UM LUGAR DE ADORAÇÃO A DEUS NO DESERTO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UM LUGAR DE ADORAÇÃO A DEUS NO DESERTO"

Transcrição

1 UM LUGAR DE ADORAÇÃO A DEUS NO DESERTO Escola Bíblica Dominical Lição 09 1º trimestre 2014 Para : 02/03/2014 Produção de Slide :

2 TEXTO ÁUREO : E me farão um santuário, e habitarei no meio deles (Êxodo 25.8)

3 VERDADE PRÁTICA : Deus deseja habitar entre nós, para que Ele seja o nosso Deus e para que nós sejamos o seu povo.

4 Leitura Bíblica em Classe : Êxodo Então, falou o SENHOR a Moisés, dizendo: 2 Fala aos filhos de Israel que me tragam uma oferta alçada; de todo homem cujo coração se mover voluntariamente, dele tomareis a minha oferta alçada. 3 E esta é a oferta alçada que tomareis deles: ouro, e prata, e cobre, 4 e pano azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino, e pêlos de cabras, 5 e peles de carneiros tintas de vermelho, e peles de texugos, e madeira de cetim, 6 e azeite para a luz, e especiarias para o óleo da unção, e especiarias para o incenso, 7 e pedras sardônicas, e pedras de engaste para o éfode e para o peitoral. 8 E me farão um santuário, e habitarei no meio deles. 9 Conforme tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo e para modelo de todos os seus móveis, assim mesmo o fareis.

5 ESBOÇO DA LIÇÃO UM LUGAR DE ADORAÇÃO A DEUS NO DESERTO UM LUGAR DE ADORAÇÃO A DEUS NO DESERTO Lição 09 para 02/03/2014 LEITURA BÍBLICA : Êxodo Introdução I. AS INSTRUÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DO TABERNÁCULO 1. O propósito divino. 2. As ofertas (Êx ). 3. Tudo segundo a ordenança divina (Êx 25.8,9,40). II. O PÁTIO DO TABERNÁCULO 1. O pátio (Êx ). 2. O altar dos holocaustos (Êx ). 3. A pia de bronze (Êx ). III. O LUGAR DA HABITAÇÃO DE DEUS 1. O Castiçal de Ouro (Êx ). 2. Os Pães da Proposição (Êx ) 3. O Altar do Incenso (Êx 25.30). 4. O Santo dos Santos e a arca da aliança (Êx ). Conclusão

6 Objetivos da lição : Após a aula, o aluno deverá estar apto a: (1) Conhecer as instruções para a construção do Tabernáculo. (2) Elencar (ou listar) os utensílios presentes no pátio do Tabernáculo. (3) Compreender que o Tabernáculo representava o lugar de habitação de Deus em pleno deserto. PALAVRA-CHAVE : TABERNÁCULO : Santuário portátil onde os hebreus guardavam e transportavam a Arca da Aliança e demais utensílios sagrados.

7 INTRODUÇÃO Deus queria habitar no meio de Israel. Por isso, ordenou a Moisés que, juntamente com o todo o povo, construísse um lugar separado para adoração. Trata-se do "Tabernáculo do Senhor", um santuário móvel que acompanhou os hebreus durante sua longa peregrinação pelo deserto. Na lição de hoje, estudaremos como ocorreu a construção desse lugar santo de adoração ao Senhor.

8 I. AS INSTRUÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DO TABERNÁCULO As instruções para a construção do Tabernáculo foram rigorosamente acatadas por Moisés segundo a ordenança divina. 1. O propósito divino. 2. As ofertas. 3. Tudo segundo a ordenança divina (Êx 25.8,9,40).

9 1. O propósito divino. UM LUGAR DE ADORAÇÃO A DEUS NO DESERTO I. AS INSTRUÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DO TABERNÁCULO Depois da entrega da lei, Deus ordenou que o seu povo edificasse um lugar de adoração. O objetivo divino era aumentar e fortalecer os laços de comunhão com o seu povo Israel, que Ele libertara do poder de Faraó no Egito. O Senhor assim age para que o homem o conheça de forma pessoal e íntima (Jo 14.21,23).

10 2. As ofertas (Êx ). I. AS INSTRUÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DO TABERNÁCULO O Tabernáculo seria construído pelo povo de Deus, com os recursos que receberam pela providência divina ao saírem do Egito (Êx 3.21,22; 12.35,36). Para a construção do Tabernáculo os israelitas ofertaram voluntariamente e com alegria. (veja : Êx ). O Senhor não se agrada de quem entrega a sua oferta e dízimo contrariado ou por obrigação (Ml 3.10). A Palavra de Deus nos ensina que o fator motivante para a contribuição do crente é a alegria: "porque Deus ama ao que dá com alegria" (2 Co 9.7).

11 I. AS INSTRUÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DO TABERNÁCULO 3. Tudo segundo a ordenança divina (Êx 25.8,9,40). O Tabernáculo não foi uma invenção humana. Podemos ver que a partir de Êxodo 25, o próprio Deus instrui a Moisés quanto à planta e os objetos do templo móvel. Moisés obedeceu a todas as instruções, pois todo o Tabernáculo apontava para o sacrifício de Cristo na cruz do Calvário. Simbolizava o plano perfeito de Deus para a redenção da humanidade (Hb ).

12 II. O PÁTIO DO TABERNÁCULO No pátio do Tabernáculo localizava-se o altar dos holocaustos e a pia de bronze. 1. O pátio. 2. O altar dos holocaustos. 3. A pia de bronze (Êx ).

13 1. O pátio (Êx ). II. O PÁTIO DO TABERNÁCULO "Farás também o pátio do Tabernáculo" (Êx 27.9). Os israelitas precisavam aprender a forma correta de se chegar à presença de Deus e adorá-lo. O pátio tinha o formato retangular (45 metros de comprimento, por 22,5 de largura; conf. : Êx ), e indicava que, na adoração a Deus, deve haver separação, santidade (veja Salmo 96.9a).

14 II. O PÁTIO DO TABERNÁCULO 1. O pátio. Havia uma única porta de entrada, que apontava para um único caminho, uma única direção. Isso prefigura Jesus Cristo, que disse: "Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á..." (Jo 10.9). Jesus é o caminho que nos conduz a Deus (Jo 14.6). Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. (João 14.6)

15 2. O altar dos holocaustos. II. O PÁTIO DO TABERNÁCULO "Farás também o altar de madeira de cetim" (Êx 27.1). Ao entrar no pátio, o israelita tinha a sua frente o altar do holocausto. Era uma caixa de madeira de cetim coberta de bronze. Junto a esse altar o transgressor da lei encontrava-se com o sacerdote para oferecer sacrifícios a Deus a fim de expiar seus pecados e obter o perdão.

16 O altar dos holocaustos

17 2. O altar dos holocaustos. II. O PÁTIO DO TABERNÁCULO O altar dos holocaustos tipificava Cristo, o nosso sacrifício perfeito que morreu em nosso lugar (Ef 5.2; Gl 2.20). Sem um sacrifício expiador do pecado não há perdão de Deus (Lv 6.7; 2 Co 5.21). A epístola aos Hebreus nos mostra que o sacrifício salvífico de Cristo foi único, perfeito e completo para a nossa salvação (Hb 7.25; 10.12).

18 II. O PÁTIO DO TABERNÁCULO 3. A pia de bronze (Êx ). Na pia os sacerdotes lavavam suas mãos e pés antes de executarem seus deveres sacerdotais. Mãos limpas: trabalho honesto; pés limpos: um viver e um agir íntegros (Ef 5.26,27; H 10.22).

19 A pia de bronze

20 II. O PÁTIO DO TABERNÁCULO 3. A pia de bronze (Êx ). Precisamos nos achegar a Deus com um coração puro e limpo. Deus é santo e requer santidade do seu povo (1 Pe 1.15,16). Deus não aprova o viver e o servir do impuro. O servo de Deus deve ser "limpo de mãos e puro de coração" (Sl 24.4). Hoje somos lavados e purificados pelo precioso sangue de Cristo que foi derramado por nós (1 Jo 1.7).

21 III. O LUGAR DA HABITAÇÃO DE DEUS No interior do Tabernáculo ficava o castiçal de ouro, os pães da proposição, o altar do incenso, o Santo dos santos e a arca da aliança. 1. O Castiçal de Ouro (Êx ). 2. Os Pães da Proposição 3. O Altar do Incenso (Êx 25.30). 4. O Santo dos Santos e a arca da aliança (Êx ).

22 TABERNÁCULO Lugar Santo (1º compartimento)

23 III. O LUGAR DA HABITAÇÃO DE DEUS 1. O castiçal de ouro (Êx ). Não havia janelas no Lugar Santo e a iluminação vinha de um castiçal de ouro puro e batido. As lâmpadas do castiçal ardiam continuamente e eram abastecidas diariamente de azeite puro de oliveira (Êx 27.20,21) a fim de que iluminassem todo o Lugar Santo.

24 III. O LUGAR DA HABITAÇÃO DE DEUS 1. O castiçal de ouro (Êx ). Esta peça também apontava para Jesus Cristo, a luz do mundo (Jo 8.12). O azeite (que servia de combustível para as lâmpadas do castiçal; conf. : Êx 27.20,21) é um símbolo do Espírito Santo. Se quisermos emanar a luz de Cristo para este mundo que se encontra em trevas, precisamos ser cheios, constantemente, do Espírito Santo de Deus. "Enchei-vos do Espírito" (Ef 5.18) é a recomendação bíblica.

25 III. O LUGAR DA HABITAÇÃO DE DEUS 1. O castiçal de ouro (Êx ). O castiçal, em Apocalipse, simboliza a Igreja (Ap 1.12,13,20). 12 [...]. E, virando-me, vi sete castiçais de ouro; 13 E no meio dos sete castiçais um semelhante ao Filho do homem, [...]. 20 O mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete castiçais de ouro. As sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete castiçais, que viste, são as sete igrejas. (Apocalipse 1:12,13,20)

26 III. O LUGAR DA HABITAÇÃO DE DEUS 2. Os pães da proposição (Êx 25.30). Havia uma mesa com doze pães (Êx ) e, todos os sábados, esses eram trocados. Estes pães apontavam para Jesus, o Pão da vida (Jo 6.35). Precisamos nos alimentar diariamente de Cristo, e não apenas no domingo. Tem você se alimentado diariamente na mesa do Senhor Jesus Cristo?

27 III. O LUGAR DA HABITAÇÃO DE DEUS 3. O altar do incenso (Êx ). Além dos pães da proposição e do castiçal, próximo ao Santo dos Santos ficava o altar do incenso (Êx ), um lugar destinado à oração e ao louvor a Deus. Precisamos nos achegar ao Senhor diariamente com a nossa adoração e nossas orações: "Suba a minha oração perante a tua face como incenso, e seja o levantar das minhas mãos como o sacrifício da tarde" (Sl 141.2).

28 III. O LUGAR DA HABITAÇÃO DE DEUS 4. O Santo dos Santos e a Arca da Aliança (Êx ). O Santo dos Santos era um local restrito, onde somente o sumo sacerdote poderia entrar uma única vez ao ano (Hb 9.6,7), para aspergir sobre o propiciatório isto é, a tampa da Arca o sangue que havia sido derramado do sacrifício anual feito para expiação dos pecados de todo o povo (Lv 16.14,15; 17.11).

29 TABERNÁCULO Lugar Santo Lugar Santíssimo

30 III. O LUGAR DA HABITAÇÃO DE DEUS 4. O Santo dos Santos e a Arca da Aliança (Êx ). A Arca da Aliança era a única peça deste compartimento sagrado. Era uma caixa de madeira forrada de ouro e simbolizava a presença de Deus no meio do seu povo. Erroneamente os israelitas a utilizaram como uma espécie de amuleto (especialmente na época de Eli; 1 Samuel cap.4). Durante a peregrinação pelo deserto os sacerdotes carregavam-na sobre os ombros.

31 4. O Santo dos Santos e a Arca da Aliança (Êx ). III. O LUGAR DA HABITAÇÃO DE DEUS Em Hebreus 10.19,20, vemos a gloriosa revelação profética entre o Santo dos Santos, o Senhor Jesus e o povo salvo da atualidade. Hebreus 10.19,20 : 19 Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, / 20 Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne,

32 O Tabernáculo era figura e sombra das coisas eternas e futuras : De sorte que era bem necessário que as figuras das coisas que estão no céu assim se purificassem; mas as próprias coisas celestiais com sacrifícios melhores do que estes (Hebreus 9.23) Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo (Colossences 2.17) Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos (1 Coríntios 10.11)

33 TABERNÁCULO Vista diurna

34 TABERNÁCULO Vista noturna

35

36 CONCLUSÃO Os israelitas, mediante o Tabernáculo, podiam aprender corretamente como achegar-se a Deus, adorá-lo, serví-lo e viver para Ele em santidade. Assim deve fazer a igreja, conforme Hebreus O Senhor é Santo e sem santidade nosso louvor e adoração não poderão agradá-lo.

37 Membro da Igreja Assembléia de Deus do Parque Piauí, em Teresina-PI Brasil. Evangelista e membro da CEMADEPI Convenção Evangélica de Ministros das Assembléia de Deus do Piauí, e com experiência em ministrações da Palavra de Deus. josepereiraoevangelista1@gmail.com yosseph2013@bol.com.br Canais no Youtube : ono o?feature=mhee Página no Facebook : s

07 de Abril de 2019 TABERNÁCULO UM LUGAR DA HABITAÇÃO DE DEUS

07 de Abril de 2019 TABERNÁCULO UM LUGAR DA HABITAÇÃO DE DEUS TEXTO ÁUREO E me farão um santuário, e habitarei no meio deles. (Êx 25.8) VERDADE PRÁTICA O Tabernáculo de Moisés foi o protótipo da Igreja de Cristo, na qual hoje Deus habita e manifesta sua glória. LEITURA

Leia mais

ASSEMBLEIA DE DEUS Congregação CIC

ASSEMBLEIA DE DEUS Congregação CIC ASSEMBLEIA DE DEUS Congregação CIC Escola Bíblica Dominical FONTE do SABER TEMA: LIÇÃO 07 OBJETIVO GERAL Conscientizar que devemos prestar um verdadeiro serviço e adoração a Deus. l. Conceituar o Lugar

Leia mais

Versão Português. Para uso pessoal apenas

Versão Português. Para uso pessoal apenas Versão Português Para uso pessoal apenas Assim diz o Senhor: Israel é meu filho, meu primogênito; e eu te tenho dito: Deixa ir: meu filho, para que me sirva. Éxodo 4:22,23 Depois foram Moisés e Arão e

Leia mais

LIÇÃO 9 - CONTRASTES NA ADORAÇÃO DA ANTIGA E NOVA ALIANÇA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 9 - CONTRASTES NA ADORAÇÃO DA ANTIGA E NOVA ALIANÇA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 9 - CONTRASTES NA ADORAÇÃO DA ANTIGA E NOVA ALIANÇA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO DEUS ORDENOU A MOISÉS A CONSTRUÇÃO DO TABERNÁCULO Após a entrega do ordenamento jurídico para o

Leia mais

LIÇÃO 6 A DOUTRINA DO CULTO LEVÍTICO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 6 A DOUTRINA DO CULTO LEVÍTICO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 6 A DOUTRINA DO CULTO LEVÍTICO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A CONSTRUÇÃO DO TABERNÁCULO O culto levítico trouxe ao povo de Israel a revelação das principais doutrinas divinas, mas

Leia mais

ASSEMBLEIA DE DEUS Congregação CIC

ASSEMBLEIA DE DEUS Congregação CIC ASSEMBLEIA DE DEUS Congregação CIC Escola Bíblica Dominical FONTE do SABER TEMA: LIÇÃO 08 - OBJETIVO GERAL Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por

Leia mais

Êx 35:6 Como também azul, púrpura, carmesim, linho fino, pêlos de cabras,

Êx 35:6 Como também azul, púrpura, carmesim, linho fino, pêlos de cabras, 1 Capítulo 35 O sábado e as ofertas para o tabernáculo Êx 35:1 Então Moisés convocou toda a congregação dos filhos de Israel, e disse-lhes: Estas são as palavras que o SENHOR ordenou que se cumprissem.

Leia mais

ASSEMBLEIA DE DEUS - CIC

ASSEMBLEIA DE DEUS - CIC ASSEMBLEIA DE DEUS - CIC Escola Bíblica Dominical FONTE do SABER TEMA: LIÇÃO 06 - OBJETIVO GERAL Mostrar que as cores das cortinas do Tabernáculo aponta para a obra completa da salvação. l. Classificar

Leia mais

TEXTO ÁUREO E me farão um santuário, e habitarei no meio deles. (Êx 25.8).

TEXTO ÁUREO E me farão um santuário, e habitarei no meio deles. (Êx 25.8). 07/04/2019 Lição 1 Tabernáculo Um Lugar da Habitação de Deus 2º Trimestre TEXTO ÁUREO E me farão um santuário, e habitarei no meio deles. (Êx 25.8). Verdade Prática O Tabernáculo de Moisés foi o protótipo

Leia mais

21 de Abril de 2019 ENTRANDO NO TABERNÁCULO: O PÁTIO

21 de Abril de 2019 ENTRANDO NO TABERNÁCULO: O PÁTIO TEXTO ÁUREO Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. (Jo 10.9) VERDADE PRÁTICA Para entrar à presença de Deus, no Lugar Santíssimo, o pecador deve

Leia mais

Sinais de adoração para uma Nova Aliança Hebreus 9:1-10

Sinais de adoração para uma Nova Aliança Hebreus 9:1-10 Sinais de adoração para uma Nova Aliança Hebreus 9:1-10 O Tabernáculo Santo dos Santos Mesa dos pães da presença O Candelabro Arca da Aliança Lugar Santo Mesa dos pães Mesa do incenso O véu O Santo dos

Leia mais

A GLÓRIA É DE DEUS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 3º TRIMESTRE / REVISTA CPAD - ADULTOS

A GLÓRIA É DE DEUS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 3º TRIMESTRE / REVISTA CPAD - ADULTOS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 3º TRIMESTRE / 2018 - REVISTA CPAD - ADULTOS LIÇÕES BÍBLICAS - ADORAÇÃO, SANTIDADE E SERVIÇO OS PRINCÍPIOS DE DEUS PARA A SUA IGREJA EM LEVÍTICO LIÇÃO 6 - A DOUTRINA DO CULTO

Leia mais

As Orações dos Santos no Altar de Ouro

As Orações dos Santos no Altar de Ouro As Orações dos Santos no Altar de Ouro Antônio Vitor O único modo do cristão falar com o seu Criador e Pai é através das suas orações. Quando lemos o Antigo Testamento, vemos que as intercessões eram realizadas,

Leia mais

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico REGULAMENTO OFICIAL Alfabeto Bíblico Tem como objetivo levar o competidor a encontrar na Bíblia versículos que comecem com cada letra do alfabeto da língua portuguesa e contenham em seu texto, uma palavra-chave,

Leia mais

O segundo Livro de Moisés chamado ÊXODO. Estudo nr. 02 Livro de Êxodo

O segundo Livro de Moisés chamado ÊXODO. Estudo nr. 02 Livro de Êxodo O segundo Livro de Moisés chamado ÊXODO Estudo nr. 02 Livro de Êxodo Deus é o Criador Gen. 1:2- A terra, entretanto, era sem forma e vazia. A escuridão cobria o mar que envolvia toda a terra, e o Espírito

Leia mais

Lição 5 para 5 de maio de 2018

Lição 5 para 5 de maio de 2018 Lição 5 para 5 de maio de 2018 Deus mandou Moisés construir um modelo do Santuário Celestial. Através dele, quis nos mostrar o plano da salvação preparado desde antes da fundação do mundo. Ao estuda-lo,

Leia mais

O OFÍCIO SACERDOTAL.

O OFÍCIO SACERDOTAL. O OFÍCIO SACERDOTAL. Os sacerdotes eram os ministros responsáveis pelos principais atos do culto judaico no tabernáculo e no templo. Eles sacrificavam os animais levados pelo povo, buscando, assim, o perdão

Leia mais

14 de Abril de 2019 OS ARTESÃOS DO TABERNÁCULO

14 de Abril de 2019 OS ARTESÃOS DO TABERNÁCULO TEXTO ÁUREO Mas um só e o mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer. (1 Co 12.11) VERDADE PRÁTICA O Criador dotou cada homem de talentos individuais para a

Leia mais

O TABERNÁCULO Lição 41

O TABERNÁCULO Lição 41 O TABERNÁCULO Lição 41 1 1. Objetivos: Ensinar que Deus deu aos israelitas instruções especificas para construiu o Tabernáculo em que eles iam prestar cultos. Ensinar que Deus nos dá instruções específicas

Leia mais

Verdade Prática Por meio de Cristo Jesus, podemos encontrar-nos com o Deus santo e misericordioso.

Verdade Prática Por meio de Cristo Jesus, podemos encontrar-nos com o Deus santo e misericordioso. 02/06/2019 Lição 9 A Arca da Aliança 2º Trimestre Classe Adulto TEXTO ÁUREO Pendurarás o véu debaixo dos colchetes e trarás para lá a arca do Testemunho, para dentro do véu; o véu vos fará separação entre

Leia mais

16/06/2019 Lição 11 - O Sacerdócio de Cristo e o Levítico 2º Trimestre Classe Adulto

16/06/2019 Lição 11 - O Sacerdócio de Cristo e o Levítico 2º Trimestre Classe Adulto 16/06/2019 Lição 11 - O Sacerdócio de Cristo e o Levítico 2º Trimestre Classe Adulto TEXTO ÁUREO Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores e feito mais

Leia mais

Células Intergeracionais

Células Intergeracionais Quebra Gelo Células Intergeracionais TEMA: Êxodo: Rumo a Terra Prometida 05/02/2015 Versículo Chave Felizes são os que moram na tua casa, sempre cantando louvores a ti (Salmos 84.4) How happy are those

Leia mais

TEXTO ÁUREO Ora, tudo isso lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos. (1 Co 10.

TEXTO ÁUREO Ora, tudo isso lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos. (1 Co 10. 12/05/2019 Lição 6 As Cortinas do Tabernáculo 2º Trimestre TEXTO ÁUREO Ora, tudo isso lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos. (1 Co

Leia mais

Êx 39:2 Assim se fez o éfode de ouro, de azul, e de púrpura, e de carmesim e de linho fino torcido.

Êx 39:2 Assim se fez o éfode de ouro, de azul, e de púrpura, e de carmesim e de linho fino torcido. 1 Capítulo 29 As vesstes dos sacerdote Êx 39:1 Fizeram também as vestes do ministério, para ministrar no santuário, de azul, e de púrpura e de carmesim; também fizeram as vestes santas, para Arão, como

Leia mais

LIÇÃO 13 AS ORAÇÕES DOS SANTOS NO ALTAR DE OURO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 13 AS ORAÇÕES DOS SANTOS NO ALTAR DE OURO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 13 AS ORAÇÕES DOS SANTOS NO ALTAR DE OURO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A LOCALIZAÇÃO DO ALTAR DE OURO O altar de ouro estava localizado no Lugar Santo defronte ao véu que dava acesso

Leia mais

AS VIRTUDES DOS SALVOS EM CRISTO

AS VIRTUDES DOS SALVOS EM CRISTO AS VIRTUDES DOS SALVOS EM CRISTO Escola Bíblica Dominical 3º trimestre 2013 Lição 05 Para : 04/Agosto/13 Montagem Slides : TEXTO ÁUREO : porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar,

Leia mais

ASSEMBLEIA DE DEUS Congregação CIC

ASSEMBLEIA DE DEUS Congregação CIC ASSEMBLEIA DE DEUS Congregação CIC Escola Bíblica Dominical FONTE do SABER TEMA: LIÇÃO 10 - OBJETIVO GERAL Apresentar as diferentes ordens cerimoniais que constituem o sistema de sacrifícios estabelecido

Leia mais

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO Mensagem Três Hebreus como uma explicação de Levítico Leitura bíblica: Hb 1:2-3, 8; 2:10, 17; 4:14-15; 10:5-10; 13:8 I. Levítico é um livro de tipos, um livro de tipologia; os tipos mais refinados e detalhados

Leia mais

Capítulo 40 Deus manda Moisés levantar o tabernáculo Êx 40:1 Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:

Capítulo 40 Deus manda Moisés levantar o tabernáculo Êx 40:1 Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo: 1 Capítulo 40 Deus manda Moisés levantar o tabernáculo Êx 40:1 Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo: Êx 40:2 No primeiro mês, no primeiro dia do mês, levantarás o tabernáculo da tenda da congregação,

Leia mais

A Bíblia Inteira num Ano

A Bíblia Inteira num Ano A Bíblia Inteira num Ano Lição 4 O Livro de Levítico Onde há espaços para preencher, por favor escreva a Escritura mencionada nas suas próprias palavras. 1. O Livro Este livro foi nomeado para os Levitas

Leia mais

Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez (Hb 10.10).

Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez (Hb 10.10). Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez (Hb 10.10). www.portalebd.org.br Slide 2 Os holocaustos da Antiga Aliança eram transitórios e imperfeitos, mas

Leia mais

LIÇÃO 9 - A ARCA DA ALIANÇA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 9 - A ARCA DA ALIANÇA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 9 - A ARCA DA ALIANÇA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A ARCA DA ALIANÇA NO LUGAR SANTÍSSIMO Santo dos Santos Átrio Lugar Santo A Arca da Aliança que estava localizada no Lugar Santíssimo

Leia mais

O JOGO DO TABERNÁCULO PARTIDA

O JOGO DO TABERNÁCULO PARTIDA O JOGO DO TABERNÁCULO PARTIDA 1. Você está chegando ao Tabernáculo. Avance 2 casas. 2. Você está bem perto da entrada do Tabernáculo. Diga para todos: O Tabernáculo era uma grande cabana onde o povo de

Leia mais

A expiação I. O capítulo 16 de Levítico descreve a expiação:

A expiação I. O capítulo 16 de Levítico descreve a expiação: Mensagem Seis Aexpiação Leitura bíblica: Lv 16; Rm 3:24-25; Hb 2:17; 4:16; 9:5; 1Jo 2:2; 4:10 I. O capítulo 16 de Levítico descreve a expiação: A. Por causa da situação negativa do povo de Deus, como relatam

Leia mais

O CULTO DA LEI E OS MISTÉRIOS REVELADOS

O CULTO DA LEI E OS MISTÉRIOS REVELADOS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL: 21/05/2017 O CULTO DA LEI E OS MISTÉRIOS REVELADOS Sabemos que no culto da Lei era fundamental a presença de quatro elementos que faziam parte da liturgia registrada no Velho

Leia mais

05 de Maio de 2019 A PIA DE BRONZE: LUGAR DE PURIFICAÇÃO

05 de Maio de 2019 A PIA DE BRONZE: LUGAR DE PURIFICAÇÃO TEXTO ÁUREO Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado. (Jo 15.3) VERDADE PRÁTICA A Pia de Bronze é o símbolo do processo da santificação que Cristo realiza em nós através de seu sangue e da

Leia mais

Capítulo 30 O altar do insenso Êx 30:1 E Farás um altar para queimar o incenso; de madeira de acácia o farás.

Capítulo 30 O altar do insenso Êx 30:1 E Farás um altar para queimar o incenso; de madeira de acácia o farás. 1 Capítulo 30 O altar do insenso Êx 30:1 E Farás um altar para queimar o incenso; de madeira de acácia o farás. Êx 30:2 O seu comprimento será de um côvado, e a sua largura de um côvado; será quadrado,

Leia mais

personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter cristão, estudaremos Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter cristão, estudaremos Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. ONo encerramento do estudo de personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter cristão, estudaremos Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. OJesus é o nosso exemplo. Slide 2 O O apóstolo Pedro foi incisivo

Leia mais

LIVRES PARA ADORAR, EM ESPÍRITO E EM VERDADE!

LIVRES PARA ADORAR, EM ESPÍRITO E EM VERDADE! LIVRES PARA ADORAR, EM ESPÍRITO E EM VERDADE! "[1] Construa um altar de madeira de acácia para queimar incenso. [2] Faça-o quadrado, com 45 centímetros de lado e 90 centímetros de altura, com pontas em

Leia mais

Nosso Ministério Sacerdotal

Nosso Ministério Sacerdotal As 3 pedras fundamentais para o ministério do povo de Deus são: O SACERDÓCIO de todos os discípulos de Jesus Os DONS DO ESPÍRITO SANTO manifestos em cada discípulo O EXEMPLO E MODELO de Jesus como servo

Leia mais

O Livro de Levítico # 19 A remoção do pecado - Levítico 16 A REMOÇÃO DO PECADO Levítico 16

O Livro de Levítico # 19 A remoção do pecado - Levítico 16 A REMOÇÃO DO PECADO Levítico 16 A REMOÇÃO DO PECADO Levítico 16 Chegamos agora ao que, para nós, pode ser considerado o capítulo central do livro de Levítico - o coração do livro da lei levítica - Lv 16. Muitos estudiosos contemporâneos

Leia mais

Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. «Isto é o meu Corpo. Este é o meu Sangue»

Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. «Isto é o meu Corpo. Este é o meu Sangue» Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo «Isto é o meu Corpo. Este é o meu Sangue» Leitura do Livro do Êxodo Ex 24, 3-8 Naqueles dias, Moisés veio comunicar ao povo todas as palavras do Senhor e todas as suas

Leia mais

III O TABERNÁCULO Heb 8:2; 9:1-7 Êxodo 25-31; 35-40

III O TABERNÁCULO Heb 8:2; 9:1-7 Êxodo 25-31; 35-40 III O TABERNÁCULO Heb 8:2; 9:1-7 Êxodo 25-31; 35-40 - O tabernáculo israelita x o maior e mais perfeito tabernáculo (Hb 9:11): Hebreus afirma que o tabernáculo israelita era figura do verdadeiro (Hb 9:4),

Leia mais

POR QUAIS MOTIVOS BÍBLICOS O ESCRITOR SAGRADO NOS EXORTA A NÃO ABANDONARMOS A ADORAÇÃO? NOSSA CONGREGAÇÃO?

POR QUAIS MOTIVOS BÍBLICOS O ESCRITOR SAGRADO NOS EXORTA A NÃO ABANDONARMOS A ADORAÇÃO? NOSSA CONGREGAÇÃO? RAZÕES PARA ADORAR (Hb 10.19-25) Tudo o que sobressai deste texto é a sua exortação do vers 25, não deixemos de congregar-nos, geralmente para chamar a atenção dos faltosos aos cultos. Será que o motivo

Leia mais

...sendo uma vez filho, sempre será um filho...mas onde repousa a tua segurança? Hebreus 6:13-20

...sendo uma vez filho, sempre será um filho...mas onde repousa a tua segurança? Hebreus 6:13-20 ...sendo uma vez filho, sempre será um filho......mas onde repousa a tua segurança? Hebreus 6:13-20 1. Ela deve repousar na confiável Palavra de Deus a. Sua promessas não são bloqueadas pelos limites humanos.

Leia mais

SOM DO LIVRO QUE TRÁS ATÉ SI O LIVRO MAIS LIDO EM TODO O. Chegamos ao capítulo 36 de Êxodo. E voltamos ao assunto do

SOM DO LIVRO QUE TRÁS ATÉ SI O LIVRO MAIS LIDO EM TODO O. Chegamos ao capítulo 36 de Êxodo. E voltamos ao assunto do REFERÊNCIA: Êxodo 36-37 Data de Gravação: 12.02.03 PRODUTOR: Paulo Chaveiro Locução: Paulo Chaveiro OLÁ! CARO AMIGO/ EU SOU PAULO CHAVEIRO E ESTE É O PROGRAMA O SOM DO LIVRO QUE TRÁS ATÉ SI O LIVRO MAIS

Leia mais

LIÇÃO 8 UMA ALIANÇA SUPERIOR. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 8 UMA ALIANÇA SUPERIOR. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 8 UMA ALIANÇA SUPERIOR Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A NOVA ALIANÇA A nova aliança é muito superior a antiga aliança porque a nova aliança trata de um pacto eterno que não se pode

Leia mais

LIÇÃO 12 - OS PÃES DA PROPOSIÇÃO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 12 - OS PÃES DA PROPOSIÇÃO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 12 - OS PÃES DA PROPOSIÇÃO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO OS PÃES ASMOS NA MESA A mesa da proposição estava localizada no Lugar Santo para indicar aos israelitas que eles deveriam

Leia mais

SUA ESTRUTURA O APOCALIPSE IMAGENS DE JESUS O SANTUÁRIO JESUS O ALFA E O ÔMEGA

SUA ESTRUTURA O APOCALIPSE IMAGENS DE JESUS O SANTUÁRIO JESUS O ALFA E O ÔMEGA Lição 3 para 21 de abril de 2018 O livro de Apocalipse só pode se entendido corretamente quando é comparado com o Antigo Testamento. Desta forma, os símbolos apresentados no livro adquirem pleno sentido.

Leia mais

SÍNTESE DO VELHO TESTAMENTO LEVÍTICO. Professora Sara Victalino Gueiros Dodd

SÍNTESE DO VELHO TESTAMENTO LEVÍTICO. Professora Sara Victalino Gueiros Dodd 0 SÍNTESE DO VELHO TESTAMENTO LEVÍTICO Professora Sara Victalino Gueiros Dodd Instituto Bíblico da Igreja Cristã Maranata 2016 Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada desta publicação,

Leia mais

JESUS: O SACERDOTE DE UMA NOVA ALIANÇA HB

JESUS: O SACERDOTE DE UMA NOVA ALIANÇA HB JESUS: O SACERDOTE DE UMA NOVA ALIANÇA HB 8.1-13 O mais importante do que estamos tratando é que temos um sumo sacerdote como esse, o qual se assentou à direita do trono da Majestade nos céus e serve no

Leia mais

Aula 06. A adoração no tabernáculo, no templo e na sinagoga

Aula 06. A adoração no tabernáculo, no templo e na sinagoga Aula 06. A adoração no tabernáculo, no templo e na sinagoga Volta, com misericórdia a Jerusalém, tua cidade; reedifica-a como edifício eterno, rapidamente, em nossos dias. Sê bendito, Senhor, que reedificas

Leia mais

A base do nosso serviço sacerdotal: o fogo do altar do holocausto I. Deus é fogo consumidor Hb 12:29; Dt 4:24; 9:3:

A base do nosso serviço sacerdotal: o fogo do altar do holocausto I. Deus é fogo consumidor Hb 12:29; Dt 4:24; 9:3: Mensagem Dois A base do nosso serviço sacerdotal: o fogo do altar do holocausto Leitura bíblica: Lv 9:24; 6:12-13; 10:1-11; Hb 12:29; Lc 12:49-50; Ap 4:5; Êx 3:2-6 I. Deus é fogo consumidor Hb 12:29; Dt

Leia mais

João 10:9 Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens

João 10:9 Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens João 10:9 Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens VERDADE PRÁTICA Para entrar à presença de Deus, no Lugar Santíssimo, o pecador deve passar por uma

Leia mais

As veste sacerdotais (Ex 28:3-43)

As veste sacerdotais (Ex 28:3-43) AULA 23 - ÊXODO As veste sacerdotais (Ex 28:3-43) Vestes para Arão e seus filhos (Ex 28. 4) Ver (Ex 28. 43) Pulamos o cap. 29 Altar do incenso (Ex 30:1-10) 22,86m 4,57m PLANTA DO TABERNÁCULO 45,72m Véu

Leia mais

O TABERNÁCULO. A Casa de Deus levada pelos homens através do deserto. Encontre respostas para estas perguntas

O TABERNÁCULO. A Casa de Deus levada pelos homens através do deserto. Encontre respostas para estas perguntas A Casa de Deus levada pelos homens através do deserto Encontre respostas para estas perguntas O q u e e r a o T a b e r- n á c u l o? O q u e h a v i a d e n t r o d e l e? Q u e m e r a m o s s a- c e

Leia mais

A BÍBLIA ANUNCIA A SALVAÇÃO (II)

A BÍBLIA ANUNCIA A SALVAÇÃO (II) ESTUDO 25 A BÍBLIA ANUNCIA A SALVAÇÃO (II) INTRODUÇÃO Este estudo é uma continuação do estudo anterior, vendo-se a Bíblia como um livro que anuncia a salvação do início ao fim e que mostra uma coerência

Leia mais

09/06/2019 Lição 10 O Sistema de Sacrifícios 2º Trimestre Classe Adulto

09/06/2019 Lição 10 O Sistema de Sacrifícios 2º Trimestre Classe Adulto 09/06/2019 Lição 10 O Sistema de Sacrifícios 2º Trimestre Classe Adulto TEXTO ÁUREO Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus, ao qual Deus propôs para propiciação

Leia mais

Lição 16. É um sábado. de descanso. para vós, e afligireis as. vossas almas; isto é. estatuto perpétuo

Lição 16. É um sábado. de descanso. para vós, e afligireis as. vossas almas; isto é. estatuto perpétuo Os Mistérios de Deus Estudo Bíblico Lição 16 É um sábado de descanso para vós, e afligireis as vossas almas; isto é estatuto perpétuo Levíticos 16:31 Esta publicação não é para ser vendida ou negociada

Leia mais

EZEQUIEL (2) Mensagem Nove

EZEQUIEL (2) Mensagem Nove Mensagem Nove Ministrar ao Senhor para desfrutá-lo comoomanáescondido, a vara que floresceu e a lei da vida Leitura bíblica: Ez 44:10-11, 15-18; At 13:1-2; Hb 9:3-4 I. Mas os levitas que se afastaram de

Leia mais

REVISTA DE LIÇÕES BÍBLICAS/ 1º TRIMESTRE DE 2014 JOVENS E ADULTOS/ CPAD

REVISTA DE LIÇÕES BÍBLICAS/ 1º TRIMESTRE DE 2014 JOVENS E ADULTOS/ CPAD REVISTA DE LIÇÕES BÍBLICAS/ 1º TRIMESTRE DE 2014 JOVENS E ADULTOS/ CPAD Título: Uma jornada de fé A formação do povo de Israel e sua herança espiritual Comentarista: Antonio Gilberto Lição 12: A CONSAGRAÇÃO

Leia mais

Qual é a nossa posição diante do Eterno?

Qual é a nossa posição diante do Eterno? Qual é a nossa posição diante do Eterno? O Tabernáculo (Mikdash em hebraico significa santuário, tabernáculo) nos fala sobre muitas coisas e a principal delas é mostrar-nos a nossa posição em relação à

Leia mais

Aula 2. Até sexta, pela Graça de Deus, bons estudos.

Aula 2. Até sexta, pela Graça de Deus, bons estudos. Aula 2 Prezados professores, estou enviando os slides ( texto definitivo) da nossa aula 2 baseada nos capítulos 2, 10 e 12 do nosso livro e na nossa confissão de fé. Sugerimos que leiam novamente os três

Leia mais

LIÇÃO Nº. 9 CONTRASTES NA ADORAÇÃO DA ANTIGA E NOVA ALIANÇA

LIÇÃO Nº. 9 CONTRASTES NA ADORAÇÃO DA ANTIGA E NOVA ALIANÇA LIÇÃO Nº. 9 CONTRASTES NA ADORAÇÃO DA ANTIGA E NOVA ALIANÇA Subsídio sendo elaborado por Inacio de Carvalho Neto, atualizado constantemente até 03/03/2018. E-mail do autor:ibcneto@inaciocarvalho.com.br.

Leia mais

ASSEMBLEIA DE DEUS Congregação CIC

ASSEMBLEIA DE DEUS Congregação CIC ASSEMBLEIA DE DEUS Congregação CIC Escola Bíblica Dominical FONTE do SABER TEMA: Lição 12 - A Nuvem De Glória OBJETIVO GERAL Revelar como a nuvem de glória estava sobre o povo de Deus. l. Apresentar a

Leia mais

LIÇÃO 08 O LUGAR SANTÍSSSIMO. 26 de maio de 2019 Professor Alberto TEXTO ÁUREO

LIÇÃO 08 O LUGAR SANTÍSSSIMO. 26 de maio de 2019 Professor Alberto TEXTO ÁUREO LIÇÃO 08 O LUGAR SANTÍSSSIMO 26 de maio de 2019 Professor Alberto TEXTO ÁUREO Mas, depois do segundo véu, estava o tabernáculo que se chama o Santo dos Santos (Hb 9.3) VERDADE PRÁTICA Pelo sangue de Jesus

Leia mais

Aula 10. 2º Semestre. Hebreus 1-10

Aula 10. 2º Semestre. Hebreus 1-10 Novo Testamento Aula 10 2º Semestre Hebreus 1-10 Lição 46 Prossigamos até a perfeição Lição 47 Pelo Sangue Sereis Santificados Hebreus Escrito por Paulo Aprox. 67 ou 68 AD Pois Paulo morreu em 68AD Hebreus

Leia mais

LIÇÃO 6 - A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA ADORAÇÃO E DO LOUVOR. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 6 - A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA ADORAÇÃO E DO LOUVOR. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 6 - A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA ADORAÇÃO E DO LOUVOR Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO FINALIDADE DA CONSTRUÇÃO DO TABERNÁCULO PRESTAR CULTO E SERVIÇO AO SENHOR EDUCAÇÃO ESPIRITUAL DO POVO

Leia mais

Lição 8 para 24 de novembro de 2018

Lição 8 para 24 de novembro de 2018 A UNIDADE NA FÉ Lição 8 para 24 de novembro de 2018 Um elemento unificador é compartilhar uma doutrina comum (Atos 2:42). Compartilhar as mesmas doutrinas fundamentais, embora possamos ter pequenas diferenças

Leia mais

OS TRÊS OFÍCIOS DE CRISTO

OS TRÊS OFÍCIOS DE CRISTO VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 CRISTOLOGIA OS TRÊS OFÍCIOS

Leia mais

LIÇÃO 13 AS ORAÇÕES DOS SANTOS NO ALTAR DE OURO. 23 de setembro de 2018 Professor Alberto TEXTO ÁUREO

LIÇÃO 13 AS ORAÇÕES DOS SANTOS NO ALTAR DE OURO. 23 de setembro de 2018 Professor Alberto TEXTO ÁUREO LIÇÃO 13 AS ORAÇÕES DOS SANTOS NO ALTAR DE OURO 23 de setembro de 2018 Professor Alberto TEXTO ÁUREO "Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça,

Leia mais

Igreja Cristã Maranata Contribuição EBJO Perguntas Publicada em: 23/03/2015

Igreja Cristã Maranata Contribuição EBJO Perguntas Publicada em: 23/03/2015 ESCOLA BÍBLICA PARA JOVENS E OBREIROS 28/03/2015 TEMA: OPOSIÇÃO AO PROJETO DE SALVAÇÃO ASSUNTO: OPOSIÇÃO Á SAÍDA DO EGITO TEXTO FUNDAMENTAL: ÊXODO 12.1-11 EM ÊXODO 12.7, O SENHOR ESTABELECE O PROJETO DE

Leia mais

Êx 29:2 E pão ázimo, e bolos ázimos, amassados com azeite, e coscorões ázimos, untados com azeite; com flor de farinha de trigo os farás,

Êx 29:2 E pão ázimo, e bolos ázimos, amassados com azeite, e coscorões ázimos, untados com azeite; com flor de farinha de trigo os farás, 1 Capítulo 29 O sacrifício e as cerimônias da consagração Êx 29:1 Isto é o que lhes hás de fazer, para os santificar, para que me administrem o sacerdócio: Toma um novilho e dois carneiros sem mácula,

Leia mais

LEVÍTICO INTRODUÇÃO DIVISÃO FATOS IMPORTANTES

LEVÍTICO INTRODUÇÃO DIVISÃO FATOS IMPORTANTES LEVÍTICO INTRODUÇÃO DIVISÃO FATOS IMPORTANTES LEVÍTICO Levítico ( a respeito dos levitas ): Para quem foi escrito este livro? Para os israelitas. Por quem foi escrito (autor)? Moisés. Em qual momento histórico?

Leia mais

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO Mensagem Doze O Deus Triúno processado, Sua obra e o resultado da Sua obra Leitura bíblica: Lv 26:1-13; 1Jo 5:20-21; Mt 28:19; 1Tm 3:15-16; Ef 2:21-22 I. Levítico26:1e2falamdenãofazerídolos,guardarosábado

Leia mais

Qual é o conteúdo do Livro de Levítico?

Qual é o conteúdo do Livro de Levítico? Qual é o conteúdo do Livro de Levítico? Leis sobre Sacrifícios e Ofertas Os Holocaustos 1.1-17 Ofertas e manjares 2.1-16 Ofertas pacíficas 3.1-17 Ofertas pelo pecado 4.1-5.13 A oferta pela transgressão

Leia mais

LIÇÃO 11 A LÂMPADA ARDERÁ CONTINUAMENTE. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 11 A LÂMPADA ARDERÁ CONTINUAMENTE. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 11 A LÂMPADA ARDERÁ CONTINUAMENTE Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A LUZ DO SENHOR YAHWEH O candeeiro de ouro iluminava o Lugar Santo para a percepção de uma grande luz pelos israelitas

Leia mais

ÊXODO INTRODUÇÃO DIVISÃO FATOS IMPORTANTES

ÊXODO INTRODUÇÃO DIVISÃO FATOS IMPORTANTES INTRODUÇÃO DIVISÃO FATOS IMPORTANTES Êxodo ( saída ou partida ) Também é chamado de O Livro da Aliança : Para quem foi escrito este livro? Para os israelitas. Por quem foi escrito (autor)? Moisés. Em qual

Leia mais

Capítulo 7 A lei da expiação da culpa Lv 7:1 E esta é a lei da expiação da culpa; coisa santíssima é.

Capítulo 7 A lei da expiação da culpa Lv 7:1 E esta é a lei da expiação da culpa; coisa santíssima é. 1 Capítulo 7 A lei da expiação da culpa Lv 7:1 E esta é a lei da expiação da culpa; coisa santíssima é. Lv 7:2 No lugar onde degolam o holocausto, degolarão a oferta pela expiação da culpa, e o seu sangue

Leia mais

Cristologia SEFO Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Madureira Campo de Mogi das Cruzes

Cristologia SEFO Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Madureira Campo de Mogi das Cruzes Cristologia SEFO 2013 Por Fábio 4ª Codo Aula Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Madureira Campo de Mogi das Cruzes E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação

Leia mais

Oração Inicial: Leitura: Lucas 22, 7-20.

Oração Inicial: Leitura: Lucas 22, 7-20. Oração Inicial: Leitura: Lucas 22, 7-20. Objetivo do encontro: Despertar amor a Eucaristia e a participação da santa missa, onde o sacramento é oferecido. Texto: Ë o sacramento pelo qual participamos,

Leia mais

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO Mensagem Onze O templo santo e a cidade santa na terra santa Leitura bíblica: Ez 47:13-20; 48:8-20, 31-35; Ap 21:12-13 I. O templo santo e a cidade santa, que tipificam a igreja (Ez 47:13; 1Co 3:16-17),

Leia mais

Estudo Panorâmico da Bíblia por Livro

Estudo Panorâmico da Bíblia por Livro Data da ministração: 18.11.2012 1. Levítico Estudo Panorâmico da Bíblia por Livro Vamos tratar no estudo sobre Levítico sobre dois pontos principais: as ofertas e as festas. Ponha sua vida em ordem, dizem

Leia mais

LIÇÃO 09 CONTRASTES NA ADORAÇÃO DA ANTIGA E NOVA ALIANÇA. 04 de março de 2018 Professor Alberto TEXTO ÁUREO

LIÇÃO 09 CONTRASTES NA ADORAÇÃO DA ANTIGA E NOVA ALIANÇA. 04 de março de 2018 Professor Alberto TEXTO ÁUREO LIÇÃO 09 CONTRASTES NA ADORAÇÃO DA ANTIGA E NOVA ALIANÇA 04 de março de 2018 Professor Alberto TEXTO ÁUREO "E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue

Leia mais

Êx 26:3 Cinco cortinas se enlaçarão uma à outra; e as outras cinco cortinas se enlaçarão uma com a outra.

Êx 26:3 Cinco cortinas se enlaçarão uma à outra; e as outras cinco cortinas se enlaçarão uma com a outra. 1 Capítulo 26 As cortinas do tabernáculo Êx 26:1 E o tabernáculo farás de dez cortinas de linho fino torcido, e azul, púrpura, e carmesim; com querubins as farás de obra esmerada. Êx 26:2 O comprimento

Leia mais

SAGRADO E PROFANO VIDA CRISTÃ E VIDA SECULAR

SAGRADO E PROFANO VIDA CRISTÃ E VIDA SECULAR SAGRADO E PROFANO VIDA CRISTÃ E VIDA SECULAR O que é religião? O termo latino religio pode derivar de: - religere: atitude de estar atento, observar; - religare: buscar ligar-se a Deus ou aos deuses Mircea

Leia mais

IMPUTAÇÃO DE NOSSO PECADO ENCONTRANDO O VERDADEIRO QUE PRODUZ A SOBRA O FIM DA LEI É CRISTO

IMPUTAÇÃO DE NOSSO PECADO ENCONTRANDO O VERDADEIRO QUE PRODUZ A SOBRA O FIM DA LEI É CRISTO IMPUTAÇÃO DE NOSSO PECADO ENCONTRANDO O VERDADEIRO QUE PRODUZ A SOBRA O FIM DA LEI É CRISTO (Hebreus 10:1) - PORQUE tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos

Leia mais

LIÇÃO 2 UMA SALVAÇÃO GRANDIOSA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 2 UMA SALVAÇÃO GRANDIOSA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 2 UMA SALVAÇÃO GRANDIOSA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A MAIOR DÁDIVA DE DEUS PARA O HOMEM A salvação é a maior e melhor dádiva de Deus para os homens, e é por isso que devemos ter

Leia mais

1ª Leitura - Ml 3,1-4

1ª Leitura - Ml 3,1-4 1ª Leitura - Ml 3,1-4 O Senhor a quem buscais, virá ao seu Templo. Leitura da Profecia de Malaquias 3,1-4 Assim diz o Senhor: 1Eis que envio meu anjo, e ele há de preparar o caminho para mim; logo chegará

Leia mais

LIÇÃO 1 LEVÍTICO, ADORAÇÃO E SERVIÇO AO SENHOR. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 1 LEVÍTICO, ADORAÇÃO E SERVIÇO AO SENHOR. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 1 LEVÍTICO, ADORAÇÃO E SERVIÇO AO SENHOR Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O MANUAL DO SACERDOTE O livro de Levítico, também conhecido como o "manual do sacerdote", "lei dos sacerdotes",

Leia mais

LIÇÃO 10 - DÁDIVAS, PRIVILÉGIOS E RESPONSABILIDADES NA NOVA ALIANÇA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 10 - DÁDIVAS, PRIVILÉGIOS E RESPONSABILIDADES NA NOVA ALIANÇA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 10 - DÁDIVAS, PRIVILÉGIOS E RESPONSABILIDADES NA NOVA ALIANÇA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO OS RESULTADOS DA NOVA ALIANÇA A Nova Aliança trouxe para os que creem dádivas, privilégios

Leia mais

A visão do trono. Apocalipse 4:1-3, 5, Os 24 anciãos. Apocalipse 4:4. Os 4 seres viventes. Apocalipse 4:6-8. O livro selado. Apocalipse 5:1-4.

A visão do trono. Apocalipse 4:1-3, 5, Os 24 anciãos. Apocalipse 4:4. Os 4 seres viventes. Apocalipse 4:6-8. O livro selado. Apocalipse 5:1-4. Lição 4 para 26 de janeiro de 2019 Em Apocalipse encontramos quatro séries de sete: 7 igrejas, 7 selos, 7 trombetas e 7 pragas. Os capítulos 4 e 5 são uma introdução para a segunda série, os sete selos.

Leia mais

1. Qual a necessidade de uma aliança?

1. Qual a necessidade de uma aliança? 1 Aliança, segundo Jesus de Nazaré Essência #3 (fim da série) Lc 22:14-20 (14) Quando chegou a hora, Jesus e os seus apóstolos reclinaram- se à mesa. (15) E disse- lhes: "Desejei ansiosamente comer esta

Leia mais

O Que é Tipologia Bíblica?

O Que é Tipologia Bíblica? O Que é Tipologia Bíblica? Muitos pregadores tem se utilizado da tipologia bíblica nos cultos, para falar de Jesus Cristo, da Igreja e outras questões. O problema é que as pregações acabam sendo incompreendidas

Leia mais

COMUNIDADE EVANGÉLICA SARA NOSSA TERRA CURSO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PASTORAL PANORÂMICA BÍBLICO I

COMUNIDADE EVANGÉLICA SARA NOSSA TERRA CURSO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PASTORAL PANORÂMICA BÍBLICO I COMUNIDADE EVANGÉLICA SARA NOSSA TERRA CURSO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PASTORAL PANORÂMICA BÍBLICO I Errol Fernando Zepka Pereira Junior Julia Campelo Maich Resenha do livro CONHECENDO A GLÓRIA DE

Leia mais

Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. (Sl 24.1) Slide 2

Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. (Sl 24.1)   Slide 2 Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. (Sl 24.1) www.portalebd.org.br Slide 2 Tudo quanto existe pertence ao Senhor e ao Senhor deve ser consagrado, principalmente o

Leia mais

Ouvistes o que foi dito slide 1

Ouvistes o que foi dito slide 1 Ouvistes o que foi dito... 29.04.2018 - slide 1 Uma oferta de Adoração Passado algum tempo, Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. Abel, por sua vez, trouxe as partes gordas das primeiras

Leia mais

LIÇÃO 5 SANTIDADE AO SENHOR. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 5 SANTIDADE AO SENHOR. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 5 SANTIDADE AO SENHOR Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO REFLETINDO A PESSOA DE JESUS Um cristão que vive em santidade se separa daquilo que é impuro, mal e profano, dedicando-se a uma

Leia mais

A SUPREMA ASPIRAÇÃO DO CRENTE

A SUPREMA ASPIRAÇÃO DO CRENTE A SUPREMA ASPIRAÇÃO DO CRENTE Escola Bíblica Dominical Lição 08 3º trimestre 2013 Para : 25/08/2013 Montagem Slides : TEXTO ÁUREO Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo

Leia mais

Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada ( Jo 14:23 ).

Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada ( Jo 14:23 ). O templo de Deus A ideia de que os homens haveriam de ser templo de Deus surgiu das promessas anunciada pelos profetas do Antigo Testamento. Deus prometeu por intermédio do Profeta Isaías que haveria de

Leia mais