Recepção dos Alunos Curso de Engenharia de Produção

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Recepção dos Alunos Curso de Engenharia de Produção"

Transcrição

1 Recepção dos Alunos 2017 Curso de Engenharia de Produção

2 Bem-vindo(a) ao Departamento de Engenharia de Produção, o PRO! Após meses de estudo e dedicação, você foi aprovado(a) no vestibular da melhor Universidade do país, numa das carreiras mais concorridas! Parabéns! Pioneiro na área, tendo criado o primeiro curso de Engenharia de Produção do país, o PRO consolidou-se, ao longo de sua história, como centro de excelência, formando profissionais que atuam em importantes universidades e organizações, atentos às necessidades da sociedade contemporânea. Acreditamos que você será um(a) destes profissionais de destaque no futuro! Para isso, é importante manter o foco e o ritmo nos estudos, mas também aproveitar as atividades extracurriculares e as oportunidades oferecidas pela Universidade, com o objetivo de desenvolver importantes habilidades, como trabalho em equipe, comunicação, análise crítica, entre outras. Para facilitar a sua ambientação, elaboramos este material com algumas informações que serão importantes durante o curso. Outras informações poderão ser encontradas no site do PRO:

3 A USP A Universidade de São Paulo (USP) é uma universidade pública, mantida pelo Estado de São Paulo e ligada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. Criada em 25 de janeiro de 1934, é a maior instituição de pesquisa e ensino no país. Abaixo, alguns números que comprovam a dimensão e a importância da USP: 42 unidades de ensino e pesquisa, com 300 cursos de graduação e 222 programas de pós-graduação; 94 mil estudantes 59 mil de graduação e 30 mil de pós-graduação Cerca e 17 mil funcionários e mais de 6 mil professores 8 campi situados em: Bauru, Ribeirão Preto, São Carlos, Pirassununga, Piracicaba, São Paulo, Santos e Lorena. Para mais informações sobre a USP, acesse o site do Manual do Calouro ( A Poli Fundada em 1893, a Poli oferece 17 cursos de graduação, e possui o maior centro de pósgraduação do País na área de Engenharia. Também se destaca na realização de pesquisas científicas e tecnológicas, com as quais contribui para o progresso social e econômico do Brasil e para a modernização, competitividade e qualidade dos produtos e processos das empresas. Aqui trabalham ou estudam 457 professores, 478 funcionários, alunos de graduação e alunos de pós-graduação. A Escola está organizada em 15 departamentos, responsáveis pelas atividades de ensino, de pesquisa e de extensão de serviços à comunidade. Fonte: site Poli/USP (

4 O PRO O Departamento de Engenharia de Produção da Poli/USP oferece atividades nas áreas de ensino, pesquisa e extensão (os três pilares da Universidade). Conheça brevemente o que desenvolvemos em cada uma delas: Ensino Desde sua criação, o curso de Engenharia de Produção da Poli já formou mais de 3000 estudantes, com excelência acadêmica e grande conhecimento prático. Vem obtendo, por seguidos anos, a classificação 5 estrelas no Guia do Estudante, além de ser, de acordo com o Ranking Universitário Folha 2015, o melhor curso da área. Este curso é composto da seguinte maneira: nos dois primeiros anos, os alunos passam por um ciclo básico com estudantes das outras modalidades da Engenharia, aprendendo tópicos gerais (Matemática, Física, Cálculo, entre outros). Desde o início do curso os alunos da Escola Politécnica também têm disciplinas da sua habilitação específica. A partir do terceiro ano, você começará a ter as aulas focadas nas diferentes áreas da Engenharia de Produção, como: Economia da Produção, Engenharia Financeira, Gestão de Custos, Gestão de Projetos, Projeto do Produto, Projeto da Fábrica, entre outras. Há uma ênfase em trabalhos em equipe, e muitos destes são realizados considerando problemas práticos reais de empresas e instituições. No quinto ano de curso, você desenvolverá o Trabalho de Formatura, que consiste na elaboração de uma monografia, abordando um tema relevante no contexto da Engenharia de Produção. Após o término do curso, você poderá dar prosseguimento aos estudos na pósgraduação (Mestrado e Doutorado). O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP (PPGEP) é um dos pioneiros no campo no Brasil, ao lado dos programas da COPPE/UFRJ, do ITA e da PUC-RJ. O mestrado foi criado em 1971 e o doutorado, em 1972.

5 Bem avaliado pela Capes, o PPGEP já formou mais de 600 alunos (que hoje trabalham nas principais universidades, empresas e instituições não acadêmicas do país). Mais informações, no site: ppgep.poli.usp.br. Pesquisa Você sabia que a USP é responsável por 23% da pesquisa do Brasil? Aqui no PRO, desenvolvemos pesquisas em cinco eixos principais: Gestão de Operações e Logística (GOL), Economia da Produção e Engenharia Financeira (EPEF), Trabalho, Tecnologia e Organização (TTO), Gestão da Tecnologia da Informação (GTI) e Qualidade e Engenharia de Produto (QEP). Além disso, há outros grupos e laboratórios que desenvolvem projetos de pesquisa, tais como: Laboratório de Análise, Desenvolvimento e Operação de Sistemas (LADOS); Laboratório de Gestão da Inovação (LGI); Centro de Inovação em Sistemas Logísticos (CISLog); Laboratório de Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação, do Conhecimento e de Inteligência Competitiva (LETICIC); Laboratório de gestão de projetos (LGP); Laboratório de estratégias integradas da indústria da mobilidade (Mobilab); Laboratório de Produto (Lab_Pro); InovaLab@POLI; Núcleo de Pesquisa: Redes de cooperação e Gestão do Conhecimento REDECOOP; Laboratório de Sistemas de Produção Sustentável; e Laboratório de Estudos em Design de Serviços e em Sustentabilidade (LEDss). Caso tenha o interesse em se envolver na área de pesquisa ainda na graduação, você poderá participar, a partir do segundo ano, da iniciação científica. É uma ótima oportunidade para conhecer mais sobre o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos. Você poderá participar de projetos criados pelos docentes (quando houver vagas), sendo necessário ter um professor como orientador. Informações Comissão de Pesquisa PRO: Sara Lima ( ) Site Pró-Reitoria de Pesquisa USP:

6 Extensão A extensão é o momento de diálogo da Universidade com a sociedade, e de disponibilização do conhecimento adquirido no ensino e na pesquisa. No PRO, a extensão universitária ocorre principalmente pela Fundação Vanzolini, instituição sem fins lucrativos, criada, mantida e gerida pelos professores do Departamento. Entre as atividades desenvolvidas, estão: a prestação de serviços, a oferta de cursos abertos de diversos formatos e durações, projetos de assessoria integrados a temas de pesquisa. Para mais informações sobre a Fundação Vanzolini, acesse o site: Intercâmbio A partir do terceiro ano, você terá a possibilidade de realizar parte de seu curso no exterior, por meio de três modalidades de intercâmbio: a de aproveitamento de créditos, com a duração de seis meses a um ano; o programa Duplo Diploma (convênios entre a Poli/USP e universidades europeias - França, Itália, Alemanha, entre outros, em que os alunos podem iniciar o curso no Brasil e realizar parte significativa em universidade parceira em outro país, garantindo o diploma nas duas instituições); e o Intercâmbio Aberto, com a vantagem de você poder escolher a instituição de ensino estrangeira onde deseja estudar, não sendo necessário participar de processos seletivos específicos da Poli. Mais informações Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani): Relações Internacionais da Poli/USP: Ciências sem Fronteiras (programa de intercâmbio dos Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação):

7 Atividades extracurriculares e organizações estudantis: Estágios: os convênios com empresas para a realização de estágios são realizados através do Setor de Estágios da Escola Politécnica da USP. No curso de Engenharia de Produção, é permitido estágio somente a partir do 7º semestre, sendo exigido estágio a partir do 9º semestre. Poli Cidadã é um programa da Escola Politécnica da USP cujo objetivo é estimular alunos e professores a desenvolver atividades de caráter social com intuito de estreitar a relação da Universidade com a sociedade. Poli Júnior é uma associação civil sem fins lucrativos, constituída e gerida exclusivamente por alunos da Escola Politécnica da USP, cujo objetivo é o desenvolvimento de serviços nas diversas áreas da engenharia. CAEP é o Centro Acadêmico da Engenharia de Produção da Poli/USP. Entre as atividades desenvolvidas pelo CAEP, está a Semana de Engenharia de Produção da Poli, série de palestras realizada anualmente que conta com a participação de profissionais do mercado. Grêmio Politécnico da USP é a principal associação acadêmica dos alunos da Escola Politécnica da USP e ponte entre os alunos e a Escola, realizando iniciativas em prol da vida acadêmica dos alunos e participando da representação discente nos órgãos colegiados da EPUSP. Responsável pela gestão do Poliglota Idiomas, projeto que fornece cursos de idiomas para a comunidade USP e público externo, e pela Semana de Arte da Poli, evento cultural realizado anualmente. ipoli é o Escritório Politécnico Internacional, instituição sem fins lucrativos que se propõe a representar todos os interessados da comunidade politécnica em criar uma rede de relacionamento internacional, cultural e profissional, prestando suporte tanto aos estrangeiros em regime de intercâmbio na Escola Politécnica da USP quanto aos politécnicos que estudam ou almejam estudar no exterior (por meio de eventos, divulgação de processos seletivos e recepção dos alunos estrangeiros). Composta por alunos da Poli. ABEPRO é a Associação Brasileira de Engenharia de Produção, instituição representativa de docentes, discentes e profissionais de Engenharia de Produção, que atua há mais de 20 anos na interlocução junto aos setores público e privado. ENEGEP é o Encontro Nacional de Engenharia de Produção, maior evento nacional da área, organizado anualmente pela ABEPRO. Reúne comunidade acadêmica e profissionais do mercado, e conta com uma programação variada de palestras, workshops, minicursos, dentre outras atividades. Fontes: Sites Poli/USP, PRO, Grêmio Politécnico, ipoli, ABEPRO e ENEGEP

8 Informações Gerais: Chefe do Departamento de Engenharia de Produção da Poli/USP: Prof. Dr. Fernando José Barbin Laurindo Vice-Chefe do Departamento: Prof. Dr. Marcelo Schneck de Paula Pessôa Comissão de Graduação: Coordenador: Prof. Dr. Davi Noboru Nakano Suplente: Prof. Dr. Marco Aurélio de Mesquita Coordenador do 1º ano: Prof. Dr. Davi Noboru Nakano Coordenador do 2º ano: Prof. Dr. Marco Aurélio de Mesquita Coordenador do 3º ano: Prof. Dr. Eduardo de Senzi Zancul Coordenador do 4º ano e de Trabalho de Formatura: Prof. Dr. André Leme Fleury Coordenador do 5º ano: Prof. Dr. Mauro Zilbovicius Secretaria do Departamento (Telefone: ): Secretária de Departamento: Maria Olivia Machado ( ) Auxiliar Administrativo: Samy Florentino dos Santos ( ) Técnico para Assuntos Administrativos: Rosineide Barreto da Silva ( ) Auxiliar Administrativo: Rafaela Souza Crê ( ) Auxiliar Administrativo: Antonio Luis Madeiro ( ) Comunicação: Alvaro Marques ( ) Biblioteca: Bibliotecária Supervisora: Marlene de Fátima Ferreira (tel ) Auxiliar Administrativo: Maria Cristina dos Santos (tel ) Auxiliar Administrativo: Jefferson Santos (tel ) Imagens do folder: Marcos Santos/USP Imagens

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Escola Politécnica da Universidade de São Paulo DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Escola Politécnica da Universidade de São Paulo 1 Engenharia de Produção (site ABEPRO) A Engenharia de Produção se dedica ao projeto e gerência de sistemas que envolvem

Leia mais

Comissão de Pesquisa. Departamento de Engenharia de Produção Escola Politécnica Universidade de São Paulo

Comissão de Pesquisa. Departamento de Engenharia de Produção Escola Politécnica Universidade de São Paulo Comissão de Pesquisa Departamento de Engenharia de Produção Escola Politécnica Universidade de São Paulo Você sabia que a USP é responsável por 23% da pesquisa do Brasil? Iniciação Científica Oportunidade

Leia mais

Comissão de Pesquisa

Comissão de Pesquisa Comissão de Pesquisa Coordenação: Mauro de Mesquita Spinola (GTI) e Marly Monteiro de Carvalho (QEP) Assistente Administrativa: Sara Lima (Tel.: 5525-5845) Pró-Reitoria de Pesquisa: www.prp.usp.br Você

Leia mais

Disciplina de formação para a inovação, com base em projeto multidisciplinar e prototipação de soluções complexas para problemas reais da sociedade

Disciplina de formação para a inovação, com base em projeto multidisciplinar e prototipação de soluções complexas para problemas reais da sociedade Disciplina de formação para a inovação, com base em projeto multidisciplinar e prototipação de soluções complexas para problemas reais da sociedade Eduardo de Senzi Zancul, Roseli de Deus Lopes, Davi Noboru

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I CATEGORIAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Art. 2 o As Atividades Complementares do currículo do Curso de Direito, que devem ser cursadas após o ingresso

Leia mais

Instituto de Matemática - UFRGS

Instituto de Matemática - UFRGS Brazilian - German Summer School 2016 (15 à 26/2/2016) Numerical Simulations with the Finite Element Method. Mathematical Analysis and Computational Practice Instituto de Matemática - UFRGS Sumário 1.

Leia mais

Apresentação Missão, Visão e Projetos Estratégicos

Apresentação Missão, Visão e Projetos Estratégicos PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Apresentação Missão, Visão e Projetos Estratégicos DEFINIÇÃO MISSÃO E VISÃO Missão MISSÃO Atuar como uma unidade de excelência e inovação em ensino, pesquisa e extensão nas áreas

Leia mais

Apresentação aos candidatos a Mestrado/Doutorado na área de Gestão de Operações e Logística

Apresentação aos candidatos a Mestrado/Doutorado na área de Gestão de Operações e Logística Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da Escola Politécnica da USP Apresentação aos candidatos a Mestrado/Doutorado na área de Gestão de Operações e Logística (GOL) 5 de Setembro

Leia mais

Áreas preferenciais de orientação de Trabalho de Formatura

Áreas preferenciais de orientação de Trabalho de Formatura Áreas preferenciais de orientação de Trabalho de Formatura PROFESSOR Afonso Carlos Correa Fleury Alberto Wunderler Ramos Álvaro Euzébio Hernandez ÁREA Organização do Trabalho Tecnologia, Organização de

Leia mais

Prepare-se para Faculdade. Leticia Bechara Pedagoga e Coordenadora Trevisan Escola de Negócios

Prepare-se para Faculdade. Leticia Bechara Pedagoga e Coordenadora Trevisan Escola de Negócios Prepare-se para Faculdade Leticia Bechara Pedagoga e Coordenadora Trevisan Escola de Negócios Sucesso $$$ sonho habilidade satisfação Passos para Faculdade 1- Conhecer você mesmo. 2- Características da

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N o. 001/2017 C.E.E.

INSTRUÇÃO NORMATIVA N o. 001/2017 C.E.E. INSTRUÇÃO NORMATIVA N o. 001/2017 C.E.E. Fixa normas para o cumprimento das Atividades Complementares previstas nos projetos pedagógicos dos cursos de Bacharelado oferecido pela Universidade do Estado

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PRÓ REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PRÓ REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PRÓ REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL 002/2011 1. DISPOSIÇÕES GERAIS A Universidade de São Paulo (USP) tem primado pela excelência de seu Programa de Mobilidade Estudantil, que

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DA FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE GOVERNADOR VALADARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DA FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE GOVERNADOR VALADARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DA FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE GOVERNADOR VALADARES FUNDAÇÃO FUPAC REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES Art. 1º - As Atividades Complementares integram

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola Politécnica. Robson Naoto Sassaki Hirata 3º ano de Engenharia Mecatrônica

Universidade de São Paulo Escola Politécnica. Robson Naoto Sassaki Hirata 3º ano de Engenharia Mecatrônica Universidade de São Paulo Escola Politécnica Robson Naoto Sassaki Hirata 3º ano de Engenharia Mecatrônica Sobre o curso: É um curso relativamente novo, que surgiu devido à demanda por profissionais com

Leia mais

FOB COMISSÃO DE GRADUAÇÃO. (Análise da proposta em reunião ordinária) REITORIA. Assessoria de Convênios: Administrativa, Financeira e Jurídica.

FOB COMISSÃO DE GRADUAÇÃO. (Análise da proposta em reunião ordinária) REITORIA. Assessoria de Convênios: Administrativa, Financeira e Jurídica. 1 Faculdade de Odontologia de Bauru USP Comissão de Relações Internacionais Convênios Internacionais Fluxogramas de Processos Convênio Acadêmico de Intercâmbio A minuta sugerida pela USP contempla intercâmbios

Leia mais

XIV Semana da Pós-Graduação na EESC 12 a 16 de março de 2018

XIV Semana da Pós-Graduação na EESC 12 a 16 de março de 2018 XIV Semana da Pós-Graduação na EESC 12 a 16 de março de 2018 Mesa Redonda: Internacionalização na Pós- Graduação: Oportunidades de Convênios e Acordos de Cooperação Internacional para Pesquisa Prof. Luís

Leia mais

GUIA ACADÊMICO 2019 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA

GUIA ACADÊMICO 2019 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA GUIA ACADÊMICO 2019 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA Guia Acadêmico Ao iniciarmos o período letivo, apresentamos as nossas boas-vindas, salientando que o Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

JANEIRO. Socrates. Janeiro

JANEIRO. Socrates. Janeiro I ZOZO VI VI VI VI VIZOZO I 1 0 2018 IIZOZO I I ZOZO Socrates JANEIRO Janeiro 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 01 - Feriado: Confraternização Universal

Leia mais

Projeto Pedagógico do Bacharelado em Relações Internacionais

Projeto Pedagógico do Bacharelado em Relações Internacionais Atos legais referentes ao curso Pela Portaria CEE nº 409/2006, de 09.10.2006, publicada no D.O.E. em 11.10.2006, O Conselho Estadual de Educação reconhece o curso de graduação em Relações Internacionais

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola de Engenharia de Lorena EEL CALENDÁRIO ESCOLAR Janeiro

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola de Engenharia de Lorena EEL CALENDÁRIO ESCOLAR Janeiro 2 Reinício das aulas de reposições. 2 a 31 DISCIPLINAS INTERSEMESTRAIS Janeiro 8 E 9 Inscrições de graduados de nível superior, condicionada à existência de vagas nas Unidades e processo seletivo. 9 e

Leia mais

TABELA DE PONTUAÇÃO PROGRESSÃO/PROMOÇÃO DOCENTE. Aprovada pela Congregação da Escola Politécnica em Sessão de 25/02/2015.

TABELA DE PONTUAÇÃO PROGRESSÃO/PROMOÇÃO DOCENTE. Aprovada pela Congregação da Escola Politécnica em Sessão de 25/02/2015. TABELA DE PONTUAÇÃO PROGRESSÃO/PROMOÇÃO DOCENTE Aprovada pela Congregação da Escola Politécnica em Sessão de 2/02/201. Itens de Avaliação para cada Grupo de Atividades COPPE e Politécnica Grupo I Atividades

Leia mais

Videoconferência. Conselhos de Curso de Graduação. 23 de março de 2017

Videoconferência. Conselhos de Curso de Graduação. 23 de março de 2017 Videoconferência Conselhos de Curso de Graduação 23 de março de 2017 Pró-Reitoria de Graduação da Unesp - PROGRAD 1 Apresentação da equipe Pró-reitora de Graduação Profª Drª Gladis Massini-Cagliari 2 Apresentação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA EDITAL DO PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE REVERSO (PDSR) N.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA EDITAL DO PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE REVERSO (PDSR) N. EDITAL DO PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE REVERSO (PDSR) N.º 01/2018-PROPP A Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PROPP) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), considerando - as competências

Leia mais

Projeto de Internacionalização UNIVERSIDADE SANTO AMARO - UNISA

Projeto de Internacionalização UNIVERSIDADE SANTO AMARO - UNISA Projeto de Internacionalização UNIVERSIDADE SANTO AMARO - UNISA Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Etensão Coordenação de Relações Internacionais São Paulo 2018 I. INTRODUÇÃO A evolução da internacionalização

Leia mais

1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1. Perfil do Departamento

1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1. Perfil do Departamento Comissão Permanente de Avaliação Avaliação Departamental 2003 4 - ROTEIRO PARA AUTO-AVALIAÇÃO DO DEPARTAMENTO Departamento: Responsável: Data: / / 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1. Perfil do Departamento 1.1.1.

Leia mais

1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1. Perfil da Unidade

1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1. Perfil da Unidade Comissão Permanente de Avaliação Avaliação de Unidade 2003 2 - ROTEIRO PARA AUTO-AVALIAÇÃO UNIDADE DE ENSINO E PESQUISA Unidade: Responsável: Data: / / 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1. Perfil da Unidade 1.1.1.

Leia mais

CATEGORIA ATIVIDADE MÉTRICA PESO AT É. 1.1 Turmas em disciplinas com <= 4 Alunos Por hora-aula 0,70

CATEGORIA ATIVIDADE MÉTRICA PESO AT É. 1.1 Turmas em disciplinas com <= 4 Alunos Por hora-aula 0,70 Tabela Geral de Categorias e Itens com os Pesos de Cada Item das 7 (sete) Categorias a Serem Aplicados às Solicitações de Promoções e Progressões dos Docentes do Instituto de Ciências do Mar Classes de

Leia mais

ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS Atua na coordenação das relações internacionais do Estado de Minas Gerais. Responsabilidades: Promoção e supervisão do relacionamento

Leia mais

Agência USP de Inovação A Promoção e a Utilização do Conhecimento Científico em Inovação:

Agência USP de Inovação A Promoção e a Utilização do Conhecimento Científico em Inovação: Agência USP de Inovação A Promoção e a Utilização do Conhecimento Científico em Inovação: principais atividades e resultados da Agência USP de Inovação. Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato Coordenador

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA E CONTABILIDADE Tabela Geral de Categorias e Itens com os Pesos de Cada Item das 7 (sete) Categorias a serem aplicados às solicitações

Leia mais

Parâmetros e indicadores para a avaliação dos pedidos de progressão funcional dos professores da Escola de Ciência da Informação da UFMG

Parâmetros e indicadores para a avaliação dos pedidos de progressão funcional dos professores da Escola de Ciência da Informação da UFMG RESOLUÇÃO 01, DE 04 DE NOVEMBRO DE 2015. Define parâmetros e indicadores de atividades para a progressão dos integrantes da carreira de magistério Superior das Classes A, B, C e D da Escola de Ciência

Leia mais

LIMITE DE CARGA HORÁRIA (CRÉDITO) POR ATIVIDADE CARGA HORÁRIA (CRÉDITO) POR ATIVIDADE ATIVIDADES DISCIPLINAS

LIMITE DE CARGA HORÁRIA (CRÉDITO) POR ATIVIDADE CARGA HORÁRIA (CRÉDITO) POR ATIVIDADE ATIVIDADES DISCIPLINAS Câmpus de Ilha Solteira INTERESSADO : CONSELHO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL ASSUNTO : Proposta para contagem de créditos para as Atividades Complementares para o Curso de Graduação em Engenharia

Leia mais

Faculdade de Ciências e Educação de Rubiataba (FACER)

Faculdade de Ciências e Educação de Rubiataba (FACER) Atividades complementares As atividades complementares permeiam todo o currículo do curso, dando-lhe maior flexibilidade no trato dos mais diversos temas e assuntos, voltados para a promoção da interdisciplinaridade.

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PRÓ REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PRÓ REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PRÓ REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL SANTANDER PRPG/2014 1. DISPOSIÇÕES GERAIS A Universidade de São Paulo (USP) tem primado pela excelência de seu Programa de Mobilidade Estudantil,

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLENTARES

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLENTARES CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLENTARES Belo Horizonte 2013 1 Presidente do Grupo Splice Antônio Roberto Beldi

Leia mais

Curso: Engenharia Civil Faculdade/Universidade: Poli - USP

Curso: Engenharia Civil Faculdade/Universidade: Poli - USP Curso: Engenharia Civil Faculdade/Universidade: Poli - USP Erick Yu Kubotani 6º semestre Iniciação científica e estágio no Centro Tecnológico de Hidráulica da USP Sobre o curso: A Engenharia Civil percorre

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO REITORIA COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO REITORIA COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL 14/2015/CAINT/UFOP, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2015 PROGRAMA DE DUPLO DIPLOMA UFOP / UNIPA A (CAINT) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), considerando o convênio específico de cooperação acadêmica

Leia mais

EDITAL 1/2013 DE SELEÇÃO INTERNA DE CANDIDATOS AO PROGRAMA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO ÂMBITO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CNPq/CAPES

EDITAL 1/2013 DE SELEÇÃO INTERNA DE CANDIDATOS AO PROGRAMA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO ÂMBITO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CNPq/CAPES EDITAL 1/2013 DE SELEÇÃO INTERNA DE CANDIDATOS AO PROGRAMA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO ÂMBITO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CNPq/CAPES A Universidade Católica de Brasília é participante do Programa Ciência

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL PORTARIA Nº 04, DE 06 DE FEVEREIRO DE 2011

ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL PORTARIA Nº 04, DE 06 DE FEVEREIRO DE 2011 ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL PORTARIA Nº 04, DE 06 DE FEVEREIRO DE 2011 Dispõe sobre as normas operacionais para acompanhamento e registro das Atividades Complementares do Curso

Leia mais

U N I V E R S I D A D E D E S Ã O P A U L O

U N I V E R S I D A D E D E S Ã O P A U L O U N I V E R S I D A D E D E S Ã O P A U L O O Processo de Internacionalização de Instituições de Ensino Superior: Um Estudo Sobre as Ações de Internacionalização nos Departamentos de Ensino da Universidade

Leia mais

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE ARTES E LETRAS CAL: MODALIDADE PRESENCIAL

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE ARTES E LETRAS CAL: MODALIDADE PRESENCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 DE ARTES E LETRAS

Leia mais

CATEGORIA ATIVIDADE MÉTRICA PESO ATÉ. 1. ENSINO SUPERIOR Turmas em disciplinas com <= 4 Alunos Por hora-aula 0,65

CATEGORIA ATIVIDADE MÉTRICA PESO ATÉ. 1. ENSINO SUPERIOR Turmas em disciplinas com <= 4 Alunos Por hora-aula 0,65 Tabela Geral de Categorias e Itens com os Pesos de Cada Item das 7 (sete) Categorias a Serem Aplicados às Solicitações de Promoções e Progressões dos Docentes do Instituto de Cultura e Arte Classes de

Leia mais

GTI - Gestão em Tecnologia da Informação Departamento de Engenharia de Produção POLI USP Processo Seletivo para Pós-Graduação 2016/2017

GTI - Gestão em Tecnologia da Informação Departamento de Engenharia de Produção POLI USP Processo Seletivo para Pós-Graduação 2016/2017 GTI - Gestão em Tecnologia da Informação Departamento de Engenharia de Produção POLI USP Processo Seletivo para Pós-Graduação 2016/2017 1 Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Escola Politécnica

Leia mais

Grade Curricular INTRODUÇÃO À ENGENHARIA CIVIL

Grade Curricular INTRODUÇÃO À ENGENHARIA CIVIL INTRODUÇÃO À ENGENHARIA CIVIL Grade Curricular O que o discente de engenharia precisa fazer para concluir o curso? Estágio ENADE Atividades complementares Integralização das disciplinas TCC Integralização

Leia mais

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - CCS: MODALIDADE PRESENCIAL

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - CCS: MODALIDADE PRESENCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 DE CIÊNCIAS DA

Leia mais

RESOLUÇÃO COUNI/UFGD nº 54, de 03 de junho de 2013

RESOLUÇÃO COUNI/UFGD nº 54, de 03 de junho de 2013 RESOLUÇÃO COUNI/UFGD nº 54, de 03 de junho de 2013 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS juntamente com o CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA, no uso de suas

Leia mais

Projeto de Parceria Institucional

Projeto de Parceria Institucional Terceiro Congresso de Engenharia de Produção da Região Sul Projeto de Parceria Institucional 22 a 24 de abril de 2014 Instituto Superior Tupy IST/SOCIESC Mestrado Profissional em Engenharia de Produção

Leia mais

NORMAS. Etapa de Preparação Pedagógica (EPP) Etapa de Estágio Supervisionado em Docência (EESD)

NORMAS. Etapa de Preparação Pedagógica (EPP) Etapa de Estágio Supervisionado em Docência (EESD) Edital FDRP - PAE 48/2016 A Comissão Coordenadora do PAE (CCPAE) e a Comissão de Pós-Graduação da FDRP/USP tornam pública a abertura de inscrições para a Etapa de Estágio Supervisionado em Docência (EESD)

Leia mais

CATEGORIA ATIVIDADE MÉTRICA PESO ATÉ. 1. ENSINO SUPERIOR Turmas em disciplinas com <= 4 Alunos Por hora-aula 0,65

CATEGORIA ATIVIDADE MÉTRICA PESO ATÉ. 1. ENSINO SUPERIOR Turmas em disciplinas com <= 4 Alunos Por hora-aula 0,65 Tabela Geral de Categorias e Itens com os Pesos de Cada Item das 7 (sete) Categorias a Serem Aplicados às Solicitações de Promoções e Progressões dos Docentes do Instituto de Cultura e Arte Classes de

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PRÓ REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PRÓ REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PRÓ REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL SANTANDER PRPG/2013 1. DISPOSIÇÕES GERAIS A Universidade de São Paulo (USP) tem primado pela excelência de seu Programa de Mobilidade Estudantil,

Leia mais

Módulos Vermelhos no PMT

Módulos Vermelhos no PMT Módulos Vermelhos no PMT Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais CoC/PMT Prof. Dr. Samuel M. Toffoli Prof. Dr. Flávio Beneduce Neto Prof. Dr. Eduardo Franco de Monlevade Prof. Dr. Guilherme

Leia mais

Tabela de Pontuação e Progressão Funcional Docente IEFES Pontuação progressão e promoção IEFES MÉTRICA PESO OBTIDO SUBTOTAL TOTAL 1.

Tabela de Pontuação e Progressão Funcional Docente IEFES Pontuação progressão e promoção IEFES MÉTRICA PESO OBTIDO SUBTOTAL TOTAL 1. Tabela de Pontuação e Progressão Funcional Docente IEFES Pontuação progressão e promoção IEFES MÉTRICA PESO OBTIDO SUBTOTAL TOTAL 1. ENSINO SUPERIOR 1.1 Turmas em disciplinas com

Leia mais

Instruções para formalização de convênios e contratos

Instruções para formalização de convênios e contratos Instruções para formalização de convênios e contratos Primeiramente, verificar qual é o tipo de documento que está sendo proposto: convênio (acordo) ou contrato. O convênio é um instrumento que disciplina

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO BUSINESS SCHOOL

ADMINISTRAÇÃO BUSINESS SCHOOL ADMINISTRAÇÃO BUSINESS SCHOOL BUSINESS SCHOOL A Business School da Universidade Positivo reúne 12 cursos nas áreas de Gestão e Negócios e promove, por meio de metodologias inovadoras, a união da realidade

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 177/2016-CEPE, DE 6 DE OUTUBRO DE 2016.

RESOLUÇÃO Nº 177/2016-CEPE, DE 6 DE OUTUBRO DE 2016. RESOLUÇÃO Nº 177/2016-CEPE, DE 6 DE OUTUBRO DE 2016. Aprova o Regulamento da Mobilidade discente na pós-graduação stricto sensu da Unioeste. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO da Universidade Estadual

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CENTRAL PAULISTA

CENTRO UNIVERSITÁRIO CENTRAL PAULISTA CENTRO UNIVERSITÁRIO CENTRAL PAULISTA ASSOCIAÇÃO DE ESCOLAS REUNIDAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO PARA ALUNOS QUE INGRESSARAM EM 2013 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA (Lei n , de 11 de janeiro de 2008)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA (Lei n , de 11 de janeiro de 2008) Edital nº 01 /2011 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CNPq - Graduação Sanduíche no Exterior- SWG A Universidade Federal do Pampa Unipampa através da ARINTER Assessoria de Relações Internacionais, e da PROPESQ

Leia mais

PROGRAMA DE APOIO AO DISCENTE APRESENTAÇÃO

PROGRAMA DE APOIO AO DISCENTE APRESENTAÇÃO PROGRAMA DE APOIO AO DISCENTE APRESENTAÇÃO Quando se contempla a importância, na missão da FAMETRO, da formação de cidadãos éticos e profissionais competentes para o contexto atual, é lógico que se passe

Leia mais

SELEÇÃO DE BOLSISTA DE PÓS DOUTORADO - BOLSA PNPD-CAPES PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E SISTEMAS

SELEÇÃO DE BOLSISTA DE PÓS DOUTORADO - BOLSA PNPD-CAPES PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E SISTEMAS Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Pato Branco Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas EDITAL n 0 06/2016-PPGEPS SELEÇÃO DE BOLSISTA DE PÓS

Leia mais

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE CIÊNCIAS RURAIS CCR: MODALIDADE PRESENCIAL

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE CIÊNCIAS RURAIS CCR: MODALIDADE PRESENCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 DE CIÊNCIAS RURAIS

Leia mais

Profa. Dra. Rosa Marina de Brito Meyer Coordenadora Central de Cooperação Internacional

Profa. Dra. Rosa Marina de Brito Meyer Coordenadora Central de Cooperação Internacional 20 anos da Coordenação Central de Cooperação Internacional da PUC-Rio: uma celebração de resultados significativos conquistados com trabalho árduo e muita diversão Profa. Dra. Rosa Marina de Brito Meyer

Leia mais

EDITAL 1/2013 DE SELEÇÃO INTERNA DE CANDIDATOS AO PROGRAMA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO ÂMBITO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CNPq/CAPES

EDITAL 1/2013 DE SELEÇÃO INTERNA DE CANDIDATOS AO PROGRAMA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO ÂMBITO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CNPq/CAPES EDITAL 1/2013 DE SELEÇÃO INTERNA DE CANDIDATOS AO PROGRAMA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO ÂMBITO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CNPq/CAPES A Universidade Católica de Brasília é participante do Programa Ciência

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO REITORIA COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO REITORIA COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO REITORIA COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL 14/2016/CAINT/UFOP, DE 24 DE OUTUBRO DE 2016 PROGRAMA DE DUPLO DIPLOMA UFOP / UNIPA A

Leia mais

CENÁRIO ATUAL DESAFIOS SUGESTÕES PARA O FUTURO ACOLHIMENTO

CENÁRIO ATUAL DESAFIOS SUGESTÕES PARA O FUTURO ACOLHIMENTO CENÁRIO ATUAL DESAFIOS SUGESTÕES PARA O FUTURO ACOLHIMENTO DOCENTES RECEBIMENTO Criou-se o USP International Lounge, na EACH, para receber os professores que chegam pelo Aeroporto de Guarulhos. INFORMAÇÕES

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO VICENTE

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO VICENTE FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO VICENTE REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES SUMÁRIO SUMÁRIO... 2 CAPÍTULO I... 3 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES... 3 CAPÍTULO II... 3 DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES... 3 CAPÍTULO

Leia mais

PROGRAMA DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO FATEC-CAMPINAS

PROGRAMA DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO FATEC-CAMPINAS 1 PROGRAMA DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO FATEC-CAMPINAS Prof a.dr a. Haydée Siqueira Santos Prof a. Dr a. Fabiana Corbi Prof. Dr. Jaime Cazuhiro Ossada Prof a. Dr a. Nilva Aparecida Ressinetti Pedro Prof a. Ms.

Leia mais

1. Inscrição on-line Até 13 de agosto de 2018 Local: Sistema MUNDUS (na área pública escolha unidade responsável: Faculdade de Educação)

1. Inscrição on-line Até 13 de agosto de 2018 Local: Sistema MUNDUS (na área pública escolha unidade responsável: Faculdade de Educação) EDITAL FE 903.2018. Universidades portuguesas A Comissão de Cooperação Nacional e Internacional da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, CCInt-FEUSP, anuncia a abertura do processo para seleção

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA E CONTABILIDADE Tabela Geral de Categorias e Itens com os Pesos de Cada Item das 7 (sete) Categorias, a serem aplicados às solicitações

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA RESOLUÇÃO CSTGP Nº 03/2015 Regulamenta os Conteúdos Complementares Flexíveis do Curso

Leia mais

Proposta de Atividades Complementares Engenharia Química

Proposta de Atividades Complementares Engenharia Química UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E COMPUTAÇÃO Proposta de Atividades Complementares Engenharia Química Maio/2010 ATIVIDADES

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo CAMPUS SÃO PAULO Núcleo de Apoio ao Estudante - NAE

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo CAMPUS SÃO PAULO Núcleo de Apoio ao Estudante - NAE PROCESSO SELETIVO - PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO À GESTÃO NA PRAE (BIG PRAE) 2018 O presente documento torna pública a finalidade e as etapas do processo seletivo de estudantes de graduação da para a

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 2017/2 SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA INTERCÂMBIO INTERNACIONAL DE GRADUAÇÃO ACORDO DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA E DE MOBILIDADE DISCENTE

EDITAL DE SELEÇÃO 2017/2 SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA INTERCÂMBIO INTERNACIONAL DE GRADUAÇÃO ACORDO DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA E DE MOBILIDADE DISCENTE EDITAL DE SELEÇÃO 2017/2 SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA INTERCÂMBIO INTERNACIONAL DE GRADUAÇÃO ACORDO DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA E DE MOBILIDADE DISCENTE IDIOMA: LÍNGUA PORTUGUESA INTERCÂMBIO INTERNACIONAL -

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 2018/2 SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA INTERCÂMBIO INTERNACIONAL DE GRADUAÇÃO ACORDO DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA E DE MOBILIDADE DISCENTE

EDITAL DE SELEÇÃO 2018/2 SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA INTERCÂMBIO INTERNACIONAL DE GRADUAÇÃO ACORDO DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA E DE MOBILIDADE DISCENTE EDITAL DE SELEÇÃO 2018/2 SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA INTERCÂMBIO INTERNACIONAL DE GRADUAÇÃO ACORDO DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA E DE MOBILIDADE DISCENTE IDIOMA: LÍNGUA INGLESA INTERCÂMBIO INTERNACIONAL A Reitoria

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (ANO LETIVO 2014)

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (ANO LETIVO 2014) (35) 3690-8900 / 3690-8958 (fax) REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (ANO LETIVO 2014) 1 Caracterização Os cursos de Engenharia de Produção do Brasil são regidos pelas

Leia mais

Grupo 1 - Atividades de Ensino

Grupo 1 - Atividades de Ensino MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA ANEXO

Leia mais

CATEGORIA ATIVIDADE MÉTRICA PESO ATÉ 1. ENSINO SUPERIOR 500

CATEGORIA ATIVIDADE MÉTRICA PESO ATÉ 1. ENSINO SUPERIOR 500 Tabela Geral de Pontuação/Peso de cada item das 07 (sete) categorias a serem aplicados às solicitações de promoções e progressões dos docentes do Centro de Ciências Agrárias (classes de Auxiliar, Assistente,

Leia mais

Normas Aplicáveis ao Curso de Graduação em Administração Pública Da Organização Didática

Normas Aplicáveis ao Curso de Graduação em Administração Pública Da Organização Didática Normas Aplicáveis ao Curso de Graduação em Administração Pública Da Organização Didática Resolução do CGA nº 17/2015 aprovou a alteração da matriz curricular para os ingressantes a partir de 1-2016 em

Leia mais

PONTUAÇÃO PARA PROGRESSÃO FUNCIONAL DE DOCENTES (Aprovada na 207ª Reunião do Conselho da Unidade do IM, em 25/09/2009)

PONTUAÇÃO PARA PROGRESSÃO FUNCIONAL DE DOCENTES (Aprovada na 207ª Reunião do Conselho da Unidade do IM, em 25/09/2009) UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Av. Bento Gonçalves 9500 - Agronomia - 91509-900 Porto Alegre - RS - BRASIL Tel: (051) 3308-6189/3308-6225 FAX: (051) 3308-7301 e-mail:

Leia mais

ANEXO I - REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA

ANEXO I - REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS CAMPUS RIO POMBA ANEXO I - REGULAMENTO DAS ATIVIDADES

Leia mais

TABELA DE PONTUAÇÃO DE PROGRESSÃO FUNCIONAL

TABELA DE PONTUAÇÃO DE PROGRESSÃO FUNCIONAL TABELA DE PONTUAÇÃO DE PROGRESSÃO FUNCIONAL CATEGORIA ATIVIDADE MÉTRICA PESO PONTUAÇÃO 1. ENSINO SUPERIOR 500 1.1 Turmas em disciplinas com =5

Leia mais

Regulamento das Atividades Complementares Faculdade Afonso Mafrense REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Regulamento das Atividades Complementares Faculdade Afonso Mafrense REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Regulamento das Atividades Complementares Faculdade Afonso Mafrense REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I Regulamenta as atividades complementares

Leia mais

Luciana Fischer PROPOSTA - PLANO DE GESTÃO PARA COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL ( )

Luciana Fischer PROPOSTA - PLANO DE GESTÃO PARA COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL ( ) Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza Faculdade de Tecnologia de Piracicaba Deputado Roque Trevisan Luciana Fischer PROPOSTA - PLANO DE GESTÃO PARA COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E ESTUDO DE PORTO FERREIRA

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E ESTUDO DE PORTO FERREIRA ASSOCIAÇÃO DE ESCOLAS REUNIDAS ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E ESTUDO DE PORTO FERREIRA ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE TECNÓLOGO EM SISTEMAS PARA INTERNET REGULAMENTO 2 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Leia mais

Foto: Cecília Bastos. Caro Aluno,

Foto: Cecília Bastos. Caro Aluno, lder7.indd 1 A É UM A USP DE RSIDA E V I N U ICA E PÚBL UITA GRAT 24/4/2012 16:51:27 lder7.indd 2 Foto: Cecília Bastos Caro Aluno, A Universidade de São Paulo, a melhor Universidade do Brasil e que é pública

Leia mais

Resolução 101/REITORIA/UNIVATES Lajeado, 30 de agosto de 2007

Resolução 101/REITORIA/UNIVATES Lajeado, 30 de agosto de 2007 Resolução 101/REITORIA/UNIVATES Lajeado, 30 de agosto de 2007 Reedita a Resolução 058/REITORIA/UNIVATES, de 19/07/2006, que aprova o Regulamento de Atividades Complementares de cursos de graduação do Centro

Leia mais

Divisão Técnica Acadêmica

Divisão Técnica Acadêmica Divisão Técnica Acadêmica Competência Dar suporte técnico e administrativo às atividades de ensino, pesquisa e extensão, orientando, organizando, registrando e mantendo o controle das atividades dos Cursos

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 2019/1 SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA MOBILIDADE INTERNACIONAL DE GRADUAÇÃO ACORDO DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA E DE MOBILIDADE DISCENTE

EDITAL DE SELEÇÃO 2019/1 SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA MOBILIDADE INTERNACIONAL DE GRADUAÇÃO ACORDO DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA E DE MOBILIDADE DISCENTE EDITAL DE SELEÇÃO 2019/1 SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA MOBILIDADE INTERNACIONAL DE GRADUAÇÃO ACORDO DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA E DE MOBILIDADE DISCENTE IDIOMA: LÍNGUA ESPANHOLA MOBILIDADE INTERNACIONAL A Reitoria

Leia mais

Manual de Atividades Complementares

Manual de Atividades Complementares CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Manual de Atividades Complementares Belo Horizonte 1 Prezado(a) aluno(a): Este é o Manual de Atividades Complementar

Leia mais

CHAMADA INTERNA PROPGPI/UFOB CsF ª Edição

CHAMADA INTERNA PROPGPI/UFOB CsF ª Edição CHAMADA INTERNA PROPGPI/UFOB 01-2014 CsF 2014-1ª Edição 1. DO PROGRAMA 1.1 O Programa Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e

Leia mais

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CEPE) REUNIÃO DE 08 DE DEZEMBRO DE 2016

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CEPE) REUNIÃO DE 08 DE DEZEMBRO DE 2016 CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CEPE) REUNIÃO DE 08 DE DEZEMBRO DE 2016 INTERESSADO: Pró-Reitoria Acadêmica e Setor de Extensão Universitária ASSUNTO:Atualização das Normas para Registro Acadêmico

Leia mais

SELEÇÃO DE CANDIDATURAS DE ALUNOS DA UFCSPA

SELEÇÃO DE CANDIDATURAS DE ALUNOS DA UFCSPA Edital conjunto da PROGRAD e PROPPG nº 03 de 10 de junho de 2013, complementar às Chamadas Públicas n 143 a 146 e 148 a 154 do Programa Ciência sem Fronteiras Graduação-Sanduíche na Alemanha, Austrália,

Leia mais

SELEÇÃO DE CANDIDATURAS DE ALUNOS DA UFCSPA

SELEÇÃO DE CANDIDATURAS DE ALUNOS DA UFCSPA Edital conjunto da PROGRAD e PROPPG nº 03 de 07 de dezembro de 2012 complementar às Chamadas Públicas n 118 a 135 Graduação-Sanduíche Alemanha, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Holanda, Reino Unido, Espanha,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL N 01/2015

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL N 01/2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL N 01/2015 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA O CURSO FRANCÊS PARA GASTRONOMIA

Leia mais

Projeto Político Pedagógico e Regimento. Programa de Pré-Mestrado em Telecomunicações e áreas correlatas

Projeto Político Pedagógico e Regimento. Programa de Pré-Mestrado em Telecomunicações e áreas correlatas Projeto Político Pedagógico e Regimento Programa de Pré-Mestrado em Telecomunicações e áreas correlatas Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Comissão do Curso de Engenharia Elétrica Ênfase Telecomunicações

Leia mais

COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL ATIVIDADES COMPLEMENTARES 2017/1

COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL ATIVIDADES COMPLEMENTARES 2017/1 COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL ATIVIDADES COMPLEMENTARES 2017/1 Manaus, Fevereiro de 2017 1 Tipo de Projeto ( x ) Formação Complementar (X) Extensão ( ) Formação de Professores (x ) Pesquisa Tema da Atividade:

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO E REGIMENTO DO MÓDULO DE FORMAÇÃO: PESQUISA EM ENGENHARIA MECÂNICA E MECATRÔNICA (PRÉ-MESTRADO)

PROJETO PEDAGÓGICO E REGIMENTO DO MÓDULO DE FORMAÇÃO: PESQUISA EM ENGENHARIA MECÂNICA E MECATRÔNICA (PRÉ-MESTRADO) ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO E REGIMENTO DO MÓDULO DE FORMAÇÃO: PESQUISA EM ENGENHARIA MECÂNICA E MECATRÔNICA (PRÉ-MESTRADO) Escola Politécnica da Universidade de

Leia mais

GUIA DO ESTUDANTE DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA

GUIA DO ESTUDANTE DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA GUIA DO ESTUDANTE DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA São Luís, 2016 Profa. Dra. Nair Portela Silva Coutinho Reitora Prof. Dr. Fernando Carvalho Silva Vice-Reitor Prof.ª Dr.ª Isabel

Leia mais

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS - CCSH: MODALIDADE PRESENCIAL

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS - CCSH: MODALIDADE PRESENCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 DE CIÊNCIAS SOCIAIS

Leia mais

Oficina de Dupla Titulação Pró Reitoria de Pós-Graduação

Oficina de Dupla Titulação Pró Reitoria de Pós-Graduação Oficina de Dupla Titulação Pró Reitoria de Pós-Graduação Prof. Dr. Niels Olsen Profª Drª Kavita Miadaira Hamza Daniella Rodrigues Marcos Rogério Soares Moreira São Paulo, 26 de março de 2019 Oficina de

Leia mais