O selo de Deus ou a marca da besta?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O selo de Deus ou a marca da besta?"

Transcrição

1 Lição a 15 de junho O selo de Deus ou a marca da besta? Sábado à tarde Ano Bíblico: Jó VERSO PARA MEMORIZAR: Grandes e admiráveis são as Tuas obras, Senhor Deus, Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os Teus caminhos, ó Rei das nações! (Ap 15:3). LEITURAS DA SEMANA: Gn 17:9-11; Êx 31:13, 17; Ap 13:17; Ef 1:13, 14; Hb 4:9, 10 O cântico de Moisés e do Cordeiro começa com as palavras do nosso verso para memorizar desta semana. Ele será cantado pelos vencedores da besta, da sua imagem e do número do seu nome, que se achavam em pé no mar de vidro no Céu (Ap 15:2). Como podemos estar entre essas pessoas? Um dos sinais mais reveladores do verdadeiro povo de Deus nos últimos dias é a sua proclamação da terceira mensagem angélica, que adverte contra o recebimento da marca da besta. No entanto, apesar de não haver advertência mais grave que essa em toda a Bíblia, muitas ideias confusas sobre o que seria essa marca têm sido sugeridas ao longo dos anos: um código de barras na testa, um número de cartão de crédito ou alguma identificação biométrica. Não devemos nos surpreender com a disseminação de ideias confusas em Babilônia. Afinal de contas, seu nome significa confusão. Mas o povo remanescente de Deus necessita compreender claramente esse assunto para proclamar a terceira mensagem angélica com poder. Nesta semana, buscaremos compreender melhor o que é a marca da besta e como evitá-la, recebendo o selo de Deus. Prepare seu Pequeno Grupo para multiplicar a vida em comunidade. Multiplique Esperança Discipulando Vidas!

2 Domingo, 10 de junho Ano Bíblico: Jó O sinal de Deus identifica Seu povo 1. Nos tempos do Antigo Testamento, havia dois sinais exteriores que identificavam o verdadeiro povo de Deus. Um deles era a circuncisão. A quem esse sinal foi dado pela primeira vez? (Gn 17:9-11). Assinale a alternativa correta: A.( ) Aos filisteus. B.( ) A Abraão e seus descendentes do sexo masculino. Deus ordenou que Abraão e seus descendentes fossem circuncidados como sinal da aliança de salvação. Os homens deveriam ser circuncidados no oitavo dia de vida (Lv 12:3). No entanto, esse ritual tinha um significado mais profundo. Devia simbolizar a necessidade da circuncisão ou renovação do coração (veja Dt 30:6). Por essa razão, Paulo escreveu: Não é judeu quem o é apenas exteriormente, nem é circuncisão a que é somente na carne. Porém judeu é aquele que o é interiormente, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não segundo a letra, e cujo louvor não procede dos homens, mas de Deus (Rm 2:28, 29). No Novo Testamento, textos como 1 Coríntios 7:19, Gálatas 5:6 e 6:15 revelam que a circuncisão foi substituída pelo batismo, que simboliza a conversão, uma nova criação, a morte para o pecado e o surgimento de uma nova vida (veja Rm 6:3, 4). Por isso Paulo disse que a circuncisão não era mais importante, mas a fé que atua pelo amor e a observância das ordenanças de Deus. 2. Qual foi o segundo sinal exterior dado por Deus para identificar Seu povo? Por que ele foi dado? (Êx 31:13, 17; Ez 20:12, 20). Assinale V para verdadeiro ou F para falso: A.( ) O sábado. Para que o povo soubesse que Ele é o Criador que os santifica. B.( ) O domingo, para que se lembrassem do dia do sol. Observe que o sábado como sinal remonta à criação (veja também Gn 2:2, 3), enquanto a circuncisão somente teve início com Abraão. Jesus disse, ao se referir ao Gênesis, que o sábado foi estabelecido por causa do homem (Mc 2:27). Ele demonstra que pertencemos a Deus pela criação, porque Ele nos fez, e pela redenção, porque Ele nos justifica e nos santifica. Portanto, embora Paulo tenha afirmado que a circuncisão não é mais importante, ele argumentou que guardar as ordenanças (mandamentos) de Deus, que incluem o sábado, continua sendo importante (veja Hb 4:9). Seus pensamentos e intenções revelam que você realmente foi circuncidado no coração?

3 Segunda-feira, 11 de junho Ano Bíblico: Jó A besta e a falsa adoração 3. De acordo com Apocalipse 13:17; 14:9 e 10; 16:2, por que é importante evitar a marca da besta? Receber o vinho da cólera de Deus, preparado sem mistura; ser castigado pelas sete últimas pragas e, no final, ser lançado no lago de fogo. Que contraste em relação aos que recusaram a marca da besta e se encontram no mar de vidro, cantando triunfantemente louvores a Deus e ao Cordeiro! Que marca é essa que ninguém gostaria de receber? Claramente, os versos anteriores a relacionam com a falsa adoração. Além disso, como vimos em uma lição anterior, o poder do quarto animal de Daniel 7 (também retratado como a besta do mar em Apocalipse 13), na sua última fase, cuidaria em mudar os tempos e a lei (Dn 7:25). Uma lei que esse poder cuidou em mudar foi o sábado, o quarto mandamento o único dos dez que se refere ao tempo e aponta diretamente para Deus como Aquele que fez os céus e a Terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou (Êx 20:11). Significativamente, a primeira mensagem angélica nos remete a esse mandamento que o poder da besta tentou mudar, e deixa claro que devemos adorar somente o Senhor como Criador. De fato, dos sete versos que se referem à adoração em Apocalipse 12 a 14, Apocalipse 14:7 é o único que fala da verdadeira adoração; os outros seis advertem contra a falsa adoração à besta e à sua imagem (Ap 13:4, 8, 12, 15; 14:9, 11). Imediatamente após a descrição do terceiro anjo sobre o destino dos que participam dessa falsa adoração, os verdadeiros adoradores de Deus são descritos: Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus (Ap 14:12). Em outras palavras, a proclamação dessas três mensagens separará toda a humanidade em dois grupos: aqueles que adoraram o Criador, guardando todos os Seus mandamentos, inclusive a observância do sábado, e os que adoraram a besta e a sua imagem. Uma alternativa, portanto, à adoração ao Criador mediante a guarda do mandamento do sábado é essa falsa forma de adoração. Reflita sobre a relação entre adoração e fidelidade. Quais aspectos da adoração são essenciais para mostrarmos nossa fidelidade a Deus? Fortaleça sua experiência com Deus. Acesse o site

4 Terça-feira, 12 de junho Ano Bíblico: Jó O selo de Deus Um selo, como uma assinatura, é usado para validar um documento. Na Antiguidade, ele era um carimbo pressionado sobre cera mole ou argila, utilizado para demonstrar autenticidade ou propriedade e trazia consigo a autoridade de seu proprietário. 4. Qual é o selo de Deus? Como e quando ele é dado? (Ef 1:13, 14; 4:30; 2Tm 2:19; Ap 7:1-4; 14:1). O selo de Deus é um sinal da propriedade divina e da proteção que o Senhor oferece ao Seu povo. Paulo descreveu o selamento em conexão com a conversão e o recebimento do dom do Espírito Santo. Ele chamou esse dom de depósito ou sinal (pagamento antecipado), dado aos cristãos como garantia de redenção e da herança que receberão quando Jesus voltar. O livro do Apocalipse retrata outro selamento antes da segunda vinda de Jesus. Esse selo final será dado aos 144 mil no momento do derramamento do Espírito Santo, por ocasião da chuva serôdia. Os cristãos têm o nome de Deus (ou assinatura) escrito em suas testas. Mediante a obra do Espírito Santo na vida, passam a refletir o caráter de Deus. 5. Compare o selo de Deus com a marca da besta. Qual diferença entre eles é mencionada? (Ap 7:3; 14:9). O selo é dado aos verdadeiros adoradores de Deus, enquanto a marca da besta é recebida pelos seus adoradores. O selo é recebido apenas na testa, indicando uma escolha mental definitiva de adorar a Deus da maneira que Ele ordenou. A marca, por outro lado, é recebida na testa ou na mão. Isso significa que as pessoas podem adorar a besta por uma das duas razões: ao receberem a marca na testa, concordam com ela em sua mente e pensam que realmente estão adorando a Deus. Ao receberem a marca na mão, não concordam com ela, mas continuam nesse caminho porque temem as sérias consequências de não se adequarem à marca da besta. Temem não poder comprar nem vender e, por fim, serem mortas (Ap 13:15, 17). Os que estão se unindo com o mundo, estão se amoldando ao modelo mundano, e preparando-se para o sinal da besta. Os que desconfiam de si mesmos, que se humilham diante de Deus, e purificam a mente pela obediência à verdade, estão recebendo o molde divino, e preparando-se para receber na fronte o selo de Deus (Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 5, p. 216).

5 Quarta-feira, 13 de junho Ano Bíblico: Jó A marca da besta Qual é essa marca que precisamos evitar receber? Como vimos em uma lição anterior, o poder do quarto animal de Daniel 7 (também retratado pela besta do mar, de Apocalipse 13), em sua última fase, cuidaria em mudar os tempos e a lei (Dn 7:25). Uma lei que ele cuidou em mudar foi a observância do sábado, o quarto mandamento, o único que aponta diretamente para Deus como Aquele que fez os céus e a Terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou (Êx 20:11). Enquanto isso, a primeira mensagem angélica indicando esse mesmo mandamento que o poder da besta tentou mudar deixa claro que devemos adorar somente o Senhor como Criador. Em seguida, depois de uma advertência sobre o destino daqueles que adoram a besta e a sua imagem (Ap 14:9), o povo fiel de Deus é retratado no verso De acordo com Apocalipse 14:12, por que o sábado é tão central para os eventos finais? O texto diz: Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus (Ap 14:12). Como vimos, o quarto mandamento, sobre a guarda do sábado, está incluído nos mandamentos de Deus. Esse preceito revela o Senhor como Criador, o único que deve receber adoração. Não é de admirar, portanto, que muitos vejam a questão da marca da besta como estando diretamente ligada à questão da adoração dominical, um falso sábado que não é ordenado na Bíblia, ao contrário da guarda do quarto mandamento, que é prescrita na Palavra de Deus. Isso significa que os cristãos que adoram a Deus no domingo têm a marca da besta hoje? Não. De acordo com Apocalipse 13:15, os que se recusarem a se unir a essa falsa adoração à besta serão mortos. No fim, isso se tornará uma questão de vida ou morte. Evidentemente, contudo, os eventos ainda não chegaram a esse ponto, e a marca da besta não será dada até que esse teste final ocorra. Portanto, ninguém ainda recebeu a marca da besta. Os mandamentos de Deus. A fé de Jesus. Por que essas características são, mesmo agora, aspectos cruciais da vida do cristão?

6 Quinta-feira, 14 de junho Ano Bíblico: Jó O sábado como o selo Como já vimos, o sábado tem sido um sinal do verdadeiro povo de Deus ao longo da história, desde o tempo de Adão e Eva e o período de Israel. Ele também foi perpetuado na igreja do Novo Testamento com a prática de Jesus e dos apóstolos, e aparece como sinal distintivo do povo de Deus nos últimos dias, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus (Ap 14:12). 7. Por que o sábado é tão importante? Que significado especial ele tem para os cristãos? Êx 20:8-11; Hb 4:9, 10 O sábado aparece no centro dos Dez Mandamentos. Ele foi dado pelo Criador como sinal ou selo de Sua autoridade. Esse mandamento O identifica pelo nome, o Senhor Deus. Identifica o domínio sobre o qual Ele tem jurisdição, os céus e a Terra, o mar e tudo o que neles há (Êx 20:11). Também identifica o fundamento de Sua autoridade: Porque, em seis dias, fez o Senhor os céus e a Terra, [ ] e, ao sétimo dia, descansou. O Novo Testamento identifica Jesus como Aquele por meio de quem Deus fez todas as coisas (Jo 1:1-3; Cl 1:16; Hb 1:1, 2). Cristo criou nosso mundo em seis dias e descansou no sétimo. Portanto, é muito significativo o fato de que, enquanto Jesus estava pendurado na cruz naquela tarde de sextafeira, Ele bradou: Está consumado! (Jo 19:30). Assim como Cristo descansou no sábado depois de concluir Sua obra de criação, Ele também descansou no túmulo durante o sábado, depois de concluir Sua obra sacrifical ao morrer em nosso lugar para nossa redenção. Portanto, o sábado foi duplamente abençoado, primeiramente na criação e depois na cruz. Por essa razão, de acordo com o livro de Hebreus, ao descansar no sábado, o cristão mostra que ele mesmo descansou de suas obras, como Deus das Suas (Hb 4:10). O sábado é um símbolo perfeito de que não podemos nos salvar; de que, do começo ao fim, a salvação é a obra de Cristo, que se torna disponível a nós mediante a fé (compare com Hb 12:2). Se o sábado simboliza o descanso de nossas obras, o que representa a guarda do domingo? Como isso se encaixa perfeitamente no caráter essencial de Babilônia?

7 Sexta-feira, 15 de junho Ano Bíblico: Sl 1 9 Estudo adicional Assim que o povo de Deus for selado em sua testa e não se trata de selo ou sinal que se possa ver, mas uma fixação na verdade, tanto intelectual como espiritualmente, de modo que não possa mais mudar estará também selado e preparado para a sacudidura que virá. Na verdade, ela já começou; os juízos de Deus estão agora sobre a Terra [ ] a fim de sabermos o que está vindo (Ellen G. White, A Fé Pela Qual Eu Vivo [Meditação Matinal, 2006], p. 285). O sábado será a grande prova de lealdade, pois é o ponto da verdade especialmente controvertido. Quando sobrevier aos homens a prova final, será traçada a linha divisória entre os que servem a Deus e os que não O servem. Ao passo que a observância do falso sábado em conformidade com a lei do Estado, contrária ao quarto mandamento, será uma declaração de fidelidade ao poder que se acha em oposição a Deus, a guarda do verdadeiro sábado, em obediência à lei divina, é uma prova de lealdade para com o Criador. Ao passo que uma classe, aceitando o sinal de submissão aos poderes terrestres, recebe o sinal da besta, a outra, preferindo o sinal da obediência à autoridade divina, recebe o selo de Deus (Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 605). Perguntas para discussão 1. Como podemos revelar aos outros a verdade sobre a marca da besta e o selo de Deus sem causar conflitos desnecessários? Por que devemos enfatizar o fato de que ninguém hoje tem a marca da besta? 2. Qual é a relação entre o sábado e o selamento do Espírito Santo? 3. O que significa a ideia de que o selamento é uma fixação na verdade, tanto intelectual como espiritualmente? 4. O que caracteriza a Babilônia espiritual, seus valores e métodos? Como eles diferem dos valores do reino de Deus? Os valores de Babilônia estão entrando em nossa igreja? Como reconhecer esses valores e lidar com eles de maneira cristã, refletindo os valores do reino de Deus? Respostas e atividades da semana: 1. B. 2. V; F. 3. Pergunte: Quais são as implicações de receber a marca da besta? Quais serão as consequências dessa escolha? 4. Pergunte: Quais são as diferenças e semelhanças entre ser selado pelo Espírito Santo e receber o sinal de Deus, o sábado? 5. Peça a opinião da classe. 6. Pergunte: Qual será o papel do sábado nos eventos finais? 7. Peça aos alunos que falem de sua experiência com o sábado e seu significado.

Lição 11 para 16 de junho de 2018

Lição 11 para 16 de junho de 2018 Lição 11 para 16 de junho de 2018 Apocalipse 13:15-18 mostra um decreto de morte para todo aquele que não adore a imagem da besta. Para diferenciar os que a adoram dos que não o fazem, lhes impõe uma marca.

Leia mais

LIÇÃO 01. LEITURAS DA SEMANA: Gn 1:26, 27, 3:16-19; 11:1-9; 1Jo 4:7, 8,16; Gl 3:29; Dt 7:6-11. design Neemias Lima

LIÇÃO 01. LEITURAS DA SEMANA: Gn 1:26, 27, 3:16-19; 11:1-9; 1Jo 4:7, 8,16; Gl 3:29; Dt 7:6-11. design Neemias Lima "Criação e queda 01 VERSO PARA MEMORIZAR: "Então, [Deus] conduziu [Abraão] até fora e disse: Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade. Ele creu

Leia mais

Acreditamos que as três mensagens angélicas de Apocalipse 14:6 a 12 são a verdade presente para os que vivem nos últimos dias antes da volta de

Acreditamos que as três mensagens angélicas de Apocalipse 14:6 a 12 são a verdade presente para os que vivem nos últimos dias antes da volta de Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a Terra, e a cada nação, e tribo, e língua, e povo (Apocalipse 14:6). VERSO PARA MEMORIZAR CITAÇÕES

Leia mais

As Festas (1) O sábado, a festa da Páscoa e a festa dos pães sem fermento

As Festas (1) O sábado, a festa da Páscoa e a festa dos pães sem fermento Mensagem Oito As Festas (1) O sábado, a festa da Páscoa e a festa dos pães sem fermento Leitura bíblica: Lv 23:1-8; Gn 1:26 2:3; Lc 22:7-20; 1Co 5:7-8 I. As festas em Levítico 23 eram para descanso e desfrute

Leia mais

CITAÇÕES. Os protestantes americanos estão bêbados? Sim, bêbados com o vinho de Babilônia. A. Jones

CITAÇÕES. Os protestantes americanos estão bêbados? Sim, bêbados com o vinho de Babilônia. A. Jones Nesse tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, o defensor dos filhos do teu povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas, naquele tempo, será salvo

Leia mais

A UNIDADE NA. Lição 11 para 15 de ADORAÇÃO. dezembro de 2018

A UNIDADE NA. Lição 11 para 15 de ADORAÇÃO. dezembro de 2018 A UNIDADE NA Lição 11 para 15 de ADORAÇÃO dezembro de 2018 Deus recebe a adoração dos seres celestiais, e deseja receber também nossa adoração na Terra. Adorar a Deus é reconhecer a grandeza e a majestade

Leia mais

VERSO PARA MEMORIZAR:

VERSO PARA MEMORIZAR: Lição 11 Nossa Mensagem Profética VERSO PARA MEMORIZAR: "Vi outro anjo voando pelo meio do Céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a Terra, e a cada nação, e tribo, e língua,

Leia mais

Lição 8 para 24 de novembro de 2018

Lição 8 para 24 de novembro de 2018 A UNIDADE NA FÉ Lição 8 para 24 de novembro de 2018 Um elemento unificador é compartilhar uma doutrina comum (Atos 2:42). Compartilhar as mesmas doutrinas fundamentais, embora possamos ter pequenas diferenças

Leia mais

UM P G. chamado. Remanescente

UM P G. chamado. Remanescente UM P G chamado Remanescente CONCEITO Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus; e se pôs em

Leia mais

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI)

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) Teologia Bíblica da Missão de Deus Paulo Adolfo O problema do mal O problema do mal Precisamos, minimamente, pincelar sobre o Problema do Mal (ou pelo menos

Leia mais

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse ESCATOLOGIA BÍBLICA Apocalipse 7.9-17 A visão dos glorificados 9 Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do

Leia mais

Os selados são apresentados em duas ocasiões paralelas: Apocalipse 7 e 14:1-5.

Os selados são apresentados em duas ocasiões paralelas: Apocalipse 7 e 14:1-5. Lição 6 para 9 de fevereiro de 2019 Os 144.000 selados são apresentados em duas ocasiões paralelas: Apocalipse 7 e 14:1-5. Na primeira ocasião, permanecem em pé ante a iminente chegada do Cordeiro. Na

Leia mais

LIÇÃO 6 - A MUDANÇA DA LEI SÁBADO À TARDE

LIÇÃO 6 - A MUDANÇA DA LEI SÁBADO À TARDE LIÇÃO 6 - A MUDANÇA DA LEI SÁBADO À TARDE VERSO PARA MEMORIZAR: Proferirá palavras contra o Altíssimo, magoará os santos do Altíssimo e cuidará em mudar os tempos e a lei; e os santos lhe serão entregues

Leia mais

Ano Litúrgico Ano C

Ano Litúrgico Ano C Ano Litúrgico 2009-2010 Ano C TEMPO DO ADVENTO 29/11 1º Domingo do Advento A redenção está próxima. Jeremias 33,14-16; Salmo 25(24); 1 Tessalonicenses 3,12-4,2; Lucas 21,25-28. 34-36 6/12 2º Domingo do

Leia mais

De um modo geral as pessoas têm medo do futuro revelado no Apocalipse.

De um modo geral as pessoas têm medo do futuro revelado no Apocalipse. INTRODUÇÃO De um modo geral as pessoas têm medo do futuro revelado no Apocalipse. O período da Grande Tribulação parece sombrio, mas qual deve ser nosso olhar para esse período. O propósito deste livro

Leia mais

Os Outros Seis Dias. Aula 05/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Os Outros Seis Dias. Aula 05/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Os Outros Seis Dias Aula 05/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Recapitulando Nas aulas passadas vimos que muitas vezes a fé tem horário e local específico, na Igreja, no domingo, e no horário

Leia mais

Lição n.º 6 - A UNIDADE DA BÍBLIA

Lição n.º 6 - A UNIDADE DA BÍBLIA Lição n.º 6 - A UNIDADE DA BÍBLIA Lição n.º 6 (Início) Objeto de estudo: Reconhecer o fato de que a unidade da Bíblia é uma das provas de sua autenticidade! 1 Versículo-chave: Cl 1.26-27 O ministério que

Leia mais

Igreja Povo de Deus. I. Chamados

Igreja Povo de Deus. I. Chamados Igreja Povo de Deus I. Chamados Podemos falar da igreja de duas maneiras: A igreja é o povo de Deus. Ele precisa da igreja para proclamar sua mensagem ao mundo A igreja é a nossa família maior. Nós precisamos

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO XI NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ Nossa declaração de fé é esta: CREMOS, PROFESSAMOS E ENSINAMOS que a Igreja

Leia mais

PANORAMA GERAL DA BÍBLIA

PANORAMA GERAL DA BÍBLIA PANORAMA GERAL DA BÍBLIA ETERNIDADE FINAL DO NT CRIAÇÃO GÊNESIS 1-2 REDENÇÃO GÊNESIS 3 ATÉ APOCALIPSE 22 VT = O SALVADOR VIRÁ NT = O SALVADOR JÁ VEIO E VOLTARÁ DEUS REVELOU SEU PLANO E SUA VERDADE AO LONGO

Leia mais

VERSO PARA MEMORIZAR: "O que oprime ao pobre insulta Aquele que o criou, mas a Este honra o que se compadece do necessitado" (Pv 14:31).

VERSO PARA MEMORIZAR: O que oprime ao pobre insulta Aquele que o criou, mas a Este honra o que se compadece do necessitado (Pv 14:31). Deus criou... 01 VERSO PARA MEMORIZAR: "O que oprime ao pobre insulta Aquele que o criou, mas a Este honra o que se compadece do necessitado" (Pv 14:31). design Neemias Lima Sábado INTRODUÇÃO - A Bíblia

Leia mais

A DOUTRINA BÍBLICA DA TRINDADE. Um estudo sobre a Trindade utilizando a Bíblia e o Espírito de Profecia (EGW)

A DOUTRINA BÍBLICA DA TRINDADE. Um estudo sobre a Trindade utilizando a Bíblia e o Espírito de Profecia (EGW) A DOUTRINA BÍBLICA DA TRINDADE Um estudo sobre a Trindade utilizando a Bíblia e o Espírito de Profecia (EGW) A IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS Gn 3:20 Eva Gn 5:1 e 2 Adão Gn 1:26 e 27 a imagem e semelhança

Leia mais

Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9. Lição 25 A identidade da Igreja Lição 28 As celebrações da Igreja Batismo nas Águas...

Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9. Lição 25 A identidade da Igreja Lição 28 As celebrações da Igreja Batismo nas Águas... SUMÁRIO Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9 Lição 25 A identidade da Igreja... 10 Lição 26 As marcas da Igreja... 15 Lição 27 Os ministérios da Igreja...19 Lição 28 As celebrações da Igreja

Leia mais

LIÇÃO 01. LEITURAS DA SEMANA: Ez 28:1, 2,11-17, Gn 3:1-7; Ap 12:1-17; Rm 8:31-39; Ap 14:12. design Neemias Lima

LIÇÃO 01. LEITURAS DA SEMANA: Ez 28:1, 2,11-17, Gn 3:1-7; Ap 12:1-17; Rm 8:31-39; Ap 14:12. design Neemias Lima O conflito cósmico 01 VERSO PARA MEMORIZAR: "Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de jesus" (Ap

Leia mais

Você precisa dizer AMÉM

Você precisa dizer AMÉM Você precisa dizer AMÉM Quando ouvimos a pregação com o coração aberto, a fé de Deus é liberada ao nosso coração e então podemos desfrutar de todas as bênçãos do céu Gostaria de compartilhar o poder de

Leia mais

O Homem é capaz de Deus. Chave da semana

O Homem é capaz de Deus. Chave da semana O Homem é capaz de Deus Chave da semana Catequese com adultos 11-12 Chave de bronze 15-10-2011 DEUS VEM AO ENCONTRO DO HOMEM 22-10-2011 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze Quem somos? Revelamo-nos

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 LIÇÃO 11 IGREJA Ponto de partida: A Igreja ocupa um lugar fundamental no plano de Deus. Quando falamos de Igreja, não estamos

Leia mais

Aula 02. A adoração antes da queda

Aula 02. A adoração antes da queda Aula 02. A adoração antes da queda Parte I: Do início de tudo até os patriarcas 03/01 a1 Matrículas. Explicações inicias e introdução ao curso. 03/01 a2 Início de aula 1. A importância e o arranjo pactual

Leia mais

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO Mensagem Onze O templo santo e a cidade santa na terra santa Leitura bíblica: Ez 47:13-20; 48:8-20, 31-35; Ap 21:12-13 I. O templo santo e a cidade santa, que tipificam a igreja (Ez 47:13; 1Co 3:16-17),

Leia mais

Temas Anteriores, Mais Atrativos?

Temas Anteriores, Mais Atrativos? Temas Anteriores, Mais Atrativos? Temas Anteriores, Mais Atrativos? Práticas que estimulam áreas do cérebro vinculadas à sensação de bem estar e criatividade. Temas Anteriores, Mais Atrativos? Gera desconforto

Leia mais

Sacramentos. Aula 23/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Sacramentos. Aula 23/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Sacramentos Aula 23/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Sacramentos O que são os sacramentos? Sacramento é derivado do latim sacramentum, era utilizado no meio militar correspondendo a juramento

Leia mais

BRASIL 2016 P LANO RIGINAL. ORG

BRASIL 2016 P LANO RIGINAL. ORG BRASIL 2016 M BRASIL 2016 Pr. Daniel Spencer M BRASIL 2016 A 3 a Mensagem Angélica e A SALVAÇÃO Pr. Daniel Spencer M 1 C ITAÇÃO E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o 6 evangelho eterno, para

Leia mais

A ELEIÇÃO DE DEUS RM

A ELEIÇÃO DE DEUS RM PALAVRA DA CÉLULA A PERPLEXIDADE DE PAULO RM 9.1 5 No verso 1 lemos que o Espírito Santo testemunha em nossa consciência, o que mostra que a consciência é uma função do espírito humano. Paulo está preocupado

Leia mais

AULA -1 IGREJA: UMA INSTITUIÇÃO DIVINO-HUMANA IGREJA E CULTO. Por que me importar? Presb. José Cordeiro Neto» Presb. Lúcio Mafra Teixeira

AULA -1 IGREJA: UMA INSTITUIÇÃO DIVINO-HUMANA IGREJA E CULTO. Por que me importar? Presb. José Cordeiro Neto» Presb. Lúcio Mafra Teixeira AULA -1 IGREJA: UMA INSTITUIÇÃO DIVINO-HUMANA IGREJA E CULTO Por que me importar? Presb. José Cordeiro Neto» Presb. Lúcio Mafra Teixeira CONSOLIDAÇÃO 2015, O ANO DA ADORAÇÃO A Bíblia retrata a igreja como

Leia mais

A lei de Deus é essencial à nossa compreensão dos eventos finais; mais especificamente, o quarto mandamento, que fala da guarda do sétimo dia, o

A lei de Deus é essencial à nossa compreensão dos eventos finais; mais especificamente, o quarto mandamento, que fala da guarda do sétimo dia, o Proferirá palavras contra o Altíssimo, magoará os santos do Altíssimo e cuidará em mudar os tempos e a lei; e os santos lhe serão entregues nas mãos, por um tempo, dois tempos e metade de um tempo (Daniel

Leia mais

Lição 10 para 9 de março de 2019

Lição 10 para 9 de março de 2019 Lição 10 para 9 de março de 2019 Depois de desvelar o ataque final do dragão, da besta e do falso profeta (Apocalipse 13), é mostrado a João o grupo dos que vencerão no conflito (14:1-5), sua mensagem

Leia mais

Dinâmica e estrutura do discipulado. Ademir Ifanger

Dinâmica e estrutura do discipulado. Ademir Ifanger Dinâmica e estrutura do discipulado Ide, pregai o evangelho e fazei discípulos, constitui a essência do mandato de Jesus Cristo. Existem duas razões fundamentais no discipulado cristão: 1. Levar o discípulo

Leia mais

Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo 1

Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo 1 Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo 1 Confissão de Fé I. Das Escrituras Cremos que a Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus, a verdade dada aos homens. Não foi escrita por vontade humana, mas inspirada por

Leia mais

Aula 2. Até sexta, pela Graça de Deus, bons estudos.

Aula 2. Até sexta, pela Graça de Deus, bons estudos. Aula 2 Prezados professores, estou enviando os slides ( texto definitivo) da nossa aula 2 baseada nos capítulos 2, 10 e 12 do nosso livro e na nossa confissão de fé. Sugerimos que leiam novamente os três

Leia mais

O Espírito Santo A DINVIDADE DO E A ESPIRITUALIDADE LIÇÃO I TRIMESTRE 2017

O Espírito Santo A DINVIDADE DO E A ESPIRITUALIDADE LIÇÃO I TRIMESTRE 2017 O Espírito Santo E A ESPIRITUALIDADE I TRIMESTRE 2017 Espírito A DINVIDADE DO santo PARA MEMORIZAR: A graça do Senhor Jesus Cristo, e o INTRODUÇÃO amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com

Leia mais

LIÇÃO 1 ESCATOLOGIA, O ESTUDO DAS ÚLTIMAS COISAS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 1 ESCATOLOGIA, O ESTUDO DAS ÚLTIMAS COISAS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 1 ESCATOLOGIA, O ESTUDO DAS ÚLTIMAS COISAS Prof. Lucas Neto INTRODUÇÃO O FIM DA HUMANIDADE O fim da humanidade na terra será marcada pela gloriosa volta de Jesus e nos desdobramentos dos acontecimentos,

Leia mais

EXILADOS QUE SE TORNARAM MISS IONÁRIOS Preparado por: Pr. Wellington Almeida LIÇÃO III TRIMESTRE 2015

EXILADOS QUE SE TORNARAM MISS IONÁRIOS Preparado por: Pr. Wellington Almeida LIÇÃO III TRIMESTRE 2015 0 EXILADOS QUE SE TORNARAM MISS IONÁRIOS Preparado por: Pr. Wellington Almeida III TRIMESTRE 201 EXILADOS QUE SE TORNARAM MISSIONÁRIOS ESBOÇO INTRODUÇÃO DOM - O Exilado SEG - A Testemunha TER - O reino

Leia mais

A Oração. Egmon Pereira. 23 de Agosto de Igreja Presbiteriana do Brasil. A Oração. Egmon Pereira. Texto Bíblico. Introdução.

A Oração. Egmon Pereira. 23 de Agosto de Igreja Presbiteriana do Brasil. A Oração. Egmon Pereira. Texto Bíblico. Introdução. Igreja Presbiteriana do Brasil 23 de Agosto de 2016 Mateus 6.5-15 5 E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos

Leia mais

O Espírito Santo. Ontem e Hoje

O Espírito Santo. Ontem e Hoje O Espírito Santo Ontem e Hoje E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem

Leia mais

LIÇÃO 9 - CONTRASTES NA ADORAÇÃO DA ANTIGA E NOVA ALIANÇA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 9 - CONTRASTES NA ADORAÇÃO DA ANTIGA E NOVA ALIANÇA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 9 - CONTRASTES NA ADORAÇÃO DA ANTIGA E NOVA ALIANÇA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO DEUS ORDENOU A MOISÉS A CONSTRUÇÃO DO TABERNÁCULO Após a entrega do ordenamento jurídico para o

Leia mais

O CONFLITO CÓSMICO Lição 1 para 7 de abril de 2018

O CONFLITO CÓSMICO Lição 1 para 7 de abril de 2018 O CONFLITO CÓSMICO Lição 1 para 7 de abril de 2018 Estamos envolvidos em um conflito cósmico com consequências reais em nossa vida diária. Como surgiu o mal? De que forma fomos contaminados por ele? Como

Leia mais

João 20:19, 26. 1ª Coríntios 16:2. Atos 20:7

João 20:19, 26. 1ª Coríntios 16:2. Atos 20:7 Lección 6 para el 12 de mayo de 2018 Ele falará contra o Altíssimo, oprimirá os seus santos e tentará mudar os tempos e as leis. Os santos serão entregues nas mãos dele por um tempo, tempos e meio tempo.

Leia mais

Guerra de ofertas. Guerra de ofertas Contextualização. Santa Convocação

Guerra de ofertas. Guerra de ofertas Contextualização. Santa Convocação Santa Convocação - 2016 Santa Convocação - 2016 1 Contextualização Conflito nos céus; Queda de lúcifer; Mandato de domínio; Queda do homem; Comprometimento do MD; Santa Convocação - 2016 2 1 Início Deus

Leia mais

IGREJA E CULTO. Por que me importar? Presb. José Cordeiro Neto» Presb. Lúcio Mafra Teixeira

IGREJA E CULTO. Por que me importar? Presb. José Cordeiro Neto» Presb. Lúcio Mafra Teixeira AULA 7 CULTO: CRESCENDO JUNTOS NA ALEGRIA, NA COMUNHÃO E NA ADORAÇÃO A DEUS IGREJA E CULTO Por que me importar? Presb. José Cordeiro Neto» Presb. Lúcio Mafra Teixeira EBD CONSOLIDAÇÃO 2015 O Ano da Adoração

Leia mais

E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É me dado todo o poder no céu e na terra.

E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É me dado todo o poder no céu e na terra. Casas Abertas Estudos Diversos Batismo O batismo cristão é uma de duas ordenanças que Jesus instituiu para a igreja: E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É me dado todo o poder no céu e na terra.

Leia mais

O que é a Escatologia Bíblica?

O que é a Escatologia Bíblica? O que é Bíblica? a Escatologia O que é a Escatologia Bíblica? Por Daniel Conegero Escatologia é a divisão da Teologia Sistemática que estuda as profecias bíblicas sobre o futuro. É por isso que a escatologia

Leia mais

O SALVO E SEU RELACIONAMENTO COM A IGREJA

O SALVO E SEU RELACIONAMENTO COM A IGREJA ESTUDO 20 O SALVO E SEU RELACIONAMENTO COM A IGREJA INTRODUÇÃO Para se compreender um pouco o relacionamento do salvo com a igreja, consideremos ligeiramente o conceito de Igreja de acordo com o Novo Testamento.

Leia mais

Duas tarefas da aula anterior: 1ª) memorizar o versículo- chave;

Duas tarefas da aula anterior: 1ª) memorizar o versículo- chave; Duas tarefas da aula anterior: 1ª) memorizar o versículo- chave; 2ª) Aprender a classificar os livros do Antigo Testamento, enumerandoos sequencialmente. Versículo-chave: Rm 15.4 Classificação dos livros

Leia mais

A história do povo de Israel transcorreu em um tempo e lugar muito distantes dos últimos dias. Porém, os traços e características deles ainda podem

A história do povo de Israel transcorreu em um tempo e lugar muito distantes dos últimos dias. Porém, os traços e características deles ainda podem Disse o rei a Daniel: Certamente, o vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos reis, e o revelador de mistérios, pois pudeste revelar este mistério (Daniel 2:47). VERSO PARA MEMORIZAR CITAÇÕES Sua

Leia mais

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 História da Igreja Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 1. O que é a Igreja? É um edifício construído com pedras vivas. Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ. CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas

DECLARAÇÃO DE FÉ. CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas DECLARAÇÃO DE FÉ CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas DAI-AMTB Departamento de Assuntos Indígenas, Associação de Missões Transculturais Brasileiras Campo Grande, MS: 2016

Leia mais

Capítulo XXV da Confissão de Fé de Westminster DA IGREJA

Capítulo XXV da Confissão de Fé de Westminster DA IGREJA REVISTA PALAVRA VIVA Apoio didático Lição 3 Capítulo XXV da Confissão de Fé de Westminster DA IGREJA I. A Igreja Católica ou Universal, que é invisível, consiste do número total dos eleitos que já foram,

Leia mais

A expressa Imagem e a figura de Deus

A expressa Imagem e a figura de Deus A expressa Imagem e a figura de Deus Da mesma forma que convinha que em tudo Cristo se tornasse semelhante à descendência da sua figura (Adão), para poder expiar os pecados do povo, agora importa também

Leia mais

O ANO LITÚRGICO. Quando se inicia o Ano Litúrgico?

O ANO LITÚRGICO. Quando se inicia o Ano Litúrgico? O ANO LITÚRGICO Chama-se Ano Litúrgico o tempo em que a Igreja celebra todos os feitos salvíficos operados por Deus em Jesus Cristo. "Através do ciclo anual, a Igreja comemora o mistério de Cristo, desde

Leia mais

Fatos: Acontecimentos: - A criação - O dilúvio - Formação do povo de Deus - Vida no deserto - Conquista da terra prometida - As dominações

Fatos: Acontecimentos: - A criação - O dilúvio - Formação do povo de Deus - Vida no deserto - Conquista da terra prometida - As dominações O Antigo Testamento é uma coleção de 39 livros onde encontramos a história de Israel, o povo que Deus escolheu para com ele fazer uma aliança. Portanto, o Antigo Testamento é a história de um povo: mostra

Leia mais

Lição 1. A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico

Lição 1. A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico Lição 1 A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico Alvo da lição Saber Conhecer as principais contribuições do mundo judaico para o evangelho. Sentir Demonstrar gratidão a Deus por ter preservado importantes

Leia mais

Verdadeiro louvor. Do mesmo modo que as obras da mulher virtuosa a louvam, são as obras de Deus que O louvam Todas as tuas obras te

Verdadeiro louvor. Do mesmo modo que as obras da mulher virtuosa a louvam, são as obras de Deus que O louvam Todas as tuas obras te Verdadeiro louvor Somente os mansos, aqueles que aprendem de Cristo, comerão e se fartarão de justiça ( Mt 11:29 ). Somente os que buscam ao Senhor verdadeiramente O louvam. Somente aqueles que receberam

Leia mais

Os Outros Seis Dias. Aula 02/08/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Os Outros Seis Dias. Aula 02/08/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Os Outros Seis Dias Aula 02/08/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira S Vivendo Teologicamente S O que a teologia tem a ver com a vida diária? S A teologia geralmente é considerada como algo abstrato.

Leia mais

A volta de Jesus é iminente, pois pode acontecer a qualquer momento.

A volta de Jesus é iminente, pois pode acontecer a qualquer momento. LIÇÃO 12 - A VOLTA DE JESUS Texto Bíblico: Apocalipse 19.11-16 Objetivos: Compreender as implicações sobre a segunda vinda de Cristo. Resgatar em sua vida cristã a bendita expectativa da volta de Cristo.

Leia mais

FESTA DOS TABERNÁCULOS. Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. João 8: 32

FESTA DOS TABERNÁCULOS. Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. João 8: 32 FESTA DOS TABERNÁCULOS Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. João 8: 32 QUARTO DIA Jesus retornará dos céus em uma Festa dos Tabernáculos HEBREUS 4:8-10 Porque, se Josué lhes houvesse dado repouso,

Leia mais

PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA

PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA Como Ler a Bíblia Reserve tempo para ler a Bíblia cada dia. É bom guardar sempre a mesma hora. Dedique tanto tempo quanto seja possível, cuidando para que outras coisas não interrompam

Leia mais

ESTUDO NO EVANGELHO DE JOÃO. Out-Nov 2010

ESTUDO NO EVANGELHO DE JOÃO. Out-Nov 2010 ESTUDO NO EVANGELHO DE JOÃO Out-Nov 2010 Programação Escola Bíblica Dominical Outubro Capítulo (s) 10 1 Jesus é Deus 17 3 Nascimento e os elementos básicos para a vida 24 4 Verdadeiros Adoradores 31 5

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 14. No Juízo Final, onde comparecerão todos os ímpios: desde a Criação até o fim do Milênio; os que morrerem durante o período milenial e os que, ao final desta época, estiverem vivos. E na eternidade

Leia mais

Lição 7 A graça produz vida nova Texto Bíblico: Romanos

Lição 7 A graça produz vida nova Texto Bíblico: Romanos Lição 7 A graça produz vida nova Texto Bíblico: Romanos 8.1-17 Conheci um delegado em uma cidade no interior de São Paulo que realizou profunda reforma no prédio da delegacia, e para isso teve que transferir

Leia mais

CALVINISMO & RESPONSABILIDADE AMBIENTAL. A QUEDA Professores Márcio Dionísio e Camilla Marques 18/03/2018

CALVINISMO & RESPONSABILIDADE AMBIENTAL. A QUEDA Professores Márcio Dionísio e Camilla Marques 18/03/2018 CALVINISMO & RESPONSABILIDADE AMBIENTAL A QUEDA Professores Márcio Dionísio e Camilla Marques 18/03/2018 TEXTOS -APRESENTAÇÃO DO EXPOSITOR -APRESENTAÇÃO DO TEXTO -OBSERVAÇÕES Aula 05 A queda QUESTÃO QUAL

Leia mais

Formando líderes de excelência.

Formando líderes de excelência. Formando líderes de excelência Estação AMARELA Escola de Líderes Aula I MORDOMIA CRISTÃ: Conceito Mordomia: Conceito Escola de Líderes Nível II Mordomia Cristã Estamos vivendo a Estação Amarela. A ênfase

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 2. Em só Deus, eternamente subsistente em três pessoas distintas que, embora distintas, são iguais em poder, glória e majestade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo; Criador do Universo, de todas as

Leia mais

Temos aqui um assunto importante para analisar em relação à natureza do homem: A alma e a vida do homem na sua concepção temporal.

Temos aqui um assunto importante para analisar em relação à natureza do homem: A alma e a vida do homem na sua concepção temporal. A ORIGEM TEMPORAL DA ALMA Temos aqui um assunto importante para analisar em relação à natureza do homem: A alma e a vida do homem na sua concepção temporal. Qual a origem da alma? 1 Pré-existência: As

Leia mais

LIÇÃO 01. LEITURAS DA SEMANA: Ap 1:1-8; Jo 14:1-3,29; Dt 29:29; Rm 1:7; Fp 3:20; Dn 7:13,14. design Neemias Lima

LIÇÃO 01. LEITURAS DA SEMANA: Ap 1:1-8; Jo 14:1-3,29; Dt 29:29; Rm 1:7; Fp 3:20; Dn 7:13,14. design Neemias Lima "O evangelho de Patmos 01 VERSO PARA MEMORIZAR: "Bem-aventurados aqueles que leem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo" (Ap 1:3). design

Leia mais

LIÇÃO 1 A LEI E A ALIANÇA Êxodo 19

LIÇÃO 1 A LEI E A ALIANÇA Êxodo 19 LIÇÃO 1 A LEI E A ALIANÇA Êxodo 19 1. Antes de entregar a lei, Deus já havia feito uma aliança com o povo. Em Êxodo 19.1-4, Deus lembra o povo do seu pacto, confirmado demonstrado em um fato. Qual é o

Leia mais

Apostila de Estudo Bíblico

Apostila de Estudo Bíblico Apostila de Estudo Bíblico Igreja Evangélica Rua, nº Bairro: Tel.: ANOTAÇÕES GERAIS: 14 LIÇÃO 1 APRESENTAÇÃO DOS LIVROS DA BÍBLIA I ANTIGO TESTAMENTO 01 Pentateuco (5 livros de Moisés): Gênesis (Gn) Êxodo

Leia mais

ÊXODO INTRODUÇÃO DIVISÃO FATOS IMPORTANTES

ÊXODO INTRODUÇÃO DIVISÃO FATOS IMPORTANTES INTRODUÇÃO DIVISÃO FATOS IMPORTANTES Êxodo ( saída ou partida ) Também é chamado de O Livro da Aliança : Para quem foi escrito este livro? Para os israelitas. Por quem foi escrito (autor)? Moisés. Em qual

Leia mais

Analisando Daniel 9:25, 26 e 27. Qual o objetivo das Setenta Semanas? Daniel 9:24: "Setenta Semanas são determinadas sobre o teu povo...

Analisando Daniel 9:25, 26 e 27. Qual o objetivo das Setenta Semanas? Daniel 9:24: Setenta Semanas são determinadas sobre o teu povo... Analisando Daniel 9:25, 26 e 27 Qual o objetivo das Setenta Semanas? Daniel 9:24: "Setenta Semanas são determinadas sobre o teu povo..." As semanas são semanas de anos: 1 semana = 7 anos e de acordo com

Leia mais

Confie no poder de Deus Efésios 6.10,11 Pr. Vlademir Silveira Série Armadura de Deus Mensagem # 1 IBMC 07/10/12

Confie no poder de Deus Efésios 6.10,11 Pr. Vlademir Silveira Série Armadura de Deus Mensagem # 1 IBMC 07/10/12 Introdução Confie no poder de Deus Efésios 6.10,11 Pr. Vlademir Silveira Série Armadura de Deus Mensagem # 1 IBMC 07/10/12 Série de 5 mensagens sobre a Armadura de Deus no livro de Efésios. Efésios 1.1

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE AULA 6: SOTERIOLOGIA Baseado em Jeremias 9: 24, a Igreja Pentecostal Deus é Amor oferece a você, obreiro, a oportunidade aprofundar seu conhecimento na palavra de Deus

Leia mais

Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação. (1Tessalonicenses 4:7). Verso para memorizar

Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação. (1Tessalonicenses 4:7). Verso para memorizar Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação. (1Tessalonicenses 4:7). Verso para memorizar Citações Muitas vezes consideramos a mordomia apenas como uma questão de nossa entrega a Deus,

Leia mais

APOCALIPSE APOCALIPSE, UMA MENSAGEM URGENTE PARA A IGREJA

APOCALIPSE APOCALIPSE, UMA MENSAGEM URGENTE PARA A IGREJA APOCALIPSE 1.1-8 APOCALIPSE, UMA MENSAGEM URGENTE PARA A IGREJA INTRODUÇÃO Dois fatores contribuem para que muitos crentes evitem o livro de Apocalipse: a) A idéia de que ele é um livro selado, que trata

Leia mais

Sua identidade. Apocalipse 13:1-2. Sua atividade. Apocalipse 13:3-10. A besta da terra. Apocalipse 13: Sua identidade. Apocalipse 13:11.

Sua identidade. Apocalipse 13:1-2. Sua atividade. Apocalipse 13:3-10. A besta da terra. Apocalipse 13: Sua identidade. Apocalipse 13:11. Lição 9 para 2 de março de 2019 Despois de mostrar seu ódio contra o remanescente, o dragão para sobre a areia do mar. A partir desse momento, em Apocalipse 13, é mostrado a João a estratégia de Satanás

Leia mais

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico REGULAMENTO OFICIAL Alfabeto Bíblico Tem como objetivo levar o competidor a encontrar na Bíblia versículos que comecem com cada letra do alfabeto da língua portuguesa e contenham em seu texto, uma palavra-chave,

Leia mais

CURSO BÍBLICO INICIAL Lição 1: SALVAÇÃO

CURSO BÍBLICO INICIAL Lição 1: SALVAÇÃO I- RESPOSTAS SOBRE A ORIGEM DE TUDO. Teria o universo se originado por uma explosão cósmica, a qual os homens a chamam de big bang? Seria, então, tudo criado pela relação da matéria com a energia? O homem

Leia mais

AUTORIA DADE DA PROFECIA DIVINA II Pd 1 : 21/ II Sm 23 : 23

AUTORIA DADE DA PROFECIA DIVINA II Pd 1 : 21/ II Sm 23 : 23 PNEUMATOLOGIA II AUTORIA DADE DA PROFECIA DIVINA II Pd 1 : 21/ II Sm 23 : 23 b.4) APLICAÇÃO DO A.T.,(JEOVÁ/ ESP. SANTO) Is 60 : 8 10 comp. Com At 28 : 25 27 e Ex 16 : 7 com Hb 3 : 7 10 @ Os profetas eram

Leia mais

O Reino de Deus. Estudo Bíblico e Sistemático

O Reino de Deus. Estudo Bíblico e Sistemático O Reino de Deus Estudo Bíblico e Sistemático Antigo Testamento Sl 103.19 Deus é visto como o rei da criação, tendo domínio sobre todos os aspectos da criação (inanimados, animados e humanos). Ao criar

Leia mais

Interpretando o Apocalipse Por Pastor Luiz Antonio.

Interpretando o Apocalipse Por Pastor Luiz Antonio. Interpretando o Apocalipse Por Pastor Luiz Antonio. CAPÍTULO III QUINTA CARTA, À IGREJA DE SARDES 1 E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete Espíritos de Deus e as sete

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 2. Em só Deus, eternamente subsistente em três pessoas distintas que, embora distintas, são iguais em poder, glória e majestade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo; Criador do Universo, de todas as

Leia mais

OTeremos um trimestre bíblico. Estudaremos a Epístola aos Hebreus.

OTeremos um trimestre bíblico. Estudaremos a Epístola aos Hebreus. OTeremos um trimestre bíblico. Estudaremos a Epístola aos Hebreus. OA Carta aos Hebreus foi escrita para mostrar que Jesus Cristo é melhor, daí o título do trimestre: A supremacia de Cristo. www.portalebd.org.br

Leia mais

Por maior que seja um império humano, nenhum subsistirá por muito tempo ao Reino de Deus.

Por maior que seja um império humano, nenhum subsistirá por muito tempo ao Reino de Deus. LIÇÃO 11 - AS TAÇAS DA IRA Texto Bíblico: Apocalipse 16.1-9 Objetivos: Reconhecer a soberania de Deus sobre o mundo; Investir na submissão ao senhorio de Cristo. Recursos Materiais: Sete taças de vidro

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 5. Na pecaminosidade do homem, que o destituiu da glória de Deus e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo podem restaurá-lo a Deus (Rm;3:23; At.3:19). www.portalebd.org.br

Leia mais

Gênesis 1:1. Gênesis 1:1. Gênesis 1:1. Gênesis 1:1. No princípio Deus criou os céus e a terra. No princípio Deus criou os céus e a terra.

Gênesis 1:1. Gênesis 1:1. Gênesis 1:1. Gênesis 1:1. No princípio Deus criou os céus e a terra. No princípio Deus criou os céus e a terra. Gênesis 1:1 Gênesis 1:1 Gênesis 1:1 Gênesis 1:1 No princípio Deus criou os céus e a No princípio Deus criou os céus e a No princípio Deus criou os céus e a No princípio Deus criou os céus e a Gênesis 1:1-2:7

Leia mais

Aula 10. 2º Semestre. Hebreus 1-10

Aula 10. 2º Semestre. Hebreus 1-10 Novo Testamento Aula 10 2º Semestre Hebreus 1-10 Lição 46 Prossigamos até a perfeição Lição 47 Pelo Sangue Sereis Santificados Hebreus Escrito por Paulo Aprox. 67 ou 68 AD Pois Paulo morreu em 68AD Hebreus

Leia mais

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO Mensagem Doze O Deus Triúno processado, Sua obra e o resultado da Sua obra Leitura bíblica: Lv 26:1-13; 1Jo 5:20-21; Mt 28:19; 1Tm 3:15-16; Ef 2:21-22 I. Levítico26:1e2falamdenãofazerídolos,guardarosábado

Leia mais

O Espírito Santo. Quem é? O que faz? Como se relaciona conosco?

O Espírito Santo. Quem é? O que faz? Como se relaciona conosco? O Espírito Santo Quem é? O que faz? Como se relaciona conosco? Paracleto O Espírito Santo é... Paracleto pode ser definido como Conselheiro, Advogado, como Procurador do acusado, Ajudador e Intercessor.

Leia mais

Casamento regido pela graça A obra da graça no casamento

Casamento regido pela graça A obra da graça no casamento Casamento regido pela graça A obra da graça no casamento Ontem 1. Definições: Casamento regido pela graça 2. Salvação: Casamento é uma maquete de uma realidade maior 3. Santificação: Casamento é um palco

Leia mais

Rebelião Redenção. Preparado por: Pr. Wellington Almeida I TRI 2016

Rebelião Redenção. Preparado por: Pr. Wellington Almeida I TRI 2016 Rebelião Redenção e Predo por: Pr. Wellington Almeida I TRI 2016 Vitória no deserto 6 LIÇÃO Predo por: Pr. Wellington Almeida O Conflito continua esboço LIÇÃO - I TRI 2016 6 INTRODUÇÃO DOM O EMANUEL SEG

Leia mais

CONTEÚDOS ENSINO RELIGIOSO - 1º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER

CONTEÚDOS ENSINO RELIGIOSO - 1º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER CONTEÚDOS ENSINO RELIGIOSO - 1º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER UNIDADE 1 JESUS ME AMA Compreender que Deus nos ama e deseja o melhor para cada um de Seus filhos. Reconhecer que Deus se revela por Sua

Leia mais