Sistemas Operacionais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sistemas Operacionais"

Transcrição

1 Andrique Amorim Arquitetura dos Sistemas Operacionais

2 Previously on OS...

3 Arquitetura: O QUE É? Estrutura básica sobre a qual é projetado o sistema operacional Como as ABSTRAÇÕES são realmente implementadas Como o sistema computacional deve ser solicitado e atender aos aplicativos, Como interagem as partes do SO entre si

4 E essa tal ABSTRAÇÃO?

5 Abstração

6 Elementos de um SO Kernel Shell System-calls

7 Elementos de um SO

8 Chamadas do Sistema System-calls São chamadas (solicitações) a procedimentos (ou serviços) do SO, feitas por um usuário (ou aplicativo).

9 Chamadas do Sistema System-calls Chamadas são usadas para gerenciar processos, arquivos, diretórios e outros.

10 Chamadas do Sistema APLICATIVOS NÚCLEO HARDWARE CHAMADAS

11 Chamadas do Sistema Em geral, quando se faz um programa, existem certas instruções que o programa em execução (processo), pode executar. EXEMPLO: operar com posições de memória pertencentes ao seu espaço de endereçamento.

12 Chamadas do Sistema: EXEMPLO Um processo pode perfeitamente somar o conteúdo de duas posições de memória e armazenar numa terceira sem precisar do Sistema Operacional. Entretanto, caso esse processo precisa armazenar isso em um arquivo, mandar via rede ou simplesmente mostrar na tela, ele vai precisar do Sistema operacional para isso.

13 Chamadas do Sistema

14 Chamadas do Sistema COMO FUNCIONA?

15 Chamadas do Sistema 1 - Quando a chamada de sistema é invocada, o programa que a invocou é interrompido, e a informação necessária para continuar a sua execução é salva.

16 Chamadas do Sistema 2 - O processador inicia a execução do código. 3 - Quando a chamada termina, o controle retorna para o programa e o estado previamente salvo é restaurado 4 - programa continua a sua execução.

17 Chamadas do Sistema

18 Chamadas do Sistema Em alguns casos, o retorno de fato para o programa não é imediato. Entrada/saída

19 Chamadas do Sistema Os sistemas operacionais atuais tem centenas de chamadas de sistema. LINUX tem quase 300 chamadas de sistema diferentes FREEBSD APROXIMADAMENTE 330 chamadas

20 Chamadas do Sistema Linux System Call Table Alguns exemplos de chamadas &eax Name Source 1 sys_exit kernel/exit.c 3 sys_read fs/read_write.c 6 sys_close fs/close.c 21 sys_mount fs/super.c 37 sys_kill kernel/signal.c

21 Chamadas do Sistema COMO USAR?

22 Chamadas do Sistema É preciso conhecer a API (conjunto de procedimentos) do sistema operacional que define quais chamadas estão disponíveis e quais são os parâmetros que devem ser passados.

23 Chamadas do Sistema: UNIX Para ler ou escrever um arquivo, deve-se primeiro usar uma chamada open. Ela especifica o nome do arquivo e o modo de abertura. Para criar um novo arquivo é usado O_CREAT.

24 Chamadas do Sistema: UNIX Para cada arquivo, o Unix registra o modo do arquivo, o tamanho e o momento da última modificação. A chamada stat mostra essas informações.

25 Chamadas do Sistema Existem certas chamadas de sistema que não podem ser colocadas diretamente à disposição das aplicações. A sua utilização indevida ocasionaria sérios problemas à integridade do sistema.

26 E as arquiteturas?

27 Arquiteturas: TIPOS

28 Monolítico É a arquitetura mais antiga e mais comum. Cada componente do SO é contido no núcleo (kernel) e pode comunicar-se com qualquer outro componente diretamente.

29 Monolítico Dois tipos de chamadas: 1 - o modo Kernel, onde é permitida a execução de todas as instruções básicas da máquina e; 2 - o modo usuário, para os programas de usuário, onde certas instruções, como aquelas que controlam entrada/saída não podem ser executadas.

30 Monolítico

31 Monolítico Todos os componentes do núcleo operam em modo núcleo e se inter-relacionam conforme suas necessidades, sem restrições de acesso entre si. Código no nível núcleo tem acesso pleno a todos os recursos e àreas de memória.

32 Monolítico 1.Essa intercomunicação direta permite rapidez na resposta de sistema operacional monolíticos. 2.A interação direta entre componentes também leva a sistemas mais compactos.

33 Monolítico 3.Qualquer componente do núcleo pode acessar os demais componentes sem qualquer impedimento. 1.Componentes todos juntos, é difícil identificar a origem de um determinado problema ou erro.

34 Monolítico 2.Caso um componente do núcleo perca o controle devido a algum erro, esse problema pode se alastrar rapidamente por todo o núcleo, levando o sistema ao colapso (travamento, reinicialização ou funcionamento errado).

35 Monolítico

36 Monolítico 3. Manutenção e evolução do kernel se tornam mais complexas, porque as dependências e pontos de interação entre os componentes podem não ser evidentes.

37 Monolítico 4. Pequenas alterações na estrutura de dados de um componente podem ter um impacto inesperado em outros componentes, caso estes acessem aquela estrutura diretamente.

38 Monolítico Ótimo Desempenho Não é tão Robusto (segurança) Dificuldade de desenvolvimento Dependências entre componentes

39 Monolítico A arquitetura monolítica foi a primeira forma de organizar os sistemas operacionais; sistemas UNIX antigos e o MS-DOS seguiam esse modelo.

40 Monolítico Atualmente, apenas sistemas operacionais embutidos usam essa arquitetura, devido as limitações do hardware sobre o qual executam.

41 Monolítico O núcleo do Linux nasceu monolítico, mas vem sendo paulatinamente estruturado e modularizado desde a versão 2.0 (embora boa parte de seu código ainda permaneça no nível de núcleo).

42 Monolítico Alguns exemplos de sistemas que utilizam este tipo de núcleo: * BSD * Linux * MS-DOS e derivados, incluindo Windows 95, Windows 98 e Windows ME * Solaris

43 Sistemas em camadas À medida que os sistemas operacionais tornaram-se mais complexos e maiores, projetos puramente monolíticos tornaram-se inviáveis.

44 Sistemas em camadas A arquitetura em camada, ou modular, tornou-se uma boa opção, agrupando camadas de componentes, ou seja, conjunto de procedimentos, que realizam tarefas similares.

45 Sistemas em camadas Arquitetura modular SOFTWARE HARDWARE

46 Sistemas em camadas 1) Cada camada comunica-se somente com as suas camadas imediatamente inferior e superior. 2) Uma camada inferior sempre presta um serviço à sua camada superior, sendo que a camada superior não sabe como o serviço é feito, apenas o solicita.

47 Sistemas em camadas A implementação de uma camada pode ser modificada sem exigir modificação em outra camada, pois possuem componentes autocontidos.

48 Sistemas em camadas Essa abordagem de estruturação de software fez muito sucesso no domínio das redes de computadores, através do modelo de referencia OSI.

49 Sistemas em camadas O empilhamento de várias camadas de software faz com que cada pedido de uma aplicação demore mais tempo para chegar até o dispositivo periférico ou recurso a ser acessado, prejudicando o desempenho do sistema.

50 Sistemas em camadas Não é tão óbvio dividir as funcionalidades de um núcleo em camadas horizontais de abstração crescente, pois essas funcionalidades são interdependentes, embora tratem muitas vezes de recursos distintos.

51 Sistemas em camadas A estruturação em camadas é apenas parcialmente adotada hoje em dia. Alguns sistemas implementam uma camada inferior de abstração do hardware para interagir com os dispositivos (a camada HAL Hardware Abstraction Layer, implementada no Windows NT e seus sucessores)

52 Sistemas em camadas Também organizam em camadas alguns subsistemas como a gerência de arquivos e o suporte de rede.

53 Sistemas em camadas Exemplos de sistemas fortemente estruturados em camadas: IBM OS/2 MULTICS

54 Micro-kernel Possui apenas um núcleo que provê recursos mínimos necessários ao ambiente.

55 Micro-kernel Núcleo somente com o código de baixo nível necessário para interagir como hardware. Todos os aspectos de alto nível, como: políticas de uso do processador e da memória, o sistema de arquivos o controle de acesso aos recursos são implementados fora do núcleo, em processos que se comunicam usando as primitivas do núcleo.

56 Micro-kernel Por fazer os núcleos de sistema ficarem menores, essa abordagem foi denominada micro-nucleo (ou μ-kernel).

57 Micro-kernel

58 Micro-kernel Exemplo: usando essa abordagem o código de acesso aos blocos de um HD seria mantido no núcleo, enquanto as abstrações de arquivo e diretório seriam criadas e mantidas por um código fora do núcleo, executando da mesma forma que uma aplicação do usuário.

59 Micro-kernel Essa arquitetura de kernel tem a vantagem de separar os serviços de forma que se acontecer algum problema em algum serviço, esse serviço não vai afetar o kernel como o todo.

60 Micro-kernel Algumas das funções do sistema operacional foram separadas em programas chamados Servidores.

61 Micro-kernel As interações entre componentes e aplicações são feitas através de trocas de mensagens.

62 Micro-kernel Exemplo: Uma aplicação deseja abrir um arquivo no disco rígido.

63 Micro-kernel 1) A app envia uma mensagem para o gerente de arquivos que, por sua vez, 2) se comunica com o gerente de dispositivos para obter os blocos de dados relativos ao arquivo desejado.

64 Micro-kernel 3) Os processos não podem se comunicar diretamente, devido as restrições impostas pelos mecanismos de proteção do hardware.

65 Micro-kernel Todas as mensagens são transmitidas através de serviços do micro-núcleo.

66 Micro-kernel Muito investigados durante os anos 80. Exemplos: Mach Chorus Hurd Minix QNX

67 Micro-kernel Customizar o SO iniciando somente os componentes necessários ou escolhendo os componentes mais adequados às aplicações que serão executadas.

68 Micro-kernel As trocas de mensagens entre componentes pode ser bastante elevadas, o que prejudica seu desempenho e diminui a aceitação desta abordagem.

69 Monolítico Vs Micro-kernel Sistema operacional baseado em kernel monolítico Sistema operacional baseado em Microkernel

70 Híbridos Tem a capacidade de agregar ou desagregar funcionalidades, sem perder performance ou estabilidade presentes na sua estrutura inicial.

71 Híbridos EXEMPLOS: MacOS X Windows 2000 Windows NT Windows 7 BeOS

APOSTILA 2 - TUTORIA SISTEMAS OPERACIONAIS

APOSTILA 2 - TUTORIA SISTEMAS OPERACIONAIS APOSTILA 2 - TUTORIA SISTEMAS OPERACIONAIS ESTRUTURA DE UM SISTEMA OPERACIONAL Um sistema operacional não é um bloco único e fechado de software executando sobre o hardware. Na verdade, ele é composto

Leia mais

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ESTRUTURA DE UM SISTEMA OPERACIONAL PROFESSOR CARLOS MUNIZ

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ESTRUTURA DE UM SISTEMA OPERACIONAL PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA ESTRUTURA DE UM SISTEMA PROFESSOR CARLOS MUNIZ ESTRUTURA DE SISTEMAS OPERACIONAIS O sistema operacional tem uma estrutura bem complexa, devido não funcionar como um programa

Leia mais

Estrutura dos Sistemas Operacionais. Adão de Melo Neto

Estrutura dos Sistemas Operacionais. Adão de Melo Neto Estrutura dos Sistemas Operacionais Adão de Melo Neto 1 Sistema Operacional -São partes do SO -São ferramentas de apoio ao usuário -São formas de acessar as rotinas do kernel O Sistema Operacional é formado

Leia mais

Sistemas Operacionais Estrutura do Sistema Operacional. Arquiteturas do Kernel

Sistemas Operacionais Estrutura do Sistema Operacional. Arquiteturas do Kernel Sistemas Operacionais Estrutura do Sistema Operacional Principais tipos de estruturas: Monolíticos; Em camadas; Máquinas Virtuais; Arquitetura Micro-kernel; Cliente-Servidor; 2 Arquitetura Monolítica Aplicação

Leia mais

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS OPERACIONAIS SEMANA 07

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS OPERACIONAIS SEMANA 07 INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS OPERACIONAIS setembro/2013 SEMANA 07 Arquitetura dos sistemas operacionais. Sistema monolítico, sistema em camadas, microkernel, cliente-servidor, máquinas virtuais. 1 - Introdução

Leia mais

Estrutura dos Sistemas Operacionais. Adão de Melo Neto

Estrutura dos Sistemas Operacionais. Adão de Melo Neto Estrutura dos Sistemas Operacionais Adão de Melo Neto 1 Sistema Operacional - Formas de acessar o KERNEL do SISTEMA OPERACIONAL (SO) - A linguagem de comandos faz parte do SO O Sistema Operacional é formado

Leia mais

ESTRUTURA DOS SISTEMAS OPERACIONAIS

ESTRUTURA DOS SISTEMAS OPERACIONAIS LISTA 01 NOME: NOME: NOME: ESTRUTURA DOS SISTEMAS OPERACIONAIS 01. O que vem a ser o KERNEL de um sistema operacional? 02. Uma das maneiras de comunicar-se com o KERNEL são através da linguagem de comandos

Leia mais

Estrutura do Sistema Operacional

Estrutura do Sistema Operacional Sistemas Operacionais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Aula 04 Estrutura do Sistema Operacional 2 1 Estrutura do Sistema Operacional

Leia mais

Algoritmos e Lógica de Programação Sistemas Operacionais

Algoritmos e Lógica de Programação Sistemas Operacionais Algoritmos e Lógica de Programação Sistemas Operacionais Agostinho Brito Departamento de Engenharia da Computação e Automação Universidade Federal do Rio Grande do Norte 25 de agosto de 2005 Introdução

Leia mais

Sistemas Operacionais. Introdução a Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais. Introdução a Sistemas Operacionais Introdução a arliones.hoeller@ifsc.edu.br baseado no material do Prof. Fröhlich em http://www.lisha.ufsc.br/~guto 1 Sistemas de computação Hardware CPU + memória + dispositivos de E/S Aplicações Objetivo

Leia mais

Sistemas Operacionais. Estrutura do Sistema Operacional: Modos de Acesso

Sistemas Operacionais. Estrutura do Sistema Operacional: Modos de Acesso Sistemas Operacionais Estrutura do Sistema Operacional: Modos de Acesso Modos de Acesso Existem certas instruções que não podem ser colocadas diretamente à disposição das aplicações, pois a sua utilização

Leia mais

LABORATÓRIO DE SISTEMAS OPERACIONAIS. PROFª. M.Sc. JULIANA HOFFMANN QUINONEZ BENACCHIO

LABORATÓRIO DE SISTEMAS OPERACIONAIS. PROFª. M.Sc. JULIANA HOFFMANN QUINONEZ BENACCHIO LABORATÓRIO DE SISTEMAS OPERACIONAIS PROFª. M.Sc. JULIANA HOFFMANN QUINONEZ BENACCHIO Sistema Operacional Conteúdo retirado do livro Arquitetura de Sistemas Operacionais Francis Berenger Machado Luiz Paulo

Leia mais

Fundamentos de Sistemas Operacionais de Arquitetura Aberta. CST em Redes de Computadores

Fundamentos de Sistemas Operacionais de Arquitetura Aberta. CST em Redes de Computadores Fundamentos de Sistemas Operacionais de Arquitetura Aberta CST em Redes de Computadores Introdução Computadores Computadores são compostos, basicamente, de CPU, memória e dispositivos de entrada e saída

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Slides adaptados de Prof. Dr. Marcos José Santana e Prof. Dra. Regina Helena Carlucci Santana baseados no livro Sistemas Operacionais Modernos de A. Tanenbaum Tipos e Estrutura System

Leia mais

Sistemas Operacionais. Estrutura do Sistema Operacional

Sistemas Operacionais. Estrutura do Sistema Operacional Sistemas Operacionais Estrutura do Sistema Operacional Sumário 1. Introdução 2. Funções do Núcleo 3. Modo Acesso 4. Mecanismos de Proteção 5. Grupos de Funções 6. Terminologia e Portabilidade 7. Linguagem

Leia mais

Sistemas Operacionais. Prof. Andrique Amorim

Sistemas Operacionais. Prof. Andrique Amorim Sistemas Operacionais Prof. Andrique Amorim A disciplina Conceitos básicos Arquitetura e organização dos computadores Evolução dos sistemas operacionais Estruturas de sistemas operacionais Gerência de

Leia mais

Chamadas de Sistema (SYSCALL)

Chamadas de Sistema (SYSCALL) Chamadas de Sistema (SYSCALL) Eduardo Ferreira dos Santos Engenharia de Computação Centro Universitário de Brasília UniCEUB Abril, 2016 1 / 26 Sumário 1 Estrutura dos Sistemas Operacionais 2 System Calls

Leia mais

Estruturas de Sistemas Operacionais

Estruturas de Sistemas Operacionais Estruturas de Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais - Tópicos Componentes do Sistema Serviços de Sistemas Operacionais Chamadas ao Sistema Estrutura do Sistema Máquinas Virtuais Chamadas ao Sistema

Leia mais

COMPONENTES CENTRAIS DO SISTEMA OPERACIONAL. Prof. Eduardo H. S. Oliveira

COMPONENTES CENTRAIS DO SISTEMA OPERACIONAL. Prof. Eduardo H. S. Oliveira COMPONENTES CENTRAIS DO SISTEMA OPERACIONAL Um usuário interage com o sistema operacional via uma ou mais aplicações de usuário e, muitas vezes, por meio de uma aplicação especial denominada shell (interpretador

Leia mais

Fundamentos da Informática Aula 03 - Sistemas operacionais: Software em segundo plano Exercícios Professor: Danilo Giacobo

Fundamentos da Informática Aula 03 - Sistemas operacionais: Software em segundo plano Exercícios Professor: Danilo Giacobo Fundamentos da Informática Aula 03 - Sistemas operacionais: Software em segundo plano Exercícios Professor: Danilo Giacobo Múltipla escolha 1. Em que consiste um sistema operacional: a. Um conjunto de

Leia mais

INTRODUÇÃO A SISTEMAS OPERACIONAIS

INTRODUÇÃO A SISTEMAS OPERACIONAIS INTRODUÇÃO A SISTEMAS OPERACIONAIS Prof. Me. Hélio Esperidião DEFINIÇÃO DE SISTEMA OPERACIONAL. O sistema operacional é uma camada de software colocada sobre o hardware para gerenciar todos os componentes

Leia mais

2 - Organização do Sistema Operativo. Prof. Ricardo Silva

2 - Organização do Sistema Operativo. Prof. Ricardo Silva 2 - Organização do Sistema Operativo Prof. Ricardo Silva Sumário Principais Elementos da Arquitectura de Sistemas Operativos Núcleo Chamadas ao sistema Processos de sistema Evolução da organização do núcleo

Leia mais

Estrutura do SO. Prof. Paulo Cesar F. de Oliveira, BSc, PhD

Estrutura do SO. Prof. Paulo Cesar F. de Oliveira, BSc, PhD Estrutura do SO Prof. Paulo Cesar F. de Oliveira, BSc, PhD 1 Seção 1.1 Introdução 2 Usuários Aplicações Utilitários Linguagem de Comandos Núcleo do Sistema ou kernel Rotinas do Sistema Operacional Hardware

Leia mais

Sistemas operacionais INTRODUÇÃO

Sistemas operacionais INTRODUÇÃO Sistemas operacionais INTRODUÇÃO Sistemas Operacionais É um software situado entre o hardware e as aplicações para gerenciar todo os recursos do sistema (memória, processador, disco ) de forma organizada

Leia mais

Sistemas Operacionais Aula 3

Sistemas Operacionais Aula 3 Sistemas Operacionais Aula 3 Anderson L. S. Moreira anderson.moreira@recife.ifpe.edu.br http://dase.ifpe.edu.br/~alsm Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas de Informação Recife - PE O que fazer

Leia mais

Gerência de Dispositivos. Adão de Melo Neto

Gerência de Dispositivos. Adão de Melo Neto Gerência de Dispositivos Adão de Melo Neto 1 Gerência de Dispositivos Introdução Acesso ao Subsistema de E/S Subsistema de E/S Device Drivers Controladores Dispositivos de E/S Discos Magnéticos Desempenho,

Leia mais

Aula 2: Tipos de Sistemas Operacionais. Instituto Federal da Bahia Campus Salvador INF009 - Sistemas Operacionais Profª Flávia Maristela

Aula 2: Tipos de Sistemas Operacionais. Instituto Federal da Bahia Campus Salvador INF009 - Sistemas Operacionais Profª Flávia Maristela Aula 2: Tipos de Sistemas Operacionais Instituto Federal da Bahia Campus Salvador INF009 - Sistemas Operacionais Profª Flávia Maristela O que veremos nesta aula? Principais tipos de sistemas operacionais

Leia mais

SO: Introdução e Estrutura. Sistemas Operacionais Flavio Figueiredo (http://flaviovdf.github.io)

SO: Introdução e Estrutura. Sistemas Operacionais Flavio Figueiredo (http://flaviovdf.github.io) SO: Introdução e Estrutura Sistemas Operacionais 2017-1 Flavio Figueiredo (http://flaviovdf.github.io) 1 O que é um Sistema Operacional? 2 Simplificando Uma interface entre o usuário e o hardware 3 Detalhando

Leia mais

Capítulo 11 Estudo de Caso 2: Windows 2000

Capítulo 11 Estudo de Caso 2: Windows 2000 Capítulo 11 Estudo de Caso 2: Windows 2000 11.1 A história do windows 2000 11.2 Programando no windows 2000 11.3 Estrutura do Sistema 11.4 Processos e threads no windows 2000 11.5 Gerenciamento de memória

Leia mais

Conceitos básicos e serviços dos Sistemas Operacionais

Conceitos básicos e serviços dos Sistemas Operacionais Conceitos básicos e serviços dos Sistemas Operacionais Prof. Marcos Ribeiro Quinet de Andrade Instituto de Ciência e Tecnologia - ICT Universidade Federal Fluminense - UFF Tipos de serviços do S.O. Um

Leia mais

Sistemas de Operação

Sistemas de Operação Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia Departamento de Informática Sistemas de Operação Estruturas e Componentes do S.O. (1) Baseado nos transparente de SO de Pedro Medeiros (DI/FCT/UNL)

Leia mais

Introdução a Sistemas Operacionais

Introdução a Sistemas Operacionais Introdução a Sistemas Operacionais Prof. Edwar Saliba Júnior Março de 2007 1 O que é um sistema? Conjunto de partes integradas com uma finalidade comum; Para identificar um sistema: Verificar se existe

Leia mais

Estrutura dos Sistemas Operacionais. Adão de Melo Neto

Estrutura dos Sistemas Operacionais. Adão de Melo Neto Estrutura dos Sistemas Operacionais Adão de Melo Neto 1 2 3 SISTEMA OPERACIONAL(SO) DEFINIÇÃO É um conjunto de rotinas ou processos (executado pelo processador) que controla o funcionamento do computador

Leia mais

APOSTILA 1 - TUTORIA SISTEMAS OPERACIONAIS

APOSTILA 1 - TUTORIA SISTEMAS OPERACIONAIS APOSTILA 1 - TUTORIA SISTEMAS OPERACIONAIS Objetivos Existe uma grande distância entre os circuitos eletrônicos e dispositivos de hardware e os programas aplicativos em software. Os circuitos são complexos,

Leia mais

Informática Sistemas Operacionais Aula 5. Cleverton Hentz

Informática Sistemas Operacionais Aula 5. Cleverton Hentz Informática Sistemas Operacionais Aula 5 Cleverton Hentz Sumário Introdução Fundamentos sobre Sistemas Operacionais Gerenciamento de Recursos Interface Com Usuário Principais Sistemas Operacionais 2 Introdução

Leia mais

Informática básica. Professor: Francisco Ary

Informática básica. Professor: Francisco Ary Informática básica Professor: Francisco Ary O que vimos na ultima aula: O que é informática? O que é um computador? Evolução; Computadores eletrônicos: Válvulas; Transistor; Circuito integrado;e Microprocessador;

Leia mais

Thread. Prof. Paulo Cesar F. de Oliveira, BSc, PhD

Thread. Prof. Paulo Cesar F. de Oliveira, BSc, PhD Prof. Paulo Cesar F. de Oliveira, BSc, PhD 1 Seção 1.1 Introdução 2 Receita do Bolo Programa (Algoritmo) Ingredientes: dados de entrada Quem prepara (confeiteiro): CPU Processo atividade de: Ler a receita

Leia mais

Sistemas Operacionais (SO)

Sistemas Operacionais (SO) Sistemas Operacionais (SO) Fundamentos Prof. Eduardo Abordagens SO Moderno (importância) Funções básicas Definição Componentes de um SC Objetivos de um SO Serviços de um SO Abstrações Tipos de SO Estudo

Leia mais

Sistemas Operacionais. Entrada/Saída

Sistemas Operacionais. Entrada/Saída Sistemas Operacionais Entrada/Saída Atualizado em 28/02/2014 Como ocorre a comunicação de E/S Aplicação Operações de E/S Chamadas de Sistema S.O. Subsistema de E/S Núcleo (Kernel) Drivers HARDWARE Controladoras

Leia mais

HISTÓRIA DOS SISTEMAS OPERACIONAIS. Prof. Alan F.M.

HISTÓRIA DOS SISTEMAS OPERACIONAIS. Prof. Alan F.M. HISTÓRIA DOS SISTEMAS OPERACIONAIS O QUE É UM SISTEMA OPERACIONAL? Um sistema operacional é uma coleção de programas para gerenciar as funções do processador, o input, o output, o armazenamento e o controle

Leia mais

Sistema Operacional. O S.O. é o programa mais importante do computador. - Realizar a interação entre o usuário, o hardware e o firmware -(BIOS)

Sistema Operacional. O S.O. é o programa mais importante do computador. - Realizar a interação entre o usuário, o hardware e o firmware -(BIOS) O S.O. é o programa mais importante do computador. É um controlador intermediário que fica entre os softwares da categoria dos aplicativos e o hardware. Ele é o tradutor / intérprete das nossas interações

Leia mais

Introdução aos Sistemas Operacionais

Introdução aos Sistemas Operacionais Introdução aos Sistemas Operacionais Eleri Cardozo FEEC/Unicamp 1 Definição de Sistema Operacional Um sistema operacional é um gerenciador de recursos de hardware ou uma máquina virtual que oferece uma

Leia mais

Estrutura dos Sistemas Operacionais. Sérgio Portari Júnior

Estrutura dos Sistemas Operacionais. Sérgio Portari Júnior Estrutura dos Sistemas Operacionais Sérgio Portari Júnior - 2016 1 Sistema Operacional - Formas de acessar o KERNEL do SISTEMA OPERACIONAL (SO) - A linguagem de comandos faz parte do SO O Sistema Operacional

Leia mais

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto Sistemas Operacionais Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Introdução Um sistema operacional é um programa que atua como intermediário entre o usuário e o hardware de um computador. O propósito

Leia mais

Sistema Operacional. Etapa

Sistema Operacional. Etapa Etapa 1-2017 HARDWARE PARTE FÍSICA DA MÁQUINA HARDWARE HARDWARE HARDWARE SOFTWARE PARTE LÓGICA DA MÁQUINA SOFTWARE INTERMEDIÁRIO ENTRE O HARDWARE E O SOFTWARE PRINCIPAL PROGRAMA DO COMPUTADOR Um sistema

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Eduardo Ferreira dos Santos Engenharia de Computação Centro Universitário de Brasília UniCEUB Abril, 2016 1 / 20 Sumário 1 Estrutura dos Sistemas Operacionais 2 System Calls 2 / 20

Leia mais

Gerência de Dispositivos. Adão de Melo Neto

Gerência de Dispositivos. Adão de Melo Neto Gerência de Dispositivos Adão de Melo Neto 1 Gerência de Dispositivos Gerência de Dispositivos Dispositivos de E/S Device Drivers Controladores Subsistema de E/S 2 Gerência de Dispositivos A gerência de

Leia mais

Sistemas Operacionais. Prof. Fabio Augusto Oliveira

Sistemas Operacionais. Prof. Fabio Augusto Oliveira Sistemas Operacionais Prof. Fabio Augusto Oliveira Threads Um processo representa uma sequência de instruções única, executada paralelamente a outra seqüências de instruções. Um thread é uma maneira de

Leia mais

PROVA 03/07 Segunda-feira (semana que vem)

PROVA 03/07 Segunda-feira (semana que vem) damkeisabela@gmail.com PROVA 03/07 Segunda-feira (semana que vem) SISTEMAS OPERACIONAIS Os sistemas operacionais mais comuns que existem para computadores e que o mercado irá oferecer para você são : Microsoft

Leia mais

INTRODUÇÃO. Sistemas Operacionais. Vinícius Pádua

INTRODUÇÃO. Sistemas Operacionais. Vinícius Pádua INTRODUÇÃO Sistemas Operacionais Por quê é necessário? Sistema computacional moderno composto por diversos dispositivos Responsável pelo controle? Programador de aplicativos? Necessidade de ter um software

Leia mais

Aula 5 Arquitetura do Sistema Operacional

Aula 5 Arquitetura do Sistema Operacional Aula 5 Arquitetura do Sistema Operacional Objetivos Conhecer os modos de acesso ao processador como forma de pro- teção do sistema. Compreender a estrutura das chamadas de sistema utilizadas para a comunicação

Leia mais

Processos O conceito de processos é fundamental para a implementação de um sistema multiprogramável. De uma maneira geral, um processo pode ser entend

Processos O conceito de processos é fundamental para a implementação de um sistema multiprogramável. De uma maneira geral, um processo pode ser entend Concorrência Nos sistemas Monoprogramáveis somente um programa pode estar em execução por vez, permanecendo o processador dedicado a esta única tarefa. Os recursos como memória, processador e dispositivos

Leia mais

Sistemas Operacionais Processos. Carlos Ferraz Jorge Cavalcanti Fonsêca

Sistemas Operacionais Processos. Carlos Ferraz Jorge Cavalcanti Fonsêca Sistemas Operacionais Processos Carlos Ferraz (cagf@cin.ufpe.br) Jorge Cavalcanti Fonsêca (jcbf@cin.ufpe.br) Copyright Carlos Ferraz Processo Conceito: Um programa em execução 1. Ao digitar hello, os caracteres

Leia mais

Sistemas Operacionais. Maria de Fátima de Freitas Bueno Marcílio

Sistemas Operacionais. Maria de Fátima de Freitas Bueno Marcílio Sistemas Operacionais Maria de Fátima de Freitas Bueno Marcílio Introdução O que é um sistema operacional? História dos sistemas operacionais Conceitos dos Sistemas Operacionais Estrutura dos Sistemas

Leia mais

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO O SISTEMA OPERACIONAL PROFESSOR CARLOS MUNIZ

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO O SISTEMA OPERACIONAL PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA PROFESSOR CARLOS MUNIZ O QUE É UM SISTEMA OPERACIONAL? Há muitos tipos de Sistemas Operacionais, cuja complexidade varia e depende de que tipo de funções é provido, e para que

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PROCESSOS E MEMÓRIA

GERENCIAMENTO DE PROCESSOS E MEMÓRIA GERENCIAMENTO DE PROCESSOS E MEMÓRIA GRUPO ELAINE P. S. ALVES RAFAEL T. ROLDÃO VINICIUS A. ZANQUINI SAMUEL DISCIPLINA: SISTEMAS OPERACIONAIS 2º QUAD/2010 PROFº MARCELO NASCIMENTO MOTIVAÇÃO 1. Sistema de

Leia mais

Introdução ao Linux. Thiago Yukio Kikuchi Oliveira

Introdução ao Linux. Thiago Yukio Kikuchi Oliveira Introdução ao Linux Thiago Yukio Kikuchi Oliveira stratus@lgmb.fmrp.usp.br O que é Linux??? Definição: Linux é um sistema operacional criado em 1991 por Linus Torvalds na universidade de Helsinki na Finlândia.

Leia mais

Introdução à Sistemas Operacionais

Introdução à Sistemas Operacionais Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas e Informática IC (2018/02) Introdução Sistema Operacional serve como um intermediário entre o hardware e os softwares aplicativos

Leia mais

Informática básica. Professor: Francisco Ary

Informática básica. Professor: Francisco Ary Informática básica Professor: Francisco Ary O que vimos na ultima aula: O que é informática? O que é um computador? Evolução; Computadores eletrônicos: Válvulas; Transistor; Circuito integrado;e Microprocessador;

Leia mais

Thread. Thread. Sistemas Operacionais. Leonard B. Moreira. UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ fevereiro, / 41

Thread. Thread. Sistemas Operacionais. Leonard B. Moreira. UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ   fevereiro, / 41 Thread Sistemas Operacionais Leonard B. Moreira UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ e-mail: leonardbarreto@gmail.com.br fevereiro, 2013 1 / 41 Sumário 1 Introdução 2 Ambientes Monothread 3 Ambientes Multithread

Leia mais

Sistemas Operacionais e Introdução à Programação. Módulo 1 Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais e Introdução à Programação. Módulo 1 Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais e Introdução à Programação Módulo 1 Sistemas Operacionais 1 Competências: SOP 1. Compreender as abstrações de um sistema operacional e operar um sistema operacional Unix/Linux como

Leia mais

Sistema Operacional. Prof. Leonardo Barreto Campos. 1/30

Sistema Operacional. Prof. Leonardo Barreto Campos.   1/30 Sistema Operacional Prof. Leonardo Barreto Campos 1/30 Sumário Introdução Middleware e SO de Rede SO de Rede Processos e Threads Leitura Complementar Bibliografia 2/30 Introdução A tarefa de qualquer sistema

Leia mais

Apresentação da Disciplina

Apresentação da Disciplina Apresentação da Disciplina Laboratório de Sistemas Operacionais Prof. Fernando Nakayama de Queiroz fernando.queiroz@ifpr.edu.br Sobre o professor... Fernando Nakayama de Queiroz fernando.queiroz@ifpr.edu.br

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Introdução à Computação Jordana Sarmenghi Salamon jssalamon@inf.ufes.br jordanasalamon@gmail.com http://inf.ufes.br/~jssalamon Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda

Leia mais

INFORMÁTICA (NCINF) SOFTWARE SISTEMAS OPERACIONAIS

INFORMÁTICA (NCINF) SOFTWARE SISTEMAS OPERACIONAIS INFORMÁTICA (NCINF) SOFTWARE SISTEMAS OPERACIONAIS Basicamente, são formados por Programas de controle (de equipamentos e de trabalhos) Programas utilitários Características Trabalha com a CPU e gerencia

Leia mais

Informática. Sistemas Operacionais. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Sistemas Operacionais. Professor Márcio Hunecke. Informática Sistemas Operacionais Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática SISTEMAS OPERACIONAIS Sistema operacional é um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerenciar

Leia mais

Exercícios de Sistemas Operacionais 3 B (1) Gerência de Dispositivos de Entrada e Saída

Exercícios de Sistemas Operacionais 3 B (1) Gerência de Dispositivos de Entrada e Saída Nome: Exercícios de Sistemas Operacionais 3 B (1) Gerência de Dispositivos de Entrada e Saída 1. A gerência de dispositivos de entrada e saída é uma das principais e mais complexas funções de um sistema

Leia mais

Sistemas Operacionais de Tempo Real. Sérgio Campos

Sistemas Operacionais de Tempo Real. Sérgio Campos Sistemas Operacionais de Tempo Real Sérgio Campos 1 / 21 Sistemas Operacionais de Tempo Real Escalonador, Threads, Tasks Tarefas periódicas Tarefas aperiódicas Microkernel Interrupções Relógios e temporização

Leia mais

Disciplina: Sistemas Operacionais

Disciplina: Sistemas Operacionais Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina: Sistemas Operacionais Parte 1: Introdução aos Conceitos de Sistemas Operacionais Prof. Wagner Santos C. de Jesus wsantoscj@gmail.com Conceito Fundamental

Leia mais

Programação de Computadores I

Programação de Computadores I Programação de Computadores I 2018.2 Computador O computador é uma máquina que realiza processamento de dados automaticamente. Ela é formada por um hardware e um software. Notebook Celular Video Game Câmeras

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS. Prof. André Aparecido da Silva.

SISTEMAS OPERACIONAIS. Prof. André Aparecido da Silva. SISTEMAS OPERACIONAIS Prof. André Aparecido da Silva. O QUE É? Um programa que vai gerenciar os recursos do seu computador, memória, processador, agenda de tarefas, segurança das transações, autenticação

Leia mais

Montagem e Manutenção

Montagem e Manutenção Montagem e Manutenção Prof. Camila Pedro de Assis Sobreira Jr. 2 Introdução Programa? Conjunto de instruções especificando uma série ordenada de ações. Exemplo: receita de bolo, número de telefone, programa

Leia mais

Fundamentos de Sistemas Operacionais. Threads. Prof. Edwar Saliba Júnior Março de Unidade Threads

Fundamentos de Sistemas Operacionais. Threads. Prof. Edwar Saliba Júnior Março de Unidade Threads Threads Prof. Edwar Saliba Júnior Março de 2007 1 Definição Partes de um processo que compartilham mesmo espaço de endereçamento Sub-rotina de um programa executada paralelamente ao programa chamador (execução

Leia mais

Aula 1: Introdução aos Sistemas Operacionais. Instituto Federal da Bahia INF009 - Sistemas Operacionais Profª Flávia Maristela

Aula 1: Introdução aos Sistemas Operacionais. Instituto Federal da Bahia INF009 - Sistemas Operacionais Profª Flávia Maristela Aula 1: Introdução aos Sistemas Operacionais Instituto Federal da Bahia INF009 - Sistemas Operacionais Profª Flávia Maristela Pensando melhor... Porque cursar a disciplina de S.O.? A disciplina é obrigatória!

Leia mais

Técnico Subsequente em Redes de Computadores Introdução a Sistemas Abertos (ISA)

Técnico Subsequente em Redes de Computadores Introdução a Sistemas Abertos (ISA) Técnico Subsequente em Redes de Computadores Introdução a Sistemas Abertos (ISA) Aula 03 Visão Geral do Linux Objetivos Entender de forma básica o funcionamento do sistema Linux; Aprender as principais

Leia mais

Redes de Computadores. Fundamentos de Sistemas Operacionais - 2º Período

Redes de Computadores. Fundamentos de Sistemas Operacionais - 2º Período Redes de Computadores Fundamentos de Sistemas Operacionais - 2º Período PARTE II: PROCESSOS E THREADS SUMÁRIO 6. THREAD: 6.1 Introdução; 6.2 Ambiente Monothread; 6.3 Ambiente Multithread; 6.4 Arquitetura

Leia mais

Sistemas Operacionais. Sistema de entrada e Saída

Sistemas Operacionais. Sistema de entrada e Saída Sistemas Operacionais Sistema de entrada e Saída Sistema de Entrada e Saída I/O É uma das principais tarefas de um sistema computacional Como máquina abstrata o S.O. deve oferecer uma visão padronizada

Leia mais

Introdução aos Sistemas Operacionais

Introdução aos Sistemas Operacionais Volnys Bernal 1998-2017 1 Introdução aos Sistemas Operacionais Volnys Borges Bernal volnys@lsi.usp.br Laboratório de Sistemas Integráveis http://www.lsi.usp.br/ Volnys Bernal 1998-2017 2 Sumário Objetivos

Leia mais

Programas Aplicativos. Sistema Operacional. Hardware

Programas Aplicativos. Sistema Operacional. Hardware Nível do 1 O Programadores Programas Aplicativos Usuários Hardware 2 Sistemas Operacionais Tipos Monousuário É utilizado por um só usuário por vez. Multiusuários Vários usuários utilizando em diferentes

Leia mais

Sistemas Operacionais João Bosco T. Junior. Sistemas Operacionais João Bosco Junior - V1.3

Sistemas Operacionais João Bosco T. Junior. Sistemas Operacionais João Bosco Junior - V1.3 João Bosco T. Junior Apresentação da Disciplina Bibliografia Sistemas Operacionais Modernos (3ª Ed.) Ed Prentice Hall, A. S. Tanenbaum Sistemas Operacionais (3ª Ed.) Sagra Luzzatto, Rômulo, Alexandre e

Leia mais

Revisão FUI. Tiago Alves de Oliveira

Revisão FUI. Tiago Alves de Oliveira Revisão FUI Tiago Alves de Oliveira Definição de Informática O que é informática? Onde é usado a informática nos dias atuais? Definição de Informática Informática é um termo usado para descrever o conjunto

Leia mais

Arquitetura de Sistemas Operacionais

Arquitetura de Sistemas Operacionais Arquitetura de Sistemas Operacionais Prof. Alexandre Beletti Arquitetura de Sistemas Operacionais Sistemas monolíticos Sistemas em camadas Máquinas virtuais Sistemas cliente-servidor 1 Sistemas Monolíticos

Leia mais

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PROFESSOR CARLOS MUNIZ

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA PROFESSOR CARLOS MUNIZ A arquitetura básica de qualquer computador completo, seja um PC, um Machintosh ou um computador de grande porte, é formada por apenas 5 componentes básicos:

Leia mais

Uma Proposta para Migração de Páginas Linux

Uma Proposta para Migração de Páginas Linux Uma Proposta para Migração de Páginas Linux 1 - Introdução 2 - Gerencia de Memória em Sistemas Operacionais com Suporte a NUMA 2.1 O Gerente de Memória do Linux 2.2 Estratégias para Migração de Páginas

Leia mais

1- Confiabilidade ( 2 ) Proteção contra perdas e estragos. 2- Integridade ( 3 ) Proteção contra interferência de cortes de funcionamento

1- Confiabilidade ( 2 ) Proteção contra perdas e estragos. 2- Integridade ( 3 ) Proteção contra interferência de cortes de funcionamento Grupo 11 1. Em um SID a segurança é de grande importância, ela deve garantir que apenas usuários autorizados acessem recursos e garantir que a informação transmitida pela rede somente possa ser alcançada

Leia mais

Sistemas Operacionais II. Prof. Gleison Batista de Sousa Aula 01

Sistemas Operacionais II. Prof. Gleison Batista de Sousa Aula 01 Sistemas Operacionais II Prof. Gleison Batista de Sousa Aula 01 Sistemas Operacionais Livres Prof. Gleison Batista de Sousa Aula 01 Objetivos - Ter conhecimento sobre os diversos módulos que compõem um

Leia mais

Introdução. Introdução aos Sistemas Operacionais Volnys Bernal. Sumário. Introdução aos Sistemas Operacionais. Sobre esta apresentação

Introdução. Introdução aos Sistemas Operacionais Volnys Bernal. Sumário. Introdução aos Sistemas Operacionais. Sobre esta apresentação Volnys Bernal 1998-2016 1 Volnys Bernal 1998-2016 2 Sumário aos Sistemas Operacionais Volnys Borges Bernal volnys@lsi.usp.br Laboratório de Sistemas Integráveis http://www.lsi.usp.br/ Objetivos de um Sistema

Leia mais

Técnicas Avançadas de Programação

Técnicas Avançadas de Programação Sumário Técnicas Avançadas de Programação Prof. João Marcos M. da Silva Departamento de Engenharia de Telecomunicações Escola de Engenharia Universidade Federal Fluminense Agosto de 2011 Prof. João Marcos

Leia mais

Sistemas de arquivos distribuídos. ECO036 - Sistemas Paralelos e Distribuídos

Sistemas de arquivos distribuídos. ECO036 - Sistemas Paralelos e Distribuídos Sistemas de arquivos distribuídos ECO036 - Sistemas Paralelos e Distribuídos Sistemas de arquivos distribuídos - Daniel Nogueira 20938 - Felipe Castro Simões 21525 Sumário 1. Introdução 2. Sistemas de

Leia mais

Sistemas Operacionais. Visão Geral

Sistemas Operacionais. Visão Geral Sistemas Operacionais P R O F. B R U N O A L B U Q U E R Q U E S C R I G N O L I Visão Geral Organização da Apresentação Introdução Componentes de um Sistema de Computação Conceito de SO Objetivos de um

Leia mais

Disciplina: Introdução aos Sistemas Operacionais Professor: Fernando H. Santorsula

Disciplina: Introdução aos Sistemas Operacionais Professor: Fernando H. Santorsula Disciplina: Introdução aos Sistemas Operacionais Professor: Fernando H. Santorsula E-mail: fernando.santorsula@esamc.br Aula 2 (Teórica & Prática): Conteúdo programático Teórica Processos e Threads Apresentação

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Professor: Jailson Torquato Sistema Operacional - Linux Conhecimentos básicos em informática O que é Linux? Sistema operacional: é o componente de software que faz a interface

Leia mais

Apresentação. Ementa da Disciplina. Objetivo da Disciplina. DCA-108 Sistemas Operacionais. Referências Bibliográfica. Referências Bibliográfica

Apresentação. Ementa da Disciplina. Objetivo da Disciplina. DCA-108 Sistemas Operacionais. Referências Bibliográfica. Referências Bibliográfica DCA-108 Sistemas Operacionais Luiz Affonso Guedes www.dca.ufrn.br/~affonso affonso@dca.ufrn.br Apresentação Disciplina básica do curso de Engenharia de Computação Carga-horária: 60h teóricas Associadas

Leia mais

O que é um sistema distribuído?

O que é um sistema distribuído? Disciplina: Engenharia de Software 4 Bimestre Aula 1: ENGENHARIA DE SOFTWARE DISTRIBUÍDO O que é um sistema distribuído? Segundo Tanenbaum e Steen (2007) um sistema distribuído é uma coleção de computadores

Leia mais

Sistemas Operacionais I

Sistemas Operacionais I Sistemas Operacionais I Revisão de conceitos Sistemas Operacionais I Dionisio Gava Junior Componentes básicos Componentes Básicos da Tecnologia da Informação Hardware CPU, Memória e Periféricos de E/S.

Leia mais

Ivinhema-MS. Prof. Esp. Carlos Roberto das Virgens.

Ivinhema-MS. Prof. Esp. Carlos Roberto das Virgens. 1 Ivinhema-MS Prof. Esp. Carlos Roberto das Virgens www.carlosrobertodasvirgens.wikispaces.com NOÇOES BÁSICAS DE PERIFÉRICOS E ARQUITETURA DOS COMPUTADORES. Um sistema de informações é um conjunto de componentes

Leia mais

ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO AULA 11 Sistemas Operacionais Gil Eduardo de Andrade

ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO AULA 11 Sistemas Operacionais Gil Eduardo de Andrade ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO AULA 11 Sistemas Operacionais Gil Eduardo de Andrade O conteúdo deste documento é baseado no livro do Prof. Dr. Carlos Alberto Maziero, disponível no link: http://dainf.ct.utfpr.edu.br/~maziero

Leia mais