INTRODUÇÃO CONHECIDO PELOS HOMENS DESDE A PRÉ- HISTÓRIA, O FOGO, PODE SER CONSIDERADO COMO UMA DAS SUAS PRIMEIRAS CONQUISTAS NO DOMÍNIO DA NATUREZA.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INTRODUÇÃO CONHECIDO PELOS HOMENS DESDE A PRÉ- HISTÓRIA, O FOGO, PODE SER CONSIDERADO COMO UMA DAS SUAS PRIMEIRAS CONQUISTAS NO DOMÍNIO DA NATUREZA."

Transcrição

1

2 INTRODUÇÃO CONHECIDO PELOS HOMENS DESDE A PRÉ- HISTÓRIA, O FOGO, PODE SER CONSIDERADO COMO UMA DAS SUAS PRIMEIRAS CONQUISTAS NO DOMÍNIO DA NATUREZA. MAS, QUANDO O FOGO ULTRAPASSA OS LIMITES QUE PENSAMOS TER-LHE FIXADO, SURGE O FOGO COMO INCÊNDIO, COM TODAS AS DRAMÁTICAS CONSEQUÊNCIAS QUE LHE CONHECEMOS. ASSIM, PODEMOS DIZER QUE UM INCÊNDIO É TODO E QUALQUER FOGO NÃO CIRCUNSCRITO.

3 INCÊNDIO É UM FOGO DE GRANDES PROPORÇÕES QUE ULTRAPASSA O NOSSO CONTROLE. COMBUSTÃO É UMA REACÇÃO QUÍMICA EXOTÉRMICA COM LIBERTAÇÃO DE CALOR E LUZ. PODEMOS AFIRMAR ENTÃO QUE: UM FOGO É O RESULTADO DE UMA COMBUSTÃO.

4 QUE NECESSITAMOS PARA TER UM FOGO? COMBUSTÍVEL COMBURENTE CALOR OU ENERGIA DE ACTIVAÇÃO

5 1º - COMBUSTÍVEL É TODA A SUBSTÂNCIA QUE ARDE. O COMBUSTÍVEL PODE APRESENTAR-SE NO ESTADO: SÓLIDO LIQUIDO GASOSO COMBUSTÍVEIS SÓLIDOS COMBUSTÍVEIS LIQUIDOS COMBUSTÍVEIS GASOSOS COM EXCEPÇÃO DO ESTADO GASOSO, O COMBUSTÍVEL TEM DE SOFRER TRANSFORMAÇÕES - AUMENTO DE TEMPERATURA - PARA QUE LIBERTE VAPORES ANTES DA COMBUSTÃO.

6 2º - COMBURENTE É O GÁS QUE ALIMENTA A COMBUSTÃO. TAMBÉM CONHECIDO COMO OXIGÉNIO. O AR AMBIENTE CONTÉM 21% DE OXIGÉNIO. O OXIGÉNIO SÓZINHO NÃO ARDE, ELE AJUDA A MANTER A COMBUSTÃO. PARA QUE OS INCÊNDIOS SE INICIEM, A ATMOSFERA DEVERÁ CONTER NO MINÍMO 16% DE OXIGÉNIO. EM ATMOSFERAS POBRES DE OXIGÉNIO A COMBINAÇÃO DE ELEMENTOS QUÍMICOS - AGENTES DE OXIDAÇÃO - PODEM CAUSAR LIBERTAÇÃO DE OXIGÉNIO, A ESTA DAMOS O NOME DE: OXIDAÇÃO PODEMOS ENTÃO AFIRMAR QUE O OXIGÉNIO É O OXIDANTE MAIS FREQUENTE.

7 3º - CALOR OU ENERGIA DE ACTIVAÇÃO É A ENERGIA NECESSÁRIA PARA AUMENTAR A TEMPERATURA DO COMBUSTÍVEL AO PONTO DESTE COMEÇAR A DESPRENDER VAPORES SUFICIENTES PARA QUE SE INICIE A IGNIÇÃO.

8 TRIÂNGULO DO FOGO

9 REACÇÃO EM CADEIA O INCÊNDIO AUMENTA O SEU TAMANHO DEVIDO À REACÇÃO EM CADEIA PRODUZIDA ENTRE O COMBUSTÍVEL E O OXIGÉNIO. À MEDIDA QUE O FOGO ARDE, AS MOLÉCULAS DE COMBUSTÍVEL REDUZEM-SE A MOLÉCULAS MAIS SIMPLES SUCESSIVAMENTE, DENTRO DA CHAMA. À MEDIDA QUE O PROCESSO DE COMBUSTÃO CONTINUA, O AUMENTO DE TEMPERATURA FAZ PARTIR MAIS AS MOLÉCULAS, AUMENTANDO A TEMPERATURA DO INCÊNDIO E A REACÇÃO EM CADEIA. ENQUANTO EXISTIR COMBUSTÍVEL E OXIGÉNIO SUFICIENTES E SE MANTIVER A TEMPERATURA, A REACÇÃO EM CADEIA NÃO PÁRA.

10 TETRAEDRO DO FOGO COMBURENTE COMBUSTÍVEL REACÇÃO EM CADEIA CALOR OU ENERGIA DE ACTIVAÇÃO

11 CALOR CALORÍMETRIA É A ENERGIA EM TRÂNSITO ENTRE DOIS CORPOS O CALOR DESLOCA-SE SEMPRE DE UM CORPO COM TEMPERATURA MAIS ALTA PARA UM CORPO COM TEMPERATURA MAIS BAIXA. JULES UNIDADES DE CALOR CALORIA CALORIA BTU QUANTIDADE DE CALOR NECESSÁRIA PARA ELEVAR A TEMPERATURA DE 1 Gr DE ÁGUA A 1ºC.

12 CLASSIFICAÇÃO DAS COMBUSTÕES QUANTO EXPONTÂNEAS À VELOCIDADE LENTAS EXPLOSÃO VIVAS DEFLAGRAÇÃO

13 CALORÍMETRIA TEMPERATURA É A QUANTIDADE DE CALOR DE UM CORPO. ºC - GRAU CENTÍGRADO (0º - 100º) UNIDADES DE TEMPERATURA ºK - GRAUS KELVIN ( -273,15ºK) ºF - GRAUS FAHRENHEI (32ºF - 212ºF)

14 COMBUSTÕES LENTAS SÃO COMBUSTÕES EM QUE O PROCESSO DE REACÇÃO QUÍMICA SE DÁ MUITO LENTAMENTE NÃO HAVENDO PRODUÇÃO DE CHAMA E LUZ. A TEMPERATURA É BAIXA - INFERIOR A 500ºC BRAZEIRA OXIDAÇÕES DIGESTÃO

15 COMBUSTÕES VIVAS SÃO COMBUSTÕES EM QUE O PROCESSO DE REACÇÃO SE DÁ COM MAIOR VELOCIDADE : PRODUZEM CALOR PROVOCAM A QUEIMA DO COMBUSTÍVEL PRODUZEM EMISSÃO DE CHAMA CARACTERÍSTICAS DA COMBUSTÃO VIVA CHAMA INCANDESCÊNCIA

16 CHAMA RESULTA DA MISTURA DE GASES COMBUSTÍVEIS COM O AR. ZONA DE FUMOS E GASES ZONA DE REACÇÃO EM CADEIA (CHAMA) ZONA DE RADICAIS LIVRES ZONA DE LIBERTAÇÃO DE VAPORES

17 INCANDESCÊNCIA É PRODUZIDA PELA COMBUSTÃO VIVA DOS CORPOS SÓLIDOS. ESTE FENÓMENO REVELA-SE PELO APARECIMENTO DE SINAIS LUMINOSOS NOS SÓLIDOS.

18 DEFLAGRAÇÕES SÃO COMBUSTÕES MUITO VIVAS EM QUE O PROCESSO DE REACÇÃO SE DÁ COM GRANDE VELOCIDADE, INFERIOR NO ENTANTO A 340m/s, VERIFICANDO-SE PRODUÇÃO DE CALOR E CHAMA.

19 EXPLOSÕES SÃO COMBUSTÕES MUITO VIVAS EM QUE O PROCESSO DE REACÇÃO SE DÁ A UMA VELOCIDADE SUPERIOR A 340m/s, ATINGINDO TODA A MASSA COMBUSTÍVEL, PRODUZINDO UM RUÍDO DE NOME DETONAÇÃO.

20 COMBUSTÃO EXPONTÂNEA É DEFINIDA COMO SENDO UM FOGO QUE NÃO NECESSITA DE ENERGIA DE ACTIVAÇÃO OU INTERFERÊNCIA HUMANA PARA SE INICIAR A COMBUSTÃO. COMBUSTÍVEL MICROORGANISMOS REACÇÕES OU FRAGMENTAÇÕES REACÇÕES EXOTÉRMICAS INTERNAS FORTES AUMENTO DA TEMPERATURA MISTURA COM O COMBURENTE AUTO INFLAMAÇÃO EXEMPLOS: ALGODÃO, SISAL, DESPERDÍCIOS COM ÓLEO, ESTRUMEIRA.

21 PROCESSOS DE TRANSMISSÃO DO CALOR CONDUÇÃO É O PROCESSO PELO QUAL O CALOR SE TRANSMITE DIRECTAMENTE DE MOLÉCULA EM MOLÉCULA SEM INTERVALOS ENTRE CORPOS. OS SÓLIDOS SÃO BONS CONDUTORES DE CALOR

22 CONVECÇÃO É O PROCESSO DE TRANSMISSÃO DE CALOR QUE SE REALIZA ATRAVÉS DA MASSA DE AR OU GASES QUENTES QUE SE DESLOCAM NA VERTICAL, DE BAIXO PARA CIMA, PRÉ- AQUECENDO OS COMBUSTÍVEIS NOS PONTOS MAIS ALTOS.

23 RADIAÇÃO É A FORMA DE TRANSMISSÃO DE CALOR POR MEIO DE ONDAS DE ENERGIA CALORIFICA QUE SE DESLOCAM ATRAVÉS DO ESPAÇO.

24 DESLOCAMENTO DE CORPOS INFLAMADOS QUANDO A TRANSMISSÃO SE DÁ PELA PROJECÇÃO DE MATÉRIA INCANDESCENTE, ORIGINANDO NOVOS FOCOS DE INCÊNDIO. (FOCOS SECUNDÁRIOS) FAÚLHAS PROJECÇÃO DE PINHAS FOLHAS DE ÁRVORES ANIMAIS EM DESLOCAMENTO

25 CORRENTE ELÉCTRICA QUANDO, DEVIDO AO AQUECIMENTO DOS CONDUTORES, SE CARBONIZA O ISOLAMENTO TRANSMITINDO-SE CALOR.

26 PROCESSOS DE EXTINÇÃO 1º - LIMITAÇÃO DO COMBUSTÍVEL CARÊNCIA RETIRANDO O COMBUSTÍVEL DO ALCANCE DO FOGO. RETIRANDO O FOGO DO ALCANCE DO COMBUSTÍVEL.

27 2º - LIMITAÇÃO DO COMBURENTE ASFIXIA - QUANDO SE REDUZ O COMBURENTE, NÃO DANDO A ESTE POSSIBILIDADE DE CONTINUAR A ALIMENTAR A COMBUSTÃO. ABAFAMENTO - REDUÇÃO DO COMBURENTE ATRAVÉS DA COBERTURA DO COMBUSTÍVEL COM UMA MANTA.

28 3º - LIMITAÇÃO DA TEMPERATURA ARREFECIMENTO - DIMINUIÇÃO DA TEMPERATURA DO COMBUSTÍVEL ATRAVÉS DO LANÇAMENTO DE ÁGUA.

29 COMBUSTÃO COMPLETA QUANDO VERIFICAMOS QUE TODOS OS ELEMENTOS DO COMBUSTÍVEL SE COMBINAM COM O OXIGÉNIO, NÃO RESTANDO NOS PRODUTOS DA COMBUSTÃO NENHUM COMBUSTÍVEL. COMBUSTÃO INCOMPLETA QUANDO A QUANTIDADE DE OXIGÉNIO QUE ENTRA NA COMBUSTÃO É MENOR QUE A NECESSÁRIA, APARECENDO NOS PRODUTOS DA COMBUSTÃO OUTROS COMBUSTÍVEIS: (CO, H2, CO2 ).

30 GASES RESULTANTES DA COMBUSTÃO FUMO CHAMA CALOR GASES

31 FUMO APARECE DEVIDO À COMBUSTÃO INCOMPLETA DOS COMBUSTÍVEIS. FACTORES QUE ORIGINAM A FORMAÇÃO DE FUMO COMPOSIÇÃO QUÍMICA DO COMBUSTÍVEL A TEMPERATURA DO MEIO AMBIENTE A QUANTIDADE DE COMBURENTE A RADIAÇÃO INCIDENTE NO MATERIAL OS COMBUSTÍVEIS NAS PROXIMIDADES DO FOGO A DURAÇÃO DO INCÊNDIO A FORMA DO COMBUSTÍVEL A DISTRIBUIÇÃO DO COMBUSTÍVEL

32 CONSEQUÊNCIAS DO FUMO DIMINUI A VISIBILIDADE OBRIGA O BOMBEIRO A TEMPOS DE EXPOSIÇÃO PROLONGADA A PRODUTOS TÓXICOS DESORIENTA O BOMBEIRO DIFICULTA AS EVACUAÇÕES IRRITA OS OLHOS É UM GERADOR DE PÂNICO

33 DIFERENTES CORES DE FUMO FUMOS DE COR BRANCA INDICAM-NOS QUE O COMBUSTÍVEL ARDE LIVREMENTE FUMOS DE COR NEGRO OU CINZENTO ESCURO INDICAM-NOS QUE ESTAMOS PERANTE UM INCÊNDIO COM ELEVADA TEMPERATURA E FALTA DE OXIGÉNIO FUMOS DE COR AMARELA, RÔXA OU VIOLETA INDICAM-NOS GERALMENTE QUE ESTAMOS EM PRESENÇA DE GASES TÓXICOS

34 CHAMA É UM FENÓMENO LUMINOSO PRÓPRIO DA COMBUSTÃO É UMA ZONA DE GASES INCANDESCENTES VISIVEIS CIRCUNDANDO MATERIAL EM COMBUSTÃO O APARECIMENTO DA CHAMA INDICA-NOS A EMISSÃO DE GASES E VAPORES DEVIDO AO CALOR A TEMPERATURA DE UMA CHAMA PODE ALCANÇAR OS 1800ºC A LUMINOSIDADE OU INTENSIDADE DA CHAMA DEPENDE DO TIPO DE COMBUSTÍVEL, DA QUANTIDADE DE COMBUSTÍVEL E DA QUANTIDADE DE COMBURENTE

35 DIFERENTES CORES DA CHAMA CHAMAS AMARELAS SIGNIFICAM QUE EXISTE ELEVADA PERCENTAGEM DE OXIGÉNIO CHAMAS AZUIS SIGNIFICAM QUE EXISTE UMA PEQUENA PERCENTAGEM DE OXIGÉNIO

36 CALOR ENERGIA GERADA NACOMBUSTÃO, É EMITIDA EM FORMA DE CALOR O CALOR PRODUZIDO NUM INCÊNDIO AUMENTA A TEMPERATURA DO LUGAR ONDE ESTE SE DESENVOLVE.

37 NÍVEIS DE TOLERÂNCIA DO CORPO HUMANO A DIFERENTES TEMPERATURAS 180ºC - DANOS IRREVERSÍVEIS NA PELE E MORTE RÁPIDA. QUEIMADURAS DE 3º GRAU. 140ºC 120ºC 100ºC 60ºC - MÁXIMA TEMPERATURA DE AR RESPIRADO QUE PERMITE SOBREVIVER. EXPOSIÇÃO MÁXIMA 3 MINUTOS. QUEIMADURAS DE 3º GRAU. - TEMPERATURA INTOLERÁVEL A PARTIR DE 15 MINUTOS. QUEIMADURAS DE 2º GRAU. - TEMPERATURA INTOLERÁVEL A PARTIR DE 25 MINUTOS. QUEIMADURAS DE 2º GRAU. - TEMPERATURA TOLERADA DURANTE 60 MINUTOS, NECESSITANDO A HUMIDADE DE NÃO SOFRER ALTERAÇÕES.

38 GASES GASES MAIS COMUNS EXISTENTES NA COMBUSTÃO MONÓXIDO DE CARBONO DIÓXIDO DE CARBONO

39 MONÓXIDO DE CARBONO CO NÃO É O GÁS MAIS TÓXICO PRODUZIDO POR UMA COMBUSTÃO, MAS É O MAIS ABUNDANTE. RESULTA DA COMBUSTÃO IMCOMPLETA DO COMBUSTÍVEL E DA TRANSFORMAÇÃO DO CARBONO EM MONÓXIDO. EM PERCENTAGENS ELEVADAS DE MISTURA COM O OXIGÉNIO É EXPLOSIVO.

40 A TOXICIDADE DEVE-SE AO FACTO DA SUA AFINIDADE COM A HEMOGLOBINA DO SANGUE, OU SEJA, NÃO PERMITE O TRANSPORTE DE OXIGÉNIO E TENDE A SUBSTITUÍ-LO. É PRODUZIDO POR TODOS OS MATERIAIS ORGÂNICOS. EFEITOS NO HOMEM 0,02% PROVOCA O DESMAIO 0,2% 0,4% 1,3% PROVOCA A MORTE EM 30 MINUTOS PROVOCA A MORTE EM 10 MINUTOS PROVOCA A MORTE AO FIM DE 1 A 3 MINUTOS

41 DIÓXIDO DE CARBONO CO2 QUALQUER COMBUSTÃO PRODUZ ESTE GÁS EM GRANDES QUANTIDADES. EM CONCENTRAÇÕES MODERADAS NÃO É TÓXICO. À MEDIDA QUE AUMENTAM AS CONCENTRAÇÕES, AUMENTA O RITMO E INTENSIDADE DA RESPIRAÇÃO. POR CADA 2% DE CO2 O RITMO DA RESPIRAÇÃO AUMENTA 50%.

42 EM PERCENTAGENS ENTRE 4 E 10% APARECEM SINTOMAS DE: DESFALECIMENTO DORES DE CABEÇA VÓMITOS EM PERCENTAGENS SUPERIORES APARECE A MORTE POR CIANOSE. É PRODUZIDO POR TODOS OS COMBUSTÍVEIS ORGÂNICOS.

43 LIQUIDOS INFLAMÁVEIS LIQUIDOS INFLAMÁVEIS SÃO AQUELES CUJO PONTO DE INFLAMAÇÃO É INFERIOR A 38ºC. LIQUIDOS COMBUSTÍVEIS SÃO AQUELES CUJO PONTO DE INFLAMAÇÃO É IGUAL OU SUPERIOR A 38ºC. OS LIQUIDOS INFLAMÁVEIS E COMBUSTÍVEIS NÃO CAUSAM INCÊNDIOS. OS LIQUIDOS LIBERTAM VAPORES QUE EM PROPORÇÕES CORRECTAS, COM A APROXIMAÇÃO DE UMA FONTE DE CALOR, OS TORNA INFLAMÁVEIS E COMBUSTÍVEIS. OS APARELHOS PARA DETERMINAR A PRESENÇA DE VAPORES NA ATMOSFERA TEM O NOME DE EXPLOSÍMETRO.

44 SUBSTÂNCIAS MUITO PERIGOSAS SÃO AQUELAS CUJO PONTO DE INFLAMAÇÃO É IGUAL OU INFERIOR A 25ºC, LIBERTANDO VAPORES À TEMPERATURA AMBIENTE.

45 SUBSTÂNCIAS PERIGOSAS SÃO AQUELAS CUJO PONTO DE INFLAMAÇÃO ESTÁ COMPREENDIDO ENTRE OS 25ºC E OS 65ºC. AGUARDENTE PETRÓLEO DE ILUMINAÇÃO

46 SUBSTÂNCIAS NÃO PERIGOSAS SÃO AQUELAS CUJO PONTO DE INFLAMAÇÃO É IGUAL OU SUPERIOR A 65ºC, NECESSITANDO O LIQUIDO COMBUSTÍVEL DE SER SUJEITO A UMA FONTE DE CALOR PARA COMEÇAR A LIBERTAR VAPORES INFLAMÁVEIS. GASÓLEO ÓLEO FUEL - ÓLEO

47 TEMPERATURA DE INFLAMAÇÃO É A TEMPERATURA MINIMA A PARTIR DA QUAL UM COMBUSTÍVEL EMITE GASES OU VAPORES CAPAZES DE INFLAMAR NA PRESENÇA DE UMA FONTE DE CALOR, NÃO CONSEGUINDO MANTER A COMBUSTÃO DEVIDO À PEQUENA QUANTIDADE DE GASES OU VAPORES LIBERTADOS. TEMPERATURA DE IGNIÇÃO-COMBUSTÃO É A TEMPERATURA MINIMA A PARTIR DA QUAL UM COMBUSTÍVEL EMITE GASES OU VAPORES CAPAZES DE ARDER NA PRESENÇA DE UMA FONTE DE CALOR, MANTENDO A PARTIR DESSE MOMENTO A COMBUSTÃO.

48 TEMPERATURA DE AUTO-IGNIÇÃO É A TEMPERATURA A PARTIR DA QUAL UM COMBUSTÍVEL EMITE GASES OU VAPORES QUE EM CONTACTO COM O OXIGÉNIO ARDEM EXPONTÂNEAMENTE SEM NECESSITAREM DE NENHUMA FONTE DE CALOR.

49 CLASSES DE INCÊNDIOS DE ACORDO COM O COMBUSTÍVEL QUE ARDE PODEMOS ENQUADRAR OS INCÊNDIOS NAS SEGUINTES CLASSES: CLASSE A CLASSE B CLASSE C CLASSE D INCÊNDIOS QUE ENVOLVEM EQUIPAMENTO ELÉCTRICO SOB TENSÃO.

50 INCÊNDIOS DA CLASSE A ENVOLVE INCÊNDIOS DE COMBUSTÍVEIS SÓLIDOS COM FORMAÇÃO DE BRASAS. MADEIRA PAPÉIS ROUPA PALHA

51 INCÊNDIOS DA CLASSE B ENVOLVE INCÊNDIOS DE COMBUSTÍVEIS LIQUIDOS E SÓLIDOS FUSIVEIS. CERA MASSA LUBRIFICANTE RESINAS BENZINA ALCOOL ETER ACETONA

52 INCÊNDIOS DA CLASSE C ENVOLVE COMBUSTÍVEIS GASOSOS OU GASES LIQUEFEITOS SOB PRESSÃO. ACETILENO PROPANO

53 INCÊNDIOS DA CLASSE D ENVOLVE INCÊNDIOS EM METAIS COMBUSTÍVEIS. LIGAS DE MAGNÉSIO ALUMINIO ZINCÓRNIO

54 INCÊNDIOS EM EQUIPAMENTOS ELÉCTRICOS SOB TENSÃO

Hidrogénio + Oxigénio = Água. Química DO FOGO A MATÉRIA A MATÉRIA A MATÉRIA A MATÉRIA + + =

Hidrogénio + Oxigénio = Água. Química DO FOGO A MATÉRIA A MATÉRIA A MATÉRIA A MATÉRIA + + = Química DO FOGO 1 Objectivo: compreensão das causas do fenómeno a que chamamos fogo. Para : Melhor O Controlarmos. Melhor O Evitarmos. Melhor O Extinguirmos. A MATÉRIA A MATÉRIA Não é Continua É formada

Leia mais

Proteção e combate a incêndio

Proteção e combate a incêndio Proteção e combate a incêndio Conceito de fogo Fogo é um processo químico de transformação. Podemos também defini-lo como o resultado de uma reação química que desprende luz e calor devido à combustão

Leia mais

DDS Tipos de Incêndios Responsabilidades sobre os Equipamentos de Proteção Individual

DDS Tipos de Incêndios Responsabilidades sobre os Equipamentos de Proteção Individual DDS Tipos de Incêndios Responsabilidades sobre os Equipamentos de Proteção Individual Conceito de fogo Fogo é um processo químico de transformação. Podemos também defini-lo como o resultado de uma reação

Leia mais

CAPÍTULO 09 COMBATE A INCÊNDIO

CAPÍTULO 09 COMBATE A INCÊNDIO CAPÍTULO 09 COMBATE A INCÊNDIO Tirando-se um dos elementos desse triângulo a combustão será eliminada. Assim, para combatermos um incêndio, temos três (3) regras básicas: A remoção do material combustível

Leia mais

Química Aplicada. QAP0001 Licenciatura em Química Prof a. Dr a. Carla Dalmolin

Química Aplicada. QAP0001 Licenciatura em Química Prof a. Dr a. Carla Dalmolin Química Aplicada QAP0001 Licenciatura em Química Prof a. Dr a. Carla Dalmolin carla.dalmolin@udesc.br carla.dalmolin@gmail.com Combustíveis Reações de Combustão Reação química entre uma substância (combustível)

Leia mais

9. Classificação de agentes químicos quanto a toxicidade e periculosidade

9. Classificação de agentes químicos quanto a toxicidade e periculosidade 9. Classificação de agentes químicos quanto a toxicidade e periculosidade Existem certos riscos associados ao uso de produtos químicos: Danos materiais Danos à saúde humana Danos ambientais (seres vivos

Leia mais

R 2 Risco de explosão por choque, fricção, fogo ou outras fontes de ignição

R 2 Risco de explosão por choque, fricção, fogo ou outras fontes de ignição Texto de Apoio Data: 26 de Setembro 2010 Formador[a]: Mª Filipa Castanheira UC/UFCD: 3778 Agentes Químicos e Biológicos 1.Lista de frases de risco usadas com substâncias perigosas Códigos: Frases de Risco

Leia mais

MÓDULO I FENOMOLOGIA DA COMBUSTÃO

MÓDULO I FENOMOLOGIA DA COMBUSTÃO MÓDULO I FENOMOLOGIA DA COMBUSTÃO Índice 1. OBJETIVOS 2 2. INTRODUÇÃO 2 3. COMBUSTÃO 2 3.1 ENERGIA DE ATIVAÇÃO 4 3.2 COMBUSTIVEIS 5 3.3. COMBURENTES 5 3.4. VELOCIDADE DE COMBUSTÃO 5 4. PROCESSOS DE TRANSFERÊNCIA

Leia mais

COMBUSTÍVEIS E COMBUSTÃO

COMBUSTÍVEIS E COMBUSTÃO COMBUSTÍVEIS E COMBUSTÃO PROF. RAMÓN SILVA Engenharia de Energia Dourados MS - 2013 INFLAMABILIDADE DEFINIÇÃO O significado de limite de inflamabilidade é o seguinte: se um dado conjunto de condições permite

Leia mais

Riscos Específicos e Conselhos de Segurança

Riscos Específicos e Conselhos de Segurança Riscos Específicos e Conselhos de Segurança Perigos Específicos (Risk Phrases) R1 Explosivo no estado seco R2 Risco de explosão por choque, fricção, fogo ou fontes de ignição R3 Grande risco de explosão

Leia mais

Os perigos específicos a seguir apresentados estão de acordo com o Decreto-lei n.º330-a/98, de 2 de Novembro.

Os perigos específicos a seguir apresentados estão de acordo com o Decreto-lei n.º330-a/98, de 2 de Novembro. Os perigos específicos a seguir apresentados estão de acordo com o Decreto-lei n.º330-a/98, de 2 de Novembro. PERIGOS ESPECÍFICOS (RISK PHRASES) R1 Explosivo no estado seco. R2 Risco de explosão por choque,

Leia mais

Instalação predial de combate a incêndio: conceitos

Instalação predial de combate a incêndio: conceitos Instalação predial de combate a incêndio: conceitos Introdução A existência de um incêndio é relacionada ao fogo e, portanto, o controle e a extinção do mesmo requerem a atuação de um profissional habilitado

Leia mais

Incêndio É quando o fogo se torna um devastador, fugindo do controle humano. Conceito de fogo PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO

Incêndio É quando o fogo se torna um devastador, fugindo do controle humano. Conceito de fogo PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO USO DE EXTINTORES Conceito de fogo Fogo é um processo químico de transformação. Podemos também defini-lo como o resultado de uma reação química que desprende luz e calor

Leia mais

reações químicas Oxidação-redução

reações químicas Oxidação-redução reações químicas Oxidação-redução 8º ano JCR 11 Evolução dos conceitos Reacções de oxidação redução como troca de oxigénio Durante muito tempo, os químicos consideraram reacções de oxidação, qualquer reacção

Leia mais

RICARDO AUGUSTO EAD; Curso de Polícia Comunitária pelo CBMPE; Curso de Prevenção e Combate a Incêndio;

RICARDO AUGUSTO EAD; Curso de Polícia Comunitária pelo CBMPE; Curso de Prevenção e Combate a Incêndio; RICARDO AUGUSTO Bombeiro Militar de Pernambuco desde 2007; Instrutor para o curso de formação de SAMU e PM's; Formado em Direito pela Faculdade do Vale do Ipojuca; Curso de Hemergencista Pré-hospitalar

Leia mais

POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA. QUÍMICA AMBIENTAL IFRN NOVA CRUZ CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA Prof. Samuel Alves de Oliveira

POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA. QUÍMICA AMBIENTAL IFRN NOVA CRUZ CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA Prof. Samuel Alves de Oliveira POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA QUÍMICA AMBIENTAL IFRN NOVA CRUZ CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA Prof. Samuel Alves de Oliveira INTRODUÇÃO Atmosfera CAMADAS ATMOSFÉRICAS Troposfera 1 Camada mais fina de todas Entre 10 a

Leia mais

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO 10 SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO Quando falamos em sistemas de protecção contra incêndios, a primeira coisa que nos vem à mente são os extintores de incêndio. E com certeza, é o sistema mais utilizado e conhecido

Leia mais

2. Composição / Informação sobre os componentes

2. Composição / Informação sobre os componentes FICHAS DE SEGURANÇA segundo 91/155/CEE de acordo com o Regulamento para a Classificação, Embalagem e Rotulagem de Preparações Perigosas (DR I Série B de 18.12.1992) 1. Identificação da Preparação e da

Leia mais

Nesta aula iremos aprender sobre um elemento de grande importância. Vamos lá!

Nesta aula iremos aprender sobre um elemento de grande importância. Vamos lá! Aula: 03 Temática: Oxigênio Nesta aula iremos aprender sobre um elemento de grande importância. Vamos lá! O oxigênio é um gás na temperatura ambiente, incolor, insípido, inodoro, comburente, mas não combustível

Leia mais

DDS Combate a Incêndios. DDS Combate a Incêndios

DDS Combate a Incêndios. DDS Combate a Incêndios DDS Combate a Incêndios 1 Métodos de extinção do fogo Partindo do princípio de que, para haver fogo, são necessários o combustível, comburente e o calor, formando o triângulo do fogo ou tetraedro do fogo,

Leia mais

CALORIMETRIA E TERMOLOGIA

CALORIMETRIA E TERMOLOGIA CALORIMETRIA E TERMOLOGIA CALORIMETRIA Calor É a transferência de energia de um corpo para outro, decorrente da diferença de temperatura entre eles. quente Fluxo de calor frio BTU = British Thermal Unit

Leia mais

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS Prof. Luiz Paulo Corrêa Vallandro Engenheiro Eletricista Engenheiro de Segurança do Trabalho 1 DEFINIÇÃO: DEFINIÇÃO: REAÇÃO

Leia mais

Curso de Arrais Amador... CAPÍTULO 6 - COMBATE A INCÊNDIO APRESENTAÇÃO

Curso de Arrais Amador...  CAPÍTULO 6 - COMBATE A INCÊNDIO APRESENTAÇÃO CAPÍTULO 6 - COMBATE A INCÊNDIO APRESENTAÇÃO O fogo, fenômeno existenete desde o início da formação da Terra, coexiste com o homem proporcionando-lhe benefícios e, algumas vezes, prjuízos. O fogo colhido

Leia mais

Laboratório de Química

Laboratório de Química Laboratório de Química Material de laboratório... Gobelé Balão de destilação Balão volumétrico Proveta Tubo de ensaio Matraz Funil de decantação Funil de Buchner Pinça metálica Pinça de madeira Suporte

Leia mais

Segurança contra Incêndios e Explosões

Segurança contra Incêndios e Explosões Segurança contra Incêndios e Explosões Prof. Ivan Faccinetto Böttger Prof. Rodrigo Machado Tavares www.firesafetybrasil.com firesafetybrasil@gmail.com www.firesafetybrasil.com TRABALHOS Tema 1 Sinalização

Leia mais

Tecnologias e inovações na extinção de incêndio. Nuno Azevedo

Tecnologias e inovações na extinção de incêndio. Nuno Azevedo Tecnologias e inovações na extinção de incêndio Nuno Azevedo Temas: 1- Classes de fogos; 2- Agentes Extintores; 3- Extintores portáteis; 4- Utilização de um extintor. 2 Classes de Fogo Para o estudo dos

Leia mais

METAIS COMO CATALIZADORES METAIS AMBIENTE E VIDA

METAIS COMO CATALIZADORES METAIS AMBIENTE E VIDA METAIS COMO CATALIZADORES METAIS AMBIENTE E VIDA Se somarmos as duas equações, a equação global é O bromo não se consome na reacção, sendo regenerado indefinidamente 2 Decomposição do peróxido de hidrogénio

Leia mais

CURSO BÁSICO DE PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS

CURSO BÁSICO DE PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS CURSO BÁSICO DE PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS DEFINIÇÃO: REAÇÃO QUÍMICA COM DESPRENDIMENTO DE LUZ E CALOR CURSO BÁSICO DE PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS O que é necessário para que haja fogo? A união de três elementos

Leia mais

NR 33 Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora).

NR 33 Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora). 6155 - NR 33 Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução à NR 33 1.1. Espaço Confinado... 22 1.1.1. Principais Características... 22 1.1.2. Outras Definições... 22 1.1.3.

Leia mais

Porquê ler este documento? Por quem é elaborada a informação?

Porquê ler este documento? Por quem é elaborada a informação? Informação a comunicar ao público sobre estabelecimento abrangido pelo regime de prevenção de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas (CIRES Fábrica de Estarreja) Porquê ler este documento?

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA DE PRODUTOS

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA DE PRODUTOS Data de Edição: 20-03-2001 Revisão nº: 04 Data de Impressão: 25-05-2004 Página 1 de 5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1.1. Designação do Produto: Klinor Antimousse 1.2. Aplicações: Remoção de

Leia mais

PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO. Material elaborado pelo Professor Edison T Rego

PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO. Material elaborado pelo Professor Edison T Rego PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO Material elaborado pelo Professor Edison T Rego Proteção contra Incêndio MÓDULOS 1- CONCEITOS BÁSICOS Sistemas de Proteção 2 - EXTINTORES; 3 - ÁGUA - básico 4 - ESPUMA Proteção

Leia mais

Título do Vídeo: Burn your calories! Nome dos participantes: Evgeniya Sitchikhina, Tatiana Sitchikhina. Professor responsável: Ana Anjos

Título do Vídeo: Burn your calories! Nome dos participantes: Evgeniya Sitchikhina, Tatiana Sitchikhina. Professor responsável: Ana Anjos Título do Vídeo: Burn your calories! Nome dos participantes: Evgeniya Sitchikhina, Tatiana Sitchikhina Professor responsável: Ana Anjos Escola: Colégio Casa-Mãe E-mail: anaanjos@colegiocasamae.pt Resumo:

Leia mais

Comunicação ao Público SEVESO

Comunicação ao Público SEVESO Comunicação ao Público SEVESO Identificação do Estabelecimento A informação constante deste documento refere-se à unidade da CMP Cimentos Maceira e Pataias, S.A. - Fábrica MACEIRA- Liz, localizada na freguesia

Leia mais

Informação a comunicar ao público. sobre estabelecimento abrangido pelo regime de prevenção de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas

Informação a comunicar ao público. sobre estabelecimento abrangido pelo regime de prevenção de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas Informação a comunicar ao público sobre estabelecimento abrangido pelo regime de prevenção de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas Porquê ler este documento? BRESFOR, Indústria do Formol,

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA 1 - IDENTIFICAÇÃO DA PREPARAÇÃO E DA EMPRESA 1.1 IDENTIFICAÇÃO DA PREPARAÇÃO: - LUMINOX 1.2 UTILIZAÇÃO DA PREPARAÇÃO: - Produto de limpeza e recuperação de metais 1.3 - IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

FS MUROFIX port /10/10 10:42 Pgina 1 C M Y CM MY CY CMY K FICHA DE SEGURANÇA MUROFIX. Composicin

FS MUROFIX port /10/10 10:42 Pgina 1 C M Y CM MY CY CMY K FICHA DE SEGURANÇA MUROFIX. Composicin FS MUROFIX port 07-09 20/10/10 10:42 Pgina 1 FICHA DE SEGURANÇA MUROFIX FS MUROFIX port 07-09 20/10/10 10:42 Pgina 2 FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA DO PRODUTO 1.- IDENTIFICAÇÃO DA SUBSTÂNCIA OU PREPARADO

Leia mais

Porquê ler este documento? Por quem é elaborada a informação?

Porquê ler este documento? Por quem é elaborada a informação? Informação a comunicar ao público sobre estabelecimento abrangido pelo regime de prevenção de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas (Refinaria de Sines) Porquê ler este documento? Este documento

Leia mais

Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos NEUTROL

Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos NEUTROL 1. Identificação do produto e da empresa Nome do produto: Nome da empresa: Otto Baumgart Ind. e Com. S/A Endereço: Rua Coronel Marcílio Franco, 1063 São Paulo S.P. Telefone da empresa: (11) 6901-5522 /

Leia mais

Teoria do Fogo. É uma reação química (reação de combustão). Logo envolve reagentes e produtos.

Teoria do Fogo. É uma reação química (reação de combustão). Logo envolve reagentes e produtos. Teoria do Fogo É uma reação química (reação de combustão). Logo envolve reagentes e produtos. É totalmente previsível, desde que você entenda o processo, as variáveis envolvidas, etc... O fogo é uma reação

Leia mais

Prof: Francisco Sallas

Prof: Francisco Sallas Prof: Francisco Sallas Classificado como hidrocarboneto aromático. Todos os aromáticos possuem um anel benzênico (benzeno), que, por isso, é também chamado de anel aromático. É líquido, inflamável, incolor

Leia mais

CALORIMETRIA Calor. CALORIMETRIA Potência ou Fluxo de Calor

CALORIMETRIA Calor. CALORIMETRIA Potência ou Fluxo de Calor CALORIMETRIA Calor É a transferência de energia de um corpo para outro, decorrente da diferença de temperatura entre eles. quente frio Unidades de calor 1 cal = 4,186 J (no SI) 1 kcal = 1000 cal Fluxo

Leia mais

Material de Apoio a Exames. Física e Química A. 11º Ano

Material de Apoio a Exames. Física e Química A. 11º Ano MOD_SCI59 Material de Apoio a Exames Física e Química A 11º Ano Exame 2 ESJR - uma escola presente a pensar no futuro! www.esc-joseregio.pt Escola com Contrato de Autonomia direcao@oges.esc-joseregio.pt

Leia mais

MÁSTIQUE BETUMINOSO MBE 25

MÁSTIQUE BETUMINOSO MBE 25 FICHA DE SEGURANÇA DE PRODUTO (Em conformidade com o Regulamento REACH (EC) nº 1907/2006) Nº revisão: 0 Data de emissão: 21 de Abril de 2017 MÁSTIQUE BETUMINOSO MBE 25 1. Identificação da substância/mistura

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ Nº: 042 Data da última revisão: 02/05/2013 Nome do Produto: Betumanta PP Rockshield 1) IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Betumanta PP Rockshield Código do Produto:030040019 Nome

Leia mais

Física II. Capítulo 03 Transferência de Calor. Técnico em Edificações (PROEJA) Prof. Márcio T. de Castro 17/05/2017

Física II. Capítulo 03 Transferência de Calor. Técnico em Edificações (PROEJA) Prof. Márcio T. de Castro 17/05/2017 Física II Capítulo 03 Transferência de Calor Técnico em Edificações (PROEJA) 17/05/2017 Prof. Márcio T. de Castro Parte I 2 Quantidade de Calor Quantidade de Calor (Q): energia térmica em trânsito entre

Leia mais

Ciências Naturais, 5º Ano. Ciências Naturais, 5º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º:

Ciências Naturais, 5º Ano. Ciências Naturais, 5º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: Camadas da Atmosfera FICHA DE TRABALHO 1 Conteúdo: Camadas da Atmosfera FICHA DE TRABALHO 1 se se Conteúdo: Funções da Atmosfera FICHA DE TRABALHO 2 Conteúdo: Funções da Atmosfera FICHA DE TRABALHO

Leia mais

Informação a comunicar ao público. sobre estabelecimento abrangido pelo regime de prevenção de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas

Informação a comunicar ao público. sobre estabelecimento abrangido pelo regime de prevenção de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas Informação a comunicar ao público sobre estabelecimento abrangido pelo regime de prevenção de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas BRESFOR, Indústria do Formol, S.A. Porquê ler este documento?

Leia mais

A Terra no Sistema Solar

A Terra no Sistema Solar A Terra no Sistema Solar Sistema Solar Via Láctea A Via Láctea é uma galáxia constituída por milhões de estrelas, planetas, gases, poeiras e uma infinidade de outros corpos celestes. Terra A Terra é o

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA 1. IDENTIFICAÇÃO DA SUBSTÂNCIA E DA EMPRESA 1.1 Identificação do Produto Nome da substância: Sinónimos: Designação comercial: BLANDOL WHITE MINERAL OIL Óleo mineral branco Vaselina liquída 1.2 Utilizações

Leia mais

A. Informação geral Identificação do estabelecimento Nome / Designação comercial do operador Designação do estabelecimento Endereço do estabelecimento

A. Informação geral Identificação do estabelecimento Nome / Designação comercial do operador Designação do estabelecimento Endereço do estabelecimento Informação a comunicar ao público sobre estabelecimento abrangido pelo regime de prevenção de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas AIR LIQUIDE Centro Industrial de Arruda dos Vinhos Porquê

Leia mais

ENERGIAS RENOVAVEIS. Biocombustiveis - biomassa sólida; - biocombustíveis gasosos; - biocombustíveis líquidos Energia Solar ENERGIA EÓLICA

ENERGIAS RENOVAVEIS. Biocombustiveis - biomassa sólida; - biocombustíveis gasosos; - biocombustíveis líquidos Energia Solar ENERGIA EÓLICA ENERGIAS RENOVAVEIS Biocombustiveis - biomassa sólida; - biocombustíveis gasosos; - biocombustíveis líquidos Energia Solar ENERGIA EÓLICA 1 1. Biomassa sólida Tem como fonte os produtos e resíduos da agricultura

Leia mais

Teoria do Fogo (2ª parte)

Teoria do Fogo (2ª parte) Teoria do Fogo (2ª parte) Condução Transmissão de Calor Convecção Radiação Condução É a transferência de calor dentro de um mesmo corpo sólido, ou entre dois corpos sólidos em contato direto. Condução

Leia mais

Instalações Térmicas. 3º ano 6º semestre Aula 2. Prof. Doutor Engº Jorge Nhambiu Instalações Térmicas

Instalações Térmicas. 3º ano 6º semestre Aula 2. Prof. Doutor Engº Jorge Nhambiu Instalações Térmicas 1 Instalações Térmicas 3º ano 6º semestre Aula Prof. Doutor Engº Jorge Nhambiu Instalações Térmicas Tópicos Teoria da Combustão Combustão Ar estequiométrico Excesso de ar Cálculos estequiométricos Composição

Leia mais

Fontes de Energias Renováveis e Não Renováveis. Aluna : Ana Cardoso

Fontes de Energias Renováveis e Não Renováveis. Aluna : Ana Cardoso Fontes de Energias Renováveis e Não Renováveis Aluna : Ana Cardoso Fontes de Energias Renováveis As fontes de energia renováveis são aquelas que vem de recursos naturais e que se renovam continuamente

Leia mais

Porquê ler este documento? Por quem é elaborada a informação?

Porquê ler este documento? Por quem é elaborada a informação? Informação a comunicar ao público sobre estabelecimento abrangido pelo regime de prevenção de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas (Acail Gás, S.A.) Porquê ler este documento? Este documento

Leia mais

Operadores de Sistemas de Assistência e Socorros OPSAS. Estrutura da prova específica da especialidade. Nº de questões no BCQ

Operadores de Sistemas de Assistência e Socorros OPSAS. Estrutura da prova específica da especialidade. Nº de questões no BCQ Operadores de Sistemas de Assistência e Socorros OPSAS Estrutura da prova específica da especialidade Disciplina Capítulo Nº de questões no BCQ Nº de questões a sair no Teste Organização e Sistemas de

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ Nº: 018 Data da última revisão: 04/05/2013 Nome do Produto: Betoxi 94 1) IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Betoxi 94 Código do Produto:019003011, 019003025. Nome da Empresa:Betumat

Leia mais

Anti-Respingo com Silicone

Anti-Respingo com Silicone 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome: Anti-Respingos de Solda (Com silicone) Solvente: Cloreto de Metileno (Concentrado) Propelente: CO2 (Não Inflamável) Empresa: Heavy Duty Comércio de Ferramentas

Leia mais

PRINCÍPIO BÁSICO DE FUNCIONAMENTO

PRINCÍPIO BÁSICO DE FUNCIONAMENTO PRINCÍPIO BÁSICO DE FUNCIONAMENTO Os Calefatores de Dupla Combustão são fabricados em aço carbono e resistem a altas temperaturas, superando os 400 C em seu interior. O vidro da porta é de cristal termo

Leia mais

6 MATERIAIS E EQUIPAMENTOS

6 MATERIAIS E EQUIPAMENTOS 79 6 MATERIAIS E EQUIPAMENTOS 6.1. Amostra O spent potliner, estudado neste trabalho, foi fornecido pela Valesul Alumínio S.A., empresa que produz e comercializa alumínio primário e ligas para a indústria

Leia mais

Metais e ligas metálicas Estrutura e propriedades dos metais

Metais e ligas metálicas Estrutura e propriedades dos metais AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de Química / Metas Curriculares ENSINO SECUNDÁRIO 12º ANO-QUÍMICA DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA (Em conformidade com o Regulamento (CE) n.º 1907/2006) 1. IDENTIFICAÇÃO DA PREPARAÇÃO E DA EMPRESA Produto: Absorventes de polipropileno para tratamento de derrames em forma

Leia mais

Porquê ler este documento? Por quem é elaborada a informação?

Porquê ler este documento? Por quem é elaborada a informação? Informação a comunicar ao público sobre estabelecimento abrangido pelo regime de prevenção de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas (Celtejo, Empresa de Celulose do Tejo, SA) Porquê ler este

Leia mais

CLIMATIZAÇÃO AULA 02 CONFORTO AMBIENTAL Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR Colegiado de Arquitetura e Urbanismo Prof. Philipe do Prado Santos

CLIMATIZAÇÃO AULA 02 CONFORTO AMBIENTAL Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR Colegiado de Arquitetura e Urbanismo Prof. Philipe do Prado Santos CLIMATIZAÇÃO AULA 02 CONFORTO AMBIENTAL Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR Colegiado de Arquitetura e Urbanismo Prof. Philipe do Prado Santos CONFORTO AMBIENTAL Bem-estar térmico, visual, acústico

Leia mais

Pele: Lavar com sabão e água cubra a irritação com um emoliente, e procure auxílio médico se a irritação se desenvolver.

Pele: Lavar com sabão e água cubra a irritação com um emoliente, e procure auxílio médico se a irritação se desenvolver. FOLHA...: 1/ 5 1 Identificação do Produto e da Empresa: Nome do Produto: Nome da Empresa: Endereço: Av. Gupê, 10497 Telefone: 55 11 4772 4900 Cosmoquimica Indústria e Comércio EIRELI Fax: 55 11 4772 4955

Leia mais

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. troposfera a radiação termosfera. gasosa estratosfera os fenómenos. mesosfera o ar O ozono

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. troposfera a radiação termosfera. gasosa estratosfera os fenómenos. mesosfera o ar O ozono Conteúdo: Camadas da Atmosfera FICHA DE TRABALHO 1 troposfera a radiação termosfera gasosa estratosfera os fenómenos mesosfera o ar O ozono A atmosfera terrestre, camada que envolve a Terra, com cerca

Leia mais

Oliveira - Geadas de Novembro de 2010

Oliveira - Geadas de Novembro de 2010 7 25 de Novembro de 2010 Oliveira - Geadas O acentuado arrefecimento nocturno verificado na última madrugada, deu origem ao aparecimento de temperaturas negativas. Nas Estações Meteorológicas instaladas

Leia mais

Porquê ler este documento? Por quem é elaborada a informação?

Porquê ler este documento? Por quem é elaborada a informação? Informação a comunicar ao público sobre estabelecimento abrangido pelo regime de prevenção de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas Distalgás, Lda Porquê ler este documento? Este documento

Leia mais

Ficha de informações de segurança de produtos químicos

Ficha de informações de segurança de produtos químicos Ficha de informações de segurança de produtos químicos ADITIVO PARA ALUMÍNIO H O R I. Dados gerais do responsável pela substância química 1. Nome do fabricante ou importador: Amphora Química Ltda. 2. Endereço

Leia mais

PROCEDIMENTO INFORMAÇÃO AO PÚBLICO NO ÂMBITO DA DIRECTIVA SEVESO III - DL 150/2015 S09.P ÍNDICE LISTA DE REVISÕES...

PROCEDIMENTO INFORMAÇÃO AO PÚBLICO NO ÂMBITO DA DIRECTIVA SEVESO III - DL 150/2015 S09.P ÍNDICE LISTA DE REVISÕES... 1. ÍNDICE 1. ÍNDICE... 1 2. LISTA DE REVISÕES... 3 A INFORMAÇÃO GERAL... 4 1. IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO... 4 2. ENQUADRAMENTO DO ESTABELECIMENTO NO REGIME DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES GRAVES (DECRETO-LEI

Leia mais

O COMBUSTÍVEL 1- INTRODUÇÃO

O COMBUSTÍVEL 1- INTRODUÇÃO O COMBUSTÍVEL 1- INTRODUÇÃO A combustão é o processo de reações químicas que se produzem durante a oxidação completa ou parcial do carbono, do hidrogênio e do enxofre contidos em um combustível. A análise

Leia mais

Porquê ler este documento? Por quem é elaborada a informação?

Porquê ler este documento? Por quem é elaborada a informação? Informação a comunicar ao público sobre estabelecimento abrangido pelo regime de prevenção de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas (Vimagás- Comércio de gás e lub., Lda) Porquê ler este

Leia mais

PROGRAMAS DE GESTÃO DO PRODUTO ISOPA. Walk the Talk PRODUTOS QUÍMICOS DIVERSOS

PROGRAMAS DE GESTÃO DO PRODUTO ISOPA. Walk the Talk PRODUTOS QUÍMICOS DIVERSOS PROGRAMAS DE GESTÃO DO PRODUTO ISOPA Walk the Talk PRODUTOS QUÍMICOS DIVERSOS É OBRIGATÓRIA a leitura da FDS(a) do seu fornecedor, uma vez que contém informações relativamente ao manuseamento seguro, e

Leia mais

Atenção É necessário apresentar sempre a indicação dos cálculos no papel da sua prova. Física I

Atenção É necessário apresentar sempre a indicação dos cálculos no papel da sua prova. Física I Exame do º Ciclo Prova escrita de Ciências Físico-Químicas Ciências Físico-Químicas º ciclo - Publicada no Diário de Lisboa em 31 de Julho, no nº 17101, ano 50, página 1, 13 e respectiva solução nas mesmas

Leia mais

COLÉGIO SANTA CRISTINA - DAMAS AULÃO. ENERGIA Do fogo a energia elétrica. Prof. Márcio Marinho

COLÉGIO SANTA CRISTINA - DAMAS AULÃO. ENERGIA Do fogo a energia elétrica. Prof. Márcio Marinho COLÉGIO SANTA CRISTINA - DAMAS AULÃO ENERGIA Do fogo a energia elétrica O fogo O fogo é a rápida oxidação de um material combustível liberando calor, luz e produtos de reação, tais como o dióxido de carbono

Leia mais

FICHA TÉCNICA DE SEGURANÇA DO PRODUTO QUÍMICO - FISPQ Data da Revisão:

FICHA TÉCNICA DE SEGURANÇA DO PRODUTO QUÍMICO - FISPQ Data da Revisão: 01. Identificação do Produto e da Empresa. Nome do Produto: Óxido de Zinco Nome da Empresa: Domingos Araújo Neto Endereço: Av. Francisco Sá, 3405 Monte Castelo Fortaleza Ce CEP: 60130-000 Telefone: (0xx85)

Leia mais

Metais no Organismo Humano

Metais no Organismo Humano Metais no Organismo Humano Relativamente à necessidade biológica podem classificar-se Metais Essenciais: Metais Tóxicos: sódio, potássio, cálcio, magnésio, ferro, crómio, zinco, cobalto, manganês e níquel.

Leia mais

Porquê ler este documento? Por quem é elaborada a informação?

Porquê ler este documento? Por quem é elaborada a informação? Informação a comunicar ao público sobre estabelecimento abrangido pelo regime de prevenção de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas (Acail Gás, S.A.) Porquê ler este documento? Este documento

Leia mais

Oxy-Cut Processos de Fabrico. Trabalho de pesquisa efetuado por Rodrigo Chora

Oxy-Cut Processos de Fabrico. Trabalho de pesquisa efetuado por Rodrigo Chora Oxy-Cut Processos de Fabrico Trabalho de pesquisa efetuado por Rodrigo Chora Uma breve introdução O oxicorte é uma técnica muito utilizada para o corte de objetos metálicos. Este método consiste no corte

Leia mais

MANUAL ATMOSFERAS EXPLOSIVAS

MANUAL ATMOSFERAS EXPLOSIVAS MANUAL ATMOSFERAS EXPLOSIVAS 1 Afinal, o que é uma AtmosferaExplosiva? Uma atmosfera explosiva é quando existe em contato com o oxigênio uma proporção tal de gás, vapor, poeira ou fibras, onde uma faísca

Leia mais

Fluidos Frigorigéneos

Fluidos Frigorigéneos APLICAÇÃO DO FRIO NA CADEIA ALIMENTAR CTeSP em GASTRONOMIA, TURISMO E BEM-ESTAR Os podem ser classificados por: CFC s Clorofluorcarbonetos HCFC s Hidroclorofluorcarbonetos HFC s Hidrofluorcarbonetos 1

Leia mais

Porquê ler este documento? Por quem é elaborada a informação?

Porquê ler este documento? Por quem é elaborada a informação? Informação a comunicar ao público sobre estabelecimento abrangido pelo regime de prevenção de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas (FISIPE, S.A) Porquê ler este documento? Este documento

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA 2/3 LIMA DE FREITAS 10.º ANO FÍSICA E QUÍMICA A 2010/2011 NOME: Nº: TURMA:

ESCOLA SECUNDÁRIA 2/3 LIMA DE FREITAS 10.º ANO FÍSICA E QUÍMICA A 2010/2011 NOME: Nº: TURMA: ESCOLA SECUNDÁRIA 2/3 LIMA DE FREITAS 0.º ANO FÍSICA E QUÍMICA A 200/20 NOME: Nº: TURMA: AVALIAÇÃO: Prof.. A energia eléctrica pode ser produzida em centrais termoeléctricas. Nessa produção há perdas de

Leia mais

1.3.3 Transferências de energia por calor. Calor e trabalho: Experiência de Joule

1.3.3 Transferências de energia por calor. Calor e trabalho: Experiência de Joule Calor e trabalho: Experiência de Joule A experiência de Joule, mostrou que um aquecimento pode ser feito através de dois processos: calor e trabalho. O corpo em queda provoca a rotação das pás dentro de

Leia mais

2. COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES

2. COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO / EMPRESA - Nome do Produto : PROTIX MA 100S. - Código interno: 118 - Nome da empresa : R. B. Produtos Químicos Especiais Ltda. - Endereço: Rua Djalma Sales Pessanha, n.º 256-

Leia mais

ATIVIDADE AVALIATIVA

ATIVIDADE AVALIATIVA ATIVIDADE AVALIATIVA Valor: 2,0 Tempo para responder: 20min Sabendo que o clima não é algo estático, mas sim, um complexo e intrincado sistema de infinitas variáveis agindo simultaneamente e considerando

Leia mais

MOTORES TÉRMICOS AULA MISTURAS REAGENTES E COMBUSTÃO

MOTORES TÉRMICOS AULA MISTURAS REAGENTES E COMBUSTÃO MOTORES TÉRMICOS AULA 13-17 MISTURAS REAGENTES E COMBUSTÃO PROF.: KAIO DUTRA Nas reações de combustão, a rápida oxidação dos elementos combustíveis do combustível resulta em uma liberação de energia à

Leia mais

CO2: Tecnologia de Captura em Sólidos Adsorventes

CO2: Tecnologia de Captura em Sólidos Adsorventes CO2: Tecnologia de Captura em Sólidos Adsorventes E Q U I P A Q 1 F Q I 0 1 _ 1 : E S T U D A N T E S & A U T O R E S : F R A N C I S C A L E A L G E R S O N T R I S T Ã O H E L E N A C R U Z H U G O M

Leia mais

Água Água potável. Água tratada Água destilada, água condensada

Água Água potável. Água tratada Água destilada, água condensada Cores de fundo: para as instalações em que se considera suficiente a simples identificação da natureza geral do fluído canalizado Cores de fundo, com indicações codificadas adicionais, para as instalações

Leia mais

Combustão. Objetivos. O Professor Responsável. J M C Mendes Lopes

Combustão. Objetivos. O Professor Responsável. J M C Mendes Lopes Combustão Objetivos Objetivo de ordem geral: Integrar num assunto específico os conhecimentos adquiridos em disciplinas a montante (termodinâmica, química, mecânica de fluidos, transmissão de calor e de

Leia mais

Informação a comunicar ao público. sobre estabelecimento abrangido pelo regime de prevenção de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas

Informação a comunicar ao público. sobre estabelecimento abrangido pelo regime de prevenção de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas Informação a comunicar ao público sobre estabelecimento abrangido pelo regime de prevenção de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas BRESFOR, Indústria do Formol, S.A. Porquê ler este documento?

Leia mais

POLUIÇÃO SUBSTÂNCIA CERTA + LUGAR ERRADO

POLUIÇÃO SUBSTÂNCIA CERTA + LUGAR ERRADO POLUIÇÃO SUBSTÂNCIA CERTA + LUGAR ERRADO POLUIÇÃO Formas do homem degradar o ambiente: Queimadas Desmatamento Indústria (chuva ácida, CFC, queimadas de produtos fósseis, DDT) Aterros clandestinos Derramamento

Leia mais

Combustão é uma reação química de óxido-redução entre um combustível e um comburente, sendo obtido calor (energia) e sub-produtos.

Combustão é uma reação química de óxido-redução entre um combustível e um comburente, sendo obtido calor (energia) e sub-produtos. Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Industrial Madeireira MÁQUINAS TÉRMICAS AT-056 M.Sc. Alan Sulato de Andrade alansulato@ufpr.br 1 INTRODUÇÃO: Uma das formas mais empregadas para produção

Leia mais

Escola Secundária de Lagoa. Ficha de Trabalho 4. Química 12º Ano Paula Melo Silva. Conteúdos e Metas

Escola Secundária de Lagoa. Ficha de Trabalho 4. Química 12º Ano Paula Melo Silva. Conteúdos e Metas Escola Secundária de Lagoa Química 12º Ano Paula Melo Silva Ficha de Trabalho 4 Combustíveis, energia e ambiente Conteúdos e Metas Combustíveis fósseis: o carvão, o crude e o gás natural Compreender processos

Leia mais