RESOLUÇÃO CONJUNTA IBAMA / SEMA Nº 001/2005

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RESOLUÇÃO CONJUNTA IBAMA / SEMA Nº 001/2005"

Transcrição

1 O Gerente Executivo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis IBAMA, designado pela Portaria nº 110, de 02 de abril de 2003, publicada no DOU de 04 de abril de 3003 no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Portaria nº 1.045, de 06 de julho de 2001, publicado no DOU de 09 de julho de 2001, e o Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos SEMA, com base no disposto no artigo 207, 1º, XII, da Constituição do Estado do Paraná e no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Lei nº , de , Lei nº , de , Lei nº 8.485, de , Decreto nº 11, de , Decreto nº 4.514, de Considerando o disposto na Lei nº 4.771, de 15 de setembro de 1965, com as alterações introduzidas pela Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, na Medida Provisória nº , de 24 de agosto de 2001, no Decreto nº 750, de 10 de fevereiro de 1993, especialmente no seu Artigo 2º, e na Resolução CONAMA nº 237, de 19 de dezembro de 1997; Considerando a necessidade de normatizar conjuntamente sobre a exploração de Euterpe edulis, na forma de Manejo Florestal Sustentável; Considerando que é necessária a priorização e conservação da biodiversidade do ecossistema, mesmo quando da exploração seletiva de seus produtos. RESOLVEM: Artigo 1º - A exploração de Euterpe edulis, no Estado do Paraná, somente será permitida sob a forma de corte seletivo mediante manejo florestal sustentável, conforme estabelecido nesta Resolução, respeitadas as demais normas federais e estaduais pertinentes à matéria. Parágrafo único - Entende-se por manejo florestal sustentável a administração contínua da floresta para a obtenção de benefícios econômicos e sociais, respeitando-se os mecanismos de sustentação do ecossistema objeto do manejo. Artigo 2 - Somente será admissível o manejo florestal sustentável, em propriedades que detenham no mínimo, 20% (vinte por cento) da cobertura florestal devidamente averbada junto ao Cartório de Registro de Imóveis ou no Cartório de Títulos e Documentos (no caso de posse), cadastradas junto ao IAP e que respeitem as Áreas de Preservação Permanente conforme estabelecido pela legislação ambiental em vigor. Artigo 3º - A exploração seletiva de Euterpe edulis somente será admitida em áreas que apresentem estoques compatíveis com a garantia de perpetuação da espécie. Artigo 4º - Para fins da presente Resolução, a espécie Euterpe edulis, divide-se em quatro classes em relação ao seu miolo ou creme, e as retiradas máximas não poderão ultrapassar os limites abaixo estabelecidos em relação a sua respectiva classificação:

2 CLASSE DIÂMETRO RETIRADA PERMANÊNCIA (médio/creme) % % I > 4,0 cm II 3,1-4,0 cm III 2,5-3,0 cm IV < 2,5 cm Artigo 5º - Somente será permitido o corte de exemplares pertencentes às classes I, II ou III que tenham comprimento de haste igual ou superior a 40 (quarenta) cm e DAP igual ou superior a nove centímetros, devendo-se obedecer aos seguintes critérios: 1 o - Manutenção de 40% (quarenta por cento) de palmiteiros por hectare em fase de frutificação, distribuídos na área de exploração, a título de porta-sementes, não podendo este total ser inferior ao mínimo de 50 (cinqüenta) exemplares por hectare, a fim de assegurar a perpetuidade da espécie. 2 o Manutenção, a título de regeneração natural, de um banco de mudas com, no mínimo, (dez mil) indivíduos por hectare em diferentes fases de desenvolvimento. I - No caso da regeneração natural ser inferior ao número estipulado, dentre os objetivos do manejo florestal, deverão ser contempladas prescrições mediante a semeadura ou o plantio de mudas, visando a recuperação da regeneração. II Para efeito desta Resolução, considera-se regeneração natural do palmiteiro, todos os indivíduos cuja altura do estipe já exposto, não tenha atingido a altura correspondente a 1,30 m (um metro e trinta centímetros) de distância do solo. Artigo 6º - O manejo florestal sustentável deverá ser realizado através de Plano de Manejo Florestal Sustentável, o qual deverá conter as informações mínimas elencadas no Roteiro Básico (ANEXO I) que faz parte integrante desta Resolução e apresentado junto ao IAP para análise. I O técnico responsável deverá apresentar ao órgão licenciador, relatório anual informando os resultados do acompanhamento e avaliação das parcelas permanentes e das subparcelas de regeneração natural, bem como os respectivos cálculos dendrométricos e modelos matemáticos, inclusive do crescimento apresentado: a) A remedição anual das parcelas permanentes, objetivando a obtenção dos dados para compor o relatório deverá ser efetivada no mesmo mês dos anos subseqüentes, a fim de possibilitar a determinação dos valores para o cálculo do Incremento Corrente Anual (ICA). b) Nova intervenção na área somente poderá ser autorizada quando a análise dos resultados anuais, relativos às remedições das parcelas permanentes, comprove a sua viabilidade, através da recomposição dos estoques iniciais.

3 1º - Nas propriedades com área inferior a cinquenta hectares, o manejo florestal sustentável poderá ser autorizado mediante a apresentação ao IAP, pelo proprietário do imóvel, de Requerimento de Corte Seletivo, o qual deverá conter as informações mínimas elencadas no Anexo II desta Resolução, dispensando-se a obrigatoriedade de apresentação do Plano de Manejo Florestal Sustentável. 2º - Quando constatado em vistoria técnica do IAP ou IBAMA, o plantio de Euterpe edulis, em linhas regulares, consorciado com outras espécies florestais exóticas ou culturas agrícolas, em áreas não cobertas por vegetação nativa, poderá ser autorizado o corte mediante Requerimento Simplificado. 3 o - Quando a área total de exploração for maior que 50 (cinqüenta) hectares, a mesma deverá ser dividida em módulos dimensionados de acordo com o ciclo de corte, os quais deverão estar previstos no Cronograma de execução das operações de exploração. I As autorizações serão concedidas módulo a módulo, pelo prazo de 1 (um) ano, podendo ser prorrogadas uma única vez, pelo período de 2 (dois) meses, desde que requerida a prorrogação durante a sua vigência, através de solicitação acompanhada de relatório técnico, justificando tal operação. II - A Autorização para exploração do módulo subseqüente somente será expedida mediante a apresentação do relatório anual protocolado no IAP. 4º - Em propriedades maiores que 400 (quatrocentos) hectares, o Plano de Manejo Florestal deve estabelecer um ciclo de corte não inferior a 8 (oito) anos. I Poderá ser aceito ciclo de corte inferior ao estipulado no caput deste parágrafo, desde que comprovada a sua viabilidade, mediante dados de inventário florestal da área manejada e de incremento da espécie. 5º - O Plano de Manejo Florestal e o Requerimento de Corte Seletivo devem ser elaborados e executados sob a responsabilidade técnica de profissional habilitado na forma da Lei e registrado junto ao órgão ambiental licenciador da atividade, conforme regulamentação pertinente. Artigo 7 - A Autorização para execução do Plano de Manejo Florestal Sustentável, do Requerimento de Corte Seletivo e do Requerimento Simplificado, é indispensável como instrumento de controle para a comprovação da origem da matéria-prima florestal. Parágrafo único - O transporte do palmito desde a origem até o destino deverá ser acompanhado da cópia da autorização, croqui do roteiro de transporte, bem como nota fiscal, com respectivo selo de transporte emitido pelo IAP/SERFLOR. Artigo 8 o - Os planos de Corte de plantios oriundos de projetos incentivados e Planos de Manejo Florestal Sustentável de Euterpe edulis protocolados junto ao IBAMA, inclusive os já

4 aprovados, devem obedecer às disposições desta Resolução, a fim de se habilitarem a obter novas autorizações de exploração. Artigo 9 o - Poderá ser apresentado um Plano de Manejo Florestal Sustentável para um conjunto de propriedades de até cinqüenta hectares, contíguas. 1º - As Autorizações serão concedidas módulo a módulo, devendo-se informar as retiradas proporcionais por propriedade. 2º - Havendo desrespeito às normas legais, todos os envolvidos responderão solidariamente, nas esferas cível e administrativa. Artigo 10 O Plano de Manejo Florestal, o Requerimento de Corte Seletivo e o Requerimento Simplificado para Euterpe edulis serão protocolados junto ao IAP, cuja decisão administrativa será manifestada após a realização da vistoria e elaboração do parecer técnico. Parágrafo único - Nas áreas inseridas em Unidades de Conservação Federais de Uso Sustentável e/ou em zonas de amortecimento das Unidades de Conservação Federais de Proteção Integral, o corte, a supressão e a exploração da vegetação dependerá da anuência prévia do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis IBAMA. I - O IAP efetuará o encaminhamento dos procedimentos administrativos ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais renováveis IBAMA, que efetuará a realização de vistoria e elaboração do parecer técnico. Artigo 11 - Os órgãos licenciadores fiscalizarão a execução do Plano de Manejo Florestal Sustentável, do Requerimento de Corte Seletivo e do Requerimento Simplificado, com vistas ao cumprimento desta Resolução. Parágrafo único - Verificadas irregularidades ou ilicitudes na execução, incumbe aos órgãos licenciadores: I - diligenciar providências e aplicar sanções cabíveis. II - promover ação civil pública e, se for o caso, oficiar ao Ministério Público Federal visando à instauração de inquérito civil e penal. III - representar ao órgão de fiscalização profissional competente, em que estiver registrado o responsável técnico, para a apuração de sua responsabilidade técnica. Artigo 12 - O não cumprimento das disposições previstas nesta Resolução sujeitará o infrator às sanções cabíveis na legislação, independentemente da obrigação de reparar os danos causados.

5 Artigo 13 - Os casos omissos serão dirimidos pelo órgão licenciador, ouvido o seu corpo técnico. Artigo 14 - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, aplicando-se inclusive aos pedidos protocolados e aos já aprovados pelo IBAMA ou IAP nesta data, sendo obrigatória a reformulação destes, no prazo estipulado pela autoridade competente, a fim de adaptá-los ao disposto nesta Resolução, ficando revogada a Resolução Conjunta IBAMA/SEMA-PR N o 001/2002. Curitiba, em 31 de maio de 2005 MARINO ELÍGIO GONÇALVES Gerente Executivo IBAMA/PR LUIZ EDUARDO CHEIDA Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos

6 ANEXO I ROTEIRO BÁSICO PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE MANEJO FLORESTAL SUSTENTÁVEL PARA Euterpe edulis NO ESTADO DO PARANÁ 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1. Detentor: Nome, endereço completo, telefone para contato, CNPJ/CIC, cadastro no IAP. 1.2 Elaborador / responsável técnico: Nome, endereço completo, telefone para contato, CNPJ/CPF, profissão, n registro CREA, visto/região (se for o caso), número do registro no IBAMA. 1.3 Executor / responsável técnico: Nome, endereço completo, telefone para contato, CNPJ/CPF, profissão, n registro CREA, visto/região (se for o caso) número do registro no IBAMA. 1.4 Identificação da propriedade: Proprietário: Endereço completo: Denominação do Imóvel: Área Total do Imóvel (ha): Endereço: Localidade: Município/Estado: Número da Matrícula ou Registro/Cartório/Livro/Folha: Número de cadastro no INCRA: Coordenadas UTM: Situação topográfica: Altitude máxima: Altitude média: Altitude mínima: Coordenadas geográficas ou UTM dos vértices da área de manejo. 2. OBJETIVOS E JUSTIFICATIVAS DO PLANO DE MANEJO FLORESTAL SUSTENTÁVEL O Plano de Manejo Florestal Sustentável deve obedecer aos seguintes princípios gerais e fundamentos técnicos: I - princípios gerais: a) conservação dos recursos naturais; b) conservação da estrutura da floresta e das suas funções; c) manutenção da diversidade biológica; d) desenvolvimento sócio-econômico da região. II - fundamentos técnicos: a) levantamento criterioso dos recursos disponíveis a fim de assegurar a confiabilidade das informações pertinentes; c) identificação, análise e controle dos impactos ambientais, atendendo à legislação pertinente; c) viabilidade técnico-econômica e análise das conseqüências sociais; d) adoção de sistema de exploração florestal que minimizem os danos sobre o ecossistema; e) existência de estoque remanescente do recurso florestal que garanta a sua produção sustentada;

7 f) manutenção de níveis populacionais do recurso florestal de forma a assegurar a interação entre e intra as espécies da flora e da fauna; g) estabelecimento de áreas e de retiradas máximas anuais, observando-se o ciclo de corte da espécie manejada; h) adoção de sistema silvicultural adequado; i) uso de técnicas apropriadas de plantio, sempre que necessário Objetivos: 2.2. Justificativas técnicas, econômicas e sociais: 3. CARACTERIZAÇÃO DO MEIO 3.1. Meio Físico: Clima: Topografia: Hidrografia: Solos/Geologia: Aptidão Agrícola dos Solos: Topografia: 3.2. Meio biológico: Vegetação(bioma, tipologia florestais, estágios sucessionais): Fauna: 3.3. Meio sócio-econômico: 4. DISCRIMINAÇÃO DAS ÁREAS DO IMÓVEL Área total do imóvel (ha): Área de preservação permanente (ha): Área de Reserva Legal (ha): Área do Plano de Manejo (ha): Área de floresta remanescente (ha): Área de pastagens (ha): Área de agricultura (ha): Área de reflorestamento (ha): Área de banhado (ha): Infra-estrutura: Hidrografia: Rede viária (Km): Localização das unidades amostrais: Localização dos módulos: Estaleiros: Rede de Alta Tensão: Confrontantes: Outras informações: 5. INVENTÁRIO FLORESTAL O planejamento do inventário deve atender aos objetivos do Plano de Manejo Florestal Sustentável Caracterização da área objeto do inventário florestal: 5.2. Definição das variáveis de interesse do manejo florestal e justificativas:

8 5.3. Relações dendrométricas utilizadas: 5.4. Justificativas do processo de amostragem utilizado: 5.5. Estabelecimento de parcelas permanentes antes da exploração florestal, visando o monitoramento do povoamento residual para avaliação do crescimento; análise dos tratamentos silviculturais aplicados e prescrição de novos tratamentos. Portanto deverão ser implantadas subparcelas (no mínimo 10%) também permanentes, para quantificar a regeneração natural (numero de indivíduos por hectare). A amostragem da regeneração natural deve apresentar o levantamento da população amostrada em três classes distintas de altura tomadas desde o nível do solo até a inserção da última folha: Classe de regeneração Altura da inserção da ultima folha (cm) Regeneração ,0 Regeneração 2 10,1 50,0 Regeneração 3 >50, Remedição das parcelas permanentes: Após a exploração: As parcelas permanentes serão remedidas logo após a exploração florestal (nunca superior a um ano), para avaliação dos dados e prescrição dos tratamentos silviculturais Remedição anual: A remedição das parcelas permanentes em intervalos de 1 ano, até a comprovação da recomposição dos estoques iniciais Definição da intensidade de amostragem: ao nível de 5% de probabilidade e Limite de Erro de 10% Definição do tamanho, forma e marcação das unidades amostrais: 5.9. Análises estatísticas: Relatório final contendo as tabelas para atender aos objetivos do manejo florestal: As tabelas deverão apresentar a distribuição dos indivíduos por classe de diâmetro do creme de palmito e DAP correspondente e as estimativas de rendimento, por hectare, por módulo e para a área total de manejo, além do número de porta-sementes em cada classe de diâmetro do creme e DAP, por hectare, por módulo e para área total de manejo: 6. SISTEMA SILVICULTURAL 6.1. Descrição das práticas silviculturais propostas (adensamento/enriquecimento) através das práticas de plantios de mudas, sementes, condução da regeneração natural: 6.2. Cronograma físico das operações: 7. SISTEMA DE EXPLORAÇÃO 7.1. Caracterização da área: a) Número de indivíduos a serem explorados: b) Levantamento expedido com marcação das árvores selecionadas para corte: c) Levantamento com plaqueteamento das árvores que formarão o estoque de plantas matrizes ou porta-sementes: 7.2. Estrutura da rede de estradas, pátios para estocagem da matéria-prima explorada (quantidade, localização, área), picadas de transporte e ramais:

9 7.3. Dimensionamento do pessoal envolvido na exploração florestal: 7.4. Apresentação da metodologia das operações de exploração florestal quanto ao corte e transporte: 7.5. Cronograma de execução das operações de exploração dos módulos: 7.6. Avaliação dos custos e rendimentos das operações de exploração florestal: 8. INFRA-ESTRUTURA PROJETADA 8.1. Rede viária: 8.2. Edificações: 8.3. Outros: 9. ANÁLISE DOS IMPACTOS 9.1. Identificação e avaliação dos impactos ambientais positivos e negativos: Meio físico: Meio biológico: Meio sócio-econômico: 9.2. Proposta de minimização dos impactos dos impactos negativos: Meio físico: Meio biológico: Meio sócio-econômico: 9.3. Cronograma das medidas mitigadoras: 10. BIBLIOGRAFIA 11. RELAÇÃO DE DOCUMENTOS a) Requerimento solicitando a aprovação do manejo. b) ART de elaboração e execução. c) Matrícula do registro de imóveis (atualizada). d) Comprovante de pagamento da taxa ambiental. e) Croqui de acesso à propriedade em relação ao município. f) Contrato de Supervisão e Orientação Técnica, entre o profissional/industrial, com anuência do proprietário da floresta, se for o caso. g) Termo de Responsabilidade de Manutenção da área Florestal (objeto do manejo) averbado às margens da transcrição (ANEXO III). h) Comprovante de pagamento do Imposto Territorial Rural-ITR do ano anterior. i) Cópia dos contratos trabalhistas de todos os envolvidos na exploração florestal. j) Cópia da caderneta de campo. l) Mapa em escala de 1 : ou maior, contendo: norte magnético e geográfico, coordenadas UTM e convenções, topografia, área de reserva legal, área de preservação permanente, área de manejo, área de floresta remanescente, área de pastagem, área de agricultura, área de reflorestamento, área de banhado, infra-estrutura, hidrografia, rede viária, localização das parcelas, divisões dos módulos na área de manejo, confrontantes, edificações, rede de energia elétrica, etc... m) O Plano de Manejo Florestal Sustentável e relatórios deverão ser apresentados em forma impressa e digital CD-Rom, incluindo textos e tabelas na forma de planilha eletrônica.

10 ANEXO II REQUERIMENTO DE CORTE SELETIVO 1. Nome da propriedade: 2. Localização da propriedade (coordenadas UTM): 3. Área da propriedade (ha): 4. Coordenadas UTM ou geográficas dos vértices da Área de Manejo Florestal Sustentável: 5. Justificativas do processo de amostragem utilizado: 6. Definição da intensidade de amostragem ao nível de 5% de probabilidade e limite de erro de 10%: 7. Amostragem da regeneração natural, com o levantamento da população amostrada em três classes distintas de altura tomadas desde o nível do solo até a inserção da última folha: Classe de regeneração Altura da inserção da ultima folha (cm) Regeneração ,0 Regeneração 2 10,1 50,0 Regeneração 3 >50,0 8. Estoque total em número de indivíduos por classe de diâmetro do creme de palmito e DAP correspondente (por hectare e para área total de manejo): 9. Porta-sementes (matrizes) em número de indivíduos por classe de diâmetro do creme de palmito e DAP correspondente (por hectare e para área total de manejo): 10. Quantitativo requerido para corte seletivo, em número de indivíduos por classe de diâmetro do creme de palmito e DAP correspondente (por hectare e para área total de manejo): 11. Método de condução e/ou enriquecimento da regeneração natural: 12. Elaborador / responsável técnico (Nome, endereço completo, telefone para contato, CNPJ/CPF, profissão, n registro CREA, visto/região [se for o caso], número do registro no IBAMA): 13. Executor / responsável técnico (Nome, endereço completo, telefone para contato, CNPJ/CPF, profissão, n registro CREA, visto/região [se for o caso], número do registro no IBAMA): Para completar as informações, juntam-se os seguintes documentos: a) ART de elaboração e execução. b) Matrícula do registro de imóveis (atualizada)/comprovante de posse. c) Comprovante de pagamento da taxa ambiental. d) Croqui de acesso à propriedade em relação ao município. e) Contrato de Supervisão e Orientação Técnica, entre o profissional/industrial, com anuência do proprietário da floresta, se for o caso. f) Termo de Responsabilidade de Manutenção da área Florestal (objeto do manejo) averbado às margens da transcrição (ANEXO III). g) Comprovante de pagamento do Imposto Territorial Rural - ITR do ano anterior. h) Cópia dos contratos trabalhistas de todos os envolvidos na exploração florestal. i) Cópia da caderneta de campo (as unidades de amostra deverão ficar demarcadas em campo, para fins de vistoria e futuras mensurações). j) Mapa em escala de 1 : ou maior, contendo: norte magnético e geográfico, coordenadas UTM e convenções, topografia, área de reserva legal, áreas de preservação permanente, área de manejo, área de floresta remanescente, área de pastagem, área de agricultura, área de reflorestamento, área de banhado, infra-estrutura, hidrografia, rede viária, localização das parcelas, confrontantes, edificações, rede de energia elétrica, etc...

11 ANEXO III Termo de Compromisso de Manutenção de Floresta Manejada A empresa/pessoa física, abaixo qualificada: RAZÃO SOCIAL/NOME: NACIONALIDADE: ESTADO CIVIL: PROFISSÃO: CNPJ/CIC: ENDEREÇO: MUNICÍPIO/ESTADO: CEP: Legitimo proprietário de uma área de terras com as seguintes características: DENOMINAÇÃO: MUNICÍPIO/ESTADO: COMARCA: ÁREA TOTAL (HA): ÁREA DE MANEJO: MATRÍCULA/LIVRO/FOLHAS: REGISTRO DE IMÓVEIS: DECLARA perante as autoridades competentes, tendo em vista o que dispõe as legislações florestal e ambiental vigentes, que a floresta ou forma de vegetação existente na área caracterizada como MANEJO, fica gravada como de utilização limitada, podendo nela ser feita somente a exploração florestal sob a forma de Manejo Florestal Sustentável, desde que autorizado pelo IAP. O atual proprietário compromete-se por si, seus herdeiros ou sucessores, a fazer o presente gravame sempre bom, firme e valioso. CARACTERÍSTICAS E CONFRONTAÇÕES DO IMÓVEL De acordo com a área demarcada no mapa que faz parte integrante do presente TERMO. Compromete-se, outrossim, o proprietário a efetuar a averbação do presente TERMO e do mapa delimitando a área florestal no Cartório de Registro de Imóveis correspondente. Firma o presente TERMO em três vias de Igual teor e forma, na presença das testemunhas abaixoassinadas e que igualmente rubricam o mapa que será feito com mais duas cópias. Proprietário Testemunhas: 1 a 2 a

GESTÃO DE ESPÉCIES Flora RESOLUÇÃO CONAMA nº 294 de 2001

GESTÃO DE ESPÉCIES Flora RESOLUÇÃO CONAMA nº 294 de 2001 GESTÃO DE ESPÉCIES Flora RESOLUÇÃO CONAMA nº 294 de 2001 RESOLUÇÃO CONAMA nº 294, de 12 de dezembro de 2001 Publicada no DOU n o 35, de 21 de fevereiro 2002, Seção 1, páginas 142-144 Dispõe sobre o Plano

Leia mais

Art. 1º A exploração florestal em qualquer modalidade, no Estado de Santa Catarina,

Art. 1º A exploração florestal em qualquer modalidade, no Estado de Santa Catarina, PORTARIA INTERSETORIAL N 01/96 PORTARIA INTERSETORIAL N 01/96. O SECRETÁRIO DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO URBANO E MEIO AMBIENTE, e o DIRETOR GERAL DA FUNDAÇÃO DO MEIO AMBIENTE FATMA, com fundamento nas

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SUDEMA Superintendência de Administração do Meio Ambiente Divisão de Florestas - DIFLO

GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SUDEMA Superintendência de Administração do Meio Ambiente Divisão de Florestas - DIFLO RELAÇÃO DE DOCUMENTOS NECESSARIOS À SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO PARA O USO DO FOGO CONTROLADO 1. Requerimento Atividade Florestal RAF (modelo anexo); 2. CPF e RG do requerente (cópia autenticada); 3. Autorização/Licença

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE ANEXO I

SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE ANEXO I ANEXO I Roteiro de PMS para Exploração Sustentável em Área de Vegetação Natural no Bioma Cerrado - Imóveis acima de 4 (quatro) módulos fiscais I - caracterização do meio físico e biológico da Área de Manejo,

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SUDEMA Superintendência de Administração do Meio Ambiente Divisão de Florestas - DIFLO

GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SUDEMA Superintendência de Administração do Meio Ambiente Divisão de Florestas - DIFLO RELAÇÃO DE DOCUMENTOS NECESSARIOS À SOLICITAÇÃO DE VISTORIA TÉCNICA DESTINADA AO ESTABELECIMENTO DA ÁREA DE RESERVA LEGAL A Reserva Legal, assim entendida como a área de no mínimo 20% de cada propriedade,

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA IBAMA Nº 05, DE

INSTRUÇÃO NORMATIVA IBAMA Nº 05, DE INSTRUÇÃO NORMATIVA IBAMA Nº 05, DE 20-04-2011 DOU 25-04-2011 O PRESIDENTE DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁ- VEIS - IBAMA, no uso das atribuições que lhe são conferidas

Leia mais

Governo do Estado de São Paulo. CLÁUDIO LEMBO, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO, no uso de suas atribuições legais,

Governo do Estado de São Paulo. CLÁUDIO LEMBO, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO, no uso de suas atribuições legais, Governo do Estado de São Paulo Decreto nº 50.889, de 16 de junho de 2006 Dispõe sobre a manutenção, recomposição, condução da regeneração natural e compensação da área de Reserva Legal de imóveis rurais

Leia mais

Rua Brusque, 344 GUABIRUBA SC Fone/Fax (47) /

Rua Brusque, 344 GUABIRUBA SC Fone/Fax (47) / Instrução Normativa nº. 07 (Versão Março/2016) Recuperação de Áreas Degradadas 1. Objetivo Definir a documentação necessária para Licenciamento Ambiental de Recuperação de Áreas Degradadas, atendida a

Leia mais

EXPLORAÇÃO DE FLORESTAS NATIVAS NO ESTADO DE SANTA CATARINA - DISCIPLINA

EXPLORAÇÃO DE FLORESTAS NATIVAS NO ESTADO DE SANTA CATARINA - DISCIPLINA EXPLORAÇÃO DE FLORESTAS NATIVAS NO ESTADO DE SANTA CATARINA - DISCIPLINA Portaria Interinstitucional no 01, de 04/06/96, do Presidente do IBAMA, do Governador do Estado de Santa Catarina, do Superintendente

Leia mais

RESERVA LEGAL Orientações e recomendações para a Adequação Ambiental da Propriedade Rural

RESERVA LEGAL Orientações e recomendações para a Adequação Ambiental da Propriedade Rural RESERVA LEGAL Orientações e recomendações para a Adequação Ambiental da Propriedade Rural Essa publicação 1 faz parte do Programa de Educação Ambiental previsto no licenciamento ambiental federal conduzido

Leia mais

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO OBJETIVO DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO Definir diretrizes para implantação do Sistema de Manutenção, Recuperação e Proteção da Reserva Florestal Legal e Áreas de Preservação Permanente SISLEG nos imóveis,

Leia mais

Manejo Florestal. Edson Vidal Professor Doutor Departamento de Ciências Florestais Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/USP

Manejo Florestal. Edson Vidal Professor Doutor Departamento de Ciências Florestais Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/USP Manejo Florestal Edson Vidal Professor Doutor Departamento de Ciências Florestais Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/USP Manejo florestal é um sistema de colheita que minimiza ambientalmente

Leia mais

Rua Brusque, 344 GUABIRUBA SC Fone/Fax (47) /

Rua Brusque, 344 GUABIRUBA SC Fone/Fax (47) / Instrução Normativa nº. 06 (Versão Janeiro/2016) Averbação da Reserva Legal 1. Objetivo Definir a documentação necessária para Averbação da Reserva Legal, de conformidade com o disposto na Medida Provisória

Leia mais

PORTARIA NORMATIVA FF/DE Nº 037 Assunto: Estabelece procedimentos para a criação das Reservas Particulares do Patrimônio Natural RPPNs Estaduais

PORTARIA NORMATIVA FF/DE Nº 037 Assunto: Estabelece procedimentos para a criação das Reservas Particulares do Patrimônio Natural RPPNs Estaduais PORTARIA NORMATIVA FF/DE Nº 037 Assunto: Estabelece procedimentos para a criação das Reservas Particulares do Patrimônio Natural RPPNs Estaduais Emissão: 22/02/2007 Vigência: 22/02/2007 O Diretor Executivo

Leia mais

Dispõe sobre o reconhecimento das Reservas Particulares do Patrimônio Natural e dá outras providências

Dispõe sobre o reconhecimento das Reservas Particulares do Patrimônio Natural e dá outras providências Dispõe sobre as RPPNs DECRETO Nº 1.922, de 05 de junho de 1996 Dispõe sobre o reconhecimento das Reservas Particulares do Patrimônio Natural e dá outras providências O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso das

Leia mais

2º - Para o Bioma Cerrado, deverão ser considerados os parâmetros definidos na Resolução SMA 64, de

2º - Para o Bioma Cerrado, deverão ser considerados os parâmetros definidos na Resolução SMA 64, de RESOLUÇÃO SMA Nº 72, de 19/07/2017 Dispõe sobre os procedimentos para análise dos pedidos de supressão de vegetação nativa para parcelamento do solo, condomínios ou qualquer edificação em área urbana,

Leia mais

DELIBERAÇÃO NORMATIVA COPAM Nº 181 DE 05 DE ABRIL DE 2013

DELIBERAÇÃO NORMATIVA COPAM Nº 181 DE 05 DE ABRIL DE 2013 ANO 121 Nº 63 64 PÁG. - BELO HORIZONTE, SÁBADO, 06 DE ABRIL DE 2013 DELIBERAÇÃO NORMATIVA COPAM Nº 181 DE 05 DE ABRIL DE 2013 Estabelece os procedimentos para formalização dos processos de regularização

Leia mais

Instrução Normativa IBAMA n. 06 de 07/04/2009

Instrução Normativa IBAMA n. 06 de 07/04/2009 Instrução Normativa IBAMA n. 06 de 07/04/2009 Publicado no DO em 8 abr 2009 Dispõe sobre a emissão da Autorização de Supressão de Vegetação - ASV e as respectivas Autorizações de Utilização de Matéria-Prima

Leia mais

Termo de Referência para Elaboração dos Planos de Manejo de Recursos Naturais TR GERAL

Termo de Referência para Elaboração dos Planos de Manejo de Recursos Naturais TR GERAL Termo de Referência para Elaboração dos Planos de Manejo de Recursos Naturais TR GERAL ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DOS PLANOS DE MANEJO DE RECURSOS NATURAIS ATENÇÃO O DOCUMENTO DEVE CONTER, COMO ITEM

Leia mais

Deliberação Normativa COPAM nº., de XX de janeiro de 2010

Deliberação Normativa COPAM nº., de XX de janeiro de 2010 Deliberação Normativa COPAM nº., de XX de janeiro de 2010 Disciplina o procedimento para regularização ambiental e supressão de vegetação em empreendimentos de parcelamento de solo, inclusive dentro dos

Leia mais

ANO 120 Nº PAG. - BELO HORIZONTE, SÁBADO, 27 DE OUTUBRO DE 2012 RESOLUÇÃO CONJUNTA SEMAD/IEF N 1742, 24 DE OUTUBRO DE 2012

ANO 120 Nº PAG. - BELO HORIZONTE, SÁBADO, 27 DE OUTUBRO DE 2012 RESOLUÇÃO CONJUNTA SEMAD/IEF N 1742, 24 DE OUTUBRO DE 2012 ANO 120 Nº203 96 PAG. - BELO HORIZONTE, SÁBADO, 27 DE OUTUBRO DE 2012 RESOLUÇÃO CONJUNTA SEMAD/IEF N 1742, 24 DE OUTUBRO DE 2012 Dispõe sobre a apresentação do Plano de Auto Suprimento PAS, a Comprovação

Leia mais

DECRETO Nº DE 26 DE ABRIL DE

DECRETO Nº DE 26 DE ABRIL DE DECRETO Nº 9.405 DE 26 DE ABRIL DE 2005 Altera o Regulamento da Lei nº 6.569, de 17 de janeiro de 1994, que dispõe sobre a Política Florestal no Estado da Bahia, aprovado pelo Decreto nº 6.785, de 23 de

Leia mais

Licenciamento Florestal: Biomas Mata Atlântica e Pampa

Licenciamento Florestal: Biomas Mata Atlântica e Pampa Licenciamento Florestal: Biomas Mata Atlântica e Pampa Diego Melo Pereira Eng. Agrônomo Msc. Chefe da Divisão de Flora (Licenciamento e Cadastro Florestal) SEMA/RS Lei Federal 11.428/2006 Art. 2 o Para

Leia mais

Prof. Guilhardes de Jesus Júnior, MSc.

Prof. Guilhardes de Jesus Júnior, MSc. RESERVA LEGAL FLORESTAL Aspectos jurídicos Prof. Guilhardes de Jesus Júnior, MSc. O QUE É A RESERVA LEGAL FLORESTAL? Segundo o Código Florestal (Lei 4.771/65), é a área localizada no interior de uma propriedade

Leia mais

Aspectos legais, administrativos e operacionais da Supressão vegetal

Aspectos legais, administrativos e operacionais da Supressão vegetal Aspectos legais, administrativos e operacionais da Supressão vegetal Igor Pinheiro da Rocha Engenheiro Florestal, M.Sc. Porque suprimir vegetação Desenvolvimento Porém Desmatamento Operação sem controle

Leia mais

Marcelo Augusto de Barros 1 Janeiro 2010 I. LEGISLAÇÃO APLICÁVEL

Marcelo Augusto de Barros 1 Janeiro 2010 I. LEGISLAÇÃO APLICÁVEL Supressão de vegetação para edificação em área urbana no Estado de São Paulo aplicação a loteamentos Biomas Cerrado e Mata Atlântica - Quadro comparativo Marcelo Augusto de Barros 1 marcelo@fortes.adv.br

Leia mais

PORTARIA N.º 762, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2015.

PORTARIA N.º 762, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2015. Diário Oficial Número: 26669 Data: 30/11/2015 Título: Portaria nº 726/2015 (Padrão de apresentação de dados geoespaciais Deslocamento e Sobreposição) Categoria:» PODER EXECUTIVO» SECRETARIAS» MEIO AMBIENTE»

Leia mais

Comparação entre lei 4771 e PL relatado pelo Dep.Aldo Rebelo preparado por Zeze Zakia Versão preliminar ( Reserva Legal )

Comparação entre lei 4771 e PL relatado pelo Dep.Aldo Rebelo preparado por Zeze Zakia Versão preliminar ( Reserva Legal ) Lei 4771 versão em vigor III Reserva Legal: área localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, excetuada a de preservação permanente, necessária ao uso sustentável dos recursos naturais, à

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA No- 4, DE 8 DE SETEMBRO DE 2009

INSTRUÇÃO NORMATIVA No- 4, DE 8 DE SETEMBRO DE 2009 INSTRUÇÃO NORMATIVA No- 4, DE 8 DE SETEMBRO DE 2009 Dispõe sobre procedimentos técnicos para a utilização da vegetação da Reserva Legal sob regime de manejo florestal sustentável, e dá outras providências.

Leia mais

Prefeitura Municipal de Arroio do Meio - Departamento do Meio Ambiente/DMA Formulário para Licenciamento Ambiental

Prefeitura Municipal de Arroio do Meio - Departamento do Meio Ambiente/DMA Formulário para Licenciamento Ambiental FORMULÁRIO PARA LICENCIAMENTO DA ATIVIDADE DE BOVINOCULTURA Regularização 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1 REQUERENTE: 1.2 ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA: 1.3 MUNICÍPIO: CEP: 1.4 ENDEREÇO DO EMPREENDIMENTO: 1.5

Leia mais

Considerando a necessidade de garantir o controle da exploração e transporte no resgate de espécimes da flora; e

Considerando a necessidade de garantir o controle da exploração e transporte no resgate de espécimes da flora; e INSTRUÇAO NORMATIVA No- 6, DE 7 DE ABRIL DE 2009 O PRESIDENTE DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS - IBAMA, no uso das atribuições que lhe conferem o art. 22 do Anexo

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 9, DE 8 DE MAIO DE 2015

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 9, DE 8 DE MAIO DE 2015 INSTRUÇÃO NORMATIVA N 9, DE 8 DE MAIO DE 2015 O PRESIDENTE SUBSTITUTO DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS - IBAMA, designado pela Portaria GM/MMA nº 173, de 23 de

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA LICENCIAMENTO AMBIENTAL DO PROGRAMA MUNICIPAL DE AÇUDAGEM

TERMO DE REFERÊNCIA PARA LICENCIAMENTO AMBIENTAL DO PROGRAMA MUNICIPAL DE AÇUDAGEM TERMO DE REFERÊNCIA PARA LICENCIAMENTO AMBIENTAL DO PROGRAMA MUNICIPAL DE AÇUDAGEM 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1 REQUERENTE: 1.2 CPF/CNPJ: 1.3 ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA: 1.4 MUNICÍPIO: CEP: 1.5 ENDEREÇO

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Código Florestal Lei nº /12. Cadastro Ambiental Rural CAR Parte 2. Prof. Rodrigo Mesquita

DIREITO AMBIENTAL. Código Florestal Lei nº /12. Cadastro Ambiental Rural CAR Parte 2. Prof. Rodrigo Mesquita DIREITO AMBIENTAL Código Florestal Lei nº 12.651/12 Cadastro Ambiental Rural CAR Parte 2 Prof. Rodrigo Mesquita Lei nº 12.651/2012 Decreto n 7.830/2012 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 2/MMA, DE 06 DE MAIO DE 2014

Leia mais

RESOLUÇÃO SMA-15 DE 13 DE MARÇO DE 2008.

RESOLUÇÃO SMA-15 DE 13 DE MARÇO DE 2008. PUBLICADA EM 14/03/88 SEÇÃO I PÁG.36 RESOLUÇÃO SMA-15 DE 13 DE MARÇO DE 2008. Dispõe sobre os critérios e parâmetros para concessão de autorização para supressão de vegetação nativa considerando as áreas

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 9, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2019

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 9, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2019 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 9, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2019 O PRESIDENTE DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS, nomeado por Decreto de 09 de janeiro, publicado no Diário

Leia mais

DECRETO Nº , DE 6 DE JANEIRO DE 2009

DECRETO Nº , DE 6 DE JANEIRO DE 2009 DECRETO Nº 53.939, DE 6 DE JANEIRO DE 2009 Dispõe sobre a manutenção, recomposição, condução da regeneração natural, compensação e composição da área de Reserva Legal de imóveis rurais no Estado de São

Leia mais

IMPRENSA OFICIAL DE MATO GROSSO

IMPRENSA OFICIAL DE MATO GROSSO Página 1 de 5 Data de publicação: 23/04/2013 Matéria nº : 572429 Diário Oficial nº : 26030 DECRETO 1736-13 DECRETO Nº 1.736, DE 23 DE ABRIL DE 2013. Altera e acrescenta dispositivos ao Decreto nº 8.188,

Leia mais

LEI Nº DE 03 DE DEZEMBRO DE 2015

LEI Nº DE 03 DE DEZEMBRO DE 2015 LEI Nº 13.457 DE 03 DE DEZEMBRO DE 2015 Altera as Leis nº 11.631, de 30 de dezembro de 2009, nº 10.431, de 20 de dezembro de 2006 e nº 11.612, de 08 de outubro de 2009. O GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA,

Leia mais

MANEJO DO PALMITEIRO Euterpe edulis NO ESTADO DE SANTA CATARINA

MANEJO DO PALMITEIRO Euterpe edulis NO ESTADO DE SANTA CATARINA MANEJO DO PALMITEIRO Euterpe edulis NO ESTADO DE SANTA CATARINA IN-35 INSTRUÇÕES GERAIS: A Exploração do Palmiteiro (Euterpe edulis) no estado de Santa Catarina, deverá obedecer os critérios estabelecidos

Leia mais

Decreto n 6.660, de 21 de novembro de Regulamenta dispositivos da Lei n o , de 22 de dezembro de 2006, que dispõe sobre a utilização e pro

Decreto n 6.660, de 21 de novembro de Regulamenta dispositivos da Lei n o , de 22 de dezembro de 2006, que dispõe sobre a utilização e pro Decreto n 6.660, de 21 de novembro de 2008. Regulamenta dispositivos da Lei n o 11.428, de 22 de dezembro de 2006, que dispõe sobre a utilização e proteção da vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica.

Leia mais

DECRETO Nº DE 27 DE DEZEMBRO DE O GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições,

DECRETO Nº DE 27 DE DEZEMBRO DE O GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições, DECRETO Nº 10.193 DE 27 DE DEZEMBRO DE 2006 Dispõe sobre os procedimentos de licenciamento ambiental das atividades agrossilvopastoris e de produção de carvão vegetal, e dá outras providências. O GOVERNADOR

Leia mais

LEI Nº 1.286/2005. LIDIO LEDESMA, Prefeito Municipal de IGUATEMI, Estado de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais,

LEI Nº 1.286/2005. LIDIO LEDESMA, Prefeito Municipal de IGUATEMI, Estado de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais, LEI Nº 1.286/2005 DISPÕE SOBRE A PODA DE ÁRVORES NO MUNICÍPIO DE IGUATEMI-MS E DÁ PROVIDÊNCIAS CORRELATAS. LIDIO LEDESMA, Prefeito Municipal de IGUATEMI, Estado de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições

Leia mais

USO DO GVSIG PARA ELABORAÇÃO DE SISLEG NO ESTADO DO PARANÁ

USO DO GVSIG PARA ELABORAÇÃO DE SISLEG NO ESTADO DO PARANÁ USO DO GVSIG PARA ELABORAÇÃO DE SISLEG NO ESTADO DO PARANÁ ANA PAULA DALLA CORTE Doutora em Manejo Florestal FUPEF do Paraná ÁREAS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL 1. Áreas de Preservação Permanente (APPs) São áreas

Leia mais

DECRETO Nº DE

DECRETO Nº DE DECRETO Nº 18.859 DE 21-09-2015 DOM 22-09-2015 DISPÕE SOBRE A COMPENSAÇÃO AMBIENTAL RELATIVA A CRITÉRIOS DE PLANTIOS E OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS EM ÁREAS VERDES DO MUNICÍPIO DE CAMPINAS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. Projeto de Reflorestamento com Espécies Nativas no Bioma Mata Atlântica Paraná Brasil

TERMO DE REFERÊNCIA. Projeto de Reflorestamento com Espécies Nativas no Bioma Mata Atlântica Paraná Brasil TERMO DE REFERÊNCIA Projeto de Reflorestamento com Espécies Nativas no Bioma Mata Atlântica Paraná Brasil Contextualização e justificativa A The Nature Conservancy (TNC) é uma organização sem fins lucrativos,

Leia mais

Secretaria de Política Econômica / Ministério da Fazenda Secretaria Executiva / Ministério do Meio Ambiente

Secretaria de Política Econômica / Ministério da Fazenda Secretaria Executiva / Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Política Econômica / Ministério da Fazenda Secretaria Executiva / Ministério do Meio Ambiente 1. Introdução 2. Processo de elaboração 3. Definição de CRA 4. Emissão 5. Vigência 6. Módulo

Leia mais

Osvaldo Antonio R. dos Santos Gerente de Recursos Florestais - GRF. Instituto de Meio Ambiente de MS - IMASUL

Osvaldo Antonio R. dos Santos Gerente de Recursos Florestais - GRF. Instituto de Meio Ambiente de MS - IMASUL Osvaldo Antonio R. dos Santos Gerente de Recursos Florestais - GRF Instituto de Meio Ambiente de MS - IMASUL Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico - SEMADE Presidência da República Casa

Leia mais

Regularização de propriedades

Regularização de propriedades - As leis no Brasil; - Novo Código Florestal; Conceitos Regularização de propriedades Novos instrumentos Breve Histórico da Legislação Florestal A Insegurança Jurídica 31 anos 24 anos 07 anos 04 anos

Leia mais

PORTARIA NORMATIVA N.º 122-P, DE 19/03/85

PORTARIA NORMATIVA N.º 122-P, DE 19/03/85 PORTARIA NORMATIVA N.º 122-P, DE 19/03/85 Dispõe sobre o registro no IBDF. O PRESIDENTE DO INSTITUTO BRASILEIRO DO DESENVOLVIMENTO FLORESTAL - IBDF, no uso das atribuições que lhe confere o artigo 25,

Leia mais

Quarta-feira, 06 de Janeiro de 2016 Edição N Cardeno I PORTARIA Nº 001/2016 DE 06 DE JANEIRO DE 2015

Quarta-feira, 06 de Janeiro de 2016 Edição N Cardeno I PORTARIA Nº 001/2016 DE 06 DE JANEIRO DE 2015 CERTIFICADO DE APROVAÇÃO DE LOCALIZAÇÃO OU RELOCAÇÃO DE RESERVA LEGAL (LOCALIZAÇÃO DE RL EM COMPENSAÇÃO) PORTARIA Nº 001/2016 DE 06 DE JANEIRO DE 2015 Nº DO CERTIFICADO: 01/2016 Nº DO PROCESSO: 2014-00156/TEC/ARL-006

Leia mais

2 Instrumentos legais do processo de autorização para supressão de vegetação em área rural

2 Instrumentos legais do processo de autorização para supressão de vegetação em área rural Termo de Referência nº. 14 (Versão Março/2015) Supressão de vegetação nativa em área rural 1 Objetivo Definir a documentação necessária à autorização de supressão da vegetação nativa em área rural. 2 Instrumentos

Leia mais

IV - Planta geral, com quadro de áreas, em escala adequada, da implantação do empreendimento, incluindo o sistema de tratamento e disposição final

IV - Planta geral, com quadro de áreas, em escala adequada, da implantação do empreendimento, incluindo o sistema de tratamento e disposição final Resolução SMA - 73, de 2-10-2008 Estabelece os procedimentos para o licenciamento ambiental das atividades de manejo de fauna silvestre, nativa e exótica, no Estado de São Paulo e dá providências correlatas

Leia mais

9º. Curso de Atualização em Eucaliptocultura

9º. Curso de Atualização em Eucaliptocultura 9º. Curso de Atualização em Eucaliptocultura Adequação Legal da Propriedade Rural Eng o. F tal. Msc. João Carlos Teixeira Mendes jctmende@esalq.usp.br Maio 2009 CONSEQÜÊNCIAS DA FALTA DE PLANEJAMENTO...

Leia mais

10ª. Reunião de Atualização em Eucaliptocultura

10ª. Reunião de Atualização em Eucaliptocultura 10ª. Reunião de Atualização em Eucaliptocultura Adequação Legal da Propriedade Rural Eng o. F tal. Msc. João Carlos Teixeira Mendes jctmende@esalq.usp.br Dezembro 2009 ATENÇÃO: GEORREFERENCIAMENTO DE IMÓVEIS

Leia mais

Portaria nº 156, de 20 de dezembro de 2002.

Portaria nº 156, de 20 de dezembro de 2002. Portaria nº 156, de 20 de dezembro de 2002. Dispõe sobre apresentação do Plano de Auto-Suprimento PAS e da Comprovação Anual de Suprimento CAS, e a comprovação das fontes de suprimento. O Diretor Geral

Leia mais

c Publicado no DOU de

c Publicado no DOU de DECRETO N o 6.660, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2008 Regulamenta dispositivos da Lei n o 11.428, de 22 de dezembro de 2006, que dispõe sobre a utilização e proteção da vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica.

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA RELATÓRIO AMBIENTAL SIMPLIFICADO (RAS) PARA EMPREENDIMENTOS DESTINADOS À CONSTRUÇÃO DE HABITAÇÕES DE INTERESSE SOCIAL

TERMO DE REFERÊNCIA RELATÓRIO AMBIENTAL SIMPLIFICADO (RAS) PARA EMPREENDIMENTOS DESTINADOS À CONSTRUÇÃO DE HABITAÇÕES DE INTERESSE SOCIAL Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos TERMO DE REFERÊNCIA RELATÓRIO AMBIENTAL SIMPLIFICADO (RAS) PARA EMPREENDIMENTOS DESTINADOS À CONSTRUÇÃO

Leia mais

ANEXO IV MODELO DO FORMULÁRIO DE REQUERIMENTO

ANEXO IV MODELO DO FORMULÁRIO DE REQUERIMENTO ANEXO IV MODELO DO FORMULÁRIO DE REQUERIMENTO (verso do formulário de requerimento) INSTRUÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE REQUERIMENTO O campo 1 será de preenchimento exclusivo do IMASUL.

Leia mais

NOVO CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO: Principais mudanças e implicações. Lei n , de 25 maio de Volume 2 Série Cartilhas ao Produtor

NOVO CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO: Principais mudanças e implicações. Lei n , de 25 maio de Volume 2 Série Cartilhas ao Produtor NOVO CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO: Principais mudanças e implicações Lei n 12.651, de 25 maio de 2012 Volume 2 Série Cartilhas ao Produtor 2015 Elaboração Maristela Machado Araujo, Prof a de Silvicultura

Leia mais

2 Instrumentos legais do processo de autorização para supressão de vegetação em área rural

2 Instrumentos legais do processo de autorização para supressão de vegetação em área rural Termo de Referência nº. 14 (Versão Março/2015) Supressão de vegetação nativa em área urbana 1 Objetivo Definir a documentação necessária à autorização de supressão da vegetação nativa em área urbana. 2

Leia mais

INSTRUÇAO NORMATIVA Nº. 4, DE 13 DE ABRIL DE 2011

INSTRUÇAO NORMATIVA Nº. 4, DE 13 DE ABRIL DE 2011 Instrução Normativa nº 4 de 13/04/2011 / IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (D.O.U. 14/04/2011) Procedimentos para elaboração de Projeto de Recuperação de

Leia mais

Rua Brusque, 344 GUABIRUBA SC Fone/Fax (47) /

Rua Brusque, 344 GUABIRUBA SC Fone/Fax (47) / Instrução Normativa nº. 08 (Versão Janeiro/2016) Supressão da vegetação nativa em área urbana 1. Objetivo Definir a documentação necessária à supressão da vegetação nativa em área urbana. 2. Instrumento

Leia mais

PORTARIA Nº 117, DE 29 DE JUNHO DE 2010

PORTARIA Nº 117, DE 29 DE JUNHO DE 2010 PORTARIA Nº 117, DE 29 DE JUNHO DE 2010 O Diretor Presidente do Instituto Ambiental do Paraná IAP, nomeado pelo Decreto nº 6853, de 29 de abril de 2010, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela

Leia mais

O NOVO CÓDIGO FLORESTAL Lei nº /2012

O NOVO CÓDIGO FLORESTAL Lei nº /2012 O NOVO CÓDIGO FLORESTAL Lei nº. 12.651/2012 BRASIL 8.514.876,599 km² 26 Estados e DF 5.565 Municípios Fonte: www.cennysilva.blogspot.com Bioma Amazônia Bioma Cerrado Fonte: www.biologo.com.br Fonte: www.socerrado.com.br

Leia mais

Estabelece as situações em que pode ser concedida autorização para o uso de fogo em vegetação e dá outras providências.

Estabelece as situações em que pode ser concedida autorização para o uso de fogo em vegetação e dá outras providências. Portaria GAB-SEDAM nº 222 DE 05/08/2015 Norma Estadual - Rondônia Publicado no DOE em 17 ago 2015 Estabelece as situações em que pode ser concedida autorização para o uso de fogo em vegetação e dá outras

Leia mais

PORTARIA Nº 55, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2014

PORTARIA Nº 55, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2014 PORTARIA Nº 55, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2014 Estabelece procedimentos entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - Instituto Chico Mendes e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e

Leia mais

DIARIO OFICIAL 06/MARÇO/ 2006 SEÇÃO 01

DIARIO OFICIAL 06/MARÇO/ 2006 SEÇÃO 01 DIARIO OFICIAL 06/MARÇO/ 2006 SEÇÃO 01. INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS INSTRUÇÃO NORMATIVA No- 93, de 3 DE MARÇO DE 2006 O PRESIDENTE DO INSTITUTO

Leia mais

permanente, da reserva legal e remanescentes de vegetação nativa localizadas no interior do imóvel, para fins de controle e monitoramento; e III - ins

permanente, da reserva legal e remanescentes de vegetação nativa localizadas no interior do imóvel, para fins de controle e monitoramento; e III - ins Decreto nº 7.029, de 10 de dezembro de 2009. Institui o Programa Federal de Apoio à Regularização Ambiental de Imóveis Rurais, denominado Programa Mais Ambiente, e dá outras providências. (Publicação Diário

Leia mais

Portaria CBRN 01/2015

Portaria CBRN 01/2015 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE COORDENADORIA DE BIODIVERSIDADE E RECURSOS NATURAIS Portaria CBRN 01/2015 Estabelece o Protocolo de Monitoramento de Projetos de Restauração Ecológica O Coordenador de Biodiversidade

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Código Florestal Lei nº /12. Reserva Legal Parte 2. Prof. Rodrigo Mesquita

DIREITO AMBIENTAL. Código Florestal Lei nº /12. Reserva Legal Parte 2. Prof. Rodrigo Mesquita DIREITO AMBIENTAL Código Florestal Lei nº 12.651/12 Parte 2 Prof. Rodrigo Mesquita Após o CADASTRO AMBIENTAL RURAL ser implantado, a supressão de novas áreas de floresta ou outras formas de vegetação nativa

Leia mais

PORTARIA N 060, DE 21 DE OUTUBRO DE 2016.

PORTARIA N 060, DE 21 DE OUTUBRO DE 2016. PORTARIA N 060, DE 21 DE OUTUBRO DE 2016. Dispõe sobre procedimentos para Simplificação da Dispensa de Outorga de Direito de Uso de Águas Superficiais DOAS, praticado por produtores familiares enquadrados

Leia mais

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO UNIDADES DE CONSERVAÇÃO As florestas e demais formas de vegetação são reconhecidas no Brasil como bens de interesse comum a todos os habitantes do país, sendo que algumas destas áreas, legalmente determinadas

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA IDEFLOR-BIO Nº 05, DE 27 DE ABRIL DE 2017

INSTRUÇÃO NORMATIVA IDEFLOR-BIO Nº 05, DE 27 DE ABRIL DE 2017 INSTRUÇÃO NORMATIVA IDEFLOR-BIO Nº 05, DE 27 DE ABRIL DE 2017 O Presidente do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará IDEFLOR-Bio no uso das suas atribuições legais

Leia mais

DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO

DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO fevereiro de 2016 a 04 de março de 2016. PALÁCIO RIO BRANCO, 22 de fevereiro de 2016. Ailton Cardozo de Araujo : Presidente Poder Executivo PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA - PMC DECRETO Nº 140 Regulamenta

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 71, DE 04 DE AGOSTO DE 2005. O Presidente do Instituto

Leia mais

RESOLUÇÃO SMA Nº 157, de 07/12/2017

RESOLUÇÃO SMA Nº 157, de 07/12/2017 RESOLUÇÃO SMA Nº 157, de 07/12/2017 (Alterada) Define requisitos para a aprovação de projetos de restauração ecológica, e dá outras providências para a implementação do Programa Nascentes, objeto do Decreto

Leia mais

Cadastro Ambiental Rural CAR. Eng.ª Karine Rosilene Holler - AMVALI

Cadastro Ambiental Rural CAR. Eng.ª Karine Rosilene Holler - AMVALI Cadastro Ambiental Rural CAR Eng.ª Karine Rosilene Holler - AMVALI Legislação Lei Federal n 12.651/2012 - Código Florestal; Decreto Federal n 7.830/2012 - Dispõe sobre o Sistema de Cadastro Ambiental Rural;

Leia mais

Prefeitura Municipal de Correntina publica:

Prefeitura Municipal de Correntina publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano VII Nº 548 Prefeitura Municipal de publica: Portaria nº 006/2013. Portaria N.º 007 de 06 de junho de 2013. Portaria N.º 008 de 06 de junho de 2013. Gestor - Laerte Caires

Leia mais

DOCUMENTOS INICIAIS NECESSÁRIOS AO PROCESSO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL

DOCUMENTOS INICIAIS NECESSÁRIOS AO PROCESSO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL Autarquia Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano do Município de Eusébio AMMA DOCUMENTOS INICIAIS NECESSÁRIOS AO PROCESSO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL Nome /Razão Social: CPF/CNPJ: Endereço: Município:

Leia mais

Terça-feira, 13 de Outubro de 2015 Edição N Cardeno I

Terça-feira, 13 de Outubro de 2015 Edição N Cardeno I CERTIFICADO DE APROVAÇÃO DE LOCALIZAÇÃO OU RELOCAÇÃO DE RESERVA LEGAL (LOCALIZAÇÃO DE RL EM OUTRO IMÓVEL) PORTARIA Nº 0041/2015 DE 08 DE OUTUBRO DE 2015 Nº DO CERTIFICADO: 0008/2015 PROCESSO Nº: 2012-00089/TEC/ARL-002

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA No- 1, DE 29 DE FEVEREIRO DE 2008

INSTRUÇÃO NORMATIVA No- 1, DE 29 DE FEVEREIRO DE 2008 INSTRUÇÃO NORMATIVA No- 1, DE 29 DE FEVEREIRO DE 2008 A MINISTRA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE, no uso de suas atribuições, e tendo em vista o disposto na Lei no- 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, no art.

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Código Florestal Lei nº /12. Cadastro Ambiental Rural CAR Parte 1. Prof. Rodrigo Mesquita

DIREITO AMBIENTAL. Código Florestal Lei nº /12. Cadastro Ambiental Rural CAR Parte 1. Prof. Rodrigo Mesquita DIREITO AMBIENTAL Código Florestal Lei nº 12.651/12 Cadastro Ambiental Rural CAR Parte 1 Prof. Rodrigo Mesquita Lei nº 12.651/2012 Decreto n 7.830/2012 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 2/MMA, DE 06 DE MAIO DE 2014

Leia mais

Resolução nº 55 de 17/03/2005 / ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária (D.O.U. 21/03/2005)

Resolução nº 55 de 17/03/2005 / ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária (D.O.U. 21/03/2005) Resolução nº 55 de 17/03/2005 / ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária (D.O.U. 21/03/2005) Fica estabelecidos, por meio do presente regulamento, os requisitos mínimos relativos à obrigatoriedade,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE INDIANÓPOLIS ESTADO DE MINAS GERAIS. Lei Municipal nº 1.195, de 30 de junho de 1997

PREFEITURA MUNICIPAL DE INDIANÓPOLIS ESTADO DE MINAS GERAIS. Lei Municipal nº 1.195, de 30 de junho de 1997 PREFEITURA MUNICIPAL DE INDIANÓPOLIS ESTADO DE MINAS GERAIS Lei Municipal nº 1.195, de 30 de junho de 1997 Dispõe sobre o parcelamento do solo rural do Município de Indianópolis. O PREFEITO MUNICIPAL Faço

Leia mais

Sexta-feira, 24 de Janeiro de 2014 Edição n 976

Sexta-feira, 24 de Janeiro de 2014 Edição n 976 CERTIFICADO DE APROVAÇÃO DE LOCALIZAÇÃO OU RELOCAÇÃO DE RESERVA LEGAL (LOCALIZAÇÃO DE RL NO MESMO IMÓVEL) PORTARIA Nº 001/2014 DE 7 DE JANEIRO DE 2014 Nº DO CERTIFICADO: 0001/2014 PROCESSO Nº:2012-00106/TEC/ARL-0019

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PROJETO ACESSO- INTERVENÇÃO DE BAIXO IMPACTO EM APP. UHE CORUMBÁ IV. Departamento de Meio Ambiente 2018

TERMO DE REFERÊNCIA PROJETO ACESSO- INTERVENÇÃO DE BAIXO IMPACTO EM APP. UHE CORUMBÁ IV. Departamento de Meio Ambiente 2018 TERMO DE REFERÊNCIA PROJETO ACESSO- INTERVENÇÃO DE BAIXO IMPACTO EM APP. UHE CORUMBÁ IV 2018 Versão Data Revisado por 2 11/09/2018 João Victor Guedes 1. APRESENTAÇÃO O presente documento, composto por

Leia mais

Rua Brusque, 344 GUABIRUBA SC Fone/Fax (47) /

Rua Brusque, 344 GUABIRUBA SC Fone/Fax (47) / Instrução Normativa nº. 09 (Versão Janeiro 2016) Supressão da vegetação nativa em área rural 1. Objetivo Definir a documentação necessária à supressão da vegetação nativa em área rural. 2. Instrumento

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DO AMBIENTE INSTITUTO ESTADUAL DO AMBIENTE

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DO AMBIENTE INSTITUTO ESTADUAL DO AMBIENTE GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DO AMBIENTE INSTITUTO ESTADUAL DO AMBIENTE RESOLUÇÃO INEA PRES Nº 36 DE 08 DE JULHO DE 2011 APROVA O TERMO DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

Leia mais

XII - Implantar um banco de dados a que reuna todas as informações existentes na área florestal; XIII - Manter cadastro de produtos, comerciantes e co

XII - Implantar um banco de dados a que reuna todas as informações existentes na área florestal; XIII - Manter cadastro de produtos, comerciantes e co LEI Nº 6.002, DE 29 DE DEZEMBRO DE 1994. Institui o Código Florestal do Estado da Paraíba, e dá outras providências. O GOVERNADOR DO ESTADO DA PARAÍBA, Faço saber que o Poder Legislativo decreta e eu sanciono

Leia mais

ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ

ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ PORTARIA IAP N 096, DE 22 DE MAIO DE 2007 (D.O.E.PR. Nº 0000 DE 00/05/2007) Isenta a matéria prima

Leia mais

O PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO INSTITUTO ESTADUAL DE FLORESTAS IEF/RJ, no uso de suas atribuições legais, e

O PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO INSTITUTO ESTADUAL DE FLORESTAS IEF/RJ, no uso de suas atribuições legais, e PORTARIA IEF/RJ/PR nº 227 de 18 de dezembro de 2007 REGULAMENTA A AUTORIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS NAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO SOB A JURISDIÇÃO DA FUNDAÇÃO INSTITUTO ESTADUAL DE FLORESTAS IEF/RJ

Leia mais

Procedimentos de licenciamento ambiental para implantação de Empreendimentos Hidrelétricos no Paraná

Procedimentos de licenciamento ambiental para implantação de Empreendimentos Hidrelétricos no Paraná Procedimentos de licenciamento ambiental para implantação de Empreendimentos Hidrelétricos no Paraná Curitiba, Outubro de 2017 1 LEGISLAÇÃO APLICÁVEL Resolução Conjunta SEMA/IAP n 09 de 03 de novembro

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE TRÊS LAGOAS ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

PREFEITURA MUNICIPAL DE TRÊS LAGOAS ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL LEI N. 3.003, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2015. "DISPÕE SOBRE A INSTITUIÇÃO DO SISTEMA DE LEVANTAMENTO DE PREÇOS DE TERRAS." MARCIA MOURA, Prefeita Municipal de Três Lagoas, Estado de Mato Grosso do Sul, no uso

Leia mais

Resumo Público do Plano de Manejo Florestal da Fazenda Citróleo

Resumo Público do Plano de Manejo Florestal da Fazenda Citróleo Resumo Público do Plano de Manejo Florestal da Fazenda Citróleo CITRÓLEO INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ÓLEOS ESSECIAIS LTDA FAZENDA CITRÓLEO BAIRRO TRES PINHEIROS CEP 37.443-000 BAEPENDI / MG CNPJ 51.527.190/0002-11

Leia mais

PORTARIA Nº 161 DE 11 DE OUTUBRO DE 2012

PORTARIA Nº 161 DE 11 DE OUTUBRO DE 2012 ANO 120 Nº 193 80 PÁG. - BELO HORIZONTE, SEXTA - FEIRA, 12 DE OUTUBRO DE 2012 PORTARIA Nº 161 DE 11 DE OUTUBRO DE 2012 DIRETOR GERAL: MARCOS AFFONSO ORTIZ GOMES Dispõe sobre a regulamentação de colheita

Leia mais

Decreto nº , de Art. 32 (...)

Decreto nº , de Art. 32 (...) Decreto nº 47.383, de 02.03.2018 Art. 32 A atividade ou o empreendimento em instalação ou em operação sem a devida licença ambiental deverá regularizar-se por meio do licenciamento ambiental em caráter

Leia mais

Universidade de Cruz Alta

Universidade de Cruz Alta UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 30/2009 Dispõe sobre a aprovação do Regulamento de Pesquisa no Centro de Estudo, Pesquisa e Preservação Ambiental CEPPA da, ============================

Leia mais

XVIII COBREAP - CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS - IBAPE/MG

XVIII COBREAP - CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS - IBAPE/MG PRINCIPAIS ASPECTOS LEGAIS PARA ÁREAS RURAIS CONSOLIDADAS RESUMO Com o intuito de facilitar o trabalho dos peritos e/ou avaliadores, e clarificar os conhecimentos sobre Cadastro Ambiental Rural CAR, Programa

Leia mais