85 anos. Palavras da Presidência

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "85 anos. Palavras da Presidência"

Transcrição

1

2

3 Palavras da Presidência É com muita alegria que a ANCP homenageia a família Fontenelle, na pessoa de Haroldo Fontenelle, em comemoração aos 85 da marca Guzerá NF. O criatório que nasceu em 1928, produzindo animais funcionais de grande pureza racial, alta produção de carne e leite, agregando valor à pecuária nacional a partir do olhar clínico do pioneiro Napoleão Fontenelle. Hoje, o criatório sob a responsabilidade de Haroldo Fontenelle, mais um grande apaixonado pela raça, utiliza os sistemas tecnológicos para, cada vez mais, melhorar a genética dos animais e proteger o meio ambiente, sem perder a filosofia de animal ideal, ensinado por Napoleão Fontenelle. A paixão pelo Guzerá fez da marca NF uma das mais importantes do Brasil, com reconhecimento internacional, na exportação de animais. O País e a raça Guzerá agradecem o excepcional trabalho realizado pela família Fontenelle, em prol da pecuária brasileira. A equipe ANCP sente-se honrada por estar presente nesta data com a família Fontenelle. Vocês, como família e produtores de um Guzerá sustentável, são exemplos para todos nós. Parabéns! Ribeirão Preto, 20 Agosto de Raysildo Barbosa Lôbo Presidente Carlos Viacava Vice-Presidente

4 Guzerá NF: Tradição e Amor à raça Guzerá 1928, em Santa Leopoldina ES, início da criação por Napoleão Fontenelle rebanho transferido para a Fazenda São Sebastião, também conhecida como Fazenda Fontenelle. Criador: Haroldo B. Fontenelle da Silveira e Outros-Condomínio Fazenda: Fontenelle Cidade: Baixo Guandu Estado: ES País: Brasil Marca/sufixo/SIU/ nomes populares : Marca NF; Sufixo: NF (a partir de 1984); Sistema Único de Identificação (SUI): FNF; atualmente na letra A, isto é, FNF A (nº do controle de 1 a 9999) Situação atual: Ativo. Continuação pelos herdeiros de Napoleão Fontenelle: Haroldo, Maria Luiza e Gerusa. Base do criatório: João Carlos Burguês de Abreu, Allyrio Jordão de Abreu, Otávio Machado, Celso Garcia Cid e Antônio Ernesto Werna de Salvo. Foco da seleção: Dupla aptidão no mesmo animal, com animais se destacando nos extremos para a produção de leite e carne, aliada a refinada caracterização racial. Seleção a campo, com baixos custos de produção.

5

6 Napoleão Fontenelle Casado com Adelaide Fontenelle tiveram três filhos, Maria Luiza Fontenelle Dumans, Haroldo Brunow Fontenelle da Silveira e Gerusa Brunow Fontenelle. Iniciou em 1928 a criação do Guzerá NF, que, pioneiramente, identificou a necessidade do Zebu para a pecuária no Espírito Santo. No início foram introduzidos animais da raça Guzerá, Nelore e Gir. Dentre as raças o Guzerá apresentou um melhor desempenho. Após 17, em 1945, o rebanho de Guzerá foi transferido para a Fazenda Fontenelle, em Baixo Guandu. Como deputado, foi o 1 presidente e fundador da Associação dos Criadores de Guzerá do Brasil (ACGB), cujo objetivo foi difundir a raça Guzerá para todo o país, a partir de pesquisas, provas zootecnicas e exposições. A paixão pela raça Guzerá foi tanta que Dr. Napoleão Fontenelle cruzou o Atlântico em 1958 a caminho da Índia para estudar o Guzerá em sua raiz e, na companhia de Celso Garcia Cid, visitou diversos criatórios. Em 1974 recebe premio de Melhor Criador da Raça Guzerá das mãos de José Resende Peres, Secretário da Agricultura do Rio de Janeiro, na 2ª Exposição Nacional da Raça Guzerá.. Em 1986 a ACGB fez, em sua homenagem, o troféu Napoleão Fontenelle para a Fêmea Guzerá de Melhor Caracterização Racial.

7 Haroldo Brunow Fontenelle da Silveira Filho de Napoleão Fontenelle, pai de Beatriz Silva Fontenelle. Assumiu a administração da Fazenda Fontenelle em 1972, tendo como objetivo o aumento da produtividade do rebanho, sem prejuízos da aprimorada caracterização racial. Em 1991, Haroldo Fontenelle participou da fundação do Núcleo de Guzerá Leiteiro de São Pedro dos Ferros e, em 1992, do Centro Brasileiro de Melhoramento do Guzerá (CBMG), tendo como objetivo promover o melhoramento genético da raça Guzerá de forma confiável para as características de corte e leite. Realizou parceria para as características de corte com a Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP), com início do programa em 1999 a partir do interesse de criadores da raça Guzerá em aplicar novas tecnologias aos seus rebanhos. Para as características de leite, contou com a parceria da Embrapa/Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e do Programa Nacional de Melhoramento da Raça Guzerá Para Leite (PNMGuL). Utiliza o Programa de Avaliação Genética da Raça Guzerá para Corte (Programa Guzerá Brasil) da ANCP para as avaliações genéticas de touros duplo provados, ou seja, possuem avaliação genética para características leiteiras e de corte. Em 1976, o Governo do Estado do Rio de Janeiro contou com o apoio da marca NF, através de doação, junto a outros criadores, para a introdução da raça Guzerá em instituição estadual de pesquisa e difusão da raça, hoje EMATER-RIO.

8 Maria Luiza Fontenelle Dumans Filha de Napoleão Fontenelle, mãe de três filhos: Maria Luiza Fontenelle Dumans, Suzana Fontenelle Dumans Canetti e Carlos Fernando Fontenelle Dumans. É a responsável, desde 1976, pelos apontamentos zootécnicos do rebanho NF, foram mais de 15 mil produtos que nasceram desde então. A responsabilidade pela informação oferece a credibilidade de confiar na qualidade produtiva e genética, prova disso é a certificação G1 (qualidade da informação), G2 (uso correto do melhoramento genético) concedida ao rebanho NF no ano de 2010 e 2011 pela ANCP. O objetivo da certificação é identificar as fazendas comprometidas com a qualidade da coleta e envio dos dados e uso correto do melhoramento genético.

9 Gerusa Brunow Fontenelle Filha de Napoleão Fontenelle, bióloga por formação, está desde 1992 ajudando na administração da Fazenda e voltada para um trabalho de preservação do meio ambiente, embelezando com árvores e jardins a Fazenda Fontenelle. Suas pinturas delicadas também enfeitam o mobiliário e as paredes da casa sede. Tal atuação contribuiu para a obtenção da certificação G3 (sustentabilidade), concedida ao rebanho NF no ano de 2011 pela ANCP, mostrando que além de informações confiáveis e uso correto das ferramentas de melhoramento genético, o Guzerá NF apresenta atitudes positivas em prol da preservação do meio ambiente. Carlos Fernando Fontenelle Dumans Neto de Napoleão Fontenelle e sobrinho de Haroldo Fontenelle. Casado com Marise Castro Rebelo Fontenelle Dumans possuem dois filhos: Eduardo e Bernardo. Desde 1995 participa na administração da Fazenda. Maria Luiza Fontenelle Dumans Neta de Napoleão Fontenelle e sobrinha de Haroldo Fontenelle. Casada com José Inácio Xavier, possuem um casal de filhos: Pedro Henrique e Maria Luiza. Suzana Fontenelle Dumans Canetti Neta de Napoleão Fontenelle e sobrinha de Haroldo Fontenelle. Casada com Eli Canetti, possuem duas filhas: Silvia e Elisa. Beatriz Silva Fontenelle Neta de Napoleão Fontenelle e filha de Haroldo Fontenelle.

10 O rebanho NF Desde o início da formação do rebanho NF, a prioridade foi a pureza racial, aliada à produtividade em leite e peso. Os animais do plantel NF apresentam dupla aptidão (corte e leite), são criados para gerar matrizes melhoradas geneticamente, com as características raciais. Na formação do Guzerá NF, foram utilizados animais de diversos criadores, entre os quais destacamos: João Carlos Burguês de Abreu, Allyrio Jordão de Abreu, Otávio Machado, Celso Garcia Cid e Antônio Ernesto Werna de Salvo, além de sete touros POI descendentes dos animais importados em 1960 e O plantel é composto de 1600 cabeças, distribuídas em 280 alqueires. Devido à rusticidade do Guzerá, não há qualquer alimentação suplementar. A criação dos animais é realizada de forma extensiva, a pasto, predominando o gênero Brachiaria, com sal mineral. Para as fêmeas em lactação, as ordenhas manuais são feitas somente na parte da manhã. Após a ordenha, as vacas são soltas no pasto com as crias até à tarde, para depois serem separadas até a ordenha do próximo dia. No período de 1992 a 1998, o Guzerá NF exportou cerca de 150 matrizes para a Colômbia e Venezuela. Para aumentar a multiplicação de animais geneticamente superiores, a inseminação artificial e a transferência de embrião passaram a fazer parte da rotina do Guzerá NF. Foram utilizados diversos touros de outros rebanhos, tais como: Poker OM, Seridó JA, Zorro Duque da São Luiz, Federal da Barra, Ditador JA, Vaidoso JP, Cairo JP, Despacho S, Acarajé S, Acari RF, ABC S, Estanho da Morumbi, Físico da Morumbi, Apolo Guzerati, Hotan do Bravo, Fuá S, Abaeté S, Signo AM, Neófito Maia, Naturalismo PEAC, Notável JF, Destaque MRN, Quito JA, Nova Seita D, Labrador Tabo.

11 Participa do Programa de Avaliação Genética da Raça Guzerá da Associação Nacional dos Criadores e Pesquisadores (Programa Guzerá Brasil/ANCP) desde 2002; do Controle Leiteiro Oficial da ABCZ, do Programa de Melhoramento Genético de Zebus (PMGZ) (Controle de Desenvolvimento Ponderal) e do Centro Brasileiro de Melhoramento Genético da Raça Guzerá (CBMG²). Possuindo animais de destaque nos Sumários de Leite da Embrapa/ABCZ e no Sumário da ANCP, além de premiações em Concursos Leiteiros e Exposições. O rebanho NF também tem participado do Programa de Melhoramento do Guzerá para Leite, fornecendo animais para Teste de Progênie (TP). Na bateria do TP/2012, esta participando com o Hidrante FIV NF, com DEP parental de 462 kg, na vaga de maximização de leite. Na bateria do TP/2013, foi aprovada a participação do Hamal NF. Algumas parcerias foram feitas utilizando-se vacas NF, dentre as quais citamos: Jose Marinho Peres (Estância Kankrej), Paulo Emilio de Almeida Carneiro (Fazenda Palestina), Luiz Vitor Carrão Pereira de Souza (Fazenda São Gabriel), Roberto Martins Franco (Fazenda Lageado), Emerson Soares Filho (Fazenda Santa Luzia), Alcebíades Paes Garcia (Fazenda São Luiz), Haroldo de Sá Quartim Barbosa (Fazenda Negrinha) e Sociedade Educacional Uberabense (UNIU- BE) Todo o trabalho desenvolvido por Haroldo contou sempre com a atenciosa e incansável colaboração de suas duas irmãs, Maria Luiza e Gerusa.

12 1974 Premiações Napoleão Fontenelle recebe título de Melhor Criador da Raça Guzerá. II Exposição Nacional da Raça Guzerá (RJ), com mais de 300 animais se apresentando na pista. Com destaque para: Duque e Dalila venceram como grandes campeões da raça, guiados por Etelvino. Parev Celawati da Cachoeira, prêmio de Melhor Conjunto Progênie de Pai

13 1986 Em honra ao mérito do grande selecionador, a Associação dos Criadores de Guzerá do Brasil criou o Troféu Napoleão Fontenelle para a Fêmea Guzerá de Melhor Caracterização Racial. Destaque para Urutu NF - Tetracampeão Nacional em Uberaba, sendo apresentado como a materialização do touro completo, por apresentar mais de 1000 kg de peso vivo, revelando-se como touro melhorador para carne e leite, aos cuidados de Camilo Collier.

14 1992 Traíra NF ganha o troféu de Grande Campeã do Torneio Leiteiro da Raça Guzerá e do Melhor Úbere da Raça Guzerá com produção de 31kg/dia ajustados para 4% gordura. Alvura NF ganha como 2ª Colocada no Concurso Leiteiro de Uberaba Jacui NF venceu a Prova de Ganho de Peso Oficial da ABCZ, com ganho médio de 1,340 kg/dia 1995 Araponga NF, de Sinval Martins de Mello, bicampeã do Concurso Leiteiro em Uberaba com produção média de 14,35 kg em 1995 e 19,5 kg em 1996.

15 1998 Favorita NF, de Paulo Emilio de Almeida Carneiro, campeã do Concurso Leiteiro na ExpoZebu, com produção média de 24,62 kg/dia e melhor úbere Hematita NF, recorde de produção de embriões da raça Guzerá, com a marca histórica de produção de 37 embriões viáveis em uma única coleta Ucha NF, Campeã Vaca Jovem do Concurso Leiteiro de Governador Valadares, com produção média de 19,65 kg/dia Corôa NF (filha de Ucha NF) sagra-se Campeã Vaca Jovem do Concurso Leiteiro de Governador Valadares, com a produção média de 21,27 kg/dia Grana FIV NF, da Sociedade Educacional Uberabense (UNIUBE),sagrouse Grande Campeã, além de Campeã e Melhor Úbere da Categoria Fêmea Jovem, tornando-se a atual recordista da raça Guzerá na Categoria Fêmea Jovem, no Concurso Leiteiro da Feileite/2012, com produção diária média de 26,87 kg aos 2 e 10 meses Gabiroba FIV NF, de Marcelo Garcia Lack, sagra-se Recordista da Raça Guzerá na Categoria Vaca Jovem, no Concurso Leiteiro da ExpoZebu, com produção média de 33,74 kg/dia.

16 Animais de destaque Pardal Rancheira JA Parev Celawat III DC Duque Parev Bokad Sundari Bankok Paisano Ceilão NF Jacuí NF Jequié JÁ Quero-Quero Urutu NF Dalila

17 Cigarra JP Alvura NF Traíra NF Teimosia NF Araponga NF Ditador NF Acuado NF Corôa NF Favorita NF Hematita NF Lombada NF Brejeira NF Portadora NF Regalia NF

18 Tailândia NF Mutum NF Arca NF Ultramar NF Aragem NF Proeza NF Van NF Mansão NF Plebeu NF Predileta NF Florista CL, Tutti-Fruit NF Ucha NF

19 Ubá NF Grana FIV NF - filha da Ubá NF Gabiroba FIV NF - filha da Ucha NF

20 O Guzerá NF no Programa de Avaliação Genética da Raça Guzerá Programa Guzerá Brasil/ANCP Desde 2002 o Guzerá NF participa do Programa Guzerá Brasil/ ANCP. Em 2010 ingressou na Certificação Global G, recebendo a certificação G1, que se refere a envio de informações confiáveis para a avaliação genética. Em 2011 recebeu a certificação G2 e G3, mostrando que o Guzerá NF aplica as ferramentas genéticas de forma correta, resultando em melhoria da sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Abaixo seguem os gráficos de evolução do rebanho: Melhoria de 44% no ultimo ano, na habilidade materna das matrizes, mostrando que as matrizes do rebanho NF produzem bastante leite e criam muito bem sua progênie. Melhoria de 15% no peso aos 450 dias, no ultimo ano, mostrando que os machos do rebanho NF apresentam excelente desempenho a pasto e terminam mais cedo, reduzindo o ciclo de produção. Grande melhoria de 166%, desde o início do programa, refletindo em melhoria das características reprodutivas de fêmeas e produtivas de machos.

21 Melhoria de 100% na característica, desde o início do programa, refletindo nas fêmeas uma melhoria na precocidade sexual, produzindo mais bezerros ao longo de sua vida útil. Melhoria de 37% na característica desde o início do programa, refletindo em menor intervalo entre partos, possibilitando a maior produção de bezerros em sua vida útil. Melhoria de 16% no MGT no ultimo ano e franco crescimento em todos os, evidenciando que o Guzerá NF utilizando de forma correta as ferramentas de melhoramento genético aliada a uma filosofia de funcionalidade (carne e leite) e beleza racial desde o início da criação, produz um animal altamente funcional a pasto para a pecuária brasileira. Certificações 01/07/ /04/ /12/2011 QUALIDADE DA INFORMAÇÃO MELHORAMENTO GENÉTICO SUSTENTABILIDADE GENÉTICA

22 Referências Os textos foram extraídos dos seguintes endereços e relato pessoal de Carlos F. Fontenelle Dumans Relato de Carlos F. Fontenelle Dumans As fotos foram cedidas por Carlos F. Fontenelle Dumans e retiradas dos seguintes endereços Fotógrafos: Marcelo Cordeiro e Zzn Peres. Revista O Zebu edição de Junho/Julho 2013 Endereços para contato contato@guzeranf.com.br Endereço para correspondência: Fazenda Fontenelle Haroldo B. Fontenelle da Silveira e Outros - Condomínio Km 83, BR 259 (entre as cidades Baixo Guandu e Colatina/ES) Cx. Postal 64 - Baixo Guandu/ES - CEP Telefones de contato: (27) / (27)

23

24

REGRAS ESPECÍFICAS PARA O JULGAMENTO DA APTIDÃO LEITEIRA DA RAÇA GUZERÁ

REGRAS ESPECÍFICAS PARA O JULGAMENTO DA APTIDÃO LEITEIRA DA RAÇA GUZERÁ REGRAS ESPECÍFICAS PARA O JULGAMENTO DA APTIDÃO LEITEIRA DA RAÇA GUZERÁ Art.1º Os animais que disputarão a pista da aptidão leiteira também poderão disputar a pista tradicional, respeitado o limite de

Leia mais

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS CRIADORES DE ZEBU Concurso Leiteiro - 70ª EXPOCURVELO

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS CRIADORES DE ZEBU Concurso Leiteiro - 70ª EXPOCURVELO Concurso Leiteiro - 70ª EXPOCURVELO 17/05/2013 08:44:23 GUZ - PO - Vaca Adulta RG Nome TOTAL MED. 1ª 2ª 3ª TOTAL 1ª 2ª 3ª TOTAL 1ª 2ª 3ª 4ª TOTAL GERAL LEITE Resultado * CIPO 179 ESCAMA TE DO CIPO 13,38

Leia mais

JÁ IMAGINOU UMA SOLUÇÃO COM 100% DE MELHORAMENTO GENÉTICO PRONTA PARA ACELERAR O FUTURO DO SEU REBANHO?

JÁ IMAGINOU UMA SOLUÇÃO COM 100% DE MELHORAMENTO GENÉTICO PRONTA PARA ACELERAR O FUTURO DO SEU REBANHO? JÁ IMAGINOU UMA SOLUÇÃO COM 100% DE MELHORAMENTO GENÉTICO PRONTA PARA ACELERAR O FUTURO DO SEU REBANHO? DESEMPENHO PRODU TIVI DADE A ABS está lançando um novo conceito no mercado de genética bovina: o

Leia mais

Expozebu 2016 GUZERA Aptidão Leiteira

Expozebu 2016 GUZERA Aptidão Leiteira Expozebu 2016 GUZERA Aptidão Leiteira RESULTADOS PONTOS POR EXPOSITOR Colocação 1 º 2 º 3 º 4 º 5 º 6 º Expositor Fazenda UF Pontos MARCELO GARCIA LACK/OUTROS-CON FUNDAO BOA LEMBRANCA RJ 364 SOCIEDADE

Leia mais

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS CRIADORES DE ZEBU Concurso Leiteiro - EXPOZEBU 2013

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS CRIADORES DE ZEBU Concurso Leiteiro - EXPOZEBU 2013 Concurso Leiteiro - EXPOZEBU 2013 08/05/2013 15:36:51 GUZ - PO - Vaca Adulta 1ª 2ª 3ª 4ª * WCM 348 AURORA WM 15,42 16,88 16,19 48,49 16,64 15,72 15,31 47,67 13,26 15,02 14,34 14,60 57,22 136,50 45,50 GILSON

Leia mais

pista da EMPARN da Estação Experimental de Cruzeta. MONALISA é uma oportunidade para selecionadores da raça, com excelente caracterização leiteira.

pista da EMPARN da Estação Experimental de Cruzeta. MONALISA é uma oportunidade para selecionadores da raça, com excelente caracterização leiteira. Vendedor: EMPARN LOTE: 01 Nome do Animal: EMPARN MONALISA TANBARK Nascimento: 15.12.14 Registro: 258420 Nº Part.: 1070 Vendedor: EMPARN LOTE: 02 Nome do Animal: EMPARN MARAVILHA TEMTATION Nascimento: 28.11.14

Leia mais

Nacional. 20 DEZEMBRO h30. Informações e cadastro +55 (43) Foto: Samir Baptista

Nacional. 20 DEZEMBRO h30. Informações e cadastro +55 (43) Foto: Samir Baptista 20 DEZEMBRO 2016 20h30 Nacional Foto: Samir Baptista Informações e cadastro +55 (43) 3373-7077 EXCELENTE OPORTUNIDADE, FACILIDADE, SEGURANÇA E RETORNO GARANTIDO!!! Condições Comerciais para SEMEN - Considerando

Leia mais

A DEP é expressa na unidade da característica avaliada, sempre com sinal positivo ou negativo:

A DEP é expressa na unidade da característica avaliada, sempre com sinal positivo ou negativo: Melhoramento Genético A contínua evolução da pecuária de corte faz com que a Marca OB, sempre presente na vanguarda da produção pecuária, oferece a seus clientes o que há de mais moderno em melhoramento

Leia mais

Experiência da parceria Embrapa, Emater e Produtor Rural em inovações tecnológicas na produção animal no DF e Entorno

Experiência da parceria Embrapa, Emater e Produtor Rural em inovações tecnológicas na produção animal no DF e Entorno Experiência da parceria Embrapa, Emater e Produtor Rural em inovações tecnológicas na produção animal no DF e Entorno Carlos Frederico Martins Pesquisador Embrapa Cerrados-CTZL Colaboração: Isabel Ferreira-Embrapa-Cerrados-CTZL

Leia mais

A PESQUISA EM MELHORAMENTO GENÉTICO ANIMAL DA EMBRAPA PECUÁRIA SUDESTE

A PESQUISA EM MELHORAMENTO GENÉTICO ANIMAL DA EMBRAPA PECUÁRIA SUDESTE A PESQUISA EM MELHORAMENTO GENÉTICO ANIMAL DA EMBRAPA PECUÁRIA SUDESTE A Embrapa Pecuária Sudeste foi estabelecida em 1975, em São Carlos, Estado de São Paulo, Brasil, sucedendo a Fazenda de Criação de

Leia mais

RAÇAS ZEBUINAS DE APTIDÃO LEITEIRA desenvolvimento, oportunidades e expectativas

RAÇAS ZEBUINAS DE APTIDÃO LEITEIRA desenvolvimento, oportunidades e expectativas RAÇAS ZEBUINAS DE APTIDÃO LEITEIRA desenvolvimento, oportunidades e expectativas Carlos Henrique Cavallari Machado Superintendente Melhoramento Genético 1ª ENTRADA DE ZEBU NO BRASIL 1813 casal de zebu,

Leia mais

Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais. Teste de Progênie

Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais. Teste de Progênie Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Teste de Progênie Discentes: Euzenei Vasconcelos Heloísa Caroline Pedroso Patrícia Luizão Barbosa Rafael de Souza Almodóvar

Leia mais

Rebanho Sindi do CSTR/UFCG

Rebanho Sindi do CSTR/UFCG Rebanho Sindi do CSTR/UFCG Prof. Dr. José Fábio Paulino de Moura Coordenador do Setor de Bovinocultura do CSTR/UFCG O dia 30 de junho de 2015 ficará marcado na história da UFCG como a data em que se deu

Leia mais

TESTE DE PROGÊNIE DA RAÇA GUZERÁ

TESTE DE PROGÊNIE DA RAÇA GUZERÁ TESTE DE PROGÊNIE DA RAÇA GUZERÁ 16ª BATERIA DE TOUROS - 2015 FAZENDA: TABOQUINHA CRIADOR: SINVAL MARTINS DE MELO PROPRIETÁRIO: SINVAL MARTINS DE MELO NOME: ABU FIV TABOQUINHA RGD: TABO 3711 NASCIMENTO:

Leia mais

Histórico dos programas de melhoramento de raças leiteiras no Brasil. João Cláudio do Carmo Panetto

Histórico dos programas de melhoramento de raças leiteiras no Brasil. João Cláudio do Carmo Panetto Histórico dos programas de melhoramento de raças leiteiras no Brasil João Cláudio do Carmo Panetto joao.panetto@embrapa.br MLB 1976: com a criação do CNPGL, e a coordenação técnica do Dr. Fernando Madalena

Leia mais

WB Guatambu da Ingaí

WB Guatambu da Ingaí WB2106 - Guatambu da Animal de alta fertilidade e habilidade leiteira. Possui irmãs paternas de alta produção como Arizona com 23,2 kg/d, Gloria com 18,9 kg/d, Gaita com 17,4 kg/d, Araruna com 17,0 kg/d,

Leia mais

Uniube Taboquinha Ygarapés Ibituruna 28 LOTES. Fêmeas da Raça Guzerá RAÇA, LEITE E PESO

Uniube Taboquinha Ygarapés Ibituruna 28 LOTES. Fêmeas da Raça Guzerá RAÇA, LEITE E PESO Uniube Taboquinha Ygarapés Ibituruna 28 S Fêmeas da Raça Guzerá RAÇA, LEITE E PESO Promotor: Uniube Animal: Abha FIV (Cubito GI da ND x Maab Inara POI) 1 Reúne em seu pedigree o melhor do POI leiteiro,

Leia mais

Indicadores Genéticos dos Programas de Melhoramento Genético ANCP. Carina Ubirajara de Faria Universidade Federal de Uberlândia

Indicadores Genéticos dos Programas de Melhoramento Genético ANCP. Carina Ubirajara de Faria Universidade Federal de Uberlândia Indicadores Genéticos dos Programas de Melhoramento Genético ANCP Carina Ubirajara de Faria Universidade Federal de Uberlândia Ribeirão Preto, SP 2010 Indicadores Genéticos Diferença Esperada na Progênie

Leia mais

Interpretação dos Sumários de Avaliação de Touros

Interpretação dos Sumários de Avaliação de Touros EMBRAPA Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Interpretação dos Sumários de Avaliação de Touros Sumários de avaliação de touros Termos técnicos mais frequentes Características avaliadas Interpretação

Leia mais

GUZERÁ A RAÇA DO CRUZAMENTO LUCRATIVO

GUZERÁ A RAÇA DO CRUZAMENTO LUCRATIVO A RAÇA DO CRUZAMENTO LUCRATIVO TOURO PO AUMENTA RENTABILIDADE DA PECUÁRIA DE CORTE E DE LEITE As margens de lucro das propriedades que utilizam animais Puro de Origem (PO) são maiores do que das fazendas

Leia mais

G r a v a t á TRADIÇÃO E QUALIDADE PARA O SEU REBANHO. SÁBADO 30 DE AGOSTO 18:OO H FAZENDA LAGOA DO CAVALO GRAVATÁ PE

G r a v a t á TRADIÇÃO E QUALIDADE PARA O SEU REBANHO. SÁBADO 30 DE AGOSTO 18:OO H FAZENDA LAGOA DO CAVALO GRAVATÁ PE LEILÃOCaroatá G r a v a t á 2 0 1 4 TRADIÇÃO E QUALIDADE PARA O SEU REBANHO. SÁBADO 30 DE AGOSTO 18:OO H FAZENDA LAGOA DO CAVALO GRAVATÁ PE LEILÃOCaroatá G r a v a t á 2 0 1 4 Este ano, em mais uma edição

Leia mais

POMPEU BORBA. 23 de SETEMBRO. SEXTA-FElRA 19 H. 35 Anos S l q cao 1º LEILÃO. Centro de Eventos Henrique Vieira de Melo João Pessoa - PB

POMPEU BORBA. 23 de SETEMBRO. SEXTA-FElRA 19 H. 35 Anos S l q cao 1º LEILÃO. Centro de Eventos Henrique Vieira de Melo João Pessoa - PB n 1º LEILÃO POMPEU BORBA 35 Anos S l q cao 23 de SETEMBRO SEXTA-FElRA 19 H Centro de Eventos Henrique Vieira de Melo João Pessoa - PB DURANTE A PARAÍBA AGRONEGÓCIOS Transmissão ao Vivo: www.agresteleiloes.com.br

Leia mais

Associação Brasileira dos Criadores de Girolando GIROLANDO. Marcello Cembranelli Superintendente Técnico Substituto Coordenador Operacional PMGG

Associação Brasileira dos Criadores de Girolando GIROLANDO. Marcello Cembranelli Superintendente Técnico Substituto Coordenador Operacional PMGG Associação Brasileira dos Criadores de Girolando GIROLANDO Marcello Cembranelli Superintendente Técnico Substituto Coordenador Operacional PMGG A Associação Estrutura Física Sede em Uberaba-MG; 3 Escritórios

Leia mais

Caso não esteja visualizando este e mail, clique aqui. Ano 3 Número 1260 Sexta, 13 de maio de 2016

Caso não esteja visualizando este e mail, clique aqui. Ano 3 Número 1260 Sexta, 13 de maio de 2016 Caso não esteja visualizando este e mail, clique aqui Ano 3 Número 1260 Sexta, 13 de maio de 2016 Clique aqui para fazer o download da newsletter em PDF» 066 16 DISPONIBILIDADE DE ESTOQUE» 067 16 CONDIÇÃO

Leia mais

PROGRAMA NACIONAL DE MELHORAMENTO GENÉTICO DO GUZERÁ PARA LEITE PEDIGREE DE TOURO EM TESTE DE PROGÊNIE NOME: HUMAITA TE TABOQ.

PROGRAMA NACIONAL DE MELHORAMENTO GENÉTICO DO GUZERÁ PARA LEITE PEDIGREE DE TOURO EM TESTE DE PROGÊNIE NOME: HUMAITA TE TABOQ. FAZENDA: YGARAPÉS CRIADOR: JOSÉ TRANSFIGURAÇÃO FIGUEIREDO PROPRIETÁRIO: JOSÉ TRANSFIGURAÇÃO FIGUEIREDO NOME: CABO FIV JF RGD: JFT 3102 NASCIMENTO: 28/09/2009 NOME: HUMAITA TE TABOQ. RGD: TABO 636 NOME:

Leia mais

EFICIÊNCIA PRODUTIVA E REPRODUTIVA DE VACAS DE CORTE DE DIFERENTES GENÓTIPOS CRIADAS NO SUL DO BRASIL

EFICIÊNCIA PRODUTIVA E REPRODUTIVA DE VACAS DE CORTE DE DIFERENTES GENÓTIPOS CRIADAS NO SUL DO BRASIL EFICIÊNCIA PRODUTIVA E REPRODUTIVA DE VACAS DE CORTE DE DIFERENTES GENÓTIPOS CRIADAS NO SUL DO BRASIL FREITAS, Silvia Freitas 1 ; AZAMBUJA, Rodrigo Carneiro de Campos 2 ; RODRIGUES, Pedro Faraco 3 ; BALDISSERA,

Leia mais

ABSI e a organização de criadores de ovinos Santa Inês. Contexto de Fundação: Com a explosão da ovinocultura nacional 2013/2014

ABSI e a organização de criadores de ovinos Santa Inês. Contexto de Fundação: Com a explosão da ovinocultura nacional 2013/2014 ABSI e a organização de criadores de ovinos Santa Inês Fundação: 2000 Contexto de Fundação: Com a explosão da ovinocultura nacional entre o final dos anos 1990 2013/2014 e início de 2000, observou-se a

Leia mais

A Chave Mestra do Melhoramento Genético Avaliação Genômica

A Chave Mestra do Melhoramento Genético Avaliação Genômica A Chave Mestra do Melhoramento Genético Avaliação Genômica O sucesso do melhoramento genético por meio da seleção depende da utilização de touros e matrizes geneticamente superiores a cada geração, para

Leia mais

Melhoramento genético Evolução e novas tecnologias

Melhoramento genético Evolução e novas tecnologias 24/09/2011 Melhoramento genético Evolução e novas tecnologias Prof. Dr. José Bento Sterman Ferraz Departamento de Ciências Básicas Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos Universidade de São Paulo

Leia mais

DA GENÉTICA AO PRATO RAÇA ARAGUAIA GENÉTICA ANIMAL LTDA.

DA GENÉTICA AO PRATO RAÇA ARAGUAIA GENÉTICA ANIMAL LTDA. DA GENÉTICA AO PRATO RAÇA ARAGUAIA GENÉTICA ANIMAL LTDA. www.racaaraguaia.com.br ÍNDICE Missão Objetivo Origem A Raça Características Economia Produtividade Carne Oportunidades Empreendimento 03 04 05

Leia mais

PROGRAMA DE SELEÇÃO DO REBANHO NELORE DA EMBRAPA CERRADOS SOB SISTEMAS AGROPASTORIS

PROGRAMA DE SELEÇÃO DO REBANHO NELORE DA EMBRAPA CERRADOS SOB SISTEMAS AGROPASTORIS PROGRAMA DE SELEÇÃO DO REBANHO NELORE DA EMBRAPA CERRADOS SOB SISTEMAS AGROPASTORIS Cláudio de Ulhôa Magnabosco 1, Carina U. Faria 2, Moacir Saueressig 1, José Benedito de Freitas Trovo 2, Dyomar Toledo

Leia mais

Braford - Macho - Data nasc.: 16/09/2012

Braford - Macho - Data nasc.: 16/09/2012 Tatuagem: B 033 Braford - Macho - Data nasc.: 16/09/2012 Pai: SÃO MIGUEL- 38-9309 (TAURA) PE: 35.5 Mãe: 38-53719 Peso Atual: 545 Reprodutor com ótima caracterização racial, umbigo corrigido, pelagem escura.

Leia mais

OS FORA DA CURVA Seleção e Melhoramento Genético em Gado de Corte

OS FORA DA CURVA Seleção e Melhoramento Genético em Gado de Corte OS FORA DA CURVA Seleção e Melhoramento Genético em Gado de Corte Já tomou remédio para ficar mais ou menos curado? Ou, quando esteve com muita sede, se saciou somente com a metade do copo d água? É exatamente

Leia mais

Cruzamentos. Noções de melhoramento parte 3. Cruzamentos. Cruzamento X Seleção. Como decidir o cruzamento? EXEMPLOS

Cruzamentos. Noções de melhoramento parte 3. Cruzamentos. Cruzamento X Seleção. Como decidir o cruzamento? EXEMPLOS Noções de melhoramento parte 3 Cruzamentos Profa. Renata de Freitas F. Mohallem Cruzamentos Acasalamento: Troca de Gametas que resulta em concepção, gestação e nascimento de filhos. Explora as diferenças

Leia mais

Página 1 de 9 Caso não esteja visualizando este e-mail, clique aqui Ano 3 Número 662 Segunda, 17 de dezembro de 2012 Clique aqui para fazer o download da newsletter em PDF» REMESSA NA SEMANA DO NATAL E

Leia mais

DESEMPENHO REPRODUTIVO DO NELORE BACURI. Gabriel Luiz Seraphico Peixoto da Silva (1) Maria do Carmo Peixoto da Silva (2)

DESEMPENHO REPRODUTIVO DO NELORE BACURI. Gabriel Luiz Seraphico Peixoto da Silva (1) Maria do Carmo Peixoto da Silva (2) DESEMPENHO REPRODUTIVO DO NELORE BACURI Introdução Gabriel Luiz Seraphico Peixoto da Silva (1) Maria do Carmo Peixoto da Silva (2) O desempenho reprodutivo é geralmente considerado, por criadores e pesquisadores,

Leia mais

Avaliação da produção de leite e da porcentagem de gordura em um rebanho Gir leiteiro

Avaliação da produção de leite e da porcentagem de gordura em um rebanho Gir leiteiro Avaliação da produção de leite e da porcentagem de gordura em um rebanho Gir leiteiro Gabriel Borges Pacheco¹; Laís Cristine Costa¹; Gian Carlos Nascimento¹; Camila Alves Romualdo¹; Marco Antônio Faria¹;

Leia mais

Importados. 20 DEZEMBRO h30. Informações e cadastro +55 (43) Foto: Samir Baptista

Importados. 20 DEZEMBRO h30. Informações e cadastro +55 (43) Foto: Samir Baptista 20 DEZEMBRO 2016 20h30 Importados Foto: Samir Baptista Informações e cadastro +55 (43) 3373-7077 EXCELENTE OPORTUNIDADE, FACILIDADE, SEGURANÇA E RETORNO GARANTIDO!!! Condições Comerciais para SEMEN - Considerando

Leia mais

Tire Dúvidas Sobre DEPs

Tire Dúvidas Sobre DEPs Tire Dúvidas Sobre DEPs Seleção de Perguntas, tiradas de sites relacionados, sobre o uso de DEP, sua funcionalidade e como utilizá-lo no dia a dia. Sumário 1. As DEP's e a seleção... 2 2. Um touro pode

Leia mais

Concurso Leiteiro Natural Art. 1 - O Concurso Leiteiro tem como finalidades:

Concurso Leiteiro Natural Art. 1 - O Concurso Leiteiro tem como finalidades: Concurso Leiteiro Natural 2016 Art. 1 - O Concurso Leiteiro tem como finalidades: a submeter matrizes em lactação à um regime alimentar próximo a realidade da pecuária leiteira nacional; b estabelecer

Leia mais

AVALIAÇÃO DE PROVAS DE GANHO DE PESO E CARACTERÍSTICAS PRODUTIVAS E REPRODUTIVAS DE BOVINOS DAS RAÇAS NELORE E TABAPUÃ

AVALIAÇÃO DE PROVAS DE GANHO DE PESO E CARACTERÍSTICAS PRODUTIVAS E REPRODUTIVAS DE BOVINOS DAS RAÇAS NELORE E TABAPUÃ AVALIAÇÃO DE PROVAS DE GANHO DE PESO E CARACTERÍSTICAS PRODUTIVAS E REPRODUTIVAS DE BOVINOS DAS RAÇAS NELORE E TABAPUÃ LUIZ FERNANDO AARÃO MARQUES 1 RODRIGO REIS MOTA 2 1 Professor do Centro de Ciências

Leia mais

INFORMATIVO. CEN 6884 Adonis Rambo x Fajuta. Mais carne em menos tempo. Informativo Semestral do NeloreCEN Primeiro Semestre Edição nº05

INFORMATIVO. CEN 6884 Adonis Rambo x Fajuta. Mais carne em menos tempo. Informativo Semestral do NeloreCEN Primeiro Semestre Edição nº05 Informativo Semestral do Primeiro Semestre Edição nº05 CEN 6884 Adonis Rambo x Fajuta Informativo Semestral do Primeiro Semestre Edição nº05 Editorial Dia 28 de julho, nós, da, promoveremos um leilão inédito

Leia mais

RELATÓRIO 1º FORUM NACIONAL DA RAÇA SINDI

RELATÓRIO 1º FORUM NACIONAL DA RAÇA SINDI RELATÓRIO 1º FORUM NACIONAL DA RAÇA SINDI MAIO 2016 RELATÓRIO DE DIAGNÓSTICO No dia 06 de maio de 2016 foi realizado o 1º FORUM NACIONAL DA RAÇA SINDI conduzido pela Transformmare Consultoria. Foram 20

Leia mais

POLO DE DESENVOLVIMENTO DA RAÇA GUZERÁ DE CORTE 1 PORTAL DO CERRADO. Circuito de Provas de Eficiência Produtiva (PEP) PEP-Unesp

POLO DE DESENVOLVIMENTO DA RAÇA GUZERÁ DE CORTE 1 PORTAL DO CERRADO. Circuito de Provas de Eficiência Produtiva (PEP) PEP-Unesp POLO DE DESENVOLVIMENTO DA RAÇA GUZERÁ DE CORTE 1 PORTAL DO CERRADO Circuito de Provas de Eficiência Produtiva (PEP) PEP-Unesp 1. INTRODUÇÃO O mercado consumidor de reprodutores exige cada vez mais animais

Leia mais

Raças de corte. Bovinocultura de Corte Prof. Eduardo Bohrer de Azevedo

Raças de corte. Bovinocultura de Corte Prof. Eduardo Bohrer de Azevedo Raças de corte Bovinocultura de Corte Prof. Eduardo Bohrer de Azevedo Evolução zoológica dos grupos raciais Zebu indiano (ex. Nelore) Bos indicus Zebu africano (ex. Boran) Bos primigenius -250.000 a 1.000.000

Leia mais

Utilização de cruzamentos e resultados em rebanhos de Girolando. José Reinaldo Mendes Ruas Pesquisador Epamig Norte de Minas

Utilização de cruzamentos e resultados em rebanhos de Girolando. José Reinaldo Mendes Ruas Pesquisador Epamig Norte de Minas Utilização de cruzamentos e resultados em rebanhos de Girolando José Reinaldo Mendes Ruas Pesquisador Epamig Norte de Minas Belo Horizonte 20 de novembro de 2015 Produtividade Mundial Local Produção vaca

Leia mais

PROGRAMA NACIONAL DE MELHORAMENTO DO GUZERÁ PARA LEITE PEDIGREE DE TOURO EM TESTE DE PROGÊNIE

PROGRAMA NACIONAL DE MELHORAMENTO DO GUZERÁ PARA LEITE PEDIGREE DE TOURO EM TESTE DE PROGÊNIE TESTEDEPROGÊNIEDARAÇAGUZERÁ 14 a BATERIADETOUROS-2013 FAZENDA: DO PINHEIRO CRIADOR: PAULO R. MENICUCCI E OUT. COND. PROPRIETÁRIO: PAULO R. MENICUCCI E OUT. COND. NOME: CAMBUCI IBITURUNA RGD: JFPA 465 NASCIMENTO:

Leia mais

Os programas de melhoramento do Guzerá. Vania Maldini Penna M a Gabriela Peixoto, Frank Brunelli e Gustavo Faria

Os programas de melhoramento do Guzerá. Vania Maldini Penna M a Gabriela Peixoto, Frank Brunelli e Gustavo Faria Os programas de melhoramento do Guzerá Vania Maldini Penna M a Gabriela Peixoto, Frank Brunelli e Gustavo Faria O que existe na realidade não é um programa de melhoramento Mas programas de avaliação genética

Leia mais

Monitoramento da Disseminação Genética do Rebanho Leiteiro no Estado do Acre no Período de 2009 a 2010

Monitoramento da Disseminação Genética do Rebanho Leiteiro no Estado do Acre no Período de 2009 a 2010 ISSN 0100-9915 Monitoramento da Disseminação Genética do Rebanho Leiteiro no Estado do Acre no Período de 2009 a 2010 59 Introdução A pecuária leiteira é de grande importância econômica para o Estado do

Leia mais

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS CRIADORES DE ZEBU. Concurso Leiteiro - 6 ª FEIRA INTERNACIONAL DA CADEIA PRODUTIVA DO LEITE GUZ - PO - Vaca Adulta

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS CRIADORES DE ZEBU. Concurso Leiteiro - 6 ª FEIRA INTERNACIONAL DA CADEIA PRODUTIVA DO LEITE GUZ - PO - Vaca Adulta 26/11/2012 17:54:30 Concurso Leiteiro - 6 ª FEIRA INTERNACIONAL DA CADEIA PRODUTIVA DO LEITE Vaca Adulta TABO 1847 RAIA TE TABOQUINHA 9,31 10,38 11,32 31,01 9,74 9,34 9,02 28,10 8,22 9,14 10,93 11,23 39,52

Leia mais

Clipping MGR Assessoria Comunicação & Eventos. Veículo de Comunicação: revista Nome do Veículo: ABCZ Data: março/abril Ed.

Clipping MGR Assessoria Comunicação & Eventos. Veículo de Comunicação: revista Nome do Veículo: ABCZ Data: março/abril Ed. Clipping MGR Assessoria Comunicação & Eventos Veículo de Comunicação: revista Nome do Veículo: ABCZ Data: março/abril 2017. Ed. 97 Veículo de Comunicação: site Nome do Veículo: BeefWord - http://www.beefworld.com.br

Leia mais

Perspectivas e Cenários para a Pecuária Bovina. Enio Bergoli Secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca

Perspectivas e Cenários para a Pecuária Bovina. Enio Bergoli Secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca Perspectivas e Cenários para a Pecuária Bovina Enio Bergoli Secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca Produção mundial de carne bovina (em mil ton de equivalentes carcaça

Leia mais

Embriões. 20 DEZEMBRO h30. Informações e cadastro +55 (43) Foto: Samir Baptista

Embriões. 20 DEZEMBRO h30. Informações e cadastro +55 (43) Foto: Samir Baptista Embriões Foto: Samir Baptista 20 DEZEMBRO 2016 20h30 Informações e cadastro +55 (43) 3373-7077 EXCELENTE OPORTUNIDADE FACILIDADE, SEGURANÇA E RETOR- NO GARANTIDO!!! Condições Comerciais para EMBRIÕES:

Leia mais

Critérios de seleção para pecuária de ciclo curto

Critérios de seleção para pecuária de ciclo curto Critérios de seleção para pecuária de ciclo curto Agradecimentos: ANCP e Prof. Raysildo Diretoria e associados Delta G Gensys Jorge Severo Willian Koury Filho José Fernando Garcia Central Leilões Daniel

Leia mais

CIRCUITO NACIONAL 100% PMGZ

CIRCUITO NACIONAL 100% PMGZ CIRCUITO NACIONAL 100% PMGZ Terceira Fase: Comercialização REGULAMENTO PARA EVENTOS & LEILÕES DE ANIMAIS Capítulo I Dos Eventos e Leilões e seus fins Art.1º. Os EVENTOS & LEILÕES DE ANIMAIS são ações de

Leia mais

Seleção para fertilidade e precocidade sexual : em zebuínos:

Seleção para fertilidade e precocidade sexual : em zebuínos: Seleção para fertilidade e precocidade sexual : em zebuínos: O programa CFM Profs. Drs. José Bento Sterman Ferraz e Joanir Pereira Eler, Méd. M Vet. Luis Adriano Teixeira Universidade de São Paulo Faculdade

Leia mais

São Paulo SERVIÇO DE REGISTRO GENEALÓGICO DA A.B.C.B.

São Paulo SERVIÇO DE REGISTRO GENEALÓGICO DA A.B.C.B. São Paulo - 2000 SERVIÇO DE REGISTRO GENEALÓGICO DA A.B.C.B. O Serviço de Registro Genealógico da A.B.C.B. é dirigido por um Superintendente que, obrigatoriamente, é um médico veterinário, zootecnista

Leia mais

"A escolha do touro como ferramenta para lucratividade em rebanhos leiteiros",

A escolha do touro como ferramenta para lucratividade em rebanhos leiteiros, "A escolha do touro como ferramenta para lucratividade em rebanhos leiteiros", Evandro Della Croce, Zootecnista, Equipe ReHAgro. O planejamento de acasalamentos determina o sucesso de qualquer programa

Leia mais

em suas fazendas. De acordo com o projeto apresentado

em suas fazendas. De acordo com o projeto apresentado Para chegar ao novo animal, os criadores contaram com a ajuda do superintendente do laboratório de inseminação artificial Sersia Brasil, Adriano Rúbio, idealizador da composição genética do blonel. No

Leia mais

Anais do IV Simpósio Nacional de Melhoramento Animal, 2002 REPRODUÇÃO PROGRAMADA COMO ACELERADOR DO PROGRESSO GENÉTICO NOS REBANHOS DO NELORE BRASIL

Anais do IV Simpósio Nacional de Melhoramento Animal, 2002 REPRODUÇÃO PROGRAMADA COMO ACELERADOR DO PROGRESSO GENÉTICO NOS REBANHOS DO NELORE BRASIL REPRODUÇÃO PROGRAMADA COMO ACELERADOR DO PROGRESSO GENÉTICO NOS REBANHOS DO NELORE BRASIL L. C. Nassir 2 ; M. A. R. Freitas 1,2 ; R. L. P. G. De Siqueira 1,3 ;L. F. C. Figueiredo 2 ; M. C. P. Cardoso 2

Leia mais

MANEJO DA NOVILHA EM GADO DE CRIA

MANEJO DA NOVILHA EM GADO DE CRIA MANEJO DA NOVILHA EM GADO DE CRIA Prof. Júlio O. J. Barcellos, Med.Vet., Dep. Zootecnia Fac. Agronomia e- mail: julio.barcellos@ufrgs.br http://www.ufrgs.br 1 ESTRUTURA DO TEMA A novilha e o sistema de

Leia mais

III SEMINÁRIO CRUZAMENTO ANGUS

III SEMINÁRIO CRUZAMENTO ANGUS III SEMINÁRIO CRUZAMENTO ANGUS Fazenda Ponte Queimada Proprietário: Eduardo Musa de Freitas Guimarães 08 DE AGOSTO DE 2014 Dados da Propriedade: Localização: Barra do Garças MT; Área total: 2379 hectares;

Leia mais

http://www.crvlagoa.com.br/news/gerarnewsletterpdf.asp?idnewsletter=640

http://www.crvlagoa.com.br/news/gerarnewsletterpdf.asp?idnewsletter=640 Página 1 de 13 Caso não esteja visualizando este e-mail, clique aqui Ano 3 Número 614 Quarta, 19 de setembro de 2012 Clique aqui para fazer o download da newsletter em PDF» PROMOÇÃO CORTE SET/DEZ 2012

Leia mais

PROGRAMA DE MELHORAMENTO GENÉTICO DE CAPRINOS E OVINOS DE CORTE

PROGRAMA DE MELHORAMENTO GENÉTICO DE CAPRINOS E OVINOS DE CORTE Palavras chave: avaliações genéticas, caprinos, carne, melhoramento animal, pele, ovinos BREEDING PROGRAM FOR MEAT GOATS AND SHEEP - GENECOC Key words: animal breeding, genetic evaluations, goats, meat,

Leia mais

Página 1 de 13 Caso não esteja visualizando este e-mail, clique aqui Ano 3 Número 657 Quarta, 5 de dezembro de 2012 Clique aqui para fazer o download da newsletter em PDF» RESULTADO CAMPANHA RETA DE CHEGADA

Leia mais

A Raça Girolando. Desenvolvimento, Oportunidades e Expectativas. Leandro de Carvalho Paiva Superintendente Técnico

A Raça Girolando. Desenvolvimento, Oportunidades e Expectativas. Leandro de Carvalho Paiva Superintendente Técnico A Raça Girolando Desenvolvimento, Oportunidades e Expectativas Leandro de Carvalho Paiva Superintendente Técnico O Início de Tudo! PROCRUZA 1978 a 1988 Uberaba, décadas de 1970 e 1980 ORIGEM DO PROGRAMA

Leia mais

28/04/ /04/2017. SEXTA-FEIRA

28/04/ /04/2017. SEXTA-FEIRA 28/04/2017 26/01/2017.. QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA Início das Inscrições 28/04/2017 01/03/2017. QUARTA-FEIRA SEXTA-FEIRA Início das inscrições do Concurso Leiteiro 28/04/2017 03/04/2017. E SEXTA-FEIRA 04/04/2017

Leia mais

Integrando genética e ambiente na bovinocultura leiteira

Integrando genética e ambiente na bovinocultura leiteira Integrando genética e ambiente na bovinocultura leiteira Fábio Luiz Buranelo Toral Departamento de Zootecnia Escola de Veterinária / UFMG Belo Horizonte, MG Roteiro Introdução Recursos disponíveis Potenciais

Leia mais

CURSO MEDICINA VETERINÁRIA

CURSO MEDICINA VETERINÁRIA Faculdade Anhanguera de Dourados Melhoramento Genético Animal CURSO MEDICINA VETERINÁRIA Prof. Me. Baltazar A Silva Jr 1 Aula 7 Cruzamentos 2 Introdução Maior eficácia, Maior rentabilidade, Produto de

Leia mais

03 SETEMBRO Investir em pecuária é pensar no futuro! SEGUNDA-FEIRA I 21H (Horário de Brasília) LEILÃO DE TOUROS AVALIADOS.

03 SETEMBRO Investir em pecuária é pensar no futuro! SEGUNDA-FEIRA I 21H (Horário de Brasília) LEILÃO DE TOUROS AVALIADOS. Investir em pecuária é pensar no futuro! LEILÃO DE TOUROS AVALIADOS 50% Pioneiro À VENDA FIV katispera CONTRATADO ABS Pecplan 03 SETEMBRO 2018 SEGUNDA-FEIRA I 21H (Horário de Brasília) TRANSMISSÃO AVALIAÇÃO

Leia mais

O EQUILIBRISTA. Ou, por que não consegue interpretar a informação?

O EQUILIBRISTA. Ou, por que não consegue interpretar a informação? O EQUILIBRISTA A competitividade do mercado e a demanda por produtos diferenciados faz com que a pecuária seja cada dia mais profissional na produção de animais fornecedores de genética. Os criadores que

Leia mais

Clique aqui para fazer o download da planilha atualizada

Clique aqui para fazer o download da planilha atualizada Caso não esteja visualizando este e mail, clique aqui Ano 3 Número 1313 Quinta, 6 de outubro de 2016 Clique aqui para fazer o download da newsletter em PDF» REUNIÃO DO CONSELHO CONSULTIVO DE CONSULTORES

Leia mais

Valor das vendas dos principais produtos Agropecuários em 2008

Valor das vendas dos principais produtos Agropecuários em 2008 MANEJO E EVOLUÇÃO DE REBANHO DE BOVINOS DE CORTE Prof. Dr. Cássio C. Brauner Prof. Dr. Marcelo A. Pimentel Departamento de Zootecnia FAEM -UFPel Valor das vendas dos principais produtos Agropecuários em

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Bovinocultura de Corte e Leite Código da Disciplina: AGR 361 Curso: Agronomia Semestre de oferta da disciplina: 7 p Faculdade responsável: Agronomia Programa em vigência

Leia mais

18 AGOSTO SÁBADO. 14H HORÁRIO DE BRASÍLIA

18 AGOSTO SÁBADO. 14H HORÁRIO DE BRASÍLIA O NELORE QUE O BRASIL PRECISA! ABERTURA DA EXPOGENÉTICA 2018 18 AGOSTO SÁBADO. 14H HORÁRIO DE BRASÍLIA Parque Fernando Costa Kiosk Armazém do Boi NOVO LOCAL DOUTOR da Terra Brava 100 TOUROS INDIVIDUAIS

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina AGF473 Produção de Ruminantes

Programa Analítico de Disciplina AGF473 Produção de Ruminantes Catálogo de Graduação 016 da UFV 0 Programa Analítico de Disciplina AGF7 Produção de Ruminantes Campus de Florestal - Campus de Florestal Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas:

Leia mais

LOTE 1- Prenhez. VAIDOSO DA SILVÂNIA é o touro primeiro colocado no ranking ABCGIL/EMBRAPA, com 644 pontos de PTA positivo para leite.

LOTE 1- Prenhez. VAIDOSO DA SILVÂNIA é o touro primeiro colocado no ranking ABCGIL/EMBRAPA, com 644 pontos de PTA positivo para leite. LOTE 1- Prenhez POLINA DO GAVIÃO X VAIDOSO DA SILVÂNIA POLINA DO GAVIÃO é filha do provado Galaxy do Gavião (Everest X Sara) com Vanguarda TE do Gavião (Maravilha Relógio Baile X Abada). Possui lactação

Leia mais

Doadoras da Estância 2L Filhas de Hogum POI da Zeb. VR

Doadoras da Estância 2L Filhas de Hogum POI da Zeb. VR Doadoras da Estância 2L Filhas de Hogum POI da Zeb. VR PUREZA RACIAL E CONSISTÊNCIA GENÉTICA. Estas são as principais características dos Leilões do ADIR. Um dos maiores acervos de linhagens puras e produtivas,

Leia mais

Cruzamento em gado de corte. Gilberto Romeiro de Oliveira Menezes Zootecnista, DSc Pesquisador Embrapa Gado de Corte

Cruzamento em gado de corte. Gilberto Romeiro de Oliveira Menezes Zootecnista, DSc Pesquisador Embrapa Gado de Corte Cruzamento em gado de corte Gilberto Romeiro de Oliveira Menezes Zootecnista, DSc Pesquisador Embrapa Gado de Corte Resumo Introdução: Cruzamento o que é? Por que? Aspectos/conceitos importantes Sistemas

Leia mais

Gv5 fomenta produção de Leite em Mato Grosso

Gv5 fomenta produção de Leite em Mato Grosso criadoresfotos gustavo miguel e divulgação Gv5 fomenta produção de Leite em Mato Grosso Por natália escobar CRIATÓRIO // Seleção mato-grossense de Getúlio Vilela fortalece a pecuária leiteira do estado

Leia mais

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO COM TOUROS NO PROGRAMA NACIONAL DE MELHORAMENTO DO GIR LEITEIRO PRÉ-SELEÇÃO E TESTE DE PROGÊNIE

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO COM TOUROS NO PROGRAMA NACIONAL DE MELHORAMENTO DO GIR LEITEIRO PRÉ-SELEÇÃO E TESTE DE PROGÊNIE REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO COM TOUROS NO PROGRAMA NACIONAL DE MELHORAMENTO DO GIR LEITEIRO PRÉ-SELEÇÃO E TESTE DE PROGÊNIE CAPÍTULO I REQUISITOS DO PROPRIETÁRIO Art.1º - O interessado em inscrever touro

Leia mais

EFEITOS NÃO GENÉTICOS SOBRE CARACTERÍSTICAS PRODUTIVAS E REPRODUTIVAS EM REBANHOS NELORE CRIADOS NA REGIÃO NORTE DO BRASIL

EFEITOS NÃO GENÉTICOS SOBRE CARACTERÍSTICAS PRODUTIVAS E REPRODUTIVAS EM REBANHOS NELORE CRIADOS NA REGIÃO NORTE DO BRASIL EFEITOS NÃO GENÉTICOS SOBRE CARACTERÍSTICAS PRODUTIVAS E REPRODUTIVAS EM REBANHOS NELORE CRIADOS NA REGIÃO NORTE DO BRASIL Rayanne Carla da Silva Fé 1 ; Jorge Luís Ferreira 2 1 Aluna do Curso de Medicina

Leia mais

UMA ABORDAGEM SOBRE OS PRINCIPAIS PROGRAMAS DE MELHORAMENTO GENÉTICO DO BRASIL PARCKERT, L. 1 ; GALLO, S.B. 2

UMA ABORDAGEM SOBRE OS PRINCIPAIS PROGRAMAS DE MELHORAMENTO GENÉTICO DO BRASIL PARCKERT, L. 1 ; GALLO, S.B. 2 UMA ABORDAGEM SOBRE OS PRINCIPAIS PROGRAMAS DE MELHORAMENTO GENÉTICO DO BRASIL PARCKERT, L. 1 ; GALLO, S.B. 2 1 Pós Graduando em Julgamento das Raças Zebuínas, Faculdades Associadas de Uberaba, Uberaba

Leia mais

INFORMATIVO. Informativo Semestral do NeloreCEN Segundo Semestre Edição nº06. Mais carne em menos tempo

INFORMATIVO. Informativo Semestral do NeloreCEN Segundo Semestre Edição nº06. Mais carne em menos tempo Informativo Semestral do Segundo Semestre Edição nº06 Informativo Semestral do Segundo Semestre Edição nº06 Editorial CEN 6704 Austero é contratado pela Alta Genetics Caminhamos para mais um final de ano

Leia mais

caprinos e ovinos SA SA SA 432SA LOTE 01 LOTE 02 LOTE 03 Vendedor Rebanho Caroatá Boer 10/09/2009 Filiação

caprinos e ovinos SA SA SA 432SA LOTE 01 LOTE 02 LOTE 03 Vendedor Rebanho Caroatá Boer 10/09/2009 Filiação SA 09016 LOTE 02 Boer 10/09/2009 caprinos e ovinos Mãe: Caroatá TE 394 Pai: Caroatá 1261 1º Prêmio Sênior Expo Afogados da Ingazeira 2012. Coberta pelo Caroatá 2914, filho do Alto do Cruzeiro Hulk. SA

Leia mais

VEJA A EVOLUÇÃO GENÉTICA QUE SERÁ OFERTADA NO LEILÃO 1000 TOUROS

VEJA A EVOLUÇÃO GENÉTICA QUE SERÁ OFERTADA NO LEILÃO 1000 TOUROS INFORMATIVO edição 2017 www.neloregrendene.com.br VEJA A EVOLUÇÃO GENÉTICA QUE SERÁ OFERTADA NO LEILÃO 1000 TOUROS POR QUE UTILIZAR REPRODUTORES NELORE GRENDENE? 02 NELORE GRENDENE NELORE GRENDENE: UMA

Leia mais

ÍNDICES ZOOTÉCNICOS DO COMPOSTO MARCHANGUS CONSIDERADOS PARA O MELHORAMENTO DO REBANHO

ÍNDICES ZOOTÉCNICOS DO COMPOSTO MARCHANGUS CONSIDERADOS PARA O MELHORAMENTO DO REBANHO ÍNDICES ZOOTÉCNICOS DO COMPOSTO MARCHANGUS CONSIDERADOS PARA O MELHORAMENTO DO REBANHO Jonathan Kaoan de Oliveira 1, Marcelo Marcos Montagner 2* [orientador], Luis Fernando Glasenapp de Menezes 2, Thaiz

Leia mais

INTRODUÇÃO IJOP= 10%PN + 20%PD + 30%PSOB + 25%PE + 5%AOL + 10%EGS

INTRODUÇÃO IJOP= 10%PN + 20%PD + 30%PSOB + 25%PE + 5%AOL + 10%EGS INTRODUÇÃO A seleção do Nelore JOP conta com um criterioso e abrangente suporte técnico de avaliação genética, não só para o rebanho indiano puro, mas também para as progênies de touros indianos, selecionadas

Leia mais

Programa de Melhoramento Genético 2B 1

Programa de Melhoramento Genético 2B 1 Programa de Melhoramento Genético 2B 1 PMG2B: Resultado da Avaliação Genética de Vacas Gir Leiteiro. Belo Horizonte, 2016. José Afonso Bicalho Beltrão da Silva Economista Agronegócios 2B jabsiva@uol.com.br

Leia mais

MELHORAMENTO GENÉTICO E CRUZAMENTOS DE OVINOS

MELHORAMENTO GENÉTICO E CRUZAMENTOS DE OVINOS UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE ZOOTECNIA OVINOCULTURA MELHORAMENTO GENÉTICO E CRUZAMENTOS DE OVINOS André Gustavo Leão Dourados - MS, 09 de outubro de 2013

Leia mais

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DA 85ª EXPOZEBU 27/04 A 05/05/2019 Uberaba/MG (Última atualização em 26/02, às 09h53) *SUJEITA A ALTERAÇÕES*

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DA 85ª EXPOZEBU 27/04 A 05/05/2019 Uberaba/MG (Última atualização em 26/02, às 09h53) *SUJEITA A ALTERAÇÕES* PROGRAMAÇÃO OFICIAL DA 85ª EXPOZEBU 27/04 A 05/05/2019 Uberaba/MG (Última atualização em 26/02, às 09h53) *SUJEITA A ALTERAÇÕES* 20/02/2019, quarta-feira: Início das inscrições para o 5º Concurso Leiteiro

Leia mais

Melhoramento gené.co de bovinos leiteiros: estratégias para u.lização de vacas F1

Melhoramento gené.co de bovinos leiteiros: estratégias para u.lização de vacas F1 Melhoramento gené.co de bovinos leiteiros: estratégias para u.lização de vacas F1 Fabio Luiz Buranelo Toral Departamento de Zootecnia Pompéu MG, 20 de julho de 2016. Linha do tempo Prenhez aos 2 anos Prenhez

Leia mais

Melhoramento Genético de Bovinos Leiteiros na Fazenda

Melhoramento Genético de Bovinos Leiteiros na Fazenda Melhoramento Genético de Bovinos Leiteiros na Fazenda Fazenda FINI, Castro, Paraná. Hans Jan Groenwold, Produtor, Presidente da Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa. Agenda:

Leia mais

QUANTIDADE PARA GERAR QUALIDADE

QUANTIDADE PARA GERAR QUALIDADE QUANTIDADE PARA GERAR QUALIDADE Ovídio Miranda Brito (Ovídio Avô ) - 1918/1983 - é um ícone na pecuária brasileira. Começou a trabalhar com 16 anos com outro nome memorável na agropecuária, Lamartine Mendes.

Leia mais

GENÉTICA UM PASSO A FRENTE DESDE 1976

GENÉTICA UM PASSO A FRENTE DESDE 1976 GENÉTICA UM PASSO A FRENTE DESDE 1976 2018 LEILÃO ELITE EXPOINTER 2018 30 DE AGOSTO 19H30 PARQUE DE EXPOSIÇÕES ASSIS BRASIL - ESTEIO/RS PISTA B FRETE GRÁTIS PARA TODO O RS ESTADIA E EXAMES SANITÁRIOS GRATUITOS

Leia mais

Monitoramento da Disseminação Genética do Rebanho Leiteiro no Estado do Acre no Período de 2011 a 2012

Monitoramento da Disseminação Genética do Rebanho Leiteiro no Estado do Acre no Período de 2011 a 2012 ISSN 1-9915 Monitoramento da Disseminação Genética do Rebanho Leiteiro no Estado do Acre no Período de 211 a 212 67 Introdução O governo do Estado do Acre vem incentivando a produção de leite com aplicação

Leia mais

Seleção. Teste da progênie e seleção de sêmen. Resposta à seleção. Intensidade de seleção. Diferencial de seleção (s) Diferencial de seleção (s)

Seleção. Teste da progênie e seleção de sêmen. Resposta à seleção. Intensidade de seleção. Diferencial de seleção (s) Diferencial de seleção (s) Seleção e seleção de sêmen Escolha dos pais da futura geração. É um processo sistemático de mudança genética. A seleção tende a mudar a frequência gênica em uma maneira desejada tanto em direção quanto

Leia mais

Pensou Braford Pensou Santa Prenda

Pensou Braford Pensou Santa Prenda Valores médios das Dep s das principais características geradas para a raça Médias DEPs Braford 38 Nº Anim/sexo 18.935 43.410 Característica Machos DP Fêmeas DP PN (kg) 0,03 ±0,47 0,00 ±0,39 PD (kg) -

Leia mais

REGULAMENTO DO 1º TESTE DE DESEMPENHO DE TOUROS JOVENS DA EMBRAPA CERRADOS / ACZP/ AGCZ TDTJ EMBRAPA Cerrados/ACZP/AGCZ 2014/ PASTO

REGULAMENTO DO 1º TESTE DE DESEMPENHO DE TOUROS JOVENS DA EMBRAPA CERRADOS / ACZP/ AGCZ TDTJ EMBRAPA Cerrados/ACZP/AGCZ 2014/ PASTO REGULAMENTO DO 1º TESTE DE DESEMPENHO DE TOUROS JOVENS DA EMBRAPA CERRADOS / ACZP/ AGCZ TDTJ EMBRAPA Cerrados/ACZP/AGCZ 2014/ 2015 - PASTO A 1ª Prova de Ganho em Peso a Pasto Embrapa Cerrados/ACZP/AGCZ

Leia mais