Fundamentos Monoteístas. por Sha ul Bensiyon

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Fundamentos Monoteístas. por Sha ul Bensiyon"

Transcrição

1 Fundamentos Monoteístas por Sha ul Bensiyon

2 Aula 1

3 O Eterno

4 Ateus e o Universo Uma piada diz: A crença de que não havia nada, e nada aconteceu ao nada, e então o nada magicamente explodiu sem razão alguma, criando tudo. E então um pouco desse tudo se reorganizou magicamente sem motivo algum em pedaços que se auto-replicavam, e que se transformaram em dinossauros. Faz todo o sentido.

5 O Testemunho do Universo Você já parou para observar quão maravilhoso é o nosso planeta? E o que dizer do vasto universo, que ainda estamos engatinhando para entender? Ou do mundo das partículas subatômicas, que parecem seguir as mesmas leis que sistemas solares? Em tudo que existe no universo, podemos reconhecer duas coisas. A primeira, é que tudo foi feito com muita sabedoria. E isso pode ser observado facilmente.

6 O Testemunho do Universo As Escrituras dizem: Ó ETERNO, quão variadas são as tuas obras! Todas as coisas fizeste com sabedoria; cheia está a terra das tuas riquezas. (Sl. 104:24) A própria criação testifica de que há um Criador. Uma inteligência superior, que criou todas as leis naturais, e que ordenou o universo conforme a Sua vontade.

7 Ateus ou Racionalistas? Na verdade, muita gente quando se diz atéia é porque não acredita no abaixo: Nesse caso, o Judaísmo e o Monoteísmo Noaico concordam com os que se dizem ateus.

8 Quem ou o que é o Eterno?

9 A Origem de Todas as Coisas A segunda coisa que pode ser reconhecida é que tudo tem uma origem. A Física cada vez mais tem confirmado que o universo tem uma origem única. Sabe-se hoje que este universo se originou de uma grande explosão cósmica, denominada de Big Bang. Há ainda indícios de que antes disso houve um grande ajuntamento de matéria e energia, denominado de Big Crunch.

10 A Origem de Todas as Coisas

11 A Origem de Todas as Coisas O homem certamente ainda irá evoluir muito em seu entendimento do universo. Porém, uma pergunta primordial só admite uma resposta possível: O que veio antes? Se o universo se originou de poeira cósmica, o que veio antes da poeira? Se de um ajuntamento de energia, o que veio antes da energia? Um dos axiomas físicos mais verdadeiros é o da Lei de Causa e Efeito. Tudo tem uma causa. Tudo que existe foi gerado por alguma coisa. Então, logicamente, existe uma Primeira Causa, que primeiro gerou algo a partir do nada.

12 A Origem de Todas as Coisas A essa Causa Primordial, chamamos de o ETERNO. Ele é a inteligência que causou a existência de tudo o que há. Assim diz o Eterno: Porque a minha mão fez todas estas coisas, e assim todas elas foram feitas. (Is. 66:2a)

13 O Eterno Por essa razão, quando Ele se revelou a Moisés, disse: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. (Ex. 3:14b) O Nome mais sagrado do Eterno, a saber, o chamado Tetragrama é. significa literalmente Ele (יהוה) Ao dizer EU SOU, o Eterno estava dizendo que Ele não possui nem origem, nem limite. Ele está fora da criação. Ele não depende de nada para existir. Mas tudo o que existe depende dele. Como Ele sempre existiu, já que está fora da linha do tempo, dizemos que Ele é o ETERNO. E como Ele não depende de nada para existir, dizemos que Ele é Auto-Existente, isto é, Ele existe por Si próprio. Ele não tem nem causa, nem origem.

14 O Eterno Se alguém te desafiar, dizendo: Mostre-me o seu Deus! Você deve responder: O meu Deus é a própria existência. Sem a existência, o que você é? Todo ser humano tem uma ligação direta com o Criador, porque Ele é a existência. Sem Ele, você não existiria. Portanto, Ele pode ser encontrado simplesmente no fato de que o universo veio a existir.

15 Observações Importantes O Eterno pensa/sente? fala? vê?

16 Observações Importantes O pensamento é um processamento de informações feito por computadores biológicos chamados neurônios. O Eterno tem cérebro?

17 Observações Importantes Falar: Produzir vibrações nas cordas vocais, e outros órgãos, através do controle da expulsão do ar. Essas vibrações geram ondas sonoras que se propagam na atmosfera. O Eterno fala?

18 Observações Importantes A visão: O Eterno vê?

19 A Linguagem do Homem Quando conversamos com crianças pequenas, é comum limitar bastante o nosso vocabulário, para que a criança possa compreender. Certa vez, uma amiga perguntou ao seu filho se ele estava com dodói boca, que era a forma como se referia a ficar enjoado quando andava de ônibus. De forma análoga, precisamos compreender que a nossa linguagem finita é insuficiente para descrever Aquele que é infinito.

20 A Linguagem do Homem Por essa razão o grande sábio Maimônides* diz que o texto bíblico fala a linguagem do homem. A Bíblia diz: Queixou-se o povo falando o que era mal aos ouvidos do ETERNO. (Nm. 11:1) Isso não quer dizer que o Eterno tenha literalmente ouvidos. É apenas uma forma de dizer que o Eterno tomou conhecimento do que estava sendo dito. Quando é dito: E montou num querubim, e voou; sim, voou sobre as asas do vento. (Sl 18:10) Imagine um ser infinito precisar montar numa criatura, para voar literalmente. Ou ainda imagine dizer que o vento tem asas, literalmente falando. Na verdade, essa é uma forma de dizer que o Eterno agiu rapidamente. (* Mishnê Torá - Livro do Conhecimento - Fundamentos da Torá)

21 A Linguagem do Homem Se a Bíblia diz Se eu afiar a minha espada reluzente (Dt 32:41) devemos concluir que Ele precisa de uma espada gigante para matar? É importante entender que mesmo quando dizemos que o Eterno ama, se ira, se alegra, se arrepende, tudo isso deve ser entendido como a melhor forma que a Bíblia consegue descrevê-lo numa linguagem simples, para que nós possamos ter alguma compreensão.

22 A Linguagem do Homem Mas todas essas descrições são limitadas ao contexto, e imperfeitas, pois a nossa linguagem não é perfeita. Afinal, perfeito mesmo, só o Criador. Não se preocupe de usar esses termos, como são também usados neste curso, pois o importante é comunicar a mensagem da melhor forma possível.

23 Metas Alcançadas Na aula de hoje você aprendeu 7 coisas importantes: O universo testifica da sabedoria do Eterno. Tudo tem uma causa, como diz a própria Física. O Eterno é a causa primordial de todas as coisas, a origem de toda existência. O Eterno não é uma pessoa sentada num trono invisível. O Tetragrama revela que Ele é Eterno, e que Ele está na origem de tudo. O Eterno não pensa, vê ou sente literalmente falando. Tais coisas são metáforas linguísticas para ajudar o ser humano a compreendê-lo. Não há problema em dizer que o Eterno vê, sente ou fala. Desde que você saiba que está usando a linguagem liberalmente.

24 Gostou da aula? Se você gostou da aula, faça uma doação para que continuemos nosso trabalho, e possamos, inclusive, gravar as aulas e armazená-las online. As doações são voluntárias, e todas muito apreciadas. Itaú (Preferencialmente) Ag C/C Caixa Econômica Federal Conta Poupança: (este número já inclui conta, agência e operação)

Monoteísmo Noético. por Sha ul Bensiyon

Monoteísmo Noético. por Sha ul Bensiyon Monoteísmo Noético por Sha ul Bensiyon Aula 5 O Monoteísmo Ecos da Primeira Lei A primeira lei noética é definida por não negar o Eterno. Por que não se exige que alguém acredite do Eterno? O primeiro

Leia mais

EVIDÊNCIAS DE DEUS MÓDULO 2

EVIDÊNCIAS DE DEUS MÓDULO 2 1 EVIDÊNCIAS DE DEUS MÓDULO 2 2 A EXISTÊNCIA DE DEUS É UM ASSUNTO DE INTERESSE DE TODOS, MESMO DAQUELES QUE DIZEM NÃO CRER NELE. EVIDÊNCIAS DE DEUS ARGUMENTO COSMOLÓGICO 3 Existe uma lei de causa e efeito

Leia mais

Monoteísmo Noético. por Sha ul Bensiyon

Monoteísmo Noético. por Sha ul Bensiyon Monoteísmo Noético por Sha ul Bensiyon Aula 6 Não Blasfemar A Segunda Lei A segunda lei noética é definida por não blasfemar o Nome do Eterno. Não maldizer o Criador, o Mantenedor de toda a existência,

Leia mais

Fundamentos Monoteístas. por Sha ul Bensiyon

Fundamentos Monoteístas. por Sha ul Bensiyon Fundamentos Monoteístas por Sha ul Bensiyon Aula 2 Preexistência Um Sentimento Comum Muitas pessoas carregam em si a sensação de que já fizeram parte de um todo, isto é, de algo maior do que si mesmas.

Leia mais

Monoteísmo Noaico. por Sha ul Bensiyon

Monoteísmo Noaico. por Sha ul Bensiyon Monoteísmo Noaico por Sha ul Bensiyon Aula 13 Questões Complementares Além das Sete Leis As Sete Leis Noaicas são um começo - a fundação - não um fim. Eles são o conteúdo mínimo pelo qual o não-judeu adquire

Leia mais

Monoteísmo Noaico. por Sha ul Bensiyon

Monoteísmo Noaico. por Sha ul Bensiyon Monoteísmo Noaico por Sha ul Bensiyon Aula 19 As Escrituras As Escrituras A visão judaica/noaica acerca das Escrituras é muito diferente da visão cristã: Cristianismo: Livros cuja autoria é praticamente

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração 30 DE DEZEMBRO Deus eterno e todo-poderoso, que

Leia mais

DE PERSEGUIDOR A SEGUIDOR

DE PERSEGUIDOR A SEGUIDOR Bíblia para crianças apresenta DE PERSEGUIDOR A SEGUIDOR Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

Curso de Teologia VnBteo. Este material é de uso exclusivo do aluno.

Curso de Teologia VnBteo. Este material é de uso exclusivo do aluno. 01 DOUTRINA DE DEUS Curso de Teologia VnBteo Este material é de uso exclusivo do aluno. 01. Doutrina de Deus Por Eguinaldo Hélio de Souza D eus e a sua existência trina. Os meios da revelação de Deus,

Leia mais

ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 6: Jesus, o Filho de Deus - 1ª parte.

ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 6: Jesus, o Filho de Deus - 1ª parte. ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 6: Jesus, o Filho de Deus - 1ª parte. Frei Hipólito Martendal, OFM. São Paulo-SP, 31 de maio de 2012. revisão, comentários e dúvidas sobre as aulas anteriores.

Leia mais

O ÚNICO DEUS DE ISRAEL

O ÚNICO DEUS DE ISRAEL - 2014 - QUE A GRAÇA E A PAZ DO NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO ESTEJA SEMPRE COM VOCÊ! Boa Leitura! JESUS: O Cordeiro e O Leão O ÚNICO DEUS DE ISRAEL O DEUS JEOVÁ É JESUS... Sim ou Não? Para afirmar

Leia mais

Halakhá 3 Tudo que o Sagrado, bendito seja Ele, criou em Seu mundo é dividido em três categorias. Elas incluem:

Halakhá 3 Tudo que o Sagrado, bendito seja Ele, criou em Seu mundo é dividido em três categorias. Elas incluem: Mishnê Torá - Sefer hamadá` Hilkhot Yessodê hatorá - Capítulo 2 Halakhá 1 É uma miswá amar e temer esse glorioso e temível El, conforme é dito: Amarás, pois, ADONAY teu Elohim. [Dt. 6:5] e conforme é dito:

Leia mais

O que é leitura fundamentalista?

O que é leitura fundamentalista? O que é leitura fundamentalista? O problema de base dessa leitura fundamentalista é que recusando levar em consideração o caráter histórico da revelação bíblica, ela se torna incapaz de aceitar plenamente

Leia mais

Bíblia para crianças apresenta SAMUEL, O MENINO SERVO DE DEUS

Bíblia para crianças apresenta SAMUEL, O MENINO SERVO DE DEUS Bíblia para crianças apresenta SAMUEL, O MENINO SERVO DE DEUS Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Janie Forest Adaptado por: Lyn Doerksen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da

Leia mais

SAMUEL, O MENINO SERVO DE DEUS

SAMUEL, O MENINO SERVO DE DEUS Bíblia para crianças apresenta SAMUEL, O MENINO SERVO DE DEUS Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Lyn Doerksen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

Bíblia para crianças apresenta DE PERSEGUIDOR A SEGUIDOR

Bíblia para crianças apresenta DE PERSEGUIDOR A SEGUIDOR Bíblia para crianças apresenta DE PERSEGUIDOR A SEGUIDOR Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

5 - A Linguagem do Reino

5 - A Linguagem do Reino 5 - A Linguagem do Reino Todo Reino tem uma cultura Uma maneira de pensar Uma maneira de falar Uma maneira de agir Uma maneira de se relacionar com as pessoas Você acha difícil ouvir a Deus, a Jesus, a

Leia mais

CAPÍTULO 8 A INDEPENDÊNCIA DE DEUS

CAPÍTULO 8 A INDEPENDÊNCIA DE DEUS CAPÍTULO 8 A INDEPENDÊNCIA DE DEUS Este atributo incomunicável também é conhecido como auto-existência. Deus é um ser que simplesmente existe, nunca veio à existência por vontade própria ou de alguém.

Leia mais

Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9. Lição 25 A identidade da Igreja Lição 28 As celebrações da Igreja Batismo nas Águas...

Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9. Lição 25 A identidade da Igreja Lição 28 As celebrações da Igreja Batismo nas Águas... SUMÁRIO Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9 Lição 25 A identidade da Igreja... 10 Lição 26 As marcas da Igreja... 15 Lição 27 Os ministérios da Igreja...19 Lição 28 As celebrações da Igreja

Leia mais

DAVE Certo. Bem, temos dois erros opostos que podemos cair quando falamos de batalha espiritual. Um erro é ignorá-la. O outro é focar somente nela.

DAVE Certo. Bem, temos dois erros opostos que podemos cair quando falamos de batalha espiritual. Um erro é ignorá-la. O outro é focar somente nela. BATALHA ESPIRITUAL Mateus 6:13, Efésios 6:11, Romanos 8:37 Em nossos últimos encontros, estivemos falando sobre oração e sobre as duas áreas críticas o ser perdoado, e o perdoar outras pessoas. Agora,

Leia mais

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ Aviso importante! Esta disciplina é uma propriedade intelectual de uso exclusivo e particular do aluno da Saber e Fé, sendo proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, exceto em breves citações

Leia mais

Pneumatologia. Pneumatologia: é a doutrina do Espírito Santo. Pneumatologia - A doutrina do Espirito Santo

Pneumatologia. Pneumatologia: é a doutrina do Espírito Santo. Pneumatologia - A doutrina do Espirito Santo Pneumatologia Pneumatologia: é a doutrina do Espírito Santo 1 / 6 Atos 2.1 ao 8 Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar. De repente veio do céu um som, como de um vento muito

Leia mais

LIÇÃO 2 O ÚNICO DEUS VERDADEIRO E A CRIAÇÃO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 2 O ÚNICO DEUS VERDADEIRO E A CRIAÇÃO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 2 O ÚNICO DEUS VERDADEIRO E A CRIAÇÃO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO NÃO EXISTE OUTRO DEUS YAHWEH é o único e verdadeiro Deus não existindo outro deus além dele. Nesta lição estudaremos

Leia mais

«Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.» (João 16:33)

«Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.» (João 16:33) Lição 4 para 22 de outubro de 2016 O livro de Jó e o de Gênesis foram escritos por Moisés durante o tempo que esteve em Midiã. Isto faz Jó um dos primeiros livros da Bíblia. A diferença do resto dos livros

Leia mais

CONTEÚDOS ENSINO RELIGIOSO - 3º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER

CONTEÚDOS ENSINO RELIGIOSO - 3º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER CONTEÚDOS ENSINO RELIGIOSO - 3º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER UNIDADE 1 TESOUROS DO CÉU Compreender que a Bíblia é a Palavra de Deus e foi escrita para revelá-lo e mostrar o Seu amor por nós; Reconhecer

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA BÍBLICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CRISTÃ

A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA BÍBLICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CRISTÃ A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA BÍBLICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CRISTÃ PORQUE FREQUENTAR Instrumento de formação e aperfeiçoamento do caráter cristão A EB é a maior agência de ensino da Igreja. programa de estudo

Leia mais

Deus Criou os Seres Espirituais; Lúcifer se Rebelou. 4 Viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas.

Deus Criou os Seres Espirituais; Lúcifer se Rebelou. 4 Viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas. Lição 3 Deus Criou os Seres Espirituais; Lúcifer se Rebelou Introdução De onde veio os anjos e Satanás? Deus Criou todas os seres espirituais As criaturas espirituais são conhecidas como: anjos, querubins,

Leia mais

Igreja de Deus Unida,

Igreja de Deus Unida, Igreja de Deus Unida, uma Associação Internacional Guias de Estudo Bìblico Para a Juventude Volume 1 Lição 7 O Espírito Santo Deus, nosso Criador, compreende que todos nós enfrentamos circunstâncias que

Leia mais

Células Intergeracionais

Células Intergeracionais Quebra Gelo Células Intergeracionais TEMA: ESPADA DO ESPÍRITO 06/09/2015 Versículo Chave Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as

Leia mais

Bíblia para crianças apresenta DANIEL O PRISIONEIRO

Bíblia para crianças apresenta DANIEL O PRISIONEIRO Bíblia para crianças apresenta DANIEL O PRISIONEIRO Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Jonathan Hay Adaptado por: Mary-Anne S. Traduzido por: Berenyce Brandão Produzido por: Bible for Children www.m1914.org

Leia mais

Prezado(a) morador(a)

Prezado(a) morador(a) 1 (Colocar o seu nome) Prezado(a) morador(a) Tenho o prazer de dizer que você poderá viver para sempre em felicidade na Terra. Esta é a mensagem que mais de 8 milhões de Testemunhas de Jeová levam as pessoas

Leia mais

Nos Atos dos Apóstolos, além do primeiro Pentecostes, há vários outros pentecostes e pentecostinhos. Por exemplo:-

Nos Atos dos Apóstolos, além do primeiro Pentecostes, há vários outros pentecostes e pentecostinhos. Por exemplo:- Nos Atos dos Apóstolos, além do primeiro Pentecostes, há vários outros pentecostes e pentecostinhos. Por exemplo:- - quando a comunidade está em oração durante a perseguição (At 4,31); - quando Pedro acolhe

Leia mais

VERDADES ESSENCIAIS. 2. Quem criou?

VERDADES ESSENCIAIS. 2. Quem criou? VERDADES ESSENCIAIS 2. Quem criou? Ele fez tudo apropriado a seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim este não consegue compreender inteiramente o que Deus fez. Eclesiastes

Leia mais

Cristo, o Verdadeiro Deus e a Vida Eterna. Uma Exposição de 1ªJoão. (5ª Mensagem) Cristo é Aquele em quem devemos permanecer Parte II. 1Jo 2.

Cristo, o Verdadeiro Deus e a Vida Eterna. Uma Exposição de 1ªJoão. (5ª Mensagem) Cristo é Aquele em quem devemos permanecer Parte II. 1Jo 2. Cristo, o Verdadeiro Deus e a Vida Eterna Uma Exposição de 1ªJoão (5ª Mensagem) Cristo é Aquele em quem devemos permanecer Parte II 1Jo 2.7-11 Um dos assuntos mais deturpados e incompreendidos até mesmo

Leia mais

Conselhos do Criador: Renda-se aos conselhos do Espírito Santo

Conselhos do Criador: Renda-se aos conselhos do Espírito Santo Conselhos do Criador: Renda-se aos conselhos do Espírito Santo A nossa cultura Podemos resumi - lá em 4 palavras: I. Individualista II. Utilitarismo III. Hedonismo IV. Consumismo Conselhos do Criador:

Leia mais

A sabedoria de Shelomô

A sabedoria de Shelomô A sabedoria de Shelomô TEXTOS-BASE 1Div 28; 1Mel 3.3-28; 6; 10 Talmid(á).................................. O conselho do rei David Na lição passada, vimos que Elohim disse para David, que um dos filhos

Leia mais

DA VIDA UNIDADE 1: PRECISA DE SABEDORIA? A BÍBLIA RESPONDE AS QUESTÕES

DA VIDA UNIDADE 1: PRECISA DE SABEDORIA? A BÍBLIA RESPONDE AS QUESTÕES UNIDADE 1: PRECISA DE SABEDORIA? A BÍBLIA RESPONDE AS QUESTÕES DA VIDA Este Trimestre começa focalizando o Crescimento e a Graça para as crianças de 9 a 11 anos. A Unidade 1 começa apresentando a Bíblia

Leia mais

E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gênesis 1.27

E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gênesis 1.27 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se

Leia mais

Capítulo 3 Jesus instrue Nicodemos accerca do novo nascimento Jo 3:1 E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.

Capítulo 3 Jesus instrue Nicodemos accerca do novo nascimento Jo 3:1 E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. 1 Capítulo 3 Jesus instrue Nicodemos accerca do novo nascimento Jo 3:1 E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Jo 3:2 Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi,

Leia mais

Monoteísmo Noético. por Sha ul Bensiyon

Monoteísmo Noético. por Sha ul Bensiyon Monoteísmo Noético por Sha ul Bensiyon Aula 8 Além da Terceira Lei Além da Terceira Lei Na Terceira Lei, vimos a proibição de assassinar, e também suas leis derivativas. Mas, para o monoteísta noético

Leia mais

O PODER DAS SUAS PALAVRAS PARA VIVER MILAGRES. Edenevando Almeida

O PODER DAS SUAS PALAVRAS PARA VIVER MILAGRES. Edenevando Almeida O PODER DAS SUAS PALAVRAS PARA VIVER MILAGRES Edenevando Almeida A resposta está dentro de você. Um homem foi a casa de seu amigo e disse que precisava de algo, o amigo disse: " O que você precisa estar

Leia mais

Como manter uma conversa interessante

Como manter uma conversa interessante Palavra-chave: conversa interessante Como manter uma conversa interessante Você já se encontrou falando com alguém e, de repente, há um silêncio constrangedor? Aí você entra em pânico porque não consegue

Leia mais

Bíblia para crianças apresenta EZEQUIEL, O HOMEM DAS VISÕES

Bíblia para crianças apresenta EZEQUIEL, O HOMEM DAS VISÕES Bíblia para crianças apresenta EZEQUIEL, O HOMEM DAS VISÕES Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

SEMANA DO ESPANHOL DE VERDADE MATERIAL DE APOIO AULA 2

SEMANA DO ESPANHOL DE VERDADE MATERIAL DE APOIO AULA 2 SEMANA DO ESPANHOL DE VERDADE MATERIAL DE APOIO AULA 2 O que você vai encontrar neste material? Hola! Neste material complementar da Aula 2 da Semana do Espanhol de Verdade eu vou te mostrar : Revisão

Leia mais

Estratégia. Avaliação de métodos de investigação Seleção de métodos de investigação Avaliação de fontes de informação Seleção de fontes de informação

Estratégia. Avaliação de métodos de investigação Seleção de métodos de investigação Avaliação de fontes de informação Seleção de fontes de informação Criação e Evolução Criação e Evolução Origem e comportamento ao longo do tempo Fontes de Informação Métodos de pesquisa Objetos de estudo Aplicação de métodos para avaliação de evidências Estratégia Avaliação

Leia mais

BEM VINDOS 2. ADORAÇÃO COM MÚSICAS 3. MINISTRAÇÃO DA PALAVRA 4. ORAÇÃO 5. ORAÇÃO PELAS NECESSIDADES 6. OFERTA 7. ENCERRAMENTO (AVISOS)

BEM VINDOS 2. ADORAÇÃO COM MÚSICAS 3. MINISTRAÇÃO DA PALAVRA 4. ORAÇÃO 5. ORAÇÃO PELAS NECESSIDADES 6. OFERTA 7. ENCERRAMENTO (AVISOS) BEM VINDOS Muitos líderes desejam iniciar seu ministério e assim cumprir o chamado que Deus lhe fez. O primeiro passo para alcançar este propósito é o crescimento através de uma célula. Confira a seguir

Leia mais

KTIS EDIÇÃO LIMITADA

KTIS EDIÇÃO LIMITADA SEJAM BEM VINDAS!! KTIS EDIÇÃO LIMITADA Lançamentos NATAL ESTÁ CHEGANDO!!! 2+2+2 Lançamentos Natal OPEN HOUSE Convide Clientes Fieis + Amigas Vizinhas +amigas Amigas + amigas Parceria com Empresas Levar

Leia mais

FRUTOS-1 DESAFIO Vivendo a Vida com Deus Unidade 2: Conexão. LIÇÃO Anos. PESSOAL NECESSÁRIO Comunicador; Narrador

FRUTOS-1 DESAFIO Vivendo a Vida com Deus Unidade 2: Conexão. LIÇÃO Anos. PESSOAL NECESSÁRIO Comunicador; Narrador FRUTOS-1 DESAFIO Vivendo a Vida com Deus Unidade 2: Conexão Deus é Onisciente Ele sabe Tudo LIÇÃO 5 7-8 Anos HISTÓRIA BÍBLICA I Samuel 16:1-13; II Samuel 5:1-5; Salmo 139:1-6 Deus enviou Samuel à casa

Leia mais

Bíblia para crianças apresenta O SÁBIO REI

Bíblia para crianças apresenta O SÁBIO REI Bíblia para crianças apresenta O SÁBIO REI SALOMÃO Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem

Leia mais

Bíblia para crianças apresenta JESUS E

Bíblia para crianças apresenta JESUS E Bíblia para crianças apresenta JESUS E LÁZARO Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem

Leia mais

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ Aviso importante! Esta matéria é uma propriedade intelectual de uso exclusivo e particular do aluno da Saber e Fé, sendo proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, exceto em breves citações

Leia mais

O que é preciso para entender a Bíblia? 00:0002:34 Baixar MP3 A resposta da Bíblia A própria Bíblia mostra o que é preciso para entendê-la.

O que é preciso para entender a Bíblia? 00:0002:34 Baixar MP3 A resposta da Bíblia A própria Bíblia mostra o que é preciso para entendê-la. MANUAL DA CATIQUESE O que é preciso para entender a Bíblia? 00:0002:34 Baixar MP3 A resposta da Bíblia A própria Bíblia mostra o que é preciso para entendê-la. Seja qual for a sua formação, a mensagem

Leia mais

Bíblia para crianças apresenta O NASCIMENTO DA IGREJA

Bíblia para crianças apresenta O NASCIMENTO DA IGREJA Bíblia para crianças apresenta O NASCIMENTO DA IGREJA Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta ISAÍAS VÊ O FUTURO

Bíblia para crianças. apresenta ISAÍAS VÊ O FUTURO Bíblia para crianças apresenta ISAÍAS VÊ O FUTURO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Jonathan Hay Adaptado por: Mary-Anne S. Traduzido por: Berenyce Brandão Produzido por: Bible for Children www.m1914.org

Leia mais

Aprenda como escrever um livro acessando: https://escrevendomeulivro.com/

Aprenda como escrever um livro acessando: https://escrevendomeulivro.com/ 1 2 Como Escrever Um Bom Livro Abraham Kirquin 3 4 Sumário Introdução... 5 Pontos que levam um escritor a criar um livro ruim... 7 Pressa... 7 Falta de persistência... 8 Escrever o que vier a cabeça...

Leia mais

INTRODUÇÃO - A salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo.

INTRODUÇÃO - A salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo. INTRODUÇÃO - A salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo. - O primeiro a pregar o evangelho ao homem foi o próprio Deus no Éden. I O PROTOEVANGELHO

Leia mais

O que são os sacramentos?

O que são os sacramentos? O que são os sacramentos? A palavra sacramento vem da palavra latina sacramentum que significa juramento, e embora não seja encontrada na Escritura, usamo-la porque cada sacramento é uma promessa ou juramento

Leia mais

A Conversa de Lucila. (No escuro ouve-se o bater de asas. A luz vai lentamente iluminando o quarto de Lucila, o anjo está pousado em uma mesa.

A Conversa de Lucila. (No escuro ouve-se o bater de asas. A luz vai lentamente iluminando o quarto de Lucila, o anjo está pousado em uma mesa. 1 A Conversa de Lucila De Cláudia Barral (No escuro ouve-se o bater de asas. A luz vai lentamente iluminando o quarto de Lucila, o anjo está pousado em uma mesa.) O anjo Lucila, quer montar nas minhas

Leia mais

Bíblia para crianças apresenta ASSUME O COMANDO

Bíblia para crianças apresenta ASSUME O COMANDO Bíblia para crianças apresenta JOSUÉ ASSUME O COMANDO Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na

Leia mais

Rodrigo T. Antonangelo. que impedem

Rodrigo T. Antonangelo. que impedem Rodrigo T. Antonangelo Os 3 erros que impedem as pessoas de ganharem dinheiro com infoprodutos online Olá meu amigo e minha amiga, que bom que você agarrou esse paper gratuito. Tenho certeza que ele vai

Leia mais

Classe Fé e Vida IPJG Março 2016

Classe Fé e Vida IPJG Março 2016 Classe Fé e Vida IPJG Março 2016 1 o Onisciência o Onipresença o Onipotência 2 Confissão de Fé de Westminster CAPÍTULO III DOS ETERNOS DECRETOS DE DEUS I - Desde toda a eternidade, Deus, pelo muito sábio

Leia mais

FONTES. Sagrada Escritura. Sagrada Tradição. Magistério da Igreja

FONTES. Sagrada Escritura. Sagrada Tradição. Magistério da Igreja CREIO EM DEUS PAI FONTES Sagrada Escritura Sagrada Tradição Magistério da Igreja DOIS CAMINHOS METODOLÓGICOS PARA FALAR DO PAI: Escrituras Hebraicas Cristo, plenitude da Revelação Padres e Doutores da

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta ISAÍAS VÊ O FUTURO

Bíblia para crianças. apresenta ISAÍAS VÊ O FUTURO Bíblia para crianças apresenta ISAÍAS VÊ O FUTURO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Jonathan Hay Adaptado por: Mary-Anne S. Traduzido por: Berenyce Brandão Produzido por: Bible for Children www.m1914.org

Leia mais

O NASCIMENTO DA IGREJA

O NASCIMENTO DA IGREJA Bíblia para crianças apresenta O NASCIMENTO DA IGREJA Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na

Leia mais

Um dos "mandamentos" para altas vendas é o bom atendimento aos clientes e sua capacidade de encontrar meios para solucionar as necessidades deles!

Um dos mandamentos para altas vendas é o bom atendimento aos clientes e sua capacidade de encontrar meios para solucionar as necessidades deles! Personal Shopper Um dos "mandamentos" para altas vendas é o bom atendimento aos clientes e sua capacidade de encontrar meios para solucionar as necessidades deles! ENTÃO É NATAL... Aproveite os M A R A

Leia mais

> Apocalipse 4: E no meio do trono, e ao redor do trono, quatro animais cheios de olhos, por diante e por detrás.

> Apocalipse 4: E no meio do trono, e ao redor do trono, quatro animais cheios de olhos, por diante e por detrás. > Apocalipse 4:6 -... E no meio do trono, e ao redor do trono, quatro animais cheios de olhos, por diante e por detrás. Quantas vezes passei por essa leitura sem parar para perguntar quem são esses "animais"

Leia mais

DO DEUS PAI E DO FILHO DE DEUS E DO ESPIRITO SANTO

DO DEUS PAI E DO FILHO DE DEUS E DO ESPIRITO SANTO DO DEUS PAI E DO FILHO DE DEUS E DO ESPIRITO SANTO Desde os mais remotos tempos da existência humana, sempre houve no coração dos homens, o desejo de saber qual seria o nome do Deus Todo poderoso. Desde

Leia mais

C & Q. Uma abordagem da cura e autocura à luz do Espiritismo e da Ciência Moderna.

C & Q. Uma abordagem da cura e autocura à luz do Espiritismo e da Ciência Moderna. C & Q Uma abordagem da cura e autocura à luz do Espiritismo e da Ciência Moderna. C & Q Datas das aulas do minicurso: CURA E QUÂNTICA Instituto de Cultura Espirita do Brasil 15:45h - 17:00h www.ccconti.com

Leia mais

DEUS É BOM E IMUTÁVEL

DEUS É BOM E IMUTÁVEL Eu,, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, envio saudações a todo o povo de Deus espalhado pelo mundo inteiro. DEUS É BOM E IMUTÁVEL INTRODUÇÃO Não podemos perder de vista nunca que apesar de todas as

Leia mais

GRUPO MARCOS NOVA GERAÇÃO O Mistério da Divindade

GRUPO MARCOS NOVA GERAÇÃO O Mistério da Divindade GRUPO MARCOS NOVA GERAÇÃO - 125 O Mistério da Divindade First published by Grupo Marcos in 2017 Copyright Grupo Marcos, 2017 All rights reserved. No part of this publication may be reproduced, stored,

Leia mais

TEORIAS DA COMUNICAÇÃO. TÉCNICO EM MULTIMEIOS DIDÁTICOS prof. André Aparecido da Silva

TEORIAS DA COMUNICAÇÃO. TÉCNICO EM MULTIMEIOS DIDÁTICOS prof. André Aparecido da Silva TEORIAS DA COMUNICAÇÃO TÉCNICO EM MULTIMEIOS DIDÁTICOS prof. André Aparecido da Silva 1 COMUNICAR COMUNICAR TORNAR COMUM TORNAR COMUM 2 PROCESSO DE COMUNICAÇÃO A B EMISSOR RECEPTOR 3 A comunicação sempre

Leia mais

Êx 32:3 Então todo o povo arrancou os pendentes de ouro, que estavam nas suas orelhas, e os trouxeram a Arão.

Êx 32:3 Então todo o povo arrancou os pendentes de ouro, que estavam nas suas orelhas, e os trouxeram a Arão. 1 Capítulo 32 O bezerro de ouro Êx 32:1 Mas vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e disse-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses, que vão adiante de nós; porque quanto a este

Leia mais

Curso: 2ºciclo do Ensino Básico Disciplina: Inglês Ano(s): 5º e 6º

Curso: 2ºciclo do Ensino Básico Disciplina: Inglês Ano(s): 5º e 6º 1. ATITUDES Assiduidade, pontualidade, material (manual, caderno diário, outro material), comportamento, atitude face à aprendizagem Peso 2 (20%) 2. INTERVENÇÕES Intervenções na sala de aula, orais e escritas

Leia mais

Uma Nova Maneira de Falar Projeto 204. Por David Batty

Uma Nova Maneira de Falar Projeto 204. Por David Batty Uma Nova Maneira de Falar Projeto 204 Por David Batty Nome UMA NOVA MANEIRA DE FALAR Data de inicio EFÉSIOS 4:29 Data que Acabou PROJETO 204 2 Aprender a torna-se um filho maduro de Deus é um desafio que

Leia mais

Tema: Pedras e Perdas

Tema: Pedras e Perdas Tema: Pedras e Perdas Para essa aula você vai precisar: Mapa-múndi / Figuras para contar a lição / Uma figura da porta de Jerusalém para montar um painel com sugestões Texto Bíblico: Atos 7. 54-60 Versículo

Leia mais

NOVEMBRO MARY KAY. Conquiste seu 13º salário!

NOVEMBRO MARY KAY. Conquiste seu 13º salário! NOVEMBRO MARY KAY Conquiste seu 13º salário! O que é Estabilidade? Qualidade daquilo que é estável, solidez, segurança... Estabilidade econômica diz respeito à inexistência de mudanças bruscas na

Leia mais

PROTOCOLO DE COMUNICAÇÃO DE MÁS NOTÍCIAS EM EVENTO CRÍTICO (PCMNec)

PROTOCOLO DE COMUNICAÇÃO DE MÁS NOTÍCIAS EM EVENTO CRÍTICO (PCMNec) PROTOCOLO DE COMUNICAÇÃO DE MÁS NOTÍCIAS EM EVENTO CRÍTICO (PCMNec) Justificação: A comunicação de más notícias é uma das maiores dificuldades mencionadas pelos profissionais de saúde e uma das áreas que

Leia mais

A MULHER QUE ESTAVA PERTO DO

A MULHER QUE ESTAVA PERTO DO Bíblia para crianças apresenta A MULHER QUE ESTAVA PERTO DO POÇO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

DE PERSEGUIDOR A SEGUIDOR

DE PERSEGUIDOR A SEGUIDOR Bíblia Online para crianças apresenta DE PERSEGUIDOR A SEGUIDOR Escrito por Edward Hughes Ilustrado por Janie Forest and Lazarus Adaptado por Lyn Doerksen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado

Leia mais

27/08/17 Domingo O ESPÍRITO SANTO GUIA PARA O BEM

27/08/17 Domingo O ESPÍRITO SANTO GUIA PARA O BEM 27/08/17 Domingo O ESPÍRITO SANTO GUIA PARA O BEM Objetivo: Ensinar a criança que o Espírito Santo faz parte da Trindade: Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo. Ele habita em nossos corações, é amigo

Leia mais

VIRAM UMA GRANDE LUZ. 28 de Novembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. "O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz;

VIRAM UMA GRANDE LUZ. 28 de Novembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; VIRAM UMA GRANDE LUZ 28 de Novembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação "O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; 1 / 6 E, aos que estavam assentados na região e sombra da morte,

Leia mais

Células Intergeracionais

Células Intergeracionais Células Intergeracionais 18/10/15 15 14 TEMA: Oracão Versículo Chave: Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido. Filipenses

Leia mais

RESOLVENDO O "CUBO MÁGICO" 18 de Novembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. "Então disse JESUS aos Seus discípulos: Se alguém quer vir após MIM,

RESOLVENDO O CUBO MÁGICO 18 de Novembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. Então disse JESUS aos Seus discípulos: Se alguém quer vir após MIM, RESOLVENDO O "CUBO MÁGICO" 18 de Novembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação "Então disse JESUS aos Seus discípulos: Se alguém quer vir após MIM, 1 / 7 negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me."

Leia mais

O livro continua a avaliação do sentido e da função da autoridade.

O livro continua a avaliação do sentido e da função da autoridade. O 2º Livro de Samuel continua a narração do primeiro. O núcleo do livro é a figura de DAVI, cuja história começa no 1º livro de Samuel capítulo 16. O livro traz também as lutas dos pretendentes para suceder

Leia mais

Hey! Se você está vendo esse material é porque, provavelmente, você vai ser um dos speakers no TomorrowX.

Hey! Se você está vendo esse material é porque, provavelmente, você vai ser um dos speakers no TomorrowX. Hey! Se você está vendo esse material é porque, provavelmente, você vai ser um dos speakers no TomorrowX. A primeira coisa que você deve saber é que tudo que está aqui é autoral, portanto, não é certo

Leia mais

CURSO BÍBLICO INICIAL Lição 1: SALVAÇÃO

CURSO BÍBLICO INICIAL Lição 1: SALVAÇÃO I- RESPOSTAS SOBRE A ORIGEM DE TUDO. Teria o universo se originado por uma explosão cósmica, a qual os homens a chamam de big bang? Seria, então, tudo criado pela relação da matéria com a energia? O homem

Leia mais

A fé. Deus. acredita em. Porque é que. Se algumas pessoas não acreditam. nem toda a gente

A fé. Deus. acredita em. Porque é que. Se algumas pessoas não acreditam. nem toda a gente A fé Porque é que nem toda a gente acredita em Deus? A fé Se algumas pessoas não acreditam em Deus, é talvez porque ainda não encontraram crentes felizes que tivessem vontade de dar testemunho da sua fé.

Leia mais

AZEITE DANIFICADO. 17 de Outubro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. "...e não danifiques o azeite e o vinho.

AZEITE DANIFICADO. 17 de Outubro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. ...e não danifiques o azeite e o vinho. AZEITE DANIFICADO 17 de Outubro de 2011 Ministério Loucura da Pregação "...e não danifiques o azeite e o vinho." (Apocalipse 6:6) 1 / 5 Há poucos anos atrás, tive uma experiência muito interessante sobre

Leia mais

MODERNIDADE LÍQUIDA. Descrições de líquidos são fotos instantâneas, que precisam ser datadas. Zygmunt Bauman.

MODERNIDADE LÍQUIDA. Descrições de líquidos são fotos instantâneas, que precisam ser datadas. Zygmunt Bauman. VERDADE QUE REVELA MODERNIDADE LÍQUIDA Descrições de líquidos são fotos instantâneas, que precisam ser datadas. Zygmunt Bauman. quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade João 16.12

Leia mais

LIÇÃO 3 - POR QUE DEUS NOS CRIOU. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 - POR QUE DEUS NOS CRIOU. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 - POR QUE DEUS NOS CRIOU Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O SENHOR DEUS CRIADOR No princípio criou Deus os céus e a terra e ao Senhor pertence a terra e tudo o que nela se contém,

Leia mais

Fast Idiomas. Aulão Nacional de Inglês

Fast Idiomas. Aulão Nacional de Inglês Fast Idiomas 1 Aqui no EPISÓDIO 04 está o PASSO A PASSO DE ESTUDO para estudar Inglês diariamente usando tudo o que aprendeu no AULÃO NACIONAL DE INGLÊS! "PASSO A PASSO DE ESTUDO" Se tudo fez sentido para

Leia mais

Lição 1 para o dia 3 de Janeiro de 2009

Lição 1 para o dia 3 de Janeiro de 2009 Lição 1 para o dia 3 de Janeiro de 2009 Havendo Deus falado muitas vezes e de muitas maneiras em outro tempo aos pais pelos profetas, nestes dias nos falou por meio de seu Filho, a quem constituiu herdeiro

Leia mais

Bíblia para crianças apresenta A MULHER QUE ESTAVA PERTO DO

Bíblia para crianças apresenta A MULHER QUE ESTAVA PERTO DO Bíblia para crianças apresenta A MULHER QUE ESTAVA PERTO DO POÇO Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

VOCÊ ESTÁ REALMENTE EVOLUINDO NO INGLÊS PARA NEGÓCIOS?

VOCÊ ESTÁ REALMENTE EVOLUINDO NO INGLÊS PARA NEGÓCIOS? VOCÊ ESTÁ REALMENTE EVOLUINDO NO INGLÊS PARA NEGÓCIOS? Você sente que está patinando em seu conhecimento de inglês? Essa sensação é bastante comum. Na verdade, no começo do curso sentimos que estamos tendo

Leia mais

CANTO: O auxílio virá do Senhor, do Senhor, o nosso Deus, que fez o céu e a terra.

CANTO: O auxílio virá do Senhor, do Senhor, o nosso Deus, que fez o céu e a terra. ORAÇÃO INICIAL CANTO: O auxílio virá do Senhor, do Senhor, o nosso Deus, que fez o céu e a terra. A: Bom dia!. Na alegria de estarmos reunidos para este encontro. Queremos louvar a Deu Pai pela vossa presença.

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM ONDE NÃO HÁ FÉ, JESUS NÃO PODE FAZER MILAGRE! SITUANDO Marcos apresenta o crescimento do conflito vivido

Leia mais

Gênesis 1:1 É a MAÇANETA, o TRINCO que abrirá a porta para descobrir toda a beleza, de toda a história da humanidade e do universo.

Gênesis 1:1 É a MAÇANETA, o TRINCO que abrirá a porta para descobrir toda a beleza, de toda a história da humanidade e do universo. Gênesis 1:1 É a MAÇANETA, o TRINCO que abrirá a porta para descobrir toda a beleza, de toda a história da humanidade e do universo. * Por toda a Bíblia vemos referências e afirmações sobre a CRIAÇÃO, sempre

Leia mais

Isaías e o Deus glorioso

Isaías e o Deus glorioso Isaías e o Deus glorioso Série: Visões de Deus: Mensagem 13/16 Fernando Leite 30 Maio 2010 Introdução Um homem íntegro No ano em que o rei Uzias morreu, eu vi o Senhor assentado num trono alto e exaltado,

Leia mais

JESUS, O GRANDE MESTRE

JESUS, O GRANDE MESTRE Bíblia para crianças apresenta JESUS, O GRANDE MESTRE Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Byron Unger; Lazarus Adaptado por: E. Frischbutter; Sarah S. O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado

Leia mais