As Escrituras Sagradas, o Antigo e o Novo Testamento, são a Palavra de Deus escrita, dada por inspiração Divina por intermédio de santos homens de

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "As Escrituras Sagradas, o Antigo e o Novo Testamento, são a Palavra de Deus escrita, dada por inspiração Divina por intermédio de santos homens de"

Transcrição

1

2 As Escrituras Sagradas, o Antigo e o Novo Testamento, são a Palavra de Deus escrita, dada por inspiração Divina por intermédio de santos homens de Deus que falaram e escreveram ao serem movidos pelo Espírito Santo. (...)

3 (...) Nesta Palavra, Deus transmitiu ao homem o conhecimento necessário para a salvação. As Escrituras Sagradas são a infalível revelação de Sua vontade. Constituem o padrão de caráter, a prova de existência, o autorizado revelador de doutrinas e registro fidedigno dos atos de Deus na História. As 28 Crenças Fundamentais da IASD (A Palavra de Deus, pg. 11.)

4

5 Best seller mundial por excelência A revista Christian Retailing Magazine fez uma lista contendo os 11 livros mais vendidos do mundo, e no primeiro lugar aparece a Bíblia Sagrada, com quase 6 bilhões de cópias vendidas, além de ser o livro que mais foi traduzido com versões para diversos idiomas e dialetos.

6 Best seller mundial por excelência 1º lugar: A Bíblia Sagrada Com um total de 4 a 6 bilhões de cópias vendidas.

7 Best seller mundial por excelência 2º lugar: Harry Potter Todos os sete livros da série venderam mais de 1 bilhão de cópias.

8 Best seller mundial por excelência 3º lugar: Livro Vermelho Mao Tse-Tung. 1 bilhão de cópias, sendo que as vendas foram impulsionadas por uma lei que obrigava a todos os membros do partido comunista chinês a comprá-lo.

9 A palavra Bíblia (livro) entrou para as línguas modernas por intermédio da língua francesa, passando primeiro pelo latim Bíblia, com origem no grego Biblos.

10 Testamento Aliança ou Pacto entre duas partes.

11 As Escrituras em si não são a Aliança propriamente dita, mas sim o registro e o desenrolar dos fatos que envolveram a aliança de Deus e Seu povo no AT e tem continuidade no NT. Quando o povo não foi fiel, quebrou a aliança, esta foi anulada para eles.

12 Todas as mensagens do A.T encontram a sua realidade no NT e a base do N.T está no A.T. Um não mantém sua força sem o outro.

13 A.T Pentateuco (5 livros) (Genesis a Deuteronômio) Históricos (12 livros) (Josué a Ester) Poéticos (5 livros) (Jó a Cantares) Profetas (17 livros) (Isaías a Malaquias) N.T Evangelhos (4 livros) (Mateus a João) Históricos (1 livro) (Atos) Epístolas (21 livros) (Romanos - Judas) Profetas (1 livro) (Apocalipse)

14 A divisão do A.T em quatro seções baseia-se na disposição dos livros por tópicos, com origem na tradução das escrituras sagradas para o grego Septuaginta ou LXX, séc. III a.c. A Bíblia judaica não segue esta divisão tópica dos livros em quatro partes, antes se emprega uma divisão de três partes; a Lei (Tora), os Profetas e os Escritos.

15 (תורה ) Torá Os 5 Livros de Moisés Gênesis Êxodo Levítico Números Deuteronómio

16 (נביאים ) Neviim Anteriores (4) Posteriores (4) Josué Juízes 1 Samuel e 2 Samuel 1 Reis e 2 Reis Isaías Jeremias Ezequiel

17 Os 12 Profetas Oséias Naum Joel Habacuque Amós Sofonias Obadias Ageu Jonas Miquéias Zacarias Malaquias

18 ) ) כתובים Kethuvim Livros da Verdade (Poéticos) Salmos Provérbios Jó

19 Os 5 Rolos Cantares Rute Lamentações Eclesiastes Ester

20 Profético Daniel O Resto dos Escritos Esdras-Neemias I Crônicas e II Crônicas

21 As Bíblias antigas não eram divididas em capítulos e versículos. Para facilitar, Stephen Langton dividiu a Bíblia em capítulos em 1227 d.c. e Robert Stephanus acrescentou a divisão em versículos em 1548 (AT) e 1551 D.C. (NT)

22 A. T N. T Total Livros Capítulos Versículos Palavras Letras

23 Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a educação na justiça [...]. II Timóteo 3:16

24 Pela revelação Deus falou aos profetas de muitas maneiras (Heb. 1:1): mediante anjos, visões, sonhos, vozes e milagres. Inspiração é a forma pela qual Deus falou aos homens através dos profetas. A definição teológica de inspiração contém três elementos essenciais:

25 A Causalidade Divina Deus é a fonte primordial da inspiração da Bíblia.

26 A Mediação Profética Deus usou personalidades humanas para comunicar posições divinas, respeitando seus estilos literários e seus vocabulários individuais.

27 A Autoridade Escrita O produto final da causalidade divina em operação por meio dos profetas é a autoridade escrita de que se reveste a Bíblia.

28 A Revelação O fato da comunicação divina, ou seja, é o que Deus revela ao autor bíblico.

29 Inspiração Diz respeito à exposição da verdade revelada, ou seja, a forma que Deus DIRECIONOU os autores bíblicos, dando a autoridade escrita.

30 Iluminação É a devida compreensão dessa verdade descoberta, ou seja, é a compreensão dos escritos.

31 Com o desenvolvimento de conceitos modernistas e existencialistas na sociedade, a ideia de inspiração bíblica dividiu-se em três grandes teorias.

32 1. Ortodoxia A Bíblia É a Palavra de Deus 2. Modernismo A Bíblia CONTÉM a Palavra de Deus 3. Neo-ortodoxia A Bíblia TORNA-SE a Palavra de Deus

33 Defende que a Bíblia é o registro escrito inspirado por Deus. Possui duas correntes de pensamento

34 Ditado Verbal A Bíblia foi ditada por Deus palavra por palavra. Norman Geisler e William Nix Introdução Bíblica

35 Conceitos Inspirados Deus deu aos profetas a inspiração dos conceitos e os homens exprimiram em termos humanos, segundo seus próprios estilos. Igreja Adventista do Sétimo Dia

36 Conceitos Inspirados Mateus 8: Marcos 5: 1-20 Lucas 8:26-39 Endemoninhados Gerasa / Gadara / Gergesa

37 Quanto à inspiração, Paulo mostra que toda a Escritura é inspirada (gr. Theopneustos) por Deus e útil para o ensino (II Tm 3:16). theopneustos lit. soprada por Deus.

38 Deus soprou a verdade (conceitos) nas mentes dos homens, os quais expressaram estas mesmas verdades em suas próprias palavras nas Escrituras. Portanto, inspiração é o processo pelo qual Deus comunica Sua verdade eterna ao ser humano.

39 homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo (II Ped. 1:21).

40 Estes homens traduziram as revelações em linguagem humana, com todas as limitações e imperfeições de que esta se acha revestida, mas ainda assim aquele era o Testemunho de Deus.

41 Os homens NÃO AS PALAVRAS foram inspirados. A verdadeira inspiração não tira do escritor a sua individualidade.

42 A inspiração não atua nas palavras do homem ou em suas expressões, mas no próprio homem que, sob a influência do Espírito Santo, é possuído de pensamentos. As palavras, porém, recebem o cunho da mente individual.

43 [...] A mente divina, bem como Sua vontade, é combinada com a mente e a vontade humanas; assim as declarações do homem são a Palavra de Deus. Mensagens Escolhidas, vol. 1, 21

44 Os Escritores da Bíblia foram os instrumentos de Deus, não a sua pena. Mensagens Escolhidas, vol. 1, 21

45 Todos os autores bíblicos foram pessoas que possuíram natureza pecaminosa, necessitando diariamente de graça de Deus. Nisto Cremos, pg. 17

46 É verdade que existe uma exceção à regra, quando fala-se sobre os Dez Mandamentos, cujas palavras foram ditadas e escritas pelo próprio Deus. Então, falou Deus todas estas palavras: Êxodo 20:1

47 Segundo esta teoria, certas partes da Bíblia são inspiradas e divinas, mas outras são humanas falíveis. Também é dividida em dois conceitos: Conceito da Iluminação Iluminação religiosa concedida por Deus a apenas determinados autores. Conceito da Intuição A Bíblia não é um registro divino, seria apenas uma caderneta de rascunho dos judeus para registro de lendas e histórias sem valor histórico.

48 De acordo com esta teoria, a Bíblia torna-se a Palavra de Deus mediante um encontro pessoal entre Deus e o homem. Suas duas visões principais são: Visão Demitizante A Bíblia foi elaborada com trajes mitológicos, e que a tarefa do crente é despi-la de seus mitos e descobrir o conhecimento existencial que ela possui. Encontro Pessoal A Bíblia é uma revelação divina à pessoas do passado e não a Palavra de Deus. Porém, quando o homem moderno necessita de algo, basta buscar uma revelação e este terá um encontro pessoal com seu Deus.

49 1. A palavra Bíblia vem do grego Biblos, que quer dizer livros. 2. A base teológica para o N.T está no A.T. 3. O A.T está dividido nas seguintes seções: Pentateuco; Históricos; Epístolas e Profetas. 4. As Bíblias sempre foram divididas em Capítulos e Versículos. 5. O N.T é composto por 38 livros e o N.T por 27 livros.

50 6. A Inspiração é composta por 3 elementos essenciais: Causalidade Divina; Mediação Profética e Autoridade Escrita. 7. Revelação é a compreensão dos escritos. 8. Inspiração diz respeito à exposição da verdade revelada, ou seja, a forma que Deus DIRECIONOU os autores bíblicos 9. A IASD acredita que a Bíblia foi ditada palavra por palavra aos seus escritores. 10. As palavras foram inspiradas e não os escritores.

51 LIVRO NISTO CREMOS AS 28 CRENÇAS FUNDAMENTAIS DA IASD A Palavra de Deus PÁGINAS 11 A 25

52 A Inspiração dos Testamentos

53 1. A palavra Bíblia vem do grego Biblos, que quer dizer livros. 2. A base teológica para o N.T está no A.T. 3. O A.T está dividido nas seguintes seções: Pentateuco; Históricos; Epístolas e Profetas. 4. As Bíblias sempre foram divididas em Capítulos e Versículos. 5. O A.T é composto por 38 livros e o N.T por 27 livros.

54 6. A Inspiração é composta por 3 elementos essenciais: Causalidade Divina; Mediação Profética e Autoridade Escrita. 7. Revelação é a compreensão dos escritos. 8. Inspiração diz respeito à exposição da verdade revelada, ou seja, a forma que Deus DIRECIONOU os autores bíblicos 9. A IASD acredita que a Bíblia foi ditada palavra por palavra aos seus escritores. 10. As palavras foram inspiradas e não os escritores.

Ano Bíblico Sequencial

Ano Bíblico Sequencial Ano Bíblico Sequencial Janeiro 01/01 - Gênesis Cap: 1-3 02/01 - Gênesis Cap. 4-7 03/01 - Gênesis Cap. 8-11 04/01 - Gênesis Cap. 12-15 05/01 - Gênesis Cap. 16-19 06/01 - Gênesis Cap. 20-22 07/01 - Gênesis

Leia mais

JANEIRO / x Lucas 5:27-39 x Gênesis 1-2 x Salmos x Lucas 6:1-26 x Gênesis 3-5 x Salmos x Lucas 6:27-49 x Gênesis 6-7 x Salmos 3

JANEIRO / x Lucas 5:27-39 x Gênesis 1-2 x Salmos x Lucas 6:1-26 x Gênesis 3-5 x Salmos x Lucas 6:27-49 x Gênesis 6-7 x Salmos 3 PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA EM 365 DIAS PÁGINA 1 / 9 JANEIRO / 2009 01 x Lucas 5:27-39 x Gênesis 1-2 x Salmos 1 02 x Lucas 6:1-26 x Gênesis 3-5 x Salmos 2 03 x Lucas 6:27-49 x Gênesis 6-7 x Salmos 3 04

Leia mais

ASSEMBLÉIA DE DEUS MADUREIRA

ASSEMBLÉIA DE DEUS MADUREIRA ASSEMBLÉIA DE DEUS MADUREIRA Visão Panorâmica do Antigo Testamento Pr. Erivelton Rodrigues Nunes ( Lc.24:27,44 ) Divisão Judaica do AT A Lei 1. Gênesis 2. Exodo 3. Levítico 4. Números 5. Deuteronomio

Leia mais

Fatos: Acontecimentos: - A criação - O dilúvio - Formação do povo de Deus - Vida no deserto - Conquista da terra prometida - As dominações

Fatos: Acontecimentos: - A criação - O dilúvio - Formação do povo de Deus - Vida no deserto - Conquista da terra prometida - As dominações O Antigo Testamento é uma coleção de 39 livros onde encontramos a história de Israel, o povo que Deus escolheu para com ele fazer uma aliança. Portanto, o Antigo Testamento é a história de um povo: mostra

Leia mais

Para crescimento espiritual de. (coloque aqui seu nome)

Para crescimento espiritual de. (coloque aqui seu nome) PLANO DE LEITURA BÍBLICA Para crescimento espiritual de IGREJA BATISTA DO MORUMBI MINISTÉRIO DE JOVENS: EPA: Estudantes Pré-Adolescentes (11 a 13 anos) ESTUDANTES: Adolescentes (14 a 17 anos) PIX: Jovens

Leia mais

Reavivados por Sua Palavra Crede em Seus Profetas

Reavivados por Sua Palavra Crede em Seus Profetas Reavivados por Sua Palavra 2017 Crede em Seus Profetas 2016 2017 Janeiro Fevereiro Março 01 - Deuteronômio 21 02 - Deuteronômio 22 03 - Deuteronômio 23 04 - Deuteronômio 24 05 - Deuteronômio 25 06 - Deuteronômio

Leia mais

Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 1 Curso Aprendizes do Evangelho Aula 2

Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 1 Curso Aprendizes do Evangelho Aula 2 Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 1 Curso Aprendizes do Evangelho Aula 2 A Bíblia é considerado o livro mais importante dentre todos os que já foram escritos em todos os tempos e lugares, o mais editado

Leia mais

1. DUAS SEMANAS SOBRE A VIDA E OS ENSINOS DE JESUS

1. DUAS SEMANAS SOBRE A VIDA E OS ENSINOS DE JESUS PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA PRIMEIRA SEQUÊNCIA: INTRODUÇÃO À BÍBLIA TEMPO NECESSÁRIO: Duas semanas OBJETIVO: Obter um conhecimento geral dos fundamentos bíblicos A Primeira Sequência é para quem está começando

Leia mais

Programa de Leitura da Bíblia. Teologia Faberj. Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para os meus caminhos.

Programa de Leitura da Bíblia. Teologia Faberj. Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para os meus caminhos. Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para os meus caminhos. (Salmo 119:105) 0 PROGRAMA DE LEITURA DA BÍBLIA A leitura da Bíblia Sagrada é de suma importância para todos os estudantes da Palavra

Leia mais

A Estrutura e Divisões da Bíblia A Bíblia e seus Testamentos: Definições

A Estrutura e Divisões da Bíblia A Bíblia e seus Testamentos: Definições A Estrutura e Divisões da Bíblia A Bíblia e seus Testamentos: Definições Por isso, é que para os cristãos a primeira parte da Bíblia é chamada de antiga Aliança (Testamento), e este último é chamado a

Leia mais

MINISTÉRIOS DA GRAÇA NO BRASIL DEPARTAMENTO DE TREINAMENTO INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO VELHO TESTAMENTO

MINISTÉRIOS DA GRAÇA NO BRASIL DEPARTAMENTO DE TREINAMENTO INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO VELHO TESTAMENTO MINISTÉRIOS DA GRAÇA NO BRASIL DEPARTAMENTO DE TREINAMENTO SETE - SISTEMA DE ENSINO TEOLÓGICO POR EXTENSÃO DISCIPLINA: SÍNTESE DO VELHO TESTAMENTO I INSTRUTOR: PR. URIAN RIOS INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO VELHO

Leia mais

Guia de Jornada Cristã

Guia de Jornada Cristã 1 Ao receber este Guia de Jornada Cristã, está a receber a seu pedido material de carácter espiritual, o qual esperamos que lhe sirva para crescimento espiritual. Este guia divide-se em 3 partes: A primeira

Leia mais

LINHA DO TEMPO DE EVENTOS BÍBLICOS IMPORTANTES. Esta breve linha do tempo representa os eventos-chave cobertos pela Bíblia:

LINHA DO TEMPO DE EVENTOS BÍBLICOS IMPORTANTES. Esta breve linha do tempo representa os eventos-chave cobertos pela Bíblia: Você se sentirá mais confiante sobre seus estudos bíblicos quando vir a linha do tempo dos eventos importantes narrados na Bíblia, tiver uma compreensão dos livros que a compõem e como eles são organizados,

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES

PERGUNTAS FREQUENTES PERGUNTAS FREQUENTES Em 45 perguntas, apresentamos uma recolha sobre os temas fundamentais que todo o católico deve saber, acerca das Sagradas Escrituras. A REVELAÇÃO 1. O que é a Revelação? A Revelação

Leia mais

Devocional. Céus Abertos Pastor Carlito Paes

Devocional. Céus Abertos Pastor Carlito Paes BÍBLIA Devocional Céus Abertos Pastor Carlito Paes 2 ROTEIRO BÍBLIA: ENTENDENDO A PALAVRA DE DEUS O que devo conhecer sobre a bíblia? Diversidade dos Autores Condições de alguns autores quando foram inspirados

Leia mais

Regra SOBRE Regra. Um Guia De Estudo Versículo por Versículo Através de toda a Palavra De Deus Pelo Dr. JG Williams

Regra SOBRE Regra. Um Guia De Estudo Versículo por Versículo Através de toda a Palavra De Deus Pelo Dr. JG Williams Regra SOBRE Regra Um Guia De Estudo Versículo por Versículo Através de toda a Palavra De Deus Pelo Dr. JG Williams Índice Os Livros da Bíblia do índice às lições Um programa de quatro anos para estudar

Leia mais

APÓCRIFOS LIVROS APÓCRIFOS. Aula 1 Introdução. Guilherme A. Wood. Guilherme Wood

APÓCRIFOS LIVROS APÓCRIFOS. Aula 1 Introdução. Guilherme A. Wood. Guilherme Wood LIVROS APÓCRIFOS Aula 1 Introdução Guilherme A. Wood Perguntas: Por que a Bíblia contém estes livros? Por que a Bíblia Católica contém alguns livros a mais? Por que alguns outros livros despertam o interesse

Leia mais

Monoteísmo Noaico. por Sha ul Bensiyon

Monoteísmo Noaico. por Sha ul Bensiyon Monoteísmo Noaico por Sha ul Bensiyon Aula 19 As Escrituras As Escrituras A visão judaica/noaica acerca das Escrituras é muito diferente da visão cristã: Cristianismo: Livros cuja autoria é praticamente

Leia mais

A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS

A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS 01 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para

Leia mais

INTRODUÇÃO À BÍBLIA Caderno de Estudos Por David Batty e Sally Girdis

INTRODUÇÃO À BÍBLIA Caderno de Estudos Por David Batty e Sally Girdis INTRODUÇÃO À BÍBLIA Caderno de Estudos Por David Batty e Sally Girdis Estudos em Grupo Para Novos Cristãos 2 Introdução à Bíblia INTRODUÇÃO À BÍBLIA Caderno de Estudo Primeira Edição em Português Por David

Leia mais

Academia Bíblica Brasileira - ABBA. Matérias e Conteúdos

Academia Bíblica Brasileira - ABBA. Matérias e Conteúdos Matérias e Conteúdos 1 - BIBLIOLOGIA I A matéria trata de forma introdutória sobre o Estudo da Bíblia propriamente dita, sobre sua formação, veracidade e divisões. - Bibliologia - O Canon das Escrituras

Leia mais

Como ser um bom amigo

Como ser um bom amigo Nesta seção você encontrará ajuda para problemas que muitas vezes atormentam-nos. Esperamos que estas orientações Bíblicas sirvam para acalmar seu coração, mas é importante lembrar que o nome de Jesus

Leia mais

Meus primeiros passos

Meus primeiros passos Lição 01 Dino Arí Fernandes Meus primeiros passos Igreja Metodista 01 Meus Primeiros Passos A Bíblia Palavra de Deus Escrita: Agora que você decidiu entregar-se a JESUS CRISTO, nós o(a) convidamos a caminhar

Leia mais

APRENDENDO SOBRE A BIBLIA

APRENDENDO SOBRE A BIBLIA APRENDENDO SOBRE A BIBLIA Qual o significado da palavra Bíblia: Bíblia significa coletânea de livros, do grego biblos, que significa livro. A Bíblia como tema central. A revelação de Jesus Cristo em busca

Leia mais

BIBLIOLOGIA IV Epístolas e Apocalipse. Prof. Eloi Pereira dos Santos Faesp Extensão Mairiporã

BIBLIOLOGIA IV Epístolas e Apocalipse. Prof. Eloi Pereira dos Santos Faesp Extensão Mairiporã BIBLIOLOGIA IV Epístolas e Apocalipse Prof. Eloi Pereira dos Santos Faesp Extensão Mairiporã Objetivos da Disciplina Facilitar o estudo, compreensão e o uso adequado da Bíblia. Familiarizar o aluno com

Leia mais

A BÍBLIA SAGRADA. Marcos Adriano Lovera REFLEXÕES BÍBLICAS III 173

A BÍBLIA SAGRADA. Marcos Adriano Lovera REFLEXÕES BÍBLICAS III 173 A BÍBLIA SAGRADA Esta série de Reflexões Bíblicas apresentarão a Bíblia Sagrada desde seus primórdios, de como ela chegou até nós, de onde surgiram os textos bíblicos, as diferentes traduções, os diferentes

Leia mais

Como estudar a Bíblia

Como estudar a Bíblia Como estudar a Bíblia com quadro de leitura da Bíblia Ebook gratuito - www.escoladabiblia.com Av. Conde da Boa Vista 437 - Fone: 323-686 Como Estudar a Bíblia por Dennis Allan Através do estudo da Bíblia

Leia mais

Nova Estrutura do Curso: Avisos

Nova Estrutura do Curso: Avisos Nova Estrutura do Curso: Avisos Nova Estrutura do Curso Disciplinas de Teologia Sistemática: Introdução a Teologia Sistemática Doutrina de Deus Teontologia Doutrina do Ser Humano Antropologia Doutrina

Leia mais

A Bíblia, livro por livro

A Bíblia, livro por livro A Bíblia, livro por livro Os livros da Bíblia numa visão panorâmica e objetiva 2007 Edição comemorativa do centenário da JUERP Logo da JUERP Resumindo 100 anos de ensino bíblico para a EBD nas igrejas

Leia mais

Item Pentateuco Palavras - Chave Resposta Título em Hebraico Versículo Chave 1 Gênesis

Item Pentateuco Palavras - Chave Resposta Título em Hebraico Versículo Chave 1 Gênesis Caminhada Bíblica 04/09/2016 Revisão - Pentateuco Pessoa ou Acontecimento 1 Morte de Moisés 2 Dilúvio 3 Doze Espias 4 Dez Pragas 5 Cinco Sacrifícios 6 Dois Recenseamentos 7 Três Sermões 8 Abraão 9 Tabernáculo

Leia mais

Objetivo: Compreender o que é a Bíblia e como foi organizada.

Objetivo: Compreender o que é a Bíblia e como foi organizada. Capítulo 1: A Bíblia e Como ela foi Organizada Objetivo: Compreender o que é a Bíblia e como foi organizada. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção

Leia mais

PARA NÃO ESQUECER. Blog IEBU:

PARA NÃO ESQUECER. Blog IEBU: Duas tarefas realizadas na aula anterior: 1ª) memorizar o versículo-chave; 2ª) Aprender a classificar os livros do Antigo Testamento, enumerandoos sequencialmente. Parabéns à classe! Blog IEBU: www.iebu.wordpress.com

Leia mais

Aula 02 1.8 Divisão da Bíblia e livros a) Como os livros foram reconhecidos e aceitos? padrão regra de fé II Pedro 3:15~16

Aula 02 1.8 Divisão da Bíblia e livros a) Como os livros foram reconhecidos e aceitos? padrão regra de fé II Pedro 3:15~16 1.8 Divisão da Bíblia e livros Velho Testamento 39 livros Novo Testamento 27 livros 40 escritores diferentes Período de 1600 anos para ser escrita a Bíblia, (aprox. entre 1500 a.c. e 100 d.c.) a) Como

Leia mais

I NTRODUÇÃO À BÍ BLI A

I NTRODUÇÃO À BÍ BLI A I NTRODUÇÃO À BÍ BLI A A BÍBLIA... 66 LIVROS, COMEÇOU A SER ESCRITO HÁ MAIS OU MENOS 3500 ANOS, DEMOROU QUASE 1600 ANOS PARA SER CONCLUÍDO, SEMINÁRIO DA NOVA IGREJA BATISTA DEUS É A PALAVRA DE DEUS, FOI

Leia mais

Salmos. Provérbios. Eclesiastes. Cantares de Salomão

Salmos. Provérbios. Eclesiastes. Cantares de Salomão Jó Salmos Provérbios Eclesiastes Cantares de Salomão LEI HISTORICOS POÉTICOS PROFETAS MAIORES PROFETAS MENORES 1. Gênesis 2. Êxodo 3. Levítico 4. Números 5. Deut. 1. Josué 2. Juízes 3. Rute 4. I Sam 5.

Leia mais

A leitura da Bíblia. questões centrais

A leitura da Bíblia. questões centrais questões centrais O que é a Bíblia? Quem é o autor e como escreveu? O que é o tema central? Por quê devo lê-la? Quando devo lê-la? Como? Requisitos? Como? Ajuda? Um novo propósito! o que é a Bíblia (1)

Leia mais

INTRODUÇÃO À BÍBLIA. Manual do aluno Por David Batty e Sally Girdis. Estudos em Grupo Para Novos Cristãos

INTRODUÇÃO À BÍBLIA. Manual do aluno Por David Batty e Sally Girdis. Estudos em Grupo Para Novos Cristãos INTRODUÇÃO À BÍBLIA Manual do aluno Por David Batty e Sally Girdis Estudos em Grupo Para Novos Cristãos 2 INTRODUÇÃO À BÍBLIA Manual do aluno Primeira Edição em Português Por David Batty Copyright 1979,1985,1982,1996,2000,

Leia mais

SINOPSE DO ANTIGO TESTAMENTO

SINOPSE DO ANTIGO TESTAMENTO SINOPSE DO ANTIGO TESTAMENTO DO ANTIGO TESTAMENTO Sinopse do Antigo Testamento é um estudo sintético de cada um dos livros do Antigo Testamento: É estudado o propósito de cada livro, quem foi o autor,

Leia mais

Palestra para o Apostolado da Oração 25 de Setembro de 2016

Palestra para o Apostolado da Oração 25 de Setembro de 2016 1 Palestra para o Apostolado da Oração 25 de Setembro de 2016 A Sagrada Escritura O Concílio Vaticano II, na Constituição Dogmática Dei Verbum, no nº 21, afirma que a Igreja sempre venerou as divinas Escrituras,

Leia mais

Introdução / Curiosidades. A Bíblia como revelação. Origen e Inspiração. Agenda. A autoridade da Bíblia. Canon. Iluminação. Inerrância 5/4/2012 2

Introdução / Curiosidades. A Bíblia como revelação. Origen e Inspiração. Agenda. A autoridade da Bíblia. Canon. Iluminação. Inerrância 5/4/2012 2 Bibliologia Doutrina das Escrituras antes santificai em vossos corações a Cristo como Senhor; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança

Leia mais

Teorias a respeito da inspiração

Teorias a respeito da inspiração Teorias a respeito da inspiração Existem 3 correntes teológicas sobre a inspiração da Bíblia. Iremos examinar cada uma delas, porém nem todas estão de acordo com a própria Bíblia. São elas: Ortodoxia:

Leia mais

Objeto de estudo: Os livros Apócrifos!

Objeto de estudo: Os livros Apócrifos! Objeto de estudo: Os livros Apócrifos! Versículo-chave: 2Pe 1.21 porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito

Leia mais

INTRODUÇÃO À BÍBLIA Revisão aula 1

INTRODUÇÃO À BÍBLIA Revisão aula 1 I NTRODUÇÃO À BÍ BLI A Revisão aula 1 INTRODUÇÃO À BÍBLIA Revisão aula 1 A BÍBLIA... UM CONJUNTO DE 66 LIVROS, COMEÇOU A SER ESCRITO HÁ MAIS OU MENOS 3500 ANOS, DEMOROU QUASE 1600 ANOS PARA SER CONCLUÍDO,

Leia mais

O CAMINHO DO CORDEIRO

O CAMINHO DO CORDEIRO O CAMINHO DO CORDEIRO Coleção Palimpsesto Coordenação editorial: Prof. Dr. Paulo Nogueira O caminho do Cordeiro: representação e construção de identidade no Apocalipse de João, Valtair Afonso Miranda Bíblia,

Leia mais

Os livros da Bíblia ANTIGO TESTAMENTO. Pentateuco (Torah = Lei): Deus fala pela sua «Lei»...

Os livros da Bíblia ANTIGO TESTAMENTO. Pentateuco (Torah = Lei): Deus fala pela sua «Lei»... Os livros da Bíblia ANTIGO TESTAMENTO Pentateuco (Torah = Lei): Deus fala pela sua «Lei»... 1. Génesis: O livro das origens, da criação e dos nossos pais na fé 2. Êxodo: o livro das grandes maravilhas

Leia mais

1.2. A Crítica do Pentateuco

1.2. A Crítica do Pentateuco 1. INTRODUÇÃO GERAL Levítico wayyiqra e ele chamou (ar;q]yiwæ) Números bemidbbar no deserto 2 (rbæd]mib]) Deuteronômio elleh haddbarîm Estas são as palavras (µyrib;d]hæ hl,ae) 1.1. Autoria Ainda que estes

Leia mais

O Que a Bíblia Diz LIÇÃO 2 OS ASSUNTOS GERAIS DA BÍBLIA

O Que a Bíblia Diz LIÇÃO 2 OS ASSUNTOS GERAIS DA BÍBLIA LIÇÃO 2 OS ASSUNTOS GERAIS DA BÍBLIA A lição anterior nos mostrou que a Bíblia é a palavra inspirada de Deus. Esta lição apresenta ao leitor os assuntos gerais tratados na Bíblia: (1) suas divisões literárias

Leia mais

Siglas e Abreviaturas 1Prefácio.. "... ". A Sagrada Escritura de judeus e cristãos (Erich Zenger) Os livros da Torá/do Pentateuco

Siglas e Abreviaturas 1Prefácio.. ... . A Sagrada Escritura de judeus e cristãos (Erich Zenger) Os livros da Torá/do Pentateuco 5(ά7๐๐๐Sumário A в Siglas e Abreviaturas 1Prefácio.. "..... ". A Sagrada Escritura de judeus e cristãos (Erich Zenger) A importância da Biblia judaica para a identidade cristã. 1. O fundamento do cristianismo...

Leia mais

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOSSORÓ RN

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOSSORÓ RN IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOSSORÓ RN CURSO SOBRE O CREMOS DA ASSEMBLEIA DE DEUS Segundo Artigo de Fé: Cremos, Na inspiração divina verbal e plenária da Bíblia Sagrada, única regra infalível

Leia mais

Ano Litúrgico Ano C

Ano Litúrgico Ano C Ano Litúrgico 2009-2010 Ano C TEMPO DO ADVENTO 29/11 1º Domingo do Advento A redenção está próxima. Jeremias 33,14-16; Salmo 25(24); 1 Tessalonicenses 3,12-4,2; Lucas 21,25-28. 34-36 6/12 2º Domingo do

Leia mais

A BÍBLIA. Palavra de Deus, Regra de Fé e Adoração. Sem. Augusto José Honorio de Almeida Diác. Denis do Prado Netto

A BÍBLIA. Palavra de Deus, Regra de Fé e Adoração. Sem. Augusto José Honorio de Almeida Diác. Denis do Prado Netto A BÍBLIA Palavra de Deus, Regra de Fé e Adoração Sem. Augusto José Honorio de Almeida Diác. Denis do Prado Netto CONSOLIDAÇÃO 2015, O ANO DA ADORAÇÃO 2016, O ANO DA COMUNHÃO 2017, O ANO DA DOUTRINA 2018,

Leia mais

O Espírito Santo e a origem da Palavra: Revelador. Inspirador. Verdadeiro. O Espírito Santo e a Palavra hoje. Nosso instrutor. Não há contradição.

O Espírito Santo e a origem da Palavra: Revelador. Inspirador. Verdadeiro. O Espírito Santo e a Palavra hoje. Nosso instrutor. Não há contradição. Lição 1 para 7 de janeiro de 2017 O Espírito Santo foi o motor e a gênese do processo de criação da Palavra escrita de Deus a Bíblia. Mas sua relação com a Palavra não acabou com seu processo de escrita.

Leia mais

conheça sua Bíblia Estudos Panorâmicos no AT e NT TODA QUINTA-FEIRA - DAS 19H30 ÀS 21H - RUA JOSÉ ALVES GUEDES, 1332 - JD. SONIA JAGUARIÚNA/SP

conheça sua Bíblia Estudos Panorâmicos no AT e NT TODA QUINTA-FEIRA - DAS 19H30 ÀS 21H - RUA JOSÉ ALVES GUEDES, 1332 - JD. SONIA JAGUARIÚNA/SP TODA QUINTA-FEIRA - DAS 19H30 ÀS 21H - RUA JOSÉ ALVES GUEDES, 1332 - JD. SONIA JAGUARIÚNA/SP A! Uma grande biblioteca 66 livros Escritos por cerca de 40 homens Em um período de 1600 anos Livros agrupados

Leia mais

Estudo Básico Da Bíblia. Antigo Testamento

Estudo Básico Da Bíblia. Antigo Testamento Estudo Básico Da Bíblia Antigo Testamento 1 Estudo Básico da Bíblia Antigo Testamento Este curso é parte do INSTITUTO INTERNACIONAL TEMPO DE COLHEITA, um programa elaborado para equipar os crentes para

Leia mais

LIÇÃO 1 - INSPIRAÇÃO DIVINA E AUTORIDADE DA BÍBLIA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 1 - INSPIRAÇÃO DIVINA E AUTORIDADE DA BÍBLIA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 1 - INSPIRAÇÃO DIVINA E AUTORIDADE DA BÍBLIA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A BÍBLIA SAGRADA É A VOZ DE DEUS A Bíblia Sagrada é a voz de Deus para os homens registrada em escritos

Leia mais

Métodos Criativos. Estudo Bíblico

Métodos Criativos. Estudo Bíblico Métodos Criativos De Estudo Bíblico Métodos Criativos De Estudo Bíblico Este curso é parte do INSTITUTO BÍBLICO TEMPO DE COLHEITA, um programa elaborado para equipar os crentes para uma efetiva colheita

Leia mais

HISTÓRICA POLÍTICA DOS HEBREUS 3 FASES PATRIARCAS, JUÍZES E REIS

HISTÓRICA POLÍTICA DOS HEBREUS 3 FASES PATRIARCAS, JUÍZES E REIS 2A aula 05 Os Hebreus HISTÓRICA POLÍTICA DOS HEBREUS 3 FASES PATRIARCAS, JUÍZES E REIS Os hebreus eram pastores nômades da Mesopotâmia. No séc. XIX a. C., guiados por Abraão, deslocaram-se para a Palestina,

Leia mais

AULA 2 1. O MANUSEIO DA BÍBLIA.

AULA 2 1. O MANUSEIO DA BÍBLIA. 1. O MANUSEIO DA BÍBLIA. AULA 2 a) NOMES E SIGNIFICADO: 1. Bíblia (ta biblia = livros) = plural de livro (bibloj). 2. Escrituras. 3. Palavra de Deus. 4. A Lei de Deus. A Bíblia é a Palavra de Deus. Ele

Leia mais

Introdução à Bíblia e ao Novo Testamento

Introdução à Bíblia e ao Novo Testamento Introdução à Bíblia e ao Novo Testamento A palavra Bíblia deriva do grego: ta biblía; plural de: ton biblíon. E significa "livros" Logo descobrimos que a Bíblia é uma coleção de livros! Nós, cristãos,

Leia mais

Curso de PANORAMA DO ANTIGO TESTAMENTO I I Semestre de 2017 DE GÊNESIS A ESTER. Professor: José Martins Júnior. (11) (Whatsapp Telegram)

Curso de PANORAMA DO ANTIGO TESTAMENTO I I Semestre de 2017 DE GÊNESIS A ESTER. Professor: José Martins Júnior. (11) (Whatsapp Telegram) Curso de PANORAMA DO ANTIGO TESTAMENTO I I Semestre de 2017 DE GÊNESIS A ESTER Professor: José Martins Júnior (11) 9.8383-5316 (Whatsapp Telegram) Email: pastorjunioropbb2815@gmail.com Blog: www.reflexoes-e-flexoes.blogspot.com.br

Leia mais

Hebraico: Para o Antigo Testamento e Grego: Para o Novo Testamento.

Hebraico: Para o Antigo Testamento e Grego: Para o Novo Testamento. Aluno: Jeorge Sávio CAPÍTULO 1 A Bíblia 1 Atualmente a Bíblia está traduzida em quantas línguas? Hebraico: Para o Antigo Testamento e Grego: Para o Novo Testamento. 2 De onde deriva o termo Bíblia? A palavra

Leia mais

A BÍBLIA. Bíblia: do grego Biblion = Livro, Livro por excelência

A BÍBLIA. Bíblia: do grego Biblion = Livro, Livro por excelência Conhecendo a Bíblia A BÍBLIA Bíblia: do grego Biblion = Livro, Livro por excelência Divisão em capítulos: Stephen Langton, em 1227 e Cardeal Hugo de Sancto Caro, por volta de 1260. Divisão por versículos:

Leia mais

BÍBLIA NOVO TESTAMENTO. Os Quatro Evangelhos FREDERICO LOURENÇO. Tradução do texto grego, apresentação e notas por VOLUME I

BÍBLIA NOVO TESTAMENTO. Os Quatro Evangelhos FREDERICO LOURENÇO. Tradução do texto grego, apresentação e notas por VOLUME I BÍBLIA Tradução do texto grego, apresentação e notas por VOLUME I NOVO TESTAMENTO Os Quatro Evangelhos Apresentação da Bíblia Grega 1. Com a publicação do presente livro contendo os Evangelhos de Mateus,

Leia mais

NOÇÕES DE BIBLIOLOGIA

NOÇÕES DE BIBLIOLOGIA SÉRIE ESTUDOS BÍBLICOS Nº 1 NOÇÕES DE BIBLIOLOGIA 1 Pr. Paulo Melo Toda escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que

Leia mais

Evangelhos e atos. Observações

Evangelhos e atos. Observações NOVO TESTAMENTO Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas. Ultimamente nos falou por seu Filho (Hebreus 1,1-2) EVANGELHOS E ATOS Evangelhos e atos Os melhores recursos

Leia mais

A palavra Bíblia é de origem grega - τα βιβλια - e significa. os rolos, os livros.

A palavra Bíblia é de origem grega - τα βιβλια - e significa. os rolos, os livros. A palavra Bíblia é de origem grega - τα βιβλια - e significa os rolos, os livros. UM LIVRO INSPIRADO POR DEUS Inspiração Bíblica é a iluminação da mente do autor humano para que possa, com os dados da

Leia mais

LIÇÃO 2 O Livro Que Deus Nos Deu

LIÇÃO 2 O Livro Que Deus Nos Deu LIÇÃO 2 O Livro Que Deus Nos Deu Nunca procurou saber como é que Deus nos deixou a Bíblia? Terão sido os anjos a prepará-la, à espera que alguém a descobrisse? Ou será que alguém gastou uma vida inteira

Leia mais

PRIMEIRA SEQÜÊNCIA: INTRODUÇÃO À BÍBLIA. Obter um conhecimento geral dos fundamentos bíblicos

PRIMEIRA SEQÜÊNCIA: INTRODUÇÃO À BÍBLIA. Obter um conhecimento geral dos fundamentos bíblicos PRIMEIRA SEQÜÊNCIA: INTRODUÇÃO À BÍBLIA TEMPO NECESSÁRIO: Duas semanas OBJETIVO: Obter um conhecimento geral dos fundamentos bíblicos A Primeira Seqüência é para quem está começando a ler a Bíblia. Três

Leia mais

Bíblia, sua importância em minha vida

Bíblia, sua importância em minha vida Bíblia, sua importância em minha vida Bíblia, sua importância em minha vida 2 Timóteo 3:16-17 16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação

Leia mais

Revelar Descortinar Desvendar. Revelação - Criação - Bíblia - Jesus Cristo. Indicativa Imperativa Normativa

Revelar Descortinar Desvendar. Revelação - Criação - Bíblia - Jesus Cristo. Indicativa Imperativa Normativa Revelar Descortinar Desvendar Revelação - Criação - Bíblia - Jesus Cristo Indicativa Imperativa Normativa Deus informa a respeito de si mesmo - Quem Ele é - O que Ele fez - O que Ele está fazendo - O que

Leia mais

ÍNDICE GERAL. i PARTE

ÍNDICE GERAL. i PARTE ÍNDICE GERAL i DEUS NO ANTIGO TESTAMENTO 15 Procedimento metódico 15 I. A História 20 1. O género histórico no Antigo Testamento 20 2. História da salvação 22 II. A Palavra de Deus no Antigo Testamento

Leia mais

Introdução à Bíblia. wertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyui opasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfg. Curso Bíblico - Teológico

Introdução à Bíblia. wertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyui opasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfg. Curso Bíblico - Teológico qwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwerty uiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasd fghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzx cvbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvbnmq wertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyui opasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfg

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ MINISTÉRIO BÍBLICO PALAVRA VIVA

DECLARAÇÃO DE FÉ MINISTÉRIO BÍBLICO PALAVRA VIVA DECLARAÇÃO DE FÉ MINISTÉRIO BÍBLICO PALAVRA VIVA A Igreja de Jesus Cristo está comprometida somente com o Antigo e Novo Testamentos como a única autoridade escrita de fé e conduta. A fé e conduta dos crentes

Leia mais

A 2 3:18 PNEUMATOLOGIA

A 2 3:18 PNEUMATOLOGIA VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 PNEUMATOLOGIA OS DONS DO

Leia mais

Bíblia evangélica: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cânticos Bíblia hebraica: Rute, Crônicas, Esdras, Neemias, Ester, Lamentações, Daniel

Bíblia evangélica: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cânticos Bíblia hebraica: Rute, Crônicas, Esdras, Neemias, Ester, Lamentações, Daniel Bíblia evangélica: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cânticos Bíblia hebraica: Rute, Crônicas, Esdras, Neemias, Ester, Lamentações, Daniel Data e Origem Cada livro tem uma história própria Salmos, Jó

Leia mais

O Espírito Santo. Quem é? O que faz? Como se relaciona conosco?

O Espírito Santo. Quem é? O que faz? Como se relaciona conosco? O Espírito Santo Quem é? O que faz? Como se relaciona conosco? Paracleto O Espírito Santo é... Paracleto pode ser definido como Conselheiro, Advogado, como Procurador do acusado, Ajudador e Intercessor.

Leia mais

Introdução. à Bíblia

Introdução. à Bíblia Introdução à Bíblia Pr. Kenneth Eagleton Escola Teológica Batista Livre (ETBL) Campinas, SP 2012 1 Quarta Lição Estrutura da Bíblia A Bíblia é, na verdade, mais que um só livro: é uma coleção de 66 livros

Leia mais

PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA DIOCESE DE JUNDIAÍ

PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA DIOCESE DE JUNDIAÍ PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA DIOCESE DE JUNDIAÍ Material Estudo Bíblico Parte I Apresentação Pe Antônio 24/08 A BÍBLIA SAGRADA Palavra de Deus. Deus fala ao seu povo Deus se revela, se manifesta, intervém

Leia mais

A Bíblia como Palavra de Deus. O cânon da Bíblia e sua evolução histórica

A Bíblia como Palavra de Deus. O cânon da Bíblia e sua evolução histórica A Bíblia como Palavra de Deus A inspiração da Bíblia Harmonia e unidade da Bíblia Provas da inspiração divina da Bíblia O cânon da Bíblia e sua evolução histórica O cânon do Antigo Testamento A formação

Leia mais

Uma biblioteca composta de 66 livros. 1.1 O significado da Palavra Bíblia

Uma biblioteca composta de 66 livros. 1.1 O significado da Palavra Bíblia Aula 1 10/09/2014 Uma biblioteca composta de 66 livros 39 antigo testamento 27 novo testamento 1.1 O significado da Palavra Bíblia Grego = Livros ou coleção de pequenos livros João Crisostomos disseminação

Leia mais

Eis que tudo se fez novo (aluno)

Eis que tudo se fez novo (aluno) Eis que tudo se fez novo (aluno) Índice 01 A Bíblia 02 O ser humano e seu relacionamento com Deus 03 A garantia da salvação 04 Quem é Jesus Cristo 05 O Espírito Santo 06 A Oração 07 As tentações e o pecado

Leia mais

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico REGULAMENTO OFICIAL Alfabeto Bíblico Tem como objetivo levar o competidor a encontrar na Bíblia versículos que comecem com cada letra do alfabeto da língua portuguesa e contenham em seu texto, uma palavra-chave,

Leia mais

QUEM É DEUS? OS NOMES DE DEUS. Todos os verdadeiros cristãos creem num Deus trinitário, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.

QUEM É DEUS? OS NOMES DE DEUS. Todos os verdadeiros cristãos creem num Deus trinitário, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. QUEM É DEUS? OS NOMES DE DEUS Todos os verdadeiros cristãos creem num Deus trinitário, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Eles são iguais em poder, eternidade e na posse de todos os atributos

Leia mais

04 Meus Primeiros Passos DINO ARÍ FERNANDES. Quem é JESUS CRISTO?

04 Meus Primeiros Passos DINO ARÍ FERNANDES. Quem é JESUS CRISTO? 04 Meus Primeiros Passos DINO ARÍ FERNANDES Quem é JESUS CRISTO? Igreja Metodista 04 Primeiros Passos: Quem é JESUS CRISTO? Que fantástica oportunidade você tem de conhecê-lo!! É o que eu mais quero...

Leia mais

Norman L. Geisler. William E. Nix. Introdução Bíblica. Como a Bíblia chegou até nós. Digitalização: Dumane

Norman L. Geisler. William E. Nix. Introdução Bíblica. Como a Bíblia chegou até nós. Digitalização: Dumane Norman L. Geisler William E. Nix Introdução Bíblica Como a Bíblia chegou até nós Digitalização: Dumane http://semeadoresdapalavra.top-forum.net/portal.htm Nossos e-books são disponibilizados gratuitamente,

Leia mais

Treinamento de Instrutores Bíblicos. Como Ensinar Doutrinas Básicas Adventistas

Treinamento de Instrutores Bíblicos. Como Ensinar Doutrinas Básicas Adventistas North A meric an Divisio n Portuguese Mi nistry Treinamento de Instrutores Bíblicos Como Ensinar Doutrinas Básicas Adventistas Como Ensinar Doutrinas Básicas Adventistas Objetivo Uma compreensão clara

Leia mais

Teorias da Inspiração da Bíblia

Teorias da Inspiração da Bíblia Falaremos de 5 formas consideradas falsas e a que a maioria do estudiosos crê como verdadeira a qual orienta sobre a inspiração das Escrituras. Geralmente junto com a verdade vem o erro. Muitos tem se

Leia mais

A CONFIABILIDADE E A AUTORIDADE DAS ESCRITURAS. Augustus Nicodemus Lopes

A CONFIABILIDADE E A AUTORIDADE DAS ESCRITURAS. Augustus Nicodemus Lopes A CONFIABILIDADE E A AUTORIDADE DAS ESCRITURAS Augustus Nicodemus Lopes O ATAQUE LIBERAL Ataques feitos à Bíblia em nossos dias. O ataque do liberalismo teológico. Johan Solomo Semler (séc. XVIII) distinção

Leia mais

Estudo Panoramico da Biblia; Livro Por Livro. II. Introduçao ao estudo das escrituras. 1. O Valor das Escrituras

Estudo Panoramico da Biblia; Livro Por Livro. II. Introduçao ao estudo das escrituras. 1. O Valor das Escrituras Estudo Panoramico da Biblia; Livro Por Livro II. Introduçao ao estudo das escrituras 1. O Valor das Escrituras Temos que aprender a usar a Bíblia Sagrada porque ela é o nosso manual de fé e prática. A

Leia mais

Norman L. Geisler. William E. Nix. Introdução Bíblica. Como a Bíblia chegou até nós. Digitalização: Dumane

Norman L. Geisler. William E. Nix. Introdução Bíblica. Como a Bíblia chegou até nós. Digitalização: Dumane Norman L. Geisler William E. Nix Introdução Bíblica Como a Bíblia chegou até nós Digitalização: Dumane http://semeadoresdapalavra.top-forum.net/portal.htm E-book disponíveis em: SEMEADORES DA PALAVRA e-books

Leia mais

QUE SÃO Ã E COMO SURGIRAM OS LIVROS APÓCRI

QUE SÃO Ã E COMO SURGIRAM OS LIVROS APÓCRI QUE S Ã O E COMO SURGIRAM LIVROS AP Ó CRIFOS A BÍBLIA E SUA COMPOSIÇÃO 1. A PRIMEIRA FORMA DIVINA DE COMUNICAÇÃO : PESSOAL - GÊN.1:28 DEUS OS ABENÇOOU DE MUITOS E LHES DISSE: DESSES LIVROS A BÍBLIA É O

Leia mais

Paracletologia SEFO 2013

Paracletologia SEFO 2013 Paracletologia SEFO 2013 2 ª Aula Fabio Codo Fábio Codo - http://teologiaaservicoevangelho.wordpress.com Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Madureira Campo de Mogi das Cruzes Conteúdo Programático

Leia mais

A BÍBLIA INFORMAÇÕES GERAIS ESTRUTURA - ORIGEM 1 O QUE É A BÍBLIA? 2 A MARAVILHA DA BÍBLIA - ALGUNS FATOS E DADOS 3 DIVISÃO DA BÍBLIA

A BÍBLIA INFORMAÇÕES GERAIS ESTRUTURA - ORIGEM 1 O QUE É A BÍBLIA? 2 A MARAVILHA DA BÍBLIA - ALGUNS FATOS E DADOS 3 DIVISÃO DA BÍBLIA Jörg Garbers A BÍBLIA INFORMAÇÕES GERAIS ESTRUTURA - ORIGEM 1 O QUE É A BÍBLIA? Uma coleção de livros e cartas Encontramos na Bíblia 66 escritos. O fundamento das igrejas cristãs Ela define o que é vida

Leia mais

Módulo III O que anuncia a Catequese?

Módulo III O que anuncia a Catequese? Módulo III O que anuncia a Catequese? Diocese de Aveiro Objectivos Tomar consciência da realidade complexa do ser humano a quem levamos, hoje, uma Boa Nova. Compreender a importância da Sagrada Escritura

Leia mais

O CÂNON Sagrado compreende 46 Livros no ANTIGO TESTAMENTO e 27 Livros no NOVO TESTAMENTO.

O CÂNON Sagrado compreende 46 Livros no ANTIGO TESTAMENTO e 27 Livros no NOVO TESTAMENTO. Ao contrário do que parece à primeira vista, a Bíblia não é um livro único e independente, mas uma coleção de 73 livros, uma mini biblioteca que destaca o a aliança e plano de salvação de Deus para com

Leia mais

A VERDADE SOBRE JESUS CRISTO

A VERDADE SOBRE JESUS CRISTO A VERDADE SOBRE JESUS CRISTO INTRODUÇÃO QUEM É JESUS CRISTO? Muitas pessoas, sistemas religiosos e filósofos sugeriram as mais variadas respostas à pergunta: Quem é Jesus Cristo? Para alguns, Jesus é um

Leia mais

A Literatura Judaica. Parte I

A Literatura Judaica. Parte I A Literatura Judaica Parte I I) As Escrituras As Escrituras Para o Cristianismo, o Tanakh é a Palavra do Eterno. Para o Judaísmo/Monoteísmo Noaico, o Tanakh é Palavra acerca do Eterno. Palavra do Eterno

Leia mais

Panorama do Antigo Testamento INTRODUÇÃO. Aula 1 IBCU

Panorama do Antigo Testamento INTRODUÇÃO. Aula 1 IBCU Panorama do Antigo Testamento INTRODUÇÃO Aula 1 IBCU Estrutura do Curso 1. Introdução (09.03) 2. O Pentateuco (16.03) 3. Livros Históricos Parte 1 (23.03) 4. Livros Históricos Parte 2 (30.03) 5. Livros

Leia mais

OS PROFETAS MENORES RESUMO

OS PROFETAS MENORES RESUMO OS PROFETAS MENORES RESUMO Os doze livros que compõem os Profetas Menores variam em data entre os séculos VIII e V a.c LIÇÃO 2, OSÉIAS A FIDELIDADE NO RELACIONAMENTO COM DEUS O ESBOÇO DO LIVRO DE OSEIAS

Leia mais

Plano de Leitura Jovem novo logo e missão.indd 1. leitura da

Plano de Leitura Jovem novo logo e missão.indd 1. leitura da Plano de Leitura Jovem novo logo e missão.indd 1 de leitura da 20/08/2014 14:13:33 A Bíblia é a mensagem de Deus ao homem. A Bíblia explica como fomos criados, como nos afastamos de Deus e como é possível

Leia mais