há a necessidade de se obter imagens perfeitas em situações de movimento

Leia mais

CHAVE DE IMPACTO PARAFUSADEIRA PNEUMÁTICA

CHAVE DE IMPACTO PARAFUSADEIRA PNEUMÁTICA *Imagens meramente ilustrativas CHAVE DE IMPACTO PARAFUSADEIRA PNEUMÁTICA Manual de Instruções www.v8brasil.com.br 1. DADOS TÉCNICOS CHAVE DE IMPACTO PARAFUSADEIRA PNEUMÁTICA Modelo V8 Chave de impacto

Leia mais

TRANSPALETES MANUAIS MANUAL DE USO E MANUTENÇÃO CATÁLOGO PEÇAS DE REPOSIÇÃO

TRANSPALETES MANUAIS MANUAL DE USO E MANUTENÇÃO CATÁLOGO PEÇAS DE REPOSIÇÃO TM-IC TM-Z TM-IT TRANSPALETES MANUAIS MANUAL DE USO E MANUTENÇÃO CATÁLOGO PEÇAS DE REPOSIÇÃO Prezado Cliente, Você acaba de adquirir o Transpalete Hidráulico Manual (Linha TM)PALETRANS, um equipamento

Leia mais

Introdução: Tabela: Medidas de segurança

Introdução: Tabela: Medidas de segurança Introdução: As Biseladoras Internas Merax podem ser utilizadas para biselar e /ou facear paredes de tubos de diâmetro interno de 16 mm à 610 mm em diferentes espessuras (conforme tabela abaixo). Tabela:

Leia mais

À Prova de Respingos (IP44)

À Prova de Respingos (IP44) 1 APLICAÇÃO: O Acionamento Elétrico Dupla Isolação são utilizados para acionar os vibradores de imersão pendular de concreto e bombas de mangotes, foi desenvolvido dentro das normas NR-10 para máxima segurança

Leia mais

USO, MANUTENÇÃO E REGULAGEM DE CASSETES PARA ÁREA DE TREFILAÇÃO

USO, MANUTENÇÃO E REGULAGEM DE CASSETES PARA ÁREA DE TREFILAÇÃO USO, MANUTENÇÃO E REGULAGEM DE CASSETES PARA ÁREA DE TREFILAÇÃO Cassetes Os cassetes laminadores são micro cadeiras de laminação, que substituem as fieiras nas máquinas de trefilação. Seu surgimento no

Leia mais

MANUAL DO USO DE ELEVADORES ÍNDICE: I Procedimentos e Cuidados

MANUAL DO USO DE ELEVADORES ÍNDICE: I Procedimentos e Cuidados MANUAL DO USO DE ELEVADORES ÍNDICE: I Procedimento e Cuidados II Verificação pelo usuário do funcionamento seguro do elevador III Procedimentos a evitar na utilização do elevador IV Orientação para a escolha

Leia mais

Manual de Montagem e Operação Pórtico Manual Serie FX

Manual de Montagem e Operação Pórtico Manual Serie FX 1 Manual de Montagem e Operação Pórtico Manual Serie FX Manual No. 103-0001 R EV. 8/07 ISO 9001 REGISTERED CONTEUDO 2 Advertencias... 3 Recebimento... 5 Ajustes...6 Kit de Transporte...8 Instalação dos

Leia mais

PRINCIPAIS DEFICIÊNCIAS EM CIRCUITOS HIDRÁULICOS QUE OCASIONAM FALHAS EM BOMBAS HIDRÁULICAS

PRINCIPAIS DEFICIÊNCIAS EM CIRCUITOS HIDRÁULICOS QUE OCASIONAM FALHAS EM BOMBAS HIDRÁULICAS INFORMATIVO TÉCNICO N 019/09 INFORMATIVO TÉCNICO PRINCIPAIS DEFICIÊNCIAS EM CIRCUITOS HIDRÁULICOS QUE OCASIONAM FALHAS EM BOMBAS HIDRÁULICAS 1/21 INFORMATIVO TÉCNICO N 019/09 O PRINCIPAL COMPONENTE DE

Leia mais

MANUAL DE MONTAGEM. Revisão 17 MONTAGEM DO DISCO SOLAR PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA

MANUAL DE MONTAGEM. Revisão 17 MONTAGEM DO DISCO SOLAR PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA MANUAL DE MONTAGEM Revisão 17 MONTAGEM DO DISCO SOLAR PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA Parabéns por adquirir um dos mais tecnológicos meios de aquecimento de água existentes no mercado. O Disco Solar é por sua

Leia mais

Plantadeira de Micro-Trator 1 Linha - Plantio Direto e Convencional Instruções do Operador

Plantadeira de Micro-Trator 1 Linha - Plantio Direto e Convencional Instruções do Operador R Plantadeira de Micro-Trator 1 Linha - Plantio Direto e Convencional Instruções do Operador INDÚSTRIA MECÂNICA KNAPIK LTDA. Rua Prefeito Alfredo Metzler, 480 - CEP 89400-000 - Porto União - SC Site: www.knapik.com.br

Leia mais