DZ-1829.R-1 - DIRETRIZ AMBIENTAL PARA EXTRAÇÃO DE AREIA EM CURSOS D ÁGUA E FAIXA COSTEIRA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DZ-1829.R-1 - DIRETRIZ AMBIENTAL PARA EXTRAÇÃO DE AREIA EM CURSOS D ÁGUA E FAIXA COSTEIRA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO"

Transcrição

1 DZ-1829.R-1 - DIRETRIZ AMBIENTAL PARA EXTRAÇÃO DE AREIA EM CURSOS D ÁGUA E FAIXA COSTEIRA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Notas: Aprovada pela Deliberação CECA nº 1215 de 07 de dezembro de Publicada no DOERJ de 30 de dezembro de OBJETIVO Definir diretrizes que orientem o processo de licenciamento, visando disciplinar a atividade de extração de areia em cursos d água e faixa costeira do Estado do Rio de Janeiro, como parte integrante do Sistema de Licenciamento de Atividades Poluidoras - SLAP. 2. DEFINIÇÕES 2.1 FAIXA MARGINAL DE PROTEÇÃO - faixa de vegetação natural ao longo dos cursos d água, considerada de preservação permanente, cuja largura é de 100 metros, para os cursos cuja largura seja superior a 200 metros; igual à metade da largura dos cursos que meçam de 10 a 200 metros de distância entre as margens; de 5 metros para os cursos cuja largura seja inferior a 10 metros. 2.2 ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL (EIA) - conjunto de atividades técnicas e científicas destinadas à identificação, previsão e valoração dos impactos e à análise das alternativas, realizado e apresentado na forma de relatório. 2.3 RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL (RIMA) - documento que consubstancia as conclusões do estudo de impacto ambiental. 2.4 CRISTA DA BERMA - linha longitudinal onde ocorre a deposição máxima de areia trazida pelos embates das ondas (Fig. 2.1)

2 3. CONSIDERAÇÕES GERAIS A necessidade de se disciplinar a atividade de extração de areia no Estado do Rio de Janeiro está associada aos impactos ambientais que a mesma vem provocando nos principais ecossistemas costeiros e fluviais. Dentre os impactos destaca-se a degradação causada pela extração de areia na faixa costeira, especialmente quando ocorre em dunas e restingas, cuja preservação é dever do Estado. Quanto à extração de areia em praias, além da degradação deste recurso ambiental, destaca-se também o conflito de uso entre a atividade minerária e as atividades de turismo e lazer. A extração de areia em cursos d água freqüentemente extrapola os limites da coleção hídrica, invadindo e alterando o contorno das margens e destruindo a vegetação ripária. Esta diretriz estabelece o zoneamento ambiental para extração de areia no Estado do Rio de Janeiro e os critérios técnicos que deverão ser observados nas zonas onde a atividade é tolerada. O zoneamento define zonas, considerada a legislação vigente de uso do solo, o potencial de mineração de areias e o conhecimento da situação ambiental das áreas por parte da FEEMA. Em função da dinamicidade desses fatores, o zoneamento poderá sofrer alterações sempre que necessário, visando um ajustamento a novas situações. 4 ZONEAMENTO AMBIENTAL PARA EXTRAÇÃO DE AREIA O zoneamento divide o Estado do Rio de Janeiro em Zonas de Uso Proibido, Zonas com Restrições de Uso e Zonas de Uso Tolerado. 4.1 ZONAS DE USO PROIBIDO Zonas de Uso Proibido são as áreas de preservação ambiental, assim consideradas pela legislação vigente (federal, estadual e municipal) que proíba ou restrinja a utilização das mesmas para empreendimentos econômicos que alterem o seu estado natural. São elas, dentre outras, os Parques, Estações Ecológicas, Reservas Biológicas, Reservas Florestais, Florestas Protetoras da União, Áreas Tombadas e Áreas Estaduais de Lazer. Foram também consideradas como Zonas de Uso Proibido aquelas que se enquadram nos art. 2º e 3º da Lei 4.771, de Código Florestal.

3 Essas zonas estão relacionadas no Anexo 1, juntamente com a legislação específica. Nessas zonas é expressamente proibida qualquer atividade de extração de areia. 4.2 ZONAS COM RESTRIÇÃO DE USO Zonas com Restrições de Uso são as áreas cujo uso está subordinado a critérios e normas restritivas, tendo em vista a conservação de seus atributos ecológicos raros e a fragilidade de seu ecossistema. Compreende áreas urbanas ou de expansão urbana, áreas com situação ambiental crítica, faixas de praia, Áreas de Proteção Ambiental (APAs), Áreas de Relevante Interesse Ecológico, e Áreas de Interesse Ambiental. Essa zonas com restrição de uso estão relacionadas no Anexo 2. A atividade de extração de areia nessas zonas dependerá de licenciamento ambiental, podendo ser exigido EIA e respectivo RIMA. 4.3 ZONAS DE USO TOLERADO Zonas de Uso Tolerado são as áreas não incluídas nas zonas anteriores. A atividade de extração de areia nessas zonas dependerá de licenciamento ambiental, podendo ser exigido EIA e respectivo RIMA. 5 CRITÉRIOS PARA LICENCIAMENTO No licenciamento da atividade de extração de areia deverão ser observados os seguintes critérios: 5.1 EM CURSOS D ÁGUA - A areia só poderá ser extraída do fundo do curso d água, sem alterar suas margens ou seus taludes; - Não será permitido qualquer tipo de escavação das margens, fora do leito e dentro da faixa marginal de proteção do curso d água; - Não será permitida a extração nos trechos dos cursos d água 400 metros a montante e a jusante das obras de arte ou outras estruturas hidráulicas - barragens, cais de saneamento, comportas, etc.; - Não será permitida a construção de barragens de pedra e similares ou abertura de poços no leito do rio para retenção de areia;

4 - Não será permitida a abertura de canais laterais para desvio do rio sem autorização do DNOS ou da SERLA. 5.2 EM FAIXA COSTEIRA Só será permitida a extração de areia em faixa costeira quando não implicar em conflito com outros usos já estabelecidos (Ex.: turismo, recreação, lazer, pesca, etc.) Praias - Só será permitida a extração de areia de praias quando a jazida for caracterizada como rara e não houver alternativas locacionais para extração; - Só será permitida a extração na faixa longitudinal de areia que compreende a crista da berma; - Não será permitida a formação de buracos ao longo da praia, devendo a extração ser feita de modo homogêneo ao longo da superfície; - Não será permitida a colocação de rampas de acesso, bem como o acesso e o preenchimento de caminhões na faixa de areia; - Não será permitido o acúmulo de areia na beira da praia ou em seus acessos Plataforma Continental - Será obrigatória a apresentação de EIA e respectivo RIMA; - Não será permitida a extração de areia dentro da faixa marítima destinada a recreação e lazer; deverá ser observada a distância mínima de 200 metros a partir da crista da berma; - Não será permitida a atividade de extração de areia em baías e estuários de rios.

5 01. PARQUE NACIONAL DE ITATIAIA ANEXO 1 ZONAS DE USO PROIBIDO Decreto nº de (Criação do Parque) Decreto nº de (Ampliação do Parque) Subordinação Administrativa: I.B.D.F. Localização: Município de Resende Área de Ocupação: ha. 02. PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ÓRGÃOS Decreto nº de (Criação do Parque) Decreto nº de (Delimitação do Parque) Subordinação Administrativa: I.B.D.F. Localização: Município de Teresópolis, Petrópolis e Magé Área de Ocupação: ha. 03. PARQUE NACIONAL DA TIJUCA Decreto nº de (Criação do Parque) Decreto nº de (Alteração do Decreto de Criação do Parque) Subordinação Administrativa: I.B.D.F. Área de Ocupação: ha. 04. PARQUE NACIONAL DA SERRA DO BOCAINA Decreto nº de (Criação do Parque) Decreto nº de (Alteração do Decreto de Criação do Parque) Subordinação Administrativa: I.B.D.F. Localização: Municípios de Parati e Angra do Reis Área de Ocupação: ha. 05. RESERVA BIOLÓGICA NACIONAL DE POÇOS DAS ANTAS Decreto nº de (Criação da Reserva) Decreto nº de (Redelimitação da Reserva) Subordinação Administrativa: I.B.D.F. Localização: Município de Silva Jardim Área de Ocupação: ha.

6 06. FLORESTA PROTETORA DA UNIÃO (TINGUÁ, XERÉM, RIO D OURO, SÃO PEDRO, MANTIQUEIRA) Decreto nº de Subordinação Administrativa: I.B.D.F. Localização: Municípios de N. Iguaçú, D. Caxias, Magé e Petrópolis Área de Ocupação: ha. 07. RESERVA FLORESTAL DE MENDANHA (FLORESTA PROTETORA DA UNIÃO) Decreto nº de Subordinação Administrativa: I.B.D.F. Localização: Município de Nova Iguaçú Área de Ocupação: ha. 08. RESERVA FLORESTAL DA PEDRA BRANCA (FLORESTA PROTETORA DA UNIÃO) Decreto nº de Subordinação Administração: I.B.D.F. Área de Ocupação: 09. RESERVA FLORESTAL DE CAMORIM (FLORESTA PROTETORA DA UNIÃO) Decreto nº de Subordinação Administrativa: I.B.D.F. Área de Ocupação: ha. 10. RESERVA FLORESTAL DA COVANCA (FLORESTA PROTETORA DA UNIÃO) Decreto nº de Subordinação Administração: I.B.D.F. Área de Ocupação: 300 ha. 11. ESTAÇÃO ECOLÓGICA DO PIRAÍ Contrato de Comando entre LIGHT e SEMA de Subordinação Administrativa: SEMA Localização: Municípios de Piraí e Rio Claro Área de Ocupação: ha.

7 12. ESTAÇÃO ECOLÓGICA DE TAMOIOS Contrato de Comando entre FURNAS e SEMA de Subordinação Administrativa: SEMA Localização: Município de Angra dos Reis Área de Ocupação: 70 ha. 13. PARQUE ESTADUAL DE DESENGANO (APA DO DESENGANO) Decreto Lei nº 250 de (Criação do Parque) Decreto nº de (Delimitação) Decreto nº de (Criação da APA) Subordinação Administrativa: S.A.A. Localização: Municípios de Santa Maria Madalena, Campos e São Fidélis Área de Ocupação: ha. 14. PARQUE ESTADUAL DA ILHA GRANDE Decreto Estadual nº de (Demarcação) Decreto Lei Estadual nº de (Criação do Parque) Decreto Estadual nº de (Implantação) Decreto Estadual nº de Subordinação Administrativa: S.A.A. Localização: Município de Angra do Reis Área de Ocupação: ha. 15. PARQUE ESTADUAL DA PEDRA BRANCA Decreto nº de (Criação do Parque) Subordinação Administrativa: S.A.A. Área de Ocupação: ha. 16. RESERVA BIOLÓGICA DE ARARAS Resolução 59 da Sec. de Agricultura em (Criação) Subordinação Administrativa: S.A.A. Localização: Município de Petrópolis e Miguel Pereira Área de Ocupação: ha. 17. RESERVA BIOLÓGICA E ARQUEOLÓGICA DE GUARATIBA Decreto Estadual nº de (Criação) Decreto Estadual nº de (Alteração do Decreto de Criação) Subordinação Administrativa: S.A.A. Área de Ocupação: ha.

8 18. RESERVA BIOLÓGICA ESTADUAL DA PRAIA DO SUL Decreto nº de (Criação da Reserva) Decreto nº de Subordinação Administrativa: FEEMA Localização: Município de Angra do Reis (Ilha Grande) Área de Ocupação: ha. 19. RESERVA FLORESTAL DO GRAJAÚ Decreto nº de (Criação) Subordinação Administrativa: S.A.A. Área de Ocupação: 20. CENTRO DE PRIMATOLOGIA DO RIO DE JANEIRO Contrato de Comando entre FEEMA e CEDAE de Subordinação Administrativa: FEEMA Localização: Município de Magé Área de Ocupação: 253 ha. 21. PARQUE ZOOBOTÂNICO DE MARAPENDI Lei Municipal nº 61 de Subordinação Administrativa: Prefeitura Municipal Área de Ocupação: 20 ha. 22. ESTAÇÃO ECOLÓGICA DO PARQUE DA CIDADE DE NITERÓI Lei Municipal nº 459 de (Criação) Subordinação Administrativa: Sec. Mun. Obras e Urbanismo Localização: Município de Niterói Área de Ocupação: 15 ha. 23. ESTAÇÃO ECOLÓGICA ESTADUAL DE PARAÍSO Decreto nº de Subordinação Administrativa: CECA/FEEMA Localização: Município de Teresópolis, Magé e Cachoeiras de Macacu Área de Ocupação: ha.

9 24. ÁREA TOMBADA PELO INEPAC - GRUMARI Resolução nº 11 da Secretaria de Estado de Ciência e Cultura de (Criação) Decreto nº de (Parcelamento, Uso e Ocupação) Subordinação Administrativa: INEPAC Área de Ocupação: 25. ÁREA TOMBADA PELO INEPAC - DUNAS DAMA BRANCA Decreto nº de Sec. de Estado de Ciência e Cultura Subordinação Administrativa: INEPAC Localização: Município de Cabo Frio Área de Ocupação: 26. ÁREA ESTADUAL DE LAZER DE PARATIMIRIM Decreto Estadual nº de (Criação) Decreto nº de Decreto Estadual nº 996 de (Transformação dos Decretos Anteriores) Subordinação Administrativa: S.A.A. Área de Ocupação: ha. 27. ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DA BACIA DO RIO MACAÉ Lei Municipal nº 008 de Subordinação Administrativa: Prefeitura Municipal Área de Ocupação: 28. ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DA BACIA DO RIO MACAÉ Lei Municipal nº de Subordinação Administrativa: Prefeitura Municipal Localização: Município de Nova Friburgo Área de Ocupação: ha.

10 ANEXO 2 ZONAS COM RESTRIÇÕES DE USO 01. ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DE CAIURUÇU Decreto nº de (Criação) Subordinação Administrativa: SEMA Área de Ocupação: 02. ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DE PETRÓPOLIS Decreto nº de (Implantação) Portaria nº 93 de da SEMA Subordinação Administrativa: SEMA Localização: Municípios de Petrópolis, Magé, Duque de Caxias. Área de Ocupação: ha. 03. ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DE GUAPIMIRIM Decreto nº de (Criação) Subordinação Administrativa: SEMA Localização: Municípios de Itaboraí, São Gonçalo e Magé. Área de Ocupação: ha. 04. ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DA SERRA DA MANTIQUEIRA Decreto nº de (Criação) Subordinação Administrativa: SEMA Localização: Município de Resende Área de Ocupação: ha. (no Estado do Rio de Janeiro) 05. ÁREA DE RELEVANTE INTERESSE ECOLÓGICO FLORESTA DA CICUTA Decreto nº de (Criação) Subordinação Administrativa: SEMA Localização: Município de Volta Redonda Área de Ocupação: 131,28 ha. 06. ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DE MARICÁ Decreto Estadual nº de (Criação) Subordinação Administrativa: FEEMA Localização: Município de Maricá Área de Ocupação: 496 ha.

11 07. ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL FLORESTA DO JACARANDÁ Decreto nº de (Criação) Subordinação Administrativa: FEEMA Localização: Município de Teresópolis Área de Ocupação: ha. 08. ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DAS LAGUNAS DE PIRATININGA E ITAIPU Decreto Lei Municipal nº 458 de Subordinação Administrativa: Sec. Municipal de Obras e Urbanismo de Niterói Localização: Município de Niterói Área de Ocupação: aprox. 70 ha. 09. ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DE MANGARATIBA Decreto nº de Subordinação Administrativa: CECA/FEEMA Localização: Município de Mangaratiba Área de Ocupação: 10. ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DE TAMOIOS Decreto nº de Subordinação Administrativa: FEEMA Localização: Município de Angra dos Reis (Ilha Grande) Área de Ocupação: 11. RESERVA BIOLÓGICA ESTADUAL DE MASSAMBABA Decreto nº B de Subordinação Administrativa: FEEMA Localização: Municípios de Saquarema e Araruama Área de Ocupação: ha. 12. ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DE MASSAMBABA Decreto nº C de Subordinação Administrativa: CECA/FEEMA Localização: Municípios de Saquarema, Araruama e Arraial do Cabo. Área de Ocupação:

12 13. PARQUE ESTADUAL DAS NASCENTES DOS RIOS MACAÉ E SÃO JOÃO (proposta) Localização: Municípios de Casimiro de Abreu, Nova Friburgo, Silva Jardim e Cachoeiras de Macacu Área de Ocupação: ha. 14. RESERVA BIOLÓGICA ESTADUAL DO PAU BRASIL (proposta) Localização: Municípios de Araruama, São Pedro da Aldeia e Cabo Frio Área de Ocupação: ha. 15. RESERVA BIOLÓGICA ESTADUAL DE JACAREPIÁ (proposta) Localização: Município de Araruama Área de Ocupação: 730 ha. 16. RESERVA BIOLÓGICA ESTADUAL DE MACAÉ DE CIMA (proposta) Localização: Municípios de Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo e Silva Jardim Área de Ocupação: ha. 17. RESERVA ECOLÓGICA ESTADUAL DE GUAPIAÇU (proposta) Localização: Municípios de Cachoeiras de Macacu, Magé e Teresópolis Área de Ocupação: ha. 18. ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL SERRA DE SAPEATIBA (proposta) Localização: Município de São Pedro da Aldeia Área de Ocupação: 368 ha. 19. ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL DE CANTAGALO (proposta) Localização: Município de Cantagalo Área de Ocupação: 24 ha. 20. ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL EM MACAÉ (proposta) Área de Ocupação:

13 21. RESTINGA DE MARAMBAIA 22. ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DE NOVA FRIBURGO - BAIRRO FONTE DA SAUDADE (proposta) Localização: Município de Nova Friburgo Área de Ocupação: 500 ha. 23. ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DE POSSE E SÃO JOSÉ DO RIO PRETO (proposta) Localização: Município de Petrópolis Área de Ocupação: 932 ha. 24. ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DE ARARAS (proposta) Localização: Município de Petrópolis 25. SERRA DO PALMITAL Localização: Município de Saquarema e Rio Bonito Área de Ocupação: 800 ha. 26. SERRA DO MATO GROSSO Localização: Município de Saquarema e Maricá Área de Ocupação: ha. 27. SERRA DO JACONÉ E SERRA DO MATO GROSSO Localização: Município de Saquarema e Maricá Área de Ocupação: ha. 28. SERRA DA PEDRA BRANCA E SERRA DE SÃO JOÃO Localização: Municípios de Silva Jardim e Casimiro de Abreu Área de Ocupação: ha. 29. SERRA DE TAQUARUÇU E SERRA DO PILÃO Localização: Município de Silva Jardim Área de Ocupação: ha.

14 30. FAZENDAS ESTREITO, ARGENTINA, SALTO D ÁGUA E RANGEL Localização: Município de Silva Jardim Área de Ocupação: ha. 31. SERRA DOS TRÊS BICOS, DE MACAÉ; CÓRREGOS COLÉGIOS, FUNDÃO E PEITO DE POMBA Área de Ocupação: ha. 32. SERRAS DA PEDRA BRANCA, DA CRUZ, SÃO TOMÉ, SANTO ANTONIO, SÃO JOÃO Localização: Municípios de Macaé, Conceição de Macabu e Trajano de Morais Área de Ocupação: ha. 33. SERRA CRUBIXAS, VILA DA GAMA Área de Ocupação: ha. 34. SERRA DA CACHOEIRA GRANDE, CAPIVARI DE CIMA Localização: Município de Silva Jardim 35. BRAÇO DOS REIS Localização: Município de Casimiro de Abreu 36. SANTA CLARA (mata) Localização: Município de Porciúncula 37. SERRA DO POTE, SECA, CARETA E JUNDIAÍ Localização: Município de Casimiro de Abreu 38. MORRO DE SÃO JOÃO Localização: Município de Casimiro de Abreu 39. PORCIÚNCULA (mata) Localização: Município de Porciúncula

15 40. PEDRA ELEFANTINA (mata) Localização: Município de Porciúncula 41. FAZENDA BOA VISTA (mata) Localização: Município de Natividade 42. CACHOEIRA DA FUMAÇA (mata) Localização: Município de Bom Jesus de Itabapoana 43. FAZENDA SÃO JORGE (mata) Localização: Município de Bom Jesus de Itabapoana 44. PEDRA DO BAÚ E MORRO DO COCO Localização: Município de Campos 45. LAJE DO MURIAÉ (mata) Localização: Município de Laje do Muriaé 46. MIRACEMA (mata) Localização: Município de Miracema. 47. MATA DE MONTE VERDE Localização: Município de Cambuci 48. MATA IBIPEBA - IPITUNA Localização: Município de Itaocara 49. SERRA DO ITACOLOMI Localização: Município de São Fidélis 50. Proposta de APA Localização: Município de Campos e São João da Barra 51. PICO DO FRADE

16 52. FAZENDA CONCEIÇÃO DOS PINHEIROS Localização: Município de Duas Barras 53. LUMIAR (mata) Localização: Município de Nova Friburgo 54. MURI (mata) Localização: Município de Nova Friburgo 55. MATA DO CENTENÁRIO Localização: Município de Nova Friburgo 56. NOVA CALEDÔNIA (mata) Localização: Município de Nova Friburgo 57. SÃO LOURENÇO (mata) Localização: Município de Nova Friburgo 58. PICO DOS FRADES Localização: Município de Teresópolis 59. FAZENDA PICO MAIOR Localização: Município de N. Friburgo, Teresópolis e Cachoeiras de Macacu 60. CORREIAS Localização: Município de Petrópolis 61. RIO DAS FLORES (mata) Localização: Município de Rio das Flores 62. RESTINGA DE GARGAÚ E GUAXINDIBA Localização: Município de São João da Barra 63. MANGUEZAL DA FOZ DO RIO PARAÍBA DO SUL Localização: Município de São João da Barra

17 64. PRAIA DE ATAFONA Localização: Município de São João da Barra 65. LAGOA DE GRUSSAÍ Localização: Município de São João da Barra 66. LAGOA DE IQUIPARI Localização: Município de São João da Barra 67. LAGOA SALGADA Localização: Município de São João da Barra e Campos 68. LAGOA AÇÚ Localização: Município de Campos 69. CABO SÃO TOMÉ Localização: Município de Campos 70. LAGOA GORUAPI Localização: Município de Campos 71. BARRA DO FURADO Localização: Município de Campos 72. LAGOA PRETA 73. LAGOA DO ROBALO 74. LAGOA MENINA 75. LAGOA DE PIRIPIRI

18 76. LAGOA PAULISTA 77. LAGOA CARAPEBUS 78. LAGOA COMPRIDA 79. LAGOA CABIÚNAS 80. LAGOA DE IMBOACICA Localização: Municípios de Macaé e Casimiro de Abreu 81. MANGUEZAL DA FOZ DO RIO SÃO JOÃO Localização: Municípios de Casimiro de Abreu e Cabo Frio 82. RESTINGA ENTRE BARRA DE SÃO JOÃO E TAMOIOS Localização: Município de Cabo Frio 83. ARQUIPÉLAGO SANTANA 84. ARQUIPÉLAGO ILHA FEIA Localização: Município de Cabo Frio 85. ARQUIPÉLAGO ÂNCORA Localização: Município de Cabo Frio 86. TRECHO DA RESTINGA E DUNAS DA PRAIA DO PERÓ Localização: Município de Cabo Frio 87. ARQUIPÉLAGO ILHA COMPRIDA Localização: Município de Cabo Frio

19 88. ARQUIPÉLAGO ILHA DE CABO FRIO Localização: Município de Cabo Frio 89. LAGOA FEIA Localização: Municípios de Campos e Macaé 90. LAGOA DA RIBEIRA 91. LAGOA SANTA MARIA Localização: Município de Campos 92. LAGOA DE ARARUAMA Localização: Municípios de Araruama, São Pedro da Aldeia e Saquarema 93. LAGOA PERNAMBUCO Localização: Município de Araruama 94. CÔMOROS DA LAGOA PITANGUINHA Localização: Município de Araruama 95. LAGOA DE SAQUAREMA Localização: Município de Saquarema 96. LAGOA DE JACONÉ Localização: Municípios de Saquarema e Maricá 97. LAGOAS DE GUARAPINA E CABIÚNAS Localização: Município de Maricá 98. LAGOA DO PADRE Localização: Município de Maricá 99. LAGOA DA BARRA Localização: Município de Maricá

20 100. LAGOA DE MARICÁ Localização: Município de Maricá 101. ARQUIPÉLAGO ILHA DE MARICÁ Localização: Município de Maricá 102. ARQUIPÉLAGO DO PAI Localização: Município de Niterói 103. ARQUIPÉLAGO DE PAQUETÁ 104. MANGUEZAL DO SACO DE JEQUIÁ 105. ILHA SAMBABA 106. ARQUIPÉLAGO ILHAS CAGARRAS 107. ARQUIPÉLAGO ILHA PONTUDA 108. LAGOA DA TIJUCA 109. LAGOA DE CAMORIM 110. LAGOA DE JACAREPAGUÁ 111. LAGOA DE MARAPENDI

21 112. ARQUIPÉLAGO ILHAS DAS PALMAS MANGUEZAL DE GUARATIBA Localização: Município do Rio de janeiro 114. ARQUIPÉLAGO JORGE GREGO Localização: Município de Angra dos Reis 115. MANGUEZAL DE JAPUIBA Localização: Município de Angra dos Reis 116. ILHA COMPRIDA Localização: Município de Angra dos Reis 117. MANGUEZAL DE BRACUÍ Localização: Município de Angra dos Reis 118. PRAIA DE TAQUARI 119. MANGUEZAL DE TAQUARI 120. MANGUEZAL DE JABAQUARA 121. MANGUEZAL DE PARATI 122. ILHAS ALMAS 123. ILHA CUTIA

22 124. MANGUEZAL DE PARATIMIRIM 125. MANGUEZAL DO SACO DE MAMANGUÁ 126. PEDRA DA JAMANTA 127. PRAIA DO SONO 128. PRAIA DE TRINDADE 129. LAGOA DE JUTURNAÍBA Localização: Municípios de Araruama e Silva Jardim 130. RIO BANANAL Localização: Município de Magé 131. RIO SOBERBO Localização: Município de Magé 132. RIO DA COSTA Localização: Município de Maricá 133. RIO SÃO BENTO Localização: Município de Maricá 134. RIO CACHOEIRINHA Localização: Município de Magé 135. RIO CACHOEIRAS Localização: Município de Magé

23 136. RIO SANTO ANTONIO Localização: Município de Bom Jardim 137. RIO SUJO Localização: Município de Teresópolis 138. RIO UNA Localização: Município de Cabo Frio 139. RIO CAIOBA Localização: Município de Magé 140. RIO BENGALAS Localização: Município de Teresópolis 141. CANAL DE SÃO PEDRO Localização: Município de Nova Iguaçu 142. RIO PIRANEMA (VALÃO DOS BOIS) Localização: Município de Itaguaí 143. RIO SANTANA Localização: Municípios de Vassouras, Miguel Pereira e Nova Iguaçu 144. RIO VÁRZEA (1000 metros a jusante da ponte da rodovia RJ-104 para montante). Localização: Município de Itaboraí 145. RIO INHOMIRIM (1000 metros a jusante da ponte da rodovia BR-493 para montante). Localização: Município de Magé 146. RIO ICONHA (da confluência com o Canal Guapiaçu até 500 metros a montante da ponte da rodovia RJ-122). Localização: Município de Magé 147. RIO ALDEIA (1000 metros a jusante da ponte da rodovia RJ-104 para montante). Localização: Município de Itaboraí

24 148. RIO MACACU (1000 metros a jusante da Ponte da Papucaia para montante) Localização: Município de Cachoeira de Macacu 149. RIO CASSEREBU (1000 metros a jusante da ponte da rodovia RJ-116 para montante) Localização: Município de Itaboraí 150. RIO GUAPIAÇU (1000 metros a jusante da ponte da rodovia RJ-122 para montante) Localização: Município de Cachoeiras de Macacu 151. RIO MAGÉ (1000 metros a jusante da ponte da rodovia BR-493) Localização: Município de Magé 152. RIO RONCADOR (da confluência com o Córrego Escuro até 1000 metros a montante da passarela; 1000 metros a jusante da Ponte da Capelinha para montante) Localização: Município de Magé 153. RIO GUAPIMIRIM (do início do Loteamento Parada Ideal para montante) Localização: Município de Magé 154. RIO PRETO (da confluência com o Rio Bengalas até 4000 metros para montante) Localização: Município de Teresópolis 155. RIO GRANDE (1000 metros a jusante da ponte da rodovia RJ-130 para montante) Localização: Município de Nova Friburgo 156. RIO BACAXÁ (1000 metros a jusante da ponte da rodovia RJ-140 para montante) Localização: Município de Silva Jardim 157. RIO SURUÍ (1000 metros a jusante da ponte da rodovia BR-493 para montante) Localização: Município de Magé 158. RIO PAQUEQUER (da Cascata do Imbuí para montante) Localização: Município de Teresópolis 159. RIO DUQUES (1000 metros a jusante da ponte da rodovia BR-101 para montante) Localização: Município de Itaboraí

25 160. RIO IGUÁ (1000 metros a jusante da ponte da rodovia RJ-104 para montante) Localização: Município de Itaboraí 161. RIO GUANDÚ-AÇÚ (da comporta do DNOS até a foz do Canal Santana) Localização: Município de Itaguaí 162. RIBEIRÃO DAS LAGES (da foz no Rio Gaundú-Açú até a Usina da Light) Localização: Municípios de Paracambi e Paulo de Frontin 163. RIO SARACURUNA (da ponte da rodovia Rio-Magé até a rodovia Rio- Petrópolis) Localização: Município de Duque de Caxias.

RESOLUÇÃO/CERHI-RJ Nº 18 DE 08 DE NOVEMBRO DE 2006 APROVA A DEFINIÇÃO DAS REGIÕES HIDROGRÁFICAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

RESOLUÇÃO/CERHI-RJ Nº 18 DE 08 DE NOVEMBRO DE 2006 APROVA A DEFINIÇÃO DAS REGIÕES HIDROGRÁFICAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. RESOLUÇÃO/CERHI-RJ Nº 18 DE 08 DE NOVEMBRO DE 2006 APROVA A DEFINIÇÃO DAS REGIÕES HIDROGRÁFICAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. O CONSELHO ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO DE JANEIRO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO DE JANEIRO * RESOLUÇÃO N o 746/10 TRE/RJ O TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais e regimentais, e CONSIDERANDO que compete, privativamente, aos Tribunais Regionais, nos

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO Agosto, Setembro e Outubro de François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, agosto de ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO Agosto, Setembro e Outubro de

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO Setembro, Outubro e Novembro de François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, setembro de ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO Setembro, Outubro e Novembro

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO Outubro, Novembro e Dezembro de François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, outubro de ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO Outubro, Novembro e Dezembro

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO Novembro e Dezembro de e Janeiro de François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, novembro de ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO Novembro e Dezembro de

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO Dezembro de 2018 e Janeiro e Fevereiro de François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, dezembro de 2018 ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO Dezembro de

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO Janeiro, Fevereiro e Março de François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, janeiro de ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO Janeiro, Fevereiro e Março de

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO Dezembro de e Janeiro e Fevereiro de François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, dezembro de ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO Dezembro de e Janeiro

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO Agosto, Setembro e Outubro de François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, agosto de ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO Agosto, Setembro e Outubro de

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO Dezembro de, Janeiro e Fevereiro de François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, dezembro de ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO Dezembro de, Janeiro

Leia mais

IV Simpósio Internacional de Salvamento Aquático

IV Simpósio Internacional de Salvamento Aquático TRAMANDAÍ-HEL.wmv SOCIEDADE BRASILEIRA DE SALVAMENTO AQUÁTICO-SOBRASA IV Simpósio Internacional de Salvamento Aquático O USO DO HELICÓPTERO NO SALVAMENTO AQUÁTICO Paulo Roberto Moreira Goulart Rio de Janeiro

Leia mais

CUSTEIO 339093. Total: 12.860,57. Total: 6.513,13. Total: 8.272,46. Total: 10.317,23 33909302 RESTITUIÇÕES

CUSTEIO 339093. Total: 12.860,57. Total: 6.513,13. Total: 8.272,46. Total: 10.317,23 33909302 RESTITUIÇÕES CREDORES - R.P. e Realizadas - /INVESTIMENTO - Página: Page 1 of 16 02 RESTITUIÇÕES 2º DISTRITO DA COMARCA DE CAMPOS DOS GOYTACAZES CNPJ/CPF: 23064378000154 2º RCPN DA COMARCA DA CAPITAL CNPJ/CPF: 23407222000129

Leia mais

JORGE LUIZ GONÇALVES DE ALMEIDA Presidente Nacional da Comissão Organizadora DIRETORIA:

JORGE LUIZ GONÇALVES DE ALMEIDA Presidente Nacional da Comissão Organizadora DIRETORIA: Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos Administração Central Processo seletivo para o Programa Jovem Aprendiz dos Correios Inscrição Indeferida Edital Nº 125/2014 A Empresa Brasileira de Correios

Leia mais

ATENÇÃO PSICOS. EXTRA-HOSP. ATENÇÃO PSICOS. EXTRA- HOSP res.235 PORTARIAS SIA

ATENÇÃO PSICOS. EXTRA-HOSP. ATENÇÃO PSICOS. EXTRA- HOSP res.235 PORTARIAS SIA 1 PROGRAMAÇÃO PACTUADA E INTEGRADA DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO LIMITES FINANCEIROS GLOBAIS MENSAIS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - TETO ABRIL DE 2009 APROVADO EM REUNIÃO

Leia mais

Info Dengue Relatório de situação da dengue no Estado do Rio de Janeiro

Info Dengue Relatório de situação da dengue no Estado do Rio de Janeiro Info Dengue Relatório de situação da dengue no Estado do Rio de Janeiro Data: 2016-03-07 Situação da dengue em todos os municípios do estado do Rio de Janeiro referentes a semana epidemiológica 07-2016,

Leia mais

Info Dengue Relatório de situação da dengue no Estado do Rio de Janeiro

Info Dengue Relatório de situação da dengue no Estado do Rio de Janeiro Info Dengue Relatório de situação da dengue no Estado do Rio de Janeiro Data: 2016-05-05 Índice Mapa do Estado Código de Cores Sinopse Variáves nas tabelas Região Metropolitana I Duque de Caxias e Rio

Leia mais

Info Dengue Relatório de situação da dengue no Estado do Rio de Janeiro

Info Dengue Relatório de situação da dengue no Estado do Rio de Janeiro Info Dengue Relatório de situação da dengue no Estado do Rio de Janeiro Data: 2016-03-16 Situação da dengue em todos os municípios do estado do Rio de Janeiro referentes a semana epidemiológica 10-2016,

Leia mais

Processos distribuídos em 2006

Processos distribuídos em 2006 Rio de Janeiro, 3 de julho de 06. Diante da solicitação realizada por Leonardo Ostwald Vilardi, doutorando na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, seguem as respostas às informações requeridas..

Leia mais

Info Dengue Relatório de situação da dengue no Estado do Rio de Janeiro

Info Dengue Relatório de situação da dengue no Estado do Rio de Janeiro Info Dengue Relatório de situação da dengue no Estado do Rio de Janeiro Data: 2016-02-28 Situação da dengue em todos os municípios do estado do Rio de Janeiro referentes a semana epidemiológica 06-2016,

Leia mais

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro Boletim Semanal Semana 34 de 2016 O Estado Regionais de Saúde: Metropolitana I Metropolitana II Litoral Sul Médio Paraíba Centro Sul Serrana Baixada Litorânea Norte Noroeste Municípios: Tabela de Municípios

Leia mais

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro Boletim Semanal Semana 36 de 2016 O Estado Regionais de Saúde: Litoral Sul Noroeste Baixada Litorânea Médio Paraíba Metropolitana I Serrana Norte Centro Sul Metropolitana II Municípios: Tabela de Municípios

Leia mais

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro Boletim Semanal Semana 39 de 2016 O Estado Regionais de Saúde: Litoral Sul Noroeste Baixada Litorânea Médio Paraíba Metropolitana I Serrana Norte Centro Sul Metropolitana II Municípios: Tabela de Municípios

Leia mais

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro Boletim Semanal Semana 31 de 2016 O Estado Regionais de Saúde: Metropolitana I Metropolitana II Litoral Sul Médio Paraíba Centro Sul Serrana Baixada Litorânea Norte Noroeste Municípios: Tabela de Municípios

Leia mais

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro Boletim Semanal Semana 49 de 2016 O Estado Regionais de Saúde: Litoral Sul Noroeste Baixada Litorânea Médio Paraíba Metropolitana I Serrana Norte Centro Sul Metropolitana II : Tabela de Situação da Dengue

Leia mais

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro Boletim Semanal Semana 46 de 2016 O Estado Regionais de Saúde: Litoral Sul Noroeste Baixada Litorânea Médio Paraíba Metropolitana I Serrana Norte Centro Sul Metropolitana II : Tabela de Situação da Dengue

Leia mais

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro Boletim Semanal Semana 25 de 2016 O Estado Regionais de Saúde: Metropolitana I Metropolitana II Litoral Sul Médio Paraíba Centro Sul Serrana Baixada Litorânea Norte Noroeste Municípios: Tabela de Municípios

Leia mais

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro Boletim Semanal Semana 47 de 2016 O Estado Regionais de Saúde: Litoral Sul Noroeste Baixada Litorânea Médio Paraíba Metropolitana I Serrana Norte Centro Sul Metropolitana II : Tabela de Situação da Dengue

Leia mais

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro Boletim Semanal Semana 44 de 2016 O Estado Regionais de Saúde: Litoral Sul Noroeste Baixada Litorânea Médio Paraíba Metropolitana I Serrana Norte Centro Sul Metropolitana II : Tabela de Situação da Dengue

Leia mais

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro Boletim Semanal Semana 43 de 2016 O Estado Regionais de Saúde: Litoral Sul Noroeste Baixada Litorânea Médio Paraíba Metropolitana I Serrana Norte Centro Sul Metropolitana II Municípios: Tabela de Municípios

Leia mais

PROFESSORA RAQUEL TINOCO

PROFESSORA RAQUEL TINOCO PROFESSORA RAQUEL TINOCO DIVISÃO TERRITORIAL Art. 9º ao14 ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA Regiões Judiciárias Comarcas Distritos Zonas Judiciárias Subdistritos Circunscrições 1 DIVISÃO JUDICIÁRIA Regiões Judiciárias

Leia mais

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro Boletim Semanal Semana 15 de 2017 O Estado Regionais de Saúde: Litoral Sul Noroeste Baixada Litorânea Médio Paraíba Metropolitana I Serrana Norte Centro Sul Metropolitana II : Tabela de Situação da Dengue

Leia mais

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro Boletim Semanal Semana 20 de 2017 O Estado Regionais de Saúde: Litoral Sul Noroeste Baixada Litorânea Médio Paraíba Metropolitana I Serrana Norte Centro Sul Metropolitana II : Tabela de Situação da Dengue

Leia mais

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro Boletim Semanal Semana 7 de 2017 O Estado Regionais de Saúde: Litoral Sul Noroeste Baixada Litorânea Médio Paraíba Metropolitana I Serrana Norte Centro Sul Metropolitana II : Tabela de Situação da Dengue

Leia mais

Q1 Cidade de Residência:

Q1 Cidade de Residência: Q Cidade de Residência: Respondidas: 8 Ignoradas: RIO DE JANEIRO ANGRA DO REIS APERIBE ARARUAMA AREAL ARMACAO DO BUZIOS ARRAIAL DO CABO BARRA DO PIRAI BARRA MANSA BELFORD ROXO BOM JARDIM BOM JESUS DO ITABAPOANA

Leia mais

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro Boletim Semanal Semana 46 de 2018 O Estado Regionais de Saúde: Metropolitana I Metropolitana II Litoral Sul Médio Paraíba Centro Sul Serrana Baixada Litorânea Norte Noroeste : Tabela de Situação da Dengue

Leia mais

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro Boletim Semanal Semana 2 de 2019 O Estado Regionais de Saúde: Metropolitana I Metropolitana II Litoral Sul Médio Paraíba Centro Sul Serrana Baixada Litorânea Norte Noroeste : Tabela de Situação da Dengue

Leia mais

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro Boletim Semanal Semana 9 de 2019 O Estado Regionais de Saúde: Metropolitana I Metropolitana II Litoral Sul Médio Paraíba Centro Sul Serrana Baixada Litorânea Norte Noroeste : Tabela de Situação da Dengue

Leia mais

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro Boletim Semanal Semana 11 de 2019 O Estado Regionais de Saúde: Metropolitana I Metropolitana II Litoral Sul Médio Paraíba Centro Sul Serrana Baixada Litorânea Norte Noroeste : Tabela de Situação da Dengue

Leia mais

PANORAMA DA PISCICULTURA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Augusto da Costa Pereira Pesquisador e Biólogo F I P E R J

PANORAMA DA PISCICULTURA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Augusto da Costa Pereira Pesquisador e Biólogo F I P E R J PANORAMA DA PISCICULTURA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Augusto da Costa Pereira Pesquisador e Biólogo F I P E R J MUNDIAL Produção Mundial de Pescado,5 milhões de toneladas FAO - 2 5,6 milhões ton. Consumo

Leia mais

Tarifa do Serviço de Transporte Complementar. 10% acima do serviço de transporte regular

Tarifa do Serviço de Transporte Complementar. 10% acima do serviço de transporte regular Tarifa do Serviço de Transporte Complementar. 10% acima do serviço de transporte regular REGIÃO METROPOLITANA LINHA: M500 ALCÂNTARA - ALDEIA DA PRATA TARIFA BILHETE ÚNICO R$ 2,75 LINHA: M501 ALCÂNTARA

Leia mais

ANEXO III AO RELATÓRIO CEDIR Nº 002/2018 (LOTE 02, ETAPA 1.3) MAPEAMENTO DE COLÔNIAS DE PESCADORES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

ANEXO III AO RELATÓRIO CEDIR Nº 002/2018 (LOTE 02, ETAPA 1.3) MAPEAMENTO DE COLÔNIAS DE PESCADORES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ANEXO III AO RELATÓRIO CEDIR Nº 002/2018 (LOTE 02, ETAPA 1.3) MAPEAMENTO DE COLÔNIAS DE PESCADORES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Colônia de Pescadores Z-01 05.084.003/0001-74 Endereço: Rua Nelson Barros

Leia mais

RESOLUÇÃO SES N 1477 DE 22 DE DEZEMBRO DE 2016 ATUALIZA O PROGRAMA DE FINANCIAMENTO INTEGRADO DA ATENÇÃO BÁSICA COFINANCIAMENTO ESTADUAL.

RESOLUÇÃO SES N 1477 DE 22 DE DEZEMBRO DE 2016 ATUALIZA O PROGRAMA DE FINANCIAMENTO INTEGRADO DA ATENÇÃO BÁSICA COFINANCIAMENTO ESTADUAL. RESOLUÇÃO SES N 1477 DE 22 DE DEZEMBRO DE 2016 ATUALIZA O PROGRAMA DE FINANCIAMENTO INTEGRADO DA ATENÇÃO BÁSICA COFINANCIAMENTO ESTADUAL. O SECRETÁRIO DE ESTADO DE SAÚDE e Gestor do Sistema Único de Saúde

Leia mais

CIDADES CRIATIVAS. Dilemas e oportunidades

CIDADES CRIATIVAS. Dilemas e oportunidades FGV, setembro 2011 CIDADES CRIATIVAS Dilemas e oportunidades Dilemas: economia de setores não priorizados pelo mercado Literatura, Descentraliza editoração, Descentraliza publicação ç ão ç ão Artes Cênicas,

Leia mais

Tabela 1 - Dados Operacionais dos Sistemas Isolados de Abastecimento de Água das Sedes Municipais

Tabela 1 - Dados Operacionais dos Sistemas Isolados de Abastecimento de Água das Sedes Municipais Tabela 1 Dados Operacionais dos Sistemas Isolados de Abastecimento de Água das Sedes Municipais Nome Aduzida Nome da / UT/ Angra dos Reis Barragem Banqueta (afluente de Rio Japuíba) 22 57'31,3" 44 16'21,9"

Leia mais

Vigilância e Controle da FA no ERJ

Vigilância e Controle da FA no ERJ Vigilância e Controle da FA no ERJ - 2017 ESTADO DO RIO DE JANEIRO Regiões de Saúde NOROESTE N SERRANA NORTE CENTRO SUL MÉDIO PARAÍBA BAIXADA LITORÂNEA METROPOLITANA I METROPOLITANA II BAÍA DA ILHA GRANDE

Leia mais

Sindicato das Misericórdias e Entidades Filantrópicas e Beneficentes do Estado do Rio de Janeiro.

Sindicato das Misericórdias e Entidades Filantrópicas e Beneficentes do Estado do Rio de Janeiro. Circular 11/2016 Rio de Janeiro, 29 de março de 2016. Ref: Desconto da Contribuição Sindical Ilmo Provedor / Presidente / Diretor Novamente estamos no período do desconto da Contribuição Sindical, anteriormente

Leia mais

Polícia Civil Principais Ocorrências Registro Interior - RJ 2010 Números Absolutos

Polícia Civil Principais Ocorrências Registro Interior - RJ 2010 Números Absolutos 1/8 Totais 88a. DP 89a. DP 90a. DP 91a. DP 92a. DP 93a. DP 94a. DP 95a. DP 96a. DP 97a. DP 98a. DP 99a. DP 100a. DP 101 DP 104a. DP 105a. DP Barra do Piraí Resende Barra Mansa Valença Rio das Flores Volta

Leia mais

Pesquisa de Opinião Pública Estado do Rio de Janeiro

Pesquisa de Opinião Pública Estado do Rio de Janeiro Pesquisa Estado do Paraná Rio de Janeiro Outubro Junho de de 2018 Pesquisa Espírito Santo Junho de 2018 1 essa Pesquisa de Opinião Pública Estado do Rio de Janeiro Account Manager: Murilo Hidalgo (paranapesquisas@gmail.com

Leia mais

Reunião CIB arboviroses / de abril de 2017

Reunião CIB arboviroses / de abril de 2017 Reunião CIB arboviroses / 2017 06 de abril de 2017 VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA Região Residência Notificações de Dengue, Chikungunya e Zika em 2017. Casos Notif. DENGUE CHIKUNGUNYA ZIKA Incid/100 mil hab

Leia mais

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética A presente pesquisa foi realizada em abril de 2012, na unidade da

Leia mais

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos A presente pesquisa foi realizada em abril de 2012, na Unidade da Carioca,

Leia mais

2 Estudo de Caso Descrição da Empresa

2 Estudo de Caso Descrição da Empresa 2 Estudo de Caso Descrição da Empresa A Companhia estudada é uma empresa distribuidora de energia elétrica. Uma sociedade anônima de capital aberto, concessionária de Serviço Público de Energia Elétrica,

Leia mais

ESTADO DO RIO DE JANEIRO: PANORAMA ECONÔMICO

ESTADO DO RIO DE JANEIRO: PANORAMA ECONÔMICO SOMANDO FORÇAS Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços ESTADO DO RIO DE JANEIRO: PANORAMA ECONÔMICO Localização: Região Sudeste 57% do PIB Nacional Área: 43.696

Leia mais

VERITAE TRABALHO - PREVIDÊNCIA SOCIAL - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX TRABALHO E TRANSPORTES

VERITAE TRABALHO - PREVIDÊNCIA SOCIAL - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX TRABALHO E TRANSPORTES VERITAE TRABALHO - PREVIDÊNCIA SOCIAL - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX TRABALHO E TRANSPORTES Orientador Empresarial Serviços de Transporte Complementar em Veículos de Baixa Capacidade-Estado do RJ:

Leia mais

Enel Distribuição Rio. Relatório de Evento em Situação de Emergência

Enel Distribuição Rio. Relatório de Evento em Situação de Emergência Enel Distribuição Rio Relatório de Evento em Situação de Emergência Conteúdo 1 Introdução 3 2 Descrição do evento 4 3 Relação de ocorrências emergências expurgáveis 6 4 Contingente de técnicos utilizados

Leia mais

Tuberculose: panorama nacional. Maria de Fatima Bazhuni Pombo

Tuberculose: panorama nacional. Maria de Fatima Bazhuni Pombo Tuberculose: panorama nacional Maria de Fatima Bazhuni Pombo 1 2 TB na infancia 3 Epidemiologia 4 Óbitos por TB em < 5 anos, 2015 Dodd P. et al 5 Óbitos por TB em < 15 anos, 2015 Dodd P. et al 6 TB nas

Leia mais

Anexo a Portaria DETRO/PRES. Nº 1300/2017

Anexo a Portaria DETRO/PRES. Nº 1300/2017 Anexo a Portaria DETRO/PRES. Nº 1300/2017 Seção Nº NOME CAT Tipo Tarifa RJ - 101 - AUTO ÔNIBUS FAGUNDES 0 430M Niterói - São José SA O 5,35 0 431M Niterói - Monjolos 0 701M Alcântara - Itaboraí (via Bernardino)

Leia mais

Saneamento no estado do Rio de Janeiro Cobertura e Oportunidades de Investimentos

Saneamento no estado do Rio de Janeiro Cobertura e Oportunidades de Investimentos Novembro/2017 Saneamento no estado do Rio de Janeiro Cobertura e Oportunidades de Investimentos Saneamento básico é o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de abastecimento de

Leia mais

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO 008/2015

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO 008/2015 SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E AMBIENTAL COORDENAÇÃO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA GERÊNCIA DE DOENÇAS

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Secretaria de Estado do Ambiente - SEA Instituto Estadual do Ambiente - INEA

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Secretaria de Estado do Ambiente - SEA Instituto Estadual do Ambiente - INEA GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Secretaria de Estado do Ambiente - SEA Instituto Estadual do Ambiente - INEA ELABORAÇÃO DO PLANO ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO R3-A - TEMAS

Leia mais

Subestações Atingidas. Municípios Atingidos

Subestações Atingidas. Municípios Atingidos Resumo Executivo O Presente Relatório tem como objetivo a incorporação de informações que sejam relevantes para que se possa fazer a devida associação aos dados contidos no corpo do documento objeto da

Leia mais

ESTADO DO RIO DE JANEIRO: PANORAMA ECONÔMICO

ESTADO DO RIO DE JANEIRO: PANORAMA ECONÔMICO SOMANDO FORÇAS Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços ESTADO DO RIO DE JANEIRO: PANORAMA ECONÔMICO Localização: Região Sudeste 57% do PIB Nacional Área: 43.696

Leia mais

ESTUDOS PARA APLICAÇÃO DE RECURSOS DE COMPENSAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

ESTUDOS PARA APLICAÇÃO DE RECURSOS DE COMPENSAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ESTUDOS PARA APLICAÇÃO DE RECURSOS DE COMPENSAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Secretaria de Estado do Ambiente Subsecretaria Adjunta de Planejamento BASE LEGAL Lei Federal 9.985/2000

Leia mais

Coordenadoria Regional Metropolitana I E/CR19.R. Coordenadoria Regional Metropolitana II E/CR23.R. Coordenadoria Regional Metropolitana III E/CR26.

Coordenadoria Regional Metropolitana I E/CR19.R. Coordenadoria Regional Metropolitana II E/CR23.R. Coordenadoria Regional Metropolitana III E/CR26. Coordenadoria Regional Metropolitana I E/CR19.R Endereço: Rua: Profª Venina Correa Torres, nº 41 Bairro: Centro Município: Nova Iguaçu CEP: 26.220-100 Abrangência: Nova Iguaçu, Japeri, Mesquita, Nilópolis,

Leia mais

USANDO O IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA PARA DOAR. Prof.ª Msc Sandra Helena Pedroso Contadora CRC-RJ Abril, 2018.

USANDO O IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA PARA DOAR. Prof.ª Msc Sandra Helena Pedroso Contadora CRC-RJ Abril, 2018. USANDO O IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA PARA DOAR Prof.ª Msc Sandra Helena Pedroso Contadora CRC-RJ Abril, 2018. Você é um doador? Já foi? Você gostaria de ser? Sabe como doar? FUNDO DOS DIREITOS DA CRIANÇA

Leia mais

Eloisa Elena Torres Superintendente SEA

Eloisa Elena Torres Superintendente SEA Eloisa Elena Torres Superintendente SEA Parque Nacional de Tijuca Patrimônio Ambiental do Estado do Rio de Janeiro Juatinga Cunhambebe Araras Pedra Branca Ilha Grande Perfil de distribuição da população

Leia mais

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO ARBOVIROSES Nº 002/2019

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO ARBOVIROSES Nº 002/2019 SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E AMBIENTAL COORDENAÇÃO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA GERÊNCIA DE DOENÇAS

Leia mais

O Estado do Rio de Janeiro no Censo 2010

O Estado do Rio de Janeiro no Censo 2010 O Estado do Rio de Janeiro no Censo 2010 Documento preliminar Coordenação: Luiz Cesar Ribeiro Responsável: Érica Tavares da Silva Colaboração: Juciano Rodrigues e Arthur Molina 1 P á g i n a Introdução

Leia mais

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO 004/2015

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO 004/2015 SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E AMBIENTAL COORDENAÇÃO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA GERÊNCIA DE DOENÇAS

Leia mais

Secretaria de Estado de Transportes

Secretaria de Estado de Transportes Secretaria de Estado de Transportes ADMINISTRAÇÃO VINCULADA SECRETARIA DE ESTADO DE TRANSPORTES DEPARTAMENTO DE TRANSPORTES RODOVIÁRIOS ATO DO PRESIDENTE PORTARIA DETRO/PRES Nº 1099 DE 13 DE DEZEMBRO DE

Leia mais

Somos vinculados à FECOMBUSTÍVEIS e mantemos ligação permanente com as entidades coirmãs em todo o Brasil.

Somos vinculados à FECOMBUSTÍVEIS e mantemos ligação permanente com as entidades coirmãs em todo o Brasil. Página 1 Conheça o seu Sindicato O Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Lubrificantes e Lojas de Conveniência no Estado do Rio de Janeiro (SINDESTADO-RJ) existe desde 1963, sendo a entidade

Leia mais

Análise Especial IFDM 2018 Ano Base 2016: Rio de Janeiro

Análise Especial IFDM 2018 Ano Base 2016: Rio de Janeiro Análise Especial IFDM 2018 Ano Base 2016: Rio de Janeiro O Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) acompanha o desenvolvimento socioeconômico dos mais de cinco mil municípios brasileiros com

Leia mais

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO 010/2014

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO 010/2014 SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E AMBIENTAL GERÊNCIA DE DOENÇAS TRANSMITIDAS POR VETORES E ZOONOSES -

Leia mais

Informe Epidemiológico 019/2018

Informe Epidemiológico 019/2018 SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E AMBIENTAL Informe Epidemiológico 019/2018 Centro de Informações Estratégicas

Leia mais

Deliberação CIB nº 1936 de 09 de Agosto de 2012 Republicada. SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE COMISSÃO INTERGESTORES BIPARTITE ATO DO PRESIDENTE

Deliberação CIB nº 1936 de 09 de Agosto de 2012 Republicada. SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE COMISSÃO INTERGESTORES BIPARTITE ATO DO PRESIDENTE 16/07/2015 CIB RJ Comissão Intergestores Bipartite do Estado do Rio de Janeiro Deliberação CIB nº 1936 de 09 de Agosto de 2012 Republicada. Imprimir Deliberação CIB nº 1936 de 09 de Agosto de 2012 Republicada.

Leia mais

Secretaria de Estado de Transportes

Secretaria de Estado de Transportes Secretaria de Estado de Transportes ADMINISTRAÇÃO VINCULADA SECRETARIA DE ESTADO DE TRANSPORTES DEPARTAMENTO DE TRANSPORTES RODOVIÁRIOS ATO DO PRESIDENTE PORTARIA DETRO/PRES. Nº 1297 DE 05 DE JANEIRO DE

Leia mais

Sumário. Introdução 3 Educação Superior: Brasil 5. Educação Superior: Rio de Janeiro 13. Perfil das Regiões Administrativas: Região Metropolitana 21

Sumário. Introdução 3 Educação Superior: Brasil 5. Educação Superior: Rio de Janeiro 13. Perfil das Regiões Administrativas: Região Metropolitana 21 Sumário Introdução 3 Educação Superior: Brasil 5 Número de Instituições de Ensino Superior no Brasil 6 Distribuição de Matrículas por Estado Cursos de Graduação Presenciais nas Redes Privada e Pública

Leia mais

DZ-104-R.3 - METODOLOGIA DE CODIFICAÇÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS

DZ-104-R.3 - METODOLOGIA DE CODIFICAÇÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS DZ-104-R.3 - METODOLOGIA DE CODIFICAÇÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS Notas: Aprovada pela Deliberação CECA nº 804, de 20 de fevereiro de 1986 Publicada no DOERJ de 24 de março de 1986 1. OBJETIVO A metodologia

Leia mais

I. INTRODUÇÃO OUTRAS INFORMAÇÕES

I. INTRODUÇÃO OUTRAS INFORMAÇÕES 1 SUMÁRIO I. Introdução... 3 II. Informações Gerais... 3 Público Alvo... 3 Matrícula (Informatizada)... 3 Matrícula (Direto na escola)... 3 Outras Informações...3 III. Acessando o sistema... 5 IV. Como

Leia mais

Informe Epidemiológico 020/2018

Informe Epidemiológico 020/2018 SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E AMBIENTAL Informe Epidemiológico 020/2018 Centro de Informações Estratégicas

Leia mais

Anexo à Portaria DETRO/PRES. Nº 1064/11 Seção

Anexo à Portaria DETRO/PRES. Nº 1064/11 Seção Anexo à Portaria DETRO/PRES. Nº 1064/11 Seção Nº Linha/Seção Cat Tipo Tarifa (R$) RJ 101 AUTO ÔNIBUS FAGUNDES LT- 0 430 MNiterói - São José SA O 3,60 0 431 MNiterói - Monjolos SA C 3,60 0 701 MAlcântara

Leia mais

II - nas ligações de tarifa diferenciada SA, fora da Região Metropolitana. V - nas ligações de tarifa quilométrica do tipo A, na Região Metropolitana

II - nas ligações de tarifa diferenciada SA, fora da Região Metropolitana. V - nas ligações de tarifa quilométrica do tipo A, na Região Metropolitana DESPACHO DA ORDENADORA DE DESPESAS DE 28.12.2015 PROCESSO Nº E-10/001/1054/2013 - APROVO E HOMOLOGO a licitação na modalidade de Concorrência nº 001/2015, com base na alínea c, inciso II do art. 23 da

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Secretaria de Estado do Ambiente - SEA Instituto Estadual do Ambiente - INEA

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Secretaria de Estado do Ambiente - SEA Instituto Estadual do Ambiente - INEA GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Secretaria de Estado do Ambiente - SEA Instituto Estadual do Ambiente - INEA ELABORAÇÃO DO PLANO ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO R3-A TEMAS

Leia mais

O impacto econômico do roubo de cargas no estado do Rio de Janeiro

O impacto econômico do roubo de cargas no estado do Rio de Janeiro Janeiro/2018 O impacto econômico do roubo de cargas no estado do Rio de Janeiro A segurança pública possui papel central no desenvolvimento de qualquer localidade. De fato, é notório que regiões mais seguras

Leia mais

Informe Epidemiológico 008/2017

Informe Epidemiológico 008/2017 SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E AMBIENTAL Informe Epidemiológico 008/2017 Centro de Informações Estratégicas

Leia mais

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO 006/2015

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO 006/2015 SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E AMBIENTAL COORDENAÇÃO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA GERÊNCIA DE DOENÇAS

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ATOS DO DEFENSOR PÚBLICO GERAL DE

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ATOS DO DEFENSOR PÚBLICO GERAL DE DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ATOS DO DEFENSOR PÚBLICO GERAL DE 20.07.2012 APROVA a Tabela de Plantão dos Defensores Públicos para o mês de AGOSTO DE 2012, nos termos da RESOLUÇÃO nº 430/2007:

Leia mais

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO ARBOVIROSES Nº 002/2018

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO ARBOVIROSES Nº 002/2018 SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E AMBIENTAL COORDENAÇÃO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA GERÊNCIA DE DOENÇAS

Leia mais

EDITAL. II O Concurso destina-se ao preenchimento de 200 vagas, bem como daquelas que surgirem no decorrer do prazo de validade do Concurso.

EDITAL. II O Concurso destina-se ao preenchimento de 200 vagas, bem como daquelas que surgirem no decorrer do prazo de validade do Concurso. DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO COORDENAÇÃO GERAL DO ESTÁGIO FORENSE 40º CONCURSO PARA ADMISSÃO AO ESTÁGIO FORENSE DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EDITAL A Coordenadora

Leia mais

Projeto de Monitoria Exercícios de análise de regressão linear aplicados: uma abordagem usando o programa R. Monitora: Rosana Gayer Carvalho

Projeto de Monitoria Exercícios de análise de regressão linear aplicados: uma abordagem usando o programa R. Monitora: Rosana Gayer Carvalho 1 2 Universidade Federal Fluminense (UFF) Universidade Federal Fluminense (UFF) Instituto de Matemática e Estatística (IME) Departamento de Estatística (GET) Instituto de Matemática e Estatística (IME)

Leia mais

RETRATO DA QUALIDADE DA ENERGIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

RETRATO DA QUALIDADE DA ENERGIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Julho/2017 RETRATO DA QUALIDADE DA ENERGIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Energia elétrica é um insumo fundamental para o desenvolvimento socioeconômico e industrial. O acesso a esse insumo com qualidade,

Leia mais

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO 005/2015

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO 005/2015 SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E AMBIENTAL COORDENAÇÃO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA GERÊNCIA DE DOENÇAS

Leia mais

Informe Epidemiológico 076/2017

Informe Epidemiológico 076/2017 SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E AMBIENTAL Informe Epidemiológico 076/2017 Centro de Informações Estratégicas

Leia mais

Enel Distribuição Rio. Relatório de Evento em Situação de Emergência

Enel Distribuição Rio. Relatório de Evento em Situação de Emergência Enel Distribuição Rio Relatório de Evento em Situação de Emergência Conteúdo 1 Introdução 3 2 Descrição do evento 4 3 Relação de ocorrências emergências expurgáveis 6 4 Contingente de técnicos utilizados

Leia mais

Apresentação. royalties e de repasses federais, o aumento da arrecadação de impostos estaduais e municipais

Apresentação. royalties e de repasses federais, o aumento da arrecadação de impostos estaduais e municipais Apresentação O ano de foi especialmente diferente para a economia mundial, que viveu os reflexos de uma crise sem precedentes em sua história recente. Dentre os países em desenvolvimento, o Brasil foi

Leia mais

IFGF 2017 Análise Especial Rio de Janeiro

IFGF 2017 Análise Especial Rio de Janeiro 2017 Análise Especial Rio de Janeiro Esta edição do Índice FIRJAN de Gestão Fiscal () apresenta uma radiografia completa da situação das contas públicas municipais, com base em dados inéditos e recém-publicados

Leia mais

ANEXO I - QUADRO DE VAGAS Tutoria Presencial

ANEXO I - QUADRO DE VAGAS Tutoria Presencial ANEXO I - QUADRO DE VAGAS Tutoria Presencial sigla polo polo_localidade Disciplina Vagas ARE Angra dos Reis Biologia MAN Campo Grande (Jeannette Mannarino) Biologia CGR Campo Grande (Sarah Kubitscheck)

Leia mais

BOLETIM HIDROMETEOROLÓGICO

BOLETIM HIDROMETEOROLÓGICO BOLETIM HIDROMETEOROLÓGICO Emitido em 27.05.2014 às 14h00 SITUAÇÃO DOS RIOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Registros nas horas e Descrição Hidrometeorológica Nas horas, um sistema de baixa pressão no oceano

Leia mais

5 Mendes - Nova Iguaçu A S 18,30 0 Três Rios - Itaguaí A C 51,20 1 Três Rios - Piraí A S 33,75 2

5 Mendes - Nova Iguaçu A S 18,30 0 Três Rios - Itaguaí A C 51,20 1 Três Rios - Piraí A S 33,75 2 Mendes - Nova Iguaçu 8, Três - Itaguaí, Três -,7 Três - Barra do, Três - 9,9 - Itaguaí, -,8 Barra do - Itaguaí, P Três - Paraiba do Sul, Três - Paraíba do Sul, Três - Paraiba do P Sul ( via Estrada da

Leia mais