FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA. Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA. Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos"

Transcrição

1 FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos

2

3 Objetivos: Ao final desta unidade, o aluno deverá ser capaz de: 1. Conceituar computador e programa; 2. Conhecer a terminologia básica de informática; 3. Reconhecer o computador como uma máquina multinível; 4. Saber que características definem cada um dos níveis de desenvolvimento tecnológico do computador; 5. Saber as diferenças e semelhanças entre hardware e software.

4 Conceito de Computador Um computador digital é uma máquina que pode resolver problemas para as pessoas executando instruções que lhe são dadas. Uma seqüência de instruções que descreve como realizar certa tarefa é denominada programa (TANENBAUM, 2007, p.1). Um computador doméstico típico de hoje (2013) possui as características seguintes 1. Processadores com mais de 1 núcleo. 2. Alta velocidade de processamento de dados (superior a dois bilhões de operações por segundo); 3. Grande capacidade de armazenamento de informações (1 Terabyte ou mais) 4. Suporte para diversas mídias 5. Comunicação com a Internet

5 Terminologia básica de informática Bit Acrônimo de Binary Digit, é a menor quantidade de informação possível de ser armazenada e interpretada por um computador. Um bit pode assumir apenas dois valores: 0 ou 1. Byte Acrônimo de Binary Term, é um conjunto de oito bits. Cada byte pode representar um número, letra ou instrução. Palavra Em informática, é o número máximo de bits que cabe em um registrador. É também o número máximo de bits que um computador pode manipular em uma única instrução. O tamanho da palavra pode dar uma boa ideia sobre o poder de processamento quanto maior é a palavra, maior é o poder de processamento do processador. Registrador É um mecanismo que registra (armazena um dado ou instrução). Geralmente é uma memória de pequena capacidade localizada dentro de um processador.

6 Terminologia básica de informática Sistema Operacional É o programa que permite ao usuário controlar e se comunicar com o computador. Para que qualquer programa funcione em um computador, é necessário que ele se comunique e se submeta às regras de um sistema operacional. Sob o ponto de vista teórico, é incorreto chamar um sistema operacional de programa. Na verdade, o SO é um conjunto de programas que inclui o sistema, os tradutores de linguagens e os programas utilitários (programas que dão suporte para o SO). Os sistemas operacionais atuais utilizam cada vez mais recursos gráficos conhecidos como GUI (Graphical User Interface Interface Gráfica de Usuário). Processador É um conjunto de circuitos eletrônicos capazes de executarem instruções. Dentro de um computador existem vários processadores. O processador principal de um computador é chamado geralmente de CPU.

7 Terminologia básica de informática Hardware Corresponde à parte física (circuitos eletrônicos) de um computador, juntamente com seus periféricos. Periféricos Todo e qualquer dispositivo que pode se conectar à CPU de um computador (mouses, teclados, monitores de vídeo, impressoras, scanners, etc). CPU Sigla para Central Processing Unit, ou Unidade de Processamento Central, que corresponde ao cérebro do computador. É o local onde todas as operações lógicas são realizadas. Não confundir com o gabinete do computador. Software Conjunto de instruções e dados que são responsáveis pelo funcionamento do hardware. É sinônimo de programa ou aplicativo. PC Personal Computer (computador pessoal), termo usado para designar computadores domésticos a partir de 1980.

8 Terminologia básica de informática Arquitetura É um conjunto de especificações que definem a construção de um hardware ou a elaboração de um software. Barramento Também conhecido como BUS, é um conjunto de vias por onde trafegam os bits, interligando diversos tipos de hardware entre si e com a CPU. O tamanho do barramento está intimamente relacionado com o tamanho da palavra da CPU. BIOS Basic Input-Output System, corresponde a uma memória acoplada à placa mãe de um computador que contém as instruções básicas de funcionamento de toda a parte eletrônica do computador. Chipset É um processador auxiliar, utilizado para controlar diversos tipos de periféricos internos (on-board) ou externos (via USB ou outras portas de comunicação). Buffer Pequena quantidade de memória reservada para armazenamento de dados temporários.

9 Terminologia básica de informática Clock É a frequência de trabalho de um componente eletrônico. No caso de um computador, está comumente relacionado à frequência da CPU, e define a sua velocidade de processamento. Cooler Dispositivo utilizado para resfriar um componente eletrônico. Pode ser passivo (apenas uma chapa de metal colada ao componente) ou ativo (possui um outro tipo de dispositivo acoplado à chapa de metal para aumentar a eficiência de resfriamento geralmente um ventilador, um circuito de água selado ou outro tipo de líquido refrigerante). Drive São unidades de armazenamento secundário removíveis, utilizadas antigamente para disquetes. Os mais comuns hoje são os de CD, DVD e BD. Driver Conjunto de instruções que definem o funcionamento de um periférico em conjunto com um determinado sistema operacional.

10 Terminologia básica de informática Firmware É um conjunto de instruções gravados em um chip de memória, que define como um determinado hardware deve funcionar. Fonte É o dispositivo que fornece energia para o funcionamento do computador. Gabinete É uma caixa metálica ou de acrílico que abriga os principais circuitos eletrônicos de um computador. GPU Graphics Processing Unit, é uma Unidade de Processamento Gráfico, encontrada em placas de vídeo. Largura de banda Corresponde à quantidade de informação que pode trafegar em determinado intervalo de tempo. HD Hard Disk (disco rígido), corresponde ao principal meio de armazenamento secundário de um computador. Geralmente é um conjunto de discos magnéticos, mas já existem HD s de estado sólido (totalmente eletrônicos), que de disco tem apenas o nome.

11 Terminologia básica de informática Latência Tempo que um dispositivo leva para acessar uma determinada informação. RAM Random Access Memory, ou Memória de Acesso Randômico ou Aleatório, corresponde à memória primária de um computador, utilizada para processar informações. Modem Sigla para Modulador/Demodulador, é o aparelho que faz a conversão de sinais elétricos, permitindo a comunicação entre um computador e a Internet. Cache É um tipo de memória de alta velocidade utilizada para agilizar o processamento e transferência de informações. Placa Mãe Também conhecida como Motherboard, é a placa principal de um computador, responsável pela integração da CPU a outros circuitos eletrônicos que compõem um computador.

12 Terminologia básica de informática On-board Termo utilizado para designar qualquer periférico que já vem acoplado à placa mãe de um computador. Placa de Rede Também conhecida como NIC (Network Interface Card), é a placa que permite que um computador se comunique com uma rede. Placa de Som É a placa que permite que um computador produza sons digitalizados. Placa de Vídeo É a placa responsável pela saída de vídeo de um computador. As placas aceleradoras gráficas possuem potentes GPU s que são responsáveis por cálculos gráficos complexos, importantes em jogos e em edição de vídeos e imagens. Disco IDE É um padrão de disco rígido em que a placa controladora é integrada ao disco (Integrated Device Eletronics).

13 Terminologia básica de informática Disco SATA Serial Advanced Technology Attachment, é uma evolução do padrão IDE. Até a sexta evolução do padrão IDE (conhecida como ATAPI-6), o modo de comunicação era em vias paralelas (Parallel Advanced Technology Attachment), e o padrão ATAPI-7, que substituiu o anterior ficou conhecido como SATA. Disco SCSI É um disco em que a controladora obedece ao padrão SCSI (Small Computer System Interface). É um disco muito rápido e muito utilizado em servidores em um arranjo conhecido como RAID. Disco SAS É uma evolução do disco SCSI (Serial Attached SCSI) utilizando comunicação serial em vez de paralela.

14 Terminologia básica de informática RAID Redundant Array of Independent Disks, é uma tecnologia que permite a interligação de vários discos com o objetivo de se conseguir maior desempenho ou maior confiabilidade ou ambos. SLOT É uma cavidade que permite o acesso de placas ao barramento na placa mãe. Existem vários padrões, sendo o mais comum o PCI Express. Soquete Do inglês socket, é uma terminação que permite o acoplamento da CPU à placa mãe. Navegador É um programa (também conhecido como Browser) que permite a navegação na Internet. Pesquise o significado da palavra INFORMÁTICA.

15 Como funciona um computador? O computador hoje é uma máquina multinível. O que isso significa? NÍVEL 0 Nos primórdios da informática, quando se queria que um computador fizesse algo, tínhamos que modificar circuitos chamados de portas lógicas. Uma máquina desse nível (MØ) é programada em uma linguagem (LØ), que consiste em construir circuitos por meio da modificação das portas lógicas do computador.

16 Como funciona um computador? NÍVEL 1 A primeira evolução foi a elaboração de uma microarquitetura (hardware) permitindo o acesso aos registradores. Estes registradores podiam ser carregados com dados a serem manipulados na Unidade de Lógica Aritmética (ULA). A evolução aqui é porque em vez de modificar circuitos lógicos, podia-se manipular bits (chaves ou relés) para dizer à máquina (M1) o que se queria que ela fizesse (a linguagem L1). Logo, a máquina M1 é de um nível mais alto que a anterior (MØ).

17 Como funciona um computador? NÍVEL 2 Neste nível a programação deixa de ser algo mecânico e passa a contar com um conjunto de instruções que dizem ao computador como fazer alguma coisa. Este nível é conhecido como nível de arquitetura de conjunto de instruções (nível ISA Instruction Set Architecture), e uma máquina deste nível (M2) é muito mais fácil de programar (em uma linguagem realmente prática - L2) que as dos níveis anteriores, embora ainda seja algo bem trabalhoso.

18 Como funciona um computador? NÍVEL 3 Uma grande evolução ocorre neste nível, com a automação de tarefas de controle e comunicação com o processador por meio da criação de um programa chamado Sistema Operacional. Um máquina M3 dá muito menos trabalho de programar que as dos níveis anteriores, pois a linguagem L3 já utiliza todas as facilidades do Sistema Operacional, que já tem uma série de rotinas automáticas prontas.

19 Como funciona um computador? NÍVEL 4 A evolução deste nível é a criação de uma linguagem de programação de montagem de instruções (ASSEMBLER). Programar uma máquina M4 utilizando a linguagem L4 ficou bem mais simples. Neste nível temos o conceito de programa armazenado, ou seja, tanto o programa (instruções) quanto os dados poderiam ser armazenados ao mesmo tempo na memória (em locais diferentes). A linguagem L4 é ainda considerada de baixo nível, pois depende do conjunto de instruções de cada processador.

20 Como funciona um computador? NÍVEL 5 É o ultimo nível conhecido atualmente. Uma máquina M5 pode ser programada em uma linguagem de alto nível (L5), que não depende mais do tipo de processador. As linguagens L5 estão muito próximas das linguagens humanas. NÍVEL 6 Alguém aqui se habilita a desenvolver uma linguagem L6 para uma máquina M6?

21 Hardware X Software Sob o ponto de vista lógico, hardware e software são equivalentes! Qualquer instrução (ou operação) executada por um software pode ser embutida em hardware. A decisão de usar um ou outro depende de fatores como custo, velocidade, confiabilidade e freqüência de mudanças.

22 Hardware X Software Custo: Vantagem para o Software É mais barato criar um programa (software) do que construir um circuito eletrônico. Velocidade: Vantagem para o Hardware Instruções construídas como circuitos eletrônicos (hardware) são específicas (simples), e portanto, são executadas de modo muito mais rápido que aquelas oriundas de software, que são genéricas (complexas).

23 Hardware X Software Confiabilidade: Vantagem para o Hardware Uma vez que uma instrução é projetada, testada e construída como um circuito eletrônico (hardware), a chance de acontecer um erro é praticamente nula. Frequência de mudanças: Vantagem para o Software É muito mais fácil alterar um programa do que alterar um circuito eletrônico.

24 UNIDADES DE MEDIDA O homem sempre teve necessidade de medir e comparar. À medida que a tecnologia permitiu a medida de coisas extremamente grandes ou extremamente pequenas, tornou-se óbvio que uma unidade de medida seria insuficiente para expressar estas quantidades. Assim, foram criados prefixos que correspondem a multiplicação ou divisão da unidade principal. Por exemplo, o metro é a unidade padrão de medida de distância, mas para medir grandes distâncias, o metro é pouco utilizado.

25 UNIDADES DE MEDIDA Neste caso, o quilômetro (aportuguesamento de Kilometro, unidade de medida que equivale a 1000 metros) é mais usado. Do mesmo modo, para medir coisas pequenas, o metro é muito grande. Entretanto, se dividirmos o metro por mil teremos o milímetro, que equivale a 10-3 metros. Do mesmo modo, a grama é a unidade padrão para medir massa, mas usamos com mais frequência o quilo (simplificação de Kilograma, ou seja, 1000 gramas).

26 UNIDADES DE MEDIDA Na informática, utilizamos b (em letra minúscula ou caixa baixa) para bit, e B (em letra maiúscula ou caixa alta) para Byte. Os prefixos para unidades de medida maiores que a unidade são sempre utilizados em letras maiúsculas: 1 ou 10 0 = unidade Mil ou 10 3 = Kilo K 1 milhão ou 10 6 = Mega M 1 bilhão ou 10 9 = Giga G 1 trilhão ou = Tera T = Peta P = Exa E = Zeta Z = Iota I Em informática, utiliza-se esses prefixos por aproximação. Por exemplo, 1 KB (1 Kilobyte) não equivale a 1000 bytes, e sim a 1024 bytes (2 10 bytes). Assim, 1 KB (1 Kilobyte) equivale a 2 10 bytes, 1 MB (1 Megabyte) equivale a 2 20 bytes, 1 GB (1 Gigabyte) equivale a 2 30 bytes, 1 TB (1 Terabyte) equivale a 2 40 bytes, 1 PB (1 Petabyte) equivale a 2 50 bytes e assim por diante.

27 UNIDADES DE MEDIDA Os prefixos para unidades de medida menores que a unidade são sempre utilizados em letras minúsculas. Não utilizamos medidas menores que a unidade para medidas de armazenagem (bits), porque estes não poder ser divididos. Estes prefixos são utilizadas geralmente para segundos, para se medir o tempo de ciclo de um processador: 1 ou 10 0 = unidade 10-3 = mili m Hertz é a unidade de medida do SI (Sistema Internacional de medidas) para frequência. Se um processador tem clock de 1 Khz (1 kilohertz 10-6 = micro 10-9 = nano n = pico p µ ou 1000 hertz), isso significa que a cada segundo ele realiza 1000 ciclos. Se um cálculo gastar um ciclo, então isso quer dizer que este processador é capaz de fazer mil cálculos por segundo = femto f = ato a = zepto z = iocto i O tempo de um ciclo é o inverso da frequência. Assim, para um processador com clock de 1 Khz, o tempo de um ciclo é 1x10-3 segundos, ou 1 milisegundo.

28 REFERENCIAS 1. FEDELI, Ricardo Daniel. Introdução à ciência da computação. São Paulo: Thomson, MORIMOTO, Carlos E. Índice do dicionário técnico Disponível em: < Acesso em: 7 jun TANENBAUM, Andrew S. Organização estruturada de computadores. 4. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2007.

Arquitetura de Computadores

Arquitetura de Computadores Arquitetura de Computadores Componentes básicos de um computador Memória Processador Periféricos Barramento O processador (ou microprocessador) é responsável pelo tratamento de informações armazenadas

Leia mais

INFORMÁTICA. Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha Site:

INFORMÁTICA. Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha Site: INFORMÁTICA Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha Site: www.veniciopaulo.com Graduado em Análises e Desenvolvimento de Sistemas Analista de Sistemas (Seplag) Instrutor(Egp-Ce) Professor(CEPEP) CONCEITOS

Leia mais

INFORMÁTICA (NCINF) CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE

INFORMÁTICA (NCINF) CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE INFORMÁTICA (NCINF) CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE COCNEITOS BÁSICOS DE HARDWARE COMPUTADOR QUANTO AO TIPO COMPUTADOR SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO o Analógico o Digital o Híbrido o Hardware (parte física) o Software

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS PRONATEC

FACULDADE PITÁGORAS PRONATEC FACULDADE PITÁGORAS PRONATEC DISCIPLINA: ARQUITETURA DE COMPUTADORES Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Objetivos Ao final desta apostila,

Leia mais

CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE Disciplina: Informática Básica (Hardware)

CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE Disciplina: Informática Básica (Hardware) CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE Disciplina: Informática Básica (Hardware) HARDWARE É a parte física do computador, ou seja, são as peças que compõem um PC; Nesse capítulo iremos aprender a conhecer algumas

Leia mais

Hardware. Informática

Hardware. Informática Hardware Informática l Sistema Informatizado Chama-se sistema informatizado a integração que acontece de três componentes básicos: a) Os computadores = hardware b) Os programas = software c) Os seres humanos

Leia mais

Algoritmos e Lógica de Programação Componentes e Arquitetura

Algoritmos e Lógica de Programação Componentes e Arquitetura Algoritmos e Lógica de Programação Componentes e Arquitetura Agostinho Brito Departamento de Engenharia da Computação e Automação Universidade Federal do Rio Grande do Norte 21 de fevereiro de 2017 Noções

Leia mais

Instalação e Manutenção de Computadores Sandra Silva

Instalação e Manutenção de Computadores Sandra Silva Instalação e Manutenção de Computadores Sandra Silva 2010 Unicenter. Todos os direitos reservados Hardware vs software Hardware É a parte física do computador, ou seja, o conjunto de dispositivos responsáveis

Leia mais

Conceitos sobre Computadores

Conceitos sobre Computadores Conceitos sobre Computadores Prof. UNESP - São José do Rio Preto Linguagem Computacional Neste tópico veremos: Os Componentes físicos dos computadores O hardware: principais partes dos computadores atuais.

Leia mais

Noções de Informática INSS. Novo Curso. Aula 01

Noções de Informática INSS. Novo Curso. Aula 01 127767 Noções de Informática INSS Novo Curso Aula 01 http://facebook.com/profricardobeck contato@profricardobeck.com.br Mensurando Dados Sistema de numeração Binário (0 e 1) Fax/Modem 56 Kbps Placa de

Leia mais

Introdução ao Hardware Informática Básica e Aplicada PROFESSOR: DANIEL BRANDÃO

Introdução ao Hardware Informática Básica e Aplicada PROFESSOR: DANIEL BRANDÃO Introdução ao Hardware Informática Básica e Aplicada PROFESSOR: DANIEL BRANDÃO 1 Quem sou eu? Daniel Brandão Graduado em Sistemas para Internet Especialista em Tecnologia Para Aplicações Web Desenvolvedor

Leia mais

Computadores podem ser úteis em problemas que envolvem: Grande número de dados. Grande número de cálculos. Complexidade. Precisão.

Computadores podem ser úteis em problemas que envolvem: Grande número de dados. Grande número de cálculos. Complexidade. Precisão. O uso do computador Computadores podem ser úteis em problemas que envolvem: Grande número de dados. Grande número de cálculos. Complexidade. Precisão. Exemplos: Modelos meteorológicos. Cálculo estrutural.

Leia mais

Computação L. Apresentação da Disciplina e Conceitos Básicos de Computadores

Computação L. Apresentação da Disciplina e Conceitos Básicos de Computadores Computação L Apresentação da Disciplina e Conceitos Básicos de Computadores Tópicos da Aula Conceitos básicos de computação Componentes de um computador Como os diferentes componentes interagem Representação

Leia mais

TIPO DE COMPUTADORES VALE A PENA CONHECER SMARTPHONES

TIPO DE COMPUTADORES VALE A PENA CONHECER SMARTPHONES TIPO DE COMPUTADORES DESKTOPS 1 - NOTEBOOKS 2 - NETBOOKS VALE A PENA CONHECER SMARTPHONES 1 VALE A PENA CONHECER TABLETS VALE A PENA CONHECER TABLETS E/OU NETBOOKS 2 SISTEMA COMPUTACIONAL COMPLETO PEOPLEWARE

Leia mais

Aula 2 Terminologia básica e Unidades de medida

Aula 2 Terminologia básica e Unidades de medida Ciências da Computação Disciplina: Ciência da Computação e Profissão Professora: Simone Jaqueline Ferreira de Almeida Aula 2 Terminologia básica e Unidades de medida Os Computadores Benefícios trazidos

Leia mais

Arquitetura de Computadores. Infraestrutura de TI: Hardware

Arquitetura de Computadores. Infraestrutura de TI: Hardware Arquitetura de Computadores Infraestrutura de TI: Hardware Computação Informação + Automação Tratamento dos dados em informação por meios automáticos Dispositivos eletrônicos Aplicados em Computadores,

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Aula 10 http://www.ic.uff.br/~bianca/introinfo/ Aula 10-05/10/2007 1 Ementa Conceitos Básicos de Computação (Hardware, Software e Internet) Softwares Aplicativos Tutorial: Word

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação. Fundamentos Hardware

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação. Fundamentos Hardware Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Fundamentos Hardware Prof. Renato Pimentel 1 Informática Informática: ciência que estuda métodos para o tratamento da informação por meios computacionais.

Leia mais

O Sistema de Computação

O Sistema de Computação O Sistema de Computação Arquitetura de Computadores Prof. Vilson Heck Junior O Sistema de Computação INTRODUÇÃO Introdução Sistemas Computacionais podem ser divididos em camadas: Aplicativos Sistema Operacional

Leia mais

Conceitos sobre Computadores

Conceitos sobre Computadores Conceitos sobre Computadores Prof. Adriano Mauro Cansian Prof. Leandro Alves Neves UNESP - São José do Rio Preto Linguagem Computacional Neste tópico veremos: Os Componentes físicos dos computadores O

Leia mais

Fundamentos de Informática Introdução aos Conceitos Básicos

Fundamentos de Informática Introdução aos Conceitos Básicos Fundamentos de Informática Introdução aos Conceitos Básicos Professor: Luiz A. P. Neves neves@ufpr.br e lapneves@gmail.com 1 Roteiro Objetivos Conceitos Básicos Processamento de Dados Modalidade de Computadores

Leia mais

INFORMÁTICA BÁSICA HARDWARE: COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO.

INFORMÁTICA BÁSICA HARDWARE: COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO. INFORMÁTICA BÁSICA HARDWARE: COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO isabeladamke@hotmail.com Componentes de um Sistema de Computador HARDWARE: unidade responsável pelo processamento dos dados, ou seja, o

Leia mais

Hardware Central de Cursos Professor Pimentel

Hardware  Central de Cursos Professor Pimentel Hardware Central de Cursos Professor Pimentel Geral Quem perguntou? X X X 1 --- 2, 3, 4, 5 O que é?... é bastante utilizado, principalmente na área de computação, e se aplica à unidade central de processamento,

Leia mais

i TIC 7/8 Funcionamento de um computador Informação 7 Unidade 1 A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias

i TIC 7/8 Funcionamento de um computador Informação 7 Unidade 1 A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias i TIC 7/8 Informação 7 Funcionamento de um computador Unidade 1 A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias BIT Unidades de Informação BI NARY BIT DIG IT A unidade mínima de informação, com

Leia mais

Curso Básico de Hardware

Curso Básico de Hardware Curso Básico de Hardware Arquitetura de Computadores I Conceitos Iniciais Versão 1.0 1999 Robson S. Martins http://www.robsonmartins.com Informações sobre o curso Este curso de Informática tem por objetivo

Leia mais

1.3. CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA

1.3. CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA 1.3. CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA Informática pode ser considerada como significando informação automática, ou seja, a utilização de métodos e técnicas no tratamento automático da informação. Para

Leia mais

Introdução à Programação. Apresentação da Disciplina e Conceitos Básicos de Computadores

Introdução à Programação. Apresentação da Disciplina e Conceitos Básicos de Computadores Introdução à Programação Apresentação da Disciplina e Conceitos Básicos de Computadores Objetivos Aprender técnicas de programação que aumentem a qualidade de software e a produtividade no desenvolvimento

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ UEPA LISTA DE EXERCÍCIOS DE INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO. 2. O que diferencia os computadores de 1ª geração dos da 2ª.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ UEPA LISTA DE EXERCÍCIOS DE INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO. 2. O que diferencia os computadores de 1ª geração dos da 2ª. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ UEPA LISTA DE EXERCÍCIOS DE INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO 1. Cite alguns problemas que o uso de válvulas provocava nos computadores de 1ª geração. 2. O que diferencia os computadores

Leia mais

Sistemas de Computação

Sistemas de Computação Sistemas de Computação Introdução Haroldo Gambini Santos Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP 11 de março de 2010 Haroldo Gambini Santos Sistemas de Computação 1/24 Classi cação/uso de Computadores

Leia mais

COMPONENTES DE UM COMPUTADOR (tecnologia) Adão de Melo Neto

COMPONENTES DE UM COMPUTADOR (tecnologia) Adão de Melo Neto COMPONENTES DE UM COMPUTADOR (tecnologia) Adão de Melo Neto 1 SUMÁRIO GABINETE FONTE COOLER BATERIA IDE, ATA e SATA SLOTS DE MEMÓRIA PLACA MAE ATX PROCESSADORES INTEL PLACAS DE VIDEO VIDEO GABINETE GABINETE

Leia mais

Curso Técnico de Nível Médio

Curso Técnico de Nível Médio Curso Técnico de Nível Médio Disciplina: Informática Básica 2. Hardware: Componentes Básicos e Funcionamento Prof. Ronaldo Componentes de um Sistema de Computador HARDWARE: unidade

Leia mais

Sistemas de Computação. Bibliogra a. Hardware e Software. Notas. Introdução. Haroldo Gambini Santos. 26 de abril de Notas

Sistemas de Computação. Bibliogra a. Hardware e Software. Notas. Introdução. Haroldo Gambini Santos. 26 de abril de Notas Classi cação/uso de Computadores Digitais Sistemas de Computação Introdução Haroldo Gambini Santos Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP 26 de abril de 2010 Haroldo Gambini Santos Sistemas de Computação

Leia mais

ELEMENTOS DE COMPUTADORES

ELEMENTOS DE COMPUTADORES 1 ELEMENTOS DE COMPUTADORES Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com ELEMENTOS DE COMPUTADORES Carga horária: 16 horas/aula Competência: Conhecer a arquitetura

Leia mais

Componentes de Hardware. Alberto Felipe FriderichsBarros

Componentes de Hardware. Alberto Felipe FriderichsBarros Componentes de Hardware Alberto Felipe FriderichsBarros Configuração A configuração de um computador é, nada mais, que a receita do computador, ou seja, a listagem dos equipamentos que o formam. Qual das

Leia mais

Profa. Leda G. F. Bueno

Profa. Leda G. F. Bueno Profa. Leda G. F. Bueno O computador pode ser descrito como um sistema. Sendo um sistema, este pode ser esquematizado como a entrada de insumos, processamento e saída do produto final No caso do computador

Leia mais

Estrutura e Funcionamento dos Computadores (Conceitos Básicos)

Estrutura e Funcionamento dos Computadores (Conceitos Básicos) Estrutura e Funcionamento dos Computadores (Conceitos Básicos) Sistema Computacional Peopleware (usuário) Software (programas) Hardware (máquina) Hardware Corresponde à parte material, aos componentes

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Arquitetura de Computadores Hardware e Software Prof. Jeime Nunes p Tipos de memória n RAM (random access memory) - memória de acesso aleatório, é volátil e permite

Leia mais

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA 1 Conteúdo 1. Tipos de computadores 2. Representação da informação 3. Hardware Hardware (componentes de um computador) Gabinete Placa-mãe Unidade Central de Processamento 2 1)

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL IRMÃO AFONSO Oportunizar a Educação por meio do Respeito e da União

ESCOLA ESTADUAL IRMÃO AFONSO Oportunizar a Educação por meio do Respeito e da União ESCOLA ESTADUAL IRMÃO AFONSO Oportunizar a Educação por meio do Respeito e da União ESTRUTURA DO COMPUTADOR HARDWARE são os componentes físicos do computador, ou seja, a máquina propriamente dita. É composto

Leia mais

AULA 2. Prof.: Jadiel Mestre. Introdução à Informática. Introdução à Informática Componentes de um Sistema de Informação

AULA 2. Prof.: Jadiel Mestre. Introdução à Informática. Introdução à Informática Componentes de um Sistema de Informação AULA 2 Prof.: Jadiel Mestre. Componentes de um Sistema de Informação Os componentes de um sistema de informação são divididos em três partes 2 1 Componentes físicos do computador Dispositivos de Entrada/Saída

Leia mais

Tópicos da aula. Histórico e Evolução dos Computadores. Noções Básicas de Arquitetura de Computadores

Tópicos da aula. Histórico e Evolução dos Computadores. Noções Básicas de Arquitetura de Computadores Tópicos da aula Introdução Histórico e Evolução dos Computadores Noções Básicas de Arquitetura de Computadores um computador digital Objetivos da aula Identificar os componentes mais comuns de um computador

Leia mais

Informática. Hardware & Software

Informática. Hardware & Software Informática Hardware & Software Hardware & Software Hardware: Parte física. Sinais Elétricos. Computadores, automóveis, aviões, ônibus, celulares, tablets, entre outros. Software: Parte lógica. Bytes.

Leia mais

Sistemas de Computação Hardware. Sistema Central Periféricos

Sistemas de Computação Hardware. Sistema Central Periféricos Introdução à Informática Sistemas de Computação Hardware Sistema Central Periféricos 2 Hardware Parte física do sistema de computação Geralmente não é reconfigurável Software Parte lógica do sistema de

Leia mais

Principais Componentes do Gabinete. Componentes Básicos de um Computador. CPU ou UCP (Processador) 17/02/2017

Principais Componentes do Gabinete. Componentes Básicos de um Computador. CPU ou UCP (Processador) 17/02/2017 Professora: Janaide Nogueira E-mail: nogueirajanaide@gmail.com Materiais: https://janaide.wordpress.com Componentes Básicos de um Computador Principais Componentes do Gabinete 3 4 CPU ou UCP (Processador)

Leia mais

-Periféricos -Dispositivos de Entrada/Saída - Unidade de medida. Gustavo Catarino da Costa Wilson Coelho Neto Paulo Wesley Fogaça

-Periféricos -Dispositivos de Entrada/Saída - Unidade de medida. Gustavo Catarino da Costa Wilson Coelho Neto Paulo Wesley Fogaça -Periféricos -Dispositivos de Entrada/Saída - Unidade de medida Gustavo Catarino da Costa Wilson Coelho Neto Paulo Wesley Fogaça O que é o Computador? Máquina composta de partes eletrônicas e eletromecânicas

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação. Fundamentos / Hardware

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação. Fundamentos / Hardware Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Fundamentos Hardware 1 Informática Informática: ciência que estuda métodos para o tratamento da informação por meios computacionais. Principal

Leia mais

Montagem e Manutenção de Computadores

Montagem e Manutenção de Computadores Montagem e Manutenção de Computadores Organização dos Computadores Aula de 04/03/2016 Professor Alessandro Carneiro Introdução Um computador consiste de vários dispositivos referidos como hardware: o teclado,

Leia mais

Informática Aplicada. Introdução

Informática Aplicada. Introdução Informática Aplicada Introdução Breve histórico da computação moderna Principais eventos 1000ac - Ábaco 1614 - Logaritmos (John Napier) 1623 - Sistema Binário (Francis Bacon) 1642 - Máquina de Turing 1946

Leia mais

Roteiro. Sistemas de Computação Hardware. Sistema Central Periféricos

Roteiro. Sistemas de Computação Hardware. Sistema Central Periféricos Roteiro Sistemas de Computação Hardware Sistema Central Periféricos 1 Sistemas de Computação Hardware Parte física do sistema de computação Geralmente não é reconfigurável Software Parte lógica do sistema

Leia mais

Aula 05. Fundamentos de Hardware e Software. Prof. Dr. Dilermando Piva Jr.

Aula 05. Fundamentos de Hardware e Software. Prof. Dr. Dilermando Piva Jr. 05 Aula 05 Fundamentos de Hardware e Software Prof. Dr. Dilermando Piva Jr. Site Disciplina: http://fundti.blogspot.com.br/ Fundamentos de Hardware Sistemas de Computação Sistemas de Computação Computador

Leia mais

Algoritmos e Técnicas de Programação. Professora Luciana Faria

Algoritmos e Técnicas de Programação. Professora Luciana Faria Algoritmos e Técnicas de Programação Professora Luciana Faria luciana.faria@ifs.ifsuldeminas.edu.br Conceitos Básicos Computadores??? Máquina composta de elemento físicos do tipo eletrônico É uma máquina

Leia mais

Fundamentos e Suporte de Computadores. Prof. Ana Paula Domingos

Fundamentos e Suporte de Computadores. Prof. Ana Paula Domingos Fundamentos e Suporte de Computadores Prof. Ana Paula Domingos 2 Contato Prof. Ana Paula Domingos profanapaulad@gmail.com E-mail @apdnet Twitter profanapaulad.wordpress.com Blog Ana Paula Domingos - Linkedin

Leia mais

27/02/2012 CEV TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CEV. Prof. OCEAN A. SANTOS. Sistema Binário; Unidades de Medidas; Hardware.

27/02/2012 CEV TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CEV. Prof. OCEAN A. SANTOS. Sistema Binário; Unidades de Medidas; Hardware. CEV 1 CEV TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Prof. OCEAN A. SANTOS Sistema Binário; Unidades de Medidas; Hardware. 1 HARDWARE Sistema Binário Bit Byte Sistema Binário; Unidades de Medidas; Hardware: CPU Placa-Mãe

Leia mais

NOÇÕES DE HARDWARE PROF. PABLO LEONARDO. b B KB MB GB TB... HARDWARE X SOFTWARE UNIDADES DE ARMAZENAMENTO EXERCÍCIOS CONVERSÃO ENTRE MÚLTIPLOS

NOÇÕES DE HARDWARE PROF. PABLO LEONARDO. b B KB MB GB TB... HARDWARE X SOFTWARE UNIDADES DE ARMAZENAMENTO EXERCÍCIOS CONVERSÃO ENTRE MÚLTIPLOS NOÇÕES DE HARDWARE PROF. PABLO LEONARDO PABLO LEONARDO pablo@pointdoconcurso.com.br Pabloleonardo.silva@gmail.com www.pointdoconcurso.com.br Pablo Leonardo (Facebook) HARDWARE X SOFTWARE Hardware: Parte

Leia mais

Processamento de Dados aplicado à Geociências. AULA 1: Introdução à Arquitetura de Computadores

Processamento de Dados aplicado à Geociências. AULA 1: Introdução à Arquitetura de Computadores 1 Processamento de Dados aplicado à Geociências AULA 1: Introdução à Arquitetura de Computadores UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GEOPROCESSAMENTO

Leia mais

Ivinhema-MS. Prof. Esp. Carlos Roberto das Virgens.

Ivinhema-MS. Prof. Esp. Carlos Roberto das Virgens. 1 Ivinhema-MS Prof. Esp. Carlos Roberto das Virgens www.carlosrobertodasvirgens.wikispaces.com NOÇOES BÁSICAS DE PERIFÉRICOS E ARQUITETURA DOS COMPUTADORES. Um sistema de informações é um conjunto de componentes

Leia mais

Os computadores ditigais podem ser classificados em 5 grupos distintos:

Os computadores ditigais podem ser classificados em 5 grupos distintos: Informática A informática engloba toda atividade relacionada ao uso dos computadores, permitindo aprimorar e automatizar tarefas em qualquer área de atuação da sociedade. Informática é a "Ciência do tratamento

Leia mais

Professor: Lau Cheuk Lung

Professor: Lau Cheuk Lung Introdução à Informática Professor: Lau Cheuk Lung Conceitos Básicos Sistemas computacionais 2 partes básicas: hardware e software HARDWARE SOFTWARE É a parte mecânica e física da máquina, com seus componentes

Leia mais

Placa mãe mainboard motherboard

Placa mãe mainboard motherboard Também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso eletrônico. É considerado o elemento mais importante de um computador, pois tem como função permitir que o processador se comunique

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES

CURSO TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES CURSO TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES Álvaro Elias Flôres alvaro.flores@sc.senai.br PLACA-MÃE Introdução Placa-mãe é a principal placa existente no computador; É nela que são conectadas todas as demais

Leia mais

Dicionário de informática

Dicionário de informática Dicionário de informática TGEI IMEI DANIEL SOUSA 10H Nº 8 ATX: é um padrão criado para organizar as conexões de entrada e saídas da placa-mãe. Browser: é um programa utilizado para navegar na internet,

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Arquitetura de Computadores Aula 03 Prof. Msc Ubirajara Junior biraifba@gmail.com www.ucljunior.com.br Características do computador sistema eletrônico é rápido e

Leia mais

Hardware: Componentes Básicos. Sistema de Computador Pessoal. Anatomia de um Teclado. Estrutura do Computador. Arquitetura e Organização

Hardware: Componentes Básicos. Sistema de Computador Pessoal. Anatomia de um Teclado. Estrutura do Computador. Arquitetura e Organização Hardware: Componentes Básicos Arquitetura dos Computadores Dispositivos de Entrada Processamento Dispositivos de Saída Armazenamento Marco Antonio Montebello Júnior marco.antonio@aes.edu.br Sistema de

Leia mais

Estrutura de um computador digital. Gustavo Queiroz Fernandes

Estrutura de um computador digital. Gustavo Queiroz Fernandes Gustavo Queiroz Fernandes Atualizado em: 18/02/2019 Sumário Objetivos... 1 Pré-requisitos... 1 Recursos e Materiais... 1 Última Atualização... 1 1. Memória primária... 1 2. Memória secundária... 2 3. Unidade

Leia mais

Componentes de um Computador Típico

Componentes de um Computador Típico Componentes de um Computador Típico Assim como em um aparelho de dvd, no qual é necessário ter o aparelho de dvd e um dvd contendo o filme que será reproduzido, o computador possui a parte física, chamada

Leia mais

Programação de Computadores I - PRG1 Engenharia Elétrica

Programação de Computadores I - PRG1 Engenharia Elétrica Programação de Computadores I - PRG1 Engenharia Elétrica Edilson Hipolito da Silva edilson.hipolito@ifsc.edu.br - http://www.hipolito.info Aula 03 - Conceitos: Hardware, Software, Sistema Operacional Roteiro

Leia mais

Hardware. Componentes Básicos e Funcionamento

Hardware. Componentes Básicos e Funcionamento 1 Hardware 2 2 Componentes Básicos e Funcionamento 1 Hardware 3 Conjunto de dispositivos elétricos/eletrônicos que englobam a CPU, a memória e os dispositivos de entrada/saída de um sistema de computador

Leia mais

INTRODUÇÃO À ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES. Função e Estrutura. Introdução Organização e Arquitetura. Organização e Arquitetura

INTRODUÇÃO À ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES. Função e Estrutura. Introdução Organização e Arquitetura. Organização e Arquitetura Introdução Organização e Arquitetura INTRODUÇÃO À ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Eduardo Max Amaro Amaral Arquitetura são os atributos visíveis ao programador. Conjunto de instruções, número

Leia mais

Programação e Algoritmos I 1 o semestre

Programação e Algoritmos I 1 o semestre Programação e Algoritmos I 1 o semestre ISCTEM Março 2015 Docente: eng a Tatiana Kovalenko Assistente: eng o Darmite Meggi Aula Teórica 1 Tema 1. Introdução aos Computadores Conceitos básicos Informação

Leia mais

Tecnologias de Informação e Comunicação. Conceitos Básicos

Tecnologias de Informação e Comunicação. Conceitos Básicos Tecnologias de Informação e Comunicação Conceitos Básicos Un1 Conceitos Básicos INFORMÁTICA Informação Automática Un1 Conceitos Básicos INFORMÁTICA Tratamento ou processamento da informação utilizando

Leia mais

Principais Componentes e Tecnologias

Principais Componentes e Tecnologias Infra-Estrutura de Hardware Principais Componentes e Tecnologias Prof. Edilberto Silva www.edilms.eti.br edilms@yahoo.com Sumário Barramentos Placa Mãe Processadores Armazenamento Vídeo Rede Outras Tecnologias

Leia mais

3. Componentes de um computador e periféricos

3. Componentes de um computador e periféricos 3. Componentes de um computador e periféricos Diógenes Ferreira Reis Fustinoni Vimos no capítulo anterior que um computador é composto por hardware e software. O hardware é a parte física, algo que podemos

Leia mais

AGT0001 Algoritmos Aula 01 O Computador

AGT0001 Algoritmos Aula 01 O Computador AGT0001 Algoritmos Aula 01 O Computador Karina Girardi Roggia karina.roggia@udesc.br Departamento de Ciência da Computação Centro de Ciências Tecnológicas Universidade do Estado de Santa Catarina 2016

Leia mais

Prof. Alessandro Introdução a Computação Aula 2 Curso Técnico Módulo I. do computador. A placa-mãe é a maior placa encontrada no gabinete.

Prof. Alessandro Introdução a Computação Aula 2 Curso Técnico Módulo I. do computador. A placa-mãe é a maior placa encontrada no gabinete. O processador é responsável pelo fluxo da informação na máquina, dessa forma podemos chamá-lo de CPU (Unidade de Processamento e Controle), o processador é um chip localizado na placa-mãe do computador.

Leia mais

Estrutura e Funcionamento do Computador

Estrutura e Funcionamento do Computador Estrutura e Funcionamento do Computador Um computador funciona com dois tipos de componentes essenciais: Hardware Software 2 Hardware São todos os componentes físicos (pode ser visto e tocado) de um computador.

Leia mais

Arquitetura de computadores

Arquitetura de computadores Arquitetura de computadores Arquitetura de Microprocessadores Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas O Computador Hardware Unidades Funcionais de um Sistema Informático Dispositivos

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Informática na Educação Prof. Msc. Rafael Robson Negrão rafael@uel.br http://www. Escola Bíblica Cristã Introdução à Informática 2 Objetivo Apresentar conceitos gerais utilizados

Leia mais

FUNDAMENTOS DE ARQUITETURAS DE COMPUTADORES SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO. Cristina Boeres

FUNDAMENTOS DE ARQUITETURAS DE COMPUTADORES SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO. Cristina Boeres FUNDAMENTOS DE ARQUITETURAS DE COMPUTADORES SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO Cristina Boeres Sistema de Computação! Conjunto de componentes integrados com o objetivo de manipular dados e gerar informações úteis.

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Grupo V Mestrado Informática Educacional Introdução à Informática Conceitos Fundamentais Dados conjuntos de informação em bruto que, através de determinados processos, se transformam em informação. Processamento

Leia mais

DSC/CEEI/UFCG. Introdução à Computação

DSC/CEEI/UFCG. Introdução à Computação DSC/CEEI/UFCG Introdução à Computação Entrada e Saída O usuário se comunica com o núcleo do computador (composto por UCP e memória principal) através de dispositivos de entrada e saída (dispositivos de

Leia mais

1. Conceitos Básicos de Computação

1. Conceitos Básicos de Computação Introdução à Computação I IBM1006 1. Conceitos Básicos de Computação Prof. Renato Tinós Local: Depto. de Computação e Matemática (FFCLRP/USP) 1 Principais Tópicos 1.Conceitos Básicos de Computação 1.1.

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática 1 FACULDADE DOS GUARARAPES Introdução à Informática Introdução a Computação e Suas Aplicações Prof. Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br 2 Objetivo Apresentar conceitos gerais utilizados

Leia mais

Fundamentos de Computação

Fundamentos de Computação Campus: Jequié Fundamentos de Computação Professor: Dr. Robson Cipriano 1 Hardware para Microcomputadores 1 O Computador... funciona executando o programa ou a sequência de operações que está armazenada

Leia mais

Princípios de Sistemas de Informação. Infraestrutura de TI: Hardware e Software

Princípios de Sistemas de Informação. Infraestrutura de TI: Hardware e Software Princípios de Sistemas de Informação Infraestrutura de TI: Hardware e Software Identificar e descrever os componentes da infraestrutura de TI Identificar e descrever os principais tipos de tecnologia de

Leia mais

Aula 02. Conceitos relacionados à informática. Prof.: Roitier Campos Gonçalves

Aula 02. Conceitos relacionados à informática. Prof.: Roitier Campos Gonçalves Aula 02 Conceitos relacionados à informática Prof.: Roitier Campos Gonçalves Dados e Informação Dados É um fato isolado que completa a informação. Uma vez processados (ordenados, somados,filtrados) constituem

Leia mais

Capítulo 2 Livro do Mário Monteiro Componentes Representação das informações. Medidas de desempenho

Capítulo 2 Livro do Mário Monteiro Componentes Representação das informações. Medidas de desempenho Capítulo 2 Livro do Mário Monteiro Componentes Representação das informações Bit, Caractere, Byte e Palavra Conceito de Arquivos e Registros Medidas de desempenho http://www.ic.uff.br/~debora/fac! 1 2

Leia mais

http://www.ic.uff.br/~debora/fac! 1 Capítulo 2 Livro do Mário Monteiro Componentes Representação das informações Bit, Caractere, Byte e Palavra Conceito de Arquivos e Registros Medidas de desempenho 2

Leia mais

Informática Básica. Prof. Ulisses Vasconcelos

Informática Básica. Prof. Ulisses Vasconcelos Informática Básica Formado em Ciências da Computação UVA Especialização em Engenharia de Software INTA Experiência com docência 7 anos Experiências na área de computação 7 anos 2 Objetivos de hoje: Componentes

Leia mais

Introdução à Programação de Computadores Fabricação Mecânica

Introdução à Programação de Computadores Fabricação Mecânica Introdução à Programação de Computadores Fabricação Mecânica Edilson Hipolito da Silva edilson.hipolito@ifsc.edu.br - http://www.hipolito.info Aula 03 - Conceitos: Hardware, Software, Sistema Operacional

Leia mais

Informática Instrumental. Prof. Ana Paula Domingos

Informática Instrumental. Prof. Ana Paula Domingos Informática Instrumental Prof. Ana Paula Domingos 2 3 Hardware Parte Física do computador. Exemplos: Monitor, teclado, mouse, caixas de som, gabinete. 4 Software São os programas do computador, parte lógica.

Leia mais

Informática Instrumental

Informática Instrumental 2 Informática Instrumental Prof. Ana Paula Domingos 3 Hardware 4 Software Parte Física do computador. Exemplos: Monitor, teclado, mouse, caixas de som, gabinete. São os programas do computador, parte lógica.

Leia mais

FundamentosemInformática

FundamentosemInformática FundamentosemInformática 03 Bit e Byte 1 -Introdução Toda informação inserida no computador passa pelo Microprocessador e é jogada na memória RAM para ser utilizada enquanto seu micro trabalha. Essa informação

Leia mais

PLACA MÃE COMPONENTES BÁSICOS BIOS

PLACA MÃE COMPONENTES BÁSICOS BIOS PLACA MÃE COMPONENTES BÁSICOS BIOS COMPONENTES BÁSICOS BARRAMENTO FREQÜÊNCIA GERADOR DE CLOCK MEMÓRIA ROM FIRMWARE BIOS POST SETUP CMOS RTC BATERIA CHIPSET MEMÓRIA SL SLOTS DE EXPANSÃO CACHE SOQUETES PARA

Leia mais

O que é um computador?

O que é um computador? O que é um computador? É uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Exemplos de computadores incluem os relógios de forma geral, o ábaco, a régua

Leia mais

2 Arquitetura de Computadores

2 Arquitetura de Computadores 2 Arquitetura de Computadores Definição 1. Um computador é uma máquina composta de um conjunto de partes eletrônicas e eletromecânicas, com capacidade de coletar, armazenar e manipular dados, além de fornecer

Leia mais

CONTEÚDO INFORMÁTICA RECEITA FEDERAL DO BRASIL * E O QUE VEM A SER FIRMWARE? MARCIO HOLLWEG

CONTEÚDO INFORMÁTICA RECEITA FEDERAL DO BRASIL * E O QUE VEM A SER FIRMWARE? MARCIO HOLLWEG INFORMÁTICA RECEITA FEDERAL DO BRASIL MARCIO HOLLWEG mhollweg@terra.com.br CONTEÚDO HARDWARE - 2 AULAS 3 QUESTÕES SISTEMA OPERACIONAL - 2 AULAS 3 QUESTÕES APLICATIVOS OFFICE - 3 AULAS 2 QUESTÕES INTERNET

Leia mais

Projeto de Algoritmos

Projeto de Algoritmos Projeto de Algoritmos Introdução aos Sistemas Computacionais Prof. Ernani Viriato de Melo / Reginaldo Costa http://www.ernani.eti.br http://reginaldofazu.blogspot.com 2º Semestre - 2008 Conceitos Básicos

Leia mais

Componentes do Computador

Componentes do Computador Curso Técnico em Informática Módulo Subsequente Suporte Técnico Componentes do Computador INSTITUTO FEDERAL PARANÁ Campus Umuarama Professor Douglas Mariano douglas.santos@ifpr.edu.br Aula 02 CANTALICE,

Leia mais

HARDWARE. Givanaldo Rocha

HARDWARE. Givanaldo Rocha HARDWARE Givanaldo Rocha givanaldo.rocha@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha Componentes Básicos e Funcionamento Hardware Conjunto de dispositivos elétricos/eletrônicos que englobam a

Leia mais