Meus primeiros passos

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Meus primeiros passos"

Transcrição

1 Lição 01 Dino Arí Fernandes Meus primeiros passos Igreja Metodista

2 01 Meus Primeiros Passos A Bíblia Palavra de Deus Escrita: Agora que você decidiu entregar-se a JESUS CRISTO, nós o(a) convidamos a caminhar na FÉ. Nosso ponto de partida será A Bíblia, que é conhecida também como As Sagradas Escrituras. Seu significado: Coleção de Escritos Inspirados. É fonte histórica da nossa Salvação, e o centro de sua mensagem está em Jesus Cristo - o Salvador. Ela revela quem Deus é, quem somos como seres humanos, e quais os propósitos de Deus na Criação, como fomos criados, e para onde vamos. Foi escrita especialmente para nós, os pecadores. Veja bem o que nos disse o Apóstolo Paulo em I Tim. 1.15: Esta é uma palavra é fiel, e digna de toda a aceitação, QUE CRISTO JESUS VEIO AO MUNDO, para SALVAR OS PECADORES, DOS QUAIS EU SOU O PRINCIPAL Ela revela o que significa o pecado, e como este entrou no mundo, suas conseqüências diretas e indiretas, bem como o amor de Deus pelo ser humano, de forma indistinta e maravilhosa, indo neste amor ao ponto supremo de entregar SEU UNIGÊNITO FILHO à morte de cruz, para a redenção da raça humana. Ela revela em especial como Deus nos ama, e como Deus quer que vivamos neste mundo, bem como o prêmio para os que aceitam o SEU GRANDE AMOR. Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores (Romanos 5.8) Ela demonstra-nos que o prêmio do pecado é a morte, mas o DOM GRATUÍTO DE DEUS é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. Ela nos desafia a um NOVO NASCIMENTO, que é o ato da CONVERSÃO ato inexplicável pela ciência humana, mas condição indispensável para conhecer a Deus em Jesus Cristo. Se alguém está em Cristo, é nova criatura. As coisas antigas já passaram. Eis que tudo se fez novo II Coríntios 5.17 Ela nos ensina como VIVER EM CRISTO, na esperança do porvir, e, por fim, Ela nos ensina sobre a VOLTA de CRISTO. Neste sentido, aprendemos nela o que significa SER CRISTÃO(ã). Dentre seu conjunto de ensinos básicos, destaca-se também a doutrina do Espírito Santo e da Igreja Cristã indispensáveis para a vivência da família da fé, para poder vencer o mundo com suas tentações e provações. E, neste sentido, ensina-nos que, além do NOVO NASCIMENTO, há a necessidade de uma vida REVESTIDA do PODER do ESPÍRITO SANTO, onde o cristão deixa de viver para sí, e passa a viver integralmente para Deus, relacionando-se nesta vivência, de forma santa, com o seu próximo, proclamando a todo o mundo as verdades eternas, pregando o EVANGELHO de CRISTO, que liberta de todo o pecado, da justiça e do juízo vindouro. Viver, portanto, com suas REGRAS de FÉ, é alcançar neste mundo ainda o mais nobre sentido da vida. Vejamos daqui para frente, alguns elementos indispensáveis ao crescimento na PALAVRA DE DEUS a Bíblia.

3 I Examinando as Escrituras Disse Jesus: Examinai as Escrituras, porque vós cuidais Ter nelas a Vida Eterna, e são elas quem de mim testificam (João 5.39) II Guardando adequadamente seus ensinos Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho (Salmo ) Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti (Sl ) III Compreendendo o Poder e o Alcance da Palavra de Deus: As Santas Escrituras contém tudo o que é necessário para a salvação, de maneira que o que nelas não se encontre, nem o que nelas se possa provar, não se deve exigir de pessoa alguma para ser crido como artigo de fé, nem se deve julgar necessário para a salvação. Entendese por Santas Escrituras os livros canônicos do Antigo e do Novo Testamentos de cuja autoridade nunca se duvidou na Igreja... 5 art. De Religião dos METODISTAS. IV Ela tem um Propósito Divino: Revelar ao mundo que Deus ama o ser Humano de uma forma tão especial que Ele, depois de chamar no curso da história um povo especial (Israel) para proclamar o perdão pelos pecados e o convite para que o ser humano voltasse à reconciliação que Ele ofereceu tantas vezes, não lhe satisfez outra alternativa a não ser enviar seu UNIGÊNITO FILHO Jesus Cristo, para que este, morrendo em nosso lugar numa cruz, pudesse ofertar-nos a Salvação Eterna. Deus nos comprou das mãos de nosso Maior inimigo Satanás, com o prêço do Sangue precioso de Seu FILHO.

4 V Ela é a Verdade que Santifica: Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade - João VI Ela cumpre em sí mesmo o PROPÓSITO DIVINO: Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não torna, mas rega a terra, e a faz produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, assim será a palavra que sair da minha boca: ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei Isaias VII Ela nos dá um novo conceito de Justiça: Direitos Deveres Cristãos A Bíblia a História Documental do Amor de Deus Agora que você pôde conhecer, ainda que superficialmente, - a Bíblia como Palavra de Deus, é necessário também entendê-la como O Registro Histórico da nossa Salvação. E, neste sentido, vamos dividi-la adequadamente para uma melhor compreensão. O antigo Testamento não está em contradição com o Novo, pois tanto no antigo como no Novo Testamentos a vida eterna é oferecida à humanidade por Cristo, que é o único mediador entre Deus e o homem, sendo Ele mesmo Deus e Homem; portanto, não se deve dar ouvidos àqueles que dizem que os patriarcas tinham em vista somente promessas transitórias. Embora a Lei dada por Deus a Moisés, quanto às cerimônias e ritos, não se aplique aos cristãos, nem tampouco seus preceitos civis devam ser necessariamente aceitos por qualquer governo, nenhum cristão está isento de obedecer aos mandamentos chamados morais - 6 artigo de Religião dos METODISTAS. Por isso, querido(a) irmão(ã), CREMOS NA BÍBLIA. E não somente isso, mas também procuramos estudá-la, pautar nossa vivência cristã pelos seus ensinos, e a pregamos para que todas as pessoas sigam seus ensinos, porque ela é de DEUS. Bíblia quer dizer: COLEÇÃO. É uma coleção de escritos sagrados, reconhecido pela Igreja como inspirados, cujos autores, especialmente no Antigo Testamento, tiveram o cuidado de colecioná-los e classificá-los como LIVROS SAGRADOS que contém LEIS, HISTÓRIA, POESIA, ORAÇÕES, LEITURAS ANTIFONAIS, e MENSAGENS PROFÉTICAS.

5 Neste sentido dizemos: ELA é a PALAVRA DE DEUS ESCRITA, na medida em que a aceitamos como AUTORIDADE, de vez que não esconde as fraquezas nem mesmo dos grandes heróis da Fé, e suas palavras podem ser testadas no dia-a-dia, principalmente as suas promessas. ELA torna-se PALAVRA DE DEUS, à medida que deixamos o seu estudo científico de lado, e nela buscamos conhecer a VONTADE DE DEUS para a nossa vida. ELA contém a PALAVRA DE DEUS, à medida em que fazemos um estudo científico, comparando-o com a história, com a experiência da Fé Cristã, e em seus relatos compreendemos que o Poder Sobrenatural de Deus sempre agiu de forma inexplicável na vida de seus servos. A Bíblia tem 66 livros, dos quais 39 estão no chamado ANTIGO TESTAMENTO, e 27 no NOVO TESTAMENTO. Seu livro mais antigo, segundo os historiadores, é o livro de Jó, escrito por Moisés, possivelmente quando estava entre os midianitas, por volta de antes de Cristo. Seu maior livro, é o Livro de Salmos, onde encontramos também o maior capítulo que é o 119. Seu livro menor, é a 2 ª Epístola de João, no Novo Testamento. E, o menor versículo, embora alguns o discordem, está em João DIVISÃO da BÍBLIA Bíblia: Antigo Testamento = 39 livros Novo Testamento = 27 livros Antigo Testamento: Josué Juízes Rute Gênesis I Samuel Jó Êxodo II Samuel Salmos Leis: Levítico Históricos: I Reis Poéticos: Provérbios Números II Reis Eclesiastes Deuteronômio I Crônicas Cantares de Salomão II Crônicas Esdras Neemias Ester Isaias Oséias Jeremias Joel Profetas maiores: Lamentações de Jeremias Amós Ezequiel Obadias Daniel Jonas Profetas menores: Miquéias Naum Habacuque Sofonias Ageu Zacarias Malaquias

6 O Novo Testamento: Mateus Romanos Marcos I e II Coríntios Evangelhos: Lucas Histórico: Atos dos Apóstolos Gálatas João Epístolas Efésios Paulinas: Filipenses Colossenses I e II Tessalonissenses I e II Timóteo Tito Filemon Autoria incerta: Carta aos Hebreus Epístolas Gerais: Tiago I e II Pedro I, II e III João Judas Profético: Apocalípse de João Desta forma temos então com a Bíblia: Concluindo: 1.- Como POVO METODISTA afirmamos nossa crença na BÍBLIA, e afirmamos como os demais irmãos evangélicos que ELA é NOSSA ÚNICA REGRA DE FÉ e PRATICA. João Como POVO METODISTA afirmamos que ela é suficiente como PALAVRA de DEUS ESCRITA. Salmo e Hebreus Como POVO METODISTA afirmamos que toda experiência de fé cristã precisa ter seu embasamento nas SAGRADAS ESCRITURAS, e por elas perseguidas. Salmo

7 4.- Como POVO METODISTA, entretanto, não podemos aprovar o culto à BÍBLIA, nem o seu SENHORIO, porque ELA foi escrita para o culto ao SENHOR da BÍBLIA, exaltando em todas as suas páginas, o SENHORIO DE CRISTO, e a necessidade de nossa inteira submissão a ELE. Cultuar a BÍBLIA é cometer idolatria que a mesma reprova. É BIBLIOLATRIA. João Atos I Timóteo I Timóteo Como POVO METODISTA lemos, ensinamos, divulgamos, distribuímos e incentivamos a obediência aos ensinos da BÍBLIA. Sua leitura diária, bem como sua memorização, aliados à vida de oração, comunhão e amor a Deus e ao próximo, é remédio que cura inúmeros males. Embora na JUSTIÇA SECULAR possamos ter inúmeros direitos, entretanto cremos que temos muito mais deveres como POVO de DEUS, com um compromisso sério no SEU REINO. II Timóteo 2.15 Ajudando a fixar a Fé Cristã Firmando bem os primeiros passos 1.- Qual a mensagem central da Bíblia? 2.- Porque devemos examinar as Escrituras? 3.- Qual a importância de memorizá-la? 4.- O que significa ser a Bíblia LUZ PARA O NOSSO CAMINHO? 5.- Qual a melhor forma que você entende para CRESCER na PALAVRA?

Ano Bíblico Sequencial

Ano Bíblico Sequencial Ano Bíblico Sequencial Janeiro 01/01 - Gênesis Cap: 1-3 02/01 - Gênesis Cap. 4-7 03/01 - Gênesis Cap. 8-11 04/01 - Gênesis Cap. 12-15 05/01 - Gênesis Cap. 16-19 06/01 - Gênesis Cap. 20-22 07/01 - Gênesis

Leia mais

JANEIRO / x Lucas 5:27-39 x Gênesis 1-2 x Salmos x Lucas 6:1-26 x Gênesis 3-5 x Salmos x Lucas 6:27-49 x Gênesis 6-7 x Salmos 3

JANEIRO / x Lucas 5:27-39 x Gênesis 1-2 x Salmos x Lucas 6:1-26 x Gênesis 3-5 x Salmos x Lucas 6:27-49 x Gênesis 6-7 x Salmos 3 PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA EM 365 DIAS PÁGINA 1 / 9 JANEIRO / 2009 01 x Lucas 5:27-39 x Gênesis 1-2 x Salmos 1 02 x Lucas 6:1-26 x Gênesis 3-5 x Salmos 2 03 x Lucas 6:27-49 x Gênesis 6-7 x Salmos 3 04

Leia mais

Fatos: Acontecimentos: - A criação - O dilúvio - Formação do povo de Deus - Vida no deserto - Conquista da terra prometida - As dominações

Fatos: Acontecimentos: - A criação - O dilúvio - Formação do povo de Deus - Vida no deserto - Conquista da terra prometida - As dominações O Antigo Testamento é uma coleção de 39 livros onde encontramos a história de Israel, o povo que Deus escolheu para com ele fazer uma aliança. Portanto, o Antigo Testamento é a história de um povo: mostra

Leia mais

Para crescimento espiritual de. (coloque aqui seu nome)

Para crescimento espiritual de. (coloque aqui seu nome) PLANO DE LEITURA BÍBLICA Para crescimento espiritual de IGREJA BATISTA DO MORUMBI MINISTÉRIO DE JOVENS: EPA: Estudantes Pré-Adolescentes (11 a 13 anos) ESTUDANTES: Adolescentes (14 a 17 anos) PIX: Jovens

Leia mais

Programa de Leitura da Bíblia. Teologia Faberj. Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para os meus caminhos.

Programa de Leitura da Bíblia. Teologia Faberj. Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para os meus caminhos. Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para os meus caminhos. (Salmo 119:105) 0 PROGRAMA DE LEITURA DA BÍBLIA A leitura da Bíblia Sagrada é de suma importância para todos os estudantes da Palavra

Leia mais

1. DUAS SEMANAS SOBRE A VIDA E OS ENSINOS DE JESUS

1. DUAS SEMANAS SOBRE A VIDA E OS ENSINOS DE JESUS PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA PRIMEIRA SEQUÊNCIA: INTRODUÇÃO À BÍBLIA TEMPO NECESSÁRIO: Duas semanas OBJETIVO: Obter um conhecimento geral dos fundamentos bíblicos A Primeira Sequência é para quem está começando

Leia mais

Guia de Jornada Cristã

Guia de Jornada Cristã 1 Ao receber este Guia de Jornada Cristã, está a receber a seu pedido material de carácter espiritual, o qual esperamos que lhe sirva para crescimento espiritual. Este guia divide-se em 3 partes: A primeira

Leia mais

Ano Litúrgico Ano C

Ano Litúrgico Ano C Ano Litúrgico 2009-2010 Ano C TEMPO DO ADVENTO 29/11 1º Domingo do Advento A redenção está próxima. Jeremias 33,14-16; Salmo 25(24); 1 Tessalonicenses 3,12-4,2; Lucas 21,25-28. 34-36 6/12 2º Domingo do

Leia mais

LINHA DO TEMPO DE EVENTOS BÍBLICOS IMPORTANTES. Esta breve linha do tempo representa os eventos-chave cobertos pela Bíblia:

LINHA DO TEMPO DE EVENTOS BÍBLICOS IMPORTANTES. Esta breve linha do tempo representa os eventos-chave cobertos pela Bíblia: Você se sentirá mais confiante sobre seus estudos bíblicos quando vir a linha do tempo dos eventos importantes narrados na Bíblia, tiver uma compreensão dos livros que a compõem e como eles são organizados,

Leia mais

Reavivados por Sua Palavra Crede em Seus Profetas

Reavivados por Sua Palavra Crede em Seus Profetas Reavivados por Sua Palavra 2017 Crede em Seus Profetas 2016 2017 Janeiro Fevereiro Março 01 - Deuteronômio 21 02 - Deuteronômio 22 03 - Deuteronômio 23 04 - Deuteronômio 24 05 - Deuteronômio 25 06 - Deuteronômio

Leia mais

Academia Bíblica Brasileira - ABBA. Matérias e Conteúdos

Academia Bíblica Brasileira - ABBA. Matérias e Conteúdos Matérias e Conteúdos 1 - BIBLIOLOGIA I A matéria trata de forma introdutória sobre o Estudo da Bíblia propriamente dita, sobre sua formação, veracidade e divisões. - Bibliologia - O Canon das Escrituras

Leia mais

INTRODUÇÃO À BÍBLIA Caderno de Estudos Por David Batty e Sally Girdis

INTRODUÇÃO À BÍBLIA Caderno de Estudos Por David Batty e Sally Girdis INTRODUÇÃO À BÍBLIA Caderno de Estudos Por David Batty e Sally Girdis Estudos em Grupo Para Novos Cristãos 2 Introdução à Bíblia INTRODUÇÃO À BÍBLIA Caderno de Estudo Primeira Edição em Português Por David

Leia mais

A Estrutura e Divisões da Bíblia A Bíblia e seus Testamentos: Definições

A Estrutura e Divisões da Bíblia A Bíblia e seus Testamentos: Definições A Estrutura e Divisões da Bíblia A Bíblia e seus Testamentos: Definições Por isso, é que para os cristãos a primeira parte da Bíblia é chamada de antiga Aliança (Testamento), e este último é chamado a

Leia mais

ASSEMBLÉIA DE DEUS MADUREIRA

ASSEMBLÉIA DE DEUS MADUREIRA ASSEMBLÉIA DE DEUS MADUREIRA Visão Panorâmica do Antigo Testamento Pr. Erivelton Rodrigues Nunes ( Lc.24:27,44 ) Divisão Judaica do AT A Lei 1. Gênesis 2. Exodo 3. Levítico 4. Números 5. Deuteronomio

Leia mais

Regra SOBRE Regra. Um Guia De Estudo Versículo por Versículo Através de toda a Palavra De Deus Pelo Dr. JG Williams

Regra SOBRE Regra. Um Guia De Estudo Versículo por Versículo Através de toda a Palavra De Deus Pelo Dr. JG Williams Regra SOBRE Regra Um Guia De Estudo Versículo por Versículo Através de toda a Palavra De Deus Pelo Dr. JG Williams Índice Os Livros da Bíblia do índice às lições Um programa de quatro anos para estudar

Leia mais

APÓCRIFOS LIVROS APÓCRIFOS. Aula 1 Introdução. Guilherme A. Wood. Guilherme Wood

APÓCRIFOS LIVROS APÓCRIFOS. Aula 1 Introdução. Guilherme A. Wood. Guilherme Wood LIVROS APÓCRIFOS Aula 1 Introdução Guilherme A. Wood Perguntas: Por que a Bíblia contém estes livros? Por que a Bíblia Católica contém alguns livros a mais? Por que alguns outros livros despertam o interesse

Leia mais

Como ser um bom amigo

Como ser um bom amigo Nesta seção você encontrará ajuda para problemas que muitas vezes atormentam-nos. Esperamos que estas orientações Bíblicas sirvam para acalmar seu coração, mas é importante lembrar que o nome de Jesus

Leia mais

04 Meus Primeiros Passos DINO ARÍ FERNANDES. Quem é JESUS CRISTO?

04 Meus Primeiros Passos DINO ARÍ FERNANDES. Quem é JESUS CRISTO? 04 Meus Primeiros Passos DINO ARÍ FERNANDES Quem é JESUS CRISTO? Igreja Metodista 04 Primeiros Passos: Quem é JESUS CRISTO? Que fantástica oportunidade você tem de conhecê-lo!! É o que eu mais quero...

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES

PERGUNTAS FREQUENTES PERGUNTAS FREQUENTES Em 45 perguntas, apresentamos uma recolha sobre os temas fundamentais que todo o católico deve saber, acerca das Sagradas Escrituras. A REVELAÇÃO 1. O que é a Revelação? A Revelação

Leia mais

Item Pentateuco Palavras - Chave Resposta Título em Hebraico Versículo Chave 1 Gênesis

Item Pentateuco Palavras - Chave Resposta Título em Hebraico Versículo Chave 1 Gênesis Caminhada Bíblica 04/09/2016 Revisão - Pentateuco Pessoa ou Acontecimento 1 Morte de Moisés 2 Dilúvio 3 Doze Espias 4 Dez Pragas 5 Cinco Sacrifícios 6 Dois Recenseamentos 7 Três Sermões 8 Abraão 9 Tabernáculo

Leia mais

ESTUDO 1: VOCÊ PODE TER CERTEZA DA SUA SALVAÇÃO

ESTUDO 1: VOCÊ PODE TER CERTEZA DA SUA SALVAÇÃO VIDA FRUTÍFERA ESTUDO 1: VOCÊ PODE TER CERTEZA DA SUA SALVAÇÃO O homem sabe que algo está errado com a humanidade. Criado à imagem de Deus, parece incapaz de comportar-se como filho Dele e sua tendência

Leia mais

As Escrituras Sagradas, o Antigo e o Novo Testamento, são a Palavra de Deus escrita, dada por inspiração Divina por intermédio de santos homens de

As Escrituras Sagradas, o Antigo e o Novo Testamento, são a Palavra de Deus escrita, dada por inspiração Divina por intermédio de santos homens de As Escrituras Sagradas, o Antigo e o Novo Testamento, são a Palavra de Deus escrita, dada por inspiração Divina por intermédio de santos homens de Deus que falaram e escreveram ao serem movidos pelo Espírito

Leia mais

Lição 11. Garotos Adultos & É o Coração. Page 1

Lição 11. Garotos Adultos & É o Coração. Page 1 Lição 11 Garotos Adultos & É o Coração Page 1 LIÇÃO 11 GAROTOS ADULTOS & É O CORAÇÃO I. Garotos Adultos (capítulo 16) A. A maldição de nossos dias é. Mais do que estar ausente da família, existe a ausência

Leia mais

Os livros da Bíblia ANTIGO TESTAMENTO. Pentateuco (Torah = Lei): Deus fala pela sua «Lei»...

Os livros da Bíblia ANTIGO TESTAMENTO. Pentateuco (Torah = Lei): Deus fala pela sua «Lei»... Os livros da Bíblia ANTIGO TESTAMENTO Pentateuco (Torah = Lei): Deus fala pela sua «Lei»... 1. Génesis: O livro das origens, da criação e dos nossos pais na fé 2. Êxodo: o livro das grandes maravilhas

Leia mais

Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 1 Curso Aprendizes do Evangelho Aula 2

Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 1 Curso Aprendizes do Evangelho Aula 2 Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 1 Curso Aprendizes do Evangelho Aula 2 A Bíblia é considerado o livro mais importante dentre todos os que já foram escritos em todos os tempos e lugares, o mais editado

Leia mais

APRENDENDO SOBRE A BIBLIA

APRENDENDO SOBRE A BIBLIA APRENDENDO SOBRE A BIBLIA Qual o significado da palavra Bíblia: Bíblia significa coletânea de livros, do grego biblos, que significa livro. A Bíblia como tema central. A revelação de Jesus Cristo em busca

Leia mais

O Que a Bíblia Diz LIÇÃO 2 OS ASSUNTOS GERAIS DA BÍBLIA

O Que a Bíblia Diz LIÇÃO 2 OS ASSUNTOS GERAIS DA BÍBLIA LIÇÃO 2 OS ASSUNTOS GERAIS DA BÍBLIA A lição anterior nos mostrou que a Bíblia é a palavra inspirada de Deus. Esta lição apresenta ao leitor os assuntos gerais tratados na Bíblia: (1) suas divisões literárias

Leia mais

A Bíblia, livro por livro

A Bíblia, livro por livro A Bíblia, livro por livro Os livros da Bíblia numa visão panorâmica e objetiva 2007 Edição comemorativa do centenário da JUERP Logo da JUERP Resumindo 100 anos de ensino bíblico para a EBD nas igrejas

Leia mais

A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS

A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS 01 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para

Leia mais

MINISTÉRIOS DA GRAÇA NO BRASIL DEPARTAMENTO DE TREINAMENTO INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO VELHO TESTAMENTO

MINISTÉRIOS DA GRAÇA NO BRASIL DEPARTAMENTO DE TREINAMENTO INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO VELHO TESTAMENTO MINISTÉRIOS DA GRAÇA NO BRASIL DEPARTAMENTO DE TREINAMENTO SETE - SISTEMA DE ENSINO TEOLÓGICO POR EXTENSÃO DISCIPLINA: SÍNTESE DO VELHO TESTAMENTO I INSTRUTOR: PR. URIAN RIOS INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO VELHO

Leia mais

Como estudar a Bíblia

Como estudar a Bíblia Como estudar a Bíblia com quadro de leitura da Bíblia Ebook gratuito - www.escoladabiblia.com Av. Conde da Boa Vista 437 - Fone: 323-686 Como Estudar a Bíblia por Dennis Allan Através do estudo da Bíblia

Leia mais

I NTRODUÇÃO À BÍ BLI A

I NTRODUÇÃO À BÍ BLI A I NTRODUÇÃO À BÍ BLI A A BÍBLIA... 66 LIVROS, COMEÇOU A SER ESCRITO HÁ MAIS OU MENOS 3500 ANOS, DEMOROU QUASE 1600 ANOS PARA SER CONCLUÍDO, SEMINÁRIO DA NOVA IGREJA BATISTA DEUS É A PALAVRA DE DEUS, FOI

Leia mais

Devocional. Céus Abertos Pastor Carlito Paes

Devocional. Céus Abertos Pastor Carlito Paes BÍBLIA Devocional Céus Abertos Pastor Carlito Paes 2 ROTEIRO BÍBLIA: ENTENDENDO A PALAVRA DE DEUS O que devo conhecer sobre a bíblia? Diversidade dos Autores Condições de alguns autores quando foram inspirados

Leia mais

Monoteísmo Noaico. por Sha ul Bensiyon

Monoteísmo Noaico. por Sha ul Bensiyon Monoteísmo Noaico por Sha ul Bensiyon Aula 19 As Escrituras As Escrituras A visão judaica/noaica acerca das Escrituras é muito diferente da visão cristã: Cristianismo: Livros cuja autoria é praticamente

Leia mais

PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17)

PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17) PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17) Para que você possa crer em Jesus você precisa primeiramente ouvir a sua palavra. A própria palavra de Deus é a verdade (Jo 17:17) e esta

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ MINISTÉRIO BÍBLICO PALAVRA VIVA

DECLARAÇÃO DE FÉ MINISTÉRIO BÍBLICO PALAVRA VIVA DECLARAÇÃO DE FÉ MINISTÉRIO BÍBLICO PALAVRA VIVA A Igreja de Jesus Cristo está comprometida somente com o Antigo e Novo Testamentos como a única autoridade escrita de fé e conduta. A fé e conduta dos crentes

Leia mais

SE O SEU O capítulo:

SE O SEU O capítulo: SE O SEU coração está faminto, leia o capítulo do pão da vida. Se os seus pés estão vacilando, leia o capítulo da Rocha. Se você está aborrecido, leia o capítulo de amor. Você sofre muitas derrotas nas

Leia mais

LIÇÃO 1 - INSPIRAÇÃO DIVINA E AUTORIDADE DA BÍBLIA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 1 - INSPIRAÇÃO DIVINA E AUTORIDADE DA BÍBLIA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 1 - INSPIRAÇÃO DIVINA E AUTORIDADE DA BÍBLIA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A BÍBLIA SAGRADA É A VOZ DE DEUS A Bíblia Sagrada é a voz de Deus para os homens registrada em escritos

Leia mais

Igreja de Deus Unida,

Igreja de Deus Unida, Igreja de Deus Unida, uma Associação Internacional Guias de Estudo Bìblico Para a Juventude Volume 1 Lição 7 O Espírito Santo Deus, nosso Criador, compreende que todos nós enfrentamos circunstâncias que

Leia mais

LIÇÃO 1 A LEI E A ALIANÇA Êxodo 19

LIÇÃO 1 A LEI E A ALIANÇA Êxodo 19 LIÇÃO 1 A LEI E A ALIANÇA Êxodo 19 1. Antes de entregar a lei, Deus já havia feito uma aliança com o povo. Em Êxodo 19.1-4, Deus lembra o povo do seu pacto, confirmado demonstrado em um fato. Qual é o

Leia mais

Objetivo: Compreender o que é a Bíblia e como foi organizada.

Objetivo: Compreender o que é a Bíblia e como foi organizada. Capítulo 1: A Bíblia e Como ela foi Organizada Objetivo: Compreender o que é a Bíblia e como foi organizada. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção

Leia mais

18 Estudos Bíblicos para Evangelismo e Discipulado

18 Estudos Bíblicos para Evangelismo e Discipulado LIÇÃO 1 - EXISTE UM SÓ DEUS 18 Estudos Bíblicos para Evangelismo e Discipulado A Bíblia diz que existe um único Deus. Tiago 2:19, Ef. 4 1- O Deus que Criou Todas as coisas, e que conduz a sua criação e

Leia mais

CURSO BÍBLICO A CRIAÇÃO E A QUEDA DO HOMEM

CURSO BÍBLICO A CRIAÇÃO E A QUEDA DO HOMEM 1 CURSO BÍBLICO Através deste Curso Bíblico você descobrirá, na Bíblia, o sentido e objetivo da existência da criação e do homem. Leia com atenção cada texto bíblico e responda as questões de acordo com

Leia mais

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DESATADORA DOS NÓS E SÃO JOSÉ DE ANCHIETA. Discípulos missionários a partir do Evangelho de João - Mês da Bíblia 2015

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DESATADORA DOS NÓS E SÃO JOSÉ DE ANCHIETA. Discípulos missionários a partir do Evangelho de João - Mês da Bíblia 2015 1 PARÓQUIA NOSSA SENHORA DESATADORA DOS NÓS E SÃO JOSÉ DE ANCHIETA Discípulos missionários a partir do Evangelho de João - Mês da Bíblia 2015 Permanecei no meu amor, para dar muitos frutos (Jo 15,8-9)

Leia mais

Evangelhos e atos. Observações

Evangelhos e atos. Observações NOVO TESTAMENTO Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas. Ultimamente nos falou por seu Filho (Hebreus 1,1-2) EVANGELHOS E ATOS Evangelhos e atos Os melhores recursos

Leia mais

Salmos. Provérbios. Eclesiastes. Cantares de Salomão

Salmos. Provérbios. Eclesiastes. Cantares de Salomão Jó Salmos Provérbios Eclesiastes Cantares de Salomão LEI HISTORICOS POÉTICOS PROFETAS MAIORES PROFETAS MENORES 1. Gênesis 2. Êxodo 3. Levítico 4. Números 5. Deut. 1. Josué 2. Juízes 3. Rute 4. I Sam 5.

Leia mais

Plano de Leitura Jovem novo logo e missão.indd 1. leitura da

Plano de Leitura Jovem novo logo e missão.indd 1. leitura da Plano de Leitura Jovem novo logo e missão.indd 1 de leitura da 20/08/2014 14:13:33 A Bíblia é a mensagem de Deus ao homem. A Bíblia explica como fomos criados, como nos afastamos de Deus e como é possível

Leia mais

MANUAL DE CÉLULAS PASTOR TONY SILVEIRA

MANUAL DE CÉLULAS PASTOR TONY SILVEIRA MANUAL DE CÉLULAS PASTOR TONY SILVEIRA 2000 Tony Silveira Todos os Direitos reservados. Proibida a Reprodução não Autorizada PRINCÍPIOS DE ORAÇÃO INDICE 1. ORAÇÃO EFICAZ 3 2. ORAÇÃO POR NÓS PRÓPRIOS 4

Leia mais

Estudo Básico Da Bíblia. Antigo Testamento

Estudo Básico Da Bíblia. Antigo Testamento Estudo Básico Da Bíblia Antigo Testamento 1 Estudo Básico da Bíblia Antigo Testamento Este curso é parte do INSTITUTO INTERNACIONAL TEMPO DE COLHEITA, um programa elaborado para equipar os crentes para

Leia mais

Paracletologia SEFO 2013

Paracletologia SEFO 2013 Paracletologia SEFO 2013 2 ª Aula Fabio Codo Fábio Codo - http://teologiaaservicoevangelho.wordpress.com Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Madureira Campo de Mogi das Cruzes Conteúdo Programático

Leia mais

Métodos Criativos. Estudo Bíblico

Métodos Criativos. Estudo Bíblico Métodos Criativos De Estudo Bíblico Métodos Criativos De Estudo Bíblico Este curso é parte do INSTITUTO BÍBLICO TEMPO DE COLHEITA, um programa elaborado para equipar os crentes para uma efetiva colheita

Leia mais

Nova Estrutura do Curso: Avisos

Nova Estrutura do Curso: Avisos Nova Estrutura do Curso: Avisos Nova Estrutura do Curso Disciplinas de Teologia Sistemática: Introdução a Teologia Sistemática Doutrina de Deus Teontologia Doutrina do Ser Humano Antropologia Doutrina

Leia mais

Aula 02 1.8 Divisão da Bíblia e livros a) Como os livros foram reconhecidos e aceitos? padrão regra de fé II Pedro 3:15~16

Aula 02 1.8 Divisão da Bíblia e livros a) Como os livros foram reconhecidos e aceitos? padrão regra de fé II Pedro 3:15~16 1.8 Divisão da Bíblia e livros Velho Testamento 39 livros Novo Testamento 27 livros 40 escritores diferentes Período de 1600 anos para ser escrita a Bíblia, (aprox. entre 1500 a.c. e 100 d.c.) a) Como

Leia mais

O CAMINHO DO CORDEIRO

O CAMINHO DO CORDEIRO O CAMINHO DO CORDEIRO Coleção Palimpsesto Coordenação editorial: Prof. Dr. Paulo Nogueira O caminho do Cordeiro: representação e construção de identidade no Apocalipse de João, Valtair Afonso Miranda Bíblia,

Leia mais

27/02/2017. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM

27/02/2017. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM FÉ: Primeiro você coloca o pé, depois Deus coloca o chão. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM Para muitos, a

Leia mais

INTRODUÇÃO À BÍBLIA. Manual do aluno Por David Batty e Sally Girdis. Estudos em Grupo Para Novos Cristãos

INTRODUÇÃO À BÍBLIA. Manual do aluno Por David Batty e Sally Girdis. Estudos em Grupo Para Novos Cristãos INTRODUÇÃO À BÍBLIA Manual do aluno Por David Batty e Sally Girdis Estudos em Grupo Para Novos Cristãos 2 INTRODUÇÃO À BÍBLIA Manual do aluno Primeira Edição em Português Por David Batty Copyright 1979,1985,1982,1996,2000,

Leia mais

Lição nº 3 VERDADE SOBRE A UNÇÃO ESPIRITUAL. 18 jan Pr. Adriano Diniz

Lição nº 3 VERDADE SOBRE A UNÇÃO ESPIRITUAL. 18 jan Pr. Adriano Diniz Lição nº 3 VERDADE SOBRE A UNÇÃO ESPIRITUAL Pr. Adriano Diniz 18 jan 2015 TEXTO ÁUREO O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar

Leia mais

O Espírito Santo. Quem é? O que faz? Como se relaciona conosco?

O Espírito Santo. Quem é? O que faz? Como se relaciona conosco? O Espírito Santo Quem é? O que faz? Como se relaciona conosco? Paracleto O Espírito Santo é... Paracleto pode ser definido como Conselheiro, Advogado, como Procurador do acusado, Ajudador e Intercessor.

Leia mais

O QUE DEUS QUER DE MIM? 09 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. "ELE te declarou, ó homem, o que é bom;

O QUE DEUS QUER DE MIM? 09 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. ELE te declarou, ó homem, o que é bom; O QUE DEUS QUER DE MIM? 09 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação "ELE te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR requer de ti, 1 / 6 senão que pratiques a justiça, e ames a

Leia mais

CREMOS NA NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍDERANÇA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ

CREMOS NA NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍDERANÇA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ CREMOS NA NECESSIDADE DO NOVO CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍDERANÇA NASCIMENTO Pb. Márcio Tarcísio Mendonça Ferreira 5º) NA NECESSIDADE ABSOLUTA DO PELA GRAÇA DE

Leia mais

2ª LIÇÃO. Estudo De Colossenses

2ª LIÇÃO. Estudo De Colossenses Colossenses 2 1 2ª LIÇÃO Estudo De Colossenses O TEXTO INTRODUÇÃO: 1:1-8 I. A SAUDAÇÃO DE PAULO (1:1,2). A. Apresenta a autoridade da epístola. É a autoridade do apóstolo de Jesus Cristo, não por vontade

Leia mais

Palestra para o Apostolado da Oração 25 de Setembro de 2016

Palestra para o Apostolado da Oração 25 de Setembro de 2016 1 Palestra para o Apostolado da Oração 25 de Setembro de 2016 A Sagrada Escritura O Concílio Vaticano II, na Constituição Dogmática Dei Verbum, no nº 21, afirma que a Igreja sempre venerou as divinas Escrituras,

Leia mais

A BÍBLIA. Bíblia: do grego Biblion = Livro, Livro por excelência

A BÍBLIA. Bíblia: do grego Biblion = Livro, Livro por excelência Conhecendo a Bíblia A BÍBLIA Bíblia: do grego Biblion = Livro, Livro por excelência Divisão em capítulos: Stephen Langton, em 1227 e Cardeal Hugo de Sancto Caro, por volta de 1260. Divisão por versículos:

Leia mais

Quem somos e no que cremos?

Quem somos e no que cremos? Vivendo e compartindo o caminho de Jesús Quem somos e no que cremos? Igreja Evangélica Paseo de Extremadura 179 Tel: 91 813 67 05; 626 468 629 http://www.comuniondelagracia.es E-mail: iduespana@yahoo.es

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA BÍBLICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CRISTÃ

A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA BÍBLICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CRISTÃ A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA BÍBLICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CRISTÃ PORQUE FREQUENTAR Instrumento de formação e aperfeiçoamento do caráter cristão A EB é a maior agência de ensino da Igreja. programa de estudo

Leia mais

Sacramentos. Aula 23/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Sacramentos. Aula 23/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Sacramentos Aula 23/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Sacramentos O que são os sacramentos? Sacramento é derivado do latim sacramentum, era utilizado no meio militar correspondendo a juramento

Leia mais

Apêndice 2. A Atuação do Homem na Conversão

Apêndice 2. A Atuação do Homem na Conversão 191 Apêndice 2 A Atuação do Homem na Conversão Todos concordam que é necessária uma resposta por parte do homem para que ele receba a graça de Deus. Alguns discordam de que seja necessária uma reposta.

Leia mais

O SENHOR JESUS CRISTO

O SENHOR JESUS CRISTO O SENHOR JESUS CRISTO 1. SUA PREEXISTENCIA E ETERNIDADE A preexistência de Cristo significa Sua existência antes da encarnação. A Escritura o ensina muito claramente. Mas, mais que isso, ela ensina também

Leia mais

Lição n.º 6 - A UNIDADE DA BÍBLIA

Lição n.º 6 - A UNIDADE DA BÍBLIA Lição n.º 6 - A UNIDADE DA BÍBLIA Lição n.º 6 (Início) Objeto de estudo: Reconhecer o fato de que a unidade da Bíblia é uma das provas de sua autenticidade! 1 Versículo-chave: Cl 1.26-27 O ministério que

Leia mais

Livro. Adolescente Vencedor. O adolescente precisa saber. Para ganhar o maior prêmio. Informações. São Paulo Rubens Postigo 2012

Livro. Adolescente Vencedor. O adolescente precisa saber. Para ganhar o maior prêmio. Informações. São Paulo Rubens Postigo 2012 O adolescente precisa saber Livro do Adolescente Vencedor Para ganhar o maior prêmio São Paulo Rubens Postigo 2012 Informações Em primeiro lugar, a Bíblia Neste livro, após a resposta de cada pergunta,

Leia mais

PARA NÃO ESQUECER. Blog IEBU:

PARA NÃO ESQUECER. Blog IEBU: Duas tarefas realizadas na aula anterior: 1ª) memorizar o versículo-chave; 2ª) Aprender a classificar os livros do Antigo Testamento, enumerandoos sequencialmente. Parabéns à classe! Blog IEBU: www.iebu.wordpress.com

Leia mais

- Nos três primeiros dias, Deus foi preparando., para, nos três dias seguintes enchê-los com vida.

- Nos três primeiros dias, Deus foi preparando., para, nos três dias seguintes enchê-los com vida. Gênesis 2:1 a 25 * Como Deus criou o homem? - Nos três primeiros dias, Deus foi preparando o ambiente terreno habitat, para, nos três dias seguintes enchê-los com vida. - Em toda a obra criadora, a Bíblia

Leia mais

5ª LIÇÃO A ORGANIZAÇÃO DA IGREJA

5ª LIÇÃO A ORGANIZAÇÃO DA IGREJA O que é a Igreja de Cristo? 5ª Lição 1 5ª LIÇÃO A ORGANIZAÇÃO DA IGREJA I. JESUS CRISTO É A CABEÇA DA IGREJA. A. Jesus Cristo tem a preeminência em tudo (Colossenses 1:15-18). 1. A Sua relação com Deus

Leia mais

INTRODUÇÃO À BÍBLIA Revisão aula 1

INTRODUÇÃO À BÍBLIA Revisão aula 1 I NTRODUÇÃO À BÍ BLI A Revisão aula 1 INTRODUÇÃO À BÍBLIA Revisão aula 1 A BÍBLIA... UM CONJUNTO DE 66 LIVROS, COMEÇOU A SER ESCRITO HÁ MAIS OU MENOS 3500 ANOS, DEMOROU QUASE 1600 ANOS PARA SER CONCLUÍDO,

Leia mais

As epístolas de Paulo (1)

As epístolas de Paulo (1) FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro I Cristianismo e Espiritismo Módulo II O Cristianismo Roteiro 14 As epístolas de Paulo (1) Objetivos Assinalar características

Leia mais

Estudo Panoramico da Biblia; Livro Por Livro. II. Introduçao ao estudo das escrituras. 1. O Valor das Escrituras

Estudo Panoramico da Biblia; Livro Por Livro. II. Introduçao ao estudo das escrituras. 1. O Valor das Escrituras Estudo Panoramico da Biblia; Livro Por Livro II. Introduçao ao estudo das escrituras 1. O Valor das Escrituras Temos que aprender a usar a Bíblia Sagrada porque ela é o nosso manual de fé e prática. A

Leia mais

7ª LIÇÃO O SERMÃO DO MONTE

7ª LIÇÃO O SERMÃO DO MONTE Sermão 7 1 7ª LIÇÃO O SERMÃO DO MONTE F. O JEJUM (Mateus 6:16-18) 1. Jejuar = abster-se de comida e bebida. 2. A frequência do jejum pelos judeus: a. Sob a lei mosaica se exigia o jejum UMA VEZ por ano

Leia mais

Currículo Cultura Cristã. Matriz curricular

Currículo Cultura Cristã. Matriz curricular Currículo Cultura Cristã Matriz curricular SÉRIE PASSOS (para crianças não alfabetizadas) PRIMEIROS PASSOS (2 e 3 anos) 1. O cuidado de Deus 2. Sou do Papai do céu 3. Tudo era bom 4. Tudo era muito bom

Leia mais

A leitura da Bíblia. questões centrais

A leitura da Bíblia. questões centrais questões centrais O que é a Bíblia? Quem é o autor e como escreveu? O que é o tema central? Por quê devo lê-la? Quando devo lê-la? Como? Requisitos? Como? Ajuda? Um novo propósito! o que é a Bíblia (1)

Leia mais

A VERDADE SOBRE JESUS CRISTO

A VERDADE SOBRE JESUS CRISTO A VERDADE SOBRE JESUS CRISTO INTRODUÇÃO QUEM É JESUS CRISTO? Muitas pessoas, sistemas religiosos e filósofos sugeriram as mais variadas respostas à pergunta: Quem é Jesus Cristo? Para alguns, Jesus é um

Leia mais

A BÍBLIA SAGRADA. Marcos Adriano Lovera REFLEXÕES BÍBLICAS III 173

A BÍBLIA SAGRADA. Marcos Adriano Lovera REFLEXÕES BÍBLICAS III 173 A BÍBLIA SAGRADA Esta série de Reflexões Bíblicas apresentarão a Bíblia Sagrada desde seus primórdios, de como ela chegou até nós, de onde surgiram os textos bíblicos, as diferentes traduções, os diferentes

Leia mais

Assim como há leis físicas que governam o universo, há também leis espirituais que governam nosso relacionamento com Deus.

Assim como há leis físicas que governam o universo, há também leis espirituais que governam nosso relacionamento com Deus. Assim como há leis físicas que governam o universo, há também leis espirituais que governam nosso relacionamento com Deus. 1ª Lei: "Deus ama você e tem um plano maravilhoso para sua vida" O amor de Deus

Leia mais

O desafio de amar Desafios #7 1 Jo 4: 9-21

O desafio de amar Desafios #7 1 Jo 4: 9-21 1 Direitos reservados Domingos Sávio Rodrigues Alves Uso gratuito, permitido sob a licença Creative Commons O desafio de amar Desafios #7 1 Jo 4: 9-21 9 Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco:

Leia mais

OS PROFETAS MENORES RESUMO

OS PROFETAS MENORES RESUMO OS PROFETAS MENORES RESUMO Os doze livros que compõem os Profetas Menores variam em data entre os séculos VIII e V a.c LIÇÃO 2, OSÉIAS A FIDELIDADE NO RELACIONAMENTO COM DEUS O ESBOÇO DO LIVRO DE OSEIAS

Leia mais

«Jesus, lembra-te de mim quando entrares no Teu reino». Ele respondeu-lhe : «Em verdade te digo : Hoje estarás comigo no Paraíso».(Lc.23,42-43).

«Jesus, lembra-te de mim quando entrares no Teu reino». Ele respondeu-lhe : «Em verdade te digo : Hoje estarás comigo no Paraíso».(Lc.23,42-43). «Jesus, lembra-te de mim quando entrares no Teu reino». Ele respondeu-lhe : «Em verdade te digo : Hoje estarás comigo no Paraíso».(Lc.23,42-43). ********************** Como definição simples, a Graça é

Leia mais

1.2. A Crítica do Pentateuco

1.2. A Crítica do Pentateuco 1. INTRODUÇÃO GERAL Levítico wayyiqra e ele chamou (ar;q]yiwæ) Números bemidbbar no deserto 2 (rbæd]mib]) Deuteronômio elleh haddbarîm Estas são as palavras (µyrib;d]hæ hl,ae) 1.1. Autoria Ainda que estes

Leia mais

PRIMEIRA SEQÜÊNCIA: INTRODUÇÃO À BÍBLIA. Obter um conhecimento geral dos fundamentos bíblicos

PRIMEIRA SEQÜÊNCIA: INTRODUÇÃO À BÍBLIA. Obter um conhecimento geral dos fundamentos bíblicos PRIMEIRA SEQÜÊNCIA: INTRODUÇÃO À BÍBLIA TEMPO NECESSÁRIO: Duas semanas OBJETIVO: Obter um conhecimento geral dos fundamentos bíblicos A Primeira Seqüência é para quem está começando a ler a Bíblia. Três

Leia mais

QUEM É DEUS? OS NOMES DE DEUS. Todos os verdadeiros cristãos creem num Deus trinitário, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.

QUEM É DEUS? OS NOMES DE DEUS. Todos os verdadeiros cristãos creem num Deus trinitário, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. QUEM É DEUS? OS NOMES DE DEUS Todos os verdadeiros cristãos creem num Deus trinitário, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Eles são iguais em poder, eternidade e na posse de todos os atributos

Leia mais

Revelar Descortinar Desvendar. Revelação - Criação - Bíblia - Jesus Cristo. Indicativa Imperativa Normativa

Revelar Descortinar Desvendar. Revelação - Criação - Bíblia - Jesus Cristo. Indicativa Imperativa Normativa Revelar Descortinar Desvendar Revelação - Criação - Bíblia - Jesus Cristo Indicativa Imperativa Normativa Deus informa a respeito de si mesmo - Quem Ele é - O que Ele fez - O que Ele está fazendo - O que

Leia mais

NO PERDÃO DOS PECADOS

NO PERDÃO DOS PECADOS CREMOS IEADEM NO PERDÃO DOS PECADOS, NA SALVAÇÃO PRESENTE E PERFEITA E NA ETERNA JUSTIFICAÇÃO DA ALMA RECEBIDOS GRATUITAMENTE DE DEUS PELA FÉ NO SACRIFÍCIO EFETUADO POR JESUS CRISTO EM NOSSO FAVOR (AT

Leia mais

Conhecer Deus Pessoalmente

Conhecer Deus Pessoalmente 1 2 Conhecer Deus Pessoalmente Introdução Conhecer Jesus.. p. 4 Lição 1 Conhecer a Salvação p. 12 Lição 2 Conhecer a Comunhão.. p. 17 Lição 3 Conhecer o Espírito Santo. p. 22 Lição 4 Conhecer o Crescimento.

Leia mais

Agradeço a Deus a disposição de nossa juventude para encarar este tema sobre santidade. 4

Agradeço a Deus a disposição de nossa juventude para encarar este tema sobre santidade. 4 Jovens! Pois disto depende da sua vida. Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: Sejam santos, porque eu sou santo. 1 Pedro 1.15-16

Leia mais

ESTUDO BÍBLICO I A SALVAÇÃO EM JESUS CRISTO SAMUEL CORNÉLIO

ESTUDO BÍBLICO I A SALVAÇÃO EM JESUS CRISTO SAMUEL CORNÉLIO ESTUDO BÍBLICO I A SALVAÇÃO EM JESUS CRISTO SAMUEL CORNÉLIO AGOSTO 2016 www.abracandoapalavra.org A Salvação em JESUS CRISTO Um Novo Nascimento De acordo com a Bíblia, O Santo, Eterno, Soberano e Todo

Leia mais

OBJETIVO: Que a criança compreenda a importância de aproveitar esta fase dando maior valor para o que ela É e não para o que tem ou não tem.

OBJETIVO: Que a criança compreenda a importância de aproveitar esta fase dando maior valor para o que ela É e não para o que tem ou não tem. OBJETIVO: Que a criança compreenda a importância de aproveitar esta fase dando maior valor para o que ela É e não para o que tem ou não tem. DESCOBRINDO VERSÍCULOS Introdução: "Se a palavra de Deus é a

Leia mais

MISSA - A COMUNIDADE SE REÚNE PARA CELEBRAR A VIDA

MISSA - A COMUNIDADE SE REÚNE PARA CELEBRAR A VIDA MISSA - A COMUNIDADE SE REÚNE PARA CELEBRAR A VIDA A Eucaristia é o sacramento que atualiza e faz a memória do sacrifício de Jesus: em cada Eucaristia temos a presença do Cristo que pela sua morte e ressurreição

Leia mais

Corrigida AUTOR: GERALD W. FOSTER. Fiel é a Palavra e digna de inteira aceitação. 1 Tim 4:9

Corrigida AUTOR: GERALD W. FOSTER. Fiel é a Palavra e digna de inteira aceitação. 1 Tim 4:9 Corrigida 9-2010 AUTOR: GERALD W. FOSTER Fiel é a Palavra e digna de inteira aceitação. 1 Tim 4:9 QUEM É O ESPÍRITO SANTO LIÇÃO UM I - Quem É O Espírito Santo: A) Uma pessoa Divina 1 - Eterno: Hb 9:14

Leia mais

Aula 10. 2º Semestre. Hebreus 1-10

Aula 10. 2º Semestre. Hebreus 1-10 Novo Testamento Aula 10 2º Semestre Hebreus 1-10 Lição 46 Prossigamos até a perfeição Lição 47 Pelo Sangue Sereis Santificados Hebreus Escrito por Paulo Aprox. 67 ou 68 AD Pois Paulo morreu em 68AD Hebreus

Leia mais

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 Senhor Jesus, Tu tens palavras de vida eterna e Tu revelas-te a nós como Pão da vida

Leia mais

Reivindicações específicas para a inspiração do Novo Testamento

Reivindicações específicas para a inspiração do Novo Testamento Reivindicações específicas para a inspiração do Novo Testamento Orientação no ensino Não foram só aos apóstolos foi prometida a orientação do Espírito Santo em sua pregação sobre Jesus, mas eles também

Leia mais

O Homem é capaz de Deus. Chave da semana

O Homem é capaz de Deus. Chave da semana O Homem é capaz de Deus Chave da semana Catequese com adultos 11-12 Chave de bronze 15-10-2011 DEUS VEM AO ENCONTRO DO HOMEM 22-10-2011 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze Quem somos? Revelamo-nos

Leia mais