REGULAMENTO OFICIAL do Desafio INOVA Paula Souza de IDEIAS a NEGÓCIOS Agência de Inovação INOVA PAULA SOUZA - EMPREENDEDORISMO & STARTUP

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REGULAMENTO OFICIAL do Desafio INOVA Paula Souza de IDEIAS a NEGÓCIOS Agência de Inovação INOVA PAULA SOUZA - EMPREENDEDORISMO & STARTUP"

Transcrição

1 REGULAMENTO OFICIAL do Desafio INOVA Paula Souza de IDEIAS a NEGÓCIOS Agência de Desafio INOVA Paula Souza IDEIAS a NEGÓCIOS Edição 2015: É uma competição de Modelo de Negócios, apresentado via tela do Modelo de Negócios CANVAS, entre equipes formadas por estudantes do ensino médio, técnico, tecnológico e pós-graduação, egressos e professores de Etecs e Fatecs podendo incluir membros externos à comunidade Centro Paula Souza, que tenham como base, ideias que explorem a relação entre o que é técnica ou tecnologicamente factível e o que é estrategicamente viável, buscando atender às necessidades de pessoas e contribuir para o desenvolvimento sustentável. CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1º: O DESAFIO INOVA Paula Souza Ideias a Negócios, aqui denominado DESAFIO, é um evento que representa uma iniciativa para captação de ideias de negócio e de facilitação do acesso a fontes de financiamento, criado pela Agência de Inovação INOVA Paula Souza, com o objetivo estratégico de selecionar projetos inovadores e dinamizar o desenvolvimento do empreendedorismo e da criação de Lean Startups no âmbito da Comunidade Centro Paula Souza. Artigo 2º: Para os fins regulamentares, os seguintes termos abaixo descritos serão utilizados e assim entendidos: O termo alunos refere-se a todos os estudantes do Centro Paula Souza devidamente matriculados e regulares dos cursos técnicos, ensino médio, graduação e pós-graduação. O termo egressos refere-se a todos os indivíduos já formados nos cursos referidos no parágrafo anterior. O termo comunidade CPS refere-se a todos os indivíduos que não são alunos e nem egressos, independentemente de formação escolar em qualquer nível ou grau. O termo Professor refere-se a todos os professores do Centro Paula Souza. O termo funcionário refere-se a todos os funcionários do Centro Paula Souza, que não exerça a função de professor.

2 O termo aluno externo refere-se a qualquer aluno que pertença a outras Instituições. O termo mentor professor ou profissional com experiência que atua como orientador. O termo comunidade externa toda e qualquer pessoa da sociedade sem vínculo com o CPS. O termo Startup refere-se a uma instituição projetada para criar valor através de um novo produto ou serviço em condições de extrema incerteza. O termo Elevator's pitch - reflete a ideia de que é possível apresentar a algum interlocutor uma síntese de uma proposta de valor num pequeno intervalo de tempo, p.ex. durante o tempo transcorrido entre alguns andares dentro do elevador. O termo Design Thinking refere-se à metodologia para abordagem de problemas com vistas a encontrar coletivamente uma solução satisfatória, incentivando a ação colaborativa e participativa de todos os membros da equipe. Artigo 3º: O evento será realizado anualmente sob a coordenação pela ÁREA DE EMPREENDEDORISMO & STARTUPS da Agência de Inovação INOVA Paula Souza, com o propósito de estimular a criatividade dos estudantes de cursos técnicos, ensino médio, cursos de graduação, de pósgraduação e também de egressos do Centro Paula Souza para promover a transformação de IDEIAS em NEGÓCIOS e desenvolver Lean Startups. Artigo 4º: Equipes de participantes deverão, conforme o artigo 5º deste Regulamento, apresentar, dentro de prazo especificado no Artigo 15 do Cronograma, um Projeto para efetivação de sua participação no Evento. Parágrafo único: Todo o processo de participação deverá atender às Etapas referidas no Capítulo III deste Regulamento. Artigo 5º: O Foco dos Projetos está no desenvolvimento de ideias que explorem a relação entre o que é técnica ou tecnologicamente factível e o que é estrategicamente viável, tendo como base as necessidades de usuários e a contribuição para o desenvolvimento sustentável.

3 1. Produção Industrial; Parágrafo Único: O evento somente aceitará a inscrição dos projetos enquadrados em cada um dos seguintes Eixos Tecnológicos: 2. Produção Alimentícia; 3. Controle e Processos Industriais; 4. Gestão e Negócios; 5. Turismo, Hospitalidade e Lazer; 6. Infraestrutura; 7. Recursos Naturais; 8. Ambiente, Saúde e Segurança; 9. Informação e Comunicação; 10. Produção Cultural e Design. CAPITULO II DAS EQUIPES PARTICIPANTE Artigo 6º: A composição das equipes deverá ser auto organizada contendo no mínimo 2 e no máximo 5 integrantes sendo estes alunos, egressos, professores, funcionários ou membro da comunidade externa. Parágrafo 1º: É obrigatório que cada equipe tenha pelo menos um (01) aluno, egresso, professor, ou funcionário do Centro Paula Souza. Parágrafo 2º: Cada equipe deverá indicar um representante membro da equipe, que será o responsável por efetuar a inscrição da equipe para o DESAFIO por meio da Plataforma IDEiALab e para estabelecer todo e qualquer contato ou comunicação com a Coordenação do DESAFIO. O representante deverá ser OBRIGATORIAMENTE, um aluno, egresso, professor ou funcionário do Centro Paula Souza. Parágrafo 3º: A equipe durante o cadastro poderá indicar um Mentor para o acompanhamento e orientação do projeto, que pode ser professor do CPS ou profissional da comunidade externa. Na ausência da indicação caberá ao Agente local de Inovação fazer a atribuição. Parágrafo 4º: Integrantes menores de 18 anos ou com capacidade civil reduzida podem participar do evento, desde que atendida à exigência de apresentação de AUTORIZAÇÃO dos responsáveis legais, conforme modelo apresentado no Anexo 6 deste Regulamento. Esse documento deverá ser submetido em formato Adobe (PDF) anexo ao formulário de inscrição.

4 Artigo 7º: A plataforma IDEIALab@InovaPaulaSouza - é o ambiente virtual onde deverá ser efetuada a inscrição, validação e construção da Modelo de Negócio a ser desenvolvido pela equipe. Parágrafo 1º: Durante o processo de construção da modelagem, a equipe terá liberdade de adequação dos dados inseridos na inscrição, mudança de membros da equipe e alteração do líder da equipe até a data final de submissão de projetos para o Desafio INOVA Paula Souza - Edição Parágrafo 2º: A equipe deverá até a data limite para inscrição ao desafio, em conformidade com o cronograma, verificar se o projeto atende todas as exigências do regulamento do DESAFIO 2015 e realizar a confirmação de participação, no link apropriado da plataforma do IDEIALAb. Parágrafo 5º: Nos períodos em que os projetos estão sendo submetidos às avaliações, em conformidade ao cronograma, não será permitido o acesso na plataforma relativo ao evento para alterações, no entanto após a liberação dos resultados, as equipes poderão continuar a desenvolver as melhorias. Parágrafo 5º: O enquadramento do projeto no Eixo Tecnológico deverá ser feito através do formulário de inscrição em conformidade com o Parágrafo Único do art. 5º, que poderá eventualmente ser reenquadrado em Eixo Tecnológico que considerar mais apropriado. Parágrafo 6º: Atividade Econômica na ficha de inscrição os projetos também serão enquadrados na atividade econômicas em conformidade ao CNAE (Classificação Nacional de atividade econômicas). CAPÍTULO III - DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO DESAFIO Artigo 8º: O processo de desenvolvimento do DESAFIO: é constituído por (7) etapas, conforme descritas abaixo seguindo o cronograma estabelecido no artigo 15. Etapa 1: Inscrição dos projetos: Para efetuar a inscrição deverá ser por meio do formulário online, disponibilizado para acesso, e enviar o seu para confirmação, ao efetuar o envio receberá uma mensagem que conterá um link para a conclusão do seu cadastro, em conformidade com o capítulo II deste regulamento. Será indicada a unidade do CPS, em que o aluno esteja matriculado, em se tratando de egresso, a unidade mais próxima de seu domicilio, professores e funcionários a unidade com vínculo, cujo modelo encontra-se no Anexo 1 deste regulamento.

5 Os projetos serão analisados e validados pelos AGENTES LOCAIS DE INOVAÇÃO, associando o Mentor, indicado ou não pelo grupo, as atividades de Mentor poderão ser exercidas pelos Agentes Locais de Inovação, professores colaboradores, profissionais e/ou empresários voluntários devidamente credenciados na unidade de origem do projeto. Os projetos não validados nesta fase serão recomendados a realizar a adequação no Laboratório de germinação de Ideias & Negócios - IDEIALab@INOVAPaulaSouza. A Elaboração da Ideia dos projetos inscritos deverão ser por meio de canal online, em conformidade com o Modelo de Negócios CANVAS INOVA Paula Souza, disponibilizado em bem como submeterá o Elevator s Pitch que necessita ser um vídeo, postado no youtube, com no máximo 3 minutos, promovendo sua ideia. Etapa 2: Classificação na unidade deverá ocorrer por meio de um comitê do Núcleo Local de Inovação, que irá escolher os dez melhores projetos para participar da etapa 3, não sendo permitida a divulgação da ordem de classificação, esses projetos receberão o Certificado de Menção Honrosa. Etapa 3: Aprimoramentos dos projetos classificados na etapa 2, com o detalhamento do potencial de marketing e finanças da ideia em conformidade com o formulário padrão que será disponibilizado, para demonstrar os aspectos de viabilidade de mercado e financeiro do projeto, a ser anexado na página do CANVAS em PDF. Nessa etapa o Núcleo Local de Inovação por meio de um comitê irá indicar os três melhores projetos para participar na etapa 4 (regional), realizando a efetiva inscrição no evento DESAFIO INOVA PAULA SOUZA. Etapa 4: Classificação Regional: o conjunto dos projetos classificados pela etapa 3, serão avaliados quantitativamente pela Comissão Julgadora Regional do DESAFIO, que classificará quinze (15) projetos que obtiverem as maiores pontuações dentre o conjunto de projetos independente de seu eixo e unidade de origem situada dentro do Polo, não sendo permitida a divulgação da ordem de classificação. A regionalização obedece à divisão geográfica constituída pelo Polo Regional INOVA Paula Souza (vide anexo), que integra os municípios e suas respectivas unidades do CPS e seus Núcleos Locais de Inovação. O processo de classificação será realizado online, por avaliadores indicados pela organização do DESAFIO, não sendo permitida a participação de Mentores como avaliadores de classificação. A partir dessa etapa os projetos não poderão ser modificados no seu conjunto.

6 Etapa 5: Finalistas do Polo - nessa etapa será instalado um comitê regional composto de no mínimo 5 (cinco) membros da Comunidade Regional, que selecionará os três melhores projetos entre os 15 (quinze) classificados na etapa 4, para participar da fase estadual, etapa 6. O comitê terá seu funcionamento fechado ao público, em que o Supervisor responsável pelo Polo fará a apresentação dos projetos e de seu Elevator s Pitch, que após todas as apresentações, o comitê deverá indicar por consenso os três (03) melhores projetos. Os projetos finalistas do Polo Regional independente de sua classificação receberão o Certificado de Menção Honrosa, e poderão ser divulgados na Vitrine de Inovadores da INOVA Paula Souza e nos DEMODAY em datas a serem divulgadas. Etapa 6: Fase estadual - os melhores projetos classificados na etapa regional, formados pelo conjunto de três projetos por Polo que totaliza 48 (quarenta e oito), irá concorrer com as demais projetos dos demais Polos Regionais. O conjunto dos projetos será analisado e terá avaliação quantitativa pela Comissão Julgadora Estadual do DESAFIO, que classificará os dez (10) primeiros colocados que obtiverem as maiores pontuações dentre o conjunto de projetos, que irá participar da etapa Melhor dos Melhores. Etapa 7: Melhor dos Melhores - Nesta etapa os projetos vencedores concorrerão igualmente, independentemente de sua classificação anterior. O conjunto dos 10 melhores projetos, classificados fará a apresentação oral de suas Lean Startups, dentre as quais serão escolhidos os três (03) Melhores para menção Ouro, Prata e Bronze e receberão os respectivos prêmios. As demais equipes receberão o Certificado de Menção Honrosa de Participação estadual. A apresentação será presencial, com a participação de todos os membros da equipe, podendo utilizar recursos multimídias, para apresentar sua Startup rigorosamente dentro do tempo de 3 (três) minutos. Nessa fase as Startups serão submetidas à avaliação com a presença de examinadores externos, composta por profissionais do mercado com reconhecida experiência em Empreendedorismo e Startups. Artigo 9º: Das Classificações e Premiações - Na competição de nível estadual os projetos serão classificados em 1º Colocado, 2º Colocado e 3º Colocado, dentre o conjunto dos projetos selecionados para o DESAFIO Estadual. Parágrafo único: Os projetos classificados a nível regional receberão Certificados de Menção Honrosa Regional e os classificados a nível estadual receberão o Certificado de Menção Honrosa Estadual, para quais serão oferecidas oportunidades para networking com as empresas ou entidades patrocinadoras (vide Anexo 5) e possibilidades para

7 incubação de suas Startups em Incubadoras de Empresas parceiras da Agência de Inovação INOVA Paula Souza, podendo vir a ser apoiados também por Aceleradoras de Startups. CAPITULO IV DAS DISPOSIÇOES GERAIS Artigo 10º: Dos Custos - A INOVA Paula Souza não se responsabiliza pelo ressarcimento das despesas oriundas da participação na competição. Artigo 11º: Das Exclusões - Serão excluídos do DESAFIO quaisquer projetos que estejam enquadrados nas seguintes condições: a) Projetos que não apresentem autenticidade e que violem direitos autorais de terceiros. b) Projetos que não documentem todas as informações requeridas. c) Projetos cujas equipes não estejam em conformidade com o estabelecido neste regulamento. d) Projetos que não atendam às orientações quanto à formatação e às restrições propostas para cada tipo de documento solicitado ao longo da competição. Artigo 12º: A propriedade intelectual e a confidencialidade do conteúdo dos projetos seguirão as normas previstas nas leis específicas. 1º - Ao se inscreverem no DESAFIO, todos os membros das equipes participantes não se obrigam a ceder quaisquer informações que julguem sigilosas, confidenciais, ou não pertinentes ao projeto. 2º - Caso haja publicação ou divulgação dos projetos inscritos por quaisquer meios, estas deverão realizar-se de acordo com o parágrafo anterior. Todavia, de forma a que os membros das equipes se disponham a prestar depoimentos e informações quando solicitados, é necessária a concordância à cessão de direitos de imagem já implícita e aceita neste regulamento a partir da realização da inscrição do projeto. Artigo 13º: Os arquivos contendo os Modelos CANVAS de Negócios, bem como as apresentações em quaisquer mídias inscritas no DESAFIO, ficarão armazenados na base de dados da Agência de Inovação INOVA Paula Souza e terão caráter sigiloso, podendo ser eventualmente disponibilizados apenas ao ambiente acadêmico ou a parceiros e patrocinadores sempre com caráter privado e mediante confidencialidade.

8 Parágrafo Único: Os projetos inscritos cujas equipes não realizarem a atualização ou a devida exclusão até o mês de abril do ano subsequente à inscrição, serão considerados abandonados, sendo direito da Agência de Inovação INOVA Paula Souza deliberar sobre novas ações, inclusive pela formação de novas equipes a fim de dar sequência ao projeto e subsequentes inscrições em futuras competições. Artigo 14º: Aos promotores do DESAFIO reservam-se o direito de uso da imagem de todos os participantes da competição. 1º - As imagens e referências coletadas durante o DESAFIO, tais como, nome da proposta da Lean Startup e Modelo CANVAS de Negócios, logomarcas, nomes dos empreendedores, descrição da Startup, vídeos e fotos, apresentações de Elevator s Pitch e vídeos que contenham imagens da equipe e apresentação da Startup ou projeto, sumários executivos, endereço de website, Facebook, Twitter e outras redes sociais, depoimentos e qualquer material midiático produzido durante o evento ou fornecido pelos participantes, poderão ser veiculadas em todos os tipos de mídia, sendo autorizada pelos participantes, sua utilização em diferentes documentos e situações. Artigo 15º: Do Cronograma - As datas dos eventos deste DESAFIO estão descritas no calendário a seguir, ficando assegurado ao comitê organizador do DESAFIO, o direito facultativo de mudanças de datas, se assim achar necessário por motivos de força maior. Calendário de Atividades do Desafio INOVA Paula Souza - Edição 2015 Datas Eventos: 01/05/2015 a 29/08/2015: Lançamento Oficial do Desafio INOVA Paula Souza IDEIAS a NEGÓCIOS; Ampla divulgação em todas as mídias sociais do Centro Paula Souza. ETAPA 1: inscrições desenvolvimento na Plataforma do IDEIALab, dos projetos de Lean Startup em seus respectivos Eixos Tecnológicos e Upload do CANVAS do respectivo Modelo de Negócios e do Elevator s Pitch; Os projetos inscritos em 2014 que participaram ou não do Desafio 2014 devem ser reeditados. 30/08/2015 a 08/09/2015 ETAPA 2: Seleção das equipes pela unidade (dez melhores projetos), que receberão o Certificado de Menção emitido pelo Núcleo Local de Inovação. Esses projetos estarão habilitados para participar da etapa 3 DETALHAMENTO DA IDEIA dos quais serão selecionados três que irão representar a unidade na etapa regional (etapa 4).

9 No dia 08/09/ Núcleo Local irá informar por meio de link que será divulgado, os dados dos projetos classificados na etapa da unidade que participarão da etapa 3. 09/09/2015 a 30/11/2015 ETAPA 3 Detalhamento da ideia em conformidade com o formulário padrão que será disponibilizado, que deverá adequar os projetos nos aspectos de viabilidade de mercado e financeiro. Nessa etapa o Núcleo Local de Inovação irá indicar até o dia 02/12/2015 os três melhores projetos que irão participar da etapa regional do DESAFIO. O formulário de detalhamento deverá ser anexado em PDF no espaço reservado do CANVAS. 03/12/2015 a 15/12/2015 ETAPA 4 - Avaliação dos projetos a nível regional que foram classificados pela etapa 3, deverá selecionar os 15 melhores projetos do Polo. Que estarão homologados para serem publicados na vitrine compondo os 240 projetos selecionados nos Polos. Importante ressaltar que esses 240 projetos de vitrine passam a ser elegíveis a possíveis concursos, prêmios ou capacitações promovidas pela INOVA e receberão o certificado de Menção Honrosa Regional, emitido pela Coordenação Regional em conjunto com o Coordenador de Empreendedorismo da Inova Paula Souza. 16/12/2015 a 21/12/2015 ETAPA 5: Comitê regional irá classificar e divulgar os três melhores projetos do Polo entre os 15 classificados na etapa 4. O comitê será instalado na sede regional e fechado ao público, composto de no mínimo 5 (cinco) membros da Comunidade Regional, que selecionará os três melhores projetos entre os 15 (quinze) classificados na etapa 4, para participar da fase estadual, etapa 6. 23/12/2015 Publicação das equipes classificadas na etapa 5 para disputa a nível estadual para etapa 6. 01/02/2016 a 28/02/2016 ETAPA 6: nessa etapa será feita a avaliação dos 48 projetos classificados na etapa anterior a nível estadual, para classificar os 10 (dez) melhores projetos. 10/03/2016 Divulgação dos dez (10) projetos classificados a nível estadual para participar do melhor dos melhores. Final de março de 2016 (data a ser publicada) ETAPA 7 O Melhor dos Melhores O conjunto dos 10 (dez) classificados na Etapa 6 passarão automaticamente a concorrer ao Melhor dos Melhores. Nesta Etapa, esses premiados farão suas apresentações orais de suas Lean Startups, dentre as quais serão escolhidas as 3 Melhores para menção Ouro, Prata e Bronze e entrega dos respectivos prêmios. A plataforma do IDEIALab permanecerá acessível durante todo o período. A plataforma do IDEIALab permanecerá acessível durante todo o período.

10 Artigo 16º: Das Avaliações - Será elaborada a Comissão Julgadora constituída por docentes do Centro Paula Souza. As avaliações serão elaboradas num sistema online disponibilizado no site do DESAFIO, e mantendo sigilo absoluto dos integrantes da equipe e suas localizações geográficas, de modo a promover a maior isenção possível nas atribuições de pontos. Os quesitos e critérios de avaliação constam do Anexo 3 deste regulamento. Parágrafo 1º: Em nível da Unidade, compete ao Núcleo Local de Inovação, por meio de um comitê formado por integrantes do Núcleo e convidados, a respectiva avaliação para escolha dos três melhores projetos da Unidade relativa a Etapa 2, que irão participar da fase regional. Parágrafo 2º: O nível regional Compete ao Supervisor Regional, relacionar os respectivos avaliadores e enviar a Organização do DESAFIO, 30 dias antes do período de avaliação, para que sejam inseridos no sistema online. Na relação deverá conter 5 avaliadores docentes do Centro Paula Souza ou profissionais da comunidade. O supervisor Regional deverá na etapa 5, constituir uma banca composta de no mínimo 3 (três) membros da Comunidade Regional, que apontarão os três melhores entre os classificados entre os 15 (quinze), para participar da fase estadual, etapa 6. As bancas deverão ser fechadas ao público, com a participação da equipe e avaliadores, onde ocorrerá a apresentação do Elevator s Pitch e respectivas analises dos projetos, sendo indicados os três (03) melhores projetos sob a percepção dos avaliadores, que irá para fase estadual. Parágrafo 3º: O nível estadual será convidado pela comissão organizadora do DESAFIO os docentes ou profissionais da comunidade que fará a avaliação online. Os avaliadores dos comitês regionais ficam excluídos do comitê estadual, que irá classificar os 10 (dez) melhores projetos entre os 48 indicados na etapa regional para participar da etapa Melhor dos Melhores. Parágrafo 4º: Para o evento final de seleção e premiação Melhor dos Melhores, será constituída uma banca examinadora composta de nove integrantes, dos quais no mínimo, 5 (cinco) serão externos ao Centro Paula Souza, os quais farão o julgamento das apresentações presenciais dos projetos selecionados. Artigo 17º: Resoluções durante o evento - O Comissão Organizadora do DESAFIO poderá emitir resoluções que ajustem e/ou facilitem a implementação das normas previstas neste Regulamento em função das especificidades inerentes à natureza do evento.

11 Artigo 18º: Os participantes, ao se inscreverem no DESAFIO, concordam com todas as cláusulas deste regulamento, inclusive, e não somente, aos termos relacionados à cessão de imagem e confidencialidade. Artigo 19º: A Comissão Organizadora do DESAFIO - Será composta por membros da Agência de Inovação INOVA Paula Souza. São Paulo, 01 de maio de 2015 Coordenação: Prof. Me. Rui Dezani Coordenador de Empreendedorismo & Startup Agência de Inovação INOVA Paula Souza Ricardo Pupo Larguesa TI Agência de Inovação INOVA Paula Souza Prof. Oswaldo Massambani Diretor Agência de Inovação INOVA Paula Souza Para quaisquer esclarecimentos sobre este Regulamento envie para: desafio@inovapaulasouza.sp.gov.br O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Desafio INOVA Paula Souza de Ideias a Negócios Para submeter seu projeto acesse-o através da plataforma: 1. Título do Projeto: Deve representar de forma objetiva a ideia que pretende desenvolver para modelar a criação de negócio uma LEAN STARTUP.

12 2. Eixo Tecnológico do Projeto: 3. Descreva em uma frase o negócio que pretende desenvolver. 4. A Equipe: Apresente a sua Equipe entre 3 a 5 membros: Nome, Idade e descrição de cada membro da equipe, suas formações e competências para o desenvolvimento do projeto, indicando se é aluno matriculado, egresso, professor ou membro externo à comunidade Centro Paula Souza. 5. O Problema: Quais problemas buscam resolver para a sociedade? Indique o grau de alinhamento com demandas reais de mercado. Como esse problema é resolvido hoje em dia? 6. A Solução: De que forma se pretende solucionar esse problema? O que há de novo nessa solução? 7. A Solução: Por que você decidiu focar nessa solução. Qual o membro que tem expertise nessa área? 8. O Mercado: Quais são os potenciais usuários ou clientes para o seu negócio? 9. O Mercado: Qual é o tamanho do mercado que você busca atingir com a criação de um negócio a partir deste seu projeto. 10. Os Concorrentes: Quem são seus potenciais concorrentes, e/ou quem pode se tornar seu concorrente ao longo do desenvolvimento do seu modelo de negócio? 11. O Modelo de Receita: Como você pretende fazer chegar seu produto ou serviço aos usuários? Como você vai ganhar dinheiro com a execução de sua Lean Startup? 12. O Representante da Equipe (um aluno regularmente matriculado): (A-) Nome Completo: (B-) Endereço completo: (C-) Telefone para contato: (D-) (E-) Nome Skype: (F-) Unidade em que está matriculado.

13 (G-) No item (f) no caso de egresso indicar a Unidade Próxima de seu Domicilio.

Desafio INOVA Paula Souza IDEIAS a NEGÓCIOS Edição 2015

Desafio INOVA Paula Souza IDEIAS a NEGÓCIOS Edição 2015 Desafio INOVA Paula Souza IDEIAS a NEGÓCIOS Edição 2015 É uma competição de Modelo de Negócios, apresentados via tela do Modelo de Negócios CANVAS, entre equipes formadas por estudantes do ensino médio,

Leia mais

Fatec Ipiranga 22/10/2014. Desafio INOVA Paula Souza de IDEIAS a NEGÓCIOS INOVA PAULA SOUZA 1

Fatec Ipiranga 22/10/2014. Desafio INOVA Paula Souza de IDEIAS a NEGÓCIOS INOVA PAULA SOUZA 1 Desafio INOVA Paula Souza de IDEIAS a NEGÓCIOS Profa. Dra. Ana Paula Gonçalves Serra Prof. Dr. João Alves Pacheco Agentes Locais de Inovação INOVA PAULA SOUZA 1 INOVA PAULA SOUZA 2 INOVA PAULA SOUZA 3

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL AI 02/2018 A AGÊNCIA DE INOVAÇÃO DA UFABC FAZ SABER que se encontrarão abertas inscrições para a o DESAFIO UFABC DE EMPREENDEDORISMO EDIÇÃO 2018. O DESAFIO UFABC DE EMPREENDEDORISMO será regido

Leia mais

REGULAMENTO OFICIAL do DESAFIO INOVA Paula Souza de IDEIAS a INOVAÇÃO Agência de Inovação INOVA PAULA SOUZA - EMPREENDEDORISMO & STARTUP

REGULAMENTO OFICIAL do DESAFIO INOVA Paula Souza de IDEIAS a INOVAÇÃO Agência de Inovação INOVA PAULA SOUZA - EMPREENDEDORISMO & STARTUP Desafio INOVA Paula Souza TRANSFORMANDO IDEIAS EM INOVAÇÕES Edição 2017 É uma competição de Modelo de Negócios, apresentados via tela do Modelo de Negócios CANVAS, entre equipes formadas por estudantes

Leia mais

EDITAL n o 001/15. Capítulo I Das finalidades, Características e Objetivos do Programa

EDITAL n o 001/15. Capítulo I Das finalidades, Características e Objetivos do Programa EDITAL n o 001/15 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO PUC-CAMPINAS EMPREENDE 2015 PROJETO IDEIAS DE NEGÓCIO A PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS torna pública

Leia mais

EDITAL n o 001/17 PROJETO IDEIAS DE NEGÓCIO

EDITAL n o 001/17 PROJETO IDEIAS DE NEGÓCIO EDITAL n o 001/17 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO PUC-CAMPINAS EMPREENDE - 2017 PROJETO IDEIAS DE NEGÓCIO A PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS torna

Leia mais

EDITAL n o 001/16 PROJETO IDEIAS DE NEGÓCIO

EDITAL n o 001/16 PROJETO IDEIAS DE NEGÓCIO EDITAL n o 001/16 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO PUC-CAMPINAS EMPREENDE - 2016 PROJETO IDEIAS DE NEGÓCIO A PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS torna

Leia mais

Grupo Educacional UNIS - MG Núcleo de Empreendedorismo do UNIS - NEUNIS

Grupo Educacional UNIS - MG Núcleo de Empreendedorismo do UNIS - NEUNIS REALIZAÇÃO: UNIS/MG VERSÃO 3 ALTERAÇÃO NA DATA REFERENTE AO PROCESSO DE INSCRIÇÃO NOVA DATA 19 DE SETEMBRO DE 2016 REGULAMENTO CAPÍTULO 1 DOS OBJETIVOS Art. 1º O Concurso INOVA UNIS é uma iniciativa do

Leia mais

Agenda: Agência INOVA TCC CANVAS Pitch Etapas IdeaLab BootCamp Mostra de Modelos de Negócio DemoDay Cronograma Ações Encerramento.

Agenda: Agência INOVA TCC CANVAS Pitch Etapas IdeaLab BootCamp Mostra de Modelos de Negócio DemoDay Cronograma Ações Encerramento. Agenda: Agência INOVA TCC CANVAS Pitch Etapas IdeaLab BootCamp Mostra de Modelos de Negócio DemoDay Cronograma Ações Encerramento Duração: 50min Agência INOVA: Mantida pelo CPS Fomentar a inovação + parcerias

Leia mais

REGULAMENTO. ARRISCA C Concurso de Ideias e Planos de Negócio - 10ª edição

REGULAMENTO. ARRISCA C Concurso de Ideias e Planos de Negócio - 10ª edição ARRISCA C Concurso de Ideias e Planos de Negócio - 10ª edição REGULAMENTO 1. Este Concurso visa estimular o desenvolvimento de conceitos de negócio em torno dos quais se perspetive a criação de novas empresas.

Leia mais

III Concurso de Pitch para Empresas Juniores da UEG

III Concurso de Pitch para Empresas Juniores da UEG 1 III Concurso de Pitch para Empresas Juniores da UEG REGULAMENTO CAPÍTULO 1 DA APRESENTAÇÃO E DOS OBJETIVOS Art. 1 O 3 Concurso de Pitch para Empresas Juniores é uma realização da Universidade Estadual

Leia mais

Grupo Educacional UNIS - MG

Grupo Educacional UNIS - MG 2º CONCURSO INOVA UNIS 2017 REALIZAÇÃO: UNIS/MG REGULAMENTO CAPÍTULO 1 DOS OBJETIVOS Art. 1º O Concurso INOVA UNIS é uma iniciativa do Centro de Empreendedorismo, pesquisa e inovação do Centro Universitário

Leia mais

I Olimpíada de Empreendedorismo Universitário

I Olimpíada de Empreendedorismo Universitário I Olimpíada de Empreendedorismo Universitário REGULAMENTO CAPÍTULO 1 DA APRESENTAÇÃO E DOS OBJETIVOS Art. 1 A I Olimpíada de Empreendedorismo Universitário (OEU) é uma realização das incubadoras de empresas

Leia mais

Regulamento da 3ª edição do AVANT.IF. AVANT.IF: Competição de Ideias Inovadoras

Regulamento da 3ª edição do AVANT.IF. AVANT.IF: Competição de Ideias Inovadoras Regulamento da 3ª edição do AVANT.IF AVANT.IF: Competição de Ideias Inovadoras 1 DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1 CONCEITO O AVANT.IF é uma Competição de Ideias Inovadoras entre os discentes, servidores e egressos

Leia mais

REGULAMENTO DA 4ª OLIMPÍADA DE EMPREENDEDORISMO UNIVERSITÁRIO

REGULAMENTO DA 4ª OLIMPÍADA DE EMPREENDEDORISMO UNIVERSITÁRIO REGULAMENTO DA 4ª OLIMPÍADA DE EMPREENDEDORISMO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CATEGORIA 2 EMPREENDEDORISMO SOCIAL Outubro de 2017 REGULAMENTO CATEGORIA 2 EMPREENDEDORISMO SOCIAL 1. APRESENTAÇÃO

Leia mais

EDITAL REVISADO EM 12/03/2019 EDITAL DE SELEÇÃO PARA CHAMADA DE CANDIDATOS AO PROGRAMA ESCOLA DE INOVADORES

EDITAL REVISADO EM 12/03/2019 EDITAL DE SELEÇÃO PARA CHAMADA DE CANDIDATOS AO PROGRAMA ESCOLA DE INOVADORES EDITAL REVISADO EM 12/03/2019 EDITAL DE SELEÇÃO PARA CHAMADA DE CANDIDATOS AO PROGRAMA ESCOLA DE INOVADORES 1. OBJETIVO A Faculdade de Tecnologia de Botucatu - FATEC, juntamente com a Agência INOVA Paula

Leia mais

máxima de 2 minutos (em formato mp4 e a resolução mínima de 720px), no qual deverá ser

máxima de 2 minutos (em formato mp4 e a resolução mínima de 720px), no qual deverá ser ARRISCA C 2015 Concurso de Ideias e Planos de Negócio REGULAMENTO V1 1. Este concurso visa estimular o desenvolvimento de conceitos de negócio em torno dos quais se perspetive a criação de novas empresas.

Leia mais

EDITAL n o 002/15. Capítulo I Das finalidades, Características e Objetivos do Projeto

EDITAL n o 002/15. Capítulo I Das finalidades, Características e Objetivos do Projeto EDITAL n o 002/15 PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO PUC-CAMPINAS EMPREENDE 2015 PROJETO PRÉ-INCUBAÇÃO DE IDEIAS A torna pública a abertura das inscrições aos alunos e egressos de Graduação e de Pós-Graduação

Leia mais

II PRÊMIO FUTURO ADVOGADO

II PRÊMIO FUTURO ADVOGADO EDITAL II PRÊMIO FUTURO ADVOGADO EDIÇÃO 2017 REALIZAÇÃO: INSTITUTO BRASILEIRO DE ASSUNTOS JURÍDICOS IBRAJUR TEMA 2017: Qual o papel do advogado em um universo jurídico conciliador? I. DO OBJETIVO 1.1.

Leia mais

Você já teve uma ideia e pensou que poderia transformá-la em um bom negócio? Você já encontrou problemas para os quais imaginou uma solução?

Você já teve uma ideia e pensou que poderia transformá-la em um bom negócio? Você já encontrou problemas para os quais imaginou uma solução? Você já teve uma ideia e pensou que poderia transformá-la em um bom negócio? Você já encontrou problemas para os quais imaginou uma solução? Você já pensou em formas de tornar o mundo um lugar melhor por

Leia mais

N O 01 DE 03 DE MAIO DE 2018

N O 01 DE 03 DE MAIO DE 2018 EDITAL INOVABUSINESS N O 01 DE 03 DE MAIO DE 2018 PROGRAMA INOVABUSINESS SS A Pró-reitora reitora Acadêmica da Universidade Vila Velha, no uso de suas atribuições legais e estatutárias resolve implementar

Leia mais

EDITAL o PRÊMIO PADRE FRANCISCO XAVIER ROSER S.J. DE EMPREENDEDORISMO DE INOVAÇÃO

EDITAL o PRÊMIO PADRE FRANCISCO XAVIER ROSER S.J. DE EMPREENDEDORISMO DE INOVAÇÃO EDITAL 2016 5 o PRÊMIO PADRE FRANCISCO XAVIER ROSER S.J. DE EMPREENDEDORISMO DE INOVAÇÃO Objetivando fomentar a relação entre pesquisa, inovação e empreendedorismo no cenário regional, nacional e internacional,

Leia mais

REGULAMENTO 15º Prêmio Destaque em Comunicação - SINEPE/RS

REGULAMENTO 15º Prêmio Destaque em Comunicação - SINEPE/RS REGULAMENTO 15º Prêmio Destaque em Comunicação - SINEPE/RS I DA INSTITUIÇÃO DA PREMIAÇÃO II DAS CATEGORIAS III DAS INSCRIÇÕES IV DOS PROJETOS V DO JULGAMENTO VI DAS DATAS VII DA COORDENAÇÃO I DA INSTITUIÇÃO

Leia mais

Concurso Feira de Startups Jataí REGULAMENTO

Concurso Feira de Startups Jataí REGULAMENTO Concurso Feira de Startups Jataí - 2018 REGULAMENTO 1. Apresentação A Prefeitura Municipal de Jataí, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Beetech - Centro de Empreendedorismo e Incubação

Leia mais

REGULAMENTO 8º Prêmio Inovação em Educação

REGULAMENTO 8º Prêmio Inovação em Educação REGULAMENTO 8º Prêmio Inovação em Educação I DA INSTITUIÇÃO DA PREMIAÇÃO II DAS CATEGORIAS III DAS INSCRIÇÕES IV DOS PROJETOS V DO JULGAMENTO VI DAS DATAS VII DA COORDENAÇÃO I DA INSTITUIÇÃO DA PREMIAÇÃO

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA CONCURSO INOVA UNIFACS 2019

EDITAL DE ABERTURA CONCURSO INOVA UNIFACS 2019 EDITAL DE ABERTURA CONCURSO INOVA UNIFACS 2019 A Pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade Salvador, Laureate International Universities (UNIFACS), por meio da Agência de Inovação

Leia mais

StartPOA REGULAMENTO

StartPOA REGULAMENTO StartPOA 2017 - REGULAMENTO StartPoA, você participa e todos ganham. O StartPoa é um evento integrante da 18ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS (MostraPoA) concebido para incentivo à criatividade

Leia mais

REGULAMENTO DO DESAFIO DE IDEIAS CONNEPI 2018

REGULAMENTO DO DESAFIO DE IDEIAS CONNEPI 2018 REGULAMENTO DO DESAFIO DE IDEIAS CONNEPI 2018 DEFINIÇÃO Evento de Ideias Inovadoras entre os discentes de toda a Rede Federal de Ensino. Esta edição será promovida pelo IFPE e IF-Sertão, simultaneamente

Leia mais

REGULAMENTO 10º Prêmio Inovação em Educação

REGULAMENTO 10º Prêmio Inovação em Educação REGULAMENTO 10º Prêmio Inovação em Educação I DA INSTITUIÇÃO DA PREMIAÇÃO II DAS CATEGORIAS III DAS INSCRIÇÕES IV DOS PROJETOS V DO JULGAMENTO VI DAS DATAS VII DA COORDENAÇÃO I DA INSTITUIÇÃO DA PREMIAÇÃO

Leia mais

Regulamento VI MADRUGADÃO FEEVALE

Regulamento VI MADRUGADÃO FEEVALE Regulamento VI MADRUGADÃO FEEVALE O VI MADRUGADÃO FEEVALE é um Concurso promovido pelo Instituto de Ciências Sociais Aplicadas por meio do Curso de Comunicação Social da Universidade Feevale. Proporciona,

Leia mais

Edital do 26º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP

Edital do 26º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP 1. Definição 1.1. O Simpósio Internacional SIICUSP é um evento realizado anualmente que tem como objetivo divulgar os resultados dos projetos de pesquisas científicas e tecnológicas realizadas por estudantes

Leia mais

Regulamento - APP Challenge UFRGS 2017

Regulamento - APP Challenge UFRGS 2017 Regulamento - APP Challenge UFRGS 2017 1. CARACTERÍSTICAS E FINALIDADE DO CONCURSO 1.1. Este Regulamento estabelece os termos e as condições de participação e outorga de prêmio no APP Challenge UFRGS 2017.

Leia mais

EDITAL 01/ DESAFIO DE IDEIAS E SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS

EDITAL 01/ DESAFIO DE IDEIAS E SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS EDITAL 01/2018 - DESAFIO DE IDEIAS E SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES O Instituto Cais Digital é uma associação sem fins lucrativos que visa praticar e desenvolver ações e projetos

Leia mais

EDITAL Nº 020/2016 CONCURSO DE CHARGE DO PROJETO EDUCAÇÃO EM SAÚDE DA FPS

EDITAL Nº 020/2016 CONCURSO DE CHARGE DO PROJETO EDUCAÇÃO EM SAÚDE DA FPS EDITAL Nº 020/2016 CONCURSO DE CHARGE DO PROJETO EDUCAÇÃO EM SAÚDE DA FPS 1 Comissão organizadora: América Palmeira Carine Azeredo Celina Rocha Daniela Moura Eloyna Costa Mônica Coentro Silvia Maciel 2

Leia mais

STOCKOLM JUNIOR WATER PRIZE PRÊMIO JOVEM DA ÁGUA DE ESTOCOLMO. Etapa Nacional Brasileira

STOCKOLM JUNIOR WATER PRIZE PRÊMIO JOVEM DA ÁGUA DE ESTOCOLMO. Etapa Nacional Brasileira STOCKOLM JUNIOR WATER PRIZE PRÊMIO JOVEM DA ÁGUA DE ESTOCOLMO Etapa Nacional Brasileira CAPÍTULO I Das Disposições Iniciais Art. 1º O Stockholm Junior Water Prize é uma competição promovida pelo Stockolm

Leia mais

StartPOA REGULAMENTO

StartPOA REGULAMENTO StartPOA 2018 - REGULAMENTO StartPoA, você participa e todos ganham. O StartPoa é um evento integrante da 19ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS Campus Porto Alegre (MostraPoA) concebido para

Leia mais

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA 2019 REGULAMENTO

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA 2019 REGULAMENTO 1. Disposições Gerais OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA 2019 REGULAMENTO 1.1 A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é uma realização conjunta do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da

Leia mais

Você já teve uma ideia e pensou que poderia transformá-la em um bom negócio? Você já encontrou problemas para os quais imaginou uma solução?

Você já teve uma ideia e pensou que poderia transformá-la em um bom negócio? Você já encontrou problemas para os quais imaginou uma solução? Você já teve uma ideia e pensou que poderia transformá-la em um bom negócio? Você já encontrou problemas para os quais imaginou uma solução? Você já pensou em formas de tornar o mundo um lugar melhor por

Leia mais

EDITAL Nº 01/2018_2/DIE/PROPEG

EDITAL Nº 01/2018_2/DIE/PROPEG EDITAL Nº 01/2018_2/DIE/PROPEG O Departamento de Inovação e Empreendedorismo - DIE, vinculado a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, no uso

Leia mais

REGULAMENTO DA FEIRA DE NOVOS PRODUTOS, PROCESSOS E SERVIÇOS 2017 DO CAMPUS UBERLÂNDIA CENTRO

REGULAMENTO DA FEIRA DE NOVOS PRODUTOS, PROCESSOS E SERVIÇOS 2017 DO CAMPUS UBERLÂNDIA CENTRO REGULAMENTO DA FEIRA DE NOVOS PRODUTOS, PROCESSOS E SERVIÇOS 2017 DO CAMPUS UBERLÂNDIA CENTRO I. DISPOSIÇÕES GERAIS 1) A Feira de Novos Produtos, Processos e Serviços (FNPPS 2017) é uma das ações do Instituto

Leia mais

Você já teve uma ideia e pensou que poderia transformá-la em um bom negócio? Você já encontrou problemas para os quais imaginou uma solução?

Você já teve uma ideia e pensou que poderia transformá-la em um bom negócio? Você já encontrou problemas para os quais imaginou uma solução? Você já teve uma ideia e pensou que poderia transformá-la em um bom negócio? Você já encontrou problemas para os quais imaginou uma solução? Você já pensou em formas de tornar o mundo um lugar melhor por

Leia mais

REGULAMENTO CATEGORIA 1 EMPREENDEDORISMO DE NEGÓCIOS

REGULAMENTO CATEGORIA 1 EMPREENDEDORISMO DE NEGÓCIOS REGULAMENTO CATEGORIA 1 EMPREENDEDORISMO DE NEGÓCIOS 1. APRESENTAÇÃO A Categoria 1 Empreendedorismo de Negócios da 3ª Olimpíada de Empreendedorismo Universitário (3ª OEU) é uma competição que visa reunir

Leia mais

REGULAMENTO CONCURSO CULTURAL 4º PRÊMIO UNA DE INCENTIVO AO CONHECIMENTO

REGULAMENTO CONCURSO CULTURAL 4º PRÊMIO UNA DE INCENTIVO AO CONHECIMENTO REGULAMENTO CONCURSO CULTURAL 4º PRÊMIO UNA DE INCENTIVO AO CONHECIMENTO Este Adendo altera o Calendário do 4º Prêmio Una de Incentivo ao Conhecimento e se torna parte integrante do regulamento próprio.

Leia mais

REGULAMENTO DE PARTICIPAÇÃO DA PRIMEIRA EDIÇÃO DO PROGRAMA DE PRÉ ACELERAÇÃO CNE GO 2º SEMESTRE/2018

REGULAMENTO DE PARTICIPAÇÃO DA PRIMEIRA EDIÇÃO DO PROGRAMA DE PRÉ ACELERAÇÃO CNE GO 2º SEMESTRE/2018 REGULAMENTO DE PARTICIPAÇÃO DA PRIMEIRA EDIÇÃO DO PROGRAMA DE PRÉ ACELERAÇÃO CNE GO 2º SEMESTRE/2018 I- APRESENTAÇÃO E OBJETIVO 1.1. O Programa CNE GO é promovido pelo Centro Universitário Newton Paiva

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE SAÚDE COLETIVA Nº 01/2018 CONCURSO PARA CRIAÇÃO DE LOGOMARCA OU LOGOTIPO DO OBSERVATÓRIO DE SAÚDE COLETIVA

EDITAL DO CURSO DE SAÚDE COLETIVA Nº 01/2018 CONCURSO PARA CRIAÇÃO DE LOGOMARCA OU LOGOTIPO DO OBSERVATÓRIO DE SAÚDE COLETIVA EDITAL DO CURSO DE SAÚDE COLETIVA Nº 01/2018 CONCURSO PARA CRIAÇÃO DE LOGOMARCA OU LOGOTIPO DO OBSERVATÓRIO DE SAÚDE COLETIVA O Curso de Saúde Coletiva torna público o concurso para escolha do logotipo

Leia mais

EMPREENDA BOTUCATU. REGULAMENTO DE SUBMISSÃO DE PROJETOS 1. Introdução.

EMPREENDA BOTUCATU. REGULAMENTO DE SUBMISSÃO DE PROJETOS 1. Introdução. REGULAMENTO DE SUBMISSÃO DE PROJETOS 1. Introdução. Este material tem como objetivo apresentar o regulamento de submissão de projetos para participação no Desafio Empreenda Botucatu. 2. Apresentação. O

Leia mais

3ª Olimpíada de Empreendedorismo para Universitários Goianos RGI/FUNTEC REGULAMENTO

3ª Olimpíada de Empreendedorismo para Universitários Goianos RGI/FUNTEC REGULAMENTO 3ª Olimpíada de Empreendedorismo para Universitários Goianos RGI/FUNTEC CAPÍTULO 1 DA APRESENTAÇÃO E DOS OBJETIVOS REGULAMENTO Art. 1 A 3ª Olimpíada de Empreendedorismo para Universitários Goianos (OEU)

Leia mais

10ª JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

10ª JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO (PROPESP) 10ª JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA A 10ª Jornada de Iniciação

Leia mais

IV Desafio ITA de Empreendedorismo

IV Desafio ITA de Empreendedorismo IV Desafio ITA de Empreendedorismo Edição 2016 Sumário 1 DENOMINAÇÃO, OBJETIVO, CONCEITO E GOVERNANÇA... 3 1.1 Denominação... 3 1.2 Objetivo do Desafio... 3 1.3 Conceito... 3 1.4 Governança... 4 1.4.1

Leia mais

EDITAL CONCURSO COBOGÓ

EDITAL CONCURSO COBOGÓ EDITAL CONCURSO COBOGÓ O presente Edital dispõe sobre os procedimentos relativos ao Concurso Cobogó que ocorrerá no 2º semestre de 2017. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. Por entender que elementos da arquitetura

Leia mais

Instituto Educacional Santo Agostinho Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas II FASATEC

Instituto Educacional Santo Agostinho Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas II FASATEC EDITAL PARA O DESENVOLVIMENTO, SUBMISSÃO E SELEÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS PARA O PROJETO INTEGRADOR DOS CURSOS DE ENGENHARIA ELÉTRICA, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA AMBIENTAL E

Leia mais

EVENTO CULTURAL - 1ª MOSTRA CAPIXABA DE FOTOGRAFIAS: A SAÚDE, A FAMÍLIA E A COMUNIDADE

EVENTO CULTURAL - 1ª MOSTRA CAPIXABA DE FOTOGRAFIAS: A SAÚDE, A FAMÍLIA E A COMUNIDADE EVENTO CULTURAL - 1ª MOSTRA CAPIXABA DE FOTOGRAFIAS: A SAÚDE, A FAMÍLIA E A COMUNIDADE REGULAMENTO 1. A MOSTRA 1.1. A 1ª MOSTRA CAPIXABA DE FOTOGRAFIAS: A SAÚDE, A FAMÍLIA E A COMUNIDADE, criada pela ACMFC,

Leia mais

Regulamento Prêmio Conif de Jornalismo 1ª edição

Regulamento Prêmio Conif de Jornalismo 1ª edição Regulamento Prêmio Conif de Jornalismo 1ª edição O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) torna público o regulamento da 1ª Edição

Leia mais

CHAMADA MARATONA DE NEGÓCIOS SOCIAIS 2018 CIDADES HUMANAS E INTELIGENTES

CHAMADA MARATONA DE NEGÓCIOS SOCIAIS 2018 CIDADES HUMANAS E INTELIGENTES CHAMADA MARATONA DE NEGÓCIOS SOCIAIS 2018 CIDADES HUMANAS E INTELIGENTES O programa CHAMADA A Maratona de Negócios Sociais é um evento de 3 dias organizado pelo SEBRAE para apoiar indivíduos e organizações

Leia mais

1º Concurso de Boas Práticas: Educando na Sustentabilidade

1º Concurso de Boas Práticas: Educando na Sustentabilidade 1º Concurso de Boas Práticas: Educando na Sustentabilidade Regulamento 1 O Concurso 1.1 O Serviço Social da Indústria - SESI, pessoa jurídica de direito privado, inscrito no CNPJ/MF sob nº 03.802.018/0001-09,

Leia mais

Regulamento Gincana TransFORMAR FEI Junior

Regulamento Gincana TransFORMAR FEI Junior Regulamento Gincana TransFORMAR FEI Junior Criada e desenvolvida pela FEI Júnior, empresa júnior ligada ao curso de Administração e Negócios do Centro Universitário FEI - campus São Paulo, o TransFORMAR

Leia mais

PRÊMIO NACIONAL DE ENSINO DE BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR BAYARDO BAPTISTA TORRES

PRÊMIO NACIONAL DE ENSINO DE BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR BAYARDO BAPTISTA TORRES PRÊMIO NACIONAL DE ENSINO DE BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR BAYARDO BAPTISTA TORRES DA PROMOÇÃO 1. O prêmio nacional de ensino de Bioquímica e Biologia Molecular está em sua primeira edição e foi idealizado

Leia mais

EDITAL E REGULAMENTO DESAFIO ITFETEP DE EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO 2018

EDITAL E REGULAMENTO DESAFIO ITFETEP DE EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO 2018 EDITAL E REGULAMENTO DESAFIO ITFETEP DE EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO 2018 O Desafio ITfetep de Empreendedorismo é um programa de incentivo financeiro, tecnológico, administrativo e de infraestrutura da

Leia mais

EDITAL E REGULAMENTO DESAFIO ITFETEP DE EMPREENDEDORISMO 2017

EDITAL E REGULAMENTO DESAFIO ITFETEP DE EMPREENDEDORISMO 2017 EDITAL E REGULAMENTO DESAFIO ITFETEP DE EMPREENDEDORISMO 2017 O Desafio ITfetep de Empreendedorismo é um programa de incentivo financeiro, tecnológico, administrativo e de infraestrutura da Incubadora

Leia mais

Regulamento Winter School UFRGS 2017

Regulamento Winter School UFRGS 2017 Regulamento Winter School UFRGS 2017 A Winter School é uma atividade de imersão de estudantes de graduação e pós-graduação, estimulando o empreendedorismo de forma transversal e integrada, abrangendo várias

Leia mais

IV Olimpíada Brasileira do Saber

IV Olimpíada Brasileira do Saber REGULAMENTO DA IV OLIMPÍADA BRASILEIRA DO SABER - 2019 São Paulo, 02 de janeiro de 2019. 0004 - Edital de Abertura IV Olimpíada Brasileira do Saber A Olimpíada Brasileira do Saber - OBS foi criada em 2014

Leia mais

EDITAL Nº 04/2017/DIREX - SELEÇÃO PARA O PROJETO 2 STARTUPEANDO IFPI - CORRIDA DE STARTUPS

EDITAL Nº 04/2017/DIREX - SELEÇÃO PARA O PROJETO 2 STARTUPEANDO IFPI - CORRIDA DE STARTUPS EDITAL Nº 04/2017/DIREX - SELEÇÃO PARA O PROJETO 2 STARTUPEANDO IFPI - CORRIDA DE STARTUPS O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Campus Teresina Central, através da Diretoria

Leia mais

REGULAMENTO PARA O INOVA SENAI 2019

REGULAMENTO PARA O INOVA SENAI 2019 REGULAMENTO PARA O INOVA SENAI 2019 1. O INOVA SENAI 1.1 O que é INOVA SENAI é uma atividade técnica-cultural no formato de concurso que visa reconhecer as capacidades de inovação, empreendedorismo e criatividade

Leia mais

DESAFIO #ENIACEMPREENDA+ REGULAMENTO DE INSCRIÇÃO DE PROJETOS 1. Introdução.

DESAFIO #ENIACEMPREENDA+ REGULAMENTO DE INSCRIÇÃO DE PROJETOS 1. Introdução. DESAFIO #ENIACEMPREENDA+ REGULAMENTO DE INSCRIÇÃO DE PROJETOS 1. Introdução. Este material tem como objetivo apresentar o regulamento de inscrição de projetos para participação no Desafio #EmpreendaEniac+

Leia mais

CAPÍTULO I CAPÍTULO II DOS OBJETIVOS. Seção I. Objetivo Geral

CAPÍTULO I CAPÍTULO II DOS OBJETIVOS. Seção I. Objetivo Geral EDITAL Nº 1, 19 DE DEZEMBRO DE 2017, I CONCURSO NACIONAL DE VÍDEOS DO SISTEMA CONSELHOS FEDERAL E REGIONAIS DE NUTRICIONISTAS (CFN/CRN) - TEMA COMIDA: RELAÇÕES DE AFETO, TRADIÇÕES E DIREITOS CAPÍTULO I

Leia mais

II Olimpíada Brasileira do Saber

II Olimpíada Brasileira do Saber São Paulo, 02 de Janeiro de 2017. 0002-Edital de Abertura II Olimpíada Brasileira do Saber A Olimpíada Brasileira do Saber - OBS foi criada em 2014 como uma competição nacional de alto nível para estimular

Leia mais

Avaliação e feedback das propostas submetidas, realizado por executivos da CITROSUCO;

Avaliação e feedback das propostas submetidas, realizado por executivos da CITROSUCO; Regulamento Desafio Corporativo - CITROSUCO 1. SOBRE O DESAFIO BIOMASSA CÍTRICA: O DESAFIO BIOMASSA CÍTRICA tem o objetivo de aproximar a CITROSUCO ao ecossistema de startups, com vistas à formação de

Leia mais

Universidade do Extremo Sul Catarinense Semana de Ciência e Tecnologia Feira da Inovação

Universidade do Extremo Sul Catarinense Semana de Ciência e Tecnologia Feira da Inovação FEIRA DA INOVAÇÃO UNESC: DESENVOLVIMENTO DE SOLUÇÕES INOVADORAS Edital n 013/2017 PROPEX/UNESC A Universidade do Extremo Sul Catarinense UNESC, mantida pela Fundação Educacional de Criciúma - FUCRI, pessoa

Leia mais

DESAFIO EMPREENDA UNESP ARARAQUARA

DESAFIO EMPREENDA UNESP ARARAQUARA 1. Introdução. REGULAMENTO DE SUBMISSÃO DE PROJETOS Este material tem como objetivo apresentar o regulamento de submissão de projetos para participação no Desafio Empreenda 2017 UNESP ARARAQUARA. 2. Apresentação.

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS PINHAIS DIRETORIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL 06/2018

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS PINHAIS DIRETORIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL 06/2018 INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS PINHAIS DIRETORIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL 06/2018 A Direção do Campus Pinhais, por intermédio da sua Direção de Ensino,

Leia mais

REGULAMENTO UFMG CHALLENGE 2017

REGULAMENTO UFMG CHALLENGE 2017 REGULAMENTO UFMG CHALLENGE 2017 1. Introdução A Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica da Universidade Federal de Minas Gerais (CTIT-UFMG), torna público o presente chamamento e convida

Leia mais

3 DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO Para participar do " Desafio UERN de Inovação - FEMUR", o candidato deverá atender aos seguintes requisitos:

3 DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO Para participar do  Desafio UERN de Inovação - FEMUR, o candidato deverá atender aos seguintes requisitos: EDITAL Nº 01/2019/DIE/PROPEG O Departamento de Inovação e Empreendedorismo - DIE, vinculado a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, no uso de

Leia mais

Prêmio ACIF Mulheres Que Fazem a Diferença Quinta Edição. Regulamento

Prêmio ACIF Mulheres Que Fazem a Diferença Quinta Edição. Regulamento Prêmio ACIF Mulheres Que Fazem a Diferença Quinta Edição Regulamento Art. 1º - DA APRESENTAÇÃO E OBJETIVO 1.1 - O Prêmio ACIF Mulheres que Fazem a Diferença é uma iniciativa do Núcleo Multissetorial da

Leia mais

Regulamento Concurso de Aplicativos

Regulamento Concurso de Aplicativos Regulamento Concurso de Aplicativos 1 Regulamento CAPÍTULO 1 DOS OBJETIVOS Art. 1º O Concurso de Aplicativos tem como objetivos principais: a) Criar novas práticas para as industriais aproximarem-se dos

Leia mais

I. ORIENTAÇÕES TÉCNICAS SOBRE OS TRABALHOS

I. ORIENTAÇÕES TÉCNICAS SOBRE OS TRABALHOS II CONGRESSO DE DIREITOS HUMANOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DA SERRA GAÚCHA (FSG): grupos vulnerabilizados e violação dos Direitos Humanos REGULAMENTO GERAL As dinâmicas da atualidade exigem dos profissionais

Leia mais

Concurso A Cooperação faz um mundo melhor uma parceria entre:

Concurso A Cooperação faz um mundo melhor uma parceria entre: Concurso A Cooperação faz um mundo melhor uma parceria entre: Cooperativa de Economia e Crédito Mutuo dos Empresários de Leme- Sicoob Crediacil e a Escola Técnica Deputado Salim Sedeh. REGULAMENTO 1. OBJETIVO

Leia mais

DESAFIO #EMPREENDAFAAP REGULAMENTO DE SUBMISSÃO DE PROJETOS 1. Introdução.

DESAFIO #EMPREENDAFAAP REGULAMENTO DE SUBMISSÃO DE PROJETOS 1. Introdução. DESAFIO #EMPREENDAFAAP REGULAMENTO DE SUBMISSÃO DE PROJETOS 1. Introdução. Este material tem como objetivo apresentar o regulamento de submissão de projetos para participação no 4º Desafio #EmpreendaFAAP

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL 2016 INSCRIÇÕES DE TRABALHOS NA 21ª SEMEXT-UFF E XIV PRÊMIO JOSUÉ DE CASTRO DE EXTENSÃO A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal

Leia mais

PRÊMIO SISTEMA FAMATO EM CAMPO

PRÊMIO SISTEMA FAMATO EM CAMPO PRÊMIO SISTEMA FAMATO EM CAMPO O PRÊMIO SISTEMA FAMATO EM CAMPO é uma iniciativa do Sistema Famato (Famato, Senar-MT, Sindicatos Rurais e Imea). O objetivo deste concurso é premiar propriedades referência

Leia mais

REGULAMENTO BRASKEM LABS 2017

REGULAMENTO BRASKEM LABS 2017 REGULAMENTO BRASKEM LABS 2017 1. SOBRE O BRASKEM LABS: 1.1 O Braskem Labs é um programa de aceleração com soluções inovadoras que melhoram a vida das pessoas por meio da química e/ou do plástico. 1.2 Para

Leia mais

quinta-feira, 7 de junho de 2018 Diário Oficial Poder Executivo - Seção I São Paulo, 128 (103) 51

quinta-feira, 7 de junho de 2018 Diário Oficial Poder Executivo - Seção I São Paulo, 128 (103) 51 quinta-feira, 7 de junho de 2018 Diário Oficial Poder Executivo - Seção I São Paulo, 128 (103) 51 Portaria PRP-644, de 5-6-2018 Dispõe sobre o Edital do 26º Simpósio Internacional de Iniciação Cientifica

Leia mais

EDITAL Nº 06, DE 18 DE ABRIL DE 2019 IV DESAFIO DE IDEIAS

EDITAL Nº 06, DE 18 DE ABRIL DE 2019 IV DESAFIO DE IDEIAS EDITAL Nº 06, DE 18 DE ABRIL DE 2019 IV DESAFIO DE IDEIAS O DIRETOR-GERAL PRÓ-TEMPORE DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - CAMPUS AVANÇADO LUCAS DO RIO VERDE, no uso

Leia mais

REGULAMENTO DE SUBMISSÃO DE PROJETOS DO HUB SEBRAE-SP INOVA JAÚ 2018

REGULAMENTO DE SUBMISSÃO DE PROJETOS DO HUB SEBRAE-SP INOVA JAÚ 2018 REGULAMENTO DE SUBMISSÃO DE PROJETOS DO HUB SEBRAE-SP INOVA JAÚ 2018 1. Introdução. Este material tem como objetivo apresentar o regulamento de submissão de projetos para participação no HUB Sebrae-SP

Leia mais

PROJETO HUB SEBRAE-SP UNESP / FATEC

PROJETO HUB SEBRAE-SP UNESP / FATEC 1. Introdução. REGULAMENTO DE SUBMISSÃO DE PROJETOS Este material tem como objetivo apresentar o regulamento de submissão de projetos para participação no Projeto HUB SEBRAE-SP UNESP / FATEC. 2. Apresentação.

Leia mais

Regulamento Desafio Ciência, Tecnologia e Inovação Edição Smart City

Regulamento Desafio Ciência, Tecnologia e Inovação Edição Smart City Regulamento Desafio Ciência, Tecnologia e Inovação 2017 - Edição Smart City O Desafio Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) 2017 Edição Smart City é uma realização do Engenheiros Sem Fronteiras - Núcleo

Leia mais

REGULAMENTO. 1º Concurso de Fotografia Feevale

REGULAMENTO. 1º Concurso de Fotografia Feevale REGULAMENTO 1º Concurso de Fotografia Feevale Edição 2015 Madrugadão O 9º MADRUGADÃO FEEVALE é um Concurso promovido pelo Instituto de Ciências Sociais Aplicadas por meio dos Cursos de Comunicação Social

Leia mais

REGULAMENTO. 1a. Edição Práticas Inovadoras de Ensino e Aprendizagem da ANGRAD Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração

REGULAMENTO. 1a. Edição Práticas Inovadoras de Ensino e Aprendizagem da ANGRAD Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração REGULAMENTO Práticas Inovadoras de Ensino e Aprendizagem da ANGRAD Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração 1a. Edição 2018 São Paulo, Março de 2018. REGULAMENTO DO PRÊMIO ANGRAD 2018

Leia mais

Capacitação individual: mentorias individuais com executivos do Santander e com executivos da rede Endeavor;

Capacitação individual: mentorias individuais com executivos do Santander e com executivos da rede Endeavor; REGULAMENTO DO PROGRAMA RADAR SANTANDER ( Regulamento ) 1. SOBRE O PROGRAMA 1.1. O Programa Radar Santander ( Programa ) tem por objetivo apoiar o crescimento das empresas que apresentem soluções inovadoras

Leia mais

DESAFIO #ENIACEMPREENDA+ REGULAMENTO DE SUBMISSÃO DE PROJETOS 1. Introdução.

DESAFIO #ENIACEMPREENDA+ REGULAMENTO DE SUBMISSÃO DE PROJETOS 1. Introdução. DESAFIO #ENIACEMPREENDA+ REGULAMENTO DE SUBMISSÃO DE PROJETOS 1. Introdução. Este material tem como objetivo apresentar o regulamento de submissão de projetos para participação no Desafio #EniacEmpreenda+

Leia mais

Edital PROGEPE/DDP/DAFFP/ SFP 03/2018 CONCURSO FOTOGRÁFICO POR SEU OLHAR, SERVIDOR

Edital PROGEPE/DDP/DAFFP/ SFP 03/2018 CONCURSO FOTOGRÁFICO POR SEU OLHAR, SERVIDOR Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas Divisão de Acompanhamento Funcional e Formação Permanente Setor de Formação Permanente

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO AO SENAI BRASIL FASHION 2017

EDITAL DE SELEÇÃO AO SENAI BRASIL FASHION 2017 EDITAL DE SELEÇÃO AO SENAI BRASIL FASHION 2017 Os Diretores Executivo e Técnico, em exercício, do SENAI CETIQT, no uso das atribuições que lhes conferem o Regimento Interno da instituição, informam a abertura

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA BR MALLS PARTNERS ( Programa )

REGULAMENTO DO PROGRAMA BR MALLS PARTNERS ( Programa ) REGULAMENTO DO PROGRAMA BR MALLS PARTNERS ( Programa ) 1. SOBRE O PROGRAMA 1.1. O BR MALLS PARTNERS é um programa de inovação aberta que tem por objetivo incentivar o crescimento de 15 empreendedores varejistas.

Leia mais

1º Seminário Estadual sobre Territorialidade RS

1º Seminário Estadual sobre Territorialidade RS 1º Seminário Estadual sobre Territorialidade RS UNIDADE EM BAGÉ CAMPUS REGIONAL IV PERÍODO DE REALIZAÇÃO 19 a 21 de OUTUBRO DE 2016 EDITAL DE ABERTURA O Pró-Reitor de Extensão, Prof. Ernane Ervino Pfüller,

Leia mais

EMPREENDEDORES UNISAL

EMPREENDEDORES UNISAL EMPREENDEDORES UNISAL REGULAMENTO GERAL Ao realizar a sua inscrição voluntária no programa: Empreendedores Unisal, doravante denominado de PROGRAMA, o participante declara conhecer e aderir ao presente

Leia mais