campamento dos Israelitas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "campamento dos Israelitas"

Transcrição

1 CURIOSIDADES REVISTA VIVER+ 2º TRIMESTRE 2016 O Tabernáculo campamento dos Israelitas Organização das tribos ao redor do Tabernáculo: ASER DÃ NAFTALI BENJAMIM MERANI Filho de levi ISSACAR EFRAIM MANASSÉS GÉRSON Filho de levi TABERNÁCULO MOISÉS ARÃO Filhos de Arão JUDÁ ZEBULOM GADE RÚBEN SIMEÃO

2 Conhecendo o Tabernáculo Lugar Santíssmo Lugar Santo Átrio o Patio Pecador A tenda da presença de Deus Altar de sacrifício Recinto sagrado cercado por cortinas Entrada para o recinto sagrado Bacia de bronze

3 Parte interna e divisões do Tabernáculo Separação do lugar santo e santo dos santos pelo véu. (Êxodo 26-33) Arca simboliza o trono de Deus no Santuário Celestial. (Êxodo 30-6) LUGAR SANTO Aqui somente os Sacerdotes podiam entrar para prestar culto. (Êxodo ) LUGAR SANTÍSSIMO Aqui somente o Sumo-Sacerdote entrava,uma vez ao ano, para entregar a oferta de expiação. (Levítico ) Objetos do Pátio Pia (Lavatório) Altar do Holocausto

4 Objetos do Lugar Santo Mesa dos Pães Candelabro Altar do Incenso Objetos do Santo dos Santos Arca da Aliança

5 As vestimentas dos Sacerdotes e Sumo Sacerdote: As Vestes Sacerdotais (Êxodo ; ) MITRA PEDRA DE ÔNIX ÉFODE URIM PEITORAL TUMIM CINTURÃO TÚNICA AZUL TÚNICA BRANCA VESTES DO SUMO SACERDOTE VESTES DO SACERDOTE COMUM Ora, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da Majestade, Ministro do santuário e do verdadeiro tabernáculo, o qual o senhor fundou, e não o homem. (Hebreus 8.1 e 2)

6 A roupa do Sumo sacerdote do Antigo Testamento tinha 12 pedras preciosas no peitoral, represetando as 12 Tribos de Israel. (Êxodo 28.10) Pedra x Tribo 1 - Sárdio - Judá 2 - Topázio - Issacar 3 - Carbúnculo - Zebulom 4 - Esmeralda - Rubén - afira - ime o 6 - Diamante - Gade 7 - Jacinto - José 8 - Ágata - Manassés 9 - Ametista - Benjamim - erilo Ônix - Aser 12 - Jaspe - Naftali Calendário das Festas Judaicas em Festas em 2016 Festa de Purim Festa da Páscoa (Pesach) Festa de Pentecostes (Shavout) Festa das Trombetas (Rosh Hashanah) Dez dias de arrependimento ia da pia o om ippur Festa dos Tabernáculos (Succoth) Começa ao pôr-do-sol de 23 de março, quarta feira 22 de abril, sexta feira 11 de junho, sábado 02 de outubro, domingo 02 de outubro, domingo 11 de outubro, terça feira 16 de outubro, domingo Termina ao pôr-do-sol de 25 de março, sexta feira 30 de abril, sábado 13 de junho, segunda feira 04 de outubro, terça feira 12 de outubro, quarta feira 12 de outubro, quarta Feira 25 de outubro, terça feira *Fonte:

7 Calendário Judaico *Fonte: * * Tu B Shavat o dia ue assinala o in cio do no o o das r ores. elebramos o dia de u ish at comendo rutas especialmente s ete ipos ue s o destacaos na or : trigo ce ada u as figos rom s a eitonas e t maras. Purim em hebraico urim: plural de pûr do acadiano puru um eriado judaico ue comemora a sal a o dos judeus persas do plano de am para e termin -los no antigo mp rio ersa tal como est escrito no li ro de ster um dos li ros da blia. esta de Purim uma das mais alegres do calend rio judaico pois comemora a it ria do po o contra a amea a de genoc dio. * ia de em ria do olocausto decretado pelo go erno de srael na data em ue aconteceu o e ante do ueto da ars ia para lembrar e homenagear as milh es de timas do olocausto na ista durante a uerra undial. * Pessach - a esta da scoa judaica - comemorado por sete dias. em nicio com uma cerim nia na noite do dia dos mês de Nisan o primeiro mês do calend rio judaico. m todo o mundo as am lias judaicas re nem-se para o seder do Pessach ceia ritual em ue relembram a liberta o dos hebreus depois de um longo per odo de cati eiro no gito h mais de s culos.

8 Calendário Judaico *Fonte: * a spera de celebra o da ndependência de srael recorda-se dos mortos nas guerras ue permitiram ue o stado de srael sobre i esse e se manti- esse. ecorda-se tamb m das timas dos atentados terroristas mortos nos ltimos anos. *YOM HAATZMA UT elebra o da ndependência de srael declarada por a id en urion em ap s t rmino do mandato brit nico na terra de srael ap s de. anos de e lio. * Lag Baômer tem a dura o de dias conectando Pessach a Shavuot. o nome dado data judaica de de Lyar. s sete semanas entre Pêssach e Shavuot s o uma poca de antecipa- o e prepara o durante a ual os judeus re a em os passos da jornada dos israelitas do odo at o onte inai h mais de s culos. * Pêssach Sheni ocorre e atamente um mês ap s Pêssach. ignifica uma segunda chance para a ueles ue na poca do Bet Hamicdash emplo agrado de erusal m se encontra am impuros ou em locais distantes impossibilitados desta orma de o erecer o sacri cio Corban Pêssach no emplo.

9 Calendário Judaico *Fonte: *YOM YERUSHALAYIM ia de erusal m marca a reunifica o de erusal m e o onte do emplo sob o dom nio judaico durante a uerra dos eis ias em uase anos depois da destrui o do egundo emplo de erusal m. erusal m a capital nica do po o judeu. * Shavout a Festa das emanas comemora a outorga da Torá no onte inai sete semanas ap s a sa da do gito. neste dia os e andamentos s o lidos nas sinagogas. amb m chamada Chag Habicurim a esta das rim cias ue eram le adas ao emplo de erusal m nesta poca do ano. * Shemini Atzeret a esta da cone o do ita o ia da ssembleia de acordo com o juda- smo. epois de completar os sete dias de Sucot o ita o dia significa ue o judeu uer permanecer mais um dia na Sucá na presen a i ina. m srael Shmini Atzeret e Simchá Tora s o celebrados com uma mesma esta em srael de Tishrei e em dois dias na di spora e shrei. celebra o come a ao entardecer. * ugere-se ue o assassinato de edalia oi no dia de Tishrei mas o jejum oi adiado at depois de Rosh HaShaná uma e ue proibido jejuar durante uma esta judaica. obre este dia de jejum os abino di em ue seu objeti o estabelecer a rela- o entre a morte de um justo com a detrui o da casa de eus. ssim como ordenaram um jejum uando da destrui o do emplo ordenaram tamb m um jejum uando da morte de Gedalia.

10 Calendário Judaico *Fonte: * dia de Tamuz um dia de jejum em mem ria ueda de erusal m antes da destrui o do emplo agrado. arca tamb m o come o do per odo das semanas de luto encerrado por Tishá BeAv. dia de Tamuz o primeiro dos dias de jejum mencionados no li ro ro etas. inten o do dia de jejum despertar o senso de perda com o emplo destru do a subse uente jornada do po o judeu pelo e lio. triste a desses e entos ajuda a con uistar a uelas deficiências espirituais ue acompanharam esses momentos tr gicos. tra s do processo de Teshuvá introspec o e o comprometimento em melhorar endo a possibilidade de trans ormar a trag dia em alegria. a erdade o Talmud di ue ap s a utura reden o de srael e a reconstru o do emplo esses dias de jejum ser o dedicados a dias de esti idades e rego ijo. on orme dito pelo pro eta acarias: o dia de Tamuz se tornar o dia de alegria para a asa de ud e ban uetes esti os e alegres. * Tisha B Av o jejum e dia de luto ue comemora dois dos mais tr gicos e entos da ist ria udaica ue ocorreram no dia do mês de Av - a destrui o pelos babil nicos no ano antes da ra omum do emplo de alom o ou rimeiro emplo de erusal m e a destrui o do egundo emplo no ano da nossa era pelos omanos. utras calamidades na ist ria udaica tamb m ti eram lugar em Tisha BeAv incluindo o dito do ei duardo ue or a a os udeus a dei ar a nglaterra em e o ecreto de Alhambra ou dito de puls o dos udeus de spanha pelos eis at licos Fernando de rag o e sabel de astela em.

11 Calendário Judaico *Fonte: * u e possui rios significados dos uais rios têm uma interpreta o moderna. eriado oi institu do na poca do egundo emplo para marcar o in cio da colheita da u a. omo om ipur tamb m marca o fim da colheita de u a a Mishná registra ue em ambas as datas as meninas solteiras de erusal m estiam-se com estimentas brancas emprestadas e sa am para dan ar nos inhedos. o est longe disto a associa o da esta com casamenteiros e cansamentos embora este costume pro a elmente enha de um per odo ainda mais antigo. pro imidade com Tisha BeAv ue precede em dias um ator pro el na preeminência de associa es alegres com Tu BeAv. costume judaico moderno mais amplamente di undido de se marcar casamentos em Tu BeAv. a srael moderna os Kibutzim rea i aram o esti al da colheita da u a como Chag HaKeramim Festi al de inhedos mas este n o atingiu grandes escalas. *ROSH HASHANA Rosh Hashaná o no o o judaico d in cio a um per odo de de dias conhecido como os randes Feriados ou Yamim Nora im um per odo de penitência e ora o ue termina com o Yom Kipur. stes de dias s o concedidos aos judeus do mundo inteiro para uma reno- a o espiritual. m Rosh hashaná pede-se perd o pelos erros cometidos com seus semelhantes e comemora-se o in cio de um no o ciclo.

12 Calendário Judaico *Fonte: *SIMCHAT TORAH Simchat Torá ou Alegria da Torá é o nome da festividade que ocorre no oitavo dia após Sucót. Neste dia encerra-se e reinicia a leitura anual da Torá, como lembrança da sua eternidade. A melhor maneira de celebrar Simchat Torá seria dedicar os dois dias à leitura da Torá. Mas é justamente o contrário que ocorre. Todos os judeus, sem exceção, pegam a Torá fechada e dançam com ela nos braços. O ato encerra uma grande lição: se os festejos fossem realizados com a Torá aberta, com sua leitura, haveria distinções. *ASARA B TEVET Este pequeno jejum marca o começo do cerco de Jerusalém, tal como é descrito no Livro dos Reis 25>1. E aconteceu que no nono ano do seu reinado, no décimo dia do mês, que Nabucodonossor Rei da Babilônia veio, ele e todo o seu exército, contra Jerusalém, e acampou contra ela; e eles construíram fortes à sua volta. Como um pequeno jejum, é requerido jejuar da aurora ao anoitecer, mas outras leis de luto judaico não são observadas. A leitura da Torá e da Haftará, e uma reza especial durante a Amidá, são acrescentadas nas orações de Shacharit e Minchá. *CHANUKÁ A palavra hebraica Chanuká tem três significados: inauguração, educação e dedicação. Quando os macabeus libertaram o Templo do domínio dos gregos, descobriram que o local mais sagrado do Judaísmo tinha sido violado e profanado. o Chanuká é realizado durante oito dias, a partir do 25º dia de Kislev (novembro ou dezembro). *HOSHANÁ RABÁ O sétimo dia de Sucot é chamado Hoshaná Rabá (Grande Hoshaná) sendo considerado o último dia do julgamento Divino no qual o destino do ano novo é determinado. O Salmo L David Hashem Ori, que tem sido acrescentado à prece diária desde 1º de Elul, é recitado nesta data pela última vez.

CALENDÁRIO ESCOLAR 2018

CALENDÁRIO ESCOLAR 2018 12 Guia Escolar 2018 CALENDÁRIO ESCOLAR 2018 5778 / 79 FEVEREIRO 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 1 2 3 13/02 28 Shevat 27/02 12 Adar 28/02 13 Adar Feriado Nacional

Leia mais

CALENDÁRIO ESCOLAR 2019

CALENDÁRIO ESCOLAR 2019 CALENDÁRIO ESCOLAR 2019 Guia Escolar 2019 11 5779/5780 20/02-15 ADAR I Entrevistas individuais Maternais (tarde- Ir Ktaná) Reunião com pais 1º ano - Salas de aula 21/02-16 ADAR I Reunião inicial com pais

Leia mais

CALENDÁRIO ESCOLAR 2017

CALENDÁRIO ESCOLAR 2017 GUIA ESCOLAR 2017 11 CALENDÁRIO ESCOLAR 2017 Fevereiro 5777 / 78 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Março 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22

Leia mais

1. Fora a auspiciosidade de uma determinada data, outras considerações também desempenham um papel no estabelecimento de uma data de casamento.

1. Fora a auspiciosidade de uma determinada data, outras considerações também desempenham um papel no estabelecimento de uma data de casamento. Notas Gerais 1. Fora a auspiciosidade de uma determinada data, outras considerações também desempenham um papel no estabelecimento de uma data de casamento. 2. A lista a seguir é para casamentos que acontecem

Leia mais

NA AMAT PIONEIRAS DO BRASIL TEM NOVA PRESIDENTE Eleição e posse aconteceram durante Convenção Nacional no Rio de Janeiro.

NA AMAT PIONEIRAS DO BRASIL TEM NOVA PRESIDENTE Eleição e posse aconteceram durante Convenção Nacional no Rio de Janeiro. EDIÇÃO Nº 11-25/04/2009 ABRIL / MAIO DE 2009 SÃO PAULO 22/04 - Palestra p/ 21ª Feira da Comunidade. "Técnicas de Exposição de Produtos", com prof. do Senac. 12/05 - União Feminina em Iom Haatzmaut - no

Leia mais

LIÇÃO 9 - CONTRASTES NA ADORAÇÃO DA ANTIGA E NOVA ALIANÇA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 9 - CONTRASTES NA ADORAÇÃO DA ANTIGA E NOVA ALIANÇA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 9 - CONTRASTES NA ADORAÇÃO DA ANTIGA E NOVA ALIANÇA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO DEUS ORDENOU A MOISÉS A CONSTRUÇÃO DO TABERNÁCULO Após a entrega do ordenamento jurídico para o

Leia mais

TEMPLE BETH AM DAILY MINYAN SCHEDULE OCTOBER 2016-SEPTEMBER 2017

TEMPLE BETH AM DAILY MINYAN SCHEDULE OCTOBER 2016-SEPTEMBER 2017 TEMPLE BETH AM DAILY MINYAN SCHEDULE OCTOBER 2016-SEPTEMBER 2017 Morning Minyan Monday-Friday 7:30 a.m/ Sunday and Legal Holidays as Listed Below 8:00 a.m./ Rosh Hodesh and Hol Hamo ed 7:15 a.m. [SPECIAL

Leia mais

LIÇÃO 6 A DOUTRINA DO CULTO LEVÍTICO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 6 A DOUTRINA DO CULTO LEVÍTICO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 6 A DOUTRINA DO CULTO LEVÍTICO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A CONSTRUÇÃO DO TABERNÁCULO O culto levítico trouxe ao povo de Israel a revelação das principais doutrinas divinas, mas

Leia mais

Êx 39:2 Assim se fez o éfode de ouro, de azul, e de púrpura, e de carmesim e de linho fino torcido.

Êx 39:2 Assim se fez o éfode de ouro, de azul, e de púrpura, e de carmesim e de linho fino torcido. 1 Capítulo 29 As vesstes dos sacerdote Êx 39:1 Fizeram também as vestes do ministério, para ministrar no santuário, de azul, e de púrpura e de carmesim; também fizeram as vestes santas, para Arão, como

Leia mais

A seriedade de um trabalho aprimorado a cada dia

A seriedade de um trabalho aprimorado a cada dia A seriedade de um trabalho aprimorado a cada dia Janeiro 01 (6ª feira) Feriado Nacional- Confraternização Universal 25 (2ª feira) Feriado Municipal- Aniversário de São Paulo 26 (3ª feira) Reunião com pais

Leia mais

MINUTA CALENDÁRIO 2014 Ed. Infantil e 1 ano EF

MINUTA CALENDÁRIO 2014 Ed. Infantil e 1 ano EF MINUTA CALENDÁRIO 2014 Ed. Infantil e 1 ano EF Legenda = Azul - Trabalho pedagógico Amarelo - Feriado ou recesso Verde - Férias Vermelho - Início Semestre/Final Semestre Cinza - Recuperações Finais Rosa

Leia mais

Liturgia no Antigo Testamento

Liturgia no Antigo Testamento Liturgia no Antigo Testamento Grupo 1: Alvimar Vera Lúcia Eduardo Araújo Prof: Márcio leitão Disciplina: Liturgia Liturgia no AT = liturgia judaica; Liturgia (Culto) estudado é o Antigo Testamento; Culto

Leia mais

TEMPLE BETH AM DAILY MINYAN SCHEDULE OCTOBER 2018-SEPTEMBER 2019 EVENING MINYAN TIMES

TEMPLE BETH AM DAILY MINYAN SCHEDULE OCTOBER 2018-SEPTEMBER 2019 EVENING MINYAN TIMES TEMPLE BETH AM DAILY MINYAN SCHEDULE OCTOBER 2018-SEPTEMBER 2019 Morning Minyan Monday-Friday 7:30 a.m/ Sunday and Selected Legal Holidays 8:00 a.m./ Rosh Hodesh and Hol Hamo ed 7:15 a.m. [SPECIAL SHACHARIT

Leia mais

Judaísmo A mais antiga religião monoteísta. Ana Paula N. Guimarães

Judaísmo A mais antiga religião monoteísta. Ana Paula N. Guimarães Judaísmo A mais antiga religião monoteísta Ana Paula N. Guimarães O que é o judaísmo? A mais antiga religião das três principais e maiores religiões monoteístas Judaísmo Cristianismo (maior em quantidade

Leia mais

O TABERNÁCULO Lição 41

O TABERNÁCULO Lição 41 O TABERNÁCULO Lição 41 1 1. Objetivos: Ensinar que Deus deu aos israelitas instruções especificas para construiu o Tabernáculo em que eles iam prestar cultos. Ensinar que Deus nos dá instruções específicas

Leia mais

16/06/2019 Lição 11 - O Sacerdócio de Cristo e o Levítico 2º Trimestre Classe Adulto

16/06/2019 Lição 11 - O Sacerdócio de Cristo e o Levítico 2º Trimestre Classe Adulto 16/06/2019 Lição 11 - O Sacerdócio de Cristo e o Levítico 2º Trimestre Classe Adulto TEXTO ÁUREO Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores e feito mais

Leia mais

LEVÍTICO INTRODUÇÃO DIVISÃO FATOS IMPORTANTES

LEVÍTICO INTRODUÇÃO DIVISÃO FATOS IMPORTANTES LEVÍTICO INTRODUÇÃO DIVISÃO FATOS IMPORTANTES LEVÍTICO Levítico ( a respeito dos levitas ): Para quem foi escrito este livro? Para os israelitas. Por quem foi escrito (autor)? Moisés. Em qual momento histórico?

Leia mais

Foi no início do século XX que houve um importante marco na história do Judaísmo português com a descoberta de criptojudeus (marranos) em Portugal.

Foi no início do século XX que houve um importante marco na história do Judaísmo português com a descoberta de criptojudeus (marranos) em Portugal. Foi no início do século XX que houve um importante marco na história do Judaísmo português com a descoberta de criptojudeus (marranos) em Portugal. Associado a isto surgiu o capitão Arthur Carlos de Barros

Leia mais

LEITURAS TORAH-DIAS SEMANA, SHABAT(2º.ciclo ) e MINCHÁ SHABAT /2018 1

LEITURAS TORAH-DIAS SEMANA, SHABAT(2º.ciclo ) e MINCHÁ SHABAT /2018 1 LEITURAS TORAH-DIAS SEMANA, SHABAT(2º.ciclo ) e MINCHÁ SHABAT 5778-217/218 1 O arquivo a seguir relaciona, através de tabelas, as Parashiot referentes ao 2º Ciclo da Leitura Trienal do ano de 5771 (214/215)

Leia mais

As veste sacerdotais (Ex 28:3-43)

As veste sacerdotais (Ex 28:3-43) AULA 23 - ÊXODO As veste sacerdotais (Ex 28:3-43) Vestes para Arão e seus filhos (Ex 28. 4) Ver (Ex 28. 43) Pulamos o cap. 29 Altar do incenso (Ex 30:1-10) 22,86m 4,57m PLANTA DO TABERNÁCULO 45,72m Véu

Leia mais

Versão Português. Para uso pessoal apenas

Versão Português. Para uso pessoal apenas Versão Português Para uso pessoal apenas Assim diz o Senhor: Israel é meu filho, meu primogênito; e eu te tenho dito: Deixa ir: meu filho, para que me sirva. Éxodo 4:22,23 Depois foram Moisés e Arão e

Leia mais

SUA ESTRUTURA O APOCALIPSE IMAGENS DE JESUS O SANTUÁRIO JESUS O ALFA E O ÔMEGA

SUA ESTRUTURA O APOCALIPSE IMAGENS DE JESUS O SANTUÁRIO JESUS O ALFA E O ÔMEGA Lição 3 para 21 de abril de 2018 O livro de Apocalipse só pode se entendido corretamente quando é comparado com o Antigo Testamento. Desta forma, os símbolos apresentados no livro adquirem pleno sentido.

Leia mais

ESCATOLOGIA. Estudo das Coisas dos Últimos Tempos. Prof. Davi Albuquerque

ESCATOLOGIA. Estudo das Coisas dos Últimos Tempos. Prof. Davi Albuquerque ESCATOLOGIA Estudo das Coisas dos Últimos Tempos Prof. Davi Albuquerque O Cordeiro pega o livro Apocalipse 5.6-10 Apocalipse 5.6-8 6 Então, vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos,

Leia mais

Capítulo 10 As duas trombetas de prata Nm 10:1 Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:

Capítulo 10 As duas trombetas de prata Nm 10:1 Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo: 1 Capítulo 10 As duas trombetas de prata Nm 10:1 Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo: Nm 10:2 Faze-te duas trombetas de prata; de obra batida as farás, e elas te servirão para a convocação da congregação,

Leia mais

O segundo Livro de Moisés chamado ÊXODO. Estudo nr. 02 Livro de Êxodo

O segundo Livro de Moisés chamado ÊXODO. Estudo nr. 02 Livro de Êxodo O segundo Livro de Moisés chamado ÊXODO Estudo nr. 02 Livro de Êxodo Deus é o Criador Gen. 1:2- A terra, entretanto, era sem forma e vazia. A escuridão cobria o mar que envolvia toda a terra, e o Espírito

Leia mais

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico REGULAMENTO OFICIAL Alfabeto Bíblico Tem como objetivo levar o competidor a encontrar na Bíblia versículos que comecem com cada letra do alfabeto da língua portuguesa e contenham em seu texto, uma palavra-chave,

Leia mais

CALENDÁRIO ANUAL DE FESTAS E CELEBRAÇÕES

CALENDÁRIO ANUAL DE FESTAS E CELEBRAÇÕES CALENDÁRIO ANUAL DE FESTAS E CELEBRAÇÕES 2010 2020 Observação: Este calendário de festas e celebrações elaborado a partir do calendário judaico deve ser considerado um guia geral. O calendário de cultos

Leia mais

O Livro de Levítico # 19 A remoção do pecado - Levítico 16 A REMOÇÃO DO PECADO Levítico 16

O Livro de Levítico # 19 A remoção do pecado - Levítico 16 A REMOÇÃO DO PECADO Levítico 16 A REMOÇÃO DO PECADO Levítico 16 Chegamos agora ao que, para nós, pode ser considerado o capítulo central do livro de Levítico - o coração do livro da lei levítica - Lv 16. Muitos estudiosos contemporâneos

Leia mais

Êx 28:2 E farás vestes sagradas a Arão teu irmão, para glória e ornamento.

Êx 28:2 E farás vestes sagradas a Arão teu irmão, para glória e ornamento. 1 Capítulo 28 Deus escolhe Arão e seus filhos para o sacerdócio Êx 28:1 Depois tu farás chegar a ti teu irmão Arão, e seus filhos com ele, do meio dos filhos de Israel, para me administrarem o ofício sacerdotal;

Leia mais

João 10:9 Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens

João 10:9 Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens João 10:9 Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens VERDADE PRÁTICA Para entrar à presença de Deus, no Lugar Santíssimo, o pecador deve passar por uma

Leia mais

IEADI CALENDÁRIO GERAL 2014 JANEIRO DOM SEG TER QUA QUI SEX SÁB

IEADI CALENDÁRIO GERAL 2014 JANEIRO DOM SEG TER QUA QUI SEX SÁB JANEIRO 01 Confraternização Universal 02-03 Reunião do Ministros 04 Assembleia geral administrativa às 14:00 05-06 Culto de posse da nova diretoria IEADI às 19:00 - TC 07-08 Convenção COMADESMA Fortaleza-CE

Leia mais

Calendário Judaico 5774/75 & Calendário Gregoriano 2014

Calendário Judaico 5774/75 & Calendário Gregoriano 2014 Calendário Judaico 5774/75 & Calendário Gregoriano 2014 E falou ADONAI a Moisés e a Arão na terra do Egito, dizendo: Este mesmo mês vos será o princípio dos meses; este vos será o primeiro dos meses do

Leia mais

A FESTA DAS TROMBETAS A FESTA DA RESSUREIÇÃO

A FESTA DAS TROMBETAS A FESTA DA RESSUREIÇÃO A FESTA DAS TROMBETAS A FESTA DA RESSUREIÇÃO 1 Tessalonicenses 4:16,17 Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão

Leia mais

Êx 35:6 Como também azul, púrpura, carmesim, linho fino, pêlos de cabras,

Êx 35:6 Como também azul, púrpura, carmesim, linho fino, pêlos de cabras, 1 Capítulo 35 O sábado e as ofertas para o tabernáculo Êx 35:1 Então Moisés convocou toda a congregação dos filhos de Israel, e disse-lhes: Estas são as palavras que o SENHOR ordenou que se cumprissem.

Leia mais

Onde e quando esta bênção é feita?... Quanto tempo dura?... Posso fazer Bircat Hachamá em casa?...

Onde e quando esta bênção é feita?... Quanto tempo dura?... Posso fazer Bircat Hachamá em casa?... Onde e quando esta bênção é feita?... Quanto tempo dura?... Posso fazer Bircat Hachamá em casa?... O que é Bircat Hachamá? Significa literalmente a Bênção do Sol. Seu texto: Bendito sejas, Eterno noso

Leia mais

Ez 48:2 E junto ao termo de Dã, desde o lado oriental até o ocidental, Aser terá uma porção.

Ez 48:2 E junto ao termo de Dã, desde o lado oriental até o ocidental, Aser terá uma porção. 1 Capitulo48 Os termos da dose tribos Ez 48:1 E estes são os nomes das tribos: desde o extremo norte, ao longo do caminho de Hetlom, indo para Hamate, até Hazar-Enom, termo de Damasco para o norte, ao

Leia mais

BRASIL 2016 P LANO RIGINAL. ORG

BRASIL 2016 P LANO RIGINAL. ORG BRASIL 2016 M BRASIL 2016 Pr. Daniel Spencer M BRASIL 2016 A 3 a Mensagem Angélica e A SALVAÇÃO Pr. Daniel Spencer M 1 C ITAÇÃO E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o 6 evangelho eterno, para

Leia mais

LEITURAS TORAH-DIAS SEMANA, SHABAT (3ºciclo) e MINCHA SHABAT /2013

LEITURAS TORAH-DIAS SEMANA, SHABAT (3ºciclo) e MINCHA SHABAT /2013 O arquivo a seguir relaciona, através de tabelas, as Parashiot referentes ao 3º Ciclo da Leitura Trienal do ano de 5773 (2012/2013) e lidas no Shacharit (Manhã) de sábados. Neste arquivo estão relacionados,

Leia mais

A Bíblia Inteira num Ano

A Bíblia Inteira num Ano A Bíblia Inteira num Ano Lição 4 O Livro de Levítico Onde há espaços para preencher, por favor escreva a Escritura mencionada nas suas próprias palavras. 1. O Livro Este livro foi nomeado para os Levitas

Leia mais

LIÇÃO 6 - A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA ADORAÇÃO E DO LOUVOR. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 6 - A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA ADORAÇÃO E DO LOUVOR. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 6 - A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA ADORAÇÃO E DO LOUVOR Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO FINALIDADE DA CONSTRUÇÃO DO TABERNÁCULO PRESTAR CULTO E SERVIÇO AO SENHOR EDUCAÇÃO ESPIRITUAL DO POVO

Leia mais

Os Ministros do Culto Levítico

Os Ministros do Culto Levítico Os Ministros do Culto Levítico Subsídio da lição 3 - Lição de adultos (CPAD) Antônio Vitor Nesta lição estudaremos a cerca dos ministros do culto levítico. Aqui, abordo alguns temas que o auxiliará a atingir

Leia mais

LEITURAS TORAH-DIAS SEMANA, SHABAT (1º ciclo) e MINCHA SHABAT /2014 1

LEITURAS TORAH-DIAS SEMANA, SHABAT (1º ciclo) e MINCHA SHABAT /2014 1 LEITURAS TORAH-DIAS SEMANA, SHABAT (1º ciclo) e MINCHA SHABAT 5774-2013/2014 1 O arquivo a seguir relaciona, através de tabelas, as Parashiot referentes ao 1º Ciclo da Leitura Trienal do ano de 5768 (2007/2008)

Leia mais

Esta tabela deve ser utilizada nas rezas de Mincha de Shabat, mesmo em dias festivos, com exceção da Mincha de Shabat de Iom Kipur.

Esta tabela deve ser utilizada nas rezas de Mincha de Shabat, mesmo em dias festivos, com exceção da Mincha de Shabat de Iom Kipur. O arquivo a seguir relaciona, através de tabelas, as Parashiot referentes ao 3º Ciclo da Leitura Trienal do ano de 5779 (208/209) e lidas no Shacharit (Manhã) de sábados. Neste arquivo estão relacionados,

Leia mais

A:. G:. D:. G:. A:. D:. U:. A:. R:. L:. S:. Fraternidade Sergipense n 11

A:. G:. D:. G:. A:. D:. U:. A:. R:. L:. S:. Fraternidade Sergipense n 11 A:. G:. D:. G:. A:. D:. U:. A:. R:. L:. S:. Fraternidade Sergipense n 11 Trabalho referente a candidatura à elevação intitulado: Salmo Fraternal Ir:. Carlos Eduardo Palanch Repeke, Ap:. M:. OH! quão bom

Leia mais

LIÇÃO 4 A FUNÇÃO SOCIAL DOS SACERDOTES

LIÇÃO 4 A FUNÇÃO SOCIAL DOS SACERDOTES LIÇÃO 4 A FUNÇÃO SOCIAL DOS SACERDOTES Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO OS SACERDOTES LEVÍTICOS Os sacerdotes na época do sacerdócio levítico no antigo testamento desempenhavam inúmeras funções

Leia mais

Lição 10 FESTAS SANTAS DEUS

Lição 10 FESTAS SANTAS DEUS Lição 10 Os Mistérios de Deus Estudo Bíblico Lição 10 AS FESTAS SANTAS DE DEUS Esta publicação não é para ser vendida ou negociada de forma alguma. - Ela é inteiramente grátis http://www.osmisteriosdedeus.com

Leia mais

Edição N 16-07/08/2009

Edição N 16-07/08/2009 Edição N 16-07/08/2009 Rio de Janeiro 12/8 - Chá em homenagem a escritora Rachel de Queiroz, com apresentação da harpista Cristina Braga e participações especiais de membros da Academia Brasileira de Letras,

Leia mais

A VIDA DIÁRIA NA ÉPOCA DE JESUS

A VIDA DIÁRIA NA ÉPOCA DE JESUS A VIDA DIÁRIA NA ÉPOCA DE JESUS Família Costumes Festas Economia Jörg Garbers A vida diária nos tempos de Jesus: Introdução A ligação entre religião e cultura Arquitetura Moda Ritmo do ano Convivência

Leia mais

LEITURAS TORAH-DIAS SEMANA, SHABAT(1º.ciclo ) e MINCHÁ SHABAT /2008

LEITURAS TORAH-DIAS SEMANA, SHABAT(1º.ciclo ) e MINCHÁ SHABAT /2008 LEITURAS TORAH-DIAS SEMANA, SHABAT(1º.ciclo ) e MINCHÁ SHABAT 5768-2007/2008 1 O arquivo a seguir relaciona, através de tabelas, as Parashiot referentes ao 1º Ciclo da Leitura Trienal do ano de 5768 (2007/2008)

Leia mais

Capítulo 40 Deus manda Moisés levantar o tabernáculo Êx 40:1 Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:

Capítulo 40 Deus manda Moisés levantar o tabernáculo Êx 40:1 Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo: 1 Capítulo 40 Deus manda Moisés levantar o tabernáculo Êx 40:1 Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo: Êx 40:2 No primeiro mês, no primeiro dia do mês, levantarás o tabernáculo da tenda da congregação,

Leia mais

2015 / 2016 Calendário Hebraico Bíblico 6015 5775

2015 / 2016 Calendário Hebraico Bíblico 6015 5775 2015 / 2016 Calendário Hebraico Bíblico 6015 5775 E disse Deus, Haja luminares [aqueles que produzem ou refletem luz] no firmamento do céu para separar o dia da noite. Sirvam eles de sinais, para marcar

Leia mais

Vida Cristã e Santificação. PROFESSORES Pb. André Sem. Francisco

Vida Cristã e Santificação. PROFESSORES Pb. André Sem. Francisco Vida Cristã e Santificação PROFESSORES Pb. André Sem. Francisco Estudo do livro de Levítico Aulas Descrição Texto Bíblico Professor 01 Introdução ao livro de Levítico Lv 1-7 Francisco 02 Bases da Santificação:

Leia mais

Festas Judaicas Qua, 22 de Setembro de :57 - Última atualização Qua, 22 de Setembro de :00

Festas Judaicas Qua, 22 de Setembro de :57 - Última atualização Qua, 22 de Setembro de :00 "Pessach" Páscoa: Instituída por Adonai (Ex 12) ela acontece no décimo quarto dia do primeiro mês (Abibe ou Nisã, entre a metade de Março e a metade de Abril). É seguida no décimo quinto dia, pela Festa

Leia mais

Sumário. Revisão 7. Apêndices 261 Provas das lições 269

Sumário. Revisão 7. Apêndices 261 Provas das lições 269 Sumário Revisão 7 101. Jerusalém e o Templo 9 102. A Páscoa em Jerusalém 23 103. A entrada triunfal 37 104. A figueira estéril: a nação judaica 47 105. As parábolas do Reino 57 106. A personalidade humana

Leia mais

Matéria. Proibido a reprodução parcial ou total desta apostila. Dez/15

Matéria. Proibido a reprodução parcial ou total desta apostila. Dez/15 Matéria Proibido a reprodução parcial ou total desta apostila sem a autorização do IFC-SEDE MUNDIAL Dez/15 1 PANORAMA BÍBLICO A. A Bíblia é o livro sagrado 1. Isaías. 45.5-6. 2. Isaías 45.18-22. B. O Deus

Leia mais

Lição 16. É um sábado. de descanso. para vós, e afligireis as. vossas almas; isto é. estatuto perpétuo

Lição 16. É um sábado. de descanso. para vós, e afligireis as. vossas almas; isto é. estatuto perpétuo Os Mistérios de Deus Estudo Bíblico Lição 16 É um sábado de descanso para vós, e afligireis as vossas almas; isto é estatuto perpétuo Levíticos 16:31 Esta publicação não é para ser vendida ou negociada

Leia mais

Terça-feira, 17 de Maio de, às h, no Radisson Hotel, Avenida Sete de Setembro, 5190.

Terça-feira, 17 de Maio de, às h, no Radisson Hotel, Avenida Sete de Setembro, 5190. * MC:SUBJECT * B"H, Edição #8 (Edições anteriores clique aqui ) Sex Triunfo do Espírito O Beit Chabad de Curitiba Triunfo convida do Espírito para um programa - com inesquecível, a palestra da em mundialmente

Leia mais

O CULTO DA LEI E OS MISTÉRIOS REVELADOS

O CULTO DA LEI E OS MISTÉRIOS REVELADOS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL: 21/05/2017 O CULTO DA LEI E OS MISTÉRIOS REVELADOS Sabemos que no culto da Lei era fundamental a presença de quatro elementos que faziam parte da liturgia registrada no Velho

Leia mais

Lição 5 para 5 de maio de 2018

Lição 5 para 5 de maio de 2018 Lição 5 para 5 de maio de 2018 Deus mandou Moisés construir um modelo do Santuário Celestial. Através dele, quis nos mostrar o plano da salvação preparado desde antes da fundação do mundo. Ao estuda-lo,

Leia mais

LIÇÃO 03 ENTRANDO NO TABERNÁCULO: O PÁTIO. 21 de abril de 2019 Professor Alberto TEXTO ÁUREO

LIÇÃO 03 ENTRANDO NO TABERNÁCULO: O PÁTIO. 21 de abril de 2019 Professor Alberto TEXTO ÁUREO LIÇÃO 03 ENTRANDO NO TABERNÁCULO: O PÁTIO 21 de abril de 2019 Professor Alberto TEXTO ÁUREO Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens (Jo 10.9). VERDADE

Leia mais

UM LUGAR DE ADORAÇÃO A DEUS NO DESERTO

UM LUGAR DE ADORAÇÃO A DEUS NO DESERTO UM LUGAR DE ADORAÇÃO A DEUS NO DESERTO Escola Bíblica Dominical Lição 09 1º trimestre 2014 Para : 02/03/2014 Produção de Slide : TEXTO ÁUREO : E me farão um santuário, e habitarei no meio deles (Êxodo

Leia mais

LEITURAS TORAH - DIAS SEMANA, SHABAT(2º.ciclo) e MINCHÁ SHABAT /2006

LEITURAS TORAH - DIAS SEMANA, SHABAT(2º.ciclo) e MINCHÁ SHABAT /2006 O arquivo a seguir relaciona, através de tabelas, as Parashiot referentes ao 2º Ciclo da Leitura Trienal do ano de 5766 (2005/2006) e lidas no Shacharit (Manhã) de sábados. Neste arquivo estão relacionados,

Leia mais

Crisma 2010/2011 Encontro 29 Tempo Liturgico e Quaresma 10/02/2011. Crisma 2010/2011. Encontro 29 Tempo Liturgico e Quaresma

Crisma 2010/2011 Encontro 29 Tempo Liturgico e Quaresma 10/02/2011. Crisma 2010/2011. Encontro 29 Tempo Liturgico e Quaresma Crisma 2010/2011 Encontro 29 Tempo Liturgico e Quaresma O Ano litúrgico é o período de doze meses, divididos em tempos litúrgicos, onde se celebram como memorial, os mistérios de Cristo, assim como a memória

Leia mais

LIÇÃO 8 UMA ALIANÇA SUPERIOR. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 8 UMA ALIANÇA SUPERIOR. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 8 UMA ALIANÇA SUPERIOR Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A NOVA ALIANÇA A nova aliança é muito superior a antiga aliança porque a nova aliança trata de um pacto eterno que não se pode

Leia mais

Lição 17. E Falou o SENHOR a Moisés, dizendo, Aos quinze dias deste mês sétimo será a festa dos tabernáculos ao SENHOR por sete dias

Lição 17. E Falou o SENHOR a Moisés, dizendo, Aos quinze dias deste mês sétimo será a festa dos tabernáculos ao SENHOR por sete dias Os Mistérios de Deus Estudo Bíblico Lição 17 E Falou o SENHOR a Moisés, dizendo, Aos quinze dias deste mês sétimo será a festa dos tabernáculos ao SENHOR por sete dias Levíticos 23:33-34 Esta publicação

Leia mais

Rosh hashaná e Iom Kipur Tempo de Teshuvá. Retorne Israel até a divindade, pois tropeçou nos seus erros. (Oseias 14:2)

Rosh hashaná e Iom Kipur Tempo de Teshuvá. Retorne Israel até a divindade, pois tropeçou nos seus erros. (Oseias 14:2) Rosh hashaná e Iom Kipur Tempo de Teshuvá Retorne Israel até a divindade, pois tropeçou nos seus erros. (Oseias 14:2) Rosh hashaná O Ano Novo Judaico acontece no primeiro e no segundo dia do mês de Tishrê,

Leia mais

AULA 04 PANORAMA DO ANTIGO TESTAMENTO TURMA DE 2017 ÊXODO

AULA 04 PANORAMA DO ANTIGO TESTAMENTO TURMA DE 2017 ÊXODO AULA 04 PANORAMA DO ANTIGO TESTAMENTO TURMA DE 2017 ÊXODO INTRODUÇÃO Êxodo e Levíticos formam um conjunto que podemos chamar de formação da nação santa. Os livros do Pentateuco recebem em hebraico os nomes

Leia mais

As festas judaicas acontecem no ritmo das estações,

As festas judaicas acontecem no ritmo das estações, No que diz respeito à moral judaica, há uma concepção profundamente otimista e unitária do homem, porque Deus só pode tê-lo criado livre e responsável. Mas a relação homem-deus pode ser rompida: isso é

Leia mais

Deus é teu amigo frei Acílio Mendes

Deus é teu amigo frei Acílio Mendes Deus é teu amigo frei Acílio Mendes Refrão Do Sol Fa Do 3 Deus é teu a mi go, Gran de é seu a mor, mim rem Sol7 5 Ca mi nha con ti go Em Cris to Se nhor. Do Sol Fa Do 7 Deus é teu a mi go, Gran de é seu

Leia mais

1ª Leitura - Ml 3,1-4

1ª Leitura - Ml 3,1-4 1ª Leitura - Ml 3,1-4 O Senhor a quem buscais, virá ao seu Templo. Leitura da Profecia de Malaquias 3,1-4 Assim diz o Senhor: 1Eis que envio meu anjo, e ele há de preparar o caminho para mim; logo chegará

Leia mais

Lição 14. Até ao dia. seguinte ao. sétimo sábado, contareis. cinquenta dias

Lição 14. Até ao dia. seguinte ao. sétimo sábado, contareis. cinquenta dias Os Mistérios de Deus Estudo Bíblico Lição 14 Até ao dia seguinte ao sétimo sábado, contareis cinquenta dias Levíticos 23:16 Esta publicação não é para ser vendida ou negociada de forma alguma. - Ela é

Leia mais

LEITURAS TORAH-DIAS SEMANA, SHABAT(3º.ciclo ) e MINCHÁ SHABAT /2007

LEITURAS TORAH-DIAS SEMANA, SHABAT(3º.ciclo ) e MINCHÁ SHABAT /2007 LEITURAS TORAH-DIAS SEMANA, SHABAT(3º.ciclo ) e MINCHÁ SHABAT 5767-2006/2007 1 O arquivo a seguir relaciona, através de tabelas, as Parashiot referentes ao 3º Ciclo da Leitura Trienal do ano de 5767 (2006/2007)

Leia mais

A JERUSALÉM CELESTIAL. Ap.21,9-16.

A JERUSALÉM CELESTIAL. Ap.21,9-16. 1 A JERUSALÉM CELESTIAL. Ap.21,9-16. Introdução: No mundo existem cidades que são deslumbrantes, pela sua arquitetura, pelos seus parques, pelas suas belezas naturais. Cidades dos sonhos, muitas delas

Leia mais

Verdade Prática Por meio de Cristo Jesus, podemos encontrar-nos com o Deus santo e misericordioso.

Verdade Prática Por meio de Cristo Jesus, podemos encontrar-nos com o Deus santo e misericordioso. 02/06/2019 Lição 9 A Arca da Aliança 2º Trimestre Classe Adulto TEXTO ÁUREO Pendurarás o véu debaixo dos colchetes e trarás para lá a arca do Testemunho, para dentro do véu; o véu vos fará separação entre

Leia mais

Na amat Israel comemora decisão de Comissão de Finanças do Knesset

Na amat Israel comemora decisão de Comissão de Finanças do Knesset EDIÇÃO Nº 15-27/07/2009 JULHO DE 2009 Rio de Janeiro 30/7- Palestra Como melhorar a sua memória?, com a fonoaudióloga Zafira Nigri, às 19h30, no Clube Israelita Brasileiro CIB- Realização: Grupos Ruth

Leia mais

Interpretando o Apocalipse Por Pastor Luiz Antonio.

Interpretando o Apocalipse Por Pastor Luiz Antonio. Interpretando o Apocalipse Por Pastor Luiz Antonio. VERSÍCULOS DE 12 A 16. 12. E virei-me para ver quem falava comigo. E virando-me, vi sete castiçais de ouro. 13. E no meio dos sete castiçais um semelhante

Leia mais

NOTÍCIAS DE NA AMAT ISRAEL

NOTÍCIAS DE NA AMAT ISRAEL EDIÇÃO Nº 14-16/06/2009 JUNHO DE 2009 Belo Horizonte 21/06-18ª Festa na Rua, das 10h30 às 16h, na Pça Estado de Israel/Mangabeiras- A Na amat Pioneiras estará preparando falafel e com uma banca de objetos

Leia mais

O OFÍCIO SACERDOTAL.

O OFÍCIO SACERDOTAL. O OFÍCIO SACERDOTAL. Os sacerdotes eram os ministros responsáveis pelos principais atos do culto judaico no tabernáculo e no templo. Eles sacrificavam os animais levados pelo povo, buscando, assim, o perdão

Leia mais

OS 144 mil: a igreja de Deus no tempo do fim

OS 144 mil: a igreja de Deus no tempo do fim OS 144 mil: a igreja de Deus no tempo do fim O apóstolo Paulo, falando à igreja em Corinto, faz uma declaração impactante: Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos

Leia mais

As estações - festas (moadim)

As estações - festas (moadim) O aniversário de Ieshua e a Festa de Sucot O conceito de Sucot Após o pecado do Bezerro de ouro, as nuvens da Shekiná desapareceram. Em Iom Kipur, no dia 10 de Tishrei, Moisés desceu o Mt. Sinai com o

Leia mais

Todavia nos teus dias não o farei, por amor de Davi, teu pai; da mão de teu filho o rasgarei;

Todavia nos teus dias não o farei, por amor de Davi, teu pai; da mão de teu filho o rasgarei; Assim disse o SENHOR a Salomão: Pois que houve isto em ti, que não guardaste a minha aliança e os meus estatutos que te mandei, certamente rasgarei de ti este reino, e o darei a teu servo. Todavia nos

Leia mais

Ano Litúrgico Ano C

Ano Litúrgico Ano C Ano Litúrgico 2009-2010 Ano C TEMPO DO ADVENTO 29/11 1º Domingo do Advento A redenção está próxima. Jeremias 33,14-16; Salmo 25(24); 1 Tessalonicenses 3,12-4,2; Lucas 21,25-28. 34-36 6/12 2º Domingo do

Leia mais

Estudo Panorâmico da Bíblia por Livro

Estudo Panorâmico da Bíblia por Livro Data da ministração: 18.11.2012 1. Levítico Estudo Panorâmico da Bíblia por Livro Vamos tratar no estudo sobre Levítico sobre dois pontos principais: as ofertas e as festas. Ponha sua vida em ordem, dizem

Leia mais

A FESTA DO PENTECOSTES (Quinquagésimo)

A FESTA DO PENTECOSTES (Quinquagésimo) A FESTA DO PENTECOSTES (Quinquagésimo) SHAVUOT (SEMANAS) V.Quinta - 23 Maio 10 Pentecostes significa quinquagésimo Este dia é determinado contando sete semanas e mais um dia após o primeiro Sábado semanal

Leia mais

ASSEMBLEIA DE DEUS Congregação CIC

ASSEMBLEIA DE DEUS Congregação CIC ASSEMBLEIA DE DEUS Congregação CIC Escola Bíblica Dominical FONTE do SABER TEMA: LIÇÃO 08 - OBJETIVO GERAL Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por

Leia mais

MINI-GUIA DE SUCOT 5771/2010

MINI-GUIA DE SUCOT 5771/2010 MINI-GUIA DE SUCOT 5771/2010 1 1) Sucot, é uma festividade que recorda a passagem pelo deserto quando da saída do Egito, como está escrito em Levíticus Cap. 23, Vers. 42 e 42: Vocês viverão em cabanas

Leia mais

RIO DE JANEIRO 22/9 - Apresentação do Coral Na'amat Pioneiras Clara Sztyzberg (Tributo a Naomi Shemer)

RIO DE JANEIRO 22/9 - Apresentação do Coral Na'amat Pioneiras Clara Sztyzberg (Tributo a Naomi Shemer) Edição N 20-18/09/2009 BELO HORIZONTE 25/10 - Almoço com pratos típicos da culinária judaica, seguido de bingo. RIO DE JANEIRO 22/9 - Apresentação do Coral Na'amat Pioneiras Clara Sztyzberg (Tributo a

Leia mais

SÍNTESE DO VELHO TESTAMENTO LEVÍTICO. Professora Sara Victalino Gueiros Dodd

SÍNTESE DO VELHO TESTAMENTO LEVÍTICO. Professora Sara Victalino Gueiros Dodd 0 SÍNTESE DO VELHO TESTAMENTO LEVÍTICO Professora Sara Victalino Gueiros Dodd Instituto Bíblico da Igreja Cristã Maranata 2016 Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada desta publicação,

Leia mais

Santuário ATIVIDADES MISSIONÁRIAS. N 51 Ano 4/2016 2ª Edição

Santuário ATIVIDADES MISSIONÁRIAS.  N 51 Ano 4/2016 2ª Edição N 51 Ano 4/2016 2ª Edição Santuário Ministério dos Desbravadores Divisão Sul-Americana Igreja Adventista do Sétimo Dia mundodasespecialidades mundodasespecialidades@hotmail.com mundodasespecialidades EXPEDIENTE

Leia mais

III O TABERNÁCULO Heb 8:2; 9:1-7 Êxodo 25-31; 35-40

III O TABERNÁCULO Heb 8:2; 9:1-7 Êxodo 25-31; 35-40 III O TABERNÁCULO Heb 8:2; 9:1-7 Êxodo 25-31; 35-40 - O tabernáculo israelita x o maior e mais perfeito tabernáculo (Hb 9:11): Hebreus afirma que o tabernáculo israelita era figura do verdadeiro (Hb 9:4),

Leia mais

AGUARDE... EM 2010 MUITOS EVENTOS PARA VOCÊ!

AGUARDE... EM 2010 MUITOS EVENTOS PARA VOCÊ! Edição N 28-22/12/2009 AGUARDE... EM 2010 MUITOS EVENTOS PARA VOCÊ! NOTÍCIAS DE RECIFE Voluntárias organizam Bazar No dia 8 de dezembro, Na amat Pioneiras - Recife realizou um Bazar, ao longo de todo o

Leia mais

Sinais de adoração para uma Nova Aliança Hebreus 9:1-10

Sinais de adoração para uma Nova Aliança Hebreus 9:1-10 Sinais de adoração para uma Nova Aliança Hebreus 9:1-10 O Tabernáculo Santo dos Santos Mesa dos pães da presença O Candelabro Arca da Aliança Lugar Santo Mesa dos pães Mesa do incenso O véu O Santo dos

Leia mais

A BÍBLIA ANUNCIA A SALVAÇÃO (II)

A BÍBLIA ANUNCIA A SALVAÇÃO (II) ESTUDO 25 A BÍBLIA ANUNCIA A SALVAÇÃO (II) INTRODUÇÃO Este estudo é uma continuação do estudo anterior, vendo-se a Bíblia como um livro que anuncia a salvação do início ao fim e que mostra uma coerência

Leia mais

LIÇÃO 12 - OS PÃES DA PROPOSIÇÃO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 12 - OS PÃES DA PROPOSIÇÃO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 12 - OS PÃES DA PROPOSIÇÃO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO OS PÃES ASMOS NA MESA A mesa da proposição estava localizada no Lugar Santo para indicar aos israelitas que eles deveriam

Leia mais

Aula 10. 2º Semestre. Hebreus 1-10

Aula 10. 2º Semestre. Hebreus 1-10 Novo Testamento Aula 10 2º Semestre Hebreus 1-10 Lição 46 Prossigamos até a perfeição Lição 47 Pelo Sangue Sereis Santificados Hebreus Escrito por Paulo Aprox. 67 ou 68 AD Pois Paulo morreu em 68AD Hebreus

Leia mais

UM DIA CHAMADO EXPIAÇÃO: SERMÃO

UM DIA CHAMADO EXPIAÇÃO: SERMÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA - DEDUC RECONHECIMENTO MEC DOC. 356 DE 31/01/2006 PUBLICADO EM 01/02/2006 NO DESPACHO 196/2006 SESU UM DIA CHAMADO EXPIAÇÃO: SERMÃO Cachoeira 2006 UM DIA CHAMADO EXPIAÇÃO:

Leia mais

1Cr 12:3 Aiezer, o chefe, e Joás, filho de Semaa, o gibeatita, e Jeziel e Pelete, filhos de Azmavete; e Beraca, e Jeú, o anatotita,

1Cr 12:3 Aiezer, o chefe, e Joás, filho de Semaa, o gibeatita, e Jeziel e Pelete, filhos de Azmavete; e Beraca, e Jeú, o anatotita, 1 Capítulo 12 Os que vieram a Davi em Ziclague 1Cr 12:1 Estes, porém, são os que vieram a Davi, a Ziclague, estando ele ainda escondido, por causa de Saul, filho de Quis; e eram dos valentes que o ajudaram

Leia mais

...sendo uma vez filho, sempre será um filho...mas onde repousa a tua segurança? Hebreus 6:13-20

...sendo uma vez filho, sempre será um filho...mas onde repousa a tua segurança? Hebreus 6:13-20 ...sendo uma vez filho, sempre será um filho......mas onde repousa a tua segurança? Hebreus 6:13-20 1. Ela deve repousar na confiável Palavra de Deus a. Sua promessas não são bloqueadas pelos limites humanos.

Leia mais

LINHA DO TEMPO DE EVENTOS BÍBLICOS IMPORTANTES. Esta breve linha do tempo representa os eventos-chave cobertos pela Bíblia:

LINHA DO TEMPO DE EVENTOS BÍBLICOS IMPORTANTES. Esta breve linha do tempo representa os eventos-chave cobertos pela Bíblia: Você se sentirá mais confiante sobre seus estudos bíblicos quando vir a linha do tempo dos eventos importantes narrados na Bíblia, tiver uma compreensão dos livros que a compõem e como eles são organizados,

Leia mais

MINI-GUIA DE IAMIM NORAIM

MINI-GUIA DE IAMIM NORAIM MINI-GUIA DE IAMIM NORAIM IAMIM NORAIM Iamim Noraim, período chamado de Dias Intensos ou Dias Temíveis, são os dez dias que se iniciam em Rosh Hashaná e terminam em Yom Kipur. Este período é considerado

Leia mais