Como escolher a luva correta para proteção?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Como escolher a luva correta para proteção?"

Transcrição

1 Como escolher a luva correta para proteção? 2017

2 Como escolher a luva correta para proteção? Por que Acidentes de trabalho Ranking de acidentes de trabalho por região corporal Luvas de proteção de resistência ao corte Por que selecionar o tipo correto de luva? Critérios de seleção e conforto Fatores importantes para a seleção da luva s Custo-benefício Conclusões e Dúvidas Encerramento

3 Por que Acidentes de trabalho Acidente de trabalho é toda ocorrência não programada ou prevista, estranha ao andamento normal do trabalho, da qual possa resultar danos físicos e/ou funcionais ou lesões ao trabalhador e/ou danos materiais e econômicos à empresa. Os acidentes de trabalho e doenças profissionais custam tempo e dinheiro: Tratamento médico; Seguros laborais; Substituição do funcionário; Perda de produção e danos a equipamentos; Processos judiciais/ indenizações; Possibilidade de denegrir a imagem da empresa; O que vale mais a pena: arcar com esses custos ou investir na PREVENÇÃO?

4 Ranking de acidentes de trabalho por região corporal As lesões nas mãos e punhos ocupam o primeiro lugar nos acidentes de trabalho mais recorrentes % desses acidentes poderiam ser evitados com o uso do EPI (Equipamento de Proteção Individual) adequado. Os demais 30-40% ocorreram devido a má escolha da luva de proteção. Fonte das informações: 1. Ministério do Trabalho e Previdência Social Liberty Mutual Research Institute for Safety

5 Luvas de proteção As luvas de proteção são EPI s que protegem totalmente ou parcialmente as mãos (podendo, também, cobrir o antebraço e o braço). Usar luvas de proteção é uma das melhores formas de prevenir acidentes. O uso reduz o risco de acidentes em: 60% Fonte da informação: 1. Liberty Mutual Research Institute for Safety

6 de resistência ao corte Por que selecionar o tipo correto de luva? O trabalhador está exposto à riscos devido a ações externas e é possível que ocorram acidentes pela má escolha da própria luva. A segurança das mãos depende principalmente da eficácia da luva. É necessário definir a luva ideal de acordo com a proteção e conforto necessários para cada função. As luvas são feitas de materiais diferentes. Embora dois pares possam parecer idênticos, eles podem ter diferentes níveis de proteção.

7 Critérios para a seleção A melhor luva é aquela que satisfaz suas necessidades de resistência ao corte, mas também se ajusta a perfeição. Requisitos de segurança: resistência ao corte e abrasão, proteção térmica, e dano ao usuário. Exigências de usuários: conforto, peso, conforto térmico, destreza, confiança. Exigências econômicas: preço, durabilidade, eficiência na redução de acidentes e custos. Características do produto: não interfira na qualidade do processo e do produto, procedimento de lavagem, manipulação e armazenamento.

8 Fatores importantes para a seleção da luva e conforto Uma mesma luva pode ser utilizadas para qualquer aplicação? NÃO!! Os trabalhadores possuem diversas preocupações e objeções, por exemplo: desconforto, falta de destreza, a falta de aderência e superaquecimento. A empresa deve realizar uma análise profunda das necessidades dos usuários, fazendo uma conexão entre o uso específico e a luva correta para sua proteção. Conhecer os riscos envolvidos em cada setor de sua produção é essencial para determinar qual luva de proteção deve ser utilizada por seus operários.

9 é a habilidade e agilidade na utilização das mãos. É necessário que as luvas de proteção não prejudiquem a destreza dos usuários na realização de suas funções. A baixa destreza pode: Causar um aumento acelerado na fadiga e, por consequência, a queda de produtividade do colaborador; Levar o usuário a retirar a luva devido a incapacidade de realizar determinada atividade por falta de sensibilidade, ficando sem proteção alguma em suas mãos!

10 Uma luva de proteção deve permitir a destreza necessária para seu uso específico, conforme a atividade a ser exercida pelo usuário. Existem atividades em que, após o dimensionamento e identificação dos riscos, a luva adequada pode reduzir a destreza nas mãos dos operadores. Exemplo: Áreas que necessitam de resistência térmica: a luva precisa ser espessa, garantindo o isolamento da mão e mantendo o usuário seguro; É extremamente necessário o dimensionamento do EPI para cada área e cada tipo de risco. Algumas vezes a tarefa necessita mais pesadas para ser exercida.

11 s Vantagens Aumento da aderência (manuseio de peças com óleo, resinas e graxas); Resistência a abrsão e punção; Aumento da destreza; Aumento da durabilidade; Desvantagens Respirabilidade; Contaminação do material manuseado devido ao recobrimento (indústria de alimentos) Perda das características do material da luva devido ao recobrimento (ex.: resistência térmica); Nem todos os materiais podem ser utilizados sem recobrimentos: O polietileno, por exemplo, tem baixa aderência e, por esse motivo, necessita de recobrimento para a maioria das atividades. O Kevlar, por sua vez, pode ser banhado, porém não há necessidade de recobrimentos para ter uma boa aderência. Fique atento ao recobrimento da sua luva de proteção, além da sua necessidade de recobrimento: a escolha incorreta do banho pode causar danos.

12 Poliuretano: acabamento muito bom e dá uma sensação de conforto e destreza. A sua limitação é o ponto de fusão baixo, a luva se torna pegajosa a temperaturas acima de 79 C, além disso a durabilidade pode ser menor quando comparada com os demais banhos. Látex: elevada aderência e flexibilidade, com sensação pegajosa, resiste a temperaturas altas e a álcoois e cetonas. Suas limitações são para contato com óleos e gorduras, bem como ainda ser comum encontrar pessoas com alergia ao material. PVC: excelente versatilidade, porém tem um acabamento muito duro e não proporciona sensibilidade tátil. É adequado a ambientes com elevada abrasão e suas limitações são a baixa resistência mecânica, deve-se evitar o contato com solventes de cetonas e compostos aromáticos, além do fato de começar a amolecer com uma temperatura em cerca de 82 C. Nitrílico: excelente resistência a perfurações e é três vezes mais resistente do que a borracha natural. Não é resistente a chamas, mas funciona bem entre 4 e 150 C. Uma das melhores características é que ele pode ser espumado. Assim, ele funciona como uma esponja para superfícies macias e oleosas: o óleo é absorvido e, assim, ocorre o aumento da aderência na suficiente, além disso tem uma alta durabilidade. A sua limitação é o contato com solventes contendo cetonas, ácidos, óxidos e compostos orgânicos contendo nitrogênio.

13 s PU Látex PVC Nitrílico Aderência a seco Flexibilidade Resistência a Perfuração Resistência a Óleos, Graxas e derivados de Hidrocarbonetos Resistência a Temperatura Baixo Custo Durabilidade

14 Custo-benefício Preços baixos não significam uma redução de custos! Deve-se, também, avaliar a duração da luva, sua lavabilidade e o desempenho da luva após a sua lavagem. Exemplo: Estudo de 16 semanas em uma pequena indústria de autopeças: cortes, perfurações e lacerações foram ELIMINADOS em uma das unidades, onde, anteriormente, haviam, em média, 26 casos mensais;

15 Novo Pictograma EN388 O que muda com as mudanças nas normas? Melhor segregação dos níves de corte -> escolha da luva mais adequada Maior conhecimento técnico para você Maior confiabilidade dos resultados Comparabilidade entre testes Nível (TDM-100) A B C D E F Carga 2 N 5N 10 N 15N 22 N 30 N Lembre-se: Resistência à abrasão Resistência ao corte (Coupe) Resistência ao rasgo Resistência à punção Resistência ao corte (TDM-100) Proteção ao impacto C X Para saber mais sobre as mudanças nas normas, assista ao nosso Webinar: Novas Normas Globais para Proteção Contra Cortes. Especifique fornecedores que meçam suas luvas de proteção utilizando o TDM-100. Utilize marcas renomadas no mercado e que tenham tecnologia para testar e garantir a qualidade da luva! O portfolio de Kevlar fornece soluções que atendem a todos os níveis de proteção da nova EN 388.

16 Há três relevantes para a escolha de uma luva de resistência ao corte: Construção da luva número de fios, ponto da máquina; Kevlar, algodão, couro; Gramatura quantidade de material por unidade de área; Por isso, existem diversos tipos de proteção, feitos com diferentes materiais. Alguns exemplos: Kevlar ; Kevlar Armor Kevlar com aço; Kevlar Stretch Armor Kevlar com aço ou com fibra de vidro; Kevlar Stretch Kevlar com Nylon; HPPE; Algodão;

17 Uma luva mais pesada não possui, necessariamente, uma maior resistência ao corte. Luvas leves e de melhor desempenho estão sendo lançadas no mercado, aumentando a segurança e o conforto dos usuários. Kevlar Armor (402 g/m2)* 2240 Kevlar Stretch Armor com Aço (295 g/m2)* 1820 Kevlar Stretch Armor com Fibra de Vidro (315 g/m2)* Kevlar (678 g/m2)*** UHMWPE ou HPPE (678 g/m2) Kevlar Stretch (400 g/m2)** 710 * 1 fio e 13 Gauge Algodão (882 g/m2) Couro (1221 g/m2) ** 2 fios e 10 Gauge ***4 fios e 7 Gauge Resistência ao corte (gramas)

18 Kevlar Resistência inerente à chamas NÃO mantém combustão Não funde ou derrete Decomposição em temperaturas elevadas ~450 C MAIOR proteção ao corte com uma menor gramatura HPPE Inflamável; Baixo ponto de fusão ~140 C; NÃO recomendado para uso em temperaturas acima de 70 C. MENOR proteção à corte na mesma base de peso; (g/m²) -> mais leve Proteção Térmica por Contato: Metodologia ASTM F ,5 O KEVLAR : 4,25 4,75 3 2,75 5,5 Possui desempenho superior ao corte com uma menor quantidade de material. Fornece maior proteção térmica por Kevlar / Fibra de Vidro (470 g/m²) - nível D Tempo para dor (s) HPPE/ Fibra de Vidro (810 g/m²) - nível C Couro (620 g/m²) - nível A Tempo para queimadura de 2º grau (s) contato, quando comparado com o couro e com o HPPE.

19 Quais outros eu devo considerar? Esmagamento Metal fundido Se houverem outros riscos, outros devem ser considerados. Fique atento e escolha a luva correta para a sua aplicação!

20 Conclusões Por que O uso de proteção reduz o risco de acidente em 60%. Invista na prevenção! Para que selecionar a luva corretamente? A segurança depende da eficácia da luva. Defina a luva ideal para sua aplicação! Quais devo considerar? e conforto: assegure-se que a luva vista bem no usuário! Uma luva que incomoda não será utilizada. : muda completamente o trabalho do usuário. Escolha uma luva com a destreza ideal para a função a ser exercida. s: conheça cada tipo de recobrimento e suas características. Custo-benefício: não considere somente o preço, mas também quanto tempo durará a luva?. : especifique fornecedores que utilizem o TDM-100. Utilize marcas renomadas no mercado e com tecnologia para testar e garantir a qualidade da luva! : preste atenção nas vantagens e desvantagens de cada material. : fique atento aos riscos para sua aplicação e não se esqueça de avaliar outros.

21 Dúvidas? Acesse: luvaskevlar.com.br When Extreme is not a Sport it is your Job DARE BIGGER with Kevlar

22 A informação apresentada corresponde ao nosso conhecimento atual, a qual é oferecida apenas para fonte de sugestão para seus próprios testes. Não é objetivo da DuPont oferecer essa informação para substituir quaisquer testes que venham a ser requeridos para determinar o uso adequado dos nossos produtos para um uso particular. A informação apresentada esta sujeita a revisão de acordo com a disponibilidade de novos conhecimentos disponíveis. É responsabilidade do usuário determinar o nível do risco em um ambiente particular e o equipamento pessoal apropriado para proteção necessária. Dado que as condições de uso estão fora de nosso controle, A DUPONT NÃO FAZ NENHUMA GARANTIA, EXPRESSA OU IMPLÍCITA, E NÃO ASSUME NENHUMA RESPONSABILIDADE RELATIVA AO DESEMPENHO DESSE PRODUTO PARA UM USO ESPECÍFICO. Nada nesta publicação pode ser considerado como licença para operação ou recomendação para infringir quaisquer direitos de patente. Copyright 2017 DuPont. Todos os direitos reservados. DuPont Oval Logo, DuPont, Kevlar e todos os produtos mencionados com ou são marcas comerciais ou marcas comerciais registradas da E. I. du Pont de Nemours and Company ou de suas afiliadas.

Proteção as Mãos. Catálogo Luvas para Riscos Mecânicos

Proteção as Mãos. Catálogo Luvas para Riscos Mecânicos Proteção as Mãos Catálogo Luvas para Riscos Mecânicos A chave para proteger as mãos dos trabalhadores, é usar luvas! E suas mãos merecem produtos de qualidade fabricados por especialistas. Com vasta experiência

Leia mais

66

66 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 Harpon 85 86 4 Luva de segurança Safetex Pro 300 Descrição: Látex Natural, ventilado, palma texturizada antiderrapante, punho tricotado com elástico.

Leia mais

Luvas multiuso Guia de produtos

Luvas multiuso Guia de produtos MULTIUSO Luvas multiuso Guia de produtos A mais de 20 anos que a HyFlex estabeleceu o padrão de conforto. As luvas multiuso e suas tecnologias mantém as mãos dos trabalhadores da indústria frescas, secas

Leia mais

DICAS DE SEGURANÇA. Safety tips

DICAS DE SEGURANÇA. Safety tips TEMA nº9: RESPONSÁVEL: Luvas de Segurança Wanderson Monteiro Luvas de segurança, ou luvas de proteção, são luvas específicas para muitas atividades profissionais, tanto comerciais como industriais, que

Leia mais

LUVAS PARA TRABALHO INDUSTRIAL SOLUÇÕES ECONÔMICAS PARA TRABALHOS INDUSTRIAIS

LUVAS PARA TRABALHO INDUSTRIAL SOLUÇÕES ECONÔMICAS PARA TRABALHOS INDUSTRIAIS LUVAS PARA TRABALHO INDUSTRIAL SOLUÇÕES ECONÔMIS PARA TRABALHOS INDUSTRIAIS Para os funcionários que dependem de luvas industriais de qualidade consistente para protegê-los dos riscos do local de trabalho

Leia mais

MPX - Meio Pesado Axial

MPX - Meio Pesado Axial NM - NYLON MACIÇO Capacidade até 0kg NM - Nylon Maciço Usinado. Dureza: 70 Shore D. ( 40ºc a +110ºC) Produzidas a partir de tarugos de nylon 6.0. São leves, possuem ótima resistência mecânica, rodam com

Leia mais

Ref. Descrição Tam. Cor

Ref. Descrição Tam. Cor Descrição: Luvas de algodão tricotadas de 2 a 4 fios com e sem pigmento. Indicação de uso: Atividades desgastantes causadas por manuseio de materiais em movimentos repetitivos nas áreas de transportes,

Leia mais

GUIA de Proteção para Mãos em Postos de Combustíveis

GUIA de Proteção para Mãos em Postos de Combustíveis GUIA de Proteção para Mãos em Postos de Combustíveis Na rotina de um posto de abastecimento as mãos são muito utilizadas no desenvolvimento das atividades diárias, desde o abastecimento do veículo até

Leia mais

Luvas Yeling. Deixam o perigo bem menor.

Luvas Yeling. Deixam o perigo bem menor. Conheça a Armya Pág. 14 Luvas Yeling. Deixam o perigo bem menor. Um mix de produtos completo que vai muito além do que você precisa. Limpeza, Jardinagem, Cozinha, Construção Civil, Agricultura e Indústria

Leia mais

LUVAS PARA TRABALHO INDUSTRIAL SOLUÇÕES ECONÔMICAS PARA TRABALHOS INDUSTRIAIS

LUVAS PARA TRABALHO INDUSTRIAL SOLUÇÕES ECONÔMICAS PARA TRABALHOS INDUSTRIAIS LUVAS PARA TRABALHO INDUSTRIAL SOLUÇÕES ECONÔMICAS PARA TRABALHOS INDUSTRIAIS Para os funcionários que dependem de luvas industriais de qualidade consistente para protegê-los dos riscos do local de trabalho

Leia mais

PEX - Extra Pesado Axial

PEX - Extra Pesado Axial B - BORRACHA MOLDADA Capacidade até 1500kg e rolamento de rolos cônicos. Acabamento pintado. B - Borracha Moldada. Dureza: 80 Shore A. (-20ºC e +70ºC) Produzidas com revestimento de borracha moldada vulcanizada

Leia mais

EPI Critérios Específicos de Seleção VI JORNADAS TÉCNICAS DE SEGURANÇA NO TRABALHO DA AEVA

EPI Critérios Específicos de Seleção VI JORNADAS TÉCNICAS DE SEGURANÇA NO TRABALHO DA AEVA EPI Critérios Específicos de Seleção VI JORNADAS TÉCNICAS DE SEGURANÇA NO TRABALHO DA AEVA EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE SELEÇÃO Perigo Fonte potencial de dano O que fazer?

Leia mais

PX - Super Pesado Axial

PX - Super Pesado Axial NM - NYLON MACIÇO Capacidade até 1400kg RODA NM - Nylon Maciço Usinado. Dureza: 75 Shore D. (-40ºC a +110ºC). Produzida a partir de tarugos de Poliamida 6 (Nylon). É leve, possui ótima resistência mecânica,

Leia mais

GL 410 BP - R 410 BP Furo Central Espiga Roscada Expansor de Nylon Espiga Lisa Bucha de Nylon LES LE LEX EXN2 LEL LELSJ S

GL 410 BP - R 410 BP Furo Central Espiga Roscada Expansor de Nylon Espiga Lisa Bucha de Nylon LES LE LEX EXN2 LEL LELSJ S BP - PVC Capacidade até 55kg RODA BP - Composto Termoplástico com PVC. Dureza: 85 Shore A. (-10ºC a +50ºC). Produzidas com revestimento em composto termoplástico com PVC e núcleo em polipropileno copolímero

Leia mais

(Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho) Treinamento: EPIs. (Equipamentos de Proteção Individual)

(Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho) Treinamento: EPIs. (Equipamentos de Proteção Individual) (Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho) Treinamento: EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) O que são EPIs? EPI é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador,

Leia mais

Tipo de Eixo (mancal) GL 410 BP - R 410 BP Fixação por Bucha de Nylon REFERÊNCIA LES LE LEX LEL LELSJ Ver Tabela Abaixo

Tipo de Eixo (mancal) GL 410 BP - R 410 BP Fixação por Bucha de Nylon REFERÊNCIA LES LE LEX LEL LELSJ Ver Tabela Abaixo BP - PVC Capacidade até 55kg BP - Composto Termoplástico com PVC. Dureza: 80 Shore A. (-10ºC a +50ºC) Produzidas com revestimento em composto termoplástico com PVC e núcleo em polipropileno copolímero

Leia mais

DIVISÃO DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO DVSMT PROTEÇÃO DOS MEMBROS SUPERIORES

DIVISÃO DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO DVSMT PROTEÇÃO DOS MEMBROS SUPERIORES PROTEÇÃO DOS MEMBROS SUPERIORES LUVA DE PROTEÇÃO DE ALGODÃO PIGMENTADA CONTRA ABRASIVOS LUV1 Proteção das mãos do usuário contra agentes perfurocortantes. Material: Par de luvas com punho, tricotada 4

Leia mais

Índice PVC. Látex Natural Nitrilon. Látex Natural. Látex Nitrílico Nitrilon. Látex Nitrílico. Tricotadas. Tricotadas Revestidas

Índice PVC. Látex Natural Nitrilon. Látex Natural. Látex Nitrílico Nitrilon. Látex Nitrílico. Tricotadas. Tricotadas Revestidas Índice VC Látex Natural Nitrilon Látex Natural Látex Nitrílico Nitrilon Látex Nitrílico Tricotadas Tricotadas Revestidas rafatex Algodão e Aramida angas 03 06 08 12 15 19 22 25 29 VC 03 Luvas em VC Luvas

Leia mais

202 TOP EAN. Código N119-BL. Embalagem Sem Blister Sem Blister Sem Blister. Código EAN

202 TOP EAN. Código N119-BL. Embalagem Sem Blister Sem Blister Sem Blister. Código EAN LUVA TIPO AMERICANO REFORÇADA CS303R/W-BL CS303R/W Caraterísticas: Em crute de bovino com reforço na palma, indicador e polegar. Cosidas com fio de poliester/algodão. Utilização: Construção civil, indústria

Leia mais

MPX - Meio Pesado Axial

MPX - Meio Pesado Axial NM - NYLON MACIÇO Capacidade até 0kg RODA NM - Nylon Maciço Usinado. Dureza: 75 Shore D. (-40ºC a +110ºC). Produzida a partir de tarugos de Poliamida 6 (Nylon). É leve, possui ótima resistência mecânica,

Leia mais

Luva Tipo Chefe Crute (normal). Disponível nos tamanhos 8, 9 e 10. Certificado pela EN388 (riscos mecânicos).

Luva Tipo Chefe Crute (normal). Disponível nos tamanhos 8, 9 e 10. Certificado pela EN388 (riscos mecânicos). Luva Pele, Dorso em malha algodão, Punho ajustável a velcro. Disponível nos tamanhos 7, 8, 9 e 10. Certificada pela EN 388 (2121). Luva Tipo Chefe Pele Branca. Certificada pela EN 388 (riscos mecânicos)

Leia mais

Boletim Técnico. Material Refletivo 3M Scotchlite SOLAS. Descrição

Boletim Técnico. Material Refletivo 3M Scotchlite SOLAS. Descrição Boletim Técnico Material Refletivo 3M Scotchlite SOLAS Descrição O Material Refletivo 3M Scotchlite MR - SOLAS (Segurança de Vida no Mar) são destinados à refletorização de equipamentos de apoio à vida

Leia mais

GUIA DE SELECÇÃO DE LUVAS Protecção contra cortes

GUIA DE SELECÇÃO DE LUVAS Protecção contra cortes GUIA DE SELECÇÃO DE LUVAS Protecção contra cortes UM GUIA PARA SELECCIONAR AS LUVAS CORRECTAS NA PROTECÇÃO DE CORTE PARA OS NOVOS PADRÕES EN388: 2016 A maneira mais apropriada de seleccionar luvas é usar

Leia mais

Segurança Química em Laboratórios. Profa. Dra. Mary Santiago Silva Instituto de Química - UNESP

Segurança Química em Laboratórios. Profa. Dra. Mary Santiago Silva Instituto de Química - UNESP Segurança Química em Laboratórios Profa. Dra. Mary Santiago Silva Instituto de Química - UNESP Parte I : Equipamentos de Proteção Individual 06/ Junho / 2002 Equipamentos de proteção individual - EPI Avental

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES

MANUAL DE INSTRUÇÕES MANUAL DE INSTRUÇÕES a) Descrição completa do EPI: Luva de segurança confeccionada em PVC com suporte têxtil em algodão, palma áspera antiderrapante. Punhos 27 cm, 35 cm e 45 cm. Ref. DA-12.210D-VD DA-12.2014D-VD

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA - EPI BOTA WO1003 Segurança e Ocupacional

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA - EPI BOTA WO1003 Segurança e Ocupacional ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA - EPI BOTA WO1003 Segurança e Ocupacional CÓDIGO REVISÃO DATA FOLHA GRH PRODUTO... 2 OBJETIVO...3 REQUISITOS GERAIS Descrição...3 MATÉRIA PRIMA Cabedal...4 Forro lateral...4 Forro

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES

MANUAL DE INSTRUÇÕES MANUAL DE INSTRUÇÕES a) Descrição completa do EPI: Luva de segurança confeccionada em náilon com banho nitrílico total, banho nitrílico espumoso antiderrapante na palma, face palmar dos dedos e pontas

Leia mais

C A T Á L O G O D E P R O D U T O S

C A T Á L O G O D E P R O D U T O S CATÁLOGO DE PRODUTOS A segurança está no nosso DNA! Desde 1996 a Idol Calçados está presente no dia a dia de empresas de diversos setores como construção civil, indústrias, saúde, vigilância e muito mais.

Leia mais

Boletim Técnico Outubro, 2011

Boletim Técnico Outubro, 2011 Extreme Sealing Tape Boletim Técnico Outubro, 2011 Descrição do Produto 3M Extreme Sealing Tape é uma fita simples face com adesivo sensível à pressão desenvolvida para aplicações de difícil vedação. O

Leia mais

Vestimenta de Proteção contra Produtos Químicos Modelo 4530 C.A

Vestimenta de Proteção contra Produtos Químicos Modelo 4530 C.A Vestimenta de Proteção contra Produtos Químicos Modelo 4530 C.A. 30.452 A vestimenta 3M 4530 de proteção contra produtos químicos foi desenvolvida para ajudar a proteger o tronco, membros superiores e

Leia mais

JAGUARÉ. Associação Paulista de Supermercados. Fornecedor Jaguaré Comercial Linha completa de EPI s para empresas varejistas.

JAGUARÉ. Associação Paulista de Supermercados. Fornecedor Jaguaré Comercial Linha completa de EPI s para empresas varejistas. JAGUARÉ Fornecedor Jaguaré Comercial Linha completa de EPI s para empresas varejistas. Item 1: AVENTAL EM PVC Descrição do Avental: Avental de segurança Branco, confeccionado em PVC com forro em poliéster,

Leia mais

Ansell V1 DICAS DE LAVAGEM COMO HIGIENIZAR CADA UM DE SEUS PRODUTOS ANSELL PARA A GARANTIA DE CONFORTO E DURABILIDADE

Ansell V1 DICAS DE LAVAGEM COMO HIGIENIZAR CADA UM DE SEUS PRODUTOS ANSELL PARA A GARANTIA DE CONFORTO E DURABILIDADE Ansell - 1.06.0001-V1 DICAS DE LAVAGEM COMO HIGIENIZAR CADA UM DE SEUS PRODUTOS ANSELL PARA A GARANTIA DE CONFORTO E DURABILIDADE 2 DICAS DE LAVAGEM PARA LUVAS, AVENTAIS E MANGOTES INTRODUÇÃO A lavagem

Leia mais

Comunidade. Meio Ambiente. Operações Contra Incêndios. Emergências com Produtos Químicos. Resgates

Comunidade. Meio Ambiente. Operações Contra Incêndios. Emergências com Produtos Químicos. Resgates AÇÕES CORRETIVAS EM ACIDENTES COM CARGAS PERIGOSAS Capitão BM Marcos Viana Ações de Resposta em Emergências com Produtos Químicos 1. INTRODUÇÃO Ações de Resposta em Emergências com Produtos Químicos 2.

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA - EPI BOTA WO 1001 Segurança e Ocupacional

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA - EPI BOTA WO 1001 Segurança e Ocupacional ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA - EPI BOTA WO 1001 Segurança e Ocupacional CÓDIGO REVISÃO 01 DATA 20/09/2017 FOLHA GRH PRODUTO... 2 OBJETIVO...3 REQUISITOS GERAIS Descrição...3 MATÉRIA PRIMA CABEDAL...3 Forro lateral...4

Leia mais

ERGONOMIC. BP - PVC Capacidade até 400kg. Acessórios/Opções de Freio GARFO RODA. Rodízio Fixo. Rodízio Giratório. Roda. Tipo de Eixo (mancal)

ERGONOMIC. BP - PVC Capacidade até 400kg. Acessórios/Opções de Freio GARFO RODA. Rodízio Fixo. Rodízio Giratório. Roda. Tipo de Eixo (mancal) BP - PVC Capacidade até 400kg BP - Composto Termoplástico com PVC. Dureza: 80 Shore A. (-10ºC a +50ºC) Produzidas com revestimento em composto termoplástico com PVC e núcleo em polipropileno copolímero

Leia mais

SEGTOTAL SEGTOTAL SEGTOTAL SEGTOTAL SEGTOTAL SEGTOTAL SEGTOTAL SEGTOTAL SEGTOTAL SEGTOTAL SEGTOTAL CATÁLOGO DE PRODUTOS 2016/2017

SEGTOTAL SEGTOTAL SEGTOTAL SEGTOTAL SEGTOTAL SEGTOTAL SEGTOTAL SEGTOTAL SEGTOTAL SEGTOTAL SEGTOTAL CATÁLOGO DE PRODUTOS 2016/2017 CATÁLOGO DE PRODUTOS 2016/2017 QUALIDADE, SEGURANÇA E CONFIANÇA Luva de Látex MAXIGRIP para Peças Metálicas Diferenciais: performance abrasiva e destreza 36103 CA11408 Cor: verde e creme Luva de Látex

Leia mais

Araldite AW 5194 BR Hardener HW 5189 BR

Araldite AW 5194 BR Hardener HW 5189 BR Advanced Materials Araldite AW 5194 BR Hardener HW 5189 BR ADESIVO URETÂNICO MULTI-USO Descrição Araldite AW 5194 BR e Hardener HW 5189 BR é um material viscoso, tixotrópico, de cura rápida à temperatura

Leia mais

U N I V E R S I D A D E D E S Ã O P A U L O

U N I V E R S I D A D E D E S Ã O P A U L O U N I V E R S I D A D E D E S Ã O P A U L O Escola de Engenharia de Lorena EEL SISTEMA NORMATIVO NORMA DE SEGURANÇA DO TRABALHO PROTEÇÃO DOS MEMBROS SUPERIORES SSNS NS / CCL Nº 44 GSMT R E V 00 SUMÁRIO

Leia mais

Permanentemente X X Proporciona uniões duradouras. Cura rápido X X Aumenta a produtividade Pode pintar sobre o X X Melhora a estética.

Permanentemente X X Proporciona uniões duradouras. Cura rápido X X Aumenta a produtividade Pode pintar sobre o X X Melhora a estética. Scotch Seal 550&560 Dados Técnicos Descrição do Produto Características/Van tagens Setembro/2002 Os Selantes/adesivos de poliuretano 3M Scotch-Seal são produtos monocomponentes que curam com a umidade

Leia mais

LJ-PD003-BL 10 COM BLISTER. Normas: Código N119-BL COM BLISTER. Normas: Código EAN

LJ-PD003-BL 10 COM BLISTER. Normas: Código N119-BL COM BLISTER. Normas: Código EAN PROTEÇÃO & SEGURANÇA LUVA TIPO AMERICANO REFORÇADAS Luva em crute, com reforço na palma, indicador e polegar. Com elástico no interior do pulso. Cosidas com fio de poliester / algodão. CS303R/W-BL LUVA

Leia mais

Vestimenta de Proteção contra Produtos Químicos Modelo 4520 C.A

Vestimenta de Proteção contra Produtos Químicos Modelo 4520 C.A Vestimenta de Proteção contra Produtos Químicos Modelo 4520 C.A. 30.451 A vestimenta 3M 4520 de proteção contra produtos químicos foi desenvolvida para ajudar a proteger o tronco, membros superiores e

Leia mais

Pintura 100% Sólidos ST BOLETIM TÉCNICO. Pintura 100%

Pintura 100% Sólidos ST BOLETIM TÉCNICO. Pintura 100% BOLETIM TÉCNICO Pintura 100% Sólidos ST DESCRIÇÃO DO PRODUTO A Pintura 100% Sólidos ST é um sistema de pintura epóxi, 100% sólidos, bi-componente, formulado para proporcionar, através de uma película protetora

Leia mais

ACQUAPLAST HD CARACTERÍSTICAS

ACQUAPLAST HD CARACTERÍSTICAS Tinta acrílica pura à base de água, de alta espessura e durabilidade, recomendada para sinalização horizontal de rodovias, vias urbanas e aeroportos. CLASSIFICAÇÃO Atende às normas: TT-P-1952E/ 2007 -

Leia mais

DuPont Zytel. resina de nylon. Guia de Produtos e Propriedades

DuPont Zytel. resina de nylon. Guia de Produtos e Propriedades Guia de Produtos e Propriedades DuPont Zytel resina de nylon O logotipo Oval da DuPont, DuPont, The Miracles of Science*, e Zytel são marcas registradas ou marcas requeridas de E.I. du Pont de Nemours

Leia mais

Calçados de de Segurança

Calçados de de Segurança Calçados de de Segurança LINHA WORK WO 1002 MICROFIBRA Descrição Sapato cano baixo para proteção dos pés em microfriba hidrofugado na cor preta, espessura de 1,8/2,0mm; resistente a rasgamento, resistente

Leia mais

ÍNDICE. Proteção para Mãos Respiradores USO Determina se a luva é descartável ou reutilizável... 08

ÍNDICE. Proteção para Mãos Respiradores USO Determina se a luva é descartável ou reutilizável... 08 ÍNDICE Proteção para Mãos... 03 Respiradores... 04 Alimentar... 05 VESTIMENTAS... 06 O que é uma LUVA DE SEGURANÇA?... 07 USO Determina se a luva é descartável ou reutilizável... 08 ESTRUTURA LUVAS REUTILIZÁVEIS...

Leia mais

Calçados de Segurança. Calçados de Segurança LINHA WORK WO1009

Calçados de Segurança. Calçados de Segurança LINHA WORK WO1009 Calçados de Segurança LINHA WORK WO1009 Descrição Botina de couro tipo relax curtido ao cromo vazado na cor preto, com estampa relax, espessura mínima de 1,8 mm; fechamento através de elástico na parte

Leia mais

BOTA EN 1007 MICROFIBRA

BOTA EN 1007 MICROFIBRA SEGURANÇA E OCUPACIONAL ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA - EPI BOTA EN 1007 MICROFIBRA CÓDIGO REVISÃO DATA FOLHA GRH PRODUTO... 2 OBJETIVO...3 REQUISITOS GERAIS Descrição...3 MATÉRIA PRIMA CABEDAL...3 Forro lateral...4

Leia mais

PLT PAPEL LIMPEZA TOTAL PARA LIMPEZA INDUSTRIAL

PLT PAPEL LIMPEZA TOTAL PARA LIMPEZA INDUSTRIAL PLT PAPEL LIMPEZA TOTAL PARA LIMPEZA INDUSTRIAL VANTAGENS DE PAPEL LIMPEZA TOTAL Que é um Papel Limpeza Total? São estruturas formadas por filamentos, naturais ou artificiais, dispostos em múltiplas direcções.

Leia mais

DuPont Minlon. Guia de produtos e propriedades. resinas termoplásticas de engenharia

DuPont Minlon. Guia de produtos e propriedades. resinas termoplásticas de engenharia DuPont Minlon resinas termoplásticas de engenharia Guia de produtos e propriedades 1 2 4 3 O logotipo Oval da DuPont, DuPont, The Miracles of Science*, e Minlon são marcas registradas ou marcas requeridas

Leia mais

Tinta acrílica pura à base de água, recomendada para sinalização horizontal de rodovias e vias urbanas.

Tinta acrílica pura à base de água, recomendada para sinalização horizontal de rodovias e vias urbanas. Tinta acrílica pura à base de água, recomendada para sinalização horizontal de rodovias e vias urbanas. CLASSIFICAÇÃO Atende às normas: ABNT/ NBR 13.699:2012 - Sinalização horizontal viária - Tinta à base

Leia mais

CATÁLOGO DE PRODUTOS

CATÁLOGO DE PRODUTOS CATÁLOO DE RODUTOS Apresentamos aqui o Catálogo de produtos Valcan, com uma grande variedade de produtos, projetados a atender diversas aplicações e situações, com o máximo de segurança, durabilidade e

Leia mais

Discos Roloc Surface Scotch-Brite Industrial

Discos Roloc Surface Scotch-Brite Industrial 3 Discos Roloc Surface Scotch-Brite Industrial Dados Técnicos Fevereiro/2004 Substitui: Janeiro/2002 Página 1 de 5 Introdução: Os discos Roloc Surface Scotch-Brite, também conhecidos como discos Roloc

Leia mais

SANDVIK HYPERION PRODUTOS DE DIAMANTE RVG

SANDVIK HYPERION PRODUTOS DE DIAMANTE RVG SANDVIK HYPERION PRODUTOS DE DIAMANTE RVG Diamantes RVG QUALIDADE CONTROLADA POR SEIS SIGMA A família de diamantes RVG foi desenvolvida para propiciar desempenho superior em uma ampla gama de materiais

Leia mais

Fluidos Refrigerantes DuPont ISCEONTM Série 9 GUIA DE INFORMAÇÕES SOBRE PRODUTOS

Fluidos Refrigerantes DuPont ISCEONTM Série 9 GUIA DE INFORMAÇÕES SOBRE PRODUTOS Fluidos Refrigerantes DuPont ISCEONTM Série 9 GUIA DE INFORMAÇÕES SOBRE PRODUTOS A DuPont foi a pioneira na maioria das ciências que tornaram possíveis a refrigeração e o condicionamento de ar. Com mais

Leia mais

Informativos. EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL- EPIs

Informativos. EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL- EPIs Informativos EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL- EPIs São todos os dispositivos de uso individual destinados a proteger a integridade física e saúde do trabalhador Obrigações da Empresa quanto aos EPIs:

Leia mais

Aceleradores de Fluxo modelo ABS SB

Aceleradores de Fluxo modelo ABS SB Aceleradores de Fluxo modelo ABS SB Aceleradores de Fluxo modelo ABS SB Linha padrão de aceleradores de fluxo modelo ABS SB da Sulzer: econômicos e robustos, sem comprometer o design confiável. Principais

Leia mais

Equipamentos de Protecção Individual Da selecçãoà Utilização. Marta Vasconcelos Pinto

Equipamentos de Protecção Individual Da selecçãoà Utilização. Marta Vasconcelos Pinto Equipamentos de Protecção Individual Da selecçãoà Utilização Equipamentos de Proteção Individual Da Seleção à Utilização Perigo Fonte potencial de dano O que fazer? Eliminar/ Limitar Risco Combinação entre

Leia mais

PARALOID Edge ISO-Free

PARALOID Edge ISO-Free Dow Coating Materials PARALOID Edge ISO-Free Tecnologia livre de isocianato Coating Materials Acabamentos mais rápidos A tecnologia PARALOID Edge ISO-Free da Dow Coating Materials representa uma grande

Leia mais

KIT E ROLAMENTO DA SUSPENSÃO Recomendações

KIT E ROLAMENTO DA SUSPENSÃO Recomendações KB-M/PT/02-12/2015 KIT E ROLAMENTO DA Recomendações Deve substituir o rolamento da suspensão e o isolante quando substituir o amortecedor; o rolamento da suspensão e os isolantes devem ser sempre substituídos

Leia mais

As tabelas a seguir descrevem algumas categorias gerais de resistência das luvas que servirão de orientação no momento da escolha.

As tabelas a seguir descrevem algumas categorias gerais de resistência das luvas que servirão de orientação no momento da escolha. L U V A S Trata-se de um dos equipamentos de proteção individual (EPI) mais importantes, pois protege as partes do corpo com maior risco de exposição: as mãos. Seu uso exige treinamento, assim como qualquer

Leia mais

Ficha de Avaliação de Concessão de Adicional de Insalubridade

Ficha de Avaliação de Concessão de Adicional de Insalubridade Ficha de Avaliação de Concessão de Adicional de Insalubridade OBSERVAÇÃO: Todas as páginas de verão ser rubricadas pelo servidor e chefia imediata. Se servidor docente, deverão também ser rubricadas pelo

Leia mais

INDIVIDUALIDADE, RAPIDEZ, FLEXIBILIDADE - SOLUÇÕES PARA LÂMINAS ESPECIAIS DA LUTZ

INDIVIDUALIDADE, RAPIDEZ, FLEXIBILIDADE - SOLUÇÕES PARA LÂMINAS ESPECIAIS DA LUTZ INDIVIDUALIDADE, RAPIDEZ, FLEXIBILIDADE - SOLUÇÕES PARA LÂMINAS ESPECIAIS DA LUTZ LÂMINAS ESPECIAIS PELÍCULA FIBRAS QUÍMICAS E DE VIDRO MEDICINA ALIMENTOS ARTESANATO /DIY AUTOMÓVEIS TEARES DUPLOS PRECISÃO.

Leia mais

09/2013. Brilhante. NBR da ABNT Ⅰ Tipo da NBR Premium

09/2013. Brilhante. NBR da ABNT Ⅰ Tipo da NBR Premium Quaisquer recomendações, informações, assistências ou serviços fornecidos pelas Indústrias Químicas Irajá sobre seus produtos ou sobre o uso e aplicação dos mesmos são dados de boa fé, acreditando serem

Leia mais

PVC. A Plastplex conta com uma grande quantidade de PVC Rígido em estoque nos formatos de Chapa, Tarugo e Tubo.

PVC. A Plastplex conta com uma grande quantidade de PVC Rígido em estoque nos formatos de Chapa, Tarugo e Tubo. PVC Denominação Química: Policloreto de Polivinila O PVC Rígido (cloreto de Vinila) é um material muito resistente a choques e quedas. É utilizado em diversos setores devido suas características versáteis.

Leia mais

Silicone Red 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA. 2. PROPRIEDADES FÍSICAS (Líquido) 3. PROPRIEDADES FÍSICAS (Curado) 4. CARACTERÍSTICAS TÍPICAS

Silicone Red 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA. 2. PROPRIEDADES FÍSICAS (Líquido) 3. PROPRIEDADES FÍSICAS (Curado) 4. CARACTERÍSTICAS TÍPICAS Página: 1/5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Silicone alta temperatura Red Categoria: Adesivos á base de Silicone Nome da empresa: ATB Ind. e Com. de Adesivos Ltda Endereço: Rua

Leia mais

Calçados de Segurança

Calçados de Segurança LINHA WORK WO 1001 MICROFIBRA Descrição Botina de microfibra hidrofugado na cor preta, espessura de 1,8/2,0mm; resistente a rasgamento, resistente óleos e graxos e combustível, resistente a abrasão (fricção)

Leia mais

Dow Packaging & Specialty Plastics. Soluções Dow Stretch Hood Soluções inovadoras para convertedores e usuários

Dow Packaging & Specialty Plastics. Soluções Dow Stretch Hood Soluções inovadoras para convertedores e usuários Packaging & Specialty Plastics Soluções Stretch Hood Soluções inovadoras para convertedores e usuários Packaging & Specialty Plastics Com uma extensa linha inovadora de resinas poliolefínicas, a pode auxiliar

Leia mais

PINTURA & ACABAMENTOS

PINTURA & ACABAMENTOS PINTURA & ACABAMENTOS 01/05/2005 Pag.: 1 de 12 LEGENDA TXE-123 PIE-100 primer anti-corrosivo epoxi primer de aderência - epoxi isocianato PAE-200 primer selador epoxi de alta espessura SELADORA VLU-400

Leia mais

Vestimenta de Proteção contra Produtos Químicos Modelo 4565 C.A

Vestimenta de Proteção contra Produtos Químicos Modelo 4565 C.A Vestimenta de Proteção contra Produtos Químicos Modelo 4565 C.A. 30.458 A vestimenta 3M 4565 de proteção contra produtos químicos foi desenvolvida para ajudar a proteger o tronco, membros superiores e

Leia mais

1. Descrição Densificador para piso de concreto com baixa resistência, a base de resina epóxi de alta performance, bicomponente,

1. Descrição Densificador para piso de concreto com baixa resistência, a base de resina epóxi de alta performance, bicomponente, Adepox DNS Densificador epóxi. 1. Descrição Densificador para piso de concreto com baixa resistência, a base de resina epóxi de alta performance, bicomponente, utilizado principalmente para estruturar

Leia mais

PFA PTFE POLIAMIDA PU EVA EPOXI

PFA PTFE POLIAMIDA PU EVA EPOXI Ultra Polimeros PEEK Polimeros de Alta-Performance Polimeros de Engenharia PFA PTFE POLIAMIDA PU EVA EPOXI SEMI-CRISTALINO PEEK - Poli(éter-éter-cetona) PEEK é um termoplástico de Ultra Performance que

Leia mais

EPI Equipamento de Proteça o Individual. Manual de Utilização

EPI Equipamento de Proteça o Individual. Manual de Utilização EPI Equipamento de Proteça o Individual Manual de Utilização EPI Equipamento de Proteça o Individual Manual de Utilização 1. O QUE É EPI 2. COMO DEVE SER O EPI 3. OBRIGATORIEDADE LEGAL 4. EPI s MAIS UTILIZADOS

Leia mais

SELEÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

SELEÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL SELEÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL - PRINCÍPIOS GERAIS - CASOS PRÁTICOS Maria Inês Pires, Diretora NAST/APSEI Seminário Exposição Ocupacional a Agentes Químicos Meios de Proteção Individual

Leia mais

LINHA ENERGY EN1002 MICROFIBRA

LINHA ENERGY EN1002 MICROFIBRA LINHA ENERGY EN1002 MICROFIBRA Descrição Sapato cano baixo para proteção dos pés em microfibra hidrofugado na cor preta, espessura de 1,8/2,0mm; resistente a rasgamento, resistente óleos e graxos e combustível,

Leia mais

DuPont. Uniformização entre marcas e embalagem

DuPont. Uniformização entre marcas e embalagem DuPont Uniformização entre marcas e embalagem DuPont Personal Protection Apresentação para o distribuidor - 2018 Agenda 01 Objetivo da uniformização 3 02 O que está mudando? 5 03 O que não está mudando?

Leia mais

FATEX TELAS DE AÇO PARA CLASSIFICAÇÃO DO BRASIL

FATEX TELAS DE AÇO PARA CLASSIFICAÇÃO DO BRASIL FATEX DO BRASIL TELAS DE AÇO PARA CLASSIFICAÇÃO 11 4158 9960 www.fatex.ind.br comercial@fatex.ind.br Rua Arthur Alves Bandeira, 276 Jd Margarida CEP 06730-000 Vargem Grande Pta - São Paulo ONDULADA SIMPLES

Leia mais

É importante ressaltar que o uso, desgaste, lavagem e as condições ambientais afetarão o desempenho deste tecido refletivo.

É importante ressaltar que o uso, desgaste, lavagem e as condições ambientais afetarão o desempenho deste tecido refletivo. Boletim Técnico Material Refletivo 3M Scotchlite Filme Refletivo Transferível Prata 8710 Descrição O Material Refletivo 3M Scotchlite Filme Refletivo Transferível Prata 8710 foi desenvolvido para uso em

Leia mais

A NFPA 70E e os requisitos de segurança para arco elétrico Seleção de EPIs

A NFPA 70E e os requisitos de segurança para arco elétrico Seleção de EPIs 30 Capítulo III A NFPA 70E e os requisitos de segurança para arco elétrico Seleção de EPIs Por Alan Rômulo e Eduardo Senger* No último capítulo foram apresentadas e discutidas, de maneira abrangente, as

Leia mais

Brocas para Metal HSS

Brocas para Metal HSS Brocas para Metal HSS BROCAS E EXPOSITORES / Brocas DESCRIÇÃO DO PRODUTO Com 50 modelos oferecidos em milímetros e polegadas, a nova linha de Brocas para Metal da Starrett,proporciona muito mais agilidade,

Leia mais

Tecnologia Híbrida de Epóxi e Acrílico - MAINCOTE AEH

Tecnologia Híbrida de Epóxi e Acrílico - MAINCOTE AEH Dow Coating Materials Tecnologia Híbrida de Epóxi e Acrílico - Menos COVs, retorno mais rápido ao trabalho. Combinando a durabilidade do acrílico com a resistência química do epóxi, a resina MAINCOTE AEH

Leia mais

LUV AS DE SEGURANÇ A

LUV AS DE SEGURANÇ A LUVAS DE SEGURANÇA INFORMAÇÃO TÉCNICA NORMA DESCRIÇÃO EN 420 EXIGÊNCIAS GERAIS: Define as exigências gerais em termos de identificação do fabricante e da marca do produto, composição da luva, embalagem,

Leia mais

FUNDACENTRO CURSO DE SEGURANÇA QUÍMICA

FUNDACENTRO CURSO DE SEGURANÇA QUÍMICA FUNDACENTRO CURSO DE SEGURANÇA QUÍMICA LUVAS E ROUPAS DE PROTEÇÃO 14/09/2011 1 LUVAS PARA PROTEÇÃO CONTRA SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS E ROUPAS DE PROTEÇÃO PROGRAMA: TIPOS DE LUVAS CONTRA PRODUTOS QUÍMICOS; PRINCIPAIS

Leia mais

05/03/2018 Ferramentas para aplicação de abraçadeiras, ferramenta de ar quente para termocontráteis, abraçadeira de abraçadeiras sem rebarba

05/03/2018 Ferramentas para aplicação de abraçadeiras, ferramenta de ar quente para termocontráteis, abraçadeira de abraçadeiras sem rebarba Ferramentas para aplicação de abraçadeiras: Manual ou automática dependendo da sua aplicação! Introdução Ferramentas Manuais Ferramentas Pneumáticas Ferramentas Elétricas Outras Ferramentas Ferramentas

Leia mais

Lençóis e Placas de Borracha. Pisos de Borracha. Lonas Plásticas DO BRASIL

Lençóis e Placas de Borracha. Pisos de Borracha. Lonas Plásticas DO BRASIL Lençóis e Placas de Borracha Pisos de Borracha Lonas Plásticas Onde tem Tecway tem Soluções! Lençóis de Borracha Pisos de Borracha Lonas de Polietileno Produtos de Excelência Preços Competitivos A Tecway

Leia mais

Rolamentos Bipartidos de Rolos Cilíndricos

Rolamentos Bipartidos de Rolos Cilíndricos Rolamentos Bipartidos de Rolos Cilíndricos Soluções em desempenho Variedade de mancais Projetados para alto desempenho Suporte padrão com mancal e rolamento completos Mancal tipo flange Mancal esticador

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES

MANUAL DE INSTRUÇÕES a) Descrição completa do EPI: MANUAL DE INSTRUÇÕES Luva de segurança confeccionada em borracha nitrílica, sem revestimento interno. Ref.: DA-90.112 b) Indicação da Proteção que o EPI oferece: Proteção

Leia mais

Grande ligeireza. Flexibilidade. Mais comodidade para o usuário.

Grande ligeireza. Flexibilidade. Mais comodidade para o usuário. PROTEÇÃO CALÇADO USO PROFISSIONAL Gama Trail CALÇADO USO PROFISSIONAL Gama Click A gama Trail Bellota é uma gama de calçado de segurança moderno e muito cómodo, graças à sua flexibilidade, ligeireza e

Leia mais

Protetor auditivo, do tipo inserção moldável, em espuma de poliuretano, no formato cilíndrico, com ou sem cordão.

Protetor auditivo, do tipo inserção moldável, em espuma de poliuretano, no formato cilíndrico, com ou sem cordão. QUANTUM FOAM CA 35.260 DESCRIÇÃO Protetor auditivo, do tipo inserção moldável, em espuma de poliuretano, no formato cilíndrico, com ou sem cordão. DESEMPENHO Testado de acordo com a norma ANSI S12.6:2008,

Leia mais

PX - Super Pesado Axial

PX - Super Pesado Axial NM - NYLON MACIÇO Capacidade até 1400kg NM - Nylon Maciço Usinado. Dureza: 70 Shore D. ( 40ºc a +110ºC) Produzidas a partir de tarugos de nylon 6.0. São leves, possuem ótima resistência mecânica, rodam

Leia mais

Ficha Informativa + Segurança. Saúde no Trabalho. Edição n.º 33 Iluminação e Ambiente Térmico. fevereiro de 2018

Ficha Informativa + Segurança. Saúde no Trabalho. Edição n.º 33 Iluminação e Ambiente Térmico. fevereiro de 2018 Ficha Informativa + Segurança Saúde no Trabalho Edição n.º 33 Iluminação e Ambiente Térmico fevereiro de 2018 Quais os riscos de uma iluminação deficiente? Os riscos tipicamente relacionados com a iluminação

Leia mais

ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC ENSAIO

ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC ENSAIO ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC 17025 ENSAIO Norma de Origem: NIT-DICLA-016 Folha: 1 Total de Folhas: 12 RAZÃO SOCIAL/DESIGNAÇÃO DO LABORATÓRIO IPT INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLÓGICAS DO ESTADO

Leia mais

Propriedades DPBM - DP - KS Unidade Tolerância Peso 261 g/m² ± 7 % Espessura 236 m ± 7 %

Propriedades DPBM - DP - KS Unidade Tolerância Peso 261 g/m² ± 7 % Espessura 236 m ± 7 % DIGITAL PRINT RANCO FOSCO COMPOSIÇÃO: DPM - DP - KS FRONTAL: ADESIVO: LINER: DIGITAL PRINT RANCO FOSCO DIGITAL PERMANENTE- DP KRAFT- KS Propriedades DPM - DP - KS Unidade Tolerância Peso 261 g/m² ± 7 %

Leia mais

Calçados de Segurança

Calçados de Segurança LINHA AIRPOWER AP1009 DISC Descrição Bota tática meio cano com fechamento através de disco com fio aço, com zíper na parte interna, toda em couro hidrofugado (resistente à absorção de água) na cor preta,

Leia mais

O que diz a. Nova Portaria do Benzeno

O que diz a. Nova Portaria do Benzeno O que diz a Nova Portaria do Benzeno Finalmente o Ministério do Trabalho reconhece os perigos do benzeno (componente dos combustíveis nocivos à saúde) e determina o uso de novos EPIS que devem ser utilizados

Leia mais

SISTEMAS DE MANGUEIRA DE POLPA PARA MANUSEIO DE MATERIAIS REMA TIP TOP REMA TIP TOP INOVAÇÃO EM PRODUTOS 2016

SISTEMAS DE MANGUEIRA DE POLPA PARA MANUSEIO DE MATERIAIS REMA TIP TOP REMA TIP TOP INOVAÇÃO EM PRODUTOS 2016 REMA TIP TOP INOVAÇÃO EM PRODUTOS 2016 SERVIÇOS PROCESSAMENTO DE MATERIAIS PROTEÇÃO DE SUPERFÍCIES SISTEMAS DE MANGUEIRA DE POLPA PARA MANUSEIO DE MATERIAIS REMA TIP TOP AUTOMOTIVO REMA TIP TOP Soluções

Leia mais

INSTRUÇÕES DE USO CIRCUITO PARA MONITOR

INSTRUÇÕES DE USO CIRCUITO PARA MONITOR INSTRUÇÕES DE USO CIRCUITO PARA MONITOR PRODUTO REUTILIZÁVEL. Esterilizar por ETO antes de cada uso. 902.011 (infantil) 903.016 (adulto) 902.052 (infantil) 903.017 (adulto) Indicações Os circuitos para

Leia mais

QUANTUM DISPENSER. libus.com.br DESCRIÇÃO DESEMPENHO CA

QUANTUM DISPENSER. libus.com.br DESCRIÇÃO DESEMPENHO CA QUANTUM DISPENSER CA 35.981 DESCRIÇÃO Protetor auditivo, do tipo inserção pré-moldado, tipo plugue, com ou sem cordão, com ou sem presença de detector de metal (detectável) e reutilizável. Composição,

Leia mais

Rodapés Rodapés para linólio e alcatifa

Rodapés Rodapés para linólio e alcatifa PROFILPAS S.P.A. VIA EINSTEIN, 38 35010 CADONEGHE (PADOVA) ITALY TEL. +39 (0)49 8878411 +39 (0)49 8878412 FAX. +39 (0)49-706692 EMAIL: INFO@PROFILPAS.COM Rodapés Rodapés para linólio e alcatifa Materials

Leia mais