PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM PSICOLOGIA Mestrado em Psicologia Área de Concentração: Psicologia Social

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM PSICOLOGIA Mestrado em Psicologia Área de Concentração: Psicologia Social"

Transcrição

1 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM PSICOLOGIA Mestrado em Psicologia Área de Concentração: Psicologia Social EDITAL EXAME DE SELEÇÃO Ingresso em 2017/1 A Universidade Salgado de Oliveira, por intermédio da Reitoria, faz saber a todos os interessados que, nos termos do presente edital, fará realizar o Exame de Seleção para o Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Curso de Mestrado, Área de Concentração Psicologia Social (Homologado em 10 de outubro de 2006, conforme Parecer nº. 165/2006), no período de 17 de novembro de 2016 a 24 de fevereiro 2017, com início previsto para 13 de março de DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1. O processo de seleção será regido por este edital e executado pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Salgado de Oliveira O presente edital destina-se a candidatos para o preenchimento de vagas no curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia A concretização da inscrição subentende que o candidato está de acordo com o presente edital Todas as fases do exame de seleção serão realizadas na Universidade Salgado de Oliveira, Campus Niterói. 2. PÚBLICO-ALVO Portadores de diploma de graduação em curso superior de Psicologia e áreas afins. 3. DAS INSCRIÇÕES 3.1. Prazo: As inscrições estarão abertas no período de 17 de novembro de 2016 a 24 de fevereiro de 2017 e deverão ser realizadas de segunda a sexta, das 8h às 17h, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Salgado de Oliveira, situado à rua Marechal Deodoro 217, 2º andar, Centro, Niterói, CEP Maiores informações poderão ser obtidas na Secretaria do Programa através do telefone (21) ou pgpsicologia@nt.universo.edu.br. Não serão aceitas inscrições via fax e/ou correio eletrônico.

2 3.2. Do pagamento: Os candidatos deverão efetuar a inscrição na secretaria do mestrado e posteriormente pagar o valor de R$ 100,00 (cem reais), relativo à inscrição, em qualquer agência bancária. O valor referente ao pagamento da taxa de inscrição não será devolvido em hipótese alguma, salvo em caso de cancelamento do processo seletivo por conveniência da Coordenação do Programa Da opção: No ato da inscrição o candidato deverá indicar a linha e temática de pesquisa as quais deseja vincular-se. Informações detalhadas sobre as linhas de pesquisa, temáticas e respectivos professores orientadores encontram-se no Anexo Da documentação: O candidato deverá anexar à inscrição os documentos abaixo discriminados. Três cópias do Curriculum Vitae atualizado, acompanhado dos documentos comprobatórios em uma via, conforme modelo no Anexo 1. Uma Cópia da Carteira de Identidade. Uma Cópia do CPF. Três retratos 3x4, recente. Cópia do Diploma de curso superior de duração plena emitido por instituição reconhecida pelo MEC e do respectivo Histórico Escolar (autenticadas) e/ou Declaração de conclusão de curso de graduação em Psicologia ou áreas afins autenticadas (O candidato que apresentar Declaração de Conclusão de Curso terá o prazo de 1 (um) ano a partir da matrícula pa ra apresentar o Diploma sob pena de cancelamento da matrícula). Anteprojeto de dissertação, em três vias, conforme modelo no Anexo 2, vinculado a uma das linhas de pesquisa e temáticas do curso. Parágrafo Único: Toda a documentação deverá ser entregue no ato da inscrição, dentro de três envelopes pardos com o nome do candidato, linha de pesquisa e temática pretendida, na Secretaria do Mestrado. As informações prestadas são de inteira responsabilidade do candidato, dispondo a Coordenação do Programa do direito de excluir do processo seletivo o candidato que fornecer documentação incompleta ou dados comprovadamente inverídicos Da inscrição por procuração: será admitida a inscrição por terceiros mediante procuração simples do interessado, acompanhada de cópia legível de documento de identidade do candidato e do procurador. Esses documentos serão retidos. Não há necessidade de reconhecimento de fir ma da procuração. O comprovante de inscrição será entregue ao procurador, após efetuada a inscrição. O candidato inscrito por procuração assume total responsabilidade pelas informações prestadas por seu procurador, arcando com as conseqüências de eventuais erros de seu representante no preenchimento do formulário de inscrição e em sua entrega. 4. DA SELEÇÃO 4.1. Análise do anteprojeto Os anteprojetos serão avaliados pelos professores da linha de pesquisa e temática aos quais se destinam, levando em conta sua qualidade teórico -metodológica e adequação aos interesses de pesquisa dos eventuais professores orientadores.

3 4.2. Prova de Língua Inglesa (Com consulta a dicionário não-digital). A Prova Escrita de Língua Inglesa constará de tradução de texto de conteúdo relacionado às linhas de pesquisa e temáticas do Curso de Mestrado. O candidato somente poderá retirar-se do local de realização da prova após decorridas duas horas de seu início Prova Escrita de Conhecimentos Específicos (Sem consulta). A Prova Escrita de Conhecimentos Específicos consistirá no desenvolvimento de questões sobre Metodologia de Pesquisa em Psicologia e Análise de Artigos Científicos. O candidato somente poderá retirar-se do local de realização da prova após decorridas duas horas de seu início Entrevista A entrevista será realizada com banca de pelo menos dois professores da linha de pesquisa na qual o candidato deseja desenvolver suas atividades e terá por objetivo a avaliação do histórico acadêmico do candidato e a argüição sobre seu anteprojeto de pesquisa. Observação: Todas as etapas do processo seletivo são de caráter eliminatório, com exigência de nota mínima para aprovação igual a 5,0 em cada uma das etapas e nota média mínima de 7,0 (sete) para aprovação Cronograma do processo seletivo Período de Inscrição: 17 de novembro de 2016 a 24 de fevereiro de Prova escrita de língua estrangeira: 06 de março de 2017, das 09 às 13 horas. Prova escrita de conhecimentos específicos: 07 de março de 2017, das 09 às 13 horas. Entrevistas: 08 de março de 2017, a partir das 10 horas. Relação dos candidatos aprovados: 09 de março de 2017, a partir das 14 horas. Matrícula dos selecionados: 10 de março de Inícios das aulas: 13 de março de 2017 Reunião com novos alunos: 15 de março 2017, às 13 horas. OBSERVAÇÃO: Sob nenhum pretexto haverá segunda chamada das provas e entrevista, bem como não será concedida vista ou revisão de prova, no processo de seleção para o Mestrado.

4 5. DAS VAGAS Serão fixadas em 25 (vinte cinco) o número de vagas, estabelecidas em função da disponibilidade de orientadores na ocasião do exame, não havendo, contudo, compromisso da instituição de preenchê-las integralmente. A classificação será estabelecida de acordo com a média geral das notas obt idas nas diferentes etapas do processo seletivo. Em caso de empate, terá preferência o candidato que obtiver: a) maior nota na prova de conhecimentos específicos; b) maior nota no anteprojeto, como segundo critério de desempate. 6. DAS MATRÍCULAS 6.1. Os candidatos aprovados e classificados até o limite de vagas oferecidas terão direito de matricular-se obedecendo aos prazos e normas fixados pela Pró-Reitoria de Pós- Graduação e Pesquisa A matrícula será feita conforme plano de estudos recomendado pelo programa. 7. DAS BOLSAS 7.1. O Programa de Mestrado oferece, conforme a ordem de classificação dos candidatos aprovados no processo seletivo (do primeiro classificado em diante), 10 bolsas de 100% do valor cobrado na semestralidade do curso, 10 bolsas de até 50% do valor cobrado na semestralidade do curso e 05 bolsas de até 25% do valor cobrado na semestralidade do curso. O gozo da bolsa está condicionado à avaliação semestral do bolsista no que diz respeito à disponibilidade horária e ao cumprimento das atividades exigidas pelo Programa Existe a possibilidade de obter bolsas da CAPES, sendo a modalidade de bolsa estabelecida conforme os candidatos tenham ou não vínculo empregatício. 8. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 8.1. O presente exame de seleção é válido somente para as matrículas efetuadas no primeiro período letivo de 2017 desta Universidade A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa poderá baixar instruções complementares para a realização desse exame de seleção e para as matrículas, e decidirá sobre os casos omissos Os alunos não classificados deverão retirar a sua documentação até 30 dias após a realização do exame de seleção. 9. INFORMAÇÕES ADICIONAIS Os interessados poderão obter maiores informações junto à Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

5 Anexo I MODELO DE CURRICULUM VITAE 1. Dados pessoais Nome: Data de nascimento: Local: Nacionalidade: Estado civil: Identidade: CPF: 2. Residência Endereço: Bairro: CEP: Telefones: Fax: 3. Formação acadêmica e profissional: 4. Experiência docente: É docente de Instituição de Ensino Superior? ( ) Sim - Especificar ( ) Não 5. Experiência em pesquisa Já participou de grupo de pesquisa? ( ) Não ( ) Sim - Nome do grupo e coordenador: Se já participou de grupo de pesquisa, obteve bolsa ( ) Sim - Órgão financiador ( ) Não 6. Experiência de trabalho não docente: 7. Publicações (Livros, capítulos de livros, artigos em periódicos, trabalhos em congressos, etc.): 8. Trabalhos apresentados e não publicados: 9. Outras qualificações e experiências que julgue relevante informar:

6 Anexo II Modelo de Anteprojeto (Curso de Mestrado) O candidato deverá apresentar por escrito, no momento da inscrição, um anteprojeto da dissertação que pretende realizar ao longo do curso. Este texto não deve exceder 10 páginas datilografadas em folha A4, tipo Times New Roman, tamanho 12, e spaço 1,5 e nele deverão constar: 1. Introdução Especificação dos motivos da escolha da problemática de investigação e sua relevância, bem como dos objetivos da pesquisa. 2. Referencial teórico Breve descrição das principais linhas teóricas que pretende abordar como fundamentação da problemática e objetivos de investigação. 3. Metodologia Breve descrição de como pretende desenvolver a investigação. 4. Referências bibliográficas Observação: Na folha de rosto do anteprojeto, deverá vir indicada a linha de pesquisa e a temática para o qual ele está dirigido. É importante não esquecer que a adequação do anteprojeto aos interesses do professor escolhido terá peso relevante na avaliação do candidato.

7 Anexo III Linha de Pesquisa I: Desenvolvimento Sociocognitivo, Relações Interpessoais e Educação Docente: ADRIANA BENEVIDES SOARES Temas de Pesquisa: Relações interpessoais, Habilidade e Competência Social, Treinamento em Habilidades Sociais, Expectativas e Adaptação Acadêmica de estudantes, Estratégias de Enfrentamento, Resiliência, Motivação e Autoeficácia em contextos educativos. Docente: HUDSON GOLINO Temas de Pesquisa: Construção e validação de instrumentos de avaliação psicológica no contexto socioeducativo; Preditores socioeconômicos e cognitivos do rendimento educacional na educação básica e no ensino superior; Preditores da evasão acadêmica. Docente: MARCIA MARIA PERUZZI ELIA DA MOTA Temas de Pesquisa: Desenvolvimento sócio-cognitivo e linguagem; Contextos do desenvolvimento e habilidades metalingüísticas; Práticas de ensino e alfabetização. Docente: RAFAEL MOURA COELHO PECLY WOLTER Temas de Pesquisa: Relações entre pensamento e ação (escolas, empresas, universidades); Identidade Social; Representações Sociais; Pensamento Social. Linha de Pesquisa II Cognição Social, Organizações e Trabalho Docente: CLARISSA PINTO PIZARRO DE FREITAS Temas de Pesquisa: Bem-estar dos profissionais no ambiente laboral; Modelo de Recursos e Demanda; Recursos Pessoais; Autoeficácia; Adaptação e avaliação das evidências de validade de instrumentos da Psicologia Organizacional e do Trabalho. Docente: FELIPE VALENTINI Temas de Pesquisa: Avaliação psicológica no contexto do trabalho ; Construção e adaptação de instrumentos psicológicos; Habilidades cognitivas; Desempenho no trabalho ; Usos da Teoria de Resposta ao item; Modelagem por equações estruturais e multinível. Docente: IONE VASQUES-MENEZES Temas de Pesquisa: Aspectos objetivos e subjetivos da relação trabalho -trabalhador; Trabalho, diversidade e identidade; Implicações da organização do trabalho na saúde do trabalhador; Trabalho informal e emprego-desemprego; Orientação para o trabalho e desenvolvimento de carreira. Docente: LUCIA HELENA DE FREITAS PINHO FRANÇA Temas de Pesquisa: Envelhecimento no Contexto Organizacional; Programas de Preparação para a Aposentadoria; Equilíbrio vida-trabalho e lazer; Gerontologia; Atitudes, preconceitos, discriminação e violência contra idosos e idade; Programas Intergeracionais.

8 Docente: LUCIANA MOURÃO Temas de Pesquisa: Desenvolvimento profissional; Avaliação de Programas Sociais. Docente: MARIA CRISTINA FERREIRA Temas de Pesquisa: Comportamento Organizacional Positivo; Saúde e bem-estar nas Organizações; Cultura Organizacional; Justiça nas Organizações.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA. Área de Concentração: Atividade Física, Cultura e Sociedade.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA. Área de Concentração: Atividade Física, Cultura e Sociedade. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA Área de Concentração: Atividade Física, Cultura e Sociedade. EDITAL EXAME DE SELEÇÃO Ingresso em 2015/2 A Universidade Salgado de

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM PSICOLOGIA Doutorado em Psicologia Área de Concentração: Psicologia Social

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM PSICOLOGIA Doutorado em Psicologia Área de Concentração: Psicologia Social PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM PSICOLOGIA Doutorado em Psicologia Área de Concentração: Psicologia Social EDITAL EXAME DE SELEÇÃO Ingresso em 2018/1 A Universidade Salgado de Oliveira, por

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM PSICOLOGIA Mestrado em Psicologia Área de Concentração: Psicologia Social

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM PSICOLOGIA Mestrado em Psicologia Área de Concentração: Psicologia Social PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM PSICOLOGIA Mestrado em Psicologia Área de Concentração: Psicologia Social EDITAL EXAME DE SELEÇÃO Ingresso em 2018/1 A Universidade Salgado de Oliveira, por intermédio

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM PSICOLOGIA Doutorado em Psicologia Área de Concentração: Psicologia Social

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM PSICOLOGIA Doutorado em Psicologia Área de Concentração: Psicologia Social PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM PSICOLOGIA Doutorado em Psicologia Área de Concentração: Psicologia Social EDITAL EXAME DE SELEÇÃO Ingresso em 2012/2 A Universidade Salgado de Oliveira, por

Leia mais

Portadores de Diploma de Graduação de curso reconhecido pelo MEC.

Portadores de Diploma de Graduação de curso reconhecido pelo MEC. A Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Veiga de Almeida, no uso de suas atribuições estatuárias e regimentais, e devidamente autorizada pelo Conselho Universitário, faz saber, por meio

Leia mais

3.1. O processo de seleção será regido por este edital e executado pela Coordenação do Programa de Mestrado Profissional em Fonoaudiologia.

3.1. O processo de seleção será regido por este edital e executado pela Coordenação do Programa de Mestrado Profissional em Fonoaudiologia. Pró-Reitor Acadêmico da Universidade Veiga de Almeida, no uso de suas atribuições estatuárias e regimentais, e devidamente autorizado pelo Conselho Universitário, faz saber, por meio do presente Edital,

Leia mais

EDITAL N o 08/2017 INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS DO MEIO AMBIENTE

EDITAL N o 08/2017 INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS DO MEIO AMBIENTE A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Veiga de Almeida, no uso de suas atribuições estatuárias e regimentais, devidamente autorizada pelo Conselho Universitário, faz saber que estão

Leia mais

O Curso de Mestrado Profissional em Ciências do Ambiente terá a duração mínima de18 meses e máxima de 24 meses.

O Curso de Mestrado Profissional em Ciências do Ambiente terá a duração mínima de18 meses e máxima de 24 meses. A Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade Veiga de Almeida, no uso de suas atribuições estatuárias e regimentais, e devidamente autorizada pelo Conselho Universitário, faz saber,

Leia mais

Portadores de Diploma de Graduação e Mestrado de curso reconhecido pelo MEC.

Portadores de Diploma de Graduação e Mestrado de curso reconhecido pelo MEC. A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Veiga de Almeida, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, e devidamente autorizada pelo Conselho Universitário, faz saber, por

Leia mais

Linha de Pesquisa 1: Direito, Constituição e Cidadanias. Linha de Pesquisa 2: Estado, Cidadanias e Mundialização das Relações Jurídicas.

Linha de Pesquisa 1: Direito, Constituição e Cidadanias. Linha de Pesquisa 2: Estado, Cidadanias e Mundialização das Relações Jurídicas. O Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Veiga de Almeida UVA/RJ, no uso de suas atribuições estatuárias e regimentais, e devidamente autorizado pelo Conselho Universitário faz saber que

Leia mais

1. Das Vagas: O número total de vagas será de 10 (dez). 2. Da Duração do Curso: 36 a 48 meses.

1. Das Vagas: O número total de vagas será de 10 (dez). 2. Da Duração do Curso: 36 a 48 meses. A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Veiga de Almeida, no uso de suas atribuições estatuárias e regimentais, e devidamente autorizada pelo Conselho Universitário faz saber que estarão

Leia mais

UFF IBICT EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2007 DOUTORADO (STRICTO SENSU)

UFF IBICT EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2007 DOUTORADO (STRICTO SENSU) 1 UFF IBICT EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2007 DOUTORADO (STRICTO SENSU) A Universidade Federal Fluminense (UFF) torna público, para conhecimento dos interessados, que estarão abertas as

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2011/01

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2011/01 UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2011/01 A DIRETORA DO INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM CULTURAS E HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM CULTURAS E HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM CULTURAS E HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS EDITAL Nº 01/2014 PGCHPI PROCESSO SELETIVO A Universidade

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA RETIFICAÇÃO DE EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2016

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA RETIFICAÇÃO DE EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2016 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA RETIFICAÇÃO DE EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2016 A Coordenação do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Engenharia Metalúrgica faz saber

Leia mais

1. OBJETIVO Abrir inscrição de candidatos à seleção para o Curso de Especialização Lato Sensu História Social.

1. OBJETIVO Abrir inscrição de candidatos à seleção para o Curso de Especialização Lato Sensu História Social. FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - UFT PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EDITAL/2007 PROCESSO DE SELEÇÃO A Fundação Universidade Federal do Tocantins

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2018 A Coordenação do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Engenharia Metalúrgica faz saber que estarão abertas

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2015

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2015 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2015 A Coordenação do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Engenharia Metalúrgica faz saber que estarão abertas

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS EDITAL N 02/2016 PROCESSO SELETIVO DE DOUTORADO A COORDENAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2014/01

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2014/01 UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2014/01 O DIRETOR DO INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE,

Leia mais

EDITAL N o 19/2011-PROPE PROCESSO DE SELEÇÃO DISCENTE PARA O PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM SERVIÇO SOCIAL - 1º SEMESTRE DE 2012

EDITAL N o 19/2011-PROPE PROCESSO DE SELEÇÃO DISCENTE PARA O PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM SERVIÇO SOCIAL - 1º SEMESTRE DE 2012 1 EDITAL N o 19/2011-PROPE PROCESSO DE SELEÇÃO DISCENTE PARA O PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM SERVIÇO SOCIAL - 1º SEMESTRE DE 2012 A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Pontifícia

Leia mais

Edital PPGPSIQ 001/2015 Processo Seletivo para Doutorado modalidade FLUXO CONTÍNUO

Edital PPGPSIQ 001/2015 Processo Seletivo para Doutorado modalidade FLUXO CONTÍNUO Edital PPGPSIQ 001/2015 Processo Seletivo para Doutorado modalidade FLUXO CONTÍNUO O Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas: Psiquiatria torna público que receberá a documentação dos candidatos

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO AVISO DE EDITAL Nº 001/2012 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA DINTER UFF-URCA (STRICTO SENSU) EDITAL

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA DINTER UFF-URCA (STRICTO SENSU) EDITAL UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA DINTER UFF-URCA (STRICTO SENSU) EDITAL - 2019 SELEÇÃO PARA O ANO DE 2019 A Universidade Federal Fluminense torna

Leia mais

Universidade Estadual do Ceará

Universidade Estadual do Ceará UECE Chamada Pública de Seleção Nº XXX/2013 INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO AO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO O Reitor da UECE, Prof. Dr. José Jackson Coelho Sampaio,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS CAMPUS REGIONAL DE MONTES CLAROS INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS CAMPUS REGIONAL DE MONTES CLAROS INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS EDITAL DE SELEÇÃO Nº 1/2019 PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTAIS - TURMA 2019/1 A Diretoria do Instituto de Ciências Agrárias do Campus Regional de Montes Claros da Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL 2014/01 - A

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL 2014/01 - A UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL 2014/01 - A O DIRETOR DA ESCOLA DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, CONSIDERANDO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2012/01

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2012/01 UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2012/01 A DIRETORA DO INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE,

Leia mais

1. Área de Concentração - Pesquisa e Monitoramento de Produtos para Saúde

1. Área de Concentração - Pesquisa e Monitoramento de Produtos para Saúde UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE DOUTORADO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE 2016 A Coordenação

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM METEOROLOGIA PPGM-IGEO-CCMN-UFRJ

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM METEOROLOGIA PPGM-IGEO-CCMN-UFRJ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM METEOROLOGIA PPGM-IGEO-CCMN-UFRJ O Programa de Pós-Graduação em Meteorologia (PPGM) do Instituto de Geociências (IGEO) do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN)

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL - TURMA

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM METEOROLOGIA PPGM-IGEO-CCMN-UFRJ EDITAL Nº 627 DE 2/10/2017 INGRESSO DE NOVOS ALUNOS PROCESSO SELETIVO PARA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM METEOROLOGIA PPGM-IGEO-CCMN-UFRJ EDITAL Nº 627 DE 2/10/2017 INGRESSO DE NOVOS ALUNOS PROCESSO SELETIVO PARA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM METEOROLOGIA PPGM-IGEO-CCMN-UFRJ EDITAL Nº 627 DE 2/10/2017 INGRESSO DE NOVOS ALUNOS PROCESSO SELETIVO PARA 2018-1 O Programa de Pós-Graduação em Meteorologia (PPGM) do Instituto

Leia mais

EDITAL N 02/2018 PROCESSO SELETIVO PARA DOUTORADO

EDITAL N 02/2018 PROCESSO SELETIVO PARA DOUTORADO EDITAL N 02/2018 PROCESSO SELETIVO PARA DOUTORADO A COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, no uso de suas atribuições legais e estatutárias,

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA RETIFICAÇÃO DE EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2017

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA RETIFICAÇÃO DE EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2017 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA RETIFICAÇÃO DE EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2017 A Coordenação do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Engenharia Metalúrgica faz saber

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM METEOROLOGIA PPGM-IGEO-CCMN-UFRJ

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM METEOROLOGIA PPGM-IGEO-CCMN-UFRJ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM METEOROLOGIA PPGM-IGEO-CCMN-UFRJ O Programa de Pós-Graduação em Meteorologia (PPGM) do Instituto de Geociências (IGEO) do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN)

Leia mais

EDITAL 2011 DOUTORADO

EDITAL 2011 DOUTORADO EDITAL 2011 DOUTORADO A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social Programa EICOS/Instituto de Psicologia, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE DOUTORADO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE 2015 A Coordenação

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE CARDIOLOGIA

INSTITUTO NACIONAL DE CARDIOLOGIA INSTITUTO NACIONAL DE CARDIOLOGIA EDITAL 2019.1 DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO EM HEMODINÂMICA E CARDIOLOGIA INTERVENCIONISTA DO INSTITUTO NACIONAL DE CARDIOLOGIA COORDENADOR:

Leia mais

ÁREA 1 GESTÃO, PRODUÇÃO E MEIO AMBIENTE

ÁREA 1 GESTÃO, PRODUÇÃO E MEIO AMBIENTE UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL 2015/01 - A O DIRETOR DA ESCOLA DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, CONSIDERANDO

Leia mais

UFF-IBICT EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2005 MESTRADO (STRICTO SENSU)

UFF-IBICT EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2005 MESTRADO (STRICTO SENSU) 1 UFF-IBICT EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2005 MESTRADO (STRICTO SENSU) A Universidade Federal Fluminense torna público, para conhecimento dos interessados, que estarão abertas as inscrições

Leia mais

EDITAL Nº 01/2014 SELEÇÃO DE ALUNO ESPECIAL

EDITAL Nº 01/2014 SELEÇÃO DE ALUNO ESPECIAL Universidade Federal do Tocantins Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE Mestrado em Educação Campus Universitário de Palmas Av. NS 15, ACLNO 14 Sala 24 Bloco III Fone: (63) 3232-8201 e-mail: ppgedu@uft.edu.br

Leia mais

EXAME DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO EM FILOSOFIA

EXAME DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO EM FILOSOFIA EDITAL EXAME DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO EM FILOSOFIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LÓGICA E METAFÍSICA (PPGLM) Ingresso: primeiro semestre de 2011 O Coordenador do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL Nº 004 de 26/02/2016 PROCESSO SELETIVO DOUTORADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS ODONTOLÓGICAS INTEGRADAS

EDITAL Nº 004 de 26/02/2016 PROCESSO SELETIVO DOUTORADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS ODONTOLÓGICAS INTEGRADAS EDITAL Nº 004 de 26/02/2016 PROCESSO SELETIVO DOUTORADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS ODONTOLÓGICAS INTEGRADAS A UNIVERSIDADE DE CUIABÁ UNIC torna público o Processo Seletivo para ingresso no Programa de Pós-Graduação

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL - TURMA

Leia mais

CENTRO DE TECNOLOGIA E URBANISMO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL PPGEC Nº 03/2018

CENTRO DE TECNOLOGIA E URBANISMO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL PPGEC Nº 03/2018 CENTRO DE TECNOLOGIA E URBANISMO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL PPGEC Nº 03/2018 Estabelece normas e procedimentos de seleção para ingresso no Programa de Pós-Graduação Stricto sensu

Leia mais

EDITAL UFPA/GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ Nº 01, 21 DE MARÇO DE 2011

EDITAL UFPA/GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ Nº 01, 21 DE MARÇO DE 2011 EDITAL UFPA/GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ Nº 01, 21 DE MARÇO DE 2011 PROCESSO SELETIVO PARA SELEÇÃO, CONTRATAÇÃO E FORMAÇÃO DE QUADRO DE RESERVA DE ESTAGIÁRIOS DE NÍVEL SUPERIOR, DAS ÁREAS DE NUTRIÇÃO, PEDAGOGIA,

Leia mais

Universidade Federal de São Paulo Campus São José dos Campos Instituto de Ciência e Tecnologia Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica

Universidade Federal de São Paulo Campus São José dos Campos Instituto de Ciência e Tecnologia Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica EDITAL Nº 002/2017 Normas do Processo Seletivo para o Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica, referente ao ingresso no segundo semestre do ano de 2017. O, da Universidade Federal de São Paulo -

Leia mais

1. Abertura. 2. Inscrições

1. Abertura. 2. Inscrições PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO PROCESSO SELETIVO PARA FINS DE INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA NÍVEIS DE MESTRADO E DOUTORADO EDITAL DE ABERTURA

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS EDITAL Nº 02/2015 PROCESSO SELETIVO DE MESTRADO O Programa de

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES EDITAL PPGIE 01/2017

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES EDITAL PPGIE 01/2017 1 PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES EDITAL PPGIE 01/2017 1. O Programa de da U F R GS informa que estarão abertas, no período de 3 a 22 de abril de 2017, inscrições para candidaturas

Leia mais

EDITAL 08/2016 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET CURSO DE ODONTOLOGIA UFVJM

EDITAL 08/2016 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET CURSO DE ODONTOLOGIA UFVJM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI www.prograd.ufvjm.edu.br EDITAL 08/2016 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET CURSO DE ODONTOLOGIA UFVJM A Pró-Reitoria de Graduação

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO ACADÊMICO Aprovado pelas Resoluções CONSEPE N.º 05/88 e 04/95 Recomendado pela CAPES

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO ACADÊMICO Aprovado pelas Resoluções CONSEPE N.º 05/88 e 04/95 Recomendado pela CAPES PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO ACADÊMICO Aprovado pelas Resoluções CONSEPE N.º 05/88 e 04/95 Recomendado pela CAPES EDITAL PPPG Nº 45/2011 A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO torna

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Educação Curso de Mestrado (Aprovado pelas Resoluções CONSEPE N.º 05/88 e 04/95) Recomendado pela CAPES

Programa de Pós-Graduação em Educação Curso de Mestrado (Aprovado pelas Resoluções CONSEPE N.º 05/88 e 04/95) Recomendado pela CAPES UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação em Educação Curso

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, MESTRADO E DOUTORADO Aprovado pelas

Leia mais

EDITAL 001/2019 SELEÇÃO DE ESTUDANTES ESPECIAIS PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO E SAÚDE

EDITAL 001/2019 SELEÇÃO DE ESTUDANTES ESPECIAIS PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO E SAÚDE EDITAL 001/2019 SELEÇÃO DE ESTUDANTES ESPECIAIS PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO E SAÚDE A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde (CPGNUT) da Faculdade de Nutrição (FANUT)

Leia mais

EDITAL DE INSCRIÇÃO, SELEÇÃO E MATRÍCULA Nº 001/2017

EDITAL DE INSCRIÇÃO, SELEÇÃO E MATRÍCULA Nº 001/2017 EDITAL DE INSCRIÇÃO, SELEÇÃO E MATRÍCULA Nº 001/2017 1 - INFORMAÇÕES GERAIS A Coordenação do Curso de Pós-Graduação (Lato Sensu) em Educação Matemática (Aprovado pela Edital PrP N 21/2017), do Câmpus Cora

Leia mais

EDITAL /Janeiro/2007 PROCESSO DE SELEÇÃO

EDITAL /Janeiro/2007 PROCESSO DE SELEÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - UFT PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EDITAL /Janeiro/2007 PROCESSO DE SELEÇÃO A Fundação Universidade Federal do

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL n. 01/2015

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL n. 01/2015 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL n. 01/2015 SELEÇÃO DE CANDIDATO COM RESIDÊNCIA PERMANENTE NO EXTERIOR ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PARA O CURSO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CÂMPUS PELOTAS.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CÂMPUS PELOTAS. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CÂMPUS PELOTAS Edital 029/2018 Dispõe sobre o Processo Seletivo Complementar para ingresso no

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2017/01

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2017/01 1 UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2017/01 O DIRETOR DO INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, CONSIDERANDO

Leia mais

EDITAL N 01/2011 SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM COMUNICAÇÃO TURMA 2011

EDITAL N 01/2011 SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM COMUNICAÇÃO TURMA 2011 UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE CULTURA E ARTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO MESTRADO EM COMUNICAÇÃO EDITAL N 01/2011 SELEÇÃO PARA O MESTRADO

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA - DOUTORADO

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA - DOUTORADO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA - DOUTORADO E D I T A L 2 0 1 9 ABERTURA DE INSCRIÇÃO À SELEÇÃO DE CANDIDATOS

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS REGULARES PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA LINGUAGEM MESTRADO

PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS REGULARES PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA LINGUAGEM MESTRADO EDITAL Nº 26/2018 DA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS REGULARES PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA LINGUAGEM MESTRADO Em conformidade com o artigo 33, do

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA EDITAL ODONTOLOGIA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA EDITAL ODONTOLOGIA EDITAL ODONTOLOGIA 2015-1 O PRÓ-REITOR DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA E O COORDENADOR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO FAZEM SABER QUE ESTARÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES

Leia mais

EDITAL 2011 MESTRADO

EDITAL 2011 MESTRADO EDITAL 2011 MESTRADO A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social Programa EICOS/Instituto de Psicologia, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da

Leia mais

Edital N. 009/2018 SELEÇÃO - PPGFIL

Edital N. 009/2018 SELEÇÃO - PPGFIL CENTRO DE LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA Edital N. 009/2018 SELEÇÃO - PPGFIL Estabelece normas e procedimentos de seleção para o ingresso no Programa de Pós-Graduação

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE BIOLOGIA, ENSINO DE FÍSICA E ENSINO DE QUÍMICA)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE BIOLOGIA, ENSINO DE FÍSICA E ENSINO DE QUÍMICA) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE BIOLOGIA, ENSINO DE FÍSICA E ENSINO DE QUÍMICA) PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO DOUTORADO EM ENSINO

Leia mais

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS,

Leia mais

EDITAL - PROCESSO SELETIVO

EDITAL - PROCESSO SELETIVO PósARTCULT EDITAL - PROCESSO SELETIVO - 2016 APRESENTAÇÃO O Centro Multidisciplinar de Santa Maria da Vitória da Universidade Federal do Oeste da Bahia torna pública, por meio deste Edital, a abertura

Leia mais

Inscrição ao processo seletivo 23/11/2015 a 07/12/2015 Publicação das inscrições deferidas e indeferidas 09/12/2015

Inscrição ao processo seletivo 23/11/2015 a 07/12/2015 Publicação das inscrições deferidas e indeferidas 09/12/2015 CÂMPUS IPORÁ EDITAL LATO SENSU Nº 001/2015 CHAMADA PÚBLICA PARA O PROCESSO SELETIVO DO CURSO PÓSGRADUAÇÃO LATO SENSU LETRAMENTO, PRODUÇÃO DE SENTIDOS E ESCRITA Nº 01/2015 1. INFORMAÇÕES GERAIS A Pró-Reitoria

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UEG PRÓ-REITORIA DE PESQUISA LATO SENSU CÂMPUS UNIVERSITÁRIO LUZIÂNIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UEG PRÓ-REITORIA DE PESQUISA LATO SENSU CÂMPUS UNIVERSITÁRIO LUZIÂNIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UEG PRÓ-REITORIA DE PESQUISA LATO SENSU CÂMPUS UNIVERSITÁRIO LUZIÂNIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS E INOVAÇÃO. EDITAL Nº 001/2017 PrP LATO

Leia mais

EDITAL 2018/01 - Estrangeiros

EDITAL 2018/01 - Estrangeiros 1 UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL 2018/01 - Estrangeiros O DIRETOR DA ESCOLA DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE,

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MICROBIOLOGIA TURMA 2014/2 CURSO DE DOUTORADO

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MICROBIOLOGIA TURMA 2014/2 CURSO DE DOUTORADO EDITAL TURMA 2014/2 A Faculdade de Ciências Médicas, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, faz saber aos interessados que, no período de 19 de setembro a 20 de outubro de 2014, estarão abertas as

Leia mais

EDITAL PPGPCC nº 01/2014 Processo de Seleção para o Curso de Mestrado Acadêmico (ingresso em março de 2015)

EDITAL PPGPCC nº 01/2014 Processo de Seleção para o Curso de Mestrado Acadêmico (ingresso em março de 2015) EDITAL PPGPCC nº 01/2014 Processo de Seleção para o Curso de Mestrado Acadêmico (ingresso em março de 2015) A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e Cultura, do Instituto de

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - TURMA 2013/1 DOUTORADO

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - TURMA 2013/1 DOUTORADO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIA FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA CURSO DE DOUTORADO EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPGADM

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPGADM 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPGADM EDITAL Nº 005/2014-PPGADM Abertura de inscrições para

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL EDITAL Nº 014/2013, DE 06 DE NOVEMBRO DE 2013 - PROCESSO

Leia mais

DAS INSCRIÇÕES Período De 29 a 31 de março de Horário Das 8h às 16h. Protocolo Geral da UESC - Pavilhão Adonias Filho térreo.

DAS INSCRIÇÕES Período De 29 a 31 de março de Horário Das 8h às 16h. Protocolo Geral da UESC - Pavilhão Adonias Filho térreo. EDITAL UESC Nº 38 ABERTURA DE INSCRIÇÕES PRÉ-SELEÇÃO DE ALUNOS ESPECIAIS PARA AS DISCIPLINAS DO MESTRADO EM LETRAS: LINGUAGENS E REPRESENTAÇÕES - 1º SEMESTRE DE 2017. O Reitor em exercício da Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS ESTRANGEIROS MESTRADO E DOUTORADO 2017 1. REQUISITOS BÁSICOS De acordo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE DOUTORADO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE 2017 A Coordenação

Leia mais

EDITAL 05/2018 EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO 2019 DO PROGRAMA DE MESTRADO EM ADMNINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

EDITAL 05/2018 EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO 2019 DO PROGRAMA DE MESTRADO EM ADMNINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS EDITAL 05/2018 EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO 2019 DO PROGRAMA DE MESTRADO EM ADMNINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS O Coordenador do Programa Mestrado em Administração e Ciências Contábeis, no uso

Leia mais

Linha de Pesquisa 1: Direito, Constituição e Cidadanias. Linha de Pesquisa 2: Estado, Cidadanias e Mundialização das Relações Jurídicas.

Linha de Pesquisa 1: Direito, Constituição e Cidadanias. Linha de Pesquisa 2: Estado, Cidadanias e Mundialização das Relações Jurídicas. O Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Veiga de Almeida UVA/RJ, no uso de suas atribuições estatuárias e regimentais, e devidamente autorizado pelo Conselho Universitário faz saber que

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA CENTRO DE CIÊNCIAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA CENTRO DE CIÊNCIAS - UFJF EDITAL Nº 01/2014 Centro de Ciências-UFJF PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: NOVOS CAMINHOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS O Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE DOUTORADO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE 2013/1 A Coordenação

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA (PPGG)

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA (PPGG) UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA (PPGG) SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA: CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO PARA

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2013 MESTRADO EM PSICOLOGIA

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2013 MESTRADO EM PSICOLOGIA EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2013 O Programa de Pós-Graduação em Psicologia divulga esse Edital de ofertas de vagas para o curso de Mestrado em Psicologia, com início em 08 de abril de 2013. 1. DAS VAGAS

Leia mais

Edital UAB-UFABC 001/2017

Edital UAB-UFABC 001/2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade Federal do ABC Núcleo de Tecnologias Educacionais Av. dos Estados, 5001 Bairro Santa Terezinha Santo André - SP CEP 09210-580 Fone: (11) 3356.7283 3356.7651

Leia mais

TESTE SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR EDITAL Nº 02/2017

TESTE SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR EDITAL Nº 02/2017 EDITAL Nº 02/2017 O Reitor do Centro Universitário Autônomo do Brasil, UniBrasil torna público que estão abertas as inscrições para o teste seletivo de contratação de professor para as disciplinas de Mídia

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA TURMA MESTRADO ACADÊMICO

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA TURMA MESTRADO ACADÊMICO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIA FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

Seleção ao Curso de Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas

Seleção ao Curso de Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas EDITAL PARA INGRESSO EM 2018/04

Leia mais

EDITAL N. 03/2017. Edital de Inscrição e Seleção ao Curso de Mestrado em Engenharia Química

EDITAL N. 03/2017. Edital de Inscrição e Seleção ao Curso de Mestrado em Engenharia Química EDITAL N. 03/2017 Edital de Inscrição e Seleção ao Curso de Mestrado em Engenharia Química 1. Informações Gerais A coordenação do da (PPGEQ-UFG), torna público, que no período de 12 a 30 de junho de 2017,

Leia mais

EDITAL N.º 01/2016 UCS

EDITAL N.º 01/2016 UCS EDITAL N.º 01/2016 UCS Edital de abertura de inscrições para seleção de docente na área de Filosofia para atuação em ensino, pesquisa e orientação no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Filosofia

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EDITAL 2016

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EDITAL 2016 PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EDITAL 2016 O Colegiado do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu - Alfabetização das Crianças das Classes

Leia mais

EDITAL Nº001/2012-PPGEM-CP

EDITAL Nº001/2012-PPGEM-CP Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Cornélio Procópio Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica EDITAL Nº001/2012-PPGEM-CP

Leia mais

EDITAL Nº 002/2016, 01 de Fevereiro de 2016

EDITAL Nº 002/2016, 01 de Fevereiro de 2016 EDITAL Nº 002/2016, 01 de Fevereiro de 2016 Processos Seletivos para Ingresso no Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação do LNCC A Comissão de Avaliação e Seleção (CAS) do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE PSICOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL E INSTITUCIONAL.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE PSICOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL E INSTITUCIONAL. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE PSICOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL E INSTITUCIONAL Edital PPGPSI nº 01/2017 Processo de Seleção para o Curso de Mestrado Acadêmico

Leia mais