BRASKEM S/A CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REGIMENTO DE FUNCIONAMENTO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "BRASKEM S/A CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REGIMENTO DE FUNCIONAMENTO"

Transcrição

1 BRASKEM S/A CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REGIMENTO DE FUNCIONAMENTO Data: 22/06/05 Aprovado na RCA de 22/06/05, incorporando contribuições dos membros do CA.

2 REGIMENTO DE FUNCIONAMENTO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA BRASKEM S/A 1. OBJETIVO 2. CONCEITOS BÁSICOS 3. CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO (CONSELHO) 4. COMITÊS DO CONSELHO 5. SISTEMA BÁSICO DE COMUNICAÇÃO DO CONSELHO COM O DIRETOR PRESIDENTE DA BRASKEM (DP/BAK) 6. SISTEMÁTICA DE FUNCIONAMENTO DO CONSELHO ANEXO A MATERIAS DE COMPETÊNCIA DO CONSELHO SUA NATUREZA E TIPO DE PARTICIPAÇÃO ANEXO B - MODELO PADRÃO DE PROPOSTA DE DELIBERAÇÃO

3 1. OBJETIVO O objetivo deste documento é definir critérios e orientações para operacionalização das funções do Conselho, subsidiando seus membros através: 1.1. da definição do tipo de participação no exercício de suas competências, conforme Art. 26 do Estatuto Social 1.2. da definição do papel e responsabilidades dos Comitês de Apoio ao Conselho 1.3. do estabelecimento do Sistema de Comunicação do Conselho com o DP/BAK 1.4. da definição da estrutura de apoio ao Conselho e do papel e responsabilidades do seu titular. Linguagem comum utilizada neste documento: Conselho de Administração da Braskem: Conselho Presidente do Conselho de Administração da Braskem : P-CA/BAK Diretor Presidente da Braskem: DP/BAK Secretario Executivo do Conselho: SCA Proposta de Deliberação: PD

4 2. CONCEITOS BÁSICOS 2.1. A Assembléia Geral é o foro de deliberação dos Acionistas, responsável pela eleição dos membros do Conselho e pela definição do Presidente (P-CA/BAK) e do Vice Presidente do Conselho As reuniões prévias dos Acionistas são balizadas pelos Acordos de Acionistas existentes O Conselho, como orgão representante dos Acionistas, é a última instância deliberativa sobre os assuntos negociais da Braskem, respeitadas as matérias privativas da Assembléia Geral. Seu foco de ação está nas decisões políticoestratégicas e na delegação planejada ao Diretor Presidente da Braskem (DP/BAK). O instrumento da delegação planejada é o Plano de Negócios e o Acompanhamento feito por meio dos Relatórios Mensais de Acompanhamento O P-CA/BAK é a ligação entre a instância deliberativa (Conselho) e a executiva (DP/BAK). O P-CA/BAK conta com o apoio do Secretario do Conselho (SCA) na relação com os demais Conselheiros e com o DP/BAK O DP/BAK é responsável pela execução do Plano de Negócios, que é acompanhado por meio dos Relatórios de Acompanhamento. Na sua execução, o DP/BAK atende as Políticas definidas pelo Conselho, garante o respeito aos valores e princípios da Empresa e a prática do Código de Conduta O Conselho conta com o apoio de Comitês, que são constituídos para assuntos específicos.tem como função básica submeter recomendações ao Conselho, embasadas em análise de informações, que visam aprimorar em qualidade e velocidade o processo de deliberação As decisões formais do Conselho são tomadas a partir das Propostas de Deliberação (PD s) encaminhadas ao Conselho através do P-CA/BAK. Após aprovados, transformam-se em Deliberações registradas nas Atas de Reuniões, produzindo os efeitos decorrentes As matérias tratadas pelo Conselho, são de três tipos: EXECUÇÃO (E) : executadas apenas pelo Conselho, com desdobramentos na Empresa ou restrito ao âmbito do próprio Conselho. APROVAÇÃO DE PROPOSTAS DE DELIBERAÇÃO (A) : "última palavra" previamente à execução/implementação, conforme a sistemática de Propostas de Deliberação. INFORMAÇÃO (I) : visa capacitar o Conselho para acompanhar o desempenho da Companhia em operações ou assuntos em que o Conselho não exije aprovação prévia O Conselho e os Comitês contam com o apoio de um Secretario Executivo (SCA).

5 3. CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO 3.1. PAPEL DO CONSELHO O papel do Conselho, a partir da Legislação vigente e dos Estatutos da Braskem é, em sua essência: a) Garantir a adoção pela Braskem de um Sistema de Governança Corporativa que atenda às melhores práticas de mercado b) Fixar a orientação geral dos Negócios c) Aprovar o Plano de Negócios do DP/BAK d) Aprovar os assuntos definidos nos Estatutos e Políticas propostas pelo DP/BAK e) Submeter à Assembléia Geral os assuntos de sua competência, definidos pelos Estatutos. f) Acompanhar o Plano de Negócios do DP/BAK, através dos Relatórios Mensais de Acompanhamento O Conselho atua de forma ativa e independente, deliberando com qualidade e presteza, visando o interesse da Braskem no sentido da agregação de valor aos Acionistas O Conselho é responsável por prestar contas perante os Acionistas, demais partes interessadas e a sociedade em geral, pelos ativos tangíveis e intangíveis usados na condução da Empresa COMPETÊNCIAS DO CONSELHO Participação do Conselho As matérias nas quais há participação do Conselho, conforme Art. 26 do Estatuto, bem como o grau de envolvimento em cada uma delas, estão definidos no ANEXO A.

6 4. COMITÊS DO CONSELHO 4.1. CONSTITUIÇÃO E NATUREZA Os Comitês serão constituídos por Deliberação do Conselho, na qual serão definidos: a) os Resultados Esperados b) os Conselheiros integrantes do Comitê, c) a designação do Conselheiro Coordenador Os Comitês podem ser permanentes ou ad hoc a) Comitês Permanentes São aqueles que tratam de assuntos cuja natureza e objetivos permanecem inalterados ao longo do tempo. Os Conselheiros que os integram têm mandato de um ano. Os Comitês Permanentes terão no mínimo três e no máximo quatro participantes. b) Comitês ad hoc São aqueles cuja atuação se dá em assuntos relevantes de cunho eventual. Têm vigência limitada no tempo, e se extinguem com a obtenção dos Resultados Esperados, ou no prazo definido no ato de sua constituição. O número de participantes é definido caso a caso O produto do trabalho dos Comitês deve ser, sempre, o de analisar matérias para subsidiar as Deliberações do Conselho, não tendo, portanto, caráter deliberativo Cada Comitê será coordenado por um membro do Conselho, e será constituído somente por Conselheiros e/ou Suplentes. Poderão participar de suas reuniões, na qualidade de convidados, outros Executivos da Empresa, qualificados no assunto por responsabilidades, envolvimento ou conhecimento, por indicação do Conselheiro Coordenador A formação dos Comitês deve ser orientada para contar com a máxima contribuição dos Conselheiros e/ou Suplentes Os Conselheiros Coordenadores dos Comitês poderão propor a contratação de pessoas externas para, em situações particulares, contribuir com as tarefas do Comitê. O processo de contratação deverá obedecer as práticas internas da Braskem.

7 4.2. COMITÊS PERMANENTES: Finanças e Investimentos a) Compreende apreciação de temas relevantes, podendo incluir a Macroequação Econômico-Financeira, Planejamento Fiscal, Estrutura de Capital, Custo do Capital, Hedge, dentre outros. Periodicidade: trimestralmente, em caráter ordinário Pessoas e Organização a) Quanto à Pessoas, compreende todo o processo da identificação, formação, desenvolvimento e sucessão de Executivos em/para posições estratégicas e Remuneração fixa e ou variável. b) Quanto à Organização, compreende, Políticas, Código de Conduta e as práticas correspondentes, bem como os aspectos relativos à Cultura Empresarial. Periodicidade: semestralmente, em caráter ordinário Estratégia e Comunicação a) Quanto à Estratégia compreende a avaliação periódica e confirmação /redefinição do direcionamento negocial adotado, no rumo dos objetivos definidos. b) Quanto à Comunicação Institucional compreende a avaliação periódica da Imagem projetada/percebida pelo mercado, concluindo pela recomendação de manutenção/revisão dos programas. c) Este Comitê também tem como escopo a definição de diretrizes e orientações para o Ciclo de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação.

8 5. SISTEMA BÁSICO DE COMUNICAÇÃO 5.1. As matérias sujeitas a aprovação do Conselho (tipo A) são submetidas, pelo DP/BAK, para aprovação de acordo com as disposições definidas sobre: O Ciclo Anual de Planejamento e de Acompanhamento e Avaliação Sistemática de Propostas de Deliberação (PD s) 5.2. Os instrumentos básicos de comunicação escrita decorrente são : Plano de Negócios do DP/BAK Relatórios de Acompanhamento do Plano de Negócios do DP/BAK Propostas de Deliberação Comunicados do DP/BAK sobre outros assuntos relevantes que, a seu critério, devam ser do conhecimento do Conselho, ou seja, de caráter informativo (tipo I) Sem prejuízo da aprovação prévia das matérias de Competência do Conselho, os comunicados externos de Fatos Relevantes deverão ser do conhecimento dos Conselheiros no mais tardar simultaneamente à sua disponibilização para a mídia.

9 6. SISTEMÁTICA DE FUNCIONAMENTO DO CONSELHO 6.1. DELIBERAÇÃO 6.2. REUNIÕES 6.3. AGENDAS 6.4. ATAS 6.5. PLANO DE NEGÓCIOS 6.6. RELATÓRIOS DE ACOMPANHAMENTO 6.7. SECRETARIO EXECUTIVO DO CONSELHO (SCA)

10 6.1. DELIBERAÇÃO Propostas de Deliberação (PDs) são comunicações formais encaminhadas ao Conselho, através do P-CA/BAK, nas quais são apresentadas, de forma clara, as informações sobre os assuntos que serão objeto de apreciação e deliberação pelo Conselho. Uma vez aprovada, pelo seu teor original ou com as modificações e alterações introduzidas pelo Conselho, a PD se constituirá em Deliberação, produzindo os efeitos decorrentes As PD s serão encaminhadas ao P-CA/BAK, pelo DP/BAK, através do SCA As PD s devem ser encaminhadas ao SCA em até 10 ( dez dias) antes da data da reunião na qual serão apreciadas SCA protocolará as PD s na data do recebimento, definirá o número por ordem seqüencial e as distribuirá aos Conselheiros, em princípio, todas em conjunto, previamente à Reunião do Conselho O DP/BAK deverá levar ao conhecimento do Conselho, através do P- CA/BAK, as eventuais excepcionalidades que venham a ocorrer na implementação das PD s.

11 As PDs terão um formato padrão do qual constarão: a) número de ordem seqüencial, seguido do ano b) cabeçalho, com menção a: i) natureza do assunto: - Administradores - Alienação - Financeiro - Investimentos - Jurídico - Societário - Planejamento / Organização / Pessoal ii) Nome da Empresa, onde se aplica, quando for o caso iii) Ementa da Deliberação c) Corpo, no qual serão apresentados: i) os fatos e razões que justificam a PD ii) o teor da Deliberação iii) a destinação da PD, com a designação do DP/BAK e os apoios para a implementação, caso necessário. d) Data e identificação do proponente Após a aprovação pelo Conselho, serão apostas às PDs a data da sua aprovação e a rubrica do P-CA/BAK, registradas na Ata de Reunião, e as vias devolvidas ao proponente, através do SCA No Anexo B, apresentamos o modelo padrão de PD.

12 6.2. REUNIÕES As reuniões do Conselho são realizadas, em princípio, nos meses de fevereiro, maio, junho, agosto, outubro, novembro e dezembro de cada ano, com a presença DP/BAK e, preferencialmente, em São Paulo. Participam destas reuniões, como convidados: o Secretário Executivo do Conselho (SCA); integrante da Unidade Jurídica, que atuará como Secretário(a) da reunião; integrante(s) da equipe do DP/BAK, quando a natureza do(s) assunto(s) da Agenda assim o justificar, a critério do DP/BAK e mediante prévio alinhamento com o P-CA/BAK Ao final de cada ano será elaborado um Calendário para as Reuniões do ano seguinte, em alinhamento com o P-CA/BAK. Este encaminhará ao Conselho proposição deste Calendário, a ser apreciado no máximo até a última reunião do Conselho do ano anterior Independente das reuniões regulares do Conselho, poderão ser programadas, ao longo do ano, reuniões complementares, a depender da necessidade dos assuntos a serem tratados AGENDAS As Agendas das Reuniões do Conselho serão definidas mediante prévio alinhamento do P-CA/BAK com o DP/BAK. Além de assuntos específicos, a pauta dessas Agendas deve conter: aprovação das Propostas de Deliberação do período apreciação do último Relatório de Acompanhamento disponível acompanhamento de Assuntos Pendentes fatos relevantes o que ocorrer As Agendas devem ser enviadas pelo P-CA/BAK, com o apoio do SCA, aos Conselheiros e demais participantes da Reunião, com antecedência mínima de 10 (dez) dias da data da Reunião Os documentos a serem apreciados na Reunião, devem ser encaminhados aos Conselheiros com antecedência a de 7 (sete) dias, exceto o Plano de Negócios e os Relatórios de Acompanhamento, que tem prazos específicos (ver 6.5 e 6.6).

13 6.4. ATAS O SCA é o responsável pela elaboração das Atas da Reuniões do Conselho, contando com o apoio de Integrante da Unidade Jurídica que atuará como Secretário(a) da reunião As Atas são elaboradas e aprovadas pelos Conselheiros imediatamente após o encerramento da reunião Plano de Negócios do DP/BAK O Plano de Negócios proposto pelo DP/BAK deve ser submetido, anualmente, à apreciação e aprovação do Conselho O Plano de Negócios proposto deve ser enviado diretamente aos Conselheiros, com uma antecedência mínima de 10 (dez) dias da Reunião na qual serão apreciadas RELATÓRIOS DE ACOMPANHAMENTO DO PLANO DE NEGÓCIOS Os Relatórios de Acompanhamento do DP/BAK, com o foco no acompanhamento do Plano de Negócios, devem ser encaminhados por este, diretamente aos Conselheiros, até o 15 o. dia útil de cada mês, independente de haver ou não reuniões específicas agendadas para sua apreciação O DP/BAK definirá anualmente, o calendário de remessa dos Relatórios Mensais de Acompanhamento e o apresentará até a última Reunião do Conselho, do exercício anterior.

14 6.7. SECRETARIO EXECUTIVO DO CONSELHO (SCA) O SCA é responsável por apoiar o Conselho e os Comitês para: a) elaborar e administrar Calendário Anual das reuniões b) organizar as Reuniões do Conselho, no que se referem a logística de transporte, refeições, hospedagem, etc. c) definir padrão, revisar e distribuir documentos a serem apreciados nas Reuniões do Conselho, verificando seu efetivo recebimento pelo destinatário. d) elaborar Agendas, Atas e documentos correlatos, relacionados às reuniões do Conselho, interagindo com o DP/BAK e com os Conselheiros em nome do P-CA/BAK. e) promover os esclarecimentos sobre PD s e outros documentos, quando necessário f) assistir aos Conselheiros, quando por estes solicitado, em assuntos de interesse do Conselho g) acompanhar e apoiar a efetivação das ações decorrentes das Deliberações, em especial aquelas a cargo do P-CA/BAK. h) manter numeração, controle e arquivamento de PD s e outros definidos neste documento i) apoiar o P-CA/BAK na expedição e recepção de documentos e no fluxo da comunicação com os Conselheiros j) propor, elaborar documentos e apoiar a implementação de medidas decorrentes que visem aperfeiçoar o funcionamento do Conselho O SCA é, portanto, o canal de comunicação dos Conselheiros, com o DP/BAK, visando agilizar, coordenar e acompanhar as informações que necessitem para o bom cumprimento de suas responsabilidades.

15 MATÉRIAS DE COMPETÊNCIA DO CONSELHO, SUA NATUREZA E TIPO DE PARTICIPAÇÃO ( ANEXO A ) Neste anexo, reproduzimos os Artigos 25 e 26 do Estatuto Social da Braskem S/A, que definem as Competências do Conselho, agrupando os itens por natureza e, preservando a identificação da alínea do Estatuto : 1. Políticas 2. Direcionamento Negocial 3. Societários 4. Seguros e Garantias 5. Financeiros 6. Remuneração 7. Investimentos e Despesas 8. Outros assuntos 9. Responsabilidades Específicas do Conselho Simultâneamente, identificamos o tipo de participação do Conselho em cada uma das competências, conforme os Conceitos Básicos deste Regimento: Tipo A : Assuntos que o Conselho aprova ( itens 1 a 8 do parágrafo anterior) Tipo E : Assuntos que o Conselho executa diretamente, todos estes concentrados nas Competências identificadas como Responsabilidades Específicas do Conselho (ítem 9)

16 1) POLÍTICAS DISPOSITIVO DO ESTATUTO Aprovar políticas de aplicação geral na Companhia Art. 26, d 2) DIRECIONAMENTO NEGOCIAL DISPOSITIVO DO ESTATUTO Fixar a orientação Geral dos Negócios da Companhia Art. 26, a Decidir sobre o Plano de Negócios da Companhia, que deve incluir, dentre outros itens, os objetivos empresariais e estratégias de curto Art. 26, c e médio prazos e os orçamentos anual e plurianual e acompanhar sua execução

17 3) SOCIETÁRIOS DISPOSITIVO DO ESTATUTO Decidir sobre constituição e participação em outras sociedades; Deliberar dentro do limite do capital autorizado, sobre a emissão de ações e bônus de subscrição, bem como sobre emissão de Notas Art.26, m Art. 26, s Promissórias para distribuição pública ( commercial paper ); Autorizar a aquisição de ações da própria Companhia, para Art. 26, t manutenção em tesouraria ou cancelamento, bem como a respectiva alienação, observadas as disposições legais e as normas editadas pela Comissão de Valores Mobiliários; Aprovar a emissão de debêntures simples, não conversíveis em Art. 26, u ações e sem garantia real; Aprovar a outorga pela Companhia, dentro do limite de Capital Autorizado, e de acordo com plano aprovado pela Assembléia Art. 26, v Geral, opção de compra de ações a seus administradores ou empregados, ou a pessoas naturais que prestem serviços à Companhia ou à sociedade sob seu controle; 4) SEGUROS E GARANTIAS DISPOSITIVO DO ESTATUTO Decidir sobre a concessão de garantias, de qualquer valor, a quaisquer terceiros que não sejam empresas controladas Art. 26, r integrais;

18 5- FINANCEIROS DISPOSITIVO DO ESTATUTO Fixar, anualmente, limites, por operação, dentro dos quais os Art. 26, q Diretores, observando o disposto no art. 37, poderão, sem a prévia autorização do Conselho, contratar empréstimos ou financiamentos, no País ou no exterior; Manifestar-se sobre o Relatório de Administração e as Demonstrações Financeiras ao fim de cada exercício social, bem Art. 26, e como sobre a proposta de distribuição do lucro líquido apurado, e destinação das reservas; Escolher e destituir auditores independentes da Companhia dentre os auditores de renome recomendados pelo Conselho Fiscal; Art. 26, j 6) REMUNERAÇÃO DISPOSITIVO DO ESTATUTO Aprovar critérios para atribuição de participação aos empregados nos resultados da Companhia; Aprovar a individualização da remuneração global anual dos administradores da Companhia, mediante proposta elaborada e apresentada pelo Comitê de Pessoas e Organização. Art. 26, g Art. 25

19 7) INVESTIMENTOS E DESPESAS DISPOSITIVO DO ESTATUTO Decidir sobre novos investimentos; Art. 26, b Aprovar a aquisição de bens e contratação de serviços de qualquer Art. 26, n natureza em valor superior a R$ ,00 (Cem milhões de reais), em conformidade com Plano de Negócios da Companhia; Decidir sobre qualquer contrato entre a Companhia e seus acionistas titulares de ações ordinárias, empresas controladas pelos Art. 26, p mesmos, ou pessoas que sejam acionistas titulares de ações ordinárias da Companhia, em valores superiores a R$ ,00 (Cinco milhões de reais) por operação; Decidir sobre a locação, oneração ou gravame de bens do ativo Art.26, o permanente, quando o valor da operação ultrapassar a R$ ,00 (Trinta milhões reais); 8) OUTROS ASSUNTOS DISPOSITIVO DO ESTATUTO Deliberar no limite de sua competência, sobre os casos omissos no Estatuto. Art.26, x

20 9) RESPONSABILIDADES ESPECÍFICAS DO CONSELHO DISPOSITIVO DO ESTATUTO Submeter à assembléia Geral propostas versando sobre a fusão, cisão, incorporação ou dissolução da Companhia e reforma estatutária, inclusive aumento do Capital autorizado; Aprovar o Regimento de Funcionamento do Conselho, que disporá, entre outras matérias, sobre a criação de uma Secretaria e de Comitês especializados para apoiar o Conselho no processo deliberativo; Eleger e destituir os Diretores da Companhia e fixar-lhes as atribuições e respectivas remunerações, observando o disposto neste Estatuto e a verba global estabelecida pela Assembléia Geral; Fiscalizar a gestão dos Diretores, examinar, a qualquer tempo, os livros e papéis da Companhia, solicitar informação sobre contratos celebrados ou em vias de celebração e sobre quaisquer outros atos; Convocar a Assembléia Geral Ordinária e Extraordinária; Art.26, l Art.26, f Art.26, h Art.26, i Art.26, k

21 MODELO PADRÃO DE PROPOSTA DE DELIBERAÇÃO ( ANEXO B )

22 (nº sequencial) (ano) PD. - / PROPOSTA DE DELIBERAÇÃO (natureza) (nome da Empresa) (ementa da deliberação) ASSUNTO : - _ CONSIDERANDO: fatos e razões que justificam a PD e o item do Estatuto ou Regimento que definem a Competência do Conselho DELIBERAÇÃO: teor da Deliberação/ a decisão proposta ao Conselho que pode ser aprovada como proposta ou redefinida DESTINAÇÃO: nome(s) do(s) responsável(is) pela implementação das decisões e pelo apoio, se for o caso.. data sigla(s) do(s) proponente(s) PAG. 22

VALORA GESTÃO DE INVESTIMENTOS LTDA. CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REGIMENTO INTERNO

VALORA GESTÃO DE INVESTIMENTOS LTDA. CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REGIMENTO INTERNO VALORA GESTÃO DE INVESTIMENTOS LTDA. CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REGIMENTO INTERNO SUMÁRIO 1. OBJETIVOS... 3 2. CONCEITOS... 3 3. CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO (CA/VGI)... 5 4. COMITÊS DO CA/VGI... 8 5. FUNCIONAMENTO

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA BRASKEM S.A.

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA BRASKEM S.A. REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA BRASKEM S.A. 1. Objetivos O presente Regimento Interno ("Regimento ) disciplina o funcionamento do Conselho de Administração ( Conselho ou CA ) da Braskem

Leia mais

O Papel dos Comitês de. Administração

O Papel dos Comitês de. Administração O Papel dos Comitês de Apoio ao Conselho de Administração Perfil Braskem: Grandes Números em Dezembro de 2007 Número de Unidades Industriais 19 plantas (BA, RS, SP e AL) Número de Integrantes 5.000 Capacidade

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DOS COMITÊS DE ASSESSORAMENTO

REGIMENTO INTERNO DOS COMITÊS DE ASSESSORAMENTO REGIMENTO INTERNO DOS COMITÊS DE ASSESSORAMENTO O Conselho de Administração da BM&FBOVESPA (respectivamente o Conselho e a Companhia ) será assessorado por quatro comitês permanentes: Auditoria; Governança

Leia mais

IV. Órgãos de Administração

IV. Órgãos de Administração SEÇÃO II Do Conselho de Administração Artigo 15 - O Conselho de Administração é composto por um mínimo de 07 (sete) e um máximo de 09 (nove) membros, todos eleitos e destituíveis pela Assembleia Geral

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ ESTRATÉGICO

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ ESTRATÉGICO REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ ESTRATÉGICO 1. Finalidade e Escopo O Conselho de Administração da Petróleo Brasileiro S.A. ("Petrobras" ou "Companhia"), no uso de suas atribuições, aprovou o Regimento Interno

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DOS COMITÊS DE ASSESSORAMENTO

REGIMENTO INTERNO DOS COMITÊS DE ASSESSORAMENTO REGIMENTO INTERNO DOS COMITÊS DE ASSESSORAMENTO O Conselho de Administração da BM&FBOVESPA (respectivamente o Conselho e a Companhia ) será assessorado por quatro comitês permanentes: Auditoria; Governança

Leia mais

Conselho de Administração:

Conselho de Administração: Nossa Companhia é administrada por um Conselho de Administração e por uma Diretoria, com poderes conferidos pela lei aplicável e de acordo com o Estatuto Social, observadas, ainda, as disposições aplicáveis

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DOS COMITÊS DE ASSESSORAMENTO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA CELESC S.A.

REGIMENTO INTERNO DOS COMITÊS DE ASSESSORAMENTO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA CELESC S.A. 1. OBJETIVO Art. 1º O Conselho de Administração da Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. CELESC será assessorado por quatro comitês: Comitê Jurídico e de Auditoria, Comitê Financeiro, Comitê Estratégico

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ FINANCEIRO

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ FINANCEIRO REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ FINANCEIRO 1. Finalidade e Escopo O Conselho de Administração da Petróleo Brasileiro S.A. ("Petrobras" ou "Companhia"), no uso de suas atribuições, aprovou o Regimento Interno

Leia mais

SETE BRASIL PARTICIPAÇÕES S.A.

SETE BRASIL PARTICIPAÇÕES S.A. SETE BRASIL PARTICIPAÇÕES S.A. CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REGIMENTO INTERNO DOS COMITÊS COMITÊ DE GOVERNANÇA E ÉTICA APROVADO PELO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO EM 24 DE SETEMBRO DE 2014 SUMÁRIO I INTRODUÇÃO

Leia mais

INSTITUTO HERMES PARDINI S/A CNPJ/MF nº / NIRE (Companhia Aberta)

INSTITUTO HERMES PARDINI S/A CNPJ/MF nº / NIRE (Companhia Aberta) INSTITUTO HERMES PARDINI S/A CNPJ/MF nº 19.378.769/0001-76 NIRE 3130009880-0 (Companhia Aberta) REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL DO INSTITUTO HERMES PARDINI S/A 1. OBJETO 1.1. Este Regimento Interno

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE ESTRATÉGIA E COMUNICAÇÃO DA BRASKEM S.A.

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE ESTRATÉGIA E COMUNICAÇÃO DA BRASKEM S.A. REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE ESTRATÉGIA E COMUNICAÇÃO DA BRASKEM S.A. 1. Objetivos O Comitê de Estratégia e Comunicação ( CEC ou Comitê ) da Braskem S.A. ( Braskem ou Companhia ) é um órgão permanente

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO FINANCEIRO E DE RELACIONAMENTO COM INVESTIDORES

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO FINANCEIRO E DE RELACIONAMENTO COM INVESTIDORES REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO FINANCEIRO E DE RELACIONAMENTO COM INVESTIDORES 1. Finalidade O Comitê Técnico Estatutário Financeiro e de Relacionamento com Investidores ( Comitê ) é um

Leia mais

RANDON S.A. IMPLEMENTOS E PARTICIPAÇÕES CNPJ / Companhia Aberta. Conselho de Administração. Regimento Interno

RANDON S.A. IMPLEMENTOS E PARTICIPAÇÕES CNPJ / Companhia Aberta. Conselho de Administração. Regimento Interno RANDON S.A. IMPLEMENTOS E PARTICIPAÇÕES CNPJ 89.086.144/0001-16 Companhia Aberta Conselho de Administração Regimento Interno 1. OBJETO O presente Regimento Interno ( Regimento ) disciplina o funcionamento

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE GOVERNANÇA E CONFORMIDADE

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE GOVERNANÇA E CONFORMIDADE REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE GOVERNANÇA E CONFORMIDADE 1. Finalidade O Comitê Técnico Estatutário de Governança e Conformidade ( Comitê ) é um órgão estatutário de caráter permanente,

Leia mais

POLÍTICA POL

POLÍTICA POL 1. OBJETIVO Estabelecer e consolidar os procedimentos relacionados à Governança Corporativa da Paranapanema S.A. visando garantir o funcionamento e a atuação de cada um de seus órgãos de governança no

Leia mais

REGIMENTO GERAL DOS COMITÊS DE ASSESSORAMENTO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DO FLEURY S.A.

REGIMENTO GERAL DOS COMITÊS DE ASSESSORAMENTO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DO FLEURY S.A. REGIMENTO GERAL DOS COMITÊS DE ASSESSORAMENTO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DO FLEURY S.A. I. OBJETO DO REGIMENTO 1.1. O presente Regimento Geral ( Regimento ) disciplina o funcionamento dos Comitês criados

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE REFINO E GÁS NATURAL

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE REFINO E GÁS NATURAL REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE REFINO E GÁS NATURAL 1. Finalidade O Comitê Técnico Estatutário de Refino e Gás Natural ( Comitê ) é um órgão estatutário de caráter permanente, e tem

Leia mais

Regimento Interno do Comitê de Remuneração COMITÊ DE REMUNERAÇÃO DO IRB-BRASIL RESSEGUROS S.A.

Regimento Interno do Comitê de Remuneração COMITÊ DE REMUNERAÇÃO DO IRB-BRASIL RESSEGUROS S.A. Versão 7.0 Página 1 de 6 COMITÊ DE REMUNERAÇÃO DO IRB-BRASIL RESSEGUROS S.A. CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADE Art. 1 o O Comitê de Remuneração, doravante denominado Comitê, de caráter consultivo, criado

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE 1. Finalidade e Escopo O Conselho de Administração da Petróleo Brasileiro S.A. ("Petrobras" ou "Companhia"), no uso de suas atribuições,

Leia mais

Conforme nosso estatuto e atendendo a regulamentação do Banco Central, em. Regras de Governança Corporativa da NYSE para Emissores Norte-Americanos

Conforme nosso estatuto e atendendo a regulamentação do Banco Central, em. Regras de Governança Corporativa da NYSE para Emissores Norte-Americanos 303A.01 Uma companhia listada na NYSE deve ter a maioria de seus membros do Conselho de Administração independente. A Legislação Societária Brasileira determina que somente pessoas naturais podem ser nomeadas

Leia mais

SUZANO PAPEL E CELULOSE S.A. Regimento Interno do Comitê de Gestão

SUZANO PAPEL E CELULOSE S.A. Regimento Interno do Comitê de Gestão SUZANO PAPEL E CELULOSE S.A. Regimento Interno do Comitê de Gestão Este Regimento estabelece a composição, a forma de funcionamento e as competências do Comitê de Gestão ( Comitê ) da Suzano Papel e Celulose

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE CONFORMIDADE DA BRASKEM S.A. (aprovado na RCA Braskem de 08/08/2018)

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE CONFORMIDADE DA BRASKEM S.A. (aprovado na RCA Braskem de 08/08/2018) REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE CONFORMIDADE DA BRASKEM S.A. (aprovado na RCA Braskem de 08/08/2018) 1. Objetivos O Comitê de Conformidade ( CC ou Comitê ) da Braskem S.A. ( Braskem ou Companhia ) tem caráter

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE INVESTIMENTO E DESINVESTIMENTO

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE INVESTIMENTO E DESINVESTIMENTO REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE INVESTIMENTO E DESINVESTIMENTO 1. Finalidade O Comitê Técnico Estatutário de Investimento e Desinvestimento ( Comitê ) é um órgão estatutário de caráter

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL CAPÍTULO I OBJETO

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL CAPÍTULO I OBJETO REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL CAPÍTULO I OBJETO 1. O presente Regimento Interno ( Regimento ), aprovada pelo conselho de administração da CONSTRUTORA TENDA S.A. ( Companhia ), em 13 de agosto de

Leia mais

COMITÊ DE AUDITORIA E FINANÇAS REGIMENTO INTERNO

COMITÊ DE AUDITORIA E FINANÇAS REGIMENTO INTERNO COMITÊ DE AUDITORIA E FINANÇAS REGIMENTO INTERNO REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE AUDITORIA E FINANÇAS DA SMILES S.A. Artigo 1 : O Comitê de Auditoria e Finanças ( Comitê ) é um órgão de apoio ao Conselho

Leia mais

Regimento do Comitê de Tecnologia da Informação CTI

Regimento do Comitê de Tecnologia da Informação CTI Regimento do Comitê de Tecnologia da Informação CTI Março 2013 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL SUMÁRIO 1. DO CONSELHO E SEUS OBJETIVOS...03 2. CARACTERÍSTICAS DO CONSELHO...03 3. DA ESTRUTURA DO CONSELHO...03 4. FUNÇÕES E RESPONSABILIDADES...04 5. FUNCIONAMENTO

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE REMUNERAÇÃO E ELEGIBILIDADE

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE REMUNERAÇÃO E ELEGIBILIDADE REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE REMUNERAÇÃO E ELEGIBILIDADE Capítulo I - Objeto Art. 1º O presente Regimento Interno disciplina o funcionamento do Comitê de Remuneração e Elegibilidade, observadas as disposições

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO E TECNOLOGIA

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO E TECNOLOGIA 1. Finalidade REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO E TECNOLOGIA O Comitê Técnico Estatutário de Desenvolvimento da Produção e Tecnologia ( Comitê ) é um órgão

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE RISCOS E FINANCEIRO

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE RISCOS E FINANCEIRO REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE RISCOS E FINANCEIRO 1. Finalidade e Escopo O Conselho de Administração ( Conselho ou CA ) da Petrobras Distribuidora S.A. ("BR " ou "Companhia") aprovou o Regimento Interno

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO 1. Finalidade O Comitê Técnico Estatutário de Exploração e Produção ( Comitê ) é um órgão estatutário de caráter permanente, e tem

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Atividades Administrativas Parte 2. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Atividades Administrativas Parte 2. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Noções Gerais Prof. Cláudio Alves Conselho de Administração e Diretoria Administração da Companhia Art. 138. A administração da companhia competirá, conforme dispuser o estatuto, ao

Leia mais

DIRETRIZES DE GOVERNANÇA CORPORATIVA DA PETROBRAS

DIRETRIZES DE GOVERNANÇA CORPORATIVA DA PETROBRAS DIRETRIZES DE GOVERNANÇA CORPORATIVA DA PETROBRAS O objetivo deste documento é estabelecer diretrizes para o modelo de governança corporativa da Petrobras, visando à atuação ativa do Conselho de Administração

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE ESTRATÉGIA, ORGANIZAÇÃO E SISTEMA DE GESTÃO

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE ESTRATÉGIA, ORGANIZAÇÃO E SISTEMA DE GESTÃO REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE ESTRATÉGIA, ORGANIZAÇÃO E SISTEMA DE GESTÃO 1. Finalidade O Comitê Técnico Estatutário de Estratégia, Organização e Sistema de Gestão ( Comitê ) é um

Leia mais

Ponto VIII A ADMINISTRAÇÃO DA SOCIEDADE ANÔNIMA

Ponto VIII A ADMINISTRAÇÃO DA SOCIEDADE ANÔNIMA Ponto VIII A ADMINISTRAÇÃO DA SOCIEDADE ANÔNIMA CONCEITO Nas sociedades por ações, a administração é exercida por "ÓRGÃOS" com poder decisório, de diferentes níveis e competências, de tal modo que reciprocamente

Leia mais

Regimento Interno da Diretoria da BM&FBOVESPA

Regimento Interno da Diretoria da BM&FBOVESPA Regimento Interno da Diretoria da BM&FBOVESPA REGIMENTO INTERNO DA DIRETORIA DA BM&FBOVESPA 1. Objeto O presente Regimento Interno ( Regimento ) tem o escopo de disciplinar o funcionamento do Diretoria

Leia mais

COMISSÃO EXECUTIVA NOS, SGPS, S.A.

COMISSÃO EXECUTIVA NOS, SGPS, S.A. COMISSÃO EXECUTIVA NOS, SGPS, S.A. COMPOSIÇÃO, FUNCIONAMENTO E DELEGAÇÃO DE PODERES DE GESTÃO (Versão atualizada em conformidade com a deliberação do Conselho de Administração, de 24 de março de 2014)

Leia mais

REDE DE CONTROLE DA GESTÃO PÚBLICA PARANÁ. Regimento Interno TÍTULO I DA CONSTITUIÇÃO E DOS OBJETIVOS

REDE DE CONTROLE DA GESTÃO PÚBLICA PARANÁ. Regimento Interno TÍTULO I DA CONSTITUIÇÃO E DOS OBJETIVOS TÍTULO I DA CONSTITUIÇÃO E DOS OBJETIVOS Art. 1º. A Rede de Controle da Gestão Pública, constituída como espaço colegiado e permanente no âmbito do Estado do Paraná, formada por órgãos/instituições integrantes

Leia mais

POLÍTICA ORGANIZACIONAL

POLÍTICA ORGANIZACIONAL Diretoria Responsável: Diretoria de Controles Internos, Riscos e Compliance Normas vinculadas: Publicado em: 02/01/2019 Revisão até: 02/01/2021 1. Objetivo Esta política tem por objetivo definir as alçadas

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ FINANCEIRO E DE GESTÃO DE RISCOS CAPÍTULO I COMITÊ FINANCEIRO E DE GESTÃO DE RISCOS

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ FINANCEIRO E DE GESTÃO DE RISCOS CAPÍTULO I COMITÊ FINANCEIRO E DE GESTÃO DE RISCOS REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ FINANCEIRO E DE GESTÃO DE RISCOS CAPÍTULO I COMITÊ FINANCEIRO E DE GESTÃO DE RISCOS Artigo 1º. O Comitê Financeiro e de Gestão de Riscos ( Comitê ) é órgão de assessoramento

Leia mais

SUL AMÉRICA S.A. REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE CAPITAL HUMANO

SUL AMÉRICA S.A. REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE CAPITAL HUMANO SUL AMÉRICA S.A. COMPANHIA ABERTA DE CAPITAL AUTORIZADO CVM Nº 21121 CNPJ/MF 29.978.814/0001-87 NIRE 3330003299-1 REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE CAPITAL HUMANO ÍNDICE: CAPÍTULO I - INTRODUÇÃO CAPÍTULO

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE FINANÇAS DA CIELO S.A. ( Regimento )

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE FINANÇAS DA CIELO S.A. ( Regimento ) REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE FINANÇAS DA CIELO S.A. ( Regimento ) I DEFINIÇÃO Este Regimento Interno, organizado em conformidade com o Capítulo VI do Estatuto Social da Cielo S.A. ( Companhia ), estabelece

Leia mais

Anexo I REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE GESTÃO DE PESSOAS E GOVERNANÇA CORPORATIVA

Anexo I REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE GESTÃO DE PESSOAS E GOVERNANÇA CORPORATIVA Anexo I REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE GESTÃO DE PESSOAS E GOVERNANÇA CORPORATIVA Artigo 1 : O Comitê de Gestão de Pessoas e Governança Corporativa ( Comitê ) é um órgão de apoio ao Conselho de Administração

Leia mais

ALL AMÉRICA LATINA LOGÍSTICA S.A. CNPJ/MF n.º / NIRE Companhia Aberta Categoria A

ALL AMÉRICA LATINA LOGÍSTICA S.A. CNPJ/MF n.º / NIRE Companhia Aberta Categoria A ALL AMÉRICA LATINA LOGÍSTICA S.A. CNPJ/MF n.º 02.387.241/0001-60 NIRE 41.300.019.886 Companhia Aberta Categoria A ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 26 DE MARÇO DE 2014 1. Data, Hora

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE REMUNERAÇÃO LOJAS RENNER S.A. Capítulo I Dos Objetivos Gerais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE REMUNERAÇÃO LOJAS RENNER S.A. Capítulo I Dos Objetivos Gerais REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE REMUNERAÇÃO DE LOJAS RENNER S.A. Capítulo I Dos Objetivos Gerais Artigo 1º - O Comitê de Remuneração (o Comitê ) de Lojas Renner S.A. (a Companhia ), órgão estatutário, de

Leia mais

ECORODOVIAS INFRAESTRUTURA E LOGISTICA S/A Regimento Interno do Conselho de Administração (CA) 23/08/2013

ECORODOVIAS INFRAESTRUTURA E LOGISTICA S/A Regimento Interno do Conselho de Administração (CA) 23/08/2013 1 Composição 1.1 O Conselho de Administração é integrado por no mínimo 5(cinco) e, no máximo 10(dez) membros (sendo pelo menos 20% independentes) indicados pelos acionistas na Assembléia Geral Ordinária

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL. DESENVOLVE SP Agência de Fomento do Estado de São Paulo S.A.

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL. DESENVOLVE SP Agência de Fomento do Estado de São Paulo S.A. REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL DESENVOLVE SP Agência de Fomento do Estado de São Paulo S.A. Regimento Interno do Conselho Fiscal Art. 1º - O Conselho Fiscal da Desenvolve SP - Agência de Fomento

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Atividades Administrativas Parte 1. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Atividades Administrativas Parte 1. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Noções Gerais Atividades Administrativas Parte 1 Prof. Cláudio Alves À Luz da Lei 6.404/76 podemos citar as seguintes características do Conselho Fiscal: Art. 161. A companhia terá

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE REMUNERAÇÃO

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE REMUNERAÇÃO REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE REMUNERAÇÃO I DEFINIÇÃO Este Regimento Interno, organizado em conformidade com o Estatuto Social da Ser Educacional S.A. ( Companhia ), estabelece procedimentos a serem observados

Leia mais

A PETROBRAS E A GOVERNANÇA CORPORATIVA. Desenvolvimento de Sistemas de Gestão. Comunicação Institucional

A PETROBRAS E A GOVERNANÇA CORPORATIVA. Desenvolvimento de Sistemas de Gestão. Comunicação Institucional A PETROBRAS E A GOVERNANÇA CORPORATIVA Desenvolvimento de Sistemas de Gestão Comunicação Institucional A Petrobras já integra o grupo das grandes companhias que adotam as melhores práticas de governança

Leia mais

GOVERNANÇA, ÉTICA E SUSTENTABILIDADE REGIMENTO INTERNO

GOVERNANÇA, ÉTICA E SUSTENTABILIDADE REGIMENTO INTERNO COMITÊ DE GOVERNANÇA, ÉTICA E SUSTENTABILIDADE REGIMENTO INTERNO Aprovado na Reunião do Conselho de Administração realizada em 8 de maio de 2015 COMITÊ DE GOVERNANÇA, ÉTICA E SUSTENTABILIDADE REGIMENTO

Leia mais

USINA TERMELÉTRICA BARREIRO S.A. CAPÍTULO I Denominação, Sede, Objeto e Duração da Sociedade

USINA TERMELÉTRICA BARREIRO S.A. CAPÍTULO I Denominação, Sede, Objeto e Duração da Sociedade O presente Estatuto Social é uma consolidação do aprovado pela Escritura Pública de Constituição, em 06-04-2001- arquivada na JUCEMG em 09-05-2001, sob o nº 3130001583-1, e pelas Assembleias Gerais reunidas

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS FÓRUM PERMANENTE DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL REGIMENTO INTERNO DO FORPAE DEZEMBRO/2014 MACEIÓ/AL

INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS FÓRUM PERMANENTE DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL REGIMENTO INTERNO DO FORPAE DEZEMBRO/2014 MACEIÓ/AL INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS FÓRUM PERMANENTE DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL REGIMENTO INTERNO DO FORPAE DEZEMBRO/2014 MACEIÓ/AL ÍNDICE TÍTULO I DA DENOMINAÇÃO E FINS TÍTULO II DOS MEMBROS TÍTULO III DO FUNCIONAMENTO

Leia mais

Regimento Interno do Conselho Consultivo

Regimento Interno do Conselho Consultivo 2 3 REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO CONSULTIVO CAPÍTULO I DO OBJETIVO Art. 1º - Este Regimento Interno tem por objetivo estabelecer normas procedimentais de funcionamento do Conselho Consultivo da CAPESESP,

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA DIRETORIA EXECUTIVA DA PETROBRAS

REGIMENTO INTERNO DA DIRETORIA EXECUTIVA DA PETROBRAS REGIMENTO INTERNO DA DIRETORIA EXECUTIVA DA PETROBRAS CONSIDERANDO QUE: A) Cabe à Diretoria Executiva exercer a gestão dos negócios da Companhia, de acordo com a missão, os objetivos, as estratégias e

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ FINANCEIRO CAPÍTULO I - DA MISSÃO CAPÍTULO II - DA COMPOSIÇÃO E DA REMUNERAÇÃO

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ FINANCEIRO CAPÍTULO I - DA MISSÃO CAPÍTULO II - DA COMPOSIÇÃO E DA REMUNERAÇÃO REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ FINANCEIRO O Conselho de Administração da Vale S.A. ("Vale" ou "Sociedade"), no uso de suas atribuições, aprovou o Regimento Interno do Comitê Financeiro ("Comitê ), a fim de

Leia mais

CNPJ / Companhia Aberta NIRE REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

CNPJ / Companhia Aberta NIRE REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DURATEX S.A. REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO 1. OBJETO DO REGIMENTO INTERNO 1.1. O presente Regimento Interno ( Regimento ) disciplina o funcionamento do Conselho de Administração ( Conselho

Leia mais

DIRETRIZES DE GOVERNANÇA CORPORATIVA DA PETROBRAS

DIRETRIZES DE GOVERNANÇA CORPORATIVA DA PETROBRAS DIRETRIZES DE GOVERNANÇA CORPORATIVA DA PETROBRAS O objetivo deste documento é estabelecer diretrizes para o modelo de governança corporativa da Petrobras, visando à atuação ativa do Conselho de Administração

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS DA ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR CONSELHO UNIVERSITÁRIO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS DA ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 013/2017. EMENTA: Aprova criação do Comitê de Tecnologia da Informação CTI e dá outras providências. O Vice-Reitor no exercício da Presidência do Conselho Universitário da Universidade Federal

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE GOVERNANÇA CAPÍTULO I COMITÊ DE GOVERNANÇA

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE GOVERNANÇA CAPÍTULO I COMITÊ DE GOVERNANÇA REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE GOVERNANÇA CAPÍTULO I COMITÊ DE GOVERNANÇA Artigo 1º. O Comitê de Governança ( Comitê ) é órgão de assessoramento vinculado diretamente ao Conselho de Administração submetido

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE AUDITORIA CAPÍTULO I OBJETO

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE AUDITORIA CAPÍTULO I OBJETO REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE AUDITORIA CAPÍTULO I OBJETO 1. O presente Regimento Interno ( Regimento ), aprovada pelo conselho de administração da CONSTRUTORA TENDA S.A. ( Companhia ), em 13 de agosto

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE PESSOAS DA CIELO S.A. ( Regimento )

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE PESSOAS DA CIELO S.A. ( Regimento ) REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE PESSOAS DA CIELO S.A. ( Regimento ) I DEFINIÇÃO Este Regimento Interno, organizado em conformidade com o Capítulo VI do Estatuto Social da Cielo S.A. ( Companhia ), estabelece

Leia mais

RANDON S.A. Implementos e Participações CNPJ / Companhia Aberta

RANDON S.A. Implementos e Participações CNPJ / Companhia Aberta RANDON S.A. Implementos e Participações CNPJ 89.086.144/0011-98 Companhia Aberta REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL CAPÍTULO I DA CONCEITUAÇÃO E DA FINALIDADE Art. 1 o. O Conselho Fiscal é o órgão de

Leia mais

B2W COMPANHIA DIGITAL REGIMENTO INTERNO DOS COMITÊS DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO. Objetivo

B2W COMPANHIA DIGITAL REGIMENTO INTERNO DOS COMITÊS DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO. Objetivo B2W COMPANHIA DIGITAL REGIMENTO INTERNO DOS COMITÊS DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO Objetivo Artigo 1º. O Conselho de Administração da B2W Companhia Digital ("Companhia") deve ser assessorado pelos seguintes

Leia mais

SLC AGRÍCOLA S.A. REGIMENTO INTERNO DA DIRETORIA. Capítulo I Objetivo

SLC AGRÍCOLA S.A. REGIMENTO INTERNO DA DIRETORIA. Capítulo I Objetivo SLC AGRÍCOLA S.A. REGIMENTO INTERNO DA DIRETORIA Capítulo I Objetivo Artigo 1º. Este Regimento Interno da Diretoria ("Regimento Interno") estabelece as regras e normas gerais sobre o funcionamento, a estrutura,

Leia mais

Rede Comunitária de Educação e Pesquisa da Região de Goiânia GO - METROGYN

Rede Comunitária de Educação e Pesquisa da Região de Goiânia GO - METROGYN Rede Comunitária de Educação e Pesquisa da Região de Goiânia GO - METROGYN Título I REGIMENTO DA METROGYN CAPÍTULO I DA NATUREZA E COMPETÊNCIA Art. 1º. A Rede Comunitária de Educação e Pesquisa da Região

Leia mais

SMILES S.A. CNPJ nº / NIRE ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 26 DE FEVEREIRO DE 2013

SMILES S.A. CNPJ nº / NIRE ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 26 DE FEVEREIRO DE 2013 SMILES S.A. CNPJ nº 15.912.764/0001-20 NIRE 35.300.439.490 ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 26 DE FEVEREIRO DE 2013 Data, Hora e Local: Aos 26 dias do mês de fevereiro de 2013,

Leia mais

Regimento Interno do Conselho Consultivo

Regimento Interno do Conselho Consultivo Regimento Interno do Conselho Consultivo 2 3 Regimento Interno do Conselho Consultivo REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO CONSULTIVO CAPÍTULO I DO OBJETIVO Art. 1º - Este Regimento Interno tem por objetivo estabelecer

Leia mais

POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO DOS ADMINISTRADORES E CONSELHO FISCAL

POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO DOS ADMINISTRADORES E CONSELHO FISCAL RUMO S.A. Companhia Aberta CNPJ/MF nº 02.387.241/0001-60 NIRE 413.000.19886 POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO DOS ADMINISTRADORES E CONSELHO FISCAL 1. OBJETIVOS A presente Política de Remuneração ( Política ) tem

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL VERSÃO 2018 Texto em vigor aprovado pela 172ª Assembleia Geral Extraordinária, de 05.07.2018. 1 REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL CEB DISTRIBUIÇÃO S.A. CEB-DIS DA

Leia mais

LOJAS AMERICANAS S.A. REGIMENTO INTERNO DOS COMITÊS DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO. Objetivo

LOJAS AMERICANAS S.A. REGIMENTO INTERNO DOS COMITÊS DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO. Objetivo LOJAS AMERICANAS S.A. REGIMENTO INTERNO DOS COMITÊS DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO Objetivo Artigo 1º. O Conselho de Administração da Lojas Americanas S.A. ("Companhia") deve ser assessorado pelos seguintes

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA DIRETORIA EXECUTIVA DA PETROBRAS

REGIMENTO INTERNO DA DIRETORIA EXECUTIVA DA PETROBRAS REGIMENTO INTERNO DA DIRETORIA EXECUTIVA DA PETROBRAS CONSIDERANDO QUE: A) Cabe à Diretoria Executiva exercer a gestão dos negócios da Companhia, de acordo com a missão, os objetivos, as estratégias e

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DO ATACADÃO S.A. Capítulo I Objetivo

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DO ATACADÃO S.A. Capítulo I Objetivo REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DO ATACADÃO S.A. Capítulo I Objetivo Artigo 1º: Estas regras e normas (o "Regimento Interno") foram adotadas para estabelecer as regras e normas gerais sobre

Leia mais

COMPANHIA ABERTA DE CAPITAL AUTORIZADO CVM Nº CNPJ/MF / NIRE

COMPANHIA ABERTA DE CAPITAL AUTORIZADO CVM Nº CNPJ/MF / NIRE SUL AMÉRICA S.A. COMPANHIA ABERTA DE CAPITAL AUTORIZADO CVM Nº 21121 CNPJ/MF 29.978.814/0001-87 NIRE 3330003299-1 REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE SUSTENTABILIDADE Sumário: CAPÍTULO I DO COMITÊ...2 CAPÍTULO

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSUP Nº 19, DE 23 DE MAIO DE 2016.

RESOLUÇÃO CONSUP Nº 19, DE 23 DE MAIO DE 2016. RESOLUÇÃO CONSUP Nº 19, DE 23 DE MAIO DE 2016. Retifica o Regulamento do Comitê de Tecnologia da Informação do IFSC e dá outras providências. A PRESIDENTE DO DO IFSC no uso das atribuições que lhe foram

Leia mais

DOU Edição Extra 22/01/2007 pág DECRETO No , DE 22 DE JANEIRO DE 2007

DOU Edição Extra 22/01/2007 pág DECRETO No , DE 22 DE JANEIRO DE 2007 DOU Edição Extra 22/01/2007 pág. 14-15 DECRETO No- 6.021, DE 22 DE JANEIRO DE 2007 Cria a Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União -

Leia mais

PETROBRAS NEGÓCIOS ELETRÔNICOS S.A. CNPJ/MF Nº: / NIRE:

PETROBRAS NEGÓCIOS ELETRÔNICOS S.A. CNPJ/MF Nº: / NIRE: ESTATUTO SOCIAL DA PETROBRAS NEGÓCIOS ELETRÓNICOS S.A. Capítulo I Da Companhia e seus fins Art. 1º - A PETROBRAS NEGÓCIOS ELETRÔNICOS S.A., é uma sociedade anônima que se rege pela legislação aplicável

Leia mais

COMITÊ DE OPERAÇÕES REGIMENTO INTERNO

COMITÊ DE OPERAÇÕES REGIMENTO INTERNO COMITÊ DE OPERAÇÕES REGIMENTO INTERNO Aprovado na Reunião do Conselho de Administração realizada em 17 de agosto de 2018 COMITÊ DE OPERAÇÕES REGIMENTO INTERNO 1. Regimento. O presente Regimento Interno

Leia mais

COMITÊ DE RECURSOS HUMANOS REGIMENTO INTERNO

COMITÊ DE RECURSOS HUMANOS REGIMENTO INTERNO COMITÊ DE RECURSOS HUMANOS REGIMENTO INTERNO Aprovado na Reunião do Conselho de Administração realizada em 8 de maio de 2015 COMITÊ DE RECURSOS HUMANOS REGIMENTO INTERNO 1. Regimento. O presente Regimento

Leia mais

DIAGNÓSTICOS DA AMÉRICA S.A. NIRE nº CNPJ/MF nº / REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE GENTE

DIAGNÓSTICOS DA AMÉRICA S.A. NIRE nº CNPJ/MF nº / REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE GENTE DIAGNÓSTICOS DA AMÉRICA S.A. NIRE nº 35.300.172.507 CNPJ/MF nº 61.486.650/0001-83 REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE GENTE Este Regimento Interno dispõe sobre os procedimentos necessários ao funcionamento

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE ELEGIBILIDADE

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE ELEGIBILIDADE REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE ELEGIBILIDADE VERSÃO 2018 Texto em vigor aprovado pela 11ª Reunião Extraordinária do Conselho de Administração da Companhia Energética de Brasília, de 04.10.2018. 1 REGIMENTO

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO DE DOADORES DO FUNDO KAYAPÓ CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO DE DOADORES DO FUNDO KAYAPÓ CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO DE DOADORES DO FUNDO KAYAPÓ CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 - O presente Regimento estabelece as normas de funcionamento da Comissão de Doadores do Fundo Kayapó,

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE AUDITORIA CAPÍTULO I COMITÊ DE AUDITORIA

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE AUDITORIA CAPÍTULO I COMITÊ DE AUDITORIA REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE AUDITORIA CAPÍTULO I COMITÊ DE AUDITORIA Artigo 1º. O Comitê de Auditoria ( Comitê ) é órgão de assessoramento vinculado diretamente ao Conselho de Administração submetido

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE REMUNERAÇÃO E SUCESSÃO

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE REMUNERAÇÃO E SUCESSÃO REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE REMUNERAÇÃO E SUCESSÃO 1. Finalidade e Escopo O Conselho de Administração ( Conselho ou CA ) da Petróleo Brasileiro S.A. ("Petrobras" ou "Companhia"), no uso de suas atribuições,

Leia mais

Governança Corporativa Profa. Patricia Maria Bortolon

Governança Corporativa Profa. Patricia Maria Bortolon Governança Corporativa Conselhos de Administração e Comitês Aula 5 Conselho de Administração É o elo entre os acionistas e a gestão diária das companhias. Duas grandes atribuições: Decidir sobre as grandes

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO I OBJETO Art. 1º O presente Regimento Interno (Regimento) disciplina o funcionamento do Conselho de Administração (Conselho) da BB Gestão de Recursos DTVM S.A. (BB DTVM) e o seu relacionamento

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE ELEGIBILIDADE

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE ELEGIBILIDADE REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE ELEGIBILIDADE CAPÍTULO I - DO OBJETO Artigo. 1º. O presente Regimento Interno disciplina o funcionamento do Comitê de Elegibilidade ( Comitê ), definindo suas responsabilidades

Leia mais

ANEXO III BANCO SANTANDER (BRASIL) S.A. REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

ANEXO III BANCO SANTANDER (BRASIL) S.A. REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO ANEXO III BANCO SANTANDER (BRASIL) S.A. REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO 1. Objetivo. Este regimento interno ( Regimento Interno ) tem por objetivo estabelecer as regras gerais relativas

Leia mais

[DIGITE AQUI] REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE GOVERNANÇA E INDICAÇÃO DE ASSESSORAMENTO AO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

[DIGITE AQUI] REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE GOVERNANÇA E INDICAÇÃO DE ASSESSORAMENTO AO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO [DIGITE AQUI] REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE GOVERNANÇA E INDICAÇÃO DE ASSESSORAMENTO AO CONSELHO INFORMAÇÃO INTERNA SUMÁRIO CAPÍTULO I - DO COMITÊ DE GOVERNANÇA E INDICAÇÃO... 3 CAPÍTULO II - DA COMPOSIÇÃO

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE SUSTENTABILIDADE ( Regimento )

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE SUSTENTABILIDADE ( Regimento ) REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE SUSTENTABILIDADE ( Regimento ) 1. DEFINIÇÃO 1.1. Este Regimento, organizado em conformidade com o Capítulo VI do Estatuto Social da Cielo S.A. ( Companhia ), estabelece procedimentos

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE 1. Finalidade e Escopo O Conselho de Administração da Petróleo Brasileiro S.A. ("Petrobras" ou "Companhia"), no uso de suas atribuições,

Leia mais

ESTRUTURA DE GOVERNANÇA NA LIGHT

ESTRUTURA DE GOVERNANÇA NA LIGHT ESTRUTURA DE GOVERNANÇA NA LIGHT Na estrutura de governança da companhia, o Fórum de Acionistas é o órgão responsável por consolidar o alinhamento das decisões dentro do grupo controlador. Ele é formado

Leia mais

Regimento Interno do Comitê de Gestão de Riscos COMITÊ DE GESTÃO DE RISCOS DO IRB BRASIL RESSEGUROS S.A.

Regimento Interno do Comitê de Gestão de Riscos COMITÊ DE GESTÃO DE RISCOS DO IRB BRASIL RESSEGUROS S.A. Versão 4.0 Página 1 de 6 COMITÊ DE GESTÃO DE RISCOS DO IRB BRASIL RESSEGUROS S.A. CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADE Art. 1 o O Comitê Executivo de Gestão de Riscos, doravante denominado Comitê, de caráter

Leia mais