o termo da concessao outorgada a LUSOPONTE verificar-se-a em 31 de Marl;o de 2030.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "o termo da concessao outorgada a LUSOPONTE verificar-se-a em 31 de Marl;o de 2030."

Transcrição

1 1 Dados da concessionaria Regulamento de Sector SEEP (UServico Electronico Europeu de Portagem") previsto pela Decisao 2009/750/CE da Comissao, de 6 de Outubro de Sociedade Denominal;ao Social: LUSOPONTE Concessionaria para a Travessia do Tejo, S.A. 1.2 Contactos Sede: Pral;a da Portagem - Penas Montijo - Portugal Telefone: Servil;o a Clientes: (disponfvel 24 horas por dia, 365 dias par ano) [e) URL: 1.3 Quadro Juridico Pelo Decreto-Lei n.2 168/94, de 15 de Junho, foi outorgada a, ora, designada CONCESSIONARIA, a Concessao que tem por objecto a concepl;ao,o projecto, constru~o, financiamento, exploral;ao e manutenl;ao da Nova Travessia (Ponte Vasco da Gama), bem como a exploral;ao e manutenl;ao da Actual Travessia (Ponte 25 de Abril), com uma extensao total de 24 km. em opera~o. o termo da concessao outorgada a LUSOPONTE verificar-se-a em 31 de Marl;o de Rede Bens que integram a concessao Ponte 25 Abril integrada na A2/IP7; Ponte Vasco da Gama, integrada na A12/IP1; 1.5 Classifical;ao dos De acordo com 0 Contrato de Concessao as classes de vefculos para efeitos de aplica~o das taxas de portagem sao, por ordem veiculos crescente do respectivo valor, as seguintes: a) Classe 1- Motociclos e vekulos com uma altura, medida a vertical do primeiro eixo, inferior a 1,1 m., com ou sem reboque; b) Cia sse 2 - Veiculos com dois eixos e uma altura, medida a vertical do primeiro eixo, igual ou superior a 1,1 m.; c) Cia sse 3 - Velculos com tres eixos e uma altura, medida a vertical do primeiro eixo, igual ou superior a 1,1 m.; d) Cia sse 4 - Vefculos com mais de tres eixos e uma altura, medida a vertical do primeiro eixo, igual ou superior a 1,1 m Taxas de As taxas de portagem a cada momenta em vigor poderao ser consultadas, pel os utentes, em: porta gem A cobranl;a efectua-se exclusivamente num dos sentidos de circulal;ao, sentido Sui - Norte.

2 LUSOPONTE LISBOA I. Condicoes Aplicaveis a Todos os Emissores de DE 1. Elementos Tecnicos 1.1. PoHtica de Transaccoes: A CONCESSIONARIA declara, para todos os efeitos, que os Dispositivos de Detec~ao e Identifica~ao Electr6nico ("DDI En), instalados nas barreiras de porta gem que integram a rede que Ihe foi concession ada e que se encontra identificada no Anexo I ao presente documento, suportam a tecnologia de comunica~ao microondas a 5.8 GHz, especificamente a DSRC ("Dedicated Short Range Communications"), nos termos do disposto na Porta ria n.!! 314- B/2010, de 14 de Junho, na redac~ao que Ihe foi dada pela Portaria n.!! 1033-C/2010, de 6 de Outubro, pel a Porta ria n.!! 1296-A/2010, de 20 de Dezembro, pela Portaria n.!! 135-A/2011, de 4 de Abril, pela Portaria n.!! 343/2012, de 26 de Outubro, rectificada pel a Declara~o de Rectifica~ao n.!! 75/2012, de 17 de Dezembro e pela Porta ria n.!! 190/2013, de 23 de Maio, e da alinea c), do n.!! 1, do artigo 3!! da Lei n.!! 30/2007, de 6 de Agosto que procedeu ell transposi~ao para a ordem juridica interna da Directiva 2004/S2/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 29 de Abril de o referido sistema de portagem electr6nica instalado nas pontes concessionadas ell CONCESSIONARIA cumpre os standards tecnol6gicos definidos pelo Comite Europeu de Normaliza~ao (CEN) e estabelecidos pela Comissao Europeia para 0 SEEP. Atraves do sistema de portagem electr6nica 0 utente que tenha instalado no respectivo veiculo um DE ("Dispositivo Electr6nico") pod era efectuar 0 pagamento da taxa de portagem, devida pela utiliza~ao da infra-estrutura rodoviaria, sem necessidade de parar 0 veiculo. Os DDIE e os DE (Equipamento de Bordo) deverao respeitar a interface aplicacional definida pela norma europeia ISSO Road Transport and Traffic Telematics (RTTT) - Electronic Fee Collection (EFC) - Application Interfaces Definition for Dedicated Short-Range Communication (DSRC), bem como ser configurados em conformidade com a norma europeia EN EFC, Interoperability application profile for DSRC Parametros de autorizacao (Nivel de Seguranca) Os mecanismos de seguran~ para as transac~oes de portagem electr6nica estao definidos na norma europeia EN Os proved ores do SEEP deverao a todo 0 tempo e aquando da transposi~ao de uma barreira de portagem electr6nica cumprir com 0 disposto na referida norma Elementos Contextuais da Porta gem A taxa de portogem e cobrada em sistema aberto, valor fixo, s6 num dos sentidos de trafego, SUi/NORTE, sendo 0 valor diferente em cada uma das pontes. A taxa de portagem depende da c/asse do veiculo.

3 LISBOA As taxas de porta gem poderao ser actualizadas anualmente, pela CONCESSIONARIA de acordo com 0 estabelecido no Contrato de Concessao. fodos os vefculos estiio sujeitos ao pagamento da taxa de portagem excepto os que siio indicados no Decreto-Lei no 168/94 de 15 de lunho e que define as Bases da concessiio para a constru~iio, conserva~iio e explora~iio em regime de concessiio Listas Negras: As Listas Negras sao ficheiros emitidos pelos Emissores de DE, dos quais constam os DE que nao estao autorizados a circular nas auto-estradas exploradas pela CONCESSIONARIA. Os ficheiros de Listas Negras deverao: a) Conter apenas os codigos de identifica~ao PAN dos DE, de acordo com as normas internacionais; b) Ser ficheiros de substitui~ao, ou de incrementa~ao de acordo com aquilo que vier a ser definido pela CONCESSIONARIA; c) Ser elaborados num formato a acordar com a CONCESSIONARIA; d) Ser actualizados de acordo com os para metros e prazos que vierem a ser definidos pela CONCESSIONARIA Procedimentos e Acordo de Niveis de Servic;o Os Emissores de DE deverao emitir uma declara~ao em como cumprem com as especifica~oes do SEEP. Os termos e condir;:oes em que se procedera a troca de informar;:ao entre a CONCESSION ARIA e o Emissor de DE deverao constar de acordo bilateral, a celebrar entre a Concessionaria e cada um dos Emissores de DE. As transac~oes, que sejam registadas pelos DDIE instalados na rede concessionadas por utentes que possuam um DE emitido por um Emissor de DE que tenha celebrado um acordo bilateral com a CONCESSIONARIA, serao trocadas, atraves de ficheiro de troca de informa~ao a acordar entre as Partes, tendo em vista a sua liquidar;:ao pelo respectivo Emissor de DE. A CONCESSIONARIA podera exigir aos Emissores de DE 0 cumprimento de determinados niveis de servir;:o. Os prazos de envio de transac~oes, procedimentos de intercambio de dados, bem como os demais procedimentos a exigir pela CONCESSIONARIA ainda estao em fase de estudo.

4 2. Elementos Econ6micos LISBOA 2.1.Cobertura dos Custos de Implementacao do SEEP A CONCESSIONARIA estima que os custos com a implementac;ao do SEEP incluem, entre outros, os relativos a modificac;ao do software instalado nas Prac;as de Portagem que integram a sua concessao e no uback Office", a formac;ao do pessoal. Neste momenta encontra-se em estudo a determinac;ao dos referidos custos Uma vez que 0 inicio da concessao outorgada a CONCESSIONARIA foi anterior a entrada em vigor do SEEP, as taxas de portagem nao contemplam os custos de implementac;ao do SEEP. No momenta da formalizac;ao do acordo com um Emissor de DE a CONCESSIONARIA procedeni a facturac;ao do montante que cubra os custos de implementac;ao que vierem a ser apurados pela CONCESSIONARIA, de acordo com 0 previsto no ponto I, do Anexo I da Decisao 2009/7S0/CE da Comissao, de 6 de Outubro de Garantia Bancaria A CONCESSIONARIA exigira aos Emissores de DE a prestac;ao de uma garantia bancaria, a qual nao excedera 0 montante mensal medio das transacc;6es na rede que Ihe foi concessionada pago pelo Emissor de DE. No caso de novos Emissores de DE, 0 referido montante deve ter por base 0 valor mensal medio esperado das transacc;6es na rede concessionada. A garantia bancaria a que se refere 0 paragrafo anterior devera assegurar 0 pontual e integral cumprimento das obrigac;6es assumidas pelo Emissor de DE. A CONCESSIONARIA disponibilizara um modelo de garantia bancaria Politica de Facturacao Os termos e condic;6es em que a CONCESSIONARIA facturara ao Emissor de DE as transacc;6es encontram-se em processo de definic;ao e constarao do acordo bilateral a celebrar com cada um dos Emissores de DE.

5 LUSOPONTE 2.4. Politica de Pagamentos Os termos e condi.;oes em que 0 emissor de DE pagarc a CONCESSIONARIA 0 valor das LISBOA transac.;oes encontram-se em processo de defini.;ao e constarao do acordo bilateral a celebrar com cada urn dos Emissores de DE. II. Condicoes Comerciais a Serem Negociadas Bilateralmente pela CONCESSIONARIA e 0 Emissor de DE Sem prejuizo de outros aspectos que, ainda, se encontram em fase de analise e determinac;ao pel a CONCESSIONARIA, os Emissores de DE obrigam-se a cumprir 0 disposto nos paragrafos seguintes. a) 0 Emissor de DE devera entregar a CONCESSIONARIA cada urn dos valores das taxas de portagem referentes a transacc;oes realizadas com recurso a DE por si emitidos, deduzidos de uma comissao, cujo montante sera posteriormente determinado pela CONCESSION ARIA, nos acordos bilaterais a celebrar com 0 Emissor de DE; b) Nao obstante 0 acima referido, a CONCESSIONARIA de acordo com as normas comunitaria na determina.;ao do valor da comissao aplicara 0 principio da nao discrimina.;ao e em caso de nao se alcan.;ar urn acordo entre as Partes, qualquer uma delas podera recorrer ao orgao de conciliac;ao que vier a ser design ado; c) Os Emissores de DE deverao encontrar-se registados em qualquer urn dos Estados Membro em que esta estabelecida; d) 0 Emissor de DE obriga-se a cumprir os niveis de servic;os que vierem a ser estabelecidos pela CONCESSIONARIA. Em caso de se verificar 0 incumprimento, pelo Emissor de DE, desses niveis de servic;o, a CONCESSIONARIA notificara 0 Emissor de DE para que este ponha termo ao referido incumprimentos, concedendo-ihe prazo para 0 efeito, sem prejuizo do direito de reclamar uma indemnizac;ao e/ou compensa.;ao.

o termo da concessao outorgada a BCR verificar-se-a em 31 de Dezembro de 2035.

o termo da concessao outorgada a BCR verificar-se-a em 31 de Dezembro de 2035. C Drlso ConcessOo Regulamento de Sector SEEP ("Servico Electr6nico EuroDeu de Portagem") Drevisto Dela Decisao 2009/750/CE da Comissao, de 6 de Outubro de 2009 1 Dados da concessionaria 1.1 Sociedade Denominac;:ao

Leia mais

Regulamento de Sector SEEP ("Servico Electr6nico EuroDeu de Portagem") Drevisto Dela Decisao 2009/750/CE da Comissao, de 6 de Outubro de 2009

Regulamento de Sector SEEP (Servico Electr6nico EuroDeu de Portagem) Drevisto Dela Decisao 2009/750/CE da Comissao, de 6 de Outubro de 2009 Regulamento de Sector SEEP ("Servico Electr6nico EuroDeu de Portagem") Drevisto Dela Decisao 2009/750/CE da Comissao, de 6 de Outubro de 2009 1 1.1 Sociedade 1.2 Contactos 1.3 Quadro Juridico 1.4 Rede

Leia mais

o termo da concessao outorgada a AEDL verificar-se-a em Dezembro de 2034.

o termo da concessao outorgada a AEDL verificar-se-a em Dezembro de 2034. Regulamento de Sector SEEP ("Servico Electr6nico Europeu de Portagem") previsto pela Decisao 20091750/CE da Comissao, de 6 de Outubro de 2009 1 Dados da concessionaria 1.1 Sociedade Denomina~ao Social:

Leia mais

Regulamento de Sector SEEP ("Servico Electr6nico Europeu de Portagem") previsto pela Decisao 2009/750/CE da Comissao, de 6 de Outubro de 2009

Regulamento de Sector SEEP (Servico Electr6nico Europeu de Portagem) previsto pela Decisao 2009/750/CE da Comissao, de 6 de Outubro de 2009 Regulamento de Sector SEEP ("Servico Electr6nico Europeu de Portagem") previsto pela Decisao 2009/750/CE da Comissao, de 6 de Outubro de 2009 1 1.1 Sociedade 1.2 Contactos Dados da concessionaria Denominac;ao

Leia mais

Regulamento de Sector SEEP ("Servico Electr6nico Europeu de Portagem IJ ) previsto pela Decisao 2009/750/CE da Comissao, de 6 de Outubro de 2009

Regulamento de Sector SEEP (Servico Electr6nico Europeu de Portagem IJ ) previsto pela Decisao 2009/750/CE da Comissao, de 6 de Outubro de 2009 Regulamento de Sector SEEP ("Servico Electr6nico Europeu de Portagem IJ ) previsto pela Decisao 2009/750/CE da Comissao, de 6 de Outubro de 2009 1 1.1 Sociedade Dados da Concessionaria Denominat;ao Social:

Leia mais

Regulamento de Sector SEEP ("Servico Electr6nico Europeu de Portagem") previsto pela Decisao 2009/750/CE da Comissao, de 6 de Outubro de 2009

Regulamento de Sector SEEP (Servico Electr6nico Europeu de Portagem) previsto pela Decisao 2009/750/CE da Comissao, de 6 de Outubro de 2009 Regulamento de Sector SEEP ("Servico Electr6nico Europeu de Portagem") previsto pela Decisao 2009/750/CE da Comissao, de 6 de Outubro de 2009 1 1.1 Sociedade 1.2 Contactos 1.3 Quadro Juridico Dados da

Leia mais

ldlep 1 1.1 Sociedade 1.2 Contactos

ldlep 1 1.1 Sociedade 1.2 Contactos ldlep Estradas de Portugal. S.A. 1 1.1 Sociedade Regulamento de Sector SEEP ("Servi~o Electr6nico Europeu de Portagem") previsto pela Decisao 2009/7S0/CE da Comissao, de 6 de Outubro de 2009 Dados da CONCESSIONARIA

Leia mais

o termo da concessao outorgada a AENL verificar-se-a em 2031.

o termo da concessao outorgada a AENL verificar-se-a em 2031. Via livre, S.A Av, Duque D'Avila, 46-8 T, 229999010 F, 229999039 Regulamento de Sector SEEP ("Servico Electr6nico Europeu de Portagem") previsto pela Decisao 2009/750/CE da Comissao, de 6 de Outubro de

Leia mais

DIREITO DE UTILIZAÇÃO DE FREQUÊNCIAS ICP ANACOM Nº 03/2010

DIREITO DE UTILIZAÇÃO DE FREQUÊNCIAS ICP ANACOM Nº 03/2010 DIREITO DE UTILIZAÇÃO DE FREQUÊNCIAS ICP ANACOM Nº 03/2010 A VODAFONE PORTUGAL Comunicações Pessoais, S.A. é titular de direitos de utilização de frequências para a prestação do Serviço Móvel Terrestre

Leia mais

DIREITO DE UTILIZAÇÃO DE FREQUÊNCIAS ICP ANACOM Nº 01/2010

DIREITO DE UTILIZAÇÃO DE FREQUÊNCIAS ICP ANACOM Nº 01/2010 DIREITO DE UTILIZAÇÃO DE FREQUÊNCIAS ICP ANACOM Nº 01/2010 A OPTIMUS Comunicações, S.A. é titular de direitos de utilização de frequências para a prestação do Serviço Móvel Terrestre de acordo com os sistemas

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS. (Anexo II do Despacho nº /2007, de 9 de Outubro de 2007)

CONDIÇÕES GERAIS. (Anexo II do Despacho nº /2007, de 9 de Outubro de 2007) CONDIÇÕES GERAIS (Anexo II do Despacho nº 24 145/2007, de 9 de Outubro de 2007) Cláusula 1ª Definições e siglas No âmbito do presente Contrato de Uso do armazenamento subterrâneo de gás natural, entende-se

Leia mais

C I R C U L A R D E I N F O R M A Ç Ã O A E R O N Á U T I C A PORTUGAL

C I R C U L A R D E I N F O R M A Ç Ã O A E R O N Á U T I C A PORTUGAL INSTITUTO NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL, I.P. C I R C U L A R D E I N F O R M A Ç Ã O A E R O N Á U T I C A PORTUGAL INFORMAÇÃO AERONÁUTICA Aeroporto da Portela / 1749-034 Lisboa Telefone: 21 842 35 02 / Fax:

Leia mais

ANUÁRIO ESTATÍSTICO DE SEGURANÇA RODOVIÁRIA

ANUÁRIO ESTATÍSTICO DE SEGURANÇA RODOVIÁRIA ANUÁRIO ESTATÍSTICO DE SEGURANÇA RODOVIÁRIA > ANO 26 Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Auto-Estradas ou Pontes com Portagens Praça Nuno Rodrigues dos Santos, nº 7 Sala 16 16-171 Lisboa

Leia mais

CÓDIGO DA ESTRADA EDIÇÃO DE BOLSO

CÓDIGO DA ESTRADA EDIÇÃO DE BOLSO CÓDIGO DA ESTRADA EDIÇÃO DE BOLSO (4.ª Edição) Actualização N.º 5 Código da Estrada Edição de Bolso 2 TÍTULO: AUTOR: CÓDIGO DA ESTRADA EDIÇÃO DE BOLSO Actualização N.º 5 BDJUR EDITOR: EDIÇÕES ALMEDINA,

Leia mais

Deliberação n.º 515/2010, de 3 de Março (DR, 2.ª série, n.º 50, de 12 de Março de 2010)

Deliberação n.º 515/2010, de 3 de Março (DR, 2.ª série, n.º 50, de 12 de Março de 2010) (DR, 2.ª série, n.º 50, de 12 de Março de 2010) Define os elementos que devem instruir a notificação, a efectuar ao INFARMED, I. P., do exercício da actividade de distribuição por grosso de dispositivos

Leia mais

PT Unida na diversidade PT A8-0206/142. Alteração. Terry Reintke em nome do Grupo Verts/ALE

PT Unida na diversidade PT A8-0206/142. Alteração. Terry Reintke em nome do Grupo Verts/ALE 27.6.2018 A8-0206/142 142 Artigo 2 n.º 2 parágrafo 1 Os Estados-Membros não devem aplicar o disposto nas alíneas b) e c) do primeiro parágrafo do artigo 3.º, n.º 1, da Diretiva 96/71/CE aos condutores

Leia mais

C IRCULAR N.º 06/2006

C IRCULAR N.º 06/2006 CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO C IRCULAR N.º 06/2006 DATA DE EMISSÃO: 05-09-2006 ENTRADA EM VIGOR: 05-09-2006 Âmbito: Território Continental INDICE 1. ÂMBITO E ENQUADRAMENTO LEGISLATIVO 2. INTERVENIENTES 3.

Leia mais

Deliberação de DELIBERAÇÃO

Deliberação de DELIBERAÇÃO http://www.anacom.pt/template31.jsp?categoryid=240482 Deliberação de 29.3.2007 DELIBERAÇÃO A Lei nº 5/2004, de 10 de Fevereiro (LCE) reconhece aos assinantes dos serviços telefónicos acessíveis ao público

Leia mais

CONDIÇÕES APLICÁVEIS AOS ADERENTES DE PEQUENA DIMENSÃO DE EMBALAGENS

CONDIÇÕES APLICÁVEIS AOS ADERENTES DE PEQUENA DIMENSÃO DE EMBALAGENS CONDIÇÕES APLICÁVEIS AOS ADERENTES DE PEQUENA DIMENSÃO DE EMBALAGENS As presentes condições aplicam-se ao Aderente de Pequena Dimensão que as subscreve infra (adiante designado por ADERENTE ), o qual,

Leia mais

ANEXOS. Proposta de Diretiva do Parlamento Europeu e do Conselho

ANEXOS. Proposta de Diretiva do Parlamento Europeu e do Conselho CMISSÃ EURPEIA Bruxelas, 31.5.2017 CM(2017) 280 final ANNEXES 1 to 6 ANEXS da Proposta de Diretiva do Parlamento Europeu e do Conselho relativa à interoperabilidade dos sistemas eletrónicos de portagem

Leia mais

PT Unida na diversidade PT A8-0206/844. Alteração

PT Unida na diversidade PT A8-0206/844. Alteração 22.3.2019 A8-0206/844 844 Artigo 2 n.º 4 alínea a) parte introdutória a) A obrigação do transportador rodoviário estabelecido noutro Estado- Membro de enviar uma declaração de destacamento às autoridades

Leia mais

CONDIÇÕES APLICÁVEIS AOS ADERENTES DE PEQUENA DIMENSÃO DE PILHAS E ACUMULADORES

CONDIÇÕES APLICÁVEIS AOS ADERENTES DE PEQUENA DIMENSÃO DE PILHAS E ACUMULADORES CONDIÇÕES APLICÁVEIS AOS ADERENTES DE PEQUENA DIMENSÃO DE PILHAS E ACUMULADORES As presentes condições aplicam-se ao Aderente de Pequena Dimensão que as subscreve infra (adiante designado por ADERENTE

Leia mais

C IRCULAR N.º 06/2009

C IRCULAR N.º 06/2009 CONSELHO DIRECTIVO DATA DE EMISSÃO: 02-07-2009 ENTRADA EM VIGOR: 01-03-2009 Âmbito: Território Continental INDICE 1. ÂMBITO E ENQUADRAMENTO LEGISLATIVO 2. INTERVENIENTES 3. BENEFICIÁRIOS 4. LIMITES DE

Leia mais

A8-0202/160

A8-0202/160 17.10.2018 A8-0202/160 160 Artigo 1 parágrafo 1 ponto 3 Artigo 7 n.º 7 7. A partir de [data de entrada em vigor da presente diretiva], os Estados-Membros não podem introduzir direitos de utilização aplicáveis

Leia mais

Jornal Oficial da União Europeia L 146/7

Jornal Oficial da União Europeia L 146/7 8.6.2007 Jornal Oficial da União Europeia L 146/7 REGULAMENTO (CE) N. o 633/2007 DA COMISSÃO de 7 de Junho de 2007 que estabelece requisitos para a aplicação de um protocolo de transferência de mensagens

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE FISCALIZAÇÃO

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE FISCALIZAÇÃO Contrato n.º: 10192 Data 19-05-2015 CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE FISCALIZAÇÃO Entre PRIMEIRA CONTRATRANTE - Vítor do Canto, com morada na Rua da Penha de França, nº 219-2º dtº, 1170-304 Lisboa,

Leia mais

MINISTÉRIO DO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS. Decreto-lei n.º 147/95 de 21 de Junho

MINISTÉRIO DO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS. Decreto-lei n.º 147/95 de 21 de Junho MINISTÉRIO DO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS Decreto-lei n.º 147/95 de 21 de Junho A empresarialização dos sistemas multimunicipais e municipais de captação, tratamento e distribuição de água para consumo

Leia mais

Aviso do Banco de Portugal n. o 4/2017

Aviso do Banco de Portugal n. o 4/2017 Aviso do Banco de Portugal n. o 4/2017 Índice Texto do Aviso Texto do Aviso Através do Decreto-Lei n.º 74-A/2017, de 23 de junho, que transpôs parcialmente para o ordenamento jurídico nacional a Diretiva

Leia mais

Atributos da Proposta Gás Natural

Atributos da Proposta Gás Natural Atributos da Proposta Gás Natural António José da Silva Coutinho, portador do cartão de cidadão nº. 08419828, com domicílio profissional na Rua Castilho, 165, 4º, 1070-050 Lisboa, na qualidade de representante

Leia mais

Directivas do Parlamento Europeu e do Conselho

Directivas do Parlamento Europeu e do Conselho Directivas do Parlamento Europeu e do Conselho Com marcação CE Brinquedos Baixa tensão Aparelhos a gás Equipamentos sob pressão Sem marcação CE Segurança geral de produtos Regras do símbolo representativo

Leia mais

MINUTA DE CONTRATO DE GESTÃO ACESSO E PERMANÊNCIA DA ACTIVIDADE DE INSPECÇÃO TÉCNICA A VEÍCULOS

MINUTA DE CONTRATO DE GESTÃO ACESSO E PERMANÊNCIA DA ACTIVIDADE DE INSPECÇÃO TÉCNICA A VEÍCULOS MINUTA DE CONTRATO DE GESTÃO ACESSO E PERMANÊNCIA DA ACTIVIDADE DE INSPECÇÃO TÉCNICA A VEÍCULOS O primeiro outorgante, o Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, I.P., doravante designado

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE FISCALIZAÇÃO

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE FISCALIZAÇÃO Contrato n.º: 6984 Data CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE FISCALIZAÇÃO Entre PRIMEIRA CONTRATRANTE - José António Reis Contente, com morada na rua dos arneiros, 84, 7º esq., Freguesia de Benfica, concelho

Leia mais

CONTRATO DE PARTILHA DE POUPANÇAS LÍQUIDAS

CONTRATO DE PARTILHA DE POUPANÇAS LÍQUIDAS CONTRATO DE PARTILHA DE POUPANÇAS LÍQUIDAS Número de compromisso [ ] 1 Entre: COMISSÃO EXECUTIVA DO PLANO NACIONAL DE AÇÃO PARA A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, enquanto entidade gestora, na vertente técnica,

Leia mais

ANEXO 11. Nos termos da alínea b) do número do Contrato de Concessão, a caução referida pode ser constituída por garantia bancária;

ANEXO 11. Nos termos da alínea b) do número do Contrato de Concessão, a caução referida pode ser constituída por garantia bancária; ANEXO 11 MINUTA DE GARANTIA BANCÁRIA REFERENTE À CAUÇÃO O Banco [ ], com sede em [ ], NIPC [ ], com o capital social integralmente realizado de [ ], representado por [ ] e [ ], na qualidade de [ ], com

Leia mais

AUTORIZAÇÃO Nº ICP 04/ SP

AUTORIZAÇÃO Nº ICP 04/ SP AUTORIZAÇÃO Nº ICP 04/2001 - SP O Conselho de Administração do Instituto das Comunicações de Portugal (ICP), em reunião efectuada em 13 de Dezembro de 2001, deliberou, ao abrigo da alínea j) do nº 1 e

Leia mais

A Realidade ITS dos Membros da APCAP e os seus desafios

A Realidade ITS dos Membros da APCAP e os seus desafios A Realidade ITS dos Membros da APCAP e os seus desafios Rui Veiga rveiga@aeatlantico.pt Auto-Estradas do Atlântico Sumário A Redução da sinistralidade (Segurança), a redução do congestionamento de tráfego

Leia mais

Tendo em conta a proposta da Comissão ao Parlamento Europeu e ao Conselho (COM(2003) 510) 1,

Tendo em conta a proposta da Comissão ao Parlamento Europeu e ao Conselho (COM(2003) 510) 1, P5_TA(2004)0266 SIS (certificados de matrícula dos veículos) ***I Resolução legislativa do Parlamento Europeu sobre uma proposta de regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho que altera a Convenção

Leia mais

Decisão da Comissão de /693/UE

Decisão da Comissão de /693/UE Relatório sobre a aplicação da Directiva 2004/42 do Parlamento Europeu e do Conselho de 21 de Abril de 2004 Decisão da Comissão de 22.07.2010 2010/693/UE Período de abrangência 2010 Lisboa 2011 Índice

Leia mais

Jornal Oficial da União Europeia L 44/23

Jornal Oficial da União Europeia L 44/23 20.2.2008 Jornal Oficial da União Europeia L 44/23 DIRECTIVA 2008/9/CE DO CONSELHO de 12 de Fevereiro de 2008 que define as modalidades de reembolso do imposto sobre o valor acrescentado previsto na Directiva

Leia mais

CONVITE PÚBLICO Apresentação de candidaturas

CONVITE PÚBLICO Apresentação de candidaturas CONVITE PÚBLICO Apresentação de candidaturas Eixo Prioritário I Competitividade, Inovação e Conhecimento Economia Digital e Sociedade do Conhecimento Aviso nº: Centro-EDS-2011-10 No âmbito do Plano de

Leia mais

ANEXO 18 MINUTA DE GARANTIA BANCÁRIA REFERENTE AOS FUNDOS PRÓPRIOS DA CONCESSIONÁRIA

ANEXO 18 MINUTA DE GARANTIA BANCÁRIA REFERENTE AOS FUNDOS PRÓPRIOS DA CONCESSIONÁRIA ANEXO 18 MINUTA DE GARANTIA BANCÁRIA REFERENTE AOS FUNDOS PRÓPRIOS DA CONCESSIONÁRIA O Banco [ ], com sede em [ ], NIPC [ ], com o capital social integralmente realizado de [ ], representado por [ ] e

Leia mais

Convite Público. Convite n.º Centro-COE Eixo Prioritário 3 Coesão Local e Urbana. Regulamento Específico Equipamentos para a Coesão Local

Convite Público. Convite n.º Centro-COE Eixo Prioritário 3 Coesão Local e Urbana. Regulamento Específico Equipamentos para a Coesão Local Convite Público Eixo Prioritário 3 Coesão Local e Urbana Regulamento Específico Equipamentos para a Coesão Local Convite n.º Centro-COE-2014-26 1 Nos termos do nº 2 do artigo 11º, do Regulamento Específico

Leia mais

Avisos do Banco de Portugal. Aviso do Banco de Portugal nº 2/2010

Avisos do Banco de Portugal. Aviso do Banco de Portugal nº 2/2010 Avisos do Banco de Portugal Aviso do Banco de Portugal nº 2/2010 A Instrução nº 27/2003 consagrou no ordenamento jurídico nacional os procedimentos mais relevantes da Recomendação da Comissão nº 2001/193/CE,

Leia mais

ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS

ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS Diário da República, 2.ª série N.º 241 15 de Dezembro de 2010 60789 ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS Despacho n.º 18637/2010 Nos termos do Decreto-Lei n.º 172/2006, de 23 de Agosto e do artigo

Leia mais

Minuta de Contrato de Adesão ao Serviço de. Interruptibilidade. (ao abrigo da Portaria n.º 1309/2010)

Minuta de Contrato de Adesão ao Serviço de. Interruptibilidade. (ao abrigo da Portaria n.º 1309/2010) Minuta de Contrato de Adesão ao Serviço de Interruptibilidade (ao abrigo da Portaria n.º 1309/2010) Página 1 de 9 Condições Específicas do Contrato Entre A entidade identificada no Anexo e REN - Rede Eléctrica

Leia mais

X Legislatura Número: 56 II Sessão Legislativa (2012/2013) Quinta-feira, 18 de julho de Suplemento

X Legislatura Número: 56 II Sessão Legislativa (2012/2013) Quinta-feira, 18 de julho de Suplemento Região Autónoma da Madeira Assembleia Legislativa X Legislatura Número: 56 II Sessão Legislativa (2012/2013) Quinta-feira, 18 de julho de 2013 Suplemento Sumário Proposta de Decreto Legislativo: - Aprova

Leia mais

CONTRIBUIÇÃO SOBRE O SETOR BANCÁRIO

CONTRIBUIÇÃO SOBRE O SETOR BANCÁRIO CONTRIBUIÇÃO SOBRE O SETOR BANCÁRIO ESTE DOCUMENTO É INTERATIVO Regime aprovado pelo art.º 141.º da Lei n.º 55-A/2010, de 31 de dezembro (Em 2017, mantém-se em vigor OE 2017) Última atualização: Lei n.º

Leia mais

Orientações EBA/GL/2015/

Orientações EBA/GL/2015/ EBA/GL/2015/19 19.10.2015 Orientações sobre as notificações de passaporte de intermediários de crédito que intervenham em operações de crédito abrangidas pela Diretiva de Crédito Hipotecário 1 1. Obrigações

Leia mais

Ministérios da Economia e da Inovação

Ministérios da Economia e da Inovação Ministérios da Economia e da Inovação Decreto-Lei n.º 170/2005 de 10 de Outubro O presente decreto-lei tem por objectivo dar cumprimento à recomendação n.º 3/2004 da Autoridade da Concorrência no que à

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA PARA AS ACTIVIDADES DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONTEÚDOS SONAECOM TMN VODAFONE

CÓDIGO DE CONDUTA PARA AS ACTIVIDADES DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONTEÚDOS SONAECOM TMN VODAFONE CÓDIGO DE CONDUTA PARA AS ACTIVIDADES DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONTEÚDOS SONAECOM TMN VODAFONE CÓDIGO DE CONDUTA INTRODUÇÃO O presente Código de Conduta foi desenvolvido pela Sonaecom, TMN e Vodafone

Leia mais

UNIÃO EUROPEIA Instituto Comunitário das Variedades Vegetais

UNIÃO EUROPEIA Instituto Comunitário das Variedades Vegetais UNIÃO EUROPEIA Instituto Comunitário das Variedades Vegetais DECISÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DO INSTITUTO COMUNITÁRIO DAS VARIEDADES VEGETAIS de 25 de Março de 2004 sobre a execução do Regulamento

Leia mais

COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS. Projecto de. REGULAMENTO (UE) n.º /2010 DA COMISSÃO

COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS. Projecto de. REGULAMENTO (UE) n.º /2010 DA COMISSÃO COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS Bruxelas, XXX Projecto de REGULAMENTO (UE) n.º /2010 DA COMISSÃO de [ ] que estabelece procedimentos operacionais e requisitos comuns relativos à utilização do espaço

Leia mais

RELATO FINANCEIRO DOS MEDIADORES DE SEGUROS OU DE RESSEGUROS

RELATO FINANCEIRO DOS MEDIADORES DE SEGUROS OU DE RESSEGUROS PROJECTO DE NORMA REGULAMENTAR RELATO FINANCEIRO DOS MEDIADORES DE SEGUROS OU DE RESSEGUROS Nos termos da alínea f) do artigo 58.º do Decreto-lei n.º 144/2006, de 31 de Julho, alterado pelo Decreto-Lei

Leia mais

Convite Público Apresentação de candidaturas

Convite Público Apresentação de candidaturas Convite Público Apresentação de candidaturas Eixo Prioritário V Governação e Capacitação Institucional PROMOÇÃO E CAPACITAÇÃO INSTITUCIONAL Aviso n.º: Centro-PCI-2010-07 As informações que constam do presente

Leia mais

>> EMISSÃO, CONSERVAÇÃO E ARQUIVAMENTO DAS FACTURAS OU DOCUMENTOS EQUIVALENTES EMITIDOS POR VIA ELECTRÓNICA. Última actualização em 15/05/2007

>> EMISSÃO, CONSERVAÇÃO E ARQUIVAMENTO DAS FACTURAS OU DOCUMENTOS EQUIVALENTES EMITIDOS POR VIA ELECTRÓNICA. Última actualização em 15/05/2007 Decreto-Lei n.º 196/2007, de 15 de Maio Regula as condições técnicas para a emissão, conservação e arquivamento das facturas ou documentos equivalentes emitidos por via electrónica, nos termos do Código

Leia mais

Tendo em conta o Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia, nomeadamente o artigo 91. o,

Tendo em conta o Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia, nomeadamente o artigo 91. o, 29.4.2014 Jornal Oficial da União Europeia L 127/129 DIRETIVA 2014/46/UE DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 3 de abril de 2014 que altera a Diretiva 1999/37/CE do Conselho relativa aos documentos de

Leia mais

Jornal Oficial nº L 225 de 12/08/1998 p

Jornal Oficial nº L 225 de 12/08/1998 p Directiva 98/59/CE do Conselho de 20 de Julho de 1998 relativa à aproximação das legislações dos Estados-membros respeitantes aos despedimentos colectivos Jornal Oficial nº L 225 de 12/08/1998 p. 0016-0021

Leia mais

TEXTOS APROVADOS. Obrigações relativas ao imposto sobre o valor acrescentado para as prestações de serviços e as vendas à distância de bens *

TEXTOS APROVADOS. Obrigações relativas ao imposto sobre o valor acrescentado para as prestações de serviços e as vendas à distância de bens * Parlamento Europeu 2014-2019 TEXTOS APROVADOS P8_TA(2017)0471 Obrigações relativas ao imposto sobre o valor acrescentado para as prestações de serviços e as vendas à distância de bens * Resolução legislativa

Leia mais

LICENÇA n.º ANACOM-1/2013-SP

LICENÇA n.º ANACOM-1/2013-SP LICENÇA n.º ANACOM-1/2013-SP A 1 de fevereiro de 2013, a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) decidiu, nos termos previstos e para efeitos do disposto na alínea c) do n.º 2 do artigo 8.º e dos

Leia mais

Este documento constitui um instrumento de documentação e não vincula as instituições

Este documento constitui um instrumento de documentação e não vincula as instituições 2004O0013 PT 22.12.2004 001.001 1 Este documento constitui um instrumento de documentação e não vincula as instituições B M1 ORIENTAÇÃO DO BANCO CENTRAL EUROPEU de 1 de Julho de 2004 relativa à prestação,

Leia mais

MINISTÉRIO DAS OBRAS PÚBLICAS, TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES. Decreto-Lei n.º /

MINISTÉRIO DAS OBRAS PÚBLICAS, TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES. Decreto-Lei n.º / MINISTÉRIO DAS OBRAS PÚBLICAS, TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES Decreto-Lei n.º / Os equipamentos radioeléctricos emissores de bordo das aeronaves têm sofrido uma permanente evolução tecnológica e revelam-se

Leia mais

INSTRUÇÃO N.º 27/ (BO N.º 9, )

INSTRUÇÃO N.º 27/ (BO N.º 9, ) INSTRUÇÃO N.º 27/2012 - (BO N.º 9, 17.09.2012) Temas ESTATÍSTICAS Estatísticas das Operações com o Exterior ASSUNTO: Estatísticas de Operações e Posições com o Exterior No uso das competências atribuídas

Leia mais

ANUÁRIO ESTATÍSTICO DE SEGURANÇA RODOVIÁRIA

ANUÁRIO ESTATÍSTICO DE SEGURANÇA RODOVIÁRIA ANUÁRIO ESTATÍSTICO DE SEGURANÇA RODOVIÁRIA > 27 Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Auto-Estradas ou Pontes com Portagens Praça Nuno Rodrigues dos Santos, nº 7 Sala 16 16-171 Lisboa

Leia mais

Decreto-Lei n.º 230/2008, de 27 de Novembro (Alterado pela Lei nº 7-A/2016, de 30 de março)

Decreto-Lei n.º 230/2008, de 27 de Novembro (Alterado pela Lei nº 7-A/2016, de 30 de março) Decreto-Lei n.º 230/2008, de 27 de Novembro (Alterado pela Lei nº 7-A/2016, de 30 de março) O Decreto-Lei nº 29/2006, de 15 de Fevereiro, cujo regime foi desenvolvido pelo Decreto- Lei nº 172/2006, de

Leia mais

SISTEMA ELETRÓNICO EUROPEU DE PORTAGEM (SEEP) PROCEDIMENTO DE REGISTO DE FORNECEDOR SEEP PORTUGAL. Versão de dezembro de 2014

SISTEMA ELETRÓNICO EUROPEU DE PORTAGEM (SEEP) PROCEDIMENTO DE REGISTO DE FORNECEDOR SEEP PORTUGAL. Versão de dezembro de 2014 SISTEMA ELETRÓNICO EUROPEU DE PORTAGEM (SEEP) PROCEDIMENTO DE REGISTO DE FORNECEDOR SEEP PORTUGAL (EETS PROVIDER REGISTRATION PROCEDURE - PORTUGAL) Versão 1.0 31 de dezembro de 2014 Nos termos da Decisão

Leia mais

COMITÉ PERMANENTE CP 2 AMBIENTE E SEGURANÇA ANUÁRIO ESTATÍSTICO DE SEGURANÇA RODOVIÁRIA

COMITÉ PERMANENTE CP 2 AMBIENTE E SEGURANÇA ANUÁRIO ESTATÍSTICO DE SEGURANÇA RODOVIÁRIA COMITÉ PERMANENTE CP 2 AMBIENTE E SEGURANÇA ANUÁRIO ESTATÍSTICO DE SEGURANÇA RODOVIÁRIA 29 COMITÉ PERMANENTE CP 2 AMBIENTE E SEGURANÇA Anuário Estatístico de Segurança Rodoviária > Ano 29 Índice 4 Apresentação

Leia mais

Processo de arbitragem. Sentença

Processo de arbitragem. Sentença Processo de arbitragem Demandante: A Demandada: B Árbitro único: Jorge Morais Carvalho Sentença I Processo 1. O processo correu os seus termos em conformidade com o Regulamento do Centro Nacional de Informação

Leia mais

Anexo 11. Garantia Bancária referente à Caução

Anexo 11. Garantia Bancária referente à Caução Anexo 11 Garantia Bancária referente à Caução O Banco [ ], com sede em [ ], NIPC [ ], com o capital social [integralmente realizado] de [ ], representado por [ ], na qualidade de [ ], com poderes para

Leia mais

Projecto de REGULAMENTO (UE) N.º.../.. DA COMISSÃO

Projecto de REGULAMENTO (UE) N.º.../.. DA COMISSÃO COMISSÃO EUROPEIA DRAFT Version 2.01 of 30 Nov 2010 D012380/01 Projecto de REGULAMENTO (UE) N.º.../.. DA COMISSÃO de que altera o anexo do regulamento (CE) n. 631/2009 que institui normas pormenorizadas

Leia mais

COMITÉ PERMANENTE CP 2 AMBIENTE E SEGURANÇA ANUÁRIO ESTATÍSTICO DE SEGURANÇA RODOVIÁRIA 2O1O

COMITÉ PERMANENTE CP 2 AMBIENTE E SEGURANÇA ANUÁRIO ESTATÍSTICO DE SEGURANÇA RODOVIÁRIA 2O1O COMITÉ PERMANENTE CP 2 AMBIENTE E SEGURANÇA ANUÁRIO ESTATÍSTICO DE SEGURANÇA RODOVIÁRIA 2O1O 1 2 ANUÁRIO ESTATÍSTICO DE SEGURANÇA RODOVIÁRIA 2O1O Índice 4 Apresentação 5 Caracterização da rede 8 Circulação

Leia mais

Decreto n.º 6/01 de 19 de Janeiro - Regulamento sobre o Exercício da Actividade Profissional do Trabalhador Estrangeiro Não Residente

Decreto n.º 6/01 de 19 de Janeiro - Regulamento sobre o Exercício da Actividade Profissional do Trabalhador Estrangeiro Não Residente Decreto n.º 6/01 de 19 de Janeiro - Regulamento sobre o Exercício da Actividade Profissional do Trabalhador Estrangeiro Não Residente e-mail: geral@info-angola.com portal: www.info-angola.com Página 1

Leia mais

Deliberação n.º 516/2010, de 3 de Março (DR, 2.ª série, n.º 50, de 12 de Março de 2010)

Deliberação n.º 516/2010, de 3 de Março (DR, 2.ª série, n.º 50, de 12 de Março de 2010) (DR, 2.ª série, n.º 50, de 12 de Março de 2010) Define os elementos que devem instruir a notificação, a efectuar ao INFARMED, I. P., do exercício no território nacional das actividades de fabrico, montagem,

Leia mais

Política de Privacidade e Tratamento de dados

Política de Privacidade e Tratamento de dados Política de Privacidade e Tratamento de dados A Gália - Empresa de Segurança, S.A. doravante designada por Gália segue um conjunto de medidas para proteger a informação pessoal dos seus Clientes, Fornecedores,

Leia mais

Regulamento da CMVM n.º 93/3 Preçário da Interbolsa

Regulamento da CMVM n.º 93/3 Preçário da Interbolsa Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República Regulamento da CMVM n.º 93/3 Preçário da Interbolsa Ao abrigo do disposto no nº 8 do artigo 188º, do nº 2 do artigo 493º do Código do

Leia mais

Envia-se em anexo, à atenção das delegações, o documento da Comissão D009364/03.

Envia-se em anexo, à atenção das delegações, o documento da Comissão D009364/03. CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA Bruxelas, 22 de Dezembro de 2010 (22.12) (OR. en) 18255/10 COMER 241 NOTA DE ENVIO de: Secretário-Geral da Comissão Europeia, assinado por Jordi AYET PUIGARNAU, Director data

Leia mais

Convite Público. Convite nº Centro-SAU Eixo Prioritário 2 Valorização do espaço regional. Regulamento Específico Saúde

Convite Público. Convite nº Centro-SAU Eixo Prioritário 2 Valorização do espaço regional. Regulamento Específico Saúde Convite Público Eixo Prioritário 2 Valorização do espaço regional Regulamento Específico Saúde Convite nº Centro-SAU-2014-10 1 Nos termos do artigo 9º, do Regulamento Específico Saúde (adiante designado

Leia mais

TEXTO INTEGRAL. Artigo 1.º Objecto

TEXTO INTEGRAL. Artigo 1.º Objecto DATA: Quarta-feira, 18 de Julho de 2007 NÚMERO: 137 SÉRIE I EMISSOR: Assembleia da República DIPLOMA: Lei n.º 24/2007 SUMÁRIO: Define direitos dos utentes nas vias rodoviárias classificadas como auto-estradas

Leia mais

BOLETIM OFICIAL DO BANCO DE PORTUGAL

BOLETIM OFICIAL DO BANCO DE PORTUGAL BOLETIM OFICIAL DO BANCO DE PORTUGAL 5 2019 SUPLEMENTO 30 maio 2019 www.bportugal.pt Legislação e Normas SIBAP BOLETIM OFICIAL DO BANCO DE PORTUGAL Normas e informações 5 2019 SUPLEMENTO Banco de Portugal

Leia mais

Escola Secundária de Cacilhas-Tejo. Caderno de Encargos AJUSTE DIRETO N.º 1/2016 PARA EXPLORAÇÃO DO BAR DOS ALUNOS

Escola Secundária de Cacilhas-Tejo. Caderno de Encargos AJUSTE DIRETO N.º 1/2016 PARA EXPLORAÇÃO DO BAR DOS ALUNOS Caderno de Encargos AJUSTE DIRETO N.º 1/2016 PARA EXPLORAÇÃO DO BAR DOS ALUNOS ARTIGO 1º IDENTIFICAÇÃO DO CONCURSO O presente procedimento é um Ajuste Direto e tem a seguinte designação: AJUSTE DIRETO

Leia mais

Nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 198.º da Constituição, o Governo decreta o seguinte: Artigo 1.º

Nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 198.º da Constituição, o Governo decreta o seguinte: Artigo 1.º A disponibilização para consulta do teor de diplomas legislativos não dispensa a consulta do Diário da República, não se responsabilizando a ERSE pelo seu conteúdo. Decreto-Lei n.º 184/2003, de 20 de Agosto

Leia mais

PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO PARA INSTALAÇÃO DE PONTO DE RECOLHA SELECTIVA NOUTRAS ENTIDADES (NÃO DISTRIBUIDORES)

PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO PARA INSTALAÇÃO DE PONTO DE RECOLHA SELECTIVA NOUTRAS ENTIDADES (NÃO DISTRIBUIDORES) PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO PARA INSTALAÇÃO DE PONTO DE RECOLHA SELECTIVA NOUTRAS ENTIDADES (NÃO DISTRIBUIDORES) Entre: a) Ecopilhas Sociedade Gestora de Resíduos de Pilhas e Acumuladores, Lda., sociedade

Leia mais

a) Secção G, Classe 4520 Manutenção e reparação de veículos automóveis; Decreto-Lei n.º 198/2012, de 24 de Agosto:

a) Secção G, Classe 4520 Manutenção e reparação de veículos automóveis; Decreto-Lei n.º 198/2012, de 24 de Agosto: Decreto-Lei n.º 198/2012, de 24 de Agosto: Foi publicado, no passado dia 24 de Agosto, o Decreto-Lei n.º 198/2012, o qual criou um incentivo fiscal à exigência de factura por adquirentes que sejam pessoas

Leia mais

Licença n. ANACOM-1/2018 SP. efeitos do disposto na alínea c) do n. 2 do artigo 8. e dos artigos 27. e 28, todos da Lei nº

Licença n. ANACOM-1/2018 SP. efeitos do disposto na alínea c) do n. 2 do artigo 8. e dos artigos 27. e 28, todos da Lei nº Licença n. ANACOM-1/2018 SP A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) dectdiu, nos termos previstos e para os efeitos do disposto na alínea c) do n. 2 do artigo 8. e dos artigos 27. e 28, todos da

Leia mais

Regulamento Nacional para apoio a projectos EUREKA - EUROSTARS

Regulamento Nacional para apoio a projectos EUREKA - EUROSTARS Regulamento Nacional para apoio a projectos EUREKA - EUROSTARS Artigo 1.º Objecto O presente regulamento estabelece as regras para concessão de co-financiamento nacional a entidades portuguesas participantes

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO DAS OBRIGAÇÕES DECORRENTES DO DECRETO-LEI N.º 114/2014, DE 21 DE JULHO (FATURAÇÃO DETALHADA) NOTAS EXPLICATIVAS

IMPLEMENTAÇÃO DAS OBRIGAÇÕES DECORRENTES DO DECRETO-LEI N.º 114/2014, DE 21 DE JULHO (FATURAÇÃO DETALHADA) NOTAS EXPLICATIVAS IMPLEMENTAÇÃO DAS OBRIGAÇÕES DECORRENTES DO DECRETO-LEI N.º 114/2014, DE 21 DE JULHO (FATURAÇÃO DETALHADA) NOTAS EXPLICATIVAS Lisboa, 2 de janeiro de 2015 O artigo 67.º do Decreto-Lei n.º 194/2009, de

Leia mais

de 22 de Outubro de 2008

de 22 de Outubro de 2008 14.11.2008 PT Jornal Oficial da União Europeia L 304/63 REGULAMENTO (CE) N. o 1100/2008 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 22 de Outubro de 2008 relativo à supressão de controlos nas fronteiras dos

Leia mais

Minuta de Contrato de Adesão ao Serviço de. Interruptibilidade

Minuta de Contrato de Adesão ao Serviço de. Interruptibilidade Condições Específicas do Contrato n.º Entre (nome), com sede em (morada), com o capital social de euros, matriculada na Conservatória do Registo Comercial de, com o número único de matrícula e de pessoa

Leia mais

CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS, SA COMISSÃO DE RISCOS FINANCEIROS REGULAMENTO

CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS, SA COMISSÃO DE RISCOS FINANCEIROS REGULAMENTO 19 de outubro 2017 CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS, SA COMISSÃO DE RISCOS FINANCEIROS REGULAMENTO ÍNDICE 1. OBJECTO... 3 2. NOMEAÇÃO E COMPOSIÇÃO... 3 3. COMPETÊNCIAS... 3 4. REUNIÕES E REGIME DE FALTAS... 6

Leia mais

De destacar, a obrigatoriedade de igualdade de tratamento, pelo Empregador, entre o Trabalhador Nacional e o Trabalhador Estrangeiro.

De destacar, a obrigatoriedade de igualdade de tratamento, pelo Empregador, entre o Trabalhador Nacional e o Trabalhador Estrangeiro. O Decreto n.º 6/01, de 19 de Janeiro aprova o Regulamento Sobre o Exercício da Actividade Profissional do Trabalhador Estrangeiro Não Residente, quer no sector público, quer no sector privado, tendo entrado

Leia mais

REGULAMENTO DELEGADO (UE) /... DA COMISSÃO. de

REGULAMENTO DELEGADO (UE) /... DA COMISSÃO. de COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 20.4.2017 C(2017) 2417 final REGULAMENTO DELEGADO (UE) /... DA COMISSÃO de 20.4.2017 que complementa os Regulamentos (UE) n.º 1307/2013 e (UE) n.º 1308/2013 do Parlamento Europeu

Leia mais

Tendo em conta o Tratado que institui a Comunidade Europeia e, nomeadamente, o n. o 1 do seu artigo 71. o,

Tendo em conta o Tratado que institui a Comunidade Europeia e, nomeadamente, o n. o 1 do seu artigo 71. o, 9.5.2003 L 115/63 DIRECTIVA 2003/20/CE DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 8 de Abril de 2003 que altera a Directiva 91/671/CEE do Conselho relativa à aproximação das legislações dos Estados- -Membros

Leia mais

Ccent. 43/2010 BRISA-ASCENDI / VIA VERDE. Decisão de Não Oposição da Autoridade da Concorrência

Ccent. 43/2010 BRISA-ASCENDI / VIA VERDE. Decisão de Não Oposição da Autoridade da Concorrência Ccent. 43/2010 BRISA-ASCENDI / VIA VERDE Decisão de Não Oposição da Autoridade da Concorrência [alínea b) do n.º 1 do artigo 35.º da Lei n.º 18/2003, de 11 de Junho] 12/11/2010 DECISÃO DE NÃO OPOSIÇÃO

Leia mais

Portaria n. o 121/

Portaria n. o 121/ Portaria n. o 121/2011 30-03-2011 Diploma consolidado Assunto: Regulamenta e estabelece as condições de aplicação da contribuição sobre o sector bancário A Lei n.º 55-A/2010, de 31 de dezembro, estabeleceu

Leia mais

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO CONTA SATÉLITE DA ECONOMIA SOCIAL

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO CONTA SATÉLITE DA ECONOMIA SOCIAL d. a INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA BTATISTICS PORTUGAL CflSCS PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO CONTA SATÉLITE DA ECONOMIA SOCIAL Considerando que: O reforço do sector de Economia Social constitui um dos pilares

Leia mais

ANACOM. termos previstos e para efeitos do disposto na alínea c) do n. 2 do artigo 8." e dos artigos 27. e

ANACOM. termos previstos e para efeitos do disposto na alínea c) do n. 2 do artigo 8. e dos artigos 27. e LICENÇA n.º -11201G-SP A 25 de novembro de 2016, a Autoridade Nacional de Comunicações () decidiu, nos termos previstos e para efeitos do disposto na alínea c) do n. 2 do artigo 8." e dos artigos 27. e

Leia mais

Regime Geral das Taxas das Autarquias Locais

Regime Geral das Taxas das Autarquias Locais CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº 350529 Regime Geral das Taxas das Autarquias Locais Todos os direitos reservados à DATAJURIS, Direito e Informática, Lda.

Leia mais