CONSIDERAÇÕES SOBRE MIGRAÇÕES NO MUNICÍPIO DE PIRAPORA - NORTE DE MINAS - MINAS GERAIS, CENSO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONSIDERAÇÕES SOBRE MIGRAÇÕES NO MUNICÍPIO DE PIRAPORA - NORTE DE MINAS - MINAS GERAIS, CENSO"

Transcrição

1 CONSIDERAÇÕES SOBRE MIGRAÇÕES NO MUNICÍPIO DE PIRAPORA - NORTE DE MINAS - MINAS GERAIS, CENSO JÉSSICA CAROLINE PORTO TAVARES UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS (UNIMONTES) JESSICAPORTOT@GMAIL.COM GILDETTE SOARES FONSECA UNIMONTES - GILDETTES@YAHOO.COM.BR RESUMO As migrações se configuram em processo social com grandes implicações cultural, social, política, entre outras. No Brasil, a mobilidade da população é acentuada em função das disparidades socioeconômicas existentes entre municípios, microrregiões, mesorregiões e Unidades da Federação. Não importa a escala de análise sempre pode identificar fatores de atração e perda populacional. Neste contexto, este trabalho tem por objetivo apresentar o destino dos emigrantes e a origem dos imigrantes de Pirapora - município da Mesorregião Norte de Minas - Minas Gerais. Para tanto, utilizou-se dados do Censo Demográfico de A abordagem metodológica consistiu em pesquisa bibliográfica, tratamentos dos dados e elaboração de tabelas e mapas. Os resultados obtidos indicam que o número de emigrantes supera o de imigrantes. Quanto ao destino dos emigrantes e a origem dos imigrantes predomina maior volume de fluxo intraestadual. Palavras - Chave: Pirapora. Norte de Minas. Emigração. Imigração. Censo INTRODUÇÃO O estudo das migrações interna ou internacional, torna-se cada vez mais relevante, uma vez que envolvem aspectos sociais, políticos, econômicos, culturais, entre outros. Por ser um processo social, as pesquisas podem refletir a organização e a des(re)organização das sociedades e retratar desigualdades. A migração se configura em mobilidade geográfica ou espacial "[...] um país para outro ou, dentro do mesmo país, de uma região para outra, envolvendo, em geral, a transferência de residência do lugar de origem ou local de partida para o lugar de destino ou lugar de chegada" (IBGE, 1969, p.62). As migrações se distinguem entre espontâneas quando se migra por vontade própria, ou forçada, quando o sujeito é obrigado a se deslocar por motivo de guerra, perseguições de Estado ou política e até mesmo desastres naturais. Muitos indivíduos migram 1 Trabalho de Conclusão de Curso.

2 temporariamente ou definitivo, podendo ocorrer por etapas. Muitos imigrantes não sabem se vão ou não abandonar por completo a terra natal; levados pela necessidade partem por um período de tempo [...] (BEAUJEU - GARNIER,1980, p. 203). Diante do exposto, este trabalho tem por objetivo apresentar o destino dos emigrantes e a origem dos imigrantes de Pirapora - Mesorregião Norte de Minas. A abordagem metodológica baseou-se em pesquisa bibliográfica, tratamento de dados no software Statistical Package for Social Sciences (SPSS), elaboração de tabelas e mapas. A base de dados utilizada foi do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de Em termos operacionais considerou-se o quesito: Município de Residência em 31 de julho de 2005 (data fixa). Conforme Rigotti (1999, p ), o quesito data fixa do [...] ponto de vista analítico, este é um dado de fácil interpretação. O migrante será conceituado como aquele que residia em lugares diferentes nas duas datas, enquanto o não-migrante residia no mesmo local. No quesito data fixa, referente ao Censo de 2010, foi identificado a residência do indivíduo em 2005 em relação a 2000, portanto os dados apontam a emigração e imigração em um período de cinco anos (2000 a 2005). Após a compilação dos dados identificou-se mais emigrantes do que imigrantes. O maior volume de emigrantes teve como destino municípios de Minas Gerais, portanto emigração intraestadual, com destaque para municípios da Mesorregião Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba; quanto a emigração interestadual, identificou-se para outras Unidades da Federação, principalmente São Paulo e Goiás. Em relação à origem dos imigrantes, também predomina imigrantes intraestaduais. 1 CONSIDERAÇÕES SOBRE MIGRAÇÕES NO BRASIL É difícil conceituar migração, pois [...] inexiste unanimidade no entendimento do que seja migração, migrante ou, simplesmente, mobilidade [...] (SALIM, 1992, p. 119). No entanto, é válido refletir e entender que se trata de um processo social que envolve vários aspectos: socioeconômico, desequilíbrio financeiro, motivos políticos, guerras, antagonismos, catástrofes naturais, entre outros.

3 Pode-se distinguir as migrações internas em: intrarregional na mesma região; interregional entre regiões diferentes; intraestadual no contexto do mesmo Estado; interestadual entre dois ou mais Estados; intramunicipal no mesmo município; intermunicipal entre municípios distintos; além das migrações rural e urbana. Deve-se diferenciar também emigração e imigração. Para o IBGE (1969, p. 62): As palavras imigração e emigração se referem ao movimento para dentro e para fora, respectivamente, de certo território. A migração processada de um mesmo país e que consiste no deslocamento entre diferentes partes dêsse (sic) território constitui a migração interna. Assim, pode-se apontar que o indivíduo é emigrante ao sair do local de origem e tornase imigrante ao chegar ao local de destino. Em relação ao saldo migratório, se configura na diferença entre o número de imigrantes (I) e o número de emigrantes (E). No Brasil, para Théry; Mello (2005), a primeira grande mobilidade interna ocorreu de 1877 a 1880, em função da seca que assolou a Região Nordeste. A população afetada pelos efeitos da seca migrou para a Região Norte, acreditava que o fato de ser local com muita água teria uma vida mais digna. Mais de um milhão de nordestinos vieram, assim, instalar-se na Amazônia, e muitos ficaram após o desmoronamento do sistema da borracha (THÉRY; MELLO, 2005, p. 40). Muitos migrantes tiveram o próprio governo como incentivador, alguns retornaram, outros morreram de malária e outras doenças, poucos resistiram e adaptaram a Região Norte. A história migratória se perpetua no Brasil, ligada intrinsecamente aos aspectos econômicos característica que ocasiona novas emigrações ou imigrações de retorno, pressupondo que: [...] quando a sobrevivência dos habitantes de uma região é ameaçada, a tendência é procurarem outras regiões, principalmente, aquelas onde há promessa de vida melhor (MARTINS; VANALLI, 1997, p. 43). Para Théry; Mello (2005), a migração interna tem momentos históricos e destacam: final do século XIX, migração do Nordeste para o Norte (em função do longo período de seca); no século XX, migração do Nordeste para o Norte,do Sul para o Centro-Oeste e Sul para Norte (fronteiras agrícolas), do Sul para o Sudeste e do Nordeste para o Sudeste (industrialização). A partir de 1950, houve no Brasil crescimento da população

4 na Região Sudeste, devido a industrialização, principalmente nas Regiões Metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro. Neste contexto, surgiram graves problemas sociais, aumento da violência, exclusão social, expansão urbana desordenada, entre outros, em consequência aumenta "[...] o fenômeno da chamada "urbanização por expansão de periferias", forçando ainda mais a pressão por infraestrutura urbana, transporte coletivo, etc" (SCHMIDT; FARRET, 1986, p.9). Além da migração rural / urbana, ocorreu migração intraestadual e interestadual, mas os grandes centros não tinham infraestrutura para absorver toda a mão de obra. Além do que aumentou a demanda por serviços básicos, desemprego, desigualdade social, hostilidade e grandes aglomerações subnormais. As aglomerações subnormais representam, para o IBGE (2013, p. 2): O conjunto constituído por 51 ou mais unidades habitacionais caracterizadas por ausência de título de propriedade e pelo menos uma das características abaixo:- irregularidade das vias de circulação e do tamanho e forma dos lotes e/ou - carência de serviços públicos essenciais (como coleta de lixo, rede de esgoto, rede de água, energia elétrica e iluminação pública). Apesar dos problemas no processo de urbanização seja pela chegada ou não de emigrantes, a mão de obra dos migrantes foi e continua sendo de suma importância para a economia do Brasil. Brito; Marques (2005, p.14) relatam: [...] o Brasil de hoje fez da migração interna uma atividade risco. Antes era uma alternativa para a mobilidade social, agora é uma mera alternativa para a sobrevivência, e, mesmo assim indispensável. A emigração ou imigração interna no Brasil é e continuará sendo um processo social com implicações territoriais, culturais e econômicas. O país tem grande potencial, apesar da crise política e econômica que acabou com vários postos de trabalho, arranjos produtivos, mas assim que ocorrer retomada do crescimento novos fluxos migratórios surgirão.

5 2 CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE PIRAPORA - NORTE DE MINAS - MINAS GERAIS E RESULTADOS DA PESQUISA O Estado de Minas Gerais foi regionalizado pelo IBGE (1990), em 12 mesorregiões e 66 microrregiões. Dentre as mesorregiões, tem-se a Mesorregião Norte de Minas que abrange 89 municípios distribuídos em sete microrregiões: Bocaiúva, Grão Mogol, Janaúba, Januária, Montes Claros, Salinas e Pirapora. No Norte de Minas, as Microrregiões de Bocaiúva e Grão Mogol compreendem menos municípios, sendo respectivamente cinco e seis; as Microrregiões de Pirapora (10), Janaúba (13), Januária (16), Salinas (17) e a Microrregião de Montes Claros possui 22 municípios (IBGE, 2010). O município de Pirapora, área deste estudo, integra a Microrregião de Pirapora, juntamente com os municípios de Buritizeiro, Ibiaí, Jequitaí, Lagoa dos Patos, Lassance, Riachinho, Santa Fé de Minas, São Romão e Várzea da Palma. Geograficamente Pirapora limita-se com os municípios de Buritizeiro e Várzea da Palma (Figura 1). Figura 1 - Localização e limites de Pirapora na Microrregião de Pirapora - MG

6 Pirapora ocupa posição geográfica regional privilegiada, pois dista em linha reta 169 km de Montes Claros (polo regional), acesso pela BR 365; 340 km da capital mineira, Belo Horizonte, acesso pela BR 496 e 540 km de Brasília - Distrito Federal, acesso pela BR 040, todas pavimentadas. A cidade de Pirapora localiza-se à margem direita do Rio São Francisco e tem como marco 17 21' 55" Latitude Sul e 44 56' 59" Longitude Oeste. Apresenta a maior dinâmica econômica da Microrregião de Pirapora, com parque industrial. Fonseca (2015, p. 97), aponta que predomina indústrias do setor metalúrgico e minerais nãometálicos na cidade de Pirapora: [...] Ligas de Alumínio S.A (LIASA), Companhia Ferro Ligas de Minas Gerais (MinasLigas), Inonibrás Inoculantes e Ferro Ligas Nipo-Brasileira, Cachoeira Velonorte, Companhia de Fiação e Tecidos (Cedronorte), Grisbi Nordeste S.A e Transportes Wamag Ltda. Também faz parte da economia local a rede de comércio, projetos de irrigação com significativa produção de frutas, além do Terminal Intermodal de Pirapora que integra o Programa Pró-Noroeste, parceria com o governo de Minas Gerais, Federação da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (FAEMG) e Banco do Brasil, fundamental no escoamento de grãos produzidos na Mesorregião Noroeste de Minas. Como já mencionado, este estudo, tem como base os dados do Censo Demográfico de 2010, os mesmos foram processados no software SPSS, utilizou-se o quesito: Município de Residência em 31 de julho de 2005 (data fixa). Analisou-se o volume de emigrantes e imigrantes de 2000 a 2005 de Pirapora em relação à malha de municípios do Brasil. Com base no IBGE (2010), emigraram de Pirapora pessoas, sendo que no mesmo período identificou-se imigrantes, portanto saldo migratório negativo. O volume de emigrantes representa 13,29% da população total de 2000 e 12,53% de O número de imigrantes representa 8,57% da população total de 2000 e 8,08% da população recenseada em Em relação ao destino dos emigrantes de Pirapora por Unidades da Federação, identificou-se maior volume para Minas Gerais, sendo (Figura 2).

7 Figura 2 - Destino dos emigrantes de Pirapora - MG Para as demais Unidades da Federação verificou-se menor quantidade, sendo: para São Paulo (725); Goiás (464); Brasília-DF (244); Bahia (196); Rio de Janeiro (164); Rio Grande do Sul (112); Mato Grosso do Sul (70); Paraná (57); Maranhão (38); Santa Catarina (34); Pará (20); Tocantins (19); Espírito Santo (14) e por fim, Mato Grosso com apenas seis. Em relação aos destinos dos emigrantes de Pirapora para Minas Gerais, identificou-se maior volume para a Mesorregião Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba (1.627); na sequência Norte de Minas (1.347) e para a Mesorregião Metropolitana de Belo Horizonte (Figura 3). As demais mesorregiões receberam de Pirapora bem menos emigrantes: emigraram 164 pessoas para a Mesorregião Central Mineira; 131 para o Noroeste de Minas ; 104 pessoas para a Zona da Mata ; 87 para o Oeste de Minas. As mesorregiões que receberam menor quantidade de emigrantes foram Vale do Rio Doce (13); Campo das Vertentes (três) e Jequitinhonha (dois). Não teve emigrantes com destino para a Mesorregião do Vale do Mucuri.

8 Figura 3- Destino dos emigrantes de Pirapora para as Mesorregiões geográficas de Minas Gerais Selecionou-se e agrupou-se os municípios por mesorregião com menos de 300 emigrantes (Tabela 1). Tabela 1 Destino dos emigrantes de Pirapora para Mesorregiões de Minas Gerais Municípios Quantidade de Mesorregião emigrantes Felício dos Santos 2 Jequitinhonha Ritápolis 3 Campo das Vertentes Timóteo 13 Vale do Rio Doce Ubá 11 Juiz de Fora 93 Ibiraci 5 Capitólio 6 São Gonçalo do Sapucaí 9 São Sebastião do Paraíso 10 Córrego Danta 5 Conceição do Pará 10 Divinópolis 10 Itaúna 18 Nova Serrana 42 Zona da Mata Sul / Sudoeste de Minas Oeste de Minas continua

9 Varjão de Minas 3 São Gonçalo do Abaeté 4 Guarda-Mor 5 Unaí 10 Brasilândia de Minas 27 João Pinheiro 33 Buritis 49 conclusão Noroeste de Minas Augusto de Lima 3 Presidente Juscelino 3 Buenópolis 5 Felixlândia 8 Inimutaba 9 Curvelo 10 Martinho Campos 36 Três Marias 82 Fonte: IBGE, Censo 2010 (data fixa). Org.: PORTO, J. C., 2017 Central Mineira A partir da leitura dos dados pode-se identificar forte relação de Pirapora com municípios das Mesorregiões Central Mineira, Noroeste de Minas e Oeste de Minas, especialmente Três Marias (Central Mineira); Buritis (Noroeste de Minas) e Nova Serrana (Oeste de Minas). No entanto, o maior volume foi para Juiz de Fora, inserido na Zona da Mata. De todos os municípios do Norte de Minas, Montes Claros foi o principal destino dos emigrantes de Pirapora. Todavia ao analisar por microrregião tem-se maior volume na Microrregião de Pirapora (786), depois as Microrregiões de Montes Claros (456), Januária (44); Salinas (39); Janaúba (28) e apenas 16 para a Microrregião de Bocaiúva. Não foi identificado município da Microrregião de Grão Mogol. Foram destino dos emigrantes na Microrregião de Bocaiúva, somente os municípios de Bocaiúva e Olhos D'Água, sendo que a microrregião é composta por cinco municípios. Na Microrregião de Janaúba, que compreende 13 municípios, identificou-se: Janaúba e Porteirinha. Na Microrregião de Salinas, que abrange 17 municípios, apenas o município de Taiobeiras foi destino dos emigrantes de Pirapora. Na Microrregião de Januária, que compreende 16 municípios, têm-se os municípios de Januária, Itacarambi e Urucuia. Na Microrregião de Montes Claros, que abrange 22

10 municípios, além de Montes Claros identificou-se: São João do Pacuí; Ubaí; Patis; Luislândia; Ponto Chique e Francisco Sá. Todos os municípios da Microrregião de Pirapora foram destino dos emigrantes de Pirapora. Os municípios de Várzea da Palma e Buritizeiro se destacaram com mais de 200 emigrantes; identificou-se com menos de 100 emigrantes: Jequitaí; Ibiaí; Lassance; São Romão; Santa Fé de Minas; Lagoa dos Patos Riachinho (Tabela 2). Tabela 2 - Municípios de destino dos emigrantes de Pirapora para a Mesorregião Norte de Minas Municípios Nº de emigrantes Microrregião Taiobeiras 39 Salinas Porteirinha 10 Janaúba Janaúba 18 Olhos-d'água 3 Bocaiúva Bocaiúva 13 Urucuia 7 Januária Itacarambi 8 Januária 29 Juramento 4 São João do Pacuí 4 Ubaí 5 Patis 7 Luislândia 11 Ponto Chique 23 Francisco Sá 50 Montes Claros 352 Riachinho 7 Lagoa dos Patos 20 Santa Fé de Minas 30 São Romão 39 Lassance 45 Ibiaí 52 Jequitaí 76 Buritizeiro 245 Várzea da Palma 250 Fonte: IBGE, Censo 2010 (data fixa). Org.: PORTO, J. C., 2017 Montes Claros Pirapora

11 Em relação a imigração, ou seja, a origem das pessoas que chegaram em Pirapora no período de 2000 a 2005, mensuradas pelo Censo de 2010, pode-se apontar que predomina imigração intraestadual (Figura 4). Figura 4 - Origem dos imigrantes de Pirapora - MG Predomina imigrantes de municípios de Minas Gerais, em segundo lugar, com menor volume, tem-se a Bahia (389). Das demais Unidades da Federação identificou-se volume de imigrantes inferior a 300: São Paulo (255); Distrito Federal (252); Rio de Janeiro (154); Goiás (121); Mato Grosso (24); Santa Catarina (22); Paraná (20); Ceará (13); Paraíba (12); Pernambuco (10) e nove do Mato Grosso do Sul. Não foram registrados imigrantes dos Estados da Região Norte, assim como do Espírito Santo, Região Sudeste; do Rio Grande do Sul, Região Sul e do Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe, todos da Região Nordeste. Ao selecionar os municípios por Estados identificou-se apenas nove imigrantes de Brasilândia (Mato Grosso do Sul); 10 de Recife (Pernambuco); 12 de Nazarezinho, (Paraíba); 13 de Fortaleza (Ceará); 20 de Mallet (Paraná); 22 de Joinville (Santa Catarina); 13 de Cuiabá e 12 de Canarana (Mato Grosso).

12 Em relação aos imigrantes de Minas Gerais selecionados por mesorregiões, identificouse maior volume do Norte de Minas (1.358) e nenhum imigrante da Mesorregião Vale do Mucuri (Figura 5). Figura 5 - Origem dos imigrantes das Mesorregiões geográficas de Minas Gerais Das demais mesorregiões têm-se: Metropolitana de Belo Horizonte (542); Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba (472); Jequitinhonha (171); Noroeste de Minas (168); Central Mineira (11); Vale do Rio Doce (50); Sul/Sudoeste de Minas (55); Zona da Mata (42); Campo das Vertentes (27) e nove do Oeste de Minas. É válido pontuar que 26 imigrantes declararam não saber o nome do município. Ao selecionar por município, apenas de Diamantina foi registrado mais de 100 imigrantes para Pirapora; o menor número de imigrantes foi seis de Joaquim Felício, Mesorregião Central Mineira. Identificou-se apenas um município da Mesorregião Oeste; dois municípios da Zona da Mata, Campo das Vertentes e da Mesorregião Vale do Rio Doce; cinco municípios do Sul/Sudoeste de Minas, do Jequitinhonha e da Central Mineira e da Mesorregião Noroeste de Minas, seis municípios. O maior volume total de imigrantes tem como origem a Mesorregião Jequitinhonha (Tabela 3).

13 Tabela 3- Destino dos imigrantes das Mesorregiões de Minas Gerais para o município de Pirapora- MG Origem Nº de imigrantes Mesorregiões Divinópolis 9 São João Del Rei 7 Lavras 20 Ipatinga 11 Governador Valadares 39 Manhuaçu 11 Juiz De Fora 31 Bom Despacho 8 Corinto 59 Curvelo 29 Joaquim Felício 6 Três Marias 9 Caraí 12 Medina 12 Datas 13 Pedra Azul 15 Diamantina 118 São Gonçalo do Abaeté 12 Varjão de Minas 19 Brasilândia de Minas 19 Unaí 21 João Pinheiro 41 Paracatu 56 Cachoeira de Minas 8 Fortaleza de Minas 13 Lambari 12 Passos 11 Poços de Caldas 11 Oeste de Minas Campo das Vertentes Vale do Rio Doce Zona da Mata Central Mineira Jequitinhonha Noroeste de Minas Sul / Sudoeste de Minas Fonte: IBGE, Censo (data fixa ), Org.: Porto, J. C., 2017 Do Norte de Minas, o município de Pirapora recebeu maior número de imigrantes dos municípios da Microrregião de Pirapora, sendo 806. Da Microrregião de Montes Claros identificou-se 395 e das demais microrregiões menor volume: Januária (125); Salinas (18) e Janaúba (14). Não foi identificado nenhum imigrante das Microrregiões de Grão Mogol e Bocaiúva. Identificou-se a maior origem dos imigrantes de Buritizeiro, Várzea da Palma, Montes Claros e Ibiaí (Tabela 4).

14 Tabela 4 - Origem dos imigrantes da Mesorregião Norte de Minas para Pirapora - MG Origem Número de imigrantes Microrregião Janaúba 14 Janaúba Águas Vermelhas 6 Salinas Vargem Grande do Rio Pardo 12 Pintópolis 9 Januária São Francisco 20 Januária 30 Urucuia 66 Campo Azul 9 São João da Lagoa 22 São João do Pacuí 22 Ponto Chique 10 Brasília de Minas 40 Coração de Jesus 51 Montes Claros 241 São Romão 27 Jequitaí 45 Lagoa dos Patos 69 Ibiaí 133 Buritizeiro 265 Várzea da Palma 267 Montes Claros Pirapora Total Fonte: IBGE, Censo (data fixa ), Org.: Porto, J. C., 2017 O maior volume de imigrantes teve como origem os municípios de Várzea da Palma, Buritizeiro e Montes Claros, todos relativamente próximos de Pirapora, sendo respectivamente em linha reta: 34,72 km; 5,06 km; 170 km. Com exceção de Montes Claros, os demais municípios apresentam menor população que Pirapora. No Censo de 2010, foram recenseados em Pirapora habitantes; em Montes Claros, habitantes; em Várzea da Palma, habitantes e em Buritizeiro habitantes (IBGE, 2010). Em geral, a imigração é intraestadual, com significativo volume de imigração interregional. Destaca-se quantidade de imigrantes das Mesorregiões Metropolitana de Belo Horizonte e Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba. Quanto a imigração interestadual se destaca a origem de municípios da Bahia.

15 Na emigração foi registrado maior volume da Mesorregião Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba e na imigração da Mesorregião Norte de Minas. Na emigração a Metropolitana de Belo Horizonte ficou em terceiro lugar em quantidade de emigrantes, já na imigração ficou em segundo. CONSIDERAÇÕES FINAIS A migração é um processo social com implicações familiar sociais, econômicas e culturais. No Brasil, as migrações, em sua maioria estão intrinsecamente ligadas ao dinamismo socioeconômico que cada localidade apresenta, bem como as articulações políticas, socioeconômicas, estruturais e geográficas. Neste estudo, analisou-se o volume de emigrantes e imigrantes de 2000 a 2005 de Pirapora, tendo como base o Censo Demográfico de Identificou-se emigrantes (saíram de Pirapora) e imigrantes (chegaram a Pirapora). Tanto a emigração como a imigração, foi analisada em relação aos municípios do Brasil, assim classificou-se em mobilidade intraestadual e interestadual. Em relação ao destino interestadual, identificaram-se municípios de São Paulo, Goiás, Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Paraná, Maranhão, Santa Catarina, Pará, Espírito Santo, Tocantins e Mato Grosso. Também identificou emigrantes para Brasília - Distrito Federal. A emigração intraestadual, foi agrupada por mesorregiões, sendo que predominou emigração para as Mesorregiões Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Norte de Minas e Metropolitana de Belo Horizonte. Apenas a Mesorregião Vale do Mucuri não recebeu indivíduos de Pirapora. No geral, o maior volume de emigrantes teve como destino o município de Uberlândia, inserido no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba. No contexto, da emigração no Norte de Minas, pode-se destacar como destino os municípios de seis das sete microrregiões, apenas não teve emigrante para a Microrregião de Grão Mogol. Os principais destinos foram Montes Claros (Microrregião de Montes Claros); Várzea da Palma e Buritizeiro (Microrregião de Pirapora).

16 No que se refere a origem dos imigrantes interestaduais, pode-se destacar municípios da Bahia. Todavia, identificou-se também pessoas que vieram de municípios de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso, Santa Catarina, Paraná, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Mato Grosso do Sul, além de Brasília - Distrito Federal. O maior volume de imigrantes intraestaduais foi do Norte de Minas, depois Metropolitana de Belo Horizonte e Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba. Não se identificou imigrante da Mesorregião Vale do Mucuri. Pode-se identificar maior número de imigrantes de Belo Horizonte e Uberlândia.N contexto de todas as mesorregiões a Mesorregião Jequitinhonha não apresentou significativo volume de imigrantes, apesar de que vieram mais de cem (100) imigrantes do município de Diamantina No Norte de Minas, o volume de imigrantes foi maior dos municípios de Montes Claros (Microrregião de Montes Claros); Várzea da Palma, Buritizeiro e Ibiaí (Microrregião de Pirapora). Na imigração não foi identificado imigrante das Microrregiões de Grão Mogol e Bocaiúva. Pode-se concluir a forte relação de integração, no que se refere a emigração de Pirapora no contexto interestadual, principalmente para São Paulo no âmbito intraestadual, especialmente com municípios do Norte de Minas. Há conexão significativa na imigração interestadual, notadamente com municípios da Bahia e intraestadual com municípios próximos de Pirapora. REFERÊNCIAS BEAUJEU - GARNIER, J. Geografia da População. Tradução de Leônidas Gontijo de Carvalho.2. ed. São Paulo: Editora Nacional, BRITO, F. MARQUES, D. As grandes metrópoles e as migrações internas: um ensaio sobre o seu significado recente. In.: Anais...4 Encontro Nacional Sobre Migração da ABEP. Rio de Janeiro: ABEP, FONSECA. G. S. Migrações da Mesorregião Norte de Minas / MG: análises do Censo Demográfico de Belo Horizonte. Tese (Doutorado) Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Programa de Pós-Graduação em Geografia - Tratamento da Informação Espacial. Belo Horizonte: PUC-MG, 2015, p.313. IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Dicionário Demográfico Multilíngüe. Rio de Janeiro: Fundação IBGE, 1969.

17 . Divisão regional do Brasil em mesorregiões e microrregiões geográficas. Rio de Janeiro, Disponível em: < Acesso: 05/03/ Censo Demográfico de Rio de Janeiro: IBGE, Atlas do Censo Demográfico Rio de Janeiro: IBGE, MARTINS, D.; VANALLI, S. Migrantes. São Paulo: Contexto, RIGOTTI, J. I. R.Técnicas de mensuração das migrações, a partir de dados censitários: aplicação aos casos de Minas Gerais e São Paulo. Tese (Doutorado em Demografia) Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional, Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, SALIM, C. A. Migração: o fato e a controvérsia teórica. ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS, 8., São Paulo, Anais... São Paulo: ABEP, p v. 3. Disponível em:< Acesso em: 17 de Outubro, SCHMIDT, B. FARRET, R. A questão Urbana.Rio de Janeiro: Jorge Zahar, THÉRY, H. MELLO, N. A. Atlas do Brasil: disparidades e dinâmicas do território. São Paulo: USP, 2005.

MIGRAÇÃO NA MICRORREGIÃO DE PIRAPORA - NORTE DE MINAS CENSO 2010.

MIGRAÇÃO NA MICRORREGIÃO DE PIRAPORA - NORTE DE MINAS CENSO 2010. MIGRAÇÃO NA MICRORREGIÃO DE PIRAPORA NORTE DE MINAS CENSO 2010. Gildette Soares Fonseca ¹ Doutora em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Email: gildettes@yahoo.com.br

Leia mais

MIGRAÇÕES EM MINAS GERAIS: TENDÊNCIAS RECENTES A PARTIR DA ANÁLISE DE SUAS MICRORREGIÕES

MIGRAÇÕES EM MINAS GERAIS: TENDÊNCIAS RECENTES A PARTIR DA ANÁLISE DE SUAS MICRORREGIÕES MIGRAÇÕES EM MINAS GERAIS: TENDÊNCIAS RECENTES A PARTIR DA ANÁLISE DE SUAS MICRORREGIÕES Hélder Augusto 1 Fausto Brito 2 RESUMO: A dinâmica econômica e social de Minas Gerais tem fornecido elementos de

Leia mais

MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS INTERESTADUAIS NA BAHIA, ENTRE OS PERÍODOS, 2000 e 2010

MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS INTERESTADUAIS NA BAHIA, ENTRE OS PERÍODOS, 2000 e 2010 MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS INTERESTADUAIS NA BAHIA, ENTRE OS PERÍODOS, 2000 e 2010 Isaac A. Coimbra Lou SEI/BA Lis Helena Borges Bolsista/IPEA Roberta Pimenta Bolsista/IPEA Brasília, Março de 2013 3 a Conferência

Leia mais

Migração de retorno na Região Nordeste do Brasil. Palavras-chave: migração interna, migração de retorno, Nordeste brasileiro.

Migração de retorno na Região Nordeste do Brasil. Palavras-chave: migração interna, migração de retorno, Nordeste brasileiro. Migração de retorno na Região Nordeste do Brasil Wilson Fusco Brasil Fundação Joaquim Nabuco Universidade Federal de Pernambuco Morvan de Mello Moreira Brasil Fundação Joaquim Nabuco Universidade Federal

Leia mais

VI Congreso ALAP Dinámica de población y desarrollo sostenible con equidad

VI Congreso ALAP Dinámica de población y desarrollo sostenible con equidad VI Congreso ALAP Dinámica de población y desarrollo sostenible con equidad Dinâmica migratória da Região Nordeste do Brasil: considerações a partir do Censo de 2010 Vivian Alves da Costa Rangel Gomes Etapa

Leia mais

N.º MUNICÍPIO 1 Abaeté 2 Araçaí 3 Arapuá 4 Araújos 5 Arcos 6 Arinos 7 Augusto De Lima 8 Baldim 9 Bambuí 10 Belo Horizonte 11 Belo Vale 12 Betim 13

N.º MUNICÍPIO 1 Abaeté 2 Araçaí 3 Arapuá 4 Araújos 5 Arcos 6 Arinos 7 Augusto De Lima 8 Baldim 9 Bambuí 10 Belo Horizonte 11 Belo Vale 12 Betim 13 N.º MUNICÍPIO 1 Abaeté 2 Araçaí 3 Arapuá 4 Araújos 5 Arcos 6 Arinos 7 Augusto De Lima 8 Baldim 9 Bambuí 10 Belo Horizonte 11 Belo Vale 12 Betim 13 Biquinhas 14 Bocaiúva 15 Bom Despacho 16 Bonfim 17 Bonfinópolis

Leia mais

Exercícios Complementares de Ciências Humanas Geografia Ensino Fundamental. Regiões Brasileiras

Exercícios Complementares de Ciências Humanas Geografia Ensino Fundamental. Regiões Brasileiras de Geografia Exercícios Complementares Regiões Brasileiras 1. O mapa mostra a divisão do Brasil entre as cinco regiões do IBGE. Identifique-as e, na sequência, relacione as características listadas a seguir

Leia mais

Dados sobre o Programa de Educação Tutorial PET atualizados em abril de Fonte: SESu/MEC Apresentação: Diretoria da CENAPET

Dados sobre o Programa de Educação Tutorial PET atualizados em abril de Fonte: SESu/MEC Apresentação: Diretoria da CENAPET Dados sobre o Programa de Educação Tutorial PET atualizados em abril de 05 Fonte: SESu/MEC Apresentação: Diretoria da CENAPET Informações Gerais Número de Grupos: 84 Número de IES: Categoria Administrativa

Leia mais

Quantidade de Acessos / Plano de Serviço / Unidade da Federação - Novembro/2007

Quantidade de Acessos / Plano de Serviço / Unidade da Federação - Novembro/2007 Quantidade de Acessos / Plano de Serviço / Unidade da Federação - Novembro/2007 REGIÃO NORTE 5.951.408 87,35 861.892 12,65 6.813.300 RONDÔNIA 760.521 88,11 102.631 11,89 863.152 ACRE 298.081 85,86 49.094

Leia mais

EDITAL Nº 459, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2016 RETIFICAÇÃO

EDITAL Nº 459, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2016 RETIFICAÇÃO Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Norte de Minas Gerais Diretora de Educação a Distância EDITAL Nº 459, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2016 RETIFICAÇÃO

Leia mais

668 municípios possuem jornada igual ou inferior a 30 horas semanais. Representa 78% 185 possui jornada acima de 30 horas semanais.

668 municípios possuem jornada igual ou inferior a 30 horas semanais. Representa 78% 185 possui jornada acima de 30 horas semanais. 668 municípios possuem jornada igual ou inferior a 30 horas semanais Representa 78% 185 possui jornada acima de 30 horas semanais Representa 22% MESORREGIÃO DE MINAS GERAIS A Mesorregião conta com 19 municípios

Leia mais

Indicadores Econômicos e Fomento à Indústria

Indicadores Econômicos e Fomento à Indústria Edição 008 Setembro de 2018 Publicação do Sistema FIEMT elaborada pela área de Crescimento populacional de Mato Grosso em 2018 Pela estimativa populacional de 2018 divulgada pelo Instituto Brasileiro Geográfico

Leia mais

ATLAS DE COBERTURA 2019

ATLAS DE COBERTURA 2019 REDE MAIS Aguanil 4.473 4.388 1.605 Aiuruoca 6.211 6.072 2.188 Albertina 3.068 3.015 1.022 Além Paraíba 36.130 35.752 12.687 Alfenas 80.293 79.577 27.441 Alfredo Vasconcelos 6.825 6.774 2.165 Alpinópolis

Leia mais

Geografia. Demografia do Brasil. Professor Thomás Teixeira.

Geografia. Demografia do Brasil. Professor Thomás Teixeira. Geografia Demografia do Brasil Professor Thomás Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia Aula XX DEMOGRAFIA BRASILEIRA DEMOGRAFIA BRASILEIRA População estimada [2018] 208.494.900 pessoas Homem

Leia mais

Migrações de Curto Prazo nas Regiões Metropolitanas: migrantes de etapa única, migrantes de retorno e migrantes de passagem 1986/1991 *

Migrações de Curto Prazo nas Regiões Metropolitanas: migrantes de etapa única, migrantes de retorno e migrantes de passagem 1986/1991 * Migrações de Curto Prazo nas Regiões Metropolitanas: migrantes de etapa única, migrantes de retorno e migrantes de passagem 1986/1991 * Fausto Brito UFMG/Cedeplar Ricardo Alexandrino Garcia UFMG/Cedeplar

Leia mais

Geografia. As Regiões Geoeconômicas do Brasil. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. As Regiões Geoeconômicas do Brasil. Professor Luciano Teixeira. Geografia As Regiões Geoeconômicas do Brasil Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia Aula XX AS REGIÕES GEOECONÔMICAS DO BRASIL A divisão regional oficial do Brasil é aquela

Leia mais

MATERIAL SUPLEMENTAR. Tabela 1. Total de mamógrafos existentes e em uso no SUS, de acordo com tipo, em Salvador, Bahia e Brasil no ano de 2015.

MATERIAL SUPLEMENTAR. Tabela 1. Total de mamógrafos existentes e em uso no SUS, de acordo com tipo, em Salvador, Bahia e Brasil no ano de 2015. MATERIAL SUPLEMENTAR Tabela 1. Total de mamógrafos existentes e em uso no SUS, de acordo com tipo, em Salvador, Bahia e Brasil no ano de 2015. EQUIPAMENTOS DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM - Brasil Equipamento

Leia mais

MAPAS/ DIVISÃO REGIONAL DO BRASIL

MAPAS/ DIVISÃO REGIONAL DO BRASIL MAPAS/ DIVISÃO REGIONAL DO BRASIL MAPA MUNDI MAPA MUNDI MAPA MUNDI O BRASIL NO MAPA MÚNDI ESTADOS BRASILEIROS ESTADOS BRASILEIROS ESTADOS BRASILEIROS - SIGLAS CAPITAIS BRASILEIRAS BRASIL: REGIÕES DO IBGE

Leia mais

1. OBJETIVO Analisar a migração inter-regional para o rural e o urbano brasileiro, nos anos de 1995, 2005 e 2015.

1. OBJETIVO Analisar a migração inter-regional para o rural e o urbano brasileiro, nos anos de 1995, 2005 e 2015. 1. OBJETIVO Analisar a migração inter-regional para o rural e o urbano brasileiro, nos anos de 1995, 2005 e 2015. 2. METODOLOGIA 2.1 Recorte Geográfico Localiza-se na América do Sul, o Brasil faz fronteira

Leia mais

Regiões - Brasil. Prof. Gonzaga

Regiões - Brasil. Prof. Gonzaga Regiões - Brasil Prof. Gonzaga Território Se relaciona ao espaço apropriado e delimitado por uma relação de poder. Território possui várias dimensões e são relações intencionais que promovem uma apropriação

Leia mais

NORTE DE MINAS: MIGRAÇÕES INTRAESTADUAL CENSO DEMOGRÁFICO 2010 NORTH OF MINAS GERAIS: 2010 INTRASTATE MIGRATION DEMOGRAPHIC CENSUS

NORTE DE MINAS: MIGRAÇÕES INTRAESTADUAL CENSO DEMOGRÁFICO 2010 NORTH OF MINAS GERAIS: 2010 INTRASTATE MIGRATION DEMOGRAPHIC CENSUS NORTE DE MINAS: MIGRAÇÕES INTRAESTADUAL CENSO DEMOGRÁFICO 2010 NORTH OF MINAS GERAIS: 2010 INTRASTATE MIGRATION DEMOGRAPHIC CENSUS Gildette Soares Fonseca Rafael Lopes Nogueira Guimarães Duval Magalhães

Leia mais

IV ENCONTRO DOS AFLUENTES DO RIO SÃO FRANCISCO Salvador/ BA.

IV ENCONTRO DOS AFLUENTES DO RIO SÃO FRANCISCO Salvador/ BA. IV ENCONTRO DOS AFLUENTES DO RIO SÃO FRANCISCO Salvador/ BA. Bacia do Rio São Francisco Fonte:CBHSF Unidades de Planejamento - MG Fonte: IGAM/Portal dos Comitês Fonte: IGAM/Portal dos Comitês CBH Jequitaí

Leia mais

UNIDADE ADMINISTRATIVA DATA RETROATIVIDADE

UNIDADE ADMINISTRATIVA DATA RETROATIVIDADE Despacho Secretario em 07/02/2018 - contribuintes do Simples Nacional desenquadrados por ultrapassar o Sub-limite. CNPJ IE UNIDADE ADMINISTRATIVA DATA RETROATIVIDADE 21702019000150 0024943590012 Aimorés

Leia mais

Boletim de Economia Regional. IAEM Indicador de Atividade Econômica Municipal. Minas Gerais

Boletim de Economia Regional. IAEM Indicador de Atividade Econômica Municipal. Minas Gerais Boletim de Economia Regional Indicador de Atividade Econômica Municipal Minas Gerais Fevereiro 2017 Volume 2 Número 2 Indicador de Atividade Econômica Municipal A elaboração do Indicador de Atividade Econômica

Leia mais

Acre Previsão por Coeficiente no Estado

Acre Previsão por Coeficiente no Estado Acre 0,6 121.073,55 262.729,59 0,8 161.431,39 350.306,12 1,0 201.789,24 437.882,66 1,2 242.147,09 525.459,19 1,4 - - 1,6 322.862,79 700.612,25 1,8 363.220,64 788.188,78 2,0 - - 2,2 - - 2,4 - - 2,6 524.652,03

Leia mais

GEOGRAFIA MÓDULO 11. As Questões Regionais. As divisões regionais, região e políticas públicas, os desequilíbrios regionais. Professor Vinícius Moraes

GEOGRAFIA MÓDULO 11. As Questões Regionais. As divisões regionais, região e políticas públicas, os desequilíbrios regionais. Professor Vinícius Moraes GEOGRAFIA Professor Vinícius Moraes MÓDULO 11 As Questões Regionais As divisões regionais, região e políticas públicas, os desequilíbrios regionais Existem três divisões regionais amplamente divulgadas

Leia mais

Boletim de Economia Regional. IAEM Indicador de Atividade Econômica Municipal. Minas Gerais

Boletim de Economia Regional. IAEM Indicador de Atividade Econômica Municipal. Minas Gerais Boletim de Economia Regional Indicador de Atividade Econômica Municipal Minas Gerais Novembro 2016 Volume 3 Número 1 Indicador de Atividade Econômica Municipal A elaboração do Indicador de Atividade Econômica

Leia mais

9, R$ , , R$ ,

9, R$ , , R$ , Rondônia 2005 R$ 601.575,17 2005 10.154 2004 1.027.983 2004 108.139 2004 10,52 2006 R$ 609.834,21 2006 10.757 2005 1.025.249 2005 101.539 2005 9,90 2007 R$ 1.229.490,00 2007 9.100 2006 1.047.004 2006 111.068

Leia mais

CAPÍTULO 05 PERGUNTA EM PROFUNDIDADE MULTIDADOS ELEIÇÕES GOVERNADOR COM APRESENTAÇÃO DE CARGOS, HISTÓRICO E APOIOS.

CAPÍTULO 05 PERGUNTA EM PROFUNDIDADE MULTIDADOS ELEIÇÕES GOVERNADOR COM APRESENTAÇÃO DE CARGOS, HISTÓRICO E APOIOS. CAPÍTULO 05 PERGUNTA EM PROFUNDIDADE MULTIDADOS ELEIÇÕES GOVERNADOR COM APRESENTAÇÃO DE CARGOS, HISTÓRICO E APOIOS. ATENÇÃO: É apresentado ao eleitor o grupo político do Governador Anastasia e do senador

Leia mais

Eixo Temático ET Gestão Ambiental ASPECTOS AMBIENTAIS URBANOS DAS METRÓPOLES BRASILEIRAS

Eixo Temático ET Gestão Ambiental ASPECTOS AMBIENTAIS URBANOS DAS METRÓPOLES BRASILEIRAS 112 Eixo Temático ET-01-012 - Gestão Ambiental ASPECTOS AMBIENTAIS URBANOS DAS METRÓPOLES BRASILEIRAS Danillo Felix de Santana, Charles Roberto Santos de Abreu, Dangela Maria Fernandes Universidade Tecnológica

Leia mais

PESQUISA ESTADO DE MINAS GERAIS:

PESQUISA ESTADO DE MINAS GERAIS: Pesquisa divulgada no site www.multidadospesquisa.com.br PESQUISA ESTADO DE MINAS GERAIS: GOVERNADOR SENADOR - PRESIDENTE PESQUISA ELEITORAL REGISTRO MG-00186/2014 PESQUISA: 29 DE SETEMBRO A 01 DE OUTUBRO

Leia mais

Valorização do profissional do sistema CREA-MG no serviço público. Seminário de Boas Práticas

Valorização do profissional do sistema CREA-MG no serviço público. Seminário de Boas Práticas Valorização do profissional do sistema CREA-MG no serviço público Seminário de Boas Práticas Câmara Temática de Valorização Profissional Objetivos a) Mapear quem é e qual a formação do profissional CREA-Minas

Leia mais

Exercícios Movimentos Populacionais

Exercícios Movimentos Populacionais Exercícios Movimentos Populacionais 1. O Brasil, especialmente a partir da década de 1950, passou a apresentar uma forte mobilidade populacional interna, em função do seu desenvolvimento econômico. Assinale

Leia mais

MODELO II DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS CORRGEDORIA-GERAL SETEMBRO/2012

MODELO II DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS CORRGEDORIA-GERAL SETEMBRO/2012 População até 10.000 5.292 Rio Preto Mata 1 1 48 43 212 7 2 17 17 346 6.545 Palma Mata 1 1 24 50 122 196 6.818 Bonfim Central 1 1 102 41 58 3 28 2 21 1 256 8.029 Iguatama Centro-Oeste de Minas 1 1 52 32

Leia mais

MUDANÇAS NAS REGIÕES HISTÓRICAS DE PERDAS POPULACIONAIS: O CASO DAS MESORREGIÕES NORTE, JEQUITINHONHA E MUCURI, MG

MUDANÇAS NAS REGIÕES HISTÓRICAS DE PERDAS POPULACIONAIS: O CASO DAS MESORREGIÕES NORTE, JEQUITINHONHA E MUCURI, MG MUDANÇAS NAS REGIÕES HISTÓRICAS DE PERDAS POPULACIONAIS: O CASO DAS MESORREGIÕES NORTE, JEQUITINHONHA E MUCURI, MG Helder dos Anjos Augusto Luiz Henrique A. Silvestre RESUMO A dinâmica da distribuição

Leia mais

PAINEL REGIONAL DA INDÚSTRIA MINEIRA REGIONAIS FIEMG. Norte

PAINEL REGIONAL DA INDÚSTRIA MINEIRA REGIONAIS FIEMG. Norte PAINEL REGIONAL DA INDÚSTRIA MINEIRA REGIONAIS FIEMG Norte Fevereiro/2017 Objetivo Prover informações econômicas básicas sobre a caracterização da indústria no Estado de Minas Gerais e nas Regionais FIEMG.

Leia mais

MODELO II DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS CORRGEDORIA-GERAL JULHO/2012

MODELO II DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS CORRGEDORIA-GERAL JULHO/2012 População até 10.000 5.292 Rio Preto Mata mente Provida 1 1 45 26 159 20 1 4 12 267 6.545 Palma Mata mente Provida 1 1 34 82 135 251 6.818 Bonfim Central mente Provida 1 1 130 35 92 10 36 11 4 5 1 324

Leia mais

MODELO II DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS CORRGEDORIA-GERAL DEZEMBRO/2011

MODELO II DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS CORRGEDORIA-GERAL DEZEMBRO/2011 População até 10.000 5.292 Rio Preto Mata 1 1 0 6.545 Palma Mata 1 1 8 10 51 69 6.818 Bonfim Central 1 1 72 32 30 15 1 150 8.029 Iguatama Centro-Oeste de Minas 1 1 34 9 32 75 8.678 Guarani Mata 1 1 31

Leia mais

Área colhida (ha) Tangerina/Minas Gerais/ ,73

Área colhida (ha) Tangerina/Minas Gerais/ ,73 Campanha (MG) 1.970 36.400 18,48 Belo Vale (MG) 1.990 28.059 14,10 Brumadinho (MG) 550 8.750 15,91 Várzea da Palma (MG) 194 6.790 35,00 Cambuquira (MG) 403 6.580 16,33 Três Corações (MG) 340 5.970 17,56

Leia mais

EDITAL Nº 221, DE 27 DE JUNHO DE ª RETIFICAÇÃO

EDITAL Nº 221, DE 27 DE JUNHO DE ª RETIFICAÇÃO Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Norte de Gerais Diretora de Educação a Distância EDITAL Nº 221, DE 27 DE JUNHO DE 2017 1ª RETIFICAÇÃO PROCESSO

Leia mais

4- ÁREA DE ESTUDO. 4.1 Localização geográfica

4- ÁREA DE ESTUDO. 4.1 Localização geográfica 4- ÁREA DE ESTUDO 4.1 Localização geográfica A área de estudo se localiza entre as coordenadas 19 52 20 e 20 32 13 de latitude sul e 46 48 49 e 48 33 39 de longitude oeste como pode ser observado nos Mapas

Leia mais

Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e a Microrregião de Uberlândia: trocas migratórias nos qüinqüênios 1975/80 e 1986/91

Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e a Microrregião de Uberlândia: trocas migratórias nos qüinqüênios 1975/80 e 1986/91 BERTOLUCCI JR, Luiz. Triângulo Mineiro / Alto Paranaíba e a Microrregião de Uberlândia: trocas migratórias nos qüinqüênios 1975/80 e 1986/91. Sessão Temática: Dinâmica Demográfica. Anais do X Seminário

Leia mais

/ ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO

/ ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: Geografia / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 25 / 8 / 2017 Assunto: Regiões Brasileiras.

Leia mais

No Pará, governo gasta R$ 1,93 ao dia com a saúde de cada habitante

No Pará, governo gasta R$ 1,93 ao dia com a saúde de cada habitante No Pará, governo gasta R$ 1,93 ao dia com a saúde de cada habitante Levantamento inédito do CFM revela que valor coloca o Pará em último lugar no ranking dos estados e que fragilidades na assistência persistem

Leia mais

PESQUISA ESTADO DE MINAS GERAIS:

PESQUISA ESTADO DE MINAS GERAIS: Pesquisa divulgada no site www.multidadospesquisa.com.br PESQUISA ESTADO DE MINAS GERAIS: GOVERNADOR SENADOR - PRESIDENTE PESQUISA ELEITORAL REGISTRO MG-00110/2014 PESQUISA: 16 A 19 DE SETEMBRO 2014 AMOSTRA

Leia mais

Piores trechos por Unidade Federativa por número de acidentes

Piores trechos por Unidade Federativa por número de acidentes Piores trechos por Unidade Federativa por número de acidentes - 2015 Data: 18/05/2016 FILTROS: Veículos: Todos Valores: Absolutos Estado: Todos BR: Todas Piores trechos por Estado número de acidentes -

Leia mais

PROJEÇÕES POPULACIONAIS PARA O ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL:

PROJEÇÕES POPULACIONAIS PARA O ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: PROJEÇÕES POPULACIONAIS PARA O ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: 2015-2050 Centro de Informações Estatísticas Núcleo de Indicadores Sociais e Ambientais Porto Alegre, 08 de Novembro de 2012 - Evoluções Populacionais

Leia mais

AS FAVELAS DA GRANDE ARACAJU

AS FAVELAS DA GRANDE ARACAJU AS FAVELAS DA GRANDE ARACAJU Ricardo Lacerda 1 O IBGE publicou na semana passada o relatório Censo Demográfico 2010- Aglomerados Subnormais- Informações Territoriais. Trata-se de um amplo estudo sobre

Leia mais

Nível de Emprego Formal Celetista

Nível de Emprego Formal Celetista Nível de Emprego Formal Celetista Cadastro Geral de Empregados e Desempregados CAGED FEVEREIRO de 2014 1 Geração de Empregos Formais Celetistas Total de Admissões em fevereiro de 2014... 1.989.181 Total

Leia mais

MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS EM MINAS GERAIS:

MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS EM MINAS GERAIS: MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS EM MINAS GERAIS: EFEITOS DIRETOS E INDIRETOS DA MIGRAÇÃO DE RETORNO 1970/1980, 1981/1991 E 1990/2000 RESUMO Ricardo Alexandrino Garcia 1 Adriana de Miranda Ribeiro 2 É notório o

Leia mais

Panorama Econômico do Rio Grande do Sul Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS

Panorama Econômico do Rio Grande do Sul Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS Panorama Econômico do Rio Grande do Sul 2008 Unidade de Estudos Econômicos COMPOSIÇÃO DO PIB PIB DO RIO GRANDE DO SUL 62% 9% 29% Estamos mais sujeitos a refletir crises agrícolas que a média da economia

Leia mais

J U N H O D E N º 0 3 EDUARDO CELESTINO CORDEIRO SEPLAN

J U N H O D E N º 0 3 EDUARDO CELESTINO CORDEIRO SEPLAN ~ J U N H O D E 2 0 1 4 N º 0 3 Características demog ráficas de São Luís Organ izado res: LAURA REGIN A CARNEIRO EDUARDO CELESTINO CORDEIRO SEPLAN PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO LUÍS EDIVALDO HOLANDA BRAGA

Leia mais

BOLETIM ESTADUAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL

BOLETIM ESTADUAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL Mais informações: http://www.saude.mg.gov.br/dengue BOLETIM ESTADUAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL q Nº 167 de 15 de Junho de 2016 / Quarta-feira 1 PREVISÃO METEOROLÓGICA PARA AS PRÓXIMAS 24 h Na quarta,

Leia mais

RECORTES. A mancha da violência. #violência. nas pequenas cidades brasileiras. Outubro/2017

RECORTES. A mancha da violência. #violência. nas pequenas cidades brasileiras. Outubro/2017 RECORTES Outubro/2017 Um olhar sobre os homicídios em cada região do Brasil A mancha da violência nas pequenas cidades brasileiras Análise espacial e comparativa do comportamento da taxa de homicídios

Leia mais

GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS

GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS no Estado do Rio de Janeiro em 2013 FEVEREIRO DE 2014 RESUMO O país criou 730.687 novos postos de trabalho em 2013, desempenho este 16% menor do que o apresentado em 2012. No

Leia mais

OS MINEIROS NO BRASIL: CARACTERIZAÇÃO E MAPEAMENTO DOS NATURAIS DE MINAS GERAIS EM 1980, 1991 E 2000.

OS MINEIROS NO BRASIL: CARACTERIZAÇÃO E MAPEAMENTO DOS NATURAIS DE MINAS GERAIS EM 1980, 1991 E 2000. OS MINEIROS NO BRASIL: CARACTERIZAÇÃO E MAPEAMENTO DOS NATURAIS DE MINAS GERAIS EM 1980, 1991 E 2000. Adriana de Miranda Ribeiro 1 Ricardo Alexandrino Garcia 2 RESUMO O Estado de Minas Gerais esteve, durante

Leia mais

Cópia autorizada. II

Cópia autorizada. II II Sugestões de avaliação Geografia 5 o ano Unidade 2 5 Unidade 2 Nome: Data: 1. Por que o território dos países costuma ser dividido em porções menores, como estados e municípios? Observe o mapa a seguir

Leia mais

Estatísticas do Cadastro Central de Empresas Gerência do Cadastro Central de Empresas

Estatísticas do Cadastro Central de Empresas Gerência do Cadastro Central de Empresas Estatísticas do Cadastro Central de Empresas 2011 Gerência do Cadastro Central de Empresas Data 24/05/2013 Cadastro Central de Empresas - CEMPRE COMPOSIÇÃO Empresas e outras organizações e suas unidades

Leia mais

UMA BREVE ANÁLISE DOS FLUXOS MIGRATÓRIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE

UMA BREVE ANÁLISE DOS FLUXOS MIGRATÓRIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE UMA BREVE ANÁLISE DOS FLUXOS MIGRATÓRIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE Breno A. T. D. de Pinho Fausto Brito Alane Siqueira Rocha RESUMO O objetivo deste artigo é analisar os fluxos migratórios

Leia mais

Evolução Comparativa das Áreas Municipais Plantadas com Milho, Cana, Soja e Café no Estado de Minas Gerais entre 1990 e 2006

Evolução Comparativa das Áreas Municipais Plantadas com Milho, Cana, Soja e Café no Estado de Minas Gerais entre 1990 e 2006 Evolução Comparativa das Áreas Municipais Plantadas com Milho, Cana, Soja e Café no Estado de Minas Gerais entre 1990 e 2006 Elena Charlotte Landau 1, Simone M. Mendes 2 1,2 Pesquisadores, Embrapa Milho

Leia mais

Migrações internas: a relevância dos nordestinos na redistribuição da população brasileira *

Migrações internas: a relevância dos nordestinos na redistribuição da população brasileira * Migrações internas: a relevância dos nordestinos na redistribuição da população brasileira * Wilson Fusco Ricardo Ojima Palavras-chave: Nordeste; Migrações internas; Distribuição espacial da população.

Leia mais

Classificados para Etapa Estadual Sede: Juiz de Fora

Classificados para Etapa Estadual Sede: Juiz de Fora Classificados para Etapa Estadual Sede: Basquetebol Feminino Não houve inscrição Santa Luzia (2º microrregional) Ipatinga Teófilo Otoni Pirapora Viçosa São João Del Rei (2º microrregional) Passos Varginha

Leia mais

Estatísticas sobre Analfabetismo no Brasil

Estatísticas sobre Analfabetismo no Brasil Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Estatísticas sobre Analfabetismo no Brasil Audiência pública Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa

Leia mais

A CONCENTRAÇÃO DO PIB MEDIDA PELO ÍNDICE HERFINDAHL- HIRSCHMAN: O CASO DAS MESORREGIÕES GEOGRÁFICAS BRASILEIRAS NO PERÍODO DE 1985 A 2010

A CONCENTRAÇÃO DO PIB MEDIDA PELO ÍNDICE HERFINDAHL- HIRSCHMAN: O CASO DAS MESORREGIÕES GEOGRÁFICAS BRASILEIRAS NO PERÍODO DE 1985 A 2010 A CONCENTRAÇÃO DO PIB MEDIDA PELO ÍNDICE HERFINDAHL- HIRSCHMAN: O CASO DAS MESORREGIÕES GEOGRÁFICAS BRASILEIRAS NO PERÍODO DE 1985 A 2010 Iniciação Científica Karoline Almeida Cavalcanti Universidade Estadual

Leia mais

MAPA DO FIM DA FOME. Metas Metas Sociais Contra Miséria no Município Brasiliense MAPA DO FIM DA FOME: Julho CPS Centro de Políticas Sociais

MAPA DO FIM DA FOME. Metas Metas Sociais Contra Miséria no Município Brasiliense MAPA DO FIM DA FOME: Julho CPS Centro de Políticas Sociais CPS Centro de Políticas Sociais MAPA DO FIM DA FOME MAPA DO FIM DA FOME: Metas Metas Sociais Contra Miséria no no Município Município Brasiliense Distrito Federal - PME 2000 Julho 2001 M UN ICIPIO D E

Leia mais

Diferenciais Socioespaciais da População sem Registro Civil de Nascimento: uma análise das informações do Censo Demográfico 2010

Diferenciais Socioespaciais da População sem Registro Civil de Nascimento: uma análise das informações do Censo Demográfico 2010 Diferenciais Socioespaciais da População sem Registro Civil de Nascimento: uma análise das informações do Censo Demográfico 2010 Claudio Dutra Crespo Palavras-chave : subregistro de nascimento, censo 2010,

Leia mais

COMITÊ DE BACIAS HIDROGRÁFICAS DOS RIOS JEQUITAÍ, PACUÍ E TRECHO DO SÃO FRANCISCO

COMITÊ DE BACIAS HIDROGRÁFICAS DOS RIOS JEQUITAÍ, PACUÍ E TRECHO DO SÃO FRANCISCO COMITÊ DE BACIAS HIDROGRÁFICAS DOS RIOS JEQUITAÍ, PACUÍ E TRECHO DO SÃO FRANCISCO COMITÊS EM MINAS GERAIS BACIA DO SÃO FRANCISCO A Bacia do São Francisco está dividida em 10 UPs: SF-1 Afluentes Mineiros

Leia mais

Análise situacional de saúde como eixo norteador de critério para. e da floresta

Análise situacional de saúde como eixo norteador de critério para. e da floresta Análise situacional de saúde como eixo norteador de critério para implantação de CEREST regional com foco no trabalhador do campo e da floresta Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais Portaria 2.978

Leia mais

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 3 BIMESTRE GEOGRAFIA PROFESSOR ELIELTON FUCKS

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 3 BIMESTRE GEOGRAFIA PROFESSOR ELIELTON FUCKS COLÉGIO MONJOLO QUIZ N 03 2017 / 3 BIMESTRE GEOGRAFIA PROFESSOR ELIELTON FUCKS Data da entrega: 08/09/2017. Aluno(a): 7º Ano: 1 - Interprete o texto e o mapa a seguir: Os meus "nordestes" "Saio do sertão

Leia mais

Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais

Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais A CODEMIG é uma empresa do Governo de Minas, com atuação voltada para a execução de atividades de fomento complementar ao desenvolvimento econômico

Leia mais

F.18 Cobertura de esgotamento sanitário

F.18 Cobertura de esgotamento sanitário Comentários sobre os Indicadores de Cobertura até 6 F.18 Cobertura de esgotamento sanitário Limitações: Requer informações adicionais sobre as condições de funcionamento e conservação dos serviços e instalações,

Leia mais

SÉRGIO BASSI GOMES TRABALHOS REALIZADOS OU EM ANDAMENTO 1- AUDITORIA E CONSULTORIA CONTÁBIL - FINANCEIRA

SÉRGIO BASSI GOMES TRABALHOS REALIZADOS OU EM ANDAMENTO 1- AUDITORIA E CONSULTORIA CONTÁBIL - FINANCEIRA SÉRGIO BASSI GOMES CONTADOR, AUDITOR E CONSULTOR CRC-MG 20.704 CPF - 118982836-72 Professor no INSTITUTO CULTURAL NEWTON PAIVA e na UNA CIÊNCIAS GERENCIAIS; Ex. funcionário da - Companhia Força e Luz de

Leia mais

BOLETIM ESTADUAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL

BOLETIM ESTADUAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL Mais informações: http://www.saude.mg.gov.br/dengue BOLETIM ESTADUAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL Nº 135 de 14 de Maio q de 2016 / Sábado 1 PREVISÃO METEOROLÓGICA PARA AS PRÓXIMAS 24 h Teremos nebulosidade

Leia mais

Migração de retorno no Nordeste brasileiro: uma análise exploratória a partir do Censo Demográfico 2010

Migração de retorno no Nordeste brasileiro: uma análise exploratória a partir do Censo Demográfico 2010 Migração de retorno no Nordeste brasileiro: uma análise exploratória a partir do Censo Demográfico 2010 Apresentação do trabalho final, como requisito do Curso: Análise Espacial de Dados Geográficos Professor:

Leia mais

EVOLUÇÃO DA DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA

EVOLUÇÃO DA DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA EVOLUÇÃO DA DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA A divisão regional do Brasil não foi sempre a mesma. A primeira sugestão de regionalização foi apresentada em 1913 e, depois dela, outras propostas surgiram tentando

Leia mais

DÉFICIT HABITACIONAL 2006 NOTA TÉCNICA

DÉFICIT HABITACIONAL 2006 NOTA TÉCNICA DÉFICIT HABITACIONAL 2006 NOTA TÉCNICA São Paulo, 21 de novembro de 2007 1 METODOLOGIA O déficit habitacional é a medida das carências de moradia de uma determinada sociedade. Essas carências não se referem

Leia mais

As cidades e a urbanização brasileira. Professor Diego Alves de Oliveira IFMG Campus Betim Fevereiro de 2017

As cidades e a urbanização brasileira. Professor Diego Alves de Oliveira IFMG Campus Betim Fevereiro de 2017 As cidades e a urbanização brasileira Professor Diego Alves de Oliveira IFMG Campus Betim Fevereiro de 2017 O que consideramos cidade? No mundo, existem diferentes cidades (tamanhos, densidades demográficas

Leia mais

Dados Demográficos: Grandes Regiões, Estados e Municípios. Boletim Técnico Gonçalves & Associados Edição 04 - Maio/2013.

Dados Demográficos: Grandes Regiões, Estados e Municípios. Boletim Técnico Gonçalves & Associados Edição 04 - Maio/2013. Estudo de Perfil do Consumidor Potencial Brasil - Dados Demográficos: Grandes Regiões, Estados e Municípios Boletim Técnico Gonçalves & Associados Edição 04 - Maio/ Edição 2009 www.goncalvesassociados.com

Leia mais

DEFINIÇÃO DO NÚMERO DE ATERROS REGIONAIS BRASIL. Obras

DEFINIÇÃO DO NÚMERO DE ATERROS REGIONAIS BRASIL. Obras DEFINIÇÃO DO NÚMERO DE REGIONAIS BRASIL Aplicada a metodologia descrita nos itens. a. para todos os Estados dos Brasil e para o Distrito Federal, se obteve os números totais de aterros regionais para cada

Leia mais

Aula 14: Padrões Locacionais. Prof. Eduardo A. Haddad

Aula 14: Padrões Locacionais. Prof. Eduardo A. Haddad Aula 14: Padrões Locacionais Prof. Eduardo A. Haddad Introdução Como unidades locacionais semelhantes se distribuem no espaço? Atividade: categoria de unidades locacionais semelhantes Padrões locacionais

Leia mais

Caminhos para o Desenvolvimento Regional

Caminhos para o Desenvolvimento Regional Caminhos para o Desenvolvimento Regional Sistema SEDVAN/IDENE: Um órgão público p inteiramente voltado para o desenvolvimento de um território rio Desenvolvimento Regional: Uma das Faces do Choque de Gestão

Leia mais

Piores trechos por Unidade Federativa por número de mortos

Piores trechos por Unidade Federativa por número de mortos Piores trechos por Unidade Federativa por número de mortos - 2015 Data: 18/05/2016 FILTROS: Veículos: Todos Valores: Absolutos Estado: Todos BR: Todas Piores trechos por Estado número de mortos - 2015

Leia mais

COMUNICADO CIDADE DA PROVA CIDADE INFORMADA NO ATO DA INSCRIÇÃO AGUA BRANCA DE MINAS (COMERCINHO) - MG AGUA DOCE DO NORTE - ES

COMUNICADO CIDADE DA PROVA CIDADE INFORMADA NO ATO DA INSCRIÇÃO AGUA BRANCA DE MINAS (COMERCINHO) - MG AGUA DOCE DO NORTE - ES ACUCENA - MG AGUA BOA - MG AGUA BRANCA DE MINAS (COMERCINHO) - MG AGUA DOCE DO NORTE - ES AGUAS FORMOSAS - MG ALMENARA - MG ALVINOPLIS - MG ANAGE - BA ANGELANDIA - MG ANTONIO DIAS - MG ARACUAI - MG ARAXA

Leia mais

Migração Intrametropolitana: um estudo comparativo entre as Regiões Metropolitanas do Nordeste (Fortaleza, Recife e Salvador)

Migração Intrametropolitana: um estudo comparativo entre as Regiões Metropolitanas do Nordeste (Fortaleza, Recife e Salvador) Migração Intrametropolitana: um estudo comparativo entre as Regiões Metropolitanas do Nordeste (Fortaleza, Recife e Salvador) Palavras-chave: Migração; Intrametropolitana; Região Metropolitana de Fortaleza;

Leia mais

Contabilizando para o Cidadão

Contabilizando para o Cidadão Gasto Médio por Deputado Estadual - Assembleias Legistativas Estaduais - Ano 2017 R$17,5 R$16,9 R$15,9 Gasto Médio Anual por Deputado Estadual (em Milhões de R$) Média Nacional - Gasto Anual por Deputado

Leia mais

Estimativas e Análises do PIB Regiões, Estados e Municípios. Boletim Técnico Gonçalves & Associados Edição 02 Setembro/2012.

Estimativas e Análises do PIB Regiões, Estados e Municípios. Boletim Técnico Gonçalves & Associados Edição 02 Setembro/2012. O Atual Potencial Econômico do Brasil Estimativas e Análises do PIB 2011 - Regiões, Estados e Municípios Boletim Técnico Gonçalves & Associados Edição 02 Setembro/2012 Edição 2009 www.goncalvesassociados.com

Leia mais

Mobilidade espacial e setorial dos trabalhadores formais da Indústria do Estado de Minas Gerais, no período

Mobilidade espacial e setorial dos trabalhadores formais da Indústria do Estado de Minas Gerais, no período BERTOLUCCI JR, Luiz; CAMARGOS BORGES, Marlene M.; FERREIRA, Ester W. Mobilidade espacial e setorial dos trabalhadores formais da indústria do Estado de Minas Gerais, no período 1990-2001. Pôster aprovado

Leia mais

Secretaria de Orçamento Federal SIOP Gerencial - Execução Orçamentária Data de geração deste relatório: 30/04/ :13:40

Secretaria de Orçamento Federal SIOP Gerencial - Execução Orçamentária Data de geração deste relatório: 30/04/ :13:40 Secretaria de Orçamento Federal SIOP Gerencial - Execução Orçamentária Data de geração deste relatório: 30/04/2019 11:13:40 Bloqueado RP2 e RP3 Decreto Prog. Orc. % de bloqueio Unidade Orçamentária (desc.)

Leia mais

Migração dos povos indígenas e os censos demográficos de 1991 e 2000: o caso das capitais estaduais *

Migração dos povos indígenas e os censos demográficos de 1991 e 2000: o caso das capitais estaduais * Migração dos povos indígenas e os censos demográficos de 1991 e 2000: o caso das capitais estaduais * Marília Brasil 1 Pery Teixeira 2 Palavras-chave: Povos Indígenas; migração. RESUMO Introdução: As migrações

Leia mais

Palavras-chave: Migração Intermunicipal. Microrregião. Governador Valadares.

Palavras-chave: Migração Intermunicipal. Microrregião. Governador Valadares. Fluxos migratórios na microrregião de Governador Valadares- MG Daniela Martins Cunha 1 Maria Francisca de Araújo Gomes 1 Duval Magalhães Fernandes 2 Resumo O trabalho visa demonstrar a dinâmica dos fluxos

Leia mais

Rio de Janeiro, 18/05/2017. Mercado de Trabalho Brasileiro 1º trimestre de 2017

Rio de Janeiro, 18/05/2017. Mercado de Trabalho Brasileiro 1º trimestre de 2017 1 Rio de Janeiro, 18/05/2017 Mercado de Trabalho Brasileiro estre de 2017 O B J P R I N C I P A L Produzir informações contínuas PNAD Contínua Produzir informações anuais E T I sobre a inserção da população

Leia mais

XXIII Encontro da Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística

XXIII Encontro da Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística XXIII Encontro da Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística Tendências demográficas de longo prazo no Brasil e no Mundo e o desafio do censo populacional de 2020 Leila

Leia mais

Mapa das Oscs por região e estado

Mapa das Oscs por região e estado Mapa das Oscs por região e estado O #Mapa das Organizações da Sociedade Civil é uma plataforma georreferenciada que apresenta dados relativos às organizações da sociedade civil (OSC) no Brasil, a partir

Leia mais

Desafios do Federalismo Brasileiro. Paula Ravanelli Losada Subchefia de Assuntos Federativos Secretaria de Relações Institucionais

Desafios do Federalismo Brasileiro. Paula Ravanelli Losada Subchefia de Assuntos Federativos Secretaria de Relações Institucionais Desafios do Federalismo Brasileiro Paula Ravanelli Losada Subchefia de Assuntos Federativos Secretaria de Relações Institucionais Federação desigual Arranjo Federativo Brasileiro As desigualdades regionais

Leia mais

VI Congreso ALAP Dinámica de población y desarrollo sostenible con equidad

VI Congreso ALAP Dinámica de población y desarrollo sostenible con equidad VI Congreso ALAP Dinámica de población y desarrollo sostenible con equidad Dinâmica migratória do Estado do Rio de Janeiro: um balanço do período 1991-2000-2010. Vivian Alves da Costa Rangel Gomes Etapa

Leia mais

As tendências recentes das migrações na Região Metropolitana de Belo Horizonte: uma abordagem inter e intramunicipal

As tendências recentes das migrações na Região Metropolitana de Belo Horizonte: uma abordagem inter e intramunicipal As tendências recentes das migrações na Região Metropolitana de Belo Horizonte: uma abordagem inter e intramunicipal Aluno: Járvis Campos Apresentação de trabalho final, como requisito do Curso Introdução

Leia mais

Ranking de salário dos Tribunais de Justiça nos Estados e DF - Junho 2018 SS JUSTIÇA MG

Ranking de salário dos Tribunais de Justiça nos Estados e DF - Junho 2018 SS JUSTIÇA MG Ranking de salário dos Tribunais de Justiça nos Estados e DF - Junho 2018 SS JUSTIÇA MG SS Justiça MG Junho 2018 Tabela 1 Tribunais de Justiça Estaduais posicionados conforme Vencimento Básico Vencimentos

Leia mais

ANUÁRIO DO TRABALHO. e 2 O O 7

ANUÁRIO DO TRABALHO. e 2 O O 7 ANUÁRIO DO TRABALHO namicro e Pequena Empresa 2 O O 7 SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Presidente do Conselho Deliberativo Nacional Adelmir Santana Diretor-Presidente Paulo

Leia mais

COMO MUDARAM OS FLUXOS MIGRATÓRIOS MESORREGIONAIS BRASILEIROS NA VIRADA DO MILÊNIO?

COMO MUDARAM OS FLUXOS MIGRATÓRIOS MESORREGIONAIS BRASILEIROS NA VIRADA DO MILÊNIO? COMO MUDARAM OS FLUXOS MIGRATÓRIOS MESORREGIONAIS BRASILEIROS NA VIRADA DO MILÊNIO? Herton Ellery Araujo Ana Luiza Machado de Codes Larissa de Morais Pinto Agnes de França Serrano INTRODUÇÃO Os fluxos

Leia mais

Municípios sorteados:

Municípios sorteados: Municípios sorteados: Região Nome_da_UF Nome_do_municipio Centro- Oeste Distrito Federal BRASÍLIA Centro- Oeste Goiás APARECIDA DE GOIÂNIA Centro- Oeste Goiás FORMOSA Centro- Oeste Goiás FORMOSO Centro-

Leia mais