BRASÍLIA, 21 DE DEZEMBRO DE h20min NOVO GOVERNO - DILMA ROUSSEFF ANUNCIA MAIS MINISTROS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "BRASÍLIA, 21 DE DEZEMBRO DE h20min NOVO GOVERNO - DILMA ROUSSEFF ANUNCIA MAIS MINISTROS"

Transcrição

1 Nota Informativa Executivo Federal BRASÍLIA, 21 DE DEZEMBRO DE h20min NOVO GOVERNO - DILMA ROUSSEFF ANUNCIA MAIS MINISTROS Ontem (20/12/2010) à noite, a Presidente da República eleita, Dilma Rousseff, anunciou os nomes de mais sete ministros que irão compor o seu governo. Por meio de nota oficial, foram informadas as seguintes indicações: Ministério da Saúde - será ocupado pelo atual ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT); Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome será chefiado pela economista Tereza Campello; Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial será chefiado pela socióloga Luiza Bairros; Ministério da Cultura - será chefiado pela Cantora e compositora Ana de Hollanda; Ministério das Cidades - será chefiado pelo Deputado Federal Mário Negromonte (PP/BA) Ministério do Esporte permanecerá sob o comando de Orlando Silva (PCdoB) Advocacia-Geral da União (AGU) - permanecerá sob o comando de Luis Inácio Lucena Adams. Com estas últimas indicações, Dilma fechou o comando de 30 das 37 pastas ministeriais do novo governo. A expectativa é de que as últimas indicações sejam divulgadas ainda nesta semana. Antônio Palocci (PT) QUADRO RESUMO - NOMES OFICIALIZADOS CASA CIVIL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Antônio Palocci Filho, 50 anos, é médico sanitarista. Foi vereador e prefeito no município de Ribeirão Preto, além de ter sido deputado estadual e deputado federal pelo estado de São Paulo. No governo do Presidente Lula, coordenou o processo de transição governamental e ocupou o cargo de Ministro da Fazenda de janeiro de 2003 a março de Atualmente, exerce o seu segundo mandato de Deputado Federal. SHIS QI 05 Chácara 27 CEP: Brasília, DF Tel.: Fax: umbelino@umbelino.com.br

2 SECRETARIA GERAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Gilberto Carvalho (PT) Gilberto Carvalho, 59 anos, é formado em Filosofia. Foi ligado à Pastoral Operária, movimento da Igreja Católica, brasileira e desempenhou diversas funções no Partido dos Trabalhadores (PT). Exerce o cargo de chefe de gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Foi secretário da prefeitura de Santo André em 2002, durante a gestão do exprefeito Celso Daniel. SECRETARIA DE ASSUNTOS ESTRATÉGICOS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Moreira Franco (PMDB) Moreira Franco nasceu em 19 de outubro de 1944, em Teresina (PI). Graduado em Sociologia, possui pós-graduação e é doutor pela École Pratique des Hautes Études (Sorbonne), da França. Foi governador do Rio de Janeiro ( ), diretor do Centro de Estudos Governamentais do Instituto de Organização Racional do Trabalho ( ) e Deputado Federal. De 1998 a 2002, assumiu o cargo de Assessor Especial do Presidente Fernando Henrique Cardoso. Em 2008 assumiu a Vice-Presidência de Fundos e Loterias da Caixa Econômica Federal, afastando-se do cargo em 2010 para se dedicar a campanha de Dilma Rousseff. É filiado ao PMDB desde SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Maria do Rosário (PT) PCdoB. Maria do Rosário, 44 anos, é natural de Veranópolis (RS) e é professora e pedagoga com especialização no temário da violência doméstica. Foi duas vezes Vereadora de Porto Alegre, além de Deputada Estadual no Rio Grande do Sul. Disputou a prefeitura de Porto Alegre em 2008, mas foi derrotada por José Fogaça (PMDB/RS). Nas eleições de outubro foi eleita para o 3º mandato de Deputada Federal. Antes de ingressar no PT foi filiada ao SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Helena Chagas Helena Maria de Feritas Chagas é jornalista e executiva da área de comunicação, formada pela Universidade de Brasília (UNB). Durante 10 anos foi repórter do jornal O Globo. Em 1995, ocupou os cargos de diretora Regional da Sucursal em Brasília, chefe de redação e coordenadora política. De maio de 2006 a novembro de 2007 foi diretora de jornalismo do SBT. Além disso, foi diretora de Jornalismo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) até março de 2010, quando se afastou do cargo para integrar a equipe de campanha de Dilma Rousseff. 2.

3 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO Miriam Belchior (PT) Miriam Aparecida Belchior é engenheira de alimentos e mestre em Administração Pública e Governamental. Foi convidada para ocupar o cargo de Subchefe de Articulação e Monitoramento, da Casa Civil, pelo ex-ministro José Dirceu, durante o Governo Lula. Foi mantida no cargo por Dilma Rousseff, à época Ministra Chefe da Casa Civil. É ex-mulher do ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel, assassinado em Nos últimos anos, ganhou destaque no grupo governamental responsável pela administração do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Guido Mantega (PT) MINISTÉRIO DA FAZENDA Guido Mantega, 61 anos, nasceu em Gênova, na Itália. É economista pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Sociologia do Desenvolvimento pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP). Exerceu o cargo de presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de 2004 a Atuou ainda como Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) de 2003 a Desde 2006, é Ministro da Fazenda. Alexandre Tombini BANCO CENTRAL DE BRASIL Alexandre Antônio Tombini, 46 anos, é economista pela Universidade de Brasília (UnB) e Ph.D. em Economia pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos da América. Desde abril de 2006, exerce o cargo de diretor do Banco Central do Brasil (BACEN). Já exerceu os cargos de diretor de Assuntos Internacionais e diretor de Estudos Especiais do BACEN. Foi indicado para o cargo de Presidente do Banco Central do Brasil. José Eduardo Cardoso (PT) MINISTÉRIO DA JUSTIÇA José Eduardo Cardozo, 48 anos, é natural de São Paulo (SP) e possui mestrado em direito. Foi vereador (1995/2003), secretário de governo (1989/1992) na cidade de São Paulo e chefe de gabinete da Ministra da Administração, Luiza Erundina, durante o governo Itamar Franco. Filiou-se ao PT em 1980 e desde o início de 2008 ocupa o posto de secretário-geral do Diretório Nacional do Partido. Atualmente, está no segundo mandato consecutivo como Deputado Federal. 3.

4 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Wagner Rossi (PMDB) Wagner Gonçalves Rossi, 67 anos, é advogado e Ph.D em Administração e Economia. Foi duas vezes deputado estadual na Assembléia Legislativa de São Paulo e ocupou o cargo de Secretário de Estado em diversas áreas, como Transportes, Educação, Esportes e Turismo. Além disso, foi presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). Atualmente é Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, assumindo o cargo após Reinhold Stephanes deixar a pasta para concorrer nas eleições de Edison Lobão (PMDB) MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA Edison Lobão nasceu em 1936, é natural da cidade de Mirador (MA) e bacharel em Direito pelo Centro Educacional Unificado do Distrito Federal (CEUB). Já atuou como Assessor do Ministro da Viação e Obras Públicas; Assessor do Ministro do Interior; e como Membro do Conselho de Administração da Companhia de Telefônica de Brasília (TELEBRASILIA). Exerceu dois mandatos de Deputado Federal, um de Governador e dois de Senador. Foi filiado a ARENA, PDS, PFL e DEM. Pedro Novais (PMDB) MINISTÉRIO DO TURISMO Pedro Novais Lima é advogado e auditor fiscal do Tesouro Nacional. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), além de especialização em Direito Financeiro, e em Planejamento Tributário. É deputado federal por seis legislaturas (83/87; 91/95; 95/99; 99/03; 03/07; 07/11), já tendo atuado como Secretário da Fazenda do Estado do Maranhão nos anos de 1975 a 1978 e de 1988 a Pertence ao quadro de filiados do PMDB desde Garibaldi Alves (PMDB/RN) MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL Garibaldi Alves Filho, 63 anos, é advogado. Foi deputado estadual por quatro mandatos consecutivos, prefeito de Natal e governador do Rio Grande do Norte. Está em seu segundo mandato como Senador, cargo para o qual foi novamente reeleito. Ocupou a presidência do Senado e atualmente preside a Comissão de Assuntos Econômicos da Casa. Ideli Salvatti (PT) MINISTÉRIO DA PESCA E AQUICULTURA Ideli Salvatti, 58 anos, é natural de São Paulo e possui licenciatura em Física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente é senadora, tendo assumido o mandato em Já foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (SC), Deputada Estadual em SC (1995/1999 e 1999/2003), líder do PT no Senado e líder do Governo no Congresso. 4.

5 Paulo Bernardo (PT) MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES Paulo Bernardo Silva, 58 anos, foi bancário no Banco do Brasil. Iniciou sua vida política em 1987, como diretor da Federação dos Bancários do Paraná. Em 1991, foi eleito pela primeira vez Deputado Federal (PT/PR). Também foi Secretário da Fazenda da cidade de Londrina (PR) e do estado do Mato Grosso do Sul. Em 2005, renunciou seu terceiro mandato como Deputado Federal para assumir o cargo de Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, onde está atualmente. Alfredo Nascimento (PR/AM) MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES Alfredo Pereira do Nascimento, 58 anos, é bacharel em Letras e Matemática e possui especialização em Administração de Pessoal. Foi vice-governador do estado do Amazonas e ocupou diversas secretarias na administração municipal de Manaus (AM). Também foi duas vezes prefeito de Manaus. Em 2004, deixou o segundo mandato de prefeito para ocupar o cargo de Ministro dos Transportes. Além disso, foi superintendente da Zona Franca de Manaus. Atualmente, é senador pelo estado do Amazonas. MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR Fernando Pimentel (PT/MG) Fernando Damata Pimentel, 59 anos, é economista pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG) e mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi prefeito de Belo Horizonte (MG) de 2003 a 2008 e ocupou o cargo de secretário municipal da Fazenda de Belo Horizonte na gestão do ex-prefeito Patrus Ananias. Em 2010, concorreu ao cargo de Senador sendo derrotado para os senadores eleitos Aécio Neves (PSDB/MG) e Itamar Franco (PPS/MG). Antonio de Aguiar Patriota MINISTÉRIO DE RELAÇÕES EXTERIORES Antonio de Aguiar Patriota nasceu no Rio de Janeiro em 1954 e é formado em filosofia pela Universidade de Genebra. Ocupou os cargos de embaixador do Brasil nos Estados Unidos ( ) e subsecretário-geral de Assuntos Políticos do Ministério das Relações Exteriores, além de chefe de gabinete e secretário de Planejamento Diplomático do Ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. Atualmente é Secretário-Geral do Ministério das Relações Exteriores. 5.

6 Nelson Jobim (PMDB/RS) MINISTÉRIO DA DEFESA Nelson Azevedo Jobim, 64 anos, é formado em Direito. Foi Deputado Federal por duas vezes consecutivas (PMDB/RS) e participou da Assembléia Nacional Constituinte. Ocupou o cargo de ministro da Justiça durante o Governo de Fernando Henrique Cardoso, sendo nomeado ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) em Em seguida, ocupou a presidência do STF em 2003, presidindo ainda o Tribunal Superior Eleitoral e o Conselho Nacional de Justiça. Atualmente é Ministro da Defesa. Aloízio Mercadante (PTP) MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA Aloízio Mercadante é formado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) com mestrado na mesma área pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Foi duas vezes Deputado Federal, assessor econômico do PT e um dos coordenadores das campanhas de Lula à Presidência em 1989, 1994, 1998 e Atualmente, é senador pelo estado de São Paulo, tendo concorrido ao cargo de governador deste estado nas eleições de outubro de É filiado ao PT desde Fernando Haddad (PT) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fernando Haddad é formado em Direito, com especialização em Direito Civil e Economia Política, e tem doutorado em Filosofia. Também possui mestrado em economia pela Universidade de São Paulo (USP). Foi professor de Teoria Política Contemporânea na USP, analista de Investimento do Unibanco e consultor da Fundação de Pesquisas Econômicas (FIPE). Já ocupou os cargos chefe de Gabinete da Secretaria de Finanças e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de São Paulo, Secretário-Executivo do Ministério da Educação. Atualmente é Ministro da Educação, cargo que ocupa desde Izabella Teixeira MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE Izabella Mônica Vieira Teixeira, natural de Brasília, é graduada em biologia e possui mestrado em Planejamento Energético. Também é doutora em Planejamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desde 1984, é funcionária de carreira do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), onde alcançou o cargo de diretora do órgão. Ocupou diversos cargos no Ministério do Meio Ambiente, entre eles, subsecretária do Meio Ambiente do Rio de Janeiro, chefe de Gabinete, superintendente de Estudos Ambientais, diretora de Qualidade Ambiental e diretora de Energia. Em 2008, foi nomeada secretária-executiva pelo então Ministro do Meio Ambiente Carlos Minc. Atualmente, é Ministra do Meio ambiente, em decorrência da saída de Carlos Minc para concorrer às eleições de

7 MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO Carlos Lupi (PDT) Carlos Roberto Lupi, 53 anos, nasceu em Campinas (SP) e possui graduação em Administração. Participou da fundação do Partido Democrático Trabalhista (PDT), único partido do qual foi membro. Foi presidente nacional do PDT após a morte de Leonel Brizola, em Ocupou os cargos de Secretário Estadual de Governo do Rio de Janeiro, Secretário Municipal de Transportes do Rio de Janeiro, Deputado Federal e Coordenador Geral das Regiões Administrativas da Prefeitura do Rio de Janeiro. Desde 2007, é Ministro do Trabalho e Emprego. Alexandre Padilha (PT) MINISTÉRIO DA SAÚDE Alexandre Rocha Santos Padilha, 39 anos, é formado em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas (UNICAMP) e pós-graduado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Foi coordenador do Comitê de Articulação Federativa da Presidência da República e chefe de gabinete da Subchefia de Assuntos Federativos da Presidência da República. Além disso, atuou como membro da coordenação nacional das campanhas do Presidente Lula em 1989 e Atualmente, exerce o cargo de Ministro das Relações Institucionais do Governo Lula 7.

8 MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME Tereza Campello Tereza Campello, 48 anos, é paulista e formada em economia pela Universidade Federal de Uberlândia (MG). Iniciou sua carreira política na Secretaria da Fazenda de Porto Alegre (RS), em Fez parte, juntamente com Dilma Rousseff, da equipe de transição para o primeiro mandato do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Atualmente, é subchefe de Articulação e Monitoramento da Casa Civil e coordenadora de Projetos Estratégicos no órgão. SECRETARIA DE POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL Luiza Helena Bairros Luiza Helena de Bairros, 57 anos, nasceu em Porto Alegre (RS). É bacharel em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Além disso, possui mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutorado em Sociologia pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos da América. Atuou na coordenação de ações interagenciais e de projetos no processo de preparação e acompanhamento da 3ª Conferência Mundial Contra o Racismo no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Atualmente, é secretaria estadual de Promoção da Igualdade Racial da Bahia. MINISTÉRIO DA CULTURA Ana de Hollanda Ana Buarque de Hollanda, 62 anos, é cantora, compositora e atriz. Iniciou sua carreira artística acompanhando o irmão Chico Buarque de Hollanda. Posteriormente, desenvolveu diversos trabalhos artísticos no teatro, na música e dramaturgia. Entre 1986 e 1988, ocupou o cargo de secretária Municipal de Cultura de Osasco (SP). Atuou no primeiro governo do Presidente Lula como diretora do Centro de Música da Fundação Nacional de Artes (FUNARTE). Mário Negromonte (PP/BA) MINISTÉRIO DAS CIDADES Mário Negromonte nasceu em Recife e se formou em Direito. Ocupou os cargos de secretário municipal de Transportes de Salvador e deputado estadual da Bahia. Foi filiado ao PMDB, PSDB, PPB e está no PP desde Em 2007, assumiu o quarto mandato consecutivo de deputado federal, cargo que ocupa atualmente. 8.

9 Orlando Silva (PCdoB) MINISTÉRIO DO ESPORTE Orlando assumiu o Ministério do Esporte (ME) em 31 de março de 2006 e é filiado ao PCdoB. Nascido no dia 27 de maio de 1971, em Salvador (BA), Orlando Silva é formado em Direito pela Universidade Católica de Salvador (UCSAL) e Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). Iniciou a sua vida política nas organizações de defesa dos direitos da juventude, ocupando os seguintes cargos de destaque: presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) de 1995 a 1997; presidente da União da Juventude Socialista (UJS) de 1998 a 2001; e representante da Federação Mundial das Juventudes Democráticas (FMJD), entidade que reúne organizações juvenis de todos os continentes, de 1999 a Antes de assumir o cargo de Ministro do governo do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, foi responsável pela Secretaria Nacional de Esportes e foi Secretário Nacional de Esporte Educacional e Secretário Executivo do Ministério do Esporte (ME). Luís Inácio Lucena Adams ADVOCACIA GERAL DA UNIÃO Luís Inácio Lucena Adams, 45 anos, nasceu em Porto Alegre (RS). É bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e possui especialização em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Desde 2003, é procurador da Fazenda Nacional. Atuou como Secretário Executivo Adjunto do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Atualmente, é advogado-geral da União do Brasil. Equipe da Umbelino Lôbo Assessoria e Consultoria 9.

BRASÍLIA, 22 DE DEZEMBRO DE h26min NOVO GOVERNO - DILMA ROUSSEFF ANUNCIA MAIS MINISTROS

BRASÍLIA, 22 DE DEZEMBRO DE h26min NOVO GOVERNO - DILMA ROUSSEFF ANUNCIA MAIS MINISTROS Nota Informativa Executivo Federal BRASÍLIA, 22 DE DEZEMBRO DE 2010 10h26min NOVO GOVERNO - DILMA ROUSSEFF ANUNCIA MAIS MINISTROS Em 21/12/2010, a Presidente da República eleita, Dilma Rousseff, anunciou

Leia mais

BRASÍLIA, 22 DE DEZEMBRO DE h20min NOVO GOVERNO - DILMA ROUSSEFF CONCLUI DEFINIÇÃO DE PASTAS MINISTERIAIS

BRASÍLIA, 22 DE DEZEMBRO DE h20min NOVO GOVERNO - DILMA ROUSSEFF CONCLUI DEFINIÇÃO DE PASTAS MINISTERIAIS Nota Informativa Executivo Federal BRASÍLIA, 22 DE DEZEMBRO DE 2010 12h20min NOVO GOVERNO - DILMA ROUSSEFF CONCLUI DEFINIÇÃO DE PASTAS MINISTERIAIS Hoje (22/12/2010), a Presidente da República eleita,

Leia mais

Confira 30 nomes cogitados para ministros no governo Dilma Rousseff

Confira 30 nomes cogitados para ministros no governo Dilma Rousseff G1 - Portal de Notícias da Globo - SP 13/11/2010-14:28 Confira 30 nomes cogitados para ministros no governo Dilma Rousseff Governo Lula tem 34 ministérios e secretarias com status ministerial. Diante da

Leia mais

BRASÍLIA, 09 DE DEZEMBRO DE h20min NOVO GOVERNO DEZ NOVOS MINISTROS SÃO CONFIRMADOS

BRASÍLIA, 09 DE DEZEMBRO DE h20min NOVO GOVERNO DEZ NOVOS MINISTROS SÃO CONFIRMADOS Nota Informativa Executivo Federal BRASÍLIA, 09 DE DEZEMBRO DE 2010 15h20min NOVO GOVERNO DEZ NOVOS MINISTROS SÃO CONFIRMADOS Em 08/12/2010, a Presidenta da República Eleita, Dilma Rousseff, anunciou os

Leia mais

Relatório de Avaliação

Relatório de Avaliação MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E INVESTIMENTOS ESTRATÉGICOS Relatório de Avaliação Plano Plurianual 2008-2011 VOLUME II EXERCÍCIO 2012 ANO BASE 2011 Presidenta

Leia mais

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. Presidenta da República Dilma Rousseff. Vice-Presidencia da República Michel Temer

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. Presidenta da República Dilma Rousseff. Vice-Presidencia da República Michel Temer 1 3 4 REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Presidenta da República Dilma Rousseff Vice-Presidencia da República Michel Temer Ministro de Estado da Justiça José Eduardo Cardozo Ministro de Estado da Defesa Celso

Leia mais

Os 20 novos ministros são: Ministério Ministro Perfil

Os 20 novos ministros são: Ministério Ministro Perfil Os 20 novos ministros são: Ministério Ministro Perfil 1 - Relações Exteriores 2 - Fazenda 3 - Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior 4- Minas e Energia 5 - Agricultura Mauro Vieira Joaquim Levy

Leia mais

BRASÍLIA, 10 DE FEVEREIRO DE h25min

BRASÍLIA, 10 DE FEVEREIRO DE h25min Cenário Eleições 2010 Edição 001 BRASÍLIA, 10 DE FEVEREIRO DE 2010 19h25min ELEIÇÕES 2010 INÍCIO DA SUBSTITUIÇÃO DOS MINISTROS CANDIDATOS A disputa eleitoral de 2010 vem se configurando como a mais concorrida

Leia mais

Perfil dos Candidatos à Presidência e Vice-presidência da República 2018

Perfil dos Candidatos à Presidência e Vice-presidência da República 2018 Perfil dos Candidatos à Presidência e Vice-presidência da República Candidato a Presidência da República Fernando Haddad - PT O candidato possui 55 anos, nasceu em São Paulo (SP), possui Ensino Superior

Leia mais

DECRETO Nº 7.037, DE 21 DE DEZEMBRO DE Aprova o Programa Nacional de Direitos Humanos - PNDH-3 e dá outras providências.

DECRETO Nº 7.037, DE 21 DE DEZEMBRO DE Aprova o Programa Nacional de Direitos Humanos - PNDH-3 e dá outras providências. DECRETO Nº 7.037, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2009 Aprova o Programa Nacional de Direitos Humanos - PNDH-3 e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84,

Leia mais

Deputado de Duque de Caxias, Celso Pansera assumirá Ministério da Ciência e Tecnologia Sex, 02 de Outubro de :47

Deputado de Duque de Caxias, Celso Pansera assumirá Ministério da Ciência e Tecnologia Sex, 02 de Outubro de :47 Exercendo o primeiro mandato de deputado federal pelo PMDB-RJ, Celso Pansera vai assumir o Ministério da Ciência e Tecnologia. Seu nome foi confirmado na manhã desta sexta-feira (2) pela presidenta Dilma

Leia mais

(Atenção Links não estão ativos) Tribunais Superiores. Justiça Federal. União Internacional do Notariado Latino Colégio Notarial do Brasil

(Atenção Links não estão ativos) Tribunais Superiores. Justiça Federal. União Internacional do Notariado Latino Colégio Notarial do Brasil Links Notariais (Atenção Links não estão ativos) União Internacional do Notariado Latino Colégio Notarial do Brasil Tribunais Superiores Supremo Tribunal Federal - STF Superior Tribunal de Justiça - STJ

Leia mais

delatados da Odebrecht e a "anistia" ao caixa 2

delatados da Odebrecht e a anistia ao caixa 2 cargo / partido inquérito pode ser beneficiado? 1 Romero Jucá senador (PMDB-RR) 4382 não 2 Humberto Costa senador (PT-PE) 4383 não 3 Edison Lobão senador (PMDB-MA) 4384 não 4 Marco Maia deputado (PT-RS)

Leia mais

ORÇAMENTOS DA UNIÃO EXERCÍCIO FINANCEIRO 2016

ORÇAMENTOS DA UNIÃO EXERCÍCIO FINANCEIRO 2016 REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE ORÇAMENTO FEDERAL ORÇAMENTOS DA UNIÃO EXERCÍCIO FINANCEIRO 2016 PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA VOLUME III Detalhamento

Leia mais

PROGRAMA: 0553 - Atuação Legislativa da Câmara dos Deputados. PROGRAMA: 0551 - Atuação Legislativa do Senado Federal

PROGRAMA: 0553 - Atuação Legislativa da Câmara dos Deputados. PROGRAMA: 0551 - Atuação Legislativa do Senado Federal PROGRAMA: 21 - Aprimoramento do Ministério Público Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social 82.71 268.863 Despesas Correntes 81.19 261.885 Despesas de Capital 1.511 6.977 Orçamento de Investimentos das

Leia mais

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA EDITAL DE CONVOCAÇÃO CNPJ n o 76.483.817/0001-20 COMPANHIA DE CAPITAL ABERTO Registro CVM n o 1431-1 Registro SEC (CUSIP) 20441B407 Preferenciais B Registro SEC (CUSIP) 20441B308 Ordinárias Registro LATIBEX 29922 Preferenciais

Leia mais

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO PROCESSO SELETIVO INTERNO À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL PARA FORMAÇÃO DE BANCO DE SERVIDORES

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO PROCESSO SELETIVO INTERNO À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL PARA FORMAÇÃO DE BANCO DE SERVIDORES Nível médio 00002 Advocacia-Geral da União / DF 34 2 17,00 Nível superior 00002 Advocacia-Geral da União / DF 20 2 10,00 Nível médio 00003 Agência Brasileira de Inteligência / DF 6 2 3,00 Nível superior

Leia mais

P O L I T I C A L I N S I G H T

P O L I T I C A L I N S I G H T CONHEÇA A REFORMULAÇÃO DO XXI GOVERNO CONSTITUCIONAL P O L I T I C A L I N S I G H T 17 de outubro de 2018 QUATRO NOVOS MINISTROS E DEZ SECRETÁRIOS DE ESTADO JÁ TOMARAM POSSE Primeiro Ministro António

Leia mais

BRASÍLIA, 26 DE NOVEMBRO DE h50min NOVO GOVERNO: EQUIPE DE TRANSIÇÃO E A DISPUTA PELO PRIMEIRO ESCALÃO

BRASÍLIA, 26 DE NOVEMBRO DE h50min NOVO GOVERNO: EQUIPE DE TRANSIÇÃO E A DISPUTA PELO PRIMEIRO ESCALÃO Nota Informativa Executivo Federal BRASÍLIA, 26 DE NOVEMBRO DE 2010 18h50min NOVO GOVERNO: EQUIPE DE TRANSIÇÃO E A DISPUTA PELO PRIMEIRO ESCALÃO Após quase um mês do resultado oficial das Eleições Presidenciais

Leia mais

Perfil dos Dez mais. Eleito pelos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar - DIAP

Perfil dos Dez mais. Eleito pelos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar - DIAP 2010 Perfil dos Dez mais Eleito pelos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar - DIAP Perfil dos Dez Mais eleitos pela elite do Congresso

Leia mais

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. Presidente da República Dilma Vana Rousseff. Vice-Presidencia da República Michel Miguel Elias Temer Lulia

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. Presidente da República Dilma Vana Rousseff. Vice-Presidencia da República Michel Miguel Elias Temer Lulia 1 3 4 REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Presidente da República Dilma Vana Rousseff Vice-Presidencia da República Michel Miguel Elias Temer Lulia Ministra de Estado Chefe da Casa civil da Presidência da

Leia mais

O STF e o Direito à Vida: Onde começa e onde termina?

O STF e o Direito à Vida: Onde começa e onde termina? O STF e o Direito à Vida: Onde começa e onde termina? Sociedade Brasileira de Direito Público - SBDP Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP Interrupção de Gravidez de Feto Anencéfalo ADPF

Leia mais

A ordem de precedência, nas cerimonias oficiais, nos Estados da União, com a presença de autoridades federais, será a seguinte:

A ordem de precedência, nas cerimonias oficiais, nos Estados da União, com a presença de autoridades federais, será a seguinte: A ordem de precedência, nas cerimonias oficiais, nos Estados da União, com a presença de autoridades federais, será a seguinte: 1 - Presidente da República 2 - Vice-Presidente da República (*1) Governador

Leia mais

MEMBRO TITULAR E SUPLENTE DO CONSELHO FISCAL, OBSERVADO O ARTIGO 240 DA LEI N.º 6404/1976:

MEMBRO TITULAR E SUPLENTE DO CONSELHO FISCAL, OBSERVADO O ARTIGO 240 DA LEI N.º 6404/1976: PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO PARA A 108.ª ASSEMBLEIA GERAL EXTRORDINÁRIA DA COMPANHIA DE SANEAMENTO DO PARANÁ SANEPAR, A SER REALIZADA NO DIA 19 DE MAIO DE 2017 AS 14:00 HORAS, PARA ELEIÇÃO DE MEMBRO TITULAR

Leia mais

02 out - POLÍTICA: Dilma anuncia redução de oito ministérios, com salários menores e corte de cargos Sex, 02 de Outubro de 2015 13:43

02 out - POLÍTICA: Dilma anuncia redução de oito ministérios, com salários menores e corte de cargos Sex, 02 de Outubro de 2015 13:43 A nova configuração ministerial, finalizada ontem (1 ) com a ajuda do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, inclui a extinção e fusão de pastas e a realocação de titulares dos ministérios. Brasília

Leia mais

É preciso ressaltar que ainda não foram ocupados todos os cargos criados pela Medida Provisória nº 870/2019.

É preciso ressaltar que ainda não foram ocupados todos os cargos criados pela Medida Provisória nº 870/2019. NOVA ESTRUTURA APÓS MEDIDA PROVISÓRIA 870/2019 A Zilmara Alencar Consultoria Jurídica ZAC preparou um organograma contendo as principais atividades que eram da competência do Ministério do Trabalho que

Leia mais

CAPÍTULO 05 PERGUNTA EM PROFUNDIDADE MULTIDADOS ELEIÇÕES GOVERNADOR COM APRESENTAÇÃO DE CARGOS, HISTÓRICO E APOIOS.

CAPÍTULO 05 PERGUNTA EM PROFUNDIDADE MULTIDADOS ELEIÇÕES GOVERNADOR COM APRESENTAÇÃO DE CARGOS, HISTÓRICO E APOIOS. CAPÍTULO 05 PERGUNTA EM PROFUNDIDADE MULTIDADOS ELEIÇÕES GOVERNADOR COM APRESENTAÇÃO DE CARGOS, HISTÓRICO E APOIOS. ATENÇÃO: É apresentado ao eleitor o grupo político do Governador Anastasia e do senador

Leia mais

Pretos e pardos, metade da população brasileira, são menos de 10% no Congresso

Pretos e pardos, metade da população brasileira, são menos de 10% no Congresso Pretos e pardos, metade da população brasileira, são menos de 10% no Congresso Renato Abramowicz Santos Pesquisador da Transparência Brasil 1 Apesar de pretos e pardos representarem metade da população

Leia mais

Votos aos Presidentes da República: de Collor a Bolsonaro

Votos aos Presidentes da República: de Collor a Bolsonaro aos Presidentes da República: de Collor a Bolsonaro Neste texto, quero destacar os votos válidos e os votos recebidos pelos presidentes da chamada Nova República: Collor, FHC, Lula, Dilma e Bolsonaro,

Leia mais

Eleições Municipais Resultados das Eleições no 1º Turno

Eleições Municipais Resultados das Eleições no 1º Turno Eleições Municipais Resultados das Eleições no 1º Turno A Confederação Nacional de Municípios (CNM) dando seguimento a seus Estudos sobre as eleições municipais de 2016, apresenta os números dos candidatos

Leia mais

Cinco governadores fazem parte de lista entregue por Rodrigo Janot

Cinco governadores fazem parte de lista entregue por Rodrigo Janot Cinco governadores fazem parte de lista entregue por Rodrigo Janot Surgiram mais nomes na longa lista de pedidos de inquérito entregue ao Supremo pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, Entre

Leia mais

Dilma Rousseff toma posse e inicia seu quarto mandato nesta quinta-feira Clique aqui para ver a notícia no site

Dilma Rousseff toma posse e inicia seu quarto mandato nesta quinta-feira Clique aqui para ver a notícia no site Fundação Getulio Vargas Veículo: JB Online - RJ Data: 01/01/2015 Tópico: EPGE Página: 09:21:00 Dilma Rousseff toma posse e inicia seu quarto mandato nesta quinta-feira Clique aqui para ver a notícia no

Leia mais

OS CANDIDATOS A PREFEITO NOS MUNICÍPIOS BILIONÁRIOS EM 2016

OS CANDIDATOS A PREFEITO NOS MUNICÍPIOS BILIONÁRIOS EM 2016 OS CANDIDATOS A PREFEITO NOS MUNICÍPIOS BILIONÁRIOS EM 2016 François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, agosto de 2016 OS CANDIDATOS A PREFEITO NOS MUNICÍPIOS BILIONÁRIOS EM 2016 François E. J. de Bremaeker

Leia mais

PAUTA LEGISLATIVA SEMANAL

PAUTA LEGISLATIVA SEMANAL PAUTA LEGISLATIVA SEMANAL CONGRESSO NACIONAL Plenário da Câmara 16/06 19h Sessão conjunta O Congresso Nacional se reúne amanhã, às 19 horas, para analisar seis vetos presidenciais a projetos de lei. SENADO

Leia mais

CORPO DOCENTE. Administração

CORPO DOCENTE. Administração CORPO DOCENTE Administração Nome Regime de Trabalho Formação Acadêmica Profissão Min. Gilmar Mendes Parcial Pós-Doutor Ministro do STF Ricardo Morishita Parcial Doutorando Diretor de Pesquisas e Projetos

Leia mais

DIPLOMACIA CORPORATIVA CORPO DOCENTE. Carlos Pio

DIPLOMACIA CORPORATIVA CORPO DOCENTE. Carlos Pio DIPLOMACIA CORPORATIVA CORPO DOCENTE DISCIPLINA: Economia da Globalização e Comércio Internacional Carlos Pio Carlos Pio é acadêmico e consultor com mais de 20 anos de experiência no Brasil e no exterior.

Leia mais

RESOLUÇÃO SOBRE DISTRIBUIÇÃO DO FUNDO ESPECIAL DE FINANCIAMENTO DE CAMPANHA FEFC (SUBSTITUI A RESOLUÇÃO DE 20/08/2018)

RESOLUÇÃO SOBRE DISTRIBUIÇÃO DO FUNDO ESPECIAL DE FINANCIAMENTO DE CAMPANHA FEFC (SUBSTITUI A RESOLUÇÃO DE 20/08/2018) RESOLUÇÃO SOBRE DISTRIBUIÇÃO DO FUNDO ESPECIAL DE FINANCIAMENTO DE CAMPANHA FEFC (SUBSTITUI A RESOLUÇÃO DE 20/08/2018) Companheiros e Companheiras Esta Resolução substitui a Resolução Sobre Distribuição

Leia mais

> > SAIBA QUEM SÃO OS DEPUTADOS e senadores que aprovaram o aumento...

> > SAIBA QUEM SÃO OS DEPUTADOS e senadores que aprovaram o aumento... Página 1 de 7 Deputados e senadores recebem um valor equivalente a quatro passagens de ida e volta para seus estados, cota postal e telefônica de R$ 4.268. Um deputado de Roraima passará a custar R$ 114

Leia mais

Escrito por Andreza Ter, 18 de Setembro de :41 - Última atualização Ter, 18 de Setembro de :49

Escrito por Andreza Ter, 18 de Setembro de :41 - Última atualização Ter, 18 de Setembro de :49 A Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo já finalizou os últimos detalhes do 21º Congresso Sindical Comerciário, tradicional evento que será realizado de 27 a 29 deste mês de setembro

Leia mais

Monitoramento eleitoral. Candidatos a Presidência da República

Monitoramento eleitoral. Candidatos a Presidência da República Monitoramento eleitoral Candidatos a Presidência da República 2018 Considerações gerais Calendário Eleitoral Tempo de TV O tempo de cada partido no horário eleitoral de rádio e TV varia de acordo com o

Leia mais

I SEMINÁRIO DE GESTÃO TRIBUTÁRIA MUNICIPAL DA AFIMERJ

I SEMINÁRIO DE GESTÃO TRIBUTÁRIA MUNICIPAL DA AFIMERJ I SEMINÁRIO DE GESTÃO TRIBUTÁRIA MUNICIPAL DA AFIMERJ AÇÕES PARA INCREMENTO DA ARRECADAÇÃO MUNICIPAL Setembro/2018 1 1. INTRODUÇÃO O I Seminário de Gestão Tributária Municipal da AFIMERJ terá como tema

Leia mais

ANEXO I QUADRO DE VAGAS E LOCALIDADES

ANEXO I QUADRO DE VAGAS E LOCALIDADES ANEXO I QUADRO DE VAGAS E LOCALIDADES Referência: Vagas Provimento imediato de vagas e formação de Cadastro de Reserva. Vagas PD Vagas Reservadas para os candidatos Portadores de Deficiência. 1. Diretoria

Leia mais

Agenda Nacional do. Novembro 2008

Agenda Nacional do. Novembro 2008 Agenda Nacional do Trabalho Decente Novembro 2008 Prioridades Gerar mais e melhores empregos, com igualdade de oportunidades e de tratamento Erradicar o trabalho escravo e eliminar o trabalho infantil,

Leia mais

1 Quando da nomeação do Sr. Jorge Zelada na Petrobrás, qual era a função exercida por Vossa Excelência?

1 Quando da nomeação do Sr. Jorge Zelada na Petrobrás, qual era a função exercida por Vossa Excelência? 1 Quando da nomeação do Sr. Jorge Zelada na Petrobrás, qual era a função exercida por Vossa Excelência? 2 No início de 2007, no segundo governo do Sr. Luiz Inácio Lula da Silva, houve um movimento na bancada

Leia mais

TRANSFERÊNCIAS VOLUNTÁRIAS A ESTADOS, DF E MUNICÍPIOS - DEZEMBRO/2014

TRANSFERÊNCIAS VOLUNTÁRIAS A ESTADOS, DF E MUNICÍPIOS - DEZEMBRO/2014 SECRETARIA DO TESOURO NACIONAL COINT - Coordenação-Geral de Análise e Informações das Transferências Financeiras Intergovernamentais TRANSFERÊNCIAS VOLUNTÁRIAS A ESTADOS, DF E MUNICÍPIOS - DEZEMBRO/2014

Leia mais

Amazonas nas Eleições. Eleições 2010

Amazonas nas Eleições. Eleições 2010 Amazonas nas Eleições Eleições 2010 Peculiaridades: Nas eleições de 2010, houve uma renovação de 37,5% na bancada de deputados federais. Dos três novatos, apenas Henrique Oliveira (PR) era estreante na

Leia mais

ATOS DO PODER EXECUTIVO CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO DECRETOS DE 1º DE JANEIRO DE 2015

ATOS DO PODER EXECUTIVO CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO DECRETOS DE 1º DE JANEIRO DE 2015 ATOS DO PODER EXECUTIVO CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO JORGE HAGE SOBRINHO do cargo de Ministro de Estado Chefe da Controladoria-Geral da União. VALDIR MOYSÉS SIMÃO, para exercer o cargo de Ministro de Estado

Leia mais

A SITUAÇÃO FISCAL DOS MUNICÍPIOS BILIONÁRIOS NO PERÍODO ENTRE 2009 E 2012

A SITUAÇÃO FISCAL DOS MUNICÍPIOS BILIONÁRIOS NO PERÍODO ENTRE 2009 E 2012 A SITUAÇÃO FISCAL DOS MUNICÍPIOS BILIONÁRIOS NO PERÍODO ENTRE 2009 E 2012 François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, abril de 2014 A SITUAÇÃO FISCAL DOS MUNICÍPIOS BILIONÁRIOS NO PERÍODO ENTRE 2009 E

Leia mais

Quadro Sinótico Competência por Prerrogativa de Função

Quadro Sinótico Competência por Prerrogativa de Função 2016 Quadro Sinótico Competência por Prerrogativa de Função Lucas Rodrigues de Ávila Prova da Ordem 2016 O que é competência por prerrogativa de função? "Um dos critérios determinadores da competência

Leia mais

N I DA D E CARGO/ FUNÇÃO/N o DENOMINAÇÃO CARGO/FUNÇÃO N E / DA S / FC P E / FG. 1 Chefe de Gabinete DAS 101.4

N I DA D E CARGO/ FUNÇÃO/N o DENOMINAÇÃO CARGO/FUNÇÃO N E / DA S / FC P E / FG. 1 Chefe de Gabinete DAS 101.4 U 1 3 GABINETE 2 ASSESSORIA 1 Assessoria 1 Assessoria S 1 Gabinete 1 Coordenação DIRETORIA 1 Divisão Coordenação-Geral 2 Coordenação-Geral 2 DIRETORIA Divisão Coordenação-Geral Coordenação Serviço Coordenação-Geral

Leia mais

INFORME ESPECIAL ASSESSORIA PARLAMENTAR Nº 01

INFORME ESPECIAL ASSESSORIA PARLAMENTAR Nº 01 INFORME ESPECIAL ASSESSORIA PARLAMENTAR Nº 01 Elaborado em 09 de julho de 2013 REFORMA POLÍTICA DEPUTADOS DESCARTAM REFORMA POLÍTICA VÁLIDA PARA 2014 O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, afirmou

Leia mais

Cargo Órgãos Sociais Eleição Mandato. Mesa da Assembleia Geral. Simonetta Luz Afonso 18/07/ Conselho de Administração.

Cargo Órgãos Sociais Eleição Mandato. Mesa da Assembleia Geral. Simonetta Luz Afonso 18/07/ Conselho de Administração. Modelo de Governo Cargo Órgãos Sociais Eleição Mandato Mesa da Assembleia Geral Simonetta Luz Afonso 18/07/2012 2012-2015 Conselho de Administração Vogal (1) Vogal (2) Prof. António Lamas* Dr. Manuel Baptista**

Leia mais

Cenário Político em Cláudio Couto (FGV EAESP)

Cenário Político em Cláudio Couto (FGV EAESP) Cenário Político em 2019 Cláudio Couto (FGV EAESP) Novo governo. Que governo? Animal novo na política brasileira Presidente extremista e marginal. Líder carismático de direita Mito. PSL é partido de aluguel

Leia mais

Câmara de Vereadores de Ouro Preto

Câmara de Vereadores de Ouro Preto j* m Vereador(a) Edis PT 100000008293 ^00000002652 Câmara de Vereadores de Ouro Preto CUIDANDO DO NOSSO MAIOR PATRIMÓNIO: AS PESSOAS Gabinete do Vereador Bentinho da Rádio PROJETO DE RESOLUÇÃO: 0±/13 Concede

Leia mais

ANEXO I QUADRO DE VAGAS E LOCALIDADES

ANEXO I QUADRO DE VAGAS E LOCALIDADES Referência: Vagas Provimento imediato de vagas e formação de Cadastro de Reserva. Vagas PD Vagas Reservadas para os candidatos Portadores de Deficiência. 1.Diretoria Regional Brasília e Administração Central

Leia mais

SENADO FEDERAL COMISSÃO DE TRANSPARÊNCIA E GOVERNANÇA PÚBLICA PAUTA DA 10ª REUNIÃO. (2ª Sessão Legislativa Ordinária da 55ª Legislatura)

SENADO FEDERAL COMISSÃO DE TRANSPARÊNCIA E GOVERNANÇA PÚBLICA PAUTA DA 10ª REUNIÃO. (2ª Sessão Legislativa Ordinária da 55ª Legislatura) SENADO FEDERAL COMISSÃO DE TRANSPARÊNCIA E GOVERNANÇA PÚBLICA PAUTA DA 10ª REUNIÃO (2ª Sessão Legislativa Ordinária da 55ª Legislatura) 28/06/2016 TERÇA-FEIRA às 11 horas Presidente: Senador Paulo Bauer

Leia mais

PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO

PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA 21/08/2017 ÍNDICE I. PROPOSTA DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO À ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DE 21/08/2017... 3 II. ELEIÇÃO DE MEMBROS PARA O COMITÊ

Leia mais

Amapá nas Eleições. Eleições 2010

Amapá nas Eleições. Eleições 2010 Amapá nas Eleições Eleições 2010 Peculiaridades: Nas eleições de 2010, houve uma renovação de 37,5% na bancada de deputados federais, sendo que nenhum deputado atingiu o quociente eleitoral. Das duas vagas

Leia mais

7 QUESTÕES CRÍTICAS NA RIO+20

7 QUESTÕES CRÍTICAS NA RIO+20 A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD), irá ocorrer no Rio de Janeiro de 20 a 22 de junho de 2012 marcando o 20º aniversário da Conferência das Nações Unidas sobre Meio

Leia mais

Dados Demográficos: Grandes Regiões, Estados e Municípios. Boletim Técnico Gonçalves & Associados Edição 04 - Maio/2013.

Dados Demográficos: Grandes Regiões, Estados e Municípios. Boletim Técnico Gonçalves & Associados Edição 04 - Maio/2013. Estudo de Perfil do Consumidor Potencial Brasil - Dados Demográficos: Grandes Regiões, Estados e Municípios Boletim Técnico Gonçalves & Associados Edição 04 - Maio/ Edição 2009 www.goncalvesassociados.com

Leia mais

Currículo de Autoridades:

Currículo de Autoridades: Currículo de Autoridades: CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO: LUIZ AUGUSTO NÓBREGA BARROSO Presidente da Empresa de Pesquisa Energética: Luiz Augusto Nóbrega Barroso assumiu a Presidência da EPE em julho de 2016.

Leia mais

Veja como a história de Eduardo Campos se funde com a história do PSB

Veja como a história de Eduardo Campos se funde com a história do PSB Biografia de Eduardo Henrique Accioly Campos (Eduardo Campos) Veja como a história de Eduardo Campos se funde com a história do PSB 2014 UNIDOS PELO BRASIL Em 28 de junho, a Coligação Unidos pelo Brasil

Leia mais

Cartilha Política para Crianças e Adolescentes

Cartilha Política para Crianças e Adolescentes Cartilha Política para Crianças e Adolescentes A política é fundamental para todos nós, porque é através dela que as decisões que podem melhorar ou piorar nossas vidas são tomadas. Isto porque vivemos

Leia mais

O financiamento das eleições em 2018

O financiamento das eleições em 2018 O financiamento das eleições em 2018 07/06/2018 1 O financiamento das eleições em 2018 Nas eleições de 2018 os candidatos poderão utilizar recursos das seguintes fontes: Fundo Partidário; Doações de pessoas

Leia mais

DOSSIÊ POLÍTICOS CASSADOS POR CORRUPÇÃO ELEITORAL. Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE)

DOSSIÊ POLÍTICOS CASSADOS POR CORRUPÇÃO ELEITORAL. Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) DOSSIÊ POLÍTICOS CASSADOS POR CORRUPÇÃO ELEITORAL Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) Brasília, 04 de outubro de 2007 Índice 1. Apresentação 2. Metodologia 3. Número de políticos cassados

Leia mais

Debates terão como focos principais a responsabilidade fiscal; a gestão de políticas sociais como saúde e educação; e sustentabilidade e governança

Debates terão como focos principais a responsabilidade fiscal; a gestão de políticas sociais como saúde e educação; e sustentabilidade e governança Debates terão como focos principais a responsabilidade fiscal; a gestão de políticas sociais como saúde e educação; e sustentabilidade e governança Com a presença do presidente nacional do PSDB, senador

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Justiça Eleitoral Composição do TSE e competências originárias. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Justiça Eleitoral Composição do TSE e competências originárias. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Justiça Eleitoral Composição do TSE e competências originárias Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Composição do TSE Justiça Eleitoral Órgãos da Justiça Eleitoral - CF, art. 118 I - o

Leia mais

Universidade Disciplina Caráter Período Carga Horária. Geologia Ambiental Obrigatória 9º 60h

Universidade Disciplina Caráter Período Carga Horária. Geologia Ambiental Obrigatória 9º 60h Tabela 3: Características das disciplinas e, e disciplinas correlatas, oferecidas nos Cursos de Graduação em Geologia ou Engenharia Geológica de Universidades brasileiras Universidade Disciplina Caráter

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 4.900, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2003.

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 4.900, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2003. Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 4.900, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2003. Dispõe sobre o empenho de despesas e inscrição de Restos a Pagar, no âmbito do Poder Executivo,

Leia mais

CURRÍCULOS CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

CURRÍCULOS CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO ANTONIO RUBENS SILVA SILVINO, é graduado em Economia pela Facec de Santos e pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP. Rubens tem ainda especialização em Estratégia

Leia mais

A Bancada da Educação no Congresso Nacional Brasileiro: perfil e agenda

A Bancada da Educação no Congresso Nacional Brasileiro: perfil e agenda A Bancada da Educação no Congresso Nacional Brasileiro: perfil e agenda Junho de 2017 Maria Lúcia de Santana Braga Doutora em Sociologia pela UnB Objetivo do Estudo q Mapear o comportamento político da

Leia mais

Acre nas Eleições. Eleições 2010

Acre nas Eleições. Eleições 2010 Acre nas Eleições Eleições 2010 Peculiaridades: Nas eleições de 2010, a representação acreana na Câmara dos Deputados teve uma renovação de 50%, sendo que apenas um deputado, Márcio Bittar (PSDB), atingiu

Leia mais

f^isf""w^_~'(. CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA Gabinete Vereador Robert 1903/2QÍ4 EXMO SR. PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA

f^isfw^_~'(. CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA Gabinete Vereador Robert 1903/2QÍ4 EXMO SR. PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA f^isf""w^_~'(. CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA 1903/2QÍ4 REQUERIMENTO N 2014 Requer que seja outorgada a MEDALHA BOTICÁRIO FERREIRA ao Exmo. Sr. Engenheiro Aldenor Figueiredo Brito, Presidente Estadual do

Leia mais

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua PNAD Contínua Mercado de Trabalho Brasileiro 3º trimestre de 2017

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua PNAD Contínua Mercado de Trabalho Brasileiro 3º trimestre de 2017 Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua PNAD Contínua 2012-2017 Mercado de Trabalho Brasileiro 3º trimestre de 2017 Rio de Janeiro, 17 de novembro de 2017 Força de Trabalho no Brasil Pesquisa

Leia mais

Rio de Janeiro, 18/05/2017. Mercado de Trabalho Brasileiro 1º trimestre de 2017

Rio de Janeiro, 18/05/2017. Mercado de Trabalho Brasileiro 1º trimestre de 2017 1 Rio de Janeiro, 18/05/2017 Mercado de Trabalho Brasileiro estre de 2017 O B J P R I N C I P A L Produzir informações contínuas PNAD Contínua Produzir informações anuais E T I sobre a inserção da população

Leia mais

Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 49

Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 49 Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 49 Divisão de Poderes Poder Executivo O Poder Executivo é exercido pelo Chefe de Governo que, no Brasil, é o Presidente da República, sua

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL NOTAS DOUTRINÁRIAS DA ESTRUTURA DA CONSTITUIÇÃO... 08 DOS ELEMENTOS DA CONSTITUIÇÃO... 09 PREÂMBULO CONSTITUCIONAL PREÂMBULO... 10 TÍTULO

Leia mais

DECRETO DE 21 DE JULHO DE 2008 (DOU 22/07/2008)

DECRETO DE 21 DE JULHO DE 2008 (DOU 22/07/2008) 1 DECRETO DE 21 DE JULHO DE 2008 (DOU 22/07/2008) Cria a Comissão Nacional de Combate à Desertificação - CNCD e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o

Leia mais

ARGUMENTO º ANO E.M. A B C D E ATUALIDADES

ARGUMENTO º ANO E.M. A B C D E ATUALIDADES ARGUMENTO 2017 1º ANO E.M. A B C D E ATUALIDADES República Federativa do Brasil ASPECTOS DA ESTRUTURA POLÍTICO- CONSTITUCIONAL DO ESTADO BRASILEIRO. REPÚBLICA - forma de governo em que o Chefe de Estado

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Coleção Jacoby Fernandes de Direito Público CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL VOLUME 5 Área específica Direito Constitucional Áreas afins Atualizada até a EC nº 99/2017 Direito Constitucional

Leia mais

COLABORADORES DESTA EDIÇÃO

COLABORADORES DESTA EDIÇÃO 97 DESTA EDIÇÃO Afonso Albuquerque é Professor Titular do departamento de Estudos Culturais e Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisador do

Leia mais

Quem é quem na equipe ministerial do Governo Dilma

Quem é quem na equipe ministerial do Governo Dilma Ano XVIII - Nº 246 Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar Quem é quem na equipe ministerial do Governo Dilma Em cumprimento à missão institucional, o DIAP publica um rápido perfil da equipe

Leia mais

Comissão de Educação do Senado Federal

Comissão de Educação do Senado Federal Comissão de Educação do Senado Federal Período de Gestão: 2007/2008 Presidente: Cristovam Buarque (PDT-DF). Engenheiro e economista. Coordenou projetos de combate à pobreza do Banco Interamericano de Desenvolvimento

Leia mais

Cooperativismo e Eleições 2014 Resultados do 2º turno

Cooperativismo e Eleições 2014 Resultados do 2º turno Cooperativismo e Eleições 2014 Resultados do 2º turno Apresentação Dando continuidade ao estudo realizado após o fim do 1º turno, o Sistema OCB apresenta esta análise com a intenção de subsidiar as lideranças

Leia mais

CONCESSÃO DE TÍTULO HONORÍFICO. 0039/2014 Projeto de Decreto Legislativo ny ^ ANEXO

CONCESSÃO DE TÍTULO HONORÍFICO. 0039/2014 Projeto de Decreto Legislativo ny ^ ANEXO c* cr co CO c L N Departamento Legislativo CONCESSÃO DE TÍTULO HONORÍFICO 0039/2014 Projeto de Decreto Legislativo ny ^ j c*. - ^^ tâs / PS^,^^K!4t&à_Ill ANEXO Ii3 _ /W/)/? 'Autor do Projeto Rua \. Thompsuii

Leia mais

Estatísticas sobre Analfabetismo no Brasil

Estatísticas sobre Analfabetismo no Brasil Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Estatísticas sobre Analfabetismo no Brasil Audiência pública Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa

Leia mais

Conheça as chapas concorrentes

Conheça as chapas concorrentes ELEIÇÕES BASES Conheça as chapas concorrentes 6 e 7 março 2018 1 Por Conselho Deliberativo 1º VAGA CHAPA derterminação judicial proferida no Processo n.º 0579860-19.2016.8.05.0001 ANTONIO CARLOS FARIAS

Leia mais

Antropologia Econômica. Aula 8 Antropologia disposicional. Prof.: Rodrigo Cantu

Antropologia Econômica. Aula 8 Antropologia disposicional. Prof.: Rodrigo Cantu Antropologia Econômica Aula 8 Antropologia disposicional Prof.: Rodrigo Cantu EBC Agência Brasil, 27/11/2014 Ministro da Fazenda tem experiência no mercado financeiro e no setor público O novo ministro

Leia mais

- Promotor Público em Recife. em atividade restrita, nomeado pe 746, de 24/09/1922;

- Promotor Público em Recife. em atividade restrita, nomeado pe 746, de 24/09/1922; CURRICULUM VITAE Nasceu na cidade de João Pessoa, Estado da Paraíba, em 30 de 1899, filho de Si!vano de Souza Marinho e Felismina Neves. Casado com de Aguiar Marinho. FORMAÇÃO ESCOLAR - Bacharel em Ciências

Leia mais

REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE - MG

REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE - MG PESQUISA QUANTITATIVA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE - MG SELEÇÃO DA AMOSTRA Município, sexo, idade, escolaridade e renda familiar A pesquisa foi realizada de 15 a 18 de março de 2017 Número de

Leia mais

BANCO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL S.A. CNPJ/MF nº / NIRE Senhores acionistas:

BANCO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL S.A. CNPJ/MF nº / NIRE Senhores acionistas: BANCO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL S.A. CNPJ/MF nº 92.702.067/0001-96 NIRE 43300001083 Senhores acionistas: Apresentamos a seguir as informações requeridas pela Instrução CVM nº 481, de 17 de dezembro

Leia mais

POSIÇÃO ATUALIZADA ATÉ 25/06/2012 Classif Último Candidato Convocado procedimentos préadmissionais

POSIÇÃO ATUALIZADA ATÉ 25/06/2012 Classif Último Candidato Convocado procedimentos préadmissionais CONCURSO PÚBLICO 2010 TBN RJ e SP de de RJ Campos dos Goytacazes Técnico Bancário 106 2 105 2 RJ Centro Técnico Bancário 592 4 592 4 RJ Niteroi Técnico Bancário 130 3 130 3 RJ Nova Iguaçu Técnico Bancário

Leia mais

AS MULHERES NA POLÍ TÍCA EM NU MEROS

AS MULHERES NA POLÍ TÍCA EM NU MEROS AS MULHERES NA POLÍ TÍCA EM NU MEROS Número de deputados Federais Eleitos em 2006, 2010 e 2014 MULHERES % HOMENS % TOTAL 2006 45 8,8 468 91,2 2010 45 8,8 468 91,2 513 2014 51 9,9 462 90,1 Número de Senadores

Leia mais

FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: EDITORIA: VIVER

FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: EDITORIA: VIVER FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA:12.04.16 EDITORIA: VIVER VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE ONLINE DATA:11.04.16 VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE ONLINE DATA:11.04.16 VEÍCULO: JARBAS ROCHA DATA:11.04.16 Senac

Leia mais

ORDEM UF MUNICÍPIO POPULAÇÃO º SP São Paulo º RJ Rio de Janeiro º DF Brasília º BA Salvador

ORDEM UF MUNICÍPIO POPULAÇÃO º SP São Paulo º RJ Rio de Janeiro º DF Brasília º BA Salvador O IBGE divulga hoje as estimativas das populações residentes nos 5.570 municípios brasileiros, com data de referência em 1º de julho de 2017. Estima-se que o Brasil tenha 207,7 milhões de habitantes e

Leia mais

Levantamento de Governança de TI 2016 379 organizações selecionadas

Levantamento de Governança de TI 2016 379 organizações selecionadas Levantamento de Governança de TI 2016 379 organizações selecionadas Organizações ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO AGÊNCIA BRASILEIRA DE COOPERAÇÃO AGÊNCIA BRASILEIRA DE INTELIGÊNCIA AGÊNCIA BRASILEIRA GESTORA

Leia mais

INFORMA ANO XVI Nº247

INFORMA ANO XVI Nº247 INFORMA ANO XVI 09.12.2008 Nº247 Declaração sobre Ocupação Pública Relevante deve ser preenchida e devolvida à Fundação Recentemente você recebeu uma correspondência da REAL GRANDEZA sobre a Declaração

Leia mais

Escola de Formação Política Miguel Arraes. Módulo I História da Formação Política Brasileira. Aula 3 O Pensamento Político Brasileiro

Escola de Formação Política Miguel Arraes. Módulo I História da Formação Política Brasileira. Aula 3 O Pensamento Político Brasileiro LINHA DO TEMPO Módulo I História da Formação Política Brasileira Aula 3 O Pensamento Político Brasileiro SEC XV SEC XVIII 1492 A chegada dos espanhóis na América Brasil Colônia (1500-1822) 1500 - A chegada

Leia mais

Em dois anos, políticos que concorrem às eleições de 2008 enriqueceram 46,3%

Em dois anos, políticos que concorrem às eleições de 2008 enriqueceram 46,3% A Transparência Brasil é uma organização brasileira, independente e autônoma. Rua Francisco Leitão 339 cj 122 05414-025 São Paulo SP Brasil. Tel: 55 11 3062 3436. E-mail: tbrasil@transparencia.org.br.

Leia mais

Egressos Doutorado em Direito PUC Minas

Egressos Doutorado em Direito PUC Minas Egressos Doutorado em Direito PUC Minas ELABORAÇÃO: ÍCARO MOREIRA URSINE REPRESENTANTE DOS DISCENTES 2017 APOIO: COLEGIADO DO PPGD PUC MINAS COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DA PUC MINAS

Leia mais