Redes de Computadores. Prof. Eduardo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Redes de Computadores. Prof. Eduardo"

Transcrição

1 Redes de Computadores Prof. Eduardo

2 Ideia Básica!

3 Definição Consiste em dois ou mais nós conectados por um enlace físico, ou como duas ou mais redes conectadas por um nó. Uma rede pode ser construída a partir de um aninhamento de redes em que, no nível mais baixo, a rede é implementada por algum meio físico.

4 Definição Assim,

5 Definição Que dispositivos? Tais dispositivos incluem interfaces de redes, servidores, estações de trabalho, impressoras (além dos dispositivos de comunicação como hubs, transceivers, repetidores, comutadores, pontes e roteadores).

6 Definição O que é dispositivo conectado? Dois dispositivos computacionais são ditos conectados quando podem trocar algum tipo de informação entre eles, utilizando para isso um protocolo. Um protocolo de rede faz parte da estrutura de comunicação de dados, e pode ser visto como uma norma de comunicação, que deve ser utilizada pelos participantes, como as regras gramaticais de um idioma.

7 Definição Quais recursos? Uma rede trata basicamente da tecnologia e da arquitetura utilizada para conectar os dispositivos de comunicação. Os recursos que desejamos compartilhar são vários. Talvez os mais comuns sejam: Mensagens, arquivos, disco rígidos, impressoras, fax. Podemos desejar interatividade nessa comunicação, como nas salas de bate-papo, telefonia e videoconferência.

8 Definição Diversidade Uma rede pode ser composta por vários sistemas operacionais, e por dispositivos de diferentes fabricantes. Pode ter vários tamanhos e abrangências, bem como formatos físicos diferentes.

9 Definição Internet Outro conceito importante é a Internet. A Internet não é considerada por muitos autores como uma rede, mas uma conexão entre redes diversas. Tais autores consideram que uma rede deve possuir uma tecnologia única, o que evientemente exclui a Internet, uma verdadeira panacéia de tipos de redes.

10 Definição Componentes básicos de uma rede

11 Padrões Atualmente, vários organismos internacionais estão voltados para a padronização das normas de funcionamento dos dispositivos usados na troca de informações; Protocolos, componentes de rede, interfaces, todas as tecnologias utilizadas precisam de padrões para que consigam operar entre elas.

12 Padrões através da norma padroniza o modelo geral para o OSI - Open systems interconnection. Esse instituto não disponibiliza os padrões gratuitamente, mas possui uma loja on-line para compra dos padrões. O modelo de protocolos especificado pelo OSI é a referência para todos os protocolos de redes atuais.

13 Padrões International Communications Union Esse organismo, como o nome está indicando, é responsável pela padronização do setor de telecomunicações. Aqui os padrões também são pagos. Entre outras coisas, o ITU é responsável pelo protocolo de comunicação de voz sobre IP H.323 e pelas normas de comunicação do protocolo ATM entre as operadoras de Telecomunicações

14 Padrões Responsável por alguns padrões importantes na área de redes e comunicação de dados (por exemplo, as redes FDDI, que funcionam a 100 Mbps em anéis de fibra óptica). O ANSI é uma instituição privada norte-americana, destinada a promover os padrões daquele país em nível internacional. Fiber channel.

15 Padrões Institute of Electrical and Electronics Engineers, Inc. É uma associação profissional, que trabalha para pesquisa e padronização nas áreas de engenharia e computação, com muitas publicações e conferências renomadas nessa área. Existem várias áreas de trabalho e uma delas nos interessa particularmente: O grupo 802, que regulamenta as redes locais e metropolitanas, entre elas as tecnologias ethernet (IEEE 802.3) e token ring (IEEE 802.5), as duas líderes em redes locais.

16 Padrões ISOC Internet Society Mantém vários grupos responsáveis por funções centrais no funcionamento e evolução da Internet. Entre elas, se destacam o IETF, IANA, W3C.

17 Padrões The Internet Engineering Task Force O IETF é uma organização que reúne fabricantes, pesquisadores, projetistas, operadores de redes. Essa comunidade está envolvida com a operação e a evolução da arquitetura da Internet. Sem dúvida, a organização mais destacada em termos de normas e padrões para os protocolos e procedimentos relacionados com a Internet, notadamente a arquitetura TCP/IP. O IETF mantém grupos de trabalho divididos por área, como roteamento, segurança, e outros. Possui uma metodologia de padronização baseada em RFCs (Request for Comments), documentos que normatizam o funcionamento da Internet.

18 Padrões TIA/EIA - Normalmente associados aos cabeamentos, os padrões da Electronic Industries Alliance (EIA) participam da elaboração de tecnologias de comunicação, bem como produtos e serviços. Á aliança é responsável por vários grupos de padronização, inclusive a Telecommunications Industry Association (TIA).

19 Eventos SIGCOMM is ACM's professional forum for discussing communications and computer networks. SIGCOMM members include scientists, engineers, educators and students. They study all aspects of computer communications and networks: analysis, technical design, engineering, measurement and management. Our members are particularly interested in the systems engineering and architectural questions surrounding computer communication.

20 Eventos

21 Comunicação de Dados Um sistema básico de comunicação de dados é composto por cinco elementos

22 Por dentro da Comunicação de Redes

23 Comunicação de Dados Ao organizar os enlaces físicos (interligação entre redes) num sistema de comunicação, temos diversas formas possíveis de utilização das linhas de comunicação: - ponto a ponto - Ligações físicas - multiponto

24 Comunicação de Dados Ponto a ponto: dois pontos de comunicação (um em cada extremidade do enlace). Multiponto (Cliente-Servidor): três ou mais dispositivos de comunicação com possibilidade de utilização do mesmo enlace.

25 Comunicação de Dados - Definição A comunicação de dados trata da transmissão de sinais através de um meio físico, de uma forma confiável e eficiente. Os tópicos mais importantes são a transmissão de sinais, os meios de transmissão, codificação dos sinais, multiplexação.

26 Comunicação de Dados - Definição

27 Comunicação de Dados Porque um sistema de comunicação de dados? - Aumentar o poder computacional: na maioria dos casos, aumentar o tamanho do computador disponível não é possível, ou mesmo não resolveria o problema de capacidade computacional. Compartilhar recursos: todos precisam trocar informações, arquivos, bancos de dados estando em locais geograficamente dispersos.

28 Comunicação de Dados Objetivo da comunicação: - O principal objetivo de um sistema de comunicação é trocar informação (dados) entre dois sistemas remotos. - Podemos entender como remotos dois sistemas computacionais que não possuem compartilhamento de memória RAM. - Os sistemas com mais de uma CPU e a mesma memória RAM não precisam enviar informações um ao outro, uma vez que todas as CPUs tem acesso aos mesmos endereços da memória.

29 Transmissão de Dados Modos de Operação: Simplex; Half-duplex; Full-duplex. (ou duplex)

30 Transmissão de Dados Eletronicamente falando: - Simplex: unidirecional - Um dispositivo é o transmissor (Tx) e o outro é o receptor (Rx), sendo que estes papéis não se invertem (A é sempre Tx, B é sempre Rx) - Exemplo: televisão, duas pessoas com uma lanterna usando Código Morse (com apenas um transmitindo)

31 Transmissão de Dados Eletronicamente falando: - Simplex

32 Transmissão de Dados Eletronicamente falando: - Half-duplex: bidirecional - Transmissão bidirecional mas, por compartilharem apenas um canal de comunicação, não é possível transmitir ou receber dados ao mesmo tempo; - Ex: comunicação com rádio walkie-talkie, cada um falando de uma vez.

33 Transmissão de Dados Eletronicamente falando: - Half-duplex: bidirecional

34 Transmissão de Dados Eletronicamente falando: - Full-duplex: verdadeira bidirecional; - A e B podem transmitir e receber dados ao mesmo tempo; - Ex: telefone.

35 Transmissão de Dados Comentários sobre os modos de operação: - Com cabos de par trançado de 4 fios, realizamos transmissão Half-Duplex, já com 8 fios realizamos transmissão Full-Duplex; - Esta classificação não significa que estamos utilizando apenas um cabo, ou um fio, podemos utilizar mais de um meio físico para realizarmos, por exemplo, a comunicação Full-Duplex; - Os tipos diversos tipos de comunicação podem ser utilizados nas mais diversas topologias.

36 Transmissão de Dados Analógica Digital

37 Transmissão de Dados Analógica Podem assumir qualquer valor ao longo do tempo, dentro do intervalo Ex.: som e luz; Vantagem e desvantagem: representar qualquer valor; O receptor não tem como verificar se o sinal recebido está correto ou não;

38 Transmissão de Dados Analógica

39 Transmissão de Dados Digital - Valores entre 0 e 1; - Descarta qualquer valor diferente de 0 e 1 que receba; - Caso o dado seja corrompido no meio do caminho por causa de um ruído qualquer, o receptor tem como recusar o seu recebimento (mecanismos de correção e detecção de erros);

40 Transmissão de Dados Modulação Os dígitos são transmitidos em forma de impulsos elétricos, ópticos ou ondas de rádio; Eventualmente precisam ser transformados em sinais analógicos para serem transmitidos pelo meio de transmissão; Modulação de Dados

41 Transmissão de Dados Modulação

42 Transmissão de Dados Paralela

43 Transmissão de Dados Em série (serial)

44 Meios de Transmissão? Faça uma pesquisa e tente encontrar quais são.

45 Meios de Transmissão

46 Meios de Transmissão Conforme o tipo da rede, podemos ter diferentes formas de comunicação ou transmissão de sinal; Fios de cobre São cabos, geralmente coaxiais e par trançado, que são muito utilizados por ser barato e fácil de instalar; Embora os fios possam ser feitos de vários tipos de metais, muitas redes usam o cobre porque sua baixa resistência à corrente elétrica significa que os sinais podem viajar mais longe;

47 Meios de Transmissão Fios de cobre O tipo de fiação usado em redes é escolhido para minimizar a interferência; A interferência surge porque um sinal elétrico que viaja através de um fio age como uma estação de rádio em miniatura o fio emite um pouco de de energia eletromagnética, que pode viajar através do ar;

48 Meios de Transmissão Fios de cobre Sempre que uma onda eletromagnética encontra um outro fio, ela gera uma corrente elétrica pequena no fio; A quantidade de corrente gerada depende da força eletromagnética e da posição física do fio; Para minimizar a interferência, as redes usam um de dois tipos de fiação: par trançado ou cabo coaxial

49 Meios de Transmissão Par Trançado A fiação trançada do par é usada também por sistemas de telefonia Cada fio é revestido com um material isolador (por exemplo, plástico), e então um par dos fios é torcido junto; As torções simples mudam as propriedades elétricas do fio e ajudam o mesmo a se tornar apropriado para o uso em uma rede; Uma vez que limitam a energia eletromagnética que o fio emite, as torções ajudam a impedir que as correntes elétricas no fio irradiem energia que interfere com os outros fios; Já que fazem o par dos fios menos suscetível à energia eletromagnética, as torções ajudam a impedir que os sinais em outros fios interfiram com o par.

50 Meios de Transmissão Par Trançado

51 Meios de Transmissão Par Trançado

52 Meios de Transmissão Cabo Coaxial É o mesmo tipo de fiação da TV a cabo; Fornece ainda maior proteção contra interferência do que o par trançado; Em vez de trançar fios um ao redor do outro para limitar a interferência, um cabo coaxial consiste de um único fio cercado por um protetor de metal mais pesado; Cada fio é revestido com um material isolante, de forma que um fio não toque o metal em outro; É recomendado quando os fios de uma rede passam perto de equipamento que gera campos elétricos ou magnéticos fortes (ex: ar condicionado grande)

53 Meios de Transmissão Cabo Coaxial

54 Meios de Transmissão Cabo Coaxial

55 Meios de Transmissão Cabo Coaxial

56 Meios de Transmissão Cabo Coaxial

57 Meios de Transmissão Fibras de Vidro Conhecida como fibra ótica, usa a luz para transportar dados; A fibra é revestida de plástico que permite que dobre sem quebrar (embora uma fibra não possa ser dobrada em um ângulo reto, ela pode formar um círculo com raio menor que duas polegadas); Um transmissor em uma extremidade de uma fibra usa um diodo emissor de luz (light emitting diode, LED) ou um laser para enviar pulsos de luz pela fibra; Um receptor no extremo oposto usa um transistor sensível à luz para detectar os pulsos

58 Meios de Transmissão Fibras de Vidro Vantagens: Não causam interferência elétrica em outros cabos nem são suscetíveis à interferência elétrica; Uma fibra pode carregar um pulso de luz muito mais longe do que um fio de cobre carrega um sinal; Pode carregar mais informação que um fio; Ao contrário da eletricidade, que requer sempre um par de fios conectados em um circuito completo, a luz pode viajar de um computador a outro sobre uma única fibra.

59 Meios de Transmissão Fibras de Vidro Desvantagens Requer um equipamento especial para polir as extremidades e permitir que a luz passe completamente; Se uma fibra quebrar dentro do revestimento plástico, encontrar onde ocorreu o problema é difícil; Reparar uma fibra quebrada também é difícil porque exige um equipamento especial para juntar as pontas rompidas; É uma tecnologia cara.

60 Meios de Transmissão Fibras de Vidro Conector ST

61 Meios de Transmissão Como é feito a transmissão de luz na fibra óptica

62 Meios de Transmissão Exemplo de uma rede usando fibra óptica e par trançado

63 Meios de Transmissão Rádio - Uma rede conectada via rádio utiliza ondas de freqüência, para transportar os sinais; - Tem funcionamento semelhante às ondas utilizadas em transmissões de rádios e televisões públicas; - Como as ondas de rádio não acompanham a curvatura da terra, uma rede que utiliza rádio para se comunicar está limitada geograficamente (visada); - Cada computador participante da rede está anexo a uma antena, que pode transmitir e receber RF;

64 Meios de Transmissão Rádio - Equipamentos que utilizam esta técnica para se comunicar fazem uso do recurso de freqüências, por este motivo as redes sem fios são bastante inseguras; - Fisicamente, as antenas com redes RF podem ser grandes ou pequenas, dependendo do alcance desejado - Uma antena para propagar sinais dentro de uma cidade pode consistir de um mastro de metal de aprox. 2 metros sobre um edifício

65 Meios de Transmissão Rádio

66 Meios de Transmissão Satélite - Geralmente utilizadas em redes de longa distância, ao contrário das ondas de rádio acompanham a curvatura da terra, ou então são utilizados diversos satélites para viabilizar a formação de uma grande rede; - Podemos combinar em uma rede, a comunicação por rádio juntamente com a comunicação por satélite; - Tecnicamente um satélite funciona como um rádio, ou seja, estabelece uma comunicação através de onda de freqüência;

67 Meios de Transmissão Satélite - Usam transponder, que é um receptor de rádio e um transmissor; - Devido ao seu custo, um satélite, ao contrário de um rádio, que tem apenas um transponder, ou seja, pode se comunicar em apenas uma freqüência, um satélite contém diversos transponders; - Assim através de um satélite diversas redes podem se comunicar

68 Meios de Transmissão Satélite - Satélite para Hub

69 Meios de Transmissão Satélite

70 Meios de Transmissão Microonda - A radiação eletromagnética além da faixa de freqüência usada por rádio e televisão pode ser usada também para transportar informações; - As microondas diferem das ondas de rádio porque se comportam de maneira diferente; - Em vez de transmitir em todas as direções, uma transmissão de microondas pode ser apontada em uma única direção, impedindo que outros interceptem o sinal;

71 Meios de Transmissão Microonda - As transmissões não podem penetrar em estruturas de metal, portanto ela trabalha melhor quando há um trajeto desobstruído entre o transmissor e o receptor; - A maioria das instalações consistem em duas torres que são mais altas do que os edifícios e a vegetação, cada uma com um transmissor de microondas apontado diretamente para para o receptor de microondas no outro.

72 Meios de Transmissão Infravermelho - Funcionamento semelhante ao controle remoto de um televisão, podem conectar equipamentos para formarmos uma rede; - Seu alcance é limitado a uma pequena região geográfica, normalmente exige que transmissor esteja apontando para o receptor; - Já existe tecnologia para formarmos uma rede de computadores (normalmente em uma sala) com uma única conexão de infravermelho; - Ex: comunicação entre PDA s.

73 Meios de Transmissão Infravermelho

A Função da camada física (Meios de Comunicação)

A Função da camada física (Meios de Comunicação) A Função da camada física (Meios de Comunicação) A camada física trata da transmissão de bits através de um canal de comunicação. Por ser a única camada que tem acesso físico ao meio de transmissão, é

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES AULA 4: REDE DE ACESSO CAMADA FÍSICA Prof. Luiz Leão

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES AULA 4: REDE DE ACESSO CAMADA FÍSICA Prof. Luiz Leão Prof. Luiz Leão Conteúdo Desta Aula SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO CABEAMENTO DE COBRE ORGANIZAÇÕES DE PADRONIZAÇÃO 1 2 3 4 5 CAMADA FÍSICA REDES SEM FIO PRÓXIMOS PASSOS Sistema de Comunicações Tarefa de Comunicações

Leia mais

Introdução as Redes de Computadores

Introdução as Redes de Computadores Introdução as Redes de Computadores Redes de Computadores Charles Tim Batista Garrocho Instituto Federal de Minas Gerais IFMG Campus Ouro Branco https://garrocho.github.io charles.garrocho@ifmg.edu.br

Leia mais

ÍNDICE CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 6 O QUE É UMA REDE E PARA QUE SERVE?... 7 O PORQUE DE UMA REDE... 9

ÍNDICE CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 6 O QUE É UMA REDE E PARA QUE SERVE?... 7 O PORQUE DE UMA REDE... 9 Redes -1- ÍNDICE CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 6 O QUE É UMA REDE E PARA QUE SERVE?... 7 O PORQUE DE UMA REDE... 9 CAPÍTULO 2 ARQUITETURAS... 12 MEIOS DE TRANSMISSÃO... 12 TIPOS DE TRANSMISSÃO... 14 CAPÍTULO

Leia mais

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CONCEITO DE REDE DE COMPUTADORES PROFESSOR CARLOS MUNIZ

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CONCEITO DE REDE DE COMPUTADORES PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA CONCEITO DE REDE DE COMPUTADORES PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO Redes de computadores são estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (programas, protocolos) que permitem

Leia mais

Camada Física. Felipe S. Dantas da Silva

Camada Física. Felipe S. Dantas da Silva Camada Física Felipe S. Dantas da Silva felipe.dsilva@ifrn.edu.br Conteúdo Conceitos Padrões da camada Física Tipos de meio físico Meio físico de cobre Padrões de cabeamento Conectores e ferramentas Meio

Leia mais

Introdução as Redes de Computadores

Introdução as Redes de Computadores Introdução as Redes de Computadores Redes de Computadores Charles Tim Batista Garrocho Instituto Federal de São Paulo IFSP Campus Campos do Jordão garrocho.ifspcjo.edu.br/rdc charles.garrocho@ifsp.edu.br

Leia mais

Informática I. Aula 20. Aula 20-26/06/06 1

Informática I. Aula 20.  Aula 20-26/06/06 1 Informática I Aula 20 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 20-26/06/06 1 Ementa Histórico dos Computadores Noções de Hardware e Software Microprocessadores Sistemas Numéricos e Representação

Leia mais

- Curso: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Redes de Computadores Lista de Exercício I

- Curso: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Redes de Computadores Lista de Exercício I 1- Um dos componentes de um a Rede de Teleprocessamento que tem a função de compatibilizar o sinal digital de dados ao sinal analógico para uso da Rede Pública de Telefonia é: a) UNIDADE CONTROLADORA DE

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES Informática REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Redes de computadores são estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (programas, protocolos) que permitem que dois ou mais computadores possam compartilhar

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Rede é um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos. O tipo de rede é definido pela sua área de abrangência, podemos classificar as redes

Leia mais

Meios físicos de transmissão

Meios físicos de transmissão Meios físicos de transmissão Conexão lógica tipo barramento Meios físicos utilizados pelo padrão Ethernet (semelhante ao padrão IEEE 802.3) IEEE (Institute of Electrical an Electronic Engineers) 10Base2

Leia mais

A CAMADA FÍSICA. Redes de Computadores. Prof. Gabriel F. C. Campos camposg.com.br

A CAMADA FÍSICA. Redes de Computadores. Prof. Gabriel F. C. Campos camposg.com.br A CAMADA FÍSICA Redes de Computadores Prof. Gabriel F. C. Campos gabriel.campos@ifpr.edu.br camposg.com.br REDES DE COMPUTADORES Roteiro do curso: Introdução às redes de computadores; Camada Física + Camada

Leia mais

Meios de Transmissão 1

Meios de Transmissão 1 Meios de Transmissão Meios de Transmissão Transmissão de bits entre sistemas via terrestre cabos metálicos fibra ótica via aérea transmissão de superfície transmissão via satélite Meios de Transmissão

Leia mais

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Princípios de Comunicação (Sinal) www.labcisco.com.br ::: shbbrito@labcisco.com.br Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Modelo Geral de Comunicação A informação é gerada na fonte é transformada (modulada

Leia mais

Prof. Antonio P. Nascimento Filho. Tecnologias de rede. Ethernet e IEEE Token ring ATM FDDI Frame relay. Uni Sant Anna Teleprocessamento e Redes

Prof. Antonio P. Nascimento Filho. Tecnologias de rede. Ethernet e IEEE Token ring ATM FDDI Frame relay. Uni Sant Anna Teleprocessamento e Redes Tecnologias de rede Ethernet e IEEE 802.3 Token ring ATM FDDI Frame relay Ethernet A Ethernet é uma tecnologia de broadcast de meios compartilhados. Entretanto, nem todos os dispositivos da rede processam

Leia mais

Redes de Computadores.

Redes de Computadores. Redes de Computadores www.profjvidal.com TOPOLOGIA DE REDES Topologia de Redes A topologia de rede descreve como é o layout de uma rede de computadores, através da qual há o tráfego de informações, e também

Leia mais

Definição Rede Computadores

Definição Rede Computadores Definição Rede Computadores Uma rede de computadores consiste na interconexão entre dois ou mais computadores e dispositivos complementares acoplados através de recursos de comunicação, geograficamente

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES. Vinícius Pádua

REDES DE COMPUTADORES. Vinícius Pádua REDES DE COMPUTADORES Introdução Necessidade Compartilhar dados em tempo hábil Constituída por vários computadores conectados através de algum meio de comunicação onde recursos são compartilhados Telecomunicação

Leia mais

Tecnologias de Rede. Tecnologias ETHERNET PADRÃO Professor Airton Ribeiro 2017

Tecnologias de Rede. Tecnologias ETHERNET PADRÃO Professor Airton Ribeiro  2017 Tecnologias ETHERNET PADRÃO 802.3 Professor Airton Ribeiro www.lanwan.com.br 2017 Foi desenvolvido em 1972 nos laboratórios da Xerox pelo cientista Robert Metcalfe, utilizando-se de uma rede na qual as

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Introdução Rede O que é?? 1 O que é uma rede É a conexão de duas ou mais máquinas com o objetivo de compartilhar recursos entre uma máquina e outra. Recursos Podem ser físicos ou

Leia mais

Introdução a Computação

Introdução a Computação Introdução a Computação 2 Prof. Luís Fernando GARCIA luis@garcia.pro.br www.garcia.pro.br Aula 5 Redes e Etc... 4 5 6 7 8 9 10 Redes de Computadores Uma Rede de computadores ou Network é a maneira de conectar

Leia mais

Estruturas básicas de redes Internet Padronização e Protocolos

Estruturas básicas de redes Internet Padronização e Protocolos Estruturas básicas de redes Internet Padronização e Protocolos Universidade Católica de Pelotas Cursos de Engenharia da Computação Disciplina: Rede Computadores I 2 Agenda Estruturas básicas de redes A

Leia mais

Prof. Marcelo Cunha Parte 7

Prof. Marcelo Cunha Parte 7 Prof. Marcelo Cunha Parte 7 www.marcelomachado.com Cabos Elétricos Coaxiais Pares trançados Ópticos Fibras ópticas Um dos primeiros tipos de cabo a ser utilizado em redes; Características: Núcleo de cobre

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES. Lista de Exercícios AV1-01. Luiz Leão

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES. Lista de Exercícios AV1-01. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 01 Cite o que motivou a criação das redes de computadores? Questão 01 Resposta Cite o que motivou a criação das redes de computadores? - Diminuição

Leia mais

Meios de Transmissão de Dados

Meios de Transmissão de Dados MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS DE PRESIDENTE EPITÁCIO Meios de Transmissão de Dados Aluna: Melissa Bonfim Alcantud Prof.: Alexandre Cassimiro

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES NAS EMPRESAS E SUAS TOPOLOGIAS

REDES DE COMPUTADORES NAS EMPRESAS E SUAS TOPOLOGIAS REDES DE COMPUTADORES NAS EMPRESAS E SUAS TOPOLOGIAS INTRODUÇÃO É visível a necessidade das empresas que fornecem serviços tanto varejista como atacadista no Brasil, informatizarem sua estrutura com o

Leia mais

Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo. Campus Presidente Epitácio REDES DE COMPUTADORES I (RC1A2) MEIOS DE TRASMISSÃO

Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo. Campus Presidente Epitácio REDES DE COMPUTADORES I (RC1A2) MEIOS DE TRASMISSÃO Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo. Campus Presidente Epitácio REDES DE COMPUTADORES I (RC1A2) MEIOS DE TRASMISSÃO Aluna: Pamela Nascimento da Silva 2º Semestre ADS Presidente Epitácio

Leia mais

Redes de Computadores 1

Redes de Computadores 1 GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA SECITEC ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA UNIDADE DE LUCAS DO RIO VERDE Redes de Computadores

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com Meios de comunicação Protocolos de rede AULA 03 Meios de comunicação COMUTAÇÃO CIRCUITOS Necessário

Leia mais

A camada Física. Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG. Referência: -Redes de Computadores. A. S. Tanenbaum. Campus/Elsevier, Capítulo 2

A camada Física. Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG. Referência: -Redes de Computadores. A. S. Tanenbaum. Campus/Elsevier, Capítulo 2 Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG A camada Física Referência: -Redes de Computadores. A. S. Tanenbaum. Campus/Elsevier, 2003 - Capítulo 2 Camada Física Camada mais baixa da hierarquia do modelo

Leia mais

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Introdução às Redes de Computadores www.labcisco.com.br ::: shbbrito@labcisco.com.br Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Introdução Com os computadores conectados através da Internet a informação é disseminada

Leia mais

Atividade de Participação de Aula 02 (Individual) Aluno: Data: 17/08/2017

Atividade de Participação de Aula 02 (Individual) Aluno: Data: 17/08/2017 Atividade de Participação de Aula 02 (Individual) Aluno: Data: 17/08/2017 Curso: Engenharia Elétrica Período: 1. O que é uma rede Industrial? Sistema de Comunicação bidirecional em tempo real que permite

Leia mais

Matéria: Redes de Computadores/ Telemática REDES SEM FIO. Prof. Esp. Patricia Peixoto. 2 Bimestre

Matéria: Redes de Computadores/ Telemática REDES SEM FIO. Prof. Esp. Patricia Peixoto. 2 Bimestre Matéria: Redes de Computadores/ Telemática REDES SEM FIO Prof. Esp. Patricia Peixoto 2 Bimestre WIRELESS O termo wireless, significa sem fio, possui alguns sinônimos tais como: Rede sem fio Comunicação

Leia mais

11/04/2009. Redes de Computadores. Topologias. Topologia das Redes. Estrela. Anel. Híbrida/Mista

11/04/2009. Redes de Computadores. Topologias. Topologia das Redes. Estrela. Anel. Híbrida/Mista Redes de Computadores Aula 03 Topologias Definição É a forma como os MP s e os caminhos físicos do meio físico (enlace) de comunicação estão organizados. Estrela Anel Híbrida/Mista 1 Barramento Todos os

Leia mais

AULA 4 - REDES. Prof. Pedro Braconnot Velloso

AULA 4 - REDES. Prof. Pedro Braconnot Velloso AULA 4 - REDES Prof. Pedro Braconnot Velloso Resumo da última aula Camada aplicação Serviços Requisitos das aplicações Camada transporte Serviços TCP UDP Arquitetura TCP/IP APLICAÇÃO TRANSPORTE TH AH mensagem

Leia mais

Princípios de comunicação de dados

Princípios de comunicação de dados Princípios de comunicação de dados Prof. Tiago Semprebom Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Santa Catarina - Campus São José tisemp@ifsc.edu.br 16 de Março de 2010 Prof. Tiago (IFSC) Cabeamento

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores REDES DE COMPUTADORES E INTERNET Introdução a Computação e Engenharia de Software Profa. Cynthia Pinheiro Comunicação de Dados Conceito: é a troca de informação entre dois dispositivos através de algum

Leia mais

Open Systems Interconnection

Open Systems Interconnection Introdução 0 A tecnologia LAN FDDI (Fiber Distributed Data Interface) é uma tecnologia de acesso à rede em linhas de tipo fibra óptica. 0 Trata-se, com efeito, de um par de anéis (um é primário, o outro,

Leia mais

Escola Secundária c/ 3º CEB da Batalha

Escola Secundária c/ 3º CEB da Batalha Escola Secundária c/ 3º CEB da Batalha Curso de Educação e Formação de Operador de Informática nível II 8º G 2007/2008 Professora: Miguela Fernandes Prof. (a) Miguela Fernandes 1 Comunicação Definição

Leia mais

Redes de Computadores I

Redes de Computadores I Redes de Computadores I Prof.ª Inara Santana Ortiz inara.ortiz@ifms.edu.br Aula 1 Plano de Ensino Plano de Ensino Plano de Ensino Média Final: MF = M1 + M2 2 M1 = NA + N1 M2 = NA + N2 Onde: MF = Média

Leia mais

1.3 Noções básicas de sistemas operacionais. Lêda Monteiro

1.3 Noções básicas de sistemas operacionais. Lêda Monteiro 1.3 Noções básicas de sistemas operacionais Sistemas Operacionais Conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processador, gerenciar memória,

Leia mais

Desenho de esquemas de Redes com componentes de Redes

Desenho de esquemas de Redes com componentes de Redes Instituto Superior de Transportes e Comunicações Desenho Esquemático Desenho de esquemas de Redes com componentes de Redes Turmas: I11, I12, I13 e I14 DOCENTES: Emírcio Vieira Célio Pereira Rede de Computadores

Leia mais

Redes de Computadores e a Internet Kurose. Prof. Rone Ilídio da Silva DTECH-CAP-UFSJ

Redes de Computadores e a Internet Kurose. Prof. Rone Ilídio da Silva DTECH-CAP-UFSJ Redes de Computadores e a Internet Kurose Prof. Rone Ilídio da Silva DTECH-CAP-UFSJ Itens do Livro Capítulo 1 Redes de Computadores e a Internet 1.1 O que é a Internet? 1.1.1 Uma descrição dos componentes

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores 1. Introdução a Redes de Computadores Parte 01 Prof. Juvêncio Geraldo de Moura Janeiro/2015 Internet É o conjunto de diversas redes de computadores que se comunicam através dos protocolos

Leia mais

Objetivos. Objetivos (cont.) Definição. LANs. Distribuição Geográfica 27/11/2008. Redes de computadores. Diego Noble Rafael Cardona

Objetivos. Objetivos (cont.) Definição. LANs. Distribuição Geográfica 27/11/2008. Redes de computadores. Diego Noble Rafael Cardona Redes de computadores Aspectos básicos Objetivos Apresentar conceitos básicos em redes, abordando: Definição Distribuição Geográfica Topologias Meios de Transmissão Diego Noble Rafael Cardona Nov/2008

Leia mais

Tiago Guedes 10º 13ª

Tiago Guedes 10º 13ª Tiago Guedes 10º 13ª Introdução A transmissão de dados ou informação consiste na utilização de um suporte de informação para a transportar entre dois pontos fisicamente distantes. Este trabalho apresenta

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES AULA 5: REDE DE ACESSO CAMADA ENLACE. Prof. LUIZ LEÃO

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES AULA 5: REDE DE ACESSO CAMADA ENLACE. Prof. LUIZ LEÃO AULA 5: REDE DE ACESSO CAMADA ENLACE Prof. LUIZ LEÃO Conteúdo Desta Aula FLUXO DE TRANSMISSÃO TOPOLOGIA FÍSICA PROTOCOLOS DE CONTROLO DE ACESSO 1 2 3 4 5 LINHAS DE COMUNICAÇÃO MÉTODOS DE CONTROLE DE ACESSO

Leia mais

MEIOS DE TRANSMISSÃO REDES E SR1 ETER-FAETEC. Rio de Janeiro - RJ ETER-FAETEC

MEIOS DE TRANSMISSÃO REDES E SR1 ETER-FAETEC. Rio de Janeiro - RJ ETER-FAETEC MEIOS DE TRANSMISSÃO REDES E SR1 Rio de Janeiro - RJ INTRODUÇÃO É a conexão física entre os nós. Pode ser através de cabos ou por ondas de rádio, como no caso do wireless. Influencia diretamente no custo

Leia mais

Tecnologias de Rede. Tecnologias ETHERNET PADRÃO Professor Airton Ribeiro

Tecnologias de Rede. Tecnologias ETHERNET PADRÃO Professor Airton Ribeiro Tecnologias ETHERNET PADRÃO 802.3 Professor Airton Ribeiro www.lanwan.com.br 2016-2 Foi desenvolvido em 1972 nos laboratórios da Xerox pelo cientista Robert Metcalfe, utilizando-se de uma rede na qual

Leia mais

Redes para Automação Industrial: Introdução às Redes de Computadores Luiz Affonso Guedes

Redes para Automação Industrial: Introdução às Redes de Computadores Luiz Affonso Guedes Redes para Automação Industrial: Introdução às Redes de Computadores Luiz Affonso Guedes Conteúdo Definição Classificação Aplicações típicas Software de rede Modelos de referências Exemplos de redes Exemplos

Leia mais

Prof. Marcelo Machado Cunha Parte 2

Prof. Marcelo Machado Cunha Parte 2 Prof. Marcelo Machado Cunha Parte 2 www.marcelomachado.com As redes de computadores se classificam conforme a forma de ligação entre as estações nas seguintes categorias: Linear ou Barramento Estrela Anel

Leia mais

Uma Visão Geral de Redes de Computadores

Uma Visão Geral de Redes de Computadores Uma Visão Geral de Redes de Computadores Prof: José Marcos Silva Nogueira jmarcos@dcc.ufmg.br Universidade Federal de Minas Gerais Departamento de Ciência da Computação http://www.dcc.ufmg.br Belo Horizonte

Leia mais

Camada Física. Professor Ivan Pires. Introdução. Licenciatura Plena em Computação

Camada Física. Professor Ivan Pires. Introdução. Licenciatura Plena em Computação Licenciatura Plena em Computação Professor Ivan Pires Introdução Dígitos binários (bits) para representar dados. Fisicamente utilizam: Corrente elétrica, ondas de rádio ou luz 1 Comunicação Assíncrona

Leia mais

Capítulo 1. Introdução. Capítulo 1

Capítulo 1. Introdução. Capítulo 1 Capítulo 1 Introdução Capítulo 1 slide 1 Computer Networks, Fifth Edition by Andrew Tanenbaum and David Wetherall, Pearson Education-Prentice Hall, 2011 Tópicos Uso de redes de computadores Modelo cliente-servidor,

Leia mais

Sistemas de Informação (SI) Telecomunicações, Internet e tecnologia sem fio (II)

Sistemas de Informação (SI) Telecomunicações, Internet e tecnologia sem fio (II) Sistemas de Informação (SI) Telecomunicações, Internet e tecnologia sem fio (II) Prof.ª Dr.ª Symone Gomes Soares Alcalá Universidade Federal de Goiás (UFG) Regional Goiânia (RG) Faculdade de Ciências e

Leia mais

Rede de Computadores Comunicação de Dados, Transmissão de Dados e Meios de Transmissão

Rede de Computadores Comunicação de Dados, Transmissão de Dados e Meios de Transmissão Comunicação de Dados, Transmissão de Dados e Meios de Transmissão MSc. Eugénio Macumbe Comunicação de Dados As redes de comunicação existem para que dados possam ser enviados de um lugar para outro, essa

Leia mais

LUCAS DA SILVA RELATÓRIO FINAL DE PROJETO CABO COAXIAL

LUCAS DA SILVA RELATÓRIO FINAL DE PROJETO CABO COAXIAL Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial E.E.P. Senac Pelotas Centro Histórico Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Curso Técnico em Informática LUCAS DA SILVA RELATÓRIO FINAL DE PROJETO

Leia mais

Visão Geral de Meios de Transmissão

Visão Geral de Meios de Transmissão Visão Geral de Meios de Transmissão Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior Dezembro de 2018 1/33 2/33 Meios de Transmissão Os meios de transmissão

Leia mais

Curso: Redes de Computadores I capítulo 2. Prof. Rubens Freire Rosa

Curso: Redes de Computadores I capítulo 2. Prof. Rubens Freire Rosa Curso: Redes de Computadores I capítulo 2 Prof. Rubens Freire Rosa 1 Sumário Formas de utilização do meio físico Tipos de Ligação no meio físico Arquitetura de redes, conceito de redes Classificação de

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES TP2

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES TP2 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO Em sala de aula foram distribuídos pontos em exercícios e atividades extraclasse Número de Questões Total da Avaliação 5 Pontos 10 5 Pontos Cada questão tem peso 0,5

Leia mais

Fundamentos de Redes de Computadores. Prof. Claudemir Santos Pinto

Fundamentos de Redes de Computadores. Prof. Claudemir Santos Pinto Fundamentos de Redes de Computadores MEIOS FÍSICOS DE TRANSMISSÃO Prof. Claudemir Santos Pinto profdemir@yahoo.com.br Meios Físicos de Transmissão Com cabeamento: Cabo coaxial Cabo par trançado Fibra ótica

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES TP1

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES TP1 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO Em sala de aula foram distribuídos pontos em exercícios e atividades extraclasse Número de Questões Total da Avaliação 5 Pontos 10 5 Pontos Cada questão tem peso 0,5

Leia mais

Agente Administrativo da Receita Federal REDES DE COMPUTADORES

Agente Administrativo da Receita Federal REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES O QUE É UMA REDE? Rede é um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos, ou seja, dois ou mais computadores interligados por algum meio

Leia mais

Redes de Computadores.

Redes de Computadores. Redes de Computadores www.profjvidal.com REDES PONTO-A-PONTO E CLIENTE-SERVIDOR REDES DE COMPUTADORES Uma rede de computadores é formada por um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações

Leia mais

Sumário: Par Trançado (UTP) 07/07/2016. Meios de Comunicação para (LAN): Fios e Cabos de Cobre; Fibras Óticas; Irradiação Eletromagnética;

Sumário: Par Trançado (UTP) 07/07/2016. Meios de Comunicação para (LAN): Fios e Cabos de Cobre; Fibras Óticas; Irradiação Eletromagnética; Sumário: Meios de Comunicação para (LAN): Fios e Cabos de Cobre; Fibras Óticas; Irradiação Eletromagnética; Técnico em Informática 4º Integrado Redes de Computadores Fabricio Alessi Steinmacher Par Trançado

Leia mais

Meios Físicos de Transmissão

Meios Físicos de Transmissão Meios Físicos de Transmissão Prof. M.e Helber Wagner da Silva helber.silva@ifrn.edu.br Maio de 2014 Roteiro Introdução aos Meios Físicos de Transmissão Meios Físicos Guiados Conclusão 2 Introdução Nível

Leia mais

4. Rede de Computador. Redes de computadores e suas infraestruturas

4. Rede de Computador. Redes de computadores e suas infraestruturas Redes de computadores e suas infraestruturas Definição Uma rede de computadores é formada por um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos, interligados por

Leia mais

Introdução à Redes (Locais) de Computadores. Roberto Willrich INE - CTC-UFSC URL:

Introdução à Redes (Locais) de Computadores. Roberto Willrich INE - CTC-UFSC   URL: Introdução à Redes (Locais) de Computadores Roberto Willrich INE - CTC-UFSC E-Mail: willrich@inf.ufsc.br URL: http://www.inf.ufsc.br/~willrich Introdução Plano do Capítulo Objetivos das Redes de Computadores

Leia mais

Teoria e fundamentos dos sistemas de informação Conteúdo: Telecomunicações. Prof. Patrícia Lucas

Teoria e fundamentos dos sistemas de informação Conteúdo: Telecomunicações. Prof. Patrícia Lucas Teoria e fundamentos dos sistemas de informação Conteúdo: Telecomunicações Prof. Patrícia Lucas Exemplos O serviço de combate a incêndio e resgate no Reino Unido adotou uma solução de comunicação unificada

Leia mais

Classificações. Alberto Felipe Friderichs Barros

Classificações. Alberto Felipe Friderichs Barros Classificações Alberto Felipe Friderichs Barros Década de 1950 Surgimento dos primeiros computadores comerciais; Maneira com que estes computadores eram utilizados obrigava que os usuários submetessem

Leia mais

Introdução a Redes de Computadores. Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina: Redes de Computadores I

Introdução a Redes de Computadores. Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina: Redes de Computadores I Introdução a Redes de Computadores Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina: Redes de Computadores I 2 Sumário Introdução Evolução dos Sistemas Redes de Computadores

Leia mais

PROGRAMA. 1. Ementa. 2. Objetivos. 3. Metodologia. 4. Avaliação

PROGRAMA. 1. Ementa. 2. Objetivos. 3. Metodologia. 4. Avaliação Universidade Católica do Salvador Curso de Bacharelado em Informática Disciplina : INF363 - Teleprocessamento e Redes Pré-Requesitos : INF-375 - Sistemas Operacionais INF-359 - Pesquisa Operacional Carga

Leia mais

Capítulo 7 - Tecnologias Ethernet. Associação dos Instrutores NetAcademy - agosto de Página

Capítulo 7 - Tecnologias Ethernet. Associação dos Instrutores NetAcademy - agosto de Página Capítulo 7 - Tecnologias Ethernet 1 Tipos de Ethernet Quatro características comuns em todos os tipos de Ethernet: parâmetros de temporização, o formato de quadros, o processo de transmissão e as regras

Leia mais

Topologias e abrangência de redes de computadores

Topologias e abrangência de redes de computadores Topologias e abrangência de redes de computadores Aula 10 1º semestre Prof. Nataniel Vieira nataniel.vieira@gmail.com Objetivos Tornar os estudantes capazes de reconhecer os tipos de topologias de redes

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES. Introdução

REDES DE COMPUTADORES. Introdução REDES DE COMPUTADORES Introdução Parte 03 geovanegriesang@ifsul.edu.br www.geovanegriesang.com Ementa UNIDADE I Introdução às redes de computadores 1.1 Visão geral de protocolos, pilha de protocolos e

Leia mais

Redes de Computadores. Disciplina: Informática Prof. Higor Morais

Redes de Computadores. Disciplina: Informática Prof. Higor Morais Redes de Computadores Disciplina: Informática Prof. Higor Morais 1 Agenda Sistemas de Comunicação Histórico das Redes de Comunicação de Dados Mídias de Comunicação Meios de Transmissão Padrões e Protocolos

Leia mais

Conceitos básicos de comunicação. Prof. Marciano dos Santos Dionizio

Conceitos básicos de comunicação. Prof. Marciano dos Santos Dionizio Conceitos básicos de comunicação Prof. Marciano dos Santos Dionizio Conceitos básicos de comunicação A comunicação é um processo de transferência e processamento de informações entre dois pontos por meio

Leia mais

Professor: Gládston Duarte

Professor: Gládston Duarte Professor: Gládston Duarte INFRAESTRUTURA FÍSICA DE REDES DE COMPUTADORES Computador Instalação e configuração de Sistemas Operacionais Windows e Linux Arquiteturas físicas e lógicas de redes de computadores

Leia mais

Introdução à Informática Aulas 35 e 36

Introdução à Informática Aulas 35 e 36 Introdução à Informática Aulas 35 e 36 FAPAN SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - SI Prof. Roberto Tikao Tsukamoto Júnior Cáceres, 9 de maio de 2011. Comunicação e Redes de Computadores COMUNICAÇÃO A COMUNICAÇÃO pode

Leia mais

Capítulo6-7 Redes de Computadores Camada 2 Conceitos

Capítulo6-7 Redes de Computadores Camada 2 Conceitos Há três formas de se calcular o frame check sum: cyclic redundancy check (CRC) - executa cálculos polinomiais sobre os dados paridade bidimensional - adiciona um 8 th oitavo bit que faz uma seqüência de

Leia mais

Instalação de Equipamentos de Redes IER 12503

Instalação de Equipamentos de Redes IER 12503 Instituto Federal de Santa Catarina Instalação de Equipamentos de Redes IER 12503 2014 2 Área de Telecomunicações REDES DE COMPUTADORES: Uma Abordagem Top-Down. Forouzan & Mosharraf slide 1 O material

Leia mais

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. E.E.P. Senac Pelotas Centro Histórico. Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. E.E.P. Senac Pelotas Centro Histórico. Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial E.E.P. Senac Pelotas Centro Histórico Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Curso Técnico em Informática NAIELEM BITENCOURTE DE FREITAS MEIOS

Leia mais

Topologia de Redes. Alberto Felipe Friderichs Barros

Topologia de Redes. Alberto Felipe Friderichs Barros Topologia de Redes Alberto Felipe Friderichs Barros Introdução Etimologicamente a palavra topologia deriva do grego, Topos = forma e Logos = estudo, portanto, a palavra topologia significa o estudo das

Leia mais

Redes de comunicação. Mod 2 Redes de computadores. Professor: Rafael Henriques

Redes de comunicação. Mod 2 Redes de computadores. Professor: Rafael Henriques Redes de comunicação Mod 2 Redes de computadores 1 Professor: Rafael Henriques Apresentação 2 Professor: Rafael Henriques Introdução às redes de computadores; Tipos de rede; Diagramas de encaminhamento;

Leia mais

Curso Técnico em Informática Redes TCP/IP 2 o Módulo. Prof. Cristiano da Silveira Colombo

Curso Técnico em Informática Redes TCP/IP 2 o Módulo. Prof. Cristiano da Silveira Colombo Curso Técnico em Informática Redes TCP/IP 2 o Módulo Prof. Cristiano da Silveira Colombo Objetivos da Aula Apresentar os conceitos de tecnologias e padrões de redes de computadores. Agenda da Aula Padronização

Leia mais

Comunicação de Dados e Teleprocessamento. Estrutura de um Rede de Comunicações. Tarefas realizadas pelo sistema de comunicação

Comunicação de Dados e Teleprocessamento. Estrutura de um Rede de Comunicações. Tarefas realizadas pelo sistema de comunicação Comunicação de Dados e Teleprocessamento Profa.. Cristina Moreira Nunes Estrutura de um Rede de Comunicações Tarefas realizadas pelo sistema de comunicação Utilização do sistema de transmissão Geração

Leia mais

Sistemas de Informação

Sistemas de Informação Capítulo 5: Redes e Telecomunicações nas Empresas Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet Chapter Objetivos Objectives do Capítulo 1. Identificar os principais tipos de aplicações

Leia mais

Aula 2 Topologias de rede

Aula 2 Topologias de rede Aula 2 Topologias de rede Redes e Comunicação de Dados Prof. Mayk Choji UniSALESIANO Araçatuba 13 de agosto de 2016 Sumário 1. Topologias de Rede 2. Topologias Físicas Ponto-a-Ponto Barramento BUS Anel

Leia mais

Introdução. Capítulo 1

Introdução. Capítulo 1 Capítulo 1 Introdução Copyright The McGraw-Hill Companies, Inc. Permission required for reproduction Copyright or display. 2011 The McGraw-Hill Companies, All Rights Reserved. Capítulo 1: Esboço 1.1 VISÃO

Leia mais

Redes de Computadores I

Redes de Computadores I UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO s de Computadores I Introdução Prof. Helcio Wagner da Silva. p.1/29 Definição Definição

Leia mais

CABEAMENTO ESTRUTURADO Arquitetura - Padrão Ethernet IEEE 802.3

CABEAMENTO ESTRUTURADO Arquitetura - Padrão Ethernet IEEE 802.3 Arquitetura - Padrão Ethernet IEEE 802.3 IFES Campus Serra Prof. Claudio Junca claudiocjunca@gmail.com Padrão Ethernet - Evolução O padrão ETHERNET surgiu com 1972 nos laboratórios da Xerox com Robert

Leia mais

AJProença, Arquitectura de Computadores, LMCC, UMinho, 2003/04 1. Uma Rede de Computadores é constituida por:

AJProença, Arquitectura de Computadores, LMCC, UMinho, 2003/04 1. Uma Rede de Computadores é constituida por: Introdução aos Sistemas de Computação (5) Estrutura do tema ISC 1. Representação de informação num computador 2. Organização e estrutura interna dum computador 3. Execução de programas num computador 4.

Leia mais

Redes de Comunicação de Dados

Redes de Comunicação de Dados Redes de Comunicação de Dados 1 - Objetivo O grande objetivo é a formação geral de um especialista capaz de projetar redes de computadores, tanto sob o aspecto de software quanto de hardware, a partir

Leia mais

Morgana Brandão. Relatório Técnico. Cabos Coaxiais

Morgana Brandão. Relatório Técnico. Cabos Coaxiais Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial E.E.P. Senac Pelotas Centro Histórico Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Curso Técnico em Informática Morgana Brandão Relatório Técnico Cabos

Leia mais

Redes de Computadores. Alan Santos

Redes de Computadores. Alan Santos Redes de Computadores Alan Santos Parte 01 Definição de redes, vantagens e desvantagens Redes - Definição "Latu Sensu": Conj. de terminais, equipamentos, meios de transmissão e comutação que, interligados,

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Parte II: Camada Física Dezembro, 2012 Professor: Reinaldo Gomes reinaldo@computacao.ufcg.edu.br Espectro eletromagnético Terminologia A transmissão de dados ocorre entre um transmissor

Leia mais