Capítulo 18. Conexões mecânicas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Capítulo 18. Conexões mecânicas"

Transcrição

1 Capítulo 18 Conexões mecânicas Montar um computador não consiste apenas em encaixar e aparafusar peças. Mesmo assim, saber executar essas etapas mecânicas corretamente é muito importante. Este capítulo é portanto de grande importância para aqueles que querem montar comptuadores. Acessórios do gabinete Todos os gabinetes para PC são acompanhados de uma pequena caixa onde existem dezenas de pequenas peças usadas para a montagem do computador. Podemos vê-la na figura 1. São vários parafusos, além de diversos outros acessórios usados principalmente na fixação das placas. Figura 18.1 Caixa de acessórios que acompanha os gabinetes.

2 18-2 Hardware Total As dezenas de parafusos que acompanham o gabinete são de tipos diferentes. Infelizmente a indústria padronizou parafusos diferentes para os diversos módulos que formam um PC. Por exemplo, o parafuso usado para fixar o disco rígido é diferente do usado para fixar o drive de 3½. Para não perder tempo durante a montagem do PC, é recomendável identificar antes qual é a função de cada parafuso. Todos eles são parafusos do tipo PHILIPS, ou seja, possuem em sua cabeça, uma fenda em forma de x. Para apertálos, devemos usar uma chave PHILIPS tamanho médio. Aliás, uma boa idéia é adquirir um estojo de ferramentas para micros. Podemos encontrá-lo em praticamente todas as revendas de material para informática, e lá estarão algumas ferramentas muito úteis (figura 2). Figura 18.2 Algumas ferramentas usadas na montagem de PCs. Algumas ferramentas deste estojo são indispensáveis. Outras são tão úteis que por si só justificam a compra do jogo completo. Por exemplo, existe uma pinça com três pequenas garras, muito boa para segurar parafusos. É uma boa forma de colocar com facilidade um parafuso em seu lugar antes de apertá-lo. Existem também chaves próprias para prender parafusos hexagonais, como os que fixam os conectores das interfaces seriais em gabinetes padrão AT (3/16 ). Figura 18.3 Chaves de fenda.

3 Capítulo 18 Conexões mecânicas 18-3 Em certos casos, os parafusos fornecidos com o gabinete possuem uma cabeça PHILIPS hexagonal. Isto significa que podem ser manuseados, tanto com uma chave PHILIPS, como com uma chave hexagonal. Normalmente os estojos de ferramentas possuem chaves hexagonais de 3/16 e de ¼, próprias para os parafusos envolvidos na montagem de um PC. Existe ainda uma pinça ideal para retirar e colocar jumpers nas placas. Podemos ver essas ferramentas em detalhes nas figuras 2, 3 e 4. Figura 18.4 Pinças. Parafusos Separe todos os parafusos que você recebeu junto com o gabinete. Você poderá observar que são divididos em duas categorias (veja a figura 5) *** 35% *** Figura 18.5 Parafusos de classes 1 e 2. Observe que o de classe 2 é mais gordinho e tem menor número de voltas. Classe 1: Esses parafusos são usados para os seguintes dispositivos: Drive de 3½ Drive de 5 1/4 Drive de CD-ROM Drive LS-120 Placas de expansão (*) Classe 2: Usados para os seguintes dispositivos:

4 18-4 Hardware Total Disco rígido Tampa traseira do gabinete (*) OBS (*) : As furações para parafusos existentes nos gabinetes nem sempre são padronizadas. Você deve, a princípio, tentar usar os parafusos de classe 1. Se forem muito finos para a furação existente, use parafusos classe 2. *** 75% *** Figura 18.6 Placas de expansão são fixas ao gabinete, a princípio com parafusos classe 1; se forem inadequados, use os de classe 2.. Figura 18.7 Drives de CD-ROM são fixados ao gabinete através de parafusos classe 1. Figura 18.8 Drives de disquete de 3½ são fixados ao gabinete através de parafusos classe 1.

5 Capítulo 18 Conexões mecânicas 18-5 Figura 18.9 Para fixar o disco rígido ao gabinete, usamos parafusos classe 2. As figuras 6, 7, 8, e 9 mostram alguns pontos onde são utilizados os parafusos de classes 1 e 2 apresentados aqui. A figura 10 mostra a parte interna de um gabinete, no qual estão presentes um drive de CD-ROM, um drive de disquetes de 3½ e um disco rígido. Todos são fixados ao gabinete através de parafusos laterais. É suficiente utilizar dois parafusos de cada lado. Figura Fixação dos drives. Existem ainda parafusos bem diferentes, mostrados na figura 11. São usados para fixar a placa de CPU ao gabinete. Um deles, mostrado na parte direita da figura, é um parafuso metálico hexagonal. Deve ser aparafusado em locais apropriados na chapa do gabinete, e sua rosca poderá ser de Classe 1 ou Classe 2. Esta despadronização não causa problema, pois sempre serão fornecidos parafusos compatíveis com os furos existentes no gabinete. Em alguns casos, esses furos existentes no gabinete já possuem a rosca necessária para a fixação desses parafusos. Em alguns casos, esses furos não possuem

6 18-6 Hardware Total rosca, e são fornecidas porcas próprias para esta fixação. Após ser colocada a placa de CPU, é introduzido um outro parafuso (parte esquerda da figura 12), juntamente com uma arruela isolante. Este outro parafuso também poderá ser de Classe 1 ou 2. Convém checar qual é o tipo de parafuso utilizado antes de dar início à montagem. *** 75% *** Figura Parafusos para fixar a placa de CPU ao gabinete. Na figura 12 vemos como fixar a placa de CPU ao gabinete, utilizando os parafusos mostrados na figura 11. Primeiro fixamos ao gabinete, os parafusos hexagonais (figura 11, parte direita). Devemos utilizar os furos da chapa do gabinete que possuem correspondência com os furos da placa de CPU. Depois colocamos a placa de CPU no gabinete e fazemos a sua fixação, usando os parafusos apropriados (figura 11, parte esquerda). Figura Fixação da placa de CPU no gabinete através de parafusos hexagonais. Tampa plástica frontal Os gabinetes são acompanhados de tampas plásticas para serem usadas nos locais vagos reservados para a instalação de drives. Por exemplo, um gabinete pode ter local para a instalação de dois drives de 3½, mas normalmente instalamos apenas um. Neste caso, o outro local deve ser tampado. Da mesma forma, existem locais para a instalação de dois drives de CD-ROM. Caso não usemos os dois locais, devemos fechar os que ficaram sem uso com essas tampas plásticas. A figura 13 mostra esses dois tipos de tampas. Devem ser introduzidas por pressão, pela parte frontal do gabinete.

7 Capítulo 18 Conexões mecânicas 18-7 Figura Tampas plásticas frontais. Tampas traseiras Os gabinetes possuem, na sua parte traseira, fendas onde se alojam os conectores traseiros das placas de expansão. Como nem sempre utilizamos todas as fendas, é conveniente tampar as que não estiverem em uso. Para isto são usadas tampas metálicas apropriadas, como as mostradas na figura 14. Devemos prender essas tampas usando a princípio parafusos de classe 1. Se não servirem, usamos parafusos de classe 2. *** 35% *** Figura Tampas traseiras. Chaves para trancar o teclado Muitos gabinetes são acompanhados de um par de chaves para trancar o teclado (Keylock). Este recurso é útil para o usuário que quer evitar, ou pelo menos dificultar, que outros usem o computador na sua ausência. Neste caso, o usuário deve ser cuidadoso para não perder as chaves. Caso as chaves sejam perdidas, será preciso desligar a conexão Keylock na placa de CPU. Os gabinetes modernos não possuem mais este recurso, pois a sua eficácia ficou bastante reduzida depois da popularização do Windows, já que a maioria dos seus comandos não exige o uso do teclado.

8 18-8 Hardware Total *** 35% *** Figura Chaves para trancar o teclado (Keylock). Espaçadores plásticos A placa de CPU é presa ao gabinete por dois processos: Parafusos metálicos hexagonais (já apresentados na figura 11) e espaçadores plásticos (figura 16). Esses espaçadores plásticos devem ter inicialmente a sua parte superior encaixada em furos apropriados na placa de CPU. Sua parte inferior deve ser encaixada em fendas existentes no gabinete. Podemos observar esses furos na figura 17. *** 35% *** Figura Espaçadores plásticos. Figura Furos e fendas na chapa do gabinete, para fixação da placa de CPU.

9 Capítulo 18 Conexões mecânicas 18-9 O encaixe dos espaçadores é um pouco difícil de fazer. Inicialmente devemos checar quais são as fendas existentes no gabinete que estão alinhadas com furos na placa de CPU. Encaixamos espaçadores plásticos nos furos da placa de CPU que possuem fendas correspondentes na chapa do gabinete. A seguir colocamos a placa no seu lugar, de forma que todos os espaçadores plásticos encaixem simultaneamente nas respectivas fendas. A figura 18 mostra o detalhe do encaixe de um espaçador na sua fenda. Figura Detalhe do encaixe de um espaçador plástico em uma fenda do gabinete. Após acoplar a placa de CPU, devemos olhar no verso da chapa onde a placa foi alojada, para verificar se todos os espaçadores encaixaram-se perfeitamente nas suas fendas. Cada espaçador plástico deve estar alinhado com a fenda, como indicado em A na figura 18. Estando todos alinhados, movemos a placa de forma que todos os espaçadores fiquem encaixados nas fendas metálicas como indicado em B na figura 18. Furos de fixação da placa de CPU Como vimos, a fixação da placa de CPU é feita por espaçadores plásticos e por parafusos metálicos hexagonais. Devemos contudo, tomar muito cuidado com o uso desses parafusos. Inicialmente devemos identificar quais são os furos existentes na chapa do gabinete, próprios para a recepção desses parafusos. A seguir, devemos checar quais são os furos da placa de CPU que têm correspondência com esses furos da chapa do gabinete. Observando atentamente os furos existentes na placa de CPU, podemos verificar que existem dois tipos, ambos mostrados na figura 19: Furo normal Furo metalizado

10 18-10 Hardware Total Figura Furo normal e furo metalizado. O furo metalizado pode ser usado para fixação através de parafusos metálicos, ou de espaçadores plásticos. O furo normal deve ser usado apenas para fixação por espaçadores plásticos. Se usarmos um parafuso metálico em um furo sem metalização, este parafuso poderá arranhar a camada de verniz da placa, provocando o contato entre as trilhas de circuito impresso, resultando em um curto circuito que danificará a placa. Normalmente dois parafusos metálicos são suficientes para garantir uma boa fixação da placa, mas mesmo quando usamos apenas um parafuso metálico, os espaçadores plásticos ajudarão a garantir uma boa fixação. Resta ainda ressaltar que em placas de CPU e gabinetes padrão ATX, a fixação é feita quase que exclusivamente por diversos parafusos hexagonais metálicos. Painel traseiro do gabinete ATX As placas de CPU padrão ATX possuem um painel traseiro, no qual ficam os conectores de várias das suas interfaces: seriais, paralela, teclado, etc. Os gabinetes ATX são acompanhados de uma pequena chapa metálica, na qual este painel se encaixará. A instalação desta chapa é mostrada nas figuras 20 e 21. Primeiramente devemos encaixar a chapa pela parte interna do gabinete (figura 20). Depois aparafusamos a chapa ao gabinete. Quando a placa de CPU for instalada no gabinete, os conectores existentes na sua parte traseira ficarão encaixados nesta chapa (figura 21). *** 75% *** Figura Chapa metálica para painel das interfaces de uma placa de CPU ATX. Deve ser encaixada pela parte interna do gabinete.

11 Capítulo 18 Conexões mecânicas *** 75% *** Figura A chapa deve ser aparafusada no gabinete, e nela se encaixarão os conectores da placa de CPU. Fixação do Pentium 4 A montagem de computadores equipados com o Pentium 4 possui algumas diferenças básicas. A fonte de alimentação e o gabinete devem ser adequados. Gabinetes para Pentium 4 devem possuir 4 furos, nos quais se encaixam 4 parafusos hexagonais que ficam alinhados com o soquete do processador. Figura Fixação adicional em um gabinete ATX para Pentium 4. As placas de CPU para Pentium 4 também são acompanhadas de duas peças plásticas (mecanismo de retenção) e dois clips metálicos (clips de retenção), mostrados na figura 23. As duas peças plásticas servem para fixar a placa de CPU ao gabinete, através dos 4 parafusos mostrados na figura 22. Os clips devem ser presos nessas peças plásticas e fazem a fixação do cooler sobre o processador.

12 18-12 Hardware Total Figura Peças para fazer a fixação do Pentium 4 e do seu cooler. Depois que os 4 parafusos hexagonais estão fixos na chapa do gabinete, instalamos e aparafusamos a placa de CPU, deixando livres apenas os 4 parafusos em torno do processador. A seguir instalamos os dois mecanismos de retenção, como mostra a figura 24. Ambos devem ser aparafusados. Figura O mecanismo de retenção (as duas peças plásticas mostradas na figura 94) deve ser aparafusado à placa e ao gabinete. Podemos agora instalar o processador no seu soquete e fixar o cooler através dos dois clips metálicos, como mostra a figura 25. É imprescindível o uso de pasta térmica entre o processador e o cooler.

13 Capítulo 18 Conexões mecânicas Figura Fixando o cooler através dos clips de retenção. As fontes de alimentação para o Pentium 4 também precisam ser adequadas. Elas devem seguir à nova especificação ATX, chamada ATX12V. A principal diferença é a presença de um conector de alimentação adicional com +12 volts e capaz de fornecer alta corrente. O uso deste conector é uma tendência nas placas de CPU modernas. Até agora, as tensões necessárias aos processadores modernos (em geral inferiores a 2 volts) eram geradas a partir das tensões de +3,3 volts e +5 volts, disponíveis no conector padrão ATX. Esta geração de voltagem é feita a partir de conversores DC/DC, que são circuitos que geram uma tensão contínua, a partir de uma outra tensão contínua de valor diferente. Ocorre que os conversores DC/DC com entrada de +12 volts são mais eficientes que aqueles que usam entradas de +3,3V e +5V. A partir de +12 volts é possível operar com maior rendimento e menor aquecimento. Fontes ATX12V possuem ainda um conector adicional com as voltagens de +3.3V e +5V, fornecendo assim maior corrente para essas voltagens. Todas as fontes ATX12V possuem este conector auxiliar, mas existem fontes ATX não ATX12V que também possuem este conector auxiliar. Os três conectores são mostrados na figura 26.

14 18-14 Hardware Total Figura Conectores de uma fonte ATX12V. As placas de CPU para Pentium 4 possuem os três tipos de conexões para fontes ATX12V, como mostra a figura 27. Figura Os três conectores de alimentação de uma placa de CPU para Pentium 4. Interfaces seriais e paralelas As placas de CPU modernas possuem duas interfaces seriais e uma paralela. As que seguem o padrão AT são fornecidas juntamente com conectores apropriados para sua ligação na parte traseira do gabinete. Esses conectores são fixos a lâminas metálicas que podem ser aparafusadas diretamente em duas das oito fendas existentes no painel traseiro do gabinete, como mostra a figura 28. Os seus conectores ficarão acessíveis pela parte traseira do gabinete, como mostra a figura 29.

15 Capítulo 18 Conexões mecânicas *** 35% *** Figura As lâminas que contém os conectores das interfaces seriais e paralelas em placas de CPU padrão AT podem ser fixadas nas fendas verticais existentes na parte traseira do gabinete. Figura Conectores na parte traseira do PC. Entretanto, esta forma de instalação tem uma desvantagem. As lâminas que contém esses conectores acabam por ocupar fendas que seriam destinadas ao alojamento de placas de expansão. Desta forma, dois slots deverão ficar obrigatoriamente sem uso, o que dificulta futuras expansões. Felizmente existe uma forma de instalar esses conectores sem recair neste problema. A maioria dos gabinetes possui, na sua parte traseira, fendas no formato de conectores DB-9 e DB-25. Essas fendas são tampadas, mas podemos abri-las com facilidade, com a ajuda de uma chave de fenda. Os conectores das interfaces seriais e paralela devem ter seus parafusos retirados, como vemos na figura 30.

16 18-16 Hardware Total Figura Desmontando as lâminas que possuem os conectores das interfaces seriais e paralela. As lâminas que os prendiam não serão usadas, e desta forma podemos fixar esses conectores nas fendas apropriadas da parte traseira do gabinete. Os próprios parafusos que os prendiam originalmente nas suas lâminas são usados para fixá-los no gabinete. A figura 31 mostra esses conectores, já montados nos seus locais definitivos. Figura Conectores de interfaces seriais e paralelas montados sobre fendas existentes na parte traseira do gabinete. Para retirar e colocar os parafusos hexagonais que fixam esses conectores, usamos uma chave hexagonal de 3/16, normalmente encontrada nos jogos de ferramentas para montagem de micros. ///////// FIM ///////////

Montagem & Manutenção Oficina de Informática - 1 - GABINETE. O mercado disponibiliza os seguintes modelos de gabinete para integração de PC s:

Montagem & Manutenção Oficina de Informática - 1 - GABINETE. O mercado disponibiliza os seguintes modelos de gabinete para integração de PC s: GABINETE - 1 - O gabinete é considerado a estrutura do PC porque é nele que todos os componentes internos serão instalados e fixados. Portanto, a escolha de um gabinete adequado aos componentes que serão

Leia mais

Capítulo 6. Conexões e configurações

Capítulo 6. Conexões e configurações Capítulo 6 Conexões e configurações Antecipando etapas da montagem Neste capítulo vamos mostrar com detalhes as formas como são feitas diversas conexões e configurações que são realizadas durante a montagem

Leia mais

Montagem de Computador [13] Manutenção de. Prof.: Ari Oliveira

Montagem de Computador [13] Manutenção de. Prof.: Ari Oliveira Manutenção de Prof.: Ari Oliveira Montagem do computador A Montagem Preparação do gabinete O Primeiro passo para montar o computador é desmontar o gabinete, retirando os parafusos da tampa lateral, que

Leia mais

Montagem de PCs. Christian César de Azevedo

Montagem de PCs. Christian César de Azevedo Montagem de PCs Christian César de Azevedo Material Necessário Gabinete com fonte de alimentação Processador Placa-mãe compatível com o processador Memória RAM compatível com o FSB da placa-mãe. Placa

Leia mais

Use sempre uma pulseira Anti-estática para não danificar o hardware

Use sempre uma pulseira Anti-estática para não danificar o hardware Aprenda a montar seu computador Recomendações: Use sempre uma pulseira Anti-estática para não danificar o hardware Colocação da Placa Mãe no Gabinete. Vamos pegar a placa-mãe sem nenhum periférico adicional

Leia mais

As partes do computador

As partes do computador Gabinetes 1 As partes do computador A maioria dos microcomputadores são mais ou menos parecidos. Provavelmente o computador que você está usando agora tem um gabinete, um monitor, um teclado e um mouse,

Leia mais

O mercado disponibiliza os seguintes modelos de gabinete para integração de PC s.

O mercado disponibiliza os seguintes modelos de gabinete para integração de PC s. Sua Oficina Virtual Apostila totalmente Gratuita Edição 2002 2 Gabinete O gabinete é considerado a estrutura do PC porque é nele que todos os componentes internos serão instalados e fixados. Portanto,

Leia mais

Capítulo. Como encaixar e aparafusar placas Como encaixar os conectores Como configurar jumpers Como fixar um cooler no processador

Capítulo. Como encaixar e aparafusar placas Como encaixar os conectores Como configurar jumpers Como fixar um cooler no processador Capítulo 9 Conexões Montagem mecânica Podemos dividir a montagem de PCs em duas partes: a que exige conhecimentos superficiais e a que exige conhecimentos avançados. Os conhecimentos superficiais são os

Leia mais

Ventilação do Computador

Ventilação do Computador Ventilação do Computador 28/02/2013 1 Ventilador da Fonte A fonte de alimentação possui um ventilador traseiro (exaustor) que expulsa o ar quente para a parte traseira do computador. Este exaustor não

Leia mais

Capítulo. Placas de CPU. ATX domina o mercado

Capítulo. Placas de CPU. ATX domina o mercado Capítulo 3 Placas de CPU ATX domina o mercado As placas de CPU modernas utilizam o padrão ATX. Modelos mais antigos utilizam o padrão AT (ou Baby AT). Existem ainda muitos modelos que usam o chamado Micro

Leia mais

Unidades Básicas de Medidas bit: menor unidade de dado; apresenta os valores 0 ou 1. byte : conjunto de 8 bits; representa um caractere; Unidades

Unidades Básicas de Medidas bit: menor unidade de dado; apresenta os valores 0 ou 1. byte : conjunto de 8 bits; representa um caractere; Unidades Profª. Janaide Nogueira Unidades Básicas de Medidas bit: menor unidade de dado; apresenta os valores 0 ou 1. byte : conjunto de 8 bits; representa um caractere; Instalação e Manutenção de Computadores

Leia mais

Capítulo. Montagem de PCs

Capítulo. Montagem de PCs Capítulo 22 Montagem de PCs Montando PCs novos e antigos Todo técnico de hardware tem que ser especialista em montagem de PCs. Primeiro porque ele pode fazer serviços de montagem, passando a ser um pequeno

Leia mais

Memórias. Montagem Básica. Prof. Demétrios Coutinho

Memórias. Montagem Básica. Prof. Demétrios Coutinho Memórias Montagem Básica Prof. Demétrios Coutinho Ferramentas Necessárias Chave de fenda e chave Philips Pulseira anti-estática Ferramentas Necessárias Eletricidade Estática Manuseio de placas Não tocar

Leia mais

Prof. Filipe Ornelas

Prof. Filipe Ornelas Prof. Filipe Ornelas ICCRLRI Hardware de Redes 0 Aparelhos e instrumentos utilizados nas instalações. 0 Bastidores; 0 Racks; 0 Patch Panel; 0 UPS / Non Breack; 3 0 Bastidores. 0 Os distribuidores são,

Leia mais

Capítulo 4. Discos. Disco rígido

Capítulo 4. Discos. Disco rígido Capítulo 4 Discos Disco rígido Um PC bem equipado deve ter um processador rápido, uma boa quantidade de RAM, e um disco rígido de alta capacidade. Também é necessário que o disco rígido tenha um bom desempenho.

Leia mais

Desmontagem da Unidade Central

Desmontagem da Unidade Central Desmontagem da Unidade Central 1 Cabos exteriores à Unidade Central Desligue o computador e retire todos os cabos exteriores à Unidade Central. Nunca deverá retirar um componente com o computador ligado

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES 240mm e 360mm

MANUAL DE INSTRUÇÕES 240mm e 360mm MANUAL DE INSTRUÇÕES 240mm e 360mm MYC/FC-V2-240-BL WATER COOLER ALGOR 240MM PARA AMD E INTEL LED AZUL 7898554983695 MYC/FC-V2-240-RD WATER COOLER ALGOR 240MM PARA AMD E INTEL LED VERMELHO 7898554983701

Leia mais

Montagem e Configuração

Montagem e Configuração Montagem e Configuração ÍNDICE CAPÍTULO 1 CONCEITOS BÁSICOS... 09 HISTÓRICO... 11 TIPOS DE COMPUTADORES... 13 CAPÍTULO 2 COMPONENTES EXTERNOS... 17 COMPONENTES INTERNOS... 21 CAPÍTULO 3 ROM BIOS... 31

Leia mais

Aula 07. Discos e Drives Parte II e III

Aula 07. Discos e Drives Parte II e III Aula 07 Discos e Drives Parte II e III Conectando a fonte no HD A fonte de alimentação tem vários conectores como o mostrado ao lado, que servem para ligar no disco rígido. Você pode ligar qualquer um

Leia mais

1. Como você diferencia na prática os diversos tipos de memória RAM?

1. Como você diferencia na prática os diversos tipos de memória RAM? ALUNO(A): MANUTENÇÃO BÁSICA 1º BIMESTRE DATA: / / PROFESSOR JEAN GALDINO INSTRUÇÕES: RESPONDA INDIVIDUALMENTE E ENTERGUE RESPONDIDA OBJETIVAMENTE. 1. Como você diferencia na prática os diversos tipos de

Leia mais

TRABALHO AVALIATIVO SOBRE CONFIGURAÇÃO E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES

TRABALHO AVALIATIVO SOBRE CONFIGURAÇÃO E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES TRABALHO AVALIATIVO SOBRE CONFIGURAÇÃO E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES 1) Como descobrir quais dispositivos de hardware estão sem drivers? ( ) A Basta clicar em Meu Computador e checar na parte esquerda da

Leia mais

Controlador Programável µdx200 Seleção de Jumpers

Controlador Programável µdx200 Seleção de Jumpers Controlador Programável µdx200 Seleção de Jumpers O Controlador Programável µdx200 é fornecido com as entradas e saídas analógicas calibradas para as diversas escalas possíveis, e selecionado para entradas

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - 2º P Manutenção e Suporte de Hardware I

CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - 2º P Manutenção e Suporte de Hardware I CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - 2º P Manutenção e Suporte de Hardware I Professor: Orlando Filho Graduação: Sistemas de Informação professor@orlandofilho.com Da aula passada... Placas

Leia mais

Capítulo. Noções sobre hardware de PCs. As peças que formam um PC

Capítulo. Noções sobre hardware de PCs. As peças que formam um PC Capítulo 11 Noções sobre hardware de PCs As peças que formam um PC Uma das tarefas envolvidas na montagem de redes é a instalação de placas de rede. É possível instalar essas placas sem ter conhecimentos

Leia mais

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Minicômoda ref. 1343 Ferramentas: Para limpeza do móvel utilize um pano macio umedecido apenas com água. Etapas para montagem do produto 1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Preparar Laterais Montar Caixote

Leia mais

O Gabinete e seus componentes [6] Manutenção de. Prof.: Ari Oliveira

O Gabinete e seus componentes [6] Manutenção de. Prof.: Ari Oliveira Manutenção de Prof.: Ari Oliveira O gabinete ou torre de computador é utilizado para abrigar as peças fundamentais do computador, protegendo-as contra poeira, água ou qualquer outra coisa que possa danificar

Leia mais

Arquitetura de Computadores (Placa Mãe)

Arquitetura de Computadores (Placa Mãe) Arquitetura de Computadores (Placa Mãe) Agenda Apresentar e explicar as funcionalidades da placa mãe Apresentar e explicar os principais componentes da placa mãe Fonte Interfaces e/ou portas Barramentos

Leia mais

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Cômoda Gama ref. 1327 Ferramentas: Para limpeza do móvel utilize um pano macio umedecido apenas com água. Etapas para montagem do produto 1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Preparar Laterais Montar Caixote

Leia mais

FONTES DE ALIMENTAÇÃO PARA COMPUTADORES. Figura 1 - Fonte de Alimentação para Computadores.

FONTES DE ALIMENTAÇÃO PARA COMPUTADORES. Figura 1 - Fonte de Alimentação para Computadores. FONTES DE ALIMENTAÇÃO PARA COMPUTADORES 1. OBJETIVO Figura 1 - Fonte de Alimentação para Computadores. Conhecer as funcionalidades das fontes de alimentação nos computadores trabalhando suas principais

Leia mais

Componentes constituintes de uma motherboard

Componentes constituintes de uma motherboard Uma placa-mãe típica e seus componentes (neste exemplo uma placa-mãe modelo A7N8X- Deluxe da Asus) 32 1 - Socket do processador (CPU) é neste socket que o processador é encaixado. O desenho das actuais

Leia mais

MONTAGEM E DESMONTAGEM

MONTAGEM E DESMONTAGEM MONTAGEM E DESMONTAGEM Primeiramente devemos saber que um computador possui diversos componentes que exige cuidado, como por exemplo, Memória RAM, Processador, HD entre outras, nesse caso é necessário

Leia mais

Conector ATX principal

Conector ATX principal Placa Mãe Também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso eletrônico. É considerado o elemento mais importante de um computador, pois tem como função permitir que o processador

Leia mais

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Guarda-roupa de 2 portas ref. 1303 Ferramentas: Para limpeza do móvel utilize um pano macio umedecido apenas com água. Etapas para montagem do produto 1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Preparar Laterais

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA. Montagem e Manutenção de Computadores

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA. Montagem e Manutenção de Computadores CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA Montagem e Manutenção de Computadores FONTES DE ALIMENTAÇÃO TIPOS DE CORRENTES TIPOS DE CORRENTES No Computador Corrente Contínua Na Tomada Corrente Alternada CONVERSÃO Corrente

Leia mais

Arquitectura de Computadores

Arquitectura de Computadores Escola Secundária D. Afonso Sanches Arquitectura de Computadores Módulo 3 Técnicas de Detecção de Avarias Nuno Pereira nuno@nfp.com.pt 2009/2010 1. Introdução 1.1 Técnicas de detecção de avarias A disciplina

Leia mais

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Guarda-roupa de 3 portas ref. 1307 Ferramentas: Para limpeza do móvel utilize um pano macio umedecido apenas com água. Etapas para montagem do produto 1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Preparar Laterais

Leia mais

FUNDAMENTOS DE HARDWARE PLACA MÃE. Professor Carlos Muniz

FUNDAMENTOS DE HARDWARE PLACA MÃE. Professor Carlos Muniz FUNDAMENTOS DE HARDWARE Professor Carlos Muniz Placa mãe A função da placa mãe é criar meios para que o processador possa comunicar-se com todos os demais periféricos do micro com a maior velocidade e

Leia mais

Introdução à Informática. Alexandre Meslin

Introdução à Informática. Alexandre Meslin Introdução à Informática Alexandre Meslin (meslin@nce.ufrj.br) Aula Anterior Componentes de um computador Exercícios de fixação Esta Aula Especificando um Computador Montando um Computador Placa Mãe e

Leia mais

BARRAMENTO. Caminho de Dados

BARRAMENTO. Caminho de Dados BARRAMENTO Caminho de Dados Conceito Um barramento é simplesmente um circuito que conecta uma parte da placa-mãe à outra. Quanto mais dados o barramento consegue ter de uma só vez, mais rápido a informação

Leia mais

COMPONENTES DE UM COMPUTADOR (tecnologia) Adão de Melo Neto

COMPONENTES DE UM COMPUTADOR (tecnologia) Adão de Melo Neto COMPONENTES DE UM COMPUTADOR (tecnologia) Adão de Melo Neto 1 SUMÁRIO GABINETE FONTE COOLER BATERIA IDE, ATA e SATA SLOTS DE MEMÓRIA PLACA MAE ATX PROCESSADORES INTEL PLACAS DE VIDEO VIDEO GABINETE GABINETE

Leia mais

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Cômoda Big Multiuso ref. 1201 Ferramentas: Para limpeza do móvel utilize um pano macio umedecido apenas com água. Etapas para montagem do produto 1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Preparar Laterais Montar

Leia mais

Montagem e Manutenção

Montagem e Manutenção Montagem e Manutenção Disciplina: Montagem e Manutenção de Computadores Professor: Thiago Silva Prates Cuidados com a energia estática Mantenha a placa-mãe e outros componentes em seu saco antiestático

Leia mais

Montagem do Computador

Montagem do Computador Montagem do Computador PET - Engenharia de Computação 1 Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo - UFES Março - 2015 1 petengcom@inf.ufes.br 1 / 25 Sumário Sumário Processador

Leia mais

LÍDER BRASILEIRO EM SOLUÇÕES PARA FIXAÇÃO DE PAINÉIS FOTOVOLTAICOS

LÍDER BRASILEIRO EM SOLUÇÕES PARA FIXAÇÃO DE PAINÉIS FOTOVOLTAICOS SolarFix LÍDER BRASILEIRO EM SOLUÇÕES PARA FIXAÇÃO DE PAINÉIS FOTOVOLTAICOS MANUAL DE MONTAGEM DE ESTRUTURA PARA FIXAÇÃO DE PAINÉIS FOTOVOLTAICOS SOBRE TELHADO DE FIBROCIMENTO PASSO 1 - PLANEJAMENTO DA

Leia mais

Diferenças entre Placa Mãe AT e ATX. Placa-mãe AT ou ATX? Entenda as diferenças entre as tecnologias. 28/06/2017. Prof. Fabricio Alessi Steinmacher.

Diferenças entre Placa Mãe AT e ATX. Placa-mãe AT ou ATX? Entenda as diferenças entre as tecnologias. 28/06/2017. Prof. Fabricio Alessi Steinmacher. Diferenças entre Placa Mãe AT e ATX. Placa-mãe AT ou ATX? Entenda as diferenças entre as tecnologias. Prof. Fabricio Alessi Steinmacher. Apesar de muita gente não considerar placas mãe importantes na hora

Leia mais

Conhecendo um Computador

Conhecendo um Computador Conhecendo um Computador Utilizar computadores tornou-se uma tarefa cotidiana. Enquanto o PC está estável e apresentando bons resultados, ficamos tranquilos. Porém, quando um problema aparece, a preocupação

Leia mais

Hardware pode ser definido como sendo um conjunto de equipamentos que integram o computador como placas, drives, monitor, equipamentos periféricos

Hardware pode ser definido como sendo um conjunto de equipamentos que integram o computador como placas, drives, monitor, equipamentos periféricos Hardware Hardware pode ser definido como sendo um conjunto de equipamentos que integram o computador como placas, drives, monitor, equipamentos periféricos como impressoras, scanner, etc. Unidades Periféricas

Leia mais

Redes de Computadores.

Redes de Computadores. Redes de Computadores www.profjvidal.com Cabo Par Trançado Cabo Par Trançado - Padrões de Conectorização Conectorização T568A (Straight Through) para 10BaseT e 100BaseT Cabo Par Trançado - Padrões de Conectorização

Leia mais

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO Armário Elegance 2 Portas ref. 1305 Ferramentas: Para limpeza do móvel utilize um pano macio umedecido apenas com água. Etapas para montagem do produto: 1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO Preparar Laterais Montar

Leia mais

1º ETAPA 2º ETAPA 3º ETAPA

1º ETAPA 2º ETAPA 3º ETAPA Sapateira Star ref. 1421 Ferramentas: Para limpeza do móvel utilize um pano macio umedecido apenas com água. Etapas para montagem do produto 1º ETAPA 2º ETAPA 3º ETAPA Preparar Laterais Montar Caixote

Leia mais

Placa mãe mainboard motherboard

Placa mãe mainboard motherboard Também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso eletrônico. É considerado o elemento mais importante de um computador, pois tem como função permitir que o processador se comunique

Leia mais

Tecnologias da Informação e Comunicação

Tecnologias da Informação e Comunicação Módulo - Hardware Guião Prático Nº Vamos começar a explorar o interior do computador. Neste guião vais aprender a montar um computador através de um simulador fornecido gratuitamente pela CISCO. Sabias

Leia mais

DICAS 1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO. Balcão Multiuso de 4 Portas ref Colocar Portas e Puxadores. Etapas para montagem do produto

DICAS 1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO. Balcão Multiuso de 4 Portas ref Colocar Portas e Puxadores. Etapas para montagem do produto Balcão Multiuso de 4 Portas ref. 1360 Ferramentas: Para limpeza do móvel utilize um pano macio umedecido apenas com água. Etapas para montagem do produto 1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO Preparar Laterais Montar

Leia mais

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Balcão Duplo ref. 1356 Ferramentas: Para limpeza do móvel utilize um pano macio umedecido apenas com água. Etapas para montagem do produto 1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Preparar Laterais Montar Caixote

Leia mais

Manual de Instalação - Defletor de Ar Mercedes-Benz Sprinter 2013

Manual de Instalação - Defletor de Ar Mercedes-Benz Sprinter 2013 Manual de Instalação - Defletor de Ar Mercedes-Benz Sprinter 2013 Aprenda passo-a-passo como instalar o defletor de ar Rodoplast para o chassi-cabine Sprinter da Mercedes-Benz fabricados a partir do ano

Leia mais

FONTES DE ALIMENTAÇÃO

FONTES DE ALIMENTAÇÃO FONTES DE ALIMENTAÇÃO O QUE SÃO? O QUE FAZEM? A fonte de alimentação é o dispositivo responsável por converter corrente alternada, que chega pela rede elétrica, em corrente contínua e alimentar o computador

Leia mais

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Guarda-roupa de 2 portas ref. 1224 Ferramentas: Para limpeza do móvel utilize um pano macio umedecido apenas com água. Etapas para montagem do produto 1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Preparar Laterais

Leia mais

MANUAL DE MONTAGEM DE ESTRUTURAS PARA CAPTADORES TÉRMICOS: ZHS/200 SUPORTE EM COBERTURA PLANA

MANUAL DE MONTAGEM DE ESTRUTURAS PARA CAPTADORES TÉRMICOS: ZHS/200 SUPORTE EM COBERTURA PLANA MANUAL DE MONTAGEM DE ESTRUTURAS PARA CAPTADORES TÉRMICOS: ZHS/200 SUPORTE EM COBERTURA PLANA 0. INDICE E CONTACTO 7. Anotações do instalador 1. Descrição da estrutura (pág. 2) 1.1 Conteudo dos suportes

Leia mais

INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O Curso de Montagem e Reparação de Computadores ou HARDWARE é um curso onde o estudante conhecerá precisamente a importância, a função e os componentes essenciais para o funcionamento de um

Leia mais

Leia também!...v Agradecimentos... VI Sobre o Autor... VI Sobre a Pirataria... VI. Sumário... VII. Parte I: O Que Comprar...1

Leia também!...v Agradecimentos... VI Sobre o Autor... VI Sobre a Pirataria... VI. Sumário... VII. Parte I: O Que Comprar...1 Sumário Leia também!...v Agradecimentos... VI Sobre o Autor... VI Sobre a Pirataria... VI Sumário... VII Parte I: O Que Comprar...1 Capítulo 1: Processador... 3 Introdução... 3 Mitos... 4 O Que Comprar...

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - 2º P Manutenção e Suporte de Hardware I

CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - 2º P Manutenção e Suporte de Hardware I CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - 2º P Manutenção e Suporte de Hardware I Professor: Orlando Filho Graduação: Sistemas de Informação professor@orlandofilho.com Placa-Mãe A placa-mãe

Leia mais

08/06/2014. Curso Técnico em Informática. Antiga placa mãe padrão AT. Componentes placa-mãe padrão AT. Professor Fernando Barreira

08/06/2014. Curso Técnico em Informática. Antiga placa mãe padrão AT. Componentes placa-mãe padrão AT. Professor Fernando Barreira Curso Técnico em Informática Fundamentos de Hardware e Software Professor Fernando Barreira fernando.barreira@unimonte.edu.br Padrão AT Antiga placa mãe padrão AT A placa-mãe é uma placa de circuito impresso

Leia mais

Como montar um PC - parte 15: A montagem. Etapa 2: Montagem da placa de CPU. Autor: Laércio Vasconcelos. Conheça também nosso curso de

Como montar um PC - parte 15: A montagem. Etapa 2: Montagem da placa de CPU. Autor: Laércio Vasconcelos. Conheça também nosso curso de Como montar um PC - parte 15: A montagem Autor: Laércio Vasconcelos Conheça também nosso curso de Copyright (C) Laércio Vasconcelos Computação Nenhuma parte deste site pode ser reproduzida sem o consentimento

Leia mais

PLACA MÃE. Hardware de Computadores

PLACA MÃE. Hardware de Computadores PLACA MÃE Hardware de Computadores Introdução Placa-mãe, também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso eletrônico. É considerado o elemento mais importante de um computador,

Leia mais

Componentes de um PC. Professor Leonardo Cabral da R. Soares

Componentes de um PC. Professor Leonardo Cabral da R. Soares Componentes de um PC Professor Leonardo Cabral da R. Soares Fonte de alimentação A função da fonte é transformar a corrente alternada, que chega em nossas tomadas, em corrente contínua (AC) já nas tensões

Leia mais

Toshiba Satellite L305-S5946 substituição Processor

Toshiba Satellite L305-S5946 substituição Processor Toshiba Satellite L305-S5946 substituição Processor O S5946 permite atualizações para a unidade de processamento; use este guia para instalar um novo processador no seu Toshiba. Redigido por: Michael Erberich

Leia mais

Mac Pro SATA Interno Bluray unidade de substituição (início de 2008)

Mac Pro SATA Interno Bluray unidade de substituição (início de 2008) Mac Pro SATA Interno Bluray unidade de substituição (início de 2008) Instalação de uma unidade Blu-ray SATA interno, que envolve a instalação de um cabo SATA. Isto é devido ao Mac Pro (início de 2008)

Leia mais

Laboratório: Identificando as Partes do Computador

Laboratório: Identificando as Partes do Computador Laboratório: Identificando as Partes do Computador Objetivos: Identificar os componentes que estão ligados externa e internamente ao gabinete. Material Necessário: Ø Um computador que possa ser desmontado

Leia mais

Yep. Balcão Inferior Lava-Louças 60-53cm Balcão Inferior Lava-Louças 60-57cm. Partes do Produto. Componentes

Yep. Balcão Inferior Lava-Louças 60-53cm Balcão Inferior Lava-Louças 60-57cm. Partes do Produto. Componentes Yep Partes do Produto Balcão Inferior Lava-Louças 60-53cm Balcão Inferior Lava-Louças 60-57cm Tampo Vendido Separadamente - Lateral Direita/Esquerda (x) - Base (x) 3- Travessa (x) 4- Traseiro (x) 5- Fechamento

Leia mais

1. INTRODUÇÃO 2. CARACTERÍSTICAS

1. INTRODUÇÃO 2. CARACTERÍSTICAS 1. INTRODUÇÃO 2. CARACTERÍSTICAS O TediPrompter é um projetor de textos portátil especialmente desenvolvido para apresentações em público como seminários, programas ao vivo e discursos políticos e religiosos.

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DE MONTAGEM. (15606) TAMPA ANTIFURTO SCANIA S5 cab. P, G, R

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DE MONTAGEM. (15606) TAMPA ANTIFURTO SCANIA S5 cab. P, G, R (15606) TAMPA ANTIFURTO SCANIA S5 cab. P, G, R Importante: Apresentamos neste manual os passos que devem ser seguidos para a correta instalação de nosso produto. Antes de começar a instalação, confira

Leia mais

4ª AULA OBJETIVOS: TIPOS DE GABINETES CONECTORES DA PARTE TRASEIRA DO MICRO

4ª AULA OBJETIVOS: TIPOS DE GABINETES CONECTORES DA PARTE TRASEIRA DO MICRO HARDWARE Montagem e Manutenção de Computadores Instrutor: Luiz Henrique Goulart 4ª AULA OBJETIVOS: TIPOS DE GABINETES CONECTORES DA PARTE TRASEIRA DO MICRO TIPOS DE GABINETES APOSTILA PÁGINAS: 43 A 46.

Leia mais

Inspiron 3250 Manual de serviço

Inspiron 3250 Manual de serviço Inspiron 3250 Manual de serviço Modelo do computador: Inspiron 3250 Modelo normativo: D13S Tipo normativo: D13S001 Notas, avisos e advertências NOTA: Uma NOTA indica informações importantes que ajudam

Leia mais

7 Placas-Mãe - Principais características

7 Placas-Mãe - Principais características 7 Placas-Mãe - Principais características Também conhecida como "motherboard" ou "mainboard", a placa-mãe é, basicamente, a responsável pela interconexão de todas as peças que formam o computador. O HD,

Leia mais

Identificação das partes constituintes de um PC

Identificação das partes constituintes de um PC Identificação das partes constituintes de um PC Durante este exercício deverá identificar e localizar as partes constituintes de um Computador Pessoal (PC), nomeadamente: Placa Principal (Mother Board)

Leia mais

CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE Disciplina: Informática Básica (Hardware)

CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE Disciplina: Informática Básica (Hardware) CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE Disciplina: Informática Básica (Hardware) HARDWARE É a parte física do computador, ou seja, são as peças que compõem um PC; Nesse capítulo iremos aprender a conhecer algumas

Leia mais

Yep. Console 60/80/100 com 1 Gaveta Aramada - 57cm. Partes do Produto. Componentes

Yep. Console 60/80/100 com 1 Gaveta Aramada - 57cm. Partes do Produto. Componentes Yep Partes do Produto Console 60/80/00 com Gaveta Aramada - 57cm Tampo Vendido Separadamente Frentes de Gaveta Vendida Separadamente - Lateral Direita/Esquerda (x) 3- Corrediça Telescópica (x) - Base (x)

Leia mais

FTIN - Hardware Básico. Ciclo Básico Curso Técnico de Informática AULA 4 Prof.º Genival Filho

FTIN - Hardware Básico. Ciclo Básico Curso Técnico de Informática AULA 4 Prof.º Genival Filho FTIN - Hardware Básico Ciclo Básico Curso Técnico de Informática AULA 4 Prof.º Genival Filho Instalações e reparos básicos aplicados a microcomputadores. O que vimos na ultima aula Componentes da placa-mãe

Leia mais

Gabinetes, fontes de alimentação e rede elétrica

Gabinetes, fontes de alimentação e rede elétrica Capítulo 4 Gabinetes, fontes de alimentação e rede elétrica Gabinetes para todos os gostos Quem comprar um PC qualquer, genérico e baratinho, vai provavelmente receber um gabinete simples, pequeno e feioso,

Leia mais

Catavento com manivela na engrenagem pequena

Catavento com manivela na engrenagem pequena Catavento com manivela na engrenagem pequena Com esse exercício podemos observar a relação de dentes das engrenagens. Como a manivela foi colocada na engrenagem menos ( dentes) precisamos girar-la vezes

Leia mais

Por Fernando Koyanagi

Por Fernando Koyanagi Por Fernando Koyanagi Intenção dessa aula 1. Apresentar uma mesa XYZ. 2. Indicar o processo de montagem da mecânica. Demonstração Recursos usados para construção da mesa MDF 15mm com 600x556mm com recorte

Leia mais

Preparando seu computador para montagem em suporte de parede

Preparando seu computador para montagem em suporte de parede Preparando seu computador para montagem em suporte de parede Preparando seu computador para montagem em suporte de parede Este documento fornece instruções para preparar o computador para montagem em

Leia mais

FONTES DE ALIMENTAÇÃO

FONTES DE ALIMENTAÇÃO FONTES DE ALIMENTAÇÃO Montagem e Manutenção de Montagem Manutenção de Microcomputadores (MMM) Microcomputadores (MMM). Escola Técnica Estadual República FAETEC Rio de Janeiro - RJ FONTES As fontes são

Leia mais

Dicionário de informática

Dicionário de informática Dicionário de informática TGEI IMEI DANIEL SOUSA 10H Nº 8 ATX: é um padrão criado para organizar as conexões de entrada e saídas da placa-mãe. Browser: é um programa utilizado para navegar na internet,

Leia mais

Componentes do Computador

Componentes do Computador Curso Técnico em Informática Módulo Subsequente Suporte Técnico Componentes do Computador INSTITUTO FEDERAL PARANÁ Campus Umuarama Professor Douglas Mariano douglas.santos@ifpr.edu.br Aula 02 CANTALICE,

Leia mais

Manutenção de Computadores

Manutenção de Computadores Manutenção de Computadores Aula 4 Prof. Guilherme Nonino Rosa Apresentação: Prof. Guilherme Nonino Rosa - Técnico em Informática pela ETESP São Paulo no ano de 2012. - Graduado em Ciências da Computação

Leia mais

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Armário Aéreo Triplo ref. 1419 Ferramentas: Para limpeza do móvel utilize um pano macio umedecido apenas com água. Etapas para montagem do produto 1º PASSO 2º PASSO º PASSO 4º PASSO Preparar Laterais Montar

Leia mais

Kit de cablagem dos e-cilindros Unidade de tração Greensmaster 3320 ou 3420 TriFlex

Kit de cablagem dos e-cilindros Unidade de tração Greensmaster 3320 ou 3420 TriFlex Form No. Kit de cablagem dos e-cilindros Unidade de tração Greensmaster 3320 ou 3420 TriFlex Modelo nº 131-8758 3394-605 Rev A Instruções de instalação AVISO CALIFÓRNIA Proposição 65 Aviso É do conhecimento

Leia mais

Disk Station. Guia de Instalação Rápida DS409+, DS409. ID do Documento: Synology_QIG_4bay2_

Disk Station. Guia de Instalação Rápida DS409+, DS409. ID do Documento: Synology_QIG_4bay2_ Disk Station DS409+, DS409 Guia de Instalação Rápida ID do Documento: Synology_QIG_4bay2_20090616 INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA Leia estas instruções de segurança cuidadosamente antes de usar, e mantenha este

Leia mais

HD [12] Manutenção de. Prof.: Ari Oliveira

HD [12] Manutenção de. Prof.: Ari Oliveira Manutenção de Prof.: Ari Oliveira Discos Rígidos O Hard Disk, ou simplesmente Disco Rígido é um sistema de armazenamento de alta capacidade, que por não ser volátil, é destinado ao armazenamento de arquivos

Leia mais

Crimpagem de Cabos Flat

Crimpagem de Cabos Flat TUTORIAL Crimpagem de Cabos Flat Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 05/01/2006 Última versão: 18/12/2006 PdP Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos http://www.maxwellbohr.com.br

Leia mais

Cuidados ao trabalhar com hardware

Cuidados ao trabalhar com hardware Cuidados ao trabalhar com hardware Índice Descargas eletrostáticas Manusear um computador ligado Conexões de alimentação Cooler do processador Erros grosseiros Descargas eletrostáticas (ESD) O que são

Leia mais

COMO EXECUÇÃO STANDARD, A JANELA DE LÂMINAS É FORNECIDA COM UM COMANDO QUE TRAVA A ABERTURA DAS LÂMINAS.

COMO EXECUÇÃO STANDARD, A JANELA DE LÂMINAS É FORNECIDA COM UM COMANDO QUE TRAVA A ABERTURA DAS LÂMINAS. COMO EXECUÇÃO STANDARD, A JANELA DE LÂMINAS É FORNECIDA COM UM COMANDO QUE TRAVA A ABERTURA DAS LÂMINAS. QUANDO FECHAR A JANELA COLOQUE SEMPRE O MANÍPULO NA POSIÇÃO 3. A GRAVURA JUNTA MOSTRA O COMANDO,

Leia mais

Cópia não controlada. CBT 70J-1 e CBT 70JE-1 Guia de Instalação do Suporte. Incluído: Peça Inclusa 70JE

Cópia não controlada. CBT 70J-1 e CBT 70JE-1 Guia de Instalação do Suporte. Incluído: Peça Inclusa 70JE CBT 70J-1 e CBT 70JE-1 Guia de Instalação do Suporte Revisão B Para Suporte de Parede Giratório/Inclinado Incluído: SUPORTE DO ALTO-FALANTE M6-60L Porcas M6 SUPORTE DE PAREDE GIRATÓRIO/INCLINADO Cabeça

Leia mais

Filtro Portátil para Piscina. Manual técnico de instalação

Filtro Portátil para Piscina. Manual técnico de instalação Filtro Portátil para Piscina Manual técnico de instalação Manual de instalação, operação e manutenção Índice Produto Parabéns...2 Montagem do kit Montagem...6 Funcionamento Antes de iniciar o funcionamento...3

Leia mais

Capítulo 4. Conexões elétricas da fonte. Apostila Hardware Básico I Profª Thaís Viegas

Capítulo 4. Conexões elétricas da fonte. Apostila Hardware Básico I Profª Thaís Viegas Apostila Hardware Básico I Capítulo 4 Conexões elétricas da fonte Componente absolutamente vital para o funcionamento de um computador, este dispositivo é responsável por fornecer energia elétrica aos

Leia mais

DSC/CEEI/UFCG. Introdução à Computação

DSC/CEEI/UFCG. Introdução à Computação DSC/CEEI/UFCG Introdução à Computação Entrada e Saída O usuário se comunica com o núcleo do computador (composto por UCP e memória principal) através de dispositivos de entrada e saída (dispositivos de

Leia mais

História da placa mãe

História da placa mãe Motherboard História da placa mãe Placa-mãe do IBM PC 5150 Fabricada pela IBM PC em 1982 ; Seu nome inicial era Planar Sistema BUS; O IBM PC 5150 foi primeiro computador pessoal pela IBM; Definição A placa-mãe

Leia mais