HISTÓRIA DA PAIXÃO DO SENHOR, DE JOÃO AUGUSTO, NA TRAMA DO TECIDO TEXTUAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "HISTÓRIA DA PAIXÃO DO SENHOR, DE JOÃO AUGUSTO, NA TRAMA DO TECIDO TEXTUAL"

Transcrição

1 Revista Hyperion, do Instituto de Letras da UFBA, Salvador, n. 8, HISTÓRIA DA PAIXÃO DO SENHOR, DE JOÃO AUGUSTO, NA TRAMA DO TECIDO TEXTUAL Dâmaris Carneiro dos Santos (FAPESB-IC/UFBA) * Rosa Borges dos Santos (Orientadora/UFBA) ** RESUMO Do dramaturgo João Augusto, História da Paixão do Senhor (HPS) é um texto teatral que foi encenado na Bahia, na década de Resultado de uma compilação e adaptação dos textos Mistério da Paixão, de Arnoul Gréban, O Pranto da Madona, de Jacopone da Todi, e A Via Sacra, de Paul Claudel, traduzidos por Estela Froes, o texto foi submetido ao Serviço de Censura, tendo a sua exibição permitida, sem restrição etária. A tradição textual de HPS é composta de quatro testemunhos: dois, no acervo do Teatro Vila Velha (TVV); um, no acervo da Coordenação Regional do Arquivo Nacional, no Distrito Federal (COREG-AN-DF), Fundo Divisão de Censura de Diversões Públicas (DCDP); e mais um, no acervo da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (ETUFBA).Nos campos da Filologia Textual e da Crítica Genética, buscou-se, neste trabalho, desenvolver um estudo crítico e genético de História da Paixão do Senhor, a partir da materialidade do manuscrito autógrafo, datiloscrito que traz rasuras e anotações autógrafas, para estudo do processo de construção do texto visando à encenação. PALAVRAS-CHAVE: Filologia. Crítica Genética. Texto Teatral. * Graduanda em Letras Vernáculas com Língua Estrangeira Moderna, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Bolsista FAPESB de Iniciação Científica do Grupo de Edição e Estudo de Textos Teatrais Censurados na Bahia, coordenado pela Profa. Dra. Rosa Borges. Contato: s.cdamaris@gmail.com Autora ** Professora da classe Associado III no Departamento de Fundamentos para o Estudo das Letras do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (UFBA). borgesrosa66@gmail.com Orientadora.

2 20 1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS O presente trabalho faz parte dos estudos desenvolvidos no Grupo de Edição e Estudo de Textos (GEET) Equipe Textos Teatrais Censurados (ETTC), coordenados pela Profa. Dra. Rosa Borges, como resultado da atividade de Iniciação Científica. Nos campos da Filologia Textual e da Crítica Genética, realizou-se um estudo crítico e genético do texto teatral História da Paixão do Senhor (HPS), do dramaturgo João Augusto. Partindo-se da materialidade de um dos testemunhos da referida peça, buscou-se evidenciar os sentidos construídos no texto, a partir das rasuras, e estabelecer um texto que resultasse das intervenções do dramaturgo (texto reconstituído pelo editor). Após situar João Augusto e a peça teatral, aqui selecionada para estudo, descrevem-se seus testemunhos, destacando, em um deles, alguns dos movimentos genéticos na construção do tecido textual. 2 JOÃO AUGUSTO E HISTÓRIA DA PAIXÃO DO SENHOR João Augusto Azevedo nasceu no Rio de Janeiro a 15 de janeiro de 1928 e, nesta cidade, no ano de 1948, deu início a sua carreira como ator, tendo, mais tarde, vindo para a Bahia, onde fez parte do corpo docente da Escola de Teatro da Universidade da Bahia (ETUB) 1, através da mediação de Martim Gonçalves 2. Posteriormente, no ano de 1959, João Augusto, com o apoio de alguns discentes da Escola de Teatro, e também da sociedade baiana e artística, por interesses ideológicos, irrompeu os laços com o diretor Martim Gonçalves e criou a Sociedade Teatro dos Novos, que pode ser considerado o primeiro grupo de teatro profissional baiano. João Augusto viveu e produziu na Bahia até o ano de sua morte, Dos espetáculos encenados por este grupo, destaca-se a História da Paixão do Senhor, encenado em 1961 (A TARDE, 1961 apud LEÃO, 2006, 1 Nesse período ( ), Escola de Teatro da Universidade da Bahia; depois, passa a Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (ETUFBA) (LEÃO, 2006, p. 107). 2 Eros Martim Gonçalves nasceu em Recife a 14 de setembro de Nos anos quarenta abandonou a carreira de medicina, com especialização em psiquiatria, e passou a se dedicar à pintura e ao teatro. Em 1944 ganhou o prêmio García Lorca pela cenografia da peça Bodas de Sangue. Atuou, também, como professor de Cenografia e História do Teatro (LEÃO, 2006).

3 21 p.169). Trata-se de um texto teatral que resulta de uma compilação e adaptação dos textos Mistério da Paixão, de Arnoul Gréban, O Pranto da Madona, de Jacopone da Todi, e A Via Sacra, de Paul Claudel, realizadas pelo dramaturgo João Augusto Azevedo, a partir das traduções de Estela Froes. A peça retrata a crucificação de Jesus Cristo, uma personagem que carrega a ideologia de um sujeito crítico e indignado, que, em diálogo com Maria, atribui ao povo características, como: amargo, ingrato, injusto, e à cidade, cruel, além de se questionar acerca de seu sofrimento à mão dos homens. A tradição textual de HPS é composta de quatro testemunhos, sendo que os dois primeiros se encontram no acervo do Teatro Vila Velha (TVV), o terceiro, no acervo da Coordenação Regional do Arquivo Nacional, no Distrito Federal, (COREG-AN-DF), Fundo Divisão de Censura de Diversões Públicas (DCDP), e o quarto se encontra no acervo da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (ETUFBA). No período da Ditadura Militar, a censura às peças teatrais era realizada com o envio do texto em três vias: uma encaminhada à Sociedade Brasileira de Atores Teatrais (SBAT) e duas encaminhadas ao Serviço de Censura. Somente uma das cópias era devolvida ao autor, solicitante da liberação (FAGUNDES, 1974). Neste caso, o texto devolvido é o que se encontra na ETUFBA. Os testemunhos de HPS não trazem datação. Assim, fez-se a reconstituição das datas, a partir de matérias de jornal, em Leão (2006), e da documentação censória. Desse modo, HPSTVV1[61] e HPSTVV2[61] foram datados de 1961, de acordo com a informação de que a peça foi encenada neste ano pela Sociedade Teatro dos Novos ao ar livre nos bairros de Salvador, conforme matéria publicada no jornal A Tarde, datada de 25 de março de 1961, e também pelo registro do carimbo da Sociedade Teatro dos Novos que se verifica na primeira folha do texto do testemunho HPSTVV2[61]. A reconstituição da datação dos testemunhos HPSCOREG-AN- DF[78]/HPSETUFBA[78] se deu a partir da documentação censória, conforme se vê abaixo:

4 22 TESTEMUNHO DOCUMENTO ORGÃO CENSOR DATA Requerimento DCDP/DPF/DF 20/02/1978 Ofício nº 1624 SCDP/SR/BA 12/06/1978 HPSCOREG- AN-DF[78] / HPSETUFBA[7 8] DCDP Parecer nº 2.154/78 DPF/DCDP 22/06/1978 Parecer nº 934/78 SCTC/SC/DCDP 29/06/1978 Certificado de Censura nº 8.844/78-30/06/1978 Quadro 1 Documentação censória relativa ao texto da peça História da Paixão do Senhor Fonte: Material preparado pela Bolsista de Iniciação Científica Dâmaris Carneiro dos Santos Apresentam-se, a seguir, os testemunhos de HPS: i) HPSTVV1[61]: Datiloscrito de 12 folhas e 382 linhas, sendo a f. 1, a capa; a f. 2, a lista de personagens, e as folhas de 3 a 12, o texto. As folhas iniciais não trazem numeração, as demais folhas são numeradas de 1 a 8, sem registro da f. 6; e três folhas são identificadas como Pag 2, Pag 4. e Pag 5, anexos. Há passagens do texto datilografadas em vermelho. Papel amarelado devido à ação tempo. Marcas de grampos, à margem esquerda. Intervenções manuscritas (rasuras e anotações) em tinha azul em todo o texto. ii) HPSTVV2[61]: Datiloscrito mimeografado, 9 folhas e 293 linhas, sendo a f. 1, a capa; a f. 2, a lista de personagens; a f. 3, a epígrafe; as folhas de 4 a 9, o texto. A numeração das folhas, lançada no ângulo superior direito, é irregular. Na capa, em formato retangular, o carimbo da Soc[iedade] Teatro dos Novos / Biblioteca / Nº. iii) HPSCOREG-AN-DF[78]: Datiloscrito de 12 folhas e 456 linhas, sendo a f. 1, a capa; a f. 2, a lista de personagens e descrição do cenário, e as

5 23 folhas de 3 a 12, o texto. As folhas trazem numeração no ângulo superior direito. À margem esquerda, notam-se marcas de grampo e perfurações. iii.i) HPSETUFBA[78]: Cópia do texto de HPSCOREG-AN-DF[78], porém se diferencia deste, por trazer no ângulo superior direito das folhas, o carimbo da Divisão de Censura de Diversões Públicas, D.P.F. (Departamento de Polícia Federal), em formato circular, na cor azul, com assinatura/rubrica, também em tinta azul, em seu interior. Sobre a tradição e transmissão textuais desta peça, ressalta-se que embora existam quatro testemunhos, dois deles circularam nos órgãos censórios e trazem o mesmo texto, fato que justifica a existência de três versões do texto: uma apresentada em datiloscrito, com modificações autorais (HPSTVV1[61]); outra, em datiloscrito, talvez passado a limpo (HPSTVV2[61]); e, por fim, aquela do datiloscrito encaminhado para julgamento do Serviço de Censura (HPSCOREG-AN-DF[78]/HPSETUFBA[78]) em duas vias (uma arquivada na Coordenação Regional do Arquivo Nacional, em Brasília, no Fundo DCDP; outra, a que foi devolvida a quem solicitou o exame da peça pela Censura Federal). Para estudo crítico da construção do texto, tomou-se o datiloscrito com emendas manuscritas e datiloscritas autógrafas (HPSTVV1[61]). 3 RASURAS NA TRAMA TEXTUAL DE HPS João Augusto realizou diversas alterações genéticas no primeiro testemunho de História da Paixão do Senhor, HPSTVV1[61], e, por esta razão, o testemunho foi selecionado para o estudo crítico e genético, no conjunto do dossiê da peça teatral. Como ressaltado na descrição física de sua materialidade, o texto ocupa 12 folhas, sendo que três delas são folhas anexas que trazem inserções datiloscritas e manuscritas em diferentes lugares do texto. Pretendese, portanto, expor algumas das rasuras trazidas nessas folhas, como campanhas de reformulação do texto em algumas de suas passagens. Entre o texto da folha 2 e o da folha anexa, nota-se a construção da fala de Corifeu, completada nas doze (12) linhas de texto datilografado (acréscimo). Na f. 2, depois de será suspenso numa cruz, tem-se o número 1 circulado,

6 24 antecedido de um x. À esquerda dessa anotação, dentro de vários círculos, um círculo menor envolve o número 1 antecedido de x (x1) e, abaixo, em outro círculo, veja anexo. Na rubrica, registra-se uma rasura datiloscrita, na entrelinha superior, um acréscimo saem os dois., e, nesse texto acrescentado, novas rasuras: substituição por sobreposição, supressão e substituição por supressão e acréscimo na entrelinha superior, sae/i\m os dois profeta (sai o profeta) (Fig.1). No anexo Pag 2, tem-se o número 1, entre parênteses, circulado, à esquerda da fala que complementa o texto da folha 2; abaixo da fala de Corifeu, uma anotação entre parênteses, em tinta azul, remete para a folha 2 (ver rubrica / pg 2), à frente, uma seta ( ) que direciona para parte da rubrica (anotação manuscrita) que se apresenta na íntegra na folha 2 (Escurece. Sai o Profeta. /A forma-branca move-se e ajoelha-se. /Fala depois) (Fig.2) 3 A seguir, apresentam-se recortes de trechos de HPSTVV1[61] que ilustram as rasuras que marcam o processo de construção do texto: Figura 1- Recorte na f.2 de HPSTVV1[61]. Fonte: JOÃO AUGUSTO, [1961], f. 2 3 Na descrição e transcrição de textos, utilizaram-se os símbolos: abc (supressão); abc /a (substituição por sobreposição); abc (substituição por supressão e acréscimo na entrelinha superior); (acréscimo na entrelinha superior). Os trechos manuscritos foram transcritos em fonte Lucida Calligraphy, tamanho 10. Fez-se o uso da barra inclinada para a quebra de linhas.

7 25 Figura 2 - Recorte no anexo Pag 2 de HPSTVV1[61]. Fonte: JOÃO AUGUSTO, [1961], p. 2 Para mostrar o resultado desse processo, buscou-se registrar o último estado do texto após as intervenções do autor: CORIFEU - Um Deus que morrerá por nossa causa. É preciso resgatar o mal dos outros, as nossas culpas. Ele que deu ao povo o cetro da realeza receberá uma coroa de espinho. Ele que exaltou o povo com grande poder será suspenso numa Cruz. Sofrendo ele deve remediar o mal. Entre dores e amargura vai resgatar nossa culpa, a fim de que se cumpra as Escrituras. Há de sofrer torturas estendido na Cruz. Seu corpo será destroncado. Seu rosto será cuspido. Suas 2 mãos feridas. Seu corpo maltratado. Depois... Não haverá mais crime sem um Deus em cima. Não haverá mais uma cruz sem o Cristo. A Cruz será longa e difícil. A Cruz será dura e pesada, como é pesado o peso dos nossos pecados! Ah, como será difícil levá-la passo a passo até morrer sobre ela. E será Ele que levará sozinho tudo isso. Pois é preciso carregarmos a Cruz, antes que a Cruz nos carregue. Escurece. Sai o profeta. A forma branca move-se e ajoelha-se. Fala depois de terminada a música. Texto reconstituído pelo editor 4 4 Nos textos editados, fez-se a atualização da grafia, corrigiram-se os erros de datilografia.

8 26 No recorte da folha 4, depois de Sobe o degrau e fala:, parte da rubrica que antecede à fala de Corifeu, há um círculo que envolve o número 3, antecedido de x (x 3), e, lançado à esquerda, envolvido em outro círculo, ver anexo / x 3, o número 3 circulado. Tais anotações remetem para o texto do anexo Pag 4.. Um grande X cancela toda a fala de Corifeu (supressão). Abre um parêntese que envolve toda a rubrica que segue a fala suprimida de Corifeu. Tais rasuras foram feitas à caneta de tinta azul. Há ainda uma intervenção datiloscrita, na fala de Corifeu, a supressão de uma linha e meia com x datilografado sobre as palavras. Na Pag 4., João Augusto retoma Sobe o degrau e fala: e, a partir daí, reescreve a fala de Corifeu. Como campanha de revisão manuscrita, há uma inserção do acento gráfico ^ em ser na terceira linha, em tinta azul, e uma rasura de supressão em inha na palavra roupinha e um acréscimo de a, resultando em roupa. Comparem-se os textos para observar a reescrita dessa fala de Corifeu: Figura 3- Recorte na f.4 de HPSTVV1[61]. Fonte: JOÃO AUGUSTO, [1961], f.4

9 27 Figura 4- Recorte no anexo Pag. 4 de HPSTVV1[61]. Fonte: JOÃO AUGUSTO, [1961], Pag. 4 Um novo texto, da linha 1 a 9, foi acrescentado àquele cancelado (folha 4) e, no anexo, recuperado (página 4). Veja-se: Sobe o degrau e fala: CORIFEU Lembrai-vos, ó mães, do primeiro e único filho que vistes morrer um dia. E da noite, a última, passada ao lado do pequeno ser que gemia. O termômetro, o gelo, a água que lhe tentavam dar. E a morte que chega, pouco a pouco, e não se pode mais ocultar... Calçai-lhe os pobres sapatinhos. Mudai-lhe a faixa e a roupa. Alguém vem buscá-lo para a terra. Ao meu encontro caminha. Adeus, meu querido filho, ó carne da carne minha. Eis que o Filho do Homem vai ser entregue às mãos dos pecadores. Não chorai sobre ele, ó Povo ingrato e injusto, mas sobre vós mesmos e sobre vossos filhos! É chegada a hora! Crucificaremos todos Aquele que veio para prometer justiça! O que veio para nos defender e nos salvar! Texto reconstituído pelo editor

10 28 No recorte da folha 5, há uma rasura de supressão na fala de Turba, em caneta de tinta azul, da última palavra "Crucifica-o:", e, à frente, uma inserção, também em tinta azul, de x, no interior de um pequeno círculo, da anotação ver anexo, entre parênteses, seguido do número 4, também no interior de um pequeno círculo. Tal informação remete para o anexo "Pag 5". No anexo, ao lado da fala de Turba, no interior de um círculo, um "x", e, acima dele, o número "4". Nessa folha, João Augusto reescreve a fala de Turba, e, depois, risca todo o texto, reescrevendo-o abaixo, desta vez em falas representativas de grupos diferentes (Homens, Mulheres e Todos), além da fala de Turba. Há rasuras manuscritas nessa parte do texto: acréscimo do número 2 entre parênteses, indicando a repetição da palavra Crucifica-o! ; em condenos, corrige para condenamos, acrescentando, na entrelinha superior, a sílaba na ; e o acréscimo do acento gráfico ^ em ele e "dele", nas falas das Mulheres. Observam-se nas figuras 5 e 6 as modificações realizadas por João Augusto: Figura 5- Recorte na f.5 de HPSTVV1[61]. Fonte: JOÃO AUGUSTO, [1961]. f.5

11 29 Figura 6- Recorte do anexo Pag 5 de HPSTVV1[61]. Fonte: JOÃO AUGUSTO, [1961], Pag 5 filólogo: Como resultado desse processo, chegou-se ao texto estabelecido pelo TURBA Crucifica-o! Crucifica-o! HOMENS Julgamos a Deus e o condenamos à morte. MULHERES Não o queremos mais conosco, porque ele nos incomoda. HOMENS Não temos outro rei senão César! MULHERES César! HOMENS Outra lei senão a do mais forte! TODOS Crucifica-o! MULHERES Desembaraça-nos dele depressa!! Crucifica-o! TODOS Crucifica-o! Texto reconstituído pelo editor 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS A partir do confronto entre o texto datilografado, numerado de 1 a 8, e as páginas anexas referenciadas pelo dramaturgo, como Pag. 2, Pag. 4, Pag. 5,

12 30 buscou-se evidenciar o processo de criação do dramaturgo João Augusto na construção do tecido textual de História da Paixão do Senhor. Registram-se, na materialidade do datiloscrito com emendas autógrafas, movimentos genéticos relacionados ao processo de reelaboração dos textos, com o propósito de dar maior precisão à cena, enfatizando seu aspecto dramático. As rasuras que envolvem as falas de Corifeu, aquele que assume um papel mais ativo em todo o espetáculo e dialoga com as demais personagens e os espectadores, incitandoos, e de Turba, personagem que carrega a voz da multidão representada na rasura que substitui a fala de Turba por Homens, Mulheres e Todos, evidenciam tal propósito.. REFERÊNCIAS A TARDE, Salvador, 03 abr A TARDE, Salvador, 25 mar AUGUSTO, João. História da Paixão do Senhor. Salvador. [1961] 12 f. Acervo do Teatro Vila Velha. AUGUSTO, João. História da Paixão do Senhor. Salvador. [1961] 9 f. Acervo do Teatro Vila Velha. AUGUSTO, João. História da Paixão do Senhor. Salvador. [1978] 12 f. Acervo da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia. BIASI, Pierre-Marc de. A genética dos textos. Tradução Marie-HélèneParet Passos. Porto Alegre: EDIPUCRS, BORGES, Rosa et. al. Edição de texto e crítica filológica. Salvador: Quarteto, p FAGUNDES, Coriolano de Loyola Cabral. Censura & liberdade de expressão. São Paulo: Edital, GRÉSILLON, Almuth. Elementos de crítica genética: ler os manuscritos modernos. Tradução Cristina de Campos Velo Birck et. al. Porto Alegre: Editora da UFRGS, LEÃO, Raimundo Matos de. Abertura para outra cena: O moderno teatro na Bahia. Salvador: Fundação Gregório de Mattos: EDUFBA, 2006.

EDIÇÃO SEMIDIPLOMÁTICA DO CADERNO SEM CAPA I DE EULÁLIO MOTTA

EDIÇÃO SEMIDIPLOMÁTICA DO CADERNO SEM CAPA I DE EULÁLIO MOTTA EDIÇÃO SEMIDIPLOMÁTICA DO CADERNO SEM CAPA I DE EULÁLIO MOTTA Tainá Matos Lima Alves (IC/ UEFS) Profª. Drº Patrício Nunes Barreiros (UEFS-UNEB/Orientador) A pesquisa: breve itinerario As primeiras pesquisas

Leia mais

AS MATÉRIAS DE JORNAL E SUA RELEVÂNCIA PARA O ESTUDO DO TEXTO TEATRAL CENSURADO

AS MATÉRIAS DE JORNAL E SUA RELEVÂNCIA PARA O ESTUDO DO TEXTO TEATRAL CENSURADO AS MATÉRIAS DE JORNAL E SUA RELEVÂNCIA PARA O ESTUDO DO TEXTO TEATRAL CENSURADO Williane Silva Corôa 1 Rosa Borges dos Santos (Orientadora) 2 1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS No âmbito da Crítica Textual, a busca

Leia mais

Cadernos do CNLF, Vol. XVI, Nº 04, t. 2, pág

Cadernos do CNLF, Vol. XVI, Nº 04, t. 2, pág A EDIÇÃO DO TEXTO TEATRAL ANATOMIA DAS FERAS Débora de Souza (UFBA, UEFS, UNEB) deboras_23@yahoo.com.br Rosa Borges dos Santos (UFBA) borgesrosa6@yahoo.com.br 1. Considerações iniciais O texto teatral

Leia mais

ANAIS DO XV CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA

ANAIS DO XV CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA OS MANUSCRITOS AUTÓGRAFOS DE CÂNDIDO OU O OTIMISMO O HERÓI DE TODO CARÁTER, DE CLEISE MENDES: UMA PROPOSTA DE EDIÇÃO GENÉTICA Eduardo Silva Dantas de Matos (UFBA) eduardodantas@ymail.com 1. Primeiras considerações

Leia mais

, DE NIVALDA COSTA: UMA PROPOSTA DE ESTUDO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO

, DE NIVALDA COSTA: UMA PROPOSTA DE ESTUDO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO APRENDER A NADA-R, DE NIVALDA COSTA: UMA PROPOSTA DE ESTUDO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO Débora de Souza (UEFS / UFBA) deboras_23@yahoo.com.br Rosa Borges dos Santos (UFBA) borgesrosa6@yahoo.com.br 1. Considerações

Leia mais

ACERVO LITERÁRIO: ORGANIZAÇÃO E ESTUDO DA MEMÓRIA DA DRAMATURGIA DE JOÃO AUGUSTO 1 O TEXTO TEATRAL COMO DOCUMENTO LITERÁRIO E HISTÓRICO

ACERVO LITERÁRIO: ORGANIZAÇÃO E ESTUDO DA MEMÓRIA DA DRAMATURGIA DE JOÃO AUGUSTO 1 O TEXTO TEATRAL COMO DOCUMENTO LITERÁRIO E HISTÓRICO ACERVO LITERÁRIO: ORGANIZAÇÃO E ESTUDO DA MEMÓRIA DA DRAMATURGIA DE JOÃO AUGUSTO Ludmila Antunes de Jesus (UFBA/CAPES) 1 Rosa Borges dos Santos (UFBA/Coautora/Orientadora) 2 1 O TEXTO TEATRAL COMO DOCUMENTO

Leia mais

CLIPAGEM. Páscoa» Espetáculo da Paixão de Cristo encenado por alunos do colégio Santa Emília

CLIPAGEM. Páscoa» Espetáculo da Paixão de Cristo encenado por alunos do colégio Santa Emília Páscoa» Espetáculo da Paixão de Cristo encenado por alunos do colégio Santa Emília Publicação: 18/03/2013 14:00 Atualização: Alunos do Colégio Santa Emília irão encenar nos dias 25, 26 e 27 de março, na

Leia mais

CLIPAGEM. Paixão de Cristo é lembrada em escola particular de Olinda, Região Metropolitana do Recife

CLIPAGEM. Paixão de Cristo é lembrada em escola particular de Olinda, Região Metropolitana do Recife 25/03/2013-10h18 SEMANA SANTA Paixão de Cristo é lembrada em escola particular de Olinda, Região Metropolitana do Recife Da Rádio Jornal A Paixão de Cristo está sendo lembrada entre estudantes do colégio

Leia mais

Juliana Pereira Rocha (IC/UEFS) Profº. Drº. Patrício Nunes Barreiros (UNEB/PPPGEL/UEFS)

Juliana Pereira Rocha (IC/UEFS) Profº. Drº. Patrício Nunes Barreiros (UNEB/PPPGEL/UEFS) Juliana Pereira Rocha (IC/UEFS) Profº. Drº. Patrício Nunes Barreiros (UNEB/PPPGEL/UEFS) Eulálio em Salvador, 1932. (EF1.348.CV2.05.035) Eulálio de Miranda Motta (1907-1988) nasceu em 15 de abril de 1907,

Leia mais

Bons estudos! Profa. Simone Z. Proetti

Bons estudos! Profa. Simone Z. Proetti O presente material foi desenvolvido com o objetivo de auxiliá-lo na construção de trabalhos acadêmicos. Vale ressaltar que a ideia foi mostrar de maneira formal (mais do que textual) como deve ser a construção

Leia mais

UM BREVE PASSEIO PELA CRÍTICA TEXTUAL EDIÇÃO, SEUS TIPOS E POSSIBILIDADES

UM BREVE PASSEIO PELA CRÍTICA TEXTUAL EDIÇÃO, SEUS TIPOS E POSSIBILIDADES UM BREVE PASSEIO PELA CRÍTICA TEXTUAL EDIÇÃO, SEUS TIPOS E POSSIBILIDADES Tatiana Carvalho Ferreira Oliveira (UERJ) tatianacarvalhoc@ig.com.br Joyce S Braga (UERJ) joycebraga@oi.com.br RESUMO Sabendo da

Leia mais

MANUAL PARA CONFECÇÃO DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO (TG)

MANUAL PARA CONFECÇÃO DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO (TG) MANUAL PARA CONFECÇÃO DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO (TG) APRESENTAÇÃO O presente manual tem por objetivo orientar os alunos dos Cursos de Graduação de Tecnólogo em Logística, Informática e Aeronáutica quanto

Leia mais

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA Biblioteca Paulo Freire ABNT NBR 15287:2011 Informação e documentação Projeto de pesquisa Apresentação Jaguariúna SUMÁRIO 1. Introdução 1 2. Objetivo 2 3.

Leia mais

ANOS 70: LITERATURA DRAMÁTICA, HISTÓRIA E IMPRENSA

ANOS 70: LITERATURA DRAMÁTICA, HISTÓRIA E IMPRENSA ANOS 70: LITERATURA DRAMÁTICA, HISTÓRIA E IMPRENSA Rosa Borges dos Santos * 1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS A Crítica Textual visa à restituição, interpretação e publicação de textos. Cada texto é um problema

Leia mais

A REPRESENTAÇÃO DO TEATRO INFANTIL NA IMPRENSA BAIANA

A REPRESENTAÇÃO DO TEATRO INFANTIL NA IMPRENSA BAIANA A REPRESENTAÇÃO DO TEATRO INFANTIL NA IMPRENSA BAIANA Alan Nunes Machado Júnior (CNPq/ PIBIC/UFBA) i Adriele Lacerda Benevides (UFBA) ii Rosa Borges dos Santos (Orientadora/UFBA) iii 1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Leia mais

Figura 1 Jurema Penna em reportagem de divulgação do Projeto Chapéu de Palha Fonte: Jornal da Bahia, 23 maio 1985

Figura 1 Jurema Penna em reportagem de divulgação do Projeto Chapéu de Palha Fonte: Jornal da Bahia, 23 maio 1985 UMA EDIÇÃO INTERPRETATIVA EM MEIO DIGITAL PARA AUTO DA BARCA DO RIO DAS LÁGRIMAS DE IRATI, DE JUREMA PENNA Isabela Santos de Almeida (Ifbaiano/UFBA) izzalmeida@gmail.com Rosa Borges dos Santos (UFBA) boorgesrosa66@gmail.com

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO CAPÍTULO I - DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO CAPÍTULO I - DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Este regulamento normatiza o cumprimento da carga horária relativa às atividades complementares para os cursos de graduação da Faculdade

Leia mais

Ocupação artística da Cia. do Núcleo Educatho e os Carteiros Literários

Ocupação artística da Cia. do Núcleo Educatho e os Carteiros Literários Ocupação artística da Cia. do Núcleo Educatho e os Carteiros Literários Introdução Esta ocupação faz parte do projeto VIVA BIBLIOTECA da Cia. do Núcleo Educatho junto ao Sistema Municipal de Bibliotecas

Leia mais

1 Apresentação gráfica Formato do papel: A4 (210 x 297mm); Margens: esquerda e superior: 3cm, direita e inferior: 2cm;

1 Apresentação gráfica Formato do papel: A4 (210 x 297mm); Margens: esquerda e superior: 3cm, direita e inferior: 2cm; Breve orientação para formatação das 6 (seis) primeiras páginas de teses e dissertações, condição obrigatória para que os textos sejam divulgados pela Biblioteca Digital. Em caso de dúvida, consulte o

Leia mais

ENTRE ACERVOS, EDIÇÃO E CRÍTICA FILOLÓGICA Rosa Borges (UFBA)

ENTRE ACERVOS, EDIÇÃO E CRÍTICA FILOLÓGICA Rosa Borges (UFBA) ENTRE ACERVOS, EDIÇÃO E CRÍTICA FILOLÓGICA Rosa Borges (UFBA) borgesrosa66@gmail.com 1. Primeiras palavras Nossas primeiras palavras vêm em defesa da práxis filológica. Ao contrário do que pensam alguns

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 001/2017, DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS / CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO/ IARTE/ UFU.

RESOLUÇÃO Nº 001/2017, DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS / CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO/ IARTE/ UFU. RESOLUÇÃO Nº 001/2017, DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS / CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO/ IARTE/ UFU. Aprova instrução normativa que estabelece os critérios para a caracterização,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS UFAL INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS ICS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL - PPGAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS UFAL INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS ICS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL - PPGAS PROCEDIMENTO PARA A DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO E PARA OBTENÇÃO DO DIPLOMA ATUALIZAÇÃO EM 12/01/2018 I DA CONSTITUIÇÃO DA BANCA EXAMINADORA: 1. A Banca Examinadora será constituída por, no mínimo,

Leia mais

O LUGAR DE ONDE SE VÊ

O LUGAR DE ONDE SE VÊ O LUGAR DE ONDE SE VÊ PAULO MARCOS : (11) 9-8383-5617 LARA HASSUM : (11) 9-5619-4452 REVISTA VEJASP "uma celebração à fantasia e aos sonhos proporcionados pela arte teatral" (Dib Carneiro Neto, Revista

Leia mais

Normas para redação e apresentação de Teses e Dissertações

Normas para redação e apresentação de Teses e Dissertações MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI DIAMANTINA - MINAS GERAIS ANEXO DA RESOLUÇÃO Nº. 11-CONSEPE, DE 16 DE MAIO DE 2008. Normas para redação e apresentação de

Leia mais

UMA PROPOSTA DE EDIÇÃO PARA BAHIA LIVRE EXPORTAÇÃO,

UMA PROPOSTA DE EDIÇÃO PARA BAHIA LIVRE EXPORTAÇÃO, UMA PROPOSTA DE EDIÇÃO PARA BAHIA LIVRE EXPORTAÇÃO, DE JUREMA PENNA Isabela Santos de Almeida (IFBaiano) izzalmeida@gmail.com Rosa Borges dos Santos (UFBA) borgesrosa6@yahoo.com.br 1. Considerações iniciais

Leia mais

Prefeitura de São Leopoldo Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Municipal de Cultura e Turismo 4º FESTIVAL DE ESQUETES DE SÃO LEOPOLDO

Prefeitura de São Leopoldo Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Municipal de Cultura e Turismo 4º FESTIVAL DE ESQUETES DE SÃO LEOPOLDO 4º FESTIVAL DE ESQUETES DE SÃO LEOPOLDO A Prefeitura Municipal de São Leopoldo, através de sua Secretaria Municipal de Cultura e Turismo promove, em parceria com o Fórum de Artes Cênicas, o 4º FESTIVAL

Leia mais

O trabalho realizado no Grupo Edição e estudo de textos teatrais censurados na Bahia, coordenado pela Profa. Dra. Rosa Borges, visa,

O trabalho realizado no Grupo Edição e estudo de textos teatrais censurados na Bahia, coordenado pela Profa. Dra. Rosa Borges, visa, O TRABALHO FILOLÓGICO COM TEXTOS TEATRAIS DE NIVALDA COSTA Débora de Souza 1 Mestrado em Literatura e Cultura UFBA deboras_23@yahoo.com.br Resumo Propõe-se, neste artigo, apresentar algumas observações

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA ENVIO DO RELATÓRIO FINAL IC Vigência 2016/2017 E INSCRIÇÃO NO XXV ENIC (2017)

INSTRUÇÕES PARA ENVIO DO RELATÓRIO FINAL IC Vigência 2016/2017 E INSCRIÇÃO NO XXV ENIC (2017) UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA COORDENAÇÃO GERAL DE PROGRAMAS ACADÊMICOS E DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA INSTRUÇÕES PARA ENVIO DO RELATÓRIO FINAL IC Vigência 016/017 E INSCRIÇÃO NO

Leia mais

Universidade do Estado do Rio de Janeiro REDE SIRIUS Rede de Bibliotecas - UERJ Núcleo de Processos Técnicos

Universidade do Estado do Rio de Janeiro REDE SIRIUS Rede de Bibliotecas - UERJ Núcleo de Processos Técnicos Universidade do Estado do Rio de Janeiro REDE SIRIUS Rede de Bibliotecas - UERJ Núcleo de Processos Técnicos INCLUSÃO DAS TESES E DISSERTAÇÕES NA BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES DA UNIVERSIDADE

Leia mais

2 Festival de Teatro Estudantil do IF Sudeste de Minas Gerais/ Campus Barbacena

2 Festival de Teatro Estudantil do IF Sudeste de Minas Gerais/ Campus Barbacena 2 Festival de Teatro Estudantil do IF Sudeste de Minas Gerais/ Campus Barbacena 1. OBJETIVO REGULAMENTO 1.1. O 2 IFESTeatro Festival Estudantil de Teatro IF Sudeste de Minas Gerais / Campus Barbacena é

Leia mais

Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos

Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos APRENDER A NADA-R (DOCUMENTOS DO PROCESSO CENSÓRIO): PRÁTICA EDITORIAL E PARATEXTO Débora de Souza (UESB/UFBA) deboras_23@yahoo.com.br RESUMO Neste artigo, almeja-se tratar da importância de diferentes

Leia mais

NÚCLEO DE DRAMATURGIA FIRJAN SESI EDITAL PARA FORMAÇÃO DA QUINTA TURMA (2019)

NÚCLEO DE DRAMATURGIA FIRJAN SESI EDITAL PARA FORMAÇÃO DA QUINTA TURMA (2019) NÚCLEO DE DRAMATURGIA FIRJAN SESI EDITAL PARA FORMAÇÃO DA QUINTA TURMA (2019) O Serviço Social da Indústria, Departamento Regional do Rio de Janeiro, abre inscrições para o processo de seleção de autoras

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA ENVIO DO RELATÓRIO FINAL IC E INSCRIÇÃO NO XXVI ENIC 2018 PIBIC-EM

INSTRUÇÕES PARA ENVIO DO RELATÓRIO FINAL IC E INSCRIÇÃO NO XXVI ENIC 2018 PIBIC-EM UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA COORDENAÇÃO GERAL DE PROGRAMAS ACADÊMICOS E DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA INSTRUÇÕES PARA ENVIO DO RELATÓRIO FINAL IC E INSCRIÇÃO NO XXVI ENIC 018 PIBIC-EM

Leia mais

VICE-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

VICE-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE VICE-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE SAÚDE E GESTÃO DO TRABALHO Área de Concentração: Saúde da Família. NORMAS PARA EXAMES DE DEFESA DE DISSERTAÇÃO Aprovadas

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO DE SELEÇÃO ESTÁGIO DE PÓS-DOUTORADO

EDITAL DE PROCESSO DE SELEÇÃO ESTÁGIO DE PÓS-DOUTORADO EDITAL DE PROCESSO DE SELEÇÃO ESTÁGIO DE PÓS-DOUTORADO Programa Nacional de Pós-Doutorado, Cf. Portaria CAPES n. 086, de 03 de julho de 2013 (PNPD 2017 CAPES) A Coordenação do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

Cia Os Buriti Cantos de Encontro

Cia Os Buriti Cantos de Encontro Cia Os Buriti Cantos de Encontro CANTOS DE ENCONTRO é um espetáculo composto por canções autorais para crianças de todas as idades. É o espaço de encontro e apresentação de quatro atores/instrumentistas

Leia mais

NORMAS PARA REDAÇÃO E FORMATAÇÃO

NORMAS PARA REDAÇÃO E FORMATAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU - MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS NORMAS PARA REDAÇÃO E FORMATAÇÃO DISSERTAÇÃO Anápolis-GO 2015 1. INTRODUÇÃO Segundo o regimento do programa, será considerado

Leia mais

SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE MANHUAÇU FACULDADE DO FUTURO

SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE MANHUAÇU FACULDADE DO FUTURO SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE MANHUAÇU FACULDADE DO FUTURO NORMAS TÉCNICAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Manhuaçu 2015 Elaboração Juliana dos Santos Paiva e Santos Fabio Fortes

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 002/2016 DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA MESTRADO ACADÊMICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

RESOLUÇÃO Nº 002/2016 DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA MESTRADO ACADÊMICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA RESOLUÇÃO Nº 002/2016 DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA MESTRADO ACADÊMICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Aprova Resolução que estabelece critérios para caracterização, entrega,

Leia mais

Associação Brasileira de Normas Técnicas

Associação Brasileira de Normas Técnicas Associação Brasileira de Normas Técnicas Órgão responsável pela normalização técnica no país. NBR 14724/2005- Informações e documentação Trabalhos acadêmicos Apresentação. NBR 6023/2002- Informações e

Leia mais

NORMATIZAÇÃO Revista Raízes

NORMATIZAÇÃO Revista Raízes NORMATIZAÇÃO Revista Raízes Revista Raízes A revista Raízes, editada pela Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul, recebe artigos, resenhas, crônicas e entrevistas, de pesquisadores autônomos ou vinculados

Leia mais

1.7 Parágrafo Utilizar uma (1) tabulação (tab.) para iniciar os parágrafos, ou seja, 1,25 cm. Não deixar espaço em branco entre os parágrafos.

1.7 Parágrafo Utilizar uma (1) tabulação (tab.) para iniciar os parágrafos, ou seja, 1,25 cm. Não deixar espaço em branco entre os parágrafos. INFORMAÇÕES GERAIS PARA ENTREGA DE TCC Versão final Assunto: Elaboração dos volumes do TCC aprovado. 1 Diagramação Capítulo I Formatação Aspectos Gráficos 1.1 Tamanho do papel A4 (210 X 297 mm) 1.2 Gramatura

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE MONITORIA DE 2014

EDITAL PROGRAMA DE MONITORIA DE 2014 A Pró-Reitoria de Graduação torna público que disponibilizará 1.400 bolsas de Monitoria, para o ano de, às Unidades e Colegiados de Cursos Multi-Unidades responsáveis por disciplinas para cursos de graduação.

Leia mais

VERSÕES NOITE DE PAZ TEXTOS EXTRAÍDOS DE HINÁRIOS DIVERSOS PROTESTANTES ACERVO: JÔNATAS FERNANDES

VERSÕES NOITE DE PAZ TEXTOS EXTRAÍDOS DE HINÁRIOS DIVERSOS PROTESTANTES ACERVO: JÔNATAS FERNANDES VERSÕES NOITE DE PAZ TEXTOS EXTRAÍDOS DE HINÁRIOS DIVERSOS PROTESTANTES ACERVO: JÔNATAS FERNANDES Título Original: Stille Nacht! Letra: Joseph Mohr (1792-1848) Música: Franz Xavier Gruber (1787-1863) Cântico

Leia mais

CELTX. Multimeios Setembro/2012

CELTX. Multimeios Setembro/2012 CELTX Multimeios Setembro/2012 CELTX Fabricante: Greyfirst Corp. Plataforma: Preço: GRÁTIS Site oficial: http://www.celtx.com/ Celtx é um programa de computador multi-plataforma livre, de pré-produção,

Leia mais

SANDRA CRISTINA SOUZA CORRÊA

SANDRA CRISTINA SOUZA CORRÊA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA E CULTURA SANDRA CRISTINA SOUZA CORRÊA O PROCESSO DE CRIAÇÃO DA TRADUÇÃO DA OPERA WONYOSI Salvador 2012 SANDRA

Leia mais

Av. Estados Unidos, 258, Ed. Cidade de Aracaju, 1 andar, Sala 101,Comércio, Salvador Bahia. Cep (71) / /

Av. Estados Unidos, 258, Ed. Cidade de Aracaju, 1 andar, Sala 101,Comércio, Salvador Bahia. Cep (71) / / Av. Estados Unidos, 258, Ed. Cidade de Aracaju, 1 andar, Sala 101,Comércio, Salvador Bahia. Cep. 40.010-020. (71) 3178-0002 / 3357-2121 / 98820-3050 www.unigat.com.br 1 MANUAL DE TCC BAHIA 2 Todo amanhã

Leia mais

A N E X O 1 ORIENTAÇÕES QUANTO ÀS EXIGÊNCIAS RELATIVAS À VERSÃO FINAL DO TCC EM CD ROM

A N E X O 1 ORIENTAÇÕES QUANTO ÀS EXIGÊNCIAS RELATIVAS À VERSÃO FINAL DO TCC EM CD ROM 1 A N E X O 1 ORIENTAÇÕES QUANTO ÀS EXIGÊNCIAS RELATIVAS À VERSÃO FINAL DO TCC EM CD ROM O seu TCC deve obedecer, rigorosamente, as normas da ABNT e sua referência deve ser o Módulo intitulado Iniciação

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA OS AUTORES

INSTRUÇÕES PARA OS AUTORES INSTRUÇÕES PARA OS AUTORES 1 DAS NORMAS GERAIS 1.1 DIÁLOGOS PERTINENTES Revista Científica do Curso de Letras da Unifran, anual, é um periódico semestral dedicado à publicação de artigos resultantes de

Leia mais

EDITAL Nº 74/2018 ESTABELECE NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA PUBLICAÇÃO EM E-BOOK ISEC PRIMEIRA EDIÇÃO-2018

EDITAL Nº 74/2018 ESTABELECE NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA PUBLICAÇÃO EM E-BOOK ISEC PRIMEIRA EDIÇÃO-2018 EDITAL Nº 74/2018 ESTABELECE NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA PUBLICAÇÃO EM PRIMEIRA EDIÇÃO-2018 A Faculdade de Medicina Nova Esperança FAMENE, por meio do Núcleo de Pesquisa e de Extensão Acadêmicas

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE MONITORIA DE 2016

EDITAL PROGRAMA DE MONITORIA DE 2016 EDITAL PROGRAMA DE MONITORIA DE 2016 A Pró-Reitoria de Graduação torna público que disponibilizará 1.400 bolsas de Monitoria, para o ano de 2016, às Unidades e Colegiados de Cursos Multi-Unidades responsáveis

Leia mais

Programa de Pós Graduação em Saúde e Sociedade. Manual normativo para elaboração de Dissertações

Programa de Pós Graduação em Saúde e Sociedade. Manual normativo para elaboração de Dissertações Manual normativo para elaboração de Dissertações Mossoró/RN, Julho de 2016 Normas para formatação de Dissertação PPGSS 2016 1. DEFINIÇÃO: Dissertação Conceitualmente, a dissertação corresponde ao documento

Leia mais

Edital de Seleção de Aluno Especial Fluxo contínuo - PPGCF/FACFAR/UFRGS

Edital de Seleção de Aluno Especial Fluxo contínuo - PPGCF/FACFAR/UFRGS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE FARMÁCIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS EDITAL DE SELEÇÃO PARA ALUNO ESPECIAL NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TESE

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TESE ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TESE ORIENTAÇÕES GERAIS RECOMENDAÇÕES PARA DIGITAÇÃO DE TEXTO Espaçamento de 1,5 (exceto notas de rodapé, referências, legendas das Figuras e Tabelas, natureza (tipo do trabalho,

Leia mais

ANEXO III PROJETO TÉCNICO INSTITUTO DE RADIODIFUSÃO EDUCATIVA DA BAHIA IRDEB TVE BAHIA

ANEXO III PROJETO TÉCNICO INSTITUTO DE RADIODIFUSÃO EDUCATIVA DA BAHIA IRDEB TVE BAHIA ANEXO III PROJETO TÉCNICO INSTITUTO DE RADIODIFUSÃO EDUCATIVA DA BAHIA IRDEB TVE BAHIA SELEÇÃO DE PROJETOS DE PRÉ-LICENCIAMENTO DE PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS OBRA SERIADA FICÇÃO CATEGORIA: Categoria A - 13

Leia mais

REGULAMENTO NÚCLEO DE DRAMATURGIA SESI CULTURAL REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO DE AUTORES PARA FORMAÇÃO DA 4ª TURMA (2018)

REGULAMENTO NÚCLEO DE DRAMATURGIA SESI CULTURAL REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO DE AUTORES PARA FORMAÇÃO DA 4ª TURMA (2018) REGULAMENTO NÚCLEO DE DRAMATURGIA SESI CULTURAL REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO DE AUTORES PARA FORMAÇÃO DA 4ª TURMA (2018) O Serviço Social da Indústria, Departamento Regional do Rio de Janeiro, abre inscrições

Leia mais

REVISTAS ELETRÔNICAS: FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-DF ORIENTAÇÕES GERAIS

REVISTAS ELETRÔNICAS: FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-DF ORIENTAÇÕES GERAIS REVISTAS ELETRÔNICAS: FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-DF ORIENTAÇÕES GERAIS As revistas eletrônicas da Faculdade de Tecnologia Senac-DF, de publicação semestral, têm como objetivo divulgar as produções desenvolvidas

Leia mais

CRONOGRAMA DO XXV SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROPESQ/UFRGS INSCRIÇÕES - 06/05 A 18/06. AUTORIZAÇÃO DAS IES EXTERNAS 19 a 28/06

CRONOGRAMA DO XXV SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROPESQ/UFRGS INSCRIÇÕES - 06/05 A 18/06. AUTORIZAÇÃO DAS IES EXTERNAS 19 a 28/06 CRONOGRAMA DO PROPESQ/UFRGS INSCRIÇÕES - 06/05 A 18/06 AUTORIZAÇÃO DAS IES EXTERNAS 19 a 28/06 ANÁLISE DOS TRABALHOS INSCRITOS - 02 A 22/07 DIVULGAÇÃO DOS TRABALHOS ACEITOS 23/07 SUBMISSÃO DO PÔSTER VIRTUAL

Leia mais

1. tamanho do papel para impressão da Dissertação: padrão A4 (210 mm x 297 mm);

1. tamanho do papel para impressão da Dissertação: padrão A4 (210 mm x 297 mm); UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA NORMAS GERAIS PARA A APRESENTAÇÃO DE DISSERTAÇÕES MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA Porto Alegre, agosto

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA NORMAS PARA ELABORAÇÃO DA DISSERTAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA NORMAS PARA ELABORAÇÃO DA DISSERTAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA NORMAS PARA ELABORAÇÃO DA DISSERTAÇÃO 2 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS CAPA LOMBADA (para a encadernação com capa dura) FOLHA DE ROSTO DEDICATÓRIA

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIAS

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Curso de Zootecnia Câmpus de Jataí COORDENAÇÃO DO PROJETO ORIENTADO NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIAS JATAÍ 2013 ESTRUTURA 1. INTRODUÇÃO Estas normas têm a finalidade

Leia mais

10º FETUSC Festival Estudantil 2016 Mostra Estudantil Mostra de Cenas Curtas Universidade do Sagrado Coração Bauru/SP

10º FETUSC Festival Estudantil 2016 Mostra Estudantil Mostra de Cenas Curtas Universidade do Sagrado Coração Bauru/SP 10º FETUSC Festival Estudantil 2016 Mostra Estudantil Mostra de Cenas Curtas Universidade do Sagrado Coração Bauru/SP REGULAMENTO I Dos Objetivos: 01) O 10º FETUSC, Festival Estudantil de Teatro é uma

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE LETRAS STUDIA PHILOLOGICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE LETRAS STUDIA PHILOLOGICA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE LETRAS STUDIA PHILOLOGICA Apresentam: IX Seminário de Estudos Filológicos Filologia em diálogo: descentramentos culturais e epistemológicos 1ª Circular SOBRE

Leia mais

Universidade Estadual do Oeste do Paraná Ciência da Computação. Normas da ABNT

Universidade Estadual do Oeste do Paraná Ciência da Computação. Normas da ABNT Universidade Estadual do Oeste do Paraná Ciência da Computação Normas da ABNT Claudia Brandelero Rizzi claudia_rizzi@hotmail.com ou claudia.rizzi@unioeste.br 27/03 e 01/04/2014 Metodologia da Pesquisa

Leia mais

MEMORIAL: sugestões para elaboração

MEMORIAL: sugestões para elaboração Gilson Luiz Volpato Maria Inês Andrade e Cruz MEMORIAL: sugestões para elaboração 2ª. edição atualizada Botucatu 2015 MEMORIAL Apresenta as informações de um curriculum vitae de forma discursiva. O Memorial

Leia mais

TÍTULO CENTRALIZADO, EM NEGRITO, FONTE ARIAL, TAMANHO 12, PRETO: subtítulo centralizado com espaçamento de 1,5 não usar siglas nos títulos

TÍTULO CENTRALIZADO, EM NEGRITO, FONTE ARIAL, TAMANHO 12, PRETO: subtítulo centralizado com espaçamento de 1,5 não usar siglas nos títulos Modelo de Formatação de Artigo para a REP s Alguns exemplos (título, nome, citações, etc.) foram apresentados em cor azul. Somente dois autores por artigo. TÍTULO CENTRALIZADO, EM NEGRITO, FONTE ARIAL,

Leia mais

MANUAL DE NORMATIZAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÃO NO FORMATO DE ARTIGOS

MANUAL DE NORMATIZAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÃO NO FORMATO DE ARTIGOS MANUAL DE NORMATIZAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÃO NO FORMATO DE ARTIGOS Passo Fundo 2015 APRESENTAÇÃO De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT, 2011), uma dissertação é um documento

Leia mais

II Prêmio de Maquiagem Anhembi Morumbi

II Prêmio de Maquiagem Anhembi Morumbi II Prêmio de Maquiagem Anhembi Morumbi O I Prêmio de Maquiagem da Anhembi Morumbi que foi sucesso em 2016 agora tem o prazer de convidar maquiadores do todo o Brasil para a sua segunda edição. REGULAMENTO

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 12 A MORTE DE JESUS NA CRUZ Olá querido professor (a) da classe, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO Marcos 15: 22-47; OBJETIVOS DA LIÇÃO 1-

Leia mais

PERcursos Linguísticos Vitória (ES) V. 7 N. 15 Dossiê: linguagem humorística 2017 ISSN: POLÍTICA EDITORIAL

PERcursos Linguísticos Vitória (ES) V. 7 N. 15 Dossiê: linguagem humorística 2017 ISSN: POLÍTICA EDITORIAL POLÍTICA EDITORIAL A Revista PERcursos Linguísticos publica 2 (dois) números anualmente e tem como objetivo a publicação de textos científicos nas diversas áreas da Linguística e Linguística Aplicada.

Leia mais

NÚCLEO DE DRAMATURGIA SESI-BRITISH COUNCIL EDITAL PARA INSCRIÇÃO DE AUTORES INÉDITOS PARA FORMAÇÃO DA 9ª TURMA ANO 2017

NÚCLEO DE DRAMATURGIA SESI-BRITISH COUNCIL EDITAL PARA INSCRIÇÃO DE AUTORES INÉDITOS PARA FORMAÇÃO DA 9ª TURMA ANO 2017 NÚCLEO DE DRAMATURGIA SESI-BRITISH COUNCIL EDITAL PARA INSCRIÇÃO DE AUTORES INÉDITOS PARA FORMAÇÃO DA 9ª TURMA ANO 2017 O Serviço Social da Indústria, Departamento Regional de São Paulo, e o British Council,

Leia mais

MANUAL DE NORMATIZAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÃO NO FORMATO PADRÃO

MANUAL DE NORMATIZAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÃO NO FORMATO PADRÃO MANUAL DE NORMATIZAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÃO NO FORMATO PADRÃO Passo Fundo 2015 APRESENTAÇÃO De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT, 2011), uma dissertação é um documento

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Instituto de Ciências Humanas PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA EDITAL Nº 01/2010 EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE MESTRADO

Leia mais

A CASA. E O MUNDO Lá fora. Cartas de Paulo Freire para Nathercinha. Da obra de Nathercia Lacerda. Realização En La Barca Jornadas Teatrais

A CASA. E O MUNDO Lá fora. Cartas de Paulo Freire para Nathercinha. Da obra de Nathercia Lacerda. Realização En La Barca Jornadas Teatrais A CASA E O MUNDO Lá fora Cartas de Paulo Freire para Nathercinha Da obra de Nathercia Lacerda Realização En La Barca Jornadas Teatrais A CASA E O MUNDO Lá fora Cartas de Paulo Freire para Nathercinha O

Leia mais

Colégio Luterano Rui Barbosa METODOLOGIA PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Colégio Luterano Rui Barbosa METODOLOGIA PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS Colégio Luterano Rui Barbosa METODOLOGIA PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS Marechal Cândido Rondon, 28 de julho de 2016 2 Normas para Apresentação de Trabalhos 9º ano e Ensino Médio (normas simplificadas

Leia mais

NORMA PARA APRESENTAÇÃO DA VERSÃO DEFINITIVA DA DISSERTAÇÃO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIA DE PROJETO UEM/UEL

NORMA PARA APRESENTAÇÃO DA VERSÃO DEFINITIVA DA DISSERTAÇÃO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIA DE PROJETO UEM/UEL NORMA PARA APRESENTAÇÃO DA VERSÃO DEFINITIVA DA DISSERTAÇÃO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIA DE PROJETO UEM/UEL 1. INTRODUÇÃO Este documento apresenta os requisitos obrigatórios para a apresentação

Leia mais

REGULAMENTO DO PRÊMIO LUCILO ÁVILA - 4ª EDIÇÃO

REGULAMENTO DO PRÊMIO LUCILO ÁVILA - 4ª EDIÇÃO REGULAMENTO DO PRÊMIO LUCILO ÁVILA - 4ª EDIÇÃO O Presidente do Sistema Fecomércio SESC/SENAC de Pernambuco, no uso de suas atribuições, torna público o Regulamento do PRÊMIO LUCILO ÁVILA PESSOA DE EDUCAÇÃO

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA PPGCI Nº 01/2019 QUALIFICAÇÃO

INSTRUÇÃO NORMATIVA PPGCI Nº 01/2019 QUALIFICAÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA PPGCI Nº 01/2019 QUALIFICAÇÃO Considerando o disposto no Regimento Geral de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) em vigência. Considerando

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1º EM Literatura Klaus Av. Dissertativa 21/09/16 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta

Leia mais

Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Programa de Pós-Graduação em Sociologia

Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Programa de Pós-Graduação em Sociologia 1 Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Programa de Pós-Graduação em Sociologia RESOLUÇÃO PPGS-UFPB Nº 06/2015 Regulamenta os procedimentos de elaboração e depósito

Leia mais

Normas para Apresentação de Trabalhos Ensino Fundamental II (normas simplificadas adaptadas da ABNT)

Normas para Apresentação de Trabalhos Ensino Fundamental II (normas simplificadas adaptadas da ABNT) Normas para Apresentação de Trabalhos Ensino Fundamental II (normas simplificadas adaptadas da ABNT) Todo trabalho escolar, acadêmico e cientifico necessita de padronização na sua forma de apresentação,

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO NA I SemanARTE

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO NA I SemanARTE PROCESSO DE SELEÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO NA I SemanARTE A primeira edição da SemanARTE - Semana de Artes Cênicas: Teatro da UFAC, realizada pelo Curso Licenciatura em Artes Cênicas: Teatro e Pró-Reitoria

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA CURSO DE ODONTOLOGIA NORMAS DA IX MOSTRA INTERDISCIPLINAR

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA CURSO DE ODONTOLOGIA NORMAS DA IX MOSTRA INTERDISCIPLINAR CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA CURSO DE ODONTOLOGIA NORMAS DA IX MOSTRA INTERDISCIPLINAR 1. Da Mostra da Odontologia Interdisciplinar O Curso de Odontologia do Centro Universitário Newton Paiva promoverá

Leia mais

2º bimestre Sequência didática 2

2º bimestre Sequência didática 2 Composição de dramaturgia teatral Duração: 3 aulas Referência do Livro do Estudante: Capítulo 3 Relevância para a aprendizagem Esta sequência didática destaca as especificidades da escrita dramatúrgica.

Leia mais

FORMULÁRIO ÚNICO DE PROJETO I - IDENTIFICAÇÃO PARTE ADMINISTRATIVA

FORMULÁRIO ÚNICO DE PROJETO I - IDENTIFICAÇÃO PARTE ADMINISTRATIVA FORMULÁRIO ÚNICO DE PROJETO I - IDENTIFICAÇÃO PARTE ADMINISTRATIVA 1 TÍTULO 2 VIGÊNCIA: (o prazo máximo apresentado inicialmente para a execução do projeto é 24 meses) Início (mês/ano): Término Previsto

Leia mais

UNIVERSIDADE E PLURALIDADE NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO REGULAMENTO

UNIVERSIDADE E PLURALIDADE NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO REGULAMENTO UNIVERSIDADE E PLURALIDADE NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO 27 a 30 de outubro de 2015. Local: Campus I UCPel REGULAMENTO O Salão Universitário é um espaço para divulgação de trabalhos e discussão de práticas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI III MOSTRA UFCA Edital 002/2016 Relatos de Experiência

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI III MOSTRA UFCA Edital 002/2016 Relatos de Experiência UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI III MOSTRA UFCA Edital 002/2016 Relatos de Experiência A Universidade Federal do Cariri (UFCA) torna pública a abertura de inscrições e estabelece normas relativas à participação

Leia mais

Capítulo 19 Jo 19:1 Pilatos, pois, tomou então a Jesus, e o açoitou.

Capítulo 19 Jo 19:1 Pilatos, pois, tomou então a Jesus, e o açoitou. 1 Capítulo 19 Jo 19:1 Pilatos, pois, tomou então a Jesus, e o açoitou. Jo 19:2 E os soldados, tecendo uma coroa de espinhos, lha puseram sobre a cabeça, e lhe vestiram roupa de púrpura. Jo 19:3 E diziam:

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS ORIGINAIS

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS ORIGINAIS NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS ORIGINAIS Informações gerais A Revista do GEL é uma publicação do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, de periodicidade anual, que tem por finalidade divulgar

Leia mais

FACULDADE POLITÉCNICA DE CAMPINAS Rua Luiz Otávio, 1281 Pq. Santa Cândida Campinas - SP. Modelo de Relatório para Estágio Supervisionado

FACULDADE POLITÉCNICA DE CAMPINAS Rua Luiz Otávio, 1281 Pq. Santa Cândida Campinas - SP. Modelo de Relatório para Estágio Supervisionado Modelo de Relatório para Estágio Supervisionado 2017 Este documento visa estabelecer o padrão para elaboração do relatório de estágio supervisionado dos alunos do Curso de ********************* da Faculdade

Leia mais

MODELO PARA ENVIO DO RELATÓRIO FINAL IC ANEXO 1 ESTRUTURA GERAL E REGRAS DE FORMATAÇÃO

MODELO PARA ENVIO DO RELATÓRIO FINAL IC ANEXO 1 ESTRUTURA GERAL E REGRAS DE FORMATAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA COORDENAÇÃO GERAL DE PROGRAMAS ACADÊMICOS E DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA MODELO PARA ENVIO DO RELATÓRIO FINAL IC ANEXO 1 ESTRUTURA GERAL E REGRAS DE

Leia mais

A Liturgia da Paixão do Senhor não tem a celebração da Eucaristia, mas apenas a distribuição da comunhão. Além de uma introdução e conclusão

A Liturgia da Paixão do Senhor não tem a celebração da Eucaristia, mas apenas a distribuição da comunhão. Além de uma introdução e conclusão A Liturgia da Paixão do Senhor não tem a celebração da Eucaristia, mas apenas a distribuição da comunhão. Além de uma introdução e conclusão silenciosa, a Liturgia tem quatro momentos distintos: 1. A Liturgia

Leia mais

Apresentação de Trabalho Escolar. Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Apresentação de Trabalho Escolar. Ensino Fundamental II e Ensino Médio Apresentação de Trabalho Escolar Ensino Fundamental II e Ensino Médio Formato Para trabalhos manuscritos Utilize folha de papel almaço. Utilize caneta azul ou preta, não será permitido o uso de lápis..

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia Escola de Teatro

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia Escola de Teatro CONCURSO PÚBLICO PARA O MAGISTÉRIO SUPERIOR EDITAL UFBA Nº 01/2016 INCLUSÃO Nº 01 Departamento de Técnicas do Espetáculo Área de Conhecimento: CENA E VISUALIDADES Classe: Professor Adjunto A / Regime de

Leia mais

Este documento anula e substitui o BIG008/2013 ALTERAÇÕES: Inclusão das boas práticas no uso do canal de contato e tempos de resposta para chamados.

Este documento anula e substitui o BIG008/2013 ALTERAÇÕES: Inclusão das boas práticas no uso do canal de contato e tempos de resposta para chamados. CIRCULAR REDE De : DIREÇÃO PEÇAS E SERVIÇOS Para : Rede de Concessionárias Com atenção : Analista de Garantia Data : 05/06/2014 Código Circular: 03/2014 Depto. SPAL/GAR Página (s) : 10 Gerente de Serviços

Leia mais

Câmara Sul de Extensão

Câmara Sul de Extensão Câmara Sul de Extensão EDITAL DE CHAMADA DE ARTIGOS PARA PUBLICAÇÃO DO VOLUME VI DO LIVRO DA CÂMARA SUL DE EXTENSÃO A Câmara Sul de Extensão ForExt, no sentido de divulgar as ações de extensão universitária

Leia mais

ANEXO 27 Desejo Fotografias 1 e 2 (Créditos para Prefeitura do Município de São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura e Centro Cultural São Paulo /

ANEXO 27 Desejo Fotografias 1 e 2 (Créditos para Prefeitura do Município de São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura e Centro Cultural São Paulo / ANEXO 27 Desejo Fotografias 1 e 2 (Créditos para Prefeitura do Município de São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura e Centro Cultural São Paulo / DADOC / Arquivo Multimeios. Fotógrafo responsável: José

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOCIÊNCIA ANIMAL

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOCIÊNCIA ANIMAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - REGIONAL JATAÍ UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOCIÊNCIA ANIMAL Guia para Redação Técnico-Científica

Leia mais

Edital 001/2018 Seleção Bolsa PNPD/CAPES

Edital 001/2018 Seleção Bolsa PNPD/CAPES Edital 001/2018 Seleção Bolsa PNPD/CAPES A Coordenação do PPGEduC, torna público que estão abertas as inscrições para o processo seletivo de concessão de 1 (uma) bolsa de estudo do Programa Nacional de

Leia mais

O chamado de Zaqueu. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente

O chamado de Zaqueu. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente O chamado de Zaqueu vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente Jesus ia para Jerusalém, disse aos discípulos que teria que passar por Jericó, esta era uma cidade amaldiçoada, como também os publicanos,

Leia mais