ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS"

Transcrição

1 BIOLOGIA ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS Profª. Adriane Guimarães

2 CITOPLASMA É todo o ambiente interno da célula, região entre a membrana plasmática e o envoltório nuclear. Formado por um líquido gelatinoso, viscoso e semitransparente denominado citosol e por estruturas (organelas) e substâncias (água, íons, proteínas, enzimas e aminoácidos) necessárias às funções vitais.

3 CITOPLASMA O citoplasma de células procarióticas têm organização relativamente mais simples que as células eucarióticas. Basicamente, o citoplasma das células procarióticas possui: 1.Ribossomos 2.Molécula de DNA e as moléculas de RNA Não possui membranas internas e nem citoesqueleto.

4 RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO RUGOSO Também chamado de granuloso. Rede de tubos e bolsas achatadas interligados. Apresenta grânulos (ribossomos) aderidos à sua superfície. Função: síntese de proteínas.

5 RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO LISO (NÃO-GRANULOSO) Atua na síntese de lipidios e de esteróides. É muito abundante nas células do fígado, rins e gônadas. Forma os peroxissomos: organela rica em enzimas oxidativas que convertem as moléculas de substâncias tóxicas facilitando sua eliminação do corpo). As células musculares possuem o R.E.L. especializado no armazenamento de íons Ca +2 que promovem a contração muscular.

6 COMPLEXO GOLGIENSE É responsável pela produção dos lisossomos e do acrossomo. Ocorre síntese de carboidratos. Adiciona glicose às proteínas (glicosilação de proteínas). Função: modificação, separação, empacotamento e exportação de proteínas (forma vesículas secretoras). Acrossomo: vesícula repleta de enzimas digestivas, ocupa o topo da cabeça do espermatozóide têm a função de perfurar as membranas do óvulo.

7

8 LISOSSOMOS Bolsas membranosas que contêm um conjunto de mais de 50 tipos de enzimas digestivas. É formado a partir de vesículas do complexo golgiense. FUNÇÃO DO LISOSSOMO: DIGESTÃO INTRACELULAR. Vacúolo digestivo: união de uma partícula englobada com o lisossomo. Também chamado de lisossomo secundário.

9 LISOSSOMOS FUNÇÃO HETEROFÁGICA Digere material capturado do exterior por fagocitose ou por pinocitose. FUNÇÃO AUTOFÁGICA Digere partes desgastadas da própria célula ou células que já perderam sua função. Ex.: regressão da cauda do girino e regressão das membranas interdigitais em fetos humanos.

10 PEROXISSOMOS Organelas membranosas que contém enzimas oxidativas. É formado pelo R.E.L. São abundantes nas células do fígado e dos rins. As enzimas mais importantes são: catalase e urato oxidase (degrada o ácido úrico).

11 VACÚOLO OSMÓTICO Nas células vegetais mais jovens os vacúolos são pequenos e numerosos, fundindo-se e aumentando de volume à medida que a célula vai amadurecendo. Numa célula vegetal madura essa organela pode ocupar cerca de 80% do volume celular.

12 Vacúolo osmótico Funções: 1.Armazenar água, pigmentos e sais minerais. 2.Regular entrada e saída de água da célula. Pressão osmótica sucção exercida pelo vacúolo. Pressão de turgor pressão interna contra a parede. Plasmólise: retração da membrana plasmática da parede celular. Deplasmólise: ocore quando uma célula plasmolisada volta ao normal.

13 CITOESQUELETO Rede de proteínas presente apenas em células eucarióticas. FUNÇÕES: 1. Define a forma da célula 2.Permite a adesão da célula à células vizinhas; 3.Permite o deslocamento de proteínas e organelas no interior da célula.

14 MICROTÚBULOS São constituídos pela proteína tubulina. Definem a direção do crescimento da célula. São responsáveis pelos movimentos de organelas no citoplasma e pelo movimento dos cromossomos durante as divisões celulares

15 CENTRÍOLOS É um pequeno cilindro oco constituído por nove conjuntos de microtúbulos, mantidos juntos por proteínas adesivas. Possuem capacidade de autoduplicação. Atua na formação dos cílios e flagelos. Ausentes em células de fungos e plantas superiores.

16 Curtos e numerosos. CÍLIOS Função locomoção celular. FLAGELOS Longos e poucos. Função locomoção celular. Ajudar na obtenção de alimento.

17 MITOCÔNDRIAS Forma de bastonete. Possui dupla membrana Aumenta em número de acordo com a função celular. Possuem genes próprios e têm capacidade de autoduplicação. Possui DNA próprio. Função: respiração celular produz ATP (trifosfato de adenosina).

18 PLASTOS São organela presentes apenas em plantas e em algas e possuem DNA próprio.

19 PLASTOS Cloroplastos: armazena o pigmento clorofila e sua função e fazer fotossíntese. Cromoplastos: armazenam caroteno e xantofilas, pigmentos coloridos. Responsáveis pelas cores de frutos, flores e folhas Leucoplastos: Não possuem pigmento. Armazenam substânicas de reserva: amiloplastos (reserva de amido), proteoplastos (reserva de proteína) e oleoplastos (reserva de óleos).

20 Produção de ATP

21 Respiração celular aeróbica Divide em 3 etapas: GLICÓLISE: ocorre no citoplasma; CICLO DE KREB S: ocorre na matriz mitocondrial; CADEIA RESPIRATÓRIA: ocorre nas cristas mitocondriais.

22 Respiração celular em eucariontes

23 Respiração celular aeróbica

24 Glisólise Esta primeira etapa, cujo nome significa quebra da glicose, ocorre no citoplasma das células. Para que ela ocorra há um gasto inicial de energia (duas moléculas de ATP são consumidas), mas que será reposto, já que, ao final dessa primeira etapa, o resultado é a formação de duas moléculas de ácido pirúvico e 4 moléculas de ATP, havendo, portanto, um saldo energético de 2 ATP. Além disso, também ocorre a liberação de elétrons energizados e íons H +, que são capturados por moléculas denominadas aceptores intermediários de prótons e elétrons NAD + (Nicotinamide Adenine Dinucleotide), formando duas moléculas de NADH. O ácido pirúvico passa, então, ao interior das mitocôndrias, organelas celulares onde ocorrem as etapas seguintes.

25 Ciclo de Kreb s Na matriz mitocondrial (solução aquosa no interior das mitocôndrias) o ácido pirúvico reage com uma substância chamada coenzima A, dando origem a duas moléculas de gás carbônico e duas de acetilcoenzima A. Esta substância é totalmente degradada numa série de reações denominadas pelo nome genérico de ciclo de Krebs e que têm, como produtos, quatro moléculas de gás carbônico, além de elétrons energizados e íons H +, que serão capturados por NAD + e por um outro aceptor de elétrons e de hidrogênio chamado FAD (Flavine Adenine Dinucleotide), originando moléculas de NADH e FADH 2. Durante esse processo, formam-se também duas moléculas de ATP. NAD e FAD são aceptores intermediários de prótons e elétrons.

26 Fosforilação oxidativa As moléculas de NADH e FADH 2 provenientes da glicólise e do ciclo de Krebs liberam os elétrons energizados e os íons H +. Os elétrons assim liberados - e também aqueles provenientes da glicólise - passam por uma série de proteínas transportadoras (citocromos e quinonas) presentes nas membranas internas da mitocôndria. A essa série de proteínas dá-se o nome de cadeia respiratória e, durante a passagem através dela, os elétrons perdem energia que é, então, armazenada em moléculas de ATP.

27 Fosforilação oxidativa Ao final da cadeia respiratória, os elétrons e os íons H + combinamse com átomos provenientes do gás oxigênio, formando moléculas de água. Fosforilação oxidativa é a reação em que se formam as moléculas de ATP (24) com a energia liberada pelos elétrons durante sua passagem pela cadeia respiratória, tendo o gás oxigênio como aceptor final. Embora o gás oxigênio só participe da fosforilação oxidativa, na sua ausência o ciclo de Kreb s não acontece, razão pela qual dizemos que essas são etapas aeróbicas da respiração celular, enquanto a glicólise é uma etapa anaeróbica.

28 BIBLIOGRAFIA MARTHO, Gilberto Rodrigues. AMABIS, José Mariano. BIOLOGIA. 2. ed.volume 1 São Paulo: Moderna, Figuras e Imagens do GOOGLE.

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS Algumas considerações importantes: Apesar da diversidade, algumas células compartilham ao menos três características: São dotadas de membrana plasmática; Contêm citoplasma

Leia mais

Citoplasma. ocorrem as reações químicas. 1. Contém uma substância gelatinosa onde. 2. Local onde estão submersas as organelas.

Citoplasma. ocorrem as reações químicas. 1. Contém uma substância gelatinosa onde. 2. Local onde estão submersas as organelas. CITOLOGIA Citoplasma 1. Contém uma substância gelatinosa onde ocorrem as reações químicas. 2. Local onde estão submersas as organelas. Citoesqueleto 1. Formado por proteínas que mantém a forma celular;

Leia mais

Cap. 6 Citoplasma e Organelas

Cap. 6 Citoplasma e Organelas Cap. 6 Citoplasma e Organelas CITOPLASMA Características gerais: Kytos célula / Plasma Líquido Em PROCARIONTES: Líquido viscoso Citosol + DNA (nucleoide + plasmídios) + ribossomos Ausência de membranas

Leia mais

Membrana Plasmática e organelas Citoplasmáticas. Prof.ª Débora Lia Biologia

Membrana Plasmática e organelas Citoplasmáticas. Prof.ª Débora Lia Biologia Membrana Plasmática e organelas Citoplasmáticas Prof.ª Débora Lia Biologia MEMBRANA PLASMÁTICA MEMBRANA PLASMÁTICA MEMBRANA PLASMÁTICA MEMBRANA PLASMÁTICA Difusão simples MEMBRANA PLASMÁTICA Difusão simples

Leia mais

Membrana plasmática (plasmalema)

Membrana plasmática (plasmalema) Membrana plasmática (plasmalema) Bicamada lipídica (fosfolipídio + colesterol) responsável pela proteção e pelo controle da entrada e saída de substâncias da célula (permeabilidade seletiva). Modelo do

Leia mais

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. Instituto Federal de Santa Catarina Curso de Biotecnologia Prof. Paulo Calixto

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. Instituto Federal de Santa Catarina Curso de Biotecnologia Prof. Paulo Calixto CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS Instituto Federal de Santa Catarina Curso de Biotecnologia Prof. Paulo Calixto 1943 1944 1953 1956 1961-66 1973 1975 1982 1988 1990 1996 2000-03 Biotecnologia Algumas

Leia mais

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. Profa Melissa Kayser

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. Profa Melissa Kayser CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS Profa Melissa Kayser CITOPLASMA Células procarióticas: Corresponde a todo o ambiente celular delimitado pela MP; Componentes: 1. Citosol (líquido gelatinoso 80% água

Leia mais

CITOPLASMA E ORGANELAS CELULARES. BIOLOGIA AULA 5 Professor Esp. André Luís Souza Stella Professora Esp. Lúcia Iori

CITOPLASMA E ORGANELAS CELULARES. BIOLOGIA AULA 5 Professor Esp. André Luís Souza Stella Professora Esp. Lúcia Iori CITOPLASMA E ORGANELAS CELULARES BIOLOGIA AULA 5 Professor Esp. André Luís Souza Stella Professora Esp. Lúcia Iori CITOPLASMA CITOPLASMA Também chamado de hialoplasma; É o fluido intracelular, onde estão

Leia mais

ESTUDO SOBRE AS CÉLULAS E SUAS ORGANELAS

ESTUDO SOBRE AS CÉLULAS E SUAS ORGANELAS ESTUDO SOBRE AS CÉLULAS E SUAS ORGANELAS Entendemos que uma célula é a menor unidade estrutural e funcional básica do ser vivo, sendo considerada a menor porção de uma matéria viva. Segundo a Teoria Celular,

Leia mais

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. Prof a Cristiane Oliveira

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. Prof a Cristiane Oliveira CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS Prof a Cristiane Oliveira CITOPLASMA Células procarióticas: Corresponde a todo o ambiente celular delimitado pela MP; Componentes: 1. Citosol (líquido gelatinoso

Leia mais

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. PlanetaBiologia.com. EE José Mamede Biologia 1ºano Prof Daniel

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. PlanetaBiologia.com. EE José Mamede Biologia 1ºano Prof Daniel CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS PlanetaBiologia.com EE José Mamede Biologia 1ºano Prof Daniel Algumas considerações importantes: Apesar da diversidade, algumas células compartilham ao menos três

Leia mais

TIPOS DE CÉLULA B.C 1- CÉLULAS ANIMAL E VEGETAL

TIPOS DE CÉLULA B.C 1- CÉLULAS ANIMAL E VEGETAL TIPOS DE CÉLULA B.C 1- CÉLULAS ANIMAL E VEGETAL CÉLULAS As células são os menores e mais simples componentes do corpo humano. A maioria das células são tão pequenas, que é necessário juntar milhares para

Leia mais

Biologia. Citoplasma e Organelas. Professor Enrico Blota.

Biologia. Citoplasma e Organelas. Professor Enrico Blota. Biologia Citoplasma e Organelas Professor Enrico Blota www.acasadoconcurseiro.com.br Biologia CITOPLASMA E ORGANELAS O citoplasma é um espaço entre a membrana e o núcleo preenchido por um material conhecido

Leia mais

CITOPLASMA E ORGANELAS. Prof. Piassa

CITOPLASMA E ORGANELAS. Prof. Piassa CITOPLASMA E ORGANELAS Prof. Piassa A CÉLULA 1 Citosol (Hialoplasma) Constituído de água e proteínas, as quais formam um colóide, o qual é mais viscoso na periferia da célula. Local de ocorrência de reações

Leia mais

Classificação dos seres vivos

Classificação dos seres vivos Classificação dos seres vivos Estudos filogenéticos separam os seres vivos em três grandes grupos ou domínios. Células Eucariontes e Procariontes Profª bióloga: Fernanda Pereira O que são células? As células

Leia mais

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS.

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS O Citoplasma - Todas as células compartilham ao menos três características: - Membrana plasmática; - Citoplasma; - Material genético. - Quanto ao padrão de organização,

Leia mais

Retículo Endoplasmático (RE) Sistema de endomembranas que delimitam canais e vesículas. RE rugoso - retículo endoplasmático associado a ribossomos; lo

Retículo Endoplasmático (RE) Sistema de endomembranas que delimitam canais e vesículas. RE rugoso - retículo endoplasmático associado a ribossomos; lo CÉLULA ANIMAL Retículo Endoplasmático (RE) Sistema de endomembranas que delimitam canais e vesículas. RE rugoso - retículo endoplasmático associado a ribossomos; local de síntese de proteínas; também denominado

Leia mais

CITOLOGIA II (UECE/ENEM)

CITOLOGIA II (UECE/ENEM) CITOLOGIA II (UECE/ENEM) A célula bacteriana Nucleóide http://recursostic.educacion.es/ciencias/biosfera/web/alumno/1bachillerato/organizacion_sv/imagenes/bacteria_letreros.jpg Procariontes x Eucariontes

Leia mais

1º EM Biologia Professor João C4 H14, 15 ESTRUTURA CELULAR

1º EM Biologia Professor João C4 H14, 15 ESTRUTURA CELULAR 1º EM Biologia Professor João ESTRUTURA CELULAR Características gerais Um ser humano têm aproximadamente 3 trilhões de células distribuídas entre mais ou menos 200 tipos; As células podem apresentar formas

Leia mais

Citoplasma. Citoesqueleto e organelas. Natália Paludetto

Citoplasma. Citoesqueleto e organelas. Natália Paludetto Citoplasma Citoesqueleto e organelas Natália Paludetto nataliaapaludetto@gmail.com Citoplasma celular Sinônimos hialoplasma, matriz citoplasmática, citossol; Acreditava-se que era um fluido homogêneo e

Leia mais

Organelas. Parte II. Natália Paludetto

Organelas. Parte II. Natália Paludetto Organelas Parte II Natália Paludetto nataliaapaludetto@gmail.com Lisossomos Enzimas produzidas no RER Complexo de Golgi empacotamento Lisossomo primário + corpúsculo (fagocitose, pinocitose heterofagia

Leia mais

Engenharia Agronômica. Biologia Celular 1º Período

Engenharia Agronômica. Biologia Celular 1º Período Engenharia Agronômica Biologia Celular 1º Período Apresentação Introdução: Estrutura, funções e evoluções das células Cap. 01 (Junqueira e Carneiro) e Biologia das células (Amabis e Martho, UFRJ) Células

Leia mais

Organelas Produtoras de energia

Organelas Produtoras de energia Professora Priscila F Binatto Citologia - Maio/2015 CAP. 9 METABOLISMO ENERGÉTICO: RESPIRAÇÃO AERÓBIA E FERMENTAÇÃO Organelas Produtoras de energia Mitocôndrias Organização Morfológica Função Respiração

Leia mais

ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. Prof. Emerson

ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. Prof. Emerson ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS Prof. Emerson Algumas considerações importantes: Apesar da diversidade, algumas células compartilham ao menos três características: São dotadas de membrana plasmática; Contêm

Leia mais

Licenciatura em Biologia. Biologia Celular 2º P

Licenciatura em Biologia. Biologia Celular 2º P Licenciatura em Biologia Biologia Celular 2º P Célula Eucariótica Vegetal Tipos de células Seres procarióticos (bactérias e cianobactérias): Células procarióticas. Seres eucarióticos (algas, protozoários,

Leia mais

Semana 12 Respiração Celular

Semana 12 Respiração Celular Semana 12 Respiração Celular Prof. Saul Carvalho Respiração Celular Extração de energia química de substâncias orgânicas (carboidratos e lipídios) Principalmente quebra da Glicose Gera energia celular

Leia mais

Av. Higienópolis, 769 Sobre Loja Centro Londrina PR. CEP: Fones: / site:

Av. Higienópolis, 769 Sobre Loja Centro Londrina PR. CEP: Fones: / site: Organelas celulares As organelas celulares são estruturas mergulhadas no citosol, encontradas no citoplasma das células eucariontes. Estas estruturas desempenham funções distintas que, em sua totalidade,

Leia mais

CÉLULAS. 8 ano Profª Elisete

CÉLULAS. 8 ano Profª Elisete CÉLULAS 8 ano Profª Elisete Quanto ao número de células Os seres vivos podem ser: UNICELULARES apresentam uma única célula. Ex: bactérias e protozoários. PLURICELULARES apresentam mais células. Ex: seres

Leia mais

Organização do citoplasma

Organização do citoplasma ANDREW SYRED/SPL/LATINSTOCK Organização do citoplasma Citoplasma Das células procarióticas (bactérias e arqueas) Citosol (material genético) Ribossomos Das células eucarióticas (animais, vegetais, protoctistas

Leia mais

Matéria: Biologia Assunto: Respiração celular Prof. Enrico blota

Matéria: Biologia Assunto: Respiração celular Prof. Enrico blota Matéria: Biologia Assunto: Respiração celular Prof. Enrico blota Biologia 1. Moléculas, células e tecidos - Fotossíntese e respiração - Respiração celular Fermentação Organismos que só vivem na presença

Leia mais

Biologia. Respiração Celular. Professor Enrico Blota.

Biologia. Respiração Celular. Professor Enrico Blota. Biologia Respiração Celular Professor Enrico Blota www.acasadoconcurseiro.com.br Biologia RESPIRAÇÃO CELULAR A bioenergética é o estudo dos processos do metabolismo celular de produção e quebra de energia

Leia mais

Citoplasma e Organelas Citoplasmáticas. 1 xx/xx

Citoplasma e Organelas Citoplasmáticas. 1 xx/xx Citoplasma e Organelas Citoplasmáticas 1 xx/xx CITOPLASMA DE UMA CÉLULA PROCARIONTE Matriz amorfa com muita água, vários íons e moléculas dissolvidas Ausência de organelas membranosas, exceto mesossoma

Leia mais

BIOLOGIA CITOLOGIA. Módulo 47 Página 04 à 09

BIOLOGIA CITOLOGIA. Módulo 47 Página 04 à 09 Módulo 47 Página 04 à 09 Microscopia - Hans e Zacharias Janssen (1595) Brinquedos - Antonie van Leeuwenhoek Estudos biológicos, aumento de 200x, glóbulos, espermatozóides, etc - Robert Hooke (1665) Célula

Leia mais

Citologia. Células Eucarióticas e suas Organelas. CCG Professor: Ralph Silveira Disciplina: Biologia I Curso: Ensino Médio

Citologia. Células Eucarióticas e suas Organelas. CCG Professor: Ralph Silveira Disciplina: Biologia I Curso: Ensino Médio Citologia Células Eucarióticas e suas Organelas CCG Professor: Ralph Silveira Disciplina: Biologia I Curso: Ensino Médio Citologia Célula eucariótica Animal Membrana Plasmática Membrana Plasmática Funções

Leia mais

HIALOPLASMA, CITOPLASMA FUNDAMENTAL, MATRIZ CITOPLASMÁTICA

HIALOPLASMA, CITOPLASMA FUNDAMENTAL, MATRIZ CITOPLASMÁTICA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PADRE REUS BIOLOGIA Professora Daniele Campos da Silva 1º ano CITOPLASMA É também chamado de HIALOPLASMA, CITOPLASMA FUNDAMENTAL, MATRIZ CITOPLASMÁTICA ou CITOSOL. É uma

Leia mais

Aula: 09 Temática: Metabolismo das principais biomoléculas parte I. Na aula de hoje, irei abordar o metabolismo das principais biomoléculas. Veja!

Aula: 09 Temática: Metabolismo das principais biomoléculas parte I. Na aula de hoje, irei abordar o metabolismo das principais biomoléculas. Veja! Aula: 09 Temática: Metabolismo das principais biomoléculas parte I Na aula de hoje, irei abordar o metabolismo das principais biomoléculas. Veja! Respiração Celular: Parte do metabolismo celular ocorre

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DO CENTRO-OESTE UNIDESC CURSOS DE MEDICINA VETERINÁRIA & CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Disciplina de Biologia Celular

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DO CENTRO-OESTE UNIDESC CURSOS DE MEDICINA VETERINÁRIA & CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Disciplina de Biologia Celular CENTRO UNIVERSITÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DO CENTRO-OESTE UNIDESC CURSOS DE MEDICINA VETERINÁRIA & CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Disciplina de Biologia Celular ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS Médico Veterinário Há pessoas

Leia mais

Prof. Tiago Collares, Dr.

Prof. Tiago Collares, Dr. Biologia Celular organelas Prof. Tiago Collares, Dr. tiago_collares@hotmail.com (MSN) collares.t@gmail.com (E-mail) Introdução à Biologia Celular Estrutura Celular: de acordo com o tipo estrutural de célula

Leia mais

BIOVESTIBA.NET BIOLOGIA VIRTUAL Profº Fernando Teixeira UFRGS. Citologia

BIOVESTIBA.NET BIOLOGIA VIRTUAL Profº Fernando Teixeira UFRGS. Citologia UFRGS Citologia 1. (Ufrgs 2015) Nas colunas abaixo, à esquerda, são citados dois diferentes componentes estruturais do citoesqueleto; à direita, suas funções. Associe adequadamente o bloco da esquerda

Leia mais

Conversão de energia Mitocôndria - Respiração

Conversão de energia Mitocôndria - Respiração Universidade de São Paulo (USP) Escola de Engenharia de Lorena (EEL) Engenharia Ambiental Organelas: Cloroplasto e Mitocôndria Obtenção de energia para a célula a partir diferentes fontes: Conversão de

Leia mais

NOÇÕES DE ESCALA C I T O L O G I A

NOÇÕES DE ESCALA C I T O L O G I A NOÇÕES DE ESCALA C I T O L O G I A NOÇÕES DE ESCALA C I T O L O G I A MICROSCOPIA C I T O L O G I A MICROSCÓPIO ÓPTICO CITOLOGIA MICROSCÓPIO ÓPTICO C I T O L O G I A MICROSCÓPIO ÓPTICO C I T O L O G I

Leia mais

Membrana Celular (Membrana Plasmática)

Membrana Celular (Membrana Plasmática) Partes da Célula: Membrana Celular (Membrana Plasmática) Citoplasma - citosol - organelas (compartimentalização funcional) Núcleo A Membrana Plasmática: estrutura geral O Modelo do Mosaico Fluido A Membrana

Leia mais

BIOLOGIA CELULAR. Organelas celulares ORGANELAS CELULARES

BIOLOGIA CELULAR. Organelas celulares ORGANELAS CELULARES BIOLOGIA CELULAR ORGANELAS CELULARES Organelas celulares Núcleo; Retículo endoplasmático; Ribossomos; Complexo de Golgi; Endossomos; Lisossomos; Peroxissomos; Citoesqueleto; Mitocôndrias. 2 1 Retículo

Leia mais

Transformação e utilização de energia respiração aeróbia

Transformação e utilização de energia respiração aeróbia Transformação e utilização de energia respiração aeróbia A maioria dos seres vivos é capaz de aproveitar com maior eficácia a energia dos compostos orgânicos realizado respiração aeróbia. Na respiração

Leia mais

A Célula. A teoria celular, postulada por Schleiden e Schwann, assenta nos seguintes pressupostos:

A Célula. A teoria celular, postulada por Schleiden e Schwann, assenta nos seguintes pressupostos: A Célula Teoria celular: A teoria celular, postulada por Schleiden e Schwann, assenta nos seguintes pressupostos: A célula é a unidade básica estrutural e funcional de todos os seres vivos (isto é, todos

Leia mais

Células procarióticas

Células procarióticas Pró Madá 1º ano Células procarióticas Citosol - composto por 80% de água e milhares de tipos de proteínas, glicídios, lipídios, aminoácidos, bases nitrogenadas, vitaminas, íons. Moléculas de DNA e ribossomos

Leia mais

QUESTÕES DE REVISÃO PARA EXAME DE BIOLOGIA - 1º ANO

QUESTÕES DE REVISÃO PARA EXAME DE BIOLOGIA - 1º ANO QUESTÕES DE REVISÃO PARA EXAME DE BIOLOGIA - 1º ANO 1- Muitas pessoas não sabem diferenciar corretamente o que é um ser vivo de um ser não vivo, entretanto, os organismos vivos apresentam características

Leia mais

Que diferenças existem entre a célula vegetal e animal? Características da célula vegetal e fotossíntese.

Que diferenças existem entre a célula vegetal e animal? Características da célula vegetal e fotossíntese. Que diferenças existem entre a célula vegetal e animal? Características da célula vegetal e fotossíntese. Parte da Célula Principais diferenças: Componente Célula Animal Célula Vegatal Membrana Parede

Leia mais

Conceitos fundamentais de Biologia Celular

Conceitos fundamentais de Biologia Celular Conceitos fundamentais de Biologia Celular Principais estruturas da célula eucariótica O NÚCLEO Contém nos cromossomos todo o genoma (DNA) das células; Responsável pela síntese e processamento dos RNAs

Leia mais

CENTRÍOLOS, CÍLIOS, FLAGELOS E FUSO MITÓTICO

CENTRÍOLOS, CÍLIOS, FLAGELOS E FUSO MITÓTICO CAPÍTULO 9 Citoplasma CITOPLASMA Citoplasma: região entre a MP e o núcleo. Nele encontramos: citosol ou hialoplasma: material gelatinoso, formado de íons e moléculas orgânicas dissolvidas em água, onde

Leia mais

Prof. Valdiran Wanderley de Souza. Bio-Soletrando 2017 Organelas

Prof. Valdiran Wanderley de Souza. Bio-Soletrando 2017 Organelas Prof. Valdiran Wanderley de Souza Bio-Soletrando 2017 Organelas E U C A R I O N T E A N I M A L CARACTERÍSTICAS Possui núcleo. L I S O S S O M O S Responsáveis pela digestão celular. Enzima Hidrólase ácida

Leia mais

Biologia. Alexandre Bandeira (Rebeca Khouri) Citologia

Biologia. Alexandre Bandeira (Rebeca Khouri) Citologia Citologia Citologia 1. pois é um componente importante ao organismo. Porém, o aumento das partículas LDL (lipoproteína de baixa densidade), que transportam o colesterol no plasma sanguíneo, leva à formação

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profª. Gardênia

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profª. Gardênia Aulas Multimídias Santa Cecília Profª. Gardênia CITOPLASMA Há uma imensa diversidade de células: células nervosas, musculares... Partes fundamentais da célula: membrana plasmática, citoplasma e núcleo.

Leia mais

BIOLOGIA CELULAR. Membrana Plasmática e Organelas Celulares Prof. João Mendanha

BIOLOGIA CELULAR. Membrana Plasmática e Organelas Celulares Prof. João Mendanha BIOLOGIA CELULAR Membrana Plasmática e Organelas Celulares Prof. João Mendanha MEMBRANA PLASMÁTICA Estrutura que limita a célula; É fronteira entre o meio externo do meio interno; Tem papel fundamental

Leia mais

BIOLOGIA. Citologia (parte I e II) Professora: Brenda Braga

BIOLOGIA. Citologia (parte I e II) Professora: Brenda Braga BIOLOGIA Citologia (parte I e II) Professora: Brenda Braga Variedade de tipos celulares Teoria Celular Por que as células são tão pequenas??? x10 Aresta (cm) Superfície (cm 2 ) Volume (cm 3 ) S/V 1 6

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO- UNICEUMA DISCIPLINA: CITOLOGIA E EMBRIOLOGIA CITOPLASMA

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO- UNICEUMA DISCIPLINA: CITOLOGIA E EMBRIOLOGIA CITOPLASMA CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO- UNICEUMA DISCIPLINA: CITOLOGIA E EMBRIOLOGIA CITOPLASMA Prof.Fernando Luís Bacelar Lobato São Luís 2011 CITOPLASMA - COMPONENTES Hialoplasma, citosol ou citoplasma fundamental

Leia mais

Lista de Exercícios: Estruturas celulares

Lista de Exercícios: Estruturas celulares 01. (PUC-RJ) As células animais diferem das células vegetais porque estas contêm várias estruturas e organelas características. Na lista abaixo, marque a organela ou estrutura comum às células animais

Leia mais

CITOLOGIA. Membrana Plasmática: Especializações Citoplasma: Organelas. MSc Monyke Lucena

CITOLOGIA. Membrana Plasmática: Especializações Citoplasma: Organelas. MSc Monyke Lucena CITOLOGIA Membrana Plasmática: Especializações Citoplasma: Organelas MSc Monyke Lucena Membrana Plasmática -Especializações Microvilosidades: São expansões semelhantes a dedos de luvas, que aumentam a

Leia mais

METABOLISMO CELULAR PROCESSOS E MOLÉCULAS ESPECÍFICAS 06/08/2015. Oxidação: ocorre a saída de um átomo H; Redução: envolve o ganho de um átomo H.

METABOLISMO CELULAR PROCESSOS E MOLÉCULAS ESPECÍFICAS 06/08/2015. Oxidação: ocorre a saída de um átomo H; Redução: envolve o ganho de um átomo H. METABOLISMO CELULAR É o conjunto de reações químicas que ocorrem na célula para que ela possa desempenhar suas atividades. + Pi + Energia As moléculas de não podem ser estocadas, desse modo, as células

Leia mais

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 18 RESPIRAÇÃO CELULAR AERÓBIA

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 18 RESPIRAÇÃO CELULAR AERÓBIA BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 18 RESPIRAÇÃO CELULAR AERÓBIA glicose 2NAD 2(ADP + P) 2NAD 2 2 ATP ácido pirúvico (3C) ácido pirúvico (3C) Como pode cair no enem? (UFF) Mediu-se, em diferentes instantes

Leia mais

O CITOPLASMA. Prof. André Maia. O Movimento amebóide é um movimento de deslocamento de algumas células através da emissão de pseudópodes.

O CITOPLASMA. Prof. André Maia. O Movimento amebóide é um movimento de deslocamento de algumas células através da emissão de pseudópodes. O CITOPLASMA Prof. André Maia Conceito É a região da célula localizada entre a membrana plasmática e o núcleo, preenchida por uma substância gelatinosa (semi-líquida), na qual estão mergulhadas as organelas

Leia mais

A CÉLULA EUCARIÓTICA

A CÉLULA EUCARIÓTICA A CÉLULA EUCARIÓTICA ... A célula é a unidade básica, estrutural e funcional de todos os seres vivos... A maioria das células têm um tamanho de 10 a 100 micrómetros e formas variadas De acordo com a estrutura

Leia mais

A célula é a menor unidade estrutural básica do ser vivo. A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês Robert Hooke.

A célula é a menor unidade estrutural básica do ser vivo. A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês Robert Hooke. A célula é a menor unidade estrutural básica do ser vivo. A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês Robert Hooke. Com um microscópio muito simples, ele observou pedacinhos de cortiça

Leia mais

A energética celular:

A energética celular: A energética celular: o papel das mitocôndrias e cloroplastos Capitulo 13 (p 427 a 444) e Capitulo 14 Fundamentos da Biologia Celular- Alberts- 2ª edição A energética celular Como já vimos anteriormente

Leia mais

As células constituem os seres vivos

As células constituem os seres vivos As células constituem os seres vivos Prof. Calina Capítulo 1 Aula 1/3 Conceito Estrutura Tipos de células Membrana plasmática Constituição Propriedades A célula Os seres vivos são constituídos de células.

Leia mais

Centríolos. Ribossomos

Centríolos. Ribossomos Ribossomos Os ribossomos são encontrados em todas as células (tanto eucariontes como procariontes) e não possuem membrana lipoprotéica (assim como os centríolos). São estruturas citoplasmáticas responsáveis

Leia mais

ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS

ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS MEMBRANA CELULAR Envoltório comum a todas as células. Composição: fosfolipoprotéica. Duas camadas fosfolipídicas com proteínas boiando nelas; Formam o modelo do Mosaico Fluido,

Leia mais

Jonas Alves de Araujo Junior

Jonas Alves de Araujo Junior Jonas Alves de Araujo Junior Graduação: Universidade Estadual de Londrina- UEL Aprimoramento: Faculdade de Medicina de Botucatu- UNESP Mestrado: Faculdade de Ciências Farmacêuticas- USP Doutorando: Faculdade

Leia mais

Citoplasma organelas energéticas

Citoplasma organelas energéticas Citoplasma organelas energéticas luz cloroplasto CO2 + H2O C6H12O6 + O2 mitocôndria ENERGIA (ATP) ATP a moeda energética das células Respiração Dicas... A primeira etapa da respiração (glicólise) é anaeróbica

Leia mais

Conteúdo: 1º Ano Membrana Plasmática Transporte de membrana Organelas celulares

Conteúdo: 1º Ano Membrana Plasmática Transporte de membrana Organelas celulares Professor(a): Robyson Camilo LISTA: 04 1ª série Ensino Médio Turma: A ( ) / B ( ) QUESTÃO 01 (UFT) Aluno(a): Segmento temático: ORGANELAS CELULARES Conteúdo: 1º Ano Membrana Plasmática Transporte de membrana

Leia mais

COMPARANDO AS CÉLULAS ANIMAIS E VEGETAIS

COMPARANDO AS CÉLULAS ANIMAIS E VEGETAIS COMPARANDO AS CÉLULAS ANIMAIS E VEGETAIS Apesar de ambas serem eucarióticas e possuírem diversas características iguais, as células animais e vegetais possuem algumas diferenças que devem ser estudadas.

Leia mais

Secreção e Digestão Celular

Secreção e Digestão Celular Secreção e Digestão Celular Livro CITOLOGIA Cap. 05 pág. 70 a 78 3ª série Professora Priscila F Binatto Complexo Golgiense Descrito em 1898 por Camilo Golgi. Conjunto de sacos membranosos (sacos lameliformes),

Leia mais

Citologia (membrana e citoplasma):

Citologia (membrana e citoplasma): Aula 01 Citologia (membrana e citoplasma): Passagem de soluto (geralmente um gás) do meio mais concentrado para o menos concentrado. Processo comum nos alvéolos pulmonares (hematose). A Membrana Plasmática

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: FreD. DISCIPLINA: Biologia TOOOP SÉRIE: 1º. ALUNO(a): Lista de Exercícios 3º bimestre P1

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: FreD. DISCIPLINA: Biologia TOOOP SÉRIE: 1º. ALUNO(a): Lista de Exercícios 3º bimestre P1 GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: FreD DISCIPLINA: Biologia TOOOP SÉRIE: 1º ALUNO(a): Lista de Exercícios 3º bimestre P1 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as

Leia mais

MITOCÔNDRIAS MITOCÔNDRIAS. Respiração celular. Produção de moeda energética ATP. Fosforilação oxidativa

MITOCÔNDRIAS MITOCÔNDRIAS. Respiração celular. Produção de moeda energética ATP. Fosforilação oxidativa MITOCÔNDRIAS MITOCÔNDRIAS Respiração celular Produção de moeda energética ATP Fosforilação oxidativa Mecanismo para obtenção de energia baseado em membrana 1 MITOCÔNDRIAS Mecanismo para obtenção de energia

Leia mais

MEDICINA VETERINÁRIA. Disciplina: BIOLOGIA. Prof a.: Drd. Mariana de F. Gardingo Diniz

MEDICINA VETERINÁRIA. Disciplina: BIOLOGIA. Prof a.: Drd. Mariana de F. Gardingo Diniz MEDICINA VETERINÁRIA Disciplina: BIOLOGIA Prof a.: Drd. Mariana de F. Gardingo Diniz EMENTA História e conceitos sobre a biologia celular e molecular. Organização molecular da célula. Envoltórios celulares.

Leia mais

A energética celular:

A energética celular: A energética celular: o papel das mitocôndrias e cloroplastos Capitulo 13 (p 427 a 444) e Capitulo 14 Fundamentos da Biologia Celular- Alberts- 2ª edição A energética celular Como já vimos anteriormente

Leia mais

CITOLOGIA 8º ano Prof. Graziela Grazziotin Costa

CITOLOGIA 8º ano Prof. Graziela Grazziotin Costa CITOLOGIA 8º ano - 2017 Prof. Graziela Grazziotin Costa 1 Célula o Partes básicas: a) Membrana plasmática b) Citoplasma c) Núcleo 2 Célula o Menor porção viva de um organismo. o Eucarioto: presença de

Leia mais

CÉLULA VEGETAL VAI SER FORMADA PRINCIPALMENTE POR ORGANELAS COMO: Vacúolo Central Núcleo Ribossomos livres

CÉLULA VEGETAL VAI SER FORMADA PRINCIPALMENTE POR ORGANELAS COMO: Vacúolo Central Núcleo Ribossomos livres CÉLULA VEGETAL VAI SER FORMADA PRINCIPALMENTE POR ORGANELAS COMO: Vacúolo Central Núcleo Ribossomos livres A MAIORIA DAS CÉLULAS É UNINUCLEADA (APENAS UM NÚCLEO), MAS EXISTEM CÉLULAS COM MAIS DE DOIS.

Leia mais

CITOPLASMA. ESTRUTURA - Citossol (matriz citoplasmática); - Organelas (órgãos - na maior parte membranosos); - Núcleo; e - Citoesqueleto.

CITOPLASMA. ESTRUTURA - Citossol (matriz citoplasmática); - Organelas (órgãos - na maior parte membranosos); - Núcleo; e - Citoesqueleto. CITOPLASMA CITOPLASMA ESTRUTURA - Citossol (matriz citoplasmática); - Organelas (órgãos - na maior parte membranosos); - Núcleo; e - Citoesqueleto. CITOSSOL (matriz citoplasmática) matriz proteica, onde

Leia mais

FISIOLOGIA CELULAR. 4. Diferenciação celular 5. Formação dos tecidos 6. Níveis de organização do corpo humano. 1.

FISIOLOGIA CELULAR. 4. Diferenciação celular 5. Formação dos tecidos 6. Níveis de organização do corpo humano. 1. FISIOLOGIA CELULAR Sumário 1. Estrutura celular 2. Constituintes moleculares 3. Organelas 4. Diferenciação celular 5. Formação dos tecidos 6. Níveis de organização do corpo humano Mas eu só queria um diploma

Leia mais

CITOLOGIA CONHECENDO AS CÉLULAS

CITOLOGIA CONHECENDO AS CÉLULAS CITOLOGIA CONHECENDO AS CÉLULAS A história da Citologia Hans e Zaccharias Janssen- No ano de 1590 inventaram um pequeno aparelho de duas lentes que chamaram de microscópio. Robert Hooke (1635-1703)- Em

Leia mais

CITOPLASMA. pág.174. Profa. Márcia

CITOPLASMA. pág.174. Profa. Márcia CITOPLASMA pág.174 Profa. Márcia Citoplasma de uma cél. Procariótica (bact. e arqueas) - toda célula, delimitado pela membrana plasmática. Constituição líquido viscoso e semitransparente (citosol), composto

Leia mais

O citoplasma das células

O citoplasma das células UNIDADE 2 ORIGEM DA VIDA E BIOLOGIA CELULAR CAPÍTULO 8 Aula 1/3 Eucariontes x Procariontes Estruturas citoplasmáticas: Citoesqueleto Centríolos, cílios e flagelos 1. CÉLULAS PROCARIÓTICAS E EUCARIÓTICAS

Leia mais

METABOLISMO ENERGÉTICO

METABOLISMO ENERGÉTICO SILVIA ALIX, MAJ VÂNIA E TEN LUCIANA ARAÚJO METABOLISMO ENERGÉTICO 1. Metabolismo: Anabolismo e Catabolismo. 2. ATP Adenosina trifosfato. 3. Respiração celular: Glicólise, Ciclo de Krebs e Transporte de

Leia mais

BIOLOGIA EMENTA. Para ser aprovado na disciplina, o aluno deve ter frequência mínima de 75% e rendimento igual ou superior a 60 (sessenta) pontos.

BIOLOGIA EMENTA. Para ser aprovado na disciplina, o aluno deve ter frequência mínima de 75% e rendimento igual ou superior a 60 (sessenta) pontos. MARIANA DE FARIA GARDINGO DINIZ BIOLOGIA Bióloga (Bacharel e Licenciada) Complementação em Física Especialista em Gestão Ambiental Mestre em Engenharia dos Materiais Processos Químicos e Metalúrgicos Doutoranda

Leia mais

CITOPLASMA. Características gerais 21/03/2015. Algumas considerações importantes: 1. O CITOPLASMA DAS CÉLULAS PROCARIÓTICAS

CITOPLASMA. Características gerais 21/03/2015. Algumas considerações importantes: 1. O CITOPLASMA DAS CÉLULAS PROCARIÓTICAS CITOPLASMA Algumas considerações importantes: Apesar da diversidade, algumas células compartilham ao menos três características: Biologia e Histologia São dotadas de membrana plasmática; Contêm citoplasma

Leia mais

Professor Antônio Ruas

Professor Antônio Ruas Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Componente curricular: BIOLOGIA APLICADA Aula 3 Professor Antônio Ruas 1. Assuntos: Introdução à história geológica

Leia mais

CITOLOGIA. kytos = célula logos = estudo) Unidade morfológica e funcional dos seres vivos

CITOLOGIA. kytos = célula logos = estudo) Unidade morfológica e funcional dos seres vivos Luci Freitas CITOLOGIA kytos = célula logos = estudo) Unidade morfológica e funcional dos seres vivos Tamanho das células Glóbulo vermelho na ponta de uma agulha Embrião humano na ponta de uma agulha Neste

Leia mais

Respiração Celular. Para quê fazer respiração?

Respiração Celular. Para quê fazer respiração? Respiração Celular Para quê fazer respiração? Nos alimentamos diariamente de diversos compostos orgânicos: carboidratos, lipídios, proteínas, todos estes compostos podem servir de fonte de energia para

Leia mais

CITOPLASMA. Editado por Profº Moisés Myra Araújo Profª Ana Luisa Miranda Vilela

CITOPLASMA. Editado por Profº Moisés Myra Araújo Profª Ana Luisa Miranda Vilela CITOPLASMA Editado por Profº Moisés Myra Araújo Profª Ana Luisa Miranda Vilela www.bioloja.com CITOPLASMA - COMPONENTES Hialoplasma, citosol ou citoplasma fundamental Citoesqueleto Organelas citoplasmáticas

Leia mais

Introdução à Fisiologia Celular

Introdução à Fisiologia Celular Introdução à Fisiologia Celular Uma boa compreensão da Fisiologia Humana, acontece paulatinamente com a ampliação da visão de que estuda e pesquisa da maquinaria celular. Decorar tudo é dispensável, entretanto,

Leia mais

METABOLISMO ENERGÉTICO

METABOLISMO ENERGÉTICO CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE INFORMÁTICA E ELETROMECÂNICA - 2º ANO DICIPLINA: BIOLOGIA METABOLISMO ENERGÉTICO RESPIRAÇÃO E FERMENTAÇÃO Prof.ª Carla Pereira Nascimento METABOLISMO ENERGÉTICO Todo ser vivo

Leia mais

Biologia Celular. Profa Cristina L S Petrarolha Silva

Biologia Celular. Profa Cristina L S Petrarolha Silva Biologia Celular Visão Geral das Células Profa Cristina L S Petrarolha Silva Vírus não são células: partículas intracelulares obrigatórias Propagação dos vírus com lise da célula hospedeira. Fonte: http://www.brasilescola.com/biologia/virus.htm

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA AVALIAÇÃO ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO RESOLUÇÃO SEE Nº 2.197, DE 26 DE OUTUBRO DE 2012

ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA AVALIAÇÃO ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO RESOLUÇÃO SEE Nº 2.197, DE 26 DE OUTUBRO DE 2012 ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA AVALIAÇÃO ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO RESOLUÇÃO SEE Nº 2.197, DE 26 DE OUTUBRO DE 2012 Aluno: Ano:2016 Série: 1ºAno Data : Matéria: Biologia Turno:

Leia mais

CONHECENDO AS CÉLULAS. Prof. Msc. Cleysyvan Macedo

CONHECENDO AS CÉLULAS. Prof. Msc. Cleysyvan Macedo CITOLOGIA CONHECENDO AS CÉLULAS Prof. Msc. Cleysyvan Macedo CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula) + Logos (estudo) As células

Leia mais

7. OXIDAÇÕES BIOLÓGICAS

7. OXIDAÇÕES BIOLÓGICAS 7. OXIDAÇÕES BIOLÓGICAS 2 O que é a oxidação? É o processo pelo qual a matéria viva transforma em diferentes formas de energia atual a energia químico-potencial contida nas estruturas moleculares dos alimentos.

Leia mais

Membrana e Organelas / Metabolismo Energético

Membrana e Organelas / Metabolismo Energético Membrana e Organelas / Metabolismo Energético Membrana e organelas e Metabolismo energético Biologia 1. Algumas células são capazes de enviar para o meio externo quantidades apreciáveis de produtos de

Leia mais

Introdução ao Metabolismo Microbiano

Introdução ao Metabolismo Microbiano Introdução ao Metabolismo Microbiano METABOLISMO DEFINIÇÃO: Grego: metabole = mudança, transformação; Toda atividade química realizada pelos organismos; São de dois tipos: Envolvem a liberação de energia:

Leia mais

21/11/2016. Destinos do Piruvato na Célula. Respiração Celular X Combustão. Respiração Celular

21/11/2016. Destinos do Piruvato na Célula. Respiração Celular X Combustão. Respiração Celular Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena Departamento de Biotecnologia Destinos do Piruvato na Célula Curso Engenharia Química Disciplina Bioquimica Metabolismo de Carboidratos Ciclo do

Leia mais