Criptografia de Dados - uma solução "open source" para Windows ou Linux

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Criptografia de Dados - uma solução "open source" para Windows ou Linux"

Transcrição

1 Página 1 de 15 Data: 26/07/2006 às 16:13 Dicas Criptografia de Dados - uma solução "open source" para Windows ou Linux Prof. J.R.L. Oliveira 1. O que é o TrueCrypt O Truecrypt é um programa livre, cuja finalidade é criar e manter uma unidade de armazenamento de dados (i.e.: uma mídia virtual ou real, fixa ou removível) criptografada. O disco criado pelo TrueCrypt permanece dissimulado na forma de um arquivo, ou mesmo oculto, só aparecendo quando o programa é chamado. A partir desse instante, o disco pode passar a ser utilizado como uma unidade de armazenamento normal, tanto para dados como para programas. Todo o conteúdo armazenado nessa unidade é criptografado/decriptografado sem nenhuma interferência do usuário. 2. Onde obtê-lo O Truecrypt pode ser baixado da URL em suas versões Windows ou Linux. 3. Como instalar o TrueCrypt Apresentaremos agora, passo-a-passo, o procedimento para instalação do Truecrypt na sua configuração mais simples. À medida em que os usuários forem adquirindo maior familiaridade com o programa, poderão explorar suas diversas opções. Não se impressione com a quantidade de passos, que foram detalhados para permitir a instalação e utilização do programa por usuários menos experientes. O manual disponível no site do TrueCrypt é bem mais sucinto (vide Beginner's Tutorial) e poderá ser seguido pelos que se sentirem em condições de fazêlo. 1º passo Faça o download do programa na versão desejada (Windows ou Linux) e salve-o em pasta de sua preferência. 2º passo Após ter baixado o arquivo, clique sobre seu ícone para proceder à sua descompactação. Este processo criará uma pasta com o conteúdo mostrado na figura abaixo. 3º passo Clique sobre o ícone do programa "TrueCrypt Setup.exe". Será aberta a janela mostrada abaixo, onde (recomendável) deverá ser desmarcada a caixa "Instal for all users" e em seguida em "Install".

2 Página 2 de 15 4º passo Uma vez concluída a instalação, será exibida a janela mostrada na figura abaixo 5º passo Com o programa já instalado, clique no ícone mostrado na figura ao lado, que estará disponível na sua área de trabalho (desktop) e em "Iniciar/Programas/TrueCrypt/".

3 Página 3 de 15 6º passo Será apresentada a janela de trabalho do TrueCrypt, mostrada abaixo, através da qual o programa será configurado. Clique no botão "Create Volume", assinalado na figura. 7º passo Será apresentada a janela "TrueCrypt Volume Creation Wizard", mostrada abaixo, em que deverá ser deixada marcada a opção default (recomendável) "Create a standard TrueCrypt volume". Clique no botão "Next", assinalado na figura. 8º passo Será apresentada a janela "Volume Location" mostrada a seguir, em que você deverá clicar o botão

4 Página 4 de 15 "Select File" assinalado. 9º passo A ação anterior fará com que seja aberta a janela "Specify Path and FIle Name" onde você deverá designar onde ficará o arquivo em que será montada a unidade de armazenamento criptografada. No exemplo mostrado na figura abaixo, foi criada na pasta "Meus documentos" uma subpasta "Diversos". Na lacuna "Nome do arquivo" foi digitado "Pasta-1". Este será o arquivo que hospedará o disco virtual criptogtafado. Depois disto, foi clicado o botão "Abrir", criando-se o arquivo. Observações: Convém que os nomes escolhidos para a pasta e para o arquivo os deixem dissimulados. Apesar da segurança oferecido pelos fortes algorítimos do TrueCrypt, não haveria muito sentido em chamar-se a atenção para a pasta denominando-a de "Arquivos criptografados", ou algo do gênero... 10º passo Uma vez criado o arquivo hospedeiro do disco virtual criptografado, o programa de instalação retorna para a janela "Volume Location", mostrada na figura abaixo, já com o path completo, desde a letra do disco até o nome do arquivo criado. Tecle no botão "Next".

5 Página 5 de 15 11º passo Será aberta a janela "Encryption Options", que permite ao usuário escolher um dos 10 algorítimos de criptografia e um dos 3 algorítimos de "hashing" disponíveis. O algorítimo de criptografia default é o "AES" (Advanced Encryption Standard), com chaves de 128 a 256 bits; o algorítimo de "hashing" default é o "RIPEMD-160". Caso você queira escolher outras opções, faça-o; se não, clique em "Next". 12º passo A janela seguinte exibida é a "Volume Size", em que você poderá escolher o tamanho do seu disco virtual. No exemplo mostrado, foi estabelecida uma capacidade de 64 Mbytes. Como poderão ser criados tantos discos virtuais quantos se queira, não é preciso alocar espaço exagerado para um único volume. Introduza a capacidade desejada em clique no botão "Next".

6 Página 6 de 15 13º passo A janela seguinte é a "Volume Password". Você poderá utilizar uma senha, ou, se preferir, um "keyfile". Senhas: A senha, para ser segura, deverá ser longa, formada por caracteres alfabéticos, especiais e numéricos, e não poderá conter palavras disponíveis em dicionários. Senhas apenas numéricas, com datas de aniversário e números de telefone, também não são uma boa idéia. Pense em algo tal como os nomes de seu pai, o seu próprio e de seu irmão ou filho concatenados; ou os nomes de sua rua e bairro, concatenados, sem as vogais. Substitua algumas letras por caracteres especiais (por exemplo: "a" por "@" e "i" por "!"). Isto gerará senhas de fácil memorização e virtualmente "inquebráveis". A vantagem da senha é o fato de não estar armazenada em outro lugar que não a sua cabeça. Sempre que necessário, é só digitá-la. Infelizmente, esta é também a desvantagem da senha: poderá ser esquecida. Keyfiles: O "keyfile" é uma arquivo que será utilizado como senha. Poderá ser gerado a seu pedido pelo TrueCrypt, ou um arquivo qualquer existente em suas pastas, em formato compactado (por exemplo: jpg ou mp3). Como ninguém mais, além de você, saberá que arquivos estão sendo utilizados como keyfiles, seus dados estarão protegidos. A vantagem dos keyfiles é a rapidez com que podem ser selecionados na hora de serem introduzidos e o fato de que não há nenhuma longa cadeia de caracteres a ser memorizada. A desvantagem dos keyfiles é que, para haver segurança, esses arquivos deverão estar dissimulados dentro de suas pastas. Portanto, poderão ser corrompidos ou você, distraindose, poderá apagá-los. Fica a critério de cada um a opção a adotar. Recomendamos, no entanto a senha. Digite-a na janela apresentada e clique no botão "Next".

7 Página 7 de 15 14º passo A janela seguinte, "Volume Format", destina-se à escolha do sistema de arquivos a ser utilizado pelo disco virtual criptografado. É recomendável que se utilize o NTFS, como mostrado na figura. Em seguida, clique no botão "Format". O processo de formatação tem início e é mostrado por um indicador de barra na janela.

8 Página 8 de 15 Após a conclusão da formatação, é exibida uma caixa com a informação sobre a janela. 15º passo A instalação de seu disco virtual está pronta. A ser exibida a janela abaixo, você criar um outro disco virtual, clicando em "Next", o que o levará de volta ao 6º passo, ou clicando em "Exit" para encerrar.

9 Página 9 de Como utilizar o disco virtual criptografado Apresentaremos agora, passo-a-passo, a seqüência de operações que você deve realizar sempre que pretender utilizar o seu disco virtual criptografado: 1º passo Clique no ícone do TrueCrypt, mostrado na figura ao lado, que estará disponível na sua área de trabalho (desktop) e em "Iniciar/Programas/TrueCrypt/". Com isto, será aberta a janela de trabalho do programa, já sua conhecida, mostrada na figura abaixo. Selecione uma letra para designar o seu disco virtual criptografado (no exemplo, foi escolhida a letra "K") e clique no botão "Select File".

10 ////// RDC - Dicas - Criptografia de Dados - uma solução "open source" para Wi... Página 10 de 15 2º passo Aparecerá a tela destinada à seleção de arquivo, onde você deverá procurar o arquivo que você gerou, na instalação do TrueCrypt (9º passo do processo de instalação, visto no ítem 2), destinado a armazenar o seu disco virtual. Selecione o arquivo criado (Pasta-1) e clique o botão "Abrir". 3º passo Na janela de trabalho do TrueCrypt já aparecerá o path completo com o nome de seu arquivo. Clique no botão "Mount". Isto associará a letra que designa seu disco virtual ao arquivo em que ele estará armazenado. ".

11 ////// RDC - Dicas - Criptografia de Dados - uma solução "open source" para Wi... Página 11 de 15 4º passo Entre com a senha com que você protegeu o arquivo. Caso você tenha escolhido a opção (não recomendada) do keyfile, marque a caixa "Use keyfiles" e selecione o arquivo. Clique no botão "OK".

12 ////// RDC - Dicas - Criptografia de Dados - uma solução "open source" para Wi... Página 12 de 15 5º passo PRONTO!!! A janela de trabalho do TrueCrypt mostrará o seu disco virtual criptografado "K" já montado, ou seja, associado ao arquivo "/Meus documentos/diversos/pasta-1". Note que você poderá, se desejar, trabalhar simultaneamente com vários discos virtuais criptografados. Como o seu disco virtual já está montado e pronto para uso, clique no botão "Exit" para fechar a tela de trabalho do TrueCrypt, que por ora não é mais necessária.

13 ////// RDC - Dicas - Criptografia de Dados - uma solução "open source" para Wi... Página 13 de 15 Você poderá verificar, em "Meu computador", que o disco virtual "K" aparecerá, junto aos demais discos reais. 5. Como fechar o disco virtual criptografado O seu disco virtual, uma vez montado, funcionará como um disco normal. Portanto, quando não for mais necessário trabalhar com ele, você deve fazê-lo "desaparecer". Para isto, abra novamente o TrueCrypt, clicando em seu ícone, para fazer aparecer a janela de trabalho do programa. Clique no botão "Dismount" e "Exit".

14 ////// RDC - Dicas - Criptografia de Dados - uma solução "open source" para Wi... Página 14 de 15 Quando precisar utilizá-lo novamente, basta seguir o procedimento de montagem do disco, mostrado no item anterior. Enquanto o disco virtual estiver "desmontado", o único vestígio de sua presença em seu computador é o arquivo que você criou para armazená-lo. Veja na figura abaixo como aparece o arquivo utilizado no exemplo: "/Meus documentos/diversos/pasta-1". Conheça uma outra proteção à privacidade de seus dados, por meio dos recursos do Windows XP. Leia a dica: Como preservar a privacidade de seus arquivos em ambiente Windows

15 ////// RDC - Dicas - Criptografia de Dados - uma solução "open source" para Wi... Página 15 de 15 Consulte o índice com as outras "Dicas" publicadas

Tutorial SQL Server 2014 Express

Tutorial SQL Server 2014 Express Tutorial SQL Server 2014 Express Tutorial para o download: Passo 1: Faça o download do SQL Server 2014 Express acessando o link : https://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=42299. Passo 2:

Leia mais

Instalação do Oracle VM Virtual Box

Instalação do Oracle VM Virtual Box 1 de 14 09/08/2012 12:56 Instalação do Oracle VM Virtual Box Após fazer download do Oracle VM VirtualBox o próximo passo é a instalação. Seguindo este tutorial passo-a-passo não haverá qualquer dificuldade

Leia mais

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS TECNÓLOGO EM REDES. Professor Eduardo Maroñas Monks

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS TECNÓLOGO EM REDES. Professor Eduardo Maroñas Monks SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS TECNÓLOGO EM REDES Professor Eduardo Maroñas Monks Leandro Ferreira Canhada 2013 1 TrueCrypt TrueCrypt é um aplicativo de

Leia mais

Instalação e Atualização do Comércio-plus. Baixando o Arquivo de Instalação

Instalação e Atualização do Comércio-plus. Baixando o Arquivo de Instalação Instalação e Atualização do Comércio-plus Essa opção tem o objetivo auxiliar o usuário final para que possa instalar e atualizar o sistema, verifique os procedimento abaixo de como realizar os procedimentos

Leia mais

Particionamento, formatação de discos rígidos, testes de desempenho e estresse do sistema no Windows 7

Particionamento, formatação de discos rígidos, testes de desempenho e estresse do sistema no Windows 7 Particionamento, formatação de discos rígidos, testes de desempenho e estresse do sistema no Windows 7 1 Introdução Para a realização de todos os testes foi usado uma máquina virtual com as seguintes configurações:

Leia mais

Guia de Instalação do Lotus Notes 7

Guia de Instalação do Lotus Notes 7 Guia de Instalação do Lotus Notes 7 Itens necessários antes da instalação: - Nome do usuário, senha e informações sobre o servidor. - Arquivo do ID do usuário - Instalador do Lotus Notes - Privilégio de

Leia mais

Criptografando os seus dados

Criptografando os seus dados Criptografando os seus dados Vou mostrar como criar um local em seu computador, uma pasta por exemplo para que você possa guardar coisas com o máximo de segurança, para isso, vamos primeiro fazer download

Leia mais

Salvar Relatórios em Arquivo

Salvar Relatórios em Arquivo Salvar Relatórios em Arquivo Av. José Souza Campos 1815 Cj 1204 Caro Cliente, Nas versões mais recentes de nossos softwares, alguns relatórios adquiriram o recurso de poderem ser salvos em arquivos PDF

Leia mais

Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista

Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista Introdução Neste laboratório, você fará backup de dados. E também realizará uma restauração dos dados. Equipamentos

Leia mais

MANUAL DE SISTEMA SPEED CASH. Manual de Download e Instalação do Aplicativo Speed Cash. Technology Brazil. Data de Elaboração: maio/2010

MANUAL DE SISTEMA SPEED CASH. Manual de Download e Instalação do Aplicativo Speed Cash. Technology Brazil. Data de Elaboração: maio/2010 MANUAL DE SISTEMA SPEED CASH Technology Brazil Data de Elaboração: maio/2010 Versão do Documento: 1.0 1 ÍNDICE 1. OBJETIVO DO SISTEMA...3 2. OBJETIVO DO MANUAL...3 3. INSTRUÇÕES PARA UTILIZAÇÃO DO SPEED

Leia mais

Gestão de Sistemas Operacionais

Gestão de Sistemas Operacionais Gestão de Sistemas Operacionais Prof. Guilherme Nonino Rosa guinonino@gmail.com http://proguilherme.wordpres.com Aula 1 Como usar o Hyper-V para fazer virtualização. Pré-requisitos Sistema operacional

Leia mais

DIGITAL SERPRO MOZILLA

DIGITAL SERPRO MOZILLA inicio BAIXA DO CERTIFICADO DIGITAL SERPRO MOZILLA FIREFOX GOOGLE CHROME INTERNET EXPLORER SOLUTI INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO CERTIFICADO MODELO A1 INSTALAÇÃO NO REPOSITÓRIO DO WINDOWS INSTALAÇÃO NO REPOSITÓRIO

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Token SafeNet Authentication. Cliente 8.3 (x32 e x64)

MANUAL DO USUÁRIO. Token SafeNet Authentication. Cliente 8.3 (x32 e x64) MANUAL DO USUÁRIO Token SafeNet Authentication Cliente 8.3 (x32 e x64) Índice O que é Token? 03 Instalação do Token 05 Verificação do Certificado 08 Troca de Senhas 12 Canais de comunicação DOCCLOUD Telefone:

Leia mais

Guia de instalação de impressoras do sistema Papercut

Guia de instalação de impressoras do sistema Papercut Guia de instalação de impressoras do sistema Papercut A instalação do sistema de impressão aqui referenciado funcionará somente se o computador estiver ligado na rede através de cabo, no sistema de rede

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão 2017.10 Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Etapa 1: Instalação do Sisloc... 4 Passo a passo...4 3. Etapa 2: Configurando acesso

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA DOWNLOAD, INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DA IMPRESSORA FREEPDF XP. A impressora FreePDF XP é um sistema com licença de uso GLP (Software Livre) e que está disponível para Download no site

Leia mais

SISTEMA COD CONFIGURAÇÃO DE ACESSO

SISTEMA COD CONFIGURAÇÃO DE ACESSO PASSOS DA CONFIGURAÇÃO 1. FIREFOX PORTABLE...3 1.1 FAZENDO DOWNLOAD FIREFOX...3 1.2 WINRAR E EXTRAIR O ARQUIVO DO Firefox Portable...4 1.3 CONFIGURANDO FIREFOX PARA NÃO RECEBER ATUALIZAÇÕES...4 2. JAVA...5

Leia mais

Tutorial de Instalação do Cliente Jabber

Tutorial de Instalação do Cliente Jabber Universidade Federal do Rio Grande do Norte Escola de Música Núcleo de Tecnologia da Informação Tutorial de Instalação do Cliente Jabber 1. Objetivo Este tutorial tem como objetivo mostrar, de maneira

Leia mais

Manual Básico - VeraCrypt

Manual Básico - VeraCrypt Manual Básico - VeraCrypt Software para criação e gerenciamento de Volumes cifrados Abril de 2016 APRESENTAÇÃO Este manual tem como objetivo auxiliar o usuário na utilização do aplicativo VeraCrypt que

Leia mais

Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Instalando e Utilizando o VirtualBox

Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Instalando e Utilizando o VirtualBox Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Instalando e Utilizando o VirtualBox No vídeo anterior, apresentei as vantagens de se utilizar uma máquina virtual, e mostrei como utilizar o VMware, virtualizador

Leia mais

GUIA RÁPIDO PARA PETICIONAMENTO ON LINE

GUIA RÁPIDO PARA PETICIONAMENTO ON LINE 1. Antes de acessar o Sistema: 1.1 Verificar navegador instalado usar Mozilla Firefox Se não estiver, faça o download aqui: http://br.mozdev.org/ Após o download, instale o programa. 1.2 Verificar se Java

Leia mais

Questionário de revisão para AV1 de Informática Aplicada Valor 1,0 ponto - Deverá ser entregue no dia da prova.

Questionário de revisão para AV1 de Informática Aplicada Valor 1,0 ponto - Deverá ser entregue no dia da prova. Questionário de revisão para AV1 de Informática Aplicada Valor 1,0 ponto - Deverá ser entregue no dia da prova. 1) Observe os seguintes procedimentos para copiar um arquivo de uma pasta para outra pasta

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME)

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME) MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME) VERSÃO 10 Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 30 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez (e-cpf)

Leia mais

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho)

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 1. Informações Gerais Os procedimentos deste manual mostram

Leia mais

Assina Web S_Line Manual de Uso

Assina Web S_Line Manual de Uso 1. Introdução O Assina Web S_Line permite assinar digitalmente Resultados de Exames em XML que estão disponíveis na internet. É feito o download dos documentos no computador, convertidos para o formato

Leia mais

BAIXA DO CERTIFICADO DIGITAL SERPRO MOZILLA FIREFOX GOOGLE CHROME INTERNET EXPLORER SOLUTI

BAIXA DO CERTIFICADO DIGITAL SERPRO MOZILLA FIREFOX GOOGLE CHROME INTERNET EXPLORER SOLUTI BAIXA DO CERTIFICADO DIGITAL SERPRO MOZILLA FIREFOX GOOGLE CHROME INTERNET EXPLORER SOLUTI INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO CERTIFICADO MODELO A1 INSTALAÇÃO NO REPOSITÓRIO DO WINDOWS INSTALAÇÃO NO REPOSITÓRIO

Leia mais

MANUAL DE PUBLICAÇÃO NO PORTAL CAMPUS MATÃO

MANUAL DE PUBLICAÇÃO NO PORTAL CAMPUS MATÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS MATÃO MANUAL DE PUBLICAÇÃO NO PORTAL CAMPUS MATÃO AUTOR: COORDENADORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CAMPUS MATÃO MATÃO 2016 SUMÁRIO

Leia mais

Manual de instalação do Maple para Macintosh

Manual de instalação do Maple para Macintosh Manual de instalação do Maple para Macintosh Antes de começar tenha em mente que este software só poderá ser ativado em um único computador, uma vez ativado não será possível a reativação em outro computador.

Leia mais

Tutorial de Instalação Linux Mint 19 Tara

Tutorial de Instalação Linux Mint 19 Tara Tutorial de Instalação Linux Mint 19 Tara (Cléber Ribas dos Santos e Nataly Pozzer Aloy Krentkowski) Introdução: Este tutorial tem por objetivo auxiliar, passo a passo, na instalação do sistema operacional

Leia mais

Assistente de Instalação & Manual do Usuário

Assistente de Instalação & Manual do Usuário Assistente de Instalação & Manual do Usuário Índice GfK Digital Trends App... 2 Requisitos de Sistema... 2 Fazendo o download pelo Microsoft Internet Explorer... 2 Instalação... 3 Assistente de Instalação...

Leia mais

1. Execute o instalador do ambiente. Será exibida a tela do assistente para instalação.

1. Execute o instalador do ambiente. Será exibida a tela do assistente para instalação. Group Shopping Quest Como fazer 1. Execute o instalador do ambiente. Será exibida a tela do assistente para instalação. 2. Clique em Avançar para iniciar o processo de instalação. Após aceitar os termos

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO Safenet Authentication client 10.3

MANUAL DE INSTALAÇÃO Safenet Authentication client 10.3 MANUAL DE INSTALAÇÃO Safenet Authentication client 10.3 CERTISIGN São Paulo, 2017 1 PRÉ-REQUISITOS Antes de iniciar o processo de instalação, favor fechar todas as aplicações e realizar o download do arquivo

Leia mais

Manual de Instalação C3SL

Manual de Instalação C3SL Manual de Instalação C3SL 1 / 14 Manual de Instalação Linux Educacional Este manual tem como objetivo auxiliar na instalação do sistema operacional Linux Educacional - versão 6.0. Aqui, são descritos e

Leia mais

Como instalar Open Broadcaster Software (OBS) para transmitir em HD

Como instalar Open Broadcaster Software (OBS) para transmitir em HD Como instalar Open Broadcaster Software (OBS) para transmitir em HD Passo 1 Vá em https://obsproject.com/download e clique no ícone do seu sistema operacional. Passo 2 Windows: clique no botão Download

Leia mais

Tutorial de Instalação do Sistema GED. Gestão Eletrônica de Documentos

Tutorial de Instalação do Sistema GED. Gestão Eletrônica de Documentos Tutorial de Instalação do Sistema GED Gestão Eletrônica de Documentos Segue passo a passo para a correta instalação e configuração do Sistema GED. Pedimos atenção na parte de configuração do SGBD MySQL.

Leia mais

Instalação do SQL Server 2008

Instalação do SQL Server 2008 Instalação do SQL Server 2008 Segue abaixo um manual prático de instalação do SQL Server 2008. Antes de instalar este software, o mesmo requer alguns programas básicos para execução. Para o correto funcionamento

Leia mais

Tendo em vista que a instalação é muito fácil (Next, next, finish) não iremos abordar isto ok ;)

Tendo em vista que a instalação é muito fácil (Next, next, finish) não iremos abordar isto ok ;) Django Komodo Edit aumentando a sua produtividade ;) Bom, vamos lá... Estou postando mais um artigo. Este tem o intuito de auxiliá-lo a aumentar a sua produtividade com python e mais específicamente com

Leia mais

Configuração de Conta de no Outlook 2013 e Backup de Segurança dos s

Configuração de Conta de  no Outlook 2013 e Backup de Segurança dos  s Configuração de Conta de E-mail no Outlook 2013 e Backup de Segurança dos E-mails 1. Após abrir o Microsoft Office Outlook 2013, clicar no menu de Arquivo. 2. Selecionar a opção Configurações de Conta

Leia mais

Procedimento de instalação do Oracle EBS da Mundial

Procedimento de instalação do Oracle EBS da Mundial Procedimento de instalação do Oracle EBS da Mundial Caso você tenha algum problema no decorrer deste manual, por favor entre em contato conosco através do atendimento ao cliente. 1. Baixar o arquivo do

Leia mais

Como acessar as imagens via Navegador Mozilla Firefox

Como acessar as imagens via Navegador Mozilla Firefox Como acessar as imagens via Navegador Mozilla Firefox Antes de iniciar o procedimento de como realizar o(s) Acesso(s) Remoto(s) (Endereço IP em Rede Local, ou via Nuvem, ou via DDNS) através do Navegador

Leia mais

Informática. Backup do Windows. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Backup do Windows. Professor Márcio Hunecke. Informática Backup do Windows Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática BACKUP DO WINDOWS Para ajudar a assegurar que você não perderá os arquivos, você deverá fazer o backup

Leia mais

VÍDEO-TUTORIAL: SAIBA COMO SER AVISADO TODA VEZ QUE NOVOS S CHEGAREM EM SUA CAIXA DE ENTRADA DO G- MAIL

VÍDEO-TUTORIAL: SAIBA COMO SER AVISADO TODA VEZ QUE NOVOS  S CHEGAREM EM SUA CAIXA DE ENTRADA DO G- MAIL VÍDEO-TUTORIAL: SAIBA COMO SER AVISADO TODA VEZ QUE NOVOS E-MAILS CHEGAREM EM SUA CAIXA DE ENTRADA DO G- MAIL PRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO: Jânio Oliveira Olá, neste vídeo-tutorial vamos aprender a baixar,

Leia mais

COMO INSTALAR O CATÁLOGO

COMO INSTALAR O CATÁLOGO Este guia tem por finalidade detalhar as etapas de instalação do catálogo e assume que o arquivo de instalação já foi baixado de nosso site. Caso não tenho sido feita a etapa anterior favor consultar o

Leia mais

Segue abaixo um manual prático de como se instalar o SQL Server 2008 para rodá-lo com os sistemas da Secullum.

Segue abaixo um manual prático de como se instalar o SQL Server 2008 para rodá-lo com os sistemas da Secullum. Instalação de SQL Server 2008 Segue abaixo um manual prático de como se instalar o SQL Server 2008 para rodá-lo com os sistemas da Secullum. Antes de instalar este software o mesmo requer alguns programas

Leia mais

TUTORIAL PARA CONFIGURAÇÃO DO VISUAL CONTAB EM REDE (BANCO DE DADOS MSACCESS)

TUTORIAL PARA CONFIGURAÇÃO DO VISUAL CONTAB EM REDE (BANCO DE DADOS MSACCESS) TUTORIAL PARA CONFIGURAÇÃO DO VISUAL CONTAB EM REDE (BANCO DE DADOS MSACCESS) A primeira coisa a se fazer é escolher o micro Servidor, pois é neste micro que o banco de dados ficará. Para isso, baixe o

Leia mais

Tutorial: como funciona o SysBackup

Tutorial: como funciona o SysBackup Tutorial: como funciona o SysBackup Assim que o Sistema Operacional for iniciado, será exibida a tela abaixo com a seguinte pergunta: ABRIR O SISTEMA DE BACKUP? Clique no botão SIM. ATENÇÃO: Caso o botão

Leia mais

TalkToMe: Um aplicativo para iniciantes no App Inventor

TalkToMe: Um aplicativo para iniciantes no App Inventor TalkToMe: Um aplicativo para iniciantes no App Inventor Este tutorial passo a passo com imagens guiará você a fazer um aplicativo falado. Para começar, registre-se gratuitamente em uma conta Google: http://accounts.google.com/signup

Leia mais

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 PASSO-A-PASSO Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 JS SoftCom Documentação Automação Dropbox Pasta 07 Manuais e Procedimentos Instalações SQL Server Informações CÓDIGO:

Leia mais

Aplicativo de proteção de senha para as unidades de memória flash USB da Verbatim

Aplicativo de proteção de senha para as unidades de memória flash USB da Verbatim Manual do usuário EasyLock da Verbatim Aplicativo de proteção de senha para as unidades de memória flash USB da Verbatim Versão 1.00 Direitos reservados 2010 Verbatim Americas, LLC. Todos os direitos reservados.

Leia mais

Sidicom S4. Tutorial Backup Automático + Backup na nuvem

Sidicom S4. Tutorial Backup Automático + Backup na nuvem Sidicom S4 Tutorial Backup Automático + Backup na nuvem A importância do Backup Proteger os dados de sua empresa é crucial. Falhas técnicas podem ocorrer e, para evitar imprevistos e perda de informações,

Leia mais

Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows LG MG320C

Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows LG MG320C Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows MANUAL DE INSTRUÇÃO INSTALAÇÃO DA LISTA TELEFÔNICA - AGECEL LG MG320C VIA CABO DE DADOS Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows 2/8 Introdução A

Leia mais

Configuração de Conta de no Outlook 2003 / 2007 e Backup de Segurança dos s

Configuração de Conta de  no Outlook 2003 / 2007 e Backup de Segurança dos  s Configuração de Conta de E-mail no Outlook 2003 / 2007 e Backup de Segurança dos E-mails 1. Após abrir o Microsoft Office Outlook, clicar no menu de Ferramentas e seguir os passos para a configuração da

Leia mais

Instalação do MySQL e da ferramenta MySQL- Front

Instalação do MySQL e da ferramenta MySQL- Front Instalação do MySQL e da ferramenta MySQL- Front 1. Introdução Este tutorial irá ensinar passo a passo como instalar o banco de dados totalmente grátis (muito utilizado na web) e também como instalar a

Leia mais

Criando o ambiente para o Curso Avaliação Genômica por Single Step

Criando o ambiente para o Curso Avaliação Genômica por Single Step Criando o ambiente para o Curso Avaliação Genômica por Single Step A parte prática do curso será executada em ambiente Linux. Para aqueles que não utilizam Linux, elaboramos um passo-a-passo para a instalação

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL A1

MANUAL DE EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL A1 MANUAL DE EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL A1 1. BAIXANDO O ASSISTENTE DE EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL Para iniciar o processo de emissão do Certificado Digital Soluti, será necessário acessar o endereço

Leia mais

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez MAXIFY MB5310 Sistema Operacional Windows Instalação sem fio usando a instalação padrão 1 Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira

Leia mais

Tutorial: Como Acessar Remotamente a Estação de Trabalho do STF. windows

Tutorial: Como Acessar Remotamente a Estação de Trabalho do STF. windows Tutorial: Como Acessar Remotamente a Estação de Trabalho do STF windows SUMÁRIO 1. Verificando a permissão de acesso remoto no computador do STF... 3 2. Instalação do aplicativo necessário... 5 2.1. Aplicativo

Leia mais

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS VERSÃO (64 bits) - BETA

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS VERSÃO (64 bits) - BETA ÍNDICE 1. Instalador de cursos... 2 1.1. Versão 64 bits... 2 1.2. Instalação do Instalador de cursos... 2 2. Conhecendo o Instalador de Cursos... 5 2.1. Instalar Cursos... 6 Finalizando a instalação: Tela

Leia mais

Proteção para visualização do arquivo:

Proteção para visualização do arquivo: Este conteúdo faz parte da série: Excel Dicas Básicas Ver 10 posts dessa série Em determinadas ocasiões precisamos proteger trabalhos realizados no Excel, seja para enviá-los via e-mail, armazená-los em

Leia mais

Assistente de Instalação & Manual do Usuário

Assistente de Instalação & Manual do Usuário Assistente de Instalação & Manual do Usuário Índice GfK Digital Trends App... 2 Requisitos de sistema... 2 Fazendo o download pelo Google Chrome... 2 Instalação... 3 Assistente de Instalação... 4 Ativando

Leia mais

MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DA ASSINATURA DIGITAL

MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DA ASSINATURA DIGITAL MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DA ASSINATURA DIGITAL Sumário Passo 1: Navegadores suportados... 2 Passo 2: Instalação do Plugin... 3 Modo 1: Instalar a partir do site COD... 3 Modo 2: Instalar a partir do site

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER)

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER) MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER) VERSÃO 10 Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 21 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez (e-cpf)

Leia mais

Compactador de Arquivo

Compactador de Arquivo Compactador de Arquivo Sumário Iniciando o WinZip... 1 Iniciando um novo arquivo... 1 Abrindo e restaurando os arquivos... 3 Criando um arquivo.exe... 6 Iniciando o WinRAR... 9 Criando um arquivo compactado...

Leia mais

Guia de instalação. software de conexão de dados CELULAR DE MESA 3G - EPFG11

Guia de instalação. software de conexão de dados CELULAR DE MESA 3G - EPFG11 Guia de instalação software de conexão de dados CELULAR DE MESA 3G - EPFG11 INTRODUÇÃO O telefone celular de mesa 3G também pode ser utilizado como um modem 3G, proporcionando acesso a internet ao seu

Leia mais

Tutorial de Instalação Linux Ubuntu LTS

Tutorial de Instalação Linux Ubuntu LTS Tutorial de Instalação Linux Ubuntu 16.04.2 LTS (Cléber Ribas dos Santos) Introdução: Este tutorial tem por objetivo auxiliar, passo a passo, na instalação do sistema operacional Linux Ubuntu 16.04.2 LTS

Leia mais

Manual para emissão e configuração de Certificados Digitais tipo 1. para utilização em MAC OS Snow Leopard

Manual para emissão e configuração de Certificados Digitais tipo 1. para utilização em MAC OS Snow Leopard Manual para emissão e configuração de Certificados Digitais tipo 1 para utilização em MAC OS Snow Leopard Manual para emissão e configuração de Certificados Digitais tipo 1 Sumário Certificação Digital

Leia mais

Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Kali Linux

Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Kali Linux Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Kali Linux O Kali Linux é um sistema operacional de código aberto baseado em Debian, voltada para hacking. É uma distribuição destinada a análise de vulnerabilidades,

Leia mais

Iniciando um novo arquivo

Iniciando um novo arquivo 1 Sumário Iniciando o WinZip... 3 Iniciando um novo arquivo... 3 Abrindo e restaurando os arquivos... 5 Iniciando o WinRAR... 8 Criando um arquivo compactado.....9 Abrindo e restaurando um arquivo WinRAR...

Leia mais

STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM

STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM Select Soluções Manual de Instalação Windows SBackup STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM Sumário 1. REQUERIMENTOS DE HARDWARE E SOFTWARE... 3 1.1. SOFTWARE... 3 2. PRIMEIROS PASSOS... 4 3. DOWNLOAD E INSTALAÇÃO

Leia mais

Tutorial rápido CMAP TOOLS

Tutorial rápido CMAP TOOLS UFAL - Universidade Federal de Alagoas FEAC Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Tutorial rápido CMAP TOOLS Maceió 04 de Outubro de 2007 Sumário 1.0 Tela de Abertura do CMAP TOOLS... 3

Leia mais

COMO INSTALAR O CATÁLOGO

COMO INSTALAR O CATÁLOGO Este guia tem por finalidade detalhar as etapas de instalação do catálogo e assume que o arquivo de instalação já foi baixado de nosso site. Caso não tenho sido feita a etapa anterior favor consultar o

Leia mais

Índice. 1. Introdução Instalação: Eclipse e Android Primeira aplicação em Android... 11

Índice. 1. Introdução Instalação: Eclipse e Android Primeira aplicação em Android... 11 Índice 1. Introdução... 03 2. Instalação: Eclipse e Android... 04 3. Primeira aplicação em Android... 11 1. Introdução Android trata-se de um sistema operacional baseado em Linux. No dia 05 de novembro

Leia mais

Número do documento: 101 Classificação: Não avaliado Última atualização: Thu, Apr 27, :39 AM

Número do documento: 101 Classificação: Não avaliado Última atualização: Thu, Apr 27, :39 AM Como atualizar e/ou instalar o PostgreSQL para a versão 9.4? Número do documento: 101 Classificação: Não avaliado Última atualização: Thu, Apr 27, 2017 9:39 AM O que é? O PostgreSQL é um sistema gerenciador

Leia mais

MANUAL DO BACKUP PREPARAADM VERSÃO

MANUAL DO BACKUP PREPARAADM VERSÃO ÍNDICE 1. BackUp PreparaAdm... 2 1.1. Instalação do BackUp PreparaAdm... 2 1.2. Conhecendo o BackUp Prepara Adm... 5 1.2.1. Salvar BackUp... 5 1.2.2. Restaurar BackUp... 7 1 1. BackUp PreparaAdm O aplicativo

Leia mais

Módulo II Tecnologia Assistiva

Módulo II Tecnologia Assistiva TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE MECDAISY MARCOS LEONEL DE SOUZA LILIANE SANTOS MACHADO 1 MECDAISY Esse tutorial irá orientá-lo quanto à utilização do software MecDaisy. 1. CRIANDO PASTA NO COMPUTADOR

Leia mais

Manual do usuário Instalação do sistema: WebVip. Presserv Informática LTDA - ME Manual do usuário (Instalação do sistema WebVip)

Manual do usuário Instalação do sistema: WebVip. Presserv Informática LTDA - ME Manual do usuário (Instalação do sistema WebVip) Presserv Informática Manual do usuário Instalação do sistema: WebVip 2006 Pagina 1 de 10 Para instalar o programa WebVip em seu computador, primeiramente você deve instalar o programa Apache2Triad que

Leia mais

Instalação oast.exe executar procurar C:\Arquivos de Programas C:\Program Files Instalar

Instalação oast.exe executar procurar C:\Arquivos de Programas C:\Program Files Instalar Instalação Baixar o arquivo oast.exe De um duplo clique com o mouse no arquivo oast.exe para instalar. Dependendo da versão do Windows utilizada, será feita a pergunta se você deseja executar o programa?

Leia mais

Lab - Utilitário de Linha de Comando no Windows XP

Lab - Utilitário de Linha de Comando no Windows XP 5.0 5.3.7.6 Lab - Utilitário de Linha de Comando no Windows XP Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você irá usar o Windows para executar os utilitários de linha de acesso

Leia mais

TEORIA DE INFORMÁTICA 7º ANO 3º TRIMESTRE DE 2018

TEORIA DE INFORMÁTICA 7º ANO 3º TRIMESTRE DE 2018 TEORIA DE INFORMÁTICA 7º ANO 3º TRIMESTRE DE 2018 BAIXANDO ÁUDIOS E VÍDEOS DA INTERNET É possível baixar áudios e vídeos da internet para serem utilizados posteriormente. Para isso pode-se utilizar os

Leia mais

Acesso através do Navegador Mozilla Firefox

Acesso através do Navegador Mozilla Firefox Acesso através do Navegador Mozilla Firefox Execute o Navegador Mozilla Firefox. OBS: Para evitar problemas com a instalação do plug-in ActiveX e permissões impostas pelo Windows, execute o navegador Mozilla

Leia mais

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE CNCGRAF PRO 6 WINDOWS XP / VISTA / 7

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE CNCGRAF PRO 6 WINDOWS XP / VISTA / 7 INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE CNCGRAF PRO 6 WINDOWS XP / VISTA / 7 PASSO 1: Certifique-se que sua Máquina de Corte Router esteja LIGADA e Insira o CD- ROM de Instalação que acompanha sua máquina,

Leia mais

1 Procedimento para configuração PPPoE com autenticação no modem (Modo Router)

1 Procedimento para configuração PPPoE com autenticação no modem (Modo Router) 1 1 2 2 Índice 1 Procedimento para configuração PPPoE com autenticação no modem 3 2 Procedimento para configuração PPPoE com autenticação via Software no Computador 5 3 Instalando o Discador RASPPPoE 7

Leia mais

Disciplina de Lógica e Linguagem de Programação Desenvolvido pelo professor Danilo Giacobo Ferramenta Code::Blocks

Disciplina de Lógica e Linguagem de Programação Desenvolvido pelo professor Danilo Giacobo Ferramenta Code::Blocks Disciplina de Lógica e Linguagem de Programação Desenvolvido pelo professor Danilo Giacobo Ferramenta Code::Blocks Manual de utilização LISTA DE FIGURAS Figura 1 - Tela Inicial do software Code::Blocks...

Leia mais

Instalando o Ponto Secullum 4.0

Instalando o Ponto Secullum 4.0 Instalando o Ponto Secullum 4.0 Prerrequisitos e configurações do Sistema Operacional Primeiramente, precisamos de uma máquina com uma configuração adequada para trabalharmos com rapidez e segurança com

Leia mais

NFSE - GUIA DE INSTALAÇÃO. Novo Assinador Digital da NFSE WEB PKI

NFSE - GUIA DE INSTALAÇÃO. Novo Assinador Digital da NFSE WEB PKI NFSE - GUIA DE INSTALAÇÃO Novo Assinador Digital da NFSE WEB PKI 1 1. Requisitos 1.1. Browsers suportados O componente Lacuna Web PKI suporta em sua versão atual os seguintes sistemas operacionais: Windows,

Leia mais

Para baixar o Novo NFeG é bem simples. Basta acessar o link abaixo e realizar o download.

Para baixar o Novo NFeG é bem simples. Basta acessar o link abaixo e realizar o download. Bem vindos ao Nota Fiscal Gratuita. Este é um projeto resultante da fusão entre várias empresas no Brasil, que juntas estão disponibilizando um novo e exclusivo Emissor de Documentos Fiscais para todas

Leia mais

Lab - Backup e Recuperação no Windows XP

Lab - Backup e Recuperação no Windows XP 5.0 10.3.1.6 Lab - Backup e Recuperação no Windows XP Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você vai fazer o backup de dados. Também irá executar a recuperação dos dados. Equipamento

Leia mais

Como publicar páginas Web no GoogleSites

Como publicar páginas Web no GoogleSites 1 Curso de Formação de Professores em Tecnologia de Informação e de Comunicação Acessível PASSO 1 ACESSE O ENDEREÇO DO GOOGLE SITES Como publicar páginas Web no GoogleSites Ao criar sua conta no Gmail,

Leia mais

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS VERSÃO

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS VERSÃO ÍNDICE 1. Instalador de cursos... 2 1.1. Instalação do Instalador de cursos... 2 1.2. Conhecendo o Instalador de cursos... 5 1.2.1. Instalar Cursos... 5 1.2.2. Cursos Instalados... 8 1.2.3. Atualizações

Leia mais

Modelo de Instalação e configuração do token 5100 e 5110.

Modelo de Instalação e configuração do token 5100 e 5110. Modelo de Instalação e configuração do token 5100 e 5110. Versão 4.3 As informações contidas neste documento sobre produtos e serviços são de propriedade da Ecoscard sendo sua duplicação permitida apenas

Leia mais

Configurações do Servidor Escola

Configurações do Servidor Escola Configurações do Servidor Escola Assim que for feita a instalação do Servidor Gestor Escola na sua máquina, será criando um ícone na área de trabalho com o nome de Servidor Gestor Escola. Clique duas vezes

Leia mais

Sophos SafeGuard Enterprise 8.0.1

Sophos SafeGuard Enterprise 8.0.1 Sophos SafeGuard Enterprise 8.0.1 Guia: Manual de instalação do Sophos SafeGuard Enterprise 8.0.1 Data do Documento: Novembro de 2016 Conteúdo 1. Sobre este manual... 3 2. Requisitos de Instalação... 4

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO SAMI HOTELEIRO. REV B

MANUAL DE INSTALAÇÃO SAMI HOTELEIRO.   REV B MANUAL DE INSTALAÇÃO SAMI HOTELEIRO www.samisistemas.com.br REV B INSTALAÇÃO DO SAMI HOTELEIRO Os instaladores do Sami Hoteleiro estão disponíveis nos seguintes endereços: Processador de 32 bits: http://www.samisistemas.com.br/ftp/download/sh/setup/sh-mysql32.exe

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES

MANUAL DE INSTRUÇÕES MANUAL DE INSTRUÇÕES Este Manual de Instruções descreve a aplicação, instalação e operação do, compatível com o CARDIOTOCÓGRAFO GOLD E DIAMOND. Recomenda-se sua leitura e compreensão antes de operar o

Leia mais

Antes de instalar qualquer programa do ifox PDV, verificar e instalar os programas do Windows necessários:

Antes de instalar qualquer programa do ifox PDV, verificar e instalar os programas do Windows necessários: Antes de instalar qualquer programa do ifox PDV, verificar e instalar os programas do Windows necessários: 1. No Computador onde vai instalar o software do GERENCIADOR, verifique se o Microsoft.Net Framework

Leia mais

Manual de Migração do Banco de Dados Paradox para Firebird

Manual de Migração do Banco de Dados Paradox para Firebird Pagina 1 Titulo do Manual [Parâmetros Gerais] Elaboração [Ricardo Francisco Mizael] Versão 1.0 Data Elaboração 27/10/2011 Paginas 21 Data Revisão 22/11/2011 Pagina 2 Conteúdo do Manual Apresentação...3

Leia mais

Como instalar o LyX 1

Como instalar o LyX 1 Como instalar o LyX 1 (Um pequeno manual ilustrado) 1 Se tiver alguma dúvida durante a instalação, envie um email para bruno.ts12@gmail.com. Material elaborado por Bruno Teixeira. Você pode copiar, alterar

Leia mais

Manual de Instalação C3SL

Manual de Instalação C3SL Manual de Instalação C3SL 1 / 20 Sumário 1 Introdução 3 2 Criando um pendrive inicializável 4 2.1 No Linux............................................ 4 2.1.1 Por linha de comando................................

Leia mais