RELAÇÃO PRELIMINAR ENTRE IVDN OBTIDOS DO AVHRR/NOAA E TM/LANDSAT

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RELAÇÃO PRELIMINAR ENTRE IVDN OBTIDOS DO AVHRR/NOAA E TM/LANDSAT"

Transcrição

1 RELAÇÃO PRELIMINAR ENTRE IVDN OBTIDOS DO AVHRR/NOAA E TM/LANDSAT Célia Campos Braga 2,Arnaldo de Sena Santos 1, Fabiane Regina da Cunha Dantas 3, Bernardo Barbosa da Silva 2 RESUMO O objetivo do trabalho foi encontrar uma relação entre dados de IVDN obtidos dos sensores/satélites AVHRR/NOAA e TM/LANDSAT. Utilizou-se um conjunto de dados de IVDN em Caatinga e outra em Caatinga e Área irrigada, na região do submédio do rio São Francisco, setor Pernambuco, no dia 24 de setembro de Para a área da Caatinga, os resultados indicam um relacionamento significativo do índice obtido com os dois sensores, resultando em coeficiente de correlação r = 0,78 e erro padrão da estimativa de 0,87%. Para a área de vegetação mista os resultados indicam relacionamento significativo entre as relações do IVDN, com r = 0,71 e erro padrão da ordem de 7%. Apesar de terem resoluções espaciais muito diferentes o modelo apresentou resultados satisfatórios. Palavras-chave: Índice de vegetação, satélite, regressão linear. PRELIMINARY RELATIONSHIP BETWEEN GOTTEN IVDN OF AVHRR/NOAA AND ABSTRACT TM/LANDSAT The objective of this work was to find a relationship between NDVI data obtained from AVHRR/NOAA and TM/LANDSAT sensors/satelittes. A set of data covering Caatinga and Caatinga and Irrigated spots, in the area of San Francisco river, in Pernambuco State sector, obtained on September 24, 2003, were used. The results indicate a significant relationship between the two sets of NDVI, with correlation coefficient r = 0,78 and standard error of estimate of 0,87% in the Caatinga area. In the other area (Caatinga and Irrigated areas) r = 0.71 and standard error of estimate of 7%. Despite of having different spacial resolutions, the model presented satisfactory results. Keywords: Vegetation Index, satellite, linear regression. INTRODUÇÃO O sensoriamento remoto é definido por LILLESAND & KIEFER (1987) como "... a ciência e a arte de receber informações sobre um objeto, uma área ou fenômeno pela análise dos dados obtidos de uma maneira tal que não haja contato direto com este objeto, esta área ou este 1 Aluno do Curso de Meteorologia, Unidade Acadêmica de Ciências Atmosféricas, UFCG, Campina Grande, PB, E- mail: arnaldosena@yahoo.com.br 2 Professores Doutores, Unidade Acadêmica de Ciências Atmosféricas, UFCG, Campina Grande, PB, celia@dca.ufcg.edu.br, bernardo@dca.ufcg.edu.br. 3 Aluna da Pós-Graduação em Meteorologia, Unidade Acadêmica de Ciências Atmosféricas, UFCG, Campina Grande, PB, fabiane@dca.ufcg.edu.br.

2 fenômeno". Os dados de sensoriamento remoto têm sido de fundamental importância em pesquisas direcionadas em estudar o comportamento dinâmico da vegetação. Tal abordagem procura tornar mais operacional o sistema de monitoramento da vegetação principalmente de extensas áreas, tendo como apoio informações coletadas de satélites meteorológicos e ambientais, tais como, TM/Landsat e AVHRR/NOAA. Os dados obtidos dos sistemas de sensores da alta resolução temporal e espacial AVHRR (Advance Very High Resolution Radiometer) e TM (Thematic Mapper) instalados nestes satélites são capazes de fazer o monitoramento da resposta espectral da vegetação de uma determinada área geográfica. A resposta espectral detectada pelos sensores na banda do visível (VIS) e no infravermelho próximo (NIR), em particular dos satélites meteorológicos da série NOAA (National Oceanic and Atmosphere Administration) e LANDSAT informam sobre a refletância da superfície vegetada, o que possibilita identificar e mapear áreas de cobertura vegetada no globo terrestre. A combinação das reflectâncias dos dois canais é denominada Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (IVDN) (PARKINSON, 1997). Dados multitemporais obtidos de sensoriamento remoto de diferentes satélites meteorológicos e ambientais têm sido amplamente utilizados com diferentes finalidades em todo mundo. SRIVASTAVA et al. (1997) utilizou os dados remotos para estudar a relação entre IVDN e totais sazonais da precipitação e transpiração no estado de Karnataka (Índia). SANTOS et al. (1991) comparam o índice de vegetação do AVHRR / NOAA e TM / LANDSAT em áreas com ação antrópica na Amazônia. Os autores encontram uma relação significativa da relação entre os dados do AVHRR e TM estimados da área de ação antrópica possível de ser identificada pelo AVHRR em comparação ao TM. GUTMAN & IGNATOV (1998) utilizaram dados mensais do IVDN para produzir fração vegetação e encorparam estes em modelos numéricos de previsão de tempo e clima. BRAGA et al. (2003) utilizou séries temporais do IVDN para determinar o tempo de resposta da vegetação às precipitações. WESSEL et al. (2004) utilizou dados do IVDN para identificar a quantidade de áreas degradadas e não degradadas. Considerando as inúmeras aplicações envolvendo dados obtidos remotamente, o objetivo deste estudo é encontrar uma relação entre índices de vegetação obtidos dos sensores AVHRR/NOAA e TM/LANDSAT para Caatinga e Caatinga e agricultura irrigada localizada na região submédio do São Francisco em Pernambuco. MATERIAL E METODOLOGIA Foram utilizados dados IVDN obtidos do sensor AVHRR do satélite NOAA com resolução espacial de 1,0 x 1,0 Km² no nadir e dados do Mapeador Temático (TM) com resolução espacial no nadir 30 x 30 m 2, do dia 24 de setembro de 2003 (céu claro na região). Selecionou-se duas áreas

3 localizadas na região do sub médio do São Francisco entre os estado de Pernambuco e Bahia, uma com cobertura vegetal Caatinga e outra mista, ou seja, Caatinga mais agricultura irrigada, conforme ilustrada na Figura 2 (a e b). A Imagem do AVHRR / NOAA é convertida em unidades de reflectância usando a calibração de pré-vôo fornecida pela NOAA. Figura 1. Área de estudo localizada entre os Estados de Pernambuco e Bahia. O processamento da imagem do TM/ LANDSAT foi feito com Software ERDAS utilizando a Calibração radiométrica, proposta por Markham & Baker (1987): L λ = a i bi ai xnd em que, a i e b i são as radiâncias espectrais mínimas e máxima (W m -2 sr -1 μm -1 ), ND é a intensidade do pixel (número inteiro de 0 a 255), i=1, 2,..., 7, corresponde às bandas do TM / Landsat. A reflectância espectral planetária em cada banda empregou-se a expressão de Bastiaansen (1995) dada por: rp i L xπ λ K xcoszxd = em que r pi é a reflectância planetária da banda i, K λ é a irradiância no topo da λ r atmosfera, Z é o ângulo zenital do Sol e dr é o inverso do quadrado da distância relativa Terra-Sol. A partir das reflectâncias dos canais 1 e 2 do AVHRR e 3 e 4 do TM calculou-se o IVDN pela seguinte proporção: IVDN = I - R / I + R, em que I é medida da reflectância no infravermelho próximo e R, é a medida da reflectância no visível do NOAA e LANDSAT respectivamente. Na análise estatística dos dados para encontrar a relação existente entre o IVDN estimado pelo AVHRR/NOAA e pelo TM/LANDSAT, utilizou-se o método da regressão linear segundo critério dos Mínimos Quadrados.

4 Seja Y = α + βx o modelo linear escolhido para ajustar os pares de dados (X i, Y i ) da amostra estudada. Designaremos por a e b ao estimados de α eβ, respectivamente. A estimativa de Y do modelo ajustado compondo a e b da equação linear da reta é ˆ em que os Y = a + bx coeficientes da regressão a e b, Y é variável dependente e X a variável independente. Encontrou-se o coeficiente de correlação linear r entre o conjunto de dados AVHRR/NOAA e TM/LANDSAT, através da expressão: xy r = em que, x = X X e y = Y Y 2 2 ( x )( y ) A quantidade r é adimensional e varia entre 1 r 1. Efetuou-se o teste de Student em r para avaliar a significância estatística de r. Adotou-se o nível de significânciaα = 0,005. Maiores detalhes da metodologia encontram-se em WILKS (1995), FONSECA et al. (1982). RESULTADOS E DISCUSSÃO A Figura 2 (a e b) apresenta a distribuição da variabilidade espacial do IVDN obtida pelos satélites LANDSAT e NOAA e áreas selecionadas. A região escura corresponde a barragem de Sobradinho (IVDN negativo). Os valores comumente encontrados do IVDN são da ordem de 0,6 para florestas tropicais, 0,05 para desertos e -0,3 para nuvens que não precipitam (PARKINSON, 1997). Na área selecionada com vegetação predominante de Caatinga (retângulo maior) para o dia 24 de setembro de 2003, os valores do índice de vegetação variaram entre 0,1 a 0,32, enquanto que para área Caatinga mais agricultura irrigada o IVDN 0,1 a 0,66. Isso já era esperado tanto para Caatinga quanto para Agricultura irrigada. Figura 2 a e b. Áreas selecionadas do IVDN para Caatinga e Caatinga mais agricultura irrigada. As Figuras 3 (a e b) mostram os diagramas de dispersão e a reta de regressão, envolvendo o IVDN do AVHRR e do TM nas áreas de estudos, cuja cobertura vegetal é a Caatinga e conjunta (Caatinga e Caatinga irrigada). As equações de regressão linear obtida para a Caatinga e vegetação mista são iguais a:

5 Vegetação Caatinga Vegetação Caatinga e agricultura irrigada IVDN NOAA = 0, , IVDN LNAD IVDN NOAA = 0, , 794 IVDN LNAD com erro padrão da estimativa de 0,87% e coeficiente de correlação linear igual 0, 78, o que implica num coeficiente de determinação (r 2 ) de 0,602. O modelo linear utilizado explica portanto, 60,2% da variação total da variável dependente. A significância do coeficiente de correlação linear (r) baseou-se no teste de Student (t), para o nível de significância de 0,005 com 2998 graus de liberdade da amostra (ν ), o que resultou em t tabelado = 2,58 contra t cal = 65,76. Logo, t cal > t tabelado a hipótese nula, qual seja, de que o r amostra foi obtido em população com ρ = 0, foi rejeitada. Observando o coeficiente de correlação pode-se afirmar que neste conjunto de dados da vegetação do tipo Caatinga 60,2% das variações encontradas no IVDN NOAA do modelo linear são explicados pela variável independente (IVDN LAND ). Este baixo percentual pode ser atribuído ao fato da capacidade do sensor AVHRR, considerando, sobretudo, a característica de resolução espacial (1Km) pouco adequada à identificação de determinados alvos tais como, área de entropismo, áreas agrícolas, pastagem e definição dos contornos entre alvos. É evidente que o sensor TM de resolução espacial mais fina (30m) associado a uma ampla resolução espectral permite melhor caracterização das áreas pequenas com diferentes alvos, facilitando assim a identificação mais precisa da cobertura. Para a vegetação mista encontrou-se um r 2 = 0,5041 (r = 0,71) e erro padrão de 7 %, explicando apenas 50,4% da variância total dados e t cal = 37,67 e t tabelado = 2,58 para 1397 graus de liberdade. A hipótese nula de que o r amostral foi obtido em população com ρ = 0, foi rejeitada, pois t cal > t tabelado. Analisando o coeficiente amostral podemos afirmar que também neste conjunto de dados de vegetação Caatinga e Caatinga mais agricultura irrigada 50,4% das variações encontradas no IVDN NOAA do modelo linear são explicados pela variável independente (IVDN LAND ). As mesmas considerações atribuídas para o caso Caatinga são feitas para a segunda amostra estudada. CONCLUSÃO A análise comparativa entre os dados do AVHRR e TM, através do modelo de regressão de mínimos quadrados sobre a Caatinga mostrou um relacionamento significativo (r=0,78) entre as informações com erro de estimativa baixo da ordem de 0,87%, enquanto que na vegetação Caatinga e Caatinga mais agricultura irrigada mostrou um relacionamento significativo (r=0,71) entre as informações com erro de estimativa da ordem de 7%. Embora o estudo tenha sido feito apenas com uma imagem e levando em consideração a resolução espacial dos sensores, características singulares da Caatinga em consonância com áreas agrícolas, os resultados preliminares sem dúvidas foram bastante satisfatórios.

6 AGRADECIMENTO Os autores agradecem ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) pelo apoio financeiro concedido para elaboração desta pesquisa. 0,35 0,3 0,25 0,2 0,15 0,1 0,05 TM = 0,8728 AVHRR + 0,0948 R = 0,6015 n= ,05 0,1 0,15 0,2 0,25 AVHRR/NOAA TM/LANDSAT 0,7 0,6 0,5 0,4 0,3 0,2 0,1 TM = AVHRR R = 0.71 n= ,1 0,2 0,3 0,4 0,5 0,6 AVHRR/NOAA Figura 3a e 3b. Relação funcional do IVDN obtida pelo AVHRR e TM para a Caatinga e Caatinga e mais agricultura irrigada REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BASTIAANSSEN, W.G.M., 1995.Regionalization of surface flux densities and moisture indicators in composite terrain. Ph. D. Thesis, Wageningen Agricultural. University, Wageningen, The Netherlands. BRAGA, C.C; BRITO, J.I. B; SANSIGOLO, C.A e RAO; T. V. R. Tempo de resposta da vegetação às variabilidades sazonais da precipitação no Nordeste do Brasil. Revista Brasileira de Agrometeorologia, Santa Maria-RS, v.11, n.1, p , FONSECA, J.S; MARTINS G.A.; TOLEDO, G.L.; Estatística Aplicada, Editora Atlas, São Paulo, p. GUTMAN, G., IGNATOV, A. The derivation of the green vegetation fraction from NOAA/AVHRR data for use in numerical weather prediction models. International Journal of Remote Sensing, v.19, n.8, p , LILLESAND, T.M. & KIEFER (1979). Remote sensing and image interpretation. New York. MARKHAM, B.L. and J.L. BARKER, Thematic Mapper bandpass solar exoatmospherical radiances. Int. J. of. Remote Sensing 8(3): PARKINSON, C. L. Earth from above. University Sciences Books, Sansalito. Land vegetation, , SANTOS dos, J.R., LEE, D.C.L., SHIMABUKURO, Y.E. Análise relacional de dados AVHRR/NOAA e TM/LANDSAT na avaliação do antropismo em região de contato floresta/savana. MEMORIAS DEL 5 o SIMPOSIO LATINOAMERICANO DE PERCEPCION REMOTA. 1991, Cusco. Editores, SELPER. Peru. SRIVASTAVA, S.K., JAYRAMAN, V., NAGESWARA RAO, P.P., MANIKIAM, B., CHANDRASEKHAR, M. G. Interlinkages of NOAA/AVHRR derived integrated NDVI to seasonal precipitation and transpiration in dryland tropics. International Journal of Remote Sensing, v.18, n.14, p , WESSELS, K.J.; PRINCE, S.D.; FROST, P.E.; ZYL, D. van. Assessing the effects of humaninduced land degradation in the former homelands of northern South Africa with a 1 Km AVHRR NDVI time-series. Remote Sensing of Environment. v.91, p , 2004.

Estudo comparativo entre o IVDN e a Precipitação na região Oeste Potiguar. Comparative study NDVI and rainfall in the Western Potiguar region

Estudo comparativo entre o IVDN e a Precipitação na região Oeste Potiguar. Comparative study NDVI and rainfall in the Western Potiguar region Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável http://revista.gvaa.com.br ARTIGO CIENTÍFICO Estudo comparativo entre o IVDN e a Precipitação na região Oeste Potiguar Comparative study NDVI

Leia mais

DETERMINAÇÃO DO ALBEDO DA SUPERFÍCIE A PARTIR DE DADOS AVHRR/NOAA E TM/ LANDSAT-5

DETERMINAÇÃO DO ALBEDO DA SUPERFÍCIE A PARTIR DE DADOS AVHRR/NOAA E TM/ LANDSAT-5 Revista Brasileira de Meteorologia, v.25, n.1, 24-31, 2010 DETERMINAÇÃO DO ALBEDO DA SUPERFÍCIE A PARTIR DE DADOS AVHRR/NOAA E TM/ LANDSAT-5 FABIANE REGINA DA CUNHA DANTAS, CÉLIA CAMPOS BRAGA, ENIO PEREIRA

Leia mais

Determinação do albedo e índice de área foliar usando o sensor TM / LANDSAT 5

Determinação do albedo e índice de área foliar usando o sensor TM / LANDSAT 5 Determinação do albedo e índice de área foliar usando o sensor TM / LANDSAT 5 Célia Campos Braga 1 Felipe da Rocha Soares 2 Fabiane Regina da Cunha Dantas 1 Leonardo Fagner Ponciano Barbieri 1 1 Universidade

Leia mais

Monitoramento da Vegetação do Estado da Paraíba nos Anos 2008 e 2009

Monitoramento da Vegetação do Estado da Paraíba nos Anos 2008 e 2009 Monitoramento da Vegetação do Estado da Paraíba nos Anos 2008 e 2009 Leonardo F. Ponciano Barbieri¹, Célia Campos Braga², Leandro F. de Sousa³ 1,2,3 Universidade Federal de Campina Grande UFCG Rua Aprígio

Leia mais

INTERLIGAÇÃO ENTRE ÍNDICE DE VEGETAÇÃO DERIVADO DO SATÉLITE NOAA E PRECIPITAÇÕES NO ESTADO DA PARAÍBA

INTERLIGAÇÃO ENTRE ÍNDICE DE VEGETAÇÃO DERIVADO DO SATÉLITE NOAA E PRECIPITAÇÕES NO ESTADO DA PARAÍBA INTERLIGAÇÃO ENTRE ÍNDICE DE VEGETAÇÃO DERIVADO DO SATÉLITE NOAA E PRECIPITAÇÕES NO ESTADO DA PARAÍBA IZABELLY CARVALHO DA COSTA CÉLIA CAMPOS BRAGA MARIA LUCIENE DIAS DE MELO EYRES DIANA VENTURA UFCG Universidade

Leia mais

Celina Cândida Ferreira Rodrigues 1 ; Jéssica Gomes Fontes Nery 2 ; Thomás Rocha Ferreira 3 ; Bernardo Barbosa da Silva 4

Celina Cândida Ferreira Rodrigues 1 ; Jéssica Gomes Fontes Nery 2 ; Thomás Rocha Ferreira 3 ; Bernardo Barbosa da Silva 4 ANÁLISE COMPARATIVA DO ÍNDICE DE VEGETAÇÃO DA DIFERENÇA NORMALIZADA PARA O PERÍMETRO IRRIGADO DE SÃO GONÇALO - PB UTILIZANDO IMAGENS DOS SATÉLITES LANDSAT 5 E 8 Celina Cândida Ferreira Rodrigues 1 ; Jéssica

Leia mais

ANÁLISE COMPARATIVA DO ALBEDO DA SUPERFÍCIE MEDIDO SOBRE A CULTURA DE BANANA E ESTIMADO ATRAVÉS DE IMAGENS MODIS/Terra

ANÁLISE COMPARATIVA DO ALBEDO DA SUPERFÍCIE MEDIDO SOBRE A CULTURA DE BANANA E ESTIMADO ATRAVÉS DE IMAGENS MODIS/Terra ANÁLISE COMPARATIVA DO ALBEDO DA SUPERFÍCIE MEDIDO SOBRE A CULTURA DE BANANA E ESTIMADO ATRAVÉS DE IMAGENS MODIS/Terra Célia Campos Braga Unidade Acadêmica de Ciências Atmosféricas, Universidade Federal

Leia mais

SAZONALIDADE DE ÍNDICE DE VEGETAÇÃO SOBRE O NORDESTE DO BRASIL

SAZONALIDADE DE ÍNDICE DE VEGETAÇÃO SOBRE O NORDESTE DO BRASIL SAZONALIDADE DE ÍNDICE DE VEGETAÇÃO SOBRE O NORDESTE DO BRASIL Célia Campos Braga José Ivaldo Barbosa de Brito Universidade Federal da Paraíba UFPB Av. Aprígio Veloso, 882, Campina Grande PB, 5810970 e-mail:celia@dca.ufpb

Leia mais

ESTIMATIVA DO ALBEDO E TEMPERATURA DE SUPERFÍCIE UTILIZANDO IMAGENS ORBITAIS PARA O MUNICÍPIO DE BARRA BONITA SP

ESTIMATIVA DO ALBEDO E TEMPERATURA DE SUPERFÍCIE UTILIZANDO IMAGENS ORBITAIS PARA O MUNICÍPIO DE BARRA BONITA SP ESTIMATIVA DO ALBEDO E TEMPERATURA DE SUPERFÍCIE UTILIZANDO IMAGENS ORBITAIS PARA O MUNICÍPIO DE BARRA BONITA SP Laurizio Emanuel Ribeiro Alves 1 ; Heliofábio Barros Gomes 1 ; Sandro Correia de Holanda

Leia mais

DETERMINAÇÃO DO ÍNDICE DE VEGETAÇÃO ATRAVÉS DE IMAGENS METEOSAT-8

DETERMINAÇÃO DO ÍNDICE DE VEGETAÇÃO ATRAVÉS DE IMAGENS METEOSAT-8 DETERMINAÇÃO DO ÍNDICE DE VEGETAÇÃO ATRAVÉS DE IMAGENS METEOSAT-8 BARBOSA, H. A. 1 ; ACCIOLY FILHO, J. B. P. 2 ; MELCÍADES, W. L. B. 3 ; MELLO, N. G. S. 4 ; SOUZA, J. M. DE 5 RESUMO: Neste trabalho, o

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE ÍNDICE DE VEGETAÇÃO PARA ÁREAS PRÓXIMAS AO RESERVATÓRIO EPITÁCIO PESSOA DURANTE PERÍODO DE CRISE HÍDRICA ( )

UTILIZAÇÃO DE ÍNDICE DE VEGETAÇÃO PARA ÁREAS PRÓXIMAS AO RESERVATÓRIO EPITÁCIO PESSOA DURANTE PERÍODO DE CRISE HÍDRICA ( ) UTILIZAÇÃO DE ÍNDICE DE VEGETAÇÃO PARA ÁREAS PRÓXIMAS AO RESERVATÓRIO EPITÁCIO PESSOA DURANTE PERÍODO DE CRISE HÍDRICA (2013 2015) Thiago Cabral Nepomuceno 1 ; João Dehon de Araújo Pontes Filho 2 ( 1,2

Leia mais

XII SIMPÓSIO DE RECURSOS HIDRÍCOS DO NORDESTE ANÁLISE ESPAÇO TEMPORAL DO NDVI UTILIZANDO O MODELO SEBAL NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO

XII SIMPÓSIO DE RECURSOS HIDRÍCOS DO NORDESTE ANÁLISE ESPAÇO TEMPORAL DO NDVI UTILIZANDO O MODELO SEBAL NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO XII SIMPÓSIO DE RECURSOS HIDRÍCOS DO NORDESTE ANÁLISE ESPAÇO TEMPORAL DO NDVI UTILIZANDO O MODELO SEBAL NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO Samuellson L. Cabral¹; Heliofabio B. Gomes 2 ; Cleiton da Silva Silveira¹;

Leia mais

DETERMINAÇÃO DO POTENCIAL ENERGETICO FOTOVOLTAÍCO NA REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI POR IMAGEM DE SATÉLITE

DETERMINAÇÃO DO POTENCIAL ENERGETICO FOTOVOLTAÍCO NA REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI POR IMAGEM DE SATÉLITE João Pessoa/PB, Brasil, de 03 a 06 de outubro de 2016 DETERMINAÇÃO DO POTENCIAL ENERGETICO FOTOVOLTAÍCO NA REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI POR IMAGEM DE SATÉLITE Sebastiao Erailson de Sousa Santos (URCA

Leia mais

MONITORAMENTO BIOCLIMÁTICO UTILIZANDO IVDN E TEMPERATURA DE SUPERFÍCIE Edson Kassar 1, Willian Tse Horng Liu 2 RESUMO

MONITORAMENTO BIOCLIMÁTICO UTILIZANDO IVDN E TEMPERATURA DE SUPERFÍCIE Edson Kassar 1, Willian Tse Horng Liu 2 RESUMO MONITORAMENTO BIOCLIMÁTICO UTILIZANDO IVDN E TEMPERATURA DE SUPERFÍCIE Edson Kassar 1, Willian Tse Horng Liu 2 RESUMO Foram utilizados os dados GLAS do satélite NOAA-9 e 11, no período de abril de 1985

Leia mais

Roteiro Detecção de informações usando satélites Produtos oriundos de Imagens NOAA Índice de vegetação como indicador de respostas das plantas às cond

Roteiro Detecção de informações usando satélites Produtos oriundos de Imagens NOAA Índice de vegetação como indicador de respostas das plantas às cond Índice de vegetação como indicador de respostas das plantas às condições meteorológicas Denise Cybis Fontana UFRGS XIII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia Aracajú, 2007 Roteiro Detecção de informações

Leia mais

ANÁLISE PRELIMINAR DO ÍNDICE DE VEGETAÇÃO DA DIFERENÇA NORMALIZADA NOS ANOS DE 1995 E 2004, PARA MICRORREGIÃO DO BAIXO SÃO FRANCISCO, UTILIZANDO O SENSOR TM DO LANDSAT 5 E O ALGORITMO SEBAL. Dimas de Barros

Leia mais

SENSORIAMENTO REMOTO NA ESTIMATIVA DA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DO BALANÇO DE ENERGIA E EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REGIÃO SEMIÁRIDA.

SENSORIAMENTO REMOTO NA ESTIMATIVA DA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DO BALANÇO DE ENERGIA E EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REGIÃO SEMIÁRIDA. SENSORIAMENTO REMOTO NA ESTIMATIVA DA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DO BALANÇO DE ENERGIA E EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REGIÃO SEMIÁRIDA. John Elton de Brito Leite Cunha Bárbara Barbosa Tsuyuguchi Iana Alexandra Alves

Leia mais

Estudos de tendências de índices de precipitação sobre o estado da Bahia

Estudos de tendências de índices de precipitação sobre o estado da Bahia Estudos de tendências de índices de precipitação sobre o estado da Bahia Rayana Santos Araújo 1, José Ivaldo Barbosa de Brito 2, 1 Aluna de Graduação em Meteorologia, Bolsista PIBIC/CNPq, Unidade Acadêmica

Leia mais

Observar que o cosseno do ângulo zenital Solar é igual ao seno do ângulo de elevação Solar.

Observar que o cosseno do ângulo zenital Solar é igual ao seno do ângulo de elevação Solar. Disciplina de Sensoriamento Remoto - 016 Transformando Radiância (L) em Reflectância no Topo da Atmosfera (ρ) Prof. Dr. Enner Alcântara (Unesp - Departamento de Cartografia) Referências: [1] Chander, G.;

Leia mais

Análise de Risco em Sistemas de Informações Geográficas Aplicada ao Zoneamento Agroclimatológico de Culturas: Resultados Preliminares

Análise de Risco em Sistemas de Informações Geográficas Aplicada ao Zoneamento Agroclimatológico de Culturas: Resultados Preliminares Análise de Risco em Sistemas de Informações Geográficas Aplicada ao Zoneamento Agroclimatológico de Culturas: Resultados Preliminares Kuhn, Paulo Afonso Fischer e Assis, Francisco Neto de Produção Vegetal

Leia mais

Vitória da Conquista, 10 a 12 de Maio de 2017

Vitória da Conquista, 10 a 12 de Maio de 2017 ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DA VEGETAÇÃO DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA-BA POR MEIO DO NDVI Luana Menezes Vianna 1 Odair Lacerda Lemos 2 ¹ Estudante de Engenharia Florestal da Universidade Estadual do

Leia mais

Estimativa do albedo da superfície para o município de Itaituba PA a partir de imagens TM Landsat 5

Estimativa do albedo da superfície para o município de Itaituba PA a partir de imagens TM Landsat 5 Estimativa do albedo da superfície para o município de Itaituba PA a partir de imagens TM Landsat 5 Francineide Amorim Costa Santos 1, Sonaly Duarte de Oliveira 2, Ana Nery Campos dos Santos 3, Bernardo

Leia mais

VALIDAÇÃO DO ALGORITMO SEBAL NO PERIMETRO IRRIGADO SENADOR NILO COELHO PETROLINA-PE RESUMO

VALIDAÇÃO DO ALGORITMO SEBAL NO PERIMETRO IRRIGADO SENADOR NILO COELHO PETROLINA-PE RESUMO VALIDAÇÃO DO ALGORITMO SEBAL NO PERIMETRO IRRIGADO SENADOR NILO COELHO PETROLINA-PE João Roberto Pinto Feitosa 1 & Bernardo Barbosa da Silva RESUMO O presente trabalho teve por objetivo estimar a evapotranspiração

Leia mais

USO DE IMAGENS TM LANDSAT 5 PARA ANÁLISE DO ALBEDO E SALDO DE RADIAÇÃO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO CAMARAGIBE: DESTAQUE PARA SÃO LUIZ DO QUITUNDE-AL

USO DE IMAGENS TM LANDSAT 5 PARA ANÁLISE DO ALBEDO E SALDO DE RADIAÇÃO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO CAMARAGIBE: DESTAQUE PARA SÃO LUIZ DO QUITUNDE-AL USO DE IMAGENS TM LANDSAT 5 PARA ANÁLISE DO ALBEDO E SALDO DE RADIAÇÃO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO CAMARAGIBE: DESTAQUE PARA SÃO LUIZ DO QUITUNDE-AL Laurizio Emanuel Ribeiro Alves 1 ; Heliofábio Barros Gomes

Leia mais

ESTIMATIVA DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO EM ÁREAS COM DIFERENTES CARACTERÍSTICAS AMBIENTAIS UTILIZANDO O ALGORITMO SEBAL

ESTIMATIVA DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO EM ÁREAS COM DIFERENTES CARACTERÍSTICAS AMBIENTAIS UTILIZANDO O ALGORITMO SEBAL ESTIMATIVA DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO EM ÁREAS COM DIFERENTES CARACTERÍSTICAS AMBIENTAIS UTILIZANDO O ALGORITMO SEBAL Janice Freitas Leivas 1, Ricardo Guimarães Andrade 1, Sandra Furlan Nogueira 1, Édson Luis

Leia mais

ANÁLISE DO ÍNDICE DE VEGETAÇÃO DA DIFERENÇA NORMALIZADA PARA CIDADE DE TRIUNFO/PE UTILIZANDO IMAGENS DO SATÉLITE LANDSAT 5 TM E O ALGORITMO SEBAL.

ANÁLISE DO ÍNDICE DE VEGETAÇÃO DA DIFERENÇA NORMALIZADA PARA CIDADE DE TRIUNFO/PE UTILIZANDO IMAGENS DO SATÉLITE LANDSAT 5 TM E O ALGORITMO SEBAL. ANÁLISE DO ÍNDICE DE VEGETAÇÃO DA DIFERENÇA NORMALIZADA PARA CIDADE DE TRIUNFO/PE UTILIZANDO IMAGENS DO SATÉLITE LANDSAT 5 TM E O ALGORITMO SEBAL. Jefferson Aparecido Arestides de Melo 1, Heliofabio Barros

Leia mais

ESTIMATIVA DA TEMPERATURA DE SUPERFÍCIE TERRESTRE COM IMAGENS AVHRR/NOAA LAND SURFACE TEMPERATURE ESTIMATIVE WITH AVHRR/NOAA IMAGES

ESTIMATIVA DA TEMPERATURA DE SUPERFÍCIE TERRESTRE COM IMAGENS AVHRR/NOAA LAND SURFACE TEMPERATURE ESTIMATIVE WITH AVHRR/NOAA IMAGES ESTIMATIVA DA TEMPERATURA DE SUPERFÍCIE TERRESTRE COM IMAGENS AVHRR/NOAA Nazaré Suziane Soares 1, Juliana Alcântara Costa 2, Léa Moraes Nunes Teixeira 3, Carlos Alexandre Gomes Costa 4 RESUMO: As bandas

Leia mais

Anais III Simpósio Regional de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto Aracaju/SE, 25 a 27 de outubro de 2006

Anais III Simpósio Regional de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto Aracaju/SE, 25 a 27 de outubro de 2006 Anais III Simpósio Regional de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto Aracaju/SE, 25 a 27 de outubro de 2006 OBTENÇÃO DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE ÁREAS IRRIGADAS COM TÉCNICAS DE SENSORIAMENTO REMOTO E IMAGENS

Leia mais

USO DO SENSORIAMENTO REMOTO NA IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS VULNERÁVEIS AO PROCESSO DE DESERTIFICAÇÃO

USO DO SENSORIAMENTO REMOTO NA IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS VULNERÁVEIS AO PROCESSO DE DESERTIFICAÇÃO USO DO SENSORIAMENTO REMOTO NA IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS VULNERÁVEIS AO PROCESSO DE DESERTIFICAÇÃO Maryana Cavalcante Cordeiro 1, Victor Herbert de Alcântara Ribeiro 2, Maria José Herculano Macedo 3, Kedyna

Leia mais

SENSORIAMENTO REMOTO INTRODUÇÃO E ÍNDICES DE VEGETAÇÃO

SENSORIAMENTO REMOTO INTRODUÇÃO E ÍNDICES DE VEGETAÇÃO SENSORIAMENTO REMOTO INTRODUÇÃO E ÍNDICES DE VEGETAÇÃO Paulo Guilherme Molin, MSc Prof. Silvio F. de Barros Ferraz Prof. Carla Cassiano Laboratório de Hidrologia Florestal Departamento de Ciências Florestais

Leia mais

Mapeamento do uso do solo para manejo de propriedades rurais

Mapeamento do uso do solo para manejo de propriedades rurais 1/45 Mapeamento do uso do solo para manejo de propriedades rurais Teoria Eng. Allan Saddi Arnesen Eng. Frederico Genofre Eng. Marcelo Pedroso Curtarelli 2/45 Conteúdo programático: Capitulo 1: Conceitos

Leia mais

VARIABILIDADE ESPAÇO TEMPORAL DO EVI E DO FLUXO DE CALOR NO SOLO NO SERTÃO DE PERNAMBUCO COM BASE EM IMAGENS DO MODIS/TERRA

VARIABILIDADE ESPAÇO TEMPORAL DO EVI E DO FLUXO DE CALOR NO SOLO NO SERTÃO DE PERNAMBUCO COM BASE EM IMAGENS DO MODIS/TERRA VARIABILIDADE ESPAÇO TEMPORAL DO EVI E DO FLUXO DE CALOR NO SOLO NO SERTÃO DE PERNAMBUCO COM BASE EM IMAGENS DO MODIS/TERRA EVERSON B. MARIANO 1, MADSON T. SILVA 2, VICENTE DE P. R. DA SILVA 3 & ENILSON

Leia mais

Revista Brasileira de Geografia Física

Revista Brasileira de Geografia Física Revista Brasileira de Geografia Física ISSN:1984-2295 Homepage: www.ufpe.br/rbgfe SAZONALIDADE DA VEGETAÇÃO EM FUNÇÃO DO REGIME PLUVIOMÉTRICO NO ESTADO DA PARAÍBA Leandro Fontes de Sousa 1, Célia Campos

Leia mais

Avaliação do Albedo de Superfície Utilizando Imagens do Satélite Landsat 5 TM e o algoritmo SEBAL. Gabriel Alves Veloso 1 Roberto Rosa 1 1

Avaliação do Albedo de Superfície Utilizando Imagens do Satélite Landsat 5 TM e o algoritmo SEBAL. Gabriel Alves Veloso 1 Roberto Rosa 1 1 Avaliação do Albedo de Superfície Utilizando Imagens do Satélite Landsat 5 TM e o algoritmo SEBAL. Gabriel Alves Veloso 1 Roberto Rosa 1 1 Universidade Federal de Uberlândia UFU Instituto de Geografia

Leia mais

Aplicação das imagens do satélite meteorológico NOAA-AVHRR para o mapeamento da cobertura vegetal do estado de Minas Gerais

Aplicação das imagens do satélite meteorológico NOAA-AVHRR para o mapeamento da cobertura vegetal do estado de Minas Gerais Aplicação das imagens do satélite meteorológico NOAA-AVHRR para o mapeamento da cobertura vegetal do estado de Minas Gerais Maria G. Almeida 1 Bernardo F. T. Rudorff 2 Yosio E. Shimabukuro 3 Neste trabalho

Leia mais

Estimativa dos valores de Saldo de Radiação e de Fluxo de Calor no Solo no município de São José do Sabugi PB (Brasil), utilizando o algoritmo SEBAL

Estimativa dos valores de Saldo de Radiação e de Fluxo de Calor no Solo no município de São José do Sabugi PB (Brasil), utilizando o algoritmo SEBAL Estimativa dos valores de Saldo de Radiação e de Fluxo de Calor no Solo no município de São José do Sabugi PB (Brasil), utilizando o algoritmo SEBAL Célia Cristina Clemente Machado 1 ; Josiclêda Domiciano

Leia mais

ESTIMATIVAS DE PRECIPITAÇÃO DERIVADAS DE IMAGENS DO SATÉLITE GOES-8 E DE RADAR METEOROLÓGICO DOPPLER

ESTIMATIVAS DE PRECIPITAÇÃO DERIVADAS DE IMAGENS DO SATÉLITE GOES-8 E DE RADAR METEOROLÓGICO DOPPLER ESTIMATIVAS DE PRECIPITAÇÃO DERIVADAS DE IMAGENS DO SATÉLITE GOES-8 E DE RADAR METEOROLÓGICO DOPPLER José Luís de Oliveira Nelson Jesus Ferreira Asiel Bonfim Júnior Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Leia mais

DIAGNÓSTICO DE ALBEDO DE SUPERFÍCIE EM ÁREA DEGRADA NO SEMI- ÁRIDO NORDESTINO

DIAGNÓSTICO DE ALBEDO DE SUPERFÍCIE EM ÁREA DEGRADA NO SEMI- ÁRIDO NORDESTINO DIAGNÓSTICO DE ALBEDO DE SUPERFÍCIE EM ÁREA DEGRADA NO SEMI- ÁRIDO NORDESTINO ANA PAULA NUNES DA SILVA 1 & GEBER BARBOSA DE ALBUQUERQUE MOURA 2 1 Mestranda em Meteorologia. Departamento de Ciências Atmosféricas,

Leia mais

Área verde por habitante na cidade de Santa Cruz do Sul, RS

Área verde por habitante na cidade de Santa Cruz do Sul, RS SCIENTIA PLENA VOL. 8, NUM. 4 2012 www.scientiaplena.org.br Área verde por habitante na cidade de Santa Cruz do Sul, RS C. C. A. Calegari 1 ; L. Calegari 2 ; M. P. Friedrich 3 ; D. A. Gatto 4 ; D. M. Stargerlin

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO DE UM MÉTODO PARA ESTIMATIVA DE TEMPERATURA DA SUPERFÍCIE TERRESTRE MEDIANTE DADOS AVHRR/NOAA E GOES-8

IMPLEMENTAÇÃO DE UM MÉTODO PARA ESTIMATIVA DE TEMPERATURA DA SUPERFÍCIE TERRESTRE MEDIANTE DADOS AVHRR/NOAA E GOES-8 IMPLEMENTAÇÃO DE UM MÉTODO PARA ESTIMATIVA DE TEMPERATURA DA SUPERFÍCIE TERRESTRE MEDIANTE DADOS AVHRR/NOAA E GOES-8 Egídio Arai Eduardo Jorge de Brito Bastos Nelson Arai Instituto Nacional de Pesquisas

Leia mais

Relação entre a precipitação pluvial no Rio Grande do Sul e a Temperatura da Superfície do Mar do Oceano Atlântico

Relação entre a precipitação pluvial no Rio Grande do Sul e a Temperatura da Superfície do Mar do Oceano Atlântico Relação entre a precipitação pluvial no Rio Grande do Sul e a Temperatura da Superfície do Mar do Oceano Atlântico Eliane Barbosa Santos 1 e Gilberto Barbosa Diniz 1 Universidade Federal de Pelotas Curso

Leia mais

EFEITOS DA FUMAÇA SOBRE A DETERMINAÇÃO DO NDVI MARCELO LIMA DE MOURA LÊNIO SOARES GALVÃO

EFEITOS DA FUMAÇA SOBRE A DETERMINAÇÃO DO NDVI MARCELO LIMA DE MOURA LÊNIO SOARES GALVÃO EFEITOS DA FUMAÇA SOBRE A DETERMINAÇÃO DO NDVI MARCELO LIMA DE MOURA LÊNIO SOARES GALVÃO INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Caixa Postal 515-12245-970 - São José dos Campos - SP, Brasil {moura,lenio}@ltid.inpe.br

Leia mais

ANÁLISE DA VARIAÇÃO DOS ÍNDICES DE VEGETAÇÃO EM ÁREA CONTENDO A BACIA DO RIO PRATAGY-AL

ANÁLISE DA VARIAÇÃO DOS ÍNDICES DE VEGETAÇÃO EM ÁREA CONTENDO A BACIA DO RIO PRATAGY-AL ANÁLISE DA VARIAÇÃO DOS ÍNDICES DE VEGETAÇÃO EM ÁREA CONTENDO A BACIA DO RIO PRATAGY-AL M. FÁTIMA B. NOVAS 1 PATRÍCIA P. N. CRUZ 2, FREDERICO T. DI PACE 3 1 Engenheira Civil, Coordenadoria de Urbanização,

Leia mais

COMPARAÇÃO ENTRE MÉTODOS DE CORREÇÃO ATMOSFÉRICA EM IMAGENS MULTIESPECTRAIS LANDSAT 8 OLI

COMPARAÇÃO ENTRE MÉTODOS DE CORREÇÃO ATMOSFÉRICA EM IMAGENS MULTIESPECTRAIS LANDSAT 8 OLI 129 COMPARAÇÃO ENTRE MÉTODOS DE CORREÇÃO ATMOSFÉRICA EM IMAGENS MULTIESPECTRAIS LANDSAT 8 OLI 1. Introdução RIBEIRO, Selma Regina Aranha SCHOEMBERGER, Graciani Maria As imagens Landsat OLI, assim como

Leia mais

MONITORAMENTO DA VEGETAÇÃO DA REGIÃO DO EIXO-FORTE NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM-PA UTILIZANDO IMAGENS DOS ÍNDICES DE VEGETAÇÃO NDVI E NDWI.

MONITORAMENTO DA VEGETAÇÃO DA REGIÃO DO EIXO-FORTE NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM-PA UTILIZANDO IMAGENS DOS ÍNDICES DE VEGETAÇÃO NDVI E NDWI. p. 001-005 MONITORAMENTO DA VEGETAÇÃO DA REGIÃO DO EIXO-FORTE NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM-PA UTILIZANDO IMAGENS DOS ÍNDICES DE VEGETAÇÃO NDVI E NDWI. ANA SOFIA SOUSA DE HOLANDA CARLOS EDUARDO GUERRA Universidade

Leia mais

Uso do SEBAL na variação temporal do albedo de superfície na bacia do Forquilha, Ceará, baseado em imagens LANDSAT 5-TM

Uso do SEBAL na variação temporal do albedo de superfície na bacia do Forquilha, Ceará, baseado em imagens LANDSAT 5-TM Uso do SEBAL na variação temporal do albedo de superfície na bacia do Forquilha, Ceará, baseado em imagens LANDSAT 5-TM Luiz Carlos Guerreiro Chaves 1 Joseilson Oliveira Rodrigues 2 Eunice Maia de Andrade

Leia mais

Estimativa da Temperatura da TST

Estimativa da Temperatura da TST Estimativa da Temperatura da Superfície Terrestre TST Estimativa da TST TST estimada a partir da temperatura de brilho (TB) (temperatura radiante radiação emitida pela superfície) A TB é uma estimativa

Leia mais

ANÁLISE DOS PARÂMETROS FÍSICOS DA SUPERFÍCIE DO SOLO EM CAATINGA PERNAMBUCANA

ANÁLISE DOS PARÂMETROS FÍSICOS DA SUPERFÍCIE DO SOLO EM CAATINGA PERNAMBUCANA ANÁLISE DOS PARÂMETROS FÍSICOS DA SUPERFÍCIE DO SOLO EM CAATINGA PERNAMBUCANA Telliane Santos Salgueiro Silva ; Douglas Alberto de Oliveira Silva ;Symonne Pereira Fernandes ; Wellington Manoel dos Santos.

Leia mais

Obtenção do albedo e IVDN em áreas heterogêneas do estado do Ceará com imagens TM - Landsat 5 e algoritmo SEBAL/METRIC

Obtenção do albedo e IVDN em áreas heterogêneas do estado do Ceará com imagens TM - Landsat 5 e algoritmo SEBAL/METRIC Obtenção do albedo e IVDN em áreas heterogêneas do estado do Ceará com imagens TM - Landsat 5 e algoritmo SEBAL/METRIC Bernardo Barbosa da Silva 1 Rosimary Ramos de Oliveira Mendonça 1 Saulo Tasso Araújo

Leia mais

Saldo de Radiação em Região Semiárida do Nordeste do Brasil

Saldo de Radiação em Região Semiárida do Nordeste do Brasil Saldo de Radiação em Região Semiárida do Nordeste do Brasil Josiclêda Domiciano Galvíncio 1 ; Tiago Henrique de Oliveira 2 ; Bernardo Barbosa da Silva 3 ; Magna Soelma Beserra de Moura 4 Resumo Importantes

Leia mais

ESTRUTURA DE UMA IMAGEM E CALIBRAÇÃO RADIOMÉTRICA AULA 01. Daniel C. Zanotta 14/03/2018

ESTRUTURA DE UMA IMAGEM E CALIBRAÇÃO RADIOMÉTRICA AULA 01. Daniel C. Zanotta 14/03/2018 ESTRUTURA DE UMA IMAGEM E CALIBRAÇÃO RADIOMÉTRICA AULA 01 Daniel C. Zanotta 14/03/2018 ESTRUTURA DAS IMAGENS MULTIESPECTRAIS Matriz-Imagem Exemplo Landsat: Banda 1 Banda 2 Banda 3 Banda 4 Banda 5 Banda

Leia mais

ANÁLISE DO ÍNDICE DE ÁREA FOLIAR EM AREAS DE CULTIVO DE CANA-DE- AÇUCAR NA MICRORREGIÃO DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS, ALAGOAS UTILIZANDO O ALGORITMO SEBAL

ANÁLISE DO ÍNDICE DE ÁREA FOLIAR EM AREAS DE CULTIVO DE CANA-DE- AÇUCAR NA MICRORREGIÃO DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS, ALAGOAS UTILIZANDO O ALGORITMO SEBAL ANÁISE DO ÍNDICE DE ÁREA FOIAR EM AREAS DE CUTIVO DE CANA-DE- AÇUCAR NA MICRORREGIÃO DE SÃO MIGUE DOS CAMPOS, AAGOAS UTIIZANDO O AGORITMO SEBA. SAMUESON.CABRA 1, NYRON F.S DA COSTA 2, AAN R.SIVA 3, FREDERICO

Leia mais

Uma aplicação da banda termal do TM/Landsat-5 no gerenciamento dos recursos hídricos. Marcelo Theophilo Folhes

Uma aplicação da banda termal do TM/Landsat-5 no gerenciamento dos recursos hídricos. Marcelo Theophilo Folhes Uma aplicação da banda termal do TM/Landsat-5 no gerenciamento dos recursos hídricos Marcelo Theophilo Folhes Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais INPE Caixa Postal 515 12201-970 São José dos Campos

Leia mais

2 Doutor Prof. Instituto de Ciências Atmosféricas, ICAT/UFAL,

2 Doutor Prof. Instituto de Ciências Atmosféricas, ICAT/UFAL, ANÁLISE DA ESTIMATIVA DO SALDO DE RADIAÇÃO NA MICRORREGIÃO DO BAIXO SÃO FRANCISCO PARA OS ESTADOS DE ALAGOAS E SERGIPE, UTILIZANDO O SENSOR TM LANDSAT 5 E O ALGORITMO SEBAL. Carlos Denyson da Silva Azevedo,

Leia mais

Eng. Agrônomo/ Ph.D. Eng. de Irrigação, Pesq. Sênior Embrapa Milho e Sorgo, Sete Lagoas, MG, Fone (31) ,

Eng. Agrônomo/ Ph.D. Eng. de Irrigação, Pesq. Sênior Embrapa Milho e Sorgo, Sete Lagoas, MG, Fone (31) , Espacialização e geração de mapas temáticos das condições de cobertura dos solos para a região Norte de MG, a partir de análises espectrais de imagens do satélite Landsat-5 TM 1 R.L.GOMIDE 2, I.M. de P.BORATTO

Leia mais

Utilização do IVAS e da Temperatura da superfície para análise multitemporal das mudanças ambientais no Parque Natural da Serra da Estrela (Portugal)

Utilização do IVAS e da Temperatura da superfície para análise multitemporal das mudanças ambientais no Parque Natural da Serra da Estrela (Portugal) VI Seminário Latino Americano de Geografia Física II Seminário Ibero Americano de Geografia Física Universidade de Coimbra, Maio de 2010 Utilização do IVAS e da Temperatura da superfície para análise multitemporal

Leia mais

METODOLOGIA PARA ESTIMATIVA DA COBERTURA DE NUVENS ATRAVÉS DE IMAGEM DE SATÉLITE

METODOLOGIA PARA ESTIMATIVA DA COBERTURA DE NUVENS ATRAVÉS DE IMAGEM DE SATÉLITE METODOLOGIA PARA ESTIMATIVA DA COBERTURA DE NUVENS ATRAVÉS DE IMAGEM DE SATÉLITE Alice dos S. MACEDO 1,2, Jefferson G. de SOUZA 1, Fernando R. MARTINS 1, Enio B. PEREIRA 1 ¹CCST/INPE - São José dos Campos

Leia mais

ESTIMATIVA DE TEMPERATURA DA SUPERFÍCIE TERRESTRE UTILIZANDO DADOS DE NOAA AVHRR* RESUMO

ESTIMATIVA DE TEMPERATURA DA SUPERFÍCIE TERRESTRE UTILIZANDO DADOS DE NOAA AVHRR* RESUMO ESTIMATIVA DE TEMPERATURA DA SUPERFÍCIE TERRESTRE UTILIZANDO DADOS DE NOAA AVHRR* TSAY Chu Ming 1 e William Tse Horng LIU ** RESUMO Três métodos de estimativa de temperatura da superfície terrestre baseado

Leia mais

ESTIMATIVA DA TEMPERATURA DA SUPERFÍCIE DO MAR UTILIZANDO GOES-8 NO CPTEC/INPE

ESTIMATIVA DA TEMPERATURA DA SUPERFÍCIE DO MAR UTILIZANDO GOES-8 NO CPTEC/INPE ESTIMATIVA DA TEMPERATURA DA SUPERFÍCIE DO MAR UTILIZANDO GOES-8 NO CPTEC/INPE 1. RESUMO G. B. França e W. S. Carvalho LAMMA Laboratório de Modelagem de Processos Marinhos e Atmosféricos Departamento de

Leia mais

Revista Brasileira de Geografia Física

Revista Brasileira de Geografia Física Revista Brasileira de Geografia Física, vol. 07, n.4 (2014) 653-661. Revista Brasileira de Geografia Física ISSN:1984-2295 Homepage: www.ufpe.br/rbgfe Estimativa do saldo de radiação instantâneo à superfície

Leia mais

Geomática e SIGDR aula teórica 23 7 de Maio Correcções radiométricas de imagens de satélite Estimação de reflectâncias à superfície

Geomática e SIGDR aula teórica 23 7 de Maio Correcções radiométricas de imagens de satélite Estimação de reflectâncias à superfície Geomática e SIGDR aula teórica 23 7 de Maio 2013 Correcções radiométricas de imagens de satélite Estimação de reflectâncias à superfície Manuel Campagnolo ISA Manuel Campagnolo (ISA) Geomática e SIGDR

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DA SUPERFÍCIE CONTINENTAL USANDO DADOS AVHRR/NOAA. Wilfrid SCHROEDER 1, José Ricardo de Almeida FRANÇA 2 RESUMO

CARACTERIZAÇÃO DA SUPERFÍCIE CONTINENTAL USANDO DADOS AVHRR/NOAA. Wilfrid SCHROEDER 1, José Ricardo de Almeida FRANÇA 2 RESUMO CARACTERIZAÇÃO DA SUPERFÍCIE CONTINENTAL USANDO DADOS AVHRR/NOAA Wilfrid SCHROEDER 1, José Ricardo de Almeida FRANÇA RESUMO A utilização de imagens de satélite no estudo e monitoramento da superfície continental

Leia mais

ANÁLISE DO ÍNDICE DE VEGETACAO SAZONAL PADRONIZADO A PARTIR DE IMAGENS DO SPOT VEGETATION E ESTIMATIVAS DE PRECIPITAÇÃO PADRONIZADA DO TRMM

ANÁLISE DO ÍNDICE DE VEGETACAO SAZONAL PADRONIZADO A PARTIR DE IMAGENS DO SPOT VEGETATION E ESTIMATIVAS DE PRECIPITAÇÃO PADRONIZADA DO TRMM ANÁLISE DO ÍNDICE DE VEGETACAO SAZONAL PADRONIZADO A PARTIR DE IMAGENS DO SPOT VEGETATION E ESTIMATIVAS DE PRECIPITAÇÃO PADRONIZADA DO TRMM Janice F. LEIVAS 1, Ricardo G. ANDRADE 1, Daniel de C. VICTORIA

Leia mais

Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Ministério da Ciência e Tecnologia

Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Ministério da Ciência e Tecnologia Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Ministério da Ciência e Tecnologia O INPE e a Amazônia PRODES - Monitoramento do desmatamento em formações florestais

Leia mais

BALANÇO DE RADIAÇÃO PELO EMPREGO DO ALGORITMO SEBAL E IMAGEM LANDSAT 8 NO MUNICÍPIO DE TABULEIRO DO NORTE-CE

BALANÇO DE RADIAÇÃO PELO EMPREGO DO ALGORITMO SEBAL E IMAGEM LANDSAT 8 NO MUNICÍPIO DE TABULEIRO DO NORTE-CE BALANÇO DE RADIAÇÃO PELO EMPREGO DO ALGORITMO SEBAL E IMAGEM LANDSAT 8 NO MUNICÍPIO DE TABULEIRO DO NORTE-CE Danilo Batista Nogueira 1, José Israel Pinheiro 2, Valsergio Barros da Silva 3 Jonas Queiroz

Leia mais

USO DE ÍNDICES DE VEGETAÇÃO NA AVALIAÇÃO DA VARIAÇÃO DE COBERTURA VEGETAL NA ÁREA RURAL DO MUNÍCIPIO DE MACEIÓ

USO DE ÍNDICES DE VEGETAÇÃO NA AVALIAÇÃO DA VARIAÇÃO DE COBERTURA VEGETAL NA ÁREA RURAL DO MUNÍCIPIO DE MACEIÓ USO DE ÍNDICES DE VEGETAÇÃO NA AVALIAÇÃO DA VARIAÇÃO DE COBERTURA VEGETAL NA ÁREA RURAL DO MUNÍCIPIO DE MACEIÓ M. FÁTIMA B. NOVAS 1,2 PATRÍCIA P. N. DA CRUZ 2, FREDERICO TEJO DI PACE 3 1Eng. Civil, Centro

Leia mais

BALANÇO DE RADIAÇÃO EM ÁREAS IRRIGADAS UTILIZANDO IMAGENS LANDSAT 5 - TM

BALANÇO DE RADIAÇÃO EM ÁREAS IRRIGADAS UTILIZANDO IMAGENS LANDSAT 5 - TM Revista Brasileira de Meteorologia, v.20, n.2, 243-252, 2005 BALANÇO DE RADIAÇÃO EM ÁREAS IRRIGADAS UTILIZANDO IMAGENS LANDSAT 5 - TM BERNARDO BARBOSA DA SILVA 1, GLÁUCIA MIRANDA LOPES e PEDRO VIEIRA DE

Leia mais

Allan Arantes PEREIRA 1 ; Thomaz Alvisi de OLIVEIRA 1 ; Mireile Reis dos SANTOS 1 ; Jane Piton Serra SANCHES 1

Allan Arantes PEREIRA 1 ; Thomaz Alvisi de OLIVEIRA 1 ; Mireile Reis dos SANTOS 1 ; Jane Piton Serra SANCHES 1 5ª Jornada Científica e Tecnológica e 2º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 06 a 09 de novembro de 2013, Inconfidentes/MG APLICAÇÕES DE GEOTECNOLOGIAS NA ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL DAS TENDÊNCIAS DE

Leia mais

GEOPROCESSAMENTO. Sensoriamento Remoto. Prof. Luiz Rotta

GEOPROCESSAMENTO. Sensoriamento Remoto. Prof. Luiz Rotta 1 GEOPROCESSAMENTO Sensoriamento Remoto Prof. Luiz Rotta SENSORIAMENTO REMOTO - DEFINIÇÕES Utilização de sensores para a aquisição de informações sobre objetos ou fenômenos sem que haja contato direto

Leia mais

DIAGNÓSTICO DA VARIABILIDADE ESPACIAL DA TEMPERATURA DE SUPERFÍCIE NUM MUNICÍPIO DO SEMI-ÁRIDO PERNAMBUCANO

DIAGNÓSTICO DA VARIABILIDADE ESPACIAL DA TEMPERATURA DE SUPERFÍCIE NUM MUNICÍPIO DO SEMI-ÁRIDO PERNAMBUCANO DIAGNÓSTICO DA VARIABILIDADE ESPACIAL DA TEMPERATURA DE SUPERFÍCIE NUM MUNICÍPIO DO SEMI-ÁRIDO PERNAMBUCANO BRUNO OLIMPIO DOS SANTOS 1 ELIAS PONTES JÚNIOR 2 AILTON FEITOSA 3 1- Graduando em Geografia Bacharelado

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE ÍNDICES DE VEGETAÇÃO NA AVALIAÇÃO DA COBERTURA VEGETAL DO PROJETO DE ASSENTAMENTO JOSÉ EMÍDIO DOS SANTOS, CAPELA - SE.

UTILIZAÇÃO DE ÍNDICES DE VEGETAÇÃO NA AVALIAÇÃO DA COBERTURA VEGETAL DO PROJETO DE ASSENTAMENTO JOSÉ EMÍDIO DOS SANTOS, CAPELA - SE. UTILIZAÇÃO DE ÍNDICES DE EGETAÇÃO NA AALIAÇÃO DA COBERTURA EGETAL DO PROJETO DE ASSENTAMENTO JOSÉ EMÍDIO DOS SANTOS, CAPELA - SE. Acacia Maria Barros Souza 1, Ana Paula Oliveira Lucas 2, Marcus Aurélio

Leia mais

Universidade Estadual de Feira de Santana UEFS {talencar,

Universidade Estadual de Feira de Santana UEFS {talencar, Anais XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR, Curitiba, PR, Brasil, 30 de abril a 05 de maio de 2011, INPE p.6066 Estimativa de fitomassa através de NDVI no Parque Nacional da Chapada Diamantina

Leia mais

Fechine,J.A.L.;Galvíncio,D.J./ Rev. Geogr. Acadêmica v.2 n.3 (xii.2008) 60-67

Fechine,J.A.L.;Galvíncio,D.J./ Rev. Geogr. Acadêmica v.2 n.3 (xii.2008) 60-67 Nota Técnica ÍNDICE DE VEGETAÇÃO POR DIFERENÇA NORMALIZADA DAS CIDADES DE SALGUEIRO, MIRANDIBA, CARNAUBEIRA DA PENHA E FLORESTA LOCALIZADAS NO SEMI-ÁRIDO PERNAMBUCANO NORMALIZED DIFFERENCE VEGETATION INDEX

Leia mais

COMPARAÇÃO DO DESEMPENHO DE ALGORITMOS DE NORMALIZAÇÃO RADIOMÉTRICA DE IMAGENS DE SATÉLITE

COMPARAÇÃO DO DESEMPENHO DE ALGORITMOS DE NORMALIZAÇÃO RADIOMÉTRICA DE IMAGENS DE SATÉLITE COMPARAÇÃO DO DESEMPENHO DE ALGORITMOS DE NORMALIZAÇÃO RADIOMÉTRICA DE IMAGENS DE SATÉLITE SILVIA SHIZUE LEONARDI 1 SONIA MARA DE SOUZA 1 LEILA MARIA GARCIA FONSECA 1 1 INPE - Instituto Nacional de Pesquisas

Leia mais

O resultado é uma série de "fatias" da superfície, que juntas produzem a imagem final. (Exemplo: o radiômetro dos satélites NOAA gira a uma

O resultado é uma série de fatias da superfície, que juntas produzem a imagem final. (Exemplo: o radiômetro dos satélites NOAA gira a uma Sensores e Satélites Para que um sensor possa coletar e registrar a energia refletida ou emitida por um objeto ou superfície, ele tem que estar instalado em uma plataforma estável à distância do objeto

Leia mais

Estimativa de Evapotranspiração a partir da Radiação global estimada por Satélite no Nordeste do Brasil

Estimativa de Evapotranspiração a partir da Radiação global estimada por Satélite no Nordeste do Brasil Estimativa de Evapotranspiração a partir da Radiação global estimada por Satélite no Nordeste do Brasil Flávio B. Justino, Solange S. Souza, Javier Tomasella 1 RESUMO Um grande número de métodos empíricos,

Leia mais

Determinação da temperatura instantânea da superfície terrestre da cidade de Maceió- Al, com base em imagens TM - Landsat 5.

Determinação da temperatura instantânea da superfície terrestre da cidade de Maceió- Al, com base em imagens TM - Landsat 5. Determinação da temperatura instantânea da superfície terrestre da cidade de Maceió- Al, com base em imagens TM - Landsat 5. Taciana Lima Araujo 1 Frederico Tejo Di Pace 2 1 Universidade Federal de Alagoas

Leia mais

VARIABILIDADE DO NDVI NA BACIA DO RIO TRUSSU CEARÁ

VARIABILIDADE DO NDVI NA BACIA DO RIO TRUSSU CEARÁ VARIABILIDADE DO NDVI NA BACIA DO RIO TRUSSU CEARÁ E. R. F. Lêdo 1 ; F. D. D. Arraes 2 ; M. G. Silva 3 ; D. H. Nogueira 4 RESUMO: Este trabalho teve por objetivo analisar e interpretar a evolução temporal

Leia mais

EVAPOTRANSPIRAÇÃO REAL DIÁRIA UTILIZANDO PRODUTOS DO SENSOR MODIS/TERRA NA BACIA DO RIO PARACATU

EVAPOTRANSPIRAÇÃO REAL DIÁRIA UTILIZANDO PRODUTOS DO SENSOR MODIS/TERRA NA BACIA DO RIO PARACATU EVAPOTRANSPIRAÇÃO REAL DIÁRIA UTILIZANDO PRODUTOS DO SENSOR MODIS/TERRA NA BACIA DO RIO PARACATU Evaldo de P. LIMA 1, Gilberto C. SEDIYAMA 2, Rafael C. DELGADO 3, Ricardo G. ANDRADE 4, Alexandre O. GONÇALVES

Leia mais

XII Congresso Brasileiro de Meteorologia, Foz de Iguaçu-PR, 2002

XII Congresso Brasileiro de Meteorologia, Foz de Iguaçu-PR, 2002 DETERMINAÇÃO DO ALBEDO DO PERÍMETRO IRRIGADO SENADOR NILO COELHO COM TÉCNICAS DE SENSORIAMENTO REMOTO E IMAGENS LANDSAT 5-TM Bernardo Barbosa da Silva, João Roberto Feitosa, Magna Soelma Beserra de Moura,

Leia mais

USO E COBERTURA DA TERRA COMO SUBSÍDIO À AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS AMBIENTAIS POR OPÇÕES DE MANEJO EM SISTEMAS PRODUTIVOS NA AMAZÔNIA

USO E COBERTURA DA TERRA COMO SUBSÍDIO À AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS AMBIENTAIS POR OPÇÕES DE MANEJO EM SISTEMAS PRODUTIVOS NA AMAZÔNIA USO E COBERTURA DA TERRA COMO SUBSÍDIO À AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS AMBIENTAIS POR OPÇÕES DE MANEJO EM SISTEMAS PRODUTIVOS NA AMAZÔNIA ADRIANA F. CONCEIÇÃO 1 ; CARLOS F. QUARTAROLI 2 ; MATEUS BATISTELLA 3 N

Leia mais

ANÁLISE DOS ÍNDICES NDVI E SAVI DA MICRORREGIÃO DE ITAPARICA LIMÍTROFE AO RIO SÃO FRANCISCO ESTIMADOS POR SENSORIAMENTO REMOTO

ANÁLISE DOS ÍNDICES NDVI E SAVI DA MICRORREGIÃO DE ITAPARICA LIMÍTROFE AO RIO SÃO FRANCISCO ESTIMADOS POR SENSORIAMENTO REMOTO ANÁLISE DOS ÍNDICES NDVI E SAVI DA MICRORREGIÃO DE ITAPARICA LIMÍTROFE AO RIO SÃO FRANCISCO ESTIMADOS POR SENSORIAMENTO REMOTO Ivson Lucas de Santana¹, Emanuel Araújo Silva² ¹Discente de Engenharia Florestal,

Leia mais

processos de formação e suas inter-relações com o ambiente. As diversas combinações de fatores (clima, relevo,

processos de formação e suas inter-relações com o ambiente. As diversas combinações de fatores (clima, relevo, INTRODUÇÃO AO LEVANTAMENTO DE SOLOS INTRODUÇÃO AO LEVANTAMENTO DE SOLOS variabilidade espacial dos solos fenômeno natural variabilidade espacial dos solos fenômeno natural resultante da interação resultante

Leia mais

INFLUÊNCIA DA VARIABILIDADE DA PRECIPITAÇÃO NA RESPOSTA DA VEGETAÇÃO EM SÃO JOÃO DEL-REI

INFLUÊNCIA DA VARIABILIDADE DA PRECIPITAÇÃO NA RESPOSTA DA VEGETAÇÃO EM SÃO JOÃO DEL-REI 310 INFLUÊNCIA DA VARIABILIDADE DA PRECIPITAÇÃO NA RESPOSTA DA VEGETAÇÃO EM SÃO JOÃO DEL-REI Thaínne Eve Ribeiro Lima¹, Julio Cezar Costa², Gabriel Pereira³ thainne.ribeiro@outlook.com¹, julioczcta@gmail.com²,

Leia mais

PROGRAMA DE ENSINO. 3 quadrimestre Área de Concentração AQUISIÇÃO, ANÁLISE E REPRESENTAÇÃO DE INFORMAÇÕES ESPACIAIS

PROGRAMA DE ENSINO. 3 quadrimestre Área de Concentração AQUISIÇÃO, ANÁLISE E REPRESENTAÇÃO DE INFORMAÇÕES ESPACIAIS PROGRAMA DE ENSINO Disciplina ANÁLISE DE IMAGENS MULTIESPECTRAIS Código Semestre Ano Letivo 3 quadrimestre 2018 Área de Concentração AQUISIÇÃO, ANÁLISE E REPRESENTAÇÃO DE INFORMAÇÕES ESPACIAIS Curso: MESTRADO

Leia mais

Simulação de uma banda pancromática para o sensor TM (Landsat 5), utilizando filtro combinado de restauração e interpolação.

Simulação de uma banda pancromática para o sensor TM (Landsat 5), utilizando filtro combinado de restauração e interpolação. Simulação de uma banda pancromática para o sensor TM (Landsat 5), utilizando filtro combinado de restauração e interpolação. Giovanni de Araujo Boggione 1 Érika Gonçalves Pires 1 Patrícia Azevedo dos Santos

Leia mais

Questões concursos

Questões concursos Questões concursos Grandezas radiométricas Índices de vegetação Classificação Concurso Público para Pesquisador do IMB Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos 25. A

Leia mais

NYRON FERNANDO SILVA DA COSTA 1,2 FREDERICO TEJO DI PACE 2 SAMUELLSON LOPES CABRAL 2

NYRON FERNANDO SILVA DA COSTA 1,2 FREDERICO TEJO DI PACE 2 SAMUELLSON LOPES CABRAL 2 ANALISE PRELIMINAR DO SALDO DE RADIAÇÃO NA MICRORREGIÃO LESTE DO ESTADO DE ALAGOAS COM IMAGEM TM LANDSAT 5 NYRON FERNANDO SILVA DA COSTA 1,2 FREDERICO TEJO DI PACE 2 SAMUELLSON LOPES CABRAL 2 Universidade

Leia mais

Diagnóstico do albedo de superfície e índice de área foliar na bacia hidrográfica do rio Tapacurá - PE

Diagnóstico do albedo de superfície e índice de área foliar na bacia hidrográfica do rio Tapacurá - PE Anais XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR, Curitiba, PR, Brasil, 30 de abril a 05 de maio de 2011, INPE p.5284 Diagnóstico do albedo de superfície e índice de área foliar na bacia hidrográfica

Leia mais

Bolsista: Graduanda em Biologia, UNICAMP, Campinas-SP, Colaboradora: Graduanda em Geografia, UNICAMP, Campinas-SP.

Bolsista: Graduanda em Biologia, UNICAMP, Campinas-SP, Colaboradora: Graduanda em Geografia, UNICAMP, Campinas-SP. VARIABILIDADE ESPAÇOTEMPORAL DO ALBEDO DA SUPERFÍCIE NO MUNICÍPIO DE MARACAJU, MS ALINE A. LOPES 1 ; NATALIA P. MARTINS 2 ; DANIEL GOMES 3 ; RICARDO G. ANDRADE 4 Nº 12507 RESUMO Este trabalho objetivou

Leia mais

DINÂMICAS ESPECTRO-TEMPORAIS DA ESTAÇÃO ECOLÓGICA DE AIUABA CE COM UTILIZAÇÃO DE IMAGENS SATÉLITE

DINÂMICAS ESPECTRO-TEMPORAIS DA ESTAÇÃO ECOLÓGICA DE AIUABA CE COM UTILIZAÇÃO DE IMAGENS SATÉLITE DINÂMICAS ESPECTRO-TEMPORAIS DA ESTAÇÃO ECOLÓGICA DE AIUABA CE COM UTILIZAÇÃO DE IMAGENS SATÉLITE Francilaine Nóbrega de Lima¹; Neison Cabral Ferreira Freire²; Janaína Barbosa da Silva³ ¹Estudante do Curso

Leia mais

à frente do nosso tempo Análise dos Incêndios Florestais em Portugal e Avaliação do Índice de Risco de Incêndios Florestais ICRIF

à frente do nosso tempo Análise dos Incêndios Florestais em Portugal e Avaliação do Índice de Risco de Incêndios Florestais ICRIF Análise dos Incêndios Florestais em Portugal e Avaliação do Índice de Risco de Incêndios Florestais ICRIF Lourdes Bugalho, Luís Pessanha, Lourdes.Bugalho@meteo.pt Luis.Pessanha@meteo.pt 1 Instituto de

Leia mais

Aplicação do SARVI em fragmentos de mata no município de Recife-PE como alternativa de análises ambientais em áreas urbanas

Aplicação do SARVI em fragmentos de mata no município de Recife-PE como alternativa de análises ambientais em áreas urbanas Aplicação do SARVI em fragmentos de mata no município de Recife-PE como alternativa de análises ambientais em áreas urbanas Sidney Henrique Campelo de Santana 1 Maria Lucielle Silva Laurentino ¹ Josiclêda

Leia mais

Transformações espaciais no COMPERJ utilizando dados de sensoriamento remoto

Transformações espaciais no COMPERJ utilizando dados de sensoriamento remoto Transformações espaciais no COMPERJ utilizando dados de sensoriamento remoto Liz Barreto Coelho Belém 1 Leonardo de Faria Peres 1 Andrews J. Lucena 2 José Ricardo A. França 1 Otto C. Rotunno Filho 3 Leandro

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO SUPERVISIONADA UTILIZANDO O SPRING VISANDO A AVALIAÇÃO TEMPORAL DO USO DO SOLO NO ESTADO DE PERNAMBUCO

CLASSIFICAÇÃO SUPERVISIONADA UTILIZANDO O SPRING VISANDO A AVALIAÇÃO TEMPORAL DO USO DO SOLO NO ESTADO DE PERNAMBUCO CLASSIFICAÇÃO SUPERVISIONADA UTILIZANDO O SPRING VISANDO A AVALIAÇÃO TEMPORAL DO USO DO SOLO NO ESTADO DE PERNAMBUCO José Oscar Gomes da Paz 1 ; Rodolfo Jorge Bezerra 2 ; Hernande Pereira da Silva 3 ;

Leia mais

DETECÇÃO DE MUDANÇAS DO SOLO E DA VEGETAÇÃO NO SEMIÁRIDO PERNAMBUCANO

DETECÇÃO DE MUDANÇAS DO SOLO E DA VEGETAÇÃO NO SEMIÁRIDO PERNAMBUCANO DETECÇÃO DE MUDANÇAS DO SOLO E DA VEGETAÇÃO NO SEMIÁRIDO PERNAMBUCANO Douglas Alberto de Oliveira Silva (1); Wellington Manoel dos Santos (1); Telliane Santos Salgueiro Silva (2); Symonne Pereira Fernandes

Leia mais

RELATÓRIO PRELIMINAR DE VALIDAÇÃO E INTERCOMPARAÇÃO DOS MODELOS DE TRANSFERÊNCIA RADIATIVA ADOTADOS NO PROJETO SWERA

RELATÓRIO PRELIMINAR DE VALIDAÇÃO E INTERCOMPARAÇÃO DOS MODELOS DE TRANSFERÊNCIA RADIATIVA ADOTADOS NO PROJETO SWERA RELATÓRIO PRELIMINAR DE VALIDAÇÃO E INTERCOMPARAÇÃO DOS MODELOS DE TRANSFERÊNCIA RADIATIVA ADOTADOS NO PROJETO SWERA Objetivo Este documento tem por objetivo apresentar os resultados obtidos até o momento

Leia mais

Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE 2 Rua Manoel de Medeiros, S/N. Dois Irmãos, Recife-PE

Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE 2 Rua Manoel de Medeiros, S/N. Dois Irmãos, Recife-PE Avaliação da Cobertura Vegetal e do Albedo da Bacia Hidrográfica do Rio Moxotó com Imagens do Satélite Landsat 5 Tiago Henrique de Oliveira 1 Prof. Drª. Josiclêda Domiciano Galvincio 1 Josemary Santos

Leia mais

ANÁLISE ESPECTRAL DE INDICE DE VEGETAÇÃO EM ÁREA IRRIGADA COM CANA-DE-AÇÚCAR

ANÁLISE ESPECTRAL DE INDICE DE VEGETAÇÃO EM ÁREA IRRIGADA COM CANA-DE-AÇÚCAR You are free: to copy, distribute and transmit the work; to adapt the work. You must attribute the work in the manner specified by the author or licensor ANÁLISE ESPECTRAL DE INDICE DE VEGETAÇÃO EM ÁREA

Leia mais

ESTIMATIVA DO FLUXO DE CALOR NO SOLO UTILIZANDO O ALGORITMO SEBAL/METRIC E IMAGENS SATÉLITES NA REGIÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARAÍBA

ESTIMATIVA DO FLUXO DE CALOR NO SOLO UTILIZANDO O ALGORITMO SEBAL/METRIC E IMAGENS SATÉLITES NA REGIÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARAÍBA ESTIMATIVA DO FLUXO DE CALOR NO SOLO UTILIZANDO O ALGORITMO SEBAL/METRIC E IMAGENS SATÉLITES NA REGIÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARAÍBA Thaís Cristina Marques Ocrécio 1, Heliofábio Barros Gomes 2,

Leia mais