Sumário RESUMO INTRODUÇÃO MATERIAIS E MÉTODOS RESULTADOS CONCLUSÃO E DISCUSSÃO... 17

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sumário RESUMO INTRODUÇÃO MATERIAIS E MÉTODOS RESULTADOS CONCLUSÃO E DISCUSSÃO... 17"

Transcrição

1 Sumário RESUMO INTRODUÇÃO MATERIAIS E MÉTODOS RESULTADOS CONCLUSÃO E DISCUSSÃO... 17

2 Índice de Figuras FIGURA 1 PROCEDIMENTOS REALIZADOS NO HV-UTP DURANTE O PERÍODO DE AGOSTO DE 26 À MAIO DE FIGURA 2 ESPÉCIES CONSULTADAS NO HV-UTP DURANTE O PERÍODO DE AGOSTO DE 26 À MAIO DE FIGURA 3 IDADE DOS CÃES CONSULTADAS NO HV-UTP DURANTE O PERÍODO DE AGOSTO DE 26 À MAIO DE FIGURA 4 RAÇAS DOS CÃES CONSULTADAS NO HV-UTP DURANTE O PERÍODO DE AGOSTO DE 26 À MAIO DE FIGURA 5 ÁREAS DE ESPECIALIDADE À QUE OS CÃES FORAM ENCAMINHADOS NO HV-UTP DURANTE O PERÍODO DE AGOSTO DE 26 À MAIO DE FIGURA 6 IDADE DOS GATOS CONSULTADAS NO HV-UTP DURANTE O PERÍODO DE AGOSTO DE 26 À MAIO DE FIGURA 7 RAÇAS DOS GATOS CONSULTADAS NO HV-UTP DURANTE O PERÍODO DE AGOSTO DE 26 À MAIO DE FIGURA 9 ÁREAS DE ESPECIALIDADE À QUE OS GATOS FORAM ENCAMINHADOS NO HV-UTP DURANTE O PERÍODO DE AGOSTO DE 26 À MAIO DE FIGURA 1 ESPÉCIES SUBMETIDAS À PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS NO HV-UTP DURANTE O PERÍODO DE AGOSTO DE 26 À MAIO DE II

3 FIGURA 11 IDADE DOS CÃES SUBMETIDOS A PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS NO HV-UTP DURANTE O PERÍODO DE AGOSTO DE 26 À MAIO DE FIGURA 12 ÁREAS DE ESPECIALIDADE À QUE ANIMAIS FORAM SUBMETIDOS A PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS NO HV-UTP DURANTE O PERÍODO DE AGOSTO DE 26 À MAIO DE FIGURA 13 IDADE DOS GATOS SUBMETIDOS A PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS NO HV-UTP DURANTE O PERÍODO DE AGOSTO DE 26 À MAIO DE FIGURA 14 ÁREAS DE ESPECIALIDADE À QUE ANIMAIS FORAM SUBMETIDOS A PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS NO HV-UTP DURANTE O PERÍODO DE AGOSTO DE 26 À MAIO DE III

4 2 Resumo Este trabalho apresenta a casuística do Hospital Veterinário da Universidade Tuiuti do Paraná, compreendido entre o período de agosto de 26 à maio de 27. A casuística abrange todos os procedimentos realizados neste período, espécies consultadas, idade e raça dos animais.

5 1. Introdução 3 Situado no Campus Champagnat, o Hospital Veterinário da Universidade Tuiuti do Paraná (HV-UTP) existe desde o ano de 25 quando o curso de Medicina Veterinária foi transferido do Campus Torres. O HV-UTP fora fundado no ano de 2, para atender as necessidades didáticas e à população. O HV-UTP funciona de segunda a sexta no período das 7:3 até as 18: horas tendo uma hora e meia de almoço das 12: às 13:3 horas. Os pacientes são atendidos com hora marcada devido ao fato de que o HV-UTP é um hospital escola e prioriza o aprendizado e não a quantidade de pacientes. O hospital ainda não dispõe de internamento e residentes, projetos que estão sendo estudados e deverão entrar em vigor até o fim do ano de 27. O corpo clínico é composto de oito professores, das áreas de clinica médica de pequenos animais, clínica cirúrgica de pequenos animais, anestésiologia, acupuntura, diagnóstico por imagem, comportamento e clínica reprodutiva de pequenos animais e clínica de animas de zoológico ou silvestres. A estrutura do HV-UTP compreende em uma recepção, onde os proprietários apresentam-se e esperam serem chamados pelos estagiários que dão inicio à consulta; três consultórios, onde são realizados consultas e procedimentos ambulatoriais; uma sala de radiografia, um centro cirúrgico, vestiário, farmácia, sala de esterilização, canil interno e externo e lavanderia de materiais. Com o objetivo de conhecer a casuística dos atendimentos durante o período de agosto de 26 à abril de 27 apresentou-se a seguinte pesquisa.

6 4 2. Materiais e Métodos 1 Arquivos do HV-UTP 2 Analise estatísticas com quadrados mínimos. 3 - Elaboração do Gráfico no programa Excel(Office XP) 3. Resultados Durante agosto de 26 á maio de 27 o HV-UTP realizou um total de 695 atendimentos, entre eles 89 cirurgias, 339 consulta e 267 reconsultas (figura 1). Figura 1 Procedimentos realizados no HV-UTP durante o período de agosto de 26 à maio de Cirurgias (89) Consultas (339) Reconsultas (267) 5 Procedimentos agosto 26 - maio 27 Dos procedimentos realizados, 48% deles foram consultas, 38% reconsultas e 14% cirurgias.

7 5 No HV-UTP o maior número de procedimentos realizados são as consultas. Totalizando uma porcentagem de 48%, as espécies consultadas foram de 44 felinos, 296 caninos e 1 eqüino, que passou pela clínica apenas para um exame de sangue (Figura 2). Figura 2 Espécies consultadas no HV-UTP durante o período de agosto de 26 à maio de Felinos (44) Caninos (296) Outros (1) 5 Espécies Consultadas Dentre as espécies consultadas no HV-UTP 12% foram gatos, 87% cães e 1% outras espécies. Dos cães atendidos no período de nove meses 62 deles eram filhotes, 46 jovens adultos, 84 adultos, 76 idosose 25 cães de idade indefinida (Figura 3).

8 Figura 3 Idade dos cães consultadas no HV-UTP durante o período de agosto de 26 à maio de Idade dos Canino Atendidos Filhotes - 1 ano (62) Jovens 1-3 anos (46) Adultos 3-8 anos (84) Idosos 8 ou + anos (76) Idade Indefinida (25) A porcentagem apresentada pelo Figura da idade dos cães foi a seguinte: 21% de filhotes, 16% jovens, 29% adultos, 26% idosos e 8% de idade indefinida. Dos cães atendidos no HV-UTP foram contabilizadas também as raças. Entre elas a de maior destaque foi a raça Poodle que apresentou 45 consultas, cães da raça Cocker e da raça Tekel também apresentaram um grande numero de pacientes, sendo eles 22 e 18 cães respectivamente. Na próxima página a Figura 4 mostra as raças de cães atendidas no HV-UTP no período de agosto de 26 à maio de 27.

9 Figura 4 Raças dos cães consultadas no HV-UTP durante o período de agosto 7 de 26 à maio de Raças de Cães (Consultas) Akita (4) Bichon Frise (2) Basset (2) Beagle (1) Boxer (1) Bull Riler (1) Bulldog (1) Cocker (22) Dálmata (1) Tekel (18) Dog Alemão (3) Fila (4) Terrier Brasileiro (1) Golden Retrivier (2) Husky (1) Labrador (5) Lhasa Apso (11) Maltês (6) Pastor Alemão (6) Pintcher (11) Pit Bull (4) Poodle (49) Pug (1) Rottw eiller (15) Schnauzer (7) Seter (1) Sharpei (2) Show Show (2) Shitsu (6) S.R.D. (67) Weimaraner (1) YorkShire (14) Observando a Figura nota-se que 3% dos cães atendidos eram das raças Boxer e Bulldog, 3,7 % dos cães eram das raças Lhasa Apso e Pincher, 4,7 % Yorkshire, 5 % Rottweiller, 6 % Tekel, 7,4 % eram da raça Cocker, 16% da raça Poodle e 22% cães Sem Raça Definida. As raças que apareceram mais vezes no período e que podemos dizer que são as que apresentam maiores problemas de saúde são o Poodle, o Cocker, Tekel, Rottweiller e Yorkshire.

10 8 Ainda em consultas podemos separar os cães atendidos em áreas de especialidades (figura 5), como por exemplo, Dermatologia que apresentou 49 casos dos 296 cães atendidos. Figura 5 Áreas de especialidade à que os cães foram encaminhados no HV-UTP durante o período de agosto de 26 à maio de Consultas em Cães/Especialidades Acupuntura (6) Cardiologia (4) Dermatologia (49) Emergências (4) Endócrinologia (2) Exames Laboratoriais (56) Diágnóstico por Imagem (48) Gastroenterologia (6) Ginecologia (9) Neurologia (6) Odontologia (4) Oftalmologia (47) Oncologia (15) Ortopedia (14) Otorrinologia (9) Outros (12) Urologia (4) As especialidades de maior procura no HV-UTP foram Exames Complementares, totalizando 56% entre exames de sangue e diagnóstico por imagem; Dermatologia, com 16% dos cães consultados e logo em seguida Oftalmologia, com 15% de consultas, uma vez que o HV-UTP dispõe de um especialista em Oftalmologia Veterinária.

11 9 O HV-UTP também realiza atendimentos em gatos, a seguir um Figura mostra a idade dos gatos atendidos no período de agosto de 26 à maio de 27. A faixa etária de maior incidência foi a de filhotes até um ano de idade totalizando 16 atendimentos (figura 6). Figura 6 Idade dos gatos consultadas no HV-UTP durante o período de agosto de 26 à maio de Idade dos Gatos Atendidos Filhotes - 1 ano (16) Jovens 1-3 anos (4) Adultos 3-8 anos (11) Idosos 8 ou + anos (5) Idade Indefinida (6) Observando o Figura, pode-se constatar que 37% dos gatos consultados no HV- UTP foram filhotes, 1% jovens, 25% adultos, 13% idosos e 15% sem idade definida. Não diferente dos cães, a próximo Figura apresenta o número de animais relacionados por raças que foram consultados no HV-UTP. O Figura 7 mostra as raças Siamês e Persa ambas com 7 Atendimentos.

12 Figura 7 Raças dos gatos consultadas no HV-UTP durante o período de agosto de 26 à maio de Angorá (1) Persa (7) Siamês (7) S.R.D. (28) Raças Gatos (consultas) Os gatos Sem Raça Definida (SRD) aparecem com 63% das consultas, Persa e Siamês com 15% e o Angorá com 6%. Quando tratando-se de gatos, as áreas de especialização procuradas diferem um pouco dos cães (Figura 8). A especialidade de maior procura foi a oftalmologia com seis atendimentos, a dermatologia aparece com quatro atendimentos e a urologia com três.

13 Figura 9 Áreas de especialidade à que os gatos foram encaminhados no HV-UTP durante o período de agosto de 26 à maio de Consultas Gatos/ Especialidades Cardiologia(1) Dermatologia (4) Emergência (1) Diagnóstico por Imagem(14) Odontologia (1) Oftalmologia(6) Oncologia (2) Ortopedia(2) Outros (5) Urologia (3) Dos gatos consultados 13% apresentavam problemas oftálmicos, 9% problemas dermatológicos, 6% urológicos, 4% oncológicos e ortopédicos, 2% cardíacos e emergências e 11% foram encaminhados a outras áreas de especialização. Com 14% dos procedimentos realizados no HV-UTP as cirurgias são realizadas segunda, terça, quarta e sexta feiras apenas no período da tarde sendo marcada apenas uma cirurgia por dia por para fins didáticos. As espécias submetidas a cirurgias no período de agosto de 26 à maio de 27 (Figura 1) foram as seguintes: 12 gatos, 74 cães e 2 animais de outras espécies: Um bovino e um Ovino.

14 Figura 1 Espécies submetidas à procedimentos cirúrgicos no HV-UTP durante o período de agosto de 26 à maio de Animais Submetidos á Procedimentos Cirúgicos Felinos (13) Caninos (74) Outros (2) Dos procedimentos cirúrgicos realizados no HV-UTP, 14% foram em gatos, 83% em cães e 3% em outras espécies. Em relação à idade dos cães submetidos à cirurgia, 24 foram filhotes e 21 adultos, as outras faixas etárias totalizaram 27 procedimentos (Figura 11).

15 Figura 11 Idade dos cães submetidos a procedimentos cirúrgicos no HV- UTP durante o período de agosto de 26 à maio de Idade de Cães Submetidos á Procedimentos Ciúrgicos Filhotes - 1 ano (24) Jovens 1-3 anos (8) Adultos 3-8 anos (21) Idosos 8 ou + anos (1) Idade Indefinida (11) Os procedimentos cirúrgicos realizados em cães aparecem sendo 33% em filhotes, 11% em jovens, 29% em adultos, 13% em idosos e 14% em cães de idade indefinida. As áreas de especialidades procuradas para procedimentos cirúrgicos aparecem no Figura 12. A área de maior procura em cães foi a da ginecologia, mais especificamente Ováriosalpingohisterectomia.

16 14 Figura 12 Áreas de especialidade à que animais foram submetidos a procedimentos cirúrgicos no HV-UTP durante o período de agosto de 26 à maio de Cirurgias em Cães/Especialidades Obstetrícia (25) Odontologia (7) Oftalmologia (11) Oncologia (8) Ortopedia (8) Outros (7) Urologia (8) Dos procedimentos cirúrgicos realizados no HV-UTP os que se destacaram foram: Ginecologia, com 33% dos casos, em seguida Oftalmologia com 14% e os outros procedimentos não ultrapassaram os 1%. Em relação aos gatos submetidos a procedimentos cirúrgicos no HV-UTP, eles dispõem-se separados em 2 Figuras: Um em idade (Figura 13), e outro em área de especialização (Figura 14).

17 Figura 13 Idade dos gatos submetidos a procedimentos cirúrgicos no HV- UTP durante o período de agosto de 26 à maio de ,5 3 2,5 2 1,5 1,5 Idade de Gatos Submetidos á Procedimentos Cirúrgicos Filhotes - 1 ano (4) Jovens 1-3 ano (1) Adultos 3-8 anos (4) Idosos 8 ou + anos (1) Idade Indefinida (3) Em filhotes e adultos o índice foi de 3%, em jovens e idosos 7% e em gatos de idade desconhecida foi de 23%. Nas especialidades, os gatos apresentaram o maior número de casos em Oftalmologia totalizando quatro (Fig 14).

18 16 Figura 14 Áreas de especialidade à que animais foram submetidos a procedimentos cirúrgicos no HV-UTP durante o período de agosto de 26 à maio de Obstetrícia (3) Odontologia (1) Oftalmologia(4) Ortopedia (2) Urologia (3) Cirurgias em Gatos/Especialidades Os resultados em procedimentos em gatos foram: 31% em Oftalmologia, 23% em Urologia e Ginecologia, 8% em Odontologia e 15% em Ortopedia.

19 4. Conclusão e Discussão 17 Em cães o resultado apresentou animas da raça poodle, os cães que foram submetidos ao maior número de procedimentos. Em relação a idade, filhotes e adultos apresentaram-se mais numerosos em consultas e cirurgias, mas em consultas os idosos também apresentaram um número. Dentro das cirurgias, a maior quantidade foi a de cirurgias de castração e em consultas um grande número na área de oftalmologia devido ao especialista clinicando no HV-UTP. Dos procedimentos realizados 48% deles foram consultas, 38% reconsultas e 14% cirurgias. No HV-UTP o maior número de procedimentos realizados são as consultas. Totalizando uma porcentagem de 48%.

SERVIÇO DE CLÍNICA MÉDICA DE PEQUENOS ANIMAIS DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE - CÂMPUS CONCÓRDIA

SERVIÇO DE CLÍNICA MÉDICA DE PEQUENOS ANIMAIS DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE - CÂMPUS CONCÓRDIA SERVIÇO DE CLÍNICA MÉDICA DE PEQUENOS ANIMAIS DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE - CÂMPUS CONCÓRDIA Voese, Francine Maiara 1 ; Rosa, Débora Fernanda da 1 ; Olsson, Débora Cristina1; Faria, Joice Lara Maia

Leia mais

PROCESSO SELETIVO UNIMED JUIZ DE FORA RELAÇÃO DEFINITIVA DE APROVADOS

PROCESSO SELETIVO UNIMED JUIZ DE FORA RELAÇÃO DEFINITIVA DE APROVADOS Documento Retificado em 04/09/18: Correção da posição de classificação de candidatos das Especialidades de Reumatologia e Pediatria Geral. Não houve alteração de classificados. INSCRIÇÃO 1-857914 ACUPUNTURA

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM MISSÃO SALESIANA DE MATO GROSSO MANTENEDORA

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM MISSÃO SALESIANA DE MATO GROSSO MANTENEDORA HOSPITAL VETERINÁRIO - O complexo do Hospital Veterinário compreende uma área de aproximadamente 2000 m 2, correspondentes às instalações de atendimentos clínicos e cirúrgicos de pequenos e de grandes

Leia mais

SELEÇÃO PÚBLICA PARA FILIAÇÃO DE MÉDICOS - UNIMED JOÃO PESSOA CLASSIFICAÇÃO FINAL

SELEÇÃO PÚBLICA PARA FILIAÇÃO DE MÉDICOS - UNIMED JOÃO PESSOA CLASSIFICAÇÃO FINAL 1-943662 ANESTESIOLOGIA 49 34 83 classificado 1-946337 ANESTESIOLOGIA 45 38 83 classificado 1-778581 ANESTESIOLOGIA 47 36 83 classificado 1-338957 ANESTESIOLOGIA 46 36 82 classificado 1-755294 ANESTESIOLOGIA

Leia mais

Associação Médica de Assistência I ntegrada

Associação Médica de Assistência I ntegrada Circular aos Associados (Convênio BACEN) 39/10 Comunicamos aos associados que a partir de 15 de abril de 2010 as guias de atendimento, relativas às consultas e visitas hospitalares deverão ser preenchidas

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul CLASSIFICADOS PARA SEGUNDA FASE POR NÚMERO DE INSCRIÇÃO 1- ACESSO DIRETO Anestesiologia 107432 107463 107594 107643 107756 107927 107935 108135 108404 108533 108550 108571 108582 Cirurgia Geral 107377

Leia mais

ETUDO EPIDEMIOLÓGICO DOS CASOS DE NEOPLASIAS DE CÃES E GATOS ATENDIDOS NO HOSPITAL VETERINÁRIO

ETUDO EPIDEMIOLÓGICO DOS CASOS DE NEOPLASIAS DE CÃES E GATOS ATENDIDOS NO HOSPITAL VETERINÁRIO ETUDO EPIDEMIOLÓGICO DOS CASOS DE NEOPLASIAS DE CÃES E GATOS ATENDIDOS NO HOSPITAL VETERINÁRIO ANUÁRIO DA PRODUÇÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DISCENTE Vol. 13, N. 21, Ano 2010 Amanda Tosta Carneiro Débora

Leia mais

QUADRO GERAL DE HORÁRIOS MEDICINA VETERINÁRIA ISCIPLINAS OPTATIVAS

QUADRO GERAL DE HORÁRIOS MEDICINA VETERINÁRIA ISCIPLINAS OPTATIVAS ISCIPLINAS OPTATIVAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE ALIMENTAÇAO DE BOVINOS LEITEIROS A 16:00 17:40 FAZENDA ESCOLA ANIMAIS SELVAGENS A 08:00 09:40 EVZ/ST.PREVENTIVA/SL.16 BIOLOGIA MOLEC APLIC À DETEC DE PATÓG

Leia mais

Sr Salvatore Tripoli P1 Sra Elena Agafanova P2 Sr Evelio Fernandez Hernandez P3 Sr Walter de Castro Coutinho P4

Sr Salvatore Tripoli P1 Sra Elena Agafanova P2 Sr Evelio Fernandez Hernandez P3 Sr Walter de Castro Coutinho P4 09:00hs às 10:00 hs Pastor Branco Suiço - 1 Dogo Argentino Braco Alemão Pelo Curto Pastor Maremano Abruzes - 1 Mastino Napolitano Australian Cattle Dog - 2 Dogue Alemão Azul Pastor de Shetland - 1 Cane

Leia mais

RELAÇÃO CANDIDATO/ VAGA EXAME AMP

RELAÇÃO CANDIDATO/ VAGA EXAME AMP RELAÇÃO CANDIDATO/ VAGA EXAME AMP Hospital da Providência s Inscritos Candidato/ Medicina da Família e 1 2 2 Clínica Médica 3 26 8,6 Cirurgia Geral 2 28 14 Pediatria 3 32 10,6 Clínica Heidelberg s Inscritos

Leia mais

UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Rafael Palhano da Luz RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR

UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Rafael Palhano da Luz RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Rafael Palhano da Luz RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR CURITIBA 2008 RAFAEL PALHANO DA LUZ RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR Trabalho

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DA RESIDÊNCIA MÉDICA PARA O ANO DE 2016 RELATÓRIO DE CONCORRÊNCIA

PROCESSO SELETIVO DA RESIDÊNCIA MÉDICA PARA O ANO DE 2016 RELATÓRIO DE CONCORRÊNCIA 01 - ÁREAS BÁSICAS COM ACESSO DIRETO ACUPUNTURA 2 1 0,5 ANESTESIOLOGIA 27 287 10,6 CIRURGIA GERAL 37 303 8,2 CLÍNICA MÉDICA 92 439 4,8 DERMATOLOGIA 10 98 9,8 INFECTOLOGIA 9 20 2,2 MEDICINA DE FAMÍLIA E

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DA RESIDÊNCIA MÉDICA PARA O ANO DE 2015 RELATÓRIO DE CONCORRÊNCIA

PROCESSO SELETIVO DA RESIDÊNCIA MÉDICA PARA O ANO DE 2015 RELATÓRIO DE CONCORRÊNCIA 01 - ÁREAS BÁSICAS COM ACESSO DIRETO Acupuntura - 2 anos 2 2 1,0 Anestesiologia - 3 anos 33 290 8,8 Cirurgia Geral - 2 anos 42 294 7,0 Clínica Médica - 2 anos 86 435 5,1 Dermatologia - 3 anos 10 110 11,0

Leia mais

Seleção para Cooperação de Médicos - Unimed

Seleção para Cooperação de Médicos - Unimed Resumo da Análise dos Recursos contra Gabarito e Questões Seleção para Cooperação de Médicos - Unimed Edital 01/2009 Acupuntura 101 39 Deferido / Anulada Alergia e Imunologia 102 40 Deferido / Alterada

Leia mais

Guia de Serviços. 05-Guia-de-bolso-unibh-a5.indd 1 6/19/18 16:46

Guia de Serviços. 05-Guia-de-bolso-unibh-a5.indd 1 6/19/18 16:46 Guia de Serviços 05-Guia-de-bolso-unibh-a5.indd 1 6/19/18 16:46 05-Guia-de-bolso-unibh-a5.indd 2 6/19/18 16:46 HOSPITAL VETERINÁRIO Atendimento de animais de pequeno porte para moradores da Região Oeste,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DA RESIDÊNCIA MÉDICA PARA O ANO DE 2019 RELATÓRIO DE CONCORRÊNCIA

PROCESSO SELETIVO DA RESIDÊNCIA MÉDICA PARA O ANO DE 2019 RELATÓRIO DE CONCORRÊNCIA 01 - ÁREAS BÁSICAS COM ACESSO DIRETO ACUPUNTURA 2 Anos 2 8 4,00 ANESTESIOLOGIA 3 Anos 36 297 8,25 CIRURGIA CARDIOVASCULAR 5 Anos 8 29 3,63 CLÍNICA MÉDICA 2 Anos 114 405 3,55 DERMATOLOGIA 3 Anos 10 127

Leia mais

ANAIS 37ºANCLIVEPA p.0057

ANAIS 37ºANCLIVEPA p.0057 1 ESTUDO OBSERVACIONAL CITO-HISTOPATOLÓGICO E DE PREVALÊNCIA DAS NEOPLASIAS EM CÃES E GATOS: 565 ANÁLISES (2014-2015) Fabio Navarro BALTAZAR 1 ; Alex Lafarti DE SENA 2 ; Aline Vaccaro TAKO 3 ; Carla Alice

Leia mais

COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIÕES O BENEFÍCIO DE 3 ANOS PARA O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM CIRURGIA GERAL

COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIÕES O BENEFÍCIO DE 3 ANOS PARA O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM CIRURGIA GERAL COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIÕES O BENEFÍCIO DE 3 ANOS PARA O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM CIRURGIA GERAL OBJETIVOS RESIDÊNCIA MÉDICA CIRURGIA GERAL 3 ANOS OBJETIVOS RESIDÊNCIA MÉDICA CIRURGIA GERAL

Leia mais

Silva Simões et al., Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal (v.12, n.1) p jan mar (2018)

Silva Simões et al., Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal (v.12, n.1) p jan mar (2018) Artigo Silva Simões et al., Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal (v.12, n.1) p. 30 jan mar (2018) Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal Brazilian Journal of Hygiene and Animal Sanity

Leia mais

ASSOCIAÇÃO MÉDICA DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE AVALIAÇÃO MÉDICA PAM EXAME AMRIGS/2007

ASSOCIAÇÃO MÉDICA DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE AVALIAÇÃO MÉDICA PAM EXAME AMRIGS/2007 Pág. 1 de 22 CÓDIGOS DAS INSTITUIÇÕES E DAS ESPECIALIDADES DE RESIDÊNCIA MÉDICA 14/11/2007 Código Instituição Código Especialidade 01 Hospital de Pronto Socorro 01 Anestesiologia 02 Fundação Universitária

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DA RESIDÊNCIA MÉDICA PARA O ANO DE 2018 ATENÇÃO

PROCESSO SELETIVO DA RESIDÊNCIA MÉDICA PARA O ANO DE 2018 ATENÇÃO ATENÇÃO CAROS CANDIDATOS. CONFIRAM, NA RELAÇÃO ABAIXO, O ENDEREÇO DO PRÉDIO EM QUE V. Sa. ESTÁ LOTADO PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA ESCRITA. 01 - ÁREAS BÁSICAS COM ACESSO DIRETO ACUPUNTURA 2 2 1,00 ANESTESIOLOGIA

Leia mais

QUADRO COM AS VAGAS POR PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA E POR INSTITUIÇÃO (ATUALIZADO em 6/12/2018)

QUADRO COM AS VAGAS POR PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA E POR INSTITUIÇÃO (ATUALIZADO em 6/12/2018) SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL NORMATIVO Nº 1 RM-2//2019, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2018. EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 2 RM-2//2019, DE 3 DE DEZEMBRO

Leia mais

GABARITO DEFINITIVO DA PROVA OBJETIVA (Gabarito divulgado em 06/06/2014)

GABARITO DEFINITIVO DA PROVA OBJETIVA (Gabarito divulgado em 06/06/2014) Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares Edital n o 02, Área Médica, de 20/2/2014 Hospital Universitário Professor Edgard Santos da Universidade Federal da Bahia Concurso Público para Provimento de

Leia mais

Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 18 TEÓRICA 36. Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 54 TEÓRICA 54. Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 36 TEÓRICA 54

Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 18 TEÓRICA 36. Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 54 TEÓRICA 54. Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 36 TEÓRICA 54 Página: 1 de 6 Período 01 - - MD17101 - BIOLOGIA CELULAR - Ativa desde: MD17102 - ANATOMIA HUMANA I - Ativa desde: MD17103 - EMBRIOLOGIA E HISTOLOGIA HUMANA I - Ativa desde: MD17104 - FISIOLOGIA HUMANA

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO MÉDIO

ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO MÉDIO ANEXO I - QUADRO S Legendas: ¹ AC= Ampla concorrência / ² PCD = Pessoa com deficiência ³ Os cargos recebem Ticket Alimentação no valor de R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais). ENSINO FUNDAMENTAL S F01

Leia mais

EXTRATOS DE TERMOS ADITIVOS DE CONTRATO - DEZEMBRO DE 2012

EXTRATOS DE TERMOS ADITIVOS DE CONTRATO - DEZEMBRO DE 2012 EXTRATOS DE TERMOS ADITIVOS DE CONTRATO - DEZEMBRO DE 2012 CONTRATO: Primeiro Termo Aditivo ao Contrato 041/CISMNORTE/2012. OBJETO: Prestação de Serviços Médicos na Especialidade de Cardiologia. CONTRATADA:

Leia mais

CLÍNICA MÉDICA DE PEQUENOS ANIMAIS

CLÍNICA MÉDICA DE PEQUENOS ANIMAIS CLÍNICA MÉDICA DE PEQUENOS ANIMAIS Santos, Março de 2014. Nível do Curso Pós-graduação Lato Sensu em nível de especialização. Titulação Especialista em Clinica Médica de Pequenos Animais Direção e Coordenação

Leia mais

GABARITOS PRELIMINARES DAS PROVAS OBJETIVAS REALIZADAS EM 3/3/2013 (PUBLICADOS EM 4/3/2013, 10h)

GABARITOS PRELIMINARES DAS PROVAS OBJETIVAS REALIZADAS EM 3/3/2013 (PUBLICADOS EM 4/3/2013, 10h) FCACL Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí Concurso Público 3/2012 EBSERH/HU UFPI GABARITOS PRELIMINARES DAS PROVAS OBJETIVAS REALIZADAS EM

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO NOS CARGOS DO QUADRO PERMANENTE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DA PREFEITURA DE CALDAS NOVAS.

CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO NOS CARGOS DO QUADRO PERMANENTE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DA PREFEITURA DE CALDAS NOVAS. CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO NOS CARGOS DO QUADRO PERMANENTE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DA PREFEITURA DE CALDAS NOVAS. ANEXO I GRUPOS OCUPACIONAIS, CARGOS, NÚMERO DE VAGAS DESTINADAS À AMPLA CONCORRÊNCIA

Leia mais

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA Código MÓDULO CH CR (T/P)

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA Código MÓDULO CH CR (T/P) ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA - 2014.1 PRIMEIRO PERÍODO SGB0051 FUNDAMENTOS BIOLÓGICOS E BASES MORFOLÓGICAS DA MEDICINA 120h 4T/2P SCM0053 SISTEMA LOCOMOTOR 75h 3T/1P SCF0054 SISTEMA CARDIORRESPIRATÓRIO

Leia mais

Curso de Medicina da Universidade Iguaçu Campus Itaperuna

Curso de Medicina da Universidade Iguaçu Campus Itaperuna Curso de Medicina da Universidade Iguaçu Campus Itaperuna Estrutura Curricular do Curso de Medicina da Universidade Iguaçu - Itaperuna A construção da estrutura curricular do Curso de Medicina da Universidade

Leia mais

MÉDICO - CANCEROLOGIA CLÍNICA C A D B E C E A D A B C D A E B C D C D A D E B B MÉDICO - CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA E D D E A C D C C E E D B C E A C C E

MÉDICO - CANCEROLOGIA CLÍNICA C A D B E C E A D A B C D A E B C D C D A D E B B MÉDICO - CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA E D D E A C D C C E E D B C E A C C E Gabarito Definitivo MATERNIDADE ESCOLA ASSIS CHATEAUBRIAND DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - MEAC-UFC E HOSPITAL UNIVERSITÁRIO WALTER CANTÍDIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - HUWC-UFC CONCURSO PÚBLICO

Leia mais

COMO DAR A SUA OPINIÃO Reclamar, Elogiar e Sugerir

COMO DAR A SUA OPINIÃO Reclamar, Elogiar e Sugerir COMO DAR A SUA OPINIÃO Reclamar, Elogiar e Sugerir GABINETE DO CIDADÃO Revisão em: Fevereiro 2017 Reclamação, Elogio ou Sugestão no HSJ Hospital de São José - Gabinete do Cidadão Hospitais de Sta. Marta,

Leia mais

PRÉ-REQUISITOS MEDICINA MATRIZ CURRICULAR 2017

PRÉ-REQUISITOS MEDICINA MATRIZ CURRICULAR 2017 PRÉ-REQUISITOS MEDICINA MATRIZ CURRICULAR 2017 1º PERÍODO CÓDIGO DISCIPLINAS C/H CÓDIGO DISCIPLINAS C/H MD17101 Biologia Celular MD17102 Anatomia Humana I 108 MD17103 Embriologia e Histologia Humana I

Leia mais

PRÉ-REQUISITOS MEDICINA MATRIZ CURRICULAR 2017

PRÉ-REQUISITOS MEDICINA MATRIZ CURRICULAR 2017 PRÉ-REQUISITOS MEDICINA MATRIZ CURRICULAR 2017 1º PERÍODO CÓDIGO DISCIPLINAS C/H CÓDIGO DISCIPLINAS C/H MD17101 Biologia Celular MD17102 Anatomia Humana I 108 MD17103 Embriologia e Histologia Humana I

Leia mais

No Edital GDG 003/2015, do Processo Seletivo para Estágio de Formação,

No Edital GDG 003/2015, do Processo Seletivo para Estágio de Formação, RETIFICAÇÃO No Edital GDG 003/015, do Processo Seletivo para Estágio de Formação, Onde se lê: 5. DAS 5.1 ESPECIALIDADES CLÍNICAS - Comprovação de pré-requisito de dois anos em Clínica Médica em programa

Leia mais

Nível:BACHARELADO Início: Fim: Legislação: Reconhecido pela Portaria Nº 651, de 10/12/2013, publicada no Diário Oficial da União de 11/12/2013.

Nível:BACHARELADO Início: Fim: Legislação: Reconhecido pela Portaria Nº 651, de 10/12/2013, publicada no Diário Oficial da União de 11/12/2013. 1 de 6 01 MD17101 - BIOLOGIA CELULAR - MD17102 - ANATOMIA HUMANA I - MD17103 - EMBRIOLOGIA E HISTOLOGIA HUMANA I - Ativa MD17104 - FISIOLOGIA HUMANA I - MD17105 - SEMINÁRIO INTEGRADOR I - Ativa desde:

Leia mais

Disciplinas do curso, sugestão de período, curso responsável, pré-requisitos, unidade responsável, carga horária, núcleo e natureza.

Disciplinas do curso, sugestão de período, curso responsável, pré-requisitos, unidade responsável, carga horária, núcleo e natureza. Disciplinas do curso, sugestão de período, curso responsável, pré-requisitos, unidade responsável, carga horária, núcleo e natureza. Código DISCIPLINA PERÍODO CURSO CHS CHTS PRÉ-REQUISITO (SUGESTÃO) RESPONS.

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCORRÊNCIA

RELATÓRIO DE CONCORRÊNCIA 23 - ENFERMAGEM ENFERMAGEM CIRÚRGICA 11 65 5,9 ENFERMAGEM EM CANCEROLOGIA 8 41 5,1 ENFERMAGEM EM CARDIOLOGIA 9 41 4,6 ENFERMAGEM EM CENTRO CIRÚRGICO 2 11 5,5 ENFERMAGEM EM EMERGÊNCIA GERAL 5 40 8,0 ENFERMAGEM

Leia mais

CURRICULUM VITAE 3. ATIVIDADES EXERCIDAS DURANTE A VIDA ACADÊMICA A) PEQUENOS ANIMAIS (DURAÇÃO MAIOR DE 4O HORAS)

CURRICULUM VITAE 3. ATIVIDADES EXERCIDAS DURANTE A VIDA ACADÊMICA A) PEQUENOS ANIMAIS (DURAÇÃO MAIOR DE 4O HORAS) CURRICULUM VITAE 1. IDENTIFICAÇÃO/DADOS PESSOAIS Nome: Ricardo Martins de Azevedo Castro Guglielmi 2. FORMAÇÃO SUPERIOR Curso Superior de Medicina Veterinária Universidade Anhembi Morumbi Ano de conclusão:

Leia mais

ANEXO II PROGRAMAS DA PROVA ESCRITA

ANEXO II PROGRAMAS DA PROVA ESCRITA ANEXO II PROGRAMAS DA PROVA ESCRITA s com Acesso Direto Anestesiologia Cirurgia Geral Clínica Médica Dermatologia Infectologia Medicina da Família e Comunidade Medicina Nuclear Neurocirurgia Neurologia

Leia mais

ANEXO II PROGRAMAS DA PROVA ESCRITA

ANEXO II PROGRAMAS DA PROVA ESCRITA ANEXO II PROGRAMAS DA PROVA ESCRITA s com Acesso Direto Anestesiologia Cirurgia Geral Clínica Médica Dermatologia Infectologia Medicina da Família e Comunidade Medicina Nuclear Neurocirurgia Neurologia

Leia mais

NOTA EXPLICATIVA REPESCAGEM

NOTA EXPLICATIVA REPESCAGEM NOTA EXPLICATIVA REPESCAGEM O Coordenador Geral da Seleção Unificada para os Programas de Residência Médica do Estado do Ceará, no exercício de suas atribuições, considerando a necessidade de preenchimento

Leia mais

Disciplinas do curso, sugestão de período, curso responsável, pré-requisitos, unidade responsável, carga horária, núcleo e natureza.

Disciplinas do curso, sugestão de período, curso responsável, pré-requisitos, unidade responsável, carga horária, núcleo e natureza. Disciplinas do curso, sugestão de período, curso responsável, pré-requisitos, unidade responsável, carga horária, núcleo e natureza. Nº DISCIPLINA PERÍODO CURSO UNIDADE CHS CHTS PRÉ-REQUISITO (SUGESTÃO)

Leia mais

SOLIDEZ E SEGURANÇA. MISSÃO Oferecer assistência médica de qualidade com atendimento humanizado e ético.

SOLIDEZ E SEGURANÇA. MISSÃO Oferecer assistência médica de qualidade com atendimento humanizado e ético. SOLIDEZ E SEGURANÇA Fundado em 2001, a partir do hospital Bom Clima, o HBC Saúde pertence a um grupo sólido que oferece planos de assistência médica com excelente relação custo x benefício. Particulares

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS *Pré-requisitos alterados e aprovados em Reunião do Conselho Diretor da EVZ, de 26 de outubro de 2018 (Ata nº210, da reunião

Leia mais

HOSPITAL DAS FORÇAS ARMADAS PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA ADMISSÃO DE MÉDICOS RESIDENTES 2016 RELAÇÃO DE CANDIDATOS HOMOLOGADOS

HOSPITAL DAS FORÇAS ARMADAS PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA ADMISSÃO DE MÉDICOS RESIDENTES 2016 RELAÇÃO DE CANDIDATOS HOMOLOGADOS HOSPITAL DAS FORÇAS ARMADAS PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA ADMISSÃO DE MÉDICOS RESIDENTES 2016 RELAÇÃO DE CANDIDATOS HOMOLOGADOS (Relação divulgada em 30/11/2015) 107 Medicina Intensiva 6 candidatos 132100563

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BLUMENAU SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PÚBLICO SIMPLIFICADO 001/2017 ANEXO I

PREFEITURA MUNICIPAL DE BLUMENAU SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PÚBLICO SIMPLIFICADO 001/2017 ANEXO I Assistente Social ANEXO I CARGOS,, E VENCIMENTOS NÍVEL SUPERIOR Diploma de Formação Superior Completa em Serviço Social, com registro no Conselho Regional Buco-Maxilo-Facial de Odontologia (CRO), e Especialização

Leia mais

Pré-requisito Coreq Disciplina MD Biologia Celular - Ativa desde: 01/01/2014. Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 18 TEÓRICA 36

Pré-requisito Coreq Disciplina MD Biologia Celular - Ativa desde: 01/01/2014. Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 18 TEÓRICA 36 1 de 6 Nível:BACHARELADO Início: 20081 01 - - MD14101 - Biologia Celular - Ativa desde: MD14102 - Anatomia Humana I - Ativa desde: MD14103 - Embriologia e Histologia Humana I - Ativa desde: MD14104 - Fisiologia

Leia mais

Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, EPE

Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, EPE Nº CONSULTAS REALIZADAS, MÉDIA DO TEMPO DE RESPOSTA, TEMPO DE RESPOSTA MÁXIMO GARANTIDO (TMRG) E TEMPO DE RESPOSTA GARANTIDO () PRIMEIRAS CONSULTAS CTH (referenciadas pelos Centros de Saúde) Nº Consultas

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO DO HCPA PARA RESIDÊNCIAS MÉDICAS/2018 COM PRÉ-REQUISITOS

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO DO HCPA PARA RESIDÊNCIAS MÉDICAS/2018 COM PRÉ-REQUISITOS PROGRAMAS DE ESPECIALIDADES MÉDICAS 1) Gabarito Preliminar da prova para os Programas de Especialidades Médicas de Cardiologia, Endocrinologia e Metabologia, Gastroenterologia, Geriatria, Hematologia e

Leia mais

C.H. VENCIMENTOS SEMANAL Graduação em Administração de Administrador Empresas ou Financeiro Economia + Registro no Conselho Regional

C.H. VENCIMENTOS SEMANAL Graduação em Administração de Administrador Empresas ou Financeiro Economia + Registro no Conselho Regional ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAOCARA ANEXO II CARGOS, QUALIFICAÇÃO MÍNIMA, VAGAS, CARGA, VENCIMENTO MENSAL E CARGA HORÁRIA. NÍVEL SUPERIOR CARGOS Administração de Administrador Empresas

Leia mais

Dezembro HSM / HDE 2009 Auditoria de Acreditação Corporate Auditoria de Acreditação HSM

Dezembro HSM / HDE 2009 Auditoria de Acreditação Corporate Auditoria de Acreditação HSM Dezembro HSM / HDE 2009 Auditoria de Acreditação 77% 97% Julho HSM Outubro HDE 99% (Alimentação e Dietética, Apoio Social, Comissão de Reanimação, Comunicação, Controlo de Infecção Hospitalar, Farmácia,

Leia mais

CIRURGIÃO. Dr. Lucas Dehnhardt CRMV

CIRURGIÃO. Dr. Lucas Dehnhardt CRMV PROJETO CASTRAÇÃO Criado pelo Dr. Lucas com o objetivo de esterelizar caninos e felinos dentro de um ambiente hospitalar humano. Protocolos foram estabelecidos visando gerar o menor risco possivel de contaminações.

Leia mais

Disciplinas do curso (com códigos), sugestão de período, curso responsável, pré-requisitos, unidade responsável, carga horária, núcleo e natureza.

Disciplinas do curso (com códigos), sugestão de período, curso responsável, pré-requisitos, unidade responsável, carga horária, núcleo e natureza. Disciplinas do curso (com códigos), sugestão de período, curso responsável, pré-requisitos, unidade responsável, carga horária, núcleo e natureza. CÓDIGO DISCIPLINA PERÍODO CURSO UNIDADE CHS CHTS PRÉ-REQUISITO

Leia mais

SNS Recursos Humanos. Dados de junho de Recursos Humanos do SNS por Região. Nº total de Profissionais Nº de Médicos e Enfermeiros.

SNS Recursos Humanos. Dados de junho de Recursos Humanos do SNS por Região. Nº total de Profissionais Nº de Médicos e Enfermeiros. Recursos Humanos do SNS por Região Nº total de Profissionais Nº de Médicos e Enfermeiros 40 740 9 941 13 450 23 894 5 118 8 171 Serviços Centrais 62 42 140 Serviços Centrais 3.528 9 414 13 466 200 Médicos

Leia mais

ESTUDO DE MERCADO: VIABILIDADE DE UM NOVO EMPREENDIMENTO NO BAIRRO QUILOMBO EM CUIABÁ

ESTUDO DE MERCADO: VIABILIDADE DE UM NOVO EMPREENDIMENTO NO BAIRRO QUILOMBO EM CUIABÁ ESTUDO DE MERCADO: VIABILIDADE DE UM NOVO EMPREENDIMENTO NO BAIRRO QUILOMBO EM CUIABÁ Luana Nayr TEISCHMANN 1 Elizângela Luiza Barbosa LUIZ 2 Cláudio de Oliveira BRANDÃO 3 Ana Paula SANT ANA 4 Resumo Os

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA DA UFSC. Atualizado para

CURRÍCULO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA DA UFSC. Atualizado para SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COORDENADORIA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA HOSPITAL UNIVERSITÁRIO BLOCO E3 (DIDÁTICO-PEDAGÓGICO)

Leia mais

Total º Período. Administração 30 Anatomia veterinária II 90 Anatomia veterinária I Bioquímica 90 Comportamento humano nas

Total º Período. Administração 30 Anatomia veterinária II 90 Anatomia veterinária I Bioquímica 90 Comportamento humano nas Matriz curricular do curso de Medicina Veterinária IFMG- Bambuí 1º Período Código Disciplina Carga Horária Anatomia I 90 Citologia 60 Ecologia Geral Estatística 60 Bem-estar animal e etologia Informática

Leia mais

Descrição dos serviços e carências Fazul Pet. Transporte do Animal ao Veterinário: Somente em caso de Lesões Acidentais.

Descrição dos serviços e carências Fazul Pet. Transporte do Animal ao Veterinário: Somente em caso de Lesões Acidentais. Descrição dos serviços e carências Fazul Pet Serviços Emergenciais Transporte do Animal ao Veterinário: Somente em caso de Lesões Acidentais. o Produto I até R$ 100 por evento. o Produto II - até R$ 100

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA DE TELECONSULTORIA MANUAL DO SOLICITANTE V.2013

MANUAL DO SISTEMA DE TELECONSULTORIA MANUAL DO SOLICITANTE V.2013 MANUAL DO SISTEMA DE TELECONSULTORIA MANUAL DO SOLICITANTE V.2013 CENTRO DE TELESSAÚDE DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UFMG REDE DE TELEASSISTÊNCIA DE MINAS GERAIS MARÇO DE 2016 1. Apresentação A (RTMG) é

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO DO HCPA PARA RESIDÊNCIAS MÉDICAS/2018 COM PRÉ-REQUISITOS

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO DO HCPA PARA RESIDÊNCIAS MÉDICAS/2018 COM PRÉ-REQUISITOS PROGRAMAS DE ESPECIALIDADES MÉDICAS 1) Gabarito Definitivo da prova para os Programas de Especialidades Médicas de Cardiologia, Endocrinologia e Metabologia, Gastroenterologia, Geriatria, Hematologia e

Leia mais

Dezembro HSM / HDE 2009 Auditoria de Acreditação Corporate Auditoria de Acreditação HSM

Dezembro HSM / HDE 2009 Auditoria de Acreditação Corporate Auditoria de Acreditação HSM Dezembro HSM / HDE 2009 Auditoria de Acreditação 77% 97% Julho HSM Outubro HDE 99% (Alimentação e Dietética, Apoio Social, Comissão de Reanimação, Comunicação, Controlo de Infecção Hospitalar, Farmácia,

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA - 2018 1º ano 1º semestre Anatomia Humana I 40 80 120 Bioquímica Básica 80 0 80 Citologia e Histologia Básica 40 40 80 Embriologia Humana 40 0 40 Fisiologia Humana

Leia mais

RECURSOS E SERVIÇOS PRÓPRIOS UNIMED GOIÂNIA DR. WASHINGTON LUIZ FERREIRA RIOS

RECURSOS E SERVIÇOS PRÓPRIOS UNIMED GOIÂNIA DR. WASHINGTON LUIZ FERREIRA RIOS RECURSOS E SERVIÇOS PRÓPRIOS UNIMED GOIÂNIA DR. WASHINGTON LUIZ FERREIRA RIOS Quais são os Recursos Próprios? Recursos e Serviços Próprios I Serviço de Atendimento Unimed SAU I Pronto atendimento Adulto

Leia mais

PALESTRANTES II SimCaPeq

PALESTRANTES II SimCaPeq PALESTRANTES II SimCaPeq 1. Débora Maria Callado Graduação em Medicina Veterinária pela UDESC (2010); Extensão universitária no Serviço de Traumatologia del Hospital Clinico Veterinario de Universidad

Leia mais

Regulamento do estágio curricular do Hospital de Clínicas Veterinárias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (HCV-UFRGS)

Regulamento do estágio curricular do Hospital de Clínicas Veterinárias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (HCV-UFRGS) Regulamento do estágio curricular do Hospital de Clínicas Veterinárias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (HCV-UFRGS) Normas para realização do estágio em pequenos animais no HCV-UFRGS Apresentação:

Leia mais

Adenda ao PCAH 3ª Ed. (Saúde Mental)

Adenda ao PCAH 3ª Ed. (Saúde Mental) 11 Serviços Clínicos Internamento Serviços Clínicos Internamento 110 Cuidados Continuados Integrados Cuidados Continuados Integrados 110 01 Cuidados Continuados Integrados Unidades De Convalescença 110

Leia mais

LISTA TELEFÓNICA HOSPITAL PADRE AMÉRICO - PENAFIEL (DIVULGAÇÃO EXTERNA)

LISTA TELEFÓNICA HOSPITAL PADRE AMÉRICO - PENAFIEL (DIVULGAÇÃO EXTERNA) LISTA TELEFÓNICA HOSPITAL PADRE AMÉRICO - PENAFIEL (DIVULGAÇÃO EXTERNA) PISO 0 CASA MORTUÁRIA SERVIÇOS GERAIS (ESPÓLIO) 30037 GABINETE 914208510 31501 SECRETARIADO 255714434 GABINETE MÉDICO LEGAL 30023

Leia mais

ASSOCIAÇÃO MÉDICA DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE AVALIAÇÃO MÉDICA PAM EXAME AMRIGS/2008

ASSOCIAÇÃO MÉDICA DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE AVALIAÇÃO MÉDICA PAM EXAME AMRIGS/2008 Pág. 1 de 25 CÓDIGOS DAS INSTITUIÇÕES E DAS ESPECIALIDADES DE RESIDÊNCIA MÉDICA 24/10/2008 Código Instituição Código Especialidade 01 Fundação Saint Pastous 01 Anestesiologia 02 Fundação Universitária

Leia mais

Resolução UNESP 75, de dezembro de 2004 alterada pela Resolução UNESP 63/06

Resolução UNESP 75, de dezembro de 2004 alterada pela Resolução UNESP 63/06 Resolução UNESP 75, de dezembro de 2004 alterada pela Resolução UNESP 63/06 1ª Série Anatomia Humana 432 Anatomia Radiológica 36 Bioestatística I 30 Bioestatística II 36 Biofísica 108 Biologia Celular

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA ADMISSÃO DE MÉDICOS RESIDENTES 2019 EDITAL N o 04/RM/2018 RESULTADO FINAL

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA ADMISSÃO DE MÉDICOS RESIDENTES 2019 EDITAL N o 04/RM/2018 RESULTADO FINAL MINISTÉRIO DA DEFESA MÉDICA SECRETARIA-GERAL SECRETARIA DE PESSOAL, ENSINO, SAÚDE E DESPORTO HOSPITAL DAS FORÇAS ARMADAS DIREÇÃO TÉCNICA DE ENSINO E PESQUISA DIVISÃO DE ENSINO COMISSÃO DE RESIDÊNCIA PROCESSO

Leia mais

Domingo, 2 de Dezembro de 2007

Domingo, 2 de Dezembro de 2007 8ª EXPOSIÇÃO CANINA INTERNACIONAL DE SANTARÉM (CAC/CACIB) Domingo, 2 de Dezembro de 2007 EXPOSIÇÃO DE CAMPEONATO INTERNACIONAL organizada pelo CNEMA Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas SA,

Leia mais

Número de procedimentos diagnósticos por consulta médica (SUS) F.2

Número de procedimentos diagnósticos por consulta médica (SUS) F.2 Número de procedimentos diagnósticos por consulta médica (SUS) F.2 1. Conceituação Número médio de procedimentos diagnósticos, de patologia clínica ou de imagenologia por consulta médica, apresentados

Leia mais

QUADRO GERAL DE HORÁRIOS MEDICINA VETERINÁRIA

QUADRO GERAL DE HORÁRIOS MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINAS OPTATIVAS AGRONEGÓCIO, CIÊNCIA E EVOLUÇÃO A 10:00-11:39 EVZ/CENTRO AULAS/SL. 104 B 13:10-14:49 EVZ/DPA/SL. 1 MEDICINA E PRODUÇÃO DE RÉPTEIS A 14:00-15:39 EVZ/ST. PREVENTIVA/SL. 16 MEDICINA

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DA GERÊNCIA DE LEITOS

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DA GERÊNCIA DE LEITOS 1 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DA GERÊNCIA DE LEITOS HOSPITAL DAS CLÍNICAS DE BOTUCATU UNESP DEPARTAMENTO DE APOIO À ASSISTÊNCIA MÊS DE REFERÊNCIA: SETEMBRO/2012 (19 DIAS ÚTEIS) Enfª Luciana Yoshie Tome OUT/2012

Leia mais

Concurso para Emprego Público Nível Superior

Concurso para Emprego Público Nível Superior PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERLÂNDIA FUNDAÇÃO SAÚDE DO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA ESTADO DE MINAS GERAIS Concurso para Emprego Público Nível Superior REF. EDITAL N 01/2015 GABARITO PÓS-RECURSOS MANHÃ NÍVEL

Leia mais

Luana Nayr TEISCHMANN 2 Elizângela Luiza Barbosa LUIZ 3 Cláudio de Oliveira BRANDÃO 4. Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura, Cuiabá, MT

Luana Nayr TEISCHMANN 2 Elizângela Luiza Barbosa LUIZ 3 Cláudio de Oliveira BRANDÃO 4. Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura, Cuiabá, MT Estudo de Mercado: viabilidade da abertura de um Pet Shop na região do bairro Quilombo em Cuiabá 1 Luana Nayr TEISCHMANN 2 Elizângela Luiza Barbosa LUIZ 3 Cláudio de Oliveira BRANDÃO 4 Instituto Cuiabá

Leia mais

Pontuação Final no PROVAB

Pontuação Final no PROVAB ! MINISTÉRIO DA DEFESA SECRETARIA-GERAL SECRETARIA DE PESSOAL, ENSINO, SAÚDE E DESPORTO HOSPITAL DAS FORÇAS ARMADAS DIREÇÃO TÉCNICA DE ENSINO E PESQUISA DIVISÃO DE ENSINO COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA

Leia mais

INTERVALO PARA O CAFÉ Coffee break especial de abertura ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA MESA REDONDA (COSEMS) ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA INTERVALO

INTERVALO PARA O CAFÉ Coffee break especial de abertura ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA MESA REDONDA (COSEMS) ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA INTERVALO 14h00 18h00 22/JUNHO/2018 (SEXTA-FEIRA) CREDENCIAMENTO 23/JUNHO/2018 (SÁBADO) 08h00-09h00 CREDENCIAMENTO 08h30-09h20 ABERTURA OFICIAL 09h20 10h10 CONFERÊNCIA 01 SEGREDOS PARA UMA VIDA LONGA COM QUALIDADE

Leia mais

ERRATA DE EDITAL ONDE SE LÊ: EM, 27/11/2015

ERRATA DE EDITAL ONDE SE LÊ: EM, 27/11/2015 EM, 27/11/2015 ERRATA DE EDITAL A SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE/PE torna público a ERRATA do edital do Processo Seletivo da RESIDÊNCIA MÉDICA para o ano de 2016 publicado no DOE 14/11/2015, que será realizado

Leia mais

Diário Oficial Poder Executivo dia 11 de abril de Seção I fls. 83 e 84

Diário Oficial Poder Executivo dia 11 de abril de Seção I fls. 83 e 84 Diário Oficial Poder Executivo dia 11 de abril de 2018 - Seção I fls. 83 e 84 Resolução Unesp-20, de 10-4-2018 Estabelece a estrutura curricular do Curso de Medicina da Faculdade de Medicina do câmpus

Leia mais

Área 1 - Translational Plant and Animal Sciences - (11 projetos e 32 programas)

Área 1 - Translational Plant and Animal Sciences - (11 projetos e 32 programas) Área 1 - Translational Plant and Animal Sciences - (11 projetos e 32 programas) BIODIVERSIDADE - (2 projetos) CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BOTÂNICA) CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (ZOOLOGIA) ECOLOGIA ENTOMOLOGIA BIOLOGIA

Leia mais

ANEXO I DO EDITAL DO CONCURSO 01/2018 QUADRO GERAL DE CARGOS E SALÁRIOS

ANEXO I DO EDITAL DO CONCURSO 01/2018 QUADRO GERAL DE CARGOS E SALÁRIOS ANEXO I DO EDITAL DO CONCURSO 01/2018 QUADRO GERAL DE CARGOS E SALÁRIOS N Cargo Grau de Instrução VAGAS 17 Assessor jurídico 34 Analista em Administração e Planejamento Curso superior em Direito com registro

Leia mais

I OFICINA DE GESTÃO DO PAE. Fluxo de Atendimento da Pessoa com Doença Falciforme no Projeto PAE

I OFICINA DE GESTÃO DO PAE. Fluxo de Atendimento da Pessoa com Doença Falciforme no Projeto PAE I OFICINA DE GESTÃO DO PAE Fluxo de Atendimento da Pessoa com Doença Falciforme no Projeto PAE Mitiko Murao Hemominas / CEHMOB Doença falciforme Alteração genética, surgida por mutação em alguns locais

Leia mais

Palavras-chave: canino, mastocitoma, neoplasma, pele Keywords: canine, mastocitoma, neoplasm, skin

Palavras-chave: canino, mastocitoma, neoplasma, pele Keywords: canine, mastocitoma, neoplasm, skin 1 NEOPLASIAS CUTÂNEAS MALIGNAS DIAGNOSTICADAS EM CÃES NO SETOR DE PATOLOGIA ANIMAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Rafael Cavalcante SANGUANINI 1, Yago Danilo Pereira PINTO 1 ; Lucas dos Santos DANTAS

Leia mais

SEJA BEM VINDO TREINAMENTO VENDAS SAÚDE CASSEB VALLOR!

SEJA BEM VINDO TREINAMENTO VENDAS SAÚDE CASSEB VALLOR! SEJA BEM VINDO TREINAMENTO VENDAS SAÚDE CASSEB VALLOR! SAÚDE CASSEB A Saúde Casseb possui uma rede credenciada otimizada para atender às necessidades de seus beneficiários. Além disso, tem uma rede própria

Leia mais

Área 1 - Translational Plant and Animal Sciences - (11 projetos e 32 programas)

Área 1 - Translational Plant and Animal Sciences - (11 projetos e 32 programas) Área 1 - Translational Plant and Animal Sciences - (11 projetos e 32 programas) BIODIVERSIDADE - (2 projetos) CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BOTÂNICA) CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (ZOOLOGIA) ECOLOGIA ENTOMOLOGIA BIOLOGIA

Leia mais

Normas para realização do estágio curricular obrigatório em medicina veterinária na área de clínica e cirurgia de pequenos animais no HCV-UFRGS

Normas para realização do estágio curricular obrigatório em medicina veterinária na área de clínica e cirurgia de pequenos animais no HCV-UFRGS Anexo I REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM MEDICINA VETERINÁRIA NO HOSPITAL DE CLÍNICAS VETERINÁRIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (HCV-UFRGS) Normas para realização do estágio

Leia mais

Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores da Câmara e Serviços Municipalizados

Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores da Câmara e Serviços Municipalizados BOLETIM CCD Setembro de 2011 Número 18 ma ia ccd. wordpress. com Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores da Câmara e Serviços Municipalizados Hospitalcuf Porto e Institutocuf estabelecem parceria

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DOS ATENDIMENTOS DE CADELAS E GATAS SUBMETIDAS À OVARIOSALPINGOHISTERECTOMIA NO HOSPITAL VETERINÁRIO ESCOLA DE JULHO DE 2013 A ABRIL DE

CARACTERIZAÇÃO DOS ATENDIMENTOS DE CADELAS E GATAS SUBMETIDAS À OVARIOSALPINGOHISTERECTOMIA NO HOSPITAL VETERINÁRIO ESCOLA DE JULHO DE 2013 A ABRIL DE CARACTERIZAÇÃO DOS ATENDIMENTOS DE CADELAS E GATAS SUBMETIDAS À OVARIOSALPINGOHISTERECTOMIA NO HOSPITAL VETERINÁRIO ESCOLA DE JULHO DE 2013 A ABRIL DE 2016 Modalidade: ( ) Ensino (X) Pesquisa ( ) Extensão

Leia mais

CFMV CRMV-SP. Conselho Federal de Medicina Veterinária. Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo

CFMV CRMV-SP. Conselho Federal de Medicina Veterinária. Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo CFMV Conselho Federal de Medicina Veterinária CRMV-SP Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo 16 e 17 de junho São Paulo - SP COMPETÊNCIA MEDIANTE TREINAMENTO PROFISSIONAL SUPERVISIONADO

Leia mais

OUVIDORIA RELATÓRIO DE ATIVIDADES MAIO A AGOSTO 2015

OUVIDORIA RELATÓRIO DE ATIVIDADES MAIO A AGOSTO 2015 OUVIDORIA RELATÓRIO DE ATIVIDADES MAIO A AGOSTO 2015 ADMINISTRAÇÃO CENTRAL Presidente Prof. Amarilio Vieira de Macedo Neto Vice-Presidente Médico Profª Nadine Oliveira Clausell Vice-Presidente Administrativo

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 281/2006

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 281/2006 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 281/2006 Altera o Currículo Pleno do Curso de Medicina disposto pelas Deliberações CONSEP Nº 334/2002 e CONSEP Nº 001/2005. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA, na conformidade do Processo

Leia mais

GABARITO OFICIAL. Área de concentração: ANESTESIOLOGIA

GABARITO OFICIAL. Área de concentração: ANESTESIOLOGIA Área Profissional de Saúde em Medicina Veterinária Área de concentração: ANESTESIOLOGIA Questão/Alternativa Correta: 1-D, 2-B, 3-A, 4-B, 5-C, 6-D, 7-A, 8-B, 9-C, -C, -D, - D, -D, -A, -E, -C, -A, -E, -D,

Leia mais

Grade MEDICINA. FTC Salvador. 1º semestre CH. Disciplina 1 NEOC I - Sessão Tutoral e Integração do Conhecimento 80

Grade MEDICINA. FTC Salvador. 1º semestre CH. Disciplina 1 NEOC I - Sessão Tutoral e Integração do Conhecimento 80 Grade 2019.2 1º semestre CH Disciplina 1 NEOC I - Sessão Tutoral e Integração do Conhecimento 80 Disciplina 2 NEOC I -Estrutura e Função - Anatomia, Histologia e Fisiologia 240 Disciplina 3 NEOC I - Biologia

Leia mais

Hospital Terra Quente, S.A.

Hospital Terra Quente, S.A. Missão O HOSPITAL TERRA QUENTE S.A., unidade de saúde privada situada na cidade de Mirandela, distrito de Bragança, tem como missão a prestação de cuidados de saúde humana, com qualidade e elevada consciência

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DA RESIDÊNCIA MÉDICA PARA O ANO DE 2017 RELATÓRIO DE CONCORRÊNCIA

PROCESSO SELETIVO DA RESIDÊNCIA MÉDICA PARA O ANO DE 2017 RELATÓRIO DE CONCORRÊNCIA 01 - A REAS BA SICAS COM ACESSO DIRETO ACUPUNTURA 2 2 1,00 ANESTESIOLOGIA 32 320 10,00 CIRURGIA GERAL 36 360 10,00 CLI NICA ME DICA 94 480 5,11 DERMATOLOGIA 10 151 15,10 INFECTOLOGIA 9 14 1,56 MEDICINA

Leia mais

DISPONÍV EIS Cod. HOSPITAL GERAL ROBERTO SANTOS 203 Anestesiologia Cred.provisório 03 anos

DISPONÍV EIS Cod. HOSPITAL GERAL ROBERTO SANTOS 203 Anestesiologia Cred.provisório 03 anos X UNIDADES/PROGRAMAS/VAGAS QUADRO DE VAGAS atualizado em 21/12/2009 UNIDADE/ESPECIALIDADE SITUAÇÃO DURAÇÃO DOS PROGRAMAS VAGAS CREDENCI ADAS VAGAS BL. PARA O SERVIÇO MILITAR VAGAS DISPONÍV EIS Cod. HOSPITAL

Leia mais