VIII Seminário da Pós-graduação em Engenharia Mecânica

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "VIII Seminário da Pós-graduação em Engenharia Mecânica"

Transcrição

1 ESTUDO COMPARATIVO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS EM LAMINDOS DE TECIDOS DE FIBRA DE CARBONO PLAIN WEAVE E TWILL COM MATRIZ EPÓXI Marcelo Capella de Campos Aluno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Unesp Bauru Prof. Dr. Carlos Alberto Soufen Orientador Depto de Engenharia Mecânica Unesp Bauru RESUMO A fabricação de materiais compósitos poliméricos com tecidos laminados é direcionado para atender a uma produção específica ou a certos requisitos estruturais. O conhecimento da influência da estrutura de tecelagens com relação às propriedades mecânicas é essencial para o aprimoramento e adequamento dos componentes em projetos estruturais. O foco deste trabalho é investigar a influência dos tecidos de fibra de carbono plain weave e tecido de fibra de carbono twill, com relação ao desempenho mecânico de tração e flexão, compondo um laminado de 4 (quatro) camadas, tendo como matriz polimérica a resina epóxi SQ 2004 (derivada de uma série de éter de bisfenol A), para ambos os tecidos. Os resultados indicam que, para a solicitação de carregamento em tração, o tecido de fibra de carbono plain weave, tem melhores resultados, em adição a uma maior deformação, quando comparado com o laminado de tecido de fibra de carbono twill. Quando a solicitação de carregamento é em flexão, inverte-se o panorama dos resultados, o tecido de fibra de carbono twill obtém resultados superiores aos do tecido de fibra de carbono plain weave, além de uma maior deformação, concluindo-se que a forma da trama influenciam, o sentido de solicitação mecânica influenciam diretamente estes resultados. PALAVRAS-CHAVE: Tecidos, fibras de carbono, materiais compósitos, propriedades mecânicas, laminados poliméricos.

2 1 INTRODUÇÃO A popularidade e uso de materiais compósitos com reforços em forma de tecidos nas indústrias aeroespacial, automobilística e de defesa, já é uma realidade, devido aos seus baixos custos de produção, peso leve, maior tenacidade à fratura, baixa expansão térmica, resistência à corrosão e melhor controle sobre as propriedades termo-mecânica. A procura de um melhor desempenho destes materiais estruturais torna necessário devido à utilização desses materiais sob carga multi- axial. Cargas de tensão e flexão combinadas são importantes não só em a análise do projeto da fuselagem da aeronave rebitada, mas também para a análise de flexão [1]. Compósitos reforçados por fibras mostram forte comportamento mecânico anisotrópico devido às suas orientações de fibras [2,3,4]. Essas orientações causam uma variados de mecanismos de falha [5], que são mais complexas sob condições de carga multiaxiais [6-7]. Portanto, esforços contínuos tem sido feito para tornar materiais compósitos quasiisotrópicos com parâmetros de controlo,como a orientação de camadas, a seqüência de empilhamento e as propriedades do constituintes. Vários pesquisadores descobriram que resistência à flexão foi maior do que a resistência à tração em materiais compósitos poliméricos [4,8]. Esses fatores ajudaram a entender determinadas situações. A diferença do tipo de trama influi diretamente nas propriedades mecânicas dos materiais compósitos, portanto, a escolha dos tipos de tecidos deve levar em consideração o tipo de aplicação e as possíveis solicitações mecânicas [9]. A idéia deste trabalho foi entender o que acontece com dois tecidos de fibra de carbono, um em trama sarja e outro em plain weave. Ambos os tecidos são empregados em boa parte dos setores industriais já apresentados. 2 Materiais e Métodos 2.1 Materiais Utilizou-se neste trabalho os seguintes materiais. Tecido de fibra de carbono em trama de twill e tecido de fibra de carbono plain weave, ambos com 200 g/m², resina epóxi SQ 2004, balança de precisão Marca: Marte, Modelo: AS5000C, recipiente para realizar a mistura entre resina e catalisador. Prensa hidráulica PHH 80 t, para homogeneizar a dimensões superficiais dos laminados, mantendo pressão e temperatura constante, centro de usinagem marca Romi modelo D 800, para extração dos corpos de provas, máquina universal de ensaios EMIC 300 KN, para a realização dos ensaios de tração e flexão, microscópio eletrônico de varredura, marca ZEISS. 2.2 Métodos O processo de laminação manual (hand lay up) seguiu determinados métodos para buscar uma padronização dos laminados, pois caso contrário, seria inviável realizar comparações. No primeiro momento, confeccionou se 4 camadas de tecido de fibra de carbono tanto para a trama twill quanto a trama em plain weave, como uma de dimensão

3 50cm x 50 cm x 0,03cm e um peso de 50g por camada, alcançando uma densidade de 0,66 g/cm³. Feito a confecção das camadas de tecido de fibra de carbono, preparou-se as placas de alumínio com papel filme de poliéster que mantém a sua integridade até a temperatura de 250 C, junto com tecido feltro e tecido de cetin, em ambas as placas. Ao término desta fase de preparação, a ação se voltou para as resinas, onde a correta ordem de combinação entre resina e catalisador são necessários. No caso da resinas SQ 2004, uma proporção de 100:50, ou seja utilizamos 140g de resina e 70 g de catalisador de acordo com especificações indicativas do produto, totalizando uma mistura de 210g, onde com uma seringa de injeção de 20 ml, aplicamos 50 ml por camada, alcançando assim 200ml no total para cada laminado. Essa preocupação esta justificada pela busca de padronização para possíveis comparações. Utilizou-se espátulas de silicone para uniformizar a distribuição da matriz polimérica sobre o reforço. Posterior a laminação, estes foram colocados em uma prensa hidráulica onde buscouse manter uma temperatura de 60 C constante e uma pressão de 30 bar durante 6 horas. Esta temperatura ajuda a desarmar o inibidor de cura, facilitando assim o processo e diminuindo o tempo final de cura. Após o tempo de 6 horas de prensagem o material teve cura total,seguiu-se então para o processo de extração dos corpos de prova por fresagem CNC. Com relação ao processo de extração por fresagem em centro de usinagem CNC utilizou-se um equipamento ROMI, modelo D800 uma velocidade de 7000 rpm, avanço de 100mm/min e uma ferramenta para metal duro de 2,5 mm de diâmetro. Todos os corpos de prova foram confeccionados obedecendo aos padrões descritos. 3. Resultados e discussões Resultados de ensaios mecânicos O resultado do teste de tração são apresentados em tabelas e também em figuras. A tabela 1, os resultados de tecido de fibra de carbono plain weave demonstra que o tecido plain weave tanto na tensão como na deformação é melhor do que o tecido twill. A tabela1 apresenta os resultados dos valores médios e seu limite de desvio padrão de resistência à tração - σt (MPa) e ε deformação (mm), tomada a partir de corpos de prova de tração para fibra de carbono de plain weave (PW) e twill (T). A Tabela 2 apresenta os resultados os valores médios e os respectivos desvios-padrão - limite de flexão σf (MPa) e ε deformação (mm), tomada a partir do teste de flexão para as amostras de fibra de carbono plano (PW = tafetá) e sarja (sarja = T), demonstrando uma inversão com relação ao melhor tecido,onde neste caso, o tecido de fibra de carbono twill, apresentou melhores resultados tanto na tensão de flexão quanto na deformação. Tabela 1 Valores do limite de σt à tração (MPa) e ε deformação (mm), tirada do ensaio de tração para as amostras de tecido de fibra de carbono plano (PW) e twill (T) σr ( MPa) ε (mm) PW 401 ± 31,00 0,083 ± 0,0036 T 253 ± 24,48 0,061 ± 0,0021

4 Tabela 2 Valores do limite de flexão σf (MPa) e ε deformação (mm), tomada a partir do teste de flexão para as amostras de tecido de fibra de carbono plain weave (PW) e twill (T) σf ( MPa) ε (mm) PW 268 ± 21,36 2,42 ± 0,28 T 382 ± 13,01 4,58 ± 0,55 Graficamente obtêm-se uma melhor comparação de resultados e as diferenças entre os dois tipos de tecidos. A Figura 1 resume esses dados com respeito a tensão de tração, com o limite de resistência mostrada sem preenchimento e a deformação com preenchimento em azul. Verificou-se que o compósito polimérico reforçado com tecido de fibra de carbono plain weave (PW), alcançou melhores resultados do que os de tecido twill,tanto para a tensão quanto para a deformação. Figura 1: Valores para σt à tração (MPa) e para deformação ε (mm) com tecido plain weave (PW) e tecido twill (T). Em relação ao teste de flexão, observamos uma reversão dos resultados, onde o tecido twill de fibra de carbono (twill = T), obtiveram melhores resultados do que o tecido plain weave (PW = plain weave).

5 Figura 2: Valores-limite de resistência à flexão σf (MPa) e deformação ε (mm), com tecido plain weave (PW) e tecido twill (T). 3.2 Resultados do MEV As imagens obtidas por microscopia eletrônica de varredura (MEV), revelou uma excelente aderência entre o tecido e a matriz polimérica, assim demonstrando que ambos cooperarão para conseguir bons resultados nos laminados. As imagens abaixo mostram a boa aderência entre a fibra e a matriz e o alinhamento do mesmo. A Figura 3 e 4 são tecidos de fibra de carbono de plain weave (Plain Weave = PW e Figura 5 e 6 são de tecido de fibra de carbono twill (twill = T).

6 Figura 3 microfotografia eletrônica de varredura (MEV) do tecido CFRP PW. (200x) Figura 4 microfotografia eletrônica de varredura (MEV) do tecido CFRP PW. (1000x)

7 Figura 5 microfotografia eletrônica de varredura (MEV) do tecido CFRP twill. (250x) Figura 6 microfotografia eletrônica de varredura (MEV) do tecido CFRP twill. (1000x)

8 3.3 Discussões Notamos, pela caracterização por microscopia eletrônica de varredura, que estes laminados possuem certa homogeneidade quanto a impregnação de fibras e da matriz polimérica. De acordo com o exposto, há uma preocupação com o tipo de solicitação de carga mecânica que os materiais compósitos podem ser sujeitos. No caso, temos dois tipos de tecido de fibra de carbono e é evidente pelo ensaio de tração que o tecido Plain weave (ponto de tafetá) tem melhores resultados quando comparado com o tecido de twill (sarja), mas estes resultados são revertidos quando a solicitação é de flexão. Juntamente com os valores obtidos, vemos que a deformação também concorda com essa tendência. O tecido Plain weave (tafetá) é o melhor que se deforma quando comparado com tecido de twill (sarja), por esta razão, pode ser interessante porque tem uma "certa região de plásticidade", que ajuda a suportar melhor a deformação. O que pode ser responsável por essa diferença de resultados entre tração x flexão, esta na forma de trama do tecido, junto com a descarga dos esforços no urdume e na trama, que tem uma resistência menor do que o urdume. A figura 7 mostra, tanto o tecido Plain weave (tafetá) (A) e o tecido de twilla (sarja) (B). A Figura 7 e Figura 8 mostra a aplicação de força e direção de fratura de cisalhamento. Estes apontamentos deixam claro que o carregamento influencia excessivamente as propriedades mecânicas dos tecidos e da matriz polimérica. A B Figura 7 Representação da direção de carregamento no ensaio de tração.

9 Figura 8 Representação da solicitação de carregamento em ensaio de flexão para o tecido PW e tecido T. 4. Conclusões O tipo de tecido, em conjunto com a matriz polimérica, formam os materiais compósitos com características específicas. A selecção do tipo de tecido está relacionado com a aplicação (aplicação de carregamento mecânico, a direção de aplicação da carga), onde é evidente que cada uma delas tem diferentes e interessantes resultados tanto na tensão como na deformação, porque de acordo com o esforço mecânico determina-se uma resistência superior ou inferior, devido à distribuição de carga sobre o reforço com respeito ao tipo de tecido em que esta diferenciação é um dos elementos de interesse, uma vez que ajuda a manter o sistema coeso.

10 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS [1] Botelho, E. C; Pardini, L. C.; Rezende, M. C.; SILVA, R. A.. A Review on the Development and Properties of Continuous Fiber/Epoxy/Aluminium Hybrid Composites for Aircraft Structures. Materials Research, v. 9, p , [2] Knops, M.; Analyses of failure in fiber polymer laminates; Springer, 2008; 1-34, 203. [3] Junqiang, M., Yongdong, X., Litong, Z., Laifei, C., Jingjiang, N., Hong L.. Preparation and mechanical properties of C/SiC composites with carbon fiber woven perform. Mater Lett 2007; 61: [4] Hansun, R., Kwansoo, C., Woong-Ryeol, Y., Constitutive modeling of woven composites considering asymmetric/anisotropic, rate dependent, and nonlinear behavior. Compos: Part A 2007; 38: [5] Palmer, S. O., Nettles, A. T., Poe, C. C. Jr.. An experimental study of a stitched composite with a notch subjected to combined bending and tension loading. NASA report no. NASA/TM , National Technical Information Service; [6] Lin, W. P., Hu, H. T.. Parametric study on the failure of fiber reinforced composite laminates under biaxial tensile load. J Compos Mater 2002; 36(12): [7] Lee, C. S., Hwang, W., Park, H. C., Han, K. S.. Fatigue failure model for composite laminates under multi-axial cyclic loading. Key Eng Mater 2000; : [8] El-Assal, A. M., Khashaba, U. A.. Combined torsional and bending fatigue of unidirectional GFRP composites. In: Proceedings of the second international conference on mechanical engineering. Adv Tech for Indus Prod. Egypt: Assiut University, vol. 1; p [9] Wisnom, M. R.. The relationship between tensile and flexural strength of unidirectional composites. J Compos Mater 1992; 26(8):

LAMINADOS COMPÓSITOS A BASE DE TECIDOS DE MECHAS HÍBRIDAS: INFLUÊNCIA DO TIPO DE RESINA.

LAMINADOS COMPÓSITOS A BASE DE TECIDOS DE MECHAS HÍBRIDAS: INFLUÊNCIA DO TIPO DE RESINA. LAMINADOS COMPÓSITOS A BASE DE TECIDOS DE MECHAS HÍBRIDAS: INFLUÊNCIA DO TIPO DE RESINA. T. G. Targino a ; E. P. C. Ferreira b ; R. S. Fontes a ; E. M. F. de Aquino a. a Programa de Pós-Graduação em Engenharia

Leia mais

Análise das propriedades de compósitos poliméricos reforçados com fibra de vidro

Análise das propriedades de compósitos poliméricos reforçados com fibra de vidro Análise das propriedades de compósitos poliméricos reforçados com fibra de vidro Priscilla Rocha Vieira 1 Janine Vieira 2 Eliane Maria Lopes Carvalho 3 Resumo: A proposta deste artigo é apresentar o estudo

Leia mais

O que são os PLÁSTICOS? São polímeros que apresentam

O que são os PLÁSTICOS? São polímeros que apresentam O que são os PLÁSTICOS? São polímeros que apresentam Baixa resistência à tração Baixa resistência à flexão Baixa resistência à compressão O que fazem as FIBRAS? Aumentam a capacidade de carga 1. Na Tração

Leia mais

AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA À FADIGA DE COMPÓSITOS DE FIBRAS DE VIDRO/PPS.

AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA À FADIGA DE COMPÓSITOS DE FIBRAS DE VIDRO/PPS. AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA À FADIGA DE COMPÓSITOS DE FIBRAS DE VIDRO/PPS. Maria C. M. Faria 1*, Edson C. Botelho 1, Maria O. Cioffi 1, Mirabel C. Rezende 2 1 Departamento de Materiais e Tecnologia, UNESP,

Leia mais

21º CBECIMAT - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais 09 a 13 de Novembro de 2014, Cuiabá, MT, Brasil

21º CBECIMAT - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais 09 a 13 de Novembro de 2014, Cuiabá, MT, Brasil AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE COMPÓSITO DE SISAL-POLIURETANO DERIVADO DE ÓLEO DE MAMONA COM VARIAÇÃO DE PROPORÇÃO NCO/OH ATRAVÉS DE ENSAIOS DE FLEXÃO M. C. Vasco (1), F. H. de Souza (1), S. Claro

Leia mais

4 Determinação Experimental das Propriedades Estatísticas das Fibras de Carbono

4 Determinação Experimental das Propriedades Estatísticas das Fibras de Carbono 4 Determinação Experimental das Propriedades Estatísticas das Fibras de Carbono As propriedades dos compósitos de fibras de carbono mais importantes a determinar no caso do reforço à flexão e à força cortante

Leia mais

ANÁLISE DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE UM COMPÓSITO NATURAL DESENVOLVIDO COM FIBRA DE CARNAÚBA

ANÁLISE DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE UM COMPÓSITO NATURAL DESENVOLVIDO COM FIBRA DE CARNAÚBA ANÁLISE DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE UM COMPÓSITO NATURAL DESENVOLVIDO COM FIBRA DE CARNAÚBA M. H. de F. Fonseca, U. P. de Lucena Junior, R. O. C. Lima Universidade Federal Rural do Semi-Árido Rua José

Leia mais

LAMINADOS DE MATRIZ POLIMÉRICA E FIBRAS DE BAMBU CONTÍNUAS E ALINHADAS

LAMINADOS DE MATRIZ POLIMÉRICA E FIBRAS DE BAMBU CONTÍNUAS E ALINHADAS LAMINADOS DE MATRIZ POLIMÉRICA E FIBRAS DE BAMBU CONTÍNUAS E ALINHADAS D. S. COSTA 1, W. R. BANNA 1, D. da S. COSTA 2 e J. A. S. SOUZA 3 1 Universidade Federal do Pará, Programa de Pós-Graduação em Engenharia

Leia mais

INFLUÊNCIA DA ABSORÇÃO DE UMIDADE NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS E DA FRATURA EM LAMINADO COMPÓSITO HÍBRIDO KEVLAR-VIDRO

INFLUÊNCIA DA ABSORÇÃO DE UMIDADE NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS E DA FRATURA EM LAMINADO COMPÓSITO HÍBRIDO KEVLAR-VIDRO INFLUÊNCIA DA ABSORÇÃO DE UMIDADE NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS E DA FRATURA EM LAMINADO COMPÓSITO HÍBRIDO KEVLAR-VIDRO Miranda, T.P. ;Leão, M. A.; Oliveira, J. F. de S.; Junior, E. O. M.; Evangelista, R.

Leia mais

Varões Compósitos Entrançados para Reforço do Betão

Varões Compósitos Entrançados para Reforço do Betão BE2008 Encontro Nacional Betão Estrutural 2008 Guimarães 5, 6, 7 de Novembro de 2008 Varões Compósitos Entrançados para Reforço do Betão C. Gonilho Pereira 1, R. Fangueiro 2, Said Jalali 3, M. Araújo 4,

Leia mais

TÍTULO: DISPOSITIVO PARA ENROLAMENTO DE FIOS DE CARBONO EM TUBOS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA. SUBÁREA: Engenharias

TÍTULO: DISPOSITIVO PARA ENROLAMENTO DE FIOS DE CARBONO EM TUBOS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA. SUBÁREA: Engenharias TÍTULO: DISPOSITIVO PARA ENROLAMENTO DE FIOS DE CARBONO EM TUBOS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: Engenharias INSTITUIÇÃO(ÕES): FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOROCABA - FACENS

Leia mais

AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA AO IMPACTO DE COMPÓSITOS DE FIBRAS CONTÍNUAS/EPÓXI COM APLICAÇÕES AEROESPACIAIS

AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA AO IMPACTO DE COMPÓSITOS DE FIBRAS CONTÍNUAS/EPÓXI COM APLICAÇÕES AEROESPACIAIS AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA AO IMPACTO DE COMPÓSITOS DE FIBRAS CONTÍNUAS/EPÓXI COM APLICAÇÕES AEROESPACIAIS Rogério Almeida Silva 1,2 ; Edson Cocchieri Botelho 3* ; Mirabel Cerqueira Rezende 4 1 Depto de

Leia mais

REPARO DE DUTOS DANIFICADOS UTILIZANDO MATERIAIS COMPÓSITOS

REPARO DE DUTOS DANIFICADOS UTILIZANDO MATERIAIS COMPÓSITOS REPARO DE DUTOS DANIFICADOS UTILIZANDO MATERIAIS COMPÓSITOS Lizabeth Grace Castellares CENPES/PETROBRÁS Trabalho apresentado na 6 Conferência Sobre Tecnologia de Equipamentos, Salvador, agosto, 2002 As

Leia mais

Licenciatura em Engenharia Civil - Mestrado em Estruturas de Engenharia Civil Ciclo de Palestras Técnicas Construção Com Novos Materiais

Licenciatura em Engenharia Civil - Mestrado em Estruturas de Engenharia Civil Ciclo de Palestras Técnicas Construção Com Novos Materiais apresenta... PULTRUSÃO 1 MERCADO 20% 7% 7% 6% 20% 23% Industrial. Transportes Energetico Consumo Militar Construção Desporto 17% CRESCIMENTO DO MERCADO 2 INTRODUÇÃO DEFINIÇÃO DE COMPÓSITO A combinação

Leia mais

Tema: Prepregs Termoplásticos

Tema: Prepregs Termoplásticos Feiplar 2018 Painel Automotivo Tema: Prepregs Termoplásticos Objetivo: Mostrar os tipos de tecidos para compósitos e prepregs disponíveis no mercado brasileiro. 07 de novembro de 2018 Stand B-15 HISTÓRIA

Leia mais

Introdução Conteúdo que vai ser abordado:

Introdução Conteúdo que vai ser abordado: Introdução Conteúdo que vai ser abordado: Considerações sobre seleção de materiais; Propriedades dos materiais (metais, polímeros e cerâmicas); Seleção de materiais segundo: Resistência mecânica Resistência

Leia mais

COMPÓSITOS CIMENTÍCIOS DE ALTO DESEMPENHO PARA APLICAÇÃO COMO SUBSTRATO DE TRANSIÇÃO EM VIGAS

COMPÓSITOS CIMENTÍCIOS DE ALTO DESEMPENHO PARA APLICAÇÃO COMO SUBSTRATO DE TRANSIÇÃO EM VIGAS COMPÓSTOS CMENTÍCOS DE ALTO DESEMPENHO PARA APLCAÇÃO COMO SUBSTRATO DE TRANSÇÃO EM VGAS V. J. FERRAR Prof. Eng. a Civil UEM Maringá, Brasil vladimirjf@hotmail.com A. P. ARQUEZ Eng. a Civil São Paulo, Brasil

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE COMPOSITOS A BASE DE RESINA EPOXI/FIBRA DE VIDRO COM PARTÍCULAS CONDUTRIZES DE GRAFITE E FIBRAS DE AÇO

DESENVOLVIMENTO DE COMPOSITOS A BASE DE RESINA EPOXI/FIBRA DE VIDRO COM PARTÍCULAS CONDUTRIZES DE GRAFITE E FIBRAS DE AÇO DESENVOLVIMENTO DE COMPOSITOS A BASE DE RESINA EPOXI/FIBRA DE VIDRO COM PARTÍCULAS CONDUTRIZES DE GRAFITE E FIBRAS DE AÇO Gean V. Salmoria 1 *, Rodrigo A. Paggi 1, Guilherme A. Testoni 1, Aldren H. Alves

Leia mais

Tema: Tecidos multiaxiais de uso náutico Feiplar 2018 Painel Náutico

Tema: Tecidos multiaxiais de uso náutico Feiplar 2018 Painel Náutico Tema: Tecidos multiaxiais de uso náutico Feiplar 2018 Painel Náutico 06 de novembro de 2018 Stand B-15 HISTÓRIA DA TEXIGLASS Empresa brasileira, fundada em 1986; Localizada em Vinhedo/SP (planta de 7.000m²);

Leia mais

7 Conclusão. 1) Processo de fabricação

7 Conclusão. 1) Processo de fabricação 7 Conclusão 1) Processo de fabricação Um dos problemas verificados neste trabalho, o qual se apresentou como uma variável não estudada foi o grau de dispersão das fibras. Uma dispersão não uniforme, como

Leia mais

12º CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENGENHEIRA MECÂNICA Guayaquil, 10 a 13 de Novembro de 2015

12º CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENGENHEIRA MECÂNICA Guayaquil, 10 a 13 de Novembro de 2015 12º CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENGENHEIRA MECÂNICA Guayaquil, 10 a 13 de Novembro de 2015 CARACTERIZAÇÃO DO COMPÓSITO SANDUÍCHE CONSTITUÍDO POR FIBRA DE JUTA, FIBRA DE VIDRO E RESINA POLIÉSTER CRISTAL

Leia mais

DETERMINAÇÃO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE RESISTÊNCIA E RIGIDEZ DE TECIDOS UNIDIRECIONAIS DE FIBRA DE VIDRO E DE FIBRA DE CARBONO

DETERMINAÇÃO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE RESISTÊNCIA E RIGIDEZ DE TECIDOS UNIDIRECIONAIS DE FIBRA DE VIDRO E DE FIBRA DE CARBONO DETERMINAÇÃO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE RESISTÊNCIA E RIGIDEZ DE TECIDOS UNIDIRECIONAIS DE FIBRA DE VIDRO E DE FIBRA DE CARBONO J. Fiorelli, A.A. Dias Av. Trabalhador Sãocarlense, 400, Centro,São Carlos/SP,

Leia mais

COMPARAÇÃO NO COMPORTAMENTO A TRAÇÃO OBTIDOS PELAS NORMAS ASTM D3039 E D638 PARA POLIÉSTER REFORÇADA POR FIBRAS DE JUTA DE 5,0 MM E DE 15,0 MM

COMPARAÇÃO NO COMPORTAMENTO A TRAÇÃO OBTIDOS PELAS NORMAS ASTM D3039 E D638 PARA POLIÉSTER REFORÇADA POR FIBRAS DE JUTA DE 5,0 MM E DE 15,0 MM COMPARAÇÃO NO COMPORTAMENTO A TRAÇÃO OBTIDOS PELAS NORMAS ASTM D3039 E D638 PARA POLIÉSTER REFORÇADA POR FIBRAS DE JUTA DE 5,0 MM E DE 15,0 MM Monteiro, H.M. 1 ; Borges, P.P. 1 ; Fujiyama 2, R.T.; Nascimento,

Leia mais

2 Técnicas de Reforço com Materiais Compósitos em Estruturas de Concreto

2 Técnicas de Reforço com Materiais Compósitos em Estruturas de Concreto 2 Técnicas de Reforço com Materiais Compósitos em Estruturas de Concreto 2.1. Notas Iniciais Este capítulo trata de algumas propriedades dos materiais compósitos, as características físico-químicas da

Leia mais

Desenvolvimento de metodologia visando a obtenção de compósitos estruturais para aplicação em longarinas de Aerodesigns

Desenvolvimento de metodologia visando a obtenção de compósitos estruturais para aplicação em longarinas de Aerodesigns Original Paper Desenvolvimento de metodologia visando a obtenção de compósitos estruturais para aplicação em longarinas de Aerodesigns DOI: 10.30609/JETI.2019-7607 Guilherme B. L. Belão, Cezar A. Carnavalle,

Leia mais

8º CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENGENHARIA MECÂNICA Cusco, 23 a 25 de Outubro de 2007

8º CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENGENHARIA MECÂNICA Cusco, 23 a 25 de Outubro de 2007 8º CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENGENHARIA MECÂNICA Cusco, 23 a 25 de Outubro de 27 COMPORTAMENTO ESTÁTICO E PSEUDO-ESTÁTICO EM LAMINADOS COMPÓSITOS DE PRFV Raimundo Carlos Silverio Freire Júnior *, Eve

Leia mais

Estudo Experimental sobre a Resistência à Fadiga de Concreto com Fibras de Poliolefina Rebeca Saraiva 1, Luiz Carneiro 1, Ana Teixeira 1

Estudo Experimental sobre a Resistência à Fadiga de Concreto com Fibras de Poliolefina Rebeca Saraiva 1, Luiz Carneiro 1, Ana Teixeira 1 Estudo Experimental sobre a Resistência à Fadiga de Concreto com Fibras de Poliolefina Rebeca Saraiva 1, Luiz Carneiro 1, Ana Teixeira 1 1 Instituto Militar de Engenharia / Seção de Eng a de Fortificação

Leia mais

Nº Compósitos estruturais em fibra de carbono: definições, propriedades, manufatura e aplicações.

Nº Compósitos estruturais em fibra de carbono: definições, propriedades, manufatura e aplicações. COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 175023 Compósitos estruturais em fibra de carbono: definições, propriedades, manufatura e aplicações Sérgio Luiz Nascimento Jr Palestra apresentada no Universidade de Brasília 2017.

Leia mais

2 o CONGRESSO BRASILEIRO DE P&D EM PETRÓLEO & GÁS

2 o CONGRESSO BRASILEIRO DE P&D EM PETRÓLEO & GÁS 2 o CONGRESSO BRASILEIRO DE P&D EM PETRÓLEO & GÁS COMPORTAMENTO DE MATERIAIS COMPÓSITOS USADOS NO REPARO DE DUTOS EM AMBIENTES AGRESSIVOS Fabiano Luiz dos Santos Barcellos 1, Fernando Luiz Bastian 2, Roberto

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO MECÂNICA DE COMPÓSITOS POLIMÉRICOS BOBINADOS EM DIVERSAS ORIENTAÇÕES DO REFORÇO

CARACTERIZAÇÃO MECÂNICA DE COMPÓSITOS POLIMÉRICOS BOBINADOS EM DIVERSAS ORIENTAÇÕES DO REFORÇO CARACTERIZAÇÃO MECÂNICA DE COMPÓSITOS POLIMÉRICOS BOBINADOS EM DIVERSAS ORIENTAÇÕES DO REFORÇO Eduardo da Silva Leitão 1, Gerson Marinucci 2, Osni de Carvalho 1, Arnaldo H.P. de Andrade 2 1-Centro Tecnológico

Leia mais

Soluções em Fibra de Vidro para Nacelles. By: Sinésio Baccan

Soluções em Fibra de Vidro para Nacelles. By: Sinésio Baccan Soluções em Fibra de Vidro para Nacelles By: Sinésio Baccan Agenda 1. Necessidades do Mercado 2. Vidro Advantex 3. Características que Definem o Tecido 4. Tecidos Costurados 5. Vidro de Alta Performance

Leia mais

AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS E TEOR DE FIBRAS EM COMPÓSITO HÍBRIDO POLIMÉRICO REFORÇADO POR TECIDO DE JUTA E ACRÉSCIMO DE RESÍDUO DE MADEIRA

AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS E TEOR DE FIBRAS EM COMPÓSITO HÍBRIDO POLIMÉRICO REFORÇADO POR TECIDO DE JUTA E ACRÉSCIMO DE RESÍDUO DE MADEIRA AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS E TEOR DE FIBRAS EM COMPÓSITO HÍBRIDO POLIMÉRICO REFORÇADO POR TECIDO DE JUTA E ACRÉSCIMO DE RESÍDUO DE MADEIRA A. I. Pereira (1) ; I. S. da Silva (1) ; I. S. Gomes

Leia mais

O que são os tecidos de reforço? Os tecidos para reforço de materiais plásticos são efetivamente tecidos que são fabricados com 2 fios, chamados de

O que são os tecidos de reforço? Os tecidos para reforço de materiais plásticos são efetivamente tecidos que são fabricados com 2 fios, chamados de 1 2 O que são os tecidos de reforço? Os tecidos para reforço de materiais plásticos são efetivamente tecidos que são fabricados com 2 fios, chamados de Urdume e Trama 3 Trama Ourela Urdume Os fios que

Leia mais

COMPARAÇÃO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE COMPÓSITOS PRFV OBTIDOS PELOS PROCESSOS DE LAMINAÇÃO CONTÍNUA E PULTRUSÃO.

COMPARAÇÃO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE COMPÓSITOS PRFV OBTIDOS PELOS PROCESSOS DE LAMINAÇÃO CONTÍNUA E PULTRUSÃO. COMPARAÇÃO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE COMPÓSITOS PRFV OBTIDOS PELOS PROCESSOS DE LAMINAÇÃO CONTÍNUA E PULTRUSÃO. G. C. Vani 1, P.H. S. Cardoso 2, V. A. Guimarães 1, C. L. Israel 1,3. 1 Programa de Pós

Leia mais

ANÁLISE DOS COMPRIMENTOS E FRAÇÕES DE FIBRAS CURTAS (SISAL E JUTA) EM COMPÓSITOS POLIÉSTER

ANÁLISE DOS COMPRIMENTOS E FRAÇÕES DE FIBRAS CURTAS (SISAL E JUTA) EM COMPÓSITOS POLIÉSTER ANÁLISE DOS COMPRIMENTOS E FRAÇÕES DE FIBRAS CURTAS (SISAL E JUTA) EM COMPÓSITOS POLIÉSTER E. C. do Rosário 1 ; L. F. Alencar Brandão 1 ; L. S. Nascimento 2 ; J. S. Souza 3 ; A. P. Pinheiro 3 ; D. S Costa

Leia mais

WEBINAR Setembro/2016 Tema: Pre-preg Termoplástico

WEBINAR Setembro/2016 Tema: Pre-preg Termoplástico WEBINAR Setembro/2016 Tema: Pre-preg Termoplástico TEXIGLASS TECIDOS DE FIBRA DE VIDRO TECIDOS DE FIBRA DE CARBONO TECIDOS DE FIBRA ARAMIDA Tema: Pre-preg Termoplástico A TEXIGLASS está presente em todos

Leia mais

NÁUTICA & NAVAL Reforços e Isolamentos

NÁUTICA & NAVAL Reforços e Isolamentos Rio de Janeiro RJ Set-2013 NÁUTICA & NAVAL Reforços e Isolamentos Giorgio Solinas Presença da TEXIGLASS no mundo 3 TECIDOS PARA NÁUTICA =============================================== (1) Tecidos tipo

Leia mais

ANÁLISE COMPARATIVA NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE COMPÓSITOS HÍBRIDOS COM FIBRAS NATURAIS

ANÁLISE COMPARATIVA NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE COMPÓSITOS HÍBRIDOS COM FIBRAS NATURAIS VI CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA MECÂNICA VI NATIONAL CONGRESS OF MECHANICAL ENGINEERING 18 a 21 de agosto de 21 Campina Grande Paraíba - Brasil August 18 21, 21 Campina Grande Paraíba Brazil ANÁLISE

Leia mais

Professor do curso de Engenharia Civil da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões em Santo Ângelo/RS

Professor do curso de Engenharia Civil da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões em Santo Ângelo/RS ANÁLISE COMPARATIVA DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DO CONCRETO CONVENCIONAL COM ADIÇÃO DE FIBRAS DE AÇO E DE POLIPROPILENO 1 COMPARATIVE ANALYSIS OF THE MECHANICAL PROPERTIES OF CONVENTIONAL CONCRETE WITH

Leia mais

XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica

XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2008-06 a 10 de outubro Olinda - Pernambuco - Brasil Caracterização de Fibra de Coco Utilizada na Confecção Produtos Compósitos em Matriz

Leia mais

23º CBECiMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais 04 a 08 de Novembro de 2018, Foz do Iguaçu, PR, Brasil

23º CBECiMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais 04 a 08 de Novembro de 2018, Foz do Iguaçu, PR, Brasil ADIÇÃO DE RESÍDUO DE MADEIRA EM MATRIZ POLIÉSTER REFORÇADA POR TECIDO DE FIBRA DE JUTA J. M. S. de Figueiredo, Universidade Federal do Pará R. Augusto Corrêa, 1,Guamá, Belém - PA, 66075-110, jullyane.figueiredo17@gmail.com

Leia mais

COMPÓSITOS POLIMÉRICOS REFORÇADOS COM TECIDO HÍBRIDO DE KEVLAR-CARBONO: INFLUÊNCIA DA ABSORÇÃO DE UMIDADE NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS

COMPÓSITOS POLIMÉRICOS REFORÇADOS COM TECIDO HÍBRIDO DE KEVLAR-CARBONO: INFLUÊNCIA DA ABSORÇÃO DE UMIDADE NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS COMPÓSITOS POLIMÉRICOS REFORÇADOS COM TECIDO HÍBRIDO DE KEVLAR-CARBONO: INFLUÊNCIA DA ABSORÇÃO DE UMIDADE NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS Junior, E. O. M.¹, Oliveira, J. F. de S.¹, Miranda, T.P.¹, Leão, M.

Leia mais

A AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES COMPRESSIVAS DO CONCRETO REFORÇADO COM MACROFIBRAS DE POLIPROPILENO

A AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES COMPRESSIVAS DO CONCRETO REFORÇADO COM MACROFIBRAS DE POLIPROPILENO A AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES COMPRESSIVAS DO CONCRETO REFORÇADO COM MACROFIBRAS DE POLIPROPILENO Roberto Vicente Silva de Abreu 1, José Francisco Anunciação Pinto 2. 1 Granduando em Engenharia Civil, Faculdade

Leia mais

INFLUÊNCIA DA SOLDA NA VIDA EM FADIGA DO AÇO SAE 1020

INFLUÊNCIA DA SOLDA NA VIDA EM FADIGA DO AÇO SAE 1020 INFLUÊNCIA DA SOLDA NA VIDA EM FADIGA DO AÇO SAE 1020 H. W. L. Silva, M. P. Peres, H. J. C. Woorwald Rua Sebastião Martins, 55 - Lagoa Dourada I - Cruzeiro - SP - CEP: 12711-390 e-mail: hwlsilva@dglnet.com.br

Leia mais

ANÁLISE COMPARATIVA DE PROPRIEDADES MECÂNICAS EM LAMINADOS DE FIBRA E METAL SOB DIVERSAS CONFIGURAÇÕES

ANÁLISE COMPARATIVA DE PROPRIEDADES MECÂNICAS EM LAMINADOS DE FIBRA E METAL SOB DIVERSAS CONFIGURAÇÕES ANÁLISE COMPARATIVA DE PROPRIEDADES MECÂNICAS EM LAMINADOS DE FIBRA E METAL SOB DIVERSAS CONFIGURAÇÕES C. Vilas Boas 1,a, F. Moreno 1,b, D. J. dos Santos 1,c a cristianevb@gmail.com, b fmsbc@hotmail.com,

Leia mais

Caracterização mecânica de compósitos reforçados com fibras obtidas de rejeitos agroindustriais

Caracterização mecânica de compósitos reforçados com fibras obtidas de rejeitos agroindustriais Caracterização mecânica de compósitos reforçados com fibras obtidas de rejeitos agroindustriais José Roberto M. d Almeida Departamento de Engenharia de Materiais, Pontifícia Universidade Católica do Rio

Leia mais

23º CBECiMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais 04 a 08 de Novembro de 2018, Foz do Iguaçu, PR, Brasil

23º CBECiMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais 04 a 08 de Novembro de 2018, Foz do Iguaçu, PR, Brasil ANÁLISE DA INFLUÊNCIA NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DA INSERÇÃO DE FIBRA NATURAL EM COMPÓSITOS REFORÇADOS POR FIBRAS SINTÉTICAS J. M. S. de Figueiredo, Universidade Federal do Pará R. Augusto Corrêa, 1,Guamá,

Leia mais

Introdução a Compósitos

Introdução a Compósitos Instituto Tecnológico de Aeronáutica Divisão de Engenharia Mecânica MT-717: Introdução a materiais e processos de fabricação Introdução a Compósitos Dr. Alfredo R. de Faria Agenda 1. 2. 3. 4. Definições

Leia mais

MATERIAL COMPÓSITO DE MATRIZ POLIÉSTER REFORÇADO POR FIBRAS DE ALGODÃO CONTÍNUAS E ALINHADAS. 1 Universidade Federal do Pará

MATERIAL COMPÓSITO DE MATRIZ POLIÉSTER REFORÇADO POR FIBRAS DE ALGODÃO CONTÍNUAS E ALINHADAS. 1 Universidade Federal do Pará MATERIAL COMPÓSITO DE MATRIZ POLIÉSTER REFORÇADO POR FIBRAS DE ALGODÃO CONTÍNUAS E ALINHADAS C. T. N. M. Branco (1) ; W. R. El Banna (1) ; D. S. Costa (1), F. S. Souza (2), E. G. Oliveira Filho (2), R.

Leia mais

Cooperativismo em Materiais Compósitos

Cooperativismo em Materiais Compósitos PULTRUSÃO COMPOSITES INTRODUÇÃO Os compostos de fibras de vidro tem sido usados como material de construção nas áreas de: Marítima Construção civil Resistência química Elétrica Setores de transporte, etc.

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO MECÂNICA EM TRAÇÃO DE LÂMINAS PRODUZIDAS A PARTIR DE PRÉ-PREGS DE FIBRA DE PALHA DA COSTA E MATRIZ POLIÉSTER

CARACTERIZAÇÃO MECÂNICA EM TRAÇÃO DE LÂMINAS PRODUZIDAS A PARTIR DE PRÉ-PREGS DE FIBRA DE PALHA DA COSTA E MATRIZ POLIÉSTER CARACTERIZAÇÃO MECÂNICA EM TRAÇÃO DE LÂMINAS PRODUZIDAS A PARTIR DE PRÉ-PREGS DE FIBRA DE PALHA DA COSTA E MATRIZ POLIÉSTER P. A. Honorato (1) ; A. I. Pereira (1) ; I. S. da Silva (1) ; I. S. Gomes (1)

Leia mais

IBCom Instituto Brasileiro dos Compósitos

IBCom Instituto Brasileiro dos Compósitos ESPECIFICAÇÃO DO TANQUE FILTRO ASCENDENTE DE UMA ETE TANQUE CILINDRICO VERTICAL COM FUNDO PLANO APOIADO DIÂMETRO DO COSTADO: 2500 mm ALTURA DO COSTADO : 3700 mm LINER: 0,5 mm BARREIRA DE CORROSÃO: 2,0

Leia mais

Resistência ao Cisalhamento do Compósito Carbono Reforçado com Fibras de Carbono/Tecido tipo Twill

Resistência ao Cisalhamento do Compósito Carbono Reforçado com Fibras de Carbono/Tecido tipo Twill ISSN 1517-7076 Revista Matéria, v. 9, n. 4, pp. 263 270, 2004 http://www.materia.coppe.ufrj.br/sarra/artigos/artigo10606 Resistência ao Cisalhamento do Compósito Carbono Reforçado com Fibras de Carbono/Tecido

Leia mais

Laminação manual ( hand-lay-up) Filament Winding RTM Etc.

Laminação manual ( hand-lay-up) Filament Winding RTM Etc. Advanced Materials DCE- Design & Composites Engineering REN LAM Resina epóxi, de baixa viscosidade, de cura a temperatura ambiente e a calor, utilizada para a fabricação de Compósites, seje ele laminado

Leia mais

COMPÓSITOS DE PRFV INDUSTRIAIS: ANÁLISE DOS CARREGAMENTOS ESTÁTICOS E DE FADIGA

COMPÓSITOS DE PRFV INDUSTRIAIS: ANÁLISE DOS CARREGAMENTOS ESTÁTICOS E DE FADIGA COMPÓSITOS DE PRFV INDUSTRIAIS: ANÁLISE DOS CARREGAMENTOS ESTÁTICOS E DE FADIGA Raimundo Carlos Silverio Freire Júnior Programa de Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais UFRN CEP: 5972-97 Campus

Leia mais

OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE COMPÓSITOS DE RESINA POLIÉSTER INSATURADA E FIBRAS DE BANANEIRA

OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE COMPÓSITOS DE RESINA POLIÉSTER INSATURADA E FIBRAS DE BANANEIRA OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE COMPÓSITOS DE RESINA POLIÉSTER INSATURADA E FIBRAS DE BANANEIRA Katiusca Wessler* 1, Carina Fogagnolo 2, Marli T. Everling 3, João Chagas Sobral 4, Heloisa P. Bernardo 5 Ana

Leia mais

MODELAMENTO DA VIDA À FADIGA DE COMPÓSITOS DE FIBRA DE VIDRO FABRICADOS PELA INDUSTRIA

MODELAMENTO DA VIDA À FADIGA DE COMPÓSITOS DE FIBRA DE VIDRO FABRICADOS PELA INDUSTRIA MODELAMENTO DA VIDA À FADIGA DE COMPÓSITOS DE FIBRA DE VIDRO FABRICADOS PELA INDUSTRIA Raimundo Carlos Silverio Freire Júnior UFRN CT - Programa de Doutorado de Ciências e Engenharia de Materiais Campus

Leia mais

ESTUDO DA UTILIZAÇÃO DO COMPÓSITO DE POLIAMIDA COM REFORÇO DE FIBRA DE VIDRO NO SUPORTE DO COXIM DE MOTORES AUTOMOTIVOS

ESTUDO DA UTILIZAÇÃO DO COMPÓSITO DE POLIAMIDA COM REFORÇO DE FIBRA DE VIDRO NO SUPORTE DO COXIM DE MOTORES AUTOMOTIVOS ESTUDO DA UTILIZAÇÃO DO COMPÓSITO DE POLIAMIDA COM REFORÇO DE FIBRA DE VIDRO NO SUPORTE DO COXIM DE MOTORES AUTOMOTIVOS L.C. Silva 1, A.A. Couto 1,2, R. Baldan 2, J. Vatavuk 1 Av. Lineu Prestes, 2.242,

Leia mais

COMPORTAMENTO MECÂNICO EM TORÇÃO, FLEXÃO E COMPRESSÃO DE MATERIAL COMPÓSITO *

COMPORTAMENTO MECÂNICO EM TORÇÃO, FLEXÃO E COMPRESSÃO DE MATERIAL COMPÓSITO * 1323 COMPORTAMENTO MECÂNICO EM TORÇÃO, FLEXÃO E COMPRESSÃO DE MATERIAL COMPÓSITO * Rafael Rolli Haddad 1 Gigliola Salerno 2 Resumo Os materiais compósitos estão se tornando indispensáveis no setor automobilístico,

Leia mais

ESTUDO DO COMPORTAMENTO MECÂNICO DE COMPÓSITOS POLIMÉRICOS COM VARIAÇÃO DA ORIENTAÇÃO DO REFORÇO

ESTUDO DO COMPORTAMENTO MECÂNICO DE COMPÓSITOS POLIMÉRICOS COM VARIAÇÃO DA ORIENTAÇÃO DO REFORÇO ESTUDO DO COMPORTAMENTO MECÂNICO DE COMPÓSITOS POLIMÉRICOS COM VARIAÇÃO DA ORIENTAÇÃO DO REFORÇO E. da S. Leitão 1, G. Marinucci 2, O. de Carvalho 1 Av. Prof. Lineu Prestes, 2242-Cidade Universitária-Butantã-SP

Leia mais

ANÁLISE DE EMENDAS EM REFORÇOS DE SISAL PARA COMPÓSITOS

ANÁLISE DE EMENDAS EM REFORÇOS DE SISAL PARA COMPÓSITOS ANÁLISE DE EMENDAS EM REFORÇOS DE SISAL PARA COMPÓSITOS V.R. Campos*, N.I.R. Thomas, R.F. Carvalho Rua Aristides Novis, 02, Federação, CEP 40210-630, Vanessarocampos13@yahoo.com.br Universidade Federal

Leia mais

ESTUDO DO COMPORTAMENTO À FLUÊNCIA E PREDIÇÃO DE VIDA EM COMPÓSITOS DE FIBRA DE CARBONO E RESINA EPOXÍDICA

ESTUDO DO COMPORTAMENTO À FLUÊNCIA E PREDIÇÃO DE VIDA EM COMPÓSITOS DE FIBRA DE CARBONO E RESINA EPOXÍDICA ESTUDO DO COMPORTAMENTO À FLUÊNCIA E PREDIÇÃO DE VIDA EM COMPÓSITOS DE FIBRA DE CARBONO E RESINA EPOXÍDICA Cassius Riul (1), Gerson Marinucci (1,2) (1) Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo - CTMSP,

Leia mais

PREDIÇÃO NUMÉRICA DO MÓDULO ELÁSTICO DO REFORÇO EM COMPÓSITOS POLIMÉRICOS REFORÇADOS COM TECIDO DE JUTA

PREDIÇÃO NUMÉRICA DO MÓDULO ELÁSTICO DO REFORÇO EM COMPÓSITOS POLIMÉRICOS REFORÇADOS COM TECIDO DE JUTA PREDIÇÃO NUMÉRICA DO MÓDULO ELÁSTICO DO REFORÇO EM COMPÓSITOS POLIMÉRICOS REFORÇADOS COM TECIDO DE JUTA Paulo Roberto Lopes Lima Koji de Jesus Nagahama lima.prl@uefs.br koji@uefs.br Programa de Pós-graduação

Leia mais

Marcelo Capella de Campos

Marcelo Capella de Campos UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP FACULDADE DE ENGENHARIA - CAMPUS DE BAURU PROGRAMA DE PÓS-GRADUÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA INFLUÊNCIA DA MATRIZ POLIMÉRICA E DOS MÉTODOS DE EXTRAÇÃO DE CORPOS DE PROVA

Leia mais

ESTUDO COMPARATIVO DA ABSORÇÃO DE UMIDADE ENTRE COMPÓSITOS POLIMÉRICOS HÍBRIDOS REFORÇADOS COM TECIDOS DE ALTO DESEMPENHO

ESTUDO COMPARATIVO DA ABSORÇÃO DE UMIDADE ENTRE COMPÓSITOS POLIMÉRICOS HÍBRIDOS REFORÇADOS COM TECIDOS DE ALTO DESEMPENHO ESTUDO COMPARATIVO DA ABSORÇÃO DE UMIDADE ENTRE COMPÓSITOS POLIMÉRICOS HÍBRIDOS REFORÇADOS COM TECIDOS DE ALTO DESEMPENHO H. F. de Sousa¹, T. P. de Miranda¹, E. O. M. Junior¹, M. A. Leão¹ ¹IFBA Instituto

Leia mais

Darlan Dallacosta, M. Eng. Diretor

Darlan Dallacosta, M. Eng. Diretor Escopo de Serviços I- Sumário Executivo (Laboratório de Ensaios Mecânicos) A SCiTec aparece como uma empresa de base tecnológica apta para prestar serviços de forma integrada com o setor empresarial. Constituída

Leia mais

ANÁLISE DA REGIÃO DA FRATURA DE COMPÓSITOS DE MATRIZ POLIMÉRICA REFORÇADOS COM FIBRAS DE BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR*

ANÁLISE DA REGIÃO DA FRATURA DE COMPÓSITOS DE MATRIZ POLIMÉRICA REFORÇADOS COM FIBRAS DE BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR* ANÁLISE DA REGIÃO DA FRATURA DE COMPÓSITOS DE MATRIZ POLIMÉRICA REFORÇADOS COM FIBRAS DE BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR* Verônica Scarpini Candido 1 Sérgio Neves Monteiro 2 Resumo Compósitos poliméricos reforçados

Leia mais

UENF - COORDENAÇÃO ACADÊMICA -

UENF - COORDENAÇÃO ACADÊMICA - UENF - COORDENAÇÃO ACADÊMICA - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro PROGRAMA ANALÍTICO DE DISCIPLINA (PÓS-GRADUAÇÃO) IDENTIFICAÇÃO Centro CCT Laboratório LECIV Pré-requisito ----------

Leia mais

VIABILIDADE DA UTILIZAÇÃO DE COMPÓSITOS HÍBRIDOS REFORÇADOS COM FIBRA DE SISAL E PÓ DE MADEIRA COMO MATERIAIS RENOVÁVEIS

VIABILIDADE DA UTILIZAÇÃO DE COMPÓSITOS HÍBRIDOS REFORÇADOS COM FIBRA DE SISAL E PÓ DE MADEIRA COMO MATERIAIS RENOVÁVEIS VIABILIDADE DA UTILIZAÇÃO DE COMPÓSITOS HÍBRIDOS REFORÇADOS COM FIBRA DE SISAL E PÓ DE MADEIRA COMO MATERIAIS RENOVÁVEIS W. R. EL BANNA 1, D. S. da COSTA 1, L. M. G. BAIA 1 e J. A S. SOUZA 2 1 Universidade

Leia mais

AVALIAÇÃO DO MÉTODO DE ENSAIO BRASILEIRO PARA MEDIDA DA RESISTÊNCIA DE ADERÊNCIA À TRACÇÃO DE REVESTIMENTOS DE ARGAMASSA

AVALIAÇÃO DO MÉTODO DE ENSAIO BRASILEIRO PARA MEDIDA DA RESISTÊNCIA DE ADERÊNCIA À TRACÇÃO DE REVESTIMENTOS DE ARGAMASSA AVALIAÇÃO DO MÉTODO DE ENSAIO BRASILEIRO PARA MEDIDA DA RESISTÊNCIA DE ADERÊNCIA À TRACÇÃO DE REVESTIMENTOS DE ARGAMASSA Autores: COSTA, Eliane CARASEK, Helena CASCUDO, Oswaldo ALMEIDA, Sylvia Universidade

Leia mais

Prof. Willyan Machado Giufrida Curso de Engenharia Química. Ciências dos Materiais. Propriedades Mecânicas dos Materiais

Prof. Willyan Machado Giufrida Curso de Engenharia Química. Ciências dos Materiais. Propriedades Mecânicas dos Materiais Ciências dos Materiais Propriedades Mecânicas dos Materiais IMPORTÂNCIA Aplicações onde são necessárias solicitações mecânicas. Atender as exigências de serviço previstas. POR QUÊ ESTUDAR? A determinação

Leia mais

ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DE 3 TIPOS DE RESINAS NO REFORÇO DE FIBRAS DE CARBONO EM VIGAS DE CONCRETO ARMADO ROMPIDAS POR FLEXÃO NORMAL

ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DE 3 TIPOS DE RESINAS NO REFORÇO DE FIBRAS DE CARBONO EM VIGAS DE CONCRETO ARMADO ROMPIDAS POR FLEXÃO NORMAL ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DE 3 TIPOS DE RESINAS NO REFORÇO DE FIBRAS DE CARBONO EM VIGAS DE CONCRETO ARMADO ROMPIDAS POR FLEXÃO NORMAL João Vitor Custódio de Souza (1), Daiane dos Santos da Silva Godinho (2)

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO DO TANQUE

ESPECIFICAÇÃO DO TANQUE ESPECIFICAÇÃO DO TANQUE FILTRO ASCENDENTE DE UMA ETE TANQUE CILINDRICO VERTICAL COM FUNDO PLANO APOIADO DIÂMETRO DO COSTADO: 2500 mm ALTURA DO COSTADO : 3700 mm LINER: 0,5 mm BARREIRA DE CORROSÃO: 2,0

Leia mais

ANÁLISE NUMÉRICA DE PLACA DE MATERIAL COMPÓSITO DE APLICAÇÃO NA INDÚSTRIA DE ENERGIA EÓLICA

ANÁLISE NUMÉRICA DE PLACA DE MATERIAL COMPÓSITO DE APLICAÇÃO NA INDÚSTRIA DE ENERGIA EÓLICA ANÁLISE NUMÉRICA DE PLACA DE MATERIAL COMPÓSITO DE APLICAÇÃO NA INDÚSTRIA DE ENERGIA EÓLICA Guilherme Pacheco Marcus Vinícius Girão de Morais Suzana Moreira Avila Maura Angélica Milfont Shzu guilhermepacheco09@gmail.com

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC CENTRO DE ENGENHARIA, MODELAGEM E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS MATERIAIS E SUAS PROPRIEDADES (BC 1105)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC CENTRO DE ENGENHARIA, MODELAGEM E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS MATERIAIS E SUAS PROPRIEDADES (BC 1105) UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC CENTRO DE ENGENHARIA, MODELAGEM E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS MATERIAIS E SUAS PROPRIEDADES (BC 1105) ENSAIOS MECÂNICOS PARTE A ENSAIOS DE TRAÇÃO E FLEXÃO 2 1. INTRODUÇÃO Algumas

Leia mais

Introdução ao Projeto de Aeronaves. Aula 32 Materiais Aeronáuticos

Introdução ao Projeto de Aeronaves. Aula 32 Materiais Aeronáuticos Introdução ao Projeto de Aeronaves Aula 32 Materiais Aeronáuticos Tópicos Abordados Materiais Empregados na Indústria Aeronáutica. Definições e Propriedades Mecânicas. Principais Materiais Utilizados na

Leia mais

AVALIAÇÃO DO CONDICIONAMENTO AMBIENTAL NA RESISTENCIA AO CISALHAMENTO INTERLAMINAR DE COMPÓSITOS TERMOPLÁSTICOS DE PEI/FIBRA DE VIDRO

AVALIAÇÃO DO CONDICIONAMENTO AMBIENTAL NA RESISTENCIA AO CISALHAMENTO INTERLAMINAR DE COMPÓSITOS TERMOPLÁSTICOS DE PEI/FIBRA DE VIDRO AVALIAÇÃO DO CONDICIONAMENTO AMBIENTAL NA RESISTENCIA AO CISALHAMENTO INTERLAMINAR DE COMPÓSITOS TERMOPLÁSTICOS DE PEI/FIBRA DE VIDRO Bruno Ribeiro 1, Michelle L. Costa 1,2, Mirabel Cerqueira Rezende 2,

Leia mais

Desenvolvimento de placas cimentícias reforçadas com fibras da Amazônia

Desenvolvimento de placas cimentícias reforçadas com fibras da Amazônia Desenvolvimento de placas cimentícias reforçadas com fibras da Amazônia Fernanda Ferreira Oikava 1, Gleicyanne Oliveira de Souza Portela 2, João de Almeida Melo Filho 3 Resumo O trabalho consiste em desenvolver

Leia mais

STUDY OF THE ENVIRONMENTAL EFFECTS ON THE COMPRESSION STRENGTH OF CARBON, ARAMIDE AND GLASS FIBER WITH EPOXY RESIN

STUDY OF THE ENVIRONMENTAL EFFECTS ON THE COMPRESSION STRENGTH OF CARBON, ARAMIDE AND GLASS FIBER WITH EPOXY RESIN ESTUDO DO EFEITO DO CONDICIONAMENTO AMBIENTAL SOBRE A RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO DOS COMPÓSITOS DE FIBRA DE CARBONO, DE ARAMIDA E DE VIDRO IMPREGNADOS COM RESINA EPÓXI José A. P. Cunha 1, Michelle L. Costa

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS COMPÓSITOS FEITOS PELA MOLDAGEM POR TRANSFERÊNCIA DE RESINA PARA APLICAÇÃO EM SISTEMAS PROPULSORES.

CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS COMPÓSITOS FEITOS PELA MOLDAGEM POR TRANSFERÊNCIA DE RESINA PARA APLICAÇÃO EM SISTEMAS PROPULSORES. CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS COMPÓSITOS FEITOS PELA MOLDAGEM POR TRANSFERÊNCIA DE RESINA PARA APLICAÇÃO EM SISTEMAS PROPULSORES. Cláudia M. da Fontoura*, Ianto C. L. Rocha, Carlos A. Ferreira, Sandro C.

Leia mais

FEIPLAR 2012 Expo Center Norte São Paulo - SP NOVEMBRO REFORÇOS PARA NÁUTICA Giorgio Solinas

FEIPLAR 2012 Expo Center Norte São Paulo - SP NOVEMBRO REFORÇOS PARA NÁUTICA Giorgio Solinas FEIPLAR 2012 Expo Center Norte São Paulo - SP NOVEMBRO-2012 REFORÇOS PARA NÁUTICA Giorgio Solinas Presença da TEXIGLASS no mundo 3 TECIDOS PARA NÁUTICA ===============================================

Leia mais

TÍTULO: ESTUDO COMPARATIVO DO COMPORTAMENTO MECÂNICO DE CORPOS POLIMÉRICOS A BASE DE ABS E PLA OBTIDOS POR IMPRESSÃO 3D

TÍTULO: ESTUDO COMPARATIVO DO COMPORTAMENTO MECÂNICO DE CORPOS POLIMÉRICOS A BASE DE ABS E PLA OBTIDOS POR IMPRESSÃO 3D TÍTULO: ESTUDO COMPARATIVO DO COMPORTAMENTO MECÂNICO DE CORPOS POLIMÉRICOS A BASE DE ABS E PLA OBTIDOS POR IMPRESSÃO 3D CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO:

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO MECÂNICA EM FLEXÃO DE BETÕES DE RESINA

CARACTERIZAÇÃO MECÂNICA EM FLEXÃO DE BETÕES DE RESINA 1 CARACTERIZAÇÃO MECÂNICA EM FLEXÃO DE BETÕES DE RESINA António J. M. Ferreira, Cassilda Tavares, Cristina Ribeiro, André Vieira Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial Faculdade de Engenharia

Leia mais

Tecnologias de Metrologia Óptica Aplicadas ao Projeto e Desenvolvimento

Tecnologias de Metrologia Óptica Aplicadas ao Projeto e Desenvolvimento Geradores de Energia Eólica: Tecnologias para projeto, controle, fabricação e instalação Tecnologias de Metrologia Óptica Aplicadas ao Projeto e Desenvolvimento Dr. Eng. Vicente M. Massaroti Outubro, 2017

Leia mais

ESTUDO DO COMPORTAMENTO MECÂNICO NO ENSAIO DE FLEXÃO EM TRÊS PONTOS DE MATERIAIS COMPÓSITOS POLIMÉRICOS UTILIZANDO ELEMENTOS FINITOS

ESTUDO DO COMPORTAMENTO MECÂNICO NO ENSAIO DE FLEXÃO EM TRÊS PONTOS DE MATERIAIS COMPÓSITOS POLIMÉRICOS UTILIZANDO ELEMENTOS FINITOS VI CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA MECÂNICA VI NATIONAL CONGRESS OF MECHANICAL ENGINEERING 8 a de agosto de 00 Campina Grande Paraíba - Brasil August 8, 00 Campina Grande Paraíba Brazil ESTUDO DO COMPORTAMENTO

Leia mais

COMPORTAMENTO MECÂNICO DE FIBRAS DE POLIPROPILENO E DE AÇO NO CONCRETO AUTO ADENSÁVEL

COMPORTAMENTO MECÂNICO DE FIBRAS DE POLIPROPILENO E DE AÇO NO CONCRETO AUTO ADENSÁVEL COMPORTAMENTO MECÂNICO DE FIBRAS DE POLIPROPILENO E DE AÇO NO CONCRETO AUTO ADENSÁVEL Aluno: Raphael Palmier Manfredi Orientador: Flávio de Andrade Silva Introdução O concreto, um dos materiais estruturais

Leia mais

Relatório de Ensaio AFK0448/18

Relatório de Ensaio AFK0448/18 Cliente: Construquímica Indústria e Comércio S.A OS: 295/0332-2-18 Contato: Alexandre Moraes E-mail: alexandre.moraes@construquimica.com.br Telefone: (19) 3213-2636 Endereço: Rua Antonio Olímpio de Morais,

Leia mais

Painel Náutico Florianópolis

Painel Náutico Florianópolis Painel Náutico 2015 Florianópolis Presença da TEXIGLASS no mundo 4 Tipos de Reforços Os reforços podem Fibra Picada (spray up) Na Forma de Mantas Na Forma de TECIDOS Fios dos Tecidos Os fios podem ser

Leia mais

COMPORTAMENTO MECÂNICO DE COMPÓSITOS CIMENTÍCIOS REFORÇADOS COM TECIDO DE BASALTO

COMPORTAMENTO MECÂNICO DE COMPÓSITOS CIMENTÍCIOS REFORÇADOS COM TECIDO DE BASALTO COMPORTAMENTO MECÂNICO DE COMPÓSITOS CIMENTÍCIOS REFORÇADOS COM TECIDO DE BASALTO Aluno: Thiago Pires Santoloni Lara Orientador: Flávio de Andrade Silva 1. Motivação e Objetivos O concreto convencional

Leia mais

ESTUDO EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO MECÂNICO DE VIGAS OCAS

ESTUDO EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO MECÂNICO DE VIGAS OCAS ESTUDO EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO MECÂNICO DE VIGAS OCAS RESUMO Julie Nuernberg (1), Daiane dos Santos Godinho (2) UNESC Universidade do Extremo Sul Catarinense (1)julie.nuernberg@hotmail.com, (2)dss@unesc.net

Leia mais

COMPORTAMENTO MECÂNICO DO CONCRETO AUTO ADENSÁVEL REFORÇADO COM FIBRAS DE AÇO, POLIPROPILENO E HÍBRIDAS

COMPORTAMENTO MECÂNICO DO CONCRETO AUTO ADENSÁVEL REFORÇADO COM FIBRAS DE AÇO, POLIPROPILENO E HÍBRIDAS COMPORTAMENTO MECÂNICO DO CONCRETO AUTO ADENSÁVEL REFORÇADO COM FIBRAS DE AÇO, POLIPROPILENO E HÍBRIDAS Aluno: Vitor Moreira de Alencar Monteiro Orientador: Flávio de Andrade Silva Introdução O concreto,

Leia mais

2 o CONGRESSO BRASILEIRO DE P&D EM PETRÓLEO & GÁS

2 o CONGRESSO BRASILEIRO DE P&D EM PETRÓLEO & GÁS 2 o CONGRESSO BRASILEIRO DE P&D EM PETRÓLEO & GÁS FRATURA DE MATERIAIS COMPÓSITOS UTILIZADOS NO REPARO DE DUTOS José Maurício Rodrigues Touça 1, Fernando Luiz Bastian 2 1 Laboratório de Materiais Compósitos,

Leia mais

Soluções em Fibra de Vidro para o mercado de energia eólica. Copyright 2018 CPIC Fiberglass. All Rights Reserved.

Soluções em Fibra de Vidro para o mercado de energia eólica. Copyright 2018 CPIC Fiberglass. All Rights Reserved. Soluções em Fibra de Vidro para o mercado de energia eólica Copyright 2018 CPIC Fiberglass. All Rights Reserved. CPIC NO MUNDO: CPIC - Chongqing Polycomp International Corporation Possui 7 bases de fabricação:

Leia mais

Aplicações do Alumínio na Indústria Aeronáutica e Aerospacial

Aplicações do Alumínio na Indústria Aeronáutica e Aerospacial Aplicações do Alumínio na Indústria Aeronáutica e Aerospacial Hugo Cal Barbosa, Engenheiro Aeronáutico Desde o final da década de 1920, quando o primeiro avião comercial foi fabricado, que o alumínio está

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO MECÂNICA DE COMPÓSITOS DE MATRIZ POLIÉSTER REFORÇADOS POR FIBRAS ALINHADAS DA FOLHA PRIMÁRIA DA PALMEIRA DO UBUÇÚ

CARACTERIZAÇÃO MECÂNICA DE COMPÓSITOS DE MATRIZ POLIÉSTER REFORÇADOS POR FIBRAS ALINHADAS DA FOLHA PRIMÁRIA DA PALMEIRA DO UBUÇÚ CARACTERIZAÇÃO MECÂNICA DE COMPÓSITOS DE MATRIZ POLIÉSTER REFORÇADOS POR FIBRAS ALINHADAS DA FOLHA PRIMÁRIA DA PALMEIRA DO UBUÇÚ I. S. Gomes (1) ; A. I. Pereira (1) ; I. S. da Silva (1) ; D. S. Silva (1)

Leia mais

5 Apresentação e Análise dos Resultados

5 Apresentação e Análise dos Resultados 5 Apresentação e Análise dos Resultados 5.1. Introdução Neste capítulo são apresentados e analisados os resultados obtidos nos ensaios dos seis consoles, comparando-os com os valores teóricos dos modelos

Leia mais

GMEC7301-Materiais de Construção Mecânica Introdução. Módulo II Ensaios Mecânicos

GMEC7301-Materiais de Construção Mecânica Introdução. Módulo II Ensaios Mecânicos GMEC7301-Materiais de Construção Mecânica Introdução Módulo II Ensaios Mecânicos OBJETIVOS DOS ENSAIOS MECÂNICOS Os ensaios são realizados com o objetivo de se obter informações específicas em relação

Leia mais

3 Material e Procedimento Experimental

3 Material e Procedimento Experimental 44 3 Material e Procedimento Experimental 3.1 Material O material adotado neste trabalho foi um aço estrutural de alta resistência mecânica e baixa liga, classificado pela IACS (International Association

Leia mais

Introdução aos Materiais Compósitos

Introdução aos Materiais Compósitos Universidade Federal de Alagoas UFAL Centro de Tecnologia - CTEC Programa de Pós-Graduação em Materiais - PPGMAT Disciplina: Materiais Compósitos Introdução aos Materiais Compósitos Professor: Márcio André

Leia mais

MATRIZES POLIMÉRICAS (RESINAS)

MATRIZES POLIMÉRICAS (RESINAS) MATRIZES POLIMÉRICAS (RESINAS) TIPOS MATRIZES POLIMÉRICAS TERMOFIXAS (REAÇÃO IRREVERSÍVEL) TERMOPLÁSTICAS (POSSÍVEL REVERSIBILIDADE) TIPOS MATRIZES POLIMÉRICAS TERMOFIXAS (REAÇÃO IRREVERSÍVEL) TERMOPLÁSTICAS

Leia mais