Sistemas Operacionais. Estrutura do Sistema Operacional

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sistemas Operacionais. Estrutura do Sistema Operacional"

Transcrição

1 Sistemas Operacionais Estrutura do Sistema Operacional

2 Sumário 1. Introdução 2. Funções do Núcleo 3. Modo Acesso 4. Mecanismos de Proteção 5. Grupos de Funções 6. Terminologia e Portabilidade 7. Linguagem de Comandos 8. Ativação/Desativação do SO 9. Arquiteturas do Núcleo 1. Arquitetura Monolítica 2. Arquitetura de Camadas 3. Máquina Virtual 4. Arquitetura Microkernel

3 1. Introdução O sistema operacional é formado por um conjunto de rotinas que oferece serviço aos usuários e às suas aplicações. Esse conjunto de rotinas constitui o núcleo do sistema ou kernel. Utilitários e linguagem de comandos são ferramentas de apoio ao usuário, porém não são parte do kernel.

4 1. Introdução Há 3 maneiras distintas dos usuários se comunicarem com o kernel do sistema operacional: 1. Aplicações 2. Utilitários 3. Linguagem de comandos

5 1. Introdução A estrutura do núcleo é a maneira como o código do sistema é organizado e o inter-relacionamento entre seus diversos componentes. Pode variar conforme a concepção do projeto. As diversas abordagens em relação à essa estrutura e os principais conceitos relacionados, como modo de acesso e system calls, serão apresentados neste módulo.

6 2. Funções do Núcleo As principais funções do núcleo (kernel) são: Tratamento de interrupções e exceções. Criação e eliminação de processos e threads. Sincronização e comunicação entre processos e threads. Escalonamento e controle de processos e threads. Gerência de memória. Sistema de arquivos (criar, excluir, alterar características de pastas e arquivos). Gerência de dispositivos de E/S. Suporte a redes locais e distribuídas. Auditoria e Segurança do sistema.

7 3. Modo de Acesso A implementação de mecanismos de proteção ao núcleo do sistema deve ser uma preocupação nos projetos de sistemas operacionais. O que pode acontecer se uma aplicação acessar o núcleo do sistema e realizar uma operação que altere a integridade do sistema operacional? Todo o sistema computacional poderá ficar comprometido e inoperante.

8 3. Modo de Acesso Muitas das principais implementações de segurança de um sistema operacional utilizam um mecanismo presente no hardware dos processadores conhecido por modo de acesso. Quais os dois modos de acesso que os processadores usualmente possuem? 1. Modo Usuário 2. Modo Kernel

9 3. Modo de Acesso Quais instruções os modos usuário e kernel executam? 1) Em modo usuário, uma aplicação só pode executar instruções conhecidas como não-privilegiadas - número reduzido de instruções do processador. 2) No modo kernel a aplicação pode ter acesso ao conjunto total de instruções do processador. Como é determinado o modo de acesso no processador? O modo de acesso é determinado por um conjunto de bits, localizados no registrador de status do processador, que indica o modo de acesso corrente. Por intermédio desse registrador, o hardware verifica se a instrução pode ou não ser executada.

10 3. Modo de Acesso A proteção do próprio núcleo é um bom exemplo da importância do modo de acesso. Um programa mal-intencionado ou um erro de programação poderia gravar na área de memória onde está carregado o sistema operacional, violando o sistema. Para uma aplicação escrever numa área onde resida o sistema operacional, ela deve estar sendo executada no modo kernel.

11 4. Mecanismos de Proteção As rotinas do sistema operacional compõem o núcleo do sistema. Implementadas por rotinas do sistema operacional que devem possuir em seu código instruções privilegiadas. Para essas rotinas serem executadas, o processador deve estar obrigatoriamente em modo kernel. Como é realizado todo o controle de execução de rotinas do sistema operacional?

12 4. Mecanismos de Proteção Uma aplicação que deseja chamar uma rotina do sistema operacional - mecanismo de system call é ativado. O sistema operacional verificará se a aplicação possui privilégios necessários para executar a rotina desejada. Em caso negativo, o sistema operacional impedirá o desvio para a rotina. Este é um mecanismo de proteção por software. Garante que as aplicações só poderão executar rotinas autorizadas.

13 4. Mecanismos de Proteção Considerando que a aplicação possua o devido privilégio para chamar a rotina do sistema desejada, quais são os passos realizados? Realiza o desvio para a rotina alterando o endereço do registrador PC para o endereço da rotina chamada. Ao término da execução da rotina, o modo de acesso é alterado de kernel para usuário e o contexto dos registradores restaurados.

14 Modo usuário Modo kernel 4. Mecanismos de Proteção

15 4. Mecanismos de Proteção Uma aplicação deseja gravar um arquivo em disco, quais são os passos realizados nessa atividade? 1. Aplicação solicita a operação de E/S ao SO por meio de uma rotina do sistema. 2. O mecanismo de system call verifica que a aplicação possui privilégio e altera o modo de acesso do processador para kernel. 3. O modo de acesso volta ao estado usuário para continuar a execução do programa.

16 4. Mecanismos de Proteção O que ocorre se uma aplicação tenta executar uma instrução privilegiada diretamente (sem utilizar uma rotina do sistema operacional)? O próprio hardware do processador sinalizará com um erro. Uma exceção é gerada e a execução do programa é interrompida, protegendo o núcleo do sistema. Uma aplicação deve assim ser sempre executada com o processador em modo usuário. O mecanismo de proteção por hardware garantirá a segurança do sistema.

17 4. Mecanismos de Proteção Os mecanismos de system call e de proteção por hardware garantem a segurança e a integridade do sistema. Com isso, as aplicações estão sendo impedidas de executarem instruções privilegiadas sem a autorização e a supervisão do sistema operacional.

18 4. Mecanismos de Proteção Em síntese: As rotinas do sistema operacional e o mecanismo de system call podem ser entendidos como uma porta de entrada para o núcleo do sistema operacional e seus serviços. Sempre que uma aplicação desejar algum serviço do sistema, deve ser realizada uma chamada a uma de suas rotinas por meio de uma system call.

19 5. Grupos de funções As rotinas do sistema operacional podem ser divididas nos seguintes grupos de funções: Gerência de Processos e Threads Criação e eliminação de processos e threads. Alteração das características e obtenção de informações de processos e threads. Sincronização e comunicação de processos e threads. Gerência de Memória Alocação e desalocação de memória. Gerência do Sistema de Arquivo Criação, eliminação e alteração de características de arquivos e diretórios. Manipular (criar, atualizar, excluir, ler, abrir, fecha) arquivos. Obter informações sobre arquivos e diretórios. Gerência de Dispositivos Alocação e desalocação de dispositivos. Operações de entrada/saída em dispositivos. Obtenção de informações sobre dispositivos.

20 6. Terminologia e Portabilidade O termo system call é tipicamente utilizado em sistemas Unix. API (Application Program Interface) no Windows. Cada sistema operacional possui seu próprio conjunto de rotinas, com nomes, parâmetros e formas de ativação específicos. Uma aplicação desenvolvida utilizando serviços de um determinado SO não pode ser portada, em princípio, diretamente para um outro sistema.

21 6. Terminologia e Portabilidade Uma tentativa de criar uma biblioteca de chamadas a rotinas objetivando uma padronização foi elaborada pelos institutos ISO e IEEE. O POSIX (Portable Operating System Interface for Unix) estabeleceu uma biblioteca-padrão. Inicialmente voltado para a unificação das várias versões do Unix. Uma aplicação desenvolvida seguindo esse conjunto de chamadas pode ser portada para os demais sistemas. A maioria dos sistemas operacionais modernos suporta o padrão POSIX: Linux (maioria das distribuições), Solaris e Windows (cygwin).

22 7. Linguagem de Comandos A linguagem de comandos permite que o usuário se comunique de uma forma simples com o sistema operacional. Exemplos de comandos no MS Windows: dir: lista o conteúdo de um diretório. del: elimina arquivo. type: exibir conteúdo de arquivo. O comando é interpretado pelo shell ou interpretador de comandos. 1. Verifica a sintaxe do comando. 2. Executa chamadas a rotinas do sistema. 3. Apresenta um resultado ou uma mensagem informativa.

23 7. Linguagem de Comandos Em geral, o interpretador de comandos não faz parte do núcleo do sistema operacional. No mesmo sistema pode ter vários interpretadores. Exemplo de interpretadores no Unix. Bourne Shell (.sh), Bash Shell, C Shell (.csh) e Korn Shell. Arquivos batch ou shell scripts, que podem ser executados sempre que necessário.

24 7. Linguagem de Comandos As linguagens de comandos evoluíram para permitir uma interação mais amigável com os usuários - interfaces gráficas com janelas e ícones. Na maioria dos casos, a interface gráfica é apenas mais um nível de abstração entre o usuário e os serviços do sistema operacional.

25 8. Ativação/Desativação do SO Quando um computador é ligado não há sistema operacional carregado na memória da máquina. Em geral, o sistema operacional reside em um disco rígido. Os componentes do sistema operacional devem ser carregados para a memória principal toda vez que o computador é ligado. Esse procedimento é denominado ativação de sistema ou boot.

26 8. Ativação/Desativação do SO 1 - Procedimento de ativação se inicia com a execução do boot loader, programa em um endereço fixo de uma memória ROM da máquina; 2 - Execução do POST (Power-On Self Test). Programa que identifica possíveis problemas de hardware. 3 - Verifica se há algum dispositivo com um sistema operacional. Caso nenhum dispositivo seja encontrado, uma mensagem de erro é apresentada e o procedimento de ativação é interrompido.

27 8. Ativação/Desativação do SO De forma geral: 4 - As instruções localizadas no setor de boot (boot sector) são carregadas para a memória principal. 5 - Essas instruções são executadas e o SO é carregado para a memória principal. Além da carga, a ativação do sistema também consiste na execução de arquivos de inicialização - procedimentos de customização e configuração de hardware e software. O processo de desativação ou shutdown que permite que as aplicações e componentes do SO sejam desativados ordenamente.

28 9. Arquiteturas do Núcleo O projeto de um SO é bastante complexo e deve atender a diversos requisitos. Depende muito da arquitetura do hardware a ser utilizada e do tipo de sistema que se deseja construir. As linhas de código do Windows 2000 chegam a mais de 40 milhões. A maioria dos SO têm hoje a maior parte do código escrito em C/C++. Facilita o desenvolvimento, manutenção e permite uma maior portabilidade. Algumas partes críticas (rotinas de tratamento de interrupções) do SO são desenvolvidas em assembly (questões de desempenho). Os primeiros SO eram desenvolvidos completamente nesta linguagem.

29 9. Arquiteturas do Núcleo A estrutura do núcleo do sistema operacional, ou seja, a maneira como o código do sistema é organizado e o inter-relacionamento entre seus diversos componentes, pode variar conforme a concepção do projeto em: 1. Arquitetura Monolítica 2. Arquitetura de Camadas 3. Máquina Virtual 4. Arquitetura Microkernel

30 9.1. Arquitetura Monolítica A arquitetura monolítica pode ser comparada com uma aplicação. Vários módulos compilados separadamente. Depois linkados (ligados), formando um grande e único programa executável. usuário kernel Os primeiros SOs foram desenvolvidos com base nesse modelo. Tornava seu desenvolvimento e sua manutenção bastante difíceis. Arquitetura utilizada no projeto do MS-DOS e nos primeiros sistemas Unix.

31 9.2. Arquitetura de Camadas Técnicas de programação estruturada e modular foram incorporadas ao projeto dos SOs, criando a ideia da arquitetura em camadas. Na arquitetura de camadas, o sistema é dividido em níveis. Cada camada oferece um conjunto de funções que podem ser utilizadas apenas pelas camadas superiores. As camadas mais inferiores (ou mais internas) são mais privilegiadas que as mais superiores (ou mais externas). O primeiro sistema com base nessa abordagem foi o THE (Tecnische Hogeschool Eindhoven). Construído em 1968 por Dijkstra. Utilizava seis camadas. Arquitetura utilizada no MULTICS e no OpenVMS. Edsger W. Dijkstra

32 9.2. Arquitetura de Camadas A vantagem da estruturação em camadas é isolar as funções do sistema operacional. Facilita sua manutenção e depuração. Protação às camadas mais internas devido a hierarquia de níveis de modos de acesso. Uma possível desvantagem é a perda da flexibilidade de comunicação direta entre as camadas. No caso do OpenVMS, para ter acesso aos serviços oferecidos pelo kernel é preciso passar por três camadas. Ex: OpenVMS

33 9.2. Arquitetura de Camadas Atualmente, a maioria dos sistemas comerciais utiliza o modelo de duas camadas. Existem os modos de acesso usuário (não-privilegiado) e kernel (privilegiado). A maioria das versões do Unix e Windows da Microsoft está baseada nesta abordagem.

34 9.3. Máquina Virtual Um sistema computacional é formado por níveis, onde a camada de nível mais baixo é o hardware.

35 9.3. Máquina Virtual SO Nível Intermediário Hardware O modelo de máquina virtual (virtual machine - VM), cria um nível intermediário entre o hardware e o sistema operacional. Esse nível cria diversas máquinas virtuais independentes, onde cada uma oferece uma cópia virtual do hardware. Incluindo os modos de acesso, interrupções, dispositivos de E/S, etc.

36 9.3. Máquina Virtual Cada máquina virtual é independente das demais. Possível que cada máquina virtual tenha seu próprio SO. Usuários executam aplicações como se o computador estivesse dedicado a cada um. Esse modelo cria um isolamento total entre cada VM, oferecendo grande segurança para cada máquina virtual. Se uma VM executar uma aplicação que comprometa o SO, as demais máquinas virtuais não sofrerão qualquer problema. A desvantagem dessa arquitetura é sua grande complexidade. Compartilhar e gerenciar os recursos do hardware entre as VMS.

37 9.4. Arquitetura Microkernel Os serviços do sistema são disponibilizados por meio de processos, onde cada um é responsável por oferecer um conjunto específico de funções. A principal função do núcleo é realizar a comunicação, ou seja, a troca de mensagens entre cliente e servidor.

38 9.4. Arquitetura Microkernel A implementação de sistemas microkernel em ambientes distribuídos permite que um cliente solicite um serviço e a resposta seja processada remotamente. Esta característica permite acrescentar novos servidores à medida que o número de clientes aumenta, conferindo uma grande escalabilidade ao sistema operacional.

39 9.4. Arquitetura Microkernel Na arquitetura microkernel, o SO passa a ser de mais fácil manutenção, mais flexível e de maior portabilidade. Apesar de todas as vantagens, sua implementação, na prática, é difícil. Existe ainda o problema de desempenho, devido à necessidade de mudança de modo de acesso a cada comunicação entre clientes e serv. O que é implementado mais usualmente é uma combinação do modelo em camadas com a arquitetura microkernel. O núcleo do sistema incorpora outras funções críticas do sistema. Escalonamento, interrupções e gerência de dispositivos.

40 9.4. Arquitetura Microkernel Existem vários projetos baseados em sistemas microkernel, principalmente em instituições de ensino e centros de pesquisa. A maioria das iniciativas nesta área está relacionada ao desenvolvimento de sistemas operacionais distribuídos. Exemplos: Exokernel, do MIT (Massachusetts Institute of Technology, EUA), L4, da Universidade de Dresden (Alemanha), e Amoeba, da Vrije Universiteit (Amesterdã, Holanda).

41 [Fim] Estrutura do Sistema Operacional O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis. Fernando Sabino Próximo Módulo: Processos e Threads

Estrutura do Sistema Operacional

Estrutura do Sistema Operacional Sistemas Operacionais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Aula 04 Estrutura do Sistema Operacional 2 1 Estrutura do Sistema Operacional

Leia mais

Estrutura dos Sistemas Operacionais. Adão de Melo Neto

Estrutura dos Sistemas Operacionais. Adão de Melo Neto Estrutura dos Sistemas Operacionais Adão de Melo Neto 1 Sistema Operacional - Formas de acessar o KERNEL do SISTEMA OPERACIONAL (SO) - A linguagem de comandos faz parte do SO O Sistema Operacional é formado

Leia mais

Estrutura dos Sistemas Operacionais. Adão de Melo Neto

Estrutura dos Sistemas Operacionais. Adão de Melo Neto Estrutura dos Sistemas Operacionais Adão de Melo Neto 1 Sistema Operacional -São partes do SO -São ferramentas de apoio ao usuário -São formas de acessar as rotinas do kernel O Sistema Operacional é formado

Leia mais

IV Estrutura do Sistema Operacional

IV Estrutura do Sistema Operacional 1. Introdução 2. Funções do Núcleo 3. Modo de Acesso 4. Rotinas do S.O. e System Call 5. Chamada a Rotinas do S.O. 6. Linguagem de Comandos 7. Ativação/Desativação do Sistema 8. Arquiteturas do Núcleo

Leia mais

Estrutura do SO. Prof. Paulo Cesar F. de Oliveira, BSc, PhD

Estrutura do SO. Prof. Paulo Cesar F. de Oliveira, BSc, PhD Estrutura do SO Prof. Paulo Cesar F. de Oliveira, BSc, PhD 1 Seção 1.1 Introdução 2 Usuários Aplicações Utilitários Linguagem de Comandos Núcleo do Sistema ou kernel Rotinas do Sistema Operacional Hardware

Leia mais

Sistemas Operacionais Estrutura do Sistema Operacional. Arquiteturas do Kernel

Sistemas Operacionais Estrutura do Sistema Operacional. Arquiteturas do Kernel Sistemas Operacionais Estrutura do Sistema Operacional Principais tipos de estruturas: Monolíticos; Em camadas; Máquinas Virtuais; Arquitetura Micro-kernel; Cliente-Servidor; 2 Arquitetura Monolítica Aplicação

Leia mais

Sistemas Operacionais. Estrutura do Sistema Operacional: Modos de Acesso

Sistemas Operacionais. Estrutura do Sistema Operacional: Modos de Acesso Sistemas Operacionais Estrutura do Sistema Operacional: Modos de Acesso Modos de Acesso Existem certas instruções que não podem ser colocadas diretamente à disposição das aplicações, pois a sua utilização

Leia mais

Estrutura do Sistema Operacional. Inicialmente... Inicialmente... 17/08/2011. Ademar Alves Trindade

Estrutura do Sistema Operacional. Inicialmente... Inicialmente... 17/08/2011. Ademar Alves Trindade Estrutura do Sistema Operacional Ademar Alves Trindade Inicialmente... Sistema Operacional: não é composto por uma sequência de início, meio e fim como um aplicativo/programa. Baseado em eventos, de forma

Leia mais

Estrutura dos Sistemas Operacionais. Sérgio Portari Júnior

Estrutura dos Sistemas Operacionais. Sérgio Portari Júnior Estrutura dos Sistemas Operacionais Sérgio Portari Júnior - 2016 1 Sistema Operacional - Formas de acessar o KERNEL do SISTEMA OPERACIONAL (SO) - A linguagem de comandos faz parte do SO O Sistema Operacional

Leia mais

Sistemas operacionais INTRODUÇÃO

Sistemas operacionais INTRODUÇÃO Sistemas operacionais INTRODUÇÃO Sistemas Operacionais É um software situado entre o hardware e as aplicações para gerenciar todo os recursos do sistema (memória, processador, disco ) de forma organizada

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Slides adaptados de Prof. Dr. Marcos José Santana e Prof. Dra. Regina Helena Carlucci Santana baseados no livro Sistemas Operacionais Modernos de A. Tanenbaum Tipos e Estrutura System

Leia mais

Estrutura dos Sistemas Operacionais. Adão de Melo Neto

Estrutura dos Sistemas Operacionais. Adão de Melo Neto Estrutura dos Sistemas Operacionais Adão de Melo Neto 1 2 3 SISTEMA OPERACIONAL(SO) DEFINIÇÃO É um conjunto de rotinas ou processos (executado pelo processador) que controla o funcionamento do computador

Leia mais

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ESTRUTURA DE UM SISTEMA OPERACIONAL PROFESSOR CARLOS MUNIZ

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ESTRUTURA DE UM SISTEMA OPERACIONAL PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA ESTRUTURA DE UM SISTEMA PROFESSOR CARLOS MUNIZ ESTRUTURA DE SISTEMAS OPERACIONAIS O sistema operacional tem uma estrutura bem complexa, devido não funcionar como um programa

Leia mais

Estruturas de Sistemas Operacionais

Estruturas de Sistemas Operacionais Estruturas de Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais - Tópicos Componentes do Sistema Serviços de Sistemas Operacionais Chamadas ao Sistema Estrutura do Sistema Máquinas Virtuais Chamadas ao Sistema

Leia mais

ESTRUTURA DOS SISTEMAS OPERACIONAIS

ESTRUTURA DOS SISTEMAS OPERACIONAIS LISTA 01 NOME: NOME: NOME: ESTRUTURA DOS SISTEMAS OPERACIONAIS 01. O que vem a ser o KERNEL de um sistema operacional? 02. Uma das maneiras de comunicar-se com o KERNEL são através da linguagem de comandos

Leia mais

LABORATÓRIO DE SISTEMAS OPERACIONAIS. PROFª. M.Sc. JULIANA HOFFMANN QUINONEZ BENACCHIO

LABORATÓRIO DE SISTEMAS OPERACIONAIS. PROFª. M.Sc. JULIANA HOFFMANN QUINONEZ BENACCHIO LABORATÓRIO DE SISTEMAS OPERACIONAIS PROFª. M.Sc. JULIANA HOFFMANN QUINONEZ BENACCHIO Sistema Operacional Conteúdo retirado do livro Arquitetura de Sistemas Operacionais Francis Berenger Machado Luiz Paulo

Leia mais

Sistemas Operacionais Aula 3

Sistemas Operacionais Aula 3 Sistemas Operacionais Aula 3 Anderson L. S. Moreira anderson.moreira@recife.ifpe.edu.br http://dase.ifpe.edu.br/~alsm Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas de Informação Recife - PE O que fazer

Leia mais

Chamadas de Sistema (SYSCALL)

Chamadas de Sistema (SYSCALL) Chamadas de Sistema (SYSCALL) Eduardo Ferreira dos Santos Engenharia de Computação Centro Universitário de Brasília UniCEUB Abril, 2016 1 / 26 Sumário 1 Estrutura dos Sistemas Operacionais 2 System Calls

Leia mais

Sistemas Operacionais. Introdução a Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais. Introdução a Sistemas Operacionais Introdução a arliones.hoeller@ifsc.edu.br baseado no material do Prof. Fröhlich em http://www.lisha.ufsc.br/~guto 1 Sistemas de computação Hardware CPU + memória + dispositivos de E/S Aplicações Objetivo

Leia mais

Aula 5 Arquitetura do Sistema Operacional

Aula 5 Arquitetura do Sistema Operacional Aula 5 Arquitetura do Sistema Operacional Objetivos Conhecer os modos de acesso ao processador como forma de pro- teção do sistema. Compreender a estrutura das chamadas de sistema utilizadas para a comunicação

Leia mais

Algoritmos e Lógica de Programação Sistemas Operacionais

Algoritmos e Lógica de Programação Sistemas Operacionais Algoritmos e Lógica de Programação Sistemas Operacionais Agostinho Brito Departamento de Engenharia da Computação e Automação Universidade Federal do Rio Grande do Norte 25 de agosto de 2005 Introdução

Leia mais

Fundamentos de Sistemas Operacionais de Arquitetura Aberta. CST em Redes de Computadores

Fundamentos de Sistemas Operacionais de Arquitetura Aberta. CST em Redes de Computadores Fundamentos de Sistemas Operacionais de Arquitetura Aberta CST em Redes de Computadores Introdução Computadores Computadores são compostos, basicamente, de CPU, memória e dispositivos de entrada e saída

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Eduardo Ferreira dos Santos Engenharia de Computação Centro Universitário de Brasília UniCEUB Abril, 2016 1 / 20 Sumário 1 Estrutura dos Sistemas Operacionais 2 System Calls 2 / 20

Leia mais

Arquitetura de Sistemas Operacionais Machado/Maia. Arquitetura de Sistemas

Arquitetura de Sistemas Operacionais Machado/Maia. Arquitetura de Sistemas Arquitetura de Sistemas Operacionais Capítulo 4 Estrutura do Sistema Operacional Cap. 4 Estrutura do Sistema 1 Sistemas Operacionais Pitágoras Fadom Divinópolis Material Utilizado na disciplina Sistemas

Leia mais

Gerência de Dispositivos. Adão de Melo Neto

Gerência de Dispositivos. Adão de Melo Neto Gerência de Dispositivos Adão de Melo Neto 1 Gerência de Dispositivos Introdução Acesso ao Subsistema de E/S Subsistema de E/S Device Drivers Controladores Dispositivos de E/S Discos Magnéticos Desempenho,

Leia mais

Conceitos básicos e serviços dos Sistemas Operacionais

Conceitos básicos e serviços dos Sistemas Operacionais Conceitos básicos e serviços dos Sistemas Operacionais Prof. Marcos Ribeiro Quinet de Andrade Instituto de Ciência e Tecnologia - ICT Universidade Federal Fluminense - UFF Tipos de serviços do S.O. Um

Leia mais

Sistemas Operacionais João Bosco T. Junior. Sistemas Operacionais João Bosco Junior - V1.3

Sistemas Operacionais João Bosco T. Junior. Sistemas Operacionais João Bosco Junior - V1.3 João Bosco T. Junior Apresentação da Disciplina Bibliografia Sistemas Operacionais Modernos (3ª Ed.) Ed Prentice Hall, A. S. Tanenbaum Sistemas Operacionais (3ª Ed.) Sagra Luzzatto, Rômulo, Alexandre e

Leia mais

INTRODUÇÃO. Sistemas Operacionais. Vinícius Pádua

INTRODUÇÃO. Sistemas Operacionais. Vinícius Pádua INTRODUÇÃO Sistemas Operacionais Por quê é necessário? Sistema computacional moderno composto por diversos dispositivos Responsável pelo controle? Programador de aplicativos? Necessidade de ter um software

Leia mais

Arquitetura de Sistemas Operacionais

Arquitetura de Sistemas Operacionais Arquitetura de Sistemas Operacionais Prof. Alexandre Beletti Arquitetura de Sistemas Operacionais Sistemas monolíticos Sistemas em camadas Máquinas virtuais Sistemas cliente-servidor 1 Sistemas Monolíticos

Leia mais

Sistemas Operacionais. Maria de Fátima de Freitas Bueno Marcílio

Sistemas Operacionais. Maria de Fátima de Freitas Bueno Marcílio Sistemas Operacionais Maria de Fátima de Freitas Bueno Marcílio Introdução O que é um sistema operacional? História dos sistemas operacionais Conceitos dos Sistemas Operacionais Estrutura dos Sistemas

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Andrique Amorim www.andrix.com.br professor@andrix.com.br Arquitetura dos Sistemas Operacionais Previously on OS... Arquitetura: O QUE É? Estrutura básica sobre a qual é projetado o sistema operacional

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS

SISTEMAS OPERACIONAIS SISTEMAS OPERACIONAIS Tópico 4 Estrutura do Sistema Operacional Prof. Rafael Gross prof.rafaelgross@fatec.sp.gov.br FUNÇÕES DO NUCLEO As principais funções do núcleo encontradas na maioria dos sistemas

Leia mais

Introdução aos Sistemas Operacionais

Introdução aos Sistemas Operacionais Introdução aos Sistemas Operacionais Eleri Cardozo FEEC/Unicamp 1 Definição de Sistema Operacional Um sistema operacional é um gerenciador de recursos de hardware ou uma máquina virtual que oferece uma

Leia mais

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS OPERACIONAIS SEMANA 07

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS OPERACIONAIS SEMANA 07 INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS OPERACIONAIS setembro/2013 SEMANA 07 Arquitetura dos sistemas operacionais. Sistema monolítico, sistema em camadas, microkernel, cliente-servidor, máquinas virtuais. 1 - Introdução

Leia mais

Sistemas de Informação. Sistemas Operacionais

Sistemas de Informação. Sistemas Operacionais Sistemas de Informação Sistemas Operacionais Introdução SUMÁRIO 1. CAPÍTULO 1 - VISÃO GERAL: 1.1 Introdução; 1.2 Histórico; 1.3 Funções Básicas; 1.4 Chamadas ao Sistema; 1.5 Tipos de Sistemas Operacionais;

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS. TÁSSIO JOSÉ GONÇALVES GOMES

SISTEMAS OPERACIONAIS. TÁSSIO JOSÉ GONÇALVES GOMES SISTEMAS OPERACIONAIS TÁSSIO JOSÉ GONÇALVES GOMES www.tassiogoncalves.com.br tassiogoncalvesg@gmail.com CONTEÚDO ESTRUTURAS DOS SISTEMAS OPERACIONAIS Componentes dos Sistemas Operacionais Estrutura dos

Leia mais

Sistema Operacional. Etapa

Sistema Operacional. Etapa Etapa 1-2017 HARDWARE PARTE FÍSICA DA MÁQUINA HARDWARE HARDWARE HARDWARE SOFTWARE PARTE LÓGICA DA MÁQUINA SOFTWARE INTERMEDIÁRIO ENTRE O HARDWARE E O SOFTWARE PRINCIPAL PROGRAMA DO COMPUTADOR Um sistema

Leia mais

Exercícios Cap I. 1.1, 1.2, 1.3 (somente letras (a), (b) e (c)) , 1.8 e 1.12 IC - UFF

Exercícios Cap I. 1.1, 1.2, 1.3 (somente letras (a), (b) e (c)) , 1.8 e 1.12 IC - UFF Exercícios Cap I 1.1, 1.2, 1.3 (somente letras (a), (b) e (c)) 1.5 1.7, 1.8 e 1.12 Sistemas Operacionais Visão geral e evolução dos SOs Sistema Operacional? Um programa que controla a execução dos programas

Leia mais

Roteiro 20/9/2010. Serviço do sistema operacional. Interface. Chamadas de sistemas (System Call) Programas do sistema Projeto e Implementação

Roteiro 20/9/2010. Serviço do sistema operacional. Interface. Chamadas de sistemas (System Call) Programas do sistema Projeto e Implementação BC1518 - Sistemas Operacionais Estrutura de S.O. Aula 02 3 Quadrimestre de 2010 Prof. Marcelo Z. do Nascimento Email: marcelo.nascimento@ufabc.edu.br Roteiro Serviço do sistema operacional Interface Chamadas

Leia mais

Capítulo 2. Multiprogramação. Conteúdo. Objetivo. Recordando. Recordando. DCA-108 Sistemas Operacionais

Capítulo 2. Multiprogramação. Conteúdo. Objetivo. Recordando. Recordando. DCA-108 Sistemas Operacionais DCA-108 Sistemas Operacionais Capítulo 2 Luiz Affonso Guedes www.dca.ufrn.br/~affonso affonso@dca.ufrn.br Multiprogramação Luiz Affonso Guedes 1 Luiz Affonso Guedes 2 Conteúdo Caracterização de um SO Moderno

Leia mais

Redes de Computadores. Fundamentos de Sistemas Operacionais - 2º Período

Redes de Computadores. Fundamentos de Sistemas Operacionais - 2º Período Redes de Computadores Fundamentos de Sistemas Operacionais - 2º Período PARTE II: PROCESSOS E THREADS SUMÁRIO 6. THREAD: 6.1 Introdução; 6.2 Ambiente Monothread; 6.3 Ambiente Multithread; 6.4 Arquitetura

Leia mais

Projeto Lógico de Computadores. Profa. MSc. Carolina Melo Santana

Projeto Lógico de Computadores. Profa. MSc. Carolina Melo Santana Projeto Lógico de Computadores Profa. MSc. Carolina Melo Santana karolstana@yahoo.com.br Nível de Máquina de Sistema Operacional Dinâmica: Batata quente Perguntas a serem respondidas pelos alunos que estiverem

Leia mais

Arquitetura de Computadores

Arquitetura de Computadores Arquitetura de Computadores Aula 07 Prof. Dr. Saulo Amui 1/16 2/16 Sistemas Operacionais O que é um Sistema Operacional? Um programa que atua como um intermediário entre um usuário de um computador e o

Leia mais

Sistema Operacional. Disciplina: Softwares, Aplicativos e Sistema Operacional. Professor: Thiago Silva Prates

Sistema Operacional. Disciplina: Softwares, Aplicativos e Sistema Operacional. Professor: Thiago Silva Prates Sistema Operacional Disciplina: Softwares, Aplicativos e Sistema Operacional Professor: Thiago Silva Prates Software e aplicativos Software é uma sequência de instruções à serem seguidas e executadas.

Leia mais

APOSTILA 2 - TUTORIA SISTEMAS OPERACIONAIS

APOSTILA 2 - TUTORIA SISTEMAS OPERACIONAIS APOSTILA 2 - TUTORIA SISTEMAS OPERACIONAIS ESTRUTURA DE UM SISTEMA OPERACIONAL Um sistema operacional não é um bloco único e fechado de software executando sobre o hardware. Na verdade, ele é composto

Leia mais

Sistemas Operacionais e Introdução à Programação. Módulo 1 Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais e Introdução à Programação. Módulo 1 Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais e Introdução à Programação Módulo 1 Sistemas Operacionais 1 Competências: SOP 1. Compreender as abstrações de um sistema operacional e operar um sistema operacional Unix/Linux como

Leia mais

Sistemas Operacionais. Visão Geral

Sistemas Operacionais. Visão Geral Sistemas Operacionais P R O F. B R U N O A L B U Q U E R Q U E S C R I G N O L I Visão Geral Organização da Apresentação Introdução Componentes de um Sistema de Computação Conceito de SO Objetivos de um

Leia mais

Redes de Computadores. INF201 - Fundamentos de Sistemas Operacionais - 2º Período

Redes de Computadores. INF201 - Fundamentos de Sistemas Operacionais - 2º Período Redes de Computadores INF201 - Fundamentos de Sistemas Operacionais - 2º Período PARTE II: PROCESSOS E THREADS SUMÁRIO 5. PROCESSO: 5.1 Introdução; 5.2 Estrutura do Processo; 5.3 Estados do Processo; 5.4

Leia mais

PROVA 03/07 Segunda-feira (semana que vem)

PROVA 03/07 Segunda-feira (semana que vem) damkeisabela@gmail.com PROVA 03/07 Segunda-feira (semana que vem) SISTEMAS OPERACIONAIS Os sistemas operacionais mais comuns que existem para computadores e que o mercado irá oferecer para você são : Microsoft

Leia mais

Sistemas Operacionais. Processos e Threads

Sistemas Operacionais. Processos e Threads Sistemas Operacionais Processos e Threads Sumário 1. Introdução 2. Estrutura do Processo 1. Contexto de Hardware 2. Contexto de Software 3. Espaço de Endereçamento 3. Estados 1. Mudanças de Estado 2. Criação

Leia mais

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO O SISTEMA OPERACIONAL PROFESSOR CARLOS MUNIZ

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO O SISTEMA OPERACIONAL PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA PROFESSOR CARLOS MUNIZ O QUE É UM SISTEMA OPERACIONAL? Há muitos tipos de Sistemas Operacionais, cuja complexidade varia e depende de que tipo de funções é provido, e para que

Leia mais

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto Sistemas Operacionais Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Introdução Um sistema operacional é um programa que atua como intermediário entre o usuário e o hardware de um computador. O propósito

Leia mais

Sistemas Operacionais. Prof. Pedro Luís Antonelli Anhanguera Educacional

Sistemas Operacionais. Prof. Pedro Luís Antonelli Anhanguera Educacional Sistemas Operacionais Prof. Pedro Luís Antonelli Anhanguera Educacional INTRODUÇÃO Sistema Operacional (S.O.) Aplicativos Formado por um conjunto de rotinas que oferecem serviços aos usuários, às aplicações

Leia mais

Montagem e Manutenção

Montagem e Manutenção Montagem e Manutenção Prof. Camila Pedro de Assis Sobreira Jr. 2 Introdução Programa? Conjunto de instruções especificando uma série ordenada de ações. Exemplo: receita de bolo, número de telefone, programa

Leia mais

Sistemas de Informação. Sistemas Operacionais

Sistemas de Informação. Sistemas Operacionais Sistemas de Informação Sistemas Operacionais PROCESSOS E THREADS PARTE II SUMÁRIO 3. THREAD: 3.1 Introdução; 3.2 Ambiente Monothread; 3.3 Ambiente Multithread; 3.4 Arquitetura e Implementação; 3.5 Modelos

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BACHARELADO EM INFORMÁTICA SISTEMAS OPERACIONAIS I 1 0 SEM/05 Teste 1 Unidade I DURAÇÃO: 50 MINUTOS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BACHARELADO EM INFORMÁTICA SISTEMAS OPERACIONAIS I 1 0 SEM/05 Teste 1 Unidade I DURAÇÃO: 50 MINUTOS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BACHARELADO EM INFORMÁTICA SISTEMAS OPERACIONAIS I 1 0 SEM/05 Teste 1 Unidade I DURAÇÃO: 50 MINUTOS Aluno: GABARITO Escore: 1 a Questão (30) Assinale a(s) resposta(s)

Leia mais

Gerência de Dispositivos. Adão de Melo Neto

Gerência de Dispositivos. Adão de Melo Neto Gerência de Dispositivos Adão de Melo Neto 1 Gerência de Dispositivos Gerência de Dispositivos Dispositivos de E/S Device Drivers Controladores Subsistema de E/S 2 Gerência de Dispositivos A gerência de

Leia mais

Sistemas de Informação. Sistemas Operacionais

Sistemas de Informação. Sistemas Operacionais Sistemas de Informação Sistemas Operacionais PROCESSOS E THREADS PARTE I SUMÁRIO 2. PROCESSO: 2.1 Introdução; 2.2 Estrutura do Processo; 2.3 Estados do Processo; 2.4 Mudanças de Estado do Processo; 2.5

Leia mais

Sistemas Operacionais (SO)

Sistemas Operacionais (SO) Sistemas Operacionais (SO) Fundamentos Prof. Eduardo Abordagens SO Moderno (importância) Funções básicas Definição Componentes de um SC Objetivos de um SO Serviços de um SO Abstrações Tipos de SO Estudo

Leia mais

Introdução à Sistemas Operacionais

Introdução à Sistemas Operacionais Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas e Informática IC (2018/02) Introdução Sistema Operacional serve como um intermediário entre o hardware e os softwares aplicativos

Leia mais

Sistemas Operacionais. Entrada/Saída

Sistemas Operacionais. Entrada/Saída Sistemas Operacionais Entrada/Saída Atualizado em 28/02/2014 Como ocorre a comunicação de E/S Aplicação Operações de E/S Chamadas de Sistema S.O. Subsistema de E/S Núcleo (Kernel) Drivers HARDWARE Controladoras

Leia mais

Thread. Thread. Sistemas Operacionais. Leonard B. Moreira. UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ fevereiro, / 41

Thread. Thread. Sistemas Operacionais. Leonard B. Moreira. UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ   fevereiro, / 41 Thread Sistemas Operacionais Leonard B. Moreira UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ e-mail: leonardbarreto@gmail.com.br fevereiro, 2013 1 / 41 Sumário 1 Introdução 2 Ambientes Monothread 3 Ambientes Multithread

Leia mais

SSC0640 Sistemas Operacionais I

SSC0640 Sistemas Operacionais I SSC0640 Sistemas Operacionais I 2ª Aula Conceitos Básicos Profa. Sarita Mazzini Bruschi sarita@icmc.usp.br Slides adaptados de Marcos José Santana / Regina H. C. Santana / Luciana A. F. Martimiano baseados

Leia mais

Sistemas Operacionais Processos. Carlos Ferraz Jorge Cavalcanti Fonsêca

Sistemas Operacionais Processos. Carlos Ferraz Jorge Cavalcanti Fonsêca Sistemas Operacionais Processos Carlos Ferraz (cagf@cin.ufpe.br) Jorge Cavalcanti Fonsêca (jcbf@cin.ufpe.br) Copyright Carlos Ferraz Processo Conceito: Um programa em execução 1. Ao digitar hello, os caracteres

Leia mais

COMPONENTES CENTRAIS DO SISTEMA OPERACIONAL. Prof. Eduardo H. S. Oliveira

COMPONENTES CENTRAIS DO SISTEMA OPERACIONAL. Prof. Eduardo H. S. Oliveira COMPONENTES CENTRAIS DO SISTEMA OPERACIONAL Um usuário interage com o sistema operacional via uma ou mais aplicações de usuário e, muitas vezes, por meio de uma aplicação especial denominada shell (interpretador

Leia mais

Sistemas Operacionais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios. Aula 06.

Sistemas Operacionais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios. Aula 06. Sistemas Operacionais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Aula 06 Processos 2 1 Processos A gerência de um ambiente multiprogramável é

Leia mais

SOP - TADS Fundamentos de Sistemas Operacionais

SOP - TADS Fundamentos de Sistemas Operacionais SOP - TADS Fundamentos de Sistemas Operacionais Prof. Ricardo José Pfitscher dcc2rjp@joinville.udesc.br Material cedido por: Prof. Rafael Rodrigues Obelheiro Prof. Maurício Aronne Pillon Revisão Ultima

Leia mais

Métodos de implementação de linguagens. Kellen Pinagé

Métodos de implementação de linguagens. Kellen Pinagé Métodos de implementação de linguagens Kellen Pinagé Sumário Métodos de implementação de linguagens Compilação Interpretação pura Híbrido Métodos de implementação de linguagens Principais componentes de

Leia mais

Figura 01 Kernel de um Sistema Operacional

Figura 01 Kernel de um Sistema Operacional 01 INTRODUÇÃO 1.5 ESTRUTURA DOS SISTEMAS OPERACIONAIS O Sistema Operacional é formado por um Conjunto de rotinas (denominado de núcleo do sistema ou kernel) que oferece serviços aos usuários e suas aplicações

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Unidade I Introdução http://www.lncc.br/~lrodrigo Professor: Luís Rodrigo lrodrigo@lncc.br Página: 1 de 39 Unidade I: Introdução O que é um sistema operacional Evolução Histórica

Leia mais

Apresentação. Ementa da Disciplina. Objetivo da Disciplina. DCA-108 Sistemas Operacionais. Referências Bibliográfica. Referências Bibliográfica

Apresentação. Ementa da Disciplina. Objetivo da Disciplina. DCA-108 Sistemas Operacionais. Referências Bibliográfica. Referências Bibliográfica DCA-108 Sistemas Operacionais Luiz Affonso Guedes www.dca.ufrn.br/~affonso affonso@dca.ufrn.br Apresentação Disciplina básica do curso de Engenharia de Computação Carga-horária: 60h teóricas Associadas

Leia mais

3 Sistema Operacional Scriptável

3 Sistema Operacional Scriptável 3 Sistema Operacional Scriptável Sistema operacional scriptável é a nossa proposta de modelo de projeto de sistema operacional com o objetivo de aumentar a sua flexibilidade e facilidade de desenvolvimento,

Leia mais

Sistemas Operacionais. Prof. M.Sc. Sérgio Teixeira. Aula 05 Estrutura e arquitetura do SO Parte 1. Cursos de Computação

Sistemas Operacionais. Prof. M.Sc. Sérgio Teixeira. Aula 05 Estrutura e arquitetura do SO Parte 1. Cursos de Computação Cursos de Computação Sistemas Operacionais Prof. M.Sc. Sérgio Teixeira Aula 05 Estrutura e arquitetura do SO Parte 1 Referência: MACHADO, F.B. ; MAIA, L.P. Arquitetura de Sistemas Operacionais. 4.ed. LTC,

Leia mais

Sistemas Operacionais. Prof. Fabio Augusto Oliveira

Sistemas Operacionais. Prof. Fabio Augusto Oliveira Sistemas Operacionais Prof. Fabio Augusto Oliveira Threads Um processo representa uma sequência de instruções única, executada paralelamente a outra seqüências de instruções. Um thread é uma maneira de

Leia mais

Técnicas Avançadas de Programação

Técnicas Avançadas de Programação Sumário Técnicas Avançadas de Programação Prof. João Marcos M. da Silva Departamento de Engenharia de Telecomunicações Escola de Engenharia Universidade Federal Fluminense Agosto de 2011 Prof. João Marcos

Leia mais

AULA 06: PROGRAMAÇÃO EM MÁQUINAS PARALELAS

AULA 06: PROGRAMAÇÃO EM MÁQUINAS PARALELAS ORGANIZAÇÃO E ARQUITETURA DE COMPUTADORES II AULA 06: PROGRAMAÇÃO EM MÁQUINAS PARALELAS Prof. Max Santana Rolemberg Farias max.santana@univasf.edu.br Colegiado de Engenharia de Computação PROGRAMAÇÃO PARALELA

Leia mais

O Linux Possui varias características que diferenciam dos outros sistemas operacionais e que aproximam do UNIX, sendo um dos motivos da sua escolha

O Linux Possui varias características que diferenciam dos outros sistemas operacionais e que aproximam do UNIX, sendo um dos motivos da sua escolha O Linux Possui varias características que diferenciam dos outros sistemas operacionais e que aproximam do UNIX, sendo um dos motivos da sua escolha em várias aplicações nas quais são necessárias estabilidade

Leia mais

Sistemas Operacionais. Visão Geral

Sistemas Operacionais. Visão Geral Sistemas Operacionais Visão Geral Sumário 1. Máquina de Camadas 2. Funções Básicas do SO 3. Conceitos Introdutórios 1. Hardware 2. Software 3. Operações de E/S 4. Histórico 1. Década de 40 2. Década de

Leia mais

Introdução aos Sistemas Operacionais

Introdução aos Sistemas Operacionais Volnys Bernal 1998-2017 1 Introdução aos Sistemas Operacionais Volnys Borges Bernal volnys@lsi.usp.br Laboratório de Sistemas Integráveis http://www.lsi.usp.br/ Volnys Bernal 1998-2017 2 Sumário Objetivos

Leia mais

INTRODUÇÃO A SISTEMAS OPERACIONAIS

INTRODUÇÃO A SISTEMAS OPERACIONAIS INTRODUÇÃO A SISTEMAS OPERACIONAIS Prof. Me. Hélio Esperidião DEFINIÇÃO DE SISTEMA OPERACIONAL. O sistema operacional é uma camada de software colocada sobre o hardware para gerenciar todos os componentes

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais CAP 2: Conceitos de Hardware e Software Prof. MSc. Diego R. Moraes diegorm@anhanguera.com Download de todo conteúdo da disciplina https://sites.google.com/site/diegorafaelmoraes/downloads

Leia mais

Conceitos Gerais Definição e Características dos SOs. Na Aula Anterior... Nesta Aula. O Escopo dos SOs 16/08/2016

Conceitos Gerais Definição e Características dos SOs. Na Aula Anterior... Nesta Aula. O Escopo dos SOs 16/08/2016 GSI018 Sistemas Operacionais Compilador Assembler Linker Loader Navegador Web Editor de Texto GDBS Planilha de Cálculo Editor de Imagens 16/08/2016 Conceitos Gerais Definição e Características dos SOs

Leia mais

Fundamentos de Sistemas Operacionais. Threads. Prof. Edwar Saliba Júnior Março de Unidade Threads

Fundamentos de Sistemas Operacionais. Threads. Prof. Edwar Saliba Júnior Março de Unidade Threads Threads Prof. Edwar Saliba Júnior Março de 2007 1 Definição Partes de um processo que compartilham mesmo espaço de endereçamento Sub-rotina de um programa executada paralelamente ao programa chamador (execução

Leia mais

INTRODUÇÃO. Sistemas Operacionais. Vinícius Pádua

INTRODUÇÃO. Sistemas Operacionais. Vinícius Pádua INTRODUÇÃO Sistemas Operacionais Por quê é necessário? Sistema computacional moderno composto por diversos dispositivos Responsável pelo controle? Programador de aplicativos? Necessidade de ter um software

Leia mais

Contatos do Professor Apresentação do Conteúdo Datas das Avaliações Referências Conceitos Básicos Arquivos de Configuração de Ambiente Regras a

Contatos do Professor Apresentação do Conteúdo Datas das Avaliações Referências Conceitos Básicos Arquivos de Configuração de Ambiente Regras a UNIME Contatos do Professor Apresentação do Conteúdo Datas das Avaliações Referências Conceitos Básicos Arquivos de Configuração de Ambiente Regras a Respeitar ao Fazer um Script E- mail othonb@yahoo.com

Leia mais

Informática Sistemas Operacionais Aula 5. Cleverton Hentz

Informática Sistemas Operacionais Aula 5. Cleverton Hentz Informática Sistemas Operacionais Aula 5 Cleverton Hentz Sumário Introdução Fundamentos sobre Sistemas Operacionais Gerenciamento de Recursos Interface Com Usuário Principais Sistemas Operacionais 2 Introdução

Leia mais

Sistemas Operacionais. Prof. Pedro Luís Antonelli Anhanguera Educacional

Sistemas Operacionais. Prof. Pedro Luís Antonelli Anhanguera Educacional Sistemas Operacionais Prof. Pedro Luís Antonelli Anhanguera Educacional ARQUITETURA E IMPLEMENTAÇÃO Pacote de Threads Conjunto de rotinas disponíveis para que uma aplicação utilize as facilidades dos threads.

Leia mais

Instalação e Configuração de Servidores Linux Server. Prof. Alex Furtunato

Instalação e Configuração de Servidores Linux Server. Prof. Alex Furtunato Instalação e Configuração de Servidores Linux Server Prof. Alex Furtunato alex.furtunato@academico.ifrn.edu.br Roteiro Definições Histórico Características Principais Distribuições Shell Partições Sistemas

Leia mais

Fundamentos da Informática Aula 03 - Sistemas operacionais: Software em segundo plano Exercícios Professor: Danilo Giacobo

Fundamentos da Informática Aula 03 - Sistemas operacionais: Software em segundo plano Exercícios Professor: Danilo Giacobo Fundamentos da Informática Aula 03 - Sistemas operacionais: Software em segundo plano Exercícios Professor: Danilo Giacobo Múltipla escolha 1. Em que consiste um sistema operacional: a. Um conjunto de

Leia mais

Processo. Gerência de Processos. Um programa em execução. Centro de Informática/UFPE :: Infraestrutura de Software

Processo. Gerência de Processos. Um programa em execução. Centro de Informática/UFPE :: Infraestrutura de Software Processo Um programa em execução Gerência de Processos Contexto de Processo Conjunto de Informações para gerenciamento de processo CPU: Registradores Memória: Posições em uso E/S: Estado das requisições

Leia mais

Aula 02 Sistemas Multiprogramáveis

Aula 02 Sistemas Multiprogramáveis Matéria: Sistema Computacional - SC Aula 02 Sistemas Multiprogramáveis Prof. Esp. Patricia Dias da Silva Peixoto SISTEMAS MULTIPROGRAMÁVEIS Um Sistema Operacional pode ser visto como um conjunto de rotinas

Leia mais

Introdução ao Sistema UNIX

Introdução ao Sistema UNIX 1 1997-2007 Volnys Bernal 1 1997-2007 Volnys Bernal 2 Agenda Introdução ao Sistema UNIX Volnys Borges Bernal volnys@lsi.usp.br http://www.lsi.usp.br/~volnys Arquitetura Geral do Sistema UNIX Características

Leia mais

Sistemas de Operação

Sistemas de Operação Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia Departamento de Informática Sistemas de Operação Estruturas e Componentes do S.O. (1) Baseado nos transparente de SO de Pedro Medeiros (DI/FCT/UNL)

Leia mais

Processos O conceito de processos é fundamental para a implementação de um sistema multiprogramável. De uma maneira geral, um processo pode ser entend

Processos O conceito de processos é fundamental para a implementação de um sistema multiprogramável. De uma maneira geral, um processo pode ser entend Concorrência Nos sistemas Monoprogramáveis somente um programa pode estar em execução por vez, permanecendo o processador dedicado a esta única tarefa. Os recursos como memória, processador e dispositivos

Leia mais

Processo. Gerência de Processos. Um programa em execução. Centro de Informática/UFPE :: Infraestrutura de Software

Processo. Gerência de Processos. Um programa em execução. Centro de Informática/UFPE :: Infraestrutura de Software Processo Um programa em execução Gerência de Processos Contexto de Processo Conjunto de Informações para gerenciamento de processo CPU: Registradores Memória: Posições em uso E/S: Estado das requisições

Leia mais

SO: Introdução e Estrutura. Sistemas Operacionais Flavio Figueiredo (http://flaviovdf.github.io)

SO: Introdução e Estrutura. Sistemas Operacionais Flavio Figueiredo (http://flaviovdf.github.io) SO: Introdução e Estrutura Sistemas Operacionais 2017-1 Flavio Figueiredo (http://flaviovdf.github.io) 1 O que é um Sistema Operacional? 2 Simplificando Uma interface entre o usuário e o hardware 3 Detalhando

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Introdução à Computação Prof. Yandre Maldonado - 1 Prof. Yandre Maldonado e Gomes da Costa yandre@din.uem.br Histórico da Computação Prof. Yandre

Leia mais

Estrutura de Sistemas Operacionais. Capítulo 1: Introdução

Estrutura de Sistemas Operacionais. Capítulo 1: Introdução Estrutura de Sistemas Operacionais 1.1 Silberschatz, Galvin and Gagne 2005 Capítulo 1: Introdução O que faz um sistema operacional? Revisão da organização de um computador Revisão de alguns conceitos de

Leia mais