Aulas Multimídias Santa Cecília. Profª. Gardênia

Save this PDF as:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aulas Multimídias Santa Cecília. Profª. Gardênia"

Transcrição

1 Aulas Multimídias Santa Cecília Profª. Gardênia

2 CITOPLASMA Há uma imensa diversidade de células: células nervosas, musculares... Partes fundamentais da célula: membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Padrões básicos de organização celular: - Células procarióticas - Células eucarióticas

3 Células procarióticas Reino monera (Bactérias e Arqueobactérias) Características: - Menores que as eucarióticas. - A maioria apresenta parede celular. - Não possuem núcleo. O material genético fica espalhado no citoplasma. - Não possuem organelas membranosas no citoplasma. - Não possuem citoesqueleto.

4 Células eucarióticas Protistas, Fungos, Vegetais e Animais. Características: - Possuem núcleo. O material genético fica envolvido pela carioteca. - Possuem várias organelas membranosas no citoplasma. - Possuem citoesqueleto.

5 Citoplasma das células procarióticas O citoplasma corresponde a todo o espaço interno à membrana plasmática. Composição: - Citosol: fluido formado por água (80%) e por proteínas, glicídios, lipídios, aminoácidos, bases nitrogenadas, íons... - Substâncias de reserva: polissacarídeos ou lipídios. - Filamento de DNA longo (circular): cromossomo. Localizado no nucleoide. - Filamentos menores de DNA circular: plasmídios. - Ribossomos (menores que os das células eucarióticas e de composição proteica diferente).

6 Citoplasma das células procarióticas Mesossomo (invaginação da membrana plasmática ou deformação da célula que ocorre em técnicas para a preparação de células para observação no M.E.) Lamelas fotossintetizantes: possuem substâncias necessárias à fotossíntese.

7

8 Citoplasma das células eucarióticas Região localizada entre a membrana plasmática e a carioteca. Composição: - Citosol: fluido com composição semelhante à das células procarióticas. - Citoesqueleto: rede de tubos e filamentos proteicos relacionada à forma e movimentos celulares. - Organelas citoplasmáticas.

9 não granuloso

10

11 ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS

12 RIBOSSOMOS Função: síntese de proteínas Composição: RNAr + Proteínas Formados por duas subunidades, uma grande e uma pequena, ambas formadas no nucléolo do núcleo. Posteriormente saem do núcleo e se reúnem no citoplasma. Distribuição: - livres, - aderidos à parede do retículo endoplasmático rugoso, - aderidos à carioteca.

13 RIBOSSOMOS LIVRES Sintetizam proteínas: Do citoplasma Do núcleo De novos ribossomos

14 RIBOSSOMOS DO RETÍCULO Sintetizam proteínas para: O próprio retículo (situadas nas cisternas e nas membranas). O C. de Golgi. Dos lisossomos. Das membranas da célula. Para exportação, como nas células de glândulas.

15 RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO Rede de membranas dobradas. Tipos: liso e rugoso. Rugoso: estende-se a partir da carioteca e apresenta ribossomos aderidos a sua superfície. Funções: transporte e armazenamento de substâncias e síntese de proteínas e de alguns lipídios. - é muito desenvolvido em células com função secretora, como as dos ácinos pancreáticos e as células caliciformes do intestino.

16 Liso: estende-se a partir do ret. end. rugoso e não contém ribossomos. - transporte de substâncias - armazenamento de íons cálcio (células musculares) - síntese de ácidos graxos e hormônios esteroides - degradação de substâncias tóxicas - é bem desenvolvido nas gônadas, no fígado.

17 COMPLEXO DE GOLGI Complexo formados por 3 a 20 cisternas empilhadas. Funções: - armazenamento de substâncias - secreção de substâncias - formação do acrossomo dos espermatozoides - formação da lamela média das células vegetais - síntese de polissacarídeos, glicoproteínas. - É mais abundante nas células com função secretora. - Apresenta duas faces: Cis e Trans.

18 COMPLEXO DE GOLGI Vesículas de secreção Bolsas achatadas Vindas do Retículo

19 CITOSSOL RELAÇÕES R.E.R. e C.G. Polirribossomo Complexo de Golgi Os produtos do R.E. são levados ao C.G. por meio de vesículas de transporte. O C. G. modifica esses produtos conforme sua finalidade, embala esses produtos e os endereça: lisossomos, vesículas de secreção a serem eliminadas da célula ou vesículas contendo fragmentos de membrana para serem incorporados à membrana plasmática da célula. Membrana Plasmática

20 Complexo de Golgi Ducto do centro do ácino Os aminoácidos entram na base da célula, são levados ao R. E. R. que sintetiza proteínas. Estas são levadas ao C.G., que as modifica, endereça e embala em forma de grãos de secreção ou grãos de zimogênio (vesículas de secreção cheias de enzimas digestivas), eliminadas pelo ápice da célula, para o duto no centro do ácino.

21 LISOSSOMOS Vesículas delimitadas por membranas, que podem conter 60 enzimas digestivas diferentes capazes de degradar muitos tipos de moléculas. As enzimas lisossômicas também ajudam a reciclar as estruturas da própria célula. Função: digestão intracelular reciclagem de estruturas celulares Autofagia x Heterofagia Autólise: enzimas lisossômicas destroem sua própria célula.

22

23

24 TIPOS DE LISOSSOMOS

25 PEROXISSOMOS Vesículas semelhantes aos lisossomos, porém com oxidases (enzimas que removem átomos de hidrogênio). Essas enzimas oxidam substâncias orgânicas como aminoácidos e ácidos graxos e substâncias tóxicas. São muito abundantes em células do fígado, onde ocorre a desintoxicação de drogas. A água oxigenada é um dos subprodutos das reações de oxidação e esse composto é tóxico. Catalase (enzima presente nos peroxissomos): decompõe água oxigenada resultante do metabolismo. 2H 2 O 2 2H 2 O + O 2.

26 Glioxissomos Presente em células de sementes de certas plantas, principalmente as oleaginosas. Converte lipídios armazenados nas sementes em glicídios, que serão consumidos durante a germinação.

27 MITOCÔNDRIA Função: produção de energia para a célula (respiração celular). Presente em grande quantidade em células ativas como a dos músculos. Apresenta DNA, RNA e ribossomos. Possui capacidade de autoduplicação. Constituída por duas membranas de composição semelhantes a da membrana plasmática. A membrana externa é lisa, enquanto a interna é cheia de dobras chamadas cristas.

28 VACÚOLOS - Exclusivos dos vegetais - Membrana = tonoplasto - Células jovens: pequenos e numerosos - Células adultas: grandes - Funções: preenchimento e armazenamento (íons, proteínas, carboidratos, aa...)

29 CENTRÍOLOS Composição: nove trios de microtúbulos unidos por proteínas adesivas. Ausentes nos fungos e nos vegetais superiores. Capacidade de autoduplicação. Função:- participam do processo de divisão celular - formação dos cílios e flagelos

30

31 CITOESQUELETO

32 Bases Moleculares do Citoesqueleto Citoesqueleto Conjunto de elementos celulares que, em sintonia, são responsáveis pela integridade estrutural das células e por uma ampla variedade de processos dinâmicos, como a aquisição da forma, a movimentação celular e o transporte de organelas e outras estruturas citoplasmáticas.

33 CITOESQUELETO Éuma complexa rede citoplasmática de túbulos e filamentos proteicos. Funções: Estabilização da forma celular Estruturação e organização do citoplasma Locomoção Transporte intracelular

34

35

36

37 O Citoesqueleto O citoesqueleto organiza o citoplasma

38 O Citoesqueleto

39 CITOESQUELETO Microfilamentos Filamentos Intermediários Microtúbulos

40 As várias atividades do citoesqueleto dependem de três diferentes tipos de filamentos proteicos: -Microtúbulos: são formados por tubulina; -Microfilamentos: que são formados actina; -Filamentos intermediários: formados por uma família de proteínas fibrosas, tais como vimentina, queratina, desmina etc.

41 Microfilamentos Formados por actina (na forma de feixes ou entrelaçadas). Podem aumentar ou diminuir de tamanho. São finos e estão mais concentrados na periferia da célula. Contribuem para o vigor e forma da célula, além de oferecerem suporte para os microvilos e auxiliar na produção de movimentos como a contração muscular, separação das células na divisão celular e locomoção celular.

42 Movimentos Celulares Ciclose: correntes citoplasmáticas que promovem o deslocamento de organelas. - Envolve os microfilamentos. - Mais evidente em células vegetais. Movimento ameboide - Despolimerização e a polimerização dos microfilamentos modifica a forma da célula originando pseudópodes que podem deslocar a célula.

43

44 Microtúbulos A Microscopia eletrônica mostrou que o citoplasma contém cilindros aparentemente ocos, muito delgados, que se estendem por todo o citoplasma, denominados microtúbulos; Cada microtúbulo é formado pela associação de proteínas globulares chamadas tubulina, disposta em hélice; Os microtúbulos podem se associar uns aos outros para formar estruturas mais estáveis como os centríolos e os cílios e flagelos..podem aumentar ou diminuir de tamanho. A dinâmica dos microtúbulos determina mudanças na forma da célula e movimenta o citoplasma.

45

46 ** Centríolos Cada célula possui um par de centríolos, que se localizam próximas ao núcleo e ao aparelho de golgi, numa região denominada centrossomo ou centro celular; Cada centríolo é constituído por um material amorfo no qual são colocados 27 microtúbulos. Uma das principais funções dos centríolos é orientar a divisão celular, pois eles originam uma estrutura denominada fuso mitótico, onde se prendem os cromossomos.

47

48

49 CÍLIOS e FLAGELOS

50 Cílios Cílios e flagelos são formados a partir do centríolo. A partir do cinetossomo (base do cílio), dois de cada três microtúbulos alongam-se empurrando a membrana plasmática e formam-se dois microtúbulos centrais. (9 = 2) São curtos, numerosos e realizam um movimento vibratório. Promovem movimentos de fluidos sobre a superfície celular. Presentes em células do sistema respiratório, da tuba uterina.

51 Flagelos Longos e pouco numerosos. Movimento de chicote. Movimentam normalmente a célula inteira (ex. espermatozoides).

52

53

54

55

56

57 Filamentos intermediários São estruturas que proporcionam estabilidade mecânica às células e tecidos (elementos estruturais); Possuem diâmetro intermediário entre os microtúbulos e os microfilamentos; São abundantes em células que sofrem atrito, como a epiderme. Também é frequente nos axônios e em todos os tipos de células musculares.

ESTUDO SOBRE AS CÉLULAS E SUAS ORGANELAS

ESTUDO SOBRE AS CÉLULAS E SUAS ORGANELAS ESTUDO SOBRE AS CÉLULAS E SUAS ORGANELAS Entendemos que uma célula é a menor unidade estrutural e funcional básica do ser vivo, sendo considerada a menor porção de uma matéria viva. Segundo a Teoria Celular,

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profª Renata Rodrigues Biologia - 9ºano EF

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profª Renata Rodrigues Biologia - 9ºano EF Aulas Multimídias Santa Cecília Profª Renata Rodrigues Biologia - 9ºano EF CITOPLASMA 1 2 5 6 7 8 9 10 3 11 4 12 SUSTENTAÇÃO INTERNA DA CÉLULA E MOVIMENTOS CELULARES CITOESQUELETO: Conjunto de filamentos;

Leia mais

CITOPLASMA E ORGANELAS CELULARES. BIOLOGIA AULA 5 Professor Esp. André Luís Souza Stella Professora Esp. Lúcia Iori

CITOPLASMA E ORGANELAS CELULARES. BIOLOGIA AULA 5 Professor Esp. André Luís Souza Stella Professora Esp. Lúcia Iori CITOPLASMA E ORGANELAS CELULARES BIOLOGIA AULA 5 Professor Esp. André Luís Souza Stella Professora Esp. Lúcia Iori CITOPLASMA CITOPLASMA Também chamado de hialoplasma; É o fluido intracelular, onde estão

Leia mais

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS Algumas considerações importantes: Apesar da diversidade, algumas células compartilham ao menos três características: São dotadas de membrana plasmática; Contêm citoplasma

Leia mais

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. Instituto Federal de Santa Catarina Curso de Biotecnologia Prof. Paulo Calixto

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. Instituto Federal de Santa Catarina Curso de Biotecnologia Prof. Paulo Calixto CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS Instituto Federal de Santa Catarina Curso de Biotecnologia Prof. Paulo Calixto 1943 1944 1953 1956 1961-66 1973 1975 1982 1988 1990 1996 2000-03 Biotecnologia Algumas

Leia mais

Membrana plasmática (plasmalema)

Membrana plasmática (plasmalema) Membrana plasmática (plasmalema) Bicamada lipídica (fosfolipídio + colesterol) responsável pela proteção e pelo controle da entrada e saída de substâncias da célula (permeabilidade seletiva). Modelo do

Leia mais

CITOPLASMA E ORGANELAS. Prof. Piassa

CITOPLASMA E ORGANELAS. Prof. Piassa CITOPLASMA E ORGANELAS Prof. Piassa A CÉLULA 1 Citosol (Hialoplasma) Constituído de água e proteínas, as quais formam um colóide, o qual é mais viscoso na periferia da célula. Local de ocorrência de reações

Leia mais

Células procarióticas. Disponível em: <http://www.uic.edu/classes/bios/bios100/lectures/prok02.jpg>. Acesso em: 12 mar

Células procarióticas. Disponível em: <http://www.uic.edu/classes/bios/bios100/lectures/prok02.jpg>. Acesso em: 12 mar Citoplasma Células procarióticas Disponível em: . Acesso em: 12 mar. 2012. Células eucarióticas Preenchido pelo hialoplasma ou citosol Possui

Leia mais

BIOLOGIA CELULAR. Msc. Jessica Borges de Oliveira

BIOLOGIA CELULAR. Msc. Jessica Borges de Oliveira BIOLOGIA CELULAR Msc. Jessica Borges de Oliveira Citoplasma Citoplasma Citoesqueleto Organelas Celulares Citoplasma Também chamado de hialoplasma. Em células eucariontes o citoplasma compreende o espaço

Leia mais

Citoplasma. Citoesqueleto e organelas. Natália Paludetto

Citoplasma. Citoesqueleto e organelas. Natália Paludetto Citoplasma Citoesqueleto e organelas Natália Paludetto nataliaapaludetto@gmail.com Citoplasma celular Sinônimos hialoplasma, matriz citoplasmática, citossol; Acreditava-se que era um fluido homogêneo e

Leia mais

CITOPLASMA ÚNICO PROFESSOR BELLINATI

CITOPLASMA ÚNICO PROFESSOR BELLINATI CITOPLASMA ÚNICO PROFESSOR BELLINATI CÉLULAS UNIDADE FUNDAMENTAL DA VIDA membrana plasmática; citoplasma com citosol e organelas; material genético (DNA). Célula Bacteriana (procariota) CITOPLASMA PROCARIOTO

Leia mais

CITOPLASMA, CITOSOL E HIALOPLASMA

CITOPLASMA, CITOSOL E HIALOPLASMA CITOLOGIA II CITOPLASMA, CITOSOL E HIALOPLASMA Hialoplasma = citoplasma organelas Estado coloidal: Água e substâncias dissolvidas como: sais, açúcares, proteínas (Ex: actina e tubulina) Formam o Citoesqueleto:

Leia mais

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. PlanetaBiologia.com. EE José Mamede Biologia 1ºano Prof Daniel

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. PlanetaBiologia.com. EE José Mamede Biologia 1ºano Prof Daniel CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS PlanetaBiologia.com EE José Mamede Biologia 1ºano Prof Daniel Algumas considerações importantes: Apesar da diversidade, algumas células compartilham ao menos três

Leia mais

ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS

ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS Organelas celulares Estruturas encontradas no interior do citoplasma das células que realizam diversas funções relacionadas com a sobrevivência da célula. Célula Vegetal As células

Leia mais

Membrana Plasmática e organelas Citoplasmáticas. Prof.ª Débora Lia Biologia

Membrana Plasmática e organelas Citoplasmáticas. Prof.ª Débora Lia Biologia Membrana Plasmática e organelas Citoplasmáticas Prof.ª Débora Lia Biologia MEMBRANA PLASMÁTICA MEMBRANA PLASMÁTICA MEMBRANA PLASMÁTICA MEMBRANA PLASMÁTICA Difusão simples MEMBRANA PLASMÁTICA Difusão simples

Leia mais

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS.

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS O Citoplasma - Todas as células compartilham ao menos três características: - Membrana plasmática; - Citoplasma; - Material genético. - Quanto ao padrão de organização,

Leia mais

Citoplasma e Organelas Citoplasmáticas. 1 xx/xx

Citoplasma e Organelas Citoplasmáticas. 1 xx/xx Citoplasma e Organelas Citoplasmáticas 1 xx/xx CITOPLASMA DE UMA CÉLULA PROCARIONTE Matriz amorfa com muita água, vários íons e moléculas dissolvidas Ausência de organelas membranosas, exceto mesossoma

Leia mais

Citoplasma (C) C = Organelas + Hialoplasma + Citoesqueleto

Citoplasma (C) C = Organelas + Hialoplasma + Citoesqueleto Citoplasma (C) C = Organelas + Hialoplasma + Citoesqueleto CITOESQUELETO Funções: - Estabilização da forma celular - Estruturação e organização do citoplasma - Locomoção - Transporte intracelular Suas

Leia mais

Ciclo de Revisão: Membranas Celulares e Citoplasma

Ciclo de Revisão: Membranas Celulares e Citoplasma CURSO: Ensino Médio Integrado ANO: 2º DISCIPLINA: Biologia PROFESSORA: Dra. Jaqueline Figuerêdo Rosa Ciclo de Revisão: Membranas Celulares e Citoplasma Qual a função das Membranas Celulares? Principais

Leia mais

Biologia. Citoplasma e Organelas. Professor Enrico Blota.

Biologia. Citoplasma e Organelas. Professor Enrico Blota. Biologia Citoplasma e Organelas Professor Enrico Blota www.acasadoconcurseiro.com.br Biologia CITOPLASMA E ORGANELAS O citoplasma é um espaço entre a membrana e o núcleo preenchido por um material conhecido

Leia mais

CITOPLASMA ORGANISMOS PROCARIONTES

CITOPLASMA ORGANISMOS PROCARIONTES Citoplasma e organelas citoplasmáticas CITOPLASMA ORGANISMOS PROCARIONTES Ribossomos - Realiza a síntese de proteínas; Mesossomo - invaginação da membrana plasmática e tem como função realizar a respiração

Leia mais

Aulas 21 a 24 Capítulo 9 do livro texto

Aulas 21 a 24 Capítulo 9 do livro texto Orgânulos do citoplasma Aulas 21 a 24 Capítulo 9 do livro texto Como estudar a célula? Na década de 50 microscópio eletrônico 1milímetro = 1m/1000 = 0,1 cm 1micrômetro = 1m/1.000.000 = 0,0001 cm 1 nanômetro

Leia mais

Cap. 6 Citoplasma e Organelas

Cap. 6 Citoplasma e Organelas Cap. 6 Citoplasma e Organelas CITOPLASMA Características gerais: Kytos célula / Plasma Líquido Em PROCARIONTES: Líquido viscoso Citosol + DNA (nucleoide + plasmídios) + ribossomos Ausência de membranas

Leia mais

Prof. Tiago Collares, Dr.

Prof. Tiago Collares, Dr. Biologia Celular organelas Prof. Tiago Collares, Dr. tiago_collares@hotmail.com (MSN) collares.t@gmail.com (E-mail) Introdução à Biologia Celular Estrutura Celular: de acordo com o tipo estrutural de célula

Leia mais

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. Profa Melissa Kayser

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. Profa Melissa Kayser CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS Profa Melissa Kayser CITOPLASMA Células procarióticas: Corresponde a todo o ambiente celular delimitado pela MP; Componentes: 1. Citosol (líquido gelatinoso 80% água

Leia mais

Citoplasma. ocorrem as reações químicas. 1. Contém uma substância gelatinosa onde. 2. Local onde estão submersas as organelas.

Citoplasma. ocorrem as reações químicas. 1. Contém uma substância gelatinosa onde. 2. Local onde estão submersas as organelas. CITOLOGIA Citoplasma 1. Contém uma substância gelatinosa onde ocorrem as reações químicas. 2. Local onde estão submersas as organelas. Citoesqueleto 1. Formado por proteínas que mantém a forma celular;

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO- UNICEUMA DISCIPLINA: CITOLOGIA E EMBRIOLOGIA CITOPLASMA

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO- UNICEUMA DISCIPLINA: CITOLOGIA E EMBRIOLOGIA CITOPLASMA CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO- UNICEUMA DISCIPLINA: CITOLOGIA E EMBRIOLOGIA CITOPLASMA Prof.Fernando Luís Bacelar Lobato São Luís 2011 CITOPLASMA - COMPONENTES Hialoplasma, citosol ou citoplasma fundamental

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DO CENTRO-OESTE UNIDESC CURSOS DE MEDICINA VETERINÁRIA & CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Disciplina de Biologia Celular

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DO CENTRO-OESTE UNIDESC CURSOS DE MEDICINA VETERINÁRIA & CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Disciplina de Biologia Celular CENTRO UNIVERSITÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DO CENTRO-OESTE UNIDESC CURSOS DE MEDICINA VETERINÁRIA & CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Disciplina de Biologia Celular ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS Médico Veterinário Há pessoas

Leia mais

BIOLOGIA CELULAR. Organelas celulares ORGANELAS CELULARES

BIOLOGIA CELULAR. Organelas celulares ORGANELAS CELULARES BIOLOGIA CELULAR ORGANELAS CELULARES Organelas celulares Núcleo; Retículo endoplasmático; Ribossomos; Complexo de Golgi; Endossomos; Lisossomos; Peroxissomos; Citoesqueleto; Mitocôndrias. 2 1 Retículo

Leia mais

BIOLOGIA. Professora Fernanda Santos

BIOLOGIA. Professora Fernanda Santos BIOLOGIA Professora Fernanda Santos Introdução a Biologia Estudo da vida Introdução a Biologia Introdução a Biologia Todos os seres vivos são constituídos de células menos os vírus! Unicelulares Pluricelulares

Leia mais

Organização do citoplasma

Organização do citoplasma ANDREW SYRED/SPL/LATINSTOCK Organização do citoplasma Citoplasma Das células procarióticas (bactérias e arqueas) Citosol (material genético) Ribossomos Das células eucarióticas (animais, vegetais, protoctistas

Leia mais

Professora Denise Biologia

Professora Denise Biologia Citologia CITOPLASMA Professora Denise Biologia www.e-conhecimento.com.br Célula Procariótica x Eucariótica Não há membrana nuclear Há apenas ribossomos Bactérias Há membrana nuclear (carioteca) Há todas

Leia mais

Classificação dos seres vivos

Classificação dos seres vivos Classificação dos seres vivos Estudos filogenéticos separam os seres vivos em três grandes grupos ou domínios. Células Eucariontes e Procariontes Profª bióloga: Fernanda Pereira O que são células? As células

Leia mais

ENTRE A MP. E O NÚCLEO DA CÉLULA O QUE EXISTE DENTRO DA CÉLULA?? Depende... O CITOPLASMA DAS CÉLULAS PROCARIÓTICAS 21/08/2017

ENTRE A MP. E O NÚCLEO DA CÉLULA O QUE EXISTE DENTRO DA CÉLULA?? Depende... O CITOPLASMA DAS CÉLULAS PROCARIÓTICAS 21/08/2017 O QUE EXISTE DENTRO DA CÉLULA?? Depende... ENTRE A MP. E O NÚCLEO DA CÉLULA Biologia Celular e Molecular Profª Joana Da Mata ALGUMAS CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES: Apesar da diversidade, algumas células compartilham

Leia mais

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. Prof a Cristiane Oliveira

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. Prof a Cristiane Oliveira CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS Prof a Cristiane Oliveira CITOPLASMA Células procarióticas: Corresponde a todo o ambiente celular delimitado pela MP; Componentes: 1. Citosol (líquido gelatinoso

Leia mais

BIOLOGIA CELULAR. Msc. Jessica Borges de Oliveira

BIOLOGIA CELULAR. Msc. Jessica Borges de Oliveira BIOLOGIA CELULAR Msc. Jessica Borges de Oliveira Morfologia da célula de procariotos e eucariotos. Células Procarióticas Células Eucarióticas Células Procarióticas Exemplos: Células Procarióticas Células

Leia mais

CITOPLASMA. Editado por Profº Moisés Myra Araújo Profª Ana Luisa Miranda Vilela

CITOPLASMA. Editado por Profº Moisés Myra Araújo Profª Ana Luisa Miranda Vilela CITOPLASMA Editado por Profº Moisés Myra Araújo Profª Ana Luisa Miranda Vilela www.bioloja.com CITOPLASMA - COMPONENTES Hialoplasma, citosol ou citoplasma fundamental Citoesqueleto Organelas citoplasmáticas

Leia mais

CITOLOGIA. Equipe de Biologia Leonardo da Vinci

CITOLOGIA. Equipe de Biologia Leonardo da Vinci CITOLOGIA Equipe de Biologia Leonardo da Vinci CITOLOGIA Unicelulares x Pluricelulares Procariontes x Eucariontes CÉLULA ANIMAL CÉLULA ANIMAL Citoplasma (Citosol ou Hialoplasma) Substância gelatinosa (aquosa)

Leia mais

Retículo Endoplasmático (RE) Sistema de endomembranas que delimitam canais e vesículas. RE rugoso - retículo endoplasmático associado a ribossomos; lo

Retículo Endoplasmático (RE) Sistema de endomembranas que delimitam canais e vesículas. RE rugoso - retículo endoplasmático associado a ribossomos; lo CÉLULA ANIMAL Retículo Endoplasmático (RE) Sistema de endomembranas que delimitam canais e vesículas. RE rugoso - retículo endoplasmático associado a ribossomos; local de síntese de proteínas; também denominado

Leia mais

O citoplasma consiste no material contido no interior da célula, delimitado pela membrana plasmática, e contém as organelas celulares.

O citoplasma consiste no material contido no interior da célula, delimitado pela membrana plasmática, e contém as organelas celulares. Citoplasma e organelas não produtoras de ATP RESUMO O citoplasma consiste no material contido no interior da célula, delimitado pela membrana plasmática, e contém as organelas celulares. É composto por

Leia mais

Citologia: Membrana e Organelas

Citologia: Membrana e Organelas FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Citologia: Membrana e Organelas Uma breve revisão Disciplina: Histologia Prof. Me. Cássio Resende de Morais Introdução

Leia mais

TIPOS DE CÉLULA B.C 1- CÉLULAS ANIMAL E VEGETAL

TIPOS DE CÉLULA B.C 1- CÉLULAS ANIMAL E VEGETAL TIPOS DE CÉLULA B.C 1- CÉLULAS ANIMAL E VEGETAL CÉLULAS As células são os menores e mais simples componentes do corpo humano. A maioria das células são tão pequenas, que é necessário juntar milhares para

Leia mais

CITOLOGIA II (UECE/ENEM)

CITOLOGIA II (UECE/ENEM) CITOLOGIA II (UECE/ENEM) A célula bacteriana Nucleóide http://recursostic.educacion.es/ciencias/biosfera/web/alumno/1bachillerato/organizacion_sv/imagenes/bacteria_letreros.jpg Procariontes x Eucariontes

Leia mais

CÉLULAS. 8 ano Profª Elisete

CÉLULAS. 8 ano Profª Elisete CÉLULAS 8 ano Profª Elisete Quanto ao número de células Os seres vivos podem ser: UNICELULARES apresentam uma única célula. Ex: bactérias e protozoários. PLURICELULARES apresentam mais células. Ex: seres

Leia mais

Organelas. Parte II. Natália Paludetto

Organelas. Parte II. Natália Paludetto Organelas Parte II Natália Paludetto nataliaapaludetto@gmail.com Lisossomos Enzimas produzidas no RER Complexo de Golgi empacotamento Lisossomo primário + corpúsculo (fagocitose, pinocitose heterofagia

Leia mais

CITOLOGIA. Professora:Me.Gilcele Berber

CITOLOGIA. Professora:Me.Gilcele Berber CITOLOGIA Professora:Me.Gilcele Berber CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula) + Logos (estudo) As células são as unidades

Leia mais

CÉLULAS. 8 ano Profª Elisete

CÉLULAS. 8 ano Profª Elisete CÉLULAS 8 ano Profª Elisete Quanto ao número de células Os seres vivos podem ser: UNICELULARES apresentam uma única célula. Ex: bactérias e protozoários. PLURICELULARES apresentam mais células. Ex: seres

Leia mais

Membrana Celular (Membrana Plasmática)

Membrana Celular (Membrana Plasmática) Partes da Célula: Membrana Celular (Membrana Plasmática) Citoplasma - citosol - organelas (compartimentalização funcional) Núcleo A Membrana Plasmática: estrutura geral O Modelo do Mosaico Fluido A Membrana

Leia mais

BIOLOGIA. Citologia (parte I e II) Professora: Brenda Braga

BIOLOGIA. Citologia (parte I e II) Professora: Brenda Braga BIOLOGIA Citologia (parte I e II) Professora: Brenda Braga Variedade de tipos celulares Teoria Celular Por que as células são tão pequenas??? x10 Aresta (cm) Superfície (cm 2 ) Volume (cm 3 ) S/V 1 6

Leia mais

ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS

ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS MEMBRANA CELULAR Envoltório comum a todas as células. Composição: fosfolipoprotéica. Duas camadas fosfolipídicas com proteínas boiando nelas; Formam o modelo do Mosaico Fluido,

Leia mais

BIOLOGIA CITOLOGIA. Módulo 47 Página 04 à 09

BIOLOGIA CITOLOGIA. Módulo 47 Página 04 à 09 Módulo 47 Página 04 à 09 Microscopia - Hans e Zacharias Janssen (1595) Brinquedos - Antonie van Leeuwenhoek Estudos biológicos, aumento de 200x, glóbulos, espermatozóides, etc - Robert Hooke (1665) Célula

Leia mais

A Célula. A teoria celular, postulada por Schleiden e Schwann, assenta nos seguintes pressupostos:

A Célula. A teoria celular, postulada por Schleiden e Schwann, assenta nos seguintes pressupostos: A Célula Teoria celular: A teoria celular, postulada por Schleiden e Schwann, assenta nos seguintes pressupostos: A célula é a unidade básica estrutural e funcional de todos os seres vivos (isto é, todos

Leia mais

Professora Priscila F Binatto Biologia

Professora Priscila F Binatto Biologia Professora Priscila F Binatto Biologia CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura (morfologia) e funcionamento (fisiologia). As células são as unidades funcionais

Leia mais

I DEFINIÇÃO

I DEFINIÇÃO CITOPLASMA I DEFINIÇÃO MOVIMENTOS CITOPLASMÁTICOS: A) Ciclose: corrente citoplasmática orientada num certo sentido, sendo bem visível especialmente no endoplasma de muitas células vegetais. Proporciona

Leia mais

ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS

ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS BIOLOGIA ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS Profª. Adriane Guimarães CITOPLASMA É todo o ambiente interno da célula, região entre a membrana plasmática e o envoltório nuclear. Formado por um líquido gelatinoso,

Leia mais

FISIOLOGIA CELULAR. 4. Diferenciação celular 5. Formação dos tecidos 6. Níveis de organização do corpo humano. 1.

FISIOLOGIA CELULAR. 4. Diferenciação celular 5. Formação dos tecidos 6. Níveis de organização do corpo humano. 1. FISIOLOGIA CELULAR Sumário 1. Estrutura celular 2. Constituintes moleculares 3. Organelas 4. Diferenciação celular 5. Formação dos tecidos 6. Níveis de organização do corpo humano Mas eu só queria um diploma

Leia mais

CITOLOGIA. Professora:Me.Gilcele Berber

CITOLOGIA. Professora:Me.Gilcele Berber CITOLOGIA Professora:Me.Gilcele Berber CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula) + Logos (estudo) As células são as unidades

Leia mais

Av. Higienópolis, 769 Sobre Loja Centro Londrina PR. CEP: Fones: / site:

Av. Higienópolis, 769 Sobre Loja Centro Londrina PR. CEP: Fones: / site: Organelas celulares As organelas celulares são estruturas mergulhadas no citosol, encontradas no citoplasma das células eucariontes. Estas estruturas desempenham funções distintas que, em sua totalidade,

Leia mais

Biologia Molecular e Celular. Aula 02 Profº Ricardo Dalla Zanna

Biologia Molecular e Celular. Aula 02 Profº Ricardo Dalla Zanna Biologia Molecular e Celular Aula 02 Profº Ricardo Dalla Zanna Plano de Ensino e Aprendizagem Conteúdo programático: o Unidade 1: Citologia o O fenômeno da vida o Origem e evolução das células o Características

Leia mais

a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5 Questão 3

a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5 Questão 3 1 ª série Ensino Médio Tarefão BIOLOGIA 2º bimestre Aluno(a): Questão - 1 Fonte: (modificado). A respeito das estruturas apontadas no esquema acima, assinale a alternativa

Leia mais

Engenharia Agronômica. Biologia Celular 1º Período

Engenharia Agronômica. Biologia Celular 1º Período Engenharia Agronômica Biologia Celular 1º Período Apresentação Introdução: Estrutura, funções e evoluções das células Cap. 01 (Junqueira e Carneiro) e Biologia das células (Amabis e Martho, UFRJ) Células

Leia mais

Prof. João Leite Mestrando em Ensino de Biologia - UFRJ ESTRUTURA E FISIOLOGIA CELULAR

Prof. João Leite Mestrando em Ensino de Biologia - UFRJ ESTRUTURA E FISIOLOGIA CELULAR Prof. João Leite Mestrando em Ensino de Biologia - UFRJ ESTRUTURA E FISIOLOGIA CELULAR Teoria Celular Schelden e Schwann Célula (Hooke, 1665) unidade fundamental, estrutural e funcional da vida. Todos

Leia mais

Células. Capitulo 1: Fundamentos da Biologia Celular- Alberts- 2ª edição

Células. Capitulo 1: Fundamentos da Biologia Celular- Alberts- 2ª edição Células Capitulo 1: Fundamentos da Biologia Celular- Alberts- 2ª edição O que é uma célula? Pequenas unidades envolvidas por membranas e preenchidas por uma solução aquosa contendo agentes químicos, dotadas

Leia mais

Biologia Celular e Molecular:

Biologia Celular e Molecular: Disciplina: Biologia Celular e Molecular: Prof.Dr. Antonio Augusto L. Barboza Diferenciação Celular EUCARIONTES Célula Animal Célula Vegetal Células procariontes Pobreza de membranas (somente a membrana

Leia mais

C itologia. Rick and Morty UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

C itologia. Rick and Morty UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE C itologia Viver é arriscar tudo. Caso contrário você é apenas um pedaço inerte de moléculas montadas aleatoriamente à deriva onde o universo te sopra. Rick and Morty O que a citologia estuda? Definindo

Leia mais

01. Descreva o modelo de mosaico fluído proposto por Singer e Nicholson para a estrutura da membrana plasmática.

01. Descreva o modelo de mosaico fluído proposto por Singer e Nicholson para a estrutura da membrana plasmática. MEMBRANA PLASMATICA 01. Descreva o modelo de mosaico fluído proposto por Singer e Nicholson para a estrutura da membrana plasmática. 02. Em relação às especialidades da membrana, conhecidas como microvilosidades,

Leia mais

Ensino Médio Biologia Professor João C4 H14, 15 ESTRUTURA CELULAR. Biologia Professor João

Ensino Médio Biologia Professor João C4 H14, 15 ESTRUTURA CELULAR. Biologia Professor João Ensino Médio Biologia Professor João ESTRUTURA CELULAR Biologia Professor João Características gerais Um ser humano têm aproximadamente 3 trilhões de células distribuídas entre mais ou menos 200 tipos;

Leia mais

1º EM Biologia Professor João C4 H14, 15 ESTRUTURA CELULAR

1º EM Biologia Professor João C4 H14, 15 ESTRUTURA CELULAR 1º EM Biologia Professor João ESTRUTURA CELULAR Características gerais Um ser humano têm aproximadamente 3 trilhões de células distribuídas entre mais ou menos 200 tipos; As células podem apresentar formas

Leia mais

Organelas envolvidas na síntese de macromoléculas

Organelas envolvidas na síntese de macromoléculas Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Biologia Organelas envolvidas na síntese de macromoléculas Prof. Macks Wendhell Gonçalves, Msc mackswendhell@gmail.com Retículo Endoplasmático

Leia mais

CURSO: Licenciatura em Ciências Biológicas DISCIPLINA: Biologia Celular e Molecular PROFESSORA: Dra. Jaqueline Figuerêdo Rosa. Introdução à Célula

CURSO: Licenciatura em Ciências Biológicas DISCIPLINA: Biologia Celular e Molecular PROFESSORA: Dra. Jaqueline Figuerêdo Rosa. Introdução à Célula CURSO: Licenciatura em Ciências Biológicas DISCIPLINA: Biologia Celular e Molecular PROFESSORA: Dra. Jaqueline Figuerêdo Rosa Introdução à Célula robsonbarbieri.blogspot.com O que é CÉLULA? Célula é a

Leia mais

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 14 RETÍCULOS ENDOPLASMÁTICOS E COMPLEXO GOLGIENSE

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 14 RETÍCULOS ENDOPLASMÁTICOS E COMPLEXO GOLGIENSE BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 14 RETÍCULOS ENDOPLASMÁTICOS E COMPLEXO GOLGIENSE Fixação 1) (UNICAMP) A imagem a seguir mostra o esquema de uma célula, observado ao microscópio eletrônico: a) A célula

Leia mais

CITOPLASMA. pág.174. Profa. Márcia

CITOPLASMA. pág.174. Profa. Márcia CITOPLASMA pág.174 Profa. Márcia Citoplasma de uma cél. Procariótica (bact. e arqueas) - toda célula, delimitado pela membrana plasmática. Constituição líquido viscoso e semitransparente (citosol), composto

Leia mais

Células. Capitulos 1 e 2: Fundamentos da Biologia Celular- Alberts- 2ª edição

Células. Capitulos 1 e 2: Fundamentos da Biologia Celular- Alberts- 2ª edição Células Capitulos 1 e 2: Fundamentos da Biologia Celular- Alberts- 2ª edição O que é uma célula? Pequenas unidades envolvidas por membranas e preenchidas por uma solução aquosa contendo agentes químicos,

Leia mais

MATRÍCULA: EXERCÍCIOS SOBRE CITOPLASMA. Questões objetivas. Considerando-se A a célula vegetal e B a célula animal, indique o que for correto.

MATRÍCULA: EXERCÍCIOS SOBRE CITOPLASMA. Questões objetivas. Considerando-se A a célula vegetal e B a célula animal, indique o que for correto. MATRÍCULA: Lista de Exercícios Biologia Geral e Evolução Código 120162 SOBRE CITOPLASMA Questões objetivas 1) (UEM-PR) Os itens de l a Vil, abaixo, referem-se a componentes da célula. Retículo endoplasmático

Leia mais

QUESTÕES DE REVISÃO PARA EXAME DE BIOLOGIA - 1º ANO

QUESTÕES DE REVISÃO PARA EXAME DE BIOLOGIA - 1º ANO QUESTÕES DE REVISÃO PARA EXAME DE BIOLOGIA - 1º ANO 1- Muitas pessoas não sabem diferenciar corretamente o que é um ser vivo de um ser não vivo, entretanto, os organismos vivos apresentam características

Leia mais

Conceitos fundamentais de Biologia Celular

Conceitos fundamentais de Biologia Celular Conceitos fundamentais de Biologia Celular Principais estruturas da célula eucariótica O NÚCLEO Contém nos cromossomos todo o genoma (DNA) das células; Responsável pela síntese e processamento dos RNAs

Leia mais

SISTEMA DE ENDOMEMBRANAS

SISTEMA DE ENDOMEMBRANAS Universidade Federal do Pampa Curso de Nutrição Biologia celular e molecular SISTEMA DE ENDOMEMBRANAS Profª Ms. Vanessa Retamoso Adaptado da Prof Drª Carla Sehn BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR Célula Membrana

Leia mais

CENTRÍOLOS, CÍLIOS, FLAGELOS E FUSO MITÓTICO

CENTRÍOLOS, CÍLIOS, FLAGELOS E FUSO MITÓTICO CAPÍTULO 9 Citoplasma CITOPLASMA Citoplasma: região entre a MP e o núcleo. Nele encontramos: citosol ou hialoplasma: material gelatinoso, formado de íons e moléculas orgânicas dissolvidas em água, onde

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Pág. 87 Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ PROBLEMATIZAÇÃO Além

Leia mais

Estrutura Morfológica dos Organelos

Estrutura Morfológica dos Organelos Estrutura Morfológica dos Organelos BCM I T.02 Todas as células eucariotas são limitadas pela membrana plasmática Para além destas características gerais as células variam, consideravelmente, em contêm

Leia mais

Citoesqueleto e Matriz extracelular

Citoesqueleto e Matriz extracelular Citoesqueleto e Matriz extracelular OBJETIVOS da aula os estudantes deverão ser capazes de Descrever os componentes do citoesqueleto (microtúbulos, microfilamentos e filamentos intermediários), suas funções

Leia mais

23/02/2014. Vera Andrade

23/02/2014. Vera Andrade Vera Andrade http://histologiavvargas.wordpress.com/ O que são células? Quais os tamanhos, as formas e as funções das células? Como se classificam? Algumas características celulares Organelas celulares

Leia mais

CITOLOGIA 8º ano Prof. Graziela Grazziotin Costa

CITOLOGIA 8º ano Prof. Graziela Grazziotin Costa CITOLOGIA 8º ano - 2017 Prof. Graziela Grazziotin Costa 1 Célula o Partes básicas: a) Membrana plasmática b) Citoplasma c) Núcleo 2 Célula o Menor porção viva de um organismo. o Eucarioto: presença de

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: FreD. DISCIPLINA: Biologia TOOOP SÉRIE: 1º. ALUNO(a): Lista de Exercícios 3º bimestre P1

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: FreD. DISCIPLINA: Biologia TOOOP SÉRIE: 1º. ALUNO(a): Lista de Exercícios 3º bimestre P1 GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: FreD DISCIPLINA: Biologia TOOOP SÉRIE: 1º ALUNO(a): Lista de Exercícios 3º bimestre P1 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as

Leia mais

O citoplasma das células

O citoplasma das células UNIDADE 2 ORIGEM DA VIDA E BIOLOGIA CELULAR CAPÍTULO 8 Aula 1/3 Eucariontes x Procariontes Estruturas citoplasmáticas: Citoesqueleto Centríolos, cílios e flagelos 1. CÉLULAS PROCARIÓTICAS E EUCARIÓTICAS

Leia mais

Questão 1. Questão 2. Questão 3. Lista exercicios 1 ano Bio Prof: Luciano Gonçalves Aluno: Série: Turma: Data: Considere as três afirmações:

Questão 1. Questão 2. Questão 3. Lista exercicios 1 ano Bio Prof: Luciano Gonçalves Aluno: Série: Turma: Data: Considere as três afirmações: Lista exercicios 1 ano Bio Prof: Luciano Gonçalves Aluno: Série: Turma: Data: Questão 1 Considere as três afirmações: I. Somos constituídos por células mais semelhantes às amebas do que às algas unicelulares.

Leia mais

Biologia e Geologia - 10ºAno -

Biologia e Geologia - 10ºAno - Biologia e Geologia - 10ºAno - Conhecimento da célula O conhecimento dos processos biológicos depende do conhecimento da célula enquanto unidade fundamental da vida As células eram pouco conhecidas até

Leia mais

NOÇÕES DE ESCALA C I T O L O G I A

NOÇÕES DE ESCALA C I T O L O G I A NOÇÕES DE ESCALA C I T O L O G I A NOÇÕES DE ESCALA C I T O L O G I A MICROSCOPIA C I T O L O G I A MICROSCÓPIO ÓPTICO CITOLOGIA MICROSCÓPIO ÓPTICO C I T O L O G I A MICROSCÓPIO ÓPTICO C I T O L O G I

Leia mais

HIALOPLASMA, CITOPLASMA FUNDAMENTAL, MATRIZ CITOPLASMÁTICA

HIALOPLASMA, CITOPLASMA FUNDAMENTAL, MATRIZ CITOPLASMÁTICA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PADRE REUS BIOLOGIA Professora Daniele Campos da Silva 1º ano CITOPLASMA É também chamado de HIALOPLASMA, CITOPLASMA FUNDAMENTAL, MATRIZ CITOPLASMÁTICA ou CITOSOL. É uma

Leia mais

Origem e Evolução da Célula. Todos os seres vivos são formados por células;

Origem e Evolução da Célula. Todos os seres vivos são formados por células; Todos os seres vivos são formados por células; A origem da célula Prof. Ancélio Ricardo de Oliveira Gondim Engenheiro Agrônomo, D. Sc. E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada

Leia mais

MEDICINA VETERINÁRIA. Disciplina: BIOLOGIA. Prof a.: Drd. Mariana de F. Gardingo Diniz

MEDICINA VETERINÁRIA. Disciplina: BIOLOGIA. Prof a.: Drd. Mariana de F. Gardingo Diniz MEDICINA VETERINÁRIA Disciplina: BIOLOGIA Prof a.: Drd. Mariana de F. Gardingo Diniz EMENTA História e conceitos sobre a biologia celular e molecular. Organização molecular da célula. Envoltórios celulares.

Leia mais

TECMED - Cursos Profissionalizantes

TECMED - Cursos Profissionalizantes Introdução à Bioquímica... 3 Porque estudar Bioquímica?... 3 O que estudar em Bioquímica?... 3 Estrutura e organização celular dos seres vivos:... 4 Química da Vida:... 4 Seres Vivos:... 4 Estruturas Organizadas:...

Leia mais

A célula é a menor unidade estrutural básica do ser vivo. A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês Robert Hooke.

A célula é a menor unidade estrutural básica do ser vivo. A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês Robert Hooke. A célula é a menor unidade estrutural básica do ser vivo. A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês Robert Hooke. Com um microscópio muito simples, ele observou pedacinhos de cortiça

Leia mais

Prof. Valdiran Wanderley de Souza. Bio-Soletrando 2017 Organelas

Prof. Valdiran Wanderley de Souza. Bio-Soletrando 2017 Organelas Prof. Valdiran Wanderley de Souza Bio-Soletrando 2017 Organelas E U C A R I O N T E A N I M A L CARACTERÍSTICAS Possui núcleo. L I S O S S O M O S Responsáveis pela digestão celular. Enzima Hidrólase ácida

Leia mais

CITOLOGIA. Membrana Plasmática: Especializações Citoplasma: Organelas. MSc Monyke Lucena

CITOLOGIA. Membrana Plasmática: Especializações Citoplasma: Organelas. MSc Monyke Lucena CITOLOGIA Membrana Plasmática: Especializações Citoplasma: Organelas MSc Monyke Lucena Membrana Plasmática -Especializações Microvilosidades: São expansões semelhantes a dedos de luvas, que aumentam a

Leia mais

Hialoplasma, citoplasma fundamental ou matriz citoplasmática Organóides Citoplasma figurado Inclusões ou paraplasma Citoesqueleto

Hialoplasma, citoplasma fundamental ou matriz citoplasmática Organóides Citoplasma figurado Inclusões ou paraplasma Citoesqueleto CITOPLASMA Hialoplasma, citoplasma fundamental ou matriz citoplasmática Organóides Citoplasma figurado Inclusões ou paraplasma Citoesqueleto Colóide = é uma dispersão de partículas com diâmetro que varia

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Pág. 96 Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ PROBLEMATIZAÇÃO Além

Leia mais

BIOVESTIBA.NET BIOLOGIA VIRTUAL Profº Fernando Teixeira UFRGS. Citologia

BIOVESTIBA.NET BIOLOGIA VIRTUAL Profº Fernando Teixeira UFRGS. Citologia UFRGS Citologia 1. (Ufrgs 2015) Nas colunas abaixo, à esquerda, são citados dois diferentes componentes estruturais do citoesqueleto; à direita, suas funções. Associe adequadamente o bloco da esquerda

Leia mais

Evolução Celular e Sistema de Endomembranas Nutrição

Evolução Celular e Sistema de Endomembranas Nutrição Evolução Celular e Sistema de Endomembranas Nutrição Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto FEV/2011 Atmosfera Terrestre Primitiva Processo evolutivo Origem: 4 Bilhões de anos atrás Composição

Leia mais

Citoplasma. Compreende a região entre a membrana plasmática e o núcleo. Do grego kytos (célula) e plasma (molde).

Citoplasma. Compreende a região entre a membrana plasmática e o núcleo. Do grego kytos (célula) e plasma (molde). Citoplasma Compreende a região entre a membrana plasmática e o núcleo. Do grego kytos (célula) e plasma (molde). Neste local ocorrem diversas reações químicas do metabolismo celular. Citoplasma Organelas

Leia mais