Série TravelMate Manual do Utilizador

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Série TravelMate 4020. Manual do Utilizador"

Transcrição

1 Série TravelMate 4020 Manual do Utilizador

2 Copyright Acer Incorporated. Todos os Direitos Reservados. Manual do Utilizador da Série TravelMate 4020 Edição Original: Julho 2005 Poderá haver alterações periódicas às informações contidas na presente publicação sem qualquer obrigação de notificação sobre tais revisões ou alterações. As eventuais alterações serão incorporadas nas novas edições deste manual ou de documentos e publicações suplementares. A empresa não faz quaisquer afirmações nem garantias, sejam elas expressas ou implícitas, relativamente aos conteúdos do presente e rejeita especificamente as garantias implícitas relativamente à comerciabilidade ou à aptidão para um fim específico. Escreva o número de modelo, número de série, data da compra e local de aquisição no espaço em baixo. O número de série e o número de modelo encontram-se na etiqueta afixada no computador. Toda a correspondência relativa à sua unidade deve incluir o número de série, o número de modelo e as informações relativas à aquisição. Nenhuma parte da presente publicação pode ser reproduzida, guardada em sistemas de armazenamento de dados ou transmitida, de alguma forma ou através de qualquer meio, seja ele electrónico, mecânico, por fotocópia, gravação ou de outra forma, sem a autorização prévia e por escrito da Acer Incorporated. Computador Portátil Série TravelMate 4020 Número de Modelo: Número de Série: Data de Compra: Local de Aquisição: Acer e o logótipo Acer são marcas comerciais registadas da Acer Incorporated. Nomes ou marcas de produtos de outras companhias são usados aqui apenas com fins de identificação e pertencem às suas respectivas companhias.

3 iii Comecemos pelo princípio Gostaríamos de lhe agradecer por ter escolhido a série de computadores portáteis TravelMate para preencher as suas necessidades de computador móvel. Os seus manuais Para o ajudar a usar o seu TravelMate, preparámos uma série de guias: Antes de mais, o cartaz Para principiantes... ajuda-o a começar a fazer funcionar o seu computador. A Manual do Utilizador impressa apresenta as características e funções básicas do seu novo computador. Para mais detalhes de como seu computador pode ajudá-lo a ser mais produtivo, consulte a AcerSystem User s Guide. Essa Guia contém os detalhes sobre temas como utilitários do sistema, recuperação de dados, opções de expansão, e solução de problemas. Além disso, contém a informação sobre garantia e os regulamentos e notas de segurança para seu notebook. Ela está disponível no formato PDF (Portabl; e Document Format) e vem já está carregada em seu computador. Siga este passos para ter acesso à mesma. 1 Clique sobre Iniciar, Todos os programas, AcerSystem. 2 Faça clique sobre AcerSystem User s Guide. Nota: É necessário instalar o Adobe Acrobat Reader para visualizar o ficheiro. Se não possuir o Adobe Acrobat Reader instalado no seu computador, ao clicar em AcerSystem User s Guide é executado o programa de instalação do Acrobat Reader. Siga as instruções do ecrã para finalizar a instalação. Para obter instruções sobre como utilizar o Adobe Acrobat Reader, vá ao menu Ajuda e Suporte. Cuidados básicos e sugestões para utilizar o computador Ligar ou desligar o computador Para ligar o computador, basta premir e libertar o botão de alimentação que se encontra abaixo do ecrã LCD, junto aos botões de activação rápida. Consulte "Visão frontal" na página 1 para ficar a conhecer a localização deste botão de alimentação.

4 iv Para apagar a corrente, faça qualquer das seguintes coisas: Utilize o comando Encerrar do Windows Clique em Iniciar, Desligar computador; depois clique em Desligar. Utilize o botão de alimentação Também pode desligar o computador fechando a tampa do monitor ou premindo a tecla de atalho Sleep <Fn> + <F4>. Nota: Se não for possível desligar o computador normalmente, prima e mantenha premido o botão de alimentação durante mais de quatro segundos para encerrar o computador. Se desligar o computador e pretender voltar a ligá-lo, espere pelo menos dois segundos antes de efectuar a ligação. Cuidados a ter com o computador O seu computador terá uma duração alargada se tiver os devidos cuidados. Não exponha o computador directamente à luz solar. Não coloque o computador próximo de fontes de calor, tais como radiadores. Não exponha o computador a temperaturas inferiores a 0 C (32 F) ou superiores a 50 C (122 F). Não exponha o computador a campos magnéticos. Não exponha o computador à chuva ou humidade. Não entorne água ou qualquer outro líquido sobre o computador. Não submeta o computador a choques ou vibrações fortes. Não exponha o computador a poeiras ou impurezas. Nunca coloque objectos sobre o computador. Para evitar danificar o monitor, feche-o com cuidado. Nunca coloque o computador sobre superfícies instáveis. Cuidados a ter com o adaptador de corrente alternada Aqui encontrará algumas instruções relativas aos cuidados a ter com o adaptador de corrente alterna: Não ligue o adaptador a nenhum outro dispositivo. Oriente todos os cabos com cuidado, distante da passagem de pessoas. Encaminhe cuidadosamente o cabo de alimentação e outros cabos, de forma a ficarem afastados de locais com tráfego de pessoas. Ao desligar o cabo de alimentação, não puxe pelo cabo em si, mas sim pela tomada. A amperagem total do equipamento ligado não deverá exceder a amperagem do cabo eléctrico se utilizar um cabo de extensão. Além disso, o índice total de corrente de todos os equipamentos ligados a uma única tomada de parede não deve exceder o índice do fusível.

5 v Cuidados a ter com a bateria Aqui encontrará algumas instruções relativas aos cuidados a ter com as baterias: Para fins de substituição, utilize apenas baterias do mesmo tipo. Desligue a corrente antes de remover ou substituir as baterias. Não manipule indevidamente as baterias. Mantenha-as fora do alcance das crianças. Deite fora as baterias usadas, de acordo com os regulamentos locais. Recicle sempre que possível. Para limpar e fazer a manutenção A limpeza do computador deve obedecer aos seguintes passos: 1 Desligar o computador e retirar o conjunto da bateria. 2 Desligue o adaptador de corrente alternada. 3 Utilize um tecido macio humedecido com água. Não utilize produtos de limpeza líquidos ou em forma de aerossol. Se surgir algum dos problemas aqui referidos: O computador caiu ou foi danificado; O computador não funciona normalmente. Consulte também "Perguntas frequentes" na página 23. Atenção Alterações ou modificações não expressamente aprovadas pelo fabricante podem anular a autoridade do utilizador, o que é garantido pelo Comissão Federal de Comunicações, em operar este computador. Condições de operação Esta dispositivo está de acordo com a Parte 15 da Norma FCC. A operação é sujeita às duas condições seguinte: (1) Este dispositivo não pode provocar interferências prejudiciais, e (2) Este dispositivo deve aceitar qualquer interferência recebida, inclusive as que possam provocar operação indesejável. Pede-se aos utilizadores que sigam as instruções de segurança de radiofrequência acerca de dispositivos sem fios opcionais, especificadas no manual do utilizador de cada dispositivo opcional de radiofrecuência. Uma instalação inadequada ou o uso não autorizado pode prejudicar as comunicações via radio. Também qualquer interferência prejudicial com a antena interna anulará o certificado da FCC e sua garantia. Para evitar interferência de radio ao serviço licenciado, este dispositivo destinase a ser operado internamente e instalado externamente fica sujeito a licenciamento. Para mais Informação sobre os nossos produtos, serviços, e informação de apoio, por favor visite o nosso site na rede:

6 Conteúdo Comecemos pelo princípio iii Os seus manuais iii Cuidados básicos e sugestões para utilizar o computador iii Ligar ou desligar o computador iii Cuidados a ter com o computador iv Cuidados a ter com o adaptador de corrente alternada iv Cuidados a ter com a bateria v Para limpar e fazer a manutenção v Um passeio pelo TravelMate 1 Visão frontal 1 Visão frontal enquanto fechado 2 Visão do lado esquerdo 3 Visão do lado direito 4 Visão traseira 4 Visão da base 5 Especificações 6 Indicadores 9 Botões de activação rápida 10 Touchpad (teclado táctil) 11 Princípios fundamentais do touchpad 11 Utilizar o teclado 13 Teclas de bloqueio e teclado numérico incorporado 13 Teclas Windows 14 Teclas de atalho 14 Tecla especial 16 Ejecção do tabuleiro da unidade óptica (CD ou DVD) 17 Utilizar um bloqueio de segurança do computador 17 Áudio 18 Regular o volume 18 Utilizar os utilitários de sistema 19 Acer emanager 19 Acer GridVista (compatível com monitor duplo) 20 Launch Manager 21 Norton AntiVirus 22 Perguntas frequentes 23 Pedir assistência 26 Garantia Internacional de Viagem (International Travelers Warranty; ITW) 26 Antes de telefonar 26

7 Levar o PC notebook consigo 27 Desligar do ambiente de trabalho 27 Transporte 27 Preparação do computador 27 O que levar para as reuniões 28 Levar o computador para casa 28 Preparação do computador 28 O que levar consigo 28 Considerações especiais 29 Instalar um escritório em casa 29 Viajar com o computador 29 Preparação do computador 29 O que levar consigo 29 Considerações especiais 30 Viajar no estrangeiro com o computador 30 Preparação do computador 30 O que levar consigo 30 Considerações especiais 30 Segurança do computador 31 Utilizar um bloqueio de segurança do computador 31 Utilização de palavras-passe 31 Introduzir palavras-passe 32 Difinir palavras-passe 32 Expandir através de opções 33 Opções de conectividade 33 Modem de fax/dados 33 Função de rede incorporada 34 Universal Serial Bus (USB) 34 Ranhura para placa PC Card 35 Utilitário BIOS 37 Sequência de iniciação 37 Activar recuperação disco a disco (Acer disk-to-disk recovery) 37 Palavra-passe 37 Utilização do software 38 Reprodução de filmes em DVD 38 Gestão de energia 39 Acer erecovery 40 Criar backup 40 Restaurar o backup 41 Criar um CD com a imagem padrão de fábrica 41 Reinstalar os softwares incluídos no pacote sem o CD 42 Alterar a senha 42

8 Resolução de problemas do computador 43 Dicas para a resolução de problemas 43 Mensagens de erro 43 Notas acerca de norma e de segurança 45 Compatibilidade com as orientações ENERGY STAR 45 Declaração FCC 45 Avisos do modem 46 Instruções importantes de segurança 46 Declaração de adequação de Laser 48 Declaração de pixel do LCD 49 Aviso de protecção de direitos de autor da Macrovision 49 Nota regulamentar sobre dispositivo de radio 49 Geral 49 União Européia (EU) 50 O requisito de segurança contra radiofrequência da FCC 50 Canadá - Dispositivos de radiocomunicação de baixa potência isentos de licença (RSS-210) 52 Declaração ambiental 53 Federal Communications Comission Declaration of Conformity 54 Declaration of Conformity for CE Marking 55 Indeks 56

9 1 Um passeio pelo TravelMate Depois de instalar o seu computador, tal como ilustrado no cartaz Para principiantes..., deitemos uma vista de olhos pelo seu computador TravelMate. Visão frontal # Item Descrição 1 Ecrã de visualização Também chamado Ecrã de cristais líquidos (Liquid-Crystal Display; LCD), permite visualizar a informação do computador. 2 Microfone Microfone interno para gravação de som. 3 Teclado Para introduzir dados no computador. 4 Descanso de mãos Área confortável de apoio para as suas mãos enquanto utiliza o computador. 5 Botões de clicar (esquerdo, central e direito) Os botões esquerdo e direito funcionam tal como os botões esquerdo e direito do rato; o botão central serve como botão de navegação quadri-direccional.

10 2 # Item Descrição 6 Touchpad (teclado táctil) 7 Indicadores de estado 8 Botões de activação rápida 9 Botão de alimentação Dispositivo apontador sensível ao toque que funciona como um rato de computador. Díodos emissores de luz (Light-Emitting Diodes; LEDs) que acendem para mostrar o estado das funções e componentes do computador. Botões para abrir programas utilizados com frequência. Consulte "Botões de activação rápida" na página 10 para informações mais detalhadas. Liga e desliga o computador. Visão frontal enquanto fechado # Ícone Item Descrição 1 Altifalantes Os altifalantes esquerdo e direito permitem saída de áudio estéreo. 2 Indicador de Acende quando o computador está ligado. alimentação 3 Indicador da bateria Acende quando a bateria está a ser carregada. 4 Botão/indicador de comunicação Bluetooth 5 Botão/indicador de comunicação sem fios Pressione para activar/desactivar a função Bluetooth. Indica o estado das comunicações Bluetooth (para os modelos seleccionados). Pressione para activar/desactivar a função sem fios. Indica o estado das comunicações LAN sem fios (WLAN). 6 Tomada de entrada Aceita dispositivos de entrada de áudio (por exemplo, leitor de CD de áudio, Walkman estéreo). 7 Tomada para microfone Aceita entrada de microfone externo.

11 3 # Ícone Item Descrição 8 Auscultadores/ altifalantes/tomada de saída Visão do lado esquerdo Liga a dispositivos de saída de áudio (por exemplo, altifalantes, auscultadores). 9 Porta USB 2.0 Liga a dispositivos USB 2.0 (por exemplo, rato USB, câmara USB). 10 Trinco Tranca e liberta a tampa. # Item Descrição 1 Unidade óptica Unidade óptica interna; aceita CD ou DVD consoante o tipo de unidade óptica. 2 Indicador LED Acende quando a unidade óptica está activa. 3 Botão de ejecção da unidade óptica 4 Furo de ejecção de emergência Ejecta o tabuleiro da unidade óptica. Ejecta o tabuleiro da unidade óptica quando o computador está desligado.

12 4 Visão do lado direito # Ícone Item Descrição 1 Botão de ejecção da ranhura para cartão PC Card Ejecta o cartão PC Card da ranhura. 2 Ranhura para cartão PC Card Aceita um cartão PC Card Tipo II. 3 Duas portas USB 2.0 Liga a dispositivos USB 2.0 (por exemplo, rato USB, câmara USB). 4 Porta Ethernet (RJ-45) Liga a uma rede de base Ethernet 10/ Porta modem (RJ-11) Liga a uma linha telefónica. 6 Ranhuras de ventilação Permitem que o computador permaneça a baixa temperatura, mesmo após uso prolongado. Visão traseira # Ícone Item Descrição 1 Tomada de entrada CC 2 Porta para ecrã de visualização externo (VGA) 3 Ranhura para fecho Kensington Liga a um adaptador CA. Liga a um dispositivo de visualização (por exemplo, monitor externo, projector LCD). Liga a um cabo de segurança de computador compatível com Kensington.

13 5 Visão da base # Item Descrição 1 Compartimento do disco rígido 2 Trinco de libertação da bateria 3 Compartimento da bateria Aloja o disco rígido do computador (seguro por parafusos). Liberta a bateria para possibilitar a sua remoção. Aloja a bateria do computador. 4 Bloqueio da bateria Fixa a bateria na posição correcta. 5 Ventoinha de refrigeração 6 Compartimento da memória Ajuda a manter a refrigeração do computador. Nota: Não cubra nem obstrua a abertura da ventoinha. Aloja a memória principal do computador e o cartão Mini PCI.

14 6 Especificações Microprocessador Tecnologia móvel Intel Centrino que conta com: Processador Intel Pentium M 725/730/740/750/760/770 ou superior Chipset Intel 915GM Express Memória SDRAM DDR2 padrão de 256/512 MB, actualizável para 2048 MB com módulos sodimm duplos Flash ROM BIOS de 512 KB Armazenamento de dados Um disco rígido E-IDE de 40 GB e acima (2,5", 9,5 mm, UltraDMA-100) Uma unidade óptica interna Monitor e vídeo Transístor de filme fino (TFT) com exibição a: - 15,0" com resolução XGA (1024 x 768) - 15,4" com resolução WXGA (1280 x 800) Suporte para LCD e TRC em simultâneo Duplo suporte de monitor independente A capacidade "Automatic LCD dim" adopta automaticamente as melhores definições para o seu monitor, ao mesmo tempo que permite poupar energia Ligações Ligação Fast Ethernet 10/100 Mbps integrada Modem de dados/fax incorporado de 56 Kbps Três portas Universal Serial Bus (USB) 2.0 LAN sem fios de modo triplo e banda dupla InviLink b/g ou a/b/g (para os modelos seleccionados) Bluetooth (para os modelos seleccionados) Áudio Áudio estéreo AC'97 de 16 bits Dois altifalantes e um microfone interno Portas áudio separadas para dispositivos de saída dos auscultadores, entrada de linha e microfone

15 7 Teclado e dispositivo para apontar Teclado Windows com 88/89 teclas Dispositivo para apontar ergonomicamente centrado no touchpad e com função de deslocação Teclado Acer FineTouch com curva de 5 graus Portas I/O Uma ranhura para placa PC do Tipo II Uma tomada telefónica RJ-11 (V.92, modem de 56 Kbps) Uma tomada de rede RJ-45 Uma tomada de entrada CC (transformador a.c.) Uma porta externa para monitor Uma tomada de saída de altifalante/auscultadores (mini-tomada de 3,5 mm) Uma tomada de entrada de áudio (mini-tomada de 3,5 mm) Uma tomada de microfone (mini-tomada de 3,5 mm) Três portas USB 2.0 Peso (com bateria) 3,0 kg (6,6 lbs) Dimensões 364,0 (L) x 279,0 (P) x 33,9/38,9 (A) mm Condições ambientais Temperatura: - Em funcionamento: 5 ºC ~ 35 ºC - Desligado: -20 ºC ~ 65 ºC Humidade (sem condensação): - Em funcionamento: 20% ~ 80% Humidade relativa - Desligado: 20% ~ 80% Humidade relativa

16 8 Sistema Microsoft Windows XP Home/Pro Suporte ACPI 1.0b Compatível com a norma DMI 2.0 Compatível com a norma Wi-Fi Alimentação Bateria de oito células (65 W) ou quatro células (32 W) de Li-Ion Transformador a.c. de 65 W e 19 V 3,42 A Opções Módulo de actualização da memória de 256 MB/512 MB/1 GB Transformador a.c. de 65 W adicional Bateria de iões de lítio adicional Disco rígido adicional Unidade de disquetes USB Nota: As especificações listadas acima são para referência apenas. A configuração exacta do seu PC depende do modelo adquirido.

17 9 Indicadores No lado superior direito acima do teclado do computador há três indicadores de estado de leitura fácil e quatro localizados no painel frontal. Os indicadores de estado Alimentação, Bateria e Comunicação sem fios podem ser vistos mesmo com o ecrã de cristal líquido fechado. Ícone Função Descrição Caps Lock Acende-se quando a função Caps Lock está activa. NumLk Actividade da média Bluetooth LAN Sem fios (WLAN) Indicador de alimentação Indicador da bateria Acende-se quando a função NumLk está activa. Indica quando o disco rígido ou a unidade óptica estão activos. Acende para indicar o estado das comunicações Bluetooth. Acende para indicar o estado das comunicações LAN sem fios. Acende quando o computador está ligado. Acende quando a bateria está a ser carregada. 1. A cargar: A luz é âmbar quando a bateria está a carregar. 2. Carga completa: A luz é verde no modo CA.

18 10 Botões de activação rápida No lado superior direito, acima do teclado, existem quatro botões. Estes botões são designados como botões de activação rápida. Estes correspondem respectivamente aocorreio electrónico, ao browser da Web, à opção Acer Empowering Key < > e às teclas programáveis. Prima < > para executar o Acer emanager. Ver "Acer emanager" na página 19. Os botões do correio electrónico e do browser da Web são predefinidos para os programas de correio electrónico e da Internet, mas podem ser redefinidos pelo utilizador. Para definir os botões do correio electrónico, do browser da Web e os botões programáveis, execute o Acer Launch Manager. Ver "Launch Manager" na página 21. Botão de activação rápida P Aplicação Predefinida Programável pelo utilizador Aplicação de Acer emanager (programável pelo utilizador) Browser da Web Correio electrónico Aplicação de browser da Internet (programável pelo utilizador) Aplicação de correio electrónico (programável pelo utilizador)

19 11 Touchpad (teclado táctil) O touchpad integrado é um dispositivo apontador sensível ao movimento na sua superfície. Isto significa que o cursor responde à medida que o utilizador move o dedo na superfície do touchpad. A localização central no descanso de mãos proporciona o máximo de conforto e apoio. Princípios fundamentais do touchpad Os ítems seguintes demonstram o modo de utilização do touchpad: Desloque o seu dedo pela superfície do touchpad (2) para movimentar o cursor. Prima os botões esquerdo (1) e direito (4), situados na extremidade do touchpad, para efectuar funções de selecção e de execução. Estes dois botões são semelhantes aos botões esquerdo e direito de um rato. Tocar no touchpad produz resultados semelhantes. Tocar no touchpad equivale a clicar com o botão esquerdo.

20 12 Use o botão de deslocamento (3) em quatro direcções para mover a página para cima, para baixo, para a esquerda e para a direita. Este botão imita a acção de premir o cursor nas barras de deslocamento direita das aplicações do Windows. Função Executar Seleccionar Arrastar Aceder ao menu de contexto Deslocar Botão da Esquerda (1) Clique duas vezes rapidamente. Clique uma vez. Faça clique e segure, depois arraste o cursor no teclado táctil com o dedo. Botão da Direita (4) Clique uma vez. Teclado táctil (2) Toque duas vezes (com a mesma velocidade com que faz duplo clique com o rato). Prima uma vez. Toque duas vezes (à mesma velocidade com que faz duplo clique no botão do rato) e no segundo toque mantenha o dedo no touchpad para arrastar o cursor. Botão central (3) Fazer clique e manter para cima/para baixo/ esquerda/ direita. Nota: Utilize o teclado táctil apenas com os dedos secos e limpos. Mantenha o touchpad igualmente limpo e seco. O touchpad é sensível aos movimentos dos dedos. Assim, quanto mais leve for o toque, melhor será a resposta. Tocar com demasiada força não aumentará a capacidade de resposta do touchpad.

21 Utilizar o teclado O teclado possui teclas de tamanho normal e um teclado numérico integrado, teclas separadas de cursor, de bloqueio, do Windows, teclas especiais e de função. 13 Teclas de bloqueio e teclado numérico incorporado O teclado tem 3 teclas de bloqueio que podem ser ligadas ou desligadas. Tecla de bloqueio Caps Lock NumLk <Fn> + <F11> Scr Lk <Fn> + <F12> Descrição Quando Caps Lock está activo, todos os caracteres alfabéticos são digitados em letras maiúsculas. Quando NumLk está activo, o teclado numérico integrado entra em funcionamento. As teclas funcionam como em uma calculadora (com os operadores aritméticos +, -, * e /). Use este modo quando precisar escrever diversos dados numéricos. Um solução ainda melhor seria ligar um teclado externo. Quando Scr Lk está activo, o conteúdo do ecrã sobe e desce conforme as teclas direccionais (setas) são respectivamente premidas. A função Scr Lk não funciona com algumas aplicações. As funções do teclado numérico integrado funcionam como as dos teclados numéricos de um desktop. São indicadas por pequenos caracteres situados no canto superior direito da superfície das teclas. Para simplificar a legenda do teclado, os símbolos das teclas de controlo do cursor não estão impressos nas teclas. Acesso pretendido NumLk activado NumLk desactivado Teclas numéricas no teclado numérico integrado Digite os números normalmente.

22 14 Acesso pretendido NumLk activado NumLk desactivado Teclas de controlo do cursor no teclado numérico integrado Teclas principais Mantenha a tecla < > sob pressão quando utilizar as teclas de controlo do cursor. Mantenha a tecla <Fn> sob pressão quando digitar letras no teclado numérico integrado. Mantenha a tecla <Fn> sob pressão quando utilizar as teclas de controlo do cursor. Digite as letras normalmente. Teclas Windows O teclado possui duas teclas para funções específicas do Windows. Tecla Tecla do logótipo do Windows Descrição Quando premida por si só, este tecla tem o mesmo efeito que clicar no botão Iniciar do Windows; abre o menu Iniciar. Pode também ser utilizada em combinação com outras teclas para executar outras funções: < > + < >: Activa o botão seguinte da barra de ferramentas. < > + <E>: Explorar o meu computador. < > + <F1>: Abre a janela do Centro de ajuda e suporte. < > + <F>: Abre a janela Resultados da procura. < > + <R>: Apresenta a caixa de diálogo Executar. < > + <M>: Minimizar tudo. < > + < > + <M>: Anular minimizar tudo. Tecla de aplicação Esta tecla tem o mesmo efeito de clicar no botão direito do rato; abre o menu de contexto da aplicação. Teclas de atalho O computador utiliza teclas de atalho ou combinações de teclas para ter acesso à maior parte dos comandos do computador como a luminosidade do ecrã, a saída de som e o Utilitário da BIOS. Para activar as teclas de atalho, prima e mantenha premida a tecla <Fn> antes de premir a outra tecla na combinação de teclas de atalho.

23 15 Tecla de atalho <Fn> + <F1> Ícone Função Descrição Ajuda das Teclas de atalho Apresenta a ajuda para as teclas de atalho. <Fn> + <F2> Acer esettings Abre o Acer esettings no Acer emanager. Ver "Acer emanager" na página 19. <Fn> + <F3> Acer epower Management Abre o Acer epowermanagement no Acer emanager. Ver "Acer emanager" na página 19. <Fn> + <F4> Sleep Coloca o computador no modo Sleep. <Fn> + <F5> Comutação de Visualização Alterna a saída entre o ecrã de exibição, o monitor externo (se está ligado) e ambos. <Fn> + <F6> Ecrã em Branco Desliga a luz de fundo do ecrã de visualização para economizar energia. Prima qualquer tecla para retomar a actividade. <Fn> + <F7> <Fn> + <F8> <Fn> + < > Comutação de Touchpad Comutação de Altifalante Aumentar volume Liga e desliga o touchpad interno. Liga e desliga os altifalantes. Aumenta o volume do altifalante. <Fn> + < > Diminuir volume Diminui o volume do altifalante. <Fn> + < > <Fn> + < > Aumentar a luminosidade Reduzir a luminosidade Aumenta a luminosidade do ecrã. Reduz a luminosidade do ecrã.

24 16 Tecla especial O símbolos do Euro e do dólar americano se encontram nas partes superior central e/ou inferior direita do teclado. O símbolo de Euro 1 Abra um editor de texto. 2 Prima a tecla < > na parte inferior direita do teclado, ou mantenha a tecla <Alt Gr> premida prima a tecla <5> na parte superior central do teclado. Nota: Alguns tipos de letras e software não suportam o símbolo do Euro. Consulte para obter mais informações. O símbolo do dólar americano 1 Abra um editor de texto. 2 Prima a tecla < > na parte inferior direita do teclado, ou mantenha a tecla < > premida prima a tecla <4> na parte superior central do teclado. Nota: Esta função varia em função da configuração de idiomas.

25 17 Ejecção do tabuleiro da unidade óptica (CD ou DVD) Para ejectar o tabuleiro da unidade óptica quando o computador está ligado, prima o botão de ejecção da unidade. Com a alimentação desligada, é possível ejectar o tabuleiro da unidade utilizando o furo de ejecção de emergência. Utilizar um bloqueio de segurança do computador Uma ranhura para trava localizada no chassi do computador permite ligar uma trava de segurança para computadores compatível com Kensington. Enrole um cabo de bloqueio de segurança do computador em torno de um objecto imóvel, como por exemplo uma mesa ou o puxador de uma gaveta fechada. Introduza o bloqueio na ranhura da chave de protecção de segurança e rode a chave para proteger o bloqueio. Também estão disponíveis modelos sem chave.

26 18 Áudio O computador inclui áudio estéreo AC'97 de alta fidelidade e de 16 bits e um microfone. Regular o volume Para regular o volume do computador basta apenas premir alguns botões. Consulte "Teclas de atalho" na página 14 para mais informações sobre como regular o volume dos altifalantes.

27 19 Utilizar os utilitários de sistema Nota: Apenas para computadores com Microsoft Windows XP. Acer emanager O Acer emanager é um software inovador concebido especificamente para as funções utilizadas mais frequentemente. Prima < > para iniciar a interface do utilizador do Acer emanager, que possui quatro configurações principais: Acer epowermanagement, Acer epresentation, Acer erecovery e Acer esettings. Para definir a tecla < >, veja "Botões de activação rápida" na página 10. O Acer epowermanagement oferece um local central de onde é possível controlar todos os esquemas de energia do PC e maximizar a vida da bateria. O Acer epresentation descomplica a criação de apresentações. O Acer erecovery faz cópias de segurança dos seus ficheiros e evita a perda de dados num eventual problema do sistema. O Acer esettings é uma maneira de gerir as definições e a segurança do seu PC. Para mais informação, abra o Acer emanager, faça clique na aplicação apropriada e seleccione a função Ajuda.

28 20 Nota: Se com o seu computador não foi fornecido um CD de recuperação ou um CD de sistema, utilize a funcionalidade "System backup to optical disk" da Acer erecovery para efectuar uma cópia de segurança num CD ou DVD. Para garantir os melhores resultados na recuperação do seu sistema ao utilizar um CD ou a funcionalidade Acer erecovery, desligue todos os periféricos (excepto a unidade externa de disco óptico (ODD) Acer, caso esta exista no seu computador). Acer GridVista (compatível com monitor duplo) Nota: Esta funcionalidade só está disponível em alguns modelos. Para activar o recurso de dois monitores do seu notebook. Primeiro, certifiquese de que o monitor está ligado. Em seguida, seleccione Iniciar - Painel de controlo - Visualização e clique em Definições. Seleccione o ícone do monitor secundário (2) na caixa de visualização e clique na caixa de verificação Expandir o ambiente de trabalho do Windows até este monitor. Finalmente, resta Aplicar as novas definições e clicar em OK para terminar o processo. Acer GridVista é um prático utilitário que oferece quatro configurações de exibição predefinidas para que os utilizadores vejam várias janelas no mesmo ecrã. Para aceder a esta função, vá a Iniciar - Todos os programas e clique em Acer GridVista. Pode escolher qualquer uma das quatro configurações indicadas abaixo. Duplo (vertical), triplo (principal à esquerda), triplo (principal à direita) ou Quádruplo

29 21 Acer GridVista é compatível com monitor duplo, permitindo que dois monitores sejam partilhados independentemente. A configuração de Acer GridVista é simples: 1 Execute o Acer GridVista e seleccione a configuração preferida para o ecrã de cada monitor a partir da barra de tarefas. 2 Arraste e largue cada janela na grade apropriada. 3 Aproveite a conveniência de uma área de trabalho bem organizada. Nota: Certifique-se de que a definição de resolução do segundo monitor está ajustada de acordo com o valor recomendado pelo fabricante. Launch Manager O Launch Manager permite configurar os quatro botões de activação rápida que se encontram acima do teclado. Para a localização dos botões de activação rápida, ver "Botões de activação rápida" na página 10. Pode aceder ao Launch Manager fazendo clique sobre Iniciar, Todos os programas, Launch Manager para executar a aplicação.

30 22 Norton AntiVirus O Norton AntiVirus é um software anti-vírus que localiza e repara ficheiros infectados, protegendo-o contra vírus e mantendo os dados contidos no computador a salvo e seguros. Como verificar vírus com o Norton AntiVirus? A verificação completa do sistema verifica todos os ficheiros no computador. Para efectuar uma verificação do sistema: 1 Inicie o Norton AntiVirus. Clique duas vezes no ícone do Norton AntiVirus na área de trabalho ou clique no menu Iniciar na barra de tarefas do Windows, realce o item Programas e seleccione Norton AntiVirus. 2 Na janela principal do Norton AntiVirus, clique em Verificar vírus (Scan for viruses). 3 No painel Verificar vírus, clique em Verificar o meu computador (Scan My computer). 4 Sob Acções (Actions), clique em Verificar (Scan). 5 Depois de ver o resumo, clique em Concluído (Finished). Pode-se agendar verificações de vírus personalizadas que funcionam sozinhas na data e hora especificadas ou em intervalos periódicos. Se estiver a usar o computador quando a verificação programada começar, ela será executada em segundo plano para que você não tenha que parar seu trabalho. Para obter mais informações sobre o Norton AntiVirus,consulte o menu Ajuda do Norton AntiVirus.

31 23 Perguntas frequentes A lista seguinte é relativa a situações que podem ocorrer durante a utilização do computador. São fornecidas para cada uma respostas e soluções fáceis. Liguei o botão de alimentação, mas o computador não arranca nem inicializa. Observe o indicador de corrente: Se não estiver aceso, o computador está sem corrente. Verifique o seguinte: - Se o computador estiver a funcionar a bateria, poderá haver descarga, o que implica que haja uma falha de energia no computador. Ligue um adaptador de corrente alternada para recarregar a bateria. - Certifique-se de que o adaptador de corrente alternada está devidamente ligado ao computador e à corrente eléctrica. Se estiver aceso, verifique o seguinte: - Há algum disquete que não seja de iniciação (não do sistema) na unidade USB externa? Remova-a ou substitua-a por uma disquete do sistema e prima <Ctrl> + <Alt> + <Del> para reiniciar o sistema. Não aparece nada no ecrã. O sistema de gestão de energia do computador apaga automaticamente o ecrã para poupar energia. Prima uma tecla qualquer para ligar novamente o ecrã. Se ao premir uma tecla o ecrã não voltar ao normal, poderão existir duas causas: O nível de luminosidade pode ser demasiado baixo. Prima <Fn> + < > para aumentar o nível de brilho. O dispositivo de visualização poderá estar ajustado para um monitor externo. Prima a tecla de atalho de comutação de visualização <Fn> + <F5> para alternar a visualização para o computador. Se o indicador de Sleep estiver aceso, o computador está no modo Sleep. Prima e solte o botão de alimentação para retomar. A imagem não aparece na totalidade do ecrã. Cada monitor de computador tem uma resolução nativa diferente que depende do tamanho do ecrã. Se você definir uma resolução mais baixa que esta resolução nativa, o ecrã será expandido para preencher o monitor do computador. Clique com o botão direito do rato no ambiente de trabalho do Windows e seleccione Propriedades para abrir a caixa de diálogo Propriedades do Monitor. Em seguida, clique no separador Definições para verificar se a resolução está correctamente definida. As resoluções inferiores à especificada não aparecem no computador ou num monitor externo na totalidade do ecrã.

32 24 O dispositivo áudio do computador não funciona. Verifique o seguinte: O volume pode estar desligado. Observe o ícone do controlo de volume (altifalante) na barra de tarefas do Windows. Se estiver marcado, clique no ícone e anule a selecção da opção Tudo sem som. O nível de volume pode estar demasiado baixo. Observe o ícone do controlo de volume na barra de tarefas do Windows. Pode igualmente utilizar os botões de controlo do volume para regular o volume. Consulte "Teclas de atalho" na página 14 para obter mais informações. Se auscultadores ou altifalantes externos estiverem ligados à porta de saída de linha no painel frontal do computador, os altifalantes externos são desligados automaticamente. Pretendo ejectar o tabuleiro da unidade óptica sem ligar a alimentação. Existe um orifício para ejecção mecânica na unidade óptica. Basta introduzir a ponta de uma esferográfica ou clip no orifício e empurrar para ejectar o tabuleiro. O teclado não responde. Tente ligar um teclado externo a uma porta USB na parte direita ou esquerda do computador. Se funcionar, contacte o seu revendedor ou um centro de assistência técnica autorizado, uma vez que o cabo do teclado interno poderá estar solto. A impressora não funciona. Verifique o seguinte: Certifique-se de que a impressora está conectada a uma tomada eléctrica e que está ligada (On). Certifique-se de que o cabo da impressora está firmemente ligado na porta paralela do computador ou porta USB e à porta correspondente na impressora. Pretendo configurar o local para utilizar o modem interno. Para utilizar o software de comunicações correctamente (por exemplo, HyperTerminal), é necessário configurar o local: 1 Faça clique sobre iniciar, Configurações, painel de controlo. 2 Clique duas vezes em Opções de telefone e modem. 3 Clique em Regras de marcação e inicie a configuração da localização. Consulte o manual do Windows.

33 25 Nota: Ao iniciar o notebook pela primeira vez, note que pode ignorar a configuração de ligação à Internet, pois não é necessário afectar a instalação de todo o sistema operativo. Após a configuração do sistema operativo, pode efectuar a configuração de conexão à Internet. Quero restaurar meu computador às suas definições originais sem CD de recuperação. Nota: Se é de diversos idiomas a versão do seu sistema, o sistema operativo e o idioma que seleccionar ao ligar o sistema pela primeira vez serão a única opção para futuras operações de recuperação. Este processo de recuperação ajudá-lo-á a recuperar a unidade C: com o conteúdo do software original instalado quando adquiriu seu computador portátil.siga os passos abaixo para reconfigurar sua unidade C: (Sua unidade C: será reformatada e todos os dados serão eliminados). É importante fazer cópia de segurança de todos os arquivos de dados antes de utilizar este opção. Antes de executar uma operação de restauração, verifique as definições do BIOS. 1 Verifique se a função Acer disk-to-disk recovery está activada ou não. 2 Certifique-se de que a definição D2D Recovery em Main está Enabled. 3 Saia do utilitário BIOS e guarde as alterações. Nota: Para activar o utilitário BIOS, prima <F2> durante POST. Para iniciar o processo de recuperação: 1 Reinicie o sistema. 2 Enquanto for exibido o logotipo da Acer, prima <Alt> + <F10> ao mesmo tempo para introduzir o processo de recuperação. 3 Consulte as instruções para recuperar o sistema. Importante! Esta funcionalidade ocupa 2 a 3 GB numa partição oculta do seu disco rígido.

34 26 Pedir assistência Garantia Internacional de Viagem (International Travelers Warranty; ITW) O seu computador está protegido pela International Travelers Warranty (ITW) que proporciona segurança e tranquilidade ao viajar. A nossa rede de centros de assistência técnica em todo o mundo existe para o ajudar a resolver problemas. O computador vem acompanhado de um passaporte ITW. Esse passaporte contém todas as informações necessárias acerca do programa ITW. Neste guia prático encontrará uma lista com os centros de assistência técnica autorizados. Leia atentamente este passaporte. Tenha sempre à mão o passaporte ITW, especialmente ao viajar, para poder desfrutar das vantagens dos nossos centros de assistência. Coloque a prova de compra do equipamento no bolso localizado na cobertura frontal do passaporte ITW. Se o país de destino não tiver um centro de assistência técnica ITW autorizado pela Acer, poderá contactar qualquer uma das nossas agências em todo o mundo. Para mais informações, visite Antes de telefonar Tenha junto de si as seguintes informações quando telefonar para o serviço online da Acer, e tenha o computador a funcionar. Com o seu apoio, podemos reduzir a duração da chamada e ajudá-lo a resolver os problemas de uma forma eficaz. Se o seu computador emitir mensagens de erro ou sinais sonoros, anoteos no momento em que surgirem no ecrã (ou o número e a sequência no caso dos sinais sonoros). São-lhe solicitadas as informações seguintes: Nome: Endereço: Número de telefone: Máquina e tipo de modelo: Número de série: Data de compra:

35 27 Levar o PC notebook consigo Este capítulo dá-lhe sugestões e dicas sobre como preparar-se quando viaja com o computador. Desligar do ambiente de trabalho Para desligar o seu computador dos acessórios externos, siga as etapas a seguir indicadas: 1 Guarde os ficheiros abertos. 2 Remova qualquer média, disquete ou disco compacto da(s) unidade(s). 3 Encerre o computador. 4 Feche a tampa do monitor. 5 Desligue o cabo eléctrico do adaptador de corrente alternada. 6 Desligue o teclado, o dispositivo apontador, a impressora, o monitor externo e outros dispositivos externos. 7 Se estiver a utilizar uma fechadura Kensington para proteger o seu computador, desligue-a. Transporte Quando o computador é deslocado ao longo de curtas distâncias, por exemplo, da secretária do seu escritório para uma sala de reuniões. Preparação do computador Antes de mover o computador, feche e trave a tampa do ecrã para colocá-lo no modo de Suspensão. Pode agora transportar com segurança o computador para qualquer parte dentro do edifício. Para retirar o computador do modo Sleep, abra o monitor; a seguir prima e solte o botão de alimentação. Se levar o computador para o escritório de um cliente ou para um edifício diferente, pode desligar o computador: Clique em Iiniciar, Desligar computador ou Desligar (Windows XP). - ou - Pode pôr o computador no modo de Suspensão premindo <Fn> + <F4>. Depois feche e trave a tampa do ecrã. Quando estiver preparado para utilizar o computador novamente, destrave e abra o ecrã e prima e libere o botão liga/desliga.

36 28 Nota: Se o indicador de Sleep estiver desligado, o computador entrou no modo de Hibernação e desligou-se. Se o indicador de corrente estiver desligado mas o indicador de Sleep estiver ligado, o computador entrou no modo Sleep. Em ambos os caos, prima e solte o botão de alimentação para voltar a ligar o computador. Tenha em atenção que o computador poderá entrar no modo de Hibernação se permanecer no modo Sleep por algum tempo. O que levar para as reuniões Se a sua reunião for de curta duração, não precisará provavelmente de levar mais nada além do computador. Se a sua reunião for de mais longa duração, ou se a bateria não estiver totalmente carregada, será aconselhável levar o adaptador de corrente alternada para o poder ligar ao computador na sala de reuniões. Se a sala de reuniões não tiver uma tomada eléctrica, reduza o escoamento da bateria, colocando o computador no modo Sleep. Prima <Fn> + <F4> ou feche a cobertura do monitor sempre que não estiver a utilizar o computador. Em ambos os caos, prima e solte o botão de alimentação para voltar a ligar o computador. Levar o computador para casa Quando transportar o computador do escritório para casa ou vice versa. Preparação do computador Depois de desligar o computador do ambiente de trabalho, siga as etapas a seguir indicadas para preparar o computador para o transporte para casa: Verifique se retirou todos os suportes, mídia e discos compactos da(s) unidade(s). A não remoção dos suportes poderá causar danos na cabeça da unidade. Coloque o computador numa embalagem protectora, que evite que o computador deslize e acomode-o de forma a protegê-lo no caso de queda. Cuidado: Evite empacotar objectos junto à cobertura superior do computador. Exercer pressão contra a cobertura superior pode causar danos no ecrã. O que levar consigo Se ainda não tiver em casa alguns dos seguintes itens, traga-os consigo: Adaptador de corrente alternada e cabo de alimentação O manual do utilizador impresso

37 29 Considerações especiais Siga estas indicações para proteger o seu computador quando se deslocar de e para o trabalho: Minimize o efeito da oscilação de temperatura, mantendo o computador sempre consigo. Se precisar de se ausentar por um período de tempo alargado e não puder transportar o computador, deixe-o na mala do carro para evitar a sua exposição a calor excessivo. As alterações de temperatura e de humidade poderão provocar condensação. Deixe que o computador regresse à temperatura ambiente e verifique se existe condensação no monitor antes de ligar o computador. Se a alteração da temperatura for superior a 10 C (18 F), deixe que o computador regresse lentamente à temperatura ambiente. Se possível, deixe o computador durante 30 minutos num ambiente com uma temperatura intermédia entre a temperatura exterior e a interior. Instalar um escritório em casa Se em casa trabalha no computador com frequência, talvez valha a pena adquirir um segundo adaptador de corrente alternada para utilizar em casa. Evita assim o transporte de um peso adicional entre a casa e o local de trabalho. Se em casa utilizar o computador por períodos de tempo significativos, poderá igualmente acrescentar um teclado externo, um monitor ou um rato. Viajar com o computador Quando se deslocar para locais mais distantes, por exemplo, do seu escritório para o de um cliente, ou quando viajar localmente. Preparação do computador Prepare o computador como faria para o levar para casa. Certifique-se de que a bateria do computador está carregada. A segurança nos aeroportos poderá exigir que ligue o seu computador quando o levar para a zona de embarque. O que levar consigo Faça-se acompanhar dos objectos a seguir indicados: Adaptador de corrente alternada Baterias de reserva, totalmente carregadas Ficheiros de controladores de impressora adicionais, caso pretenda utilizar outra impressora

38 30 Considerações especiais Para além das directrizes para o transporte do computador para casa, siga as abaixo indicadas para proteger o seu computador quando estiver em viagem: Transporte sempre o computador como bagagem de cabina. Se possível, submeta o computador a uma inspecção manual. As máquinas de raios-x para segurança do aeroporto são seguras, mas não passe o computador por um detector de metais. Evite a exposição de disquetes a detectores portáteis de metais. Viajar no estrangeiro com o computador Ao viajar de país para país. Preparação do computador Prepare o computador como normalmente faria para viajar. O que levar consigo Faça-se acompanhar dos objectos a seguir indicados: Adaptador de CA Cabos de alimentação apropriados ao país de destino Baterias de reserva, totalmente carregadas Ficheiros de controladores de impressora adicionais se pretender utilizar outra impressora Prova de compra, no caso de ter de a mostrar a funcionários da alfândega Passaporte da garantia International Travelers Warranty Considerações especiais Siga as mesmas considerações especiais utilizadas quando transporta o computador em viagem. Para além das considerações anteriores, as indicadas aqui poderão ser úteis em viagens ao estrangeiro: Quando viajar para outro país, verifique se a voltagem local da corrente alternada e as especificações do cabo de alimentação do adaptador de corrente alternada são compatíveis. Caso não sejam compatíveis, adquira um cabo de alimentação compatível com a voltagem local da corrente alternada. Não utilize kits de conversão vendidos para electrodomésticos para alimentar a energia do seu computador. Se utilizar o modem, verifique se existe compatibilidade entre o modem e o conector e o sistema de telecomunicações do país de destino.

39 31 Segurança do computador O seu computador é um investimento valioso de que necessita cuidar. Aprenda como proteger e cuidar do seu computador. Os recursos de segurança incluem travas de hardware e software uma trava de segurança e palavras-passe. Utilizar um bloqueio de segurança do computador Uma ranhura para trava localizada no chassi do computador permite ligar uma trava de segurança para computadores compatível com Kensington. Enrole um cabo de bloqueio de segurança do computador em torno de um objecto imóvel, como por exemplo uma mesa ou o puxador de uma gaveta fechada. Introduza o bloqueio na fechadura e rode a chave para proteger o bloqueio. Também estão disponíveis modelos sem. Utilização de palavras-passe São utilizados três tipos de palavra-passe para proteger o computador de acesso não autorizado. A definição destas palavras-passe cria vários níveis diferentes de protecção para o seu computador e dados: A Palavra-passe de Supervisor impede a entrada não autorizada no Utilitário BIOS. Uma vez configurada, terá de registar esta palavra-passe para obter acesso ao Utilitário BIOS. Consulte "Utilitário BIOS" na página 37. A Palavra-passe do Utilizador protege o computador contra uma utilização não autorizada. Combine a utilização desta palavra-passe com pontos de verificação da palavra-passe no arranque e reinício a partir da hibernação, para o máximo de segurança. A Password on Boot (palavra-passe de arranque) protege o computador de uma utilização não autorizada. Combine a utilização desta palavra-passe com pontos de verificação da palavra-passe no arranque e reinício a partir da hibernação, para o máximo de segurança. Importante! Não se esqueça da sua palavra-passe! Se se esquecer da palavra-passe, contacte o seu revendedor ou um centro de assistência técnica autorizado.

40 32 Introduzir palavras-passe Ao definir uma palavra passe, uma solicitação de entrada aparece no centro do ecrã. Ao definir a palavra-passe de supervisor, aparece uma solicitação de entrada ao premir <F2> para entrar no Utilitário do BIOS na iniciação. Escreva a palavra-passe de supervisor e prima <Enter> para aceder ao Utilitário do BIOS. Se você digitar a senha incorretamente, aparecerá una mensagem de advertência. Tente novamente e prima <Enter>. Quando a palavra-passe do utilizador é definida e a palavra-passe na iniciação está activa, aparecerá uma solicitação de entrada na iniciação. Escreva a palavra-passe do utilizador e prima <Enter> para utilizar o computador. Se você digitar a senha incorretamente, aparecerá una mensagem de advertência. Tente novamente e prima <Enter>. Importante! Você tem três oportunidades para introduzir uma palavra-passe. Se introduzir a palavra-passe incorrectamente depois de três tentativas, o sistema pára de funcionar. Prima e mantenha o botão de alimentação durante quatro segundos para desactivar o computador. Neste caso, ligue novamente o computador e tente outra vez. Difinir palavras-passe Pode definir palavras-passe através do Utilitário BIOS.

41 33 Expandir através de opções O seu TravelMate oferece-lhe uma completa experiência móvel de computação. Opções de conectividade As portas permitem ligar dispositivos periféricos ao computador tal como faria com um PC desktop. Para instruções sobre como ligar diferentes dispositivos externos ao computador, leia a seguinte secção para mais detalhes. Modem de fax/dados O seu computador possui um modem de fax/dados V.92 de 56 Kbps incorporado. Atenção! Esta porta do modem não é compatível com linhas de telefone digitais. Ligar o modem a uma linha de telefone digital pode danificar o modem. Para utilizar a porta de fax/modem, ligue um cabo de telefone da porta de modem a uma tomada de telefone. Atenção! Certifique-se de que o cabo usado é apropriado para o país em que está a trabalhar.

42 34 Função de rede incorporada A função de rede incorporada permite-lhe ligar o seu computador a uma rede de base Ethernet. Para usar o recurso de rede, ligue um cabo de Ethernet desde a porta de rede Ethernet (RJ-45) que se encontra no chassis do computador, a uma tomada de rede ou ao hub da rede local. Universal Serial Bus (USB) A porta USB 2.0 é um bus série de alta velocidade que permite ligar e criar uma cadeia em margarida com periféricos USB sem ter de recorrer a recursos preciosos do sistema.

Série emachines D720/D520. Guia rápido

Série emachines D720/D520. Guia rápido Série emachines D720/D520 Guia rápido Copyright 2008. Acer Incorporated. Todos os Direitos Reservados. Guia rápido da Série emachines D720/D520 Edição Original: 08/2008 A empresa não faz quaisquer afirmações

Leia mais

Série emachines G620/G420. Guia rápido

Série emachines G620/G420. Guia rápido Série emachines G620/G420 Guia rápido Copyright 2008. Acer Incorporated. Todos os Direitos Reservados. Guia rápido da Série emachines G620/G420 Edição Original: 08/2008 A empresa não faz quaisquer afirmações

Leia mais

Série emachines D725/D525. Guia rápido

Série emachines D725/D525. Guia rápido Série emachines D725/D525 Guia rápido Copyright 2009. Acer Incorporated. Todos os Direitos Reservados. Guia rápido da Série emachines D725/D525 Edição Original: 02/2009 A empresa não faz quaisquer afirmações

Leia mais

Portátil Série Aspire

Portátil Série Aspire Portátil Série Aspire Guia rápido Registo do produto Ao utilizar o dispositivo pela primeira vez, recomenda-se que o registe. O registo dar-lhe-á acesso a vantagens úteis, como: Assistência mais rápida

Leia mais

Portátil Série Aspire

Portátil Série Aspire Portátil Série Aspire Guia rápido Registo do produto Ao utilizar o dispositivo pela primeira vez, recomenda-se que o registe. O registo dar-lhe-á acesso a vantagens úteis, como: Assistência mais rápida

Leia mais

Série Aspire 4740. Guia rápido

Série Aspire 4740. Guia rápido Série Aspire 4740 Guia rápido Copyright 2009. Todos os Direitos Reservados. Guia rápido da Série Aspire 4740 Edição Original: 11/2009 Computador Portátil Série Aspire 4740 Número de Modelo: Número de Série:

Leia mais

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Contéudo 3 Introdução 4 Elementos necessários 5 Descrição geral da instalação 5 Passo 1: Verificar se existem actualizações 5 Passo 2: Preparar o computador

Leia mais

Série Aspire 4810T/ 4810TZ/4410. Guia rápido

Série Aspire 4810T/ 4810TZ/4410. Guia rápido Série Aspire 4810T/ 4810TZ/4410 Guia rápido Copyright 2009. Acer Incorporated. Todos os Direitos Reservados. Guia rápido da Série Aspire 4810T/4810TZ/4410 Edição Original: 08/2009 Poderá haver alterações

Leia mais

Mac OS X 10.6 Snow Leopard Manual de Instalação e Configuração

Mac OS X 10.6 Snow Leopard Manual de Instalação e Configuração Mac OS X 10.6 Snow Leopard Manual de Instalação e Configuração Leia este documento antes de instalar o Mac OS X. Ele inclui informações importantes acerca da instalação do Mac OS X. Requisitos de sistema

Leia mais

Ambiente de trabalho. Configurações. Acessórios

Ambiente de trabalho. Configurações. Acessórios Ambiente de trabalho Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique com o exterior. Actualmente, o Windows é

Leia mais

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Conteúdo 3 Introdução 3 Elementos necessários 4 Descrição geral da instalação 4 Passo 1: Verificar se existem actualizações 4 Passo 2: Preparar o computador

Leia mais

Apresentação do notebook Manual do Utilizador

Apresentação do notebook Manual do Utilizador Apresentação do notebook Manual do Utilizador Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Bluetooth é uma marca comercial, propriedade do titular e utilizada pela Hewlett-Packard Company sob

Leia mais

Série TravelMate 2410. Manual do Utilizador

Série TravelMate 2410. Manual do Utilizador Série TravelMate 2410 Manual do Utilizador Copyright 2005. Acer Incorporated. Todos os Direitos Reservados. Manual do Utilizador da Série TravelMate 2410 Edição Original: Julho 2005 Poderá haver alterações

Leia mais

Guia de funcionamento do projector em rede

Guia de funcionamento do projector em rede Guia de funcionamento do projector em rede Tabela de conteúdos Preparação...3 Ligar o projector ao seu computador...3 Ligação sem fios (para alguns modelos)... 3 QPresenter...5 Requisitos mínimos do sistema...5

Leia mais

Manual de Recuperação, Cópias de Segurança e Resolução de Problemas. Crie os suportes de recuperação imediatamente após a configuração.

Manual de Recuperação, Cópias de Segurança e Resolução de Problemas. Crie os suportes de recuperação imediatamente após a configuração. Manual de Recuperação, Cópias de Segurança e Resolução de Problemas Crie os suportes de recuperação imediatamente após a configuração. Conteúdo Introdução... 3 Acerca da recuperação... 3 Acerca da cópia

Leia mais

Utilizando o Tablet PC da GIGABYTE pela primeira vez

Utilizando o Tablet PC da GIGABYTE pela primeira vez Parabéns pela aquisição deste Slate PC da GIGABYTE! Este Guia de Instalação permite-lhe fazer a instalação de forma correcta e rápida do seu equipamento. Para mais detalhes, por favor navegue em www.gigabyte.com.

Leia mais

EW7011 Estação de ancoragem USB 3.0 para discos rígidos SATA de 2,5" e 3,5"

EW7011 Estação de ancoragem USB 3.0 para discos rígidos SATA de 2,5 e 3,5 EW7011 Estação de ancoragem USB 3.0 para discos rígidos SATA de 2,5" e 3,5" 2 PORTUGUÊS Estação de Ancoragem USB 3.0 EW7011 para discos rígidos SATA de 2,5" e 3,5" Índice 1.0 Introdução... 2 1.1 Funções

Leia mais

EM398x-R1 UPS 600-1000-1600VA

EM398x-R1 UPS 600-1000-1600VA EM398x-R1 UPS 600-1000-1600VA EM398X-R1 - UPS 600-1000-1600VA 2 PORTUGUÊS Índice 1.0 Introdução... 2 1.1 Funções e funcionalidades... 2 1.2 Conteúdo da embalagem... 3 1.3 Ligar a UPS... 3 2.0 Software

Leia mais

Seu manual do usuário EPSON LQ-630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1120693

Seu manual do usuário EPSON LQ-630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1120693 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual do usuário (informação,

Leia mais

Seu manual do usuário HP PAVILION DV6-1325SA http://pt.yourpdfguides.com/dref/4151621

Seu manual do usuário HP PAVILION DV6-1325SA http://pt.yourpdfguides.com/dref/4151621 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para HP PAVILION DV6-1325SA. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual

Leia mais

EM8037 Kit de Iniciação de Adaptador Powerline Wi-Fi

EM8037 Kit de Iniciação de Adaptador Powerline Wi-Fi EM8037 Kit de Iniciação de Adaptador Powerline Wi-Fi 2 PORTUGUÊS EM8037 - Kit de Iniciação de Adaptador Powerline Wi-Fi Índice 1.0 Introdução... 2 1.1 Conteúdo da embalagem... 2 2.0 Ligar os Adaptadores

Leia mais

Conteúdo do pacote. Lista de terminologia. Powerline Adapter

Conteúdo do pacote. Lista de terminologia. Powerline Adapter Powerline Adapter Note! Não expor o Powerline Adapter a temperaturas extremas. Não deixar o dispositivo sob a luz solar directa ou próximo a elementos aquecidos. Não usar o Powerline Adapter em ambientes

Leia mais

Actualização, Cópias de Segurança e Recuperação de Software

Actualização, Cópias de Segurança e Recuperação de Software Actualização, Cópias de Segurança e Recuperação de Software Manual do utilizador Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca comercial registada da Microsoft Corporation

Leia mais

Verificar o conteúdo da embalagem

Verificar o conteúdo da embalagem Verificar o conteúdo da embalagem suporte de papel CD-ROM do guia do Utilizador e do software da impressora pacote de tinteiros (contém tinteiros a cores e preto.) Utilização diária Instalação cabo de

Leia mais

Software da Impressora

Software da Impressora Software da Impressora Acerca do Software da Impressora O software Epson inclui o controlador de impressão e o EPSON Status Monitor 3. O controlador de impressão é um software que permite controlar a impressora

Leia mais

Acer erecovery Management

Acer erecovery Management 1 Acer erecovery Management Desenvolvido pela equipa de software da Acer, o Acer erecovery Management é uma ferramenta que lhe permite de forma fácil, fiável e segura restaurar o seu computador para o

Leia mais

Smartphone 5 IPS Quad Core

Smartphone 5 IPS Quad Core Smartphone 5 IPS Quad Core GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO PRIMEIROS PASSOS Instalando o cartão SIM e a bateria Desligue o telemóvel completamente. Retire a tampa traseira. Insira o cartão SIM no slot do cartão

Leia mais

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Ambiente Gráfico Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e que comunique com o exterior. Actualmente o Windows é

Leia mais

O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS

O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS O Windows funciona como um Sistema Operativo, responsável pelo arranque do computador. Um computador que tenha o Windows instalado, quando arranca, entra directamente

Leia mais

Série TravelMate 4060. Manual do Utilizador

Série TravelMate 4060. Manual do Utilizador Série TravelMate 4060 Manual do Utilizador Copyright 2005. Acer Incorporated. Todos os Direitos Reservados Manual do Utilizador da Série TravelMate 4060 Edição Original: Agosto 2005 Poderá haver alterações

Leia mais

Dispositivos Apontadores e Teclado Guia do Usuário

Dispositivos Apontadores e Teclado Guia do Usuário Dispositivos Apontadores e Teclado Guia do Usuário Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas

Leia mais

Instalar o computador

Instalar o computador ThinkPad R40 Series Lista de verificação de componentes Part Number: 9P54 Manual de Instalação A IBM agradece a sua preferência por um computador IBM ThinkPad R Series. Confronte os itens indicados nesta

Leia mais

Conteúdo do pacote. Lista de terminologia. Powerline Adapter

Conteúdo do pacote. Lista de terminologia. Powerline Adapter Powerline Adapter Note! Não expor o Powerline Adapter a temperaturas extremas. Não deixar o dispositivo sob a luz solar directa ou próximo a elementos aquecidos. Não usar o Powerline Adapter em ambientes

Leia mais

Guia Rápido do TVR 12

Guia Rápido do TVR 12 Guia Rápido do TVR 12 Figura 1: Ligações do painel traseiro 1. "Loop through" para um máximo de 16 câmaras analógicas (consoante o modelo de DVR). 2. Ligar a um dispositivo RS-232. 3. Ligar até quatro

Leia mais

Boot Camp Guia de Instalação e Configuração

Boot Camp Guia de Instalação e Configuração Boot Camp Guia de Instalação e Configuração Conteúdo 3 Introdução 4 Visão geral da instalação 4 Passo 1: Buscar atualizações 4 Passo 2: Preparar o Mac para Windows 4 Passo 3: Instalar o Windows no seu

Leia mais

Leia antes de utilizar. Sistema de Software de Desenho de Bordados Personalizados. Guia de Instalação

Leia antes de utilizar. Sistema de Software de Desenho de Bordados Personalizados. Guia de Instalação Leia antes de utilizar Sistema de Software de Desenho de Bordados Personalizados Guia de Instalação Leia este guia antes de abrir o pacote do CD-ROM Obrigado por adquirir este software. Antes de abrir

Leia mais

Dispositivos apontadores e teclado

Dispositivos apontadores e teclado Dispositivos apontadores e teclado Manual do utilizador Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft e Windows são marcas registadas da Microsoft Corporation nos EUA. As informações

Leia mais

Boot Camp Guia de Instalação e Configuração

Boot Camp Guia de Instalação e Configuração Boot Camp Guia de Instalação e Configuração Índice 3 Introdução 4 Requisitos Necessários 5 Visão Geral da Instalação 5 Passo 1: Buscar atualizações 5 Passo 2: Preparar o Mac para Windows 5 Passo 3: Instalar

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR DO BACKUP HD SERIES

MANUAL DO UTILIZADOR DO BACKUP HD SERIES MANUAL DO UTILIZADOR DO BACKUP HD SERIES OBRIGADO por ter adquirido a aplicação ClickFree Backup. Estas instruções foram reunidas para o ajudar a utilizar o produto, mas de um modo geral esperamos que

Leia mais

Seu manual do usuário ACER TRAVELMATE-3000 http://pt.yourpdfguides.com/dref/352095

Seu manual do usuário ACER TRAVELMATE-3000 http://pt.yourpdfguides.com/dref/352095 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para ACER TRAVELMATE-3000. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual

Leia mais

Motic Images Plus Versão 2.0 ML Guia de Consulta Rápida. Português

Motic Images Plus Versão 2.0 ML Guia de Consulta Rápida. Português Motic Images Plus Versão 2.0 ML Guia de Consulta Rápida Português Índice Instalação do Software... 1 Instalação do Controlador e Actualização do Controlador... 4 Motic Images Plus 2.0 ML...11 Calibração

Leia mais

Comutador USB KVM Comutador USB KVM com áudio, 2 portas Comutador USB KVM com áudio, 4 portas Manual

Comutador USB KVM Comutador USB KVM com áudio, 2 portas Comutador USB KVM com áudio, 4 portas Manual Comutador USB KVM Comutador USB KVM com áudio, 2 portas Comutador USB KVM com áudio, 4 portas Manual DS-11403 (2 portas) DS-12402 (4 portas) NOTA Este equipamento foi testado e está em conformidade com

Leia mais

Série Aspire 3610. Manual do Utilizador

Série Aspire 3610. Manual do Utilizador Série Aspire 3610 Manual do Utilizador Copyright 2005. Acer Incorporated. Todos os Direitos Reservados. Manual do Utilizador da Série Aspire 3610 Edição Original: Julho 2005 Poderá haver alterações periódicas

Leia mais

Verificando os componentes

Verificando os componentes PPC-4542-01PT Agradecemos a aquisição do scanner de imagem em cores fi-65f. Este manual descreve os preparativos necessários para o uso deste produto. Siga os procedimentos aqui descritos. Certifique-se

Leia mais

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Índice 3 Introdução 4 Descrição geral da instalação 4 Passo 1: Verificar se existem actualizações 4 Passo 2: Preparar o computador Mac para o Windows 4 Passo

Leia mais

reflecta Scanner Super 8

reflecta Scanner Super 8 reflecta Scanner Super 8 Manual do utilizador 1 DECLARAÇÃO DA COMISSÃO FEDERAL DE COMUNICAÇÕES (FCC) Este Equipamento foi testado e é compatível com os limites estipulados para um dispositivo digital de

Leia mais

GUIA DE INICIAÇÃO RÁPIDA

GUIA DE INICIAÇÃO RÁPIDA GUIA DE INICIAÇÃO RÁPIDA 1. REMOVA A TAMPA TRASEIRA 2. INSERIR O CARTÕES SIM EO CARTÃO DE MEMÓRIA 3. INSIRA A BATERIA 4. CARREGUE A BATERIA POR 8 HORAS ANTES DE LIGAR 5. LIGUE O TELEFONE E AGUARDE A CONFIGURAÇÃO

Leia mais

Seu manual do usuário COMPAQ TOUCHSMART TX2-1040BR http://pt.yourpdfguides.com/dref/3195523

Seu manual do usuário COMPAQ TOUCHSMART TX2-1040BR http://pt.yourpdfguides.com/dref/3195523 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para COMPAQ TOUCHSMART TX2-1040BR. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a

Leia mais

Ladibug Software de Imagem para o Apresentador Virtual Manual do Utilizador

Ladibug Software de Imagem para o Apresentador Virtual Manual do Utilizador Ladibug Software de Imagem para o Apresentador Virtual Manual do Utilizador Índice 1. Introdução... 2 2. Requisito do Sistema... 2 3. Instalar Ladibug... 3 4. Ligação... 6 5. Iniciar a utilização do Ladibug...

Leia mais

ENERGIA DA BATERIA & GERENCIAMENTO DA ENERGIA

ENERGIA DA BATERIA & GERENCIAMENTO DA ENERGIA C A P Í T U L O T R Ê S ENERGIA DA BATERIA & GERENCIAMENTO DA ENERGIA Neste capítulo, você aprenderá os fundamentos do gerenciamento de energia e como usá-los para adquirir uma vida média da bateria mais

Leia mais

Manual de Recuperação, Cópias de Segurança e Resolução de Problemas 4-445-112-21(1)

Manual de Recuperação, Cópias de Segurança e Resolução de Problemas 4-445-112-21(1) Manual de Recuperação, Cópias de Segurança e Resolução de Problemas 4-445-112-21(1) Conteúdo Introdução... 3 Acerca da recuperação... 3 Acerca da cópia de segurança... 4 Criar suportes de recuperação...

Leia mais

Instalação e Manutenção de Microcomputadores (COI)

Instalação e Manutenção de Microcomputadores (COI) Instalação e Manutenção de Microcomputadores (COI) 4. Montagem do Computador Disco rígido limpeza; Disco rígido verificação de erros (modo gráfico); Disco rígido verificação de erros (linha de comandos;

Leia mais

Estação de ancoragem sem fios Dell WLD15

Estação de ancoragem sem fios Dell WLD15 Estação de ancoragem sem fios Dell WLD15 Notas, avisos e advertências NOTA: Uma NOTA indica informações importantes para melhor utilizar o computador. AVISO: Um AVISO indica potenciais danos do hardware

Leia mais

Estação de ancoragem USB 2.0. Guia do utilizador. Português

Estação de ancoragem USB 2.0. Guia do utilizador. Português Estação de ancoragem USB 2.0 Guia do utilizador PG5389 / Janeiro 2010 Sumário Conhecer a sua estação de ancoragem USB 2.0... 3 Conteúdo da embalagem...3 Resumo das especificações...3 Características do

Leia mais

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Iniciando o Windows XP...2 Desligar o computador...3 Área de trabalho...3

Leia mais

Perguntas Frequentes para o Transformer TF201

Perguntas Frequentes para o Transformer TF201 Perguntas Frequentes para o Transformer TF201 PG7211 Gerir ficheiros... 2 Como acedo aos meus dados armazenados no cartão microsd, SD e dispositivo USB?... 2 Como movo o ficheiro seleccionado para outra

Leia mais

WINDOWS. O Windows funciona como um Sistema Operativo, responsável pelo arranque do computador.

WINDOWS. O Windows funciona como um Sistema Operativo, responsável pelo arranque do computador. WINDOWS O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS O Windows funciona como um Sistema Operativo, responsável pelo arranque do computador. Um computador que tenha o Windows instalado, quando arranca, entra directamente

Leia mais

Segurança e recuperação Manual do utilizador

Segurança e recuperação Manual do utilizador Segurança e recuperação Manual do utilizador Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft é uma marca comercial registada da Microsoft Corporation nos E.U.A. As informações contidas

Leia mais

EM4590R1 Repetidor Sem Fios WPS

EM4590R1 Repetidor Sem Fios WPS EM4590R1 Repetidor Sem Fios WPS EM4590R1 Repetidor Sem Fios WPS 2 PORTUGUÊS Índice 1.0 Introdução... 2 1.1 Conteúdo da embalagem... 2 2.0 Onde colocar o repetidor sem fios WPS EM4590?... 3 3.0 Configurar

Leia mais

1 Ajuda da Internet M vel Clix

1 Ajuda da Internet M vel Clix 1 Ajuda da Internet M vel Clix Descrição geral Esta aplicação permite Ligar/Desligar por intermédio de uma PC Card / Modem USB. Janela principal da Internet M vel Clix Indica o estado de roaming Minimizes

Leia mais

Router Smart WiFi AC1600

Router Smart WiFi AC1600 Marcas comerciais NETGEAR, o logótipo NETGEAR e Connect with Innovation são marcas registadas e/ou marcas comerciais registadas da NETGEAR, Inc. e/ou das suas subsidiárias nos Estados Unidos e/ou em outros

Leia mais

Guia de Instalação do Software

Guia de Instalação do Software Guia de Instalação do Software Este manual explica como instalar o software através de uma ligação USB ou de rede. A ligação de rede não se encontra disponível para os modelos SP 200/200S/203S/203SF/204SF.

Leia mais

Atualização, backup e recuperação de software

Atualização, backup e recuperação de software Atualização, backup e recuperação de software Guia do Usuário Copyright 2006 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft e Windows são marcas registradas da Microsoft Corporation nos EUA. As informações

Leia mais

Tour do Notebook Guia do Usuário

Tour do Notebook Guia do Usuário Tour do Notebook Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft e Windows são marcas registradas da Microsoft Corporation nos EUA. Bluetooth é marca comercial dos respectivos

Leia mais

Guia de Instalação de Software

Guia de Instalação de Software Guia de Instalação de Software Este manual explica como instalar o software através de uma ligação USB ou de rede. A ligação de rede não se encontra disponível para os modelos SP 200/200S/203S/203SF/204SF.

Leia mais

Dell Precision T7500/T7500n Informações sobre configuração e funções

Dell Precision T7500/T7500n Informações sobre configuração e funções Acerca das advertências ADVERTÊNCIA: Uma ADVERTÊNCIA indica potenciais danos no equipamento, lesões corporais ou mesmo morte. Dell Precision T7500/T7500n Informações sobre configuração e funções Vista

Leia mais

Série TravelMate 4400. Manual do Utilizador

Série TravelMate 4400. Manual do Utilizador Série TravelMate 4400 Manual do Utilizador Copyright 2005. Acer Incorporated. Todos os Direitos Reservados Manual do Utilizador do Série TravelMate 4400 Edição Original: Marzec 2005 Poderá haver alterações

Leia mais

GUIA DE INSTALAÇÃO DE SOFTWARE

GUIA DE INSTALAÇÃO DE SOFTWARE GUIA DE INSTALAÇÃO DE SOFTWARE SISTEMA MULTIFUNÇÕES DIGITAL Página INTRODUÇÃO ANTES DA INSTALAÇÃO INSTALAR O DRIVER DA IMPRESSORA LIGAÇÃO A UM COMPUTADOR 9 CONFIGURAR O CONTROLADOR DA IMPRESSORA 0 COMO

Leia mais

Série TravelMate 4150/4650. Manual do Utilizador

Série TravelMate 4150/4650. Manual do Utilizador Série TravelMate 4150/4650 Manual do Utilizador Copyright 2005. Acer Incorporated. Todos os Direitos Reservados Manual do Utilizador do Série TravelMate 4150/4650 Edição Original: Janeiro 2005 Poderá haver

Leia mais

Usando o computador portátil GIGABYTE pela primeira vez. 2 Conecte o adaptador AC no conector de entrada DC no lado esquerdo do computador portátil.

Usando o computador portátil GIGABYTE pela primeira vez. 2 Conecte o adaptador AC no conector de entrada DC no lado esquerdo do computador portátil. Parabéns por adquirir um Notebook GIGABYTE. Este manual irá ajudá-lo a começar com a configuração do seu computador portátil. A configuração do produto final depende do modelo no momento da sua compra.

Leia mais

MANUAL DE CONSULTA RÁPIDA DO NOKIA MODEM OPTIONS. Copyright 2003 Nokia. Todos os direitos reservados 9356515 Issue 1

MANUAL DE CONSULTA RÁPIDA DO NOKIA MODEM OPTIONS. Copyright 2003 Nokia. Todos os direitos reservados 9356515 Issue 1 MANUAL DE CONSULTA RÁPIDA DO NOKIA MODEM OPTIONS Copyright 2003 Nokia. Todos os direitos reservados 9356515 Issue 1 Índice 1. INTRODUÇÃO...1 2. INSTALAR O NOKIA MODEM OPTIONS...1 3. LIGAR O NOKIA 6600

Leia mais

Actualizar o Firmware da Câmara Digital SLR. Windows

Actualizar o Firmware da Câmara Digital SLR. Windows Actualizar o Firmware da Câmara Digital SLR Windows Obrigado por ter escolhido um produto Nikon. Este guia descreve como actualizar este firmware. Se não tiver a certeza de que pode executar correctamente

Leia mais

PORTUGUÊS. Mesa Digitalizadora. Manual do Utilizador. Windows 2000 / XP / Vista

PORTUGUÊS. Mesa Digitalizadora. Manual do Utilizador. Windows 2000 / XP / Vista Mesa Digitalizadora Manual do Utilizador Windows 2000 / XP / Vista 1 I. Informação Geral 1. Visão Geral Bem-vindo ao mundo das canetas digitais! Irá descobrir que é muito fácil controlar o seu computador

Leia mais

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Conteúdo 3 Introdução 3 Do que necessita 4 Descrição geral da instalação 4 Passo 1: Procurar actualizações 4 Passo 2: Preparar o computador Mac para o Windows

Leia mais

Seu manual do usuário HP PAVILION DV6650EN http://pt.yourpdfguides.com/dref/4156120

Seu manual do usuário HP PAVILION DV6650EN http://pt.yourpdfguides.com/dref/4156120 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para HP PAVILION DV6650EN. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual

Leia mais

Manual do Utilizador

Manual do Utilizador Manual do Utilizador Impressora de etiquetas QL-700 Leia e compreenda este manual antes de usar a máquina. Recomendamos que o mantenha num local acessível para futuras consultas. www.brother.com POR ver.

Leia mais

Ladibug TM 2.0 Software de Imagem para a Câmara de Documento Manual do Utilizador

Ladibug TM 2.0 Software de Imagem para a Câmara de Documento Manual do Utilizador Ladibug TM 2.0 Software de Imagem para a Câmara de Documento Manual do Utilizador Índice 1. Introdução... 2 2. Requisitos do Sistema... 2 3. Instalação de Ladibug... 3 4. Ligação ao hardware... 8 5. Iniciar

Leia mais

O Acer erecovery Management

O Acer erecovery Management O Acer erecovery Management O Acer erecovery Management constitui uma forma rápida, fiável e segura de restaurar o seu computador para as predefinições de fábrica ou para a configuração do sistema definida

Leia mais

EW7033 caixa para discos rígidos SATA de 2,5 USB 3.0

EW7033 caixa para discos rígidos SATA de 2,5 USB 3.0 EW7033 caixa para discos rígidos SATA de 2,5 USB 3.0 2 PORTUGUÊS EW7033 Caixa para discos rígidos SATA de 2,5" USB 3.0 Índice 1.0 Introdução... 2 1.1 Funções e funcionalidades... 2 1.2 Conteúdo da embalagem...

Leia mais

Guia de Instalação para Windows Vista /Windows 7

Guia de Instalação para Windows Vista /Windows 7 Série Impressora Laser Guia de Instalação para Windows Vista / 7 Antes de utilizar a impressora, tem de configurar o hardware e instalar o controlador. Leia o Guia de Instalação Rápida e este Guia de Instalação

Leia mais

CADERNOS DE SOCIOMUSEOLOGIA Nº 14 1999 27

CADERNOS DE SOCIOMUSEOLOGIA Nº 14 1999 27 CADERNOS DE SOCIOMUSEOLOGIA Nº 14 1999 27 3 - MANUAL DO UTILIZADOR Diogo Mateus 3.1. REQUISITOS MÍNIMOS * Computador Pessoal com os seguintes Programas * Microsoft Windows 95 * Microsoft Access 97 A InfoMusa

Leia mais

Guia Passo a Passo de Actualização do Windows 8.1

Guia Passo a Passo de Actualização do Windows 8.1 Guia Passo a Passo de Actualização do Windows 8.1 Instalação e Actualização do Windows 8.1 Actualizar o BIOS, aplicações, controladores e executar o Windows Update Seleccionar o tipo de instalação Instalar

Leia mais

Capítulo 1: Introdução

Capítulo 1: Introdução Capítulo 1: Introdução 1.1 Conteúdo da embalagem Quando receber a sua TVGo A03, certifique-se que os seguintes itens se encontram na embalagem da Mini Super TV USB. TVGo A03 CD do controlador Controlo

Leia mais

Conteúdo da embalagem

Conteúdo da embalagem Marcas comerciais NETGEAR, o logótipo NETGEAR e Connect with Innovation são marcas registadas e/ou marcas comerciais registadas da NETGEAR, Inc. e/ou das suas subsidiárias nos Estados Unidos e/ou em outros

Leia mais

Tecnologias da Informação e Comunicação 9º ANO. Escola Básica José Afonso. Professora Marta Caseirito

Tecnologias da Informação e Comunicação 9º ANO. Escola Básica José Afonso. Professora Marta Caseirito Tecnologias da Informação e Comunicação 9º ANO Escola Básica José Afonso Professora Marta Caseirito Grupo 1 1. As questões seguintes são de escolha múltipla. Nas afirmações seguintes assinale com X aquela

Leia mais

Manual de actualização passo a passo do Windows 8 CONFIDENCIAL 1/53

Manual de actualização passo a passo do Windows 8 CONFIDENCIAL 1/53 Manual de passo a passo do Windows 8 CONFIDENCIAL 1/53 Índice 1. 1. Processo de configuração do Windows 8 2. Requisitos do sistema 3. Preparativos 2. Opções de 3. 4. 5. 6. 1. Personalizar 2. Sem fios 3.

Leia mais

Blackwire C315/C325. Auricular USB com fios. Manual do Utilizador

Blackwire C315/C325. Auricular USB com fios. Manual do Utilizador Blackwire C315/C325 Auricular USB com fios Manual do Utilizador Sumário Bem-vindo 3 Requisitos do sistema 3 Precisa de mais ajuda? 3 Conteúdo 4 Controlos básicos do auricular 5 Colocar o auricular 6 Ajuste

Leia mais

Perguntas frequentes. Gravador Philips para iphone

Perguntas frequentes. Gravador Philips para iphone Perguntas frequentes Gravador Philips para iphone Índice O que é necessário para criar um sistema de ditado profissional? 3 1. Software do servidor Web 2. Servidor Philips SpeechExec Mobile 3. Aplicação

Leia mais

CÂMARA DE VIGILÂNCIA DE REDE AVANÇADA COM ABÓBODA MANUAL DE INSTALAÇÃO

CÂMARA DE VIGILÂNCIA DE REDE AVANÇADA COM ABÓBODA MANUAL DE INSTALAÇÃO CÂMARA DE VIGILÂNCIA DE REDE AVANÇADA COM ABÓBODA MANUAL DE INSTALAÇÃO Ler estas instruções na sua totalidade antes de colocar em funcionamento e devem ser guardadas para consulta futura. 1. GENERALIDADES

Leia mais

Manual do Nero ControlCenter

Manual do Nero ControlCenter Manual do Nero ControlCenter Nero AG Informações sobre direitos de autor e marcas O manual do Nero ControlCenter e todo o seu conteúdo estão protegidos pelos direitos de autor e são propriedade da Nero

Leia mais

Z13 Color Jetprinter Z23 Color Jetprinter Z33 Color Jetprinter

Z13 Color Jetprinter Z23 Color Jetprinter Z33 Color Jetprinter Z13 Color Jetprinter Z23 Color Jetprinter Z33 Color Jetprinter Da instalação até a impressão Da instalação até a impressão para Windows 98, Windows Me, Windows 2000, Mac OS 8.6 à 9.1 e Mac OS X Abril 2001

Leia mais

Mac OS X 10.6 Snow Leopard Guia de instalação e configuração

Mac OS X 10.6 Snow Leopard Guia de instalação e configuração Mac OS X 10.6 Snow Leopard Guia de instalação e configuração Leia este documento antes de instalar o Mac OS X. Ele inclui informações importantes sobre como instalar o Mac OS X. Requisitos do sistema Para

Leia mais

Introdução. Conteúdo da embalagem. Especificações. Versão Portuguesa SWEEX.COM

Introdução. Conteúdo da embalagem. Especificações. Versão Portuguesa SWEEX.COM MP001/MP002/MP003/MP004 Sweex Black Sea MP3 Player 128 MB/256 MB/512 MB/1GB Introdução Gostaríamos de agradecer o facto de ter adquirido este Leitor MP3 da Sweex. Com este leitor MP3 compacto pode em toda

Leia mais

Sugestões importantes

Sugestões importantes Sugestões importantes Comuns ao N91 e N91 8GB Nokia PC Suite (especialmente para o Nokia Audio Manager) O Nokia PC Suite foi optimizado para a gestão dos dados existentes na memória do telefone [C:]. O

Leia mais

Informática - Básico. Paulo Serrano GTTEC/CCUEC-Unicamp

Informática - Básico. Paulo Serrano GTTEC/CCUEC-Unicamp Informática - Básico Paulo Serrano GTTEC/CCUEC-Unicamp Índice Apresentação...06 Quais são as características do Windows?...07 Instalando o Windows...08 Aspectos Básicos...09 O que há na tela do Windows...10

Leia mais

Guia de Rede MediCap USB300

Guia de Rede MediCap USB300 Guia de Rede MediCap USB300 Aplica-se às versões de firmware 110701 e mais recentes 1 Introdução... 2 Instruções Preliminares... 2 Como Configurar o Acesso Através da Rede ao Disco Rígido do USB300...

Leia mais

TravelMate Série 430. Guia do Usuário

TravelMate Série 430. Guia do Usuário TravelMate Série 430 Guia do Usuário Copyright 2003 Acer Incorporated. Todos os Direitos Reservados. Guia do Usuário do Notebook TravelMate Série 430 Edição Original: Janeiro de 2003 As informações desta

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Folha de trabalho

Leia mais

Guia de Instalação para Windows Vista /Windows 7

Guia de Instalação para Windows Vista /Windows 7 Guia de Instalação para Windows Vista / 7 Antes de utilizar o aparelho, tem de configurar o hardware e instalar o controlador. Leia o Guia de Instalação Rápida e este Guia de Instalação para Windows Vista

Leia mais

Seu manual do usuário HP SLATE 10 HD 3500EF SILVER http://pt.yourpdfguides.com/dref/5512768

Seu manual do usuário HP SLATE 10 HD 3500EF SILVER http://pt.yourpdfguides.com/dref/5512768 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para HP SLATE 10 HD 3500EF SILVER. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a

Leia mais