Sistemas Operacionais de Tempo Real. Prof. Andre Luis Meneses Silva

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sistemas Operacionais de Tempo Real. Prof. Andre Luis Meneses Silva"

Transcrição

1 Sistemas Operacionais de Tempo Real Prof. Andre Luis Meneses Silva

2 O que é um Sistema Operacional? Provê um ambiente para execução de programas. Abstração de processos para multitarefa/ concorrência Escalonamento Hardware abstraction layer (Hal) (device drivers) Sistema de Arquivos Comunicação

3 É necessário? Nem sempre

4 É necessário? Nem sempre Abordagem mais simples: executivo cíclico loop parte da tarefa1 parte da tarefa2 parte da tarefa3 end loop

5 Executivo Cíclico Vantagens Implementação mais simples Baixo overhead Comportamento previsível Desvantagens Difícil lidar com eventos esporádicos. Tudo deve operar em etapas sequenciais. Código deve ser escalonado manualmente.

6 Interrupções Alguns eventos não podem esperar pela próxima iteração do loop. Solução: Executivo Cíclico + Interrupção Interrupção Evento do ambiente que demanda atenção Rotina de Interrupção Peça de código executada em resposta a uma interrupção.

7 Tratando uma interrupção 1. Execução normal do programa 2. Ocorrência da Interrupção 3. Estado do processador é salvo 4. Rotina de tratamento é executada 7. Programa volta a executar normalmente 6. Estado do processador é restaurado 5. Rotina de interrupção termina

8 Rotina de tratamento de interrupção Grande parte das rotinas de tratamento: Copiam os dados de um periférico para um buffer. Indica a outro hw o código relativo a chegada do dado. Reconhece a interrupção (comunica ao hardware) Algumas vezes, reação mais longa a interrupção é desencadeada fora da rotina de tratamento. Exemplo: Início de um novo processo.

9 Executivo Cíclico + Interrupção Trabalha bem para muitas aplicações de processamento de sinais. Alguns hardwares dão suporte nativo Solução barata e previsível: Quando ocorre a interrupção, executa uma única e especifica linha de execução definida pelo usuário. Em geral, copia dados do periférico para um buffer. Não há troca de contexto, não é necessário salvar o ambiente, não há atraso.

10 Executivo Ciclico + Interrupção Loop principal ainda sequencial. Programador é responsável pelo escalonamento. Escalonamento estático. Eventos esporádicos são tratados lentamente.

11 Multitarefa cooperativa Alternativa barata Não preemptiva Processos responsáveis por ceder o processador. Processos chamam periodicamente rotinas para ceder a vez a outros processos.

12 Multitarefa cooperativa Desvantagens: Programador tem de assegurar que a rotina de ceder a vez é chamada frequentemente. Um processo errante pode travar todo o sistema. Alternativa: Multitarefa preemptiva.

13 Concorrência provida pelo SO Sistema Operacional lida com o escalonamento, programador, com a funcionalidade Escalonamento e funcionalidade são ortognais. Mudanças no Algoritmo podem provocar mudanças no escalonamento.

14 Concorrência provida pelo SO Sistemas Batch. Submetem jobs e suas entradas. Jobs são executados até serem completados. Saídas coletadas. Submete próximo job. Sistemas de tempo compartilhado. Armazenamento de múltiplos jobs em memória. Quando um está em modo de espera (por exemplo, solicitou I/O), o próximo é disparado. Nenhum job consome todos os recursos. Todos processos possuem igual tempo de execução.

15 Tempo real não é justo Principal objetivo de um sistema operacional de tempo real é atender seus deadlines. Se você possui cinco tarefas e uma delas é para daqui a uma hora, você trabalha somente nela. Correta distribuição de tempos atrapalha na tarefa de atender deadlines.

16 Real Time Kernels Que funções um núcleo deve ter? Que tipos existem? Núcleo: comprar ou construir, eis a questão.

17 Funções de um núcleo Escalonamento Dispatcher Comunicação entre tarefas

18 Tipos de Núcleo Nano kernel: Uma única thread (apenas task dispatching) Micro kernel Kernel Executivo + escalonamento (multi tasking) + comunicação Blocos privados de memória, I/O e outros serviços (maioria dos kernels comerciais) Sistema Operacional Interface com usuário (shell), gerenciamento de arquivos, segurança.

19 Propriedades de um RTOS Sistemas de tempo real requerem suporte específico do Sistema Operacional. Sistemas Operacionais convencionais são inadequados.

20 Propriedades de um RTOS Multitarefa/Escalonamento Provida através de chamadas ao sistema. Não leva tempo em conta Gerenciamento de Interrupção Alcançada através da premissa: prioridade da interrupção > prioridade do processo. Aumenta a reatividade do sistema, mas pode introduzir imprevisibilidade. Nem sempre interrupções são mais prioritarias.

21 Propriedades de um RTOS Primitivas de sincronização e políticas de recurso compartilhado. Podem causar inversão de prioridades. Não dão suporte a modelagem de um clock de tempo real ou deadline.

22 Propriedades de um RTOS Características desejáveis de um RTOS: Timeliness Deve prover mecanismo para gerência de tempo Tratamento de tarefas com restrições de tempo explícitas. Previsibilidade Garantir a satisfação do deadline ou notificar quando o mesmo não é alcançável. Tolerância a Falhas Falhas de Hw/Sw não devem travar o sistema.

23 Propriedades de um RTOS Projetado para altas cargas Todos os cenários devem ser considerados. Manutenibilidade.

24 Propriedades de um RTOS Timeliness Alcançada com algoritmos apropriados de escalonamento.

25 Propriedades de um RTOS Previsibilidade Afetada por vários aspectos Características do processador (pipeline, cache, DMA,...). I/O e interrupção Sincronização e Comunicação Arquitetura Gerência de Memória Aplicações Escalonamento.

26 Aspectos que afetam previsibilidade DMA Transferência de dados entre dispositivos de I/O e memória principal. Problema: DMA e CPU compartilham o mesmo barramento.

27 Aspectos que afetam previsibilidade 2 Soluções: Roubar ciclos DMA Rouba ciclos da CPU para excutar transferência de dados. A CPU espera até que a transferência é completa. Fonte de Não determinismo. Método de fatias de tempo Cada ciclo de memória é divido igualmente entre os elementos envolvidos. Um para CPU, outro para o DMA. Mais custoso, porém mais previsível.

28 Cache Para aumentar a previsibilidade do sistema é melhor ter processadores sem cache. Fonte de não determinismo: Cache miss vs cache hit Escrita e leitura Necessário considerar o pior caso.

29 Interrupções Típico driver <Habilita interrupção do dispositivo> <Aguarda pela interrupção> <transfere dados> Em muitos Sistemas Operacionais Interrupções possuem prioridades mais altas do que outros processos. Qual o delay introduzido por uma interrupção? Quantas interrupções ocorrem durante uma tarefa. Problemas em RTOS Processos podem ser mais importantes que operações de I/O

30 Solução 1 Desabilitar todas as interrupções, com exceção do timer. Características Todos os periféricos são tratados como tarefas. Transferência de dados através de pooling. Precisão na estimativa de tempo. Nenhuma mudança do kernel é necessária quando adicionando dispositivos. Problemas Degradação do desempenho do processador. Tarefa deve conhecer detalhes do driver.

31 Solução 2 Desabilitar todas as interrupção, com exceção do timer e tratar dispositivos, por rotinas especiais do kernel ativada pelo timer. Vantagens Atrasos devido interrupção é eliminado Rotinas periódicas do dispositivo podem ser estimadas antecipadamente. Detalhes do hardware encapsulados em rotinas dedicadas. Desvantagens Degradação do desempenho do processador.

32 Solução 3 Habilitar interrupções externas e reduzir tamanho do driver. Driver habilita apenas tarefas apropriadas para lidar com o dispositivo. A tarefa executa sob controle direto do S.O., assim como qualquer outra tarefa. Tarefas de controle possuem maior prioridade que tarefas do dispositivo.

33 Solução 3 Vantagens Espera ocupada eliminada Atrasos devido ao tratamento do dispositivo são reduzidos. Os atrasos podem ser estimados com certa precisão.

34 Chamadas de Sistema Toda chamada de sistema deve ser caracterizada por um tempo de execução conhecido. Cada primitiva do kernel deve ser preemptável. Chamadas não preemptáveis podem atrasar a execução de atividades críticas.

35 Gerência de Memória Evitar atrasos não determinísticos: Falha de páginas e substituição de páginas podem causar atrasos imprevisíveis. Tipicamente usada Segmentação da memória Particionamento estático Se aplicações requerem quantidades de memória similar. Problemas Flexibilidade reduzida em um ambiente dinâmico. É requerido um balanceamento cuidadosos entre flexibilidade e previsibilidade.

36 Aplicações Linguagens de programação atuais não possuem expressividade suficiente para representar tempo. Características desejáveis: Ausência de estrutura de dados dinâmicas, recursão e laços de duração precisa. Exemplos de linguagens de tempo real Real Time Concurrent C Real Time Euclid.

37 Para as próxima aula Micro C Linux. Projetos. Aspectos de Modelagem e Tolerância a Falhas.

Sistemas Operacionais. Sistema de entrada e Saída

Sistemas Operacionais. Sistema de entrada e Saída Sistemas Operacionais Sistema de entrada e Saída Sistema de Entrada e Saída I/O É uma das principais tarefas de um sistema computacional Como máquina abstrata o S.O. deve oferecer uma visão padronizada

Leia mais

Sistemas Operacionais (SO)

Sistemas Operacionais (SO) Sistemas Operacionais (SO) Fundamentos Prof. Eduardo Abordagens SO Moderno (importância) Funções básicas Definição Componentes de um SC Objetivos de um SO Serviços de um SO Abstrações Tipos de SO Estudo

Leia mais

SSC0611 Arquitetura de Computadores

SSC0611 Arquitetura de Computadores SSC0611 Arquitetura de Computadores 20ª Aula Arquiteturas Paralelas Arquitetura MIMD com Memória Compartilhada Profa. Sarita Mazzini Bruschi sarita@icmc.usp.br Arquiteturas MIMD As arquiteturas MIMD dividem-se

Leia mais

Sistemas Operacionais. BSI / UAB 2013 Hélio Crestana Guardia

Sistemas Operacionais. BSI / UAB 2013 Hélio Crestana Guardia Sistemas Operacionais BSI / UAB 2013 Hélio Crestana Guardia Visão do SO SO: camada de software, executado diretamente sobre o hardware (físico ou virtual) Permite que hardware seja usado de forma eficiente

Leia mais

Variância dos Tempos de Resposta

Variância dos Tempos de Resposta Variância dos Tempos de Resposta Rômulo Silva de Oliveira ebook Kindle, 2018 www.romulosilvadeoliveira.eng.br/livrotemporeal Outubro/2018 1 Introdução Fontes da Variância do Tempo de Resposta Variância

Leia mais

Sistemas de Tempo Real: Sistemas Operacionais

Sistemas de Tempo Real: Sistemas Operacionais Escola de Computação 2000 - IME-USP Sistemas de Tempo Real: Sistemas Operacionais Jean-Marie Farines Joni da Silva Fraga Rômulo Silva de Oliveira LCMI - Laboratório de Controle e Microinformática DAS -

Leia mais

Sistemas Operacionais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios. Aula 06.

Sistemas Operacionais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios. Aula 06. Sistemas Operacionais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Aula 06 Processos 2 1 Processos A gerência de um ambiente multiprogramável é

Leia mais

Processo. Gerência de Processos. Um programa em execução. Centro de Informática/UFPE :: Infraestrutura de Software

Processo. Gerência de Processos. Um programa em execução. Centro de Informática/UFPE :: Infraestrutura de Software Processo Um programa em execução Gerência de Processos Contexto de Processo Conjunto de Informações para gerenciamento de processo CPU: Registradores Memória: Posições em uso E/S: Estado das requisições

Leia mais

Processo. Gerência de Processos. Um programa em execução. Centro de Informática/UFPE :: Infraestrutura de Software

Processo. Gerência de Processos. Um programa em execução. Centro de Informática/UFPE :: Infraestrutura de Software Processo Um programa em execução Gerência de Processos Contexto de Processo Conjunto de Informações para gerenciamento de processo CPU: Registradores Memória: Posições em uso E/S: Estado das requisições

Leia mais

Arquitetura de Computadores. Processamento Paralelo

Arquitetura de Computadores. Processamento Paralelo Arquitetura de Computadores Processamento Paralelo 1 Multiprogramação e Multiprocessamento Múltiplas organizações de computadores Single instruction, single data stream - SISD Single instruction, multiple

Leia mais

AULA 03: PROCESSAMENTO PARALELO: MULTIPROCESSADORES

AULA 03: PROCESSAMENTO PARALELO: MULTIPROCESSADORES ORGANIZAÇÃO E ARQUITETURA DE COMPUTADORES II AULA 03: PROCESSAMENTO PARALELO: MULTIPROCESSADORES Prof. Max Santana Rolemberg Farias max.santana@univasf.edu.br Colegiado de Engenharia de Computação MULTIPROCESSADORES

Leia mais

Exercícios Cap I. 1.1, 1.2, 1.3 (somente letras (a), (b) e (c)) , 1.8 e 1.12 IC - UFF

Exercícios Cap I. 1.1, 1.2, 1.3 (somente letras (a), (b) e (c)) , 1.8 e 1.12 IC - UFF Exercícios Cap I 1.1, 1.2, 1.3 (somente letras (a), (b) e (c)) 1.5 1.7, 1.8 e 1.12 Sistemas Operacionais Visão geral e evolução dos SOs Sistema Operacional? Um programa que controla a execução dos programas

Leia mais

Entrada e Saída. Walter Fetter Lages.

Entrada e Saída. Walter Fetter Lages. Entrada e Saída Walter Fetter Lages w.fetter@ieee.org Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Engenharia Departamento de Engenharia Elétrica ENG04008 Sistemas de Tempo Real Copyright (c) Walter

Leia mais

UFRJ IM - DCC. Sistemas Operacionais I. Unidade IV Gerência de Recursos Entrada e Saída. 02/12/2014 Prof. Valeria M. Bastos

UFRJ IM - DCC. Sistemas Operacionais I. Unidade IV Gerência de Recursos Entrada e Saída. 02/12/2014 Prof. Valeria M. Bastos UFRJ IM - DCC Sistemas Operacionais I Unidade IV Gerência de Recursos Entrada e Saída 02/12/2014 Prof. Valeria M. Bastos 1 ORGANIZAÇÃO DA UNIDADE Gerência de Entrada e Saída Fundamentos Evolução Estrutura

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais ESCALONAMENTO DE PROCESSOS Processos e Recursos Conceito de Escalonamento O S.O. gerencia recursos computacionais em benefício dos diversos processos que executam no sistema. A questão

Leia mais

Parte I Multiprocessamento

Parte I Multiprocessamento Sistemas Operacionais I Estrutura dos SO Prof. Gregorio Perez gregorio@uninove.br 2004 Parte I Multiprocessamento Roteiro 1 Multiprocessadores em Sistemas Fortemente Acoplados 1.1 1.2 1.3 Processamento

Leia mais

Sistemas de Informação. Sistemas Operacionais

Sistemas de Informação. Sistemas Operacionais Sistemas de Informação Sistemas Operacionais PROCESSOS E THREADS PARTE I SUMÁRIO 2. PROCESSO: 2.1 Introdução; 2.2 Estrutura do Processo; 2.3 Estados do Processo; 2.4 Mudanças de Estado do Processo; 2.5

Leia mais

Sistemas de Tempo Real

Sistemas de Tempo Real Sistemas de Tempo Real Msc.Marcelo de Paiva Guimarães Doutorando da Universidade de São Paulo Laboratório de Sistemas Integráveis Escola Politécnica da Universidade de São Paulo {paiva@lsi.usp.br} Fonte:

Leia mais

Arquitetura de Sistemas Operacionais Francis Berenger Machado / Luiz Paulo Maia (Material Adaptado)

Arquitetura de Sistemas Operacionais Francis Berenger Machado / Luiz Paulo Maia (Material Adaptado) Arquitetura de Sistemas Operacionais Francis Berenger Machado / Luiz Paulo Maia (Material Adaptado) Capítulo 3 Concorrência Agenda Introdução Interrupções e exceções Operações de Entrada/Saída Buffering

Leia mais

Sistema Operacional. Etapa

Sistema Operacional. Etapa Etapa 1-2017 HARDWARE PARTE FÍSICA DA MÁQUINA HARDWARE HARDWARE HARDWARE SOFTWARE PARTE LÓGICA DA MÁQUINA SOFTWARE INTERMEDIÁRIO ENTRE O HARDWARE E O SOFTWARE PRINCIPAL PROGRAMA DO COMPUTADOR Um sistema

Leia mais

Montagem e Manutenção

Montagem e Manutenção Montagem e Manutenção Prof. Camila Pedro de Assis Sobreira Jr. 2 Introdução Programa? Conjunto de instruções especificando uma série ordenada de ações. Exemplo: receita de bolo, número de telefone, programa

Leia mais

Introdução aos Sistemas Operacionais

Introdução aos Sistemas Operacionais 1 Introdução aos Sistemas Operacionais 1.1 O que é um sistema operacional 1.2 História dos sistemas operacionais 1.3 O zoológico de sistemas operacionais 1.4 Conceitos sobre sistemas operacionais 1.5 Chamadas

Leia mais

Aula 2: Tipos de Sistemas Operacionais. Instituto Federal da Bahia Campus Salvador INF009 - Sistemas Operacionais Profª Flávia Maristela

Aula 2: Tipos de Sistemas Operacionais. Instituto Federal da Bahia Campus Salvador INF009 - Sistemas Operacionais Profª Flávia Maristela Aula 2: Tipos de Sistemas Operacionais Instituto Federal da Bahia Campus Salvador INF009 - Sistemas Operacionais Profª Flávia Maristela O que veremos nesta aula? Principais tipos de sistemas operacionais

Leia mais

Apresentação. Ementa da Disciplina. Objetivo da Disciplina. DCA-108 Sistemas Operacionais. Referências Bibliográfica. Referências Bibliográfica

Apresentação. Ementa da Disciplina. Objetivo da Disciplina. DCA-108 Sistemas Operacionais. Referências Bibliográfica. Referências Bibliográfica DCA-108 Sistemas Operacionais Luiz Affonso Guedes www.dca.ufrn.br/~affonso affonso@dca.ufrn.br Apresentação Disciplina básica do curso de Engenharia de Computação Carga-horária: 60h teóricas Associadas

Leia mais

Processos O conceito de processos é fundamental para a implementação de um sistema multiprogramável. De uma maneira geral, um processo pode ser entend

Processos O conceito de processos é fundamental para a implementação de um sistema multiprogramável. De uma maneira geral, um processo pode ser entend Concorrência Nos sistemas Monoprogramáveis somente um programa pode estar em execução por vez, permanecendo o processador dedicado a esta única tarefa. Os recursos como memória, processador e dispositivos

Leia mais

Aula 1: Introdução aos Sistemas Operacionais. Instituto Federal da Bahia INF009 - Sistemas Operacionais Profª Flávia Maristela

Aula 1: Introdução aos Sistemas Operacionais. Instituto Federal da Bahia INF009 - Sistemas Operacionais Profª Flávia Maristela Aula 1: Introdução aos Sistemas Operacionais Instituto Federal da Bahia INF009 - Sistemas Operacionais Profª Flávia Maristela Pensando melhor... Porque cursar a disciplina de S.O.? A disciplina é obrigatória!

Leia mais

Sistemas Operacionais. Processos e Threads

Sistemas Operacionais. Processos e Threads Sistemas Operacionais Processos e Threads Sumário 1. Introdução 2. Estrutura do Processo 1. Contexto de Hardware 2. Contexto de Software 3. Espaço de Endereçamento 3. Estados 1. Mudanças de Estado 2. Criação

Leia mais

Sistemas Operacionais Processos. Carlos Ferraz Jorge Cavalcanti Fonsêca

Sistemas Operacionais Processos. Carlos Ferraz Jorge Cavalcanti Fonsêca Sistemas Operacionais Processos Carlos Ferraz (cagf@cin.ufpe.br) Jorge Cavalcanti Fonsêca (jcbf@cin.ufpe.br) Copyright Carlos Ferraz Processo Conceito: Um programa em execução 1. Ao digitar hello, os caracteres

Leia mais

Sistemas Operacionais. Gerência de Processador

Sistemas Operacionais. Gerência de Processador Sistemas Operacionais Gerência de Processador Sumário 1. Introdução 2. Funções Básicas do Escalonamento 3. Critérios de Escalonamento 4. Escalonamento 1. Não-Preemptivo 2. Preemptivo 5. Políticas de Escalonamento

Leia mais

Infra-Estrutura de Software. Entrada / Saída

Infra-Estrutura de Software. Entrada / Saída Infra-Estrutura de Software Entrada / Saída Diversidade de dispositivos Hardware de E/S E/S: Como a CPU acessa a informação? ü Espaço de endereçamento: conjunto de endereços de memória que o processador

Leia mais

Sistemas Operacionais Aula 3

Sistemas Operacionais Aula 3 Sistemas Operacionais Aula 3 Anderson L. S. Moreira anderson.moreira@recife.ifpe.edu.br http://dase.ifpe.edu.br/~alsm Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas de Informação Recife - PE O que fazer

Leia mais

Sistemas Operacionais. Prof. Pedro Luís Antonelli Anhanguera Educacional

Sistemas Operacionais. Prof. Pedro Luís Antonelli Anhanguera Educacional Sistemas Operacionais Prof. Pedro Luís Antonelli Anhanguera Educacional Processador INTRODUÇÃO Projetado apenas para executar instruções Não é capaz de distinguir qual programa está em execução Processo

Leia mais

Abordagens de Escalonamento

Abordagens de Escalonamento Necessidade de Diferentes Abordagens Sistemas de Tempo Real: Abordagens de Escalonamento Rômulo Silva de Oliveira Departamento de Automação e Sistemas DAS UFSC romulo@das.ufsc.br http://www.das.ufsc.br/~romulo

Leia mais

Redes de Computadores. INF201 - Fundamentos de Sistemas Operacionais - 2º Período

Redes de Computadores. INF201 - Fundamentos de Sistemas Operacionais - 2º Período Redes de Computadores INF201 - Fundamentos de Sistemas Operacionais - 2º Período PARTE II: PROCESSOS E THREADS SUMÁRIO 5. PROCESSO: 5.1 Introdução; 5.2 Estrutura do Processo; 5.3 Estados do Processo; 5.4

Leia mais

Infra-Estrutura de Software

Infra-Estrutura de Software Infra-Estrutura de Software Entrada / Saída Diversidade de dispositivos Hardware de E/S Características de dispositivos Caracter: transferem bytes um a um. Ex.terminal Bloco: transferem bytes em bloco.

Leia mais

Sistema Distribuído. Sistema Distribuído. Aplicações Distribuídas. Conceitos Básicos

Sistema Distribuído. Sistema Distribuído. Aplicações Distribuídas. Conceitos Básicos Sistema Distribuído Conjunto de máquinas (CPU + memória) interligadas em rede. Sistema Distribuído Sistema operacional distribuído trata este conjunto como um único sistema computacional. Estação 1 Estação

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS

SISTEMAS OPERACIONAIS SISTEMAS OPERACIONAIS Introdução a Sistemas Operacionais Andreza Leite andreza.leite@univasf.edu.br Plano de Aula Introdução aos Sistemas Operacionais Fundamentação Teórica Evolução Histórica Características

Leia mais

Introdução a Sistemas Operacionais. Adão de Melo Neto

Introdução a Sistemas Operacionais. Adão de Melo Neto Introdução a Sistemas Operacionais Adão de Melo Neto 41 Definição de SO Sistema Operacional É um conjunto de rotinas (programa) executado pelo processador que controla o funcionamento do computador como

Leia mais

Fundamentos de Sistemas Operacionais. Threads. Prof. Edwar Saliba Júnior Março de Unidade Threads

Fundamentos de Sistemas Operacionais. Threads. Prof. Edwar Saliba Júnior Março de Unidade Threads Threads Prof. Edwar Saliba Júnior Março de 2007 1 Definição Partes de um processo que compartilham mesmo espaço de endereçamento Sub-rotina de um programa executada paralelamente ao programa chamador (execução

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BACHARELADO EM INFORMÁTICA SISTEMAS OPERACIONAIS I 1 0 SEM/05 Teste 1 Unidade I DURAÇÃO: 50 MINUTOS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BACHARELADO EM INFORMÁTICA SISTEMAS OPERACIONAIS I 1 0 SEM/05 Teste 1 Unidade I DURAÇÃO: 50 MINUTOS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BACHARELADO EM INFORMÁTICA SISTEMAS OPERACIONAIS I 1 0 SEM/05 Teste 1 Unidade I DURAÇÃO: 50 MINUTOS Aluno: GABARITO Escore: 1 a Questão (30) Assinale a(s) resposta(s)

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Prof. Jó Ueyama Apresentação baseada nos slides da Profa. Kalinka Castelo Branco, do Prof. Dr. Antônio Carlos Sementille e da Profa. Dra. Luciana A. F. Martimiano e nas transparências

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Gerência de Memória Memória virtual Edson Moreno edson.moreno@pucrs.br http://www.inf.pucrs.br/~emoreno Slides baseados nas apresentações dos prof. Tiago Ferreto e Alexandra Aguiar

Leia mais

Sistemas Operacionais. Escalonamento de processos

Sistemas Operacionais. Escalonamento de processos Sistemas Operacionais Escalonamento de processos 1 Escalonamento de Processos Sistemas Interativos Algoritmos para Sistemas Interativos: First-Come-First-Served (FIFO) Round-Robin; Prioridade; Múltiplas

Leia mais

Sistemas Operacionais Abertos. Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto

Sistemas Operacionais Abertos. Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto Sistemas Operacionais Abertos Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Gerência de Processos Componentes do Sistema Um programa não faz nada a não ser que suas instruções sejam executadas

Leia mais

Inversão de prioridades

Inversão de prioridades Eduardo Ferreira dos Santos Ciência da Computação Centro Universitário de Brasília UniCEUB Maio, 2017 1 / 46 Sumário 1 Dependência 2 Dependência Deadlocks 3 Classicação dos recursos 2 / 46 1 Dependência

Leia mais

Capítulo 2. Multiprogramação. Conteúdo. Objetivo. Recordando. Recordando. DCA-108 Sistemas Operacionais

Capítulo 2. Multiprogramação. Conteúdo. Objetivo. Recordando. Recordando. DCA-108 Sistemas Operacionais DCA-108 Sistemas Operacionais Capítulo 2 Luiz Affonso Guedes www.dca.ufrn.br/~affonso affonso@dca.ufrn.br Multiprogramação Luiz Affonso Guedes 1 Luiz Affonso Guedes 2 Conteúdo Caracterização de um SO Moderno

Leia mais

Entrada/Saída. Capítulo 5. Sistemas Operacionais João Bosco Junior -

Entrada/Saída. Capítulo 5. Sistemas Operacionais João Bosco Junior - Capítulo 5 Afirmações Entrada/Saída Introdução Processos se comunicam com o mundo externo através de dispositivos de E/S. Processos não querem ou não precisam entender como funciona o hardware. Função

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Introdução Sistemas Operacionais Gerência do processador (Escalonamento) Aula 05 Objetivos de um sistema operacional são: Eficiência: relação entre o uso efetivo de um recurso e a quantidade desse recurso

Leia mais

Sistemas Operacionais - UCSAL Professor : Marco Antônio C. Câmara Primeira Lista de Exercícios

Sistemas Operacionais - UCSAL Professor : Marco Antônio C. Câmara Primeira Lista de Exercícios 1ª Questão : Com base na figura ao lado, extraída do livro SISTEMAS OPERACIONAIS MODERNOS, de Andrew S. Tanenbaum, assinale cada uma das afirmações abaixo como (C)erta ou (E)rrada. No caso da afirmativa

Leia mais

Sistemas de Tempo-Real

Sistemas de Tempo-Real Aula 2 Modelos computacionais Modelos de tarefas com restrições temporais explícitas, implementação Controlo lógico e temporal (por eventos -ET e por tempo -TT) 1 Aula anterior (1) Noção de tempo real

Leia mais

Programação Concorrente

Programação Concorrente INE 5410 Programação Concorrente Professor: Lau Cheuk Lung (turma A) INE UFSC lau.lung@inf.ufsc.br Conteúdo Programático 1. 2. Programação Concorrente 3. Sincronização 1. Condição de corrida, região critica

Leia mais

Sistemas Operacionais. Entrada/Saída

Sistemas Operacionais. Entrada/Saída Sistemas Operacionais Entrada/Saída Atualizado em 28/02/2014 Como ocorre a comunicação de E/S Aplicação Operações de E/S Chamadas de Sistema S.O. Subsistema de E/S Núcleo (Kernel) Drivers HARDWARE Controladoras

Leia mais

Exercícios de Sistemas Operacionais 3 B (1) Gerência de Dispositivos de Entrada e Saída

Exercícios de Sistemas Operacionais 3 B (1) Gerência de Dispositivos de Entrada e Saída Nome: Exercícios de Sistemas Operacionais 3 B (1) Gerência de Dispositivos de Entrada e Saída 1. A gerência de dispositivos de entrada e saída é uma das principais e mais complexas funções de um sistema

Leia mais

Entrada e Saída. Walter Fetter Lages

Entrada e Saída. Walter Fetter Lages Entrada e Saída Walter Fetter Lages w.fetter@ieee.org Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Engenharia Departamento de Engenharia Elétrica Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

Leia mais

Sistemas Operacionais. Interrupção e Exceção

Sistemas Operacionais. Interrupção e Exceção Sistemas Operacionais Interrupção e Exceção Interrupção e Exceção Durante a execução de um programa podem ocorrer alguns eventos inesperados, ocasionando um desvio forçado no seu fluxo de execução. Estes

Leia mais

Sistemas Operacionais Aula 7

Sistemas Operacionais Aula 7 Sistemas Operacionais Aula 7 Anderson L. S. Moreira anderson.moreira@recife.ifpe.edu.br http://dase.ifpe.edu.br/~alsm Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas de Informação Recife - PE O que fazer

Leia mais

Sistemas Multiprogramáveis/Multitarefa

Sistemas Multiprogramáveis/Multitarefa Sistemas Multiprogramáveis/Multitarefa - Programas submetidos são armazenados em fitas/discos onde são executado sequencialmente -A UCP pode processar seqüencialmente cada job (tarefa), diminuindo o tempo

Leia mais

Capítulo 5 Entrada/Saída

Capítulo 5 Entrada/Saída Capítulo 5 Entrada/Saída 5.1 Princípios do hardware de E/S 5.2 Princípios do software de E/S 5.3 Camadas do software de E/S 5.4 Discos 1 Princípios do Hardware de E/S Taxas de dados típicas de dispositivos,

Leia mais

Organização e Arquitetura de Computadores I

Organização e Arquitetura de Computadores I Organização e Arquitetura de Computadores I BARRAMENTO Slide 1 Sumário Introdução Componentes de Computador Funções dos Computadores Estruturas de Interconexão Interconexão de Barramentos Slide 2 Introdução

Leia mais

Notas da Aula 11 - Fundamentos de Sistemas Operacionais

Notas da Aula 11 - Fundamentos de Sistemas Operacionais Notas da Aula 11 - Fundamentos de Sistemas Operacionais 1. Escalonamento de Tempo Real Em sistemas de tempo real, o objetivo principal do escalonador é garantir que todos os processos sejam executados

Leia mais

Sistemas Distribuídos Aula 3

Sistemas Distribuídos Aula 3 Sistemas Distribuídos Aula 3 Aula passada Processos IPC Características Ex. sinais, pipes, sockets Aula de hoje Threads Kernel level User level Escalonamento Motivação: Servidor Web Considere Servidor

Leia mais

Organização de Computadores 1

Organização de Computadores 1 Organização de Computadores 1 3.4 SISTEMA DE ENTRADA E SAÍDA Prof. Luiz Gustavo A. Martins Arquitetura de von Newmann: Computadores atuais Componentes estruturais: Memória Principal Unidade de Processamento

Leia mais

Programação de Sistemas em Tempo Real

Programação de Sistemas em Tempo Real BCC722 Programação de Sistemas em Tempo Real Processos Prof. Charles Garrocho O conceito de processo Um S.O. executa uma variedade de programas Sistemas de tempo compartilhado: programas Processo: um programa

Leia mais

UFRJ IM - DCC. Sistemas Operacionais I. Unidade III. Escalonamento de Processos. 24/04/2014 Prof. Valeria M. Bastos

UFRJ IM - DCC. Sistemas Operacionais I. Unidade III. Escalonamento de Processos. 24/04/2014 Prof. Valeria M. Bastos UFRJ IM - DCC Sistemas Operacionais I Unidade III Escalonamento de Processos 24/04/2014 Prof. Valeria M. Bastos 1 ORGANIZAÇÃO DA UNIDADE Processador Escalonamento de Processos Conceituação Critérios de

Leia mais

Gerência de Dispositivos. Adão de Melo Neto

Gerência de Dispositivos. Adão de Melo Neto Gerência de Dispositivos Adão de Melo Neto 1 Gerência de Dispositivos Introdução Acesso ao Subsistema de E/S Subsistema de E/S Device Drivers Controladores Dispositivos de E/S Discos Magnéticos Desempenho,

Leia mais

Sistemas de Informação. Sistemas Operacionais

Sistemas de Informação. Sistemas Operacionais Sistemas de Informação Sistemas Operacionais Apresentação Prof. Bruno de Souza Toledo bruno.toledo@ifmg.edu.br Sistemas Operacionais Carga horária: 80 horas/aula Habilidades e Competências A disciplina

Leia mais

Gerência do Processador. Adão de Melo Neto

Gerência do Processador. Adão de Melo Neto Gerência do Processador Adão de Melo Neto 1 Introdução Sistemas Multiprogramáveis: Múltiplos processos podem permanecer na memória principal compartilhando o uso da CPU. POLÍTICA DE ESCALONAMENTO Como

Leia mais

Curso: Redes de Computadores

Curso: Redes de Computadores Curso: Redes de Computadores Cadeira de Introdução a Sistemas Operacionais. Bibliografia Sistemas Operacionais Modernos Andew S. Tanembaum Sistema Operacionais Abraham Silberchatz, Peter Galvin e Greg

Leia mais

Gerência de Dispositivos. Adão de Melo Neto

Gerência de Dispositivos. Adão de Melo Neto Gerência de Dispositivos Adão de Melo Neto 1 Gerência de Dispositivos Gerência de Dispositivos Dispositivos de E/S Device Drivers Controladores Subsistema de E/S 2 Gerência de Dispositivos A gerência de

Leia mais

Fundamentos de Sistemas Operacionais

Fundamentos de Sistemas Operacionais Fundamentos de Sistemas Operacionais Aula 1: Introdução e Conceitos Diego Passos Informações Básicas Horário: terças e quintas, 16h. Salas: 442/235 Contato: Por e-mail: dpassos@ic.uff.br Pela página: http://www.midiacom.uff.br/~diego/sisop/

Leia mais

Sistemas de Tempo-Real

Sistemas de Tempo-Real Aula 2 Modelos computacionais Modelos de tarefas com restrições temporais explícitas, implementação Controlo lógico e temporal (por eventos -ET e por tempo -TT) 1 Aula anterior (1) Noção de tempo real

Leia mais

Redes de Computadores. Fundamentos de Sistemas Operacionais - 2º Período

Redes de Computadores. Fundamentos de Sistemas Operacionais - 2º Período Redes de Computadores Fundamentos de Sistemas Operacionais - 2º Período PARTE III: GERÊNCIA DE RECURSOS SUMÁRIO 8. GERÊNCIA DO PROCESSADOR: 8.1 Introdução; 8.2 Funções Básicas; 8.3 Critérios de Escalonamento;

Leia mais

Sistemas de Computação. Processos e escalonamento

Sistemas de Computação. Processos e escalonamento Processos e escalonamento Sistema operacional Programa que age como intermediário entre o usuário de um computador e o hardware Objetivos: Executar programas do usuário e facilitar a resolução de problemas

Leia mais

UFRJ IM - DCC. Sistemas Operacionais I. Unidade III Memória Primária. 29/04/2014 Prof. Valeria M. Bastos

UFRJ IM - DCC. Sistemas Operacionais I. Unidade III Memória Primária. 29/04/2014 Prof. Valeria M. Bastos UFRJ IM - DCC Sistemas Operacionais I Unidade III Memória Primária 29/04/204 Prof. Valeria M. Bastos ORGANIZAÇÃO DA UNIDADE Processador - Escalonamento Memória Primária Fundamentos Formas de Particionamento

Leia mais

LabSO Gerência de Processos. Processos. Porque eu preciso entender este assunto?

LabSO Gerência de Processos. Processos. Porque eu preciso entender este assunto? LabSO Gerência de AULA 3 Flávia Maristela (flavia@flaviamaristela.com) Romildo Martins (romildo@romildo.net) Porque eu preciso entender este assunto? Para entender como um computador consegue executar

Leia mais

William Stallings Arquitetura e Organização de Computadores 8 a Edição

William Stallings Arquitetura e Organização de Computadores 8 a Edição William Stallings Arquitetura e Organização de Computadores 8 a Edição Capítulo 8 Suporte do sistema operacional slide 1 Objetivos e funções Conveniência: Tornar o computador mais fácil de usar. Eficiência:

Leia mais

Técnicas Avançadas de Programação

Técnicas Avançadas de Programação Sumário Técnicas Avançadas de Programação Prof. João Marcos M. da Silva Departamento de Engenharia de Telecomunicações Escola de Engenharia Universidade Federal Fluminense Agosto de 2011 Prof. João Marcos

Leia mais

Barramento. Prof. Leonardo Barreto Campos 1

Barramento. Prof. Leonardo Barreto Campos 1 Barramento Prof. Leonardo Barreto Campos 1 Sumário Introdução; Componentes do Computador; Funções dos Computadores; Estrutura de Interconexão; Interconexão de Barramentos Elementos de projeto de barramento;

Leia mais

Introdução aos Sistemas Operacionais

Introdução aos Sistemas Operacionais Introdução aos Sistemas Operacionais Eleri Cardozo FEEC/Unicamp 1 Definição de Sistema Operacional Um sistema operacional é um gerenciador de recursos de hardware ou uma máquina virtual que oferece uma

Leia mais

Sistemas de Informação. Sistemas Operacionais

Sistemas de Informação. Sistemas Operacionais Sistemas de Informação Sistemas Operacionais PROCESSOS E THREADS PARTE III SUMÁRIO 4. GERÊNCIA DO PROCESSADOR: 4.1 Introdução; 4.2 Funções Básicas; 4.3 Critérios de Escalonamento; 4.4 Escalonamentos Não-Preemptivos

Leia mais

Gerência do Processador. Adão de Melo Neto

Gerência do Processador. Adão de Melo Neto Gerência do Processador Adão de Melo Neto 1 Introdução Sistemas Multiprogramáveis: Múltiplos processos podem permanecer na memória principal compartilhando o uso da CPU. POLÍTICA DE ESCALONAMENTO São um

Leia mais

Capítulo 13: Sistemas de E/S. Operating System Concepts 8 th Edition

Capítulo 13: Sistemas de E/S. Operating System Concepts 8 th Edition Capítulo 13: Sistemas de E/S Silberschatz, Galvin and Gagne 2009 Sobre a apresentação (About the slides) Os slides e figuras dessa apresentação foram criados por Silberschatz, Galvin e Gagne em 2009. Esse

Leia mais

Sis i te t mas a O perac a i c o i nai a s um p ouco c d a a h is i tó t ria i. a... SO His i t s ó t r ó ic i o

Sis i te t mas a O perac a i c o i nai a s um p ouco c d a a h is i tó t ria i. a... SO His i t s ó t r ó ic i o Sistemas Operacionais um pouco da história... - Evolução dos SO s através do tempo - Novas técnicas não são assimiladas simultaneamente por todos - Década de 40, não existia SO - O programador é o faz

Leia mais

Neste capítulo será descrito detalhadamente o desenvolvimento do software do sistema FEROS, justificando a escolha das tecnologias envolvidas.

Neste capítulo será descrito detalhadamente o desenvolvimento do software do sistema FEROS, justificando a escolha das tecnologias envolvidas. Desenvolvimento de um Sistema Aberto para Ensino de Robôs Manipuladores 59 4 Software Neste capítulo será descrito detalhadamente o desenvolvimento do software do sistema FEROS, justificando a escolha

Leia mais

Gerência de recursos - escalonamento global. GERÊNCIA DE RECURSOS Escalonamento Global. Gerência de recursos - escalonamento global

Gerência de recursos - escalonamento global. GERÊNCIA DE RECURSOS Escalonamento Global. Gerência de recursos - escalonamento global GERÊNCIA DE RECURSOS Escalonamento Global Além de prover comunicação, recursos de acesso a rede, memória compartilhada, sistemas de arquivos distribuídos, um sistema operacional distribuído tem que poder

Leia mais

Gerência de Recursos. Gerência do Processador

Gerência de Recursos. Gerência do Processador Gerência de Recursos Gerência do Processador Escalonamento Não-Preemptivos e Preemptivos Preempção - possibilidade de o SO interromper um processo em execução e substituí-lo por um outro. O Escalonamento

Leia mais

SSC510 Arquitetura de Computadores 1ª AULA

SSC510 Arquitetura de Computadores 1ª AULA SSC510 Arquitetura de Computadores 1ª AULA REVISÃO DE ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Arquitetura X Organização Arquitetura - Atributos de um Sistema Computacional como visto pelo programador, isto é a estrutura

Leia mais

ENADE 2011 SISTEMAS OPERACIONAIS

ENADE 2011 SISTEMAS OPERACIONAIS ENADE 2011 SISTEMAS OPERACIONAIS SOs: conteúdos comuns Gerência de processos/processador Comunicação Concorrência e Sinc. de Processos Gerenciamento de Memória Alocação de Recursos e Deadlocks Sistemas

Leia mais

ARQUITETURA DE COMPUTADORES

ARQUITETURA DE COMPUTADORES 01001111 01110010 01100111 01100001 01101110 01101001 01111010 01100001 11100111 11100011 01101111 00100000 01100100 01100101 00100000 01000011 01101111 01101101 01110000 01110101 01110100 01100001 01100100

Leia mais

Sistemas Operacionais Aula 15: Sistemas de I/O. Ezequiel R. Zorzal

Sistemas Operacionais Aula 15: Sistemas de I/O. Ezequiel R. Zorzal Sistemas Operacionais Aula 15: Sistemas de I/O Ezequiel R. Zorzal ezorzal@unifesp.br Objetivos Explorar a estrutura do subsistema de E/S de um sistema operacional Discutir os princípios do hardware de

Leia mais

Sistemas Operacionais. Visão Geral

Sistemas Operacionais. Visão Geral Sistemas Operacionais P R O F. B R U N O A L B U Q U E R Q U E S C R I G N O L I Visão Geral Organização da Apresentação Introdução Componentes de um Sistema de Computação Conceito de SO Objetivos de um

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: ENGENHARIA DE SOFTWARE Aula N : 15 Tema:

Leia mais

6 ESCALONAMENTO DE CPU

6 ESCALONAMENTO DE CPU 6 ESCALONAMENTO DE CPU O escalonamento de CPU é ponto chave da multiprogramação. Ela permite que haja mais de um processo em execução ao mesmo tempo. Em ambientes com um único processador, o escalonador

Leia mais

Sistemas Operacionais Aula 15: Sistemas de I/O. Ezequiel R. Zorzal

Sistemas Operacionais Aula 15: Sistemas de I/O. Ezequiel R. Zorzal Sistemas Operacionais Aula 15: Sistemas de I/O Ezequiel R. Zorzal ezorzal@unifesp.br www.realidadeaumentada.com.br Objetivos Explorar a estrutura do subsistema de E/S de um sistema operacional Discutir

Leia mais

Sistemas Embarcados. Prof. Dr. Fábio Rodrigues de la Rocha. (Apresentação) 1 / 45

Sistemas Embarcados. Prof. Dr. Fábio Rodrigues de la Rocha. (Apresentação) 1 / 45 Sistemas Embarcados Apresentação Prof. Dr. Fábio Rodrigues de la Rocha (Apresentação) 1 / 45 Sumário Sobre o que trata a disciplina? (Apresentação) 2 / 45 Sumário Sobre o que trata a disciplina? Página

Leia mais

Sistemas Operacionais de Tempo Real. Sérgio Campos

Sistemas Operacionais de Tempo Real. Sérgio Campos Sistemas Operacionais de Tempo Real Sérgio Campos 1 / 21 Sistemas Operacionais de Tempo Real Escalonador, Threads, Tasks Tarefas periódicas Tarefas aperiódicas Microkernel Interrupções Relógios e temporização

Leia mais

Aspectos Construtivos dos Sistemas Operacionais de Tempo Real

Aspectos Construtivos dos Sistemas Operacionais de Tempo Real Aspectos Construtivos dos Sistemas Operacionais de Tempo Real Rômulo Silva de Oliveira Departamento de Automação e Sistemas Universidade Federal de Santa Catarina DAS-UFSC Caracterização Sistemas computacionais

Leia mais

AULA Nº 08 SISTEMAS OPERACIONAIS. Threads

AULA Nº 08 SISTEMAS OPERACIONAIS. Threads AULA Nº 08 SISTEMAS OPERACIONAIS Threads Contextualizando Na aula passada Sincronização de Processos Aula de hoje Threads O Modelo de Processo 1) Utilizado para agrupar recursos 2) Um espaço de endereço

Leia mais

Capítulo 11 Estudo de Caso 2: Windows 2000

Capítulo 11 Estudo de Caso 2: Windows 2000 Capítulo 11 Estudo de Caso 2: Windows 2000 11.1 A história do windows 2000 11.2 Programando no windows 2000 11.3 Estrutura do Sistema 11.4 Processos e threads no windows 2000 11.5 Gerenciamento de memória

Leia mais

ARQUITETURA DE SISTEMAS OPERACIONAIS. VISÃO GERAL DE UM SISTEMA OPERACIONAL Prof. André Luís Alves E. M. DR. LEANDRO FRANCESCHINI

ARQUITETURA DE SISTEMAS OPERACIONAIS. VISÃO GERAL DE UM SISTEMA OPERACIONAL Prof. André Luís Alves E. M. DR. LEANDRO FRANCESCHINI ARQUITETURA DE SISTEMAS OPERACIONAIS VISÃO GERAL DE UM SISTEMA OPERACIONAL Prof. André Luís Alves E. M. DR. LEANDRO FRANCESCHINI INTRODUÇÃO Programas computacionais (ou software) constituem o elo entre

Leia mais