Capítulo 6. Conexões e configurações

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Capítulo 6. Conexões e configurações"

Transcrição

1 Capítulo 6 Conexões e configurações Antecipando etapas da montagem Neste capítulo vamos mostrar com detalhes as formas como são feitas diversas conexões e configurações que são realizadas durante a montagem do PC. Power Switch ATX Nos gabinetes AT existe um cabo que liga internamente a fonte de alimentação à chave liga-desliga. Nos gabinetes ATX, o botão liga-desliga não é ligado diretamente na fonte, e sim na placa de CPU, no ponto indicado como Power Switch. A figura 1 mostra o botão liga-desliga (power switch) de um gabinete ATX, e também o conector correspondente. O conector deve ser ligado na placa de CPU, de acordo com as instruções do seu manual. Figura 6.1 Botão liga-desliga de um gabinete ATX e o seu conector interno para ligar na placa de CPU.

2 6-2 Ligação da fonte na placa de CPU ATX Na figura 2 vemos a conexão da fonte de alimentação ATX, em uma placa de CPU ATX. Devido à diferença entre os formatos dos pinos é impossível fazer esta conexão de forma invertida. Figura 6.2 Conectando uma fonte de alimentação em uma placa de CPU ATX. A) Trava no conector da fonte B) Trava no conector da placa de CPU Ligação da fonte nos drives e disco rígido C) Para desencaixar os conectores, é preciso pressionar a trava no ponto indicado Essas conexões são as mesmas, tanto em fontes AT como em ATX. Na figura 3 vemos a conexão da fonte no disco rígido. Observe o tipo de conector da fonte que é usado nesta ligação. Normalmente as fontes possuem três ou mais desses conectores. Todos eles são idênticos, e você pode ligar qualquer um deles em qualquer dispositivo que possua este tipo de conector. O drive de CD-ROM utiliza o mesmo tipo de conector de alimentação. Figura 6.3 Conectando a fonte de alimentação no disco rígido Na figura 4 vemos o detalhe da ligação da fonte de alimentação em um drive de disquetes de 3½. Preste muita atenção nesta conexão, pois se você tentar encaixá-lo de cabeça para baixo, ou então deslocado para o lado, a conexão será feita, e quando você ligar o computador, o drive queimará.

3 6-3 Figura 6.4 Orientação correta da ligação do conector para drives de disquetes de 3½. Cabos flat Existe uma regra simples para fazer qualquer conexão de cabo flat: O fio vermelho do cabo flat deve ser encaixado no pino 1 do conector A figura 5 mostra a conexão de um cabo flat em um drive de disquetes de 3½. O fio vermelho deve ser alinhado com os pinos 1 e 2, que é o lado oposto ao dos pinos 33 e 34. Observe na figura a indicação 33, portanto ela deve ficar oposta ao fio vermelho. Figura 6.5 Ligando o cabo flat em um drive de disquetes de 3½. Na figura 6 vemos a conexão de um cabo flat IDE em um disco rígido. O fio vermelho deve ficar alinhado com o pino 1 do conector. A conexão do cabo flato no disco rígido é idêntica. Em ambos os casos, o pino 1 fica próximo ao conector de alimentação.

4 6-4 Figura 6.6 Conectando o cabo flat IDE no disco rígido. Também é preciso ligar os cabos nas suas interfaces, ou seja, nos conectores apropriados da placa de CPU. Também neste caso, o fio vermelho do cabo flat deve ficar alinhado com o pino 1 do conector. A posição do pino 1 é indicada na placa, ao lado do seu conector, ou então no seu manual. Figura 6.7 Conectores para drives de disquete e interfaces IDE em uma placa de CPU. O conector da interface para drives de disquete é um pouco mais curto que os conectores das interfaces IDE. Possui apenas 34 pinos. Os conectores IDE possuem 40 pinos (figura 7). Devemos ainda identificar qual das duas interfaces IDE é a primária, e qual é a secundária. Se não encontrarmos este indicação ao lado do próprio conector, basta consultar o manual da placa. Cooler

5 A figura 8 mostra a conexão para o cooler do processador em uma placa de CPU. O conector fêmea de 3 vias, que faz parte do ventilador, deve ser ligado ao conector macho de 3 vias, existente na placa de CPU. Figura Ligando o cooler do processador na placa de CPU. Instalação de módulos DIMM Para encaixar o módulo DIMM, devemos posicioná-lo sobre o soquete, e forçá-lo para baixo com cuidado (figura 9). Quando o encaixe é feito, duas pequenas alças plásticas existentes no soquete são encaixadas em duas fendas nas laterais do módulo. Para retirá-lo basta forçar as alças laterais e o módulo levantará. Segure o módulo pelas bordas para não danificá-lo. Figura 6.9 Instalando um módulo DIMM.

6 6-6 Figura 6.10 Extraindo um módulo DIMM. Encaixando e retirando placas de expansão Para encaixar uma placa de expansão, alinhe-a sobre o slot e aplique movimentos alternados até que fique totalmente encaixada (figura 11). Feito isto devemos fixá-la no gabinete através de um parafuso. Para retirar a placa, devemos puxá-la em movimentos alternados. Devemos ter cuidado para não tocar com as mãos, os circuitos da placa que está sendo retirada. Figura 6.11 Instalando uma placa de expansão em um slot. Encaixando o processador no soquete ZIF Antes de mais nada, devemos evitar a todo custo, tocar nas perninhas do processador, caso contrário poderemos danificá-lo com eletricidade estática. A figura 12 mostra a instalação do processador no seu soquete. Inicialmente levantamos a alavanca. Colocamos o processador no seu soquete, observando a sua orientação correta. Podemos agora abaixar a alavanca e travá-la.

7 6-7 Figura 6.12 Instalando um processador em um soquete ZIF. Encaixando processadores de cartucho O processo é o mesmo para todos os processadores de cartucho (figura 13), como as versões antigas do Athlon, Celeron e Pentium III e Pentium II. Observe que pelo padrão, a inscrição Pentium II (o mesmo vale para os demais processadores) deve ficar voltada para a parte traseira da placa de CPU. Encaixamos o processador no seu mecanismo de retenção e aplicamos força para baixo, para que o encaixe seja feito no slot. Figura 6.13 Encaixando um processador Pentium II no seu slot. Nas hastes laterais de fixação de processadores, existem travas que devem ser posicionadas para cima ou para baixo durante o processo de colocação e retirada do processador. Coloque a trava para cima, fixando o processador após o encaixe. Desloque a trava para baixo antes de colocar ou retirar o processador do seu slot. Para retirar o processador, devemos mover as travas para baixo e puxá-lo para cima. Acessórios do gabinete Todos os gabinetes para PC são acompanhados de uma caixa com pequenas peças usadas para a montagem do PCr. São parafusos, além de diversos outros acessórios usados principalmente na fixação das placas.

8 6-8 Parafusos Separe todos os parafusos que você recebeu junto com o gabinete. Você poderá observar que são divididos em duas categorias (veja a figura 14) Figura 6.14 Parafusos de classes 1 e 2. Observe que o de classe 2 é mais gordinho e tem menor número de voltas. Classe 1: Esses parafusos são usados para os seguintes dispositivos: Drive de 3½ Drive de 5 1/4 Drive de CD-ROM Placas de expansão Classe 2: Usados para os seguintes dispositivos: Disco rígido Tampa traseira do gabinete. Existem ainda parafusos para fixar a placa de CPU ao gabinete (figura 15). Um deles, mostrado na parte direita da figura, é um parafuso metálico hexagonal. Deve ser aparafusado em locais apropriados na chapa do gabinete. Após ser colocada a placa de CPU, é introduzido um outro parafuso (parte esquerda da figura 15), juntamente com uma arruela isolante (figura 16). Figura 6.15 Parafusos para fixar a placa de CPU ao gabinete.

9 Figura Fixação da placa de CPU no gabinete através de parafusos hexagonais. Tampa plástica frontal Os gabinetes são acompanhados de tampas plásticas para serem usadas nos locais vagos reservados para a instalação de drives. São introduzidas por pressão, pela frente do gabinete. Tampas metálicas traseiras Os gabinetes possuem, na sua parte traseira, oito fendas onde se alojam os conectores traseiros das placas de expansão. Como nem sempre utilizamos todas essas 8 posições, é conveniente tampar as que não estiverem em uso. Espaçadores plásticos A placa de CPU é presa ao gabinete por dois processos: Parafusos metálicos hexagonais (figura 15) e espaçadores plásticos (figura 17). Os espaçadores plásticos devem ter inicialmente a sua parte superior encaixada em furos na placa de CPU. Sua parte inferior deve ser encaixada em fendas no gabinete. Figura 6.17 Espaçadores plásticos.

10 6-10 Inicialmente devemos checar quais são as fendas do gabinete que estão alinhadas com furos na placa de CPU. Encaixamos espaçadores plásticos nos furos da placa de CPU que possuem fendas correspondentes no gabinete. A seguir colocamos a placa no seu lugar, de forma que todos os espaçadores plásticos encaixem simultaneamente nas respectivas fendas (figura 18). Figura 6.18 Detalhe do encaixe de um espaçador plástico em uma fenda do gabinete. Furos de fixação da placa de CPU Como vimos, a fixação da placa de CPU é feita por espaçadores plásticos e por parafusos metálicos hexagonais. Devemos contudo, tomar muito cuidado com o uso desses parafusos. Observando os furos da placa de CPU, podemos verificar que existem dois tipos, ambos mostrados na figura 19: Furo normal Furo metalizado Figura 6.19 Furo normal e furo metalizado. Nunca devemos usar parafusos em furos não metalizados, caso contrário corresmos o risco de danificar a placa de CPU por um curto-circuito. Painel traseiro do gabinete ATX As placas de CPU ATX possuem um painel traseiro no qual ficam os conectores de várias das suas interfaces. Os gabinetes ATX são acompanhados de uma pequena chapa metálica, na qual este painel se encaixará.

11 6-11 Jumpers de placas de CPU Figura 6.20 Chapa metálica para painel das interfaces de uma placa de CPU ATX. Deve ser encaixada pela parte interna do gabinete. Para instalar uma placa de CPU é preciso instalar o processador e configurar seus jumpers. Esses jumpers definem suas opções de funcionamento, como: Clock interno do processador Clock externo do processador Voltagem do processador Tipo do processador Na maioria dos casos, sobretudo com placas de CPU e processdores modernos, a maioria dessas configurações é automática, não sendo necessário programar jumpers. O manual da placa de CPU sempre trará as instruções para a correta configuração dos seus jumpers. Em certos casos, algumas das configurações não são feitas por jumpers, mas por itens do CMOS Setup. Existem jumpers que se encaixam em um par de pinos e jumpers que se encaixam em dois pinos escolhidos dentro de um grupo de 3 ou mais pinos. Quando existem apenas dois pinos, temos duas configurações possíveis: ON ou CLOSED: quando o jumper está instalado OFF ou OPEN: quando o jumper está removido Quando temos grupos com 3 ou mais pinos, estes são numerados. As instruções existentes nos manuais dizem para encaixarmos um jumper entre 1-2, 2-3, etc. É comum também encontrar a opção OPEN, ou seja, sem jumper.

12 6-12 Figura 6.21 Formas de configurar um jumper. Configurando a voltagem do processador Os processadores modernos operam com duas voltagens: interna e externa, também chamadas de CORE e I/O. A voltagem externa é normalmente de 3,3 volts, mas a interna é menor, e seu valor depende do processador. Existem processadores nos quais a configuração de voltagem é automática. Esses processadores informam à placa de CPU o valor da voltagem interna que necessitam. Processadores mais antigos precisam que sua voltagem interna seja configurada através de jumpers. Voltagem automática Pentium 4, Pentium III, Pentium II, Celeron, Athlon, Duron, Cyrix III Voltagem manual K6-III, K6-2, K6, Cyrix M II, 6x86, 6x86MX, IDT Winchip, Pentium MMX, Pentium Figura 6.22 Programação de voltagem interna do processador em uma placa de CPU com Socket 7. A figura 22 mostra um exemplo de programação de voltagem interna do processador. As placas para Socket 7 produzidas a partir de 1998

13 6-13 normalmente permitem escolher voltagens entre 2.0 volts e 3.5 volts, o que garante a compatibilidade com maior número de processadores. Ao programar a voltagem interna de um processador, podemos sempre consultar as especificações indicadas na sua face superior. A figura 23 mostra como exemplo o processador AMD K6, no qual está indicado que a voltagem interna é 3.2 volts (CORE). Figura 6.23 Informações de configuração indicadas na face superior de um processador. Configurando o clock externo do processador Cada processador foi projetado para operar com um determinado clock externo. Em praticamente todas as placas de CPU este clock não é configurado automaticamente. Cabe ao montador do PC fazer esta programação. A figura 24 mostra o exemplo de outra placa de CPU, a K7V, para processadores Athlon. Note que são oferecidas as opções de 100 MHz (o normal para este processador), e ainda os valores de 103, 105 e 110 MHz. Não use valores superiores ao padrão, pois eles funcionam como envenenamentos que podem estragar o processador, apesar de o tornarem mais rápido.

14 6-14 Figura 6.24 Programação de clock externo em uma placa de CPU para Athlon. Processadores Athlon e Duron operam com 200 e 266 MHz externos, mas na verdade os clocks utilizados são 100 e 133 MHz, respectivamente. Como são feitas duas transferências a cada clock (DDR = Double Data Rate), tudo se passa como se fossem mesmo clocks de 200 e 266 MHz, mas para efeito de programação dos clocks externos das suas placas de CPU, os valores que vigoram são 100 e 133 MHz, respectivamente. Configurando o clock interno do processador Esta é uma configuração que nem sempre está disponível para os processadores modernos. O clock interno é formado pela composição entre o clock externo e um multiplicador. Por exemplo, com clock externo de 100 MHz e multiplicador 5x, chegamos ao clock interno de 500 MHz. Nos processadores antigos, o multiplicador era sempre definido através de jumpers ou dip switches. Em alguns casos o multiplicador era escolhido pelo CMOS Setup. Dizemos que um processador é travado quando utiliza sua própria configuração de multiplicador, ignorando a configuração da placa de CPU. Dizemos que o processador é destravado quando aceita configurações de multiplicador pela placa de CPU, através de jumpers ou do CMOS Setup. Os processadores destravados são: AMD K6, K6-2, K6-III Cyrix M II, 6x86, 6x86MX WinChip Pentium, Pentium MMX Primeiras versões do Pentium II Os processadores travados são:

15 6-15 Pentium II, Pentium III, Pentium 4 Celeron Athlon e Duron OBS: Existem algumas versões do Athlon e do Duron que são destravadas. Figura 6.25 Programação de multiplicadores. A figura 25 mostra um exemplo de programação de multiplicadores, extraído do manual de uma placa de CPU. Trata-se de uma placa para Socket 7, cujos processadores aceitam todos a programação manual do multiplicador. Podemos observar que existem configurações para: 1.5x / 2x / 2,5x / 3x / 4,5x / 5x / 5,5x Devemos sempre programar o multiplicador de acordo com o processador a ser instalado. Por exemplo, para um K6-2/550, usamos o multiplicador 5,5x, bem como o clock externo de 100 MHz. Processadores destravados ignoram os jumpers da placa de CPU que definem o multiplicador. Ao invés de levar em conta os jumpers, eles tomam como base seus multiplicadores internos. Jumper para descarga do CMOS As placas de CPU possuem um jumper que é usado para habilitar o fornecimento de corrente da bateria para o chip CMOS. Antes de montar o seu PC,

16 6-16 verifique qual é este jumper, e programe-o na opção Normal, para que o chip CMOS receba corrente da bateria. A figura 26 mostra um exemplo. Figura 6.26 Jumper para descarga do CMOS. Jumpers de dispositivos IDE Para instalar um disco rígido IDE, novinho em folha, como o único dispositivo da interface IDE primária, então não precisa se preocupar com a sua configuração de jumpers. A configuração de fábrica é adequada para este tipo de instalação. Já o mesmo não pode ser dito quando você pretende instalar dois discos rígidos, ou então quando pretende instalar outros dispositivos IDE, como drives de CD-ROM. Um disco rígido IDE pode ter seus jumpers configurados de 3 formas: Master Slave Drive is Master, Slave Present Esta é a configuração de fábrica. O drive está preparado para operar como Master (ou seja, o primeiro dispositivo de uma interface), sem Slave (ou seja, sem estar acompanhado de um segundo dispositivo na mesma interface). O disco rígido é o Slave, ou seja, o segundo dispositivo IDE ligado a uma interface. Nesta configuração, o disco rígido é o Master, ou seja, o primeiro dispositivo de uma interface IDE, porém, existe um segundo dispositivo IDE ligado na mesma interface. A princípio um disco Master funciona como drive C, e um Slave funciona como drive D, mas isto depende dos dispositivos instalados. As configurações de outros dispositivos IDE (drive de CD-ROM, ZIP Drive IDE, etc) são parecidas, exceto pelo fato de não utilizarem a configuração Slave Present. Portanto, usam apenas as opções Master e Slave. Vejamos alguns exemplos de conexões de discos rígidos e dispositivos IDE e suas respectivas configurações. Exemplo 1

17 6-17 Suponha que existe um disco rígido ligado na interface IDE primária, e um drive de CD-ROM ligado na interface IDE secundária. Os jumpers devem ser configurados da seguinte forma: Conexão Dispositivo Configuração Primary Master Disco rígido One drive Only Primary Slave - - Secondary Master Drive de CD-ROM Master Secondary Slave - - Exemplo 2 Nesta configuração, façamos a ligação de um disco rígido IDE e um drive de CD-ROM ligados na interface IDE primária, e um segundo disco rígido IDE ligado na interface secundária. Conexão Dispositivo Configuração Primary Master Disco rígido Drive is Master, Slave Present Primary Slave Drive de CD-ROM Slave Secondary Master Disco rígido One drive Only Secondary Slave - Certas configurações devem ser evitadas, apesar de funcionarem. Por exemplo, devemos evitar ligar um drive de CD-ROM ou outros dispositivos, na mesma interface onde está o disco rígido. Este tipo de ligação pode resultar na redução do desempenho do disco rígido. Também não é recomendado ligar um disco rígido IDE como Slave, em uma interface na qual o Master não é um disco rígido. Por exemplo, um drive de CD-ROM como Master e um disco rígido como Slave. No manual do disco rígido você sempre encontrará as instruções para configurar seus jumpers. Também na carcaça do disco rígido existem instruções sobre seus jumpers.

18 6-18 Figura 6.27 Jumpers de um disco rígido. Jumpers em drives de CD-ROM A figura 28 mostra os jumpers de um drive de CD-ROM IDE. Observe que não existe o jumper Slave Present, apenas jumpers que o definem como Master ou Slave. Existe também a opção Cable Select, comum em vários dispositivos IDE, mas na prática não é usada. Figura 6.28 Jumpers de um drive de CD-ROM IDE. /////////

Capítulo. Placas de CPU. ATX domina o mercado

Capítulo. Placas de CPU. ATX domina o mercado Capítulo 3 Placas de CPU ATX domina o mercado As placas de CPU modernas utilizam o padrão ATX. Modelos mais antigos utilizam o padrão AT (ou Baby AT). Existem ainda muitos modelos que usam o chamado Micro

Leia mais

Capítulo 18. Conexões mecânicas

Capítulo 18. Conexões mecânicas Capítulo 18 Conexões mecânicas Montar um computador não consiste apenas em encaixar e aparafusar peças. Mesmo assim, saber executar essas etapas mecânicas corretamente é muito importante. Este capítulo

Leia mais

Capítulo. Noções sobre hardware de PCs. As peças que formam um PC

Capítulo. Noções sobre hardware de PCs. As peças que formam um PC Capítulo 11 Noções sobre hardware de PCs As peças que formam um PC Uma das tarefas envolvidas na montagem de redes é a instalação de placas de rede. É possível instalar essas placas sem ter conhecimentos

Leia mais

Capítulo. Como encaixar e aparafusar placas Como encaixar os conectores Como configurar jumpers Como fixar um cooler no processador

Capítulo. Como encaixar e aparafusar placas Como encaixar os conectores Como configurar jumpers Como fixar um cooler no processador Capítulo 9 Conexões Montagem mecânica Podemos dividir a montagem de PCs em duas partes: a que exige conhecimentos superficiais e a que exige conhecimentos avançados. Os conhecimentos superficiais são os

Leia mais

Montagem de Computador [13] Manutenção de. Prof.: Ari Oliveira

Montagem de Computador [13] Manutenção de. Prof.: Ari Oliveira Manutenção de Prof.: Ari Oliveira Montagem do computador A Montagem Preparação do gabinete O Primeiro passo para montar o computador é desmontar o gabinete, retirando os parafusos da tampa lateral, que

Leia mais

Capítulo 10. Configurações de hardware

Capítulo 10. Configurações de hardware Capítulo 10 Configurações de hardware À medida em que os anos passam, jumpers e dip switches são cada vez menos usados. Há poucos anos atrás era preciso configurar diversos jumpers para instalar uma simples

Leia mais

Use sempre uma pulseira Anti-estática para não danificar o hardware

Use sempre uma pulseira Anti-estática para não danificar o hardware Aprenda a montar seu computador Recomendações: Use sempre uma pulseira Anti-estática para não danificar o hardware Colocação da Placa Mãe no Gabinete. Vamos pegar a placa-mãe sem nenhum periférico adicional

Leia mais

Capítulo. Configurações e jumpers

Capítulo. Configurações e jumpers Capítulo 19 Configurações e jumpers À medida em que os anos passam, jumpers e dip switches são cada vez menos usados. Há poucos anos atrás era preciso configurar diversos jumpers para instalar uma simples

Leia mais

Memórias. Montagem Básica. Prof. Demétrios Coutinho

Memórias. Montagem Básica. Prof. Demétrios Coutinho Memórias Montagem Básica Prof. Demétrios Coutinho Ferramentas Necessárias Chave de fenda e chave Philips Pulseira anti-estática Ferramentas Necessárias Eletricidade Estática Manuseio de placas Não tocar

Leia mais

Montagem & Manutenção Oficina de Informática - 1 - GABINETE. O mercado disponibiliza os seguintes modelos de gabinete para integração de PC s:

Montagem & Manutenção Oficina de Informática - 1 - GABINETE. O mercado disponibiliza os seguintes modelos de gabinete para integração de PC s: GABINETE - 1 - O gabinete é considerado a estrutura do PC porque é nele que todos os componentes internos serão instalados e fixados. Portanto, a escolha de um gabinete adequado aos componentes que serão

Leia mais

Aula 07. Discos e Drives Parte II e III

Aula 07. Discos e Drives Parte II e III Aula 07 Discos e Drives Parte II e III Conectando a fonte no HD A fonte de alimentação tem vários conectores como o mostrado ao lado, que servem para ligar no disco rígido. Você pode ligar qualquer um

Leia mais

Componentes constituintes de uma motherboard

Componentes constituintes de uma motherboard Uma placa-mãe típica e seus componentes (neste exemplo uma placa-mãe modelo A7N8X- Deluxe da Asus) 32 1 - Socket do processador (CPU) é neste socket que o processador é encaixado. O desenho das actuais

Leia mais

TRABALHO AVALIATIVO SOBRE CONFIGURAÇÃO E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES

TRABALHO AVALIATIVO SOBRE CONFIGURAÇÃO E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES TRABALHO AVALIATIVO SOBRE CONFIGURAÇÃO E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES 1) Como descobrir quais dispositivos de hardware estão sem drivers? ( ) A Basta clicar em Meu Computador e checar na parte esquerda da

Leia mais

O mercado disponibiliza os seguintes modelos de gabinete para integração de PC s.

O mercado disponibiliza os seguintes modelos de gabinete para integração de PC s. Sua Oficina Virtual Apostila totalmente Gratuita Edição 2002 2 Gabinete O gabinete é considerado a estrutura do PC porque é nele que todos os componentes internos serão instalados e fixados. Portanto,

Leia mais

Montagem e Configuração

Montagem e Configuração Montagem e Configuração ÍNDICE CAPÍTULO 1 CONCEITOS BÁSICOS... 09 HISTÓRICO... 11 TIPOS DE COMPUTADORES... 13 CAPÍTULO 2 COMPONENTES EXTERNOS... 17 COMPONENTES INTERNOS... 21 CAPÍTULO 3 ROM BIOS... 31

Leia mais

FUNDAMENTOS DE HARDWARE PLACA MÃE. Professor Carlos Muniz

FUNDAMENTOS DE HARDWARE PLACA MÃE. Professor Carlos Muniz FUNDAMENTOS DE HARDWARE Professor Carlos Muniz Placa mãe A função da placa mãe é criar meios para que o processador possa comunicar-se com todos os demais periféricos do micro com a maior velocidade e

Leia mais

Processador. Colégio Serrano Guardia Módulo III Suporte Técnico e Redes William Andrey de Godoy

Processador. Colégio Serrano Guardia Módulo III Suporte Técnico e Redes William Andrey de Godoy Processador 1 Colégio Serrano Guardia Módulo III Suporte Técnico e Redes Processador ou CPU É o cérebro do computador, responsável principalmente por executar os comandos (processamento) e carregar (manipular)

Leia mais

Montagem de PCs. Christian César de Azevedo

Montagem de PCs. Christian César de Azevedo Montagem de PCs Christian César de Azevedo Material Necessário Gabinete com fonte de alimentação Processador Placa-mãe compatível com o processador Memória RAM compatível com o FSB da placa-mãe. Placa

Leia mais

Montagem do Computador

Montagem do Computador Montagem do Computador PET - Engenharia de Computação 1 Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo - UFES Março - 2015 1 petengcom@inf.ufes.br 1 / 25 Sumário Sumário Processador

Leia mais

Arquitectura de Computadores

Arquitectura de Computadores Escola Secundária D. Afonso Sanches Arquitectura de Computadores Módulo 3 Técnicas de Detecção de Avarias Nuno Pereira nuno@nfp.com.pt 2009/2010 1. Introdução 1.1 Técnicas de detecção de avarias A disciplina

Leia mais

Capítulo 4. Discos. Disco rígido

Capítulo 4. Discos. Disco rígido Capítulo 4 Discos Disco rígido Um PC bem equipado deve ter um processador rápido, uma boa quantidade de RAM, e um disco rígido de alta capacidade. Também é necessário que o disco rígido tenha um bom desempenho.

Leia mais

Desmontagem da Unidade Central

Desmontagem da Unidade Central Desmontagem da Unidade Central 1 Cabos exteriores à Unidade Central Desligue o computador e retire todos os cabos exteriores à Unidade Central. Nunca deverá retirar um componente com o computador ligado

Leia mais

Tecnologias da Informação e Comunicação

Tecnologias da Informação e Comunicação Módulo - Hardware Guião Prático Nº Vamos começar a explorar o interior do computador. Neste guião vais aprender a montar um computador através de um simulador fornecido gratuitamente pela CISCO. Sabias

Leia mais

Manutenção de Computadores Manuseio, cuidados e montagem de microcomputadores. Professor: Francisco Ary

Manutenção de Computadores Manuseio, cuidados e montagem de microcomputadores. Professor: Francisco Ary Manutenção de Computadores Manuseio, cuidados e montagem de microcomputadores Professor: Francisco Ary Cuidados e Manuseio Energia estática: surgem de forma natural, principalmente devido a atrito com

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA. Montagem e Manutenção de Computadores

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA. Montagem e Manutenção de Computadores CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA Montagem e Manutenção de Computadores FONTES DE ALIMENTAÇÃO TIPOS DE CORRENTES TIPOS DE CORRENTES No Computador Corrente Contínua Na Tomada Corrente Alternada CONVERSÃO Corrente

Leia mais

Montagem e Manutenção

Montagem e Manutenção Montagem e Manutenção Disciplina: Montagem e Manutenção de Computadores Professor: Thiago Silva Prates Cuidados com a energia estática Mantenha a placa-mãe e outros componentes em seu saco antiestático

Leia mais

Capítulo. Montagem de PCs

Capítulo. Montagem de PCs Capítulo 22 Montagem de PCs Montando PCs novos e antigos Todo técnico de hardware tem que ser especialista em montagem de PCs. Primeiro porque ele pode fazer serviços de montagem, passando a ser um pequeno

Leia mais

ENTENDENDO A PLACA MAE

ENTENDENDO A PLACA MAE ENTENDENDO A PLACA MAE A placa mãe é, de longe, a aquisição mais importante que deve ser feita em relação ao computador, pois no final das contas, será ela quem irá determinar quais serão as tecnologias

Leia mais

Unidades Básicas de Medidas bit: menor unidade de dado; apresenta os valores 0 ou 1. byte : conjunto de 8 bits; representa um caractere; Unidades

Unidades Básicas de Medidas bit: menor unidade de dado; apresenta os valores 0 ou 1. byte : conjunto de 8 bits; representa um caractere; Unidades Profª. Janaide Nogueira Unidades Básicas de Medidas bit: menor unidade de dado; apresenta os valores 0 ou 1. byte : conjunto de 8 bits; representa um caractere; Instalação e Manutenção de Computadores

Leia mais

7 Placas-Mãe - Principais características

7 Placas-Mãe - Principais características 7 Placas-Mãe - Principais características Também conhecida como "motherboard" ou "mainboard", a placa-mãe é, basicamente, a responsável pela interconexão de todas as peças que formam o computador. O HD,

Leia mais

Prof. Filipe Ornelas

Prof. Filipe Ornelas Prof. Filipe Ornelas ICCRLRI Hardware de Redes 0 Aparelhos e instrumentos utilizados nas instalações. 0 Bastidores; 0 Racks; 0 Patch Panel; 0 UPS / Non Breack; 3 0 Bastidores. 0 Os distribuidores são,

Leia mais

As partes do computador

As partes do computador Gabinetes 1 As partes do computador A maioria dos microcomputadores são mais ou menos parecidos. Provavelmente o computador que você está usando agora tem um gabinete, um monitor, um teclado e um mouse,

Leia mais

COMPONENTES DE UM COMPUTADOR (tecnologia) Adão de Melo Neto

COMPONENTES DE UM COMPUTADOR (tecnologia) Adão de Melo Neto COMPONENTES DE UM COMPUTADOR (tecnologia) Adão de Melo Neto 1 SUMÁRIO GABINETE FONTE COOLER BATERIA IDE, ATA e SATA SLOTS DE MEMÓRIA PLACA MAE ATX PROCESSADORES INTEL PLACAS DE VIDEO VIDEO GABINETE GABINETE

Leia mais

Ventilação do Computador

Ventilação do Computador Ventilação do Computador 28/02/2013 1 Ventilador da Fonte A fonte de alimentação possui um ventilador traseiro (exaustor) que expulsa o ar quente para a parte traseira do computador. Este exaustor não

Leia mais

Placa mãe mainboard motherboard

Placa mãe mainboard motherboard Também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso eletrônico. É considerado o elemento mais importante de um computador, pois tem como função permitir que o processador se comunique

Leia mais

Arquitecturas de computadores. A arquitectura dos computadores pode ser definida como "as diferenças na forma de fabricação dos computadores".

Arquitecturas de computadores. A arquitectura dos computadores pode ser definida como as diferenças na forma de fabricação dos computadores. Arquitecturas de computadores A arquitectura dos computadores pode ser definida como "as diferenças na forma de fabricação dos computadores". Arquitetura aberta A arquitectura aberta (atualmente mais utilizada,

Leia mais

Capítulo. Montar um PC sem entender as placas de CPU

Capítulo. Montar um PC sem entender as placas de CPU Capítulo 5 Placas de CPU Montar um PC sem entender as placas de CPU Veja como é fácil montar um computador sem ter conhecimentos técnicos sobre placas de CPU. Basta aparafusar a placa no gabinete, conectar

Leia mais

Servidor HP ProLiant SL165s G7

Servidor HP ProLiant SL165s G7 Servidor HP ProLiant SL165s G7 Instruções de instalação Núm. de publicação 635251-202 Identificação dos componentes do servidor Componentes do painel frontal Componentes do painel frontal do servidor SL165s

Leia mais

Número de Peça: 67P4576. h Bateria. h Computador

Número de Peça: 67P4576. h Bateria. h Computador Número de Peça: 67P4576 Obrigado por adquirir o computador IBM ThinkPad X Series. Compare os itens desta lista com os itens da caixa. Se algum item estiver faltando ou estiver danificado, entre em contato

Leia mais

PLACA-MÃE. Montagem e Manutenção de Microcomputadores (MMM) Escola Técnica Estadual República FAETEC Rio de Janeiro - RJ MM - ETER - FAETEC

PLACA-MÃE. Montagem e Manutenção de Microcomputadores (MMM) Escola Técnica Estadual República FAETEC Rio de Janeiro - RJ MM - ETER - FAETEC PLACA-MÃE Montagem e Manutenção de Microcomputadores (MMM) Escola Técnica Estadual República FAETEC Rio de Janeiro - RJ PADRÕES DA INDÚSTRIA Na indústria, existem alguns padrões para gabinetes, fontes

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES 240mm e 360mm

MANUAL DE INSTRUÇÕES 240mm e 360mm MANUAL DE INSTRUÇÕES 240mm e 360mm MYC/FC-V2-240-BL WATER COOLER ALGOR 240MM PARA AMD E INTEL LED AZUL 7898554983695 MYC/FC-V2-240-RD WATER COOLER ALGOR 240MM PARA AMD E INTEL LED VERMELHO 7898554983701

Leia mais

Identificação das partes constituintes de um PC

Identificação das partes constituintes de um PC Identificação das partes constituintes de um PC Durante este exercício deverá identificar e localizar as partes constituintes de um Computador Pessoal (PC), nomeadamente: Placa Principal (Mother Board)

Leia mais

IMM - INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES. Professora Anabela Ferreira

IMM - INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES. Professora Anabela Ferreira IMM - INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES Caixas de computadores A caixa do computador é uma caixa metálica onde se encontram as peças que formam o computador Tamanhos das caixas verticais (torres):

Leia mais

Laboratório: Identificando as Partes do Computador

Laboratório: Identificando as Partes do Computador Laboratório: Identificando as Partes do Computador Objetivos: Identificar os componentes que estão ligados externa e internamente ao gabinete. Material Necessário: Ø Um computador que possa ser desmontado

Leia mais

Eletricidade estática e Manuseio de equipamentos.

Eletricidade estática e Manuseio de equipamentos. Sua Oficina Virtual Apostila totalmente Gratuita Edição 2002 2 Eletricidade estática e Manuseio de equipamentos. Nós não podemos vê-la, mas ela existe e danifica os componentes eletrônicos. Por isso os

Leia mais

IMEI M6 TÉCNICAS DE DIAGNÓSTICO E REPARAÇÃO DE AVARIAS

IMEI M6 TÉCNICAS DE DIAGNÓSTICO E REPARAÇÃO DE AVARIAS IMEI M6 TÉCNICAS DE DIAGNÓSTICO E REPARAÇÃO DE AVARIAS Sintomas e diagnóstico 2 Quando o computador teima em não iniciar 3 Para um diagnóstico mais rápido e simples de fazer, deverá prover-se de todos

Leia mais

INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O Curso de Montagem e Reparação de Computadores ou HARDWARE é um curso onde o estudante conhecerá precisamente a importância, a função e os componentes essenciais para o funcionamento de um

Leia mais

Introdução à Informática. Alexandre Meslin

Introdução à Informática. Alexandre Meslin Introdução à Informática Alexandre Meslin (meslin@nce.ufrj.br) Aula Anterior Componentes de um computador Exercícios de fixação Esta Aula Especificando um Computador Montando um Computador Placa Mãe e

Leia mais

Manutenção de Computadores. Aula básica e prática

Manutenção de Computadores. Aula básica e prática Manutenção de Computadores Aula básica e prática Gabinete Alguns cuidados a serem tomados Devemos ter cuidado com alguns tópicos importantes antes de abrir o gabinete do computador. Desligue o computador

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES

CURSO TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES CURSO TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES Álvaro Elias Flôres alvaro.flores@sc.senai.br PLACA-MÃE Introdução Placa-mãe é a principal placa existente no computador; É nela que são conectadas todas as demais

Leia mais

Inspiron 3250 Manual de serviço

Inspiron 3250 Manual de serviço Inspiron 3250 Manual de serviço Modelo do computador: Inspiron 3250 Modelo normativo: D13S Tipo normativo: D13S001 Notas, avisos e advertências NOTA: Uma NOTA indica informações importantes que ajudam

Leia mais

h Bateria h Computador

h Bateria h Computador Obrigado por adquirir o computador IBM ThinkPad R Series. Compare os itens desta lista com os itens da caixa. Se algum item estiver faltando ou estiver danificado, entre em contato com seu revendedor.

Leia mais

h Computador h Bateria

h Computador h Bateria Obrigado por adquirir o computador IBM ThinkPad G40 Series. Compare os itens desta lista com os itens da caixa. Se algum item estiver faltando ou estiver danificado, entre em contato com seu revendedor.

Leia mais

Manutenção de Computadores. Aula básica e prática

Manutenção de Computadores. Aula básica e prática Manutenção de Computadores Aula básica e prática Gabinete Alguns cuidados a serem tomados Devemos ter cuidado com alguns tópicos importantes antes de abrir o gabinete do computador. Desligue o computador

Leia mais

UFCD 0770 Dispositivos e Periféricos Formadora: Sónia Rodrigues

UFCD 0770 Dispositivos e Periféricos Formadora: Sónia Rodrigues UFCD 0770 Dispositivos e Periféricos Formadora: Sónia Rodrigues 0770 Dispositivos e Periféricos Objectivos da UFCD: Instalar e configurar dispositivos internos e externos no computador. Identificar as

Leia mais

TITAN. Dupla Sirene Piezoelétrica Blindada e Auto-Alimentada. Manual de Instalação e Operação Rev. 06

TITAN. Dupla Sirene Piezoelétrica Blindada e Auto-Alimentada. Manual de Instalação e Operação Rev. 06 TITAN Dupla Sirene Piezoelétrica Blindada e Auto-Alimentada Manual de Instalação e Operação Rev. 06 2 Manual de Instalação e Operação da Sirene TITAN Índice Item Capítulo Página 1. Introdução... 2 2. Instalação...

Leia mais

Organização de Computadores Processadores. Professor: Francisco Ary

Organização de Computadores Processadores. Professor: Francisco Ary Organização de Computadores Processadores Professor: Francisco Ary Introdução O que vimos no último encontro: O que é um computador; Arquitetura Três partes principais: Processador; Memória; e Sistema

Leia mais

h Computador h Bateria 2. Para alguns modelos, uma unidade de disquete é incluída no pacote.

h Computador h Bateria 2. Para alguns modelos, uma unidade de disquete é incluída no pacote. Número de Peça: 92P1479 Obrigado por adquirir o computador IBM ThinkPad T Series. Compare os itens desta lista com os itens da caixa. Se algum item estiver faltando ou estiver danificado, entre em contato

Leia mais

FONTES DE ALIMENTAÇÃO

FONTES DE ALIMENTAÇÃO FONTES DE ALIMENTAÇÃO O QUE SÃO? O QUE FAZEM? A fonte de alimentação é o dispositivo responsável por converter corrente alternada, que chega pela rede elétrica, em corrente contínua e alimentar o computador

Leia mais

Este capítulo trata principalmente das conexões de cabos nas unidades de disco usadas nos PCs:

Este capítulo trata principalmente das conexões de cabos nas unidades de disco usadas nos PCs: Capítulo 5 Unidades de disco Este capítulo trata principalmente das conexões de cabos nas unidades de disco usadas nos PCs: Drives de disquete Discos rígidos Unidades de CD e DVD Apresentamos as informações

Leia mais

Manutenção de Computadores

Manutenção de Computadores Manutenção de Computadores Aula 4 Prof. Guilherme Nonino Rosa Apresentação: Prof. Guilherme Nonino Rosa - Técnico em Informática pela ETESP São Paulo no ano de 2012. - Graduado em Ciências da Computação

Leia mais

Componentes do Computador

Componentes do Computador Curso Técnico em Informática Módulo Subsequente Suporte Técnico Componentes do Computador INSTITUTO FEDERAL PARANÁ Campus Umuarama Professor Douglas Mariano douglas.santos@ifpr.edu.br Aula 02 CANTALICE,

Leia mais

Como montar um PC - parte 15: A montagem. Etapa 2: Montagem da placa de CPU. Autor: Laércio Vasconcelos. Conheça também nosso curso de

Como montar um PC - parte 15: A montagem. Etapa 2: Montagem da placa de CPU. Autor: Laércio Vasconcelos. Conheça também nosso curso de Como montar um PC - parte 15: A montagem Autor: Laércio Vasconcelos Conheça também nosso curso de Copyright (C) Laércio Vasconcelos Computação Nenhuma parte deste site pode ser reproduzida sem o consentimento

Leia mais

Placa mãe [9] Manutenção de. Prof.: Ari Oliveira

Placa mãe [9] Manutenção de. Prof.: Ari Oliveira Manutenção de Prof.: Ari Oliveira Placa-mãe - Principais características Também conhecida como "motherboard" ou "mainboard", a placa-mãe é, basicamente, a responsável pela interconexão de todas as peças

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - 2º P Manutenção e Suporte de Hardware I

CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - 2º P Manutenção e Suporte de Hardware I CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - 2º P Manutenção e Suporte de Hardware I Professor: Orlando Filho Graduação: Sistemas de Informação professor@orlandofilho.com Da aula passada... Placas

Leia mais

Conector ATX principal

Conector ATX principal Placa Mãe Também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso eletrônico. É considerado o elemento mais importante de um computador, pois tem como função permitir que o processador

Leia mais

FONTES DE ALIMENTAÇÃO PARA COMPUTADORES. Figura 1 - Fonte de Alimentação para Computadores.

FONTES DE ALIMENTAÇÃO PARA COMPUTADORES. Figura 1 - Fonte de Alimentação para Computadores. FONTES DE ALIMENTAÇÃO PARA COMPUTADORES 1. OBJETIVO Figura 1 - Fonte de Alimentação para Computadores. Conhecer as funcionalidades das fontes de alimentação nos computadores trabalhando suas principais

Leia mais

BARRAMENTO. Caminho de Dados

BARRAMENTO. Caminho de Dados BARRAMENTO Caminho de Dados Conceito Um barramento é simplesmente um circuito que conecta uma parte da placa-mãe à outra. Quanto mais dados o barramento consegue ter de uma só vez, mais rápido a informação

Leia mais

Verifique se o cabo de alimentação principal está ligado à parede (Estabilizador) e à fonte de alimentação. 1 - Inspeção Externa

Verifique se o cabo de alimentação principal está ligado à parede (Estabilizador) e à fonte de alimentação. 1 - Inspeção Externa Investigação Desde de quando não liga? O computador estava funcionando e desligou de repente e não ligou mais? Houve oscilações de energia (Quedas, raios...)? O computador estava funcionando bem antes?

Leia mais

Memória. Christian César de Azevedo

Memória. Christian César de Azevedo Memória Christian César de Azevedo Memórias do computador Memória 2 Memória ROM Na memória ROM estão escritos três programas: BIOS: responsável por ensinar o processador a manipular os dispositivos básicos

Leia mais

Guia de Remoção e Substituição de Hardware Tipos 8141, 8142, 8145 Tipos 8420, 8421, 8426

Guia de Remoção e Substituição de Hardware Tipos 8141, 8142, 8145 Tipos 8420, 8421, 8426 ThinkCentre Guia de Remoção e Substituição de Hardware Tipos 8141, 8142, 8145 Tipos 8420, 8421, 8426 ThinkCentre ThinkCentre Guia de Remoção e Substituição de Hardware Tipos 8141, 8142, 8145 Tipos 8420,

Leia mais

1. Como você diferencia na prática os diversos tipos de memória RAM?

1. Como você diferencia na prática os diversos tipos de memória RAM? ALUNO(A): MANUTENÇÃO BÁSICA 1º BIMESTRE DATA: / / PROFESSOR JEAN GALDINO INSTRUÇÕES: RESPONDA INDIVIDUALMENTE E ENTERGUE RESPONDIDA OBJETIVAMENTE. 1. Como você diferencia na prática os diversos tipos de

Leia mais

INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES Processadores Profº Elton Rodrigo

INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES Processadores Profº Elton Rodrigo 1 Sumário Introdução... 3 1- Processadores... 4 1.2 - FSB...4 1.2 Memória Cache...4 2 Sockets de processadores... 5 2.1 Hyper Threading (HT)...8 3 Processadores atuais... 9 4 - Cooler... 13 2 Introdução

Leia mais

O Interior do Micro. Observe os computadores: Fonte:

O Interior do Micro. Observe os computadores: Fonte: O Interior do Micro Observe os computadores: Fonte: http://www.laercio.com.br 1 Interior do Micro O Interior do PC Componentes 1 2 3 4 - Placa mãe - Placa de vídeo - Processador Memória 5 Disco Rígido

Leia mais

Módulos de Memória Guia do Usuário

Módulos de Memória Guia do Usuário Módulos de Memória Guia do Usuário Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso. As únicas garantias para produtos

Leia mais

FTIN - Hardware Básico. Ciclo Básico Curso Técnico de Informática AULA 4 Prof.º Genival Filho

FTIN - Hardware Básico. Ciclo Básico Curso Técnico de Informática AULA 4 Prof.º Genival Filho FTIN - Hardware Básico Ciclo Básico Curso Técnico de Informática AULA 4 Prof.º Genival Filho Instalações e reparos básicos aplicados a microcomputadores. O que vimos na ultima aula Componentes da placa-mãe

Leia mais

Arquitetura de Computadores (Placa Mãe)

Arquitetura de Computadores (Placa Mãe) Arquitetura de Computadores (Placa Mãe) Agenda Apresentar e explicar as funcionalidades da placa mãe Apresentar e explicar os principais componentes da placa mãe Fonte Interfaces e/ou portas Barramentos

Leia mais

Módulo 3. Objetivos: 62 - Curso de Formação em Uso de Tecnologias Digitais - Módulo Monitor

Módulo 3. Objetivos: 62 - Curso de Formação em Uso de Tecnologias Digitais - Módulo Monitor Módulo 3 Objetivos: Identificar os componentes de uma placa-mãe; Montar um microcomputador; Compreender a forma de configurar os dispositivos internos de um microcomputador quando em sua montagem; Configurar

Leia mais

Estimativa. Unioeste 50335/2017 Cod. Fornecedor Classificação Vlr.Un. Total. Setor Processo Item edital

Estimativa. Unioeste 50335/2017 Cod. Fornecedor Classificação Vlr.Un. Total. Setor Processo Item edital Página 1 de 1 Fornecedor Classificação Vlr.Un. -------Em haver------- 13 15392 Adaptador de Energia Power Over Ethernet (POE) TP-LINK/TL-POE150SSuporte Manutenção para Computadores -1 117,50 40 40 4.700,00

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Índice 1 Equipamento pg.1 2 Instalação do cabo de comunicação DB25 pg.5 3 Instalação do cabo de comunicação SERIAL RS232 + USB pg.7 4 Opção plástico ou papel pg.8 5 Cartucho de impressão

Leia mais

INTERFONES MODELOS: PLANALTO, HORIZONTE E IPANEMA

INTERFONES MODELOS: PLANALTO, HORIZONTE E IPANEMA S MODELOS: 27.0 - INTRODUÇÃO AOS S Figura 1 - Interfone código: ICAP-PL Figura 2 - Interfone código: ICAP-HO Os interfones foram projetados para serem utilizados em centrais de portaria ou porteiros eletrônicos

Leia mais

Instruções de substituição de bateria

Instruções de substituição de bateria Instruções de substituição de bateria do sistema HP Apollo 2000 Número da peça: 797869-201 Março de 2015 Edição: 1 Substituição da bateria do sistema Se o nó deixar de exibir automaticamente a data e a

Leia mais

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Minicômoda ref. 1343 Ferramentas: Para limpeza do móvel utilize um pano macio umedecido apenas com água. Etapas para montagem do produto 1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Preparar Laterais Montar Caixote

Leia mais

Redes de Computadores.

Redes de Computadores. Redes de Computadores www.profjvidal.com Cabo Par Trançado Cabo Par Trançado - Padrões de Conectorização Conectorização T568A (Straight Through) para 10BaseT e 100BaseT Cabo Par Trançado - Padrões de Conectorização

Leia mais

Manual de Instalação e Operação Rev. 03

Manual de Instalação e Operação Rev. 03 APOLO Manual de Instalação e Operação Rev. 03 2 Manual de Instalação e Operação da Sirene APOLO Índice Item Capítulo Página 1. Introdução... 2 2. Instalação... 2 3. Colocação da bateria selada... 3 4.

Leia mais

FUNDAMENTOS DE HARDWARE MEMÓRIA RAM PROFESSOR CARLOS MUNIZ

FUNDAMENTOS DE HARDWARE MEMÓRIA RAM PROFESSOR CARLOS MUNIZ FUNDAMENTOS DE HARDWARE MEMÓRIA RAM PROFESSOR CARLOS MUNIZ MEMÓRIA RAM MEMÓRIA RAM Existem 3 tipos de módulos de memória: os SIMM de 30 vias, os módulos SIMM de 72 vias e, finalmente, os módulos DIMM de

Leia mais

Manutenção de Computadores Composição de um computador. Professor: Francisco Ary

Manutenção de Computadores Composição de um computador. Professor: Francisco Ary Manutenção de Computadores Composição de um computador Professor: Francisco Ary Introdução Composição de um computador: Composto de um conjunto de componentes, em sua maioria eletrônicos; (Hardware) 2

Leia mais

XPS Manual de serviço. Modelo do computador: XPS 8930 Modelo normativo: D24M Tipo normativo: D24M001

XPS Manual de serviço. Modelo do computador: XPS 8930 Modelo normativo: D24M Tipo normativo: D24M001 XPS 8930 Manual de serviço Modelo do computador: XPS 8930 Modelo normativo: D24M Tipo normativo: D24M001 Notas, avisos e advertências NOTA: Uma NOTA indica informações importantes que ajudam você a usar

Leia mais

PLACA MÃE. Hardware de Computadores

PLACA MÃE. Hardware de Computadores PLACA MÃE Hardware de Computadores Introdução Placa-mãe, também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso eletrônico. É considerado o elemento mais importante de um computador,

Leia mais

GPS-ION-P. Manual de Instalação /2017

GPS-ION-P. Manual de Instalação /2017 1-0001-1017 10/2017 2017 Metrum Equipamentos de Medição e Testes LTDA. Todos os direitos reservados. 2 Sumário 1 Precauções de segurança... 4 2 Notas... 5 3 Introdução... 6 3.1 Conteúdo da caixa... 6 3.2

Leia mais

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Cômoda Gama ref. 1327 Ferramentas: Para limpeza do móvel utilize um pano macio umedecido apenas com água. Etapas para montagem do produto 1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Preparar Laterais Montar Caixote

Leia mais

Placa Mãe Motherboard`s

Placa Mãe Motherboard`s Placa Mãe Motherboard`s Módulo 01 Ambientação Tecnológica Prof. Felipe A. Pires O que é placa-mãe ou motherboard? É o circuito responsável por conectar e interligar todos os componentes do computador,

Leia mais

História da placa mãe

História da placa mãe Motherboard História da placa mãe Placa-mãe do IBM PC 5150 Fabricada pela IBM PC em 1982 ; Seu nome inicial era Planar Sistema BUS; O IBM PC 5150 foi primeiro computador pessoal pela IBM; Definição A placa-mãe

Leia mais

Unidade de expansão DX517. Guia de instalação de hardware

Unidade de expansão DX517. Guia de instalação de hardware Unidade de expansão DX517 Guia de instalação de hardware Índice Capítulo 1: Antes de Começar Conteúdo do pacote 3 Visão geral da unidade de expansão 4 Instruções de segurança 5 Capítulo 2: Configuração

Leia mais

Preparando seu computador para montagem em suporte de parede

Preparando seu computador para montagem em suporte de parede Preparando seu computador para montagem em suporte de parede Preparando seu computador para montagem em suporte de parede Este documento fornece instruções para preparar o computador para montagem em

Leia mais

Componentes de um PC. Professor Leonardo Cabral da R. Soares

Componentes de um PC. Professor Leonardo Cabral da R. Soares Componentes de um PC Professor Leonardo Cabral da R. Soares Fonte de alimentação A função da fonte é transformar a corrente alternada, que chega em nossas tomadas, em corrente contínua (AC) já nas tensões

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - 2º P Manutenção e Suporte de Hardware I

CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - 2º P Manutenção e Suporte de Hardware I CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - 2º P Manutenção e Suporte de Hardware I Professor: Orlando Filho Graduação: Sistemas de Informação professor@orlandofilho.com Memória (RAM) Todo computador

Leia mais

Hardware Básico. Memórias. Professor: Wanderson Dantas

Hardware Básico. Memórias. Professor: Wanderson Dantas Hardware Básico Memórias Professor: Wanderson Dantas As Memórias As Memórias são os componentes onde ficam armazenados os dados e programas em forma de sinais digitais (nível lógico 0 e 1), elas trabalham

Leia mais

MONTAGEM E DESMONTAGEM

MONTAGEM E DESMONTAGEM MONTAGEM E DESMONTAGEM Primeiramente devemos saber que um computador possui diversos componentes que exige cuidado, como por exemplo, Memória RAM, Processador, HD entre outras, nesse caso é necessário

Leia mais