CENTRÍOLOS, CÍLIOS, FLAGELOS E FUSO MITÓTICO

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CENTRÍOLOS, CÍLIOS, FLAGELOS E FUSO MITÓTICO"

Transcrição

1 CAPÍTULO 9 Citoplasma CITOPLASMA Citoplasma: região entre a MP e o núcleo. Nele encontramos: citosol ou hialoplasma: material gelatinoso, formado de íons e moléculas orgânicas dissolvidas em água, onde ocorrem diversas reações químicas. várias organelas responsáveis pelas atividades das células. No citoplasma da célula procariótica há, basicamente, o material genético (DNA) e ribos-somos. Nas células eucarióticas encontramos, além dos ribossomos, várias organelas envolvidas por membranas à MP como: Retículo endoplasmático; Lisossomos; Complexo golgiense, entre outras. Cada um dessas organelas funciona como compartimento especializado p/ determinada função: síntese, liberação de energia, etc. 1. Sustentação da célula: o CITOESQUELETO CITOESQUELETO: é um conjunto de fibras de proteínas que forma o citosol. Funciona como esqueleto e músculo da célula. dá suporte e mantêm a forma da célula; colabora nos movimentos e no transporte de substância. C/ o M.E. é possível identificar 3 tipos de fibras: os microfilamentos, os microtúbulos e os filamentos intermediários. MICROFILAMENTOS: são formados por 2 fios torcidos em hélice; cada fio é formado pela união de várias moléculas de proteína actina. Funções: Ajudam a manter a forma da célula; Dão sustentação as microvilosidades; Atuam em certos movimentos da célula; Participam da contração da cés. musculares, da ciclose, da emissão de pseudópodes (movimento amebóide) e do estrangulamento do citoplasma da cél. animal no final da divisão celular. Ciclose: corrente do citoplasma ao redor do vacúolo da célula vegetal que ajuda a distribuir as substâncias pela célula. Movimento amebóide: movimento do citoplasma que altera a forma da célula, formando projeções citoplasmáticas chamadas pseudópodes (falsos pés). MICROTÚBULOS: São + espessos e longos que os microfilamentos, formando tubos ocos, com a parede constituída de proteínas chamadas tubulina. FUNÇÕES DOS MICROTÚBULOS: Servem de ponto de apoio e trilhos p/ o transporte de organelas de uma parte de cél. p/ outro. Atuam nos movimentos dos cromossomos durante a divisão celular; Atuam na formação dos centríolos, cílios e flagelos. FILAMENTOS INTERMEDIÁRIOS: São como cordas feitas de vários fios de proteínas. aumenta a resistência da célula a tensões (estão presentes nos desmossomos), ajudam na sustentação do núcleo e de outras organelas. 2. CENTRÍOLOS, CÍLIOS, FLAGELOS E FUSO MITÓTICO CENTRÍOLOS: são pequenos cilindros presentes em muitas células eucarióticas (não possuem centríolos alguns unicelulares, os fungos e a maioria das plantas). São encontrados numa região próxima do núcleo chamada centro celular ou centrossomo.

2 Eles se encontram geralmente aos pares formando um ângulo reto entre si e cada centríolo é formando por 9 grupos de 3 microtúbulos. Eles pode se autoduplicar; Colaboram na formação dos cílios e flagelos. Atua na organização do fuso mitótico (conjunto de fios que atua nos movimentos dos cromossomos durante a divisão celular) das células animais. FORMAÇÃO DOS CÍLIOS FLAGELOS São encontrados em algumas algas, certos protozoários e algumas cés. animais, como nas vias respiratórias e nos espermatozoides. Realizam movimentos capazes de provocar correntes no ambiente líquido onde a célula está mergulhada. Essas correntes podem ser usadas p/: movimentação captura de alimentos e expulsão de partículas estranhas (vias respiratórias). Observando os cílios e os flagelos no ME, vemos que têm a mesma estrutura (são formados por microtúbulos). A única diferença é que: os cílios são curtos e numerosos, enquanto os flagelos são longos e em pequeno número. ATIVIDADES 1. Como é chamada a região que fica entre a MP e o núcleo? (1) 2. Como é chamado o material gelatinoso que preenche o citoplasma? (1) 3. Que organelas são encontradas nas células procarióticas? (2) 4. E nas células eucarióticas? (2) 5. O que é citoesqueleto? (3) 6. Quais os tipos de fibras que podemos identificar no citoesqueleto? (2) 7. Qual a diferença entre cílios e flagelos? (3) 8. Quais as funções? a) b) Microfilamentos (3) c) Microtúbulos (3) d) Filamentos intermediários (3) e) Centríolos (3) f) Cílios e flagelos (3) 3. RIBOSSOMOS p.129 Presentes em todos os seres vivos. São grãos formados de RNA e proteínas. Cada ribossomos é formado por duas subunidades de tamanhos s. FUNÇÃO DOS RIBOSSOMOS: É nos ribossomos que ocorre a síntese protéica por meio da união dos aminoácidos. Alguns ribossomos se encontram livres no citoplasma e sintetizam proteínas que serão usadas no citosol, Outros fazem parte do RER e sintetizam proteínas que serão lançadas no próprio RER. 4. RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO É um conj. de membranas que envolvem cavidades de várias formas. Essas cavidades ficam separadas do citosol pela membrana. Esses canais comunicam-se com a carioteca. FUNÇÃO: no seu interior ocorrem a síntese e o transporte de várias substâncias. TIPOS DE RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO Há dois tipos de RE: o granuloso e o não granuloso.

3 RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO GRANULOSO É formado por cavidades achatadas (cisternas) com vários ribossomos na parte externa da membrana (parte em contato com o citoplasma). A presença dos ribossomos dá o aspecto enrugado, daí o nome rugoso. Funções do RE Granuloso Produz proteínas para exportação. As proteínas produzidas pelos ribossomos aderidos ao RE são lançadas na cavidade do RE e envolvidas por membrana formando vesículas. Estas são enviadas ao complexo golgiense, de onde podem ser secretadas p/ fora da célula. É bem desenvolvido em células glandulares (secretam hormônios). R. ENDOPLASMÁTICO NÃO GRANULOSO Compõe cavidades em forma de tubos e não possui RIBOSSOMOS aderidos às suas membranas (daí o nome liso), portanto, não atua na síntese de proteínas. Funções do RE Não Granuloso Em suas cavidades há enzimas que: sintetizam diversos tipos de lipídios, como os da MP e os esteróides. são responsáveis por uma desintoxicação do organismo, isto é, enzimas que transformam medicamentos e substâncias tóxicas (como o álcool) em produtos menos tóxicos. RE e a tolerância ao álcool O álcool e outras drogas, quando ingeridos com frequência, induzem a proliferação de REL. Isso aumenta a tolerância do organismo à droga. Como consequência pode ocorrer também a tolerância a certos medicamentos como antibióticos por exemplo. 5. COMPLEXO GOLGIENSE É formada por uma pilha de sacos achatados e pequenas vesículas esféricas. Nos protistas, fungos, vegetais e muitos invertebrados, há várias pilhas espalhadas no citoplasma e cada conjunto é chamado de dictiossomos. Nas células dos vertebrados, as pilhas acumulam-se em uma única região da célula. Funções do Complexo Golgiense Modificar, empacotar, encaminhar e secretar proteínas e lipídios: o CG recebe proteínas e lipídios do RE e os concentra em pequenos sacos ou vesículas que podem ser levadas p/ outras organelas, p/a MP ou / fora da célula. O CG é bem desenvolvido em cés. glandulares. As proteínas produzidas no RER são levadas até o CG por meio de vesículas que se destacam do RE e aí são modificadas. CG e a formação do espermatozoide O acrossoma, vesícula presente no espermatozoide e rica em enzimas que facilitam a penetração desse gameta no óvulo é formado a partir do CG da espermátide (cél. que origina o espermatozoide). 6. LISOSSOMO p. 134 São vesículas membranosas arredondadas, pequenas e que possuem em seu interior enzimas digestivas. Essas enzimas são produzidas no REG, encaminhadas ao CG, onde são empacotadas em pequenas vesículas os lisossomos. Funções do Lisossomo Digestão intracelular (heterofágica e autofágica).

4 Função heterofágica: As partículas que penetram na célula por fagocitose ficam no interior de um vacúolo chamado fagossomo. Estes se fundem aos lisossomos formando vacúolos digestivos ou heterofágico. Nestes ocorre a digestão. Após a digestão os resíduos são elimina-dos por clasmocitose. OBS. A fagocitose não é apenas um meio de nutrição, mas tb defesa do organismo. Função autofágica: Os lisossomos podem tb remover organelas ou partes da cél. que não são mais necessárias ao seu funcionamento. Nesse caso, a organela se une a um lisossomo, formando um vacúolo autofágico. Por esse processo a célula mantém suas estruturas em permanente reconstrução. As cés. do fígado por exemplo, reciclam 50% de seu conteúdo a cada semana. Morte celular programada p. 135 Ao longo do desenv. de um organismo, há momentos em que grupos de células são destruídos. É o que acorre durante a regressão da cauda do girino ou durante a modelagem dos dedos do embrião humano. Inicialmente os dedos estão unidos por uma membrana, que é removida pela destruição de suas cés. Esses processos acontecem devido a morte celular programada. As cés. podem morrer de duas maneiras: NECROSE: pela ação de um agente ambiental (lesão física ou produtos químicos). A cél. incha, arrebenta e seu conteúdo vaza. A região onde isso acontece fica inflamada. APOPTOSE: morte celular programada. A cél. perde água e encolhe, a mitocôndria arrebenta, e o DNA do núcleo é destruído. A cél. termina fagocitada por macrófagos. Não há inflamação. 7. PEROXISSOMOS p. 136 São pequenas vesículas presentes no citoplasma da célula eucariotas. Funções dos Peroxissomos - Degradação da água oxigenada pela enzima catalase em água e oxigênio. - Oxidação de ácidos graxos. - Desintoxicação do organismo, com a oxidação do álcool ingerido (nas cés. do fígado e dos rins). - Estão tb envolvidos na síntese da bile e de colesterol. COPIAR E RESPONDER Compreendendo o texto: 1, 2, 3, 5, 6 p. 140 e VACÚOLOS p TIPOS DE VACÚOLOS: VACÚOLOS DIGESTIVOS: são formados pela união dos lisossomos com os fagossomos. Função: Eles são cavidades limitadas por membranas na qual ocorre a digestão intracelular. VACÚOLO CONTRÁTIL: presentes em protozoários de água doce. Encarregam-se de eliminar o excesso de água das células. Função: Regulam o equilíbrio osmótico desses organismos. VACÚOLO DO SUCO CELULAR: O suco da laranja que tomamos, por exemplo, estava no vacúolo do suco celular. Esses vacúolos costumam ocupar boa parte do volume da célula vegetal (até 90%). Os vacúolos podem aumentam ou diminuir de tamanho graças a membrana forte e elástica tonoplasto. São exclusivos das células de plantas e certas algas. Nas células jovens são numerosos e pequenos e a medida que célula cresce se fundem num único vacúolo grande.

5 Funções do Vacúolo do Suco Celular Armazenamento de várias substâncias, tais como pigmentos, substâncias tóxicas, enzimas digestivas, carboidratos, etc. Nas células da semente, o vacúolo se fragmenta, perde água e formam os grãos de aleuroma (nutrição do embrião). 9. MITOCÔNDRIAS p. 137 Tamanho comparado a de uma bactéria. A forma pode ser: esférica, ovoide, filamentosa. Sua quantidade varia de acordo com a célula. Nas cés. hepáticas, por ex., em que há grande consumo de energia, podem ser encontradas até 2 mil. É uma bolsa limitada por duas membranas à MP. A interna forma uma série de dobras ou septos, as cristas mitocondriais, entre as quais há uma solução gelatinosa ao citosol, a matriz mitocondrial. Na matriz e na membrana interna existem várias enzimas responsáveis pelas reações químicas da respiração. As cristas permite o aumento no n de enzimas sem aumento do tamanho da mitocôndria. Na matriz há tb DNA, RNA e ribossomos, o que significa que as mitocôndrias sintetizam parte de suas proteínas e o DNA garante tb a autoplicação. Função das Mitocôndrias Respiração celular aeróbia - é nas mitocôndrias que ocorrem as duas últimas etapas da respiração celular aeróbia, processo pelo qual as células obtêm energia do alimento e do O2. Mitocôndrias: bactérias primitivas Teoria Endossinbiótica das Mitocôndrias: Essa teoria explica que as mitocôndrias teriam surgido das bactérias que, há cerca 2,5 bilhões de anos, foram fagocitadas por células maiores e, passaram a viver dentro delas (simbiose). Evidências: a autonomia reprodutiva das mitocôndrias; e a presença de DNA circular e ribossomos (procariontes). 10. CLOROPLASTO p. 139 Nos procariontes (cianobactérias): a clorofila e outros pigmentos estão aderidos a membrana existente no citoplasma. Nos eucariontes (vegetais e algas) a clorofila situa-se no interior dos cloroplastos. Os cloroplastos fazem parte de um grupo de organelas encontradas nas células das plantas e das algas, os plastos ou plastídeos. Há vários tipos de plastos de acordo com a função que realizam e com os pigmentos encontrados em seu interior. Protoplastos Leucoplastos Cromoplastos TIPOS DE PLASTOS ou PLASTÍDEOS a) PROPLASTOS: plastos de cés. jovens podem se dividir e originar outros plastos. b) LEUCOPLASTOS: não possuem pigmentos e não fazem fotossíntese, mas podem acumular amido (amiloplastos), proteínas (proteinoplastos) e óleos (eleoplastos). Os leucoplastos são encontrados em sementes, raízes (cenoura, batata-doce), caules (batatinha) e frutos (banana).

6 c) CLOROPLASTOS: predomina a clorofila, mas neles existem outros pigmentos, como os carotenóides, um deles o β caroteno, encontrado por ex. na cenoura, tomate e mamão. FUNÇÃO: São responsáveis pela fotossíntese e pela cor verde presente nos vegetais. d) CROMOPLASTOS: podem se desenvolver dos cloroplastos que perdem a clorofila e acumulam carotenóides, como acontece no amadurecimento de alguns frutos, que passam a apresentar as cores, amarela, laranja ou vermelha de acordo c/ o pigmento armazenado. OBS.: Alguns autores classificam os cloroplastos com um tipo de cromoplastos. ORIGEM DO CLOROPLASTO Como as mitocôndrias os cloroplastos são capazes de autoduplicar, possuindo DNA, RNA e ribossomos, portanto sintetizam parte de suas proteínas. Com base nesse fato, sugeriu-se a hipóteses que os cloroplastos tiveram origem parecida c/ a das mitocôndrias, ou seja, foram fagocitados por procariontes e passaram a viver harmoniosamente dentro deles (endossibiose). ESTRUTURA DO CLOROPLASTO São grãos envolvidos por uma membrana dupla, encontrados em células vegetais (20 a 40 por célula) e de algas (1 por célula-maior). Em seu interior, há uma rede de membranas nas quais estão a clorofila e outros pigmentos. Parte das membranas forma vesículas achatadas, os tilacóides, que ficam empilhados. Cada pilha de tilacóides é chamada de granum. Nas membranas dos tilacoides estão concentradas as clorofilas e outras moléculas que participam do processo de absorção de luz que ocorre na fotossíntese. As membranas entre os tilacoides são chamadas de lamelas ou intergrana. O espaço restante do cloroplasto é preenchido pelo estroma, matriz ao citosol, onde há várias enzimas (fotossíntese). ATIVIDADES COPIAR E RESPONDER Compreendendo o texto: 1, 2, 3, 5, 6 (?) 7 e 8 (p. 140 e 141) Refletindo e concluindo: Todos p. 141 e 142 COPIAR O N o 10

Membrana plasmática (plasmalema)

Membrana plasmática (plasmalema) Membrana plasmática (plasmalema) Bicamada lipídica (fosfolipídio + colesterol) responsável pela proteção e pelo controle da entrada e saída de substâncias da célula (permeabilidade seletiva). Modelo do

Leia mais

ESTUDO SOBRE AS CÉLULAS E SUAS ORGANELAS

ESTUDO SOBRE AS CÉLULAS E SUAS ORGANELAS ESTUDO SOBRE AS CÉLULAS E SUAS ORGANELAS Entendemos que uma célula é a menor unidade estrutural e funcional básica do ser vivo, sendo considerada a menor porção de uma matéria viva. Segundo a Teoria Celular,

Leia mais

Cap. 6 Citoplasma e Organelas

Cap. 6 Citoplasma e Organelas Cap. 6 Citoplasma e Organelas CITOPLASMA Características gerais: Kytos célula / Plasma Líquido Em PROCARIONTES: Líquido viscoso Citosol + DNA (nucleoide + plasmídios) + ribossomos Ausência de membranas

Leia mais

CITOPLASMA E ORGANELAS CELULARES. BIOLOGIA AULA 5 Professor Esp. André Luís Souza Stella Professora Esp. Lúcia Iori

CITOPLASMA E ORGANELAS CELULARES. BIOLOGIA AULA 5 Professor Esp. André Luís Souza Stella Professora Esp. Lúcia Iori CITOPLASMA E ORGANELAS CELULARES BIOLOGIA AULA 5 Professor Esp. André Luís Souza Stella Professora Esp. Lúcia Iori CITOPLASMA CITOPLASMA Também chamado de hialoplasma; É o fluido intracelular, onde estão

Leia mais

Classificação dos seres vivos

Classificação dos seres vivos Classificação dos seres vivos Estudos filogenéticos separam os seres vivos em três grandes grupos ou domínios. Células Eucariontes e Procariontes Profª bióloga: Fernanda Pereira O que são células? As células

Leia mais

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. Instituto Federal de Santa Catarina Curso de Biotecnologia Prof. Paulo Calixto

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. Instituto Federal de Santa Catarina Curso de Biotecnologia Prof. Paulo Calixto CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS Instituto Federal de Santa Catarina Curso de Biotecnologia Prof. Paulo Calixto 1943 1944 1953 1956 1961-66 1973 1975 1982 1988 1990 1996 2000-03 Biotecnologia Algumas

Leia mais

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. Prof a Cristiane Oliveira

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. Prof a Cristiane Oliveira CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS Prof a Cristiane Oliveira CITOPLASMA Células procarióticas: Corresponde a todo o ambiente celular delimitado pela MP; Componentes: 1. Citosol (líquido gelatinoso

Leia mais

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. PlanetaBiologia.com. EE José Mamede Biologia 1ºano Prof Daniel

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. PlanetaBiologia.com. EE José Mamede Biologia 1ºano Prof Daniel CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS PlanetaBiologia.com EE José Mamede Biologia 1ºano Prof Daniel Algumas considerações importantes: Apesar da diversidade, algumas células compartilham ao menos três

Leia mais

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. Profa Melissa Kayser

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. Profa Melissa Kayser CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS Profa Melissa Kayser CITOPLASMA Células procarióticas: Corresponde a todo o ambiente celular delimitado pela MP; Componentes: 1. Citosol (líquido gelatinoso 80% água

Leia mais

Organelas. Parte II. Natália Paludetto

Organelas. Parte II. Natália Paludetto Organelas Parte II Natália Paludetto nataliaapaludetto@gmail.com Lisossomos Enzimas produzidas no RER Complexo de Golgi empacotamento Lisossomo primário + corpúsculo (fagocitose, pinocitose heterofagia

Leia mais

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS.

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS O Citoplasma - Todas as células compartilham ao menos três características: - Membrana plasmática; - Citoplasma; - Material genético. - Quanto ao padrão de organização,

Leia mais

CÉLULAS. 8 ano Profª Elisete

CÉLULAS. 8 ano Profª Elisete CÉLULAS 8 ano Profª Elisete Quanto ao número de células Os seres vivos podem ser: UNICELULARES apresentam uma única célula. Ex: bactérias e protozoários. PLURICELULARES apresentam mais células. Ex: seres

Leia mais

CITOLOGIA II (UECE/ENEM)

CITOLOGIA II (UECE/ENEM) CITOLOGIA II (UECE/ENEM) A célula bacteriana Nucleóide http://recursostic.educacion.es/ciencias/biosfera/web/alumno/1bachillerato/organizacion_sv/imagenes/bacteria_letreros.jpg Procariontes x Eucariontes

Leia mais

Retículo Endoplasmático (RE) Sistema de endomembranas que delimitam canais e vesículas. RE rugoso - retículo endoplasmático associado a ribossomos; lo

Retículo Endoplasmático (RE) Sistema de endomembranas que delimitam canais e vesículas. RE rugoso - retículo endoplasmático associado a ribossomos; lo CÉLULA ANIMAL Retículo Endoplasmático (RE) Sistema de endomembranas que delimitam canais e vesículas. RE rugoso - retículo endoplasmático associado a ribossomos; local de síntese de proteínas; também denominado

Leia mais

A Célula. A teoria celular, postulada por Schleiden e Schwann, assenta nos seguintes pressupostos:

A Célula. A teoria celular, postulada por Schleiden e Schwann, assenta nos seguintes pressupostos: A Célula Teoria celular: A teoria celular, postulada por Schleiden e Schwann, assenta nos seguintes pressupostos: A célula é a unidade básica estrutural e funcional de todos os seres vivos (isto é, todos

Leia mais

Citoplasma. Citoesqueleto e organelas. Natália Paludetto

Citoplasma. Citoesqueleto e organelas. Natália Paludetto Citoplasma Citoesqueleto e organelas Natália Paludetto nataliaapaludetto@gmail.com Citoplasma celular Sinônimos hialoplasma, matriz citoplasmática, citossol; Acreditava-se que era um fluido homogêneo e

Leia mais

ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS

ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS BIOLOGIA ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS Profª. Adriane Guimarães CITOPLASMA É todo o ambiente interno da célula, região entre a membrana plasmática e o envoltório nuclear. Formado por um líquido gelatinoso,

Leia mais

BIOLOGIA CITOLOGIA. Módulo 47 Página 04 à 09

BIOLOGIA CITOLOGIA. Módulo 47 Página 04 à 09 Módulo 47 Página 04 à 09 Microscopia - Hans e Zacharias Janssen (1595) Brinquedos - Antonie van Leeuwenhoek Estudos biológicos, aumento de 200x, glóbulos, espermatozóides, etc - Robert Hooke (1665) Célula

Leia mais

Prof. Tiago Collares, Dr.

Prof. Tiago Collares, Dr. Biologia Celular organelas Prof. Tiago Collares, Dr. tiago_collares@hotmail.com (MSN) collares.t@gmail.com (E-mail) Introdução à Biologia Celular Estrutura Celular: de acordo com o tipo estrutural de célula

Leia mais

Organização do citoplasma

Organização do citoplasma ANDREW SYRED/SPL/LATINSTOCK Organização do citoplasma Citoplasma Das células procarióticas (bactérias e arqueas) Citosol (material genético) Ribossomos Das células eucarióticas (animais, vegetais, protoctistas

Leia mais

CITOLOGIA. Membrana Plasmática: Especializações Citoplasma: Organelas. MSc Monyke Lucena

CITOLOGIA. Membrana Plasmática: Especializações Citoplasma: Organelas. MSc Monyke Lucena CITOLOGIA Membrana Plasmática: Especializações Citoplasma: Organelas MSc Monyke Lucena Membrana Plasmática -Especializações Microvilosidades: São expansões semelhantes a dedos de luvas, que aumentam a

Leia mais

ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS

ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS MEMBRANA CELULAR Envoltório comum a todas as células. Composição: fosfolipoprotéica. Duas camadas fosfolipídicas com proteínas boiando nelas; Formam o modelo do Mosaico Fluido,

Leia mais

O citoplasma das células

O citoplasma das células UNIDADE 2 ORIGEM DA VIDA E BIOLOGIA CELULAR CAPÍTULO 8 Aula 1/3 Eucariontes x Procariontes Estruturas citoplasmáticas: Citoesqueleto Centríolos, cílios e flagelos 1. CÉLULAS PROCARIÓTICAS E EUCARIÓTICAS

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profª. Gardênia

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profª. Gardênia Aulas Multimídias Santa Cecília Profª. Gardênia CITOPLASMA Há uma imensa diversidade de células: células nervosas, musculares... Partes fundamentais da célula: membrana plasmática, citoplasma e núcleo.

Leia mais

O CITOPLASMA. Prof. André Maia. O Movimento amebóide é um movimento de deslocamento de algumas células através da emissão de pseudópodes.

O CITOPLASMA. Prof. André Maia. O Movimento amebóide é um movimento de deslocamento de algumas células através da emissão de pseudópodes. O CITOPLASMA Prof. André Maia Conceito É a região da célula localizada entre a membrana plasmática e o núcleo, preenchida por uma substância gelatinosa (semi-líquida), na qual estão mergulhadas as organelas

Leia mais

Engenharia Agronômica. Biologia Celular 1º Período

Engenharia Agronômica. Biologia Celular 1º Período Engenharia Agronômica Biologia Celular 1º Período Apresentação Introdução: Estrutura, funções e evoluções das células Cap. 01 (Junqueira e Carneiro) e Biologia das células (Amabis e Martho, UFRJ) Células

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO- UNICEUMA DISCIPLINA: CITOLOGIA E EMBRIOLOGIA CITOPLASMA

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO- UNICEUMA DISCIPLINA: CITOLOGIA E EMBRIOLOGIA CITOPLASMA CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO- UNICEUMA DISCIPLINA: CITOLOGIA E EMBRIOLOGIA CITOPLASMA Prof.Fernando Luís Bacelar Lobato São Luís 2011 CITOPLASMA - COMPONENTES Hialoplasma, citosol ou citoplasma fundamental

Leia mais

CONHECENDO AS CÉLULAS. Prof. Msc. Cleysyvan Macedo

CONHECENDO AS CÉLULAS. Prof. Msc. Cleysyvan Macedo CITOLOGIA CONHECENDO AS CÉLULAS Prof. Msc. Cleysyvan Macedo CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula) + Logos (estudo) As células

Leia mais

Licenciatura em Biologia. Biologia Celular 2º P

Licenciatura em Biologia. Biologia Celular 2º P Licenciatura em Biologia Biologia Celular 2º P Célula Eucariótica Vegetal Tipos de células Seres procarióticos (bactérias e cianobactérias): Células procarióticas. Seres eucarióticos (algas, protozoários,

Leia mais

A CÉLULA EUCARIÓTICA

A CÉLULA EUCARIÓTICA A CÉLULA EUCARIÓTICA ... A célula é a unidade básica, estrutural e funcional de todos os seres vivos... A maioria das células têm um tamanho de 10 a 100 micrómetros e formas variadas De acordo com a estrutura

Leia mais

BIOLOGIA CELULAR. Organelas celulares ORGANELAS CELULARES

BIOLOGIA CELULAR. Organelas celulares ORGANELAS CELULARES BIOLOGIA CELULAR ORGANELAS CELULARES Organelas celulares Núcleo; Retículo endoplasmático; Ribossomos; Complexo de Golgi; Endossomos; Lisossomos; Peroxissomos; Citoesqueleto; Mitocôndrias. 2 1 Retículo

Leia mais

ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. Prof. Emerson

ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. Prof. Emerson ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS Prof. Emerson Algumas considerações importantes: Apesar da diversidade, algumas células compartilham ao menos três características: São dotadas de membrana plasmática; Contêm

Leia mais

Citologia. Células Eucarióticas e suas Organelas. CCG Professor: Ralph Silveira Disciplina: Biologia I Curso: Ensino Médio

Citologia. Células Eucarióticas e suas Organelas. CCG Professor: Ralph Silveira Disciplina: Biologia I Curso: Ensino Médio Citologia Células Eucarióticas e suas Organelas CCG Professor: Ralph Silveira Disciplina: Biologia I Curso: Ensino Médio Citologia Célula eucariótica Animal Membrana Plasmática Membrana Plasmática Funções

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: FreD. DISCIPLINA: Biologia TOOOP SÉRIE: 1º. ALUNO(a): Lista de Exercícios 3º bimestre P1

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: FreD. DISCIPLINA: Biologia TOOOP SÉRIE: 1º. ALUNO(a): Lista de Exercícios 3º bimestre P1 GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: FreD DISCIPLINA: Biologia TOOOP SÉRIE: 1º ALUNO(a): Lista de Exercícios 3º bimestre P1 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as

Leia mais

As células constituem os seres vivos

As células constituem os seres vivos As células constituem os seres vivos Prof. Calina Capítulo 1 Aula 1/3 Conceito Estrutura Tipos de células Membrana plasmática Constituição Propriedades A célula Os seres vivos são constituídos de células.

Leia mais

Professor Antônio Ruas

Professor Antônio Ruas Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Componente curricular: BIOLOGIA APLICADA Aula 3 Professor Antônio Ruas 1. Assuntos: Introdução à história geológica

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DO CENTRO-OESTE UNIDESC CURSOS DE MEDICINA VETERINÁRIA & CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Disciplina de Biologia Celular

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DO CENTRO-OESTE UNIDESC CURSOS DE MEDICINA VETERINÁRIA & CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Disciplina de Biologia Celular CENTRO UNIVERSITÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DO CENTRO-OESTE UNIDESC CURSOS DE MEDICINA VETERINÁRIA & CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Disciplina de Biologia Celular ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS Médico Veterinário Há pessoas

Leia mais

QUESTÕES DE REVISÃO PARA EXAME DE BIOLOGIA - 1º ANO

QUESTÕES DE REVISÃO PARA EXAME DE BIOLOGIA - 1º ANO QUESTÕES DE REVISÃO PARA EXAME DE BIOLOGIA - 1º ANO 1- Muitas pessoas não sabem diferenciar corretamente o que é um ser vivo de um ser não vivo, entretanto, os organismos vivos apresentam características

Leia mais

CITOLOGIA 8º ano Prof. Graziela Grazziotin Costa

CITOLOGIA 8º ano Prof. Graziela Grazziotin Costa CITOLOGIA 8º ano - 2017 Prof. Graziela Grazziotin Costa 1 Célula o Partes básicas: a) Membrana plasmática b) Citoplasma c) Núcleo 2 Célula o Menor porção viva de um organismo. o Eucarioto: presença de

Leia mais

CITOPLASMA. pág.174. Profa. Márcia

CITOPLASMA. pág.174. Profa. Márcia CITOPLASMA pág.174 Profa. Márcia Citoplasma de uma cél. Procariótica (bact. e arqueas) - toda célula, delimitado pela membrana plasmática. Constituição líquido viscoso e semitransparente (citosol), composto

Leia mais

FISIOLOGIA CELULAR. 4. Diferenciação celular 5. Formação dos tecidos 6. Níveis de organização do corpo humano. 1.

FISIOLOGIA CELULAR. 4. Diferenciação celular 5. Formação dos tecidos 6. Níveis de organização do corpo humano. 1. FISIOLOGIA CELULAR Sumário 1. Estrutura celular 2. Constituintes moleculares 3. Organelas 4. Diferenciação celular 5. Formação dos tecidos 6. Níveis de organização do corpo humano Mas eu só queria um diploma

Leia mais

BIOLOGIA. Citologia (parte I e II) Professora: Brenda Braga

BIOLOGIA. Citologia (parte I e II) Professora: Brenda Braga BIOLOGIA Citologia (parte I e II) Professora: Brenda Braga Variedade de tipos celulares Teoria Celular Por que as células são tão pequenas??? x10 Aresta (cm) Superfície (cm 2 ) Volume (cm 3 ) S/V 1 6

Leia mais

MEDICINA VETERINÁRIA. Disciplina: BIOLOGIA. Prof a.: Drd. Mariana de F. Gardingo Diniz

MEDICINA VETERINÁRIA. Disciplina: BIOLOGIA. Prof a.: Drd. Mariana de F. Gardingo Diniz MEDICINA VETERINÁRIA Disciplina: BIOLOGIA Prof a.: Drd. Mariana de F. Gardingo Diniz EMENTA História e conceitos sobre a biologia celular e molecular. Organização molecular da célula. Envoltórios celulares.

Leia mais

CÉLULA VEGETAL VAI SER FORMADA PRINCIPALMENTE POR ORGANELAS COMO: Vacúolo Central Núcleo Ribossomos livres

CÉLULA VEGETAL VAI SER FORMADA PRINCIPALMENTE POR ORGANELAS COMO: Vacúolo Central Núcleo Ribossomos livres CÉLULA VEGETAL VAI SER FORMADA PRINCIPALMENTE POR ORGANELAS COMO: Vacúolo Central Núcleo Ribossomos livres A MAIORIA DAS CÉLULAS É UNINUCLEADA (APENAS UM NÚCLEO), MAS EXISTEM CÉLULAS COM MAIS DE DOIS.

Leia mais

Secreção e Digestão Celular

Secreção e Digestão Celular Secreção e Digestão Celular Livro CITOLOGIA Cap. 05 pág. 70 a 78 3ª série Professora Priscila F Binatto Complexo Golgiense Descrito em 1898 por Camilo Golgi. Conjunto de sacos membranosos (sacos lameliformes),

Leia mais

CITOPLASMA. Editado por Profº Moisés Myra Araújo Profª Ana Luisa Miranda Vilela

CITOPLASMA. Editado por Profº Moisés Myra Araújo Profª Ana Luisa Miranda Vilela CITOPLASMA Editado por Profº Moisés Myra Araújo Profª Ana Luisa Miranda Vilela www.bioloja.com CITOPLASMA - COMPONENTES Hialoplasma, citosol ou citoplasma fundamental Citoesqueleto Organelas citoplasmáticas

Leia mais

CITOLOGIA CONHECENDO AS CÉLULAS

CITOLOGIA CONHECENDO AS CÉLULAS CITOLOGIA CONHECENDO AS CÉLULAS A história da Citologia Hans e Zaccharias Janssen- No ano de 1590 inventaram um pequeno aparelho de duas lentes que chamaram de microscópio. Robert Hooke (1635-1703)- Em

Leia mais

BIOLOGIA EMENTA. Para ser aprovado na disciplina, o aluno deve ter frequência mínima de 75% e rendimento igual ou superior a 60 (sessenta) pontos.

BIOLOGIA EMENTA. Para ser aprovado na disciplina, o aluno deve ter frequência mínima de 75% e rendimento igual ou superior a 60 (sessenta) pontos. MARIANA DE FARIA GARDINGO DINIZ BIOLOGIA Bióloga (Bacharel e Licenciada) Complementação em Física Especialista em Gestão Ambiental Mestre em Engenharia dos Materiais Processos Químicos e Metalúrgicos Doutoranda

Leia mais

Membrana Celular (Membrana Plasmática)

Membrana Celular (Membrana Plasmática) Partes da Célula: Membrana Celular (Membrana Plasmática) Citoplasma - citosol - organelas (compartimentalização funcional) Núcleo A Membrana Plasmática: estrutura geral O Modelo do Mosaico Fluido A Membrana

Leia mais

Células. Capitulo 1: Fundamentos da Biologia Celular- Alberts- 2ª edição

Células. Capitulo 1: Fundamentos da Biologia Celular- Alberts- 2ª edição Células Capitulo 1: Fundamentos da Biologia Celular- Alberts- 2ª edição O que é uma célula? Pequenas unidades envolvidas por membranas e preenchidas por uma solução aquosa contendo agentes químicos, dotadas

Leia mais

I DEFINIÇÃO

I DEFINIÇÃO CITOPLASMA I DEFINIÇÃO MOVIMENTOS CITOPLASMÁTICOS: A) Ciclose: corrente citoplasmática orientada num certo sentido, sendo bem visível especialmente no endoplasma de muitas células vegetais. Proporciona

Leia mais

CITOPLASMA. Características gerais 21/03/2015. Algumas considerações importantes: 1. O CITOPLASMA DAS CÉLULAS PROCARIÓTICAS

CITOPLASMA. Características gerais 21/03/2015. Algumas considerações importantes: 1. O CITOPLASMA DAS CÉLULAS PROCARIÓTICAS CITOPLASMA Algumas considerações importantes: Apesar da diversidade, algumas células compartilham ao menos três características: Biologia e Histologia São dotadas de membrana plasmática; Contêm citoplasma

Leia mais

Que diferenças existem entre a célula vegetal e animal? Características da célula vegetal e fotossíntese.

Que diferenças existem entre a célula vegetal e animal? Características da célula vegetal e fotossíntese. Que diferenças existem entre a célula vegetal e animal? Características da célula vegetal e fotossíntese. Parte da Célula Principais diferenças: Componente Célula Animal Célula Vegatal Membrana Parede

Leia mais

BIOLOGIA CELULAR. Membrana Plasmática e Organelas Celulares Prof. João Mendanha

BIOLOGIA CELULAR. Membrana Plasmática e Organelas Celulares Prof. João Mendanha BIOLOGIA CELULAR Membrana Plasmática e Organelas Celulares Prof. João Mendanha MEMBRANA PLASMÁTICA Estrutura que limita a célula; É fronteira entre o meio externo do meio interno; Tem papel fundamental

Leia mais

Centríolos. Ribossomos

Centríolos. Ribossomos Ribossomos Os ribossomos são encontrados em todas as células (tanto eucariontes como procariontes) e não possuem membrana lipoprotéica (assim como os centríolos). São estruturas citoplasmáticas responsáveis

Leia mais

CITOLOGIA. A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula) + Logos (estudo)

CITOLOGIA. A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula) + Logos (estudo) Professora Priscila F Binatto Biologia - Maio/2015 CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula) + Logos (estudo) As células são

Leia mais

Citologia (membrana e citoplasma):

Citologia (membrana e citoplasma): Aula 01 Citologia (membrana e citoplasma): Passagem de soluto (geralmente um gás) do meio mais concentrado para o menos concentrado. Processo comum nos alvéolos pulmonares (hematose). A Membrana Plasmática

Leia mais

A Célula Vegetal. Estrutura e Organelas Profº Marcos V. Dantas de Queiroz Universidade Federal do Rio Grande do Norte

A Célula Vegetal. Estrutura e Organelas Profº Marcos V. Dantas de Queiroz Universidade Federal do Rio Grande do Norte A Célula Vegetal Estrutura e Organelas Profº Marcos V. Dantas de Queiroz Universidade Federal do Rio Grande do Norte Senta que lá vem a história... Robert Hooke (1635 1703) Célula = do latim cella, despensa

Leia mais

REVISÃO: A CÉLULA E SEU FUNCIONAMENTO

REVISÃO: A CÉLULA E SEU FUNCIONAMENTO REVISÃO: A CÉLULA E SEU FUNCIONAMENTO 2 O que são Células? São as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos; Envolvidas por membranas preenchidas por solução aquosa, onde estão presentes biomoléculas

Leia mais

O CITOPLASMA E SUAS ORGANELAS

O CITOPLASMA E SUAS ORGANELAS O CITOPLASMA E SUAS ORGANELAS Citoplasma região entre a membrana plasmática e o núcleo (estão presentes o citosol e as organelas). Citosol material gelatinoso formado por íons e moléculas orgânicas e inorgânicas

Leia mais

Biologia. Alexandre Bandeira (Rebeca Khouri) Citologia

Biologia. Alexandre Bandeira (Rebeca Khouri) Citologia Citologia Citologia 1. pois é um componente importante ao organismo. Porém, o aumento das partículas LDL (lipoproteína de baixa densidade), que transportam o colesterol no plasma sanguíneo, leva à formação

Leia mais

Células procarióticas

Células procarióticas Pró Madá 1º ano Células procarióticas Citosol - composto por 80% de água e milhares de tipos de proteínas, glicídios, lipídios, aminoácidos, bases nitrogenadas, vitaminas, íons. Moléculas de DNA e ribossomos

Leia mais

Evolução Celular e Sistema de Endomembranas Nutrição

Evolução Celular e Sistema de Endomembranas Nutrição Evolução Celular e Sistema de Endomembranas Nutrição Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto FEV/2011 Atmosfera Terrestre Primitiva Processo evolutivo Origem: 4 Bilhões de anos atrás Composição

Leia mais

Hialoplasma, citoplasma fundamental ou matriz citoplasmática Organóides Citoplasma figurado Inclusões ou paraplasma Citoesqueleto

Hialoplasma, citoplasma fundamental ou matriz citoplasmática Organóides Citoplasma figurado Inclusões ou paraplasma Citoesqueleto CITOPLASMA Hialoplasma, citoplasma fundamental ou matriz citoplasmática Organóides Citoplasma figurado Inclusões ou paraplasma Citoesqueleto Colóide = é uma dispersão de partículas com diâmetro que varia

Leia mais

Questão 2: O citoesqueleto é fundamental para o adequado funcionamento das células. Sobre o citoesqueleto, é INCORRETO afirmar que ele:

Questão 2: O citoesqueleto é fundamental para o adequado funcionamento das células. Sobre o citoesqueleto, é INCORRETO afirmar que ele: QUESTÕES OBJETIVAS Questão 1: Antibióticos do grupo das penicilinas têm sido usados no combate às doenças bacterianas. Sobre as bactérias, é CORRETO afirmar que são classificadas como: a) procariontes,

Leia mais

Organização Geral das Células

Organização Geral das Células Faculdade Vértice Univértix Cursos: Medicina Veterinária Organização Geral das Células Aula Revisão Professor, Enfº. Laudineide de Carvalho Gomes Matipó, fevereiro de 2015. e-mail: laudineic.gomes@hotmail.com

Leia mais

Princípio da Fisiologia Animal. Profª Talita Silva

Princípio da Fisiologia Animal. Profª Talita Silva Princípio da Fisiologia Animal Profª Talita Silva O que é Fisiologia A fisiologia (do grego physis = fundamento da natureza, e logos = estudo) O que a Fisiologia estuda: As múltiplas funções mecânicas,

Leia mais

BIOVESTIBA.NET BIOLOGIA VIRTUAL Profº Fernando Teixeira UFRGS. Citologia

BIOVESTIBA.NET BIOLOGIA VIRTUAL Profº Fernando Teixeira UFRGS. Citologia UFRGS Citologia 1. (Ufrgs 2015) Nas colunas abaixo, à esquerda, são citados dois diferentes componentes estruturais do citoesqueleto; à direita, suas funções. Associe adequadamente o bloco da esquerda

Leia mais

Lisossomo e seu papel

Lisossomo e seu papel O CITOPLASMA Os componentes do citoplasma - O citoplasma é constituído por um material mais ou menos viscoso, chamado hialoplasma. Nele estão mergulhadas estruturas consideradas vivas, os orgânulos do

Leia mais

Biologia Celular. Profa Cristina L S Petrarolha Silva

Biologia Celular. Profa Cristina L S Petrarolha Silva Biologia Celular Visão Geral das Células Profa Cristina L S Petrarolha Silva Vírus não são células: partículas intracelulares obrigatórias Propagação dos vírus com lise da célula hospedeira. Fonte: http://www.brasilescola.com/biologia/virus.htm

Leia mais

Engenharia Agronômica. Biologia Celular 1º Período

Engenharia Agronômica. Biologia Celular 1º Período Engenharia Agronômica Biologia Celular 1º Período Apresentação Introdução: Estrutura, funções e evoluções das células Cap. 01 (Junqueira e Carneiro) e Biologia das células (Amabis e Martho, UFRJ) videos\a

Leia mais

Organelas Citoplasmáticas I

Organelas Citoplasmáticas I Organelas Citoplasmáticas I Profº Me. Fernando Belan Alexander Fleming Ribossomos São formados por RNAr + Proteínas; O RNAr é produzido no núcleo, por alguns cromossomos específicos(satélites) Os ribossomos

Leia mais

AULA 4 : CITOPLASMA E ORGANELAS

AULA 4 : CITOPLASMA E ORGANELAS AULA 4 : CITOPLASMA E ORGANELAS INÍCIO DA CITOLOGIA Século XVI Fonte: Google imagens met INÍCIO DA CITOLOGIA Metade do século XVII: 1 lente- microscópio simples 300x Holandês Antony van Leeuwnhoek (1632-1723)

Leia mais

Ficha de Exercícios A Célula Ano lectivo: 10º ano Turma: Data:

Ficha de Exercícios A Célula Ano lectivo: 10º ano Turma: Data: Ficha de Exercícios A Célula Ano lectivo: 10º ano Turma: Data: 1- A célula é uma importante estrutura do mundo vivo. Todos os seres vivos começam por existir sob a forma de célula. Alguns seres são unicelulares

Leia mais

NOÇÕES DE ESCALA C I T O L O G I A

NOÇÕES DE ESCALA C I T O L O G I A NOÇÕES DE ESCALA C I T O L O G I A NOÇÕES DE ESCALA C I T O L O G I A MICROSCOPIA C I T O L O G I A MICROSCÓPIO ÓPTICO CITOLOGIA MICROSCÓPIO ÓPTICO C I T O L O G I A MICROSCÓPIO ÓPTICO C I T O L O G I

Leia mais

Lista de Exercícios: Estruturas celulares

Lista de Exercícios: Estruturas celulares 01. (PUC-RJ) As células animais diferem das células vegetais porque estas contêm várias estruturas e organelas características. Na lista abaixo, marque a organela ou estrutura comum às células animais

Leia mais

CITOPLASMA,HIALOPLASMA, MATRIZ CITOPLASMÁTICA OU CITOSOL

CITOPLASMA,HIALOPLASMA, MATRIZ CITOPLASMÁTICA OU CITOSOL CITOPLASMA,HIALOPLASMA, MATRIZ CITOPLASMÁTICA OU CITOSOL Massa líquida que contém diversas substâncias, canais, bolsas e as organelas citoplasmáticas. COMPOSIÇÃO DO CITOPLASMA O componente aquosa do citoplasma

Leia mais

Características gerais

Características gerais Citoplasma Citoplasma Características gerais Um vertebrado é formado por dezenas de tipos de células. Citoplasma Características gerais Um vertebrado é formado por dezenas de tipos de células. Neurônio

Leia mais

CITOPLASMA. Hialoplasma ou Citoplasma Fundamental ou Matriz Citoplasmática ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS

CITOPLASMA. Hialoplasma ou Citoplasma Fundamental ou Matriz Citoplasmática ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS CITOPLASMA O citoplasma corresponde a todo material compreendido entre a membrana plasmática e a carioteca. O citoplasma é formado por um material gelatinoso (hialoplasma) onde se encontram mergulhadas

Leia mais

TECMED - Cursos Profissionalizantes

TECMED - Cursos Profissionalizantes Introdução à Bioquímica... 3 Porque estudar Bioquímica?... 3 O que estudar em Bioquímica?... 3 Estrutura e organização celular dos seres vivos:... 4 Química da Vida:... 4 Seres Vivos:... 4 Estruturas Organizadas:...

Leia mais

BIOLOGIA CELULAR A CÉLULA VEGETAL. Prof. Fláudio Colégio Objetivo Master

BIOLOGIA CELULAR A CÉLULA VEGETAL. Prof. Fláudio Colégio Objetivo Master BIOLOGIA CELULAR A CÉLULA VEGETAL Prof. Fláudio Colégio Objetivo Master A CÉLULA VEGETAL A CÉLULA VEGETAL: CONSTITUINTES Parede Celular Membrana Plasmática Citoplasma Citoesqueleto Organelas: -Cloroplastos

Leia mais

CITOLOGIA membrana plasmática, citoplasma e núcleo

CITOLOGIA membrana plasmática, citoplasma e núcleo CITOLOGIA membrana plasmática, citoplasma e núcleo I. TEORIA CELULAR: acreditava-se que todo ser vivo fosse composto por células, então foi desenvolvida a teoria: todo ser vivo é composto por células (omnis

Leia mais

ALUNO(a): A figura a seguir retrata um dos processos realizados comumente pelas células. Observe-a.

ALUNO(a): A figura a seguir retrata um dos processos realizados comumente pelas células. Observe-a. GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: DISCIPLINA: SÉRIE: 1º ano ALUNO(a): Lista de Exercícios NOTA: No Anhanguera você é + Enem Questão 01) A figura a seguir retrata um dos processos realizados comumente pelas

Leia mais

23/02/2014. Vera Andrade

23/02/2014. Vera Andrade Vera Andrade http://histologiavvargas.wordpress.com/ O que são células? Quais os tamanhos, as formas e as funções das células? Como se classificam? Algumas características celulares Organelas celulares

Leia mais

Ribossomos: Grânulos encontrados geralmente no retículo endoplasmático rugoso. Têm a função de produzir proteínas.

Ribossomos: Grânulos encontrados geralmente no retículo endoplasmático rugoso. Têm a função de produzir proteínas. A CÉLULA A célula é a menor parte funcional dos seres vivos multicelulares e ainda pode ser um ser vivo como um todo, por exemplo, uma bactéria, que é uma única célula (ser vivo unicelular). As células

Leia mais

Prof. Felipe de Lima Almeida

Prof. Felipe de Lima Almeida Prof. Felipe de Lima Almeida No século XVI, dois holandeses, fabricantes de óculos, descobriram que duas lentes montadas em um tubo poderiam ampliar a imagem de objetos que, normalmente, não eram vistos

Leia mais

SISTEMA DE ENDOMEMBRANAS

SISTEMA DE ENDOMEMBRANAS Universidade Federal do Pampa Curso de Nutrição Biologia celular e molecular SISTEMA DE ENDOMEMBRANAS Profª Ms. Vanessa Retamoso Adaptado da Prof Drª Carla Sehn BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR Célula Membrana

Leia mais

a) III, II, I d) I, II, III e) II, III, I

a) III, II, I d) I, II, III e) II, III, I Citoplasma 1) (USC-94) O citoplasma de uma célula eucariótica está compreendido no espaço entre as membranas nuclear e citoplasmática. Sobre esse componente celular, é CORRETO afirmar: 01. É uma mistura

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Pág. 96 Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ PROBLEMATIZAÇÃO Além

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA AVALIAÇÃO ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO RESOLUÇÃO SEE Nº 2.197, DE 26 DE OUTUBRO DE 2012

ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA AVALIAÇÃO ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO RESOLUÇÃO SEE Nº 2.197, DE 26 DE OUTUBRO DE 2012 ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA AVALIAÇÃO ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO RESOLUÇÃO SEE Nº 2.197, DE 26 DE OUTUBRO DE 2012 Aluno: Ano:2016 Série: 1ºAno Data : Matéria: Biologia Turno:

Leia mais

A BASE CELULAR DA VIDA

A BASE CELULAR DA VIDA A BASE CELULAR DA VIDA Célula: unidade estrutural em que as propriedades da vida se manifestam. Seres unicelulares: constituídos por uma só célula Seres pluricelulares ou multicelulares: constituídos por

Leia mais

CÉLULAS. Evolução dos procariontes em eucariontes 1

CÉLULAS. Evolução dos procariontes em eucariontes 1 CÉLULAS Evolução dos procariontes em eucariontes 1 RESUMO A história da Biologia nos mostra que apesar das diferenças quanto à forma e à função, todos os seres vivos têm em comum o fato de serem constituídos

Leia mais

Membrana e Organelas / Metabolismo Energético

Membrana e Organelas / Metabolismo Energético Membrana e Organelas / Metabolismo Energético Membrana e organelas e Metabolismo energético Biologia 1. Algumas células são capazes de enviar para o meio externo quantidades apreciáveis de produtos de

Leia mais

APOSTILA DE BIOLOGIA CELULAR

APOSTILA DE BIOLOGIA CELULAR APOSTILA DE BIOLOGIA CELULAR Organização Geral Do Corpo Humano: O ser humano possui uma organização estrutural complexa, que inicia no nível químico e termina no nível sistêmico. 1º nível (químico): inclui

Leia mais

COLÉGIO MONJOLO DESAFIO N / 1 BIMESTRE

COLÉGIO MONJOLO DESAFIO N / 1 BIMESTRE COLÉGIO MONJOLO DESAFIO N 01 2017 / 1 BIMESTRE DISCIPLINA: CIÊNCIAS NOME DO PROFESSOR (A): FRANCISCO JARDEL Data da entrega: 24/02/2017. Aluno(a): 8 Ano: CÉLULA, UNIDADE BÁSICA DOS SERES VIVOS. Todos os

Leia mais

CORPO HUMANO: UM TODO FORMADO POR MUITAS PARTES

CORPO HUMANO: UM TODO FORMADO POR MUITAS PARTES CORPO HUMANO: UM TODO FORMADO POR MUITAS PARTES NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DA VIDA A Célula ( menor porção de um ser vivo) B - Tecido( Conjunto de células com funções semelhantes) C - Órgão ( Conjuntos de tecidos

Leia mais

RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO

RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO IX O C O CONTEÚDO CEL ELUL ULAR AR Na aula anterior vimos que a célula é revestida por uma fina membrana que além de separar o conteúdo celular do meio externo, é responsável pela passagem de substâncias

Leia mais

Biologia Polícia Civil São Paulo

Biologia Polícia Civil São Paulo Material de Apoio às videoaulas Biologia Polícia Civil São Paulo Professor Augusto Afonso Borba Amplie seu conhecimento! Aproveite para revisar e reforçar o estudo das aulas 01 a 04 da disciplina de Biologia

Leia mais

ORGANIZAÇÃO CELULAR. A célula é a unidade básica formadora dos seres

ORGANIZAÇÃO CELULAR. A célula é a unidade básica formadora dos seres ORGANIZAÇÃO CELULAR 1. INTRODUÇÃO A célula é a unidade básica formadora dos seres vivos. De acordo com a estrutura celular, os seres vivos classificam-se em procariontes e eucariontes. Os primeiros caracterizam-se

Leia mais

Superlista citoplasma

Superlista citoplasma Superlista citoplasma 1. (Fuvest) Em certa doença humana, enzimas digestivas intracelulares (hidrolases) são transportadas do complexo golgiense para a membrana celular e secretadas, em vez de serem encaminhadas

Leia mais