PNEUMOLOGIA ALÉM FRONTEIRAS.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PNEUMOLOGIA ALÉM FRONTEIRAS."

Transcrição

1 Palestrantes Nacionais Prof.ª Dr.ªElizabete Abrantes Nunes Médica Especialista em Pneumologia. Directora do serviço de Pneumologia e dos Exames Especializados de Medicina, Hospital Central de Maputo. Professora Associada das disciplinas de Pneumologia e Semiologia Médica da Faculdade de Medicina da UEM. Directora do Programa de formação na residência em Pneumologia. Membro do Comité Científico da Faculdade de Medicina da UEM. Representante da ARELP (Associação Respiratória de Língua Portuguesa) em Moçambique. Membro iniciador da GARD (Global Initiative Against Respiratory Diseases). Presidente do Colégio de Pneumologia em Moçambique. Membro do Comité Nacional de TB Multirresistente do MISAU. Tem aproximadamente 13 publicações feitas. Drª. Paula Vaz Pediatra Infecciologista Doutoramento em Ciências Biomédicas, Karolinska Institute, Suécia Directora Executiva da Fundação Ariel Glaser Editor-associado Acta Pediatrica Portuguesa Membro do corpo editorial da Revista Moçambicana de Ciências de Saúde Revisora do Pediatric Infectious Disease Journal Mais de 30 publicações, com foco na infecção por HIV e doenças associadas na criança Dr. Pereira Zindoga Mestre em Doenças Infecciosas Emergentes. Médico Pneumologista. Pesquisador do Instituto Nacional de Saúde, Colaborador do Núcleo de Controlo da Tuberculose do HCM. Áreas de interesse: DPOC, Asma Brônquica, Doenças Ocupacionais, Tuberculose e HIV.

2 WHO Collaborating Centre for TB and Lung Diseases, Fondazione S. Maugeri, Care and Research Institute, Tradate, Italy Prof. Dr. Giovanni Battista Migliori Especialista em Pneumologia e Estatística Médica Auditor de Sistemas de Qualidade É chefe de Epidemiologia Clínica do Serviço de Doenças Respiratórias e Director do Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a TB e Doenças Pulmonares no Instituto Maugeri de Cuidados e Pesquisa (Tradate, Itália), actuando no controle da tuberculose. Anteriormente Secretário Geral da European Respiratory Society (ERS) ( ), é atualmente também Director do Centro Colaborador ERS TB e Responsável de Ligação da OMS / ECDC da European Respiratory Society. Com mais de 20 anos de experiência no desenho, implementação e monitória e avaliação de programas de controle de TB / HIV. Foi eleito Fellow do Royal College of Physicians (FRCP) em Londres em 2012 (nomeação honorária, bye-law 39b) e membro da Fundação da European Respiratory Society (FERS). É editor associado da European Respiratory Journal (ERJ), revista Respiratória e do Jornal Internacional de Tuberculose e Doença Pulmonar. Publicou mais de 360 artigos de revisão por pares sobre DPOC, Asma, Reabilitação Pulmonar e TB (h-index 52). Drª. Margarete Arrais Margarete Lopes Teixeira Arrais, Nacionalidade - Angolana. Licenciada em Medicina - Universidade N. I. Piragova, Vinnitsa, Ucrânia. Especialista em Pneumologia - Hospital das Forças Armadas do Brasil, Brasília, Brasil Mestre em Ciências Biomédicas e Doutorando em Medicina - Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal. Chefe do Departamento de Pneumologia - Hospital Militar Principal / Instituto Superior (HMP/IS), Luanda, Angola. Docente da Faculdade de Medicina do Instituto Superior Técnico Militar / Forças Armadas Angolanas (ISTM/FAA). Presidente do Colégio de Pneumologia, da Ordem dos Médicos de Angola.

3 Drª. Elisa López Pediatra de doenças infecciosas de Espanha. Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública de Harvard e tem doutorado em medicina transnacional com a tese intitulada "Epidemiologia pediátrica da TB no Sul de Moçambique". Liderou projetos de pesquisa focados na epidemiologia da tuberculose pediátrica e melhorou as estimativas da carga de doenças em crianças e mulheres grávidas em Moçambique. Dr. Carlos Nunes Tietboehl Mestre e Doutor em Pneumologia (UFRGS), especialista em Toxicologia Aplicada (PUCRS) e Medicina do Trabalho (UFRGS). Professor do Curso de Pós-graduação em Medicina do Trabalho da UFRGS, da Residência em Medicina do Trabalho do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (UFRGS) e da Residência Integrada em Saúde do Hospital Sanatório Partenon (SES-RS). Prof. Dr. Mauro Zamboni Pneumologista Coordenador do Grupo de Oncologia Torácica Mestre e Doutor pela Universidade Federal Fluminense. Instituto Nacional de Câncer/Ministério da Saúde - rio de Janeiro - Brasil CV:

4 Dr. Manuel Sarduy Paneque Manuel Sarduy Paneque. A Havana. Cuba. Médico formado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Santiago Médico Pneumologista formado no Instituto Superior de Ciências Medicas Mestrado em E Mestre (MSc.) No Ensino Superior Ciências da Saúde. Professor PhD. Auxiliar. Faculdade de Ciências Médicas. Salvador Allende. Instituto de Ciências Médicas. Havana. O presidente da Sociedade Cubana de Pneumologia. Membro ativo ALAT. Dr. Fernando Luiz Lundgren Título de Especialista Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia Líder GOLD Brasil Coordenação Residência Pneumologia Hospital Otávio de Freitas Presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia Dr. Renato Sotto-Mayor Especialista de Pneumologia, é Chefe de Serviço, sendo responsável pelo Hospital de Dia de Pneumologia Oncológica do Centro Hospitalar Lisboa Norte. Assistente Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, tem participado em várias atividades de ensino pré e pós-graduado, e integrado múltiplos projetos de investigação nacionais e internacionais, tendo cinco prémios científicos. Foi editor da Revista Portuguesa de Pneumologia, pertencendo atualmente ao seu Conselho Científico, assim como da Acta Médica Portuguesa (ambas indexada na Medline). É autor ou coautor de centenas de trabalhos comunicados e publicados, a nível nacional e internacional e editou diversos livros vocacionados para o ensino médico.

5 Dr. Elias José Gonçalves Licenciatura em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto Residência em pneumologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo MBA em administração hospitalar e gestão de serviços de saúde pela UNISAO PAULO Coordenador da comissão de relações Institucionais do Colégio de Especialidade de Pneumologia da Ordem dos Médicos de Angola Vice presidente da sociedade Angolana de Pneumologia Docente colaborador na faculdade de ciências da saúde e desporto da Universidade Metodista de Angola Médico Assistente do Sistema Nacional de Saúde, no Hospital Municipal do Cacuaco e Hospital Divina Providência. Editor da revista + AR ( revista da SAPN) Prof.ª Dr.ª Paula Pinto Pneumologista do Centro Hospitalar Lisboa Norte. Professora da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Secretária Geral da Sociedade Portuguesa de Pneumologia. Secretária Geral da Associação Portuguesa de Sono. Membro da Direcção do Colégio de Pneumologia da Ordem dos Médicos.

6 Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira da UFRJ Dr. Evandro Prado Chefe do Serviço de Alergia e Imunologia do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Professor do Curso de Pós graduação em Alergia e Imunologia Pediátrica da UFRJ Diretor Científico da Associação Brasileira de Alergia e Imunlogia (ASBAI), regional do Rio de Janeiro Dr. Bernardo Maranhão Pneumologista graduado em Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal Fluminense Professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) Ex Presidente da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Estado do Rio de Janeiro (SOPTERJ) Internal Expert da GSK

7 Gestora Médica da GlaxoSmithKline África Austral Drª. Margarida Mesquita Terminou a Licenciatura em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em Completou o Mestrado em Geriatria Clínica pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em 2010 e é doutoranda no Curso de Doutoramento em Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa. Conta com várias publicações em revistas indexadas nas áreas da saúde Respiratória e Epidemiologia. Especializou-se em Medicina Geral e Familiar e trabalhou exclusivamente como Médica de Família até Actualmente mantém a sua prática clínica na Região do Alentejo. Colabora com a GSK desde Foi a responsável científica pelo portfólio das vacinas em Portugal e, desde 2014, é Gestora Médica da GlaxoSmithKline África Austral, cargo que inclui a responsabilidade científica da GSK Angola e Moçambique. Universidade de Campinas Prof. Dr. Eduardo Mello De Capitani Licenciatura em Medicina. Especialização em Medicina do Trabalho. Especialização em Saúde Pública. Doutorado em Saúde Colectiva. Todos títulos com a UniCamp. Certificação de Leitor B-NIOSH - Exame de Proficiência em Leitura Radiológica de Pneumoconioses. Título de Livre Docente pela Universidade Estadual de Campinas, Área de Clínica Médica. Processo de obtenção por Mérito. Título de Especialista em Toxicologia Médica pela Associação Médica Brasileira, São Paulo. Artigos completos publicados em periódicos: 98 Livros publicados: 02 Capítulos de livros: 44 Resumos de trabalhos apresentados em Congressos Nacionais e Internacionais: 287 Orientações de Doutoramento: 06

8 Prof. Dr. Carlos Robalo Cordeiro Especialista de Pneumologia pelos Hospitais da Universidade de Coimbra, desde Director do Serviço de Pneumologia A, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, desde Professor Catedrático de Pneumologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, desde Coordenador do Centro de Pneumologia da Universidade de Coimbra, desde Membro do Conselho Geral da Universidade de Coimbra, desde Presidente do Colégio de Pneumologia da Ordem dos Médicos, entre 2006 e Presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), entre 2010 e Secretário-geral da European Respiratory Society (ERS), desde Membro do Executive Committee da WASOG (World Association of Sarcoidosis and other Granulomatous Disorders), entre 2011 e Presidente do Conselho Científico da Fundação Portuguesa do Pulmão, desde Membro da Academia Portuguesa de Medicina, desde Diferenciação em patologia intersticial pulmonar, tendo sido Chair do Grupo Científico Diffuse Parenchymal Lung Disease da ERS e Coordenador da Comissão de Trabalho "Doenças do Interstício Pulmonar" da SPP. Membro do Corpo Editorial da Revista Portuguesa de Pneumologia, Journal of Respiratory News, Pneumon, European Respiratory Monograph e European Respiratory Review. 122 Publicações como Primeiro Autor e 297 em co-autoria, 60 em Revistas com Factor de Impacto.

9 Departamento de Microbiologia, Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane Dr. Jahit Sacarlal Terminou a Licenciatura em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane em Especialista em Saúde Pública/Epidemiologia. Completou o Mestrado em Saúde Pública pela Universidade Pompeu Fabra em 2006, e é doutorado desde 2009 em Saúde Pública pela Universidade de Barcelona. É Chefe de Departamento de Microbiologia e Professor Associado da FM da UEM, e Professor convidado em outras Universidade Públicas do Pais e não só, com participação em várias actividades de ensino pré e pós-graduação, e lidera actualmente cerca de uma dezena de projectos de investigação nacionais e internacionais. Tem cerca de 70 publicações feitas com foco na vacina da Malária, estudos epidemiológicos e de vacina de Tuberculose e na área de microbiologia.

PNEUMOLOGIA ALÉM FRONTEIRAS.

PNEUMOLOGIA ALÉM FRONTEIRAS. PALESTRANTES NACIONAIS Prof.ª Dra. Elizabete Abrantes Nunes Médica Especialista em Pneumologia. Directora do serviço de Pneumologia e dos Exames Especializados de Medicina, Hospital Central de Maputo.

Leia mais

Desafios no Tratamento da Asma Não Prof. Dr. Carlos Robalo Cordeiro (ERS - Portugal) Discussão

Desafios no Tratamento da Asma Não Prof. Dr. Carlos Robalo Cordeiro (ERS - Portugal) Discussão REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE Proposta do Programa do 1 Congresso da associação respiratória de lingua portuguesa ( ARELP) Principais Patologias Pulmonares nos países da ARELP Maputo, 03 a 04 de Julho de 2017

Leia mais

MARIA AMÉLIA DUARTE FERREIRA

MARIA AMÉLIA DUARTE FERREIRA MARIA AMÉLIA DUARTE FERREIRA Nasceu a 27 de fevereiro de 1955, em Vila Nova de Gaia. É licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), 1978. Em 1985 obteve o Doutoramento pela Universidade

Leia mais

IX Reunião da Sociedade Portuguesa de Odontopediatria. 23 de Fevereiro de 2019! Guimarães! Patologia Oral em Odontopediatria

IX Reunião da Sociedade Portuguesa de Odontopediatria. 23 de Fevereiro de 2019! Guimarães! Patologia Oral em Odontopediatria 23 de Fevereiro de 2019! Guimarães! Patologia Oral em Odontopediatria Conferencistas: Manuel Salgado Licenciado em Medicina. Médico do Hospital Pediátrico de Coimbra (HPC) desde 1983. Diferenciação em

Leia mais

Cargo Órgãos Sociais Eleição Mandato

Cargo Órgãos Sociais Eleição Mandato Modelo de Governo Cargo Órgãos Sociais Eleição Mandato Mesa da Assembleia Geral Presidente Vice-Presidente Secretário Presidente Vogal (1) Vogal (2) Vogal (3) Conselho de Administração Francisco Luís Maia

Leia mais

PLANO NACIONAL PARA A SEGURANÇA DO DOENTE AUMENTAR A CULTURA DE SEGURANÇA EM 20 DE JANEIRO DE 2017 LISBOA AUDITÓRIO DO IPO LISBOA MODERAÇÃO

PLANO NACIONAL PARA A SEGURANÇA DO DOENTE AUMENTAR A CULTURA DE SEGURANÇA EM 20 DE JANEIRO DE 2017 LISBOA AUDITÓRIO DO IPO LISBOA MODERAÇÃO PLANO NACIONAL PARA A SEGURANÇA DO DOENTE AUMENTAR A CULTURA DE SEGURANÇA EM AMBIENTE INTERNO 20 DE JANEIRO DE 2017 LISBOA AUDITÓRIO DO IPO LISBOA MODERAÇÃO FRANCISCO RAMOS Presidente do Conselho de Administração

Leia mais

ANEXO I MEMBROS DA SUBCOMISSÃO F1 DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO EXTERNA F NA ÁREA DA GESTÃO

ANEXO I MEMBROS DA SUBCOMISSÃO F1 DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO EXTERNA F NA ÁREA DA GESTÃO ANEXO I MEMBROS DA SUBCOMISSÃO F1 DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO EXTERNA F NA ÁREA DA GESTÃO ALBERTO JOSÉ SANTOS RAMALHEIRA Licenciatura em Finanças no Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras

Leia mais

PROGRAMA NACIONAL. para as Doenças Respiratórias RELATÓRIO DE ATIVIDADES

PROGRAMA NACIONAL. para as Doenças Respiratórias RELATÓRIO DE ATIVIDADES PROGRAMA NACIONAL para as Doenças Respiratórias RELATÓRIO DE ATIVIDADES RELATÓRIO DE ATIVIDADES Diretora do PNDR Profª Doutora Cristina Bárbara 12 de abril de 2013 2 RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES DO PROGRAMA

Leia mais

Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Engenharia. Projecto Final e Tese I

Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Engenharia. Projecto Final e Tese I Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Engenharia Projecto Final e Tese I M E S T R A D O S E M E N G E N H A R I A : A M B I E N T E E U R B A N I S M O, B I O M É D I C A, C I V I L, C L Í N I

Leia mais

PROMOVE. I Seminário de SEXO, AMOR E RELACIONAMENTO

PROMOVE. I Seminário de SEXO, AMOR E RELACIONAMENTO PROMOVE I Seminário de SEXO, AMOR E RELACIONAMENTO Data: sábado, dia 31 de Maio de 2014 das 8h às 18h Local: Auditório da FACEL Rua Vicente Machado, 156, Centro, Curitiba Próximo à Praça Osório Convênio

Leia mais

PROGRAMA DO CURSO DE LEITURA RADIOLÓGICA DAS PNEUMOCONIOSES REALIZAÇÃO: FUNDACENTRO SOCIEDADE DE RADIOLOGIA DE MINAS GERAIS APOIO:

PROGRAMA DO CURSO DE LEITURA RADIOLÓGICA DAS PNEUMOCONIOSES REALIZAÇÃO: FUNDACENTRO SOCIEDADE DE RADIOLOGIA DE MINAS GERAIS APOIO: PROGRAMA DO CURSO DE LEITURA RADIOLÓGICA DAS PNEUMOCONIOSES REALIZAÇÃO: FUNDACENTRO SOCIEDADE DE RADIOLOGIA DE MINAS GERAIS APOIO: COLÉGIO BRASILEIRO DE RADIOLOGIA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PNEUMOLOGIA E

Leia mais

ACTIVIDADES DE COOPERAÇÃO 2007/2008

ACTIVIDADES DE COOPERAÇÃO 2007/2008 Instituto de Cooperação Jurídica da Faculdade de Direito de Lisboa ACTIVIDADES DE COOPERAÇÃO 2007/2008 Alameda da Universidade 1649-014 LISBOA Telefone: 217984600 Faxe: 21 7950303 Correio electrónico:

Leia mais

(Inscrita na Ordem dos Médicos com a Cédula Profissional n ) Isabel Margarida de Figueiredo Silvestre nasceu a 6 de Outubro de 1965, em Coimbra.

(Inscrita na Ordem dos Médicos com a Cédula Profissional n ) Isabel Margarida de Figueiredo Silvestre nasceu a 6 de Outubro de 1965, em Coimbra. Margarida Silvestre (Inscrita na Ordem dos Médicos com a Cédula Profissional n. 33220) Isabel Margarida de Figueiredo Silvestre nasceu a 6 de Outubro de 1965, em Coimbra. Graus Académicos e Profissionais:

Leia mais

MESTRADO EM GESTÃO Corpo Docente

MESTRADO EM GESTÃO Corpo Docente MESTRADO EM GESTÃO Corpo Docente Carlos Manuel Gomes da Silva Doutor em Organização e Gestão de Empresas, na especialidade de Investigação Operacional, Mestre em Gestão da Informação nas Organizações,

Leia mais

CURRICULUM VITAE RAUL CARLOS VASQUES ARAÚJO

CURRICULUM VITAE RAUL CARLOS VASQUES ARAÚJO CURRICULUM VITAE RAUL CARLOS VASQUES ARAÚJO Novembro de 2016 I - IDENTIFICAÇÃO Nome - RAUL CARLOS VASQUES ARAÚJO Estado civil - Casado Naturalidade - Luanda Nacionalidade - Angolana Data de nascimento

Leia mais

4as Jornadas do GRESP (cuidar, capacitar, acompanhar)

4as Jornadas do GRESP (cuidar, capacitar, acompanhar) Preliminar 2 4as Jornadas do GRESP (cuidar, capacitar, acompanhar) 21 e 22 de Abril de 2017 Hotel Vila Galé Coimbra 8:30-9:30 21 de abril - 6ª feira Abertura do Secretariado MESAS 9:30-10:30 Conferência

Leia mais

Curriculum Vitae INTRODUÇÃO

Curriculum Vitae INTRODUÇÃO Curriculum Vitae INTRODUÇÃO Conceituado médico ortopedista especializado em medicina desportiva, formado na casa-mãe Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa. Presidente, vice-presidente e Membro das mais

Leia mais

12 a 14 de Outubro de 2017

12 a 14 de Outubro de 2017 12 a 14 de Outubro de 2017 PROGRAMA PROVISÓRIO 50º CURSO DE PNEUMOLOGIA PARA PÓS-GRADUADOS PNEUMOLOGIA: RUMO AO FUTURO ORGANIZAÇÃO: Clínica Universitária de Pneumologia da FML AIDFM - Associação para Investigação

Leia mais

CURRICULUM VITAE DE HUMBERTO MATEUS NHABOMBA

CURRICULUM VITAE DE HUMBERTO MATEUS NHABOMBA CURRICULUM VITAE DE HUMBERTO MATEUS NHABOMBA Informação Pessoal Apelido NHABOMBA Name Humberto Mateus Endereço Cidade de Maputo, CP. 2107 Maputo Moçambique Telemóvel. +258 820 063 578 / +258 845 908 201

Leia mais

Projecto ICATE. Curriculum vitae resumido dos membros da equipa

Projecto ICATE. Curriculum vitae resumido dos membros da equipa Projecto ICATE Curriculum vitae resumido dos membros da equipa Sónia Ferreira Coordenadora do Ramo Resistência a Antibióticos Gestora do Projeto ICATE E-mail: scnferreira@gmail.com Centro Hospitalar do

Leia mais

Relatório de Atividades

Relatório de Atividades Diretoria 2017-2018 Relatório de Atividades Há seis meses do término de nossa gestão, apresentamos um relatório de todas as ações que executamos até o momento. Nosso compromisso é com uma SBPT forte e

Leia mais

UCF-CB NORMAS FUNCIONAMENTO

UCF-CB NORMAS FUNCIONAMENTO UCF-CB NORMAS DE FUNCIONAMENTO Covilhã, Outubro/2009 U. C. F. COVA DA BEIRA (NORMAS DE FUNCIONAMENTO) INTRODUÇÃO O objectivo do presente documento é o de fornecer um conjunto de normas de forma a obter,

Leia mais

Caracterização da Investigação em ciências da saúde na CPLP

Caracterização da Investigação em ciências da saúde na CPLP Caracterização da Investigação em ciências da saúde na CPLP Paula Seguro-de-Carvalho Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa paula.carvalho@estesl.ipl.pt Objetivo o objetivo é apresentar uma caracterização

Leia mais

/ O meu FUTURO na Madeira!

/ O meu FUTURO na Madeira! 2 0 1 7 / 2 0 1 8 www.isal.pt O meu FUTURO na Madeira! Pós Graduação em Gestão e Políticas Públicas 2ªEdição O B J E T I V O S Criar valor para os decisores públicos e para os agentes privados, através

Leia mais

Centro de Simulação Biomédica Serviço de Anestesiologia Bloco Operatório Central Hospitais da Universidade de Coimbra

Centro de Simulação Biomédica Serviço de Anestesiologia Bloco Operatório Central Hospitais da Universidade de Coimbra Serviço de Anestesiologia Bloco Operatório Central Curso Direito para executivos hospitalares Uma questão de responsabilidade, Quarta feira, 6 de Outubro 2010 Workshop Curso DIREITO PARA EXECUTIVOS E DIRECTORES

Leia mais

Relatório das actividades realizadas durante o período de Março de 2016-Março de 2017

Relatório das actividades realizadas durante o período de Março de 2016-Março de 2017 Relatório das actividades realizadas durante o período de Março de 2016-Março de 2017 Situação dos Membros(31/3/17) Total de 3130 Médicos e Médicos Dentistas inscritos. 82% (n=2562) regularizadas 18% (n=558)

Leia mais

LIDERAR NO DESPORTO. Como potenciar o processo de Liderança no Desporto INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR HORÁRIOS MATERIAL PLANEAMENTO MODALIDADES DE INSCRIÇÃO

LIDERAR NO DESPORTO. Como potenciar o processo de Liderança no Desporto INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR HORÁRIOS MATERIAL PLANEAMENTO MODALIDADES DE INSCRIÇÃO LIDERAR NO DESPORTO Como potenciar o processo de Liderança no Desporto INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR HORÁRIOS MATERIAL PLANEAMENTO MODALIDADES DE INSCRIÇÃO CV S PRELECTORES V CONTACTOS CONDIÇÕES VALOR PRAZOS

Leia mais

CURRICULUM VITAE RAUL CARLOS VASQUES ARAÚJO

CURRICULUM VITAE RAUL CARLOS VASQUES ARAÚJO CURRICULUM VITAE RAUL CARLOS VASQUES ARAÚJO Março 2011 I - IDENTIFICAÇÃO Nome - RAUL CARLOS VASQUES ARAÚJO Estado civil - Casado Naturalidade - Luanda Nacionalidade - Angolana Data de nascimento - 21 de

Leia mais

IGOR BORGES DE ABRANTES Jr.

IGOR BORGES DE ABRANTES Jr. IGOR BORGES DE ABRANTES Jr. Seção: Medicina Especialidade: Cadeira: 36 Patrono: EDGARD MAGALHÃES GOMES Posse: 27 DE JUNHO DE 2002 ACADEMICO IGOR BORGES DE ABRANTES JUNIOR TITULAR DA CADEIRA 36, CUJO PATRONO

Leia mais

IHMT-UNL INSTITUTO DE HIGIENE E MEDICINA TROPICAL UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA MESTRADO. Epidemiologia.

IHMT-UNL INSTITUTO DE HIGIENE E MEDICINA TROPICAL UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA MESTRADO. Epidemiologia. IHMT-UNL INSTITUTO DE HIGIENE E MEDICINA TROPICAL UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA MESTRADO Epidemiologia www.ihmt.unl.pt Prof. Doutora Inês Fronteira Coordenadora do Mestrado em Epidemiologia Inês Fronteira

Leia mais

Súmula Curricular, Eulália Semedo 1. Súmula Curricular. Eulália Semedo. Eulália Semedo, MD, MSc Telefone:

Súmula Curricular, Eulália Semedo 1. Súmula Curricular. Eulália Semedo. Eulália Semedo, MD, MSc   Telefone: Súmula Curricular, Eulália Semedo 1 Súmula Curricular Eulália Semedo Eulália Semedo, MD, MSc Email: ew.semedo@gmail.com Telefone: 918 463 126 SÚMULA CURRICULAR, Eulália Semedo 2 ÍNDICE Dados de identificação...

Leia mais

Europass-Curriculum Vitae

Europass-Curriculum Vitae Europass-Curriculum Vitae Informação pessoal Apelido(s) / Nome(s) próprio(s) Frade, Maria de Fátima Graça Data. A partir de 1 de outubro de 2015 Professor Adjunta a tempo integral no Curso de Licenciatura

Leia mais

Doenças Respiratórias Crónicas e Tuberculose

Doenças Respiratórias Crónicas e Tuberculose Seminário pré-congresso 4 ºCongresso nacional de Medicina Tropical Doenças Respiratórias Crónicas e Tuberculose IHMT, Lisboa, Portugal, 18 de abril de 2017 RELATÓRIO Conteúdo Introdução... 2 Objetivos

Leia mais

ANEXO III DA RESOLUÇÃO Nº 74/2013 do CONSEPE TABELA DE PONTOS PARA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS

ANEXO III DA RESOLUÇÃO Nº 74/2013 do CONSEPE TABELA DE PONTOS PARA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS ANEXO III DA RESOLUÇÃO Nº 74/2013 do CONSEPE TABELA DE PARA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS RECOMENDA-SE QUE O ORGANIZE SUA DOCUMENTAÇÃO NA ORDEM ESTABELECIDA PELO PRESENTE ANEXO Seção I TÍTULOS ACADÊMICOS TÍTULO

Leia mais

ACTIVIDADES DE COOPERAÇÃO 2008/2009

ACTIVIDADES DE COOPERAÇÃO 2008/2009 Instituto de Cooperação Jurídica da Faculdade de Direito de Lisboa ACTIVIDADES DE COOPERAÇÃO 2008/2009 Alameda da Universidade, 1649-014 Lisboa Tels.: 217 984 600/217 984 880 - Fax: 217 984 603 E-Mail:

Leia mais

Teresinha Y. Maeda Arnaldo José N. Filho

Teresinha Y. Maeda Arnaldo José N. Filho Quimioprofilaxia Teresinha Y. Maeda Arnaldo José N. Filho A quimioprofilaxia consiste na administração de medicamentos capazes de prevenir a infecção pelo bacilo da tuberculose (quimioprofilaxia primária)

Leia mais

MARCELO FOUAD RABAHI (GO) PRESIDENTE EXPERIÊNCIA ASSOCIATIVA

MARCELO FOUAD RABAHI (GO) PRESIDENTE EXPERIÊNCIA ASSOCIATIVA MARCELO FOUAD RABAHI (GO) PRESIDENTE Especialista em Pneumologia pela SBPT/AMB. Professor Titular de Pneumologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor no Curso de Medicina

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM COACHING PSICOLÓGICO

PÓS-GRADUAÇÃO EM COACHING PSICOLÓGICO PÓS-GRADUAÇÃO EM COACHING PSICOLÓGICO Acreditada pela Ordem dos Psicólogos com 165 créditos A Sociedade Portuguesa de Psicologia vai realizar uma Pós-Graduação inovadora na área do Coaching Psicológico,

Leia mais

PROGRAMA CIENTÍFICO. Quinta-Feira 13 de Março. 09h00-10h30 Ética e constrangimentos económicos na Saúde Moderador: Júlio Magalhães (Porto Canal)

PROGRAMA CIENTÍFICO. Quinta-Feira 13 de Março. 09h00-10h30 Ética e constrangimentos económicos na Saúde Moderador: Júlio Magalhães (Porto Canal) Quinta-Feira 13 de Março 09h00-10h30 Ética e constrangimentos económicos na Saúde Moderador: Júlio Magalhães (Porto Canal) Constantino Sakellarides Presidente Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos

Leia mais

GARD Portugal Convite

GARD Portugal Convite Convite O Director-Geral da Saúde tem o prazer de convidar V. Exa. para a sessão de lançamento da tradução portuguesa do livro GARD OMS (Global Alliance Against Chronic Respiratory Diseases) Vigilância

Leia mais

Pneumologia. Infografia da Especialidade

Pneumologia. Infografia da Especialidade Pneumologia Infografia da Especialidade by Queremos com este conteúdo contribuir para um processo de escolha mais informado, que esclareça os estudantes de medicina e médicos recém-formados acerca das

Leia mais

DIRETÓRIO NACIONAL DO CBC Biênio 2016/2017

DIRETÓRIO NACIONAL DO CBC Biênio 2016/2017 DIRETÓRIO NACIONAL DO CBC Biênio 2016/2017 TCBC Paulo Roberto Corsi PRESIDENTE Mestre do Capitulo de São Paulo do CBC por duas gestões (2004-2008). 2º Vice-Presidente do CBC (2014/2015). Professor Assistente

Leia mais

13 e 14 Setembro 2016

13 e 14 Setembro 2016 DIREITO DA SAÚDE E RESPONSABILIDADE MÉDICA 13 e 14 Setembro 2016 Memorial Dr. António Agostinho Neto - Luanda www.cedp-angola.com cedp@cedp-angola.com T.: 931 916 780 Organização Participação MINISTÉRIO

Leia mais

Assistentes Dentárias

Assistentes Dentárias Curriculum Vitae Assistentes Dentárias Formação Profissional como Assistente Dentária em 1985 na então Escola Superior de Medicina Dentária de Lisboa, em 2002 frequenta e conclui a Formação Inicial de

Leia mais

Financiamento às Empresas

Financiamento às Empresas BOLSA DE CABO VERDE Setembro de 2017 Financiamento às Empresas 1- ESTIMAÇÃO DO CUSTO DE CAPITAL 1.1 Importância, conceito e pressupostos. Custos explícitos e implícitos. 1.2 A estimação do custo de capital.

Leia mais

Curso de Acupunctura Veterinária Janeiro 2018

Curso de Acupunctura Veterinária Janeiro 2018 Curso de Acupunctura Veterinária Janeiro 2018 Oradores Someia Umarji Licenciada em Medicina Veterinária em 2004 pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa. Médica Veterinária

Leia mais

Neuro-reabilitação: na Direção de Novos Paradigmas

Neuro-reabilitação: na Direção de Novos Paradigmas 3ª Jornada de Estudo do CNFt 2017 Neuro-reabilitação: na Direção de Novos Paradigmas 3 de Junho de 2017 Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto Programa da Jornada Secretariado do Congresso

Leia mais

Amadeu Teófilo de Barros. Morada: Rua do Poder Local, nº 14, 13º D, Caixa Postal: Pontinha Odivelas - Portugal

Amadeu Teófilo de Barros. Morada: Rua do Poder Local, nº 14, 13º D, Caixa Postal: Pontinha Odivelas - Portugal Amadeu Teófilo de Barros 1. DADOS PESSOAIS Data de Nascimento: 26 de Junho de 1984 Nacionalidade: angolana B.I. nº 000136666KN011 Passaporte nº: N0904058 Email: teubarros2007@hotmail.com Morada: Rua do

Leia mais

Personalidades indigitadas para o Conselho de Administração do Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, E.P.E.

Personalidades indigitadas para o Conselho de Administração do Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, E.P.E. Personalidades indigitadas para o Conselho de Administração do Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, E.P.E. (IPO Porto) Deliberação n.º 55/2019, de 29 de maio Autores - Comissão Técnica

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE MEDICINA CLÍNICA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE MEDICINA CLÍNICA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE MEDICINA CLÍNICA CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 88, de 20 de Novembro

Leia mais

FORMAÇÃO AVANÇADA EM ALERGOLOGIA PEDIÁTRICA PROGRAMA

FORMAÇÃO AVANÇADA EM ALERGOLOGIA PEDIÁTRICA PROGRAMA FORMAÇÃO AVANÇADA EM ALERGOLOGIA PEDIÁTRICA sexta-feira, das 17h30 às 20h45 sábado, das 09h00 às 13h30 um módulo por mês Comissão Coordenadora Prof. Doutor Fernando Coelho Rosa, Pediatra, ICS-Católica

Leia mais

TABELA DE PONTUAÇÃO PROGRESSÃO/PROMOÇÃO DOCENTE. Aprovada pela Congregação da Escola Politécnica em Sessão de 25/02/2015.

TABELA DE PONTUAÇÃO PROGRESSÃO/PROMOÇÃO DOCENTE. Aprovada pela Congregação da Escola Politécnica em Sessão de 25/02/2015. TABELA DE PONTUAÇÃO PROGRESSÃO/PROMOÇÃO DOCENTE Aprovada pela Congregação da Escola Politécnica em Sessão de 2/02/201. Itens de Avaliação para cada Grupo de Atividades COPPE e Politécnica Grupo I Atividades

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO. Lesão no desporto, como atuar?

CURSO DE FORMAÇÃO. Lesão no desporto, como atuar? CURSO DE FORMAÇÃO Lesão no desporto, como atuar? abril e maio 2018 A Tempo Livre promove, em parceria com ao Centro de Medicina Desportiva, o Centro de Estudos do Desporto e a Câmara Municipal de Guimarães,

Leia mais

BAREMA PARA AVALIAÇÃO DA PROVA DE TÍTULOS Aprovado pela Congregação do Instituto de Química, em reunião realizada no dia 20 de julho de 2017

BAREMA PARA AVALIAÇÃO DA PROVA DE TÍTULOS Aprovado pela Congregação do Instituto de Química, em reunião realizada no dia 20 de julho de 2017 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE QUÍMICA Concurso Público para Docente do Magistério Superior Edital Nº 01/2017 Classe A Professor Adjunto A Todas as áreas de conhecimento

Leia mais

ome: João Martins Ferreira do Amaral aturalidade: Lisboa, 1948 Graus académicos: Licenciado (1970), Doutorado (1984) e Agregado (1993) em Economia

ome: João Martins Ferreira do Amaral aturalidade: Lisboa, 1948 Graus académicos: Licenciado (1970), Doutorado (1984) e Agregado (1993) em Economia ome: João Martins Ferreira do Amaral aturalidade: Lisboa, 1948 Graus académicos: Licenciado (1970), Doutorado (1984) e Agregado (1993) em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade

Leia mais

Programa de Doutoramento em Gestão, Liderança e Políticas no Sector Agroalimentar

Programa de Doutoramento em Gestão, Liderança e Políticas no Sector Agroalimentar Programa de Doutoramento em Gestão, Liderança e Políticas no Sector Agroalimentar Workshop Colaboração entre Moçambique e Portugal nos Sectores Agrícola, Alimentar e Florestal, Maputo, 2 de Junho 2015

Leia mais

42º CURSO DE PNEUMOLOGIA PARA PÓS-GRADUADOS

42º CURSO DE PNEUMOLOGIA PARA PÓS-GRADUADOS 42º CURSO DE PNEUMOLOGIA PARA PÓS-GRADUADOS UPDATE EM PNEUMOLOGIA AUDITÓRIO CARDEAL DE MEDEIROS UNIVERSIDADE CATÓLICA DE LISBOA 26 a 28 de Março de 2009 PRESIDENTE DE HONRA Prof. Doutor M. Freitas e Costa

Leia mais

ANEXO VI PORTARIA CONJUNTA SAD/UPE Nº 70, DE 03 DE JULHO DE 2012 TABELA DE PONTUAÇÃO PARA JULGAMENTO DE TÍTULOS E DE CURRÍCULO. Títulos Acadêmicos

ANEXO VI PORTARIA CONJUNTA SAD/UPE Nº 70, DE 03 DE JULHO DE 2012 TABELA DE PONTUAÇÃO PARA JULGAMENTO DE TÍTULOS E DE CURRÍCULO. Títulos Acadêmicos 1 ANEXO VI PORTARIA CONJUNTA SAD/UPE Nº 70, DE 03 DE JULHO DE 2012 TABELA DE PONTUAÇÃO PARA JULGAMENTO DE TÍTULOS E DE CURRÍCULO Julgamento dos Títulos e do Currículo. Essa prova tem peso 02 (dois). Pontuação

Leia mais

Manual de Ventilação Pulmonar Mecânica em Pediatria e Neonatologia. Direitos reservados à Editora ATHENEU

Manual de Ventilação Pulmonar Mecânica em Pediatria e Neonatologia. Direitos reservados à Editora ATHENEU SÉRIE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA E NEONATAL 8 Manual de Ventilação Pulmonar Mecânica em Pediatria e Neonatologia Série Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal Conhecimentos atuais para uma especialidade

Leia mais

Doenças Respiratórias Crónicas e Tuberculose

Doenças Respiratórias Crónicas e Tuberculose Seminário pré-congresso 4 ºCongresso nacional de Medicina Tropical Doenças Respiratórias Crónicas e Tuberculose IHMT, Lisboa, Portugal, 18 de abril de 2017 RELATÓRIO Conteúdo Introdução... 2 Objetivos

Leia mais

ESCOLA DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA/UFBA EDITAL 01/2018 BAREMA PROVA DE TÍTULOS

ESCOLA DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA/UFBA EDITAL 01/2018 BAREMA PROVA DE TÍTULOS ÁREA CONCENTRAÇÃO DO CONCURSO: NOME DO CANDIDATO: AVALIADOR 1: AVALIADOR 2: AVALIADOR 3: DATA: Nº INSCRIÇÃO: PROVA DE TÍTULOS (MESMA NOTA PARA TODOS OS AVALIADORES) TOTAL= I. TÍTULOS ACADÊMICOS (pontuação

Leia mais

Instituto de Higiene e Medicina Tropical Global Health and Tropical Medicine Henrique Silveira

Instituto de Higiene e Medicina Tropical Global Health and Tropical Medicine Henrique Silveira Instituto de Higiene e Medicina Tropical Global Health and Tropical Medicine Henrique Silveira hsilveira@ihmt.unl.pt FAPESP 09/05/14 Areas de atividade Ciências Biomédicas, Medicina Tropical, Saúde Global

Leia mais

PRESIDENTE: PROGRAMA CIENTÍFICO. Dia 16 de Outubro, 3ª feira. 07:30 Abertura da Secretaria - Entrega de Documentação. 08:00 Sessão de Abertura

PRESIDENTE: PROGRAMA CIENTÍFICO. Dia 16 de Outubro, 3ª feira. 07:30 Abertura da Secretaria - Entrega de Documentação. 08:00 Sessão de Abertura III CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE MEDICINA INTERNA 16,17 e 18 de outubro de 2007 Hotel Pestana Salvador Bahia - Brasil PRESIDENTE: Prof. Dr. Almério de Souza Machado (Presidente da Sociedade Clínica Médica

Leia mais

Cargo Órgãos Sociais Eleição Mandato. Conselho de Administração. Dr. Alexandre José dos Santos Ribeiro. Dr. José Alberto Ventura da Cruz

Cargo Órgãos Sociais Eleição Mandato. Conselho de Administração. Dr. Alexandre José dos Santos Ribeiro. Dr. José Alberto Ventura da Cruz Modelo de Governo Mandato 2006 2008 Cargo Órgãos Sociais Eleição Mandato Conselho de Administração Presidente Vogal (1) Vogal (2) Dr. Alexandre José dos Santos Ribeiro Dr. José Alberto Ventura da Cruz

Leia mais

ANEXO II QUADRO DE VAGAS

ANEXO II QUADRO DE VAGAS ANEXO II QUADRO DE VAGAS Ordem Função Especialidade Jornada semanal de trabalho Requisitos mínimos 01 Médico Auditor Especialização em Auditoria Médica, e registro Nº de Vagas Remuneração Base (R$) 02

Leia mais

Universidade Federal da Bahia / Escola de Medicina Veterinária e Zooctenia Aprovado em Reunião da Congregação 16/06/2016

Universidade Federal da Bahia / Escola de Medicina Veterinária e Zooctenia Aprovado em Reunião da Congregação 16/06/2016 Universidade Federal da Bahia / Escola de Medicina Veterinária e Zooctenia Aprovado em Reunião da Congregação 6/6/26 CRITÉRIOS PARA JULGAMENTO DOS TÍTULOS I. TÍTULOS ACADÊMICOS (pontuação máxima 5) Descrição

Leia mais

CONFERÊNCIAS REALIZADAS NO ÂMBITO DO MESTRADO DE CONTABILIDADE E FINANÇAS. Ano letivo: 2010/2011

CONFERÊNCIAS REALIZADAS NO ÂMBITO DO MESTRADO DE CONTABILIDADE E FINANÇAS. Ano letivo: 2010/2011 CONFERÊNCIAS REALIZADAS NO ÂMBITO DO MESTRADO DE CONTABILIDADE E FINANÇAS Ano letivo: 2010/2011 Dia 9 de outubro de 2010 Mestre Isabel Martins Doutoranda da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

Leia mais

PROGRAMA CIENTÍFICO I JORNADAS DE PATOLOGIA RESPIRATÓRIA E IMUNOALERGOLOGIA PARA MEDICINA FAMILIAR

PROGRAMA CIENTÍFICO I JORNADAS DE PATOLOGIA RESPIRATÓRIA E IMUNOALERGOLOGIA PARA MEDICINA FAMILIAR I JORNADAS DE PATOLOGIA RESPIRATÓRIA E IMUNOALERGOLOGIA PARA MEDICINA FAMILIAR Funchal - Hotel Vidamar Madeira - 30 de Setembro e 1 de Outubro - 2016 PROGRAMA CIENTÍFICO Presidente Prof. Dr. Raul de Amaral-Marques

Leia mais

CURSO DE TEMAS CLÍNICOS PARA GESTORES DA SAÚDE

CURSO DE TEMAS CLÍNICOS PARA GESTORES DA SAÚDE CURSO DE TEMAS CLÍNICOS PARA GESTORES DA SAÚDE PÓS-GRADUAÇÃO DE CAPACITAÇÃO 16 de setembro a 16 de dezembro 2016 O diálogo entre gestores e clínicos é fundamental para a implementação das melhores soluções

Leia mais

ANA MARIA CORREIA RODRIGUES PRATA CURRICULUM VITAE FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA

ANA MARIA CORREIA RODRIGUES PRATA CURRICULUM VITAE FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA ANA MARIA CORREIA RODRIGUES PRATA CURRICULUM VITAE FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA 2014 1. DADOS BIOGRÁFICOS Ana Maria Correia Rodrigues Prata nasceu no dia 9 de Outubro de 1949, na

Leia mais

ENCONTROS DE ARQUITECTURA, ENSINO, DESAFIOS, PERSPECTIVAS E COOPERAÇÃO. coimbra. Mosteiro de Santa Clara-a-Velha

ENCONTROS DE ARQUITECTURA, ENSINO, DESAFIOS, PERSPECTIVAS E COOPERAÇÃO. coimbra. Mosteiro de Santa Clara-a-Velha ENCONTROS DE ARQUITECTURA, U R B A N I S M O E P A I S A G E M ENSINO, DESAFIOS, PERSPECTIVAS E COOPERAÇÃO coimbra Mosteiro de Santa Clara-a-Velha 14 de OUTUBRO de 2017 Este encontro nacional promove uma

Leia mais

O CLINICO GERAL E A SUA INTERFACE COM O PEDIATRA. Luis Bernardino 8 de Novembro de 2017

O CLINICO GERAL E A SUA INTERFACE COM O PEDIATRA. Luis Bernardino 8 de Novembro de 2017 O CLINICO GERAL E A SUA INTERFACE COM O PEDIATRA Luis Bernardino 8 de Novembro de 2017 População: 18.5 M 0-14 A : 9.000.000 (43.5%) 0-9 A : 6.200.000 AS ESTATISTICAS MUNDIAIS PARA O RATIO IDEAL DE POPULAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE ECONOMIA DEPARTAMENTO DE ECONOMIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE ECONOMIA DEPARTAMENTO DE ECONOMIA 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE ECONOMIA DEPARTAMENTO DE ECONOMIA CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTE DO MAGISTÉRIO SUPERIOR DA CLASSE DE PROFESSOR ASSISTENTE EDITAL 01/2016 - EDITAL DE INCLUSÃO

Leia mais

Recursos Humanos da U.Porto 2013

Recursos Humanos da U.Porto 2013 Recursos Humanos da U.Porto 2013 Serviço de Melhoria Contínua. Reitoria da Universidade do Porto 20 de fevereiro de 2014 Sumário Resumo...2 Fontes e siglas...3 Recursos humanos - Evolução 2009 a 2013...4

Leia mais

Centro de Investigação em Saúde em Angola (CISA) CONSTRUINDO O CISA (Building Cisa)

Centro de Investigação em Saúde em Angola (CISA) CONSTRUINDO O CISA (Building Cisa) Centro de Investigação em Saúde em Angola (CISA) CONSTRUINDO O CISA (Building Cisa) Projecto CISA Parceria entre o Governo Angolano, Governo Português Fundação Calouste Gulbenkian Tem por finalidade a

Leia mais

Imunoalergologia. Infografia da Especialidade

Imunoalergologia. Infografia da Especialidade Imunoalergologia Infografia da Especialidade by Queremos com este conteúdo contribuir para um processo de escolha mais informado, que esclareça os estudantes de medicina e médicos recém-formados acerca

Leia mais

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM INFECTOLOGIA PEDIÁTRICA PERÍODO DE 2 ANOS DEPARTAMENTO DE INFECTOLOGIA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM INFECTOLOGIA PEDIÁTRICA PERÍODO DE 2 ANOS DEPARTAMENTO DE INFECTOLOGIA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM INFECTOLOGIA PEDIÁTRICA PERÍODO DE 2 ANOS DEPARTAMENTO DE INFECTOLOGIA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA OBJETIVOS Este curso pretende formar especialistas em Infectologia

Leia mais

27 Fevereiro Cursos Pré-Congresso

27 Fevereiro Cursos Pré-Congresso 27 Fevereiro Cursos Pré-Congresso Curso Tabagismo, do Diagnóstico ao Tratamento Auditório Coordenadores: Ivone Pascoal & Isabel Gomes 09h00 Abertura e apresentação do curso 09h15 A epidemia tabágica em

Leia mais

CURRICULUM VITAE DADOS PESSOAIS

CURRICULUM VITAE DADOS PESSOAIS CURRICULUM VITAE DADOS PESSOAIS Nome: Maria Antónia Rocha da Fonseca Lopes Sexo: Feminino Nacionalidade: Moçambicana Número de Passaporte: AB 092525, Direcção Nacional de Migração - Moçambique Endereço

Leia mais

FORMAÇÃO AVANÇADA EM ALERGOLOGIA PEDIÁTRICA PROGRAMA. Módulo 1 Conceitos Gerais de Imunologia e Doença Alérgica

FORMAÇÃO AVANÇADA EM ALERGOLOGIA PEDIÁTRICA PROGRAMA. Módulo 1 Conceitos Gerais de Imunologia e Doença Alérgica FORMAÇÃO AVANÇADA EM ALERGOLOGIA PEDIÁTRICA sexta-feira, das 17h30 às 20h45 sábado, das 09h00 às 13h30 um módulo por mês Comissão Coordenadora Prof. Doutor Fernando Coelho Rosa, Pediatra, ICS-Católica

Leia mais

Semana Mundial da Alergia 08 a 14 de Abril de 2013

Semana Mundial da Alergia 08 a 14 de Abril de 2013 Semana Mundial da Alergia 08 a 14 de Abril de 2013 Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia Regional Rio de Janeiro ASBAI RJ www.asbairj.org.br A Semana Mundial da Alergia foi comemorada nos principais

Leia mais

Recursos Humanos da U.Porto 2011

Recursos Humanos da U.Porto 2011 Recursos Humanos da U.Porto 2011 Serviço de Melhoria Contínua. Reitoria da Universidade do Porto 14 de março de 2012 Sumário Resumo...2 Fontes e siglas...3 Recursos humanos - Evolução 2007 a 2011...4 Pessoal

Leia mais

PROVA DE TÍTULOS (MESMA NOTA PARA TODOS OS AVALIADORES)

PROVA DE TÍTULOS (MESMA NOTA PARA TODOS OS AVALIADORES) ÁREA CONCENTRAÇÃO DO CONCURSO: TÉCNICA CIRÚRGICA E CLÍNICA CIRÚRGICA DE GRANDES ANIMAIS CANDIDATO: AVALIADOR 1: AVALIADOR 2: AVALIADOR 3: DATA: Nº INSCRIÇÃO: PROVA DE TÍTULOS (MESMA NOTA PARA TODOS OS

Leia mais

Conselho Regional de Setúbal

Conselho Regional de Setúbal Conselho Regional de Setúbal Deolinda da Conceição Marques de Sousa Caxaria Coordenação Licenciatura em Enfermagem Pós-Graduação em Tratamento de Feridas e Viabilidade Tecidular; Mestrado Integrado com

Leia mais

Personalidades indigitadas para o Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, E.P.E.(CHCB, E.P.E.)

Personalidades indigitadas para o Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, E.P.E.(CHCB, E.P.E.) Personalidades indigitadas para o Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, E.P.E.(CHCB, E.P.E.) Deliberação n.º 57/2019, de 6 de junho Autores - Comissão Técnica Permanente

Leia mais

In Memoriam. Prof. Alfred Lemle. Por Alexandre Pinto Cardoso

In Memoriam. Prof. Alfred Lemle. Por Alexandre Pinto Cardoso Projeto In Memoriam Alfred Lemle Fundamentos Nascido em Colônia, na Alemanha, em 1936, filho Rabino Henrique Lemle e Margot Lemle e, por conta das razões políticas que culminaram com a segunda grande guerra,

Leia mais

IN MEMORIAM E EVOCAÇÃO

IN MEMORIAM E EVOCAÇÃO IN MEMORIAM E EVOCAÇÃO Capitão-de-mar-e-guerra Armando José Dias Correia Almirante António Manuel Fernandes da Silva Ribeiro VICE-ALMIRANTE ANTÓNIO EMÍLIO DE ALMEIDA AZEVEDO BARRETO FERRAZ SACCHETTI ::

Leia mais

Susana de Meneses Brasil de Brito. Directora do CEJUR - Centro Jurídico da Presidência do Conselho de Ministros (de 2001 a Março de 2011);

Susana de Meneses Brasil de Brito. Directora do CEJUR - Centro Jurídico da Presidência do Conselho de Ministros (de 2001 a Março de 2011); Susana de Meneses Brasil de Brito Curriculum vitae Habilitações académicas Situação profissional actual Mestrado em Ciências Jurídicas Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, 1988 Jurista (técnica

Leia mais

A Capacitação de Médicos em Leitura Radiológica das Pneumoconioses

A Capacitação de Médicos em Leitura Radiológica das Pneumoconioses A Capacitação de Médicos em Leitura Radiológica das Pneumoconioses Eduardo Algranti, Serviço de Medicina, FUNDACENTRO, São Paulo 14 0 Congresso da ANAMT, Gramado, 2010 Tópicos Histórico Ações desenvolvidas

Leia mais

PNEUMOLOGIA EM MEDICINA FAMILIAR. 17 as JORNADAS DE PROGRAMA CIENTÍFICO. Lisboa, Hotel Sana Metropolitan, 14 e 15 de Abril de 2016

PNEUMOLOGIA EM MEDICINA FAMILIAR. 17 as JORNADAS DE PROGRAMA CIENTÍFICO. Lisboa, Hotel Sana Metropolitan, 14 e 15 de Abril de 2016 17 as JORNADAS DE Lisboa, Hotel Sana Metropolitan, 14 e 15 de Abril de 2016 PRESIDENTE VICE-PRESIDENTE Dra. Maria da Conceição Gomes SECRETÁRIO-GERAL Dr. Pedro de Moura Reis PROGRAMA CIENTÍFICO PRESIDENTE

Leia mais

ESCOLA DE INVERNO DE BIOMECÂNICA

ESCOLA DE INVERNO DE BIOMECÂNICA ESCOLA DE INVERNO DE BIOMECÂNICA O Grupo de Pesquisa em Biodinâmica da Universidade Federal de Santa Catarina (GPBIO/UFSC), coordenado pelos professores Dr. Fernando Diefenthaeler e Dra. Cíntia de La Rocha

Leia mais

PROGRAMAÇÃO 5º CBEE CONGRESSO BRASILEIRO DE ESPECIALIDADES DE ENFERMAGEM

PROGRAMAÇÃO 5º CBEE CONGRESSO BRASILEIRO DE ESPECIALIDADES DE ENFERMAGEM PROGRAMAÇÃO 5º CBEE CONGRESSO BRASILEIRO DE ESPECIALIDADES DE ENFERMAGEM TEMA CENTRAL: A ENFERMAGEM ENQUANTO ESSÊNCIA E PROPÓSITO. 06, 07 e 08.12.2019 Fortaleza Ceará Dia 06.12.2019 15H- CREDENCIAMENTO

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA MÉDICA

PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA MÉDICA PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA MÉDICA CONSIDERAÇÕES SOBRE VERTENTE PROFISSIONAL E EDUCACIONAL Prof. Dr. Irineu Tadeu Velasco A PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL Modelo Europeu Doutoramento Livre Docência MUDOU para modelo

Leia mais

Apresentação. Singular International

Apresentação. Singular International Apresentação Singular International APRESENTAÇÃO A Singular International é uma empresa de consultoria na área de Recursos Humanos, que conta com uma equipa que tem uma vasta e diversificada experiência,

Leia mais

Registro no Conselho Regional de Medicina do RS (CREMERS):

Registro no Conselho Regional de Medicina do RS (CREMERS): 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Nome: DANIEL CARBONERA Data de Nascimento: 02 de Maio de 1977 Naturalidade: Caxias do Sul, Rio Grande do Sul Nacionalidade: Brasileira Cidadania: Brasileira / Italiana Estado

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 16, de 30 de

Leia mais

CURRICULUM VITAE FORMAÇÃO ACADÉMICA Licenciado em Medicina e Cirurgia (Faculdade de Medicina da Universidade de Granada)

CURRICULUM VITAE FORMAÇÃO ACADÉMICA Licenciado em Medicina e Cirurgia (Faculdade de Medicina da Universidade de Granada) CURRICULUM VITAE NOME DATA E LUGAR DE NASCIMENTO NACIONALIDADE JOSÉ MARIA TALLON 13-09-1958 Granada Espanhola FORMAÇÃO ACADÉMICA 1976-1982 Licenciado em Medicina e Cirurgia (Faculdade de Medicina da Universidade

Leia mais

Sociedade Portuguesa de Pediatria Programa Eleitoral para o triénio (Lista A)

Sociedade Portuguesa de Pediatria Programa Eleitoral para o triénio (Lista A) Sociedade Portuguesa de Pediatria Programa Eleitoral para o triénio 2017-2019 (Lista A) A lista A candidata-se aos órgãos sociais da Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP) para o triénio de 2017-2019

Leia mais

GABINETE DE COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES PÚBLICAS

GABINETE DE COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES PÚBLICAS O novo Conselho de Administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte no qual podemos ver, da esquerda para a direita, o Prof. Dr. Carlos Manuel Morais da Costa, a Profª. Doutora Maria do Céu Lourinho Soares

Leia mais