PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM METEOROLOGIA PPGM-IGEO-CCMN-UFRJ

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM METEOROLOGIA PPGM-IGEO-CCMN-UFRJ"

Transcrição

1 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM METEOROLOGIA PPGM-IGEO-CCMN-UFRJ O Programa de Pós-Graduação em Meteorologia (PPGM) do Instituto de Geociências (IGEO) do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), considerando o artigo 12, inciso I, da Regulamentação das Comissões de Pós- Graduação e Pesquisa da Pós-Graduação Stricto Sensu e das Comissões Deliberativas dos Programas de Pós-Graduação da UFRJ (Anexo à Resolução CEPG N 3, de 11 de dezembro de 2009), torna público o Edital Nº 167 de 11/06/2014, aprovado pela Comissão de Pós-Graduação em Meteorologia (CPGM) em 11/06/2014, referente ao processo seletivo para o preenchimento de vagas no curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Meteorologia, para o ano letivo de 2014, terceiro período, segundo as condições estabelecidas a seguir: CAPES: Programa Novo (Nível 3) 1. INSCRIÇÃO ********* PROCESSO SELETIVO DE SEGUNDO INGRESSO ********* Poderão se candidatar os portadores de diploma de graduação, ou documento equivalente, emitido por instituições oficiais reconhecidas pelo MEC, em Meteorologia ou área afim. Parágrafo Único O candidato aprovado, em fase de conclusão do curso de graduação, terá o prazo de 2 (dois) períodos letivos do curso de mestrado para apresentação de diploma de graduação ou documento de colação de grau, sob pena de sua matrícula ser cancelada, a qualquer momento, a partir daquele prazo PERÍODO E LOCAL O período das inscrições ocorrerá de 14/07/2014 a 06/08/2014, de forma presencial, de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 16h30, ou via postal. Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Meteorologia Departamento de Meteorologia, Bloco G1 Instituto de Geociências / Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza / UFRJ Av. Athos da Silveira Ramos, nº Cidade Universitária Ilha do Fundão - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP Só serão aceitas inscrições por Carta Registrada e com Aviso de Recebimento (AR) que forem recebidas até a data limite para as inscrições, sendo de responsabilidade do candidato o acompanhamento da entrega e confirmação da inscrição.

2 1.2 - DOCUMENTOS NECESSÁRIOS À INSCRIÇÃO Ficha de inscrição devidamente preenchida, disponível no seguinte endereço: Cópia em papel do Curriculum Vitae Lattes atualizado, que deve ser preenchido na página do CNPq, ou Redação de uma página sobre a motivação do candidato em fazer pós-graduação na área de Ciências Atmosféricas (fonte Times New Roman, tamanho 12); Duas cópias autenticadas (frente e verso) do(s) Diploma(s) de Curso Superior ou documento(s) equivalente(s) que comprove(m) que o candidato já concluiu curso de graduação ou está em fase de conclusão; Histórico Escolar completo do(s) curso(s) superior(es) vinculados aos documentos apresentados; Duas Cópias autenticadas da Carteira de Identidade e do CPF; Uma foto 3x HOMOLOGAÇÃO DA INSCRIÇÃO A inscrição no processo seletivo só será confirmada após a sua homologação pela Comissão de Seleção e a ausência de um ou mais documentos acima relacionados implicará na eliminação do candidato. Documentos comprobatórios dos itens citados no Curriculum Vitae Lattes poderão ser solicitados pela Comissão de Seleção. Após a homologação da inscrição pela Comissão de Seleção, que será divulgada até 13/08/2014, apenas os candidatos com inscrição homologada serão convocados por para a realização do exame de verificação da capacidade de leitura e compreensão de textos na língua inglesa, que ocorrerá em 19/08/2014 às 13 horas, com duração de 1 (uma) hora, nas dependências do Departamento de Meteorologia, IGEO-CCMN-UFRJ, em sala a ser especificada no dia. O candidato que não comparecer no dia, hora e local designados será considerado como desistente da seleção. Parágrafo Único Os candidatos não domiciliados no Estado do Rio de Janeiro poderão realizar o exame de verificação da capacidade de leitura e compreensão de textos na língua inglesa, em universidade pública previamente indicada pelo PPGM-IGEO-CCMN-UFRJ. 2. SELEÇÃO CRITÉRIOS DE SELEÇÃO A Comissão de Seleção considerará os resultados obtidos nas seguintes etapas de avaliação: i) análise do Histórico Escolar da Graduação; ii) análise do Curriculum Vitae Lattes; iii) e verificação da capacidade de leitura e compreensão de textos na língua inglesa. O detalhamento dos critérios de Pontuação do Processo Seletivo para Mestrado encontra-se no Anexo 1 desse documento.

3 Após a avaliação da Comissão de Seleção de acordo com critérios acima, apenas os candidatos que obtiverem pontuação igual ou superior a 5 (cinco) serão selecionados. Em caso de o número de candidatos selecionados ultrapassarem o de vagas, apenas os primeiros classificados dentro do número de vagas oferecidas poderão se inscrever no Programa NÚMERO DE VAGAS São oferecidas 20 (vinte) vagas para o curso de Mestrado em Meteorologia. A Comissão de Seleção poderá aumentar esse número para atender a demandas, desde que observados todos os critérios previstos nesse Edital e a ordem de classificação final do processo seletivo CRITÉRIOS DE DESEMPATE Os critérios a serem utilizados para o caso de empate são, pela ordem, a maior pontuação: 1º - na análise do Histórico Escolar; 2º - na análise do Curriculum Vitae Lattes; 3º - na avaliação da capacidade de leitura e compreensão de textos na língua inglesa RESULTADO PRELIMINAR O resultado preliminar será divulgado até 27/08/2014, através do mural da Secretaria do Departamento de Meteorologia, bem como em nossa página na Internet RECURSOS Os candidatos poderão solicitar recursos de revisão das etapas de avaliação até 29/08/2014, na Secretaria do PPGM, desde que sejam justificados e circunstanciados. 3. LISTA DE APROVADOS PARA ADMISSÃO A lista de aprovados para admissão no PPGM será divulgada até 12/09/2014, no mural do Departamento de Meteorologia no IGEO-CCMN/UFRJ e também na página do Programa na Internet na URL: 4. INSCRIÇÃO NO PROGRAMA A solicitação de inscrição dos candidatos aprovados no Programa será realizada de 20/09/2014 a 03/10/2014, de forma presencial das 09h às 15h na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Meteorologia. Será admitida a inscrição dos candidatos aprovados por intermédio de procurador com poderes específicos obtidos através de procuração simples registrada em cartório.

4 5. INÍCIO DAS AULAS Última semana de setembro de CONTATO Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Meteorologia Tel.: DISPOSIÇÕES FINAIS O PPGM-IGEO-CCMN-UFRJ não oferece a garantia de bolsa a todos os classificados. A distribuição das bolsas disponíveis aos candidatos que se qualificarem terá como critério a classificação no presente processo de seleção. Os casos omissos do presente Edital serão submetidos à Comissão de Seleção que é soberana em seus atos. Rio de Janeiro, 11 de junho de Ana M. B. Nunes Coordenador(a) PPGM-IGEO-CCMN-UFRJ

5 Anexo 1 Critérios de Pontuação do Processo Seletivo 1. Verificação da capacidade de leitura e compreensão de textos na língua inglesa. Peso do item: 20% na nota final do candidato. A pontuação máxima desse item é de até 10,0 (dez) pontos. A atribuição da nota deste item será obtida da avaliação criteriosa da tradução para o português de um texto da área de Meteorologia ou de área afim escrito na língua inglesa. Permitido uso de dicionário durante a avaliação. 2. Análise do Histórico Escolar. Peso do item: 40% na nota final do candidato. A pontuação máxima desse item é de até 10,0 (dez) pontos. Será considerado o desempenho acadêmico durante a graduação, através do coeficiente de rendimento médio, o tempo de integralização ideal da graduação e o tempo efetivamente cursado na graduação. 3. Análise do Curriculum Vitae Lattes. Peso do item: 40% na nota final do candidato. Será observada a participação do candidato em atividades de pesquisa, sendo valorizadas aquelas relacionadas à pesquisa e ao desenvolvimento na área de Ciências Atmosféricas e/ou Meio Ambiente. Na análise do Curriculum Vitae Lattes, a pontuação será atribuída a partir da avaliação pela Comissão de Seleção do desempenho do candidato nos itens descritos abaixo, segundo a distribuição de pontos indicada Atividades extracurriculares A pontuação máxima desse item é de até 2,0 (dois) pontos. Será observado o empenho na qualificação e aperfeiçoamento durante a graduação, em estágios, serviços prestados a empresas, monitorias, Iniciação Científica, Olimpíadas de Ciências e outros apoios técnicos e de aperfeiçoamento Produção científica A pontuação máxima desse item é de até 5,0 (cinco) pontos, considerando criteriosamente a produção de artigos científicos publicados em revista científica internacional com revisão por pares; artigos científicos publicados em revista científica nacional com revisão por pares; trabalhos e resumos completos na área de Meteorologia ou área afim publicados em congressos ou eventos equivalentes, assim como a participação com apresentação de trabalho em Jornadas de Iniciação Científica. Serão observados a capacidade, a iniciativa, o interesse e o envolvimento com atividades de produção científica através de trabalhos ou resumos completos em revistas científicas nacionais e internacionais, em anais de congressos ou eventos equivalentes.

6 3.3 - Prêmios e distinções Pontuação máxima desse item é de 1,0 (um) ponto Experiência profissional Pontuação máxima desse item é de até 2,0 (dois) pontos, sendo considerada a experiência de profissional sênior/pleno e júnior. Também será considerada a experiência em docência e no âmbito empresarial-industrial em instituições públicas ou privadas, desde que relacionadas com as Ciências Atmosféricas e/ou área afim.

2.1. São 35 (trinta e cinco) vagas neste edital para o Programa de Engenharia Ambiental, distribuídas nas áreas de concentração, da seguinte forma:

2.1. São 35 (trinta e cinco) vagas neste edital para o Programa de Engenharia Ambiental, distribuídas nas áreas de concentração, da seguinte forma: EDITAL N.º 186/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL MODALIDADE MESTRADO PROFISSIONAL, DA ESCOLA POLITÉCNICA & ESCOLA DE QUÍMICA DA UFRJ PARA O PRIMEIRO

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA. Área de Concentração: Atividade Física, Cultura e Sociedade.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA. Área de Concentração: Atividade Física, Cultura e Sociedade. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA Área de Concentração: Atividade Física, Cultura e Sociedade. EDITAL EXAME DE SELEÇÃO Ingresso em 2015/2 A Universidade Salgado de

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ N O 02/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFRJ

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ N O 02/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ N O 02/2016 PROCESSO

Leia mais

EDITAL PROCESSO DE SELEÇÃO Nº 491 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GEOLOGIA DO QUATERNÁRIO

EDITAL PROCESSO DE SELEÇÃO Nº 491 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GEOLOGIA DO QUATERNÁRIO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GEOLOGIA DO QUATERNÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO QUINTA DA BOA VISTA S/N. SÃO CRISTÓVÃO CEP 20940-040 RIO DE JANEIRO, RJ BRASIL Tel (21) 3938-1172 geoquater@mn.ufrj.br

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROJETO DE ESTRUTURAS (PPE-UFRJ) - M E S T R A D O P R O F I S S I O N A L

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROJETO DE ESTRUTURAS (PPE-UFRJ) - M E S T R A D O P R O F I S S I O N A L PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROJETO DE ESTRUTURAS (PPE-UFRJ) - M E S T R A D O P R O F I S S I O N A L EDITAL N.º 01/2010 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROJETO DE ESTRUTURAS

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ_MACAÉ N O 316/2015

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ_MACAÉ N O 316/2015 Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus UFRJ-Macaé professor Aloísio Teixeira Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (PPGEF) EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ_MACAÉ N O 316/2015 PROCESSO SELETIVO

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física [polo UFRJ_Macaé]

Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física [polo UFRJ_Macaé] Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física [polo UFRJ_Macaé] EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ_MACAÉ N O 183/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2015

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2015 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2015 A Coordenação do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Engenharia Metalúrgica faz saber que estarão abertas

Leia mais

EDITAL Nº 352/2016 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA ECONÔMICA

EDITAL Nº 352/2016 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA ECONÔMICA EDITAL Nº 352/2016 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA ECONÔMICA O VICE-REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no exercício

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE MATEMÁTICA DOUTORADO EM MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE MATEMÁTICA DOUTORADO EM MATEMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE MATEMÁTICA DOUTORADO EM MATEMÁTICA Av. Ademar de Barros s/n Ondina CEP: 40.170-110 Salvador-BA TEL/FAX: (71)3283-6273 / 3283-6296 e-mail: doutmat@ufba.br ou ceapgmat@ufba.br

Leia mais

EDITAL. Seleção para ingresso no Programa de Pós- Graduação em Pesquisa Operacional (PPG- PO) 2 Semestre de 2017

EDITAL. Seleção para ingresso no Programa de Pós- Graduação em Pesquisa Operacional (PPG- PO) 2 Semestre de 2017 EDITAL Seleção para ingresso no Programa de Pós- Graduação em Pesquisa Operacional (PPG- PO) 2 Semestre de 2017 O Programa de Pós- Graduação em Pesquisa Operacional (PPG- PO) em associação da Universidade

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFC N O 01/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFC

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFC N O 01/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFC Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo UFC] EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFC N O 01/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO

Leia mais

1.4. O cronograma geral para participação no processo seletivo é: Período de inscrição: 01/04/2016 a 20/05/ /06/2016 a 05/08/2016

1.4. O cronograma geral para participação no processo seletivo é: Período de inscrição: 01/04/2016 a 20/05/ /06/2016 a 05/08/2016 EDITAL N.º 77/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL DA ESCOLA POLITÉCNICA & ESCOLA DE QUÍMICA DA UFRJ PARA O SEGUNDO E TERCEIRO TRIMESTRE

Leia mais

EDITAL PARA INSCRIÇÃO E SELEÇÃO Nº 005/2008/2

EDITAL PARA INSCRIÇÃO E SELEÇÃO Nº 005/2008/2 EDITAL PARA INSCRIÇÃO E SELEÇÃO Nº 005/2008/2 1. INFORMAÇÕES GERAIS A Coordenadoria de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (CPGEA) da Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológicas (UnUCET) da

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IES N O 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 35 UEPG

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IES N O 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 35 UEPG Universidade Estadual de Ponta Grossa Setor de Ciências Exatas e Naturais Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo 35 UEPG / MNPEF EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IES N O 01/2017

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF- IES N 01/2013

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF- IES N 01/2013 EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF- IES N 01/2013 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 12 UFES 1. PREÂMBULO 1.1. A Coordenação do Polo 12 do Mestrado

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE BIOCIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOBIOLOGIA CONCEITO CAPES 6

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE BIOCIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOBIOLOGIA CONCEITO CAPES 6 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE BIOCIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOBIOLOGIA CONCEITO CAPES 6 RESOLUÇÃO Nº 001/2016 - COLEGIADO DO PPG EM PSICOBIOLOGIA,

Leia mais

EDITAL NEAD/UESPI N.º 06/2017 DE 26 DE ABRIL DE 2017

EDITAL NEAD/UESPI N.º 06/2017 DE 26 DE ABRIL DE 2017 EDITAL NEAD/UESPI N.º 06/2017 DE 26 DE ABRIL DE 2017 EDITAL RELATIVO ÀS SOLICITAÇÕES DE INGRESSO COMO PORTADOR DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR PARA O PERÍODO 2017.2 A Universidade Estadual do Piauí - UESPI,

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IFAM/UFAM N O 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 04

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IFAM/UFAM N O 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 04 Instituto Federal do Amazonas (IFAM) Universidade Federal do Amazonas (UFAM) Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IFAM/UFAM N O 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO EDITAL CONCURSO DE SELEÇÃO 2012 MESTRADO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO EDITAL CONCURSO DE SELEÇÃO 2012 MESTRADO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DAS TÉCNICAS E EPISTEMOLOGIA/HCTE CIDADE UNIVERSITÁRIA - ILHA DO FUNDÃO CENTRO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA NATUREZA

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFSC N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 52

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFSC N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 52 Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Blumenau Departamento de Ciências Exatas e Educação Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFSC N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF- UFSC N O 01/2016

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF- UFSC N O 01/2016 Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Centro de Ciências Físicas e Matemáticas - CFM Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - Polo 39 - UFSC - Florianópolis EDITAL

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus UFRJ-Macaé professor Aloísio Teixeira Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (PPGEF)

Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus UFRJ-Macaé professor Aloísio Teixeira Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (PPGEF) Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus UFRJ-Macaé professor Aloísio Teixeira Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (PPGEF) EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ_MACAÉ N O 342/2016 PROCESSO SELETIVO

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 06 UEFS

PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 06 UEFS Universidade Estadual de Feira de Santana Departamento de Física Área de Ensino de Física Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física Polo 06 SBF/CAPES EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEFS

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UNIFAL-MG N O 01/2017

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UNIFAL-MG N O 01/2017 EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UNIFAL-MG N O 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 28 UNIFAL- MG 1. PREÂMBULO 1.1. A Comissão de Seleção do

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFERSA N O 18/2015 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 09

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFERSA N O 18/2015 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 09 Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PROPPG Departamento de Ciências Exatas e Naturais - DCEN Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

Leia mais

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará Instituto de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo UNIFESSPA

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará Instituto de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo UNIFESSPA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará Instituto de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo UNIFESSPA EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UNIFESSPA NO 01/2016 PROCESSO SELETIVO

Leia mais

Centro Tecnológico - CTC

Centro Tecnológico - CTC Centro Tecnológico - CTC Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos-EQA Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos Campus Prof. João David Ferreira Lima CEP 88040-970 Trindade

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor EDITAL Nº 649/UFFS/2017

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor EDITAL Nº 649/UFFS/2017 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor EDITAL Nº 649/UFFS/2017 ADMISSÃO DE ALUNOS EM DISCIPLINA ISOLADA NO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Leia mais

Universidade Federal de Alagoas Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo 36 UFAL

Universidade Federal de Alagoas Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo 36 UFAL Universidade Federal de Alagoas Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo 36 UFAL EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFAL N O 01/2015 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA Núcleo de Ciências Exatas e da Terra-NCET Departamento De Fisica Mestrado Profissional Em Ensino De Física-Mnpef-SBF-CAPES Polo - 40 Porto

Leia mais

EDITAL Nº 368/2016. Art. 3º Os seguintes documentos são indispensáveis para inscrição:

EDITAL Nº 368/2016. Art. 3º Os seguintes documentos são indispensáveis para inscrição: EDITAL Nº 368/2016 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E INOVAÇÃO DO AGRONEGÓCIO O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA COPPE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA COPPE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA COPPE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA EDITAL COPPE-PEE/PÓS N o 01/2010 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

EDITAL Nº /2013 PGCS/UFT

EDITAL Nº /2013 PGCS/UFT UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS/UFT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ALUNO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL Nº /2013 PGCS/UFT A Universidade

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande Norte Escola de Ciências e Tecnologia Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física -51_UFRN

Universidade Federal do Rio Grande Norte Escola de Ciências e Tecnologia Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física -51_UFRN Universidade Federal do Rio Grande Norte Escola de Ciências e Tecnologia Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física -51_UFRN EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IES N O 02/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2º SEMESTRE/2017

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2º SEMESTRE/2017 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2º SEMESTRE/2017 ABERTURA A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP) torna pública a abertura das inscrições

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Escola de Ciências e Tecnologia Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Escola de Ciências e Tecnologia Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física Universidade Federal do Rio Grande do Norte Escola de Ciências e Tecnologia Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEPG N O 01/2016

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEPG N O 01/2016 Universidade Estadual de Ponta Grossa Setor de Ciências Exatas e Naturais Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física POLO 35 do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFV N O 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFV

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFV N O 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFV Universidade Federal de Viçosa - UFV Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - Polo UFV EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFV N O 01/2017 PROCESSO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA - COPPE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE TRANSPORTES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA - COPPE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE TRANSPORTES UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA - COPPE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE TRANSPORTES EDITAL COPPE-PET/PÓS nº 01/2011 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CÂMPUS CORA CORALINA EDITAL N. 001/2016 UEG/Câmpus Cora Coralina, 20 de junho de 2016.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CÂMPUS CORA CORALINA EDITAL N. 001/2016 UEG/Câmpus Cora Coralina, 20 de junho de 2016. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CÂMPUS CORA CORALINA EDITAL N. 001/2016 UEG/Câmpus Cora Coralina, 20 de junho de 2016. CHAMADA PÚBLICA PARA O PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU EM LÍNGUA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. Unifal-MG EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UNIFAL-MG N O 02/2016

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. Unifal-MG EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UNIFAL-MG N O 02/2016 EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UNIFAL-MG N O 02/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 28 UNIFAL-MG 1. PREÂMBULO 1.1. A Comissão de Seleção] do

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF - UFPA N O 01/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFPA

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF - UFPA N O 01/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFPA Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo UFPA - Universidade Federal do Pará EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF - UFPA N O 01/2014

Leia mais

Ministério da Educação. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Câmpus Pato Branco - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil

Ministério da Educação. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Câmpus Pato Branco - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Pato Branco - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil EDITAL n o 10/2016-PPGEC INSCRIÇÃO E SELEÇÃO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IES N O 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UEM

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IES N O 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UEM EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IES N O 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL 1. PREÂMBULO 1.1. A Coordenação do Polo do Polo UEM do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de

Leia mais

Universidade Federal de Alagoas Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo UFAL EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFAL N O 01/2014

Universidade Federal de Alagoas Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo UFAL EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFAL N O 01/2014 Universidade Federal de Alagoas Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo UFAL EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFAL N O 01/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IFAM/UFAM N O 02/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 4

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IFAM/UFAM N O 02/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 4 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS IFAM UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS UFAM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA PÓLO 4 (IFAM/UFAM) EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IFAM/UFAM

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Centro de Tecnologia - CT Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica - PPGEM

Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Centro de Tecnologia - CT Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica - PPGEM Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Centro de Tecnologia - CT Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica - PPGEM EDITAL N º 02/2013 PPGEM O Coordenador do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF - UFSC BLUMENAU - N O 01/2017

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF - UFSC BLUMENAU - N O 01/2017 Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Blumenau Departamento de Ciências Exatas e Educação Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - Polo 52 EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF - UFSC BLUMENAU -

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA O 2º SEMESTRE DE 2017 DE ALUNOS PARA O MESTRADO PROFISSIONAL EM DIREITO TRIBUTÁRIO INTERNACIONAL E DESENVOLVIMENTO

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA O 2º SEMESTRE DE 2017 DE ALUNOS PARA O MESTRADO PROFISSIONAL EM DIREITO TRIBUTÁRIO INTERNACIONAL E DESENVOLVIMENTO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA O 2º SEMESTRE DE 2017 DE ALUNOS PARA O MESTRADO PROFISSIONAL EM DIREITO TRIBUTÁRIO INTERNACIONAL E DESENVOLVIMENTO Área de concentração: Direito Tributário Internacional

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-URCA N O2/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 31

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-URCA N O2/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 31 Universidade Regional do Cariri URCA Centro de Ciências e Tecnologia Departamento de Física - DF Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo 31 EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-URCA N O2/2016 PROCESSO

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFF N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 15

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFF N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 15 Universidade Federal Fluminense Instituto de Ciências Exatas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Polo 15 Sul Fluminense EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFF N O 01/2016 PROCESSO

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E INTERCULTURALIDADE

EDITAL DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E INTERCULTURALIDADE Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Educação, da Cultura - SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO- PROPEG CAMPUS AVANÇADO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor EDITAL Nº 636/UFFS/2017

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor EDITAL Nº 636/UFFS/2017 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor EDITAL Nº 636/UFFS/2017 ADMISSÃO DE CANDIDATOS EM DISCIPLINA ISOLADA NO CURSO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEPG N O 02/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 35 UEPG

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEPG N O 02/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 35 UEPG Universidade Estadual de Ponta Grossa Setor de Ciências Exatas e da Natureza Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo 35 UEPG EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEPG N O 02/2016

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CAMPUS ARARANGUÁ RUA PEDRO JOÃO PEREIRA MATO ALTO CEP 88905-120 ARARANGUA/SC TELEFONE +55 (48) 3721-6448 FAX +55 (48) 3522-2408 http://ararangua.ufsc.br/

Leia mais

EDITAL Nº 002/2016, 01 de Fevereiro de 2016

EDITAL Nº 002/2016, 01 de Fevereiro de 2016 EDITAL Nº 002/2016, 01 de Fevereiro de 2016 Processos Seletivos para Ingresso no Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação do LNCC A Comissão de Avaliação e Seleção (CAS) do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

Universidade Regional do Cariri - URCA Centro de Ciências e Tecnologia Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - POLO 31

Universidade Regional do Cariri - URCA Centro de Ciências e Tecnologia Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - POLO 31 Universidade Regional do Cariri - URCA Centro de Ciências e Tecnologia Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - POLO 31 EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-URCA N O 01/2017 PROCESSO

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA - CEEM MINUTA / EDITAL DA PRIMEIRA EDIÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA (CEEM)

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA - CEEM MINUTA / EDITAL DA PRIMEIRA EDIÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA (CEEM) Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Educação e da Cultura - SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS FANAT DEPARTAMENTO

Leia mais

EDITAL DA SELEÇÃO 2011 PARA O MESTRADO

EDITAL DA SELEÇÃO 2011 PARA O MESTRADO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE ECONOMIA NÚCLEO DE ESTUDO INTERNACIONAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA POLÍTICA INTERNACIONAL PEPI/ IE - NEI/UFRJ AV. PASTEUR 250 PRAIA VERMELHA

Leia mais

COPPE Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia. PESC Programa de Engenharia de Sistemas e Computação

COPPE Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia. PESC Programa de Engenharia de Sistemas e Computação UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO COPPE Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia PESC Programa de Engenharia de Sistemas e Computação EDITAL UFRJ nº 189/2016 Processo

Leia mais

I - Das disposições iniciais

I - Das disposições iniciais EDITAL Nº07 DE MATRÍCULA NAS CATEGORIAS DE TRANSFERÊNCIA INTERNA, TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PARA AS VAGAS RESIDUAIS DO ENSINO SUPERIOR. A Diretoria de Ensino do Instituto

Leia mais

EDITAL N.º 041/2016 DE 02 DE DEZEMBRO DE 2016

EDITAL N.º 041/2016 DE 02 DE DEZEMBRO DE 2016 EDITAL N.º 041/2016 DE 02 DE DEZEMBRO DE 2016 PROCESSO SELETIVO POR PROCESSOS DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA, DE REOPÇÃO DE CURSO E DE PORTADORES DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

Leia mais

EDITAL Nº 02/2014 SELEÇÃO PARA DE ALUNOS ESTRANGEIROS PARA MESTRADO E DOUTORADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA TURMA

EDITAL Nº 02/2014 SELEÇÃO PARA DE ALUNOS ESTRANGEIROS PARA MESTRADO E DOUTORADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA TURMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA C.P. 6001 CEP 60455-760 - Fortaleza - CE Fone: (85) 3366-9581 Fax:(85) 3366-9574 e-mail:

Leia mais

Parágrafo único. A presente seleção é aberta a candidatos brasileiros e estrangeiros.

Parágrafo único. A presente seleção é aberta a candidatos brasileiros e estrangeiros. EDITAL PPGQ Nº 001/2016 ABRE INSCRIÇÃO, FIXA DATA, HORÁRIO E CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA INGRESSAR NO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM QUÍMICA APLICADA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE INSTITUTO DE ESTUDOS EM SAÚDE COLETIVA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE INSTITUTO DE ESTUDOS EM SAÚDE COLETIVA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE INSTITUTO DE ESTUDOS EM SAÚDE COLETIVA Edital 2007 A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e a Secretaria de Vigilância em

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 23 - UECE/FECLESC

PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 23 - UECE/FECLESC EDITAL COMPLEMENTAR N º 001/2015 - MNPEF-UECE/FECLESC PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 23 - UECE/FECLESC 1. PREÂMBULO 1.1. A Comissão Coordenadora

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEPB N O 01/2016

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEPB N O 01/2016 Universidade Estadual da Paraíba Centro de Ciências e Tecnologia Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - Polo Campina Grande EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEPB N O 01/2016 PROCESSO

Leia mais

1. DO NÚMERO DE VAGAS E PÚBLICO ALVO

1. DO NÚMERO DE VAGAS E PÚBLICO ALVO Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa Centro de Ciências e Tecnologia Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental Processo Seletivo do Mestrado em Ciência

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Escola de Ciências e Tecnologia Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Escola de Ciências e Tecnologia Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física Universidade Federal do Rio Grande do Norte Escola de Ciências e Tecnologia Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRN N 0 02/2016 PROCESSO SELETIVO

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IES N O 019 /2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 19

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IES N O 019 /2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 19 Universidade Estadual de Londrina Centro de Ciências Exatas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo 19 EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IES N O 019 /2017 PROCESSO SELETIVO DE

Leia mais

Universidade Federal de Roraima Centro de Ciências e Tecnologia Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - Polo 38/UFRR

Universidade Federal de Roraima Centro de Ciências e Tecnologia Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - Polo 38/UFRR Universidade Federal de Roraima Centro de Ciências e Tecnologia Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - Polo 38/UFRR EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRR Nº 01/2016 PROCESSO SELETIVO

Leia mais

Edital FMB-UFBA nº01/2017 PROCESSO SELETIVO PROGRAMA PESQUISADOR EM MEDICINA

Edital FMB-UFBA nº01/2017 PROCESSO SELETIVO PROGRAMA PESQUISADOR EM MEDICINA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Faculdade de Medicina da Bahia Largo do Terreiro de Jesus, s/nº, Centro Histórico CEP 40.026-010, Salvador, Bahia, Brasil. Tel.: 55 (71) 3283-5577 www.medicina.ufba.br medicina@ufba.br

Leia mais

Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia do Ceará - IFCE - Campus Sobral

Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia do Ceará - IFCE - Campus Sobral Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia do Ceará - IFCE - Campus Sobral Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - MNPEF - Polo 56 - UVA/IFCE EDITAL COMPLEMENTAR

Leia mais

EXAME DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO EM FILOSOFIA

EXAME DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO EM FILOSOFIA EDITAL EXAME DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO EM FILOSOFIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LÓGICA E METAFÍSICA (PPGLM) Ingresso: primeiro semestre de 2011 O Coordenador do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO Campus São José dos Campos EDITAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO Campus São José dos Campos EDITAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO Campus São José dos Campos Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica EDITAL Seleção para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica (PPG-EngBio)

Leia mais

EDITAL Nº 009/2016-PEG

EDITAL Nº 009/2016-PEG EDITAL Nº 009/2016-PEG O Prof. Dr. Vladimir Ferreira Cabral, coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Maringá, no uso de suas atribuições legais e

Leia mais

EDITAL MESTRADO 2014

EDITAL MESTRADO 2014 EDITAL MESTRADO 2014 Edital do Exame de Seleção para ingresso no Mestrado do Programa de Pós- Graduação em Biotecnologia do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Espírito Santo. A Coordenação

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFPA N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 37

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFPA N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 37 Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Faculdade de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo 37 EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFPA N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO

Leia mais

EDITAL Nº 356/2016 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA

EDITAL Nº 356/2016 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA EDITAL Nº 356/2016 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA O VICE-REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no exercício

Leia mais

EDITAL Nº 354/2016 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU

EDITAL Nº 354/2016 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU EDITAL Nº 354/2016 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA, AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA O VICE-REITOR DA UNIVERSIDADE

Leia mais

Edital nª 01/2017. PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTA PARA PÓS-GRADUAÇÃO (Lato Sensu): EM NUTRIÇÃO CLÍNICA

Edital nª 01/2017. PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTA PARA PÓS-GRADUAÇÃO (Lato Sensu): EM NUTRIÇÃO CLÍNICA Edital nª 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTA PARA Edital do processo seletivo simplificado para ingresso junto à Pós-Graduação: em Nutrição Clínica (especialização teórica e prática), na cidade de Porto

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Centro de Tecnologia - CT Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica - PPGEM

Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Centro de Tecnologia - CT Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica - PPGEM Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Centro de Tecnologia - CT Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica - PPGEM EDITAL N º 02/2012 PPGEM O Coordenador do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Campina Grande Pró-Reitoria de Pós-Graduação EDITAL PRPG 10/2016

Ministério da Educação Universidade Federal de Campina Grande Pró-Reitoria de Pós-Graduação EDITAL PRPG 10/2016 Ministério da Educação Universidade Federal de Campina Grande Pró-Reitoria de Pós-Graduação EDITAL PRPG 10/2016 CENTRO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS E BIOTECNOLOGIA

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF PPPGI Nº 29/2016

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF PPPGI Nº 29/2016 EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF PPPGI Nº 29/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 47 UFMA 1. PREÂMBULO 1.1. A comissão de Seleção do Polo 47 UFMA

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-URCA N O 01/2015 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 31

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-URCA N O 01/2015 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 31 Universidade Regional do Cariri - URCA Centro de Ciências e Tecnologia Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - Polo 31 EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-URCA N O 01/2015 PROCESSO

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UECE N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 23 UECE

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UECE N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 23 UECE Universidade Estadual do Ceará Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central Curso de Licenciatura em Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física [POLO 23 UECE] EDITAL COMPLEMENTAR

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO EM EDUCAÇÃO NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2013 E PRIMEIRO SEMESTRE DE

Leia mais

1. DO NÚMERO DE VAGAS E PÚBLICO ALVO

1. DO NÚMERO DE VAGAS E PÚBLICO ALVO Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa Centro de Ciências e Tecnologia Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental Processo Seletivo do Mestrado em Ciência

Leia mais

Candidatos Brasileiros e Estrangeiros Residentes no Brasil

Candidatos Brasileiros e Estrangeiros Residentes no Brasil UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO PPED-IE/UFRJ EDITAL DA SELEÇÃO 2011 PARA O DOUTORADO (INÍCIO

Leia mais

PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE PERINATAL DA MATERNIDADE ESCOLA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE PERINATAL DA MATERNIDADE ESCOLA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Edital nº 01/2016 CHAMADA DE CANDIDATOS PARA MATRÍCULA E SELEÇÃO PARA O ESTÁGIO PROBATÓRIO DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE PERINATAL DA MATERNIDADE ESCOLA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE

Leia mais

1.8. Correspondência eletrônica dirigida ao Polo 21 FURG do MNPEF deve ser endereçada a:

1.8. Correspondência eletrônica dirigida ao Polo 21 FURG do MNPEF deve ser endereçada a: Universidade Federal do Rio Grande (FURG) Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF) MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO (Polo 21 - FURG) EDITAL

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2012/01

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2012/01 UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2012/01 A DIRETORA DO INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE,

Leia mais

EDITAL MNPEF-FURG N 0 01/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA do POLO 21_FURG

EDITAL MNPEF-FURG N 0 01/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA do POLO 21_FURG Universidade Federal do Rio Grande (FURG) Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF) MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO (Polo_21_FURG) EDITAL MNPEF-FURG

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02/05/2006

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02/05/2006 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02/05/2006 EDITAL COMPLEMENTAR PARA PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL

Leia mais

INSTITUTO OFTALMOLÓGICO DE SERGIPE - IOSE HOSPITAL DE OLHOS ROLLEMBERG GOIS HORG OFTALMOLOGIA/2017

INSTITUTO OFTALMOLÓGICO DE SERGIPE - IOSE HOSPITAL DE OLHOS ROLLEMBERG GOIS HORG OFTALMOLOGIA/2017 INSTITUTO OFTALMOLÓGICO DE SERGIPE - IOSE HOSPITAL DE OLHOS ROLLEMBERG GOIS HORG EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM OFTALMOLOGIA/2017 A Coordenação do Curso de Especialização

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EDITAL No. 2/2012

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EDITAL No. 2/2012 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EDITAL No. 2/2012 2 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PARA OS CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO

Leia mais

EDITAL nº 002/2016-PPGCJ

EDITAL nº 002/2016-PPGCJ Programa Nacional do Pós-Doutorado CAPES (Portaria Capes nº 86/2013) EDITAL nº 002/2016-PPGCJ Seleção de Projetos de Pesquisa de Pós-doutorado O Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Jurídicas

Leia mais