Questão 1. Questão 2. Resposta

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Questão 1. Questão 2. Resposta"

Transcrição

1 Questão 1 A figura a seguir representa, na linguagem da óptica geométrica, uma lente L de eixo E e centro C, um objeto O com extremidades A e B, e sua imagem I com extremidades A e B. Suponha que a lente L seja girada de um ângulo α em torno de um eixo perpendicular ao plano do papel e fique na posição L* indicada na figura. Responda as questões, na figura a seguir, utilizando os procedimentos e as aproximações da óptica geométrica. Faça as construções auxiliares a lápis e apresente o resultado final utilizando caneta. a) Indique com a letra F as posições dos focos da lente L. b) Represente, na mesma figura, a nova imagem I* do objeto O, gerada pela lente L*,assinalando os extremos de I* por A* e por B*. a) Pelas propriedades dos focos objeto e imagem aplicadas para a lente convergente, temos a figura a seguir: b) Sendo F os focos da lente na nova posição, temos a figura a seguir: Questão 2 Um recipiente cilíndrico contém 1,5 L (litro) de água à temperatura de 40 o C. Uma tampa, colocada sobre a superfície da água, veda o líquido e pode se deslocar verticalmente sem atrito. Um aquecedor elétrico E, de 1800 W, fornece calor à água. O sistema está isolado termicamente de forma que o calor fornecido à água não se transfere ao recipiente. Devido ao peso da tampa e à pressão atmosférica externa, a pressão sobre a superfície da água permanece com o valor 5 P0 = 1,00 10 Pa. Ligando-se o aquecedor, a água esquenta até atingir, depois de um intervalo de tempo t A, a temperatura de ebulição (100 o C). A seguir a água passa a evaporar, preenchendo a região entre a superfície da água e a tampa, até que, depois de mais um intervalo de tempo t B, o aquecedor é desligado. Neste processo, 0,27 mol de água passou ao estado de vapor.

2 física 2 NOTE/ADOTE 1 Pa = 1 pascal = 1N/m 2 Calor específico da água: J/( o C.kg) Na temperatura de 100 o C e à pressão de 5 1,00 10 Pa, 1 mol de vapor de água ocupa 30L e o calor de vaporização da água vale J/mol. Massa de 1 mol de água: 18 gramas Massa específica da água: 1,0 kg/l Determine a) o intervalo de tempo t A, em segundos, necessário para levar a água até a ebulição. b) o intervalo de tempo t B, em segundos, necessário para evaporar 0,27 mol de água. c) o trabalho τ, em joules, realizado pelo vapor de água durante o processo de ebulição. a) Sendo P a potência fornecida à água pelo aquecedor elétrico eqaquantidade de calor sensível absorvida pela água, temos: Q dvc θ ta = = = P P 1,0 1, (100 40) 2 = ta = 2,0 10 s b) Como o calor de vaporização da água vale J/mol, a quantidade de calor Q para que 0,27 mol de água passe ao estado de vapor 4 é dada por Q = ,27 = 1,08 10 J. Assim, o intervalo de tempo t B será dado por: 4 Q 1,08 10 tb = = tb 6,0 s P = c) Como 1 mol de vapor d água ocupa 30 L, a variação de volume V gerada pelo vapor d água é dada por V = 30 0,27 = 8,1 L = 8, m 3. Assim, o trabalho τ será dado por: 5 3 τ = P0 V = 1, , τ = 8,1 10 J Questão 3 Considere uma bolinha, de pequeno raio, abandonada de uma certa altura, no instante t = 0, a partir do repouso, acima de uma pesada placa metálica horizontal. A bolinha atinge a placa, pela primeira vez, com velocidade V = 10 m/s, perde parte de sua energia cinética, volta a subir verticalmente e sofre sucessivos choques com a placa. O módulo da velocidade logo após cada choque vale 80% do módulo da velocidade imediatamente antes do choque (coeficiente de restituição = 0,80). A aceleração da gravidade no local é g = 10m/s 2. Suponha que o movimento ocorra no vácuo. a) Construa, na figura a seguir, o gráfico da velocidade da bolinha em função do tempo, desde o instante t = 0, em que ela é abandonada, até o terceiro choque com a placa. Considere positivas as velocidades com sentido para cima e negativas, as para baixo. b) Determine o módulo V 3 da velocidade da bolinha logo após o terceiro choque. c) Analisando atentamente o gráfico construído, estime o instante T, a partir do qual a bolinha pode ser considerada em repouso sobre a placa.

3 física 3 a) Sabendo que a bolinha foi abandonada no vácuo a partir do repouso, o tempo decorrido para a bolinha atingir a placa pela primeira vez é: V = V0 gt1 10 = 0 10t1 t1 = 1,0 s Após o primeiro choque, o módulo da velocidade da bolinha será V 1 = 0,80 V = 8,0 m/s. Como a velocidade V 1 na ida é igual (em módulo) à velocidade V na volta, o tempo decorrido nesta etapa é dado por: V = V1 gt 2 8,0 = 8,0 10t2 t2 = 1,6 s Após o segundo choque, o módulo da velocidade da bolinha será V 2 = 0,80 V = 6,4 m/s. Como a velocidade V 2 na ida é igual (em módulo) à velocidade V na volta, o tempo decorrido nessa etapa é dado por: V = V2 gt3 6,4 = 6,4 10t3 t3 = 1,3 s Assim, o gráfico da velocidade da bolinha em função do tempo, desde o instante t = 0 até o terceiro choque com a placa, é mostrado na figura: b) Após o terceiro choque, o módulo da velocidade da bolinha será dado por: V3 = 0,80 V V3 = 0,80 6,4 V3 = 5,1m/s c) Admitindo-se que o módulo da variação das velocidades em cada choque seja linear e extrapolando o gráfico para instantes posteriores, temos a figura a seguir:

4 física 4 Assim, o instante T estimado a partir do qual a bolinha pode ser considerada em repouso sobre a placa é T = 9,0 s. Questão 4 Alienígenas desejam observar o nosso planeta. Para tanto, enviam à Terra uma nave N, inicialmente ligada a uma nave auxiliar A, ambas de mesma massa. Quando o conjunto de naves se encontra muito distante da Terra, sua energia cinética e sua energia potencial gravitacional são muito pequenas, de forma que a energia mecânica total do conjunto pode ser considerada nula. Enquanto o conjunto é acelerado pelo campo gravitacional da Terra, sua energia cinética aumenta e sua energia potencial fica cada vez mais negativa, conservando a energia total nula. Quando o conjunto N-A atinge, com velocidade V 0 (a ser determinada), o ponto P de máxima aproximação da Terra, a uma distância R 0 de seu centro, um explosivo é acionado, separando N de A. A nave N passa a percorrer, em torno da Terra, uma órbita circular de raio R 0, com velocidade V N (a ser determinada). A nave auxiliar A adquire uma velocidade V A (a ser determinada). Suponha que a Terra esteja isolada no espaço e em repouso. NOTE/ADOTE 1) A força de atração gravitacional F, entre um corpo de massa m e o planeta Terra, de GMm massa M, é dada por F = = mg 2 R. R 2) A energia potencial gravitacional E P do sistema formado pelo corpo e pelo planeta Terra, com referencial de potencial zero no GMm infinito, é dada por: EP =. R G: constante universal da gravitação. R: distância do corpo ao centro da Terra. g R : aceleração da gravidade à distância R do centro da Terra. Determine, em função de M, G e R 0, a) a velocidade V 0 com que o conjunto atinge o ponto P. b) a velocidade V N,deN, em sua órbita circular. c) a velocidade V A,deA, logo após se separar de N. a) Sendo m a massa de cada nave e x o local onde o conjunto de naves se encontra muito distante da Terra, do Princípio da Conservação da Energia Mecânica, temos: Em x = Em P 0 = Ec P + Eg P 0 = V0 = 2m V0 2 GM 2m + 2 R0 2GM R0 b) A força de atração gravitacional F entre a massadanaveneaterra, durante sua órbita circular, atua como resultante centrípeta. Assim, temos: mvn 2 GMm GM Rcp = F = VN = R R R c) Sendo o sistema isolado, do Princípio da Conservação da Quantidade de Movimento, vem: Qantes = Qdepois 2m V0 = m VN + m VA 2 2GM GM = + VA R0 R0 GM V A = (2 2 1) R0 Questão 5 Um avião voa horizontalmente sobre o mar com velocidade V constante (a ser determinada). Um passageiro, sentado próximo ao centro de massa do avião, observa que a superfície do suco de laranja, que está em um copo sobre a bandeja fixa ao seu assento, permanece paralela ao plano da bandeja. Estando junto à janela, e olhando numa direção perpendicular à da trajetória do avião, o passageiro nota que a ponta da asa esquerda do avião tangencia a linha do horizonte, como

5 física 5 mostra a figura A. O piloto anuncia que, devido a um problema técnico, o avião fará uma curva de 180 o para retornar ao ponto de partida. Durante a curva, o avião se inclina para a esquerda, de um ângulo θ = 30 o, sem que haja alterações no módulo de sua velocidade e na sua altura. O passageiro, olhando sempre na direção perpendicular à da velocidade do avião, observa que a ponta da asa esquerda permanece durante toda a curva apontando para um pequeno rochedo que aflora do mar, como representado na figura B. O passageiro também nota que a superfície do suco permaneceu paralela à bandeja, e que o avião percorreu a trajetória semicircular de raio R (a ser determinado), em 90s. Percebe, então, que com suas observações, e alguns conhecimentos de Física que adquiriu no Ensino Médio, pode estimar a altura e a velocidade do avião. NOTE/ADOTE π=3; sen30 o =0,5; cos30 o =0,86; tg30 o =0,6=1/1,7 Aceleração da gravidade: g= 10m s 2 As distâncias envolvidas no problema são grandes em relação às dimensões do avião. As forças que atuam sobre o avião quando ele se inclina de θ=30 o em relação ao horizonte são dadas por: a) Do equilíbrio na vertical e do Princípio Fundamental da Dinâmica, vem: 2 F R mv r = cp F senθ = R Fv = P F cosθ = mg Dividindo-se as equações, temos: tgθ = V 2 gr b) Como o avião percorre a semi-circunferência com velocidade escalar (V) constante, podemos escrever: πr 3R V = V = R = 30 V t 90 Substituindo-se na expressão do item anterior, vem: 2 o V V tg 30 = 0,6 = g 30V V = 180 m/s c) Como durante toda a curva a ponta da asa aponta para o rochedo, podemos concluir que o centro da trajetória percorrida pelo avião está em uma vertical que passa pelo rochedo. Assim, podemos construir o esquema a seguir: a) Encontre uma relação entre V, R, g e θ, para a situação descrita. b) Estime o valor da velocidade V do avião, em km/h ou m/s. c) Estime o valor da altura H, acima do nível do mar, em metros, em que o avião estava voando. A altura H é dada por: o H tg 30 = R R = 30 V 0,6 = V = 180 m/ s H = m H

6 física 6 Questão 6 Uma lâmpada L está ligada a uma bateria B por 2 fios, F 1 e F 2, de mesmo material, de comprimentos iguais e de diâmetros d e 3d, respectivamente. Ligado aos terminais da bateria, há um voltímetro ideal M (com resistência interna muito grande), como mostra a figura. Nestas condições a lâmpada está acesa, tem resistência RL = 2,0 Ωe dissipa uma potência igual a 8,0W. A força eletromotriz da bateria é ε = 9,0V e a resistência do fio F 1 é R1 = 1,8 Ω. Determine o valor da a) corrente I, em ampères, que percorre o fio F 1. b) potência P 2, em watts, dissipada no fio F 2. c) diferença de potencial V M, em volts, indicada pelo voltímetro M. a) Como a corrente (I) em F 1 é a mesma que atravessa a lâmpada, temos: P = RL I 2 8,0 = 2,0 I 2 I = 2,0 A b) A resistência elétrica (R 2 )dofiof 2 é dada por: R1 = ρ 2 d π 2 R2 = ρ 2 3d π 2 R1 = R2 ρ 2 d π 4 ρ π 9d 2 4 R1 1,8 = 9 = 9 R2 = 0,20 Ω R2 R2 Assim, a potência P 2 é obtida de: P2 = R2 I 2 = 0,20 2,0 2 P2 = 0,80 W c) A resistência total é dada por: R = R1 + R2 + RL = 1,8 + 0,20 + 2,0 = 4,0 Ω Assim, temos: VM = R I = 4,0 2,0 V M = 8,0 V Questão 7 A figura representa uma câmara fechada C, de parede cilíndrica de material condutor, ligada à terra. Em uma de suas extremidades, há uma película J, de pequena espessura, que pode ser atravessada por partículas. Coincidente com o eixo da câmara, há um fio condutor F mantido em potencial positivo em relação à terra. O cilindro está preenchido com um gás de tal forma que partículas alfa, que penetram em C, através de J, colidem com moléculas do gás podendo arrancar elétrons das mesmas. Neste processo, são formados íons positivos e igual número de elétrons livres que se dirigem, respectivamente, para C e para F. O número de pares elétron-ion formados é proporcional à energia depositada na câmara pelas partículas alfa, sendo que para cada 30eV de energia perdida por uma partícula alfa, um par é criado. Analise a situação em que um número n = 2x10 4 partículas alfa, cada uma com energia cinética igual a 4,5MeV, penetram em C, a cada segundo, e lá perdem toda a sua energia cinética. Considerando que apenas essas partículas criam os pares elétron-ion, determine NOTE/ADOTE 1) A carga de um elétron é e = 1,6x10 19 C 2) elétron-volt (ev) é uma unidade de energia 3) 1 MeV = 10 6 ev

7 física 7 a) o número N de elétrons livres produzidos na câmara C a cada segundo. b) a diferença de potencial V entre os pontos A e B da figura, sendo a resistência R=5x10 7 Ω. a) A energia cinética (E c ) perdida por n partículas alfa, cada uma com energia cinética E = 4,5 MeV, é: 4 Ec = ne Ec = , Ec = 9 10 MeV Ec = 9 10 ev Como o número N de elétrons livres produzidos a cada segundo é proporcional à energia cinética perdida pelas partículas alfa, temos: Energia Perdida (ev) Número de Elétrons Livres Produzidos N N = elétrons livres a cada segundo b) A diferença de potencial V entre os pontos A e B é dada por: V = R Q i V = R t V = R N e V = ,6 10 V = 0,024 V V = 24 mv Questão 8 O ímã representado na figura, com largura L = 0,20 m, cria, entre seus pólos, P 1 e P 2, um campo de indução magnética B, horizontal, de intensidade constante e igual a 1,5T. Entre os pólos do ímã, há um fio condutor f, com massa m = 6,0 x 10 3 kg, retilíneo e horizontal, em uma direção perpendicular à do campo B. As extremidades do fio, fora da região do ímã, estão apoiadas e podem se mover ao longo de guias condutores, verticais, ligados a um gerador de corrente G. A partir de um certo instante, o fio f passa a ser percorrido por uma corrente elétrica constante I = 50A. Nessas condições, o fio sofre a ação de uma força F 0, na direção vertical, que o acelera para cima. O fio percorre uma distância vertical d = 0,12 m, entre os pólos do ímã e, a seguir, se desconecta dos guias, prosseguindo em movimento livre para cima, até atingir uma altura máxima H. NOTE/ADOTE 1) Um fio condutor retilíneo, de comprimento C, percorrido por uma corrente elétrica I, totalmente inserido em um campo de indução magnética de módulo B, perpendicular à direção do fio, fica sujeito a uma força F, de módulo igual a BIC, perpendicular à direção de B e à direção do fio. 2) Aceleração da gravidade g = 10m.s 2 3) Podem ser desprezados os efeitos de borda do campo B, o atrito entre o fio e os guias e a resistência do ar. Determine a) o valor da força eletromagnética F 0,em newtons, que age sobre o fio. b) o trabalho total τ, em joules, realizado pela força F 0. c) a máxima altura H, em metros, que o fio alcança, medida a partir de sua posição inicial. a) O valor da força eletromagnética F 0 é dado por: F BIL 1,5 50 0,20 0 = = F0 = 15 N b) Sendo a força magnética F 0 constante, temos: τ = F0 d = 15 0,12 τ = 1,8 J c) Entre o instante anterior à passagem de corrente elétrica pelo fio (repouso) e o instante de máxima altura H (repouso), do Teorema da Energia Cinética, vem: τ R = EC = 0 Rτ = τ + Pτ 1,8 mgh = 0 Pτ = mgh 3 1,8 6, H = 0 H = 30 m

8 física 8 Questão 9 Duas pequenas esferas metálicas, A e B, são mantidas em potenciais eletrostáticos constantes, respectivamente, positivo e negativo. As linhas cheias do gráfico a seguir representam as intersecções, com o plano do papel, das superfícies equipotenciais esféricas geradas por A, quando não há outros objetos nas proximidades. De forma análoga, as linhas tracejadas representam as intersecções com o plano do papel, das superfícies equipotenciais geradas por B. Os valores dos potenciais elétricos dessas superfícies estão indicados no gráfico. As questões se referem à situação em que A e B estão na presença uma da outra, nas posições indicadas no gráfico, com seus centros no plano do papel. NOTE/ADOTE Uma esfera com carga Q gera, fora dela, a uma distância r do seu centro, um potencial V e um campo elétrico de módulo E, dados pelas expressões: V = K (Q/r) E = K (Q/r 2 ) = V/r K = constante; 1 volt / metro = 1 newton / coulomb a) Trace, com caneta, em toda a extensão do gráfico a seguir, a linha de potencial V = 0, quando as duas esferas estão nas posições indicadas. Identifique claramente essa linha por V = 0. b) Determine, em volt / metro, utilizando dados do gráfico, os módulos dos campos elétricos E PA e E PB criados, no ponto P, respectivamente, pelas esferas A e B. c) Represente, em uma escala conveniente, no gráfico, com origem no ponto P, os vetores E PA, E PB e o vetor campo elétrico E P resultante em P. Determine, a partir desta construção gráfica, o módulo de E P, em volt / metro. d) Estime o módulo do valor do trabalho τ, em joules, realizado quando uma pequena carga q = 2,0nC é levada do ponto P ao ponto S, indicados no gráfico. (2,0nC = 2,0 nanocoulombs = 2, C).

9 física 9 a) O lugar geométrico dos pontos que tem potencial V = 0 é dado por: b) Do gráfico, temos: As distâncias r A e r B podem ser estimadas por: ra = 0,07 0,03 ra = 0,04 m rb = 0,11 0,03 rb = 0,08 m Assim, os módulos dos campos elétricos no ponto P gerados pelas esferas AeBsãodados por: VPA 250 EPA = = + E V PA = ra 0,04 m

10 física 10 VPB 250 EPB = = rb 0,08 E V PB = m c) Sendo o campo elétrico perpendicular às superfícies equipotenciais, E PA = 2 E PB e E P = = E PA + E PB, podemos construir a figura a seguir: Da análise da construção, respeitando-se a escala adotada, temos, aproximadamente: E P = 2,5 E PB E P = 2, E P = 7, V m d) O trabalho (τ) realizado pela força elétrica para levar uma carga do ponto P ao ponto S é dado por: 9 τ = q(vp V S) τ = 2,0 10 [( ) ( )] τ = 7,0 10 J Obs.: Na verdade, temos: E K Q = = V r 2 r Questão 10 Uma onda sonora plana se propaga, em uma certa região do espaço, com velocidade V=340m/s, na direção e sentido do eixo y, sendo refletida por uma parede plana perpendicular à direção de propagação e localizada à direita da região representada no gráfico a seguir. As curvas I e R desse gráfico representam, respectivamente, para as ondas sonoras incidente e refletida, a diferença entre a pressão P e a pressão atmosférica P 0, (P P 0 ), em função da coordenada y, no instante t=0. As flechas indicam o sentido de propagação dessas ondas. a) Determine a freqüência f da onda incidente. b) Represente, com caneta, no gráfico a seguir, a curva de P P 0, em função de y, no instante t=0, para a onda sonora resultante da superposição, nesta região do espaço, das ondas incidente e refletida. (Represente ao menos um ciclo completo).

11 física 11 c) Uma pessoa caminhando lentamente ao longo da direção y percebe, com um de seus ouvidos (o outro está tapado), que em algumas posições o som tem intensidade máxima e em outras tem intensidade nula. Determine uma posição y 0 e outra y m, do ouvido, onde o som tem intensidade nula e máxima, respectivamente. Encontre, para a onda resultante, o valor da amplitude A m, de P P 0, em pascals, na posição y m. a) Sendo λ=2madistância entre dois máximos ou dois mínimos do gráfico, da Equação Fundamental da Ondulatória, vem: v = λf 340 = 2f f = 170 Hz b) Do Princípio da Superposição, a onda resultante da interferência entre IeRpara t = 0 é dada por: c) Como os máximos de intensidade correspondem a uma máxima diferença em módulo, entre P e P 0 (ordenada máxima em módulo do gráfico), e os nulos correspondem a P P 0 = 0 (ordenada nula do gráfico), temos:

12 física 12 Posições de intensidade nula: y 0 = 0,5mouy 0 = 0,5mouy 0 = 1,5mouy 0 = 2,5 m Posições de intensidade máxima: y m = 0ouy m = 1,0mouy m = 2,0mouy m = 3,0 m Da figura, temos que a amplitude da onda resultante é A m = 1,4 Pa.

FUVEST Segunda Fase. Física 08/01/2003

FUVEST Segunda Fase. Física 08/01/2003 FUVEST 2003 Segunda Fase Física 08/01/2003 Q.01 A figura na folha de respostas representa, na linguagem da óptica geométrica, uma lente L de eixo E e centro C, um objeto O com extremidades A e B, e sua

Leia mais

FUVEST - 2ª FASE/2003

FUVEST - 2ª FASE/2003 Seu pé direito nas melhores faculdades. FUVEST - 2ª FASE/2003 QUESTÕES DE FÍSICA 1.A figura na folha de respostas representa, na linguagem da optica geometrica, uma lente L de eixo E e centro C, um objeto

Leia mais

FÍSICA I Resolução OBJETIVO

FÍSICA I Resolução OBJETIVO 1 FÍSICA A figura na folha de respostas representa, na linguagem da óptica geométrica, uma lente L de eixo E e centro C, um objeto O com extremidades A e B, e sua imagem I com extremidades A e B. Suponha

Leia mais

3ª Ficha Global de Física 12º ano

3ª Ficha Global de Física 12º ano 3ª Ficha Global de Física 12º ano Todos os cálculos devem ser apresentados de modo claro e sucinto Note: 1º - as figuras não estão desenhadas a escala; Adopte quando necessário: g = 10 m.s 2 G = 6,67 10-11

Leia mais

FÍSICA. Constantes físicas necessárias para a solução dos problemas: Aceleração da gravidade: 10 m/s 2. Constante de Planck: 6,6 x J.s.

FÍSICA. Constantes físicas necessárias para a solução dos problemas: Aceleração da gravidade: 10 m/s 2. Constante de Planck: 6,6 x J.s. FÍSIC Constantes físicas necessárias para a solução dos problemas: celeração da gravidade: 10 m/s Constante de lanck: 6,6 x 10-34 J.s 01. Um barco de comprimento L = 80 m, navegando no sentido da correnteza

Leia mais

1 a Questão: (2,0 pontos)

1 a Questão: (2,0 pontos) a Questão: (, pontos) Um bloco de massa m, kg repousa sobre um plano inclinado de um ângulo θ 37 o em relação à horizontal. O bloco é subitamente impulsionado, paralelamente ao plano, por uma marretada,

Leia mais

FUVEST 98 SEGUNDA FASE PROVA DE FÍSICA Q.01

FUVEST 98 SEGUNDA FASE PROVA DE FÍSICA Q.01 Q.01 Estamos no ano de 2095 e a "interplanetariamente" famosa FIFA (Federação Interplanetária de Futebol Amador) está organizando o Campeonato Interplanetário de Futebol, a se realizar em MARTE no ano

Leia mais

Olimpíada Brasileira de Física ª Fase

Olimpíada Brasileira de Física ª Fase Olimpíada Brasileira de Física 2001 3ª Fase 3º Ano Leia com atenção todas as instruções seguintes. Este exame é destinado exclusivamente aos alunos do 3º ano, sendo constituído por 8 questões. Todas as

Leia mais

0 0 A carga elétrica que passa nesse condutor nos 4 primeiros segundos vale 3

0 0 A carga elétrica que passa nesse condutor nos 4 primeiros segundos vale 3 0 0 A carga elétrica que passa nesse condutor nos 4 primeiros segundos vale 3 1 1 Sendo a carga elementar e = 1,6.10-19 C, a quantidade de elétrons que passa condutor nos 10 s vale 3,75.10 17. 2 2 A corrente

Leia mais

PROVA DE FÍSICA II. 04. Dois satélites artificiais A e B, de massas diferentes, são colocados em uma mesma órbita de raio r em torno da Terra.

PROVA DE FÍSICA II. 04. Dois satélites artificiais A e B, de massas diferentes, são colocados em uma mesma órbita de raio r em torno da Terra. PROVA DE FÍSCA Esta prova tem por finalidade verificar seus conhecimentos das leis que regem a natureza. nterprete as questões do modo mais simples e usual. Não considere complicações adicionais por fatores

Leia mais

EN 2010 (A)0,8 (B) 1,0 (C) 2,0 (D) 3,0 (E) 4,0

EN 2010 (A)0,8 (B) 1,0 (C) 2,0 (D) 3,0 (E) 4,0 EN 010 1. Uma pequena esfera de massa m está presa a um fio ideal de comprimento L = 0,4m, que tem sua outra extremidade presa ao teto, conforme indica a figura. No instante t = 0, quando o fio faz um

Leia mais

Questão 46. Questão 47. Questão 49. Questão 48. alternativa B. alternativa B. alternativa A. alternativa D. A distância média da Terra à Lua é

Questão 46. Questão 47. Questão 49. Questão 48. alternativa B. alternativa B. alternativa A. alternativa D. A distância média da Terra à Lua é Questão 46 A distância média da Terra à Lua é 3,9 10 m. Sendo a velocidade da luz no vácuo igual a 30, 10 5 km/s, o tempo médio gasto por ela para percorrer essa distância é de: a) 0,77 s d) 77 s b) 1,3

Leia mais

ATENÇÃO ESTE CADERNO CONTÉM 10 (DEZ) QUESTÕES E ESPAÇOS PARA RESPOSTAS. VERIFIQUE SE ESTÁ COMPLETO. DURAÇÃO DA PROVA: 3 (TRÊS) HORAS

ATENÇÃO ESTE CADERNO CONTÉM 10 (DEZ) QUESTÕES E ESPAÇOS PARA RESPOSTAS. VERIFIQUE SE ESTÁ COMPLETO. DURAÇÃO DA PROVA: 3 (TRÊS) HORAS ATENÇÃO ESTE CADERNO CONTÉM 10 (DEZ) QUESTÕES E ESPAÇOS PARA RESPOSTAS. VERIFIQUE SE ESTÁ COMPLETO. DURAÇÃO DA PROVA: 3 (TRÊS) HORAS VERIFIQUE TAMBÉM SE NO ESPAÇO DESTINADO ÀS RESPOSTAS DAS QUESTÕES 02,

Leia mais

Questão 46. Questão 48. Questão 47. alternativa D. alternativa E. alternativa B

Questão 46. Questão 48. Questão 47. alternativa D. alternativa E. alternativa B Questão 46 No interior de um ônibus que trafega em uma estrada retilínea e horizontal, com velocidade constante de 90 km/h, um passageiro sentado lança verticalmente para cima um pequeno objeto com velocidade

Leia mais

COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO COPESE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD PISM III- TRIÊNIO PROVA DE FÍSICA

COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO COPESE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD PISM III- TRIÊNIO PROVA DE FÍSICA PISM III- TRIÊNIO 008-00 Na solução da prova, use quando necessário: Aceleração da gravidade g = 0 m / s 8 ;Velocidade da luz no vácuo c = 3,0 0 m/s Permeabilidade magnética do vácuo = 7 µ T m A 0 4π 0

Leia mais

Questão 28. Questão 29. alternativa E. alternativa B. Atenção: Sempre que necessário, utilize g = 10 m/s 2 e d água = 1,0 g/ml

Questão 28. Questão 29. alternativa E. alternativa B. Atenção: Sempre que necessário, utilize g = 10 m/s 2 e d água = 1,0 g/ml Atenção: Sempre que necessário, utilize g = 10 m/s e d água = 1,0 g/ml Questão 8 Lança-se um elétron nas proximidades de um fio comprido percorrido por uma corrente elétrica i e ligado a uma bateria. O

Leia mais

Dicas de Física - Walfredo

Dicas de Física - Walfredo Dicas de Física - Walfredo Questão 01) A figura abaixo representa uma região do espaço onde existe um campo elétrico uniforme (E), criado por duas placas paralelas, submetidas a uma diferença de potencial

Leia mais

o anglo resolve a prova da 2ª fase da FUVEST

o anglo resolve a prova da 2ª fase da FUVEST o anglo resolve É trabalho pioneiro. Prestação de serviços com tradição de confiabilidade. Construtivo, procura colaborar com as ancas Examinadoras em sua tarefa de não cometer injustiças. Didático, mais

Leia mais

FÍSICA II. 02. Uma das extremidades de um fio de comprimento 3,0 m é presa a um diapasão elétrico; a outra passa por

FÍSICA II. 02. Uma das extremidades de um fio de comprimento 3,0 m é presa a um diapasão elétrico; a outra passa por FÍSICA II Esta prova tem por finalidade verificar seus conhecimentos das leis que regem a natureza. Interprete as questões do modo mais simples e usual. Não considere complicações adicionais por fatores

Leia mais

Física - 1. Dados numéricos

Física - 1. Dados numéricos Física - 1 Dados numéricos celeração da gravidade: 1 m/s Densidade da água: 1, g/cm 3 Velocidade da luz no vácuo: 3, x 1 8 m/s 1 atm = 1, x 1 5 N/m = 1 4 π o = 9, x 1 9 N.m C 1. O gráfico da velocidade

Leia mais

Física. Leo Gomes (Vitor Logullo) Eletromagnetismo

Física. Leo Gomes (Vitor Logullo) Eletromagnetismo Eletromagnetismo Eletromagnetismo 1. Um imã preso a um carrinho desloca-se com velocidade constante ao longo de um trilho horizontal. Envolvendo o trilho há uma espira metálica, como mostra a figura. Pode-se

Leia mais

SIMULADO DE FÍSICA. a) 26 m. b) 14 m. c) 12 m. d) 10 m. e) 2 m

SIMULADO DE FÍSICA. a) 26 m. b) 14 m. c) 12 m. d) 10 m. e) 2 m SIMULADO DE FÍSICA 1. Num estacionamento, um coelho se desloca, em seqüência, 12 m para o Oeste, 8 m para o Norte e 6 m para o Leste. O deslocamento resultante tem módulo. a) 26 m b) 14 m c) 12 m d) 10

Leia mais

= 36 = (m/s) = 10m/s. 2) Sendo o movimento uniformemente variado, vem: V = V 0 0 = 10 4,0. T T = 2,5s

= 36 = (m/s) = 10m/s. 2) Sendo o movimento uniformemente variado, vem: V = V 0 0 = 10 4,0. T T = 2,5s 11 FÍSICA Um veículo está rodando à velocidade de 36 km/h numa estrada reta e horizontal, quando o motorista aciona o freio. Supondo que a velocidade do veículo se reduz uniformemente à razão de 4 m/s

Leia mais

ATENÇÃO ESTE CADERNO CONTÉM 10 (DEZ) QUESTÕES. VERIFIQUE SE ESTÁ COMPLETO. DURAÇÃO DA PROVA: 3 (TRÊS) HORAS

ATENÇÃO ESTE CADERNO CONTÉM 10 (DEZ) QUESTÕES. VERIFIQUE SE ESTÁ COMPLETO. DURAÇÃO DA PROVA: 3 (TRÊS) HORAS ATENÇÃO ESTE CADERNO CONTÉM 10 (DEZ) QUESTÕES. VERIFIQUE SE ESTÁ COMPLETO. DURAÇÃO DA PROVA: 3 (TRÊS) HORAS VERIFIQUE SE NA PÁGINA CORRESPONDENTE À RESPOSTA DAS QUESTÕES 01, 06 E 08 APARECE UM DESENHO

Leia mais

PROVA DE FÍSICA II. Dado: calor latente de fusão da água = 3,5 x 10 5 J/kg. A) 100 B) 180 D) Zero C) 240 E) 210

PROVA DE FÍSICA II. Dado: calor latente de fusão da água = 3,5 x 10 5 J/kg. A) 100 B) 180 D) Zero C) 240 E) 210 PROVA DE FÍSCA Esta prova tem por finalidade verificar seus conhecimentos das leis que regem a natureza. nterprete as questões do modo mais simples e usual. Não considere complicações adicionais como fatores

Leia mais

Especial Universidades FUVEST ( )

Especial Universidades FUVEST ( ) NOTE E ADOTE: aceleração da gravidade na Terra g = 10 m/s 2 densidade da água a qualquer temperatura µ= 1000 kg/m 3 = 1,0 g/cm 3 velocidade da luz no vácuo = 3,0 x 10 8 m/s calor específico da água c=4

Leia mais

Questão 11. Questão 13. Questão 12. Resposta. Resposta. b) a intensidade da força de atrito entre os dois blocos.

Questão 11. Questão 13. Questão 12. Resposta. Resposta. b) a intensidade da força de atrito entre os dois blocos. Questão 11 Um veículo está rodando à velocidade de 36 km/h numa estrada reta e horizontal, quando o motorista aciona o freio. Supondo que a velocidade do veículo se reduz uniformemente à razão de 4 m/s

Leia mais

FÍSICA II. (Dados sen 30 o = 0,5 e g = 10 m/s 2 )

FÍSICA II. (Dados sen 30 o = 0,5 e g = 10 m/s 2 ) FÍSCA Esta prova tem por finalidade verificar seus conhecimentos das leis que regem a natureza. nterprete as questões do modo mais simples e usual. Não considere complicações adicionais por fatores não

Leia mais

As figuras acima mostram as linhas de indução de um campo magnético uniforme B r

As figuras acima mostram as linhas de indução de um campo magnético uniforme B r 1) No sistema mostrado abaixo, as roldanas e os fios são ideais e o atrito é considerado desprezível. As roldanas A, B, e C são fixas e as demais são móveis sendo que o raio da roldana F é o dobro do raio

Leia mais

Solução Comentada da Prova de Física

Solução Comentada da Prova de Física Solução Comentada da Prova de Física 01. Uma partícula parte do repouso, no instante t = 0, na direção positiva do eixo x. O gráfico da aceleração da partícula ao longo eixo x, em função do tempo, é mostrado

Leia mais

Solução Comentada da Prova de Física

Solução Comentada da Prova de Física Solução Comentada da Prova de Física 01. Uma partícula parte do repouso, no instante t = 0, na direção positiva do eixo x. O gráfico da aceleração da partícula ao longo eixo x, em função do tempo, é mostrado

Leia mais

Lista de Exercícios. Campo Magnético e Força Magnética

Lista de Exercícios. Campo Magnético e Força Magnética Lista de Exercícios Campo Magnético e Força Magnética 1. Um fio retilíneo e longo é percorrido por uma corrente contínua i = 2 A, no sentido indicado pela figura. Determine os campos magnéticos B P e B

Leia mais

PROGRAD / COSEAC Padrão de Respostas Física Grupo 04

PROGRAD / COSEAC Padrão de Respostas Física Grupo 04 1 a QUESTÃO: Dois blocos estão em contato sobre uma mesa horizontal. Não há atrito entre os blocos e a mesa. Uma força horizontal é aplicada a um dos blocos, como mostra a figura. a) Qual é a aceleração

Leia mais

a) 65 m b) 70 m c) 75 m d) 80 m e) 85 m Despreze a resistência do ar e adote g = 10 m/s 2 Resolução 1) No trajeto de B para C, temos: γ s = V B

a) 65 m b) 70 m c) 75 m d) 80 m e) 85 m Despreze a resistência do ar e adote g = 10 m/s 2 Resolução 1) No trajeto de B para C, temos: γ s = V B 46 c Se uma pessoa conseguiu percorrer a distância de 3 000 m em 45 minutos, sua velocidade escalar média, nesse intervalo, foi: a),0 km/h b) 3,0 km/h c) 4,0 km/h d) 6,0 km/h e) 6,7 km/h A velocidade escalar

Leia mais

PROJETO ESPECÍFICAS - UERJ

PROJETO ESPECÍFICAS - UERJ 1) O gráfico mostra como varia a força de repulsão entre duas cargas elétricas, idênticas e puntiformes, em função da distância entre elas. 9 Considerando a constante eletrostática do meio como k 910 Nm

Leia mais

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 13 ELETROSTÁTICA: CAMPO ELÉTRICO UNIFORME

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 13 ELETROSTÁTICA: CAMPO ELÉTRICO UNIFORME FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 13 ELETROSTÁTICA: CAMPO ELÉTRICO UNIFORME ++ + ++++++++ + + + + + +++ - - - - - - - - - - - - - - - - - - - + + + + + A F B E - - - - - V A V B d P 2 { 1,0 cm + 10 cm P 1 { 1,0

Leia mais

2ª Fase. 3º Ano. Leia com atenção todas as instruções seguintes.

2ª Fase. 3º Ano. Leia com atenção todas as instruções seguintes. 2ª Fase eia com atenção todas as instruções seguintes. Este exame é destinado exclusivamente aos alunos do 3º ano, sendo constituído por 8 questões. Todas as questões devem ser resolvidas. O Caderno de

Leia mais

[Pot] = = = M L 2 T 3

[Pot] = = = M L 2 T 3 1 e No Sistema Internacional, a unidade de potência é watt (W). Usando apenas unidades das grandezas fundamentais, o watt equivale a a) kg m/s b) kg m 2 /s c) kg m/s 2 d) kg m 2 /s 2 e) kg m 2 /s 3 A equação

Leia mais

Processo Seletivo/UFU - julho ª Prova Comum FÍSICA QUESTÃO 11

Processo Seletivo/UFU - julho ª Prova Comum FÍSICA QUESTÃO 11 TIPO 1 Processo Seletivo/UFU - julho 2007-2ª Prova Comum FÍSICA QUESTÃO 11 Uma pequena esfera de massa M 1, inicialmente em repouso, é abandonada de uma altura de 1,8 m de altura, posição A da figura abaixo.

Leia mais

Física III-A /2 Lista 8: Indução Eletromagnética

Física III-A /2 Lista 8: Indução Eletromagnética Física III-A - 2018/2 Lista 8: Indução Eletromagnética 1. (F) Um fio condutor retilíneo e infinito transporta uma corrente estacionária de intensidade I. Uma espira condutora quadrada é posicionada de

Leia mais

Física. B) Determine a distância x entre o ponto em que o bloco foi posicionado e a extremidade em que a reação é maior.

Física. B) Determine a distância x entre o ponto em que o bloco foi posicionado e a extremidade em que a reação é maior. Física 01. Uma haste de comprimento L e massa m uniformemente distribuída repousa sobre dois apoios localizados em suas extremidades. Um bloco de massa m uniformemente distribuída encontra-se sobre a barra

Leia mais

Simulado AFA 2015/2016 Prof. Douglas Almeida

Simulado AFA 2015/2016 Prof. Douglas Almeida 01) A soma dos vetores A, B, C, D e E é igual: a) F b) 2F c) 3F d) 0 02) Do alto de uma torre de 16 metros de altura, uma partícula é lançada com velocidade de 20 m/s, formando um ângulo de 53 0 em relação

Leia mais

VESTIBULAR UFPE UFRPE / ª ETAPA

VESTIBULAR UFPE UFRPE / ª ETAPA VESTIBULAR UFPE UFRPE / 1998 2ª ETAPA NOME DO ALUNO: ESCOLA: SÉRIE: TURMA: FÍSICA 1 VALORES DE ALGUMAS GRANDEZAS FÍSICAS Aceleração da gravidade : 10 m/s 2 Número de Avogadro : 6,0 x 10 23 /mol Constante

Leia mais

APOSTILA PREPARATÓRIA DE MEDICINA PROVAS DA UNIGRANRIO DE FÍSICA RESOLVIDAS E COMENTADAS

APOSTILA PREPARATÓRIA DE MEDICINA PROVAS DA UNIGRANRIO DE FÍSICA RESOLVIDAS E COMENTADAS APOSTILA PREPARATÓRIA DE MEDICINA PROVAS DA UNIGRANRIO DE FÍSICA RESOLVIDAS E COMENTADAS AUTOR: SÍLVIO CARLOS PEREIRA TODO O CONTEÚDO DESTE MATERIAL DIDÁTICO ENCONTRA-SE REGISTRADO. PROTEÇÃO AUTORAL VIDE

Leia mais

Professora Florence. 1,0 C e q3

Professora Florence. 1,0 C e q3 TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Dados: Aceleração da gravidade: 10 m/s 3 Densidade do mercúrio: 13,6 g/cm Pressão atmosférica: 5 1,0 10 N/m Constante eletrostática: k 1 4,0 10 N m C 0 0 1. (Ufpe 01) Três

Leia mais

PROVA DE FÍSICA - FUVEST 1997 SEGUNDA FASE

PROVA DE FÍSICA - FUVEST 1997 SEGUNDA FASE Um automóvel com massa de 1000kg percorre, com F.01 velocidade constante V = 20m/s (ou 72km/h), uma estrada (ver figura) com dois trechos horizontais (I e III), um em subida (II) e um em descida (IV).

Leia mais

IJSO Preparação de Física (Lista 03) Aluno: Código:

IJSO Preparação de Física (Lista 03) Aluno: Código: IJSO Preparação de Física (Lista 03) Aluno: Código: Dados: g = 10 m /s 2 1 atm = 1,0.10 5 Pa Parte I: Questões (valor: 8,5) 01. (1,0) Dois trens I e II, cujas frentes distam A metros entre si no instante

Leia mais

Fórmulas de Física CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS DATA: 20/05/19 PROFESSOR: GILBERTO ALUNO(A): = v 0. v: velocidade final (m/s)

Fórmulas de Física CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS DATA: 20/05/19 PROFESSOR: GILBERTO ALUNO(A): = v 0. v: velocidade final (m/s) PROFESSOR: GILBERTO ALUNO(A): CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS DATA: 20/05/19 000 Fórmulas de Física Em Física, as fórmulas representam as relações entre grandezas envolvidas em um mesmo fenômeno

Leia mais

FÍSICA I. 02. Observa-se, na figura a seguir, uma corda fixa em suas extremidades na qual foi estabelecida uma onda estacionária.

FÍSICA I. 02. Observa-se, na figura a seguir, uma corda fixa em suas extremidades na qual foi estabelecida uma onda estacionária. FÍSICA I Esta prova tem por finalidade verificar seus conhecimentos das leis que regem a natureza. Interprete as questões do modo mais simples e usual. Não considere complicações adicionais por fatores

Leia mais

Questão 1. Questão 2. Resposta

Questão 1. Questão 2. Resposta Questão 1 Procedimento de segurança, em auto-estradas, recomenda que o motorista mantenha uma distância de segundos do carro que está à sua frente, para que, se necessário, tenha espaço para frear ( Regra

Leia mais

FIEB FUNDAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE BARUERI CURSINHO PREPARATÓRIO PARA VESTIBULARES PROVA DE FÍSICA

FIEB FUNDAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE BARUERI CURSINHO PREPARATÓRIO PARA VESTIBULARES PROVA DE FÍSICA FIEB FUNDAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE BARUERI CURSINHO PREPARATÓRIO PARA VESTIBULARES PROVA DE FÍSICA - 2016 NOME: INSCRIÇÃO: RG: E-MAIL: TEL: INSTRUÇÕES Verifique se este caderno corresponde a sua opção

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO DE FÍSICA 2º EM

ESTUDO DIRIGIDO DE FÍSICA 2º EM ESTUDO DIRIGIDO DE FÍSICA 2º EM 01 (Vunesp) Dado o circuito a seguir, onde G é um galvanômetro e ε uma bateria, calcule X em função das resistências R 1, R 2 e R 3, para que a corrente por G seja nula.

Leia mais

CES Centro de Ensino Superior de C. Lafaiete Faculdade de Engenharia Elétrica Física III Revisão: Campo Elétrico Prof.

CES Centro de Ensino Superior de C. Lafaiete Faculdade de Engenharia Elétrica Física III Revisão: Campo Elétrico Prof. CES Centro de Ensino Superior de C. Lafaiete Faculdade de Engenharia Elétrica Física III Revisão: Campo Elétrico Prof. Aloísio Elói Dizemos que existe um campo elétrico E em certa região do espaço se uma

Leia mais

Parte 2 - P2 de Física I Nota Q Nota Q2 Nota Q3 NOME: DRE Teste 1

Parte 2 - P2 de Física I Nota Q Nota Q2 Nota Q3 NOME: DRE Teste 1 Parte - P de Física I - 017- Nota Q1 88888 Nota Q Nota Q3 NOME: DRE Teste 1 Assinatura: AS RESPOSTAS DAS QUESTÕES DISCURSIVAS DEVEM SER APRESENTADAS APENAS NAS FOLHAS GRAMPEA- DAS DE FORMA CLARA E ORGANIZADA.

Leia mais

Lista 6: Campo Magnético e Força Magnética (2017/2)

Lista 6: Campo Magnético e Força Magnética (2017/2) Lista 6: Campo Magnético e Força Magnética (2017/2) Prof. Marcos Menezes 1. Sobre a força magnética, responda: (a) Uma partícula carregada pode se mover em uma região de campo magnético sem sentir nenhuma

Leia mais

Livro Eletrônico Aula Provas Comentadas de Física p/ EsPCEx (Com Videoaulas)

Livro Eletrônico Aula Provas Comentadas de Física p/ EsPCEx (Com Videoaulas) Livro Eletrônico 10 Provas Comentadas de Física p/ EsPCEx (Com Videoaulas) Professor: Vinicius Silva Prova EsPCEx 2017/2018 Sumário 1 Questões Comentadas... 1 2. Prova EsPCEx 2017/2018 sem comentários...

Leia mais

Física Unidade VI Série 2

Física Unidade VI Série 2 01 A força magnética F é perpendicular, simultaneamente, ao campo indução B e a velocidade v. No entanto v e B não são, necessariamente, perpendiculares entre si. Resposta: B 1 02 Como a velocidade é paralelo

Leia mais

Segunda Etapa 2ª ETAPA 2º DIA 11/12/2006

Segunda Etapa 2ª ETAPA 2º DIA 11/12/2006 Segunda Etapa 2ª ETP 2º DI 11/12/2006 CDERNO DE PROVS FÍSIC MTEMÁTIC GEOMETRI GRÁFIC IOOGI GEOGRFI PORTUGUÊS 2 ITERTUR INGÊS ESPNHO FRNCÊS TEORI MUSIC COMISSÃO DE PROCESSOS SEETIVOS E TREINMENTOS FÍSIC

Leia mais

TC 2º Ano Olímpico Professor: Eduardo Kilder

TC 2º Ano Olímpico Professor: Eduardo Kilder TC 2º Ano Olímpico Professor: Eduardo Kilder 01 ) (Unicamp-SP) Um fio condutor rígido de 200 g e 20 cm de comprimento é ligado ao restante do circuito por meio de contatos deslizantes sem atrito, como

Leia mais

Questão 1. I. A luz solar consiste em uma onda eletromagnética transversal, não polarizada e policromática.

Questão 1. I. A luz solar consiste em uma onda eletromagnética transversal, não polarizada e policromática. ITA18 - Revisão LFIS9A - ITA 2019 1a fase Questão 1 Em férias no litoral, um estudante faz para um colega as seguintes observações: I. A luz solar consiste em uma onda eletromagnética transversal, não

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz!

ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz! ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz! NATUREZA DA ATIVIDADE: EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO - ELETROSTÁTICA DISCIPLINA: FÍSICA ASSUNTO: CAMPO ELÉTRICO, POTENCIAL ELÉTRICO,

Leia mais

Lista de Exercícios 1 - Magnetismo e Partícula em Campo Magnético

Lista de Exercícios 1 - Magnetismo e Partícula em Campo Magnético Lista de Exercícios 1 - Magnetismo e Partícula em Campo Magnético Exercícios de uma estrela são elementares, geralmente solucionados com base em conceitos básicos ou simples substituição em equações. Exercícios

Leia mais

Considere os seguintes dados nas questões de nº 01 a 04. Determine a grandeza que falta (F m,v,b)

Considere os seguintes dados nas questões de nº 01 a 04. Determine a grandeza que falta (F m,v,b) Considere os seguintes dados nas questões de nº 01 a 04. Determine a grandeza que falta (F m,v,b) 01. 02. 03. 04. 05. A figura representa um fio condutor reto de comprimento 10cm, percorrido por corrente

Leia mais

1 P r o j e t o F u t u r o M i l i t a r w w w. f u t u r o m i l i t a r. c o m. b r

1 P r o j e t o F u t u r o M i l i t a r w w w. f u t u r o m i l i t a r. c o m. b r AFA Física 2007 Nas questões onde for necessário, use g = 10 m/s 2 01. Uma pessoa está observando uma corrida a 170 m do ponto de largada. Em dado instante, dispara-se a pistola que dá início à competição.

Leia mais

Física. Exame Discursivo 07 / 12 / ª Fase. Caderno de prova. Boa prova!

Física. Exame Discursivo 07 / 12 / ª Fase. Caderno de prova. Boa prova! 2ª Fase Exame Discursivo 07 / 12 / 2008 Física Caderno de prova Este caderno, com doze páginas numeradas seqüencialmente, contém dez questões de Física. Não abra o caderno antes de receber autorização.

Leia mais

FÍSICA. Obs.: despreze o atrito da fonte sonora com o ar e suponha que a fonte permaneça imóvel após atingir o solo.

FÍSICA. Obs.: despreze o atrito da fonte sonora com o ar e suponha que a fonte permaneça imóvel após atingir o solo. FÍSICA 1ª QUESTÃO No instante t = 0, uma fonte sonora que gera um tom com freqüência de 500 Hz é arremessada verticalmente do solo com velocidade inicial de 40 m/s. Pede-se: a) a maior e a menor freqüência

Leia mais

a = 2, Física Questão 53 - Alternativa D Devido ao tempo de reação, o carro percorre uma distância , antes de

a = 2, Física Questão 53 - Alternativa D Devido ao tempo de reação, o carro percorre uma distância , antes de Física 53. No instante t =, o motorista de um carro que percorre uma estrada retilínea, com velocidade constante de m/s, avista um obstáculo m a sua frente. O motorista tem um tempo de reação t = s, após

Leia mais

Parte 2 - PF de Física I NOME: DRE Teste 1

Parte 2 - PF de Física I NOME: DRE Teste 1 Parte 2 - PF de Física I - 2017-1 NOME: DRE Teste 1 Nota Q1 Questão 1 - [2,5 ponto] Um astronauta está ligado a uma nave no espaço através de uma corda de 120 m de comprimento, que está completamente estendida

Leia mais

ITA18 - Revisão. LFIS1A - IME a fase. Questão 1. (Ime 2018)

ITA18 - Revisão. LFIS1A - IME a fase. Questão 1. (Ime 2018) ITA18 - Revisão LFIS1A - IME 2018 1a fase Questão 1 Conforme a figura acima, um corpo, cuja velocidade é nula no ponto A da superfície circular de raio R, é atingido por um projétil, que se move verticalmente

Leia mais

2008 3ª. Fase Prova para alunos do 3º. ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO:

2008 3ª. Fase Prova para alunos do 3º. ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 2008 3ª. Fase Prova para alunos do 3º. ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 01) Essa prova destina-se exclusivamente a alunos do 3º. ano do Ensino Médio e contém oito (8) questões. 02) Os alunos

Leia mais

a) 5 b) 12,5 c) 7 d) 17,5

a) 5 b) 12,5 c) 7 d) 17,5 9 PROVA D E FÍ S I C A Q U E S T Ã O 21 Para atirarmos uma determinada flecha, puxamos a corda do arco até 0,60m em relação à sua posição de repouso, com uma força de 250 N. A energia cinética da flecha

Leia mais

Supondo desprezíveis as perdas por atrito, determine:

Supondo desprezíveis as perdas por atrito, determine: )89(67 )tvlfd Em um jogo, um pequeno bloco A, de massa 0, é lançado com velocidade 9 = 6,0 m/s sobre a superfície de uma mesa horizontal, sendo o atrito desprezível. Ele atinge, no instante t 0 = 0, o

Leia mais

Resolução Comentada UFPR - 1ª fase-2014

Resolução Comentada UFPR - 1ª fase-2014 Resolução Comentada UFPR - 1ª fase-2014 01 - No circuito esquematizado abaixo, deseja-se que o capacitor armazene uma energia elétrica de 125 μj. As fontes de força eletromotriz são consideradas ideais

Leia mais

PROCESSO SELETIVO TURMA DE 2009 FASE 1 PROVA DE CONHECIMENTOS DE FÍSICA

PROCESSO SELETIVO TURMA DE 2009 FASE 1 PROVA DE CONHECIMENTOS DE FÍSICA SELEÇÃO 9 PROCESSO SELETIVO TURMA DE 9 FASE PROVA DE CONHECIMENTOS DE FÍSICA Caro professor, esta prova tem questões de caráter objetivo (múltipla escolha) sobre física básica. A duração da prova é de

Leia mais

PROVA DE FÍSICA I. 01. Um corpo desloca-se em movimento retilíneo uniforme, durante 4h. A figura representa o gráfico da posição em função do tempo.

PROVA DE FÍSICA I. 01. Um corpo desloca-se em movimento retilíneo uniforme, durante 4h. A figura representa o gráfico da posição em função do tempo. PROVA DE FÍSCA Esta prova tem por finalidade verificar seus conhecimentos das leis que regem a natureza. nterprete as questões do modo mais simples e usual. Não considere complicações adicionais por fatores

Leia mais

VALORES DE CONSTANTES E GRANDEZAS FÍSICAS

VALORES DE CONSTANTES E GRANDEZAS FÍSICAS VALORES DE CONSTANTES E GRANDEZAS FÍSICAS - aceleração da gravidade g = 10 m/s 2 - calor específico da água c = 1,0 cal/g ºC = 4,2 x 10 3 J/kg ºC - carga do elétron e = 1,6 x 10-19 C - constante da lei

Leia mais

Parte 2 - P2 de Física I NOME: DRE Teste 0. Assinatura:

Parte 2 - P2 de Física I NOME: DRE Teste 0. Assinatura: Parte 2 - P2 de Física I - 2018-1 NOME: DRE Teste 0 Assinatura: Questão 1 - [3,0 pontos] Um sistema formado por dois blocos de mesma massa m, presos por uma mola de constante elástica k e massa desprezível,

Leia mais

2009 2ª. Fase Prova para alunos do 2º. e 3º. Ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO:

2009 2ª. Fase Prova para alunos do 2º. e 3º. Ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 2009 2ª. Fase Prova para alunos do 2º. e 3º. Ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 01) Essa prova destina-se exclusivamente a alunos do 2º. e 3º. anos e contém dezesseis (16) questões. 02) Os alunos

Leia mais

Lista 02 Parte II Capítulo 32

Lista 02 Parte II Capítulo 32 Lista 02 Parte II Capítulo 32 01) Dada uma bateria de fem ε e resistência interna r, que valor deve ter a resistência de um resistor, R, ligado em série com a bateria para que o efeito joule no resistor

Leia mais

28 C 29 E. A bússola deve orientar-se obedecendo o campo magnético resultante no ponto P, ou seja, levando-se em conta a influência dos dois fios.

28 C 29 E. A bússola deve orientar-se obedecendo o campo magnético resultante no ponto P, ou seja, levando-se em conta a influência dos dois fios. FÍSICA 8 C O Eletromagnetismo estuda os fenômenos que surgem da interação entre campo elétrico e campo magnético. Hans Christian Oersted, em 80, realizou uma experiência fundamental para o desenvolvimento

Leia mais

FÍSICA CADERNO DE QUESTÕES

FÍSICA CADERNO DE QUESTÕES CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE FORMAÇÃO E GRADUAÇÃO FÍSICA CADERNO DE QUESTÕES 2014 1 a QUESTÃO Valor: 1,0 O cérebro humano determina a direção de onde provém um som por meio da diferença de fase entre

Leia mais

Letras em Negrito representam vetores e as letras i, j, k são vetores unitários.

Letras em Negrito representam vetores e as letras i, j, k são vetores unitários. Lista de exercício 3 - Fluxo elétrico e Lei de Gauss Letras em Negrito representam vetores e as letras i, j, k são vetores unitários. 1. A superfície quadrada da Figura tem 3,2 mm de lado e está imersa

Leia mais

Ensino Médio. Aluno(a): Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018

Ensino Médio. Aluno(a): Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018 Ensino Médio Professor: Vilson Mendes Disciplina: Física I Aluno(a): Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018 Lista 9 Força magnética Lista 1. Nos casos indicados a seguir, cada condutor está imerso em um campo

Leia mais

F = m g = (N) a) 6, N. mg A. p = = 200 1, p = 2, N/m 2. b) 2, N/m 2

F = m g = (N) a) 6, N. mg A. p = = 200 1, p = 2, N/m 2. b) 2, N/m 2 17 FÍSICA Uma jovem de 60 kg está em pé sobre o assoalho de uma sala, observando um quadro. a) Considerando a aceleração da gravidade igual a 10m/s, determine a força F que ela exerce sobre o assoalho.

Leia mais

COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 3 Ano Prof.º: Wesley Disciplina Física Aluno (a):. No.

COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 3 Ano Prof.º: Wesley Disciplina Física Aluno (a):. No. COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 3 Ano Prof.º: Wesley Disciplina Física Aluno (a):. No. Trabalho de Recuperação Data: /12/2016 Valor: Orientações: -Responder manuscrito; -Cópias de colegas, entrega com atraso,

Leia mais

FÍSICA. Resolução: V A = c = 3 x 10 8 = ΔS A = km. V B = c = 3 x 10 8 = ΔS B = km. D = = = km 2 x 10 4 km

FÍSICA. Resolução: V A = c = 3 x 10 8 = ΔS A = km. V B = c = 3 x 10 8 = ΔS B = km. D = = = km 2 x 10 4 km FÍSICA 01. O Sistema GPS (Global Positioning System) permite localizar um receptor especial, em qualquer lugar da Terra, por meio de sinais emitidos por satélites. Numa situação particular, dois satélites,

Leia mais

Olimpíada Brasileira de Física ª Fase

Olimpíada Brasileira de Física ª Fase Olimpíada Brasileira de Física 2001 3ª Fase 1º e 2º Anos eia com atenção todas as instruções seguintes. As questões 01 a 16 são destinadas exclusivamente aos alunos do 1º e 2º anos, os quais devem escolher

Leia mais

2ª Fase. 1º e 2º Anos. Leia com atenção todas as instruções seguintes.

2ª Fase. 1º e 2º Anos. Leia com atenção todas as instruções seguintes. 2ª Fase Leia com atenção todas as instruções seguintes. As questões 01 a 16 são destinadas exclusivamente aos alunos do 1º e 2º anos, os quais devem escolher apenas 8 questões. O Caderno de Resolução com

Leia mais

:desenho abaixo. Considerando a intensidade da aceleração da gravidade g=10 m/s 2, qual a intensidade da força de tração em cada corda?

:desenho abaixo. Considerando a intensidade da aceleração da gravidade g=10 m/s 2, qual a intensidade da força de tração em cada corda? 1 - Um fio condutor retilíneo e muito longo é percorrido por uma corrente elétrica i = 4,0 A. Sabendo que a permeabilidade magnética do meio é, pode-se afirmar que o módulo do campo magnético, a uma distância

Leia mais

28/Fev/2018 Aula Aplicações das leis de Newton do movimento 4.1 Força de atrito 4.2 Força de arrastamento Exemplos.

28/Fev/2018 Aula Aplicações das leis de Newton do movimento 4.1 Força de atrito 4.2 Força de arrastamento Exemplos. 28/Fev/2018 Aula 4 4. Aplicações das leis de Newton do movimento 4.1 Força de atrito 4.2 Força de arrastamento Exemplos 5/Mar/2018 Aula 5 5.1 Movimento circular 5.1.1 Movimento circular uniforme 5.1.2

Leia mais

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 32 MAGNETISMO: FORÇA MAGNÉTICA REVISÃO

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 32 MAGNETISMO: FORÇA MAGNÉTICA REVISÃO FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 32 MAGNETISMO: FORÇA MAGNÉTICA REVISÃO Fixação - 1) Em cada caso mostrado abaixo, determine a força magnética (direção e sentido) que atua na carga elétrica q, lançada com velocidade

Leia mais

FÍSICA I A) 3,0 B) 1,2 C) 1,5 D) 2,0 E) 2,5

FÍSICA I A) 3,0 B) 1,2 C) 1,5 D) 2,0 E) 2,5 FÍS Esta prova tem por finalidade verificar seus conhecimentos sobre as leis que regem a natureza. nterprete as questões do modo mais simples e usual. Não considere complicações adicionais por fatores

Leia mais

Fisica 1 A B. k = 1/4πε 0 = 9, N.m 2 /C Um automóvel faz o percurso Recife-Gravatá a uma velocidade média de 50 km/h.

Fisica 1 A B. k = 1/4πε 0 = 9, N.m 2 /C Um automóvel faz o percurso Recife-Gravatá a uma velocidade média de 50 km/h. Fisica 1 Valores de algumas constantes físicas celeração da gravidade: 10 m/s 2 Densidade da água: 1,0 g/cm 3 Calor específico da água: 1,0 cal/g C Carga do elétron: 1,6 x 10-19 C Velocidade da luz no

Leia mais

Campo Elétrico. em q = 10 5 C, colocada a 1 m de Q.

Campo Elétrico. em q = 10 5 C, colocada a 1 m de Q. Campo Elétrico Conceito Campo Elétrico 1) Num ponto de um campo elétrico, o vetor campo elétrico tem direção horizontal, sentido da direita para a esquerda e intensidade 10 N/C. Coloca-se, nesse ponto,

Leia mais

CURSO E COLÉGIO OBJETIVO

CURSO E COLÉGIO OBJETIVO 1. (Ufpe 96) Duas cargas elétricas - Q e + q são mantidas nos pontos A e B, que distam 82 cm um do outro (ver figura). Ao se medir o potencial elétrico no ponto C, à direta de B e situado sobre a reta

Leia mais

FIS1053 Projeto de Apoio Eletromagnetismo 09-Setembro Lista de Problemas 15 ant Revisão G4. Temas: Toda Matéria.

FIS1053 Projeto de Apoio Eletromagnetismo 09-Setembro Lista de Problemas 15 ant Revisão G4. Temas: Toda Matéria. FIS153 Projeto de Apoio Eletromagnetismo 9-Setembro-11. Lista de Problemas 15 ant Revisão G4. Temas: Toda Matéria. 1ª Questão (,): A superfície fechada mostrada na figura é constituída por uma casca esférica

Leia mais

Exercícios com Gabarito de Física Superfícies Equipotenciais e Linhas de Força

Exercícios com Gabarito de Física Superfícies Equipotenciais e Linhas de Força Exercícios com Gabarito de Física Superfícies Equipotenciais e Linhas de Força 1) (Faap-1996) A figura mostra, em corte longitudinal, um objeto metálico oco, eletricamente carregado. Em qual das regiões

Leia mais

ENERGIA POTENCIAL. Prof. Márcio Marinho

ENERGIA POTENCIAL. Prof. Márcio Marinho ENERGIA POTENCIAL Prof. Márcio Marinho Energia potencial gravitacional (Energia armazenada) Energia potencial elástica (Energia armazenada) Energia potencial elétrica (Energia armazenada) q E p = K Q q

Leia mais

Seu pé direito nas melhores Faculdades FUVEST 23/11/2008

Seu pé direito nas melhores Faculdades FUVEST 23/11/2008 Seu pé direito nas melhores aculdades UVEST 3/11/008 UVEST 07/01/009 57 ÍSICA Aceleração da gravidade na Terra, g = 10 m/s Densidade da água a qualquer temperatura, ρ = 1000 kg/m 3 = 1,0 g/cm 3 Velocidade

Leia mais

CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE FORMAÇÃO E GRADUAÇÃO FÍSICA CADERNO DE QUESTÕES 2015 / 2016

CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE FORMAÇÃO E GRADUAÇÃO FÍSICA CADERNO DE QUESTÕES 2015 / 2016 CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE FORMAÇÃO E GRADUAÇÃO FÍSICA CADERNO DE QUESTÕES 2015 / 2016 1 a QUESTÃO Valor: 1,0 Um copo está sobre uma mesa com a boca voltada para cima. Um explosivo no estado sólido

Leia mais