Universidade Estadual do Ceará

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Universidade Estadual do Ceará"

Transcrição

1 UECE Chamada Pública de Seleção Nº XXX/2013 INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO AO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO O Reitor da UECE, Prof. Dr. José Jackson Coelho Sampaio, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público através da presente Chamada Pública de Seleção, para conhecimento dos interessados, que estarão abertas as inscrições para seleção pública ao Curso de Mestrado Acadêmico em Ciência da Computação, do Centro de Ciências e Tecnologia, com Área de Concentração em Ciência da Computação, criado pela Resolução 2834-CEPE de 08/06/ 2005 e recomendado na 93ª Reunião do CTC da CAPES em 22/08/2006, nas datas e demais condições especificadas na presente Chamada Pública. Nome do curso: Mestrado Acadêmico em Ciência da Computação MACC. Área de concentração: Ciência da Computação. Linhas de pesquisa: Sistemas de Computação; Sistemas de Informação. Perfil dos candidatos: Poderão se inscrever portadores de diplomas de graduação plena em Ciência de Computação, Engenharias, Matemática, Física ou áreas afins. Vagas: 16 (dezesseis) vagas. Inscrições Local: as inscrições poderão der feitas na secretaria da Coordenação do Curso de Mestrado Acadêmico em Ciência da Computação (MACC), localizada no Prédio da Pesquisa e Pós- Graduação em Computação (PP-COMP) do Campus do Itaperi, Av. Paranjana 1700, Fortaleza CE, Telefone: (85) Serão aceitas inscrições via correio desde que a documentação seja postada com aviso de recebimento (AR) no período de inscrição. Período: de 03 de junho de 2013 à 02 de julho de Horário: de 8 às 12 horas e de 13 às 17 horas.

2 UECE Documentos necessários para inscrição: 1. Formulário de Inscrição disponível na Secretaria do curso ou em macc/. 2. Cópia autenticada do diploma de graduação ou declaração de estar concluindo o curso, emitida pela instituição de origem e histórico escolar. A matrícula ficará condicionada à apresentação do Diploma de Graduação ou documento comprobatório da conclusão do curso oficialmente reconhecido (cópia autenticada ou cópia com apresentação do original). 3. Curriculum Vitae no modelo da plataforma Lattes/CNPq ( acompanhado dos documentos comprobatórios na mesma ordem de apresentação do currículo. 4. Pelo menos duas (02) Cartas de Recomendação, conforme o modelo disponível em emitidas e assinadas por, pelo menos, dois (02) docentes ou profissionais da área de Computação. 5. Projeto de Pesquisa preliminar que contemple um tema das linhas de pesquisa do MACC. O projeto de pesquisa deve conter: tema do projeto, revisão bibliográfica, contextualização, objetivos, metodologia, bibliografia e cronograma de trabalho. 6. Comprovante de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 80,00 (oitenta reais), paga em qualquer agência do Banco do Brasil, creditada à Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da UECE, conta corrente X, agência 008-6, do Banco do Brasil. Em hipótese alguma, a taxa de inscrição será devolvida. 7. Resultado do Exame Nacional para Ingresso na Pós-Graduação em Computação (POSCOMP). A apresentação deste documento não é obrigatória para a realização da inscrição, entretanto, conforme explica a seção Critérios de Seleção (ver abaixo), o cálculo da nota final do candidato leva em conta o resultado do POSCOMP. Com exceção do resultado do POSCOMP, a não apresentação de qualquer um dos documentos arrolados acima até o final do período de inscrição acarretará o indeferimento da inscrição do candidato. Processo Seletivo Conforme estabelecido pelo Regimento do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, o processo de seleção dos candidatos será conduzido pela Comissão de Seleção do MACC. O processo seletivo é composto por duas etapas obrigatórias, em

3 sequência: UECE 1. Primeira Etapa Análise da documentação exigida e apresentada: a) Histórico Escolar; b) Curriculum Vitae Lattes; c) Cartas de Recomendação; d) Projeto de Pesquisa; e) Resultado do POSCOMP. 2. Segunda Etapa Entrevista com candidato com pontuação igual ou superior a 3,5 (três vírgula cinco) na avaliação nos itens da primeira etapa, conforme discriminado nos critérios de seleção. Critérios de seleção: As duas etapas do processo de seleção são eliminatórias e classificatórias, sendo que a nota obtida na Primeira Etapa representará 70% (setenta por cento) da nota final do candidato, enquanto que a nota da Segunda Etapa representará os 30% (trinta por cento) restantes da nota final. O candidato que não obtiver nota final maior ou igual a 5,0 (cinco vírgula zero) ou obtiver nota zero na entrevista será eliminado do processo de seleção. A nota final do candidato será composta de acordo com o seguinte quadro: Etapa Item Pontuação Máxima Histórico Escolar 2,0 Curriculum Vitae Lattes 2,0 Primeira Cartas de Recomendação 0,5 Projeto de Pesquisa 2,0 Resultado do POSCOMP 0,5 Segunda Entrevista 3,0 Para o cálculo da nota do item Histórico Escolar (HE), inicialmente será calculada a média ponderada das notas finais de cada disciplina do Histórico Escolar, utilizando como peso a carga horária da disciplina, o chamado coeficiente de rendimento (CR). Esta média será multiplicada pelo fator ENADE, que é a nota do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), divulgada pelo MEC. Ao candidato com maior produto ENADE*CR será atribuída a nota máxima 2,0 (dois vírgula zero) do item Histórico Escolar. As notas dos demais candidatos serão calculadas de forma proporcional, utilizando regra de três simples.

4 UECE No caso do curso não possuir a nota do ENADE, será utilizado o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e, na ausência deste, o Conceito de Curso (CC), ambos divulgados pelo MEC ( No caso do curso não ter nenhum dos conceitos supracitados divulgados pelo MEC, a Comissão de Seleção atribuirá um valor ao fator ENADE. O cálculo da nota do item Curriculum Vitae Lattes será obtida contabilizando-se os itens da tabela seguinte: Item Pontuação Pontuação Máxima Publicações em eventos científicos: - - a) artigo em conferência/periódico qualificada (Qualis_CC*) b) artigo ou resumo em conferência/ periódico não qualificada 0,3 por artigo 0,9 0,1 por artigo 0,3 Participação em projeto de pesquisa 0,2 por ano 0,4 Bolsa de Iniciação Científica ou Programa de Educação Tutorial (PET) 0,2 por ano 0,4 *Refere-se ao documento de área da Computação/CAPES - ( webqualis/publico/pesquisapublicaclassificacao.seam) - Periódicos - Conferências Os itens da tabela acima devem possuir documentação comprobatória para serem considerados para a nota do item Curriculum Vitae Lattes. Para o cálculo da nota do item Cartas de Recomendação, as duas cartas de recomendação mais positivas ao candidato serão consideradas para a nota deste item. Ao candidato com maior nota no Resultado do POSCOMP será atribuída a nota máxima 0,5 (zero vírgula cinco) do item Resultado do POSCOMP. Ao candidato que não possuir ou não apresentar o Resultado do POSCOMP será atribuída a nota 0,0 (zero). As notas dos demais candidatos serão calculadas de forma proporcional, utilizando regra de três simples. A avaliação do Projeto de Pesquisa será realizada observando-se os seguintes critérios: aproximação do projeto com as linhas de pesquisa do MACC; contextualização, justificativa e relevância da proposta; clareza e exequibilidade metodológica; e qualidade da redação.

5 UECE A nota parcial da Primeira Etapa será calculada somando-se as notas dos cinco itens: Histórico Escolar, Curriculum Vitae Lattes, Cartas de Recomendação, Projeto de Pesquisa e Resultado do POSCOMP. O candidato que não obtiver nota parcial da Primeira Etapa igual ou superior a 3,5 (três vírgula cinco) será eliminado do certame e não participará da Segunda Etapa (Entrevista). Na Segunda Etapa será feita uma entrevista individual com os candidatos aprovados na Primeira Etapa. Nessa entrevista serão considerados o domínio do Projeto de Pesquisa apresentado, o grau de preparação do candidato para a consecução do projeto; e a disponibilidade de tempo do candidato para dedicar-se ao curso. A nota parcial da Segunda Etapa será de 0,0 (zero) a 3,0 (três vírgula zero). A nota final para a seleção dos candidatos será obtida somando-se as notas da Primeira e da Segunda Etapas. Os candidatos que não obtiverem nota final igual ou superior a 5,0 (cinco vírgula zero) serão eliminados da seleção. Os candidatos que obtiverem nota final igual ou superior a 5,0 (cinco vírgula zero) serão ordenados de acordo com os valores decrescentes das notas finais na seleção. Serão considerados classificados os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 5,0 (cinco vírgula zero). Os candidatos classificados serão convocados por ordem de classificação até o preenchimento das vagas previstas neste edital. Em caso de empate na nota final, a Comissão de Seleção observará, em ordem decrescente de importância, os seguintes critérios de desempate: 1. Nota obtida no item Projeto de Pesquisa; 2. Nota obtida no item Curriculum Vitae Lattes; 3. Nota obtida no item Resultado do POSCOMP. Outras Informações Proficiência em Língua Inglesa Conforme a Resolução Nº 3326/2010 do CEPE/UECE, o candidato aprovado e selecionado para cursar o MACC deverá realizar uma Prova de Proficiência em Língua Inglesa até a data do seu Exame de Qualificação. Será considerado aprovado na Prova de Proficiência em Língua Inglesa o aluno que obtiver nota igual ou superior a 7,0 (sete vírgula zero).

6 UECE O aluno que não obtiver nota mínima 7,0 (sete vírgula zero) na Prova de Proficiência em Língua Inglesa poderá participar, de acordo com calendário a ser divulgado, de outra edição desta prova, respeitando o limite máximo de 3 (três) tentativas. O aluno que não obtiver aprovação na Prova de Proficiência em Língua Inglesa até a data de seu Exame de Qualificação será desligado do curso. Resultados e recursos O resultado da seleção pública será divulgado no quadro da secretaria do curso na data prevista no calendário e através do site O prazo para recursos será de 24 horas após a divulgação do resultado. O resultado da análise dos recursos será divulgado, no quadro da secretaria, em até 24 horas após o prazo para recursos. O resultado final será divulgado no quadro da secretaria e também na internet ( macc/). Bolsas de estudo Os candidatos aprovados poderão solicitar bolsas de estudos à Coordenação do MACC. A concessão das bolsas disponíveis será feita pela ordem de classificação dos candidatos aprovados nesta seleção pública. Calendário: Inscrições: de 03/06/2013 a 02/07/2013. Divulgação dos candidatos selecionados na primeira etapa: 11/07/2013. Prazo para apresentação de recursos: até as 17 horas do dia 12/07/2013. Divulgação do resultado dos recursos da Primeira Etapa: 15/07/2013. Entrevista com os candidatos: de 15/07/2013 a 16/07/2013. Divulgação dos candidatos selecionados: 18/07/2013. Prazo para apresentação de recursos: até às 17 horas do dia 19/07/2013. Divulgação do resultado dos recursos da Segunda Etapa: 22/07/2013. Divulgação do resultado final: 22/07/2013.

7 Endereço e informações: UECE UECE Mestrado Acadêmico em Ciência da Computação MACC Prédio da Pesquisa e Pós-Graduação em Computação (PP-COMP) Av. Paranjana 1700 Itaperi Fortaleza CE CEP Telefone: (85) macc.uece@gmail.com URL: Fortaleza, de Junho de Prof. Dr. José Jackson Coelho Sampaio Reitor da UECE

Chamada Pública de Seleção Nº 36/2016

Chamada Pública de Seleção Nº 36/2016 Chamada Pública de Seleção Nº 36/2016 INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO AO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO O Reitor da UECE, Prof. Dr. José Jackson Coelho Sampaio,

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº32/ CMAAd

CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº32/ CMAAd UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº32/2013 - CMAAd O Reitor da Universidade Estadual do Ceará UECE, Prof. Dr. Hidelbrando dos Santos Soares, no uso de suas atribuições estatutárias

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA MESTRADO ACADÊMICO EM RECURSOS HÍDRICOS. Programa recomendado pela CAPES sob o número P4, nível de Mestrado

EDITAL DE SELEÇÃO PARA MESTRADO ACADÊMICO EM RECURSOS HÍDRICOS. Programa recomendado pela CAPES sob o número P4, nível de Mestrado Universidade Federal de Pelotas Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Centro de Desenvolvimento Tecnológico Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos EDITAL DE SELEÇÃO PARA MESTRADO ACADÊMICO EM

Leia mais

E D I T A L 01 / 2018

E D I T A L 01 / 2018 E D I T A L 01 / 2018 Processo de Seleção ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica PPGEE, níveis de Mestrado e Doutorado - TURMA 01/2018. A, através do, torna público o Edital para o ingresso

Leia mais

EDITAL 01 / Inscrição:

EDITAL 01 / Inscrição: UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA METALÚRGICA E DE MATERIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E CIÊNCIA DE MATERIAIS (Aprovado em reunião da Coordenação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E CIÊNCIA DE MATERIAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E CIÊNCIA DE MATERIAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E CIÊNCIA DE MATERIAIS (Aprovado em reunião da Coordenação do Programa, em 01/10/2012) EDITAL 03 / 2012 O Coordenador

Leia mais

EDITAL N 01/2011 SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM COMUNICAÇÃO TURMA 2011

EDITAL N 01/2011 SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM COMUNICAÇÃO TURMA 2011 UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE CULTURA E ARTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO MESTRADO EM COMUNICAÇÃO EDITAL N 01/2011 SELEÇÃO PARA O MESTRADO

Leia mais

Mestrado em Computação Aplicada Edital de Seleção 2011

Mestrado em Computação Aplicada Edital de Seleção 2011 Mestrado em Computação Aplicada Edital de Seleção 2011 Edital de Seleção - Turma 2011-2012 Atendendo à determinação do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA) e conforme disposto

Leia mais

Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação

Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação EDITAL DE SELEÇÃO TURMA 2016 DOUTORADO 1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1. A Universidade

Leia mais

Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação

Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação EDITAL DE SELEC A O TURMA 2018 DOUTORADO 1. DISPOSIC O ES PRELIMINARES 1.1. A Universidade

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2018 A Coordenação do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Engenharia Metalúrgica faz saber que estarão abertas

Leia mais

E D I T A L 01 / 2019 Retificado

E D I T A L 01 / 2019 Retificado E D I T A L 01 / 2019 Retificado 15.01.2019 Processo de Seleção ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica PPGEE, níveis de Mestrado e Doutorado - TURMA 01/2019. A, através do, torna público o

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO AVISO DE EDITAL Nº 001/2012 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura Gerência de Pós-Graduação

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura Gerência de Pós-Graduação UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura Gerência de Pós-Graduação EDITAL 139/2017 Mestrado Acadêmico em Administração O Vice-Reitor de Pós-Graduação,

Leia mais

E D I T A L 02 / 2018

E D I T A L 02 / 2018 E D I T A L 02 / 2018 Processo de Seleção ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica PPGEE, níveis de Mestrado e Doutorado - TURMA 02/2018. A, através do, torna público o Edital para o ingresso

Leia mais

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura Gerência de Pós-Graduação

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura Gerência de Pós-Graduação EDITAL 140/2017 Doutorado em Administração O Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), no uso das atribuições regimentais e estatutárias que

Leia mais

EDITAL 03/2014 SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA

EDITAL 03/2014 SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA EDITAL 03/2014 SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA Estão abertas, na Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, as inscrições para a seleção do Curso de Mestrado em Engenharia

Leia mais

EDITAL 01/2014 Edital de Seleção para o Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Energia (PPGSE)

EDITAL 01/2014 Edital de Seleção para o Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Energia (PPGSE) EDITAL 01/2014 Edital de Seleção para o Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Energia (PPGSE) Mestrado Processo de Seleção para Ingresso em 2015 A, campus Curitiba, torna público o Edital de Seleção

Leia mais

Mestrado em Computação Aplicada Edital de Seleção - Turma 2013

Mestrado em Computação Aplicada Edital de Seleção - Turma 2013 Mestrado em Computação Aplicada Edital de Seleção - Turma 2013 A, campus Curitiba, através de seu Diretor-Geral Prof. Dr. Marcos Flávio de Oliveira Schiefler, torna público o Edital de Seleção para o ingresso

Leia mais

EDITAL. Seleção para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Pesquisa Operacional (PPG-PO) 2 Semestre de 2018

EDITAL. Seleção para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Pesquisa Operacional (PPG-PO) 2 Semestre de 2018 EDITAL Seleção para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Pesquisa Operacional (PPG-PO) 2 Semestre de 2018 O (PPG-PO) em associação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e o (ITA) torna pública

Leia mais

ABERTURA DE INSCRIÇÃO À SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL

ABERTURA DE INSCRIÇÃO À SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL SELEÇÃO DA 16ª TURMA - 2018 EDITAL ABERTURA DE INSCRIÇÃO À SELEÇÃO

Leia mais

E D I T A L 02 / 2019

E D I T A L 02 / 2019 E D I T A L 02 / 2019 Processo de Seleção ao PPGEE, níveis de Mestrado e Doutorado - TURMA 02/2019. A, através do, torna público o Edital para o ingresso de alunos regulares do, turma 02/2019, nos níveis

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA RETIFICAÇÃO DE EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2017

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA RETIFICAÇÃO DE EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2017 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA RETIFICAÇÃO DE EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2017 A Coordenação do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Engenharia Metalúrgica faz saber

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO ACADÊMICO Aprovado pelas Resoluções CONSEPE N.º 05/88 e 04/95 Recomendado pela CAPES

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO ACADÊMICO Aprovado pelas Resoluções CONSEPE N.º 05/88 e 04/95 Recomendado pela CAPES PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO ACADÊMICO Aprovado pelas Resoluções CONSEPE N.º 05/88 e 04/95 Recomendado pela CAPES EDITAL PPPG Nº 45/2011 A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO torna

Leia mais

EDITAL 2011/2. 3. As vagas acima especificadas não serão obrigatoriamente preenchidas.

EDITAL 2011/2. 3. As vagas acima especificadas não serão obrigatoriamente preenchidas. EDITAL 2011/2 O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia, faz saber a todos quantos virem o presente Edital,

Leia mais

Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Seleção de Ingressantes no Programa de Pós-graduação em Sistemas de Informação.

Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Seleção de Ingressantes no Programa de Pós-graduação em Sistemas de Informação. Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo Comissão de Pós-graduação Edital 059/2011 Seleção de Ingressantes no Programa de Pós-graduação em Sistemas de Informação. Abertura de

Leia mais

EDITAL 147/2017 Doutorado em Ciência e Tecnologia Ambiental

EDITAL 147/2017 Doutorado em Ciência e Tecnologia Ambiental EDITAL 147/2017 Doutorado em Ciência e Tecnologia Ambiental O Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), no uso das atribuições regimentais

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL - TURMA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Eletricidade

Leia mais

EDITAL 024/2018 PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E CULTURA - MESTRADO E DOUTORADO -

EDITAL 024/2018 PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E CULTURA - MESTRADO E DOUTORADO - EDITAL 024/2018 PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E CULTURA - MESTRADO E DOUTORADO - 1. DA ABERTURA A Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação,

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA RETIFICAÇÃO DE EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2016

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA RETIFICAÇÃO DE EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2016 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA RETIFICAÇÃO DE EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2016 A Coordenação do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Engenharia Metalúrgica faz saber

Leia mais

EDITAL Nº 15/2017 PPGEQ/UFPR PROCESSO SELETIVO MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA

EDITAL Nº 15/2017 PPGEQ/UFPR PROCESSO SELETIVO MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA EDITAL Nº 15/2017 PPGEQ/UFPR PROCESSO SELETIVO MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA De acordo com a legislação vigente e as decisões do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em ENGENHARIA QUÍMICA, faço público,

Leia mais

1. Das inscrições.

1. Das inscrições. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO DIREÇÃO GERAL

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Educação Curso de Mestrado (Aprovado pelas Resoluções CONSEPE N.º 05/88 e 04/95) Recomendado pela CAPES

Programa de Pós-Graduação em Educação Curso de Mestrado (Aprovado pelas Resoluções CONSEPE N.º 05/88 e 04/95) Recomendado pela CAPES UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação em Educação Curso

Leia mais

Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação

Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação EDITAL DE SELEÇÃO DOUTORADO 2019 1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1. A Universidade

Leia mais

EDITAL 03/2015 SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA

EDITAL 03/2015 SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA EDITAL 03/2015 SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA Estão abertas, na Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, as inscrições para a seleção do Curso de Mestrado em Engenharia

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais EDITAL 05/2009-PGC A professora Dra. Celene Tonella, Coordenadora do Curso de Mestrado, da Universidade Estadual de Maringá, no uso de suas atribuições legais, Considerando o Regulamento do, aprovado na

Leia mais

EDITAL 02/2015 SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA

EDITAL 02/2015 SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA EDITAL 02/2015 SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA Estão abertas, na Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PGEQ/UFC), as inscrições para a seleção do Curso de Mestrado

Leia mais

EDITAL 08/2016 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET CURSO DE ODONTOLOGIA UFVJM

EDITAL 08/2016 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET CURSO DE ODONTOLOGIA UFVJM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI www.prograd.ufvjm.edu.br EDITAL 08/2016 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET CURSO DE ODONTOLOGIA UFVJM A Pró-Reitoria de Graduação

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL - TURMA

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Direito - FCHS-Franca COMUNICADO PPGDIREITO 2017/2018

Programa de Pós-Graduação em Direito - FCHS-Franca COMUNICADO PPGDIREITO 2017/2018 Programa de Pós-Graduação em Direito - FCHS-Franca COMUNICADO PPGDIREITO 2017/2018 1. Comunicamos aos interessados que estarão abertas no período de 26 de julho a 24 de agosto de 2017 as inscrições para

Leia mais

EDITAL 04 / Inscrição:

EDITAL 04 / Inscrição: UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA METALÚRGICA E DE MATERIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E CIÊNCIA DE MATERIAIS (Aprovado em reunião da Coordenação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA EDITAL DE SELEÇÃO 2016-III

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA EDITAL DE SELEÇÃO 2016-III UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA EDITAL DE SELEÇÃO 2016-III O Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) da Universidade Federal

Leia mais

EDITAL N o 01/2013 SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM ENGENHARIA MECÂNICA TURMA

EDITAL N o 01/2013 SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM ENGENHARIA MECÂNICA TURMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA CEP 6055-760 - Fortaleza CE Fone: (85) 3366-960 Fax:(85) 3366-9636 E-mails: mestrado@posmec.ufc.br

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA. Área de Concentração: Atividade Física, Cultura e Sociedade.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA. Área de Concentração: Atividade Física, Cultura e Sociedade. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA Área de Concentração: Atividade Física, Cultura e Sociedade. EDITAL EXAME DE SELEÇÃO Ingresso em 2015/2 A Universidade Salgado de

Leia mais

ABERTURA DE INSCRIÇÃO À SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL

ABERTURA DE INSCRIÇÃO À SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA - MESTRADO S E L E Ç Ã O C O M P L E M E N T A R D A 16ª T U R M A E D I T A L - 2 0

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PATOLOGIA ORAL EDITAL Nº 02/2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PATOLOGIA ORAL EDITAL Nº 02/2013 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PATOLOGIA ORAL EDITAL Nº 02/2013 SELEÇÃO PARA CURSO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PATOLOGIA

Leia mais

Universidade Estadual do Ceará Centro de Ciências e Tecnologia Curso de Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas - CMACFA

Universidade Estadual do Ceará Centro de Ciências e Tecnologia Curso de Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas - CMACFA Esta Chamada Pública encontra-se disponível na página eletrônica www.uece.br/macfa CHAMADA PÚBLICA N º /2012 Estabelece normas e condições do Processo Seletivo para ingresso no Curso de Mestrado Acadêmico

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA EDITAL DE SELEÇÃO 2015-II - RETIFICADO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA EDITAL DE SELEÇÃO 2015-II - RETIFICADO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA EDITAL DE SELEÇÃO 2015-II - RETIFICADO O Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) da Universidade

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO - CPG EDITAL N.º 38/2018-PPG/CPG/UEMA

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO - CPG EDITAL N.º 38/2018-PPG/CPG/UEMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO - CPG EDITAL N.º 38/-PPG/CPG/UEMA MESTRADO PROFISSIONAL EM DEFESA SANITÁRIA ANIMAL A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PARA O NÍVEL DE DOUTORADO ANO EDITAL PGMAT/UFC N o 03/2014

PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PARA O NÍVEL DE DOUTORADO ANO EDITAL PGMAT/UFC N o 03/2014 UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA CAMPUS DO PICI - BLOCO 914 60455-900 FORTALEZA-CE, BRASIL Telefone(s) +55-85-3366.9885 / 3366.9307 Fax +55-85-3366.9889 PROCESSO

Leia mais

EDITAL 03 / Inscrição:

EDITAL 03 / Inscrição: UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA METALÚRGICA E DE MATERIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E CIÊNCIA DE MATERIAIS (Aprovado em reunião da Coordenação

Leia mais

EDITAL 02 / 2016 (Aprovado em reunião da Coordenação do Programa, em 14 de junho de 2016)

EDITAL 02 / 2016 (Aprovado em reunião da Coordenação do Programa, em 14 de junho de 2016) UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E CIÊNCIA DE MATERIAIS EDITAL 02 / 2016 (Aprovado em reunião da Coordenação do Programa, em 14 de junho de 2016)

Leia mais

EDITAL Nº 002/2017, 01 de Janeiro de 2017

EDITAL Nº 002/2017, 01 de Janeiro de 2017 EDITAL Nº 002/2017, 01 de Janeiro de 2017 Processos Seletivos para Ingresso no Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação do LNCC A Comissão de Avaliação e Seleção (CAS) do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL N.º 4/2016/PPGCC/UFSC

EDITAL N.º 4/2016/PPGCC/UFSC UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E ESTATÍSTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO www.ppgcc.ufsc.br ppgcc@contato.ufsc.br (48) 3721-9738

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Edital de Seleção 2015 - Doutorado A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia

Leia mais

EDITAL SUPLEMENTAR PPGL 03/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO 2014 MESTRADO EM LETRAS URI/FW

EDITAL SUPLEMENTAR PPGL 03/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO 2014 MESTRADO EM LETRAS URI/FW EDITAL SUPLEMENTAR PPGL 03/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO 2014 MESTRADO EM LETRAS URI/FW A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões faz saber aos interessados que estão abertas, de 11/08/2014

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ UESC

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ UESC EDITAL UESC Nº 86/2019 ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO DE ALUNOS ESPECIAIS PARA DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS O Reitor da Universidade Estadual de Santa

Leia mais

EDITAL Nº 002/2016, 01 de Fevereiro de 2016

EDITAL Nº 002/2016, 01 de Fevereiro de 2016 EDITAL Nº 002/2016, 01 de Fevereiro de 2016 Processos Seletivos para Ingresso no Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação do LNCC A Comissão de Avaliação e Seleção (CAS) do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS/FISICA EDITAL 15/2014.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS/FISICA EDITAL 15/2014. EDITAL 15/2014. Edital de Inscrição, Seleção e Matrícula para o curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências - Área de Concentração em Física. DOUTORADO EM CIÊNCIAS/FÍSICA 1º Semestre -

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Instituto de Ciências Exatas e Naturais - ICEN Pós-Graduação em Ciência da Computação - PPGCC

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Instituto de Ciências Exatas e Naturais - ICEN Pós-Graduação em Ciência da Computação - PPGCC UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Instituto de Ciências Exatas e Naturais - ICEN Pós-Graduação em Ciência da Computação - PPGCC Processo Seletivo 2010 Processo de Seleção ao Programa de Pós-Graduação em Ciência

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO EDITAL INTERNO Nº 21/2017-PREG

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO EDITAL INTERNO Nº 21/2017-PREG MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL INTERNO Nº 21/2017-PREG SELEÇÃO DE BOLSISTAS E NÃO BOLSISTAS PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL DO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PET ADMINISTRAÇÃO A Pró-Reitoria

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO COLÉGIO PEDRO II PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL 01/2012- PRÓ-PPG/CPII PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA O PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO COLÉGIO PEDRO

Leia mais

EDITAL. Seleção para ingresso no Programa de Pós- Graduação em Pesquisa Operacional (PPG- PO) 1 Semestre de 2017

EDITAL. Seleção para ingresso no Programa de Pós- Graduação em Pesquisa Operacional (PPG- PO) 1 Semestre de 2017 EDITAL Seleção para ingresso no Programa de Pós- Graduação em Pesquisa Operacional (PPG- PO) 1 Semestre de 2017 O Programa de Pós- Graduação em Pesquisa Operacional (PPG- PO) em associação da Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA EDITAL DE SELEÇÃO 2018-I - RETIFICADO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA EDITAL DE SELEÇÃO 2018-I - RETIFICADO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA EDITAL DE SELEÇÃO 2018-I - RETIFICADO O Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) da Universidade

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2015

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2015 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2015 A Coordenação do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Engenharia Metalúrgica faz saber que estarão abertas

Leia mais

EDITAL 005/PPGECT/2015

EDITAL 005/PPGECT/2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Centro de Ciências da Educação Centro de Ciências Biológicas

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA N 031/2017 SELEÇÃO DE BOLSISTA AO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD)/CAPES

CHAMADA PÚBLICA N 031/2017 SELEÇÃO DE BOLSISTA AO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD)/CAPES CHAMADA PÚBLICA N 031/2017 SELEÇÃO DE BOLSISTA AO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD)/CAPES O Magnífico Reitor da - UECE, com base na Portaria nº 86/CAPES, de 03/07/2013, torna pública a presente

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO N.º 14 / 2011

CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO N.º 14 / 2011 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Av. Paranjana, 1700 - Campus do Itaperi - 60740-000 Fortaleza-Ceará-Brasil Fone (Fax): (085) 3101-9924

Leia mais

EDITAL 020/2017 PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E CULTURA NÍVEL MESTRADO

EDITAL 020/2017 PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E CULTURA NÍVEL MESTRADO EDITAL 020/2017 PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E CULTURA NÍVEL MESTRADO 1. DA ABERTURA A Pró-Reitoria Acadêmica, no uso das suas atribuições, na forma do

Leia mais

Edital de Seleção para o Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Energia (PPGSE)

Edital de Seleção para o Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Energia (PPGSE) Edital de Seleção para o Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Energia (PPGSE) Mestrado Processo de Seleção para Ingresso em 2017 A, campus Curitiba, torna público o Edital de Seleção para o ingresso

Leia mais

- Edital para Seleção de Alunos Regulares em

- Edital para Seleção de Alunos Regulares em Publicado em DOE de 04/01/2017 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Autorizada pelo Decreto Federal Nº 77.496 de 27/04/76 Reconhecida pela Portaria Ministerial Nº 874/86 de 19/12/86 PRÓ-REITORIA DE

Leia mais

EDITAL Nº 81, DE 16 DE SETEMBRO DE 2011 ANO º SEMESTRE LETIVO

EDITAL Nº 81, DE 16 DE SETEMBRO DE 2011 ANO º SEMESTRE LETIVO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PESQUISA

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada Edital de Seleção Curso de Mestrado Turma 2016

Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada Edital de Seleção Curso de Mestrado Turma 2016 Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada Edital de Seleção Curso de Mestrado Turma 2016 A, campus Curitiba, através de seu Diretor-Geral, torna público o Edital de Seleção para ingresso no curso

Leia mais

1. DO NÚMERO DE VAGAS E PÚBLICO ALVO

1. DO NÚMERO DE VAGAS E PÚBLICO ALVO Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa Centro de Ciências e Tecnologia Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental Processo Seletivo do Mestrado em Ciência

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA EDITAL nº 01/2019/DEL/PROACE DE SELEÇÃO PARA ESTÁGIO REMUNERADO A UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA

Leia mais

Universidade Federal de Juiz de Fora

Universidade Federal de Juiz de Fora Universidade Federal de Juiz de Fora ICE Instituto de Ciências Exatas DCC Departamento de Ciência da Computação PGCC Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação Edital PPGCC/DCC - 01/2017 Processo

Leia mais

EDITAL Nº 11/2012 PPGEQ PROCESSO SELETIVO MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA

EDITAL Nº 11/2012 PPGEQ PROCESSO SELETIVO MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA EDITAL Nº 11/2012 PPGEQ PROCESSO SELETIVO MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA De acordo com a legislação vigente e as decisões do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em ENGENHARIA QUÍMICA, faço público,

Leia mais

2.1. As inscrições serão realizadas mediante os seguintes documentos, período, horário e local:

2.1. As inscrições serão realizadas mediante os seguintes documentos, período, horário e local: EDITAL UESC Nº 39 ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO DE NOVOS CANDIDATOS PARA A TURMA 2018 DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE - DOUTORADO ACADÊMICO PARA VAGAS ESTABELECIDAS

Leia mais

EDITAL. Seleção para ingresso no Programa de Pós- Graduação em Pesquisa Operacional (PPG- PO) 2 Semestre de 2017

EDITAL. Seleção para ingresso no Programa de Pós- Graduação em Pesquisa Operacional (PPG- PO) 2 Semestre de 2017 EDITAL Seleção para ingresso no Programa de Pós- Graduação em Pesquisa Operacional (PPG- PO) 2 Semestre de 2017 O Programa de Pós- Graduação em Pesquisa Operacional (PPG- PO) em associação da Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO Campus São José dos Campos EDITAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO Campus São José dos Campos EDITAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO Campus São José dos Campos Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica EDITAL Seleção para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica (PPG-EngBio)

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO EM EDUCAÇÃO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS FACULDADE DE EDUCAÇÃO CAMPUS BELO HORIZONTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO EM EDUCAÇÃO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA A SELEÇÃO DE CANDIDATOS

Leia mais

da Universidade Estadual do Ceará.

da Universidade Estadual do Ceará. Esta Chamada Pública encontra-se disponível na página eletrônica www.uece.br/macfa CHAMADA PÚBLICA N º /21 Estabelece normas e condições do Processo Seletivo para ingresso no Curso de Mestrado Acadêmico

Leia mais

Portadores de Diploma de Graduação de curso reconhecido pelo MEC.

Portadores de Diploma de Graduação de curso reconhecido pelo MEC. A Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Veiga de Almeida, no uso de suas atribuições estatuárias e regimentais, e devidamente autorizada pelo Conselho Universitário, faz saber, por meio

Leia mais

EDITAL INTERNO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO CÂMPUS ITUMBIARA

EDITAL INTERNO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO CÂMPUS ITUMBIARA EDITAL INTERNO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO CÂMPUS ITUMBIARA A Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Goiás

Leia mais

2.1. As inscrições serão realizadas mediante os seguintes documentos, período, horário e local:

2.1. As inscrições serão realizadas mediante os seguintes documentos, período, horário e local: EDITAL UESC Nº 08 ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO DE NOVOS CANDIDATOS PARA A TURMA 2018 DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE - DOUTORADO ACADÊMICO PARA VAGAS ESTABELECIDAS

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CURSO DE MESTRADO (Aprovado pela Resolução N o 671/2009-CONSEPE)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CURSO DE MESTRADO (Aprovado pela Resolução N o 671/2009-CONSEPE) UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Leia mais

EDITAL 07/2018. Seleção para Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Pesquisa Operacional (PPG-PO) 1 Semestre de 2019

EDITAL 07/2018. Seleção para Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Pesquisa Operacional (PPG-PO) 1 Semestre de 2019 EDITAL 07/2018 Seleção para Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Pesquisa Operacional (PPG-PO) 1 Semestre de 2019 O (PPG-PO) em associação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e o (ITA) torna

Leia mais

EXAME DE SELEÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DO INPA NÍVEL MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO DE ÁREAS PROTEGIDAS DA AMAZONIA MP-GAP

EXAME DE SELEÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DO INPA NÍVEL MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO DE ÁREAS PROTEGIDAS DA AMAZONIA MP-GAP EDITAL INPA/COCP Nº 002/2016 EXAME DE SELEÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DO INPA NÍVEL MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO DE ÁREAS PROTEGIDAS DA AMAZONIA MP-GAP A Coordenação de Capacitação COCP do Instituto

Leia mais

Processo Seletivo: Edital do Doutorado para 2015

Processo Seletivo: Edital do Doutorado para 2015 Processo Seletivo: Edital do Doutorado para Edital No.300 (TPQB/EQ/UFRJ) - Processo Seletivo de Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da Escola de Química

Leia mais

EDITAL 2017 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AMBIENTE CONSTRUÍDO MESTRADO ACADÊMICO

EDITAL 2017 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AMBIENTE CONSTRUÍDO MESTRADO ACADÊMICO EDITAL 2017 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AMBIENTE CONSTRUÍDO MESTRADO ACADÊMICO LINHAS DE PESQUISA: a) Projeto do Ambiente Construído; b) Técnicas do Ambiente Construído; c) Gestão do Ambiente Construído.

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Pato Branco Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Pato Branco Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Pato Branco Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica EDITAL n 0 14/2015-PPGEE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO PARA O PPGEE - PROGRAMA

Leia mais

EDITAL N o 08/2017 INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS DO MEIO AMBIENTE

EDITAL N o 08/2017 INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS DO MEIO AMBIENTE A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Veiga de Almeida, no uso de suas atribuições estatuárias e regimentais, devidamente autorizada pelo Conselho Universitário, faz saber que estão

Leia mais

Seleção ao Curso de Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas

Seleção ao Curso de Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas EDITAL PARA INGRESSO EM 2018/04

Leia mais

EDITAL Nº 07/2011 PPGEQ PROCESSO SELETIVO MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA

EDITAL Nº 07/2011 PPGEQ PROCESSO SELETIVO MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA EDITAL Nº 07/2011 PPGEQ PROCESSO SELETIVO MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA De acordo com a legislação vigente e as decisões do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em ENGENHARIA QUÍMICA, faço público,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL Nº 02/2017 SELEÇÃO PARA DOUTORADO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL Nº 02/2017 SELEÇÃO PARA DOUTORADO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL Nº 02/2017 SELEÇÃO PARA DOUTORADO A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Ceará CAEN/UFC

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA N 14/ SELEÇÃO DE BOLSISTA AO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD)/CAPES

CHAMADA PÚBLICA N 14/ SELEÇÃO DE BOLSISTA AO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD)/CAPES CHAMADA PÚBLICA N 14/2015 - SELEÇÃO DE BOLSISTA AO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD)/CAPES O Magnífico Reitor da - UECE, com base na Portaria nº 86/CAPES, de 03/07/2013, e no Ofício Circular nº

Leia mais