RELATÓRIO. Revela uma comarca em que as pendências desceram em praticamente todas as unidades orgânicas.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RELATÓRIO. Revela uma comarca em que as pendências desceram em praticamente todas as unidades orgânicas."

Transcrição

1 Conselho Superior da Magistratura Entrada no. 06/ :6:9 RELATÓRIO I. Introdução Iniciou-se um novo ano judicial sendo tempo de fazer o balanço daquele que terminou. Se o anterior relatório anual foi elaborado no rescaldo da reforma, reflectindo-se esta, em maior ou menor grau, mas inevitavelmente, nos resultados apresentados, o actual reporta-se a uma realidade tendencialmente estabilizada. Nessa medida, o retrato da Comarca que aqui se regista é, como costuma dizer-se, o primeiro do resto da sua vida. E o que revela esse retrato, pintado com as cores dos números, a traços simultaneamente minuciosos e gerais? Revela uma comarca em que as pendências desceram em praticamente todas as unidades orgânicas. O que os números não revelam é a dedicação e o trabalho empenhado de todos os Juízes, Procuradores e Oficiais de Justiça das várias secções do Tribunal, graças aos quais foi possível obter essa redução de pendências, e que é de elementar justiça enaltecer.. Âmbito O presente relatório anual, elaborado no exercício das competências previstas na alínea a) do n.º 6 do artigo 94º da Lei de Organização do Sistema Judiciário, aprovada pela Lei n.º 6/0, de 6 de Agosto, incidirá sobre as várias áreas da actividade do Tribunal ao longo de todo o ano judicial, tomando por referência a situação existente a de Setembro de 0 e a verificada a de Agosto de 06.. Apresentação sumária dos capítulos e anexos Ao longo dos diversos capítulos dar-se-á então um retrato de todo o Tribunal, quer do ponto de vista da sua organização e inserção territorial, quer do ponto de vista dos recursos humanos existentes e, muito particularmente, da evolução da pendência processual nas várias Instâncias e Unidades Orgânicas.

2 Far-se-á também referência a aspectos logísticos e financeiros. II. Orgânica da Comarca. Órgãos da comarca Os actuais membros do Conselho Gestão vêm exercendo funções essencialmente idênticas desde o extinto Tribunal de Lisboa Noroeste, mantendo-se inalterado o modo de relacionamento e de actuação. Quanto à composição do Conselho Consultivo por razões respeitantes a cada um dos representados verificou-se substituição de alguns membros. Manteve-se a estrutura de coordenação por jurisdição. III. Os Tribunais e o território. A inserção territorial das jurisdições O Tribunal Judicial da Comarca Lisboa Oeste, com sede em Sintra, abrange, ainda os municípios da Amadora, de Cascais, de Mafra e de Oeiras, reunindo zonas urbanas de alta e baixa densidade de ocupação, e zonas rurais, com uma população de cerca de um milhão de habitantes. A relativa proximidade entre os municípios que integram a Comarca, por regra servidos de vias rápidas, permite uma gestão de proximidade e de algum modo, facilita a mobilidade de oficiais de justiça entre os diversos Núcleos, sendo que esta tem sido sempre substituída pelo cumprimento de despachos à distância.. Medidas de gestão Atenta a acentuada e transversal carência de oficiais de justiça parte significativa do esforço efectuado foi no sentido de garantir algum equilíbrio entre a actividade dos Magistrados e a das secretarias. A par do agendamento e realização de diligências, continuamos a tentar recuperar o cumprimento das decisões proferidas e a movimentação de processos, particularmente nas áreas mais sensíveis das jurisdições criminais e de família e menores.

3 Foram efectuadas diversas reuniões, e ao longo do ano todas as unidades de processos procederam ao levantamento de todos os actos a praticar em todos os processos pendentes, procedendo sempre à respectiva actualização mensal. A par do já referido em anterior relatório, foi consensualmente atribuída prioridade aos processos mais antigos e, nas unidades orgânicas em que isso se justificava, foi igualmente acordada uma redução da dilação do agendamento. Na medida em que isso se justificou (e justifica) manteve-se o cumprimento de despachos de unidades de processos mais sobrecarregadas por oficiais de justiça de outras unidades de processos, nas quais é possível, a par do serviço respectivo, prestar esse auxílio. IV. Recursos humanos A. Juízes de Direito. Quadro previsto Amadora Mafra Oeiras Cascais Sintra Presidente Total Juízes efectivos Total Mafra Oeiras Cascais Sintra Total. Juízes em funções Amadora Presidente Juízes titulares 6 Juízes Auxiliares Total Necessidades de recuperação Conforme resulta do quadro supra, há um elevado número de Juízes auxiliares colocados em substituição de Juízes titulares. Foram também colocados Juízes auxiliares para fazer face à redução de serviço de outros Senhores Juízes. A par destas situações foi necessária Predominantemente, durante o período de baixa médica de uma Senhora Juíza titular da Instância Local Criminal. Por doença ou em resultado de cargos associativos.

4 a manutenção de Juízes auxiliares, para recuperação de processos mais antigos (na Instância Central Cível de Sintra), para redução da dilação do agendamento (nas Instâncias Locais Criminais de Sintra e de Cascais) ou para fazer face ao elevado volume de serviço (nas Instâncias Centrais de Execução, nas Instâncias Centrais Criminais e na Instância Central do Trabalho de Sintra). Como referido em anterior relatório, com o objectivo de reduzir a então muito elevada dilação do agendamento nos processos comuns singulares, uma Senhora Juíza auxiliar passou a ter a seu cargo todo o serviço da Instância Local Criminal de Cascais referente a processos sumários, sumaríssimos e de recurso de contra-ordenação. A par da libertação de agenda daí decorrente para as demais, cada Senhora Juíza passou a ter um outro dia de agendamento. Foi implementado em Cascais o modelo de gestão de salas de audiências existente em Sintra. Em Janeiro de 06 foram colocados num espaço interior do Palácio da Justiça dois módulos transitórios (contentores). Regista-se o cuidado do IGEFEJ e da sua então Presidente em assegurar quer o enquadramento estético dos módulos, quer o seu nível de conforto interior. B. Funcionários Judiciais Com os sucessivos movimentos e aposentações, acentuou-se a já referida carência de oficiais de justiça, transversal a todos os núcleos e que condiciona de forma efectiva o funcionamento do serviço.. Quadro previsto A Portaria 64/04, de de Agosto fixou para o Tribunal Judicial de Lisboa Oeste o seguinte quadro de pessoal: Sintra Cascais Oeiras Amadora Mafra Total 0 Escrivão de Direito Escrivão Adjunto Categorias Secretário de Justiça A mesma Senhora Juíza auxiliou na recuperação de agenda que apresentava maior dilação ( ). 4

5 Oficiais de Justiça Assistente Técnico Assistente Operacional Escrivão Auxiliar. Funcionários em funções e absentismo Os dados apresentados reportam-se à data de de Agosto de 06. Sintra Cascais Oeiras Amadora Mafra Total Secretário de Justiça Secretário de Justiça, Subst. Escrivão de Direito Escrivão de Direito, Subst Escrivão Adjunto Escrivão Auxiliar Oficiais de Justiça Assistente Técnico Assistente Operacional PEPAC Categorias Mapa comparativo entre os funcionários do quadro e os funcionários colocados: Funcionários Quadro Funcionários Colocados Comarca da Lisboa Oeste Total % Total do Núcleo de Sintra % Total do Núcleo de Mafra Total do Núcleo da Amadora 4 4 4% Total do Núcleo de Oeiras 40 % % Total do Núcleo de Cascais Lugares não preenchidos Percentagem por preencher 0% Como referido, a carência de oficiais de justiça é acentuada repercutindo-se isso nos resultados. No início do ano judicial 0/06, a colocação de novos oficiais de justiça trouxe ligeira, porém breve, melhoria, já que a par do natural período de adaptação de uns, ocorreu a já esperada aposentação de outros.

6 O número de funcionários em falta continua a constituir uma dificuldades séria para o funcionamento do serviço, tendo sido registados, por via disso, atrasos no cumprimento de despachos e em algumas unidades orgânicas um aumento de processos pendentes após decisão final. Tal como já aconteceu, perspectiva-se para o corrente ano judicial (06/07) novo recurso à actividade das equipas de recuperação de atrasos aos sábados. Para além dos funcionários não colocados, outros houve, que embora estando colocados, não estiveram ao serviço por motivos vários, particularmente por doença. Na medida em que isso é possível e ponderando alguma menor carga de serviço de algumas instâncias locais (de Mafra e de Oeiras), há funcionários que, a par do serviço que lhes cabe, colaboram no cumprimento de despachos de outras unidades de processos. Essa colaboração é voluntária e evita opções inconvenientes pela mobilidade. V. Recursos financeiros. Orçamento e execução de 0. Para o ano em referência a Direcção Geral da Administração da Justiça disponibilizou o montante de.04.,40 na aplicação de Gestão Orçamental. No início de Setembro o saldo de Cabimentos, Compromissos e Pagamentos nos montantes, era, respectivamente, de 7.0,, 7.0, e 9.48,98. Foi possível satisfazer integralmente as necessidades dos serviços.. O exercício das competências: dificuldades e vantagens O despacho de delegação de competências aumentou para 7.000,00 o montante das despesas a autorizar pelo Administrador Judiciário, bem como as respectivas competências, nomeadamente as relacionadas com a substituição do equipamento de ar condicionado e a aquisição de carrinhos para transporte de processos. Contudo, não provisionou a respectiva rubrica orçamental com qualquer montante, nem disponibilizou no projecto de orçamento a submeter para o ano de 07 a respectiva rubrica, o que impossibilita a assunção de quaisquer encargos. Acresce que, na parte relativa à aquisição/substituição do equipamento de ar condicionado, não tem o Administrador Judiciário conhecimentos técnicos que lhe permitam avaliar as soluções que pudessem ser apresentadas. 6

7 Parte das competências foram subdelegadas nos respectivos Secretários de Justiça, desde que o respectivo valor não ultrapasse os.000,00. Foram comunicadas à DGAJ e IGEFJ as sucessivas avarias de aparelhos de ar condicionado, em particular nos Núcleos de Cascais de Oeiras, tendo sido desencadeado os procedimentos adequados à sua reparação e/ou substituição.. Aquisições e economato A generalidade dos bens e materiais necessários a assegurar o funcionamento do serviço são objecto de contrato centralizado celebrado pela Direção Geral da Administração da Justiça com os fornecedores. A simplificação de procedimentos daí decorrente nem sempre se traduz em poupança efectiva, já que muitos dos materiais adquiridos através da plataforma não são, nem os mais baratos, nem os de melhor qualidade. A disponibilização, na aplicação GIS (Gestão Integrada de Serviços) de módulo para gestão do economato veio permitir à DGAJ dispor de informação sobre as existências em Stock nos diversos Tribunais. Contudo, a actualização do módulo, carece de registo, produto a produto, de entrada e saída de cada um dos bens, traduziu-se numa enorme sobrecarga de serviço para o Tribunal que não dispõe dos recursos humanos suficientes a assegurar o seu regular funcionamento. Com a finalidade simplificar este registo, a Secretaria de Estado da Justiça solicitou a colaboração do Administrador Judiciário em grupo de trabalho constituído no âmbito do projecto Tribunal+ para desenvolver aquele módulo, ou outro, integrado no actual programa de compras públicas, criando as requisições internas (módulo que permita a cada unidade de processos fazer as requisições de material) que serão satisfeitas através dos materiais existentes em Stock do Tribunal ou a adquirir na plataforma de compras públicas. Já foi concluída a fase de análise. A solução a testar está agora em desenvolvimento. VI. Instalações e equipamentos. Instalações.. Necessidades estruturais. 7

8 As instalações da generalidade dos Núcleos são adequadas a assegurar o funcionamento do Tribunal, ainda que a carecer de manutenção e melhoramentos em alguns deles. Núcleo de Sintra No Palácio da Justiça, sede do Tribunal de Comarca, para além dos serviços Judiciais e dos do Ministério Público, está instalado, em parte do º piso, o Tribunal Administrativo e Fiscal. Nas instalações deste Núcleo que concentra secções de todas as instâncias centrais, locais e de pequena criminalidade, o número de gabinetes é já insuficiente para os Magistrados em exercício de funções Há ainda a considerar a necessidade de gabinetes para os serviços de inspecção. Aquando da implementação do novo mapa judiciário foram redefinidos os espaços ocupados pelo Tribunal Administrativo e Fiscal e foram convertidos em gabinetes de magistrados todos os gabinetes de apoio às salas de audiências. Reitera-se o várias vezes referido quanto à necessidade de, em devido tempo, ser ponderada a afectação ao Tribunal Judicial de todo o espaço ocupado pelo Tribunal Administrativo e Fiscal. Repete-se o anteriormente referido: o sistema de climatização das instalações continua avariado. A sua reparação está a cargo do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça. Núcleo de Cascais No Palácio da Justiça, a par dos serviços judiciais e dos do ministério público, estão instalados serviços do registo e notariado. A criação de instâncias centrais cíveis e criminais e de instrução criminal que não tinham correspondência na anterior estrutura judiciária, tornou manifestamente insuficiente o espaço disponível para a secretaria, gabinetes de Magistrados e, muito particularmente, salas de audiências. Isso mesmo foi reconhecido pelo CSM, pelo IGEFJ e pela DGAJ. Mantem-se a necessidade de alargar o espaço do Tribunal com o consequente realojamento das Conservatórias a funcionar no mesmo edifício. A situação foi informalmente referenciada nas visitas à Comarca da Senhora Secretária de Estado. Era vantajoso que, ao nível da tutela e com esse objectivo, fossem reatados os contactos a Câmara Municipal de Cascais. 8

9 O sistema de climatização do edifício de Cascais está, em parte, inoperacional. O respectivo procedimento de reparação/substituição dos equipamentos está a cargo da Direcção Geral da Administração da Justiça, prevendo-se que o início dos trabalhos tenha lugar até às férias judiciais do Natal. Núcleo de Oeiras No Palácio da Justiça estão instaladas as instâncias locais cíveis e criminais, a instância central de execuções e o DIAP. O edifício tem as condições necessárias e adequadas a assegurar o seu bom funcionamento, excepto na parte relativa ao arquivo, o qual continua instalado em espaço arrendado pelo Ministério da Justiça. Também o sistema de climatização começou a manifestar avarias e está em curso a identificação das necessidades de intervenção, com identificação do equipamento a reparar e substituir. Núcleo de Mafra No Palácio da Justiça, para além dos serviços do Tribunal, estão instalados, sem qualquer inconveniente, os serviços do Registo e Notariado. As instalações são adequadas a assegurar o bom funcionamento do serviço. Núcleo da Amadora O Núcleo da Amadora é o único que funciona em instalações arrendadas e adaptadas pelo Ministério da Justiça. Os gabinetes são adequados e suficientes, sendo-o também toda a área destinada aos serviços da secretaria. As salas de audiências são suficientes4. Contudo, por se tratar de edifício adaptado, não é muito funcional e há espaços que não têm qualquer utilização... Manutenção 4 No presente exercem funções no Núcleo da Amadora sete Juízes e existem cinco salas de audiências. 9

10 Remete-se para o já referido nos anteriores relatórios, registando-se apenas a existência de uma única empresa de manutenção para todas as instalações do Tribunal... Segurança, acessibilidade e salubridade Também nesta matéria se remete para o referido no anterior relatório apresentado, excepto na parte relativa a Cascais em virtude de ter sido contratualizado mais um posto que veio a ser instalado nas portas de acesso ao estacionamento. As acessibilidades a todas as instalações são as necessárias e adequadas. Mantem-se a deficiente prestação do serviço de limpeza recorrentemente comunicada à Direcção Geral da Administração da Justiça, Não obstante foi a mesma empresa novamente contratada, através da plataforma de compras públicas.. Equipamentos A generalidade dos equipamentos são os necessários e adequados a assegurar o funcionamento do Tribunal. Os mais obsoletos têm vindo a ser substituídos estando, neste momento todos os serviços minimamente equipados. De realçar a grande carência de equipamento de digitalização e impressão, sobretudo nos Núcleos de Cascais e Sintra. Registam-se já algumas avarias nos computadores portáteis dos Senhores Magistrados, bem como alguma dificuldade na sua reparação imediata. Na medida em que se trata de instrumento indispensável ao exercício de funções, particularmente nas jurisdições cíveis, sugere-se seja ponderada oportuna substituição por equipamento recente. VII. Unidades orgânicas e movimento processual. Unidades de processos.. Dados estatísticos Todos os dados estatísticos indicados tiveram como fonte o sistema Citius, consultas e estatística, reportando-se ao período abrangido ( de Setembro de 0 a de Agosto de 06) e a consulta feita nos três dias subsequentes ao último dia do período considerado. Os dados relativos à dilação do agendamento foram recolhidos no dia 6 de Outubro. 0

11 Após consulta, os dados recolhidos quanto a processos findos e pendentes, foram trabalhados fora do sistema de registo, de forma estática, para evitar incongruências decorrentes da não consolidação dos dados no Citius. Para melhor se poder analisar e comparar dados entre serviços da mesma natureza, optou-se por apresentar os dados de cada uma das instâncias agregados por secções, independentemente do Núcleo da secretaria em que se encontram instalados. Apresentam-se as taxas de congestão6, de resolução (clearence rate)7, de recuperação (backlog rate)8 e de litigância9 desagregadas a cada Unidade Orgânica. Também as médias de movimento processual (processos entrados, findos e pendentes) por referência a cada magistrado e a cada funcionário são apresentadas desagregadas. Teve-se em consideração o número médio de Juízes e de funcionários efectivamente em funções ao longo do ano, apurando-se a média de processos entrados, de processos findos e de processos pendentes por referência a cada um. Para os oficiais de justiça indicaram-se, em separado, as médias de processos, considerando a estatística oficial e a da secretaria. Instâncias Centrais Instâncias Centrais Cíveis O Tribunal integra duas secções da Instância Central Cível. A ª secção cível com sede em Sintra e a ª Secção cível com sede em Cascais. A área de competência territorial da ª secção cível abrange os municípios de Amadora, de Mafra e de Sintra. A área de Competência territorial da ª secção Cível abrange os municípios de Cascais e de Oeiras. Cada uma das secções integra duas unidades de processos. 7 Tais dados devem ter uma leitura orientada em relação a unidades orgânicas em que, na maioria dos casos, os processos se iniciam com a decisão judicial - Comércio (v.g. insolvências) e Instâncias de Pequena Criminalidade (v.g. sumários). A taxa de congestão estabelece a razão entre o número de processos pendentes no início do período e o número de processos findos nesse período. 7 A taxa de resolução (clearence rate) estabelece a razão entre o número de processos findos e o número de processos entrados. 8 A taxa de recuperação (backlog rate) estabelece a razão entre o número de processos findos e a adição resultante da soma do número de processos pendentes com o número de processos entrados. 9 A taxa de litigância indica o número de processos entrados por mil habitantes. 6

12 O número de Juízes colocados em cada uma delas, bem como o número de funcionários, são indicados nos quadros inseridos infra. Consideram-se os recursos humanos efectivamente em funções ao longo do ano, apurando-se a média anual. Movimento processual no período indicado: ª Secção Cível Núcleo de Sintra Instância Central Cível Núcleo de Sintra Instância Central Cível entre e Oficial entre e entre entre e 0 e Oficial Secretaria Secretaria Taxas e indicadores Apresentam-se a seguir as taxas de congestão., de resolução (clearence rate)., de recuperação (backlog rate). e de litigância, tendo por referência o número de Juízes e de Oficiais de Justiça efectivamente ao serviço. Núcleo de Sintra - Instância Central Cível - 6 entre 0entre e 09-0 e,0, ,6 0,4 Núcleo de Sintra - Instância Central Cível - 74 entre 0entre e 09-0 e ,4, 0, 0,6 60 ª Secção da Instância Central Cível 0 Durante o período considerado esteve colocada na instância central uma Senhora Juíza auxiliar.

13 Funcionários em funções - ª UP Funcionários em funções - ª UP ª Secção da Instância Central Cível Estatística Secretaria ª Secção da Instância Central Cível Processo e data da diligência mais distante: /09,TSNT /08.4TBMFR /08.0TBAMD 404/08.4TBAMD 48/08.0TCSNT ª Secção Cível Considerando a Senhora Juíza auxiliar. No presente ano judicial a Instância Central não tem auxiliar pelo que a média de processos pendentes por passará a ser de 49.

14 Núcleo de Cascais Núcleo de Cascais Instância Central Cível Instância Central Cível antes de entre e Oficial entre e Secretaria entre e entre e Oficial Secretaria Taxas e indicadores Apresentam-se a seguir as taxas de congestão, de resolução (clearence rate), de recuperação (backlog rate) e de litigância. Instância Central Cível de Cascais - entre e entre e ,08,8 0, 0,4 Instância Central Cível de Cascais entre e entre e ,99, 4 0,4 0,6 ª Secção da Instância Central Cível

15 6 4 Funcionários em funções - ª UP Funcionários em funções - ª UP estatística Oficial ª Secção da Instância Central Cível Estatística Secretaria ª Secção da Instância Central Cível Processo e data da diligência mais distante: /.6TBCSC 80/.6T8CSC 96/.TBCSC /.7T8CSC 64/.9TBOER Apontamento histórico que justifica alguma diferença na dilação do agendamento nas Instâncias Centrais Cíveis de Cascais e de Sintra: A entrada em vigor do novo mapa judiciário e o crash do Citius teve maior impacto na Instância Central Cível de Cascais do que na de Sintra. Nesta última, os processos transitaram por atribuição, enquanto que na de Cascais a redistribuição dos processos dos anteriores Juízos Cíveis ocorreu no dia 6 de Outubro. Excepto quanto a diligências urgentes, o agendamento começou então a ser efectuado, com pelo menos um mês de atraso. Instâncias Criminais Estão em causa processos com extensos temas da prova e elevado número de intervenientes.

16 O Tribunal integra duas secções da Instância Central Criminal. A ª Secção da Instância Central Criminal tem sede em Sintra e a ª Secção da Instância Central Criminal tem sede em Cascais. A competência territorial da ª Secção da Instância Central Criminal abrange os municípios da Amadora, de Mafra e de Sintra. A competência territorial da ª Secção da Instância Central Criminal abrange os municípios de Cascais e de Oeiras. A ª Secção da Instância Central Criminal integra duas unidades de processos e a ª Secção uma unidade de processos. O número de magistrados colocados em cada uma delas bem como o número de funcionários vai indicado nos quadros infra. Movimento processual no período indicado. ª Secção Criminal Taxas e indicadores Apresentam-se a seguir as taxas de congestão, de resolução (clearence rate), de recuperação (backlog rate) e de litigância. Núcleo de Sintra - entre 0entre e 09-0 e 6

17 ,78,0 0,9 0, Núcleo de Sintra - 7 entre 0entre e 09-0 e 0,8, ,64 0,7 Jurisdição Penal 6 4 ª Secção da Instância Central Criminal Funcionários em funções - ª UP Funcionários em funções - ª UP ª Secção da Instância Central Criminal Estatística Secretaria ª Secção da Instância Central Criminal Durante o período considerado estiveram em funções três Juízes auxiliares integrando um Tribunal Colectivo auxiliar a ambas as Instâncias Centrais Criminais de Cascais e de Sintra. 7

18 Processo e data de diligência mais distante /.PBSNT 8/.0PHSNT 9/.GACSC 9/.7TSNT 870/.8pfamd 9/09.tsnt ª Secção Central Criminal Taxas e indicadores 4 Em virtude da expedição de cartas rogatórias. 8

19 Apresentam-se a seguir as taxas de congestão, de resolução (clearence rate), de recuperação (backlog rate) e de litigância. Núcleo de Cascais -Unidade de Processos entre 0entre e 09-0 e,0, , 0,9 Jurisdição Penal ª Secção da Instância Central Criminal Funcionários em funções - ª UP ª Secção da Instância Central Criminal Estatística Secretaria ª Secção da Instância Central Criminal Processo e data de diligência mais distante Durante todo o ano judicial um Tribunal Colectivo auxiliar esteve afecto a ambas as instâncias Centrais Criminais de Cascais e de Sintra. 9

20 6/.PECSC 00/.PCOER 447/.8PDOER Secções de Instrução Criminal O Tribunal integra duas secções da Instância Central de Instrução Criminal. A ª Secção com sede em Sintra e a ª Secção com sede em Cascais. A competência territorial da ª Secção da Instância Central de Instrução Criminal abrange os municípios de Amadora, de Mafra e de Sintra. A competência territorial da ª Secção da Instância Central de Instrução Criminal abrange os municípios de Cascais e de Oeiras. Cada uma das secções integra uma unidade de processos. O número de magistrados colocados em cada uma delas bem como o número de funcionários vai indicado nos quadros infra. Movimento processual no período indicado. ª Secção de Instrução Criminal 0

21 Taxas e indicadores Núcleo de Sintra - Unidade de Processos entre 0entre e 09-0 e 0,4, ,94, Justiça Penal ª Secção da Instância Central de Instrução Criminal Instrução Criminal

22 Estatística de secretaria ª Secção da Instância Central de Instrução Criminal Justiça Penal 6 Funcionários em funções - ª UP ª Secção da Instância Central de Instrução Criminal Estatística Secretaria Instrução Criminal ª Secção da Instância Central de Instrução Criminal Processo e data de diligência mais distante /4.PGAMD 9/.PCAMD 869/.4IDLSB ª Secção Central de Instrução Criminal

23 Taxas e indicadores Núcleo de Cascais - Unidade de Processos 48 entre 0entre e 09-0 e 0,9, ,9,6 Justiça Penal ª Secção da Instância Central de Instrução Criminal Instrução Criminal

24 Estatística de secretaria Justiça Penal 4 Funcionários em funções UP ª Secção da Instância Central de Instrução Criminal Estatística Secretaria ª Secção da Instância Central de Instrução Criminal Instrução Criminal ª Secção da Instância Central de Instrução Criminal Processo e data de diligência mais distante /,0T9CSC 6/,0PEOER Instâncias Centrais de Família e Menores O Tribunal Judicial da Comarca Lisboa Oeste integra três secções de Instância Central de Família e Menores. 4

25 A ª secção, com sede em Sintra, a ª Secção com sede na Amadora e, a ª Secção, com sede em Cascais. A competência territorial da ª secção de Família e Menores abrange os municípios de Mafra e de Sintra. A competência territorial da ª secção de Família e Menores abrange o município da Amadora A competência territorial da ª secção de Família e Menores abrange os municípios de Cascais e de Oeiras. Regista-se que, como no ano anterior, todas as Secções de Família e particularmente a de Cascais tiveram ao longo de todo o ano um número manifestamente insuficiente de oficiais de justiça o que afectou de forma muito significativa os resultados. A ª secção de Família e Menores integra seis unidades de processos. A ª secção de Família e Menores integra duas unidades de processos e, a ª secção de Família e Menores, quatro unidades de processos. O número de magistrados colocados em cada uma delas bem como o número de funcionários vai indicado nos respectivos quadros infra. Movimento processual no período considerado: ª Secção da Instância Central de Família e Menores:

26 Taxas e indicadores Núcleo de Sintra - entre 0entre e 09-0 e 0,6, ,68 0,77 Núcleo de Sintra - 40 entre 0entre e 09-0 e 0,, ,67 0,77 Núcleo de Sintra - ª Unidade de Processos 67 entre 0entre e 09-0 e 0,6, ,7 0,76 6

27 Núcleo de Sintra - 4ª Unidade de Processos 77 entre 0entre e 09-0 e 0,97, , 0,7 Núcleo de Sintra - ª Unidade de Processos entre 0entre e 09-0 e 0,70, ,6 0,8 Núcleo de Sintra - 6ª Unidade de Processos 66 entre 0entre e 09-0 e 0,6, ,66 0,8 Justiça Cível ª Secção de Família e Menores Justiça Tutelar

28 Justiça Cível Funcionários em funções - ª UP Funcionários em funções - ª UP 4 Funcionários em funções - ª UP Funcionários em funções - 4ª UP Funcionários em funções - ª UP Funcionários em funções - 6ª UP 8 ª Secção de Família e Menores 7 8 ª Unidade de Processos 4 4ª Unidade de Processos ª Unidade de Processos ª Unidade de Processos Estatística Secretaria ª Unidade de Processos ª Unidade de Processos ª Unidade de Processos 4 4 6ª Unidade de Processos Justiça Tutelar ª Secção de Família e Menores

29 ª Unidade de Processos ª Unidade de Processos 4 ª Unidade de Processos 8 8 6ª Unidade de Processos Estatística Secretaria ª Unidade de Processos ª Unidade de Processos 4 ª Unidade de Processos ª Unidade de Processos Processo e data da diligência mais distante /6.T8SNT 4/.4T8SNT 487/6.8T8SNT 44/4.T8SNT 96/.TSNT 09/4.T8SNT-A ª Secção de Família e Menores Taxas e indicadores Núcleo da Amadora - 9

30 780 entre 0entre e 09-0 e 0,6, ,6, Núcleo da Amadora - 90 entre 0entre e 09-0 e 0,68, ,6,6 Justiça Cível ª Secção de Família e Menores Justiça Tutelar Justiça Cível Funcionários em funções - ª UP Funcionários em funções - ª UP Estatística Secretaria 0 0

31 Justiça Tutelar 4 Estatística Secretaria 98 Processo e data da diligência mais distante /09.TAMD-A 46/6.8T8AMD ª Secção de Família e Menores

32 Taxas e indicadores Núcleo de Cascais - 97 entre 0entre e 09-0 e,40 0, ,40 0,78 Núcleo de Cascais - 70 entre 0entre e 09-0 e 0,77, ,8 0,87 Núcleo de Cascais - ª Unidade de Processos 0 entre 0entre e 09-0 e,0, ,49 0,86 Núcleo de Cascais - 4ª Unidade de Processos 0 entre 0entre e 09-0 e,49 0, ,9 0,74 Justiça Cível ª Secção de Família e Menores

33 Justiça Tutelar Justiça Cível Funcionários em funções - ª UP Funcionários em funções - ª UP 4 Funcionários em funções - ª UP 6 Funcionários em funções - 4ª UP 4 46 ª Unidade de Processos ª Unidade de Processos ª Unidade de Processos ª Unidade de Processos Estatística Secretaria 97

34 Justiça Tutelar ª Unidade de Processos 6 9 4ª Unidade de Processos ª Unidade de Processos 7 4 4ª Unidade de Processos Estatística Secretaria 4 Diligências agendadas e data mais distante /4,T8CSC 607/6,4T8CSC 484/,T8CSC 009/0,TBCSC-G Secções de Instância Central de Trabalho O Tribunal integra duas secções da Instância Central do Trabalho. A ª secção com sede em Sintra e a ª Secção com sede em Cascais. A competência territorial da ª secção de trabalho abrange os municípios de Amadora, de Mafra e de Sintra. A competência territorial da ª secção de trabalho abrange os municípios de Cascais e de Oeiras. Cada uma das secções integra duas unidades de processos. O número de magistrados colocados em cada uma delas bem como o número de funcionários vai indicado nos quadros abaixo inseridos. 4

35 Movimento processual no período indicado. ª Secção de Trabalho Taxas e indicadores Núcleo de Sintra - Instância Central Trabalho - 4 entre 0entre e 09-0 e,07, , 0,9 Núcleo de Sintra - Instância Central Trabalho - 0 entre 0entre e 09-0 e,4, ,4 0,74 Justiça Cível 46 ª Secção da Instância Central do Trabalho Justiça Laboral 6 Um Senhor auxiliar.

36 Justiça Cível Funcionários em funções - ª UP 6 Funcionários em funções - ª UP Estatística Secretaria Justiça Laboral Processo e data da diligência mais distante /6.0t8snt 894/6.t8snt 9/6.9T8SNT ª Secção de Trabalho 6

37 Taxas e indicadores Instância Central do Trabalho de Cascais - 90 entre 0entre e 09-0 e 0,94, , 0,86 Instância Central do Trabalho de Cascais - 47 entre 0entre e 09-0 e 0,99, ,4 0,4 Justiça Cível ª Secção da Instância Central do Trabalho Justiça Laboral

38 Justiça Cível Funcionários em funções - ª UP 6 Funcionários em funções - ª UP Estatística Secretaria Justiça Laboral Processo e data da diligência mais distante /6,T8CSC 706/6,8T8CSC 064/6,0T8CSC Instância Central do Comércio O Tribunal Judicial de Lisboa Oeste integra uma secção de Instância Central do Comércio com sede em Sintra e com competência territorial que abrange todos os municípios da Comarca (Cascais, Oeiras, Amadora, Mafra e Sintra). 8

39 A Instância Central do Comércio integra cinco unidades de processos. O número de magistrados colocados em cada uma delas, bem como o número de funcionários vai indicado nos quadros infra. Movimento processual no período indicado. Taxas e indicadores Núcleo de Sintra - Comércio J 9

40 entre e entre e entre e entre e ,67 Núcleo de Sintra - Comércio J 04 entre e -0806, ,8 Núcleo de Sintra - Comércio J,0 00 entre e entre e entre e ,8 Núcleo de Sintra - Comércio J ,9, ,0 0,6,08 0,6,9 0,6,0,7 4,4 0,6,7 004 entre 0entre e 09-0 e , ,6 0,8 Núcleo de Sintra - Comércio J4 Instância Central do Comércio Uma Senhora Juíza auxiliar esteve afecta ao Comércio e às Execuções já que dois dos Senhores Juízes titulares tinham (e mantêm) redução de serviço. 40

41 Funcionários em funções - ª UP Funcionários em funções - ª UP Funcionários em funções - ª UP Funcionários em funções - 4ª UP Funcionários em funções - ª UP ª Unidade de Processos 4 0 4ª Unidade de Processos ª Unidade de Processos Estatística da Secretaria ª Unidade de Processos ª Unidade de Processos 9 7 ª Unidade de Processos Processo e data da diligência mais distante /.T8SNT Proc. 6/6.6T8SNT 99/6.8T8SNT 97/4.TSNT-U 80/6.8T8SNT Secções de Execução O Tribunal integra duas secções da Instância Central de Execução. A ª secção, com sede em Sintra e competência territorial relativamente aos municípios de Amadora, Mafra e Sintra e a ª Secção, com sede em Oeiras e competência territorial relativamente aos municípios de Cascais e de Oeiras. 4

42 A ª Secção de Execução (Sintra) integra duas unidades de processos. A ª Secção de Execução tem apenas uma unidade de processos. O número de magistrados colocados em cada uma das Secções, bem como o número de funcionários vai indicado nos respectivos quadros infra. Movimento processual no período indicado. ª Secção de Execução Taxas e indicadores Núcleo de Sintra - Instância Central Execuções entre 0entre e 09-0 e,86, , 7,87 Núcleo de Sintra - Instância Central de Execuções - 6 entre 0entre e 09-0 e,8, , 4,,8 ª Secção de Execuções- Sintra 8 Na Instância Central em causa estiveram colocados dois Juízes auxiliares e um terceiro partilhado com a jurisdição do Comércio. 4

43 Funcionários em funções - ª UP 8 Funcionários em funções - ª UP Estatística Secretaria Processo e data da diligência mais distante /04.6TCSNT 804/09.8TSNT 96/.TSNT-B ª Secção de Execução 4

44 Taxas e indicadores Núcleo de Oeiras - Instância Central de Execuções 4980 entre 0entre e 09-0 e,60, ,4 6,8 ª Secção de Execução Oeiras Funcionários em funções UP 44

45 Estatística Secretaria 7 Processo e data da diligência mais distante /4.0T8OER-A 89/4.T8OER Instâncias Locais Secções de competência genérica. Cível O Tribunal Judicial de Lisboa Oeste integra secções de competência genérica desdobradas em secções cíveis e secções criminais em todos os Núcleos e, no Núcleo de Sintra, também de pequena criminalidade, cada uma com competência territorial no município em que se encontra instalada. Cada uma das secções integra uma ou várias unidades de processos, como à frente se indicará. O número de magistrados colocados em cada uma delas, bem como o número de funcionários vai indicado nos quadros infra. Movimento processual no período indicado Instância Local Cível de Sintra 4

46 Na primeira e terceira unidades de processos estão colocados dois juízes e na segunda, um juiz. Taxas e indicadores Núcleo de Sintra - Instância Local Cível - entre e entre e ,6, ,70 0,88 Núcleo de Sintra - Instância Local Cível - 4 entre 0entre e 09-0 e ,00, , 0,4 Núcleo de Sintra - Instância Local Cível - ª Unidade de Processos 7 entre 0entre e 09-0 e ,64, ,69 0,90 46

47 69 Instância Local Cível de Sintra Funcionários em funções - ª UP 4 Funcionários em funções - ª UP Funcionários em funções - ª UP ª Unidade de Processos Estatística Secretaria ª Unidade de Processos Processo e data da diligência mais distante /.0TSNT 0/.0YIPRT /.9T8SNT 6864/.T8SNT 78/6,7YIPRT 9 Pese embora se considere a Senhora Juíza auxiliar colocada na instância local cível, a verdade é que a mesma entrou de baixa médica e subsequente licença de maternidade, logo em Novembro de 0. 0 Face à acumulação de serviço da, 00 (cem) dos processos desta foram afectos a um Senhor da Instância Local de Oeiras. 47

48 Instância Local Cível da Amadora Taxas e indicadores Nucleo da Amadora - Instância Local Cível 69 entre 0entre e 09-0 e 0,60, ,66 0,97 Instância Local Cível da Amadora

49 Funcionários em funções UP Estatística Secretaria 94 Processo e data da diligência mais distante /6.7T8AMD 48/4.8T8AMD Instância Local de Mafra 49

50 Taxas e indicadores Núcleo de Mafra - Instância Local Cível 9 entre 0entre e 09-0 e 0,77, ,60 0,4 Instância Local Cível de Mafra Funcionários em funções UP 0

51 Estatística Secretaria Diligências agendadas e data mais distante /.6T8MFR Instância Local Cível de Oeiras Taxas e indicadores Núcleo de Oeiras - Instância Local Cível - 49 entre 0entre e 09-0 e 0,66, ,67 0,6 Núcleo da Oeiras - Instância Local Cível - entre e entre e

52 ,6 4,8 0,68 0,6 4 Instância Local Cível de Oeiras Funcionários em funções - ª UP 4 Funcionários em funções - ª UP Estatística Secretaria Processo e data da diligência mais distante /.T8OER 996/.4TBOER 00/.0T8OER 0794/.8T8SNT Instância Local Cível de Cascais

53 Taxas e indicadores Núcleo de Cascais - Instância Local Cível entre 0entre e 09-0 e 0,9, ,60 0,77 Núcleo de Cascais - Instância Local Cível entre 0entre e 09-0 e 0,8, ,6 0,78 Instância Local Cível de Cascais Funcionários em funções - ª UP Funcionários em funções - ª UP 4

54 Estatística Secretaria Processo e data da diligência mais distante /,6TBCSC 407/,0T8CSC 7/,4T8CSC /,T8CSC Instâncias Locais Criminais Cada uma das secções integra uma ou várias unidades de processos, como se indicará. O número de magistrados colocados em cada uma delas, bem como o número de funcionários vai indicado nos respectivos quadros. A diferença entre os valores da estatística oficial e a da secretaria visível nos quadros infra, resulta da extrema carência de oficiais de justiça verificada ao longo de todo o ano judicial. Como referido, recorrer-se-á novamente a Movimento processual no período indicado: Instância Local Criminal de Sintra 4

55 Taxas e indicadores Núcleo de Sintra - entre e entre e 640,0 646,0 0,49 0,6 Núcleo de Sintra entre e entre e ,8 0,9 0,4 0,9 Núcleo de Sintra entre e entre e ,9,04 4 0, 0,6

56 Núcleo de Sintra entre e entre e ,9,0 0, 0,6 6 4 Instância Local Criminal de Sintra Funcionários em funções - ª UP Funcionários em funções - ª UP Funcionários em funções - ª UP Funcionários em funções - 4ª UP Instância Local Criminal de Sintra ª Unidade de Processos ª Unidade de Processos ª Unidade de Processos 48 4ª Unidade de Processos Estatística Secretaria Na instância local estiveram colocados dois Senhores Juízes, sendo que um deles esteve de baixa médica a partir das férias judiciais da Páscoa e, a outra, esteve de baixa médica por gravidez de risco durante cerca de um mês. 6

57 4 48 Processo e data da diligência mais distante /,0PASNT 4/4.0SRLBS 47/4.8t9snt /6.8PESNT Amadora: Taxas e indicadores Núcleo da Amadora - 0 entre 0entre e 09-0 e 0,4 0, ,9 0,9 Núcleo da Amadora - 88 entre 0entre e 09-0 e 0,60 0, , 0,88 Durante a baixa médica de cerca de dois meses, esteve colocada na Instância Local uma Senhora Juíza auxiliar do Quadro complementar. 7

58 Instância Local Criminal da Amadora Funcionários em funções - ª UP 6 Funcionários em funções - ª UP Estatística Secretaria 8 Processo e data da diligência mais distante /.0PBAMD 680/.PDAMD Instância Local de Mafra Os números abrangem além de processos comuns singulares, processos sumários, sumaríssimos, abreviados e recursos de contra-ordenação. 8

59 Taxas e indicadores Núcleo de Mafra- 44 entre 0entre e 09-0 e 0, 0, ,9 0, Núcleo de Mafra- 46 entre 0entre e 09-0 e 0, 0, ,64 0,0 Instância Local Criminal de Mafra Funcionários em funções - ª UP Funcionários em funções - ª UP

60 Estatística Secretaria 8 Processo e data da diligência mais distante /4.tmfr 4/4.7GBMFR Instância Local Criminal de Oeiras Taxas e indicadores Núcleo de Oeiras - 60

61 4 entre 0entre e 09-0 e 0,6, ,6 0,4 Núcleo de Oeiras - 79 entre 0entre e 09-0 e 0,6, ,66 0,7 Núcleo de Oeiras - 49 entre 0entre e 09-0 e 0,6, ,68 0,7 Instância Local Criminal de Oeiras Funcionários em funções - ª UP 4 Funcionários em funções - ª UP Funcionários em funções - ª UP ª Unidade de Processos Estatística Secretaria

62 ª Unidade de Processos Processo e data da diligência mais distante /6.4PDOER 48/.4PGOER 68/.0TDLSB Instância Local Criminal de Cascais Taxas e indicadores Núcleo de Cascais- 00 entre 0entre e 09-0 e,8, ,46 0,60 Núcleo de Cascais- 6

63 8 entre 0entre e 09-0 e,, ,49 0,64 Núcleo de Cascais- 99 entre 0entre e 09-0 e,4 0, ,9 0,6 4 Instância Local Criminal de Cascais Funcionários em funções - ª UP 7 Funcionários em funções - ª UP 6 Funcionários em funções - ª UP ª Unidade de Processos Estatística Secretaria ª Unidade de Processos Na instância em causa estão colocadas duas Senhoras Juízas auxiliares. Uma delas afecta à tramitação de todos os processos que caberiam a uma pequena instância criminal, libertando agenda das Senhoras Juízas titulares para antecipação de julgamentos designados com maior dilação. A mesma assegurou também julgamentos da. 6

64 Processo e data da diligência mais distante /,GACSC 47/,4TACSC 99/4,IDLSB Instância Local de Pequena Criminalidade O Tribunal integra uma secção de Pequena Criminalidade com sede no município de Sintra. Competência territorial: Município de Sintra; Integra duas unidades de processos. O número de magistrados colocados em cada uma delas bem como o número de funcionários vai indicado nos respectivos quadros abaixo inseridos. Movimento processual no período indicado: Taxas e indicadores Núcleo da Sintra - entre 0entre e 09-0 e No início do presente ano judicial reorganizou-se o serviço no sentido de antecipar o agendamento que, em Julho de 0, se estendia até

65 ,,7 0,7 0,9 Núcleo de Sintra - 67 entre 0entre e 09-0 e 0,66, ,6 0,96 Instância Local de Pequena Criminalidade de Sintra Funcionários em funções - ª UP 4 Funcionários em funções - ª UP Estatística Secretaria Processo e data da diligência mais distante /6.0GDSNT 6/6.0PTSNT 6

66 . Unidades Centrais. Em cada um dos Núcleos está instalada uma unidade central. Para além da recepção de todo o expediente, independentemente do Núcleo da secretaria a que se destina, os funcionários da unidade central prestam informação e fazem o atendimento do público em geral. Emitem registos criminais e cobram as respectivas taxas, recebendo pagamentos de DUC (documentos únicos de cobrança) de todos os utentes que ali se dirijam com essa finalidade. A Unidade Central de Sintra integra também a de Serviço Externo. A centralização de todo o serviço possibilitou uma sua melhor e mais adequada gestão. Os funcionários afectos a este serviço estão distribuídos por todos os Núcleos e a afectação do serviço a cada um deles foi efectuada, na grande maioria, pelo Núcleo de Oeiras... Actos diversos.. Nos diferentes Núcleos da secretaria procedeu-se ao registo de papéis, ao registo dos processos distribuídos, dos objectos apreendidos. Foram realizadas videoconferências no âmbito do processo penal e do processo civil Foram realizadas as operações de recepção de processos no arquivo e o atendimento de utentes. Procedeu-se à emissão dos registos criminais solicitados... Tratamento de objectos Os objectos apreendidos são recepcionados nas unidades centrais e guardados em salas de espólio. Permanecem aí até lhes ser dado destino. Estão em curso os processos respectivos para venda ou destruição dos já declarados perdidos a favor do Estado. O programa Citius continua a não ter disponível módulo para consulta de objectos registados... Arquivos Existe espaço destinado a arquivo em todos os Núcleos da secretaria. O espaço existente nos Núcleos de Oeiras e de Cascais é insuficiente e, em ambos os casos, foi necessário arranjar 66

67 espaço alternativo. Em Oeiras foi arrendado um armazém com essa finalidade e em Cascais parte do arquivo foi transferido para as instalações da Amadora. A falta de pessoal administrativo tem-se traduzido numa enorme dificuldade em realizar a maioria das tarefas relacionadas com o tratamento dos processos arquivados, nomeadamente a recepção e a destruição de processos. Foi disponibilizada verba apenas para recrutar seis funcionários contratados ao abrigo do Contrato de inserção. O pedido inicial foi de funcionários. Foi realizado muito do serviço em atraso, nomeadamente destruição de processos.. Unidade de serviço externo A Unidade de serviço externo, como já atrás se referiu, foi criada apenas no Núcleo de Sintra. Todo o serviço é aqui registado e a partir daqui efectuado o controlo e gestão, sem prejuízo de, em cada um dos Núcleos, cada um dos Senhores Secretários ter a seu cargo a verificação do seu funcionamento... Número e tipo de solicitações Nos Núcleos de Sintra, Cascais, e de Mafra encontra-se sedeado um único elemento. Nos Núcleos da Amadora e Oeiras estão sedeados dois. Regularizaram-se os atrasos do Núcleo de Cascais com a afectação de mais um elemento em Oeiras. Todo o serviço está a ser realizado em tempo útil. No período abrangido cada um dos elementos recebeu e executou o seguinte serviço: 67

68 Cada um dos Funcionários tem a seu cargo uma determinada área geográfica que em alguns casos não é coincidente com a do respectivo Núcleo, tendo em vista uma distribuição equitativa do serviço e a sua realização em idêntico período temporal... Cumprimento das solicitações e duração média de pendência das mesmas. A afectação de mais um elemento a este serviço possibilitou a recuperação dos atrasos e a realização do serviço, em média, em prazo inferior a 0 dias... Videoconferências 68

TRIBUNAL DA COMARCA DA GRANDE LISBOA-NOROESTE

TRIBUNAL DA COMARCA DA GRANDE LISBOA-NOROESTE TRIBUNAL DA COMARCA DA GRANDE LISBOA-NOROESTE RELATÓRIO ANUAL 212 Telef: 2191494 Fax: 21923419/219235336 Mail: Sintra.sgj@tribunais.org.pt RELATÓRIO 212 I) Introdução Como o próprio nome indica, num relatório

Leia mais

Relatório Anual 2014/15

Relatório Anual 2014/15 Conselho Superior da Magistratura Entrada no. /8 -- :: TRIBUNAL JUDICIAL DA COMARCA DA GUARDA Relatório Anual / -- a -8- -- TRIBUNAL JUDICIAL DA COMARCA DA GUARDA Relatório Anual / O presente relatório

Leia mais

Plano de actividades 2015/2016

Plano de actividades 2015/2016 Plano de actividades 2015/2016 TRIBUNAL JUDICIAL DA COMARCA DE SETÚBAL Artigo 94.º, n.º 6 alínea a), da Lei 62/2013, de 26 de agosto Período 01.09.2015 a 31.08.2016 Índice I. Nota introdutória... 2 II.

Leia mais

PROCURADORIA DA REPÚBLICA DA COMARCA DE LISBOA OESTE Coordenação MEMORANDO 1/2019. Violência Doméstica

PROCURADORIA DA REPÚBLICA DA COMARCA DE LISBOA OESTE Coordenação MEMORANDO 1/2019. Violência Doméstica PROCURADORIA DA REPÚBLICA DA COMARCA DE LISBOA OESTE Coordenação MEMORANDO 1/2019 Violência Doméstica ANÁLISE ESTATÍSTICA DOS ANOS DE 2016, 2017 E 2018 A Magistrada do Ministério Público Coordenadora da

Leia mais

Objectivos Processuais Proposta

Objectivos Processuais Proposta Objectivos Processuais 2016-2017 Proposta I - INTRODUÇÃO Por despacho de 29 de Setembro de 2016, S. Exª a Procuradora Geral da República estabeleceu os objectivos estratégicos para o ano judicial de 2015

Leia mais

TRIBUNAL JUDICIAL DA COMARCA DE LISBOA NORTE RELATÓRIO

TRIBUNAL JUDICIAL DA COMARCA DE LISBOA NORTE RELATÓRIO TRIBUNAL JUDICIAL DA COMARCA DE LISBOA NORTE RELATÓRIO I. Introdução 1. Âmbito do Relatório Na sequência do solicitado pelo CSM e considerando que a lei prevê que o relatório semestral incida sobre o estado

Leia mais

Recuperação de Processos. Relatório Anual

Recuperação de Processos. Relatório Anual Recuperação de Processos Relatório Anual - 2013 Atividade desenvolvida A DGAJ dispõe de uma equipa de recuperação processual, tendo em vista a recuperação de atrasos processuais em diversos tribunais.

Leia mais

Memorando Semestral. Ação do Ministério Público no Distrito Judicial de Lisboa (Área Penal)

Memorando Semestral. Ação do Ministério Público no Distrito Judicial de Lisboa (Área Penal) Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa Memorando Semestral 1.º Semestre 2016 Ação do Ministério Público no Distrito Judicial de Lisboa (Área Penal) 1. Apresentação Pretende-se com este Memorando fazer

Leia mais

Tribunal Judicial da Comarca de Leiria

Tribunal Judicial da Comarca de Leiria Tribunal Judicial da Comarca de Leiria Gabinete da Presidência Edifício do Palácio de Justiça de Leiria Praça da República, 2414-007 Leiria Telefone geral: 244848800 Endereço electrónico: juiz.presidente.leiria@tribunais.org.pt

Leia mais

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS 2015-2018 PROMOVER O ACESSO AO DIREITO E À JUSTIÇA Qualidade no acesso à justiça REFORÇAR A TRANSPARÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA Resolução em prazo razoável MELHORAR O TEMPO

Leia mais

CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA GABINETE DE APOIO AO VICE PRESIDENTE E AOS MEMBROS DO CSM

CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA GABINETE DE APOIO AO VICE PRESIDENTE E AOS MEMBROS DO CSM Despacho: PARECER Ref.ª Projecto de Portaria [s/n] Ofício n.º 746, de 26.03.2009, Gabinete SEAJ Ministério da Justiça Assunto: Parecer sobre a Portaria que fixa o quadro de pessoal dos Gabinetes de Apoio

Leia mais

REGULAMENTO DA PROCURADORIA DA REPÚBLICA DA COMARCA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DA PROCURADORIA DA REPÚBLICA DA COMARCA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO DA PROCURADORIA DA REPÚBLICA DA COMARCA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS ARTIGO 1.º Objeto 1. O presente regulamento define a estrutura e funcionamento da Procuradoria da República da comarca

Leia mais

Tribunal Judicial da Comarca dos Açores

Tribunal Judicial da Comarca dos Açores Tribunal Judicial da Comarca dos Açores OBJETIVOS PROCESSUAIS (2018) Juízo Central Cível e Criminal de Angra do Heroísmo e Unidades orgânicas) Análise da realidade (especifica do juizo Área de competência

Leia mais

Serviço do Apoio Judiciário

Serviço do Apoio Judiciário Serviço do Apoio Judiciário O Serviço do Apoio Judiciário do Conselho Distrital de Lisboa desenvolve a sua actividade com base no regime previsto na Lei n.º 34/2004 de 29 de Julho, republicada pela Lei

Leia mais

REGULAMENTO DA PROCURADORIA DA REPÚBLICA DA COMARCA DE BEJA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS ARTIGO 1º. Objecto

REGULAMENTO DA PROCURADORIA DA REPÚBLICA DA COMARCA DE BEJA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS ARTIGO 1º. Objecto REGULAMENTO DA PROCURADORIA DA REPÚBLICA DA COMARCA DE BEJA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS ARTIGO 1º Objecto 1. O presente regulamento define a estrutura e funcionamento da procuradoria da República da

Leia mais

Código de Processo Civil

Código de Processo Civil Código de Processo Civil 2019 19ª Edição Atualização nº 1 1 Atualização nº 1 EDITOR EDIÇÕES ALMEDINA, S.A. Rua Fernandes Tomás nºs 76, 78, 80 3000-167 Coimbra Tel.: 239 851 904 Fax: 239 851 901 www.almedina.net

Leia mais

Estatísticas trimestrais sobre processos de falência, insolvência e recuperação de empresas e sobre processos especiais de revitalização ( )

Estatísticas trimestrais sobre processos de falência, insolvência e recuperação de empresas e sobre processos especiais de revitalização ( ) 988 984 2.24 1.155 1.26 2.164 1.94 1.92 2.282 2.199 2.189 2.327 3.389 3.255 2.735 5.322 5. 4.3 5.26 5.379 4.279 4.759 4.988 3.83 Outubro de 214 Boletim n.º 19 DESTAQUE ESTATÍSTICO TRIMESTRAL 2º Trimestre

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL TRIBUNAL JUDICIAL DA COMARCA DE SETÚBAL. Artigo 108.º, n.º 2, alínea f), da Lei 62/2013, de 26 de agosto

RELATÓRIO ANUAL TRIBUNAL JUDICIAL DA COMARCA DE SETÚBAL. Artigo 108.º, n.º 2, alínea f), da Lei 62/2013, de 26 de agosto RELATÓRIO ANUAL TRIBUNAL JUDICIAL DA COMARCA DE SETÚBAL Artigo 108.º, n.º 2, alínea f), da Lei 62/2013, de 26 de agosto Período 01.09.2014 a 31.08.2015 Índice I. Introdução... 3 1.1.Âmbito do relatório...

Leia mais

Estatísticas trimestrais sobre ações executivas cíveis ( )

Estatísticas trimestrais sobre ações executivas cíveis ( ) Julho de 2017 Boletim n.º 43 DESTAQUE ESTATÍSTICO TRIMESTRAL 1º Trimestre de 2017 Estatísticas trimestrais sobre ações executivas cíveis (2007-2017) O presente documento pretende retratar a evolução trimestral

Leia mais

Proposta para os objectivos processuais do Tribunal Judicial da Comarca de Leiria Ano Judicial 2016/2017. Art. 91.º da LOSJ

Proposta para os objectivos processuais do Tribunal Judicial da Comarca de Leiria Ano Judicial 2016/2017. Art. 91.º da LOSJ Proposta para os objectivos processuais do Tribunal Judicial da Comarca de Leiria Ano Judicial 2016/2017 Art. 91.º da LOSJ Notas gerais: - A presente proposta, elaborada em coordenação com o Ex. mo Sr.

Leia mais

REGULAMENTO QUADRO DA PROCURADORIA DA REPÚBLICA DA COMARCA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS ARTIGO 1.º. Objeto

REGULAMENTO QUADRO DA PROCURADORIA DA REPÚBLICA DA COMARCA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS ARTIGO 1.º. Objeto Aprovado pela ordem de Serviço n.º 2/2015, de 25 de março de 2015, da Procuradora Geral da República REGULAMENTO QUADRO DA PROCURADORIA DA REPÚBLICA DA COMARCA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS ARTIGO 1.º

Leia mais

Despacho n.º 11/2016

Despacho n.º 11/2016 Despacho n.º 11/2016 No âmbito do quadro normativo que aprovou a reforma da organização judiciária, o Decreto -Lei n.º 49/2014, de 27 de março (ROFTJ), procedeu à regulamentação da Lei n.º 62/2013, de

Leia mais

COMARCA DO ALENTEJO LITORAL COMARCA DA GRANDE LISBOA NOROESTE COMARCA DO BAIXO VOUGA

COMARCA DO ALENTEJO LITORAL COMARCA DA GRANDE LISBOA NOROESTE COMARCA DO BAIXO VOUGA COMARCA DO ALENTEJO LITORAL COMARCA DA GRANDE LISBOA NOROESTE COMARCA DO BAIXO VOUGA LINHAS ORIENTADORAS DA REFORMA Eficiência da Organização Adequação à Realidade às Pessoas Regime Legal A lei é aplicável,

Leia mais

Estatísticas trimestrais sobre ações executivas cíveis ( )

Estatísticas trimestrais sobre ações executivas cíveis ( ) 925.358 963.165 951.512 976.19 997.167 11,1% 141,9% 124,4% 126,% 151,% Abril de 216 Boletim n.º 28 DESTAQUE ESTATÍSTICO TRIMESTRAL Trimestre de Estatísticas trimestrais sobre ações executivas cíveis (-)

Leia mais

Estatísticas trimestrais sobre ações executivas cíveis ( )

Estatísticas trimestrais sobre ações executivas cíveis ( ) Abril de 2017 Boletim n.º 40 DESTAQUE ESTATÍSTICO TRIMESTRAL 4º Trimestre de 2016 Estatísticas trimestrais sobre ações executivas cíveis (2007-2016) O presente documento pretende retratar a evolução trimestral

Leia mais

VIII ENCONTRO ANUAL DO CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA A ADMINISTRAÇÃO DOS TRIBUNAIS RUMOS DE UMA REFOMA INEVITÁVEL

VIII ENCONTRO ANUAL DO CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA A ADMINISTRAÇÃO DOS TRIBUNAIS RUMOS DE UMA REFOMA INEVITÁVEL VIII ENCONTRO ANUAL DO CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA A ADMINISTRAÇÃO DOS TRIBUNAIS RUMOS DE UMA REFOMA INEVITÁVEL O PAPEL DOS PRESIDENTES DOS TRIBUNAIS UM COMPROMISSO ENTRE MANAGEMENT E INDEPENDÊNCIA

Leia mais

Estatísticas da Justiça Alguns indicadores estatísticos sobre os processos nos tribunais judiciais de 1ª instância,

Estatísticas da Justiça Alguns indicadores estatísticos sobre os processos nos tribunais judiciais de 1ª instância, Outubro de 217 Número 51 DESTAQUE ESTATÍSTICO Estatísticas da Justiça Alguns indicadores estatísticos sobre os processos nos tribunais judiciais de 1ª instância, 27-216 1 O presente documento pretende

Leia mais

REGULAMENTO DA PROCURADORIA DA REPÚBLICA DA COMARCA DE FARO

REGULAMENTO DA PROCURADORIA DA REPÚBLICA DA COMARCA DE FARO REGULAMENTO DA PROCURADORIA DA REPÚBLICA DA COMARCA DE FARO (elaborada nos termos da ordem de serviço n. 2/2015, da PGR) CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS ARTIGO 1.º Objeto 1. O presente regulamento define

Leia mais

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS E PROCESSUAIS - MP 2016/2017

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS E PROCESSUAIS - MP 2016/2017 OBJETIVOS ESTRATÉGICOS E PROCESSUAIS - MP 2016/2017 OBJECTIVOS ESTRATÉGICOS E PROCESSUAIS DO MINISTÉRIO PÚBLICO (MP) COMARCA DE PORTALEGRE (2016/2017) DECLARAÇÃO INTRODUTÓRIA O Ministério Público enquanto

Leia mais

Estatísticas trimestrais sobre ações executivas cíveis ( )

Estatísticas trimestrais sobre ações executivas cíveis ( ) Janeiro de 2016 Boletim n.º 37 DESTAQUE ESTATÍSTICO TRIMESTRAL 3º Trimestre de 2016 Estatísticas trimestrais sobre ações executivas cíveis (2007-2016) O presente documento pretende retratar a evolução

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS Delegação de Barcelos Delegação de Esposende

ORDEM DOS ADVOGADOS Delegação de Barcelos Delegação de Esposende Exma. Senhora Bastonária da Ordem dos Advogados ASSUNTO: Novo Mapa Judiciário Tendo chegado ao conhecimento das Delegações de Barcelos e Esposende da Ordem dos Advogados, o diploma sobre o mapa judiciário,

Leia mais

Normas de funcionamento interno da 3.ª Secção do Tribunal de Contas (NFI)

Normas de funcionamento interno da 3.ª Secção do Tribunal de Contas (NFI) Normas de funcionamento interno da 3.ª Secção do Tribunal de Contas (NFI) RESOLUÇÃO N.º 1/98 3.ª S., de 4 de Fevereiro, com as seguintes alterações: 1.ª alteração Resolução n.º 1/99-3.ª Secção, aprovada

Leia mais

S. R. TRIBUNAL DA COMARCA DE BEJA

S. R. TRIBUNAL DA COMARCA DE BEJA RATÓRIO ANUAL 2017 1 I Observações gerais 3 II Movimentação Processual 7 - Juízo Local Almodôvar 10 - Juízo Central Família e Menores 11 - Juízo Central do Trabalho 12 - Juízo Central Cível e Criminal

Leia mais

Estatísticas da Justiça Alguns indicadores estatísticos sobre os processos nos tribunais judiciais de 1ª instância,

Estatísticas da Justiça Alguns indicadores estatísticos sobre os processos nos tribunais judiciais de 1ª instância, 1.547.672 1.57.71 1.64.317 1.65.477 1.68.844 1.698.733 1.522.83 1.441.18 1.311.138 Outubro de 216 Número 43 DESTAQUE ESTATÍSTICO Estatísticas da Justiça Alguns indicadores estatísticos sobre os processos

Leia mais

Estatísticas trimestrais sobre processos de falência, insolvência e recuperação de empresas e sobre processos especiais de revitalização ( )

Estatísticas trimestrais sobre processos de falência, insolvência e recuperação de empresas e sobre processos especiais de revitalização ( ) 846 856 2.23 1.154 1.184 2.132 1.78 1.668 2.386 2.163 2.114 2.363 3.59 3.219 2.99 4.559 4.45 4.87 4.47 4.499 3.957 8.24 6.91 4.773 3973 423 373 Janeiro de 216 Boletim n.º 25 DESTAQUE ESTATÍSTICO TRIMESTRAL

Leia mais

Estatísticas trimestrais sobre processos de falência, insolvência e recuperação de empresas ( )

Estatísticas trimestrais sobre processos de falência, insolvência e recuperação de empresas ( ) 187 188 228 1562 1499 2181 193 1967 236 2754 2487 2643 4637 412 3547 5389 5226 4348 Abril de 213 Trimestre 8 DESTAQUE ESTATÍSTICO TRIMESTRAL Estatísticas trimestrais sobre processos de falência, insolvência

Leia mais

Estatísticas da Justiça Alguns indicadores estatísticos sobre os processos nos tribunais judiciais de 1ª instância,

Estatísticas da Justiça Alguns indicadores estatísticos sobre os processos nos tribunais judiciais de 1ª instância, 1.535.736 1.497.778 1.594.68 1.655.168 1.687.458 1.77.242 1.533.654 Outubro de 214 Número 28 DESTAQUE ESTATÍSTICO Estatísticas da Justiça Alguns indicadores estatísticos sobre os processos nos tribunais

Leia mais

I. GENERALIDADES 7 1. Quanto ao Decreto-Lei nº 49/ Quanto ao Decreto-Lei nº 86/

I. GENERALIDADES 7 1. Quanto ao Decreto-Lei nº 49/ Quanto ao Decreto-Lei nº 86/ À GUISA DE INTRODUÇÃO 5 I. GENERALIDADES 7 1. Quanto ao Decreto-Lei nº 49/2014 7 2. Quanto ao Decreto-Lei nº 86/2016 11 II. REGULAMENTO DA ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA JUDICIÁRIO DE 2016 17 1º Objeto 17 2º Redenominação

Leia mais

CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA JUIZ SECRETÁRIO

CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA JUIZ SECRETÁRIO AVISO n.º 3/2015 Inscrição e Frequência das acções de formação complementar e contínua Centro de Estudos Judiciários 2015/2016 (Aprovado na sessão do Plenário do CSM, de 29-09-2015) 1) A inscrição nas

Leia mais

COMARCA DO ALENTEJO LITORAL COMARCA DA GRANDE LISBOA NOROESTE COMARCA DO BAIXO VOUGA PROPOSTA DE LEI

COMARCA DO ALENTEJO LITORAL COMARCA DA GRANDE LISBOA NOROESTE COMARCA DO BAIXO VOUGA PROPOSTA DE LEI COMARCA DO ALENTEJO LITORAL COMARCA DA GRANDE LISBOA NOROESTE COMARCA DO BAIXO VOUGA PROPOSTA DE LEI LINHAS ORIENTADORAS DA PROPOSTA Eficiência da Organização Adequação à Realidade às Pessoas ELEMENTOS

Leia mais

Procuradoria da República REGULAMENTO DA PROCURADORIA DA REPÚBLICA DA COMARCA DO PORTO ESTE

Procuradoria da República REGULAMENTO DA PROCURADORIA DA REPÚBLICA DA COMARCA DO PORTO ESTE REGULAMENTO DA PROCURADORIA DA REPÚBLICA DA COMARCA DO PORTO ESTE CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS ARTIGO 1.º Objeto 1. O presente regulamento define a estrutura e funcionamento da Procuradoria da República

Leia mais

Desmaterialização de processos nos Tribunais

Desmaterialização de processos nos Tribunais CITIUS Ministério Público Desmaterialização de processos nos Tribunais Permite: Melhorar o acesso à Justiça: Para as partes e mandatários poderem praticar actos judiciais on-line e relacionar-se com os

Leia mais

RECOMENDAÇÃO N.º 08/A/2013 (artigo 20.º, n.º 1, alínea a), da Lei n.º 9/91, de 9 de abril)

RECOMENDAÇÃO N.º 08/A/2013 (artigo 20.º, n.º 1, alínea a), da Lei n.º 9/91, de 9 de abril) Sua Excelência A Ministra da Justiça Praça do Comércio 1149-019 Lisboa Sua referência Sua comunicação Nossa referência Q-6759/12 (A5) Assunto: Tribunal do Comércio de Lisboa. RECOMENDAÇÃO N.º 08/A/2013

Leia mais

Desmaterialização, eliminação e simplificação de actos e processos na Justiça

Desmaterialização, eliminação e simplificação de actos e processos na Justiça Desmaterialização, eliminação e simplificação de actos e processos na Justiça O projecto de Desmaterialização, eliminação e simplificação de actos e processos na Justiça foi seleccionado como um dos 10

Leia mais

Última actualização em 06/02/2008

Última actualização em 06/02/2008 Decreto-Lei n.º 22/2008 de 1 de Fevereiro. - Procede à criação, nos termos da Lei n.º 78/2001, de 13 de Julho, do Julgado de Paz do Agrupamento dos Concelhos de Aguiar da Beira, Penalva do Castelo, Sátão,

Leia mais

REORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA CRIMINAL breves reflexões

REORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA CRIMINAL breves reflexões REORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA CRIMINAL breves reflexões I. INTRODUÇÃO A Lei n.º 58/2008 de 28 de Agosto aprovou a Lei de Organização e Funcionamento dos Tribunais Judiciais (LOFTJ) com o escopo de proceder

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DAS NOVAS COMARCAS PILOTO

ORGANIZAÇÃO DAS NOVAS COMARCAS PILOTO Page 1 of 19 DL n.º 25/2009, de 26 de Janeiro (versão actualizada) ORGANIZAÇÃO DAS NOVAS COMARCAS PILOTO [ Nº de artigos:57 ] SUMÁRIO Procede à reorganização judiciária das comarcas piloto do Alentejo

Leia mais

TRIBUNAL JUDICIAL DE COMARCA DA GUARDA

TRIBUNAL JUDICIAL DE COMARCA DA GUARDA Regulamento dos serviços judiciais do Tribunal Judicial de Comarca da Guarda Artigo 1.º Secretaria do Tribunal Judicial de Comarca da Guarda 1. No Tribunal Judicial de Comarca da Guarda existe uma única

Leia mais

ARTIGO 1.º Objeto. ARTIGO 2.º Magistrados da Procuradoria da República da Comarca

ARTIGO 1.º Objeto. ARTIGO 2.º Magistrados da Procuradoria da República da Comarca ARTIGO 1.º Objeto 1. O presente regulamento define a estrutura e funcionamento da Procuradoria da República da Comarca de Bragança, nos termos da alínea r) do n.º 1 do artigo 101.º da Lei n.º 62/2013,

Leia mais

REGULAMENTO DA PROCURADORIA DA REPÚBLICA DA COMARCA DE ÉVORA

REGULAMENTO DA PROCURADORIA DA REPÚBLICA DA COMARCA DE ÉVORA REGULAMENTO DA PROCURADORIA DA REPÚBLICA DA COMARCA DE ÉVORA I. OBJECTO ARTIGO 1.º Objecto 1. O presente regulamento define a estrutura e funcionamento da Procuradoria da República da comarca de Évora,

Leia mais

Estatísticas trimestrais sobre processos de falência, insolvência e recuperação de empresas e sobre processos especiais de revitalização ( )

Estatísticas trimestrais sobre processos de falência, insolvência e recuperação de empresas e sobre processos especiais de revitalização ( ) 989 982 2.245 1.152 1.24 2.166 1.925 1.891 2.277 2.166 2.16 2.316 3.313 3.189 2.74 5.31 5.2 3.981 5.273 5.538 4.51 4.759 4.993 3.441 4.392 4.731 3.664 3.995 4.375 2.825 3.635 3.678 2.484 Outubro de 217

Leia mais

Contrato n.º 250/2009 educação pessoal município cláusula

Contrato n.º 250/2009 educação pessoal município cláusula Contrato n.º 250/2009 educação pessoal município cláusula Ministério da Educação e Município de Monção Quinta-feira, 13 de Agosto de 2009 156 SÉRIE II ( páginas 32780 a 32782 ) TEXTO : Contrato n.º 250/2009

Leia mais

CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA GABINETE DE APOIO AO VICE PRESIDENTE E AOS MEMBROS DO CSM

CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA GABINETE DE APOIO AO VICE PRESIDENTE E AOS MEMBROS DO CSM COMARCAS-PILOTO Intervenções do Conselho Superior da Magistratura I. Objecto 1. A Lei n.º 52/2008, de 28 de Agosto, aprovou a nova Lei de Organização e Funcionamento dos Tribunais Judiciais, procedendo

Leia mais

TRIBUNAL JUDICIAL DA COMARCA DE LEIRIA

TRIBUNAL JUDICIAL DA COMARCA DE LEIRIA Tribunal Judicial da Comarca de Leiria Juiz Presidente Rua Tenente Valadim, 44 a 46 2410-190 Leiria Telefone geral: 244848800 Endereço electrónico: juiz.presidente.leiria@tribunais.org.pt RELATÓRIO ANUAL

Leia mais

DECRETO-LEI /2011 ALARGAMENTO DO NOVO MAPA JUDICIÁRIO ÀS COMARCAS DA COVA DA BEIRA E DE LISBOA

DECRETO-LEI /2011 ALARGAMENTO DO NOVO MAPA JUDICIÁRIO ÀS COMARCAS DA COVA DA BEIRA E DE LISBOA DECRETO-LEI /2011 ALARGAMENTO DO NOVO MAPA JUDICIÁRIO ÀS COMARCAS DA COVA DA BEIRA E DE LISBOA Versão aprovada no Conselho de Ministros de 12.Maio.2011 O novo mapa judiciário, criado pela Lei n.º 52/2008,

Leia mais

SINDICATO DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA

SINDICATO DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA SINDICATO DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA Decreto-Lei n.º 28/2009, de 28 de Janeiro Sumário: Procede à regulamentação, com carácter experimental e provisório, da Lei n.º 52/2008, de 28 de Agosto (Lei de Organização

Leia mais

Ex.ma Senhora. Sua referência Sua comunicação Nossa referência Proc. R-4890/09 (A4)

Ex.ma Senhora. Sua referência Sua comunicação Nossa referência Proc. R-4890/09 (A4) Ex.ma Senhora Sua referência Sua comunicação Nossa referência Proc. R-4890/09 (A4) Assunto: Reclamação recebida na Provedoria de Justiça em 24.9.2009. Novo regime de vinculação, carreiras e remunerações

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS Orçamento Consolidado para o ano de 2010

ORDEM DOS ADVOGADOS Orçamento Consolidado para o ano de 2010 ORDEM DOS ADVOGADOS Orçamento Consolidado para o ano de 2010 Introdução Nos termos estatutários, os órgãos da Ordem dos Advogados (Conselho Geral, Conselhos Distritais, Conselhos de Deontologia e Delegações)

Leia mais

Tribunal Judicial da Comarca de Braga. Relatório Semestral

Tribunal Judicial da Comarca de Braga. Relatório Semestral Tribunal Judicial da Comarca de Braga Relatório Semestral Set./ a Fev./ S. R. TRIBUNAL JUDICIAL DA COMARCA DE BRAGA JUIZ PRESIDENTE RELATÓRIO SEMESTRAL Sobre o estado dos serviços e a qualidade da resposta

Leia mais

DIPLOMA. Projecto de Portaria. Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Justiça. Refª. Pº 3878/

DIPLOMA. Projecto de Portaria. Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Justiça. Refª. Pº 3878/ Elaborado pelo Sindicato dos Funcionários Judiciais relativamente ao projecto de Portaria que visa proceder à alteração dos mapas de pessoal das Secretarias dos Tribunais Administrativos e Fiscais. DIPLOMA

Leia mais

Procuradoria da República da Comarca de Lisboa Oeste

Procuradoria da República da Comarca de Lisboa Oeste Procuradoria da República da Comarca de Lisboa Oeste OBJETIVOS PROCESSUAIS/AÇÕES A DESENVOLVER OBJETIVOS ESTRATÉGICOS ANUAIS OBJETIVOS PROCESSUAIS/ AÇÕES A DESENVOLVER A. ÁREAS PRIORITÁRIAS A.1 Corrupção

Leia mais

REGULAMENTO DA PROCURADORIA DA REPÚBLICA COMARCA DE VIANA DO CASTELO

REGULAMENTO DA PROCURADORIA DA REPÚBLICA COMARCA DE VIANA DO CASTELO REGULAMENTO DA PROCURADORIA DA REPÚBLICA COMARCA DE VIANA DO CASTELO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1.º (Objecto) 1. O presente regulamento define a estrutura e funcionamento da Procuradoria da República

Leia mais

Deliberação relativa à admissão de magistrados nas secções distritais. dos D.I.A.P. das comarcas sede dos Distritos Judiciais

Deliberação relativa à admissão de magistrados nas secções distritais. dos D.I.A.P. das comarcas sede dos Distritos Judiciais Deliberação relativa à admissão de magistrados nas secções distritais dos D.I.A.P. das comarcas sede dos Distritos Judiciais A crescente complexificação dos fenómenos criminais, a que se tem assistido

Leia mais

Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa. Elementos estatísticos Área Criminal

Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa. Elementos estatísticos Área Criminal Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa Elementos estatísticos Área Criminal 1º Semestre 2016 versus 1º Semestre 2015 2016 1. Introdução Por forma a fazer uma avaliação da actividade do Ministério Público

Leia mais

Estatísticas trimestrais sobre processos de falência, insolvência e recuperação de empresas e sobre processos especiais de revitalização ( )

Estatísticas trimestrais sobre processos de falência, insolvência e recuperação de empresas e sobre processos especiais de revitalização ( ) 992 1.35 2.238 1.138 1.15 2.218 1.89 1.764 2.243 2.4 2.46 2.31 3.9 3.55 2.58 5.472 5.282 3.691 5.428 5.349 4.316 5.6 5.327 3.675 4.643 5.118 4.2 4.83 4.346 3.23 3.814 3.862 2.528 Julho de 217 Boletim n.º

Leia mais

Relatório de Gestão Ano Judicial de 2015/2016

Relatório de Gestão Ano Judicial de 2015/2016 Ano Judicial de 2015/2016 01-09-2015 a 31-08-2016 Setembro de 2016 1 Índice: I. Introdução.. 2 II. Orgânica da Comarca. 2 III. Tribunal e Território.. 3 IV. Recursos Humanos. 3 V. Recursos Financeiros.

Leia mais

Estatísticas trimestrais sobre processos de falência, insolvência e recuperação de empresas e sobre processos especiais de revitalização ( )

Estatísticas trimestrais sobre processos de falência, insolvência e recuperação de empresas e sobre processos especiais de revitalização ( ) 1.086 1.089 2.225 1.560 1.498 2.194 1.896 1.969 2.313 2.715 2.455 2.623 4.559 4.051 3.498 5.400 5.253 4.234 5.023 5.039 3.939 5.190 5.454 4.527 4.192 4.336 3.556 Abril de 2016 Boletim n.º 27 DESTAQUE ESTATÍSTICO

Leia mais

REGULAMENTO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA PROCURADORIA DA REPÚBLICA DA COMARCA DE LEIRIA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS. ARTIGO 1.

REGULAMENTO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA PROCURADORIA DA REPÚBLICA DA COMARCA DE LEIRIA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS. ARTIGO 1. REGULAMENTO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA PROCURADORIA DA REPÚBLICA DA COMARCA DE LEIRIA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS ARTIGO 1.º Objecto 1. O presente regulamento define a estrutura e funcionamento da Procuradoria

Leia mais

ANEXO VIII BOLETIM ESTATÍSTICO DA DGPJ SOBRE AS ACÇÕES EXECUTIVAS

ANEXO VIII BOLETIM ESTATÍSTICO DA DGPJ SOBRE AS ACÇÕES EXECUTIVAS ANEXO VIII BOLETIM ESTATÍSTICO DA DGPJ SOBRE AS ACÇÕES EXECUTIVAS 339.403 220.988 942.025 285.063 269.668 952.206 307.210 304.955 977.254 255.356 228.536 1.004.074 370.004 265.321 1.108.757 273.904 196.270

Leia mais

Ordem de Serviço Nº 8/2014. Relatório Anual do Ministério Público Novos Modelos de Relatório e de Mapas

Ordem de Serviço Nº 8/2014. Relatório Anual do Ministério Público Novos Modelos de Relatório e de Mapas S. R. PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA Ordem de Serviço Nº 8/2014 Relatório Anual do Ministério Público Novos Modelos de Relatório e de Mapas O modelo de Relatório Anual da atividade do Ministério Público

Leia mais

Estatísticas da Justiça Alguns indicadores estatísticos sobre os processos nos tribunais judiciais de 1ª instância,

Estatísticas da Justiça Alguns indicadores estatísticos sobre os processos nos tribunais judiciais de 1ª instância, 1.535.382 1.498.151 1.595.884 1.657.712 1.692.229 1.716.128 Outubro de 213 Número 2 DESTAQUE ESTATÍSTICO Estatísticas da Justiça Alguns indicadores estatísticos sobre os processos nos tribunais judiciais

Leia mais

Estatísticas trimestrais sobre ações cíveis ( )

Estatísticas trimestrais sobre ações cíveis ( ) 78,1% 115,5% 19,3% 95,7% 112,4% 127,1% 241.4 236.554 248.464 262.38 254.847 241.628 Janeiro de 216 Boletim n.º 23 DESTAQUE ESTATÍSTICO TRIMESTRAL 1º e 2º Trimestres de 215 Estatísticas trimestrais sobre

Leia mais

VÍNCULOS Lei n.º 12-A/2008, de 27/02 -LVCR

VÍNCULOS Lei n.º 12-A/2008, de 27/02 -LVCR VÍNCULOS Lei n.º 12-A/2008, de 27/02 -LVCR (Com subordinação trabalho dependente) Modalidades art.º 9º Nomeação âmbito (Inexistente nas autarquias locais) Contrato: - Âmbito (art.º 20º) e modalidades (art.º

Leia mais

Estatísticas trimestrais sobre processos de falência, insolvência e recuperação de empresas e sobre processos especiais de revitalização ( )

Estatísticas trimestrais sobre processos de falência, insolvência e recuperação de empresas e sobre processos especiais de revitalização ( ) 846 856 2.235 1.155 1.184 2.138 1.78 1.668 2.392 2.163 2.113 2.369 3.59 3.219 2.997 4.559 4.45 4.92 4.46 4.498 3.961 8.36 6.917 4.832 3.971 4.33 3.673 3.175 3.325 2.743 Janeiro de 217 Boletim n.º 36 DESTAQUE

Leia mais

DESTAQUE ESTATÍSTICO TRIMESTRAL. 3º Trimestre de findos no terceiro trimestre de cada ano, Janeiro de 2018 Boletim n.º

DESTAQUE ESTATÍSTICO TRIMESTRAL. 3º Trimestre de findos no terceiro trimestre de cada ano, Janeiro de 2018 Boletim n.º 845 856 2.234 1.154 1.184 2.136 1.78 1.668 2.389 2.163 2.113 2.366 3.59 3.219 2.994 4.559 4.45 4.9 4.46 4.498 3.959 8.263 6.915 4.79 3.97 4.3 3.598 3.178 3.323 2.672 3.99 3.176 2.377 Janeiro de 218 Boletim

Leia mais

COMARCA DA MADEIRA PRESIDÊNCIA

COMARCA DA MADEIRA PRESIDÊNCIA TRIBUNAL DE COMARCA DA MADEIRA REGULAMENTO INTERNO CAPÍTULO I Disposições preliminares Artigo 1º Definição O regulamento interno do tribunal judicial da comarca da Madeira define o regime de funcionamento

Leia mais

Da conjugação dos elementos acima alinhados poderemos retirar as seguintes conclusões, quanto ao domicílio necessário dos magistrados:

Da conjugação dos elementos acima alinhados poderemos retirar as seguintes conclusões, quanto ao domicílio necessário dos magistrados: DELIBERAÇÃO LINHAS ORIENTADORAS RELATIVAS A PEDIDOS DE AUTORIZAÇÃO PARA OS MAGISTRADOS DO MINISTÉRIO PÚBLICO RESIDIREM EM LOCAL DIFERENTE DO PREVISTO NA LEI ARTº 85º DO ESTATUTO DO MINISTÉRIO PÚBLICO Nos

Leia mais

Processo Electrónico. Calendarização de novas funcionalidades

Processo Electrónico. Calendarização de novas funcionalidades Processo Electrónico Calendarização de novas funcionalidades CALENDARIZAÇÃO DAS ALTERAÇÕES AO CITIUS-MJ... 4 a) Melhoramento substancial do aspecto gráfico geral da aplicação...4 b) Distinção entre processos

Leia mais

CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA

CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA ANEXO À CIRCULAR N.º 8/2014 Regulamento do artigo 94.º, n.º 4, alíneas f) e g), da Lei 62/2013, de 26 de agosto (LOSJ), aprovado na sessão Plenária de 15 de Julho de 2014 do Conselho Superior da Magistratura

Leia mais

ANO: Direção-Geral da Administração da Justiça. Objetivos Estratégicos. Objetivos Operacionais. Eficácia 40% Ministério da Justiça

ANO: Direção-Geral da Administração da Justiça. Objetivos Estratégicos. Objetivos Operacionais. Eficácia 40% Ministério da Justiça ANO: 2017 Ministério da Justiça Direção-Geral da Administração da Justiça MISSÃO: Assegurar o apoio ao funcionamento dos tribunais. Objetivos Estratégicos META 2017 Monitorizar a Reforma da Organização

Leia mais

Estatísticas trimestrais sobre processos de falência, insolvência e recuperação de empresas e sobre processos especiais de revitalização ( )

Estatísticas trimestrais sobre processos de falência, insolvência e recuperação de empresas e sobre processos especiais de revitalização ( ) 995 136 2221 1141 1149 2199 1821 1772 2231 258 26 239 371 3116 265 3742 5485 5295 5417 532 4474 Julho de 213 Boletim n.º 9 DESTAQUE ESTATÍSTICO TRIMESTRAL 1º Trimestre de 213 Estatísticas trimestrais sobre

Leia mais

A actividade fiscalizadora do agente de execução. 1ª Conferência Internacional Promover a Eficácia das Execuções

A actividade fiscalizadora do agente de execução. 1ª Conferência Internacional Promover a Eficácia das Execuções A actividade fiscalizadora do agente de execução 1ª Conferência Internacional Promover a Eficácia das Execuções A Fiscalização através de meios informáticos A Fiscalização através de meios informáticos

Leia mais

DESPACHO Nº89/TS/2016 TURNOS AOS SÁBADOS, FERIADOS QUE RECAIAM EM SEGUNDA-FEIRA E NO SEGUNDO DIA FERIADO, EM CASO DE FERIADOS CONSECUTIVOS

DESPACHO Nº89/TS/2016 TURNOS AOS SÁBADOS, FERIADOS QUE RECAIAM EM SEGUNDA-FEIRA E NO SEGUNDO DIA FERIADO, EM CASO DE FERIADOS CONSECUTIVOS DESPACHO Nº89/TS/2016 TURNOS AOS SÁBADOS, FERIADOS QUE RECAIAM EM SEGUNDA-FEIRA E NO SEGUNDO DIA FERIADO, EM CASO DE FERIADOS CONSECUTIVOS 1. Disposições legais De acordo com o disposto no art.º 36º, nº

Leia mais

Relatório anual de gestão

Relatório anual de gestão Conselho Superior da Magistratura Entrada no. 2016/09546 2016-12-02 10:03:20 S. R. Relatório anual de gestão (1 de set. 2015 a 31 ago. de 2016) Tribunal Judicial da Comarca dos Açores Novembro de 2016

Leia mais

TRIBUNAL JUDICIAL DA COMARCA DE LEIRIA

TRIBUNAL JUDICIAL DA COMARCA DE LEIRIA Conselho Superior da Magistratura Entrada no. 2018/01785 2018-02-15 16:46:43 Tribunal Judicial da Comarca de Leiria Juiz Presidente Edifício antigo Liceu Rodrigues Lobo Rua Tenente Valadim, 44 a 46, 2410-190

Leia mais

A Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa. Lisboa, 09 de Julho de 2012

A Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa. Lisboa, 09 de Julho de 2012 A Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa Lisboa, 09 de Julho de 2012 1 PGDL: O que é. A Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa é um órgão intermédio da hierarquia do MP, com atribuições específicas, não

Leia mais

15 de Dezembro de 2010.

15 de Dezembro de 2010. AVISO 1. A Direcção Geral do Orçamento (DGO) e o Instituto de Informática (II) do MFAP estão a proceder à adaptação do SRH (Sistema de Recursos Humanos) para o processamento de vencimentos a partir de

Leia mais

TRIBUNAL JUDICIAL DA COMARCA DE AVEIRO

TRIBUNAL JUDICIAL DA COMARCA DE AVEIRO Exmo Sr. Vice-Presidente do Conselho Superior da Magistratura Juiz-Conselheiro Dr. António Joaquim Piçarra Lisboa Assunto: Relatório da Comarca (considerando o período de 01.09.2014 a 31.08.2015) O presente

Leia mais

PROTOCOLO ENTRE O CONSELHO SUPERIOR DOS TRIBUNAIS ADMINISTRATIVOS E FISCAIS E O CENTRO DE ARBITRAGEM ADMINISTRATIVA

PROTOCOLO ENTRE O CONSELHO SUPERIOR DOS TRIBUNAIS ADMINISTRATIVOS E FISCAIS E O CENTRO DE ARBITRAGEM ADMINISTRATIVA PROTOCOLO PROTOCOLO ENTRE O CONSELHO SUPERIOR DOS TRIBUNAIS ADMINISTRATIVOS E FISCAIS E O CENTRO DE ARBITRAGEM ADMINISTRATIVA Considerando que: Ao Estado compete assegurar o acesso aos tribunais, garantindo

Leia mais

Serviços do Ministério Público

Serviços do Ministério Público REGULAMENTO DA PROCURADORIA DA REPÚBLICA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS ARTIGO 1º Objeto 1 O presente regulamento define a estrutura e funcionamento da Procuradoria da República da comarca de Braga, nos

Leia mais

Secretaria Geral. Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional. Balanço Social

Secretaria Geral. Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional. Balanço Social Secretaria Geral Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional Balanço Social 2008 Análise sintética De acordo com o artigo 8.º da Lei n.º 66 B/2007, de 28 de Dezembro,

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO

RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO Conselho Superior da Magistratura Entrada no. 06/07853 06-0- 5:53: RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO [Artigos 94.º, n.ºs, g) e 6, a), 08.º, n.ºs, a) e f) e 0.º, n.º, a), todos da Lei n.º 6/03, de 6 de agosto]

Leia mais

Estatísticas trimestrais sobre ações cíveis ( )

Estatísticas trimestrais sobre ações cíveis ( ) 254.992 241.319 242.147 23.633 22.327 113,1% 97,6% 128,1% 125,3% 122,8% Julho de Boletim n.º 32 DESTAQUE ESTATÍSTICO TRIMESTRAL 1º Trimestre de Estatísticas trimestrais sobre ações cíveis (27-) O presente

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA MINISTÉRIO DA JUSTIÇA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA. 500 Diário da República, 1.ª série N.º de Janeiro de 2009

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA MINISTÉRIO DA JUSTIÇA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA. 500 Diário da República, 1.ª série N.º de Janeiro de 2009 500 Diário da República, 1.ª série N.º 17 26 de Janeiro de 2009 PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Decreto do Presidente da República n.º 1/2009 de 26 de Janeiro O Presidente da República decreta, nos termos do

Leia mais

Estatísticas trimestrais sobre ações cíveis ( )

Estatísticas trimestrais sobre ações cíveis ( ) 83,5% 19.292 9.733 185.652 1.781 164.66 124,1% 124,6% 131,5% 116,5% Julho de Boletim n.º 56 DESTAQUE ESTATÍSTICO TRIMESTRAL 1º Trimestre de Estatísticas trimestrais sobre ações cíveis (27-) O presente

Leia mais

Proposta de Lei nº 132/XII/1ª

Proposta de Lei nº 132/XII/1ª Proposta de Lei nº 132/XII/1ª Lei-quadro das entidades reguladoras PROPOSTAS DE ALTERAÇÃO Artigo 2º 1 - As Entidades Reguladoras são pessoas colectivas de direito público, dotadas de autonomia administrativa

Leia mais

Última actualização em 04/03/2008

Última actualização em 04/03/2008 Portaria n.º 220-A/2008 de 4 de Março. - Cria uma secretaria-geral designada por Balcão Nacional de Injunções (BNI), Ministérios das Finanças e da Administração Pública e da Justiça, S.I, 1º SUPLEMENTO,

Leia mais

Ministério Público CEJ 17/07/2008

Ministério Público CEJ 17/07/2008 Ministério Público CEJ 17/07/2008 CITIUS Ministério Público Desmaterialização de Processos Judiciais Perguntas & Respostas sobre a Aplicação informática para os Magistrados do Ministério Público 1. O que

Leia mais

O APOIO JUDICIÁRIO Vogal com o Pelouro: Dr. António Costeira Faustino (Vice Presidente) Dr. Miguel Matias

O APOIO JUDICIÁRIO Vogal com o Pelouro: Dr. António Costeira Faustino (Vice Presidente) Dr. Miguel Matias IMPLEMENTAÇÃO, GESTÃO E REFORÇO DE PROCEDIMENTOS No primeiro ano de mandato procedeu este Conselho à introdução de mudanças profundas quer ao nível da abordagem e tratamento dos Processos de Apoio Judiciário,

Leia mais

OBJETIVOS PROCESSUAIS DA COMARCA DE CASTELO BRANCO A) ÁREA CÍVEL

OBJETIVOS PROCESSUAIS DA COMARCA DE CASTELO BRANCO A) ÁREA CÍVEL OBJETIVOS PROCESSUAIS 2015-2016 Tendo presente os Objetivos Estratégicos do Ministério Público para o triénio judicial 2015-2018 e para o ano judicial de 2015-2016, fixados pela Exmª Senhora Procuradora

Leia mais